ATENÇÃO. Leitura Indispensável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATENÇÃO. Leitura Indispensável"

Transcrição

1 ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do ID Works foi criado com base na versão Enterprise, ou seja, a versão mais completa da linha ID Works, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem este manual podem se deparar com algumas telas ou janelas contendo funções inexistentes em seu software, nesse caso, desconsidere a opção não encontrada e siga para o próximo tópico. Os usuários avançados que necessitarem de alguma informação específica e que não encontraram no Guia Rápido do ID Works o tópico relacionado ao assunto, poderá consultar diretamente no manual do software ID Works, através do atalho criado na área de trabalho no ato da instalação, chamado Online Reference Library (Biblioteca de Referência Online). Para maiores informações, entrar em contato com o suporte técnico da AKAD, através do fone (0xx11) ou

2 GUIA RÁPIDO DO ID WORKS Para criar o projeto de um cartão no ID Works, após instalado o software, clique no botão de atalho criado na área de trabalho ID Works Designer, a seguinte janela aparecerá solicitando o usuário e senha, lembrando que o software vem inicialmente configurado com o usuário e senha padrão admin e poderá ser alterado e controlado de acordo com a necessidade do cliente, para isso, basta clicar no botão Change Password localizado abaixo do botão Login. Em seguida, clique em Create a new project (criar um novo projeto).

3 Na próxima janela colocaremos o nome do projeto que será criado, deixar selecionadas as opções Production Design e Card Design e informar a orientação do cartão, sendo, Landscape para horizontal ou Portrait para vertical, em seguida clique em OK. Ao concluir, o ID Works se abrirá mostrando as telas do Production Form e a frente do cartão, para visualizar o verso do cartão, clique na parte da frente do cartão e depois no menu View, selecione Back of Selected Card.

4 O verso do cartão aparecerá, clique na parte superior e arraste a tela posicionando-a abaixo da frente do cartão. Em seguida, clique duas vezes na frente do cartão para abrir as propriedades, na tela General, colocar no campo Name, o nome do cartão que está sendo gerado, o restante dos campos manter a configuração padrão.

5 O próximo passo é clicar na tela Background (fundo). Para colocar um fundo colorido no cartão, basta selecionar o campo Color e depois clicar no botão Color... para escolher a opção desejada na janela de cores que se abrirá, depois clique em OK e OK novamente, a cor escolhida aparecerá no cartão.

6 Para colocar uma imagem de fundo no cartão, basta selecionar o campo Use this file: e depois clicar no botão Browse... Uma nova janela se abrirá para escolher o arquivo com a imagem que será aplicada no fundo do cartão, selecione o arquivo e clique em Open.

7 Após selecionar a imagem, voltará a janela anterior, verificar se o nome da imagem selecionada aparece no campo em branco ao lado do botão Browse, depois no campo Display, selecionar a opção Stretch, essa opção ajustará a imagem ao tamanho do cartão, no restante dos campos manter a configuração padrão. O próximo passo é clicar na tela Printing (impressão), nessa tela, temos que nos certificar que as duas primeiras opções estão selecionadas, pois na primeira, informa que será aplicado o topcoat (camada de proteção) no cartão e, na segunda que a impressão será no cartão inteiro, sem deixar bordas brancas.

8 O próximo passo é clicar na tela Lamination (laminação), essa tela só estará habilitada para equipamentos que possuem módulos de laminação, neles serão informadas quais os tipos de laminações que serão aplicadas nos cartões, depois clique em OK. Então, aparecerá a tela com o fundo que colocamos e com as configurações que acabamos de determinar.

9 O próximo passo é acrescentarmos um campo de texto estático, aquele texto que será impresso igual em todos os cartões, ou seja, ele não varia de cartão para cartão. Com a frente do cartão selecionada, clique no menu Insert (inserir) e depois em Static Text Field (campo de texto estático). Um campo de texto estático será inserido no cartão, vamos clicar duas vezes nele para abrir a janela de propriedades do campo e configurar de acordo com a necessidade, vamos alinhar no lugar desejado.

10 Nas propriedades do Static Text, informaremos no campo Display Text, o texto que será impresso em todos os cartões, no campo Alignment, escolher qual o alinhamento do texto dentro do campo e selecionar o item Apply topcoat over field, para ser aplicada a camada de proteção sobre o texto. O próximo passo é clicar na tela Appearance (aparência), no botão Font serão definidos o tipo e tamanho da fonte, no botão Foreground será definida a cor da fonte e no botão Background será definido se a caixa envolta da fonte terá preenchimento colorido, após terminar as configurações clique em OK.

11 Após alinhar o campo Static Text na posição desejada no cartão, acrescentaremos os demais campos de Static Text, para isso poderemos repetir os passos da página anterior ou utilizar os comandos copiar e colar, no novo campo criado, clicar duas vezes com o mouse e alterar somente o campo Display Text, pois as configurações também foram copiadas e não precisam ser definidas novamente, depois clicar em OK e alinhar o campo no cartão. O próximo passo é acrescentarmos um campo de texto variável, aquele que será alterado de cartão para cartão, ou seja, são dados variáveis, exemplo: nome, RG, função etc. Com a frente do cartão selecionada, clique no menu Insert (inserir) e depois em Text Field (campo de texto).

12 Um campo de texto variável será inserido no cartão, para alinhá-lo clicaremos sobre ele com o botão direito do mouse e selecionaremos o campo Center Field(s), aparecerão duas opções, Horizontal e Vertical, selecionando a opção Horizontal, o campo será alinhado horizontalmente ao centro do cartão e selecionando a opção Vertical, o campo será alinhado verticalmente ao centro do cartão. Após alinhado o campo, clicaremos duas vezes nele para abrir a janela de propriedades do campo e configuraremos de acordo com a necessidade. Nas propriedades do Text Field, informaremos no campo Field Name, o nome do campo que se repetirá no campo Sample Data, no campo Alignment, escolher qual o alinhamento do texto dentro do campo e selecionar os itens Apply topcoat over field, para ser aplicada a camada de proteção sobre o texto e Automatically Adjust Font Size, para que o programa ajuste automaticamente o tamanho da fonte caso ela não caiba dentro do campo.

13 O próximo passo é clicar na tela Appearance (aparência), no botão Font serão definidos o tipo e tamanho da fonte, no botão Foreground será definida a cor da fonte e no botão Background será definido se a caixa envolta da fonte terá preenchimento colorido, após terminar as configurações clique em OK. Após alinhar o campo Text Field na posição desejada no cartão, acrescentaremos os demais campos de Text Field, para isso poderemos repetir os passos da página anterior ou utilizar os comandos copiar e colar, no novo campo criado clicar duas vezes com o mouse e alterar somente os campos Field Name e Sample Data, pois as configurações também foram copiadas e não precisam ser definidas novamente, depois clicar em OK e alinhar o campo no cartão. Caso queira fazer o alinhamento entre campos, deverá selecionar o campo que está alinhado corretamente e segurando o SHIFT, clicar sobre o campo que deverá ser alinhado, em seguida soltar o botão Shift e clicar com o botão direito do mouse sobre o campo correto, na tela que aparecerá, selecionar o campo Align Fields (alinhar campos) e depois selecionar a opção desejada, sendo Left para a esquerda, Right para a direita, Top para o topo e Bottom para a base do campo.

14 O próximo passo é acrescentarmos um campo de foto, com a frente do cartão selecionada, clique no menu Insert (inserir) e depois em Photo Field (campo de foto). Em seguida ajuste o tamanho da foto utilizando os pontos que aparecem nas laterais da foto e depois alinhe a foto no local desejado do cartão, após alinhado o campo, clique duas vezes nele para abrir a janela de propriedades.

15 Nas propriedades da foto, na janela General (geral), escreveremos foto no campo Field Name, o Alignment (alinhamento) deve ser mantido sempre como Center/Center e a Rotation (rotação) deve ser mantida como zero, selecionar o item Apply topcoat over field, para ser aplicada a camada de proteção sobre o campo. Na tela Border (borda), ao selecionar o item Display Border será inserida uma borda na foto, abaixo temos o botão Weight para definir a espessura da borda e o botão Color para definir a cor da borda, as opções Square para bordas quadradas ou Round para bordas arredondadas, nesse caso, temos o botão Rouding para definir o grau de arredondamento das bordas.

16 Na tela Special Effects (efeitos especiais), ao selecionar o item Display the photo semi-opaque a foto terá um efeito de transparência que poderá ser definido na escala abaixo de 10% a 90%, tendo como opção selecionar o item Display the photo backdrop as transparent, essa opção remove o fundo da foto. Na tela Printing (impressão), deixar sempre selecionada a opção Color e o item Print black using YMC panels (imprimir preto usando painéis YMC), em seguida clique em OK.

17 O próximo passo é acrescentarmos no verso um campo de imagem estática, essa imagem será impressa em todos os cartões, ou seja, ela não varia de cartão para cartão. Com o verso do cartão selecionado, clique no menu Insert (inserir) e depois em Static Graphic Field (campo de imagem estática). Um campo de imagem estática será inserido no verso do cartão, clicaremos duas vezes nele para abrir a janela de propriedades do campo e configurar de acordo com a necessidade, posteriormente alinharemos no lugar desejado.

18 Nas propriedades da imagem estática, na janela General (geral), selecionaremos o item Apply topcoat over field para ser aplicada a camada de proteção sobre o campo, depois clicaremos no botão Browse e uma nova janela se abrirá para localizar a imagem que será acrescentada no cartão, após selecionar a imagem, clique no botão Open. Agora clique na tela Sizing (dimensão) e selecione a opção Large as possible without distortion para aumentar a imagem o máximo possível dentro do campo sem distorção.

19 Na tela Special Effects (efeitos especiais), ao selecionar o item Display the graphic semi-opaque a imagem terá um efeito de transparência que poderá ser definido na escala abaixo de 10% a 90%, tendo como opção selecionar o item Display selected color as transparent, essa opção remove da imagem a cor escolhida no botão Color abaixo. Na tela Printing (impressão) deixar sempre selecionada a opção Color, não havendo a necessidade de selecionar o item Print black using YMC panels (imprimir preto usando painéis YMC), em seguida clique em OK.

20 Após clicar em OK, a imagem aparecerá no verso do cartão para ser alinhada e ajustada no tamanho desejado. O próximo passo é acrescentarmos no verso um campo de texto estático, aquele texto que será impresso igual em todos os cartões, ou seja, ele não varia de cartão para cartão. Com o verso do cartão selecionado, clique no menu Insert (inserir) e depois em Static Text Field (campo de texto estático).

21 Um campo de texto estático será inserido no verso do cartão, clicaremos duas vezes nele para abrir a janela de propriedades do campo e configurar de acordo com a necessidade, depois alinharemos no lugar desejado. Nas propriedades do Static Text, na janela General, informaremos no campo Display Text o texto que será impresso em todos os cartões, porém, incluiremos essas informações utilizando o botão Edit, ao clicar nele aparecerá outra tela onde será digitado o texto, para fazer a quebra de linha, será necessário segurar a tecla CRTL e apertar o ENTER, após finalizar clique em OK. No campo Alignment escolher qual o alinhamento do texto dentro do campo e selecionar o item Apply topcoat over field, para ser aplicada a camada de proteção sobre o texto.

22 Após dar o OK na tela de edição do texto, o mesmo aparecerá no campo Display Text, fora o texto digitado, aparecerá também alguns caracteres que representam a quebra de linha, portanto, não deverão ser apagados. O próximo passo é clicar na tela Appearance (aparência), no botão Font serão definidos o tipo e tamanho da fonte, no botão Foreground será definida a cor da fonte e no botão Background será definido se a caixa envolta da fonte terá preenchimento colorido, após terminar as configurações clique em OK.

23 Após dar o OK, alinhar o texto no local desejado no cartão. O próximo passo é acrescentarmos no verso um campo de tarja magnética, essa função terá aplicação somente nas impressoras que possuem o módulo gravador de tarja magnética. Com o verso do cartão selecionado, clique no menu Insert (inserir) e depois em Magnetic Stripe Field (campo de tarja magnética).

24 A tarja magnética aparecerá no verso do cartão, clique para selecioná-la e depois arraste para baixo deixando-a aproximadamente a 3 ou 4mm da base do cartão. Após alinhada a tarja, clicaremos duas vezes nela para abrir a janela de propriedades e alterar somente na tela General o campo Field Name para Tarja Magnética e depois clicar em OK. * Obs.: Na tela Encoding, não deverá ser alterado nada, portanto, não precisaremos abrí-la.

25 O próximo passo é acrescentarmos no verso um campo de código de barras, com verso do cartão selecionado, clique no menu Insert (inserir) e depois em Bar Code Field (campo de código de barras). Um campo de código de barras será inserido no verso do cartão, clicaremos duas vezes nele para abrir a janela de propriedades do campo e configurá-la de acordo com a necessidade e depois alinharemos no lugar desejado.

26 Nas propriedades do Bar Code, na janela General, informaremos no campo Field Name o nome do campo, no campo Sample Data informaremos uma numeração para ser utilizada como exemplo, no campo Alignment escolheremos a opção Center (centralizado) e selecionaremos os itens Apply topcoat over field para ser aplicada a camada de proteção sobre o campo. O próximo passo é clicar na tela Advanced (avançado), na opção Type (tipo) selecionar o tipo de código de barras que será utilizado neste cartão.

27 Na opção Checksum (checagem) existem opções de checagem utilizando o módulo 10. Na opção Density (densidade) existem 3 opções de densidade, Low (baixa) deixa o código mais espaçado, High (alta) deixa menos espaçado e Medium (médio) é intermediário.

28 A opção Background Color Options serve para inserir uma cor de fundo no código de barras, é aconselhável deixar sempre a cor branca, mesmo que o cartão tenha o fundo de outra cor, assim, facilitará a leitura do código. Na opção Interpretation Text Options (opções de interpretação de texto), ao escolher OFF (desativada) aparecerá somente o código de barras, se clicar em ON (ativada) aparecerá a numeração do código de barras abaixo dele. Na opção Change Font definiremos a fonte e seu tamanho, na opção Alignment o alinhamento do texto no código de barras, depois clique em OK.

29 Após definidas as configurações do código de barras, aumente o campo do código e alinhe ao centro (horizontalmente) do cartão e depois posicione o código de barras no lugar onde está a Tarja Magnética na imagem abaixo, pois nessa imagem, o código foi deixado na parte superior do cartão somente para que pudéssemos visualizar tanto o código de barras como a tarja magnética. * Obs.: O Código de Barras deverá ser posicionado exatamente no lugar onde está a Tarja Magnética, pois a imagem abaixo contem os dois exemplos, mas o cartão que será desenvolvido pelo cliente conterá somente uma das opções. O próximo passo será incluir na tela Production Form todos os campos variáveis inseridos na frente e no verso do cartão, para isso clique na tela Production Form, no menu Tools (ferramentas) selecione Add Card Fields to Production Form (adicionar campos do cartão na forma de produção).

30 Aparecerá uma tela para selecionar os campos que serão adicionados no Production Form, nesse caso selecionaremos todos, clique no botão Select All e depois em OK. Em seguida aparecerá uma tela perguntando se deseja criar um banco de dados a partir das informações contidas no Production Form, clique em Sim.

31 Aparecerá uma tela para selecionar os campos que serão adicionados no Banco de Dados, nesse caso, selecionaremos todos, clique no botão Select All, em seguida informaremos o campo que será utilizado como chave primária (campo obrigatório), depois clique em OK. * Obs.: No campo Select the primary key field (selecione o campo de chave primária) deverá ser selecionado um campo único para cada registro. Ex.: Nome Completo, Matrícula, RG etc.

32 A próxima tela que aparecerá, conterá informações do Banco de Dados que será criado, clique no botão Finish (terminar). Aparecerá uma nova tela informando o caminho do Banco de Dados criado, clique em OK.

33 Ao finalizar, todos os campos da frente e do verso do cartão aparecerão no Production Form, com exceção do campo da tarja magnética, que acrescentaremos a seguir, também foi criado um Banco de Dados com essas mesmas informações, no qual posteriormente acrescentaremos o campo da tarja magnética. Para acrescentar o campo da Tarja Magnética, selecione o campo do código de barras e utilize o comando de copiar e colar, aparecerá na tela um novo campo como código de barras, clique duas vezes nele para abrir a janela de propriedades.

34 Nas propriedades do campo, na janela General alterar somente o campo Field Name, na janela Operator Prompt alterar o campo Prompt Text, ambos com o mesmo nome, nesse caso Tarja Magnética, após alterados os campos, clique em OK. Em seguida, alinhe o campo Tarja Magnética abaixo do campo Código de Barras.

35 Após inserido o campo da Tarja Magnética, será necessário acrescentar esse campo também no Banco de Dados, no menu Tools (ferramentas), clique em Add Production Form Fields to Database (adicionar campos da forma de produção no Banco de Dados). Aparecerá uma tela para selecionar os campos que o banco ainda não tem e que podem ser adicionados, selecione o campo e clique em OK.

36 A próxima tela conterá informações do Banco de Dados e do campo que está sendo inserido, clique no botão Finish (terminar). Aparecerá outra tela informando que o campo foi adicionado no Banco de Dados, clique em OK.

37 O próximo passo será verificar a conexão entre o banco de dados e o cartão, no menu View (ver) clique na opção Field Connector (conexão dos campos). Aparecerá uma tela com três janelas, a primeira Data Source conterá os campos do Banco de Dados, a segunda Production Form os campos da tela Production Form e a terceira Card as informações da frente e do verso do cartão, todas deverão estar ligadas de acordo com seu nome.

38 Somente a opção Tarja Magnética deverá ser conectada no cartão de acordo com a trilha, nesse caso será conectada a Track 2 (trilha 2), para isso selecione a opção Tarja Magnética na coluna do meio (Production Form) e na coluna da direita (Card) selecione a opção Tarja Magnética - Track 2, em seguida clique no botão Connect, após certificar-se que está tudo conectado, a tela poderá ser fechada. Após efetuar a conexão, aumente o tamanho dos campos, assim ficará mais visível na digitação das informações, clique duas vezes no campo para abrir a janela de propriedades.

39 Na tela de propriedades, o campo Input Length aparecerá pré definido com o número 20, nesse caso será alterado para 100, permitindo a digitação de até 100 caracteres, em seguida no campo Width (largura), alterar para 350, assim o tamanho do campo aumentará, facilitando a visualização da informação que estará sendo digitada, após alterados os campos, clique em OK. O passo anterior deverá ser repetido em todos os campos do Production Form, após finalizar, o projeto estará concluído, no menu File (arquivo), selecione a opção Save Project para salvar o projeto criado.

40 No menu File (arquivo), selecione a opção Exit para fechar o projeto criado. Novamente no menu File (arquivo), selecione a opção Exit para fechar o programa.

41 Para abrir o projeto criado, clique no botão de atalho criado na área de trabalho ID Works Production, digite o usuário e senha para acessar o programa, a tela abaixo aparecerá. Para abrir o projeto clique no menu File (arquivo), em seguida clique em Open Project (abrir projeto).

42 Aparecerá uma janela com todos os projetos que foram criados, selecione o projeto que deseja abrir e clique em OPEN. O projeto selecionado será aberto, nele vamos visualizar do lado esquerdo os campos para preenchimento e do lado direito a frente e o verso do cartão.

43 Preencha todos os campos com as informações desejadas, lembrando que as informações serão impressas exatamente como foram digitadas, portanto, se desejar a impressão com letras maiúsculas, a digitação deverá ser feita com letras maiúsculas, em seguida clique no campo da foto. Uma janela aparecerá para localizar a foto, após localizar e selecionar a foto, clique no botão Open.

44 Após abrir a foto selecionada, existem alguns ajustes que poderão ser feitos, clique no botão Photo Selection (seleção de foto). A foto centralizada é a original, selecione a foto que estiver melhor e clique em OK.

45 O botão Rotate gira a foto e o botão Restore Original restaura a foto original. O próximo passo é selecionar na foto a área que deverá ser impressa no cartão, depois clique em OK.

46 A foto aparecerá enquadrada no cartão de acordo com a seleção feita. Agora clique no menu Record, em seguida na opção Save para salvar o cartão.

47 Para inserir novos registros, no menu Record, clique em New (novo) e repita os mesmos passos anteriores. Para imprimir o registro que foi salvo, no menu File clique em Print Card (imprimir cartão).

48 Para excluir um registro que foi salvo, no menu Record clique em Delete (excluir). Para efetuar uma busca de algum registro específico no Banco de Dados, no menu Record clique em Quick Search (pesquisa rápida).

49 Uma tela de pesquisa se abrirá contendo todos os campos existentes no cartão, todos esses campos são pesquisáveis, basta acrescentar a informação do registro que deseja localizar e caso não possuir a informação completa, acrescente o sinal de % (porcentagem) como complemento e clique no botão Search (pesquisar), no exemplo abaixo, o programa trará todos os registros que iniciam como ana car, caso queira pesquisar o Banco de Dados completo, basta deixar todos os campos em branco e clicar no botão Search (pesquisar). Após efetuar a pesquisa, a quantidade de registros existente no Banco de Dados será informada na tela, para migrar de um registro para o outro, basta clicar para frente e para trás nos botões de navegação.

50 Para imprimir todos os registros que foram pesquisados, no menu File clique em Print All (imprimir tudo). OK, todos os registros foram impressos, para fechar o projeto, no menu File clique em Exit (sair).

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO PREFACE

GUIA RÁPIDO DO PREFACE Esta é a tela de abertura: AKAD COMPUTAÇÃO GRÁFICA GUIA RÁPIDO DO PREFACE Veja abaixo breve descrição dos botões da tela acima: - Produce Cards: abre um arquivo já pronto para efetuar impressões - Design

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map:

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map: ArcMAP (parte 2) Nesta parte do tutorial, você irá mapear cada tipo de uso da terra dentro do noise contour. Você adicionará dados ao seu mapa, desenhará feições baseadas em atributos, selecionará feições

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM CLIENT VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 INICIANDO O SISTEMA...13 UTILIZANDO O ÍCONE DA ÁREA DE TRABALHO...13 UTILIZANDO O MENU INICIAR...16

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

MANUAL Photo Álbum photo design software

MANUAL Photo Álbum photo design software MANUAL Photo Álbum photo design sowtware MANUAL Photo Álbum photo design software ÍNDICE 1. Requisitos mínimos de sistema...4 2. Guia de instalação...4 5. Caixa de edição...14 5.1. Pictures (Fotos)...14

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil Autodesk Civil 3D Adaptado para o Brasil Abordamos a parte de labels do Civil3D onde criei uma sequência de comandos que no final resultaram na formatação típica brasileira para identificar estes componentes

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO

PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO A primeira coisa a ser verificada é a navegação dos servidores e isso será possível com o Programa PuTTY. Selecione o servidor que está na caixa Load,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Diário On-line Apresentação ----------------------------------------------------------------------------------------- 5 Requisitos Básicos

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados.

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados. Instrução de acesso ao DVR da Yoko modelo Pentaplex. Via Software. 1 - Instalar o Software que esta no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: ( caso o navegador

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 A partir da versão 9.0 (BETA 3) do Software HCS 2010 é possível monitorar e gerenciar as biometrias

Leia mais

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software.

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. 1 - Instalar o Software que está no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: http://cameras.khronos.ind.br:1061/clientes/aplicativos/yokoprata/

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches -

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches - Curso de Capacitação ao Sistema CDV - GID Desmanches - Coordenadoria de Gestão de Desmanches Divisão de Desmanches Conteúdo Módulo 1 Como utilizar o Moodle... 4 Módulo 2 - Acessando o GID CDV... 4 Aula

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas.

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. ArcMAP (parte 1) O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. Para rodar o ArcMap selecionar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap Sobre a janela selecionar

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

W-R1000nL Guia de instalação

W-R1000nL Guia de instalação W-R1000nL Guia de instalação 1 Sumário Configurando seu Computador...3 Configuração de Roteamento...4 Configurando repetição de sinal...8 2 Configurando seu Computador Esta configuração pode variar dependendo

Leia mais

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE ÍNDICE ÍNDICE... 1 CAPÍTULO 01 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE... 2 1.1 IMPORTAÇÃO DO DICIONÁRIO DE DADOS... 2 CAPÍTULO 02 CADASTRO E CONFIGURAÇÃO DE RELATÓRIOS... 4 2.1 CADASTRO DE RELATÓRIOS... 4 2.2 SELEÇÃO

Leia mais

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Criando e configurando arquivos para impressão gráfica no Adobe Photoshop Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Etapa 1 Crie um novo documento em Arquivo>Novo e configure-o com as especificações mostradas

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Instruções do Usuário do Saver EVO para samaritan PAD e PDU

Instruções do Usuário do Saver EVO para samaritan PAD e PDU Instruções do Usuário do Saver EVO para samaritan PAD e PDU As informações deste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio e sem que quaisquer compromissos ou responsabilidades recaiam sobre

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

KalumaFin. Manual do Usuário

KalumaFin. Manual do Usuário KalumaFin Manual do Usuário Sumário 1. DICIONÁRIO... 4 1.1 ÍCONES... Erro! Indicador não definido. 1.2 DEFINIÇÕES... 5 2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 7 3. ACESSAR O SISTEMA... 8 4. PRINCIPAL... 9 4.1 MENU

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

Capítulo 1 Conceito Básico

Capítulo 1 Conceito Básico Capítulo 1 Conceito Básico O Forzip é um software de gerenciamento de produção de cartões de identificação, desde pequenas quantidades até volumes industriais, que vem sendo aprimorado constantemente com

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Manual do usuário Desenvolvendo páginas em Drupal Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Conteúdo Primeiro Passo... 3 1.1 Login... 3 1.2 Recuperando a Senha...

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um Aula de ArcGIS Criando uma planta de um topográfico Prof. Frederico D. Bortoloti Introdução No menu Iniciar, vá no grupo de programas ArcGIS e clique em ArcMap No ArcMap, feche a janela inicial. Passo

Leia mais

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10 Sumário 1. Instalação GVcollege... 4 1.1. GVsetup... 4 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6 1.2. Configurações... 10 1.2.1. APS Licence Service... 11 1.2.2. APS Licence File... 11 1.2.3. DBXconfig...

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais