Ensino de Leitura II As interações professor-aluno durante a leitura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensino de Leitura II As interações professor-aluno durante a leitura"

Transcrição

1 Ensino de Leitura II As interações professor-aluno durante a leitura No artigo já publicado, Ensino de Leitura I: a importância da interação adulto-criança no processo de ensino/aprendizagem, indicamos que a professora Ariane Zanelli, leria, ao longo de alguns dias, o livro Príncipes e Princesas, Sapos e Lagartos - histórias modernas de tempos antigos, de Flávio de Souza e ilustração de Paulo Ricardo Dantas. No início do trabalho (Ensino de Leitura I) toda a conversa - entre os alunos, e entre eles e a professora - deu-se antes da leitura da história propriamente dita. Naquele momento, a professora se dispôs a conduzir os alunos para que se apropriassem da capacidade de ativar informações que já possuíam, ou seja, acionar seus conhecimentos prévios, e fazer previsões sobre o livro a partir de seu título, de suas ilustrações e contracapa. Ela incentivou os alunos para que trouxessem informações sobre o autor e procurassem entender o que ele informava, em uma introdução ao próprio livro, sobre organização geral do volume quantos capítulos e o número de histórias que cada um deles continha. Para isso, ela considera que já é do conhecimento dos alunos a estrutura básica da narrativa. No momento seguinte, que agora abordaremos, já durante a leitura da história, a professora continua a fazer perguntas para o grupo, perguntas estas que disparam antecipações sobre o possível enredo de uma das histórias, sua organização e sobre sentimentos de seus personagens. Às palavras do texto, através das perguntas formuladas pela professora, contrapõem-se palavras dos alunos; à atividade mental do "eu", a expressão para o "nós", ou seja, para os colegas e professores. Como ouvintes de uma história, os alunos podem, nesse momento, provocados pelas questões colocadas, expressar a dialogia interior e a compreensão ativa que se dava durante o escutar a história. Vejam.

2 P: (Lendo o título de um dos capítulos que compunha o livro) Dois Beijos. O Príncipe Desencantado. Por que será desencantado? As: Porque não é encantado! Acho que era um príncipe que virou sapo! Ou um sapo que virou príncipe! P: Vamo vê? Chama Dois Beijos e chama o Príncipe Desencantado. A1: Chama Dois Beijos ou O Príncipe Desencantado? P: Dois Beijos são duas histórias. Uma delas é O Príncipe Desencantado e a outra é Sapo dando Sopa. A professora continua com seu padrão interativo básico, com seu modo de participação - pergunta/resposta -, que leva os alunos a respostas de antecipação sobre possíveis acontecimentos da história, partindo da titulação delas. Os alunos revelam, por suas respostas, vozes constitutivas de seu universo discursivo, ou seja, as informações que guardam sobre o que dizem os contos tradicionais: príncipe que vira sapo ou vice-versa, encantamentos e desencantamentos. Podemos dizer, também, que as respostas dos alunos revelam a própria antecipação realizada pelo escritor da história em relação ao universo discursivo de seu leitor: seu leitor é aquele que conhece os contos tradicionais, aquele que já escutou ou leu alguns contos de tradição, principalmente os contos de fada. Temos, também, um aluno que usa o mesmo padrão em relação à professora: Chama Dois Beijos ou O Príncipe Desencantado? A professora, através desta pergunta, pode retomar sua fala, explicitá-la e reorganizá-la: Dois Beijos são duas histórias. Uma delas é O príncipe Desencantado e a outra é Sapo dando Sopa.

3 São perguntas, tanto as dos alunos como as da professora, que levam a explicitações, a esclarecimentos, perguntas que, em se contrapondo ao que está sendo lido, levam à responsividade, ou seja, ao desejo, pela criança, de tornar-se ativa na interlocução, no diálogo que a professora provocou; também, são perguntas que levam os alunos a se envolverem na leitura que está sendo feita, o que podemos observar na sequência seguinte. P: (começa a leitura da narrativa) O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou começou a falar: Princesa: Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro? Príncipe: Sim, querida princesa. P: (interrompendo a leitura) Por que será, não gente? A1: Queria casar com ele! A professora continua a leitura: Princesa: Então nós temos de nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo? Príncipe: É... querida princesa. Princesa: Você tem castelo, é claro. Príncipe: Tenho... princesa. Princesa: E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber? Príncipe: Trinta e seis. Princesa: Só? Pequeno, hein! (...) Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá. Príncipe: Tantas assim? Princesa: Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas, varrendo, lavando e passando, não é? P: (lendo a fala do narrador e transformando-a em uma pergunta) Tanto a princesa falou que o príncipe...? As: Endoidô. Desmaiô. Desencantô. Voltou a ser sapo!

4 P: (lendo)... se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Aqui começa o quê? A1: O conflito. P: Conflito? A2: Não! A resolução. P: Por que a resolução? A2: Porque o conflito é a mulher! (muitas risadas) P: O que é que ele vai fazê com a mulher... com a princesa? Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e... e? A3: Deu outro beijo! P: Muito bem. Você saberia o que fazê nesta situação. A professora continua com o padrão interativo pergunta/resposta, sendo que, sua primeira pergunta é para que os alunos antecipem, enquanto a segunda já traz outro tema da professora: a organização do enredo da história que está sendo lida: o início, a complicação ou conflito, o clímax e a resolução ou desfecho. Ela, através de sua pergunta, tenta negociar um dos elementos desta organização: a resolução. Pela pergunta ( Aqui começa o quê? ), percebemos que este é um tema que já vinha sendo trabalhado; ela pede que os alunos reconheçam em que momento estão na narrativa. Ela estimula, através de sua pergunta, o reconhecimento, por parte dos alunos, do início da resolução, ou seja, tenta construir um importante elemento da organização do enredo. Como a professora obtém uma resposta considerada inadequada - O conflito -, ela transforma a resposta em pergunta, usando de uma entonação que indica uma valoração que traz um acento apreciativo: Conflito?. Ou seja, pense bem... é mesmo o conflito? Perante esta indicação, outro aluno tenta nova resposta: Não! A resolução. A professora simetriza com esta resposta, mas a transforma em nova pergunta: Por que a resolução?. Ela, através de sua pergunta, exige uma fundamentação.

5 Podemos observar, pela sequência do diálogo, que a palavra conflito está sendo tomada em outro sentido. Professora e aluno não compartilham um mesmo significado - o aluno toma conflito como briga, discussão, desentendimento. Como ele mesmo diz: O conflito é a mulher!. A professora ri e não se propõe a trabalhar com a dubiedade revelada. A professora não interfere mais. Vemos, também, o funcionamento da reversibilidade da lógica dos contos tradicionais, na resposta do aluno 3 - se o beijo desencanta, também deve encantar novamente. Sua experiência como leitor/ouvinte de contos tradicionais permite-lhe antecipar uma inversão e, com isso, a possível resolução do conflito. O fato de o aluno poder expressar sua vivência anterior, o fato de se apoiar nesta experiência para poder compreender a história, para antecipar, para poder inverter certa lógica, o leva, pensamos, implicitamente, a uma relativa consciência de seu próprio universo discursivo, de como conta com ele para ser responsivo ao texto lido. E encontra eco na apreciação positiva da professora, que simetriza com ele: Muito bem. Você saberia o que fazê nesta situação! Além disso, o episódio descrito revela, também, como o próprio escritor da história contava com essa experiência, com esse conhecimento do leitor para entender e apreciar seu conto O príncipe desencantado se, por um lado, um beijo pode desencantar uma princesa, por outro pode deixar um príncipe desencantado, desiludido com ela; se um beijo pode desencantar, também pode encantar novamente e livrar um príncipe de um problema.

Interações professor/alunos

Interações professor/alunos Interações professor/alunos A seguir, trechos de uma atividade de leitura desenvolvida pela professora Ariane Zanelli em uma classe de terceiro ano do Fundamental 1. Seu trabalho será realizado ao longo

Leia mais

Ensino de Leitura III: A importância da interação adulto-criança no processo de ensino/aprendizagem

Ensino de Leitura III: A importância da interação adulto-criança no processo de ensino/aprendizagem Ensino de Leitura III: A importância da interação adulto-criança no processo de ensino/aprendizagem No artigo anterior (Ensino de Leitura II), mostramos que a professora Ariane Zanelli havia começado a

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Você vai conhecer um sapo que queria muito ser um príncipe, será que ele consegue se transformar? LEIA o texto: Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina:

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria. Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance,

CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria. Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance, CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance, passa a ter maior interesse e, a partir dos anos 60, passa a dominar

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

6 Discussão dos Resultados das Entrevistas

6 Discussão dos Resultados das Entrevistas 85 6 Discussão dos Resultados das Entrevistas Neste capítulo apresentarei a discussão de alguns resultados realizando um contraponto com o que foi especulado ao longo deste trabalho a respeito de infidelidade

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

Acerte no discurso e dê o seu recado

Acerte no discurso e dê o seu recado Acerte no discurso e dê o seu recado Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013).

A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013). TAREFA DO ALUNO PROVA UEL TAREFA DO ALUNO: RESOLUÇÃO DE PROVA UEL-2013 A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013). Em primeiro lugar, vocês devem

Leia mais

O Empreendedor Corporativo

O Empreendedor Corporativo O Empreendedor Corporativo por Alexandre Cury Como você se sente em relação ao seu trabalho? Você acorda todos os dias bem disposto e cheio de ideias ou levanta da cama com aquela sensação de quem vai

Leia mais

ENREDO. O enredo como categoria estruturante da narrativa em prosa de ficção: conceitos teóricos

ENREDO. O enredo como categoria estruturante da narrativa em prosa de ficção: conceitos teóricos ENREDO O enredo como categoria estruturante da narrativa em prosa de ficção: conceitos teóricos Tópico um Enredo e História: dos rituais pré-históricos às novelas de TV e ao hipertexto Enredo: arranjo

Leia mais

A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis

A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis Vanessa Neves Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG) Grupo de Estudos e Pesquisas em

Leia mais

PLANEJAMENTO: Música

PLANEJAMENTO: Música PLANEJAMENTO: Música Professor (a): Tânia Perotti Bertol Música: Músicas do folclore gaúcho a partir a obra Marieta em coração de namorado da escritora Léia Cassol e ilustrações de Roney Bunn. Competências

Leia mais

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora decomo Educar Meu Filho? (Publifolha) ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha) Bullying não é nada disso Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais Há muita

Leia mais

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês...

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês... Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Oi! Eu sou a Giovanna, a Nana! NINA - E eu sou a Nina! NANA - Ah, fala o teu nome inteiro, né, Marina! NINA - Ué, pra quê? Você acabou de dizer! NANA

Leia mais

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO COMO PENSAR O TEXTO? Muitas pessoas costumam dizer que tem ideias, mas não conseguem passá-las para o papel. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, reestruturar

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos Objetivos - Identificar informações presentes no texto e produzir respostas baseadas nessas informações. Transcrever trechos do texto para exemplificar a compreensão do seu sentido global. - Identificar,

Leia mais

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO 1- O Que são as Narrativas? A. OS BENEFÍCIOS E AS VANTAGENS Narrativas são histórias. Na narrativa somos introduzidos a um cenário onde pessoas

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B CATEGORIAS DE ANÁLISE SÍNTESE EXCERTOS DAS ENTREVISTAS Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões:

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: ANEXOS ANEXO I ii Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho EB1 nº 1 do Cacém Nome: Data: / / ANEXO II Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: 1. O que te sugere o título

Leia mais

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira)

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) 1) Onde começa e onde termina o Hospital? As pessoas estão cultivando a doença em uma série de situações. Apesar da doença

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais.

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais. PLANEJAMENTO (IDENTIDADE) Professor(a) :Carina Robetti Canei IDENTIDADE Competências Objetivos -Oralidade; -Leitura; -Análise linguística. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome

Leia mais

Uma saudação carinhosa

Uma saudação carinhosa Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

Seminário de Atualização Filosófica

Seminário de Atualização Filosófica Seminário de Atualização Filosófica Questões orientadoras sobre a interpretação do texto filosófico: problemas e conceitos Prof. Vanderlei Carbonara Para a leitura de um texto filosófico é importante observar:

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais

Copyright 2009. The Energy Extension Inc. EMF Balancing Technique All Rights Reserved.

Copyright 2009. The Energy Extension Inc. EMF Balancing Technique All Rights Reserved. Versão 1.0 1/6 Maio 2005 UNIVERSAL CALIBRATION LATTICE (UCL) (MALHA DE CALIBRAÇÃO UNIVERSAL) A Universal Calibration Lattice (UCL) é um sistema dentro da anatomia energética humana. A UCL é uma estrutura

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Discurso direto e discurso indireto Português Ensino Fundamental e Ensino Médio 4min55seg Habilidades: Ensino

Leia mais

LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1

LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1 1 LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1 TARCÍSIO GOMES DA SILVA E DIVANEIDE FERREIRA DA SILVA INTRODUÇÃO O

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Estudaremos, neste capítulo, várias sequências lógicas e buscaremos explorar quais

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE BRAINSTORMING

FERRAMENTAS DA QUALIDADE BRAINSTORMING FERRAMENTAS DA QUALIDADE BRAINSTORMING Desenvolvido por Fernando Banas 1 Ou também denominado de tempestade de idéias mais que uma técnica de dinâmica de grupo é uma atividade desenvolvida para explorar

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

ONDJAKI. A BICICLETA QUe TINHA BIGODES. estórias sem luz elétrica. Livros do Dia e da Noite

ONDJAKI. A BICICLETA QUe TINHA BIGODES. estórias sem luz elétrica. Livros do Dia e da Noite ONDJAKI A BICICLETA QUe TINHA BIGODES estórias sem luz elétrica Livros do Dia e da Noite Na minha rua vive o tio Rui, que é escritor e inventa estórias e poemas que até chegam a outros países muito internacionais.

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Neste artigo, farei a análise das questões de Matemática

Leia mais

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA. A produção de texto no processo de ensino-aprendizagem: relato de uma experiência. Janaína Guimarães, Renata Junqueira de Souza (orientadora) CELLIJ, Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Campus de

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico Quantitativo para IBGE. Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves

Aula 00. Raciocínio Lógico Quantitativo para IBGE. Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves Aula 00 Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico Quantitativo Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas

Leia mais

Gêneros textuais no ciclo de alfabetização

Gêneros textuais no ciclo de alfabetização Gêneros textuais no ciclo de alfabetização Maria José Francisco de Souza NEPEL/FaE/UEMG mariajosef1797@gmail.com Objetivos Subsidiar o trabalho com gêneros textuais em salas de alfabetização; refletir

Leia mais

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de Aspectos sociais em projetos de restauração de áreas degradadas Maria Castellano CTR Campinas Gestão de recursos naturais Os recursos naturais são passíveis de serem utilizados por muitos indivíduos; É

Leia mais

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES Introdução: Fazendo uma breve retrospectiva O ensino das chamadas quatro operações sempre teve grande destaque no trabalho desenvolvido nas séries

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER Graciella Leus Tomé Quase a meados da década de 90, e aqui estamos falando do ano de 1990,

Leia mais

Um rei e uma rainha não conseguiam ter filhos e

Um rei e uma rainha não conseguiam ter filhos e PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 A Bela Adormecida Um

Leia mais

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau Unidade 5 A letra como incógnita equações do segundo grau Para início de conversa... Vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Desta vez, vamos nos focar nas equações do segundo grau. Esses

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

Ler, interpretar e resolver problemas

Ler, interpretar e resolver problemas Ler, interpretar e resolver problemas Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em especial, é anunciada por professores como indicação de bons resultados ou como preocupação

Leia mais

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

REALIZAÇÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEITURA Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Nós criamos estratégias

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Neste tópico, explicaremos como a determinação de preços é administrada no SAP Business One. Examinaremos tipos de preço que podem ser configurados

Leia mais

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado)

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) CAPA ESCOLA ESTADUAL JD. MONTESANO (arial 12, caixa alta, centralizado) NOME DO(AS) ALUNO(AS) (arial 12, caixa alta, centralizado) TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) LOCAL ANO (arial

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CLÁUDIA BERNARDO (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA FICHA TÉCNICA

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Fernando, Roberto Nota: (valor: 1,0) Introdução Caro aluno. 3º bimestre Neste semestre, você obteve média inferior a

Leia mais

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a) Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em

Leia mais

Bibi e o Triciclo Fantasma!

Bibi e o Triciclo Fantasma! Bibi e o Triciclo Fantasma! NINA Vamos contar uma história de fantasma, Nana? NANA Ah, Marina, história de fantasma eu não sei nenhuma... NINA Pense, Nana, pense uma! NANA- Ah, sei lá... Não gosto muito

Leia mais

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude 1 UNIPOL MUNIÇÃO REFERENTE A ILICITUDE E INJUSTO PENAL Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude Vamos lá! para falarmos de ILICITUDE não podemos esquecer nosso quadro do Crime nunca! PRIMEIRO DEVEMOS

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Regulamento 2015.1 1 SUMÁRIO 1. SOBRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2. PUBLICO-ALVO 3. O MÉTODO 4. ENRIQUECENDO SEU HISTÓRICO 5. O QUE RESULTA 6. PAINEL/

Leia mais

ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO ESCOLAR

ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO ESCOLAR ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO O QUE É PAPEL? Dentro da Ciência, muitas teorias vieram para definir papéis e os espaços do sujeito na sociedade. DEFINI-SE COMO SENDO: A forma

Leia mais

http://geocities.yahoo.com.br/logicaemconcursos Prof. Leonardo Barroso http://geocities.yahoo.com.br/logicaemconcursos Prof.

http://geocities.yahoo.com.br/logicaemconcursos Prof. Leonardo Barroso http://geocities.yahoo.com.br/logicaemconcursos Prof. PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO ANEEL - Técnico Administrativo Aplicada em 07//2004pela ESAF 3- Surfo ou estudo. Fumo ou não surfo. Velejo ou não estudo. Ora, não velejo. Assim, a) estudo e fumo.

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do STJ de 2015, aplicada em 27/09/2015.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do STJ de 2015, aplicada em 27/09/2015. de Raciocínio Lógico do STJ de 20, aplicada em 27/09/20. Raciocínio Lógico p/ STJ Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

Eu e as Redes Sociais

Eu e as Redes Sociais Eu e as Redes Sociais Colégio Marista João Paulo II Eu e as Redes sociais #Euembuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação através das redes sociais Carlos e Miguel Carlos e Miguel. Copyright

Leia mais

LITERATURA INFANTIL & FOLCLORE: UM INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

LITERATURA INFANTIL & FOLCLORE: UM INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA LITERATURA INFANTIL & FOLCLORE: UM INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA Cristiane de Almeida Anastassioy 1 RESUMO Este trabalho destaca os resultados do projeto: Literatura Infantil e Folclore: um

Leia mais

ESCOLA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ESCOLA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL 1 GUIA DO TUTOR ESCOLA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL 2 ÍNDIÇE ÍNDIÇE...2 GUIA DO TUTOR...3 Introdução... 3 Orientações Gerais para TUTORES... 3 Antes de começar o curso:... 5 Ao começar o curso:... 5 Durante o

Leia mais

O direito à participação juvenil

O direito à participação juvenil O direito à participação juvenil Quem nunca ouviu dizer que os jovens são o futuro do país? Quase todo mundo, não é verdade? Porém a afirmativa merece uma reflexão: se os jovens são o futuro do país, qual

Leia mais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais A UU L AL A Em determinadas peças, a disposição adequada das cotas, além de informar sobre o tamanho, também permite deduzir as formas das partes cotadas.

Leia mais

Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva

Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 1 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva Aula 5 19/03/2012 2 O que são modelos? São moldes previamente estabelecidos que utilizamos para descrever, interpretar, construir objetos

Leia mais

Num caso como no outro, o filosofar apresenta-se como uma actividade que consiste

Num caso como no outro, o filosofar apresenta-se como uma actividade que consiste 1.3.A Dimensão Discursiva do Trabalho Filosófico 1.3.1.Os Instrumentos do Trabalho Discursivo a) O trabalho filosófico Disse-se atrás que mais importante do que a filosofia é o filosofar, o trabalho que

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam PEÇA ESPÍRITA : Confusão de Natal Grupo de Teatro Espírita Sentimento do 20º CRE DA USEERJ Autores : Sidney Pinto Guedes Margareth Silva Rocha Cavalcante Autor Espiritual : Odilon Silva, psicografado por

Leia mais

Blue Print Para Criar Area de Membros

Blue Print Para Criar Area de Membros 1 Ricardo Santos Blue Print Para Criar Area de Membros Conheça As 5 Ferramenas Essenciais Seja bem vindo! Meu nome é Ricardo Santos, e criei este guia "Blue Print Para Criar Área de Membros" para te orientar

Leia mais

WAGNER COSTA. O segredo da amizade. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA

WAGNER COSTA. O segredo da amizade. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente WAGNER COSTA O segredo da amizade ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona O segredo da amizade WAGNER COSTA

Leia mais

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY?

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Para desenvolver o seu negócio, VOCÊ deve se preparar e treinar!!! TUDO começa quando VOCÊ toma a decisão! Não tenha medo de conversar com as pessoas

Leia mais

Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense

Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense CAPÍTULO UM Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense em sua casa. Imagine-se caminhando por ela, contando todos os cestos de lixo que vê. Passe pela cozinha, pelos banheiros,

Leia mais

DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA

DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED/Piraquara É comum associar o aprender Matemática a fazer contas

Leia mais

(Em base ao livro Apontamentos de Psicologia.)

(Em base ao livro Apontamentos de Psicologia.) (Em base ao livro Apontamentos de Psicologia.) Entendemos à consciência como o sistema de coordenação e registro que efetua o psiquismo humano. Às vezes falamos de "consciência", às vezes de "coordenador"

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 4: Negociação financeira Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da negociação financeira como alicerce de conforto, segurança e bem-estar

Leia mais

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio Gustavo Bertoche Quando a filosofia é apresentada no ensino médio, a primeira dificuldade que os alunos têm é relativa à compreensão do que é a filosofia.

Leia mais

Comunicação é... A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO. Você se comunica bem?

Comunicação é... A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO. Você se comunica bem? GERÊNCIA -FLÁVIA NUNES A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO Comunicação é... Você se comunica bem? "Nossa capacidade de comunicação não é medida pela forma como dizemos as coisas, mas

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

Lista de Exercícios - Subtração

Lista de Exercícios - Subtração Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 5 - Subtração - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=eedxautqdaa Gabaritos nas últimas páginas!

Leia mais

MATEMÁTICA GINASIAL DE EUCLIDES ROXO

MATEMÁTICA GINASIAL DE EUCLIDES ROXO MATEMÁTICA GINASIAL DE EUCLIDES ROXO Heloisa Hernandez de Fontes Salvador Universidade Severino sombra helohsal@gmail.com Resumo: No presente artigo, buscamos analisar o livro Matemática Ginasial 1ª série,

Leia mais

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Os interrogativos introduzem frases interrogativas directas e indirectas. Servem para formular perguntas sobre a identidade, a qualidade ou a quantidade

Leia mais

Projeto: Cadê meu dente?a culpa é da maça? Daniela Laveli de Souza Elaine Cristina Florêncio Sala Juliana Francisca Garcia

Projeto: Cadê meu dente?a culpa é da maça? Daniela Laveli de Souza Elaine Cristina Florêncio Sala Juliana Francisca Garcia Projeto: Cadê meu dente?a culpa é da maça? Daniela Laveli de Souza Elaine Cristina Florêncio Sala Juliana Francisca Garcia Resumo O presente projeto contemplou atividades na qual os alunos se envolvessem,

Leia mais

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles.

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles. Alberto,, Charles e Davi são amigos, e cada um deles é dono de um gato e de um cachorro. O gato e o cachorro de cada um dos quatro amigos têm nomes distintos e escolhidos dentre os nomes dos três amigos

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Cap. 5 - Equivalência Lógica Equivalência Lógica Caro aluno, no último capítulo estudamos as implicações lógicas e foi enfatizado que o ponto fundamental da implicação lógica

Leia mais