VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE"

Transcrição

1 VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE I. Introdução Artur Chinelato de Camargo 1 Ismail Ramalho Haddade 2 "A pequena propriedade leiteira é viável sob todos os aspectos, mas o pequeno produtor não o é sob qualquer aspecto". Essa frase provocativa e aparentemente discrepante foi propositadamente posta no início do texto com a intenção de fazer o leitor pensar sobre o assunto. Por propriedade pequena entende-se quanto ao seu tamanho em hectares, mas o que seria um pequeno produtor? Para classificar alguém ou alguma coisa, é necessário que se estabeleça um critério. Existem alguns parâmetros para se determinar quem é pequeno, quem é médio e quem é grande produtor de leite: (a) o próprio tamanho da propriedade, (b) o volume de produção, (c) a média de produção das vacas em lactação, (d) a produtividade da terra, (e) o faturamento bruto, (f) o módulo fiscal definido pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e (g) o volume de dinheiro aplicado em bancos são os mais utilizados. Pouco importa o tamanho da propriedade, a quantidade de leite produzida atualmente, sua produtividade, a média de suas vacas, o volume de dinheiro depositado em conta corrente ou até mesmo se há uma conta corrente. O critério utilizado neste texto para classificar os produtores é a disposição para mudar, é a vontade de crescer, de progredir. Neste critério só existem pequenos e grandes produtores. Em dez minutos de conversa com qualquer produtor, descobrese em que categoria ele se encaixa. Não importa se a produção diária de leite for de 5, 50 ou litros, se a área da propriedade for de 1, 10 ou ha, e se o rebanho for composto por 1, 10 ou 500 vacas, cuja média de produção seja de 3 ou 30 litros/vaca/dia. Se o produtor reclama de tudo e de todos (menos dele), se vê dificuldade em tudo, se acha que entende do assunto mais do que qualquer um e não pretende mudar o sistema de criação de suas vacas, apesar de estar dando prejuízo, será classificado como PEQUENO produtor neste trabalho, estando fadado ao desaparecimento. Em contrapartida, se ele apesar de todas as dificuldades, e evidentemente serão maiores numa pequena propriedade com falta de recursos e reduzido volume de leite, 1 Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos (SP) 2 Professor do IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) Campus Santa Teresa (ES)

2 quiser modificar o rumo dos acontecimentos e tiver humildade para reconhecer que nunca deterá o conhecimento pleno sobre a atividade, será classificado neste texto como GRANDE produtor. A mola propulsora das mudanças não é o dinheiro e sim a vontade de querer crescer. A única função do dinheiro é acelerar o ritmo dessa transformação. A falta dele não significa que elas não ocorrerão, apenas que acontecerão em ritmo mais lento. Não é o sucesso que nos leva a ficar entusiasmados e sim o entusiasmo é que nos leva ao sucesso. A palavra entusiasmo, de origem grega, significa ter uma força interior capaz de mudar os rumos da vida". Neste trabalho são citadas como exemplos várias pequenas propriedades pertencentes a grandes produtores, segundo o critério adotado pelos autores deste texto para classificá-los, ou seja, a vontade de progredir. II. Bases de Sustentação Para que pequenas propriedades tornem-se viáveis sob o ponto de vista econômico, gerando renda para o progresso das pessoas envolvidas na atividade leiteira será preciso edificar a estrutura de produção sobre bases sólidas, podendo estas, serem divididas em dependentes da ação do ser humano e as que independem da ação do Homem. Dentre as dependentes, duas tem fundamental importância: a fertilidade do solo e quando possível, a utilização da água para irrigação das plantas forrageiras. Dentre as bases de sustentação que independem da ação do Homem estão a temperatura ambiente, o fotoperíodo, a intensidade luminosa e quando não houver a possibilidade de uso de sistemas de irrigação, a pluviosidade. O elevado potencial produtivo das gramíneas forrageiras de clima tropical utilizadas como pastagens, atingindo valores acima de cinquenta toneladas de matéria seca por hectare, permitirá a inclusão de todo e qualquer tipo de propriedade no processo produtivo, independentemente de seu tamanho e situação. Os níveis de fertilidade do solo a serem buscados como objetivo de todo e qualquer trabalho que pretenda viabilizar pequenas propriedades leiteiras deverão ser: saturação por bases (V%) - 80% cálcio em relação à capacidade de troca catiônica (Ca/CTC) - 60% magnésio em relação à capacidade de troca catiônica (Mg/CTC) - 20% abaixo de 20% de Mg na CTC utilizar calcário dolomítico acima de 20% de Mg na CTC utilizar calcário calcítico fósforo (extrator resina) - 30 mg/dm 3

3 potássio em relação à capacidade de troca catiônica (K/CTC) - 6% matéria orgânica - 25 g/dm 3 (mínimo) O uso de irrigação, sempre que possível, será vital para a viabilização de pequenas propriedades leiteiras permitindo que essas propriedades alcancem níveis de capacidade de suporte inimagináveis em países evoluídos na pecuária leiteira localizados em regiões de clima temperado. A irrigação das pastagens de gramíneas forrageiras de clima tropical terá os seguintes objetivos: eliminar os riscos de períodos de estiagem ao longo da estação de maior crescimento da gramínea forrageira de clima tropical, transformando esses períodos em aliados do produtor de leite, visto que a produção leiteira na região tenderá a cair, enquanto em sua propriedade, a produção de leite será, no mínimo, mantida; antecipar para agosto/setembro na região central do Brasil, o início do período de maior crescimento das gramíneas forrageiras de clima tropical dadas as condições climáticas favoráveis; adiar o final do período de uso intensivo das pastagens de gramíneas forrageiras de clima tropical (abril/maio na região central do Brasil) permitir a semeadura de gramíneas forrageiras de clima temperado sobre os piquetes estabelecidos com as gramíneas forrageiras de clima tropical a partir de abril/maio na região central do Brasil e possibilitar incrementos na produção vegetal das pastagens de gramíneas forrageiras de clima tropical no período de menor crescimento (maio a agosto na região central do Brasil). O potencial do rebanho não foi considerado uma das bases de sustentação do processo produtivo por não se ter conhecimento do mesmo. Não é possível julgar o potencial de uma vaca leiteira, estando o animal em situação de não atendimento completo de suas exigências nutricionais. Em todas as propriedades cujos proprietários decidiram alterar o rumo da atividade leiteira, várias vacas após terem suas exigências nutricionais atendidas, surpreendem, aumentando em duas a quatro vezes a produção obtida no passado. Conclusão: o potencial da produção de leite das vacas é desconhecido nas propriedades leiteiras brasileiras. A partir do instante que os animais estejam sendo nutridos adequadamente, a qualidade das vacas poderá ser avaliada corretamente, dando-se início a um processo de seleção contínuo e permanente.

4 III. Casos de Sucesso Dentre as mais de propriedades leiteiras participantes do Projeto Balde Cheio espalhadas pelo Brasil em levantamento feito pela Embrapa em dezembro de 2013, foram avaliados 30 casos de propriedades com menos de 12 hectares de área total, tomando-se o cuidado de coletar as informações apenas de propriedades que há três anos estivessem sendo assistidas por um técnico qualificado ou em processo de qualificação, que evidentemente, participasse do projeto. Nos quadros apresentados no anexo, encontram-se dados relacionados à atividade leiteira nas 30 propriedades tomadas como exemplos para a confecção deste trabalho. O objetivo dessa análise de RBC (Resultados Baseados em Casos) foi demonstrar a viabilidade da atividade leiteira em pequenos estabelecimentos rurais. Por meio de histograma de frequência simples, o perfil de distribuição das propriedades quanto ao seu tamanho é apresentado na Figura 1, sendo estas, classificadas em quatro grupos: 9 propriedades com até 3,0 ha, 4 propriedades entre 3,1 e 6,0 ha, 7 propriedades entre 6,1 e 9,0 ha e 10 propriedades entre 9,1 e 12,0 ha. Procurou-se amostrar quantidade semelhante de pequenas propriedades participantes do Projeto Balde Cheio em cada grupo. Esta amostragem resultou em uma média de 6,8 ± 0,7 hectares, próximo da média da amplitude considerada para a análise (0,5 a 12 hectares). Figura 1. Perfil de distribuição percentual das 30 propriedades avaliadas, por tamanho em hectares.

5 Na Figura 2 é apresentada a estrutura média dos rebanhos avaliados, comparando-se com uma estrutura ideal para aqueles casos onde é feita a recria de fêmeas jovens visando reposição no rebanho. Figura 2. Comparação entre estrutura de rebanho média apresentada nas 30 propriedades avaliadas e a estrutura ideal para um de rebanho leiteiro onde há recria de fêmeas jovens para reposição. Faria (2009) destacou a importância de uma estrutura adequada de rebanho, com maior número de animais que paguem as despesas, ou seja, aqueles que estejam produzindo leite (vacas em lactação). Este tipo de concepção, encarando a atividade leiteira de forma profissional, não permite a inclusão de animais que representem despesa sem nenhum benefício imediato à atividade, como é o caso do macho leiteiro. Além disso, preveem para aqueles casos onde a recria dos animais é realizada na propriedade, que as fêmeas em crescimento não ultrapassem um limite definido pela taxa de descarte voluntário empregado na propriedade. Na figura 2, conforme relatado anteriormente faz-se uma comparação entre a estrutura média de rebanho nas propriedades avaliadas e aquela que seria a ideal, composta por 70% de vacas e 30% de fêmeas jovens em recria (bezerras e novilhas). Das 70% de vacas no rebanho deve-se ressaltar que em média, 83,3% deverão estar em lactação (período de lactação dividido pelo intervalo entre partos, multiplicando-se o resultado por 100), o que significa 58,3% de vacas em lactação no rebanho. Conforme demonstrado na figura 2, observa-se uma grande proximidade entre a estrutura encontrada como média nas propriedades avaliadas e aquela apontada como a estrutura ideal de um rebanho leiteiro, o que demonstra a adoção do princípio da estruturação de rebanho nas propriedades avaliadas.

6 Na Tabela 1 são apresentados os principais indicadores zootécnicos caracterizando a situação técnica das propriedades avaliadas, apresentando suas médias, erros padrão da média, desvios padrão, valores máximos e mínimos. Tabela 1: Indicadores zootécnicos médios das 30 pequenas propriedades avaliadas referentes ao período de janeiro a dezembro de Indicador Unidade Média ± Erro Padrão DP* Valor Mínimo Valor Máximo Tamanho das propriedades hectare 6,8 ± 0,7 3,9 0,5 12,0 Vacas em lactação vacas 15,4 ± 1,5 8,1 4,0 41,0 Vacas secas vacas 4,5 ± 0,5 2,6 1,0 11,0 Vacas em lactação % 77,5 ± 1,5 8,0 58,2 92,9 Vacas no rebanho % 67,2 ± 2,9 15,7 38,4 100,0 Vacas em lactação no rebanho % 52,6 ± 2,8 15,3 22,1 92,9 Leite produzido litros/dia 225 ± Leite vendido litros/dia 217 ± Média das vacas em lactação litros/vaca.dia 14,2 ± 0,6 3,5 4,6 21,3 Média das vacas do rebanho litros/vaca.dia 11,1 ± 0,6 3,2 2,6 17,1 Vacas em lactação por hectare VL/ha 3,3 ± 0,5 2,8 0,8 13,0 Produtividade (sem equivalente-leite) litros/ha.ano ± Leite por Homem por dia litros/homem.dia 170 ± * DP = Desvio Padrão Além das propriedades serem caracterizadas como pequenas em relação à área, os rebanhos também podem ser classificados como pequenos, apresentando em média apenas 15,4 vacas em lactação. Apesar dos esforços, considerando-se as médias de 77,5% de vacas em lactação e produção das vacas em lactação, cada propriedade deixou de produzir litros de leite no ano, quando comparado à situação ideal de 83,3% de vacas em lactação. Considerando o preço de R$ 1,00 por litro de leite, significaria que ao final de cada mês o produtor deixou de ganhar quase R$ 500,00. Parece pouco, mas para uma pequena propriedade pode ser o diferencial entre permanecer ou sair da atividade leiteira. Outro índice que chama a atenção é a quantidade de vacas em lactação por hectare. Em países desenvolvidos na produção de leite, intervalos entre 0,5 e 1,5 vacas em lactação por hectare são considerados de aceitáveis a bons. Valores acima de 2,0 VL/ha raramente são obtidos. Nas propriedades analisadas a média de 3,3 VL/ha demonstra o elevado potencial produtivo das gramíneas forrageiras tropicais. A produtividade de uma atividade leiteira está intimamente relacionada a este índice. Ao multiplicar-se a quantidade de VL/ha pela média de

7 produção de leite das vacas em lactação é obtida a produtividade da terra. Produtividade média pouco acima de litros por hectare por ano, está no intervalo considerado muito bom por técnicos de países especializados na produção leiteira, entre e litros de leite/ha.ano. A explicação para a perda da vantagem obtida com a elevada produção vegetal das forrageiras tropicais que resulta na maior quantidade de vacas em lactação por hectare está na qualidade dos animais utilizados em regiões tropicais ao compará-los com às vacas leiteiras ordenhadas nos países de pecuária leiteira evoluída. Em relação ao trabalho executado pela mão de obra, os dados demonstraram que estas propriedades estão distantes da meta de litros de leite por Homem por dia, valor mínimo aceitável em países onde a produção leiteira é desenvolvida. Quando se fala em produção de leite é preciso que se entre no mérito da avaliação financeira do processo produtivo. Nas propriedades analisadas no presente estudo (Tabela 1 e Figura 3), a participação do leite na composição média da receita para a atividade, manifestouse bem superior ao gerado com a venda de animais, como acontece em propriedades leiteiras em países desenvolvidos. Maior ênfase foi dada à eficiência na produção de leite visto que representou mais de 85% da renda total auferida pela propriedade. Figura 3. Média e Erro Padrão para as porcentagens da receita, advindas da comercialização do leite e da venda de animais nas 30 propriedades avaliadas. A margem bruta anual (MBA) obtida a partir da subtração da receita total menos as despesas de custeio foi classificada em cinco classes onde as propriedades foram distribuídas conforme apresentado na figura 4.

8 Figura 4. Perfil de distribuição percentual das 30 propriedades avaliadas segundo a margem bruta anual (R$/propriedade). Apenas 5 propriedades apresentaram MBA abaixo de R$ ,99, representando 16,7% e somente uma propriedade auferiu menos de R$ ,00 (propriedade 1 no anexo). O fato de mais de 80% dos estabelecimentos obterem mais de R$ ,00 de MBA significa que as despesas foram realizadas em fatores de produção resultando em receitas suficientes para bancálas. Basicamente as despesas estiveram relacionadas à recuperação da fertilidade do solo e gastos com alimentação concentrada. Quando MBA foi dividida pela área de cada uma das 30 propriedades foram obtidas as MBA/ha apresentadas na figura 5.

9 Figura 5. Perfil de distribuição percentual das 30 propriedades avaliadas segundo a margem bruta anual por hectare (R$/ha. propriedade). Apenas uma propriedade apresentou uma MBA/ha menor que R$ 1.999,99 demonstrando o potencial gerador de renda da atividade em pequenas propriedades. Mais da metade das propriedades obtiveram MBA/ha acima de R$ 6.000,00. Se comparada com a cultura do milho, comum em pequenas propriedades, considerando uma produtividade elevada de 150 sacos (9.000 kg) por hectare a um preço de R$ 30,00/saco (março de 2014), a receita bruta por hectare desta atividade ficaria em R$ 4.500,00, ou seja, o faturamento bruto por unidade de área de uma excelente cultura do milho perderia para a MBA/ha de mais da metade das propriedades amostradas e assistidas adequadamente. A renda que o produtor coloca realmente no bolso é mostrada na Figura 6, sendo representada pelo fluxo de caixa mensal para cada um dos estabelecimentos avaliados. Figura 6. Perfil de distribuição percentual das 30 propriedades avaliadas, pelo fluxo de caixa mensal (R$/propriedade). Conforme demonstrado na figura 6, apenas sete propriedades (23%) auferiram menos de R$ 999,99 como fluxo de caixa (sobra) no final do mês, não significando necessariamente que estivessem gerando pouca renda. No fluxo de caixa abate-se da renda bruta total as despesas de custeio e as despesas de investimento. Tome-se o exemplo da propriedade 17 (anexo): a MBA foi de R$ ,50 enquanto o fluxo de caixa mensal foi de R$ 166,83, ou seja, R$ 2.001,96 ao final de doze meses. O fato pode ser explicado devido à compra de vacas no valor de R$ ,00 dentre outros investimentos efetuados em 2013.

10 Dez propriedades, ou seja, um terço das propriedades avaliadas, conseguiram obter mais de R$ 3.000,00 como salário médio ao final de cada mês ao longo do ano de 2013, representando valor significativo para a renda dessas famílias, sobretudo considerando o tamanho das propriedades. Parece claro o fato de que a estrutura financeira de um negócio deva ser um dos itens mais importantes. Assim, se o negócio tem boa estrutura financeira, resultante da confiança depositada no trabalho que está sendo implantado, naturalmente a dignidade das pessoas é reestabelecida, o bem estar passa a fazer parte da rotina, o orgulho de se sentir cidadão completa as pessoas, o engajamento de filhos e filhas na atividade garante a continuidade no processo natural de sucessão e, por fim, o respeito e o cumprimento à todas as legislações vigentes passam a ser vivenciados. Na Tabela 2 encontram-se os principais indicadores financeiros que permitem analisar a situação das propriedades avaliadas, apresentando suas médias, erros padrão da média, desvios padrão, valores máximos e mínimos. Tabela 2: Indicadores econômicos médios das 30 pequenas propriedades avaliadas referentes Indicador ao período de janeiro a dezembro de Unidade Média ± Erro Padrão Desvio Padrão Mínimo Máximo DS RT 1 % 68,0 ± 2,8 15,4 45,0 104,4 Margem bruta 2 R$ por propriedade.ano ,35 ± 5.044, , , ,43 Margem bruta por ha 2 R$/ha.ano 9.762,70 ± 1.816, , , ,00 Fluxo de caixa mensal 3 R$ por propriedade.mês 2.427,49 ± 294, ,50 166, ,89 Investimento 4 por vaca do rebanho R$/vaca do rebanho ,58 ± 916, , , ,36 Investimento por litro de leite produzido R$/litro produzido 1.120,66 ± 101,33 1 Despesas com o Sistema (Custeio + Investimentos) Receita Total 2 Sem remuneração do Proprietário 553,38 451, ,19 3 Fluxo de Caixa = Receita Total menos Despesas com Custeio e Investimentos. Sobra mensal no bolso do produtor. 4 Investimento significa todo o capital imobilizado em terra, animais, máquinas, equipamentos e benfeitorias.

11 Foi introduzido neste trabalho um novo fator para avaliação financeira das propriedades, sugerido pelo Professor Vidal Pedroso de Faria de Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em Piracicaba (SP), que é a relação entre as despesas efetuadas com o sistema de produção (despesas com o custeio somadas às despesas com os investimentos) divididas pela receita total (venda de leite, animais e outras), multiplicando-se o resultado por 100. Caso esta relação situe-se abaixo de 70% significa que a propriedade está sendo bem conduzida sob o ponto de vista técnico-financeiro, havendo uma margem que permite a manutenção da atividade leiteira, mesmo em situação desfavorável quanto ao preço do litro de leite. Como mostrado na Tabela 2, a média foi de 68%, ou seja, abaixo do limite de segurança. No entanto, uma propriedade extrapolou este índice efetuando mais despesas que a receita total. Esta situação pode ser explicada por anos e anos de demanda reprimida e pela vontade do produtor em querer fazer tudo o que precisa ser feito de uma só vez, a partir do momento que passa a confiar no rumo tomado pela propriedade. Outro fator que merece destaque na análise é o capital empatado para se produzir leite (investimentos), tanto em relação a cada vaca do rebanho quanto em relação a cada litro de leite produzido. É importante que o capital investido no processo produtivo seja compatível com a renda, pois afeta diretamente o fluxo de caixa. Esse é um conceito pouco difundido no Brasil, visto que produtores e técnicos não consideram que o volume de dinheiro investido em terra, animais, máquinas, equipamentos e benfeitorias seja relevante em uma análise econômica da atividade. Este fato leva, na maioria das vezes, a decisões incorretas quanto aos investimentos a serem efetuados, colocando a produção leiteira entre as atividades de maior inversão de capital em ativos fixos (investimentos) com poucos resultados financeiros. O cenário existente em muitas propriedades leiteiras demonstra o elevado investimento em recursos não produtivos, enquanto a evolução produtiva e o melhor aproveitamento dos recursos já existentes permanecem precários. A análise do capital investido por vaca do rebanho, única categoria que gera renda na atividade leiteira (produção de leite e crias), constantemente ultrapassa a barreira dos R$ ,00/vaca do rebanho. Em trabalho de Faria (2009), onde 20 propriedades participantes do projeto Balde Cheio foram avaliadas, observou-se que a média de capital investido por vaca do rebanho não passou de R$ 7.811,00, demonstrando que uma assistência técnica bem conduzida e incisiva no destino do capital voltado para fatores produtivos, como alimentação (fertilidade do solo, irrigação, por exemplo), bem estar animal, saúde e aquisição de vacas especializadas tornam a atividade competitiva. O mesmo autor destacou que, em trabalho divulgado em 2008, a média de capital investido por vaca do rebanho em sistemas de confinamento nos EUA, situava-se próxima a US$ 6,500.00, que representa de forma geral para os sistemas brasileiros, um elevado investimento, em que grande parte deste é empatado em

12 terra e/ou aplicado em um animal pouco produtivo (8,1 litros/vaca em lactação.dia). De acordo com os resultados médios apresentados na Tabela 2, demonstra-se que, em relação a este item, as propriedades ainda se encontram em processo de evolução, sobretudo, pela média de R$ ,58 ± 1.166,47, bem superior aos resultados relatados por Faria (2009), apesar das diferenças entre os sistemas de produção considerados. Uma tendência geral do produtor brasileiro é fixar grande parte de sua atenção no preço do leite. Cabe lembrar, conforme relacionado, que a atividade se insere em um sistema de competição perfeita, onde a decisão de um produtor não apresenta influência alguma sobre o preço, ou seja, o pecuarista é um tomador de preços. Com isso, merece destaque o fato de que, apesar do preço do leite ser um segmento da equação que define a receita bruta, a quantidade produzida na atividade é que deva ser salientada, pois representa aquilo que o produtor tem controle. Buscando mostrar o efeito do preço do leite na geração de renda, como complemento às análises, avaliou-se também o grau de correlação entre o preço do leite e o fluxo de caixa mensal por propriedade, indicador ligado diretamente à viabilidade das propriedades avaliadas (Figura 7). Com este demonstrativo, pode-se inferir que, apesar do elevado efeito do preço sobre o sucesso financeiro de um sistema de produção de leite, para o exemplo das unidades avaliadas, o aumento dos preços praticados não necessariamente demonstraria aumento na geração de renda (ausência de correlação significativa entre as duas variáveis). Figura 7: Demonstrativo de correlação entre o preço do leite e o fluxo de caixa mensal por propriedade.

13 IV. Conclusão Os índices zootécnicos e financeiros das 30 pequenas propriedades leiteiras tomadas como RBC (resultados baseados em casos) e apresentados neste trabalho demonstram a viabilidade técnica e econômica de pequenos estabelecimentos familiares como células geradoras de renda e inclusão social, quando conceitos de produção intensiva e sustentável de leite são aplicados de acordo com a situação de cada propridade. AGRADECIMENTOS Agradecimento especial aos proprietários das propriedades tomadas como exemplos de RBC, aos técnicos responsáveis pela assistência técnica e aos coordenadores do Projeto Balde Cheio que gentilmente cederam as respectivas planilhas de avaliação econômica e zootécnica referentes ao ano de Segue-se a listagem por ordem alfabética por Estado. ESPÍRITO SANTO COLATINA Sítio Balestrassi de Fernando Balestrassi sob responsabilidade técnica de João Vitor Moreira Barbieri e coordenação de Ismail Ramalho Haddade e Maurício Cezar Gomes de Salles LINHARES Sítio São Judas Tadeu de Fernando Frinhani sob responsabilidade técnica de Lúcio Antônio de Oliveira Cunha MONTANHA Fazenda Cinelândia de Ari Carvalho de Lima sob responsabilidade técnica de Bruno Pancieri de Lima e coordenação de Wesley Bada NOVA VENÉCIA Sítio Santo Agostinho de Gustavo Frigério Lívio sob responsabilidade técnica de Lúcio Antônio de Oliveira Cunha Sítio Tapinuã de Eudison Carlos de Sá sob responsabilidade técnica de Lúcio Antônio de Oliveira Cunha VILA VALÉRIO Sítio Dois Irmãos de Elder Bettin sob responsabilidade técnica de Lúcio Antônio de Oliveira Cunha MINAS GERAIS BURITIS

14 Sítio Piquizal de Luiz Nei de Andrade sob responsabilidade técnica de Wander Dias Franco e coordenação de Walter Miguel Ribeiro CANAÃ Sítio Laginha de Eduardo Antônio Lelis sob responsabilidade técnica de Paulo Henrique Rodrigues Lelis e coordenação de Fábio Silveira Moreira e Walter Miguel Ribeiro CARMO DO CAJURU Sítio Mato Dentro de Roberto Leonardo de Souza sob responsabilidade técnica de Mozar Salviano Barreto e coordenação de Alexandre da Silva Prado e Walter Miguel Ribeiro GURINHATÃ Sítio Dois Irmãos de José Nilson da Silva sob responsabilidade técnica de Leandro Arantes Cury e coordenação de Walter Miguel Ribeiro LIMA DUARTE Sítio do Engenho de Robson Gil Pacheco Dias sob responsabilidade técnica de Paulo Roberto Viana Franco e coordenação de Fábio Silveira Moreira e Walter Miguel Ribeiro PATROCÍNIO DO MURIAÉ Fazenda Ponte Vermelha de João Alberto Palmeira sob responsabilidade técnica de Virgílio Rocha Machado e coordenação de Fábio Silveira Moreira e Walter Miguel Ribeiro VERMELHO NOVO Sítio Trindade de Nivaldo Bibiano da Silva sob responsabilidade técnica de Fabiano Agostinho Araújo dos Reis e coordenação de Samuel Guiné de Mello Carvalho e Walter Miguel Ribeiro PIAUÍ PARNAÍBA Sítio Santa Maria de Antônio Carlos de Carvalho Machado sob responsabilidade técnica de Eduardo Augusto Bezerra e Francisco José Gomes Junior e coordenação de João Rosseto Ribeiro Junior RIO DE JANEIRO APERIBÉ Sítio Sapucaia arrendado por Samuel Rodrigues da Silva sob responsabilidade técnica de Gustavo Martins Mafort e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles CAMPOS DOS GOYTACAZES Sítio Bastião de Cleber Pessanha da Silva sob responsabilidade técnica de João d Ângelo Maciel Neto e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles Sítio Esperança de Luiz Fernando Cunha de Sá sob responsabilidade técnica de João d Ângelo Maciel Neto e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles CONCEIÇÃO DE MACABU

15 Sítio Tavares de Daniel Tavares Ribeiro sob responsabilidade técnica de Christie Garcia Barreto e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles NATIVIDADE Sítio São Lourenço de Jonatas da Silva Suzano sob responsabilidade técnica de Eduardo Machado da Silva Ferreira e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles QUISSAMÃ Sítio Boa Vista de Carlito de Souza Filho sob responsabilidade técnica de Roberto Machado Carneiro da Silva e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles RIO DAS OSTRAS Sítio Nova Aliança de Leandro Rodrigues Barcelos sob responsabilidade técnica de Christie Garcia Barreto e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles VALENÇA Sítio Boa Vista de Fábio Jorge de Almeida Machado sob responsabilidade técnica de José Rogério Moura de Almeida Neto e coordenação de Carlison Costa de Souza VARRE-SAI Sítio da Onça I de Danilo Teixeira da Silva sob responsabilidade técnica de Eduardo Machado da Silva Ferreira e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles Sítio da Onça II de Daniel Teixeira da Silva sob responsabilidade técnica de Eduardo Machado da Silva Ferreira e coordenação de Maurício Cezar Gomes de Salles RONDÔNIA ALTO ALEGRE DOS PARECIS Chácara Pantanal de Geneci Barbosa da Silva sob responsabilidade técnica de Marcelo de Castro e Assis e coordenação de João Rosseto Ribeiro Junior VILHENA Chácara Luz Divina de Edson Antônio Grigório sob responsabilidade técnica de Marcelo de Castro e Assis e coordenação de João Rosseto Ribeiro Junior SÃO PAULO FLORA RICA Sítio Rio do Peixe de Doralice Lourenço Vieira Cogo sob responsabilidade técnica de Adalberte Stivari IPIGUÁ Sítio São Luiz de Glauber Alves sob responsabilidade técnica de Grácia Maria Gonçalves Cattelan Estância Rozinez de Wagner Luiz Dotoli sob responsabilidade técnica de Grácia Maria Gonçalves Cattelan SANTA MERCEDES Estância Alvorada de Roberto Sartorato Sobrinho sob responsabilidade técnica de Adalberte Stivari

16 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA FARIA, V. P. Fundamentos da produção econômica de leite: depoimento [10 de junho de 2009]. São Carlos. Curso sobre manejo do rebanho: Projeto Balde Cheio - Embrapa Pecuária Sudeste. 2009

17 ANEXOS Nos quadros a seguir são apresentadas as 30 propriedades tomando-se o cuidado de não identificá-las sendo o critério utilizado para a classificação das mesmas, a média de leite produzido em ordem crescente. Propriedade 1 - Principais índices zootécnicos e econômicos referentes ao período de janeiro a dezembro de Leite produzido litros/dia 35 Leite vendido litros/dia 28 Área total ha 3,0 Vacas em lactação vacas 3,7 Vacas secas vacas 2,1 Vacas em lactação % 65,1 Vacas no rebanho % 52,4 Vacas em lactação no rebanho % 33,5 Média das vacas em lactação litros/vaca.dia 9,8 Média das vacas do rebanho litros/vaca.dia 6,1 Vacas em lactação por hectare VL/ha 1,2 Produtividade (sem equivalente-leite) litros/ha.ano Leite por Homem por dia litros/homem.dia 35 Despesas do sistema/receita total % 55 Margem bruta (sem remuneração) R$ 8.983,14 Margem bruta por hectare (sem remuneração) R$/ha 2.994,38 Fluxo de caixa mensal R$/mês 706,93 Investimento por vaca do rebanho R$/vaca do rebanho ,13 Investimento por litro de leite produzido R$/litro produzido 2.329,93

18 Propriedade 2 - Principais índices zootécnicos e econômicos referentes ao período de janeiro a dezembro de Leite produzido litros/dia 48 Leite vendido litros/dia 48 Área total ha 2,0 Vacas em lactação vacas 10,6 Vacas secas vacas 7,9 Vacas em lactação % 58,2 Vacas no rebanho % 38,4 Vacas em lactação no rebanho % 22,1 Média das vacas em lactação litros/vaca.dia 4,6 Média das vacas do rebanho litros/vaca.dia 2,6 Vacas em lactação por hectare VL/ha 5,3 Produtividade (sem equivalente-leite) litros/ha.ano Leite por Homem por dia litros/homem.dia 48 Despesas do sistema/receita total % 64 Margem bruta (sem remuneração) R$ ,48 Margem bruta por hectare (sem remuneração) R$/ha 9.019,74 Fluxo de caixa mensal R$/mês 226,21 Investimento por vaca do rebanho R$/vaca do rebanho 6.337,84 Investimento por litro de leite produzido R$/litro produzido 2.455,30

19 Propriedade 3 - Principais índices zootécnicos e econômicos referentes ao período de janeiro a dezembro de Leite produzido litros/dia 79 Leite vendido litros/dia 79 Área total ha 2,7 Vacas em lactação vacas 4,9 Vacas secas vacas 1,3 Vacas em lactação % 80,6 Vacas no rebanho % 56,6 Vacas em lactação no rebanho % 45,2 Média das vacas em lactação litros/vaca.dia 16,8 Média das vacas do rebanho litros/vaca.dia 12,9 Vacas em lactação por hectare VL/ha 1,8 Produtividade (sem equivalente-leite) litros/ha.ano Leite por Homem por dia litros/homem.dia 79 Despesas do sistema/receita total % 56 Margem bruta (sem remuneração) R$ ,01 Margem bruta por hectare (sem remuneração) R$/ha 8.114,45 Fluxo de caixa mensal R$/mês 1.406,39 Investimento por vaca do rebanho R$/vaca do rebanho ,33 Investimento por litro de leite produzido R$/litro produzido 1.145,69

20 Propriedade 4 - Principais índices zootécnicos e econômicos referentes ao período de janeiro a dezembro de Leite produzido litros/dia 83 Leite vendido litros/dia 75 Área total ha 10,0 Vacas em lactação vacas 8,3 Vacas secas vacas 1,8 Vacas em lactação % 81,6 Vacas no rebanho % 65,0 Vacas em lactação no rebanho % 53,7 Média das vacas em lactação litros/vaca.dia 10,0 Média das vacas do rebanho litros/vaca.dia 8,2 Vacas em lactação por hectare VL/ha 0,8 Produtividade (sem equivalente-leite) litros/ha.ano Leite por Homem por dia litros/homem.dia 83 Despesas do sistema/receita total % 64 Margem bruta (sem remuneração) R$ ,08 Margem bruta por hectare (sem remuneração) R$/ha 1.900,61 Fluxo de caixa mensal R$/mês 942,17 Investimento por vaca do rebanho R$/vaca do rebanho ,04 Investimento por litro de leite produzido R$/litro produzido 1.708,74

VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE 1. INTRODUÇÃO

VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE 1. INTRODUÇÃO VIABILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA PEQUENA PROPRIEDADE Artur Chinelato de Camargo 2, Ismail Ramalho Haddade 3 1. INTRODUÇÃO "A pequena propriedade leiteira é viável sob todos os aspectos, mas o pequeno

Leia mais

Eficiência no uso da terra: um dos caminhos para alcançar maiores rentabilidades

Eficiência no uso da terra: um dos caminhos para alcançar maiores rentabilidades Eficiência no uso da terra: um dos caminhos para alcançar maiores rentabilidades Christiano Nascif, zootecnista, coordenador de assistência do PDPL-RV e coordenador técnico do Projeto Educampo/Sebrae.

Leia mais

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA Walter Miguel Ribeiro Engenheiro Agrônomo GERAR RENDA??? Como gerar renda Renda Resultado = Quantidade de leite + Quantidade de animais - CUSTO TOTAL x preço do leite x preço

Leia mais

FAZENDA SANTA LUZIA. Maurício Silveira Coelho HISTÓRICO

FAZENDA SANTA LUZIA. Maurício Silveira Coelho HISTÓRICO FAZENDA SANTA LUZIA Maurício Silveira Coelho Medico Veterinário CRMV MG 2352 Fazenda Santa Luzia PASSOS/MG E-mail mauricio@josecaboverde.com.br HISTÓRICO Proprietário: José Coelho Vítor e filhos Localização:

Leia mais

Estimativas dos custos de produção da atividade leiteira nos municípios assistidos pelo Programa Mais Leite.

Estimativas dos custos de produção da atividade leiteira nos municípios assistidos pelo Programa Mais Leite. Estimativas dos custos de produção da atividade leiteira nos municípios assistidos pelo Programa Mais Leite. Jéssica Samara Leão SIMÕES¹; André da Mata CARVALHO²; Marlon MARTINS Moraes ²; Joiciane Maria

Leia mais

Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos

Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos É Exite uma grande diversidade dos sistemas de produção de leite praticados nos vários países produtores Argentina Austrália Nova Zelândia É

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

Ano V - Edição 34 Agosto 2014

Ano V - Edição 34 Agosto 2014 da pecuária de leite Ano V - Edição 34 Agosto 2014 PODER DE COMPRA AUMENTA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 Por Pedro de Lima, equipe Gado de Leite Cepea O poder de compra do pecuarista de leite esteve maior,

Leia mais

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Ramon C. Alvarenga¹ e Miguel M. Gontijo Neto¹ Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) A Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

EDUCAMPO: um projeto que dá lucro 1

EDUCAMPO: um projeto que dá lucro 1 EDUCAMPO: um projeto que dá lucro 1 Sebastião Teixeira Gomes 2 1. Apresentação O objetivo deste artigo é apresentar o projeto Educampo, fruto da parceria entre o Sebrae-MG, a agroindústria e os produtores

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA

PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA Os produtores de Luís Eduardo Magalhães se reuniram, em 09/04, para participarem do levantamento de custos de produção de café

Leia mais

Produzir Leite é Bom Negócio? Alto Paranaíba. Sebastião Teixeira Gomes

Produzir Leite é Bom Negócio? Alto Paranaíba. Sebastião Teixeira Gomes Produzir Leite é Bom Negócio? Alto Paranaíba Sebastião Teixeira Gomes Viçosa Novembro 1996 1 Índice Especificação Página 1. Introdução... 2 2. Notas Metodológicas... 2 3. Recursos Disponíveis... 3 4. Raça

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA Alexandre Nunes de Almeida 1 ; Augusto Hauber Gameiro 2. (1) Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, CEPEA/ESALQ/USP,

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA. EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização

III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA. EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização RESULTADOS DO CONFINAMENTO DA COPLACANA EM 2.008 E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO Ari José Fernandes Lacôrte Engenheiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS II CEF ARTIGO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS II CEF ARTIGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS II CEF ARTIGO Alavancagem Operacional: Uma breve visão sobre a relação custo, volume

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

(NUTROESTE URÉIA PLUS)

(NUTROESTE URÉIA PLUS) O SEU BOI DÁ LUCRO? No Brasil, a atividade pecuária existe há centenas de anos, alternando períodos de lucratividade alta com outros de baixa rentabilidade. Há neste momento uma crise gerada por vários

Leia mais

Inovação nas Médias Empresas Brasileiras

Inovação nas Médias Empresas Brasileiras Inovação nas Médias Empresas Brasileiras Prof. Fabian Salum 2012 Com o intuito de auxiliar no desenvolvimento estratégico e na compreensão da importância da inovação como um dos possíveis diferenciais

Leia mais

de inverno que viraram opção para o pecuarista da região para conseguir ter pasto na época da seca.

de inverno que viraram opção para o pecuarista da região para conseguir ter pasto na época da seca. CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM GUARAPUAVA/PR Com a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Centro

Leia mais

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O mercado de trabalho é fonte de indicadores muito importantes à condução da política monetária como, por exemplo, a taxa de desemprego, os níveis de salários

Leia mais

KA-dicas. Dicas que todo empreendedor deveria saber e seguir!

KA-dicas. Dicas que todo empreendedor deveria saber e seguir! KA-dicas Dicas que todo empreendedor deveria saber e seguir! Os KA-dicas são mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para mais, acesse nosso

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

Guia do Programa Previdenciário Empresarial

Guia do Programa Previdenciário Empresarial Guia do Programa Previdenciário Empresarial Uma escolha muda todo o seu futuro. Conheça a novidade que o Itaú e a ABRACAF têm para você! Pensando em você, a ABRACAF e o Itaú criaram um plano de Previdência

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA*

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* SENE. G. A. 1 ; JAYME. D. G.²; BARRETO. A. C. 2 ; FERNANDEZ. L. O. 3, OLIVEIRA. A. I. 4 ; BARBOSA. K. A.

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM LONDRINA/PR

CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM LONDRINA/PR CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM LONDRINA/PR Com a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Centro

Leia mais

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Francine Leite Apresentação Este trabalho introduz o tema Envelhecimento

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA CAP. b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA A influência do Imposto de renda Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha

Leia mais

150 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2007

150 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2007 150 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2007 A evolução da produção de milho no Mato Grosso: a importância da safrinha Jason de Oliveira Duarte 1 José Carlos Cruz 2 João Carlos Garcia 3 Introdução

Leia mais

Índices Zootécnicos Taxa de mortalidade 1,0% Idade de abate do boi gordo ou venda do animal Taxa de desfrute 45,81%

Índices Zootécnicos Taxa de mortalidade 1,0% Idade de abate do boi gordo ou venda do animal Taxa de desfrute 45,81% CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM UMUARAMA/PR. Com a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Centro

Leia mais

Mestiçagem das vacas e rentabilidade da produção de leite 1

Mestiçagem das vacas e rentabilidade da produção de leite 1 Mestiçagem das vacas e rentabilidade da produção de leite 1 Sebastião Teixeira Gomes 2 Estima-se que 80% das vacas ordenhadas, no Brasil, são mestiças de raças européias e zebuínas. Dentre as européias,

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

2 Planilha para Cálculo do Custo de Produção de Leite na Agricultura Familiar

2 Planilha para Cálculo do Custo de Produção de Leite na Agricultura Familiar ISSN 1516-41XX Planilha para Cálculo do Custo de Produção de Leite na Agricultura Familiar 32 Introdução Economistas rurais, administradores e zootecnistas elaboram diversas planilhas de custo de produção

Leia mais

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE ARTIGOS TÉCNICOS 04/2006 Júlio Otávio Jardim Barcellos Médico Veterinário, D.Sc - Zootecnia Professor Adjunto Depto Zootecnia UFRGS julio.barcellos@ufrgs.br Guilherme Cunha Malafaia Aluno do Curso de Pós

Leia mais

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Vinicius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO Ricardo Dias Signoretti 1 Na prática, o período seco e transição (pré-parto) constituem-se num desafio aos técnicos e produtores de leite, que devem ficar atentos

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS MERCADO BRASILEIRO 2000 A 2011 2 Sumário 1 METODOLOGIA... 3 2 EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EXEMPLARES DE 2000 A 2011... 4 3 RECEITAS ANUAIS POR PERIODICIDADE... 5 3.1 PREÇO

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR Título do Projeto: Fruticultura: Tecnologias para a fruticultura regional. Unidade(s) de aprendizagem ou disciplina de referência: Fruticultura

Leia mais

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS Ivan Pedro de O. Gomes, Med.Vet., D.Sc. Professor do Departamento de Zootecnia CAV/UDESC. e-mail: a2ipog@cav.udesc.br A alimentação constitui-se no principal componente

Leia mais

Educação e inclusão digital

Educação e inclusão digital Educação e inclusão digital Na Escola Municipal da Palmeia, em Muzambinho (MG), educação e inclusão caminham juntos. Para ajudar na alfabetização das crianças e ao mesmo tempo estimular e melhorar a leitura,

Leia mais

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Carlos Augusto Oliveira de ANDRADE 1 ; Rubens Ribeiro da SILVA. 1 Aluno do Curso

Leia mais

Sistemas de Indicadores de Desempenho

Sistemas de Indicadores de Desempenho Sistemas de Indicadores de Desempenho Aula 11 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira Sistemas Produtivos I Indicadores Indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DE MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DE MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS www.ueg.br www.prp.ueg.br AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DE MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS André Luiz de Lima Filho 1 ; Reinaldo Cunha de Oliveira Junior 2 ; Daiane Aparecida Fausto 3 ; Juliano José

Leia mais

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA 3 OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA O Sr. Silva é proprietário de uma pequena indústria que atua no setor de confecções de roupas femininas. Já há algum tempo, o Sr. Silva vem observando a tendência de

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Capítulo XV Custos e Rentabilidade

Capítulo XV Custos e Rentabilidade Capítulo XV Custos e Rentabilidade Marcelo do Amaral Santana Clóvis Oliveira de Almeida José da Silva Souza As estimativas de custos de produção e de rentabilidade para uma cultura podem proporcionar informações

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Mercado de trabalho. Campos Gerais. Análise setorial do mercado de trabalho. Paraná.

PALAVRAS-CHAVE Mercado de trabalho. Campos Gerais. Análise setorial do mercado de trabalho. Paraná. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE (x ) TRABALHO (

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 02/2014 Dezembro, 2014 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA DA SAFRA A área destinada à produção de cana-deaçúcar na safra 2014/15 apresentou

Leia mais

GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA - GPL. ROTEIRO DE ANÁLISE DE GRUPO DE PROPRIEDADES Sistema de produção de leite à pasto

GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA - GPL. ROTEIRO DE ANÁLISE DE GRUPO DE PROPRIEDADES Sistema de produção de leite à pasto GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA - GPL ROTEIRO DE ANÁLISE DE GRUPO DE PROPRIEDADES Sistema de produção de leite à pasto Odilio Sepulcri Milton Satoshi Matsushita Airton Luiz Empinotti Marco Aurélio Viechnieski

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE

CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE Sebastião Teixeira Gomes 1 1. INTRODUÇÃO Desde sua criação, em 1977, o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (CNPGL), da EMBRAPA, vem se

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE.

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE. O nosso negócio é o desenvolvimento ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE Ano 4 200 Nº 20 O nosso negócio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ Área Temática: Tecnologia e Produção Júlio Cesar Damasceno (Coordenador da ação de Extensão) Júlio Cesar

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

Programa de extensão universitária mais leite

Programa de extensão universitária mais leite Programa de extensão universitária mais leite Renato SOARES OLIVEIRA¹; Samuel PIASSI TELES²; Rafael BASTOS TEIXEIRA³; Cassia MARIA SILVA NORONHA 4 ; Alan Dhan COSTA LIMA 5 ; Arnaldo Júnior VALERIANO RESENDE

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Depreciação, um item importante a se considerar!

Depreciação, um item importante a se considerar! USP ESALQ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Veículo: Milk Point Data: 15/01/2014 Link: http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/gerenciamento/depreciacao-um-itemimportante-a-se-considerar-87142n.aspx Assunto:

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Diferimento de pastagens para animais desmamados

Diferimento de pastagens para animais desmamados Diferimento de pastagens para animais desmamados Marco Antonio Alvares Balsalobre Eng. Agrônomo doutor em Ciência Animal e Pastagens Diretor de Produto da Bellman Nutrição Animal LTDA Mirella Colombo Moscardini

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 OTIMIZAÇÃO DA EFETIVIDADE DE HEDGE NA COMPRA DE MILHO POR MEIO DE CONTRATOS FUTUROS PARA PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE RESUMO GUSTAVO DE SOUZA CAMPOS BADARÓ 1, RENATO ELIAS FONTES 2 ; TARCISIO GONÇALVES

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Custo de Produção do Milho Safrinha 2012

Custo de Produção do Milho Safrinha 2012 09 Custo de Produção do Milho Safrinha 2012 1 Carlos DirceuPitol Luiz2 Broch1 Dirceu Luiz Broch Roney Simões Pedroso2 9.1. Introdução Os sistemas de produção da atividade agropecuária cada vez requerem

Leia mais

Produção de Leite a Pasto

Produção de Leite a Pasto Produção de Leite a Pasto Levar o gado ao pasto e não o pasto ao gado Menor custo, redução da mão-de-obra Mais saúde para os animais Menor impacto ambiental Maior rentabilidade PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO

Leia mais

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA Ano 3 Número 1 ISSN 2317-7330 outubro de www.cni.org.br FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade

Leia mais

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO RECONHECIDA NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE EM 16 DE SETEMBRO DE 2010 Estudo técnico Edição nº 22 dezembro de 2014

Leia mais

Boletim Novembro 2014

Boletim Novembro 2014 Boletim Novembro 2014 No mês de novembro de 2014 o custo da cesta básica na cidade de Ilhéus reduziu 0,48%, caindo de R$239,58 em outubro para R$238,42 em novembro (Tabela 1). A queda de 7,85% no preço

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE Nos primeiros meses de vida os bezerros obtêm grande parte dos nutrientes de que precisa do leite materno, que é de fácil digestão para o animal que ainda é jovem. Em

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

BLOCO 11. ASSUNTOS: Controlo Análise dos Registos Contabilísticos Análise de estrutura e de eficiência Análise de actividade PROBLEMAS:

BLOCO 11. ASSUNTOS: Controlo Análise dos Registos Contabilísticos Análise de estrutura e de eficiência Análise de actividade PROBLEMAS: BLOCO 11 ASSUNTOS: Controlo Análise dos Registos Contabilísticos Análise de estrutura e de eficiência Análise de actividade PROBLEMAS: PROBLEMA 1 O empresário do Monte da Ribeira pretende realizar uma

Leia mais

Big Data marca início da Semana de Informática da Fema

Big Data marca início da Semana de Informática da Fema Big Data marca início da Semana de Informática da Fema Começou na segunda-feira, 23, a 24ª Semana de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis Fema, evento promovido pela Coordenadoria

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA. ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T

AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA. ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T MATEMÁTICA 2014 UNIDADE BH SÉRIES FINAIS AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T Aluno(a): Nº: Turma: QUESTÃO 01 ENEM 2009 (prova cancelada) Cinco

Leia mais

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo?

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? As empresas enfrentam cada vez mais riscos climáticos e choques políticos. Como as

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

Comunicado Técnico 94

Comunicado Técnico 94 Comunicado Técnico 94 ISSN 0101-5605 Novembro, 2004 Sete Lagoas, MG Avaliação de Cultivares de Milho e Sorgo para Produção de Forragem Antônio Carlos Viana 1 Marco Aurélio Noce 2 As silagens de milho e

Leia mais

Departamento de Ciências Econômicas DCECO. Tel.: +55 32 3379-2537 E-mail: infover@ufsj.edu.br

Departamento de Ciências Econômicas DCECO. Tel.: +55 32 3379-2537 E-mail: infover@ufsj.edu.br 2013 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 InFover InfoVer Informativo sobre o Mercado de Leite de Vaca do Campo Uma publicação do DCECO- UFSJ Ano VI Nº 55 Agosto de 2013 Universidade Federal de

Leia mais

EMATER PARANÁ CONDOMÍNIOS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS DE LEITE NO MUNICÍPIO DE TOLEDO PR.

EMATER PARANÁ CONDOMÍNIOS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS DE LEITE NO MUNICÍPIO DE TOLEDO PR. EMATER PARANÁ CONDOMÍNIOS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS DE LEITE NO MUNICÍPIO DE TOLEDO PR. Gelson Hein Médico Veterinário Unidade Local de Toledo NOVEMBRO

Leia mais