MATRIZ CURRICULAR 3º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR 3º ANO"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR 3º ANO 2010

2 MÊS: janeiro / fevereiro TEMA: Identidade ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Reconhecer alguns gêneros de leitura. Localizar informações explícitas nos textos. Inferir sobre o sentido das palavras de acordo com o contexto. Prática de escrita e produção de texto Reconhecer semelhanças e diferenças entre língua oral e escrita. Ordenar palavras com iniciais iguais e diferentes. Produzir textos de acordo com as características estudadas. Revisar os próprios textos com a ajuda do professor. Língua oral Adequar a fala, utilizando diferentes registros de acordo com a situação de uso. Ouvir com atenção. Números e operações Ler, contar e representar os números naturais até 500. Compor e decompor até 500. Elaborar as ideias de adição e subtração na resolução de situações-problema, utilizando o material dourado. Medidas e grandezas Estimar medidas de comprimento e de massa usando unidades convencionais e não convencionais a partir de uma referência dada. Registrar suas atividades (ontem, hoje e amanhã; manhã, tarde e noite). Ser humano e saúde Identificar as partes do corpo humano. Reconhecer os sentidos assim como seus respectivos órgãos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa Diagnóstico das hipóteses de escrita Gramática: Alfabeto. Ordem alfabética. Sílaba (separação no final da frase). Ortografia: r, rr / m, n. Leitura, produção e revisão de texto: Textos Epistolares: Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação, concordâncias e segmentação de palavras. Matemática Situações - problema envolvendo adição e subtração sem reagrupamento e sem reserva (diagnóstico). Noções de medidas (comprimento e massa). Sistema de numeração decimal (diagnóstico). Composição e decomposição. Revisão: ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor. Calendário. Ciências O ser humano: as partes do corpo humano e os sentidos.

3 História local e do cotidiano Reconhecer a história do bairro (origem e transformações). Estabelecer relação entre as culturas e seu cotidiano. Relações Sociais Identificar semelhanças e diferenças entre as pessoas do bairro. Cartografia Representar o bairro através de desenho. Localizar no mapa do município o seu bairro. Construir planta do seu bairro, com legenda. Educação Religiosa Desenvolver sentimentos positivos de auto-estima. Sentir-se motivado para atender às propostas educativas. Ajudar na construção de regras e combinados para a boa convivência no espaço da sala de aula, entendendo-as como necessárias. Educação Física Participar de dinâmicas e brincadeiras que resgatem a descoberta do eu. Artes Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal respeitando a própria criação e a dos colegas. Conhecer vida e obra de Anita Malfati. Criar tendo como inspiração a obra de Anita Malfati. História Moradia. A história do Bairro. Carnaval: Identidade Cultural do Brasil. Geografia Bairro: lugar de convivência Mapeamento do bairro: Localização do bairro na cidade. Auto-estima/motivação. Construção dos combinados. Dinâmicas e brincadeiras que resgatem a descoberta do Eu. Artes Vida e obra da artista Anita Malfati. PRODUTO FINAL DO TEMA IDENTIDADE Produção de um livro de Biografias.

4 MÊS: março TEMA: Saúde ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Identificar tema nos textos. Estabelecer diferença entre títulos e temas. Inferir informação implícita e explícita nos textos. Prática de escrita e produção de texto Reconhecer as diferenças entre a linguagem verbal e não verbal. Compreender a segmentação da escrita. Produzir textos de acordo com as características estudadas. Revisar seus próprios textos com a ajuda do professor. Língua oral Utilizar linguagem adequada, considerando o ouvinte. Ouvir com atenção. Números e operações Identificar o valor do algarismo pela posição ocupada. Identificar números pares e ímpares a partir de uma sequência. Elaborar as ideias de adição e subtração na resolução de situações-problema, utilizando o material dourado. Medidas e grandezas Resolver situação-problema que envolva a medida de capacidade. Espaço e forma Construir e representar sólidos geométricos. Ser humano e saúde Aplicar as medidas de preservação da saúde através da observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo. Inferir que algumas doenças são transmitidas de uma pessoa para outra. Concluir que os bons hábitos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Português Gramática: Sílaba (sílaba tônica). Sinônimos e Antônimos. Ortografia: S, Z e X/ U e O. Leitura, produção e revisão de texto: Textos Humorísticos: Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, uso do travessão, dois pontos e ponto final. Diferenças entre narrador e personagem. Matemática Situações - problema envolvendo adição e subtração sem reagrupamento e sem reserva. Noções de medidas capacidade. Sistema de numeração decimal. Números pares e ímpares. Sólidos geométricos. Temporalidade (calendário). Ciências O ser humano: alimentação saudável/ Doenças/ Prevenção.

5 alimentares favorecem o crescimento e o seu desenvolvimento. História local e do cotidiano Identificar os direitos e deveres do consumidor quanto à utilização de energia, água e esgoto. Relações Sociais Estabelecer relação entre a organização do bairro e as necessidades dos seus moradores. Educação Religiosa Discutir assuntos polêmicos, posicionando-se de forma crítica acerca dos mesmos. Desenvolver atitudes de preservação da vida pessoal e coletiva. Educação Física Exercitar-se como forma de obter e manter a saúde física e mental. Artes Desenvolver potencialidades de percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação. Conhecer a vida e obra de Milton da Costa. Criar tendo como inspiração as obras de Milton da Costa. História Saúde em Anápolis. Problemas do meu bairro (saúde). Geografia Serviços Públicos do bairro. Esportes/ Alimentação/ Drogas. Jogos e práticas esportivas na busca de posturas e movimentos nãoprejudiciais nas situações cotidianas. Vida e obra do artista Milton da Costa PRODUTO FINAL DO TEMA SAÚDE Produção de uma Cartilha da Saúde.

6 MÊS: Abril TEMA: Ética ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Identificar diferentes suportes ou fontes de textos. Localizar informações explícitas e implícitas no texto. Identificar o gênero textual e a finalidade do mesmo. Prática de escrita e produção de texto Empregar corretamente as concordâncias verbais e nominais. Produzir textos substituindo: que, aí, então, daí. Utilizar a gramática e a ortografia nas produções de texto. Revisar os próprios textos com a ajuda do professor. Língua oral Formular e responder perguntas. Respeitar e acolher opiniões alheias. Números e operações Ler, contar e representar os números naturais até Compor e decompor até Elaborar as ideias de adição com reagrupamento e subtração com reserva, utilizando o material dourado. Identificar números ordinais a partir de uma sequência. Espaço e forma Construir e representar formas geométricas. Conhecer e representar curvas abertas e fechadas. Ambiente: Concluir que a água faz parte do ambiente e é um recurso não renovável. Inferir para onde vai a água da chuva. Relacionar os estados da água às mudanças de temperatura. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa Gramática: Artigo. Substantivos: comum, próprio (revisão) e coletivo. Ortografia: Gue,ge, Gui, gi/ ce,que/ ci, qui. Leitura, produção e revisão de texto: Textos Informativos: Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação e concordâncias verbal e nominal. Matemática Sistema de numeração decimal (milhar). Situações-problema (adição com noções de reagrupamento e subtração com noções de reserva). Formas geométricas. Curvas abertas e fechadas. Números ordinais. Ciências Meio ambiente: água.

7 História local e do cotidiano: Conhecer as características da cultura indígena, reconhecendo sua influência. Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre as pessoas pertencentes ao mesmo grupo social. Relações Sociais Reconhecer fenômenos de ordem social, econômica e cultural nas transformações ocorridas na paisagem. Natureza Relacionar as transformações da natureza no bairro com o desenvolvimento da mesma. História Povos indígenas. Ética e cidadania no convívio social. Geografia Diferentes paisagens do bairro e suas transformações. Desenvolver através de situações concretas do espaço escolar atitudes de respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Resolver situações de conflito com a ajuda do professor em jogos e brincadeiras. Buscar e saber organizar informações sobre a arte em documentos, acervos presentes na história das diferentes culturas e etnias. Conhecer vida e obra do Aleijadinho. Criar tendo como inspiração as obras de Aleijadinho. Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade. Resolução de situações de conflito com a ajuda do professor em jogos e brincadeiras. Vida e obra do artista Aleijadinho. PRODUTO FINAL DO TEMA ÉTICA Produção de um Código de Ética.

8 MÊS: Maio TEMA: Trabalho ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Identificar diferentes suportes ou fontes de textos. Identificar a estrutura e a finalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer em textos a relação causa e conseqüência. Leitura em voz alta, com entonação adequada. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos utilizando corretamente a pontuação. Reescrever textos lidos ou ouvidos. Utilizar a gramática e a ortografia nas produções de texto. Língua oral Reconhecer as diferentes formas de falar. Expor sentimentos, experiências e ideias de maneira clara e ordenada. Números e operações: Elaborar as ideias de adição com reagrupamento e subtração com reserva, utilizando o material dourado. Inferir o conceito de dúzia e meia dúzia. Resolver situações de cálculo que envolva probabilidade. Espaço e forma Construir e representar figuras planas e espaciais. Identificar algumas características de figuras geométricas. Recursos Tecnológicos: Reconhecer que o ser humano utiliza e transforma material da natureza. Ambiente: Concluir que a superfície da terra está sempre se modificando pela ação de diferentes agentes. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Português Gramática: Substantivos: gênero, número e grau. Revisão Gramatical Ortografia: nh, lh, ch, rr, ss, sc, xc. Leitura, produção e revisão de texto: Textos Informativo e poético: Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação, concordâncias e sonoridade. Matemática Adição com reagrupamento e subtração com reserva (situaçõesproblema). Figuras planas e espaciais. Probabilidade. Dúzia e meia dúzia. Ciências Produtos artesanais e industrializados. Meio ambiente: solo.

9 Identificar a superfície terrestre como parte da Terra em que vivem animais e vegetais. História local e do cotidiano: Conhecer as características principais da comunidade local e suas atividades (produtos e serviços). Reconhecer e identificar atividades econômicas que beneficiem o bairro. Relações Sociais: Relacionar o trabalho a transformação do espaço geográfico. Identificar atividades profissionais importantes no cotidiano. Cartografia: Reconhecer os bairros como espaços geográficos que compõem o município, através da leitura de mapas. Entender o trabalho como um direito do ser humano na construção de sua dignidade. Reconhecer a importância do trabalho em equipe. Compreender e apreciar artes como manifestações culturais. Conhecer vida e obra de Leonardo da Vinci e criar tendo-o como inspiração. História Atividades econômicas dos bairros: agricultura, pecuária, comércio, indústria e lazer. Geografia Os bairros na formação da cidade. Trabalhadores do bairro. Qualificação/ Exploração/ Direitos e deveres do trabalhador. Prática de esportes individuais.e em equipe. Vida e obra do artista Leonardo da Vinci PRODUTO FINAL DO TEMA TRABALHO Produção de um Livro de Curiosidade sobre profissões.

10 MÊS: Junho TEMA: Meio Ambiente ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Localizar informações explícitas nos textos. Inferir sobre o sentido das palavras de acordo com o contexto. Distinguir fato de opinião acerca desse fato. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos utilizando corretamente a pontuação. Separar palavras corretamente no término de linha. Usar adequadamente os recursos gramaticais nas produções de texto. Revisar os próprios textos com a ajuda do professor. Língua oral Formular e responder perguntas. Expor sentimentos, experiências e ideias de maneira clara e ordenada. Números e operações: Elaborar as ideias de multiplicação na resolução de situaçõesproblema, utilizando o material dourado. Reconhecer a partir de uma sequência dada o critério utilizado para a organização de dobro e triplo. Espaço e forma Estabelecer comparações entre objetos através da simetria dos mesmos. Tratamento da Informação Identificar, ler e interpretar gráficos. Coletar e organizar dados em tabelas e transportá-los para gráficos. Resolver situações-problema com base em gráficos. Ambiente: Reconhecer que o ar existe identificando fatores que constatem a sua presença. Reconhecer que o ar ocupa lugar no espaço. Observar e relatar o papel que o ar representa na respiração dos seres vivos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa Gramática: Adjetivo. Acento agudo (novas regras). Revisão gramatical. Ortografia: g e j/ s ou z. Leitura, produção e revisão de texto: Textos de Opinião: Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação, concordâncias. Matemática Ideias de multiplicação em situaçõesproblema. Dobro e triplo. Simetria. Gráficos. Ciências Meio ambiente: ar.

11 História local e do cotidiano: Identificar e explorar as manifestações culturais típicas do nosso país. Estabelecer diferenças e semelhanças, transformações e permanência nos meios de transporte no passado e no presente. Natureza: Associar a utilização do meio ambiente com a qualidade de vida. Reconhecer a importância da preservação e conservação do meio ambiente. Identificar diferentes meios de transporte e sua importância para o desenvolvimento do lugar. Desenvolver atitudes de preservação do transporte público coletivo. Relacionar qualidade de vida a um ambiente saudável. Reconhecer que os desequilíbrios ambientais estão relacionados às atividades humanas. Reconhecer a quadrilha como uma atividade física e uma manifestação cultural. Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível. Conhecer vida e obra de Alfredo Volpi e criar tendo-o como inspiração. História Festa Junina ecologicamente correta. Meios de transporte ontem e hoje. Geografia Problemas ambientais do bairro. Meios de transporte. Consciência Ecológica. Dança típica: quadrilha como atividade física e cultural. Vida e obra do artista Alfredo Volpi. PRODUTO FINAL DO TEMA MEIO AMBIENTE Produção de um Almanaque do Meio Ambiente.

12 MÊS: Agosto TEMA: Folclore ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Identificar diferentes estruturas de textos. Comparar alguns tipos de textos: fábulas, advinhas, parlendas, etc. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos considerando algumas condições de produção: tipos de textos e finalidade. Observar a concordância verbal nos textos. Produzir a reescrita de textos individualmente ou em grupos. Revisar os próprios textos com a ajuda do professor. Língua oral Narrar fatos considerando a temporalidade e causalidade. Intervir sem sair do assunto tratado. Números e operações: Efetuar multiplicação, tendo por multiplicador um número com um algarismo, utilizando o material dourado. Entender e aplicar o conceito da multiplicação na ordem da unidade. Solucionar situaçõesproblema, usando recursos pessoais e/ou técnica convencional. Ambiente: Reconhecer as diferenças entre algumas espécies de animais. Reconhecer que ao seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente. Identificar alguns animais em extinção. Reconhecer a necessidade de CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Português Gramática: Introduzindo verbos. Revisão Gramatical. Ortografia: U ou L. Am ou ão. Leitura, produção e revisão de texto: Texto Literário Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação e concordâncias, ritmo, entonação, rimas, Matemática Revisão da multiplicação (situaçõesproblema). Multiplicação x2, x3. Adição com reagrupamento e subtração com reserva (situações-problema). Ciências Os animais e o ambiente: Animais vertebrados e invertebrados (lendas sobre animais). A locomoção dos animais.

13 proteção dos animais em extinção. História local e do cotidiano: Identificar as manifestações culturais típicas da nossa região. Conhecer e identificar histórias e características folclóricas de nossa região. Natureza: Reconhecer e caracterizar os aspectos físicos do bairro: vegetação, relevo, hidrografia. Identificar e comentar as relações das pessoas com a natureza: transformação, apropriação e destruição. Relacionar as diferenças de hábitos e moradias dos diversos povos. Reconhecer e valorizar a cultura popular brasileira. Participar da criação de danças e dramatizações, bem como de jogos e brincadeiras da cultura popular brasileira e regional. Estabelecer relações com o trabalho de artes produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gêneros. Conhecer vida e obra de Almeida Júnior. Criar tendo como inspiração as obras de Almeida Júnior. História Manifestações culturais típicas de sua região. Geografia Elementos naturais e culturais do bairro. Valorização da cultura popular. Participação na criação de danças e dramatizações pertencentes a manifestações culturais presentes no cotidiano ou ainda como resgate cultural. Vida e obra do artista Almeida Júnior. PRODUTO FINAL DO TEMA FOLCLORE Produção de um Livro de Curiosidades Folclóricas.

14 MÊS: Setembro TEMA: Civismo/Eleição ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Localizar informações explícitas e implícitas em textos publicitários. Ler em voz alta, de acordo com as várias estratégias propostas: com a classe toda, em pequenos grupos etc. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos a partir de um trecho dado. Utilizar corretamente pronomes pessoais substituindo os substantivos. Reescrever textos individualmente ou em grupos. Revisar seus próprios textos com ou sem a ajuda do professor. Língua oral Debater utilizando a réplica e tréplica. Intervir sem sair do assunto tratado. Números e operações Efetuar multiplicação, tendo por multiplicador um número com um algarismo, utilizando o material dourado. Dividir os algarismos até 50, tendo uma unidade no divisor. Solucionar situações-problema, usando recursos pessoais e/ou técnica convencional. Grandezas e Medidas Resolver situações-problema realizando o cálculo de medida de tempo( dias, meses, ano, horas). Espaço e forma Representar formas geométricas em malha quadriculada. Ambiente: Reconhecer as plantas como seres vivos e que são encontrados em diferentes ambientes. Identificar as partes das plantas e suas funções. Relacionar flores, frutos e sementes à reprodução de vários animais. Reconhecer parte dos vegetais CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa Gramática: Verbo (tempos e modos). Pronomes. Regras de acentuação. Ortografia: H inicial. Inho e inha. Leitura, produção e revisão de texto: Textos Publicitários Finalidade do gênero. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação e concordâncias. Matemática Introduzir a divisão. Multiplicação x4, x5. Medidas de tempo (situaçõesproblema). Adição com reagrupamento e subtração com reserva (situaçõesproblema). Malha. Ciências A vida dos vegetais.

15 usados na alimentação e no tratamento de doenças. História local e do cotidiano: Estabelecer diferenças e semelhanças, transformações e permanência nos meios de comunicação no passado e no presente. Natureza: Distinguir espaços públicos de espaços privados. Comparar propriedades públicas e privadas e seus diversos usos. Reconhecer a importância do trânsito consciente para o bem estar da comunidade. Reconhecer a necessidade de combater injustiças, trabalho infantil e escravo, fome, desigualdades sociais, discriminações. Reconhecer no voto a forma mais legítima de exercer a cidadania. Desenvolver atitudes de respeito, solidariedade e diálogo mesmo em brincadeiras, jogos e práticas esportivas. Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. Conhecer vida e obra de Oscar Niemeyer. Criar tendo como inspiração a obra de Oscar Niemeyer. História Meios de comunicação ontem e hoje. Geografia Conhecendo os aspectos políticos do bairro: Associação de moradores. Líderes do bairro. Trânsito. Democracia e cidadania. Dinâmicas que abordem conceitos e práticas para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, que garanta os direitos fundamentais dos cidadãos ( liberdade e igualdade),incentivando a participação ativa dos educandos. Vida e obra do artista Oscar Niemeyer. PRODUTO FINAL DO TEMA CIVISMO/ELEIÇÃO Produção de uma Cartilha das Eleições.

16 MÊS: Outubro TEMA: Criança - Direitos e deveres ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Identificar os efeitos sonoros ( ritmos, rimas, aliterações). Ler em voz alta, de acordo com as várias estratégias propostas: com a classe toda, em pequenos grupos etc. Ler oralmente com ritmo e entonação. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos considerando algumas condições: tipos de texto e finalidades. Posicionar-se frente ao texto justificando suas opiniões. Revisar seus próprios textos com ou sem a ajuda do professor. Língua oral Recontar histórias. Reconhecer elementos não linguisticos: gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz e entonação em diferentes contextos de comunicação. Números e operações: Efetuar multiplicação, tendo por multiplicador um número com um algarismo. Dividir os algarismos até 70, tendo uma unidade no divisor. Estabelecer relação de semelhança e diferenças entre os conceitos de metade e terça parte. Espaço e forma Explorar formas geométricas dentro de situações-problema. Ambiente: Identificar o Sol como estrela, a Terra como planeta e a Lua CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Português Gramática Numeral. Verbos. Ortografia: S, SS. C, Ç. Leitura, produção e revisão de texto: Textos da Tradição oral e Textos literários: Finalidade dos gêneros. Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação e concordâncias, ritmos e rimas. Matemática Adição e subtração (situaçõesproblema). Multiplicação x6 e x7. Ideias da divisão. Metade e terça parte. Formas geométricas (situaçõesproblema). Ciências Planeta Terra: Dia e noite.

17 como satélite. Reconhecer a divisão do tempo em: meses, ano e estações do tempo. Relacionar as semanas às fases da Lua. Relacionar os dias e as noites com os movimentos da Terra. História local e do cotidiano: Listar os principais fatos acontecidos na escola, no bairro, na vida do aluno, família ou fontes históricas numa sequência cronológica, utilizando a linha do tempo. Relações Sociais Reconhecer o bairro como um espaço social, identificando suas organizações de lazer. Entender e valorizar a infância como uma fase privilegiada do desenvolvimento do ser humano. Participar de brincadeiras de ontem e de hoje, resgatando a infância. Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade, a partir de observações, ou não. Conhecer vida e obra de Cândido Portinari. Criar tendo como inspiração as obras de Cândido Protinari. Estações do ano. História Linha do tempo. Fontes históricas. Família. Geografia Espaços de lazer nos bairros. O Estatuto da Criança. Brincadeiras de criança: ontem e hoje. Vida e obra do artista Cândido Portinari. PRODUTO FINAL DO TEMA CRIANÇA DIREITOS E DEVERES Produção de um Livro para Crianças (brincadeiras, músicas, jogos).

18 MÊS: Novembro/Dezembro TEMA: Sociedade e consumo ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Localizar informações explícitas e implícitas em textos publicitários. Ler em voz alta, de acordo com as várias estratégias propostas: com a classe toda, em pequenos grupos etc. Prática de escrita e produção de texto Produzir textos a partir de um trecho dado. Utilizar corretamente linguagem de textos publicitários. Escrever utilizando as classes gramaticais estudadas e ortografia convencional. Revisar seus próprios textos com e sem ajuda do professor. Língua oral Debater utilizando a réplica e tréplica. Intervir sem sair do assunto tratado. Números e operações: Efetuar multiplicação, tendo por multiplicador um número com um algarismo. Dividir os algarismos até 90, tendo uma unidade no divisor. Aplicar os conceitos de lucro e prejuízo em situaçãoproblema. Grandezas e medidas Criar e resolver situaçãoproblema de troca de unidades monetárias envolvendo cédulas e moedas. Utilizar procedimentos para comparar, entre si, grandezas como comprimento, massa e capacidade, utilizando CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa Gramática: Revisão Gramatical. Ortografia: Revisão Ortográfica. Produção de texto: Textos Publicitários: Finalidade do gênero. Estruturação de texto, iniciais maiúsculas, pontuação e concordâncias. Matemática Multiplicação x8 e x9. Divisão (situações-problema). Sistema Monetário. Revisão dos sistemas de medidas.

19 estratégias pessoais. Ambiente: Reconhecer a necessidade de proteção ao meio ambiente. Relacionar a coleta do lixo e a reciclagem à uma condição de vida mais consciente. Concluir que a poluição ambiental está relacionada à destruição das espécies. História local e do cotidiano: Comparar diferentes épocas, identificando permanências e mudanças no sistema monetário brasileiro. Relações Sociais Estabelecer relações entre áreas centrais e áreas periféricas do município. Identificar as relações entre áreas produtoras e consumidoras. Diferenciar consumismo de consumo, refletindo sobre a necessidade do ter de maneira excessiva. Mostrar que é possível se divertir e ao mesmo tempo refletir sobre as influências exercidas pela sociedade capitalista. Interpretar, improvisar e compor demonstrando alguma capacidade ou habilidade. Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. Ciências Lixo (coleta de lixo). Poluição ambiental. História A história do Sistema Monetário Brasileiro. Geografia Relação campo/cidade. Consumismo X consumo Confecção de brinquedos, a partir de sucatas. Arte Popular. PRODUTO FINAL DO TEMA SOCIEDADE E CONSUMO Produção de um Livro de Alerta ao Consumidor.

20

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 10/03 Inglês Unidades 1 e 2 (Páginas 4 a 22) Unidade 1 - Eu e todas as crianças (Páginas 10 a 28) 14/03 História Unidade 1 - Brinquedos e brincadeiras (Páginas 10 a 21) 17/03

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C/D

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C/D 1º Ano Fundamental A/B/C/D Dias Data 1º ano QUINTA 09/06 / HISTORIA SEXTA 10/06 INGLES SEGUNDA 13/06 MATEMATICA TERÇA 14/06 LINGUA PORTUGUESA QUARTA 15/06 CIENCIAS QUINTA 16/06 / EDUCAÇÃO ARTISITICA LÍNGUA

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências Vogais minúsculas e maiúsculas / Encontros vocálicos / Alfabeto minúsculo / Interpretação de texto / Família

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS: DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre )

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre ) 2º ano Manhã Professora: Margarete A Terra, o Sol e a Lua Os dias e as noites Variações do tempo Seres vivos e não vivos Estados Físicos da água Livro páginas 08 a 13 Carnaval Dia Internacional da Mulher

Leia mais

MÊS: Janeiro/ Fevereiro ANO: 2010 TEMA: Identidade

MÊS: Janeiro/ Fevereiro ANO: 2010 TEMA: Identidade MÊS: Janeiro/ Fevereiro ANO: 2010 TEMA: Identidade Prática de leitura Ler com fluência, ritmo e entonação. Identificar elementos coesivos de textos. Inferir temas a partir de gêneros textuais. Localizar

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE AM 2 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura e interpretação de: - Imagem. - Poema. Acento circunflexo Gramática páginas 67 a 70. Ortografia s ss Gramática páginas 71 a 75. Acento til Gramática páginas 76

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Inferir informações implícitas nos diferentes textos. (Texto poético) 2 Identificar a finalidade de textos que foram construídos em diferentes

Leia mais

TEMA: Identidade MÊS: Janeiro e Fevereiro ANO: 2010

TEMA: Identidade MÊS: Janeiro e Fevereiro ANO: 2010 TEMA: Identidade MÊS: Janeiro e Fevereiro ANO: 2010 HABILIDADES / EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura: Ler em voz alta, com fluência, diferentes tipos de textos. Identificar informações implícitas

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA 1º MÓDULO 12 pontos 2º MÓDULO 15 pontos MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA PORTUGUÊS 21/10 27/11 CIÊNCIAS 23/10 29/11 6ª feira 25/10 2/12 2ª feira PORTUGUÊS 28/10

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

Conteúdos para estudar 2º bimestre

Conteúdos para estudar 2º bimestre ENSINO FUNDAMENTAL I 1º ao 5º ano Conteúdos para estudar 2º bimestre 1 ANO A e B Separação de silabas Ordenação de frases Silabas: ba, bi, bo, ca, da, de, do, la, lu, fo e na. Ciências (animais) Vertebrados,

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

PLANO SEMANAL DE 25 A 29 DE ABRIL PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 25 A 29 DE ABRIL PRÉ-ESCOLA I SEGUNDA FEIRA (25)

PLANO SEMANAL DE 25 A 29 DE ABRIL PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 25 A 29 DE ABRIL PRÉ-ESCOLA I SEGUNDA FEIRA (25) PLANO SEMANAL DE 25 A 29 DE ABRIL PRÉ-ESCOLA I Arte: Desenho livre. Português (2): Atividade Avaliativa Linguagem. Conteúdo - Coordenação motora. As vogais, Projeto de leitura, Encontros vocálicos. Matemática

Leia mais

Novembro. Áreas Curriculares. Propostas de Operacionalização

Novembro. Áreas Curriculares. Propostas de Operacionalização Áreas Curriculares Conteúdos Novembro Propostas de Operacionalização Língua Portuguesa Compreensão Oral Expressão Oral Leitura Escrita Conhecimento Explícito da língua Ler textos de diferentes tipos; Responder

Leia mais

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 Participação dos Alunos das Redes Municipais Ano/Série Nº de Alunos % de Participação 2º EF 179.705 90,1 3º EF 181.160 90,2 Nº Escolas Nº

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO 1.º ciclo LETIVO 2016/2017 APOIO AO ESTUDO -Conhecer-se a si mesmo; -A importância do ambiente de estudo; -Conhecer as regras da escola setembro/ outubro -Sentido estético dos trabalhos -Identificar

Leia mais

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122).

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). COLÉGIO E CURSO ALMIRANTE TAMANDARÉ CONTEÚDO DAS APS2 Conteúdos 2º Ano Livro Buriti Unidade 3: No ambiente tudo acontece. Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). Livro Linguagens

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ

ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ INTERPRETAÇÃO TEXTUAL; SEPARAÇÃO SILÁBICA; PADRÕES SILÁBICOS: R, RR, S, SS, OR, AS, CI, GI, OL, NA, AM, QUA, QUI PÁGS. 124 A 175. OS MEIOS

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI ERRATA 001 A presente ERRATA é ora levado a efeito, para retificar parcialmente o Edital. A COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO torna público, para conhecimento e esclarecimento dos interessados,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 02 03 04 Prova de Artes: Audição e Percepção de sons. 05 06 07 08 09 10 11 Prova de Português: Travessão, Parágrafo, título, Letra Maiúscula. 12 13 14 15 16 17 18 Prova de

Leia mais

Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Cronograma de Avaliações 2º ano B P1 2º Bimestre 2016

Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Cronograma de Avaliações 2º ano B P1 2º Bimestre 2016 de Cidade Ademar Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Português 02/05 09/05 Leitura e interpretação p 73, 75 e 76 Produção de texto p. 63. Ortografia escreva corretamente p 31 a 35.

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIRETORA: PROFESSORA: ALUNO (A): Nº TURMA:

Leia mais

Programação Anual. Ensino Fundamental. 2 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos) Língua Portuguesa... 1. Matemática... 5. Ciências Naturais...

Programação Anual. Ensino Fundamental. 2 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos) Língua Portuguesa... 1. Matemática... 5. Ciências Naturais... Programação Anual Ensino Fundamental 2 o Ano (Estruturada por Eixos Temáticos) Língua Portuguesa... 1 Matemática... 5 Ciências Naturais... 9 História... 11 Geografia... 12 Ciências Sociais... 13 Arte...

Leia mais

PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I

PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I Arte: Pintura Livre Música borboletinha. (Livro Atividade Lúdica). Português (2):As vogais. (Atividade no Livro e no caderno). Matemática (2):

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

Expectativas de aprendizagem Organização e participação A B

Expectativas de aprendizagem Organização e participação A B PROFESSOR: Eloise J. Guazzelli 4 º ANO A DISCIPLINA: Artes Plásticas Epectativas de aprendizagem 4º bi Relativiza as leituras de obras percebendo subjetividades. Identifica contetos culturais e sociais

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 8 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ANO : 4.º ANO LECTIVO: 2007/ 2008 PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA COMPETÊNCIAS GERAIS 1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

1 o ano A e B. Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português. 2 o ano A e B. Inglês Ciências Matemática Português História/Geografia

1 o ano A e B. Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português. 2 o ano A e B. Inglês Ciências Matemática Português História/Geografia 1 o ano A e B Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português SERES VIVOS SERES NÃO-VIVOS ANIMAIS MAMÍFEROS AQUÁTICOS TERRESTRES TABELA ABAIXO NOITE E DIA DIAS DA SEMANA MANHÃ, TARDE E NOITE. NUMERAIS

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS REFERENCIAL DE LINGUAGEM A B C D E ESCRITA NÍVEL DA PALAVRA DESCRIÇÃO DOS SABERES OBJETIVOS

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações. avaliação

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações. avaliação Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Educação Religiosa Professor (a) Ir. Maria do Carmo Ir. Maria do Carmo

Leia mais

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a livre / ORAÇÃO DO DIA: Ave Maria / CANÇÃO DO DIA: Bom Dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira do

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Verbos ( Modo Indicativo), 1ª, 2ª e 3ª Conjugação Uso dos porquês Pontuação Elementos da narrativa Análise textual

Leia mais

CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º ANO Projeto A: Eu sou assim... Minhas fantasias Quem sou eu? Projeto B. Unidade 1: Verso, estrofe e rima. Unidade 2: Rima. Unidade 3: Repetição de palavras.

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO. EIXO METAS 1º bimestre METAS 2º bimestre METAS 3º bimestre

PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO. EIXO METAS 1º bimestre METAS 2º bimestre METAS 3º bimestre ORALIDADE PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO METAS 3º bimestre Construir um discurso claro, refletindo a organização de seu pensamento e conhecimentos prévios, defendendo seu ponto de vista com argumentação

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 3º ano Professores: todos os docentes do 3º

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

I UNIDADE II UNIDADE III UNIDADE IV UNIDADE

I UNIDADE II UNIDADE III UNIDADE IV UNIDADE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 3º ANO - PROFESSORA AGNALDA COELHO DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / MATEMÁTICA /HISTORIA / CIÊNCIAS /GEOGRAFIA /RELIGIÃO. PORTUGUÊS REDAÇÃO Alfabeto e ordem alfabética Silabas e

Leia mais

PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ESCOLA MUNICIPAL PROFº AUGUSTO CHAMPLONI CRE - LIBERDADE CICLO DE APRENDIZAGEM I PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Salvador- Ba 2008 ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AUGUSTO CHAMPLONI CICLO DE APRENDIZAGEM

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁT DE ESRT PRÁT DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 2º NO 1º BMESTRE EXO ONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos rgumentação e adequação da Relatos de experiências vivenciadas Gêneros textuais: cantigas

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Estevam / Iâncor/Ronaldo

Estevam / Iâncor/Ronaldo Biologia 3ª Estevam / Iâncor/Ronaldo 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma escrita e oral, símbolos, códigos e nomenclatura

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Leia mais

HORÁRIO DAS VERIFICAÇÕES

HORÁRIO DAS VERIFICAÇÕES 5º ANO A e B. Disciplinas Narrativas: Lendas (livro págs. 130 e 131) Estudar também pelo caderno. A guerra do Paraguai; O fim da monarquia; Revisando (livro págs. 60 a 63; 64 a 71, 74 e 75); Estudar também

Leia mais

Capítulo 1 (Vocabulário: BOY, GIRL) Capítulo 2 (Colors)

Capítulo 1 (Vocabulário: BOY, GIRL) Capítulo 2 (Colors) ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Rua Guaraná, Quadra E 11 Nº 01 - Ouro Preto - Olinda - PE Telefax: 3429-4772 - E-mail: escola_ensc@uol.com.br Site: www.enscweb.com.br 45 anos, educando de perto para

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

Rio, 10/09/12 Circular n 116/12. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ)

Rio, 10/09/12 Circular n 116/12. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ) Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ) 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira Est. Sociais 1. Em caso de falta a uma ou mais provas, o aluno deverá requerer

Leia mais

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2013 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

Maternal 1, 2, 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Período Integral www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EscolaEthos www.facebook.com/ethosmg Rua Ephrem Macedo, 466, Sta. Helena Cel. Fabriciano

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FEVEREIRO/MARÇO - 2016 (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FEVEREIRO/MARÇO - 2016 (MATUTINO) (MATUTINO) 3º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Alfabeto / Letras maiúsculas e minúsculas / Ordem alfabética / Sílabas ( separação e classificação). Assim eu aprendo: págs. 09 a 11/ 14 e 15 / 33 a 36.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL RODOLFO TRECHAUD CURVO RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA DA DONA BARATINHA DE ANA MARIA MACHADO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL RODOLFO TRECHAUD CURVO RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA DA DONA BARATINHA DE ANA MARIA MACHADO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESCOLA MUNICIPAL RODOLFO TRECHAUD CURVO RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA DA DONA BARATINHA DE ANA MARIA MACHADO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA Professoras: Márcia Cristiane Ribeiro; Maria Aparecida Domingos; Maria

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Cultura Clássica 04 Estudo da cultura das civilizações clássica em suas diversas fases, tendo em vista reflexões sobre a

Leia mais

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Projeto Presente! Formação / História 1 A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Texto 1 Cássia Marconi Ricardo Dreguer Os documentos são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º SEMESTRE- ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º SEMESTRE- ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO Da: Coordenação Segmento II Para: Srs. pais e/ou responsáveis Assunto: Eixos temáticos COMUNICADO Educar é promover o outro em sua totalidade. (Madre Clélia Merloni) Palmas, 27 de agosto 2012. Srs. Pais

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Ensino Fundamental 2º ano

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Ensino Fundamental 2º ano Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Ensino Fundamental 2º ano Ciências 2º ano Ensino Fundamental Organizar situações de aprendizagem que envolva observação da existência dos recursos naturais

Leia mais

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS 1º BIMESTRE 1- Comunicação 2- Alfabeto: Vogais Consoantes - Ordem alfabética 3- Sílaba - separação - classificação 4- Encontro vocálico: ditongo tritongo -

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAERJINHO GEOGRAFIA 5 ANO HABILIDADE Descrição Identificar a posição de objetos em relação a outros objetos utilizando as referências de esquerda, direita,

Leia mais