Técnicas de preparação e estudo de lâminas citológicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de preparação e estudo de lâminas citológicas"

Transcrição

1 Técnicas de preparação e estudo de lâminas citológicas Métodos de ensino em Biologia Celular e dos Tecidos: estudo das estruturas e processos celulares; Microscopias de luz (ML) e eletrônica (ME) permitem o reconhecimento da célula como um componente dinâmico e participante do metabolismo corporal; Ferramentas utilizadas: lâminas com colorações histológicas e histoquímicas - ML; Telas de cobre contrastadas por metais pesados - ME (de transmissão, de varredura, etc.)

2 Técnicas de preparação e estudo de lâminas citológicas Microscópio de Luz e Microscópio Eletrônico de Transmissão Unidades de medida usadas: O aumento total do objeto observado é calculado multiplicando-se os valores do aumento da objetiva e da ocular. Portanto:

3 Preparo de lâminas líquidos de montagem; Geralmente contêm elementos ou substâncias que conferem as propriedades de: - Colorir esporos e outras estruturas do patógeno e/ou células e estruturas do tecido do hospedeiro = melhor clareza na visualização ao microscópio. - Fixar a peça ou estrutura a ser observada. - Impedir o dessecamento da preparação e preservar integridade estrutural, por tempo mais ou menos longo.

4 Preparação Tecidual 1. Coleta do tecido do animal 2. Corte do tecido em pedaços 3. Fixação 4. Desidratação 7. Montagem a. em lâminas de vidro para MO. b. em grades metálicas para MET. 6. Obtenção de cortes a.com navalha metálica para MO. b. com lâmina de vidro ou de diamante para MET. 5. Inclusão a.em parafina para Microscopia Óptica (MO). b. em resinas para Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET).

5 Técnicas de Preparação de Lâminas Preparação do material que se deseja observar à microscopia = etapas de confecção: 1º - Coleta do Material -Partes dos órgãos ou tecidos são retiradas bisturi, pinça ou lâmina de barbear extremamente finos (máx. 4 mm) 2º - Fixação objetivo: insolubilizar as proteínas dos tecidos; procedimentos físicos (congelamento) ou químicos (+ utilizados) agentes fixadores + comuns: formol 10% líquido de Bouin: formaldeído, ácido acético, ácido pícrico) ambos fixam as proteínas evitando sua degradação

6 1. Coleta do espécime

7 2. Fixação: Evita a destruição das células por suas próprias enzimas, ou por bactérias. Insolubiliza as proteínas dos tecidos. Formaldeído 4-10% em solução tamponada (ph 7,4).

8 2. Fixação: Fragmentos com 5 mm de espessura Tempo de fixação variável dependendo do tamanho do fragmento e do fixador.

9 Técnicas de Preparação de Lâminas 3º - Processamento objetivo: preparar o material para ser analisado em microscópio ótico. etapas rigorosamente seqüenciais e obrigatórias, na grande maioria das técnicas, e uma etapa mal executada acarretará em material de má qualidade para análise Desidratação Objetivo: retirada de água da peça --- substâncias inclusoras são insolúveis em água; Utilização de alcoóis etílicos graduados em tempos adequados: ( %) - evitar a retração pronunciada do tecido ocasionando lesões estruturais da célula de caráter irreversível. O volume de álcool deverá ser 10 a 20 vezes maior que o volume da peça. 2 min em cada graduação.

10 3. Desidratação Tem como finalidade retirar água dos tecidos. Consiste em banhos de concentrações crescentes de etanol: 70%, 80%, 90%, 2x 100%.

11 4. Diafanização ou Clareamento Objetivo: retirada do álcool da peça (as substâncias inclusoras dissolvem-se mal no álcool) --- torná-la transparente; O etanol é substituído por um líquido miscível com o meio de inclusão (xilol). Os tecidos embebidos em xilol tornam-se translúcidos, razão porque essa etapa é denominada diafanização ou clareamento.

12 3.3 - Inclusão (Impregnação) Objetivo: eliminar completamente o xilol contido no material e a total penetração da parafina nos vazios deixados pela água e gordura, antes existentes no tecido. preparar o material para os cortes, removendo o clarificante (xilol) e endurecendo-o suficientemente e dando-lhe a consistência adequada para que possa ser cortado. Procedimento para Inclusão Tecido: passado em duas trocas de parafina para assegurar a substituição de todo o agente clarificador pela parafina; Parafina: temperatura de 56 a 60º C (parafina fundida) --- bloco de tecido: imerso na parafina fundida (em estufa) durante o tempo necessário para a completa impregnação. Blocos retirados da estufa e deixados à temperatura ambiente --- parafina endureça; Bloco de parafina com o tecido: retirado da fôrma e conduzido ao corte.

13 5. Inclusão ou Impregnação: Estufa a 60ºC: parafina ocupa os espaços antes ocupados pelo xilol. Obtenção dos blocos de parafina.

14 4º - Microtomia obtenção de cortes de material incluído em parafina o mais delgado possível --- observação aos microscópios óticos; Utiliza-se o micrótomo: aparelho cuja regulagem medida em micrômetros (MO) --- obtenção do corte na espessura desejada; duas peças principais: o suporte ou mandril (onde é fixada a peça a cortar) e a navalha; espessura mais utilizada em microscopia óptica é de 4 a 6 micrômetros Após esta etapa = cortes coletados em lâminas de vidro.

15 6. Microtomia: Cortes de 5 m de espessura.

16 Micrótomo

17 Cortes Histológicos

18 5º - Colagem do Corte à Lâmina Na superfície de uma lâmina --- um ponto de aderência (normalmente com albumina de ovo) --- corte parafinado se adere; Antes --- corte colocado em banho-maria --- dobras provocadas pelo corte no tecido desapareçam

19 Cortes em Banho-Maria: Colocação dos cortes em lâminas de vidro.

20 Lâmina contendo cortes sem coloração:

21 7. Coloração: Coloração rotineira H-E. Hematoxilina (básica). Eosina (ácida). Núcleo é ácido e o citoplasma relativamente básico. Hidratação, Coloração, Desidratação e Clarificação.

22 Colorações As colorações foram desenvolvidas para visualizar componentes das células e dos tecidos que na maioria são incolores Corantes que diferenciam ácidos de bases. - formam ligações salinas com radicais ionizáveis presentes nos tecidos. Corantes que diferenciam componentes fibrosos da matriz extracelular. Sais metálicos que precipitam nos tecidos formando depósitos de metal (ex: tecido nervoso).

23 Colorações Baseadas no princípio ácido-base A hematoxilina é uma base, cora componentes ácidos da célula em uma cor azulada núcleo (DNA e RNA) A eosina é um ácido que cora componentes básicos (proteínas citoplasmáticas) da célula em róseo.

24 C O L O R A Ç Õ E S Reação e corantes histológicos comuns REAGENTES Hematoxilina (base) Eosina (ácido) Tricrômico de Masson Orceína, corante para fibras elásticas Weigert, corante para fibras elásticas Coloração com prata Hematoxilina férrica RESULTADOS Azul: núcleo; regiões ácidas do citoplasma: matriz da cartilagem. Rosa: regiões básicas do citoplasma; fibras de colágeno. Azul-escuro: núcleos. Vermelho: músculo; queratina; citoplasma. Azul-claro: mucinógeno, colágeno. Castanho: fibras elásticas. Azul: fibras elásticas. Preto: fibras reticulares. Preto: estrias dos músculos, núcleos e hemácias. Ácido periódico de Schiff Corantes Wright e Giemsa Magenta: glicogênio e moléculas ricas em carboidratos. Usados para a coloração diferencial das células do sangue. Rosa: hemácias, grânulos dos eosinófilos. Púrpura: núcleos dos leucócitos, grânulos dos basófilos. Azul: citoplasma dos monócitos e linfócitos.

25 Hematoxilina-Eosina

26 Tricrômico de Masson

27 Resorcina-Fucsina de Weigert

28 8. Montagem: Uso de lamínulas. Meio de montagem: resinas (Entellan) ou bálsamo do Canadá.

29 7º - Montagem Após corte corado ---- novamente desidratado (a retirada da água objetiva aumentar a sobrevida do preparado); concentrações crescentes de álcool etílico. Corte é banhado em xilol; Montado em um meio solúvel em xilol = meio de montagem ((para os cortes de parafina é usado o Bálsamo de Canadá) Coloca-se uma gota do meio de montagem em cima do corte já fixado; coloca-se a lamínula sobre o corte imerso no meio de montagem --- comprime-se com firmeza evitando formação de bolhas de ar; Lâmina Pronta para observação!!!!!

O que é citologia e histologia?

O que é citologia e histologia? Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ 1. O que é Citologia e Histologia? 2. Qual a sua importância e a relação com as outras ciências? 3. Como é preparado o material para seu estudo? Outras

Leia mais

O que é citologia, histologia e embriologia?

O que é citologia, histologia e embriologia? Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ 1. O que é Citologia, Histologia e Embriologia? 2. Qual a sua importância e a relação com as outras ciências? 3. Como é preparado o material para seu

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA Biologia Celular Prof. Msc Ana Paula de Souza Paixão Biomedicina 1º P O que significa o termo Biologia Celular

Leia mais

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas Prof. Cristiane Oliveira Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

Introdução à patologia. Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13

Introdução à patologia. Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13 Introdução à patologia Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13 Patologia Definição: Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar

Leia mais

ÁREA/ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ANATOMIA PATOLÓGICA

ÁREA/ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ANATOMIA PATOLÓGICA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ÁREA/ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ANATOMIA PATOLÓGICA

Leia mais

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Visão panorâmica da célula Algumas grandezas... 1km 1.000m 1m 100 cm 1cm 10 mm 1mm 1000 µm 1 µm 1000 nm 1Å (Angstron Angstron) 10 10-10 m Visão panorâmica

Leia mais

NOME: NOTA: TURMA: 1º período ESTUDO DIRIGIDO TÍTULO: TÉCNICAS DE LABORATÓRIO ASSUNTO: MICROSCÓPIO ÓPTICO I- OBJETIVOS

NOME: NOTA: TURMA: 1º período ESTUDO DIRIGIDO TÍTULO: TÉCNICAS DE LABORATÓRIO ASSUNTO: MICROSCÓPIO ÓPTICO I- OBJETIVOS 1º período GÊNESE E DESENVOLVIMENTO: BIOLOGIACELULAR E MOLECULAR NOTA: TÍTULO: TÉCNICAS DE LABORATÓRIO ASSUNTO: MICROSCÓPIO ÓPTICO ESTUDO DIRIGIDO I- OBJETIVOS 1. Conhecer as medidas utilizadas no estudo

Leia mais

Introdução a Histologia. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur

Introdução a Histologia. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur Introdução a Histologia Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur O QUE É HISTOLOGIA? A histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os componentes individuais

Leia mais

TÉCNICAS BÁSICAS DE MORFOLOGIA VEGETAL

TÉCNICAS BÁSICAS DE MORFOLOGIA VEGETAL TÉCNICAS BÁSICAS DE MORFOLOGIA VEGETAL A morfologia vegetal, ao estudar a forma descrevendo as relações espaciais dos elementos estruturais, utiliza-se de recursos diversos, tais como: lupa para a análise

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS

CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS Escola Secundária Padre António Martins Oliveira de Lagoa Técnicas Laboratoriais de Biologia CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS Pedro Pinto Nº 20 10ºA 16/01/2003 Introdução Esta actividade serviu para estudar

Leia mais

Introdução à Histologia

Introdução à Histologia Introdução à Histologia Prof. a Dr a. Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 Histórico Bichat (1771-1802) Pioneiro da histologia e pai da histologia moderna Sem o uso de microscópio, examinou

Leia mais

Introdução à Histologia Humana

Introdução à Histologia Humana Conteúdo da aula Introdução à Histologia Humana 1. Níveis de organização do corpo humano; 2. Definição de histologia e anatomia humana; 3. Visão geral, características e subdivisão dos tecidos; 4. Noções

Leia mais

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Visão panorâmica da célula Algumas grandezas... 1km 1.000m 1m 100 cm 1cm 10 mm 1mm 1000 m 1 m 1000 nm 1Å (Angstron) 10-10 m 1 Visão panorâmica da célula

Leia mais

PS 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) Pág. 1

PS 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 02/2012 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) 01. D 11. ANULADA

Leia mais

HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO

HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO Histologia Estudo dos tecidos do corpo e como eles se organizam para constituir órgãos. Tecidos fundamentais tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido

Leia mais

GUIÃO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ACTIVIDADE LABORATORIAL

GUIÃO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ACTIVIDADE LABORATORIAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS GUIÃO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ACTIVIDADE LABORATORIAL CLASSIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS PELO MÉTODO DE GRAM Maria Augusta Oliveira da Silva Crespo Ferreira Caldas das Taipas,

Leia mais

MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL

MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL CITOPATOLOGIA O exame citológico oferece inúmeras vantagens, sendo atualmente um método que auxilia o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e procedimentos

Leia mais

03/02/2018 MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS

03/02/2018 MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS 1 2 Etapas na preparação de amostras de tecidos para estudo histológico 3 Fixação Finalidades: Evitar a autólise; Impedir a atividade e proliferação de bactérias; Endurecer

Leia mais

Introdução à Biologia Celular, Histologia e Embriologia e seus métodos de estudo

Introdução à Biologia Celular, Histologia e Embriologia e seus métodos de estudo Morfologia Biologia Celular, Histologia e Embriologia Docentes Prof. Dr. Cesar Martins: cmartins@ibb.unesp.br Prof. Dr. Cláudio Oliveira Prof. Dr. Rafael H Nóbrega Introdução à Biologia Celular, Histologia

Leia mais

Tempo previsto: 1h30min.

Tempo previsto: 1h30min. (TLB I 10ºano) Tempo previsto: 1h30min. Visto que se considera inconveniente a utilização de sangue humano nas aulas, isto é, fazer um esfregaço sanguíneo e aplicar as técnicas de coloração adequadas,

Leia mais

Objetivo: Conhecer e praticar as técnicas de transferência e repicagem de culturas. 1- Aproveitando o material que vocês prepararam na aula passada:

Objetivo: Conhecer e praticar as técnicas de transferência e repicagem de culturas. 1- Aproveitando o material que vocês prepararam na aula passada: AULA PRÁTICA Nº2 TÉCNICAS DE TRANSFERÊNCIA E REPICAGEM INTRODUÇÃO Os ingredientes necessários para o crescimento de microrganismos podem ser supridos por um sistema vivo, como um hospedeiro animal ou vegetal,

Leia mais

VISITA DIRIGIDA AO LABORATÓRIO DE HISTOTECNOLOGIA

VISITA DIRIGIDA AO LABORATÓRIO DE HISTOTECNOLOGIA VISITA DIRIGIDA AO LABORATÓRIO DE HISTOTECNOLOGIA MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE PREPARAÇÕES HISTOLÓGICAS 01- COLHEITA DE MATERIAL Fragmentos de órgãos e tecidos a serem processados devem ser obtidos imediatamente

Leia mais

UFPB CONCURSO PÚBLICO 2009

UFPB CONCURSO PÚBLICO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO 2009 CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO ÁREA: MORFOLOGIA Número de Questões: 40 (10 de Língua Portuguesa e 30 de Conhecimentos Específicos) Duração da Prova:

Leia mais

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

AUXILIAR DE LABORATÓRIO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO AUXILIAR DE LABORATÓRIO Parte I: Múltipla Escolha 01 Assinale a opção com o equipamento freqüentemente

Leia mais

20/8/2012. Raduan. Raduan

20/8/2012. Raduan. Raduan MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS 1 2 3 Etapas na preparação de amostras de tecidos para estudo histológico 4 Fixação Finalidades: Evitar a autólise; Impedir a atividade e proliferação de bactérias;

Leia mais

SISTEMA TEGUMENTAR. Pele e anexos. Pele e anexos 14/04/2015

SISTEMA TEGUMENTAR. Pele e anexos. Pele e anexos 14/04/2015 SISTEMA TEGUMENTAR SISTEMA TEGUMENTAR Pele e anexos Origem: Ectodérmica Epiderme Mesodérmica Derme Hipoderme Pele e anexos Pele: epiderme, derme e hipoderme Anexos: pêlos; unhas, cascos e garras; glândulas

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

Centro de Educação Superior do Oeste - CEO

Centro de Educação Superior do Oeste - CEO CURSO: Zootecnia ANO/SEMESTRE: 2012 / 2 DISCIPLINA: 1 HIST I - Histologia Animal I FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 54 h TURNO: DIURNO PROFESSOR (A): Rogério César Parizzi CRÉDITOS: 3 PLANO DE ENSINO 1. HORÁRIO

Leia mais

Técnicas histológicas

Técnicas histológicas Técnicas histológicas Profa Simone Marcuzzo Histologia Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais de um organismo Células e material extracelular Tecidos Macroscopia e microscopia

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO PLANO DE AULA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO PLANO DE AULA Título da aula A ESTRUTURA CELULAR EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS Objetivos da aula

Leia mais

A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA

A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA QUÍMICA 10.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA Como identificar materiais no laboratório? Como avaliar o grau de pureza de algumas substâncias? Através

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

Técnico de Laboratório Biomedicina. Laboratório Microscopia Eletrônica e Confocal

Técnico de Laboratório Biomedicina. Laboratório Microscopia Eletrônica e Confocal Técnico de Laboratório Biomedicina Laboratório Microscopia Eletrônica e Confocal Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 A imunofluorescência é uma técnica que permite a visualização de espécimes por

Leia mais

TÉCNICA HISTOLÓGICA PARA A VISUALIZAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO VOLTADO PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

TÉCNICA HISTOLÓGICA PARA A VISUALIZAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO VOLTADO PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO TÉCNICA HISTOLÓGICA PARA A VISUALIZAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO VOLTADO PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO Nilza Cristina Buttow *, Maria Euride Carlos Cancino ** Buttow NC, Cancino MEC. Técnica histológica

Leia mais

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Respiratório

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Respiratório ACERVO DIGITAL FASE II Histologia do Sistema Respiratório I Material: Traquéia Técnica: Hematoxilina-Eosina Observação com aumento total de 40x: Neste campo microscópico é possível observar-se a mucosa

Leia mais

Indicadores de ph naturais

Indicadores de ph naturais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Indicadores de ph naturais Práticas de ensino 2014.1 Sheila Silva; Elton Rocha; Mayara Oliveira; Izabela Oliveira [Escolha a data] Introdução

Leia mais

Questão 3: Podem-se utilizar, para maceração química, as seguintes substâncias, EXCETO:

Questão 3: Podem-se utilizar, para maceração química, as seguintes substâncias, EXCETO: Questão 1: Qual a definição de maceração do esqueleto? a) Retirada de partes moles que recobrem o esqueleto. b) Retirada do cálcio dos ossos para estudo anatômico. c) Destruição por compressão dos ossos

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

Processamento Histológico

Processamento Histológico Universidade Estadual do Ceará UECE Faculdade de Veterinária FAVET Laboratório de Histologia de Efeitos Causados por Veneno de Serpentes - Histovesp Processamento Histológico Histologia e Embriologia Geral

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA

AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA Virologia Licenciaturas em Biologia 2006-2007 AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA Parte I - Técnicas de cultura de células animais 1 Observação, manuseamento e obtenção de sub-culturas de células animais. 2 Determinação

Leia mais

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 MORFOLOGIA CELULAR Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 A MORFOLOGIA CELULAR DENOTA SUA FISIOLOGIA. ISSO SIGNIFICA QUE OBSERVANDO O TIPO, TAMANHO, QUANTIDADE E DISPOSIÇÃO DAS ORGANELAS E

Leia mais

COMO FAZER FOTOGRAVURA

COMO FAZER FOTOGRAVURA COMO FAZER FOTOGRAVURA Por Marcos Bonfim 1.Introdução Esse artigo pretende divulgar uma alternativa fácil para produção de fotogravura (photoetched) utilizando recursos de informática, um programa de desenho

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX.

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Átomos Moléculas Íons Biomoléculas Estrutura da Matéria Matéria é formada por Átomos Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Os átomos dificilmente existem livres e possuem grande tendência

Leia mais

LABORATÓRIO DE BIOENGENHARIA. Observação de células e estruturas celulares

LABORATÓRIO DE BIOENGENHARIA. Observação de células e estruturas celulares LABORATÓRIO DE BIOENGENHARIA Observação de células e estruturas celulares INTRODUÇÃO Existem essencialmente 2 tipos de microscópios: de luz e electrónicos, existindo ainda entre cada uma destas classes

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UDESC 2009) O hidrogênio tem sido proposto como o combustível "ecológico", já que a sua reação de combustão com

Leia mais

Purificação por dissolução ou recristalização

Purificação por dissolução ou recristalização Purificação por dissolução ou recristalização Química 12º Ano Unidade 3 Vidros, plásticos e novos materiais Actividades de Projecto Laboratorial Março 2006 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Dep. Eng. Cerâmica

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com 1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam

Leia mais

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone 1. O equilíbrio químico se caracteriza por ser uma dinâmica em nível microscópico. Para se ter uma informação quantitativa da

Leia mais

AULA 2 Microscópios de Luz e Microscópios Electrónicos Aplicações. Técnicas de Preparação de material para observação ao microscópio

AULA 2 Microscópios de Luz e Microscópios Electrónicos Aplicações. Técnicas de Preparação de material para observação ao microscópio AULA 2 Microscópios de Luz e Microscópios Electrónicos Aplicações. Técnicas de Preparação de material para observação ao microscópio OBJECTIVOS da AULA - Rever os conceitos base da microscopia, como o

Leia mais

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 6 Introdução: As Rodas Laminadas

Leia mais

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica.

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. SUBSTÂNCIA (Material Puro): material formado

Leia mais

COLORAÇÃO DAS LÂMINAS. Capítulo

COLORAÇÃO DAS LÂMINAS. Capítulo COLORAÇÃO DAS LÂMINAS Capítulo 4 1. Preparo de corantes e diluentes Preparo da mistura de azul de metileno fosfatado Azul de metileno medicinal em pó 1,0g Fosfato de potássio monobásico 1,0g Fosfato de

Leia mais

Fritura O processo de fritura é uma alternativa de preparação de alimentos rápida, sendo que também confere características sensoriais diferenciadas T

Fritura O processo de fritura é uma alternativa de preparação de alimentos rápida, sendo que também confere características sensoriais diferenciadas T Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Departamento de Riscos Alimentares e Laboratórios Divisão de Riscos Alimentares Riscos na cadeia alimentar dos óleos alimentares usados. Prevenção e acção

Leia mais

Microscópio. Microscopia de Luz Evolução do microscópio de luz. O microscópio é um instrumento que permite observar objetos não visíveis a olho nu.

Microscópio. Microscopia de Luz Evolução do microscópio de luz. O microscópio é um instrumento que permite observar objetos não visíveis a olho nu. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Microscópio O microscópio é um instrumento que permite observar objetos não visíveis a olho nu. Isto se consegue através de um sistema óptico composto

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

6 TÉCNICAS PARA CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL

6 TÉCNICAS PARA CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL 66 6 TÉCNICAS PARA CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL A microestrutura possui uma forte relação com as propriedades do material, e assim o exame metalográfico se faz necessário e é de grande importância para

Leia mais

A.L.1.3 EFEITOS DA TEMPERATURA E DA CONCENTRAÇÃO NA PROGRESSÃO GLOBAL DE UMA REACÇÃO

A.L.1.3 EFEITOS DA TEMPERATURA E DA CONCENTRAÇÃO NA PROGRESSÃO GLOBAL DE UMA REACÇÃO A.L.1.3 EFEITOS DA TEMPERATURA E DA CONCENTRAÇÃO NA PROGRESSÃO GLOBAL DE UMA REACÇÃO QUÍMICA 11.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA Como pode evoluir um sistema em equilíbrio quando se faz variar a temperatura ou a

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO QUÍMICA CURSO APOIO 15. O sulfato de sódio é um composto utilizado na indústria de celulose e na fabricação de detergentes. Por apresentar grande afinidade por água, pode ser encontrado na forma de um

Leia mais

Métodos Cito-Histoquímicos

Métodos Cito-Histoquímicos Ciências Biomédicas Laboratoriais Métodos Cito-Histoquímicos Aula 3 2016/17 João Furtado jffurtado@ualg.pt Gab. 2.06 na ESSUAlg Sumário Hematoxilina Introdução Tipos de hematoxilina (alumínica, férrica

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL. Discente:

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL. Discente: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL Discente: AULA PRÁTICA N º VI ASSUNTO: REAÇÕES QUIMICAS OBJETIVOS: Observar as reações químicas em soluções

Leia mais

HISTOLOGIA. Introdução ao Estudo dos Tecidos

HISTOLOGIA. Introdução ao Estudo dos Tecidos HISTOLOGIA Introdução ao Estudo dos Tecidos NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera.

Leia mais

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO QUÍMICA 11.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA O que se pode fazer com amoníaco? O amoníaco é uma substância utilizada mundialmente em larga escala para

Leia mais

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas.

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Lisossomos Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Essas enzimas atuam em um em grande número de substratos. A principal função destas organelas é a digestão

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Tópicos Especiais para Biotecnologia Tema 04: Aparelho Respiratório Função - Condução e trocas Gasosas; 1 - Fonação; 2 - Olfação; 3 - Regulação

Leia mais

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA 1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica As substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas

Leia mais

A ÁLISE TITRIMÉTRICA

A ÁLISE TITRIMÉTRICA A ÁLISE TITRIMÉTRICA Análise titrimétrica - O termo análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão,

Leia mais

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1 Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1. Questões de estudo - Como preparar uma solução aquosa de NaOH 0,1 M? - Como preparar uma solução

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

INSTANT PROV Conjunto de corantes para coloração diferencial rápida em hematologia

INSTANT PROV Conjunto de corantes para coloração diferencial rápida em hematologia PRODUTOS PARA LABORATÓRIO LTDA INSTANT PROV Conjunto de corantes para coloração diferencial rápida em hematologia APRESENTAÇÕES 1. Conjunto de 500ml Cód. COH06 1 frasco com 500ml de Instant Prov I 1 frasco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA PROTOCOLO PADRÃO DE TÉCNICAS HISTOLÓGICAS VEGETAL PARA MICROSCOPIA DE LUZ REVISADO

Leia mais

Colóides. 2) Indique em que fase de agregação se encontram respectivamente o disperso e o dispergente nas dispersões coloidais abaixo:

Colóides. 2) Indique em que fase de agregação se encontram respectivamente o disperso e o dispergente nas dispersões coloidais abaixo: Colóides Questionário 1) Dê a definição de dispersão coloidal e discorra sobre suas características principais em relação às partículas do disperso R= As dispersões coloidais são misturas heterogêneas

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

PROTOCOLO PADRÃO DE TÉCNICAS PARA SECÇÕES EM CRIOSTATO

PROTOCOLO PADRÃO DE TÉCNICAS PARA SECÇÕES EM CRIOSTATO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA PROTOCOLO PADRÃO DE TÉCNICAS PARA SECÇÕES EM CRIOSTATO REVISADO EM 26/07/2017

Leia mais

MICROSCOPIA E O ESTUDO DA CÉLULA

MICROSCOPIA E O ESTUDO DA CÉLULA Citologia e Histologia MICROSCOPIA E O ESTUDO DA CÉLULA PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA Estruturas microscópicas Invisíveis a olho nu

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Ciências Físico-Químicas 2009/2010 DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Trabalho realizado por: Ano: Nº T: Índice Introdução 3 Objectivos.4 Material/

Leia mais

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFRS 2008) Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. Assinale a alternativa em que os três compostos apresentam oxigênio. a) formaldeído,

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido.

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Além das células, os tecidos contêm material extracelular ou intercelular

Leia mais

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo Endoplasmático Aparelho de Golgi Lisossomos e peroxissomos Centríolos Ribossomos Inclusões Citoplasmáticas

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica Proteínas Dra. Flávia Cristina Goulart Bioquímica Os aa. e as proteínas Nos animais, as proteínas correspondem à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.

Leia mais

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16 Aula Experimental n 16 Objetivos: - Padronização de solução de Na 2 S 2 O 3. - Determinação do teor de cobre (Cu 2 ) de uma amostra. - Determinação do teor de Cloro ativo em uma amostra de água sanitária.

Leia mais

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea. Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura

Leia mais

Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC)

Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC) Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC) O Álcool para Desinfecção deverá conter não menos que 76,9ºGL correspondente a 76,9%v/v ou 70%p/p e não mais que 81,4ºGL correspondente a 81,4%v/v

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Um técnico de laboratório recebeu amostras de sangue Acerca do descarte de material biológico, julgue os itens a seguir. para a realização de diferentes ensaios e dosagens bioquímicas,

Leia mais

Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Prof. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia - UFSC

Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Prof. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia - UFSC Estrutura dos músculos e tecidos anexos Prof. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia - UFSC CARNE tecido muscular tecido conjuntivo tecido epitelial tecido nervoso Tecido muscular células

Leia mais

Determinação de Lipídios em Leite e Derivados Lácteos pelo Método de Roese-Gottlieb

Determinação de Lipídios em Leite e Derivados Lácteos pelo Método de Roese-Gottlieb Página 1 de 6 1 Escopo Este documento tem como objetivo descrever os procedimentos para o ensaio gravimétrico de determinação de lipídios em leite e derivados lácteos, pelo método de. O método de é utilizado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA. Ácido e Base

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA. Ácido e Base UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Ácido e Base Disciplina: Química l (106201) Professora: Elisangela Passos 22 de julho de 2011 1. Teorias Ácido-Base

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais