Julieta Freitas Ramalho da Silva 1, Patrícia Gazire 2, Latife Yazigi 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Julieta Freitas Ramalho da Silva 1, Patrícia Gazire 2, Latife Yazigi 3"

Transcrição

1 1 ALICE QUEBRA-VIDROS: EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA NA UNIVERSIDADE. Julieta Freitas Ramalho da Silva 1, Patrícia Gazire 2, Latife Yazigi 3 RESUMO: Alice é uma paciente com diagnóstico de Transtorno da Personalidade Borderline (DSM-IV, APA, 1994), há 18 meses em tratamento psicanalítico, três sessões semanais, com psicanalista docente da Disciplina de Psicoterapia, Departamento de Psiquiatria (UNIFESP/EPM). A partir desta experiência clínica as autoras refletem sobre: (a) questões da sala de análise:o manejo da técnica psicanalítica com pacientes graves, com idéias e tentativas de suicídio; (b) questões da instituição - integração e articulação terapêutica entre sala de atendimento, enfermaria psiquiátrica em hospital geral, hospital-dia, pronto-socorro em uma instituição pública - ambientes continentes de pacientes graves; (c) questões do lugar da Psicanálise na Universidade e na Psiquiatria atual demanda de pesquisa específica sem perder a identidade psicanalítica e sem descaracterizar a Psicanálise. 1 Psiquiatra, Psicanalista pela SBPSP, Chefe da Disciplina de Psicoterapia e Psicodinâmica, UNIFESP/EPM. 2 Psicóloga, Mestre em Saúde Mental, Departamento de Psiquiatria, UNIFESP/EPM. 3 Psicóloga Professora Titular do Departamento de Psiquiatria, UNIFESP/EPM.

2 2 MATERIAL CLÍNICO Alice é uma jovem de 21 anos com episódios de Bulimia desde os 15 anos de idade e uma complicada relação familiar desde criança. Aos 19 anos, sua mãe morre subitamente de infarto do miocárdio. Esse episódio a deixa muito culpada, pois acreditava que poderia ter salvado a mãe. Três meses após essa perda, começa a beber todas as noites e busca tratamento psiquiátrico medicamentoso. Uma semana depois tenta suicídio de forma grave, ingerindo 200 comprimidos de medicação analgésica. Permanece em coma neurológico por três dias e é então internada na unidade psiquiátrica (HSP/UNIFESP/EPM) por quatro meses. Nesse período de internação, oscilava entre depressão e irritação, com reações impulsivas, quebrando os vidros das janelas a fim de se cortar ou provocar as outras pacientes e a equipe assistencial, médico, psicóloga e enfermeira. Sua família, pai e irmãs, era assistida simultaneamente em reuniões grupais coordenadas por duas psicólogas. Após alta hospitalar, foi encaminhada para psicoterapia psicanalítica. Assim, a psicanalista recebe Alice propondo trabalho, inicialmente com duas sessões semanais, que logo se mostram insuficientes para tarefa terapêutica, passando-se a três sessões. O local de atendimento, sala de análise, é o próprio ambiente físico do Departamento de Psiquiatria, na Universidade. NA SALA DE ANÁLISE O percurso analítico inicia-se em agosto de Alice nunca faltou às sessões, mesmo quando internada, quando alguém da equipe psiquiátrica a trazia à sala de atendimento, preservando-se assim horário e local. As idéias de suicídio continuam presentes, o que leva de início a um contrato, como sugere Kernberg (1992,1993), em que se prontifica a comunicar suas idéias e planos suicidas, caso ocorressem, à psicanalista e à psiquiatra, repartindo responsabilidades.

3 3 Durante os 18 meses de psicanálise, Alice procura o pronto-socorro por duas vezes, em finais de semana, e necessita de três períodos breves de internação por causa do receio de se matar. Somente uma vez, deixa de comunicar seus planos, mas a família percebe e a traz ao hospital. Alice apresenta uma estrutura narcísica de personalidade, onipotente, em que se sente controlando toda a família. Responsabilizava-se pela harmonia entre os pais, que tinham freqüentes brigas violentas. A mãe era uma pessoa muito amargurada, com depressão e que recusava tratamentos. O pai bebia com freqüência e Alice chegou a esconder facas e outros objetos temendo a violência da mãe em relação a ele. Comportava-se como filha obediente para não decepcionar a mãe e para evitar desentendimentos familiares. Mesmo assim era agredida verbalmente e sentia-se não amada. Quando a mãe, sentida como má e cruel, morre, ocorre a catástrofe: quebra-se a estrutura de defesa narcísica e Alice vive episódio depressivo com manifestações psicóticas, explosão da agressividade e idéias suicidas. Segue um relato de sonho de Alice, que ilustra essa compreensão: Eu estava com minha mãe, ela estava deprimida, nós fomos procurar aulas de tênis. Quando chegamos ao campo, não me deixaram jogar, fiquei catando bolinhas. Pedi, mas falaram que eu não conseguiria. Aí depois de um tempão, deixaram. Quando bati na bola que era verde, de vidro esfumaçado, quebrou-se e se desfez a maldição do lugar, uns prédios caíram, outros cresceram (...) Este sonho mostra como Alice fica à margem borderline do campo no jogo da vida. Quando, enfim pode jogar, a bola é de vidro e quebra-se, como sua estrutura psicológica, espalhando pedaços e desfazendo uma crença ou organização patológica, que lidava com aspectos mortíferos, remetendo-nos a pensar em narcisismo destrutivo ( Rosenfeld, 1988) e também em organizações patológicas de personalidade (Steiner,1993). Algumas questões técnicas surgiram durante as sessões, tais como:

4 4 1.O contrato sobre as idéias e tentativas de suicídio Em uma segunda-feira, dia em que não é atendida, deixa um recado na secretária eletrônica da analista, fora da instituição, despedindo-se e agradecendo por tudo que tinha feito por ela, eram 20:30 horas e por pouco não encontra a analista. Com Alice parece que se está sempre no limite, por um fio. A analista retorna a ligação e pede que ela avise sua psiquiatra sobre essas idéias e afirma que também faria isso. Essa atitude intervencionista pensamos ser necessária, já que é continente e a favor da vida, que em muitos momentos fica ameaçada em pacientes borderlines. Nas sessões seguintes, a analista retoma o caminho analítico dos comportamentos de ambas, interpretando os atos destrutivos em relação à si mesma e à análise e os esforços de se preservar a vida, ou seja, trazendo as vivencias de volta à sala de análise. 2. Cuidado para não ser capturada por sentimentos contra-transferenciais de medo e intimidação Alice, durante muito tempo, ao entrar na sala, olhava para janelas e vidros. Observava se a analista as deixava abertas ou se ficava intimidada com seus olhares. Conversavam sobre isso, porém Alice perscrutava na analista a verdade dos seus sentimentos e a capacidade de se arriscar junto com ela na empreitada analítica. É importante e necessário arriscar e permitir que Alice se sente próxima à janela e não se deixar ficar submetida a uma organização intimidadora, como muitas vezes parece acontecer com Alice.Segue trecho de sessão que ilustra tal situação: Alice-- Ontem comecei as aulas na faculdade, foi só apresentação, depois fizeram brincadeiras, fiquei até bem. Quando cheguei em casa, fiquei deprimida, não tenho vontade de fazer nada, fico na cama. Quero desistir Analista (Comentários sobre des-existir).você reparou no seu movimento contrário?

5 5 Alice Essa noite sonhei que estava internada e meu pai veio me visitar. Acho que tenho medo que a doença volte (...) Queria tanto voltar às aulas, antes (...) Tive uma paixão por um artista, me pai deu um pôster dele, mas meu irmão não permitiu, queria rasgar, então resolvi esconder, e está tão bem escondido que nunca mais achei. Engraçado, meu irmão sempre me protegia nas festas, saia para bater se alguém mexesse comigo. Analista--Comenta sobre o medo, também presente, os sentimentos que se pode tirar do esconderijo e assim quem sabe juntas poderão enfrentar as gangues violentas. Estas são questões semelhantes àquelas propostas por Rosenfeld (1987), acerca do narcisismo destrutivo e pulsão de morte. 1. Co-produção de associações, quando ficamos diante do nada, vazio. Em algumas sessões ocorrem situações em que a associação livre do pensamento parece cair no vazio, em um buraco negro, em que se sente necessidade de ajudar Alice a pensar seus pensamentos, como num processo de alfabetização mental proposto por Bion (1962,1963) e Ferro (1999).Segue trecho de sessão: Alice (chega à sala, senta-se e diz imediatamente) Sonhei com a você(analista).eu estava nesta mesma sala, só que era uma sala de jantar, com cristaleira e mesa de vidro. Começei a mexer em tudo. Aí ouvi você analista chegar e fui para um canto. Você me pediu para fazer um desenho do que estava vendo. Desenhei uma nave com ETs. Aí você me perguntou,mas você vê isso mesmo? Eu vejo... Analista (penso na imagem do vidro, da cristaleira e pergunto o que Alice pensa sobre isso). Alice-- Nada, é um sonho. Telefonei para a enfermaria, para o doutor Y, queria permissão para ir visitar, ai a outra atendeu disse que não. Você não disse para eu usar a inteligência para coisas criativas?

6 6 Analista (sorrio e confirmo que Alice está me mostrando algo criativo, o sonho. Depois de um longo silêncio... Alice--: Mas o sonho não quer dizer nada e faz gestos com as mãos. Analista-- começo então a repetir lentamente: Esta sala, uma sala de jantar, espaço íntimo da casa, como se... Alice-- interrompe e diz: Onde só entram pessoas queridas. Analista--: Ah! Como a mente também, talvez..... Lugar que recebe alimentos, pessoas queridas, mas parece que eu não te deixei à vontade Alice-- Quando acordei contei o sonho para minha irmã e ela disse, você lembra que quando pequena você dizia que um ET ia te seqüestrar?. A partir daí, ambas continuam a falar mais claramente sobre sentimentos de desconfiança, medos, mundo da fantasia e fantasia de seqüestro. 4.Agressividade e Interpretações não-saturadas Explicitar a agressividade, sempre que possível, mas de forma a que tais pacientes possam perceber e receber interpretações, sem violência, já que estão à mercê de muita violência interna. O exemplo acima mostra, também, como interpretações não saturadas (Ferro,1997), podem ser eficientes e permitir aflorar material rico. 5. Manejo de situações de separação como férias e feriados prolongados Em nosso primeiro período de férias, em fim de dezembro de 2000 até fim de janeiro de 2001, Alice quis viajar para seu país de origem, país europeu, a fim de se encontrar com o irmão mais velho e ir buscar de suas origens, como dizia, pois nasceu lá e veio para o Brasil com um ano de idade, junto com a mãe brasileira e este irmão, época da primeira separação dos pais. A psiquiatra tinha dúvidas sobre a viagem, principalmente porque teria que levar uma quantidade razoável de medicação, o que representava um risco. Essa situação foi contornada enviando-se a medicação via consulado aos cuidados do irmão. Na última sessão de análise, a analista trazia livros, compras de Natal, e conforme a situação se desenrolou sente vontade de deixar concretamente algo seu com Alice, algo que pudesse fazê-la

7 7 presente concretamente nessa busca. Com dúvida e mesmo receio de estar se distanciando da postura analítica, a analista empresta um dos livros: Harry Potter e a Pedra Filosofal. De retorno às sessões em fevereiro, com certa expectativa, Alice conta que o livro foi muito importante durante sua viagem, principalmente quando se sentia triste, e retribuiu com o segundo volume da coleção. Ao senti-la frágil e com uma tarefa difícil pela frente, a analista se autoriza a lhe oferecer um objeto concreto que pudesse simbolizar o vínculo e que, como com uma criança, tivesse a função de ligação, como um objeto transicional. Durante esse percurso, vários feriados ocorreram em que a instituição esteve fechada e somente os plantonistas do Pronto-Socorro trabalharam, porém era mantida a possibilidade de contato telefônico com a psiquiatra. Em uma terça-feira, a analista esquece de mencionar o próximo feriado, que tomaria as sessões de 5ª e 6ª feiras. Somente na despedida, já na porta, se dá conta. A analista fica chateada com a falta e com a impossibilidade de trabalhar essa questão. Imediatamente se lembra da morte repentina da mãe e associa à falta repentina da mãe-analista e propõe que ela telefonaria à Alice em sua residência, na 5ª feira no horário da sessão. Alice concorda, mas não estava em casa quando lhe telefona. A analista deixa então um recado com seu pai. Oito dias depois, quando retornam, Alice conta que está sem comer desde a ultima sessão, e se come, vomita. Foi um longo trabalho até que voltasse a se alimentar e a aceitar o alimento-análise sem rejeição. As falhas de continência afetiva para esses pacientes são vividas catastroficamente e por isso a analista decide deixar de lado a posição neutra. Era assim que Alice reagia, intensa e severamente; e a analista se percebeu correndo o risco de não poder aceitar suas próprias falhas. NA INSTITUIÇÃO a) função continente Desde o início do trabalho terapêutico com Alice, tem-se a impressão de que a instituição desempenha função de continente. Mostra ser um continente seguro ao qual recorre inúmeras vezes: procura o pronto-socorro nos fins de

8 8 semana, busca internação na enfermaria quando não suporta ficar à mercê de seus pensamentos suicidas ou o hospital-dia quando a psiquiatra ou a psicanalista está de férias. Além de acolher, a Instituição é também um espaço de projeções e atuações de Alice, como é esperado dentro da compreensão psicodinâmica. Alice freqüenta os diversos serviços, cria uma rede de comunicação e articulação entre eles, integrando-os. Por isso, a Instituição desempenha também a função terapêutica psicanalítica. Pacientes como Alice, borderlines no senso amplo da designação, pacientes que estão na fronteira entre psicose e neurose; ou ainda, instáveis entre funcionamento psicótico e não psicótico, usufruem da organização da Instituição. A divisão da Instituição em serviços independentes leva ao risco de intensificar os mecanismos de cisão destes pacientes. Porém, o manejo adequado da equipe institucional promove a integração, uma vez que no caso de Alice, seu transito entre os vários setores é monitorado pela equipe, o que permite que ela vá se integrando e se articulando durante esses trajetos. Neste sentido, o casamento sincero e harmonioso da psicanalista com a psiquiatra é fundamental para o bom andamento do trabalho. Muitas vezes durante os encontros, Alice tenta criar desavenças e rivalidade entre posturas ou falas de cada uma. Os contatos entre psiquiatra e psicanalista são em sua maioria por telefone, somente duas vezes foi possível se reunirem por meia hora. A troca de idéias, por vezes difícil, era permeada por encontros e desencontros, lutou-se muito nos moldes de um jovem casal que busca um objetivo comum criativo, no caso a assistência à Alice. Assim, o cuidado constante na relação dos cuidadores permite evitar armadilhas destrutivas a que se está exposto nas instituições. Por isso decidiu-se que o trabalho de comunicação entre a psicanalista e a psiquiatra fosse realizado pela terapeuta familiar. Esse recurso de comunicação institucional permite que a psicanalista e a psiquiatra não saiam de sua função, permitindo à Alice a experiência de par, de casal. A experiência do casal terapêutico pode remeter às questões edipianas, proporcionando a Alice uma nova versão da relação entre os pais, facilitando a internalização do triângulo edípico. Britton (1992)assinala as dificuldades de pacientes com distúrbios graves para o

9 9 desenvolvimento da situação edípica, já que sofreram anteriormente falhas de contenção materna. b) individualidade preservada O lugar da sala de análise na instituição é de importância, por causa da oposição entre atendimento ambulatorial em que as salas são de todos e de ninguém e atendimento individual, sempre na mesma sala, garantindo-se a privacidade e disponibilidade para intimidade. Foi necessário mudar o atendimento de uma sala indiscriminada do ambulatório para a sala da própria psicanalista, docente e por isso com seu nome escrito na porta. Alice comenta essa mudança: Você me deixou entrar no seu espaço. A mudança de sala foi decidida pela analista, quando notou que fatores externos como barulhos da rua, tentativas de invasão da sala por outros pacientes, corredores lotados de pacientes em fila de espera, tornavam o ambiente por demais vulnerável e contrario a proposta de um encontro íntimo,privado e estável, característico e almejado no encontro analítico, o setting analítico. Entrar em nosso espaço significa também, entrar no espaçoanalítico da analista, que se deixou conduzir pelas necessidades introjetadas do setting e busca configurá-lo na instituição. c) função social Finalmente, lembramos a questão sobre a função social de um trabalho em uma instituição pública, tendo em vista estarmos no Brasil, país em vias de desenvolvimento. Isto porque esses pacientes não têm lugar em instituições de assistência gratuita, visto que não são tão graves que justifiquem internações constantes, nem tão fáceis que a família ou o atendimento ambulatorial público mensal possam ser continentes. Cabe ainda uma ressalva quanto às questões econômicas, caso esse atendimento fosse custeado pelo próprio paciente ou seus familiares, na medida que muito poucos teriam condições de arcar com seus altos custos. Freud (1919 a), em Linhas de Progresso da Terapia Psicanalítica, refere-se as dificuldades e importância de sua terapia atingir a comunidade, sendo útil a um

10 10 número maior de pessoas. Ressalta, ainda, que talvez tenhamos que fundir o ouro puro da análise ao cobre da sugestão. Podemos entender, com isso, que alguma liberdade técnica pode ser necessária quando nos propomos a levar a psicanálise para a comunidade. PSICANÁLISE, PSIQUIATRIA E UNIVERSIDADE. Advogamos um lugar para a Psicanálise, dentro da Universidade e em constante e fértil relação com a psiquiatria e a medicina. Pensamo-la como terapia, principalmente para pacientes graves, como os com Transtornos da Personalidade que necessitam integração de vários vértices terapêuticos. Com isso não queremos defender que esse seja seu único espaço, mas somente um espaço possível. A Universidade deveria ser um lugar de livre pensamento e desenvolvimento do saber, das várias formas de apreensão do conhecimento. Ela contém problemas políticos e hierárquicos que na maioria das vezes a enrijece, o que de forma alguma combina com a atitude psicanalítica. Porém é um desafio poder estar nela e manter-se em busca constante de liberdade. Penso que um psicanalista na Universidade deve ter vigilância constante para não perder sua identidade e um compromisso com seus pares de não despersonalizá-la. A psicanálise, por sua vez, pode precisar da Universidade nos dias atuais, diferentemente do que pensava Freud (1919 b), no sentido de sua expansão extramuros. Seu corpo teórico parece-nos estar bem estabelecido, apesar das várias teorias que tentam, na verdade, expandi-la. Seu método está solidificado. Seus ditames básicos foram incorporados na nossa cultura. Portanto, talvez seja o momento de sair de seus mundos societários e dar caminhos e respostas a comunidade científica. Quanto à Psiquiatria atual, vinda de uma década extremamente biológica,em nosso país, parece-nos ainda preservar algum espaço para a psicanálise. Nos anos 60 e 70 estavamos mais presentes através da Psiquiatria

11 11 Dinâmica e da Psicologia Médica.Porém a pressão da industria farmacêutica em todo o ocidente e a medicina baseada em evidências, foi nos colocando num lugar muito delicado, para não dizer desconfortável e anti-progressista. Portanto, nadamos contra a maré. Freud já nos alertava que nossa disciplina incomoda, encontra resistências principalmente no meio médico, mas acreditamos que possa se firmar na Universidade. Nossa experiência de quase 40 anos de psicanalistas na Escola Paulista de Medicina pode ser testemunho de sua permanência e um interessante material para discussão e avaliação.tivemos fases áureas e fases ruins, mas o desafio permanece. CONSIDERAÇÕES FINAIS Assim como Alice que passou a quebrar os vidros dos ambientes em que permanecia, num direcionamento de sua agressividade para o mundo exterior, o que nos pareceu um comportamento mais saudável do que sua auto-agressão silenciosa, própria da pulsão de morte, nós analistas podemos quebrar barreiras também, como se quebrássemos os vidros narcísicos de nossas instituições psicanalíticas ao nos lançarmos para além de seus domínios societários assim como também os da própria Universidade, muitas vezes ambiente rígido, narcísico. Acreditamos que do encontro entre diferentes saberes teremos condições de fertilidade para a Psicanálise, para a Universidade e para a Comunidade. O atendimento de Alice gerou também uma Pesquisa Psicanalítica, continuação deste trabalho, ampliado para oito pacientes borderlines que serão atendidos por oito terapeutas experientes, todos com formação ou em treinamento psicanalítico, portanto com escuta analítica e internalização do método analítico.está, neste momento, sendo avaliada por órgãos fomentadares de Pesquisa no Brasil.

12 12 Por fim, atendendo à proposta deste Congresso: Permanências e Mudanças,consideramos;a) as mudanças ou variações da técnica psicanalítica quando tratamos de pacientes graves, tornando-nos mais ativos, porém com posterior retomada da neutralidade e abstinência,permitindo que haja pensamento; b) a permanência da Psicanálise nas instituições de ensino e assistência, sem perder sua identidade e oferecendo compreensão da dinâmica mental e institucional; c) a permanência da Psicanálise na Universidade, uma mudança em relação às idéias de Freud, como uma disciplina do conhecimento da intersubjetividade e para a intersubjetividade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION(1994): Diagnostic Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edicion,washington D.C., Am Psychiatric Ass. BION, W.R.(1962) Aprendendo de la Experiencia; Ed. Paidos, Buenos Aires. BION, W.R. (1963) Elementos de Psicoanalisis; Ed. Horme, Buenos Aires,1966. BRITTON, R. (1992) O Elo Perdido: a sexualidade parental no Complexo de Édipo. In O Complexo de Édipo Hoje implicações clínicas, org. J. Steiner, Artes Medicas, Porto Alegre. FERRO,A.(1997) Na Sala de Análise- Emoções,Relatos e Transformações;Imago Editora, Rio de Janeiro,1998. FERRO, A. (1999) A Psicanálise como Literatura e Terapia ; Imago Editora, Rio de Janeiro,2000.

13 13 FREUD, S. (1919 a) Linhas de Progresso da Terapia Psicanalítica, In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud,vol XVII, Imago Editora, Rio de Janeiro, FREUD, S. (1919 b) Sobre o Ensino da Psicanálise nas Universidades, In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol XVII, Imago Editora, Rio de Janeiro, KERNBERG, O. F.(1992) Agressão nos Transtornos de Personalidade e nas Perversões; Artmed, São Paulo, KERNBERG, O.F. (1993) Suicidal Behavior in Borderline Patients: Diagnosis and Psychotherapeutic Considerations;American Journal of Pssychotherapy, Vol.2,spring. ROSENFELD, H.(1987) Narcisismo Destrutivo e a Pulsão de Morte, In Impasse e Interpretação, cap 6;Imago Editora, Rio de Janeiro, STEINER, J. (1993) Refúgios Psíquicos- Organizações Patológicas em Pacientes Psicóticos, Neuróticos e Fronteiriços; Imago Editora, Rio de Janeiro, 1997.

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Introdução Como foi explicitado no Projeto de Desenvolvimento de Produto, a minha intenção

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Datas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Depoimento Sem Dano Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Texto DR. Breno Beutler Júnior DR. José Antônio Daltoé Cezar Expediente projeto gráfico e Ilustrações Paulo Guilherme Marques Taylor

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Violência Doméstica contra Crianças sob a

Violência Doméstica contra Crianças sob a Apresentação Maria Alice Barbosa de Fortunato Autores: Kássia Cristina C. Pereira* Maria Alice B. Fortunato* Marilurdes A. de M. Álvares* Orientadora: Lygia Maria Pereira da Silva** * Fiocruz CPQAM/ NESC

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Janaina: muitas flores, uma estória. Me. Fernanda Kimie Tavares Mishima 1. Fernanda de Sousa Vieira 2. Profa. Dra. Maria Lucimar Fortes Paiva 3

Janaina: muitas flores, uma estória. Me. Fernanda Kimie Tavares Mishima 1. Fernanda de Sousa Vieira 2. Profa. Dra. Maria Lucimar Fortes Paiva 3 Janaina: muitas flores, uma estória Me. Fernanda Kimie Tavares Mishima 1 Fernanda de Sousa Vieira 2 Profa. Dra. Maria Lucimar Fortes Paiva 3 Resumo O presente trabalho traz contribuições acerca do atendimento

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Considerando-se que nosso trabalho se desenvolve em uma dança que entrelaça atividades em grupo e individuais, é importante analisarmos o

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva.

PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva. PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva. TERESA CRISTINA CABRAL SANTANA RODRIGUES DOS SANTOS Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal de Santo André Projeto

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa

Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa Novatec capítulo 1 INTRODUÇÃO Provavelmente você, leitor, perderá dinheiro com o mercado financeiro. Isso mesmo. Repito: provavelmente perderá dinheiro com o mercado

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

A ARTE DA COMUNICAÇÃO. Maria Thereza Bond

A ARTE DA COMUNICAÇÃO. Maria Thereza Bond A ARTE DA COMUNICAÇÃO Maria Thereza Bond 1 Psicologia Gestão de Pessoas Aulas, palestras, livros, coordenação, capacitações, consultorias... 2 Sobre o que vamos falar hoje? Em que vamos pensar? 3 O que

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR *

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * PSICODRAMA DA ÉTICA Local no. 107 - Adm. Regional do Ipiranga Diretora: Débora Oliveira Diogo Público: Servidor Coordenadora: Marisa Greeb São Paulo 21/03/2001 I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * Local...:

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

O verdadeiro sentido da existência deste Manual é ajudar-te a entender os valores da Hi INTERACTIVE e como podes enquadrar-te connosco.

O verdadeiro sentido da existência deste Manual é ajudar-te a entender os valores da Hi INTERACTIVE e como podes enquadrar-te connosco. CULTURE MANUAL Hi, THERE Hi Bem-vindo à Hi INTERACTIVE. Esta não é uma empresa como as outras. Aqui, o nosso objectivo é a perfeição, desafiamos a comum forma de pensar e encorajamos a criatividade. Este

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Quando o medo transborda

Quando o medo transborda Quando o medo transborda (Síndrome do Pânico) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável pelo conteúdo original

Leia mais

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI MEMÓRIAS DO PAPAI 1 2 PREFÁCIO 1 - O PESADELO 2 - A MAMADEIRA 3 - O SHORTS 4 - O IMPROVISO 5 - SOLITÁRIO 6 - A TURMA A 7 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES 8 - A TABUADA 9 - O MAU JOGADOR 10 - ARREMESSO DE DANONE

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais