CAPÍTULO 4 p.60. REINO PROTISTA - Protozoários e Algas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 4 p.60. REINO PROTISTA - Protozoários e Algas"

Transcrição

1 CAPÍTULO 4 p.60 REINO PROTISTA - Protozoários e Algas Quais as características gerais dos Protozoários e das Algas? Que protozoários causam doenças no ser humano? A descoberta da doença de Chagas A doença de chagas foi descoberta em 1909 por Carlos Chagas; Ele descobriu o protozoário (Trypanosoma Cruzi) ao fazer um exame de sangue em uma menina doente. O nome cruzi é uma homenagem ao cientista brasileiro Oswaldo Cruz. REINO PROTISTA Reunia, inicialmente, os seres unicelulares eucariontes como os protozoários (heterótrofos) e as algas unicelulares (autotróficas). Depois, passou a abrigar todas as algas (uni e pluricelulares). Protozoários: unicelulares Algas: uni e pluricelulares 1) PROTOZOÁRIOS Habitam os mais variados ambientes (água e solo) com vida livre ou em associações c/ outros seres como o parasitismo, o comensalismo e o mutualismo. Em condições desfavoráveis alguns podem adotar a forma de cistos. Qdo. as condições tornam favoráveis voltam a forma ativa. Principais grupos dos protozoários de acordo com o tipo de locomoção Protozoários rizópodes: deslocam-se e obtém alimento por meio de pseudópodes. Protozoários flagelados: deslocam-se e obtém alimento por meio de flagelos. Protozoários ciliados: deslocam-se e obtém alimento por meio de cílios. Protozoários esporozoários: não possuem estruturas para o deslocamento; obtém alimento por absorção ou pinocitose. 1. PROTOZOÁRIOS C/ PSEUDÓPODES Um exemplo é a ameba ela é capaz de reagir a estímulos por meio de pseudópodes, expansões citoplasmáticas com as quais se aproxima do alimento, engloba por fagocitose e digere em vacúolos c/ enzimas digestivas. Além das amebas, são protistas com pseudópodes os: a) Heliozoários b)radiolérios c)foraminíferos São encontradas em águas salgadas e doces possuem carapaça de sílica ou carbonato de cálcio (esqueleto ou concha). Em alguns desses protozoários a eliminação do produtos tóxicos ocorre por difusão, mas outros possuem vacúolo contrátil ou pulsátil, principalmente os de água doce, pois, sendo hipertônico em relação ao meio, absorvem muita água por osmose e por meio desse vacúolo ele elimina o excesso de água e excretas.

2 Reprodução A forma mais comum de reprodução dos amebóides é a assexuada, que ocorre em geral por divisão binária e em certos casos por divisão múltipla. Nutrição As amebas podem viver alimentando-se apenas de detritos e bactérias. Mas algumas podem parasitar o ser humano. Um exemplo de protozoário com pseudópodes parasita do homem é a Entamoeba histolytica que provoca a AMEBÍASE. AMEBÍASE Agente: Entamoeba histolytica Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados. Sintomas: diarréias intensas, com muco e sangue. Profilaxia: implementar saneamento básico e higiene pessoal (beber água fervida ou filtrada, lavar bem frutas e verduras. 2. PROTOZOÁRIOS COM CÍLIOS São dotados de cílios (protozoários ciliados) filamentos de estrutura idêntica aos flagelos, mas menores e mais numerosos. Alimentação dos ciliados O paramécio, possui um ponto fixo p/ ingerir alimento, o suco oral, coberto de cílios que movimentam a água e arrastam o alimento p/ uma abertura o cistótoma. Forma-se então, vacúolos digestivos, nos quais o alimento é digerido e absorvido. Os restos são eliminados pelo citoprocto ou citopígio. Como muitos ciliados, o paramécio, possui 2 núcleos: macronúcleo, de tamanho maior, responsável pelo controle do metabolismo; micronúcleo, envolvido na reprodução por conjugação. Além disso, os ciliados realizam reprodução assexuada por divisão binária. Reprodução assexuada: divisão binária transversal Reprodução sexuada: conjugação Modo de vida: Parasita - Ex.Balantidium coli (Balantidiose) Vida livre (maioria) vivem na água doce, no mar e em terrenos úmidos Ex. Paramecium sp. 3. PROTOZOÁRIOS COM FLAGELOS São portadores de um ou + flagelos que funcionam na locomoção e na captura de alimentos (protozoários flagelados). Modo de vida: Vida livre (vivem na água) Parasitas Ex. Trypanosoma Cruzi Associação mutualística. Ex. Triconympha x cupim e barata. A tricoynpha vive no intestino desses insetos digerindo a celulose ingerida por eles. Reprodução Os protozoários flagelados reproduzem se por divisão binária longitudinal. 4. PROTOZOÁRIOS SEM ORGANELAS DE LOCOMOÇÃO (Esporozoários) Desprovidos de estruturas de locomoção. São todos parasitas intracelulares.

3 A entrada na célula é feita com o auxílio de um conj. de organelas (complexo apical) daí chamarem Apicomplexa ou Esporozoários. Reprodução A reprodução dos esporozoários é assexuada, por divisão múltipla ou esquizogonia. Em muitas espécies (plasmódio) ocorre a alternância entre reprodução assexuada e reprodução sexuada. VÍDEOS: Vida dos ciliados (2:30) Paramecium dividindo (3:21) Trypanosoma (0:46) Paramecium (0:52) Amoeba endocitose (1:02) 2) DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS Nem todos os protozoários são para-sitas, entretanto muitos causam problemas de saúde para o ser humano. Vejamos algumas dessas doenças: Doença de Chagas, Doença do Sono, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Tricomoníase, Giardíase, Malária e Toxoplasmose. DOENÇA DE CHAGAS AGENTE: Trypanosoma cruzi TRANSMISSÃO: picada dos percevejos triatomíneos, Triatoma infestans e outras espécies, conhecidos como barbeiro, chupança e outros. O barbeiro contrai o protozoário de animais silvestres como tatu, gambá, macaco, ou pessoas doentes (reservatórios naturais). O protozoário sai pelas fezes do barbeiro e penetra pelo orifício da picada, ao coçar o local a vítima facilita sua penetração. SINTOMAS: O doente pode morrer por insuficiência respiratória. Estima-se que existam 3 milhões de brasileiros portadores do protozoário. Nem todos os infectados desenvolvem a doença. Ela pode se manifestar muitos anos após o contato. PROFILAXIA: construir casas de alvenaria; tratar os doentes; usar inseticidas; usar telas em portas e janelas. VÍDEOS: Matéria Inseto Barbeiro (Duração 3:48) Doença de Chagas (Duração - 2:49) DOENÇA DO SONO AGENTE: Trypanosoma brucei (duas subespécies). TRANSMISSÃO: picada da mosca Glossina palpalis (tsé-tsé). SINTOMAS: o protozoário invade o sis-tema nervoso e provoca uma sonolên-cia contínua e um enfraquecimento do corpo que acaba levando à morte (África). Nunca registrada no Brasil. LEISHMANIOSE TEGUMENTAR Úlcera de Bauru AGENTE: Leishmania braziliensis TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos da família flebotomíneos e do gênero Lutzomya (mosquito-palha ou birigui) que se infectam ao picar pessoas contaminadas.

4 O protozoário penetra no indivíduo pela saliva que o mosquito injeta na hora da picada (evitar a coagulação do sangue). SINTOMAS: No fim de alguns dias, aparece uma lesão na pele; mais tarde o parasita espalha-se e causa lesões na boca, nariz e faringe. PROFILAXIA: combater o mosquito (vetor); uso de telas ou cortinados; construção de casas a mais de 100m das matas, pois o mosquito tem voo curto. Se tratada a tempo há regres-são das lesões. LEISHMANIOSE VISCERAL - CALAZAR AGENTE: Leishmania chagasi TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos do gênero Lutzomya (mosquito-palha ou birigui) que se infectam ao picar vertebrados. SINTOMAS: febre, anemia e aumento do baço. Se não for tratada pode levar à morte. VÍDEOS: Leishimaniose - (Duração 1:40) Leishimaniosis (espanhol) - (Duração - 7:03) TRICOMANÍASE AGENTE: Trichomonas vaginalis TRANSMISSÃO: contato sexual com portador, uso de sanitários e roupas. SINTOMAS: na mulher provoca inflamações na uretra e vagina, que elimina um líquido branco ou amarelado. Pode tb provocar inflamações no homem, que em geral não apresenta sintomas, mas pode transmitir. PROFILAXIA: usar camisinha, tomar cuidado ao usar sanitários (eles sobrevivem em ambientes úmidos por até 6 horas). GIARDÍASE AGENTE: Giardia lamblia TRANSMISSÃO: ingestão de água e alimentos contaminados. SINTOMAS: infecções no intestino delgado e diarréias que podem provocar desidratação (graves). PROFILAXIA: implementar saneamento básico e medidas de higiene. MALÁRIA, EMPALUDISMO, MALEITA OU SEZÃO AGENTE: Plasmodium sp TRANSMISSÃO: picada da fêmea do mos-quito do gênero Anopheles (mosquito-prego). SINTOMAS: A ruptura das hemácias pro-voca no doente febre alta, com tremores e grande sudorese. Além dos danos no fígado, há anemia (cansaço, desânimo, fala de ar). A gravidade depende da espécie do esporozoário: Plasmodium vivax: a febre retorna a cada 48h (febre terçã benigna). Plasmodium malarie: a febre retorna a cada 72h (febre quartã benigna). Plasmodium faciparum: o intervalo varia de 36 a 48h (pode haver comprometimento do cérebro e anemia grave). Ciclo de vida do Plasmodium Na picada com a saliva do inseto penetra tb formas de pasmódio esporozoítos, que pelo sangue chegam ao fígado ou baço e reproduzem-se (esquizogonia). Nesses órgãos produzem os merozoítos, que invadem as hemácias, onde crescem e sofrem divisões e acabam por arrebentá-las. Os merozoítos liberados no sangue, invadem outras hemácias que tb são destruídas. Depois de algum tempo, aparecem nas hemácias os gametócitos, que se forem ingeridos pelo mosquito originam gametas e ocorrerá a fecundação produzindo o oocinete, que se fixa e forma o oocisto, este por

5 divisão múltipla (esporogonia) formará os esporozoítos que poderão infectar outras pessoas ao ser em picadas Hospedeiro Definitivo: indivíduo onde ocorre a reprodução sexuada do protozoário (mosquito). Hospedeiro Intermediário: indivíduo onde ocorre a reprodução assexuada do parasita (homem). PROFILAXIA: Eliminar criadouros do mosquito (não deixando água acumulada); Usar inseticida (insetos adultos). Usar larvicidas e drenagem (larvas). Colocar telas em portas e janelas e cortinados na cama. Cuidado nas transfusões de sangue. VÍDEO: Malária (Duração - 2:47) TOXOPLASMOSE AGENTE: Toxoplasma gondii TRANSMISSÃO: ingestão de cistos do parasi-ta presentes nas fezes de gatos, nos pelos, areia, além de carne crua ou malcozida. SINTOMAS: geralmente é assintomática, mas às vezes há febre e aumento dos linfonodos. Em geral desaparece sem consequências, mas pode haver lesão nos olhos e outros órgãos. Pode ser grave em gestantes, afetando o sistema nervoso do feto. Profilaxia: evitar consumir carne mal cozida; não beijar animais, nem deixar lamber o rosto; alimentar os animais com alimentos cozidos ou ração. lavar as mãos depois de contato com animais; antes de engravidar realizar o exame. ATIVIDADES Protozoários 1. Quais as principais características dos Protozoários?(2) 2. Indique o modo de locomoção e um representante de cada um dos grupos de protozoários: a) Rizópodes (1): b) Ciliados (1): c) Flagelados (1): d) Esporozoários (1): 3. Apresente qual o agente infectante e a que grupo pertence os protozoários que provocam as seguintes doenças: a) Amebíase: b) Doença de Chagas: c) Leishmaniose tegumentar: d) Tricomaníase: e) Giardíase: f) Malária: 3. Apresente os principais sintomas das protozoonoses abaixo: a) Amebíase (2): b) Doença de Chagas (2): c) Leishmaniose tegumentar (2): d) Tricomaníase (2): e) Giardíase (2): f) Malária (2): RESPONDER NO CADERNO As questões do ENEM (p. 81)

6 REINO PROTISTA p. 68 ALGAS planta marinha Podem ser unicelulares ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Vivem na água doce ou salgada e em ambiente úmido. Fazem fotossíntese (autotróficas) e possuem cloroplastos c/ clorofila e outros pigmentos. Sua reprodução é basicamente assexuada por divisão binária, embora algumas realizam reprodução sexuada. O corpo da algas pluricelulares é formado por um talo, isto é, um conjunto de células no qual não se distingue tecidos ou órgãos típicos. As algas microscópicas fazem parte de uma comunidade que flutuam na água levados pelas correntes aquáticas o PLÂNCTON. o As algas formam o fitoplâncton (produtores da cadeia alimentar); o Os heterótrofos como protozoários, microcrustáceos e larvas, formam o zooplâncton. PRINCIPAIS GRUPOS DAS ALGAS 1. Euglenófitas 2. Bacilariófitas 3. Dinoflageladas 4. Algas Verdes ou Clorofíceas 5. Algas Pardas ou Feofíceas 6. Algas Vermelhas ou Rodofíceas 1. EUGLENÓFITAS Unicelulares. Possuem flagelos e vacúolo contrátil. Nos cloroplastos há clorofila a e b e carotenóides. Gênero mais comum: Euglena Havendo luz realiza fotossíntese, caso contrário, realiza nutrição heterotrófica. Possuem estigma (orienta p/ áreas iluminadas). Reprodução: divisão binária longitudinal. 2. BACILARIÓFITAS Unicelulares podendo formar colônias. Representante: Diatomáceas (fitoplâncton). Possuem clorofila a e c, carotenóides e ou-tros pigmentos que lhe dão a cor dourada. Reprodução: assexuada, por bipartição, ou sexuada, com produção de gametas. A carapaça das diatomáceas é impregnada de sílica, formando um estrutura rígida com duas metades (valvas) que se encaixam uma na outra. Os depósitos dessas carapaças formam uma terra muito fina (terra das diatomáceas) usadas como abrasivo em polidores e pasta de dente. 3.DINOFLAGELADOS DINÓFITAS/PIRRÓFITAS Unicelulares. Apresentam dois sulcos em forma de cinta, cada um com 1 flagelo flagelado que roda = dinoflagelados. É tb conhecido por pirrófitas devido a cor avermelhada de algumas delas. Assim como as diatomáceas são importantes representantes do plâncton marinho e de água doce. Alguns dinoflagelados, com o Noctiluca, apresentam bioluminescência (luminosidade nas ondas do mar à noite) ; Outras vivem no interior de corais, anêmonas e águas-vivas (a alga fornece alimento e recebe abrigo).

7 Reprodução: divisão binária Provocam a maré vermelha. MARÉ VERMELHA O aumento excessivo da população de algas, principalmente de dinoflagelados, provoca um desequilíbrio ecológico conhecido como maré vermelha, pois a água adquire coloração avermelhada (e tb de outras cores), por isso o fenômeno é tb chamado de floração de algas nocivas. O fenômeno pode ser provocado por alterações na salinidade ou excesso de sais minerais originados do esgoto do homem. O aumento da população de algas é seguida da morte delas em grande escala. Dependendo da sp são liberadas subst. tóxicas que envenenam e matam milhares de seres aquáticos. A ingestão de peixes e moluscos contaminados pode contaminar o homem. 4. ALGAS VERDES - CLOROFÍCEAS A cor verde da clorofila predomina sobre os demais pigmentos. Possuem clorofila a e c, carotenóides, parede celular de celulose e reserva de amido. Unicelulares e pluricelulares. São + frequentes na água doce e no mar, algumas vivem em rochas, troncos de árvores (liquens), gelo, neve, etc. Algumas espécies formam os liquens (associação mutualística entre fungo + alga) No litoral brasileiro é comum encontrar a clorofícea Ulva Alface-do-mar 5. ALGAS PARDAS - FEOFÍCEAS Todas pluricelulares e marinhas. Possuem clorofila a e c, carotenóides, principalmente fucoxantina (marrom). Na parede celular há celulose, alginas e alginatos (espessante p/ sorvetes, cre-mes dentais, pudins, etc.) Substância de reserva: laminarina Corpo apresenta partes que assemelham-se às plantas: rizóide, caulóides, filóides. 6. ALGAS VERMELHAS - RODOFÍCEAS Possuem carotenóides, clorofila a, ficoe-ritrina e ficobilina (vermelho). Subst. de reserva: amido das florídeas. Maioria pluricelulare e, marinhas. Na parede celular há celulose, carregenina (estabilizante de sorvetes) e ágar (cultura de bactérias, cápsulas de medicamentos, cosméticos e outros). Algumas são usadas na alimentação (nori) e no preparo do sushi. IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Ricas em sais minerais e vitaminas A, C e B, são usadas como alimento (China e Jaspão), fonte p/ dar consistência a alimentos e cosméticos, além de adubo. Algumas são usadas p/ eliminar excesso de esgoto em estações de tratamento de água. Produzem em torno de 90% do O 2. Base de alimentação animais aquáticos. REPRODUÇÃO NAS ALGAS VERDES, PARDAS E VERMELHAS 1) REPRODUÇÃO ASSEXUADA: a) Algas Unicelulares: Bipartição (divisão binária) b) Algas pluricelulares: - Fragmentação do talo: uma porção é separada do corpo e forma um novo indivíduo. - Esporulação: forma esporos chamados zoósporos que se libertam e nadam até atingir locais favoráveis então se fixam e cada zoósporo origina um novo talo.

8 2) REPRODUÇÃO SEXUADA - São encontrados 3 tipos de ciclos reprodutivos: DIPLONTE: O indivíduo adulto é diplóide e pro-duz gametas haplóides por meiose. HAPLONTE: O adulto é haplóide e forma game-tas haplóides por mitose. HAPLONTE-DIPLONTE: forma-se indivíduos ha-plóides e diplóides alternadamente. Ocorre alternância da reprodução sexuada e assexuada. OBS.: Esse ciclo é encontrado em muitas algas e nas plantas terrestre. ATIVIDADES - ALGAS 1) Cite as características básicas das algas.(3) 2) Anote 3 fatos que demonstrem a importância das algas p/ o ser humano. (4) 3) Apresente um representante e anote o tipo de pigmento de cada um dos grupos abaixo: a) Euglenófitas: b) Bacilariófitas: c) Dinoflagelados: d) Clorofíceas: e) Feofíceas: f) Rodofíceas: Resolver no caderno Compreendendo o texto - 1 a 6 (p. 76 e 77) Refletindo e concluindo - Testes - 1 a 6 (p. 77 e 78) ATIVIDADE PRÁTICA: Observando protozoários

Protozoários. Biologia

Protozoários. Biologia Protozoários Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas Divididos de acordo

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Link para acessar a Apresentação e o Capítulo do Livro REINO PROTOCTISTA Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Protozoários. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio. Profa. Mestre Camila Regina do Vale.

Protozoários. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio. Profa. Mestre Camila Regina do Vale. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio Protozoários Goiânia-GO 2016 Protozoários - primeiros animais Ameba, tripanossomo, giardia, paramécio, plasmódio, toxoplasma. Eucariontes

Leia mais

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Protozooses Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Conceitos Agente etiológico: é o causador da doença. (Trypanossoma cruzi, Ancylostoma duodenale); Vetor: é o agente transmissor de uma parasita. (Triatoma

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE Pág. 47 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE Pág. 44 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

ZOOLOGIA - REINO PROTISTA

ZOOLOGIA - REINO PROTISTA ZOOLOGIA - REINO PROTISTA http://biomuseu.blogspot.com/2009/10/cladograma-reino-animal.html REINO PROTISTA Unicelulares Multicelulares Eucariotos Autótrofos (algas) ou Heterótrofos (protistas) Aeróbicos

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Página 1 de 6

PROTOZOÁRIOS. Página 1 de 6 1. (Ueg 2016) Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE Pág. 37 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Aul u a l a 0 4 0 4 Rei e n i o n o P r P ot o i t s i ta t a Dannubia Bastos

Aul u a l a 0 4 0 4 Rei e n i o n o P r P ot o i t s i ta t a Dannubia Bastos Aula 04 Reino Protista Dannubia Bastos Reino protista Algas e protozoários Alguns se assemelham às plantas porque são capazes de realizar a fotossíntese; outros ingerem o alimento como os animais Mais

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4 Pág. 41 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários Protozoários Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas

Leia mais

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS PROTOZOÁRIOS REINO PROTOCTISTA UNICELULARES e HETERÓTROFOS. PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS Estrutura celular REINO PROTOCTISTA (PROTISTA). EUCARIOTOS (célula animal) e UNICELULARES. HETERÓTROFOS. Nutrição:

Leia mais

Reino Monera. Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj

Reino Monera. Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj Reino Monera Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj Características O Reino Monera é formado por seres vivos unicelulares. Inclui as bactérias e as cianofíceas (algas azuis). A estrutura da célula desses

Leia mais

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Reino Protista ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Unicelulares e Pluricelulares Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares Não possuem tecidos

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

Cianobactérias e algas

Cianobactérias e algas Cianobactérias e algas Local em que a vida surgiu Ambiente aquático Vantagens de viver na água Água é mais densa que o ar evita gastos com sistemas de sustentação Estabilidade térmica Solvente universal

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A

Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A Disciplina de Parasitologia Veterinária PROTOZOÁRIOS DE INTERESSE MÉDICO VETERINÁRIO CLASSIFICAÇÃO E

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Eucarióticos, fotossintetizantes, uni ou multicelulares. Vivem no mar, em água doce e em terra firme, sobre superfícies úmidas. As algas microscópicas são abundantes nas camadas

Leia mais

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes.

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo Reino Protista Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. Estão

Leia mais

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas Reino Protista Protozoários rios Microalgas Macroalgas I. Protozoários: rios:. Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (sem valor taxonômico).. Classificação conforme estrutura locomotora.

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares REINO PROTOCTISTA - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares - Organismos unicelulares heterotótrofos: protozoários Prof. Ana

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO PROTOZOÁRIOS CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO CARACTERÍSTICAS PROTOZOA primeiro animal Descreve sua forma animal de nutrição (digestão

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

Aula de hoje: Bacillariophyta e Phaeophyta: endosimbiose secundária de uma Rodophyta

Aula de hoje: Bacillariophyta e Phaeophyta: endosimbiose secundária de uma Rodophyta Aula de hoje: Bacillariophyta e Phaeophyta: endosimbiose secundária de uma Rodophyta 2 Paulinella Mallomonas 4 1 1 diferentes pigmentos nos cloroplastos 2 Porphyridium 4 3 3 Bacillariophyta Phaeophyta

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Algas As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

REINO MONERA. Prof. André Maia COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS. Considerações do Professor

REINO MONERA. Prof. André Maia COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS. Considerações do Professor REINO MONERA Prof. André Maia REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES Considerações do Professor No reino Monera encontramos as bactérias e as cianobactérias. Dos

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte II Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários eucariontes, unicelulares e heterótrofos

Leia mais

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO Pertencentes ao Reino Protista, juntamente com os protozoários. O termo Alga, é empregado como designação coletiva, sem valor taxonômico. Fotossintetizantes

Leia mais

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima Protozoários: Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Reino

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Classificados conforme estrutura locomotora em:

Classificados conforme estrutura locomotora em: Os Protozoários Reino Protoctista Classificados conforme estrutura locomotora em: Sarcodíneos ou Rizópodes: locomovem-se por pseudópodos; Zoomastigóforos ou Flagelados: locomovem-se por flagelos; Ciliados:

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Apresentam variadas formas, processo de alimentação, reprodução e locomoção De acordo com a estrutura de locomoção Sarcodina

Leia mais

BA.04: Reino Protista BIOLOGIA

BA.04: Reino Protista BIOLOGIA 1. (FUVEST) ATIVIDADES a) Qual a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos? b) O que são marés vermelhas e quais as algas envolvidas nesse fenômeno? 2. (FEI SP) A fotossíntese

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Algas Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas pro/uni/autó); Reino Protista exclusivamente

Leia mais

REINO PROTISTA. Protistas. Filo Myxomycota Filo Dictyosteliomycota Filo Oomycota. Protista heterotróficos

REINO PROTISTA. Protistas. Filo Myxomycota Filo Dictyosteliomycota Filo Oomycota. Protista heterotróficos REINO PROTISTA Protistas Protista heterotróficos Filo Myxomycota Filo Dictyosteliomycota Filo Oomycota Protistas fotossintetizantes (algas) Filo Euglenopyta Filo Cryptophyta Filo Rhodopyta Filo Dinopyta

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS ALGAS CARACTERÍSTICAS GERAIS Unicelulares ou pluricelulares. Microscópicos ou macroscópicos. Coloração variável. Vivem em diferentes tipos de ambientes: lagos, rios, solos úmidos, cascas de árvores, mas

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

Reprodução assexuada. Biologia Unidade 6: Reprodução

Reprodução assexuada. Biologia Unidade 6: Reprodução 1 Reprodução assexuada Biologia Unidade 6: Reprodução 4 2 Reprodução assexuada: diversidade de processos INTRODUÇÃO A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que não envolve células sexuais masculinas

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Biologia Identidade dos seres vivos Unicelulares e Multicelulares - Eucariotos Fungos Possuem grande biodiversidade,

Leia mais

Reinos dos Seres Vivos. Prof. Heitor de Assis Jr.

Reinos dos Seres Vivos. Prof. Heitor de Assis Jr. Reinos dos Seres Vivos Prof. Heitor de Assis Jr. Reino Monera Seres unicelulares e procariontes. Sem núcleo organizado e sem organelas membranosas. Possuem ribossomos. Autótrofos ou heterótrofos. Aeróbios

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Pro$stas - filogenia Algas- classificação Importância Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Responsáveis por 90% da fotossíntese do planeta Renovação do O2 Econômica Ágar e carragenina Diatomito

Leia mais

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha Cap. 4 Protoctistas e fungos 7 Ano - Profa. Lucinha Protoctista Características gerais São seres: - eucariontes (têm membrana nuclear) - Uni ou multicelulares (têm várias células) - Heterótrofos ou autótrofos

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

Microrganismos e Doenças

Microrganismos e Doenças Microrganismos e Doenças 1. Os vírus não são considerados células porque: a) possuem somente um cromossomo e são muito pequenos. b) não possuem mitocôndrias e o retículo endoplasmático é pouco desenvolvido.

Leia mais

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel O REINO PROTISTA II Biodiversidade Prof. Thafarel Introdução: Na aula anterior, vimos um pouco da estrutura e fisiologia dos chamados protozoa, ou, em outras palavras, dos protozoários que apresentam mobilidade.

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO PROTOZOOSES Biologia Professor João DOENÇA DE CHAGAS Sinônimo: Tripanossomíase americana Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi (protozoário flagelado) Vetor (transmissor):

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - ALGAS.

REINO PROTOCTISTA - ALGAS. REINO PROTOCTISTA - ALGAS www.fabianobiologia.com.br www.fabianobiologia.com.br CARACTERÍSTICAS 1 - Não possuem tecidos verdadeiros. 2 - Uni ou multicelulares Corpo denominado TALO. 3 - Eucariontes. 4

Leia mais

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PROTOZOÁRIOS É o nome comumente usado para se referir aos eucariotos que, são unicelulares e heterótrofos.

Leia mais

REINO N O P ROTIST S A

REINO N O P ROTIST S A REINO PROTISTA INTRODUÇÃO O termo protistaderiva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista Os

Leia mais

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados 1 FILO CNIDÁRIA Celenterados Cnidários 2 Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos. Fósseis de Cnidários datam do Pré- Cambriano (600 milhões de anos) São organismos aquáticos. Podem ser solitários

Leia mais

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Introdução Constituem um grupo heterogêneo (ap. 22.000 sp), podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicas, presentes em lagos, rios,

Leia mais

Protistas: Do grego: Primeiro de todos

Protistas: Do grego: Primeiro de todos Protistas ou Protoctistas (protozoários + algas) Protistas: Do grego: Primeiro de todos Primeiros eucariontes a surgir no curso da Evolução Aula 04 Profa Marcela Camargo Matteuzzo Não podemos considerar

Leia mais

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS Reino Protista Classificação PROTOZOÁRIOS ALGAS Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características

Leia mais

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula Reino Monera Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Procariontes Não possuem membrana nuclear Unicelulares Constituídos por uma única célula Parede celular Diferentes

Leia mais

Algas Biologia

Algas Biologia Algas Biologia 3-2016 Algas O termo alga (usado desde 1753) é aplicado a uma variedade de organismos Há um significado preciso atribuído a ele? Definição: termo tradicional para uma série de eucariotos

Leia mais

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti REINO PROTISTA Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti Características Gerais Grupo formando por protozoários e algas: Protozoários: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

Reino Protista. Formato do MEROZOÍTO - EM FORMA DE BANANA OU ARQUEADO

Reino Protista. Formato do MEROZOÍTO - EM FORMA DE BANANA OU ARQUEADO Formato do MEROZOÍTO - EM FORMA DE BANANA OU ARQUEADO Tamanho do MEROZOÍTO Hemácia Tamanho do MEROZOÍTO Tamanho do MEROZOÍTO NEUTRÓFILO 1+2+3 = Complexo Apical 3. Micronemas 1. Anéis Polares+ Conóide 2.

Leia mais

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada Ensino Fundamental II Avaliação Objetiva Prova Gabaritada 6ª Série 28/10/2010 Ciências Naturais MaristelaBorges 4º Bimestre Valor: 4,0 Conteúdos Briófitas; Algas Pluricelulares; Pteridófitas; Gimnospermas

Leia mais

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia protozoonoses Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Infecção caracterizada por manifestações clínicas intestinais

Leia mais

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Reino Protista Protozoários Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Diversidade Móveis ou sésseis Solitários

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

Representantes: algas e protozoários.

Representantes: algas e protozoários. Representantes: algas e protozoários. Euglena sp (alga) Giardia sp (protozoário) Volvox sp (alga) Do grego protos, primitivo, e zoon, animal. Grupo de organismos unicelulares heterotróficos e eucariontes

Leia mais

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS REINO PROTISA ALGAS Características Gerais As algas são constituídas por diversos tipos, cores, formas e tamanhos. É importante destacar que nem todas as algas possuem parentesco evolutivo com as plantas.

Leia mais

Características gerais:

Características gerais: Os Vírus Características gerais: São organismos acelulares; São parasitas intracelulares obrigatórios; Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; Seu material

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista ***

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** 1)Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada? a) Diferenciação

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Thais Guedes Guida Supervisão Jaqueline Quincas Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Aula teórica sobre protozoários abordando as características principais desses organismos, principais

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI Do grego echinos: espinhos derma: pele constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário

Leia mais