ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROPEEs - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas INSANE - INteractive Structural ANalysis Environment ROTEIRO ILUSTRADO PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE Maio de 2013

2 Capítulo 1 Roteiro para Instalação do INSANE O INSANE SDK (Standard Development Kit) é o nome dado ao pacote de programas utilizados pela equipe de desenvolvimento do INSANE. Seus principais componentes são o IDE Eclipse, o Java SDK e o Maven. Neste roteiro, serão mostrados os detalhes das instalações e do uso destes programas. 1.1 Arquivos necessários para instalação O primeiro passo é baixar os arquivos necessários para instalação do INSANE SDK. A Tabela 1.1 apresenta as versões dos programas a serem utilizados e os links onde os mesmos são encontrados. Tabela 1.1: Programas para instalação do pacote INSANE SDK. Programa Versão (com link para download) Eclipse Juno Eclipse Classic Java Platform (JDK) Java Platform (JDK) 7u21 Apache Maven Apache Maven Ao realizar o download dos arquivos, se certifique da versão de seu sistema operacional e se a versão dos programas são as mais atualizadas. 1

3 2 1.2 Instalações dos programas Para instalação do pacote Java SE 7u6, basta extrair e executar o arquivo obtido no link correspondente da Tabela 1.1. Para a instalação do Maven e do Eclipse Classic 4.2, basta extrai-los nas respectivas pastas desejadas. Dica: crie uma pasta chamada Java, Eclipse e outra chamada Maven dentro do diretório Arquivos de Programa (C:\Program Files) e extraia os arquivos obtidos em suas respectivas pastas. O único a ser executado é o pacote Java SE 7u6. É necessário agora configurar as variáveis de ambiente do sistema operacional. Para o sistema operacional Windows 7, acesse o Painel de Controle Sistema e Segurança Sistema Configuraç~oes avançadas do sistema e entre em Variáveis de Ambiente..., conforme Figura 1.1. Figura 1.1: Aba Propriedades do Sistema.

4 3 Na seção Variáveis do usuário..., crie uma nova variável denominada como JAVA_HOME, definindo seu valor com o caminho do diretório de instalação do Java SE 7u6, exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_05. Analogamente, crie a nova variável MAVEN_HOME com valor definido para o diretório de instalação do Maven, exemplo: C:\Program Files\Maven. Edite a variável Path, acrescentando os caminhos das pastas de instalação do Java SE 7u6 e do Maven seguidos de \bin, como os exemplos: C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_05\bin e C:\Program Files\Maven\bin (Figura 1.2). Dica: verifique se estes caminhos existem, confirmando-os pela busca de seus diretórios. Figura 1.2: Aba para criação de Nova variável de sistema.

5 4 Reinicie o computador para que as novas configurações tenham efeito. Caso seu sistema operacional seja o Linux, não é necessário reiniciar o computador. Basta editar o arquivo /etc/profile (é necessário acesso de superusuário para isso) adicionando as seguintes linhas (os caminhos de instalação podem variar): JAVA_HOME=/usr/java/jdk1.7.0_05 ECLIPSE_HOME=/usr/local/eclipse MAVEN_HOME=/usr/local/maven export JAVA_HOME ECLIPSE_HOME MAVEN_HOME PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin:$ECLIPSE_HOME:$MAVEN_HOME/bin export PATH Para verificar se tudo está corretamente configurado, digite no Prompt de Comando: mvn -version. Deve aparecer algo similar ao mostrado na Figura 1.3. Figura 1.3: Testando a configuração do Path e a instalação do Maven Instalação de plug-in no Eclipse Utilizaremos a distribuição Subversive para o Eclipse, que consiste da instalação de 2 partes: plug-in Subversive e Subversive SVN Connectors. Estes devem ser instalados através do próprio Eclipse, pelo processo a seguir: abra o Eclipse, acesse Help Install New Software. Para a instalação do plug-in Subversive, no primeiro campo (Work with) entre com o site:

6 5 Assim como na Figura 1.4, expanda o nó Collaboration, selecione a opção Subversive SVN Team Provider e pressione Next. Figura 1.4: Instalação do Subversive SVN Team Provider no Eclipse. Na janela seguinte, pressione Next novamente, aceite os termos de licença e clique em Finish. O Eclipse irá instalar o plug-in Subversive SVN Team Provider e irá solicitar para ser reiniciado. Ao reiniciá-lo, o Eclipse automaticamente solicitará a instalação do plug-in Subversive SVN Connectors. Selecione a opção SVN Kit conforme ilustrado na Figura 1.5.

7 6 Figura 1.5: Instalação do Subversive SVN Connectors - SVN Kit no Eclipse. Pressione Finish e na janela seguinte, com todos os pacotes selecionados, clique em Next duas vezes, aceite os termos de licença e clique em Finish. Caso apareça a janela para validação do pacote, clique em OK para continuar com a instalação e aceite a reinicialização do Eclipse. 1.3 Criando os ambientes de trabalho e fazendo checkout do INSANE Para trabalharmos com o Eclipse, utilizamos dois ambientes de trabalho (workspaces): um para comunicação com o servidor Subversion e outro para trabalho local. Ao iniciar o Eclipse, ele pedira o diretório a ser utilizado naquela seção. Crie um diretório chamado dev para ser utilizado com o Subversion e outro com o nome de sua preferência (aqui denominado apenas workspace) em qualquer local de seu disco rígido (dê preferência para um diretório de fácil acesso). Inicie o Eclipse entrando com o diretório dev. Acesse File New Project. Na janela que aparecerá, conforme ilustrado na Figura 1.6, selecione Project from SVN e prossiga.

8 7 Figura 1.6: Criando um novo projeto a partir do SVN Repository. Na tela seguinte, digite o endereço https://www.insane.dees.ufmg.br/svn e clique em Next, conforme ilustrado na Figura 1.7. Dica: caso não sejam carregados os arquivos do INSANE, digite o endereço acima sem o www. Figura 1.7: Realizando o checkout do projeto com o SVN Repository. Aguarde a validação do repositório e pressione Finish. Na janela seguinte, selecione a opção Check out as a project with the name specified (Figura 1.8) e clique em Finish para finalizar o download do sistema INSANE diretamente do

9 8 repositório SVN armazenado no servidor do Projeto INSANE. Este processo poderá demorar alguns minutos, conforme a velocidade de conexão com a internet. Figura 1.8: Realizando o checkout a partir do projeto especificado: SVN. Abra o Prompt de Comando, indo para a pasta trunk, conforme o exemplo ilustrado na Figura 1.9. Repare que o diretório trunk fica dentro da pasta dev, podendo ter outras pastas intermediárias. Em seguida, para compilar todos os projetos do INSANE, digite o comando: mvn install. Figura 1.9: Compilando os projetos do INSANE pelo Prompt de Comando. Após digitar o comando acima, será realizado o download de vários recursos na internet e ao término da compilação, aparecerá a expressão: BUILD SUCCESS. Dica: em caso de falhas, limpe a compilação com o comando: mvn clean e em seguida digite novamente mvn install, até conseguir a expressão acima.

10 9 Em seguida, digite no Prompt de Comando: mvn eclipse:eclipse para que os projetos sejam criados no Eclipse. Este comando também deve resultar na expressão: BUILD SUCCESS. 1.4 Instalação do Checkstyle O Checkstyle é um plug-in que deve ser instalado para que o estilo de programação do INSANE seja carregado. Tendo ele instalado no Eclipse, este avisará ao usuário em tempo de implementação, os erros de sintaxe cometidos. Inicialize o Eclipse a partir do diretório workspace. Clique em Help e em seguida em Install New Software. Clique em Add e preencha os campos abaixo: Name: checkstyle e Location: Uma vez carregados os arquivos, expanda o nó Checkstyle e marque apenas a opção Eclipse Checkstyle Plug-in (Figura 1.10). Prossiga até aparecer o termo de licença e aceite a opção de reiniciar o Eclipse, caso ela apareça. Figura 1.10: Instalação do Checkstyle.

11 Concluindo a configuração do Eclipse Abra o programa Eclipse no diretório workspace e clique em File Import. Expanda o nó General, selecione a opção Existing Projects into Workspace e clique em Next. Na próxima tela, no campo Select root directory, clique em Browse e busque pela pasta trunk, selecione-a e clique em OK (Figura 1.11). Figura 1.11: Importando os projetos do diretório dev. Na próxima janela, serão listados vários projetos, desmarque a opção xdocs, como mostrado na Figura 1.12 e, em seguida, selecione Finish.

12 11 Figura 1.12: Conclusão da importação dos projetos do diretório dev. Neste momento, será iniciado o Refresh, processo observado na parte inferior direita do Eclipse. Aguarde até que ele termine. Em seguida, selecione o primeiro projeto (analysismodel), clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Properties. Na próxima tela, selecione Java Build Path (coluna à esquerda) e a aba Libraries. Em seguida, clique em Add Variable e, na janela seguinte, clique em Configure Variables, conforme ilustrado na Figura 1.13.

13 12 Figura 1.13: Adicionando uma nova variável para o Java Build Path. Na janela Preferences (Filtered), clique em New (à direita), que abrirá a pequena tela New Variable Entry, assim como na Figura Figura 1.14: Adicionando a nova variável M2-REPO. Preencha os campos como mostrado na Figura 1.14 e prossiga clicando em OK até a janela de atualização dos projetos do INSANE. Atenção: o Path mostrado nesta figura pode ser diferente, porém semelhante ao caminho mostrado e terminar em.../.m2/repository, ou seja, procure pela

14 13 pasta.m2 (caso esteja oculta, pedir para mostrar os diretórios ocultos) e dentro dela, procure por repository. 1.6 Ativando o Checkstyle Para ativar o Checkstyle, clique em Window Preferences, selecione Checkstyle (coluna à esquerda), de acordo com a Figura Figura 1.15: Ativando o Checkstyle. Na sequência, clique em New. Na janela seguinte, escolha no campo Type a opção External Configuration File. O campo Location será preenchido através do Browse ao lado dele. Preencha os campos abaixo como na Figura 1.16 e dê OK nas janelas seguintes. Atenção: o caminho deve ser semelhante ao mostrado abaixo e igual a partir da pasta dev.

15 14 Figura 1.16: Criando um novo Check Configuration. Ainda na janela Window Preferences, selecione Checkstyle e a primeira linha que aparece na lista, ou seja, InsaneChecks, como mostrado na Figura Em seguida, clique em Set as Default e dê OK nesta janela. Figura 1.17: Configurando o InsaneChecks como Default. Na sequência, selecione todos os projetos e com o botão direito do mouse selecione Checkstyle Activate Checkstyle. Analogamente, clique em Checkstyle Check Code with Checkstyle (Figura 1.18). Verifique ainda se os projetos continuam conectados ao svn, observado pelos links do site do INSANE ao lado dos

16 15 projetos. Caso ainda estejam, selecione todos os projetos, clique com o botão direito do mouse e clique em Team Disconnect, aceite a confirmação para desconectar do servidor svn e aguarde a atualização dos projetos. Figura 1.18: Ativando e avaliando o código a partir do Checkstyle. 1.7 Configurando a biblioteca nativa para o JOGL O OpenGL (Open Graphics Library) é uma biblioteca de funções e estruturas de dados com uma interface portável de alto nível para acesso ao hardware gráfico. Essa interface consiste basicamente de 120 funções que podem ser utilizadas para especificar objetos e operações necessárias para produzir aplicações 3D interativas. Um dos principais atrativos do OpenGL é a sua facilidade de utilização e portabilidade. A seguir, são apresentados os passos para sua configuração no INSANE. Acesse o projeto ui.rich.full e, com o botão direito do mouse, selecione Properties. Uma vez aberta a janela Properties for ui.rich.full, selecione Java build path Source. Nesta aba, selecione Native library location dentro do pacote ui.rich.full/src/main/java e clique em Edit (Figura 1.19).

17 16 Figura 1.19: Configurando o OpenGL. Na próxima janela, clique em Workspace... e selecione o pacote resources localizado no projeto ui.rich.full. Siga o caminho: br ufmg dees insane ui rich full e escolha a versão do jogl que é compatível com o seu sistema operacional (Figura 1.20) e dê OK na sequência. Figura 1.20: Configurando o OpenGL. Pronto! Após estas configurações o sistema INSANE já pode ser executado.

18 Executando o INSANE Para executar o sistema computacional INSANE, selecione a classe Insane.Java dentro do pacote br.ufmg.dees.insane.ui.rich.full do projeto ui.rich.full, clique com o botão direito do mouse e selecione Run As Java Application, conforme ilustrado na Figura Figura 1.21: Como executar o sistema INSANE. Neste momento, a interface gráfica do INSANE será exibida e o sistema já poderá ser utilizado em sua versão mais atualizada.

19 18 Figura 1.22: Interface do sistema computacional INSANE. Bom Trabalho! Desenvolvedores do Sistema Computacional INSANE.

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014 UNIVERSIDADE CEUMA Ambientação JAVA Versão 0.1 08/01/2014 Este é um modelo de configuração para desenvolvimento no ambiente Java. MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 Sumário Sumário... 2 1

Leia mais

BlackBerry Messenger SDK

BlackBerry Messenger SDK BlackBerry Messenger SDK Versão: 1.2 Getting Started Guide Publicado: 2011-10-11 SWD-1391821-1011103456-012 Conteúdo 1 Requisitos do sistema... 2 2 Dependências de versão do BlackBerry Messenger... 3 3

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

Tutorial: Serviços web e suas composições

Tutorial: Serviços web e suas composições Tutorial: Serviços web e suas composições Objetivo: Este tutorial tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de serviços web através do framework Axis2. Além disso, realizar uma composição através

Leia mais

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE Agosto 2007 Sumário de Informações do Documento Tipo do Documento: Manual Título do Documento: MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

Leia mais

Passos para a configuração do ambiente de desenvolvimento:

Passos para a configuração do ambiente de desenvolvimento: Passos para a configuração do ambiente de desenvolvimento: 0 - (Opcional) Criar uma pasta onde vai ser o seu Workspace. Ou seja, onde os códigos de todos os projetos do Eclipse serão salvos: 1 - Instalar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX Vinícius Barreto de Sousa Neto Libgdx é um framework multi plataforma de visualização e desenvolvimento de jogos. Atualmente ele suporta Windows, Linux,

Leia mais

Instalação do Plugin LeJOS

Instalação do Plugin LeJOS Instalação do Plugin LeJOS http://legolab.daimi.au.dk/digitalcontrol.dir/lejos_nxj.dir/lejos_nxj_install_guide.html Guia de Instalação do lejos NXJ através do Eclipse para Windows XP Setup Básico 1. Instale

Leia mais

OMT-G Design. Instalação por pacotes

OMT-G Design. Instalação por pacotes OMT-G Design A plataforma Eclipse OMT-G Design não é um software independente, é um plug-in que se utiliza dos mecanismos de extensão do Eclipse que por sua vez é um ambiente de desenvolvimento de software.

Leia mais

Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP

Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP Fabricio Leonard Leopoldino Descreve o processo de download, instalação e configuração do J2SE 5.0 JDK, no Windows 2000 e no Windows XP. 1 - Introdução Para

Leia mais

Instalação da Ferramenta Eclipse no Windows Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN

Instalação da Ferramenta Eclipse no Windows Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Instalação da Ferramenta Eclipse no Windows Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Este pequeno tutorial demonstra os passos necessários para a instalação

Leia mais

Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller)

Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller) Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller) Para o desenvolvimento em Java, é necessário fazer a instalação do Kit de desenvolvimento em Java (JDK), que é fornecido pela Sun Microsystem

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

Criar um novo projeto

Criar um novo projeto Criar um novo projeto Esse passo-a-passo tem o intuito de auxiliar na criação de um novo projeto Java. Você verá os passos de criação utilizando os IDEs Eclipse e NetBeans. Eclipse 1. Inicie o Eclipse.

Leia mais

Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instalação da cópia de segurança Instalação da cópia do certificado Instalação do arquivo.pfx Certificado Digital do tipo

Leia mais

Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instalação da cópia de segurança Instalação da cópia do certificado Instalação do arquivo.pfx Certificado Digital do tipo A1 Proibida a reprodução total

Leia mais

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo 1 Introdução Livros adotados (e-books) Learning Android, Marco Gargenta, O Reilly Media (livro texto) Professional Android Application, Reto Meier, Wrox Abordagem

Leia mais

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012).

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Instalação do SQL 2005. - Primeiro baixo o instalador do SQL nesse link: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=184 - Execute o arquivo

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 1 de 44 - Manual de Instalação Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 19/05/09 1.0 Criação do documento Carlos Tabosa-UDCE 22/05/09 1.1 Revisão do

Leia mais

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS JANEIRO 2015 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1. Instalação do Java Development Kit

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec Ambiente de Desenvolvimento JCreator Como criar um programa utilizando o JCreator O kit de programas da linguagem Java fornecido pela Sun Microsystems, a criadora do Java, compõe-se do compilador (o gerador

Leia mais

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse.

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse. 3 Manual do Desenvolvedor 3.1 Introdução O site que disponibiliza o SIGATI utiliza o sistema de SVN que é um programa de controle de versão de softwares utilizado no Trac. Com ele o desenvolvedor pode

Leia mais

Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar

Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Documento: Roteiro de Instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Data: 13/04/2010 Objetivos: Orientar a instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Versões

Leia mais

Instalando o plugin CDT 4.0

Instalando o plugin CDT 4.0 Instalando o plugin CDT 4.0 Abra o Eclipse, acesse help/software updates/ find and install. Escolha a opção search for new features to install e depois clique em next. Instalando o plugin CDT 4.0 Na janela

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas LEDS/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFOP GUIA DE INSTALAÇÃO Plataforma Windows Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes

Leia mais

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROFESSOR:

Leia mais

Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7.

Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7. Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7. Neste tutorial vamos instalar um ambiente de desenvolvimento Java JDK 7 no Windows 7. Quando falamos em ambiente Java, estamos nos referindo ao conjunto de

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 24 de fevereiro de 2012 Sumário 1 Introdução 2

Leia mais

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server Windows 2003 Server Dezembro/2010 Proibida a reprodução total

Leia mais

Redatam+SP REcuperação de DAdos para Areas pequenas por Microcomputador

Redatam+SP REcuperação de DAdos para Areas pequenas por Microcomputador Redatam+SP REcuperação de DAdos para Areas pequenas por Microcomputador Redatam+ SP WebServer (R+SP WebServer) Instalação e Configuração para o Sistema Operacional Windows REDATAM+SP é um programa computacional

Leia mais

Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura

Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura Vanderson Botelho da Silva (SERPRO/SUPST/STCTA) Emerson Sachio Saito (SERPRO/CETEC/CTCTA) Flávio Gomes da Silva Lisboa (SERPRO/CETEC/CTCTA) Serge Normando Rehem

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Material de apoio - Aula II (25/02/2008) - Profº Sidney Leal

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Material de apoio - Aula II (25/02/2008) - Profº Sidney Leal AMBIENTE JAVA CONCEITO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO O ambiente de desenvolvimento Java é composto de ferramentas e utilitários para a realização de tarefas (depuração, compilação e documentação) relacionadas

Leia mais

Nome N Série: Ferramentas

Nome N Série: Ferramentas Nome N Série: Ferramentas Competências: Identificar e utilizar técnicas de modelagem de dados; Habilidades: Utilizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; Bases Tecnológicas: Metodologias

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE T1011 GUILHERME RODRIGUES Ano 2015 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IDE ECLIPSE. Neste documento aborda como instalar e configurar a IDE eclipse para

Leia mais

Instalando e Configurando o LaTeX no Windows

Instalando e Configurando o LaTeX no Windows Instalando e Configurando o LaTeX no Windows Neste tutorial será abordada a instalação dos programas necessários para o uso do LaTex no ambiente Windows utilizando-se a versão 7, em outras versões deste

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO WISLIY LOPES JULIANO PIROZZELLI TULIO TSURUDA LUIZ GUILHERME MENDES TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO GOIÂNIA JUNHO DE 2014 Sumário

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Manual de Instalação Tecer [Windows] 2 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 Aquivo Postgresql...9 Figura 2 Arquivo de Instalação... 10 Figura 3 Executar

Leia mais

Geração e instalação de Certificado APNS

Geração e instalação de Certificado APNS Geração e instalação de Certificado APNS Manual Rápido para geração e instalação de um Certificado APNS Apple Versão: x.x Manual rápido MobiDM para Certificado APNS Página 1 Índice 1. CERTIFICADO APNS

Leia mais

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados:

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados: Relatório do GPES Relatório referente à instalação dos programas e plugins que estarão sendo utilizados durante o desenvolvimento dos exemplos e exercícios, sendo esses demonstrados nos próximos relatórios.

Leia mais

Roteiro de Uso do InstallShield

Roteiro de Uso do InstallShield Roteiro de Uso do InstallShield Ao iniciar o InstallShield, a janela Welcome to InstallShield será exibida: Selecione a opção Create New Setup Project, para criar um novo modelo de instalação. A janela

Leia mais

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice Manual do Usuário Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia REV. 2.0 Diadema Outubro 2010 Índice Introdução Este manual tem como objetivo detalhar o funcionamento do aplicativo Intranet responsável

Leia mais

VMware workstation 10.0.2 e Windows 7. Instalação de máquina virtual e sistema operacional

VMware workstation 10.0.2 e Windows 7. Instalação de máquina virtual e sistema operacional VMware workstation 10.0.2 e Windows 7 Instalação de máquina virtual e sistema operacional Desenvolvido por: Jessica Letícia Ney Fonseca Natacha Sant'Ana Castro Índice 1.Objetivos do manual...3 2.Requisitos...3

Leia mais

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características:

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características: Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br Conhecendo o NSBASIC para Palm Vitor Amadeu Vitor@cerne-tec.com.br 1. Introdução Iremos neste artigo abordar a programação em BASIC para o Palm OS. Para isso, precisaremos

Leia mais

i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010

i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010 i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010 Página 1 i-tracking V1.0 JBoss guia de instalação para Windows 25/05/2010 V1.0 Índice Instalação no Servidor e Configuração na Estação de Trabalho

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Para criar uma aplicação J2EE, utilizando Eclipse e jboss-ide, é necessário ter instalado em seu computador o JDK 1.5 (versão atual). Abaixo seguem

Leia mais

Manual de Instalação Versão 1.0

Manual de Instalação Versão 1.0 Análise de Custos Análise da Sinistralidade e Rentabilidade Estatísticas Cadastrais Meta Referencial Performance da Rede Credenciada Atenção à Saúde Manual de Instalação Versão 1.0 Centro Empresarial das

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação Alunos: Alessandro Aparecido André Alexandre Bruno Santiago Thiago Castilho

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma Neste STK apresentaremos como configurar seu servidor Windows 2008 R2 para abrir diretamente sua aplicação ao

Leia mais

Utilizando subversion como controle de versão

Utilizando subversion como controle de versão Utilizando subversion como controle de versão Heitor Rapcinski Este documento descreverá a utilização de subversion como ferramenta de controle de versão mostrando as facilidades da sua utilização para

Leia mais

TUTORIAL INCORPORANDO A BIBLIOTECA DO ARDUINO AO ECLIPSE

TUTORIAL INCORPORANDO A BIBLIOTECA DO ARDUINO AO ECLIPSE TUTORIAL INCORPORANDO A BIBLIOTECA DO ARDUINO AO ECLIPSE Jefferson Z. Moro jefferson.moro@gmail.com Vinicius Franchini viniciusnf@gmail.com Campinas, maio de 2011 1 Motivação O Arduino veio para simplificar

Leia mais

Migração de Certificado Digital (Servidor Apache para Microsoft IIS)

Migração de Certificado Digital (Servidor Apache para Microsoft IIS) Documento: Migração de certificado digital web-server Apache para IIS Autor: Marcelo Carvalho Classificação: Documento externo Data: 13/09/09 Versão: 2.0 proc_migracao_apache_iis.pdf Migração de Certificado

Leia mais

Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler

Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler Histórico de Revisões Versão Data Autor Descrição 1.0 12/08/2011 Jefferson Araujo / Alex Coqueiro Elaboração do Documento. 2.0 01/12/2011 Jefferson Araujo

Leia mais

Guião de Introdução ao Eclipse IDE Índice

Guião de Introdução ao Eclipse IDE Índice Índice 1. Introdução... 2 1.1. O que é um ambiente de desenvolvimento (IDE)?... 2 1.2. Visão geral sobre o Eclipse IDE... 2 2. Iniciar o Eclipse... 3 2.1. Instalação... 3 2.2. Utilizar o Eclipse... 3 3.

Leia mais

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. TigreCAD para Revit MEP Guia do usuário Versão 2 202. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Instalação do TigreCAD... Funcionalidades TigreCAD no ofcdesk idc...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Sumep Julho/2006 PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Objetivo

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Primeiro passo: download Primeiramente devemos baixar o eclipse para c++, sugiro a ultima versão o Mars M4 https://eclipse.org/downloads/packages/release/mars/m4

Leia mais

Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android:

Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android: Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android: Instalação do INTELLIJ: Vá até a página oficial do INTELLIJ: https://www.jetbrains.com/idea/download/,

Leia mais

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br Este STK mostrara como instalar e configurar o SiteremoteServer3, para que o mesmo possa gerenciar e monitorar todos os kiosks que tenham o Sitekiosk instalado. Premissas: Possuir um Computador com Windows

Leia mais

Manual de instalação Servidor Orion Phoenix

Manual de instalação Servidor Orion Phoenix Manual de instalação Servidor Orion Phoenix Fevereiro/2011 Este documento se destina a instalação do Orion Phoenix na sua rede Versão 1.01 C ONTE ÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. VISÃO GERAL... 3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 Sobre o PostGIS PostGIS é um Add-on (complemento, extensão)

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO N.º 003 CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO (ECLIPSE+JBOSS)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO N.º 003 CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO (ECLIPSE+JBOSS) PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO N.º 003 CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO (ECLIPSE+JBOSS) Versão 00.01 Dezembro/2009 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 15/12/2009 00.01 Versão

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

PJCUS-361 CONTRATO COM CÓDIGO DE BARRAS

PJCUS-361 CONTRATO COM CÓDIGO DE BARRAS PJCUS-361 CONTRATO COM CÓDIGO DE BARRAS 1 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. HABILITAR FUNCIONALIDADE... 3 3. INSTALANDO OPENOFFICE 4... 3 4. AMBIENTE WINDOWS... 3 4.1. VARIÁVEL DE AMBIENTE... 3 4.2. ADICIONAR

Leia mais

para Revit Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

para Revit Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. para Revit Guia do usuário Versão 0. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... 4 Instalação do ofcdesk idc... 5 Ativação do ofcdesk idc... 7 Reinstalação de uma

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Autorizador WEB 12.1.3 Roteiro de Instalação e Configuração

Autorizador WEB 12.1.3 Roteiro de Instalação e Configuração Autorizador WEB 12.1.3 Roteiro de Instalação e Configuração Fevereiro 2014 Índice Título do documento 1. Histórico de Alterações... 4 2. Introdução... 5 3. Pré-Requisitos... 6 3.1. Hardware Servidor...

Leia mais

MA001. 01 de 28. Responsável. Revisão Q de 26/06/2015. Cantú & Stange Software. Página

MA001. 01 de 28. Responsável. Revisão Q de 26/06/2015. Cantú & Stange Software. Página Manual de instalação do Zada 5 MA001 Responsável Revisão Q de 26/06/2015 FL Página 01 de 28 Página 1 de 33 Revisão Q de 26/06/2015 MA001 Responsável: FL Manual de instalação do Zada 5 Este manual consiste

Leia mais

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação: Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Programação Android na IDE Eclipse PROGRAMANDO ANDROID

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition 1 Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition Sobre o Autor Carlos Eduardo G. Tosin (carlos@tosin.com.br) é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento

Leia mais

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte.

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Omondo EclipseUML Ricardo Rodrigues Lecheta Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Introdução Neste tutorial será apresentado

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9 INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Novembro de 2014 Benício Alves de Souza benicio@ufmg.br 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação...

Leia mais

Configurando o Servidor de Impressão Primário

Configurando o Servidor de Impressão Primário Configurando o Servidor de Impressão Primário Este procedimento descreve o processo de configuração de um servidor de impressão primário em um sistema Windows. Clique duas vezes no instalador do PaperCut

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

para Revit Guia do usuário Versão 2.1 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

para Revit Guia do usuário Versão 2.1 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. para Revit Guia do usuário Versão. 0. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Instalação do ofcdesk idc... Ativação do ofcdesk idc... Reinstalação de uma licença

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Data do Documento: novembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PROF. DR. EDUARDO DE SENZI ZANCUL CAUÊ GONÇALVES MANÇANARES MAURICIO PENTEADO FIGUEIREDO PAGOTTO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PROF. DR. EDUARDO DE SENZI ZANCUL CAUÊ GONÇALVES MANÇANARES MAURICIO PENTEADO FIGUEIREDO PAGOTTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PROF. DR. EDUARDO DE SENZI ZANCUL CAUÊ GONÇALVES MANÇANARES MAURICIO PENTEADO FIGUEIREDO PAGOTTO TUTORIAL BÁSICO DO WINDCHILL PARA USUÁRIOS São Paulo

Leia mais

Tutorial de Computação Programação Gráfica em Python para MEC1100 v2010.11

Tutorial de Computação Programação Gráfica em Python para MEC1100 v2010.11 Tutorial de Computação Programação Gráfica em Python para MEC1100 v2010.11 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App

Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App Santa Rita do Sapucaí, 09 de setembro de 2015 A atualização de firmwares da Central

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA 1. INTRODUCÃO Este manual tem como objetivo orientar o usuário durante o processo de instalação do SIGA Sistema Global de Atendimento. 2 de 27 2. PRÉ-REQUISITOS DE INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS)

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais