CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2010 FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES ATLÉTICAS BANCO DO BRASIL RECURSOS HÍDRICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2010 FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES ATLÉTICAS BANCO DO BRASIL RECURSOS HÍDRICOS"

Transcrição

1 CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2010 FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES ATLÉTICAS BANCO DO BRASIL RECURSOS HÍDRICOS

2 SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS ABRANGÊNCIA AÇÕES CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS CRONOGRAMA RESULTADOS OU EXPECTATIVAS AGRADECIMENTOS ANEXOS DOCUMENTOS 106

3 1 IDENTIFICAÇÃO NOME : AABB ASSOCIAÅÇO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL CNPJ : / ENDEREÅO: RODOVIA BR 277, KM 668 BAIRRO : ZONA RURAL CIDADE : MEDIANEIRA ESTADO : PARANÑ (PR) CEP : TELEFONE : (45) SÖTIO :

4 PROJETO RIO OCOY: AGIR... PORÉM SEM PERDER A TERNURA. RESPONSÁVEL MARCIEL LUIZ WOISKI

5 2 JUSTIFICATIVA Nos Ültimos 37 (trinta e sete anos) - portanto desde a sua fundaáào (1973) -, os dirigentes da AABB Associaáào Atlâtica Banco do Brasil, Medianeira (PR), demonstraram a preocupaáào de ocupar o espaáo que lhe foi conferida de uma forma responsävel e adequada aos parãmetros socioambientais, muito tempo antes do discurso que comove a Humanidade na atualidade sobre o paradigma de desenvolvimento sustentävel. FOTO 1 - EUCALIPTOS ÄS MARGENS DO RIO OCOY (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Ano apås ano, a interaáào e integraáào Homem-Meioambiente sempre este em voga no discurso abebeano, cujas atitudes sempre primavam na recuperaáào de äreas degradadas ou adequaáào daqueles locais onde as espâcies plantas, ärvores, insetos, borboletas, peixes e animais silvestres - e micro sistemas demandavam um cuidado e atenáçes especéficas, seja plantando ärvores nativas ou exåticas ou mudas de flores, em vista dos demais animais que se utilizam destas

6 plantas para construir o seu micro-meio-ambiente, interferindo em toda cadeia do ecossistema, seja cuidando de seus verdes gramados e jardins. FOTO 2 QUADRA DE TÇNIS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Assim, a AABB Medianeira PR cresceu, integrou-se è Comunidade Medianeirense que, de forma agradävel e positiva, respondeu ao chamado de parceria e troca de experiências no campo do lazer, cultura, esportes e meio ambiente. Porâm, paralelamente ao nümero de såcios participantes de nossa AABB, algumas ärvores tambâm cresceram e em demasia fazendo com que fosse chegada a hora de um gerenciamento mais efetivo, profundo, evitando colocar em riscos o patrimënio da associaáào, os såcios e seus bens, as propriedades vizinhas e o ecossistema estabelecido no local e adjacências, alâm da pråpria sobrevivência do

7 Rio OCOY cujas imagens desfrutamos neste projeto que, com suas äguas caudalosas, lémpidas e brilhantes, serpenteia centenas de propriedades rurais por onde passa, trazendo vida, beleza, alegria, conforto e desenvolvimento. FOTO 3 PÉSSARO EM ÉRVORE ÄS MARGENS DO RIO OCOY (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) O EUCALÍPTO (Eucalyptus globulus) foi uma destas espâcies exåticas plantadas farta abundantemente na propriedade da AABB e que, ao longo dos anos, tiveram um desenvolvimento excepcional algumas arvores com mais de 20 (vinte) metros de altura cumprindo o seu papel inicialmente, mas que, agora, tornaram-se um problema para o meio ambiente, colocando em risco a pråpria sobrevivência do rio, motivando ação transformadora de reconstrução do

8 microssistema ecolägico no local, em parceria com os moradores vizinhos, sócios, empresas interessadas, Viveiro Municipal, ASSAMA AssociaÇÉo dos Agentes do meio Ambiente de Medianeira e IAP INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÑ, cuja assessoria tem sido de muita valia para o sucesso e a perenidade deste projeto, como veremos. FOTO 4 - ABELHA EM FLÔR DE CEREJEIRA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

9 2.1 EUCALIPTO DICIONÁRIO AURÉLIO - Significado de Eucalipto S.M. Grande árvore da família das mirtáceas, originária da Austrália, freqüentemente plantada nas regiões quentes. De valor incomparável pela rapidez do crescimento, qualidade da madeira e facilidade de aclimação, serve para reflorestamento, secagem de pântanos, construções em geral, além de ser balsâmico e terapêutico. (Alt.: até 150 m; no Brasil, onde existem as plantações mais vastas do globo, cultivam-se dezenas de espécies.) (Fonte: acesso em 05/09/2010) FOTO 5 - EUCALIPTO ÄS MARGENS DO RIO OCOY (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

10 2.1.2 ORIGEM Wikipâdia, a enciclopâdia livre. - Eucalipto (do grego, eu + καλύπτω = "verdadeira cobertura") â a designaáào vulgar das värias espâcies vegetais do gânero Eucalyptus, ainda que o nome se aplique ainda a outros gâneros de mirtäceas, nomeadamente dos gâneros Corymbia e Angophora. Sào, em termos gerais, ärvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania, onde constituem, de longe o gânero dominante da flora. O gânero inclui mais de 700 espâcies, quase todas originärias da Austrälia, existindo apenas um pequeno nümero de espâcies pråprias dos territårios vizinhos da Nova Guinâ e Indonâsia, e mais uma espâcie (a mais setentrional) no sul das Filipinas. Adaptados a praticamente a todas as condiáçes climäticas, os eucaliptos caracterizam a paisagem da Oceania de uma forma que nào â comparävel a qualquer outra espâcie, noutro continente. FOTO 6 - EUCALIPTOS DIVIDEM A PROPRIEDADE DA AABB COM PROPRIEDADE RURAL (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

11 2.1.3 EUCALIPTO NO BRASIL Foi implantado no Brasil em 1909 pelo engenheiro agronômo Edmundo Navarro de Andrade, então funcionário da Cia. Paulista. No Brasil existem extensas áreas plantadas, sobretudo, no Estado de Minas Gerais, que possue cerca de 2% do seu território ocupados com Eucaliptos. Um dos grandes municípios produtores do país, que há mais de trinta anos desenvolve a silvicultura, é o município mineiro de Itamarandiba. Atualmente esta cidade é um dentre os diversos pólos da produção de mudas clonais de Minas Gerais e do Brasil (Fonte: acesso em 05/09/2010) FOTO 7 - EUCALIPTOS PRÓXIMO AO CAMPO E ÁS MARGENS DO RIO OCOY - (05/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

12 2.1.4 EUCALIPTO NA AABB MEDIANEIRA (PR) Servindo os propåsitos de respeito ao meioambiente e recomposiáào de äreas sem a devida cobertura vegetal, os eucaliptos cumpriram o seu papel ao longo das Ültimas 04 (quatro) dâcadas de proteger o patrimënio da AABB e seus såcios com sua capacidade de segurar os ventos fortes e oferecer sombra aos que do local se utilizavam para prätica de esportes e lazer, mas que, agora (2010) tornaram-se um problema que precisa ser solucionado, como mostram as fotos 01 e 02, JUSTIFICANDO as aáçes desencadeadas para perenidade e sobrevivência ao Rio OCOY que desliza, suavemente, a pouco mais de 20 (vinte) metros nos fundos - das imagens citadas e replantio de ärvores nativas do local. FOTO 8 - EUCALIPTOS ÀS MARGENS DO RIO OCOY E ACAMPAMENTO DE FINAL DE ANO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - (12/2009) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

13 2.1.5 EUCALIPTO FAZ MAL AO MEIO AMBIENTE? Muito se tem discutido em Fåruns, Congressos e Seminärios sobre a viabilidade ou nào do cultivo do Eucalipto e sua aplicaáào em qualquer ärea, solo ou regiào, abrindo acalorados debates entre Governos, Ambientalistas e produtores sobre esta questào, porâm, nào hä consenso e o assunto, a cada momento, surge na média falada, escrita ou televisionada, agregando novos conhecimentos ou contribuindo com mais polêmica. FOTO 9 - EUCALIPTOS ÄS MARGENS DO RIO OCOY (04/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Porâm, este projeto nào tem a intenáào de se posicionar por conceitos a ou b, mas sim, Ünica e exclusivamente promover o manejo e gerenciamento de nossa floresta com o apoio dos årgàos ambientais competentes -, desejo desta Diretoria, a preocupaáào no bem estar das pessoas que se utilizam da estrutura da AABB em consonãncia com a legislaáào ambiental do Municépio, Estado e Paés.

14 3 OBJETIVOS O projeto de manejo e gerenciamento dos recursos florestais da AABB Medianeira (PR), especificamente da espâcie exåtica tratada neste documento Eucalipto iniciado no corrente ano e com duraáào aproximada de, pelo menos 03 (três) anos, sem prejuözo aos passos descritos tambüm no item CRONOGRAMA, tem os seguintes objetivos: FOTO 10 - EUCALIPTOS PRÓXIMOS AO CAMPO DE FUTEBOL SUÍÇO - (04/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

15 1) ATENDER A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, O INTERESSE INDIVIDUAL DA AABB, DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E DA COMUNIDADE LOCAL Diante do digamos, perigo representado pelo crescimento exagerado das ärvores de eucalipto dentro dos limites da propriedade da AABB Parte do Lote Rural 25, com Ñrea de ,10 m2, situado no 5õ Polégono do Municépio de Medianeira (PR), com as confrontaáçes: ao Norte com 182 metros, divisa com a BR 277; ao Sul, com 142 metros, divisa com o restante do mesmo Lote Rural 25 de propriedade de Sylvio Rosso; a Leste, com 185 metros, divisa com o restante do mesmo Lote 25, de propriedade de Sylvio Rosso e, a Oeste, com o Rio Ocohy, devidamente registrado no Cartårio de Registro de Imåveis de Vitor Hugo Della Pasqua sob a Matricula de nõ 3631, do mesmo municépio surge a necessidade de proceder a retirada destas ärvores e substitué-las por plantas adequadas ao bom desenvolvimento e recuperaáào do mesmo local. FOTO 11 A VIDA ÄS MARGENS DO RIO OCOY (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Porâm, o que pensävamos ser apenas um problema localizado, ou seja, retirar as ärvores das margens do Rio Ocoy, replantar e pronto, tornou-se para nossa surpresa um compromisso muito mais abrangente: readequar atravâs de

16 levantamentos especéficos (Mapeamento) onde seriam, verdadeiramente, os locais que deveriam ser preservados (reservas) dentro da propriedade da AABB. Assim, - vide mapa anexo e com o apoio e incentivo do IAP Instituto Ambiental do Paranâ fomos orientados a procurar empresa e profissionais especializados para a elaboraáào de um projeto que pudesse indicar e/ou responder as seguintes questçes: a) - Quais mâtodos e equipamentos seriam necessärios e utilizados para a intervenáào na ärea afetada e o posterior reflorestamento, provocando o menor dano possével? FOTO 12 ÉREA A SER RECUPERADA (REPLANTIO DE MUDAS) - (08/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

17 FOTO 13 ÉGUAS LÑMPIDAS DO RIO OCOY EM ESPAÖO JÉ RECUPERADO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Quais seriam os impactos ambientais causados à fauna e à flora pela manipulação da floresta de eucaliptos na área demarcada e qual tecnologia seria utilizada para a reconstrução e reavivamento do local? FOTO 14 PLANTAS NATIVAS CRESCEM ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

18 FOTO 15 A FLORA ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 16 A FLORA ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

19 FOTO 17 PÉSSARO AO ANOITECER ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 18 A FLORA ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

20 FOTO 19 BORBOLETA DESCANÖA, DESCONFIADA, ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) b) Quais as espâcies mais adequadas para o replantio canela, angico, cereja, pitanga, corticeira, frutéferas e outras -, a sua procedência e as präticas culturais a serem realizadas (sulcamento, adubaáào, acompanhamento periådico, etc.)? FOTO 20 A FLORA ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

21 Partindo destes questionamentos a AABB Medianeira (PR) contratou a Empresa ISOPLAN Planejamentos Tâcnicos Ltda, Medianeira (PR), especializada em prestaáào de serviáos de demarcaáçes, estudos, planejamentos, projetos, especificaáçes e engenharia rural que elaborou, atravâs do Engenheiro Agrënomo Dimer Isotton, CREA/PR /D, 7ú Regiào, em meados abril/2009, o PROJETO TÉCNICO FLORESTAL DE SUBSTITUIÇÃO DA FLORESTA HOMOGÊNEA COM FLORESTAS EXÓTICAS POR FLORESTA HETEROGÊNEA COM ESPÉCIES NATIVAS vide anexo detalhando de forma objetiva, as aáçes a serem tomadas para o gerenciamento e substituiáào das ärvores a serem suprimidas, bem como, demarcando vide mapa anterior - as seguintes äreas: I) - APP Ñrea de Preservaáào Permanente; II) - RFL Reserva Florestal Legal; III) - PP Preservaáào Permanente; IV) - Ñrea de Pastagens e demais. FOTO 21 ÄREA A SER RECUPERADA (PARTE) ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

22 O Projeto foi apresentado ao órgão ambiental responsável, no caso o IAP Instituto Ambiental do Paranâ, protocolado sob n Requerimento e Cadastro de imävel com Reserva Legal e PreservaÇÉo Permanente (19/10/2009) anexo -, bem como o de n InformaÇÉo de Corte com DeclaraÇÉo de origem (14/12/2009) vide anexo -, solicitando análise e deferimento dos pedidos, para as ações cabíveis. FOTO 22 AS ÉGUAS CALMAS DO RIO OCOY EM ESPAÖO PRESERVADO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

23 ANÁLISE E PARECER DO ÓRGÃO AMBIENTAL Apås os devidos trãmites e apresentaáào de documentos e requerimentos suplementares e o comprometimento da AABB em dar sequência ao trabalho de retirada e replantio das ärvores, o IAP Instituto ambiental do Paranä assim se manifestou: Trata-se de solicitaáào de corte de 65 ärvores exåticas, ou seja, eucaliptus. Em vistoria, constatou-se que o reflorestamento encontra-se localizado em sua totalidade em ärea de preservaáào permanente. O interessado apresentou projeto tâcnico florestal que depois de analisado o mesmo foi APROVADO por este årgào ambiental. O povoamento em questào â homogêneo o que tecnicamente nào constitui vegetaáào apropriada para melhor desempenhar o papel de mata ciliar. A substituiáào por espâcies nativas trarä benefécios para a conservaáào da biodiversidade. FOTO 23 NATUREZA SE RECUPERA AS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

24 Salientamos que a substituiáào dos eucaliptus por nativas diversas deverä ser feita de modo a evitar a ocorrência de posséveis danos ambientais, como erosào do solo, assoreamento dos cursos d ägua, preservando a vegetaáào nativa remanescente. FOTO 24 FRUTO DA CEREJEIRA ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 25 ÉREA VAZIA AGUARDANDO PLANTIO DAS MUDAS - NA PROPRIEDADE DA AABB APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

25 A retirada do material lenhoso deverä ser executada manualmente, evitando a entrada no local com mäquinas, com o objetivo de minimizar os danos ès espâcies nativas de pequeno porte existentes, diminuindo o impacto ambiental na ärea FOTO 26 ÉREA VAZIA AGUARDANDO O PLANTIO DAS MUDAS - NA PROPRIEDADE DA AABB APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) O proprietärio (no caso a AABB grifo nosso) deverä atender o TERMO DE COMPROMISSO, em anexo, visando è recomposiáào da mata ciliar. A constataáào, em qualquer tempo, de ocorrência de dano ambiental, durante a execuáào de substituiáào da vegetaáào, implicarä na imediata interdiáào do corte e embargo das atividades na ärea, ficando os infratores sujeito as sanáçes administrativas previstas na legislaáào ambiental. Informaáào de corte conforme Resoluáào SEMA 028/98. Diante do exposto SOMOS DE PARECER FAVORÁVEL a substituiáào das exåticas pelas espâcies nativas. IAP INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÑ (cåpia do parecer em anexo).

26 FOTO 27 RIO OCOY EM ESPAÖO PRESERVADO - (08/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Em virtude do parecer favorävel ao projeto apresentado pela AABB, restaram a submissào e comprometimento com os seguintes documentos: - TERMO DE COMPROMISSO PARA RESTAURAÇÃO DE FLORESTA (anexo) onde a Associaáào farä a retirada de 65 (sessenta e cinco) ärvores da espâcie eucaliptus por espâcies nativas diversas em ärea de preservaáào permanente, nào podendo ser objeto de qualquer tipo de exploraáào, obrigando-se a zelar e aplicar os tratos culturais adequados e ao fiel cumprimento deste termo, por si,

27 seus herdeiros e sucessores, alâm de realizar o plantio de 650 (seiscentos e cincoenta) mudas de ärvores nativas. FOTO 28 MUDA PLANTADA COMPROMISSO COM A NATUREZA - ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (08/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) - TERMO DE COMPROMISSO DE PROTEÇÃO DE RESERVA LEGAL, Sisleg , no qual o proprietärio e/ou representante se compromete, på si, seus herdeiros e sucessores, a fazer o presente gravame sempre bom, firme e valioso, bem como averbä-lo è margem do registro imobiliärio respectivo, no prazo de 90 (noventa) dias da assinatura deste termo perante o Cartårio de Registro de

28 Imåveis competente, nele depositando o mapa que faz parte integrante do presente Termo de Compromisso de Proteáào de Reserva Legal, demarcando as caracterésticas e confrontaáçes do imåvel objeto desta averbaáào e os limites da äreas a serem conservadas. FOTO 29 MARGENS PRESERVADAS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Em 27 de julho do ano corrente, protocolamos o documento (conforme anexo) respondendo ès aáçes pedidas daquele årgào ambiental e efetuadas -, alâm de solicitar a autorizaáào para o plantio adicional de 150 (cento e cincoenta) mudas de ärvores frutéferas, apelo do qual aguardamos resposta.

29 2) PROTEGER AS MARGENS, NASCENTES E O LEITO DO RIO OCOY O caudaloso RIO OCOY nasce nas entranhas do Municépio de Medianeira e segue seu curso de sul para o norte -, entre bosques, florestas e pastagens, dividindo milhares de propriedades na zona rural, em värios municépios, recebendo ägua de värias nascentes e cårregos minüsculos atâ desaguar, solenemente no Lago de Itaipu cujas äguas contribuem para a geraáào de energia elâtrica na Usina Hidrelâtrica Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai), alâm de banhar dezenas de praias artificiais formadas com o mesmo lago e que servem de lazer e diversào aos moradores locais e a milhares de turistas que se deslocam para a chamada COSTA OESTE em busca de descanso e diversào. FOTO 30 APÜS O CORTE DAS ÉRVORES PREOCUPAÖáO COM A LIMPEZA DO RIO OCOY - (08/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

30 As aáçes do presente documento visam contribuir, de forma simples, mas atraente, com a perenidade, vida e recuperaáào de suas äguas importante para a fauna e a flora de suas margens - preservando-o para as geraáçes futuras; FOTO 31 MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 32 ÉREA VAZIA AGUARDANDO ETAPA DA LIMPEZA E PLANTIO DE MUDAS - APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

31 FOTO 33 ÉGUAS LÑMPIDAS E CRISTALINAS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 34 PRÜXIMA ETAPA: LIMPEZA E REPLANTIO DE MUDAS DE ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

32 FOTO 35 ÉREA VAZIA AGUARDA ETAPA DE LIMPEZA E PLANTIO DE MUDAS - APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 36 ÉREA VAZIA AGUARDA A LIMPEZA E PLANTIO DE MUDAS - APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

33 FOTO 37 ÉREA VAZIA AGUARDANDO ETAPA LIMPEZA E PLANTIO DE MUDAS - APÜS O CORTE DAS ÉRVORES ÄS MARGENS DO RIO OCOY (AO FUNDO CANCHA DE BOCHA SENDO DESMANCHADA) - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 38 ÉREA AGUARDA ETAPA LIMPEZA E O REPLANTIO DAS MUDAS - (06/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

34 3) REPLANTAR 750 (Setecentas e cinqüenta) mudas de árvores nativas das mais variadas espécies a fim de recuperar e reflorestar a área atingida em ambas margens; FOTO 39 ALGUMAS MUDAS JÉ PLANTADAS SE DESENVOLVEM ÄS MARGENS DO RIO OCOY - (07/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

35 4) CONTRIBUIR para o desenvolvimento de novas espécies e a beleza da área atingida; FOTO 40 A FLORA EXUBERANTE ÉS MARGENS DO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 41 REPLANTIO: CUIDADO COM O DESENVOLVIMENTO DAS MUDAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

36 5) PROMOVER O ESPAÇO DA BIODIVERSIDADE e a preservaáào de espâcies nativas de PLANTAS, PEIXES, ÑRVORES FRUTÖFERAS, PÑSSAROS, INSETOS e outros animais silvestres no espaáo a ser RESTAURADO ; FOTO 42 PÉSSAROS EM ARBUSTOS ÄS MARGENS DO RIO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 43 ESPàCIE DE FLOR ENCONTRADA ÄS MARGENS DO RIO OCOY: LABORATÜRIO DE PESQUISA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

37 FOTO 44 FRUTOS DE AMEIXEIRA: GERENCIAMENTO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 45 A NATUREZA EXUBERANTE NA ÉREA DE RESERVA FLORESTAL - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

38 FOTO 46 ESPàCIE DE BORBOLETA SE ALIMENTA EM FLOR NA RESERVA PERMANENTE - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 47 FRUTO MAMáO NA ÉREA DE RESERVA FLORESTAL - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

39 FOTO 48 PÉSSARO DESCANSA AO SOL NA ÉREA DE RESERVA FLORESTAL - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 49 A PRESENÖA DAS FLORES NA ÉREA DE PROTEÖáO AMBIENTAL - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

40 FOTO 50 ESPàCIE DE FLOR (ORQUÑDEA) NA ÉREA DE RESERVA FLORESTAL - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 51 A NATUREZA E AS FLORES: SINAL DE VIDA NO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

41 6) CONSCIENTIZAR nosso corpo social da necessidade de tal gerenciamento, solicitando apoio, cuidado e zelo ao espaço natural; FOTO 52 SEDE DA AABB/PISCINA: PREOCUPAÖáO COM VERDE E PRESERVAÖáO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 53 QUIOSQUES HARMONIA COM A NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

42 7) READEQUAR o espaço outrora utilizado pelos sócios como CANCHA DE BOCHA, DEVOLVENDO-O a ÁREA USURPADA à natureza com o devido rearranjo ambiental (retirada de entulhos, lixo, restos de material de construção e madeiras) com replantio de mudas; FOTO 54 RESTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÖáO APÜS DESMANCHE CANCHA DE BOCHA PRÜXIMO AO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 55 RESTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÖáO APÜS DESMANCHE CANCHA DE BOCHA E CRURRRASQUEIRAS PRÜXIMO AO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

43 As imagens mostram ações de readequação da estrutura da AABB que, ao longo dos anos foi construída muito próxima do Rio Ocoy e que, agora (2009 e seguintes) repara o dano causado ao meio ambiente com a desconstrução de suas instalações, redirecionando seus espaços e investimentos atuais e futuros a fim de minimizar o impacto ambiental negativo, devolvendo á natureza o que da natureza é. FOTO 56 RESTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÖáO APÜS DESMANCHE DE CHURRASQUEIRAS E CANCHA DE BOCHA PRÜXIMO AO RIO OCOY - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 57 READEQUAR A ÉREA INVADIDA: DEVOLVER Ä NATUREZA. ENTULHOS SERáO RETIRADOS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

44 FOTO 58 READEQUAR A ÉREA INVADIDA: DEVOLVER Ä NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 59 READEQUAR E LIMPAR: DEVOLVER Ä NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

45 FOTO 60 ÉREA LIMPA E PRONTA PARA O PLANTIO DE MUDAS: COMPROMISSO COM A NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 61 CONSTRUÖáO INADEQUADA DE CHURRASQUEIRA PRÜXIMA AO RIO OCOY: DESMANCHAR E DEVOLVER Ä NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

46 FOTO 62 CONSTRUÖáO IRREGULAR: READEQUAR A ÉREA INVADIDA E DEVOLVÇ-LA Ä NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

47 FOTO 63 MATERIAL DE CONSTRUÖáO (RESTOS): RECOLHER (AO FUNDO O RIO OCOY) - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 64 LIMPAR E REPLANTAR: EXIGÇNCIA DA NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

48 FOTO 65 DESMANCHE DA CANCHA DE BOCHA E CHURRASQUEIRA: READEQUAR A ÉREA INVADIDA E DEVOLVÇ-LA Ä NATUREZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 66 ÉREA ESTÉ LIMPA E PRONTA PARA O PLANTIO DAS MUDAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

49 FOTO 67 MÉQUINA RECOLHE ENTULHO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 68 ENTULHO à REMOVIDO PARA LOCAL ADEQUADO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

50 FOTO 69 LIMPAR SEM POLUIR O RIO: COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE E AS ÉGUAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) Para evitar que o lixo produzido pelos nossos associados se acumule próximo ao rio, dentro dele, próximo de suas nascentes, demais instalações ou, ainda, seja descartado ou queimado dentro da propriedade, foi firmado o TERMO DE DOAäãO COM ENCARGO, (vide anexos), em 27/09/2009, entre a AABB Medianeira (PR) e a ASSAMA AssociaÇÉo dos Agentes do meio Ambiente, cujo objeto é a reciclagem do lixo produzido na associação e o correto direcionamento, através daquela entidade que, além de dar destino certo ao lixo ainda emprega cerca de 36 (trinta e seis) agentes recicladores, beneficiando mais de uma centena e meia de pessoas com este reaproveitamento. FOTO 70 LIXO DENTRO DO RIO OCOY: MAU EXEMPLO - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

51 8) ISOLAR a ärea afetada apås o repovoamento com mudas de ärvores nativas diversas - fazendo com que a natureza protegida recupere seu estado original. FOTO 71 APÜS A LIMPEZA: ÉREA PRONTA PARA PLANTIO DE MUDAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) FOTO 72 ENTULHOS SáO RETIRADOS: ÉREA PRONTA PARA RECEBER NOVAS MUDAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

52 FOTO 73 LIMPAR SEM POLUIR: PLANTIO DE MUDAS MUDARÉ VISUAL DA ÉREA EM POUCOS ANOS- (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR)

53 9) FORTALECER a imagem da AABB Associaáào Atlâtica Banco do Brasil como Entidade amiga da Natureza e praticante de atos de Responsabilidade Såcio Ambiental;

54 FOTO 74 RIO OCOY: PLANTIO RECUPERARÉ E POVOARÉ AS MARGENS COM VÉRIAS ESPàCIES DE ÉRVORES NATIVAS E FRUTÑFERAS - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) 4 ABRANGÊNCIA Este Projeto tem como ärea de abrangência a propriedade da AABB Associaáào Atlâtica Banco do Brasil, localizada ès margens da BR 277, KM 668, Zona Rural, Medianeira (PR), Imåvel Parte do Lote Rural n. 25, Registrada no Cartårio de Registro de Imåveis Matrécula sob n. 3631, com ,10 m2, em conformidade com o Memorial Descritivo (anexos).

55 FOTO 75 CAMPO DE FUTEBOL CERCADO POR ÉRVORES: SOMBRA E BELEZA - (09/2010) - ARQUIVO AABB MEDIANEIRA (PR) 5 AÇÕES a) Contrataáào de Empresa especializada para mediáçes e apuraáào de dados (trabalho de campo); b) - Elaboraáào do projeto de gerenciamento dos recursos florestais e äreas a serem preservadas; c) - Encaminhamento ao IAP Instituto Ambiental do Paranä para anälise, providências ou nào e parecer (Aprovaáào); d) - Contrataáào de Equipe com experiência e tecnologia apropriada em derrubada, preparaáào, precificaáào, carregamento e destinaáào da madeira/lenha produzida; e) Retirada e limpeza de galhos e sobras de madeiras; f) Desmantelamento/desmanche das estruturas (Cancha de Bocha / Churrasqueiras / Telhados) conforme Mapa/Acordo com IAP Instituto Ambiental do Paranä; g) Preparaáào do local para plantio de mudas; h) Contato com Viveiro Municipal para alocaáào de mudas; i) Plantio das mudas, observando-se o Mapa da Reserva Florestal e Permanente, bem como o Programa Mata Ciliar; j) Cuidados especéficos/gerenciamento e, se necessärio, replantio de mudas; k) Zelar e limpar a ärea, evitando rebrota das ärvores exåticas; l) Zelar para que as mudas tenham bom desenvolvimento; m) Assinatura de Convênio com Assama Associaáào de Agentes do meio Ambiente de Medianeira (PR); n) Plantio de mudas frutéferas; o) Limpeza de galhos, folhas e materiais poluidores (lixo), no interior do Rio Ocoy; p) Levantamento Fotogräfico (Histåria); q) Comunicaáào ao IAP Instituto Ambiental do Paranä sobre o cumprimento das aáçes solicitadas.

56 r) Gerenciamento regular da ärea em recuperaáào; 6 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS projeto sào os seguintes: Os recursos financeiros e/ou custos envolvidos no desenvolvimento do a) Receita aproximada prevista na venda da madeira (Toras / Lenha) dos eucaliptos derrubados no valor de R$ ,00 (Dez mil reais), que serào revertidos em obras na pråpria associaáào (Reforma da cozinha e outros); b) Assinatura de Termo de Doação com Encargo com a ASSAMA Associaáào de Agentes do meio Ambiente de Medianeira (PR), sem custo ou ônus para a AABB; c) Pagamento da Empresa contratada para elaboraáào de projetos e Mapas no total de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais); d) Taxas e guias junto ao IAP Instituto Ambiental do Paranä no valor de R$ 500,00 (Quinhentos reais); e) Mudas: nào haverä qualquer tipo de cobranáa por parte do Viveiro Municipal (IAP) Medianeira (PR); f) - Empresa contratada para a derrubada e venda da madeira jä prevê (descontada a parte da mesma) o pagamento do valor léquido conforme item a ; g) Despesas Operacionais e administrativas (Combustével, telefone) em torno de R$ 400,00 (Quatrocentos reais). h) Receitas: R$ ,00 Custos R$ 2.400,00 = R$ 7.600,00 (saldo léquido).

57 7 CRONOGRAMA AÇÕES E PROCEDIMENTOS A B C D E F G H I J K L M N O P DIAGNÓSTICO CONTRATAÇÃO EMPRESA TÉCNICA PROJETO FLORESTAL APROVAÇÃO DIRETORIA DA PROTOCOLO (IAP) ANÁLISE APROVAÇÃO (IAP) E CONVÊNIO COM ASSAMA (LIXO) CONTRATAÇÃO EQUIPE (RETIRADA ÁRVORES) DESMANCHE ESTRUTURAS DE LIMPEZA (ENTULHOS)

58 AäåES E PROCEDIMENTOS A B C D E F G H I J K L M N O P PLANTIO DE MUDAS FEED BACK (IAP) GERENCIAMENTO A) - 1ç TRIM/2009 E) 1ç TRIM/2010 I) 1ç TRIM/2011 M) 1ç TRIM/2012 B) - 2ç TRIM/2009 F) 2ç TRIM/2010 J) 2ç TRIM/2011 N) 2ç TRIM/2012 C) 3ç TRIM/2009 G) 3ç TRIM/2010 K) 3ç TRIM/2011 O) 3ç TRIM/2012 D) 4ç TRIM/2009 H) 4ç TRIM/2010 L) 4ç TRIM/2011 P) 4ç TRIM/ RESULTADOS OU EXPECTATIVAS No distante ano de 1973 (ano da Fundaáào da AABB Medianeira PR), um grupo de funcionärios escolhia a ärea (distante hoje, 08 km da sede do municépio) onde seria implantada toda estrutura da sede social e demais instalaáçes (Barracào de festas, vestiärios, quadras de esportes, etc) para atendimento de seu corpo social. Atualmente, reconhecendo publicamente o excelente trabalho desenvolvido - com o brio e perseveranáa pelos Presidentes e Diretores ao longo dos Ültimos anos, temos o compromisso de voluntäria e incansavelmente continuar com as aáçes que levem a Entidade de encontro ao futuro, atendendo aos anseios dos såcios, da comunidade em geral, autoridades, årgàos e entidades dos poderes constituédos, trabalhando de forma serena, coerente, com âtica e entusiasmo. Desta forma, o presente projeto busca atualizar o espaáo ambiental da AABB, gerenciando seus recursos naturais Nascentes, cårrego (Rio Ocoy), flora, fauna, animais silvestres, insetos, pässaros e demais adequando-o - de forma responsävel e com apoio tâcnico e tecnologia apropriada è legislaáào atual, num esforáo que envolve nào så os Diretores da Associaáào e seu quadro de associados,

A BIOMASSA FLORESTAL PRIMARIA

A BIOMASSA FLORESTAL PRIMARIA A BIOMASSA FLORESTAL PRIMARIA Entende-se por biomassa florestal primaria (BFP) a fração biodegradável dos produtos gerados e que são processados com fins energéticos. Nos casos dos reflorestamentos, a

Leia mais

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga.

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga. O desmatamento, ao longo dos anos, no município de Araras, contribuiu para a redução no suprimento de água potável, devido à formação geológica local, que resulta nos aqüíferos do grupo Passa Dois e Basalto

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 Sumário Pág. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2 1.2 Hidrografia 2 1.3 Topografia 2 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 1.5 Acesso 3 2 Objetivo Geral 4 3 Metodologia 5 3.1

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

LEI Nº 1.982, DE 30 DE AGOSTO DE 2010

LEI Nº 1.982, DE 30 DE AGOSTO DE 2010 LEI Nº 1.982, DE 30 DE AGOSTO DE 2010 DISCIPLINA O CORTE E A PODA DE VEGETAÇÃO DE PORTE ARBÓREO EXISTENTE NO MUNICÍPIO DE BARUERI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri,

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO.

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO. CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO. São Miguel do Oeste/SC 2012 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. AABB SÃO MIGUEL- SÃO MIGUEL DO OESTE/SC 1.2.TÍTULO: RECICLAGEM

Leia mais

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF José Bento da Rocha Farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Goiás UEG,

Leia mais

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 EXTREMA EXTREMO SUL DE MINAS. SERRA DA MANTIQUEIRA. 480 KM BH E 100 KM DA CIDADE DE SP. POPULAÇÃO 24.800 HABITANTES. CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA DE 20 ANOS

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2015

PROJETO DE LEI N O, DE 2015 PROJETO DE LEI N O, DE 2015 (Do Sr. Ronaldo Carletto) Cria o Fundo Nacional de Recuperação de Nascentes de Rios (FUNAREN), define os recursos para seu financiamento e estabelece os critérios para sua utilização.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Aula 8 a A Engenharia e o Meio Ambiente Parte I Edgar Aberto de Brito PRIMEIRA PARTE As questões ambientais e os problemas para a engenharia. ENGENHARIA

Leia mais

PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002

PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002 PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002 "Estabelece que a exploração e a supressão de produtos florestais nativos em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, dependem da emissão,

Leia mais

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO Trabalho de pesquisa em andamento Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins pissarra1@yahoo.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40)

MINISTÉRIO DAS CIDADES. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40) MINISTÉRIO DAS CIDADES INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40) Regulamenta a Política Socioambiental do FGTS, no âmbito

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO. Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO. Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO PRAD Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PRAD O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), deverá

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ I. Informações gerais sobre a reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN) URU Em 2003, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI Nº 506, DE 2008: A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI Nº 506, DE 2008: A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI Nº 506, DE 2008: Estabelece mecanismos de participação no produto da arrecadação do ICMS gerado pela cadeia produtiva no município onde se localiza

Leia mais

1. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

1. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS 1. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS O Programa de Preservação e Recuperação de Ecossistemas visa o aumento da biodiversidade e a recuperação da paisagem. É composto por um conjunto

Leia mais

I - Operação SOS São Francisco. Entidades envolvidas: Ministério Público Estadual, PMMA, IBAMA, SEMAD e CREA-MG.

I - Operação SOS São Francisco. Entidades envolvidas: Ministério Público Estadual, PMMA, IBAMA, SEMAD e CREA-MG. Atuação ministerial Área de preservação permanente. Funções: preservar: os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora. proteger o solo assegurar

Leia mais

DISCIPLINA O CORTE DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DISCIPLINA O CORTE DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS LEI Nº 5849, de 4 de julho de 2011. DISCIPLINA O CORTE DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE CRICIÚMA, Faço saber a todos os habitantes deste Município,

Leia mais

MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA

MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA IN-35 INSTRUÇÕES GERAIS: A Exploração do Palmiteiro (Euterpe edulis) no estado de Santa Catarina, deverá obedecer os critérios estabelecidos

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Programa Águas de Araucária

Mostra de Projetos 2011. Programa Águas de Araucária Mostra de Projetos 2011 Programa Águas de Araucária Mostra Local de: Araucária. Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal

Leia mais

Considerando a importância da divulgação de imagens das unidades de conservação para sensibilização da sociedade sobre o tema;

Considerando a importância da divulgação de imagens das unidades de conservação para sensibilização da sociedade sobre o tema; PORTARIA Nº 19/2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE INSTITUTO CHICO MENDES, nomeado pela Portaria nº 532, de 30 de julho de 2008, da Ministra de Estado Chefe da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PROGRAMA Nº - 034 Recuperação Geológica de Áreas de Risco Contenção de Encostas SUB-FUNÇÃO: 543 RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADAS Identificar áreas de risco; desenvolver projetos

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 Histórico Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente

Leia mais

6 Exploração florestal ATENÇÃO!

6 Exploração florestal ATENÇÃO! 6 Exploração florestal 6.1 O que depende de autorização ambiental? Uso alternativo do solo Toda intervenção na cobertura vegetal nativa (ou seja, desmatamento com ou sem destoca, raleamento ou brocamento

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE TÉCNICAS DE NUCLEAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DOS TERMOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PARCELAMENTO DE SOLO: CODRAM 3414,40; CODRAM 3414,50; CODRAM 3414,60; CODRAM 3414,70; CODRAM 3415,10

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PARCELAMENTO DE SOLO: CODRAM 3414,40; CODRAM 3414,50; CODRAM 3414,60; CODRAM 3414,70; CODRAM 3415,10 TERMO DE REFERÊNCIA PARA PARCELAMENTO DE SOLO: CODRAM 3414,40; CODRAM 3414,50; CODRAM 3414,60; CODRAM 3414,70; CODRAM 3415,10 O processo administrativo para aprovação e licenciamento de parcelamentos de

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL

Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (PRAD) ATENÇÃO O DOCUMENTO DEVE CONTER,

Leia mais

Relato de Experiência Preservar é Preciso

Relato de Experiência Preservar é Preciso Estado do Piauí Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Educação - SEMEC Escola Municipal Nova Brasília Relato de Experiência Preservar é Preciso Equipe: Ana Lúcia da silva Bezerra Maria

Leia mais

Projeto - óleo + vida

Projeto - óleo + vida FENABB FederaÅÇo Nacional das AABBs Concurso Socioambiental 2010 Recursos HÉdricos AABB SumarÑ (SP) PROJETO MENOS ÜLEO, MAIS VIDA Novembro/2010 1 IdentificaÅÇo AABB SumarÑ (SP) Projeto: Menos Üleo, Mais

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga

Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga Capítulo I - Da Entidade Art. 1 - O Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental, sob a denominação de C.A.E.A. Mariana Braga, entidade

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE FLORESTA

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE FLORESTA RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE FLORESTA Londrina, 19 de janeiro de 2012 INTRODUÇÃO A proposta de trabalho desenvolvida em 2011 voltada a realização de compensação de emissões de CO 2 por meio do plantio

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Mestre não é quem ensina, mas quem, de repente, aprende.

Mestre não é quem ensina, mas quem, de repente, aprende. Imagem do Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz - São Paulo, SP). Mestre não é quem ensina, mas quem, de repente, aprende. João Guimarães Rosa Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Pagamento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SEDAM.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SEDAM. GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SEDAM. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 30 DE MAIO DE 2011 Normatiza a atividade de silvicultura econômica com espécies nativas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL 1. Por que o código florestal precisa ser mudado? O Código Florestal de 1965 é uma boa legislação. Aliás, caso fosse exigido o cumprimento

Leia mais

Sistema de Cadastro Ambiental Rural

Sistema de Cadastro Ambiental Rural Sistema de Cadastro Ambiental Rural XX Simpósio Jurídico ABCE ÂNGELO RAMALHO ASSESSOR MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO DIRETORIA DE FOMENTO E INCLUSÃO FLORESTAL São Paulo, Outubro/2014

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO Enio Resende de Souza Eng. Agr. M.Sc. Manejo Ambiental / Coordenador Técnico / Meio Ambiente Gestão do Produto

Leia mais

VALLOUREC UNIDADE FLORESTAL

VALLOUREC UNIDADE FLORESTAL VALLOUREC UNIDADE FLORESTAL A EMPRESA Fundada em 1969, o objetivo principal da Vallourec unidade Florestal é o plantio de florestas de eucalipto para, a partir delas, produzir o carvão vegetal, um dos

Leia mais

NASCENTE MUNICIPAL MODELO DE SOROCABA

NASCENTE MUNICIPAL MODELO DE SOROCABA NASCENTE MUNICIPAL MODELO DE SOROCABA Por meio do Projeto de Georreferenciamento e Diagnóstico das Nascentes de Sorocaba, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) selecionou a Nascente

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) foi criada pela Lei estadual 14.028 de março de 2010 e tem como uma de suas finalidades executar a Política

Leia mais

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago Consulta Pública 2015 Base Legal Lei Federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000 Regulamenta o artigo 225 da Constituição Federal e Institui o Sistema Nacional

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

VII Reunião de Atualização em Eucalitptocultura

VII Reunião de Atualização em Eucalitptocultura VII Reunião de Atualização em Eucalitptocultura Planejamento da Propriedade Agrícola (APP e RL) Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes Dept o. Ciências Florestais ESALQ/USP Estação Experimental

Leia mais

1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL...

1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL... 1- DADOS DE IDENTIFICAÄÅO: 1.1- AABB DE SANTO ÄNGELO RS 1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL... 2- JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB.

Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB. Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB. Itallo Harlan Reinaldo Alves Gomes (1) ; Jessily Medeiros Quaresma (2) ; Francisco José (3) ; Laedy Cecília

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária do MS

Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária do MS Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária do MS Osvaldo A. Riedlinger. dos Santos Engenheiro Florestal UNIFENAS/1987 IMAP:Gerente de Recursos Florestais GERÊNCIA DE RECURSOS

Leia mais

DECRETO Nº 50.077, DE 6 DE OUTUBRO DE 2008 Regulamenta o artigo 50 da Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006, o qual dispõe sobre a celebração de

DECRETO Nº 50.077, DE 6 DE OUTUBRO DE 2008 Regulamenta o artigo 50 da Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006, o qual dispõe sobre a celebração de DECRETO Nº 50.077, DE 6 DE OUTUBRO DE 2008 Regulamenta o artigo 50 da Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006, o qual dispõe sobre a celebração de termos de cooperação com a iniciativa privada, visando

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

ÓRGÃO: 14000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO-AMBIENTE PROGRAMA DE TRABALHO

ÓRGÃO: 14000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO-AMBIENTE PROGRAMA DE TRABALHO PLANO PLURIANUAL 2010-2013 CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO - FUNCIONAL PROGRAMÁTICA 18000000 GESTÃO AMBIENTAL 18542000 CONTROLE AMBIENTAL 18542010 PROGRAMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 185420102.074 COORDENAÇÃO DOS

Leia mais

Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais

Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais O Secretário do Meio Ambiente, considerando: A necessidade de regulamentação da utilização

Leia mais

Lei 12.651/2012. Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen

Lei 12.651/2012. Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen Lei 12.651/2012 Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen Considerações Padrão Legal X Padrão de Qualidade Capacitação para aplicação da lei Análise individual

Leia mais

LEGISLAÇÃO FLORESTAL APLICADA. Docentes Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad Eng. Agr. Renata Inês Ramos

LEGISLAÇÃO FLORESTAL APLICADA. Docentes Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad Eng. Agr. Renata Inês Ramos LEGISLAÇÃO FLORESTAL APLICADA Docentes Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad Eng. Agr. Renata Inês Ramos Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Cerrado no Estado de São Paulo Artigo 1º

Leia mais

13-05-2015 EUCALIPTO. plantio. Projeção de Receitas e Resultados. Fomento. Como suprir tamanha demanda preservando as florestas nativas?

13-05-2015 EUCALIPTO. plantio. Projeção de Receitas e Resultados. Fomento. Como suprir tamanha demanda preservando as florestas nativas? 13-05-2015 Como suprir tamanha demanda preservando as florestas nativas? Através de florestas plantadas de Eucalipto e Pinus. Cada 1ha destas preservam 10ha de nativas. EUCALIPTO O plantio de Eucalipto

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE SISTEMAS AGRO- FLORESTAIS 1. IDENTIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são:

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são: Pedro da Cunha Barbosa. Especialização em Direito Ambiental. Área do conhecimento jurídico que estuda as relações entre o homem e a natureza, é um ramo do direito diferenciado em suas especificidades e,

Leia mais

PORTARIA Nº 29 DE 10 DE MAIO DE 2005. RESOLVE:

PORTARIA Nº 29 DE 10 DE MAIO DE 2005. RESOLVE: Salvador Quarta-feira 11 de maio de 2005 Ano LXXXIX No 18.837 PORTARIA Nº 29 DE 10 DE MAIO DE 2005. Dispõe sobre diretrizes para a exploração florestal, o plano de manejo florestal, a supressão de vegetação

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Processo nº 37758/2014. ML-27/2015 Encaminha Projeto de Lei.

Processo nº 37758/2014. ML-27/2015 Encaminha Projeto de Lei. ML-27/2015 Encaminha Projeto de Lei. São Bernardo do Campo, 15 de setembro de 2015. PROJETO DE LEI N. 33/15 PROTOCOLO GERAL N. 4.325/15 Senhor Presidente: Encaminhamos a Vossa Excelência, para apreciação

Leia mais

SUMÁRIO: Projeto de recuperação de áreas degradadas. Instrução Normativa Nº. 08

SUMÁRIO: Projeto de recuperação de áreas degradadas. Instrução Normativa Nº. 08 SUMÁRIO: OBJETIVOS:... 2 I DAS DEFINIÇÕES:... 3 II DOS PROCEDIMENTOS:... 3 III INSTRUÇÕES:... 4 ANEXO 1... 6 EXEMPLO DE CROQUI DE REPRESENTAÇÃO DA ÁREA A SER RECUPERADA... 6 ANEXO 2... 7 ENDEREÇO DO DEPARTAMENTO

Leia mais

PROJETO VALE SUSTENTÁVEL: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS VISANDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NA REGIÃO DO VALE DO AÇU RN.

PROJETO VALE SUSTENTÁVEL: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS VISANDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NA REGIÃO DO VALE DO AÇU RN. PROJETO VALE SUSTENTÁVEL: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS VISANDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NA REGIÃO DO VALE DO AÇU RN. Elisângelo Fernandes da Silva (E-mail: elisangelo.silva@bol.com.br);

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2012 DISPÕE SOBRE TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PCA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE GUARAPARI, Estado

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. SOS Restinga de Pontal do Paraná

Mostra de Projetos 2011. SOS Restinga de Pontal do Paraná Mostra Local de: Pontal do Paraná. Mostra de Projetos 2011 SOS Restinga de Pontal do Paraná Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Campo

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 3 3. Objetivos... 4 4. Área de Abrangência... 4

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 5, de 08 de setembro de 2009.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 5, de 08 de setembro de 2009. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 5, de 08 de setembro de 2009. Dispõe sobre os procedimentos metodológicos para restauração e recuperação das Áreas de Preservação Permanentes e da Reserva Legal instituídas pela Lei

Leia mais

DISPOSIÇÕES PERMANENTES

DISPOSIÇÕES PERMANENTES Revista RG Móvel - Edição 31 DISPOSIÇÕES PERMANENTES CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR): O novo Código Florestal determina a criação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e torna obrigatório o registro para todos

Leia mais

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial)

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial) 180 SUB-PROGRAMA 7 USO DO SOLO Áreas Protegidas Este Sub-Programa contempla uma única ação, que trata da Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos

Leia mais

Cooperativas do Agronegócio

Cooperativas do Agronegócio Cooperativas do Agronegócio Brasília (DF), Novembro de 2009 Diretoria de Agronegócios Posicionamento Estratégico BB Atuar em cadeias de valor, apoiar o cooperativismo e o associativismo Diversificar a

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

8º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura. Adequação Legal da Propriedade Rural

8º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura. Adequação Legal da Propriedade Rural 8º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Departamento de Ciências Florestais Estação Experimental

Leia mais

COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL

COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL PROJETO DE LEI N o 1.548, DE 2015 Dispõe sobre a criação, gestão e manejo de Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN, e dá

Leia mais

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO Julho 2013 PREÂMBULO A Barragem de Vascoveiro foi construída com o objetivo de fornecer água à cidade de Pinhel e a algumas freguesias do Concelho.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2011 (Do Sr. Deputado Marcelo Matos)

PROJETO DE LEI N.º, DE 2011 (Do Sr. Deputado Marcelo Matos) PROJETO DE LEI N.º, DE 2011 (Do Sr. Deputado Marcelo Matos) Institui diretrizes para a reutilização e reciclagem de resíduos de construção civil e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia Ideal Qualificação Profissional Projeto Cultive esta ideia Objetivo A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu

Leia mais

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório:

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório: Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar Relatório individual NOME: Prezado senhor (a), Em primeiro lugar, no nome dacoopafi, da Gebana e da Fundação Solidaridad,gostaríamos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

Linhas de Financiamento Setor Florestal. 1º Encontro Paulista de Biodiversidade São Paulo, 18 de novembro de 2009 Eduardo Canepa Raul Andrade

Linhas de Financiamento Setor Florestal. 1º Encontro Paulista de Biodiversidade São Paulo, 18 de novembro de 2009 Eduardo Canepa Raul Andrade Linhas de Financiamento Setor Florestal 1º Encontro Paulista de Biodiversidade São Paulo, 18 de novembro de 2009 Eduardo Canepa Raul Andrade Política Ambiental do BNDES O BNDES entende que investimentos

Leia mais

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro.

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Nós, membros do poder público, usuários e sociedade civil organizada, estudantes e profissionais da educação, reunidos

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEOS PARA AS INICITAIVAS DE CONSERVAÇÃO DA THE NATURE CONSERVANCY,

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEOS PARA AS INICITAIVAS DE CONSERVAÇÃO DA THE NATURE CONSERVANCY, Termo de Referência CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEOS PARA AS INICITAIVAS DE CONSERVAÇÃO DA THE NATURE CONSERVANCY, EM SÃO FÉLIX DO XINGU, NO ESTADO DO PARÁ. INTRODUÇÃO E CONTEXTO A The Nature

Leia mais

Apresentação & Portfólio de Serviços

Apresentação & Portfólio de Serviços FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE RONDÔNIA IPRO Apresentação & Portfólio de Serviços Desenvolvimento & Cidadania para Rondônia Compromisso de fazermos juntos!! 2010

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE.

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE. IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL URBANA, MARGEM DO RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE. Profa. Miriam Cleide Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro, BA INTRODUÇÃO

Leia mais

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE -NOVO CÓDIGO FLORESTAL MINEIRO LEI 20922/13 Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE(APPs) ART. 8º - São aquelas cobertas ou não por vegetação

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Edison Pessanha Campos dos Goytacazes, que já enfrentou grandes enchentes, como as de 2007, com o rio Paraíba atingindo

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS Nº 007/2014 UnC REFORMA TELHADO BLOCO D E ISOLAMENTO ACÚSTICO DE PAREDE GINÁSIO CAMPUS PORTO UNIÃO SC

TOMADA DE PREÇOS Nº 007/2014 UnC REFORMA TELHADO BLOCO D E ISOLAMENTO ACÚSTICO DE PAREDE GINÁSIO CAMPUS PORTO UNIÃO SC TOMADA DE PREÇOS Nº 007/2014 UnC REFORMA TELHADO BLOCO D E ISOLAMENTO ACÚSTICO DE PAREDE GINÁSIO CAMPUS PORTO UNIÃO SC 1 1 - PREÂMBULO 1.1 - A Fundação Universidade do Contestado, através do seu Departamento

Leia mais