PROGRAMA DE GOVERNO PSB - PV TAPIRAÍ-SP 2013/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE GOVERNO PSB - PV TAPIRAÍ-SP 2013/2016"

Transcrição

1 PROGRAMA DE GOVERNO PSB - PV TAPIRAÍ-SP 2013/2016

2 PROGRAMA DE GOVERNO TAPIRAÍ MAIS INCLUSIVA E SOLIDÁRIA AÇÃO SOCIAL...2 Assistência Social...2 Criança e Adolescente...2 Juventude...2 Mulheres...3 Terceira Idade...3 Pessoas com Deficiência...4 Inclusão Social EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER SAÚDE...6 TAPIRAÍ MUITO MAIS PRAZER EM VIVER AQUI INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO E POLÍTICA URBANA SANEAMENTO SEGURANÇA MEIO AMBIENTE...8 TAPIRAÍ COM OPORTUNIDADES E DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CULTURA, TURISMO E EVENTOS GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA...10 TAPIRAÍ GESTÃO EFICIENTE, TRANSPARENTE E PARTICIPATIVA ADMINISTRAÇÃO...11

3 TAPIRAÍ - MAIS INCLUSIVA E SOLIDÁRIA 1. AÇÃO SOCIAL Assistência Social Planejar ações de assistência social tendo como foco a família e a comunidade, fortalecendo a atuação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), integrando os programas sociais do município, abrangendo especialmente as áreas de maior vulnerabilidade social. Criar e reativar nos bairros do município os Centros Comunitários do Fundo Social para o desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de assistência psicossocial, como também cursos de geração de renda. Garantir a execução dos programas de transferência de renda federal, estadual e municipal para ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Prestar serviços sócio-educativos para crianças, adolescentes e jovens, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Executar programas de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza. Realizar Programa de Atenção Integral às Famílias. Criança e Adolescente Ampliar no município a oferta de serviços e programas voltados às crianças e adolescentes, articulando junto ao Governo Federal e Estadual a captação de recursos financeiros. Desenvolver atividades educativas com crianças e adolescentes, especialmente àquelas em situação vulnerável, voltadas a permanência e sucesso na escola. Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus tratos, exploração sexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente. Aderir ao Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para fomento e apoio a planos, programas e projetos municipais de atendimento protetor à criança e ao adolescente vítima de violência e ao adolescente em conflito com a lei, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Juventude Criar centro de informação e educação para o trabalho, voltado para jovens e adultos. Realizar parcerias com o terceiro setor para propagar ações juvenis nos diversos espaços e bairros da cidade. Promover cursos que atendam as reais necessidades dos jovens da cidade. Estabelecer parceria com o Governo Federal e Estadual para implantar um projeto de qualificação profissional da população com idade ativa, especialmente os jovens.

4 Implantar Programa da Juventude e Meio Ambiente, com vista à formação de lideranças ambientalistas. Estabelecer parceria com o Governo Federal para implantação do Projeto Primeiro Emprego (qualificação profissional). Promover seminários e campanhas sobre drogas e sexualidade, bem como direcionar, por meio de parcerias, o tratamento para jovens que se encontram doentes e dependentes químicos. Estabelecer parceria com o Governo Federal para implantação do programa PROJOVEM, que visa oferecer oportunidades de cidadania e desenvolvimento humano aos jovens. Mulheres Aderir às mulheres chefes de família e de baixa renda em programas sociais do município. Desenvolver programas e atividades de cultura, esporte e lazer destinados às mulheres. Promover a qualificação profissional das mulheres de acordo com as políticas de desenvolvimento, valorizando a sua formação e capacitação profissional. Criar mecanismos municipais de microcrédito e geração de renda, criando condições especiais de acesso para as mulheres chefes de família. Criar e fortalecer o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Criar o Programa de Atenção às Mulheres Gestantes, para o acompanhamento da gestação, com prioridade de atendimento médico e hospitalar humanizado na hora do parto. Implantar serviços municipais para garantir a efetivação do direito das mulheres à mamografia e aos exames preventivos do câncer de útero, com o objetivo de reduzir a mortalidade feminina por essas malignidades. Criar o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama e de Útero, fortalecendo a consciência da população para a importância da prevenção. Criar programas de prevenção e atenção à gravidez na adolescência. Criar programas de planejamento familiar. Terceira Idade Incentivar a promoção de atividades de lazer e turismo aos idosos. Estabelecer parcerias para desenvolver o programa Cuidadores de Pessoas Idosas. Promover de forma permanente atividades culturais, recreativas, esportivas e de convivência direcionadas aos idosos, especialmente no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

5 Fazer parceria com Associação da Terceira Idade para que os idosos organizem suas demandas junto ao poder público e promovam atividades de seu interesse, especialmente no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Pessoas com Deficiência Garantir e apoiar a implantação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no município. Garantir o cumprimento da legislação voltada ao segmento das pessoas com deficiência, pelo próprio poder público e pela iniciativa privada. Assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência promovendo a adaptação de calçadas e acessos a prédios públicos, o transporte especial, de acordo com o Decreto Federal 5296/04. Promover de forma permanente atividades culturais, recreativas, esportivas e de convivência direcionadas às pessoas portadoras de deficiência. Inclusão Social Portal da Comunidade: atender as associações de bairro propiciando a inclusão digital, capacitando líderes comunitários e possibilitando à comunidade local o acesso aos benefícios de serviços prestados pela internet. Recuperar os Centros Comunitários do Fundo Social dos conjuntos habitacionais do Bairro Nova Conquista e Quaresmal e demais bairros para o desenvolvimento de cursos de capacitação e atividades de lazer e recreação em parceria com os moradores do bairro. 2. EDUCAÇÃO Realizar parcerias com SENAC, SENAI, SESI, SESC, SENAR, SEBRAE e outros para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes, visando à capacitação de jovens e dos trabalhadores. Implantar política de valorização dos professores e técnico-administrativos por meio de evolução salarial e programas de formação e capacitação. Inclusão de Portadores de Deficiência: implantar um programa de apoio prevendo a formação de recursos humanos, contratação de profissionais com formação em educação especial e investimentos em acessibilidade, assegurando e garantindo educação com qualidade aos portadores de necessidades especiais. Elaborar projetos para manter aos finais de semana a Escola de Portas Abertas para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de convivência. Cultura, esporte, recreação e lazer devem ser compreendidos de maneira integrada, entre si e com outras áreas como educação, saúde, articulando e implementando políticas mútuas. Aperfeiçoar e aproveitar o uso de espaços já utilizados pela comunidade (escola, praças, centro comunitário do idoso, casa da cultura, biblioteca, igrejas, clubes) para realização de atividades culturais, de esporte e de lazer, com gestão das próprias comunidades e apoio e parceria da Prefeitura.

6 Manter e identificar, conforme a necessidade dos alunos, os programas de excursão cultural. Manter e ampliar, conforme as necessidades dos estudantes, o transporte para as faculdades e cursos técnicos nos municípios de Piedade e Sorocaba. Dar mais autonomia ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), objetivando a manutenção e a melhoria da qualidade da merenda escolar. Manter o fornecimento de uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Destinar recursos do orçamento do município para bolsa de estudos para jovens carentes com o objetivo de assegurar a oportunidade de ensino e trabalho a esses jovens. 3. ESPORTE E LAZER Investir no esporte para assegurar a saúde, combater a violência, promover a inclusão social e a qualidade da vida da população. Criar o Projeto Tapiraí Feliz, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestações culturais e esportivas e construir pistas para caminhada, playground e áreas para atividades corporais ao ar livre. Elaborar projetos de lazer e esporte e ampliar áreas de recreação e práticas esportivas nos bairros. Criar a Liga Esportiva para planejar e organizar os campeonatos no município. Criar calendário de jogos e promover os campeonatos, tanto para os jogos de quadra como de campo. Implantar as Escolinhas de Esporte nas várias modalidades: futebol, basquete, vôlei, handebol, atletismo, entre outras. Criar projeto de promoção e orientação de atividades físicas, como caminhadas, recuperação de cardíacos, acompanhamento de hipertensos, entre outros. Fazer parceria e buscar recurso junto ao governo federal e ou estadual para implantar ciclovias da Avenida Professor Natan Chaves até a Av. Presidente Castelo Branco, pela margem da rodovia, beneficiando também os transeuntes que utilizam a via para irem ao trabalho. Reestruturar os ginásios poliesportivos dotando-os de rede de proteção e demais equipamentos a fim de melhorar as condições para a prática esportiva e revitalizar os campos de futebol, através de convênios com o Governo do Estado de São Paulo. Estabelecer convênios para repasse de verbas ao esporte, atletismo, ampliando o acesso de idosos e deficientes à prática esportiva. Promover a participação dos times esportivos do município em Jogos Regionais, oferecendo todo o suporte e transporte. Fazer a conclusão e melhorias do Centro de Tradição Campreste José Francisco Salles Bento.

7 4. SAÚDE Contratar especialistas nas áreas médicas, especialmente de maior necessidade e demanda da população. Estabelecer convênios para suprir as demanda de especialidades médicas e profissionais da área de saúde. Reativar o Programa Saúde da Família (PSF), visando ampliar e melhorar o atendimento às áreas rurais do município. Dotar de equipamentos necessários para exames de maior demanda (procedimentos radiológicos, ultrassonografia) e contratação de pessoal qualificado para prestar os serviços demandados pela população. Saúde Escolar: implantar programa de saúde à criança envolvendo ergonomia em sala de aula, análise postural, nutricional, oftalmológica, da saúde oral e bucal, da acuidade auditiva, e cidadania. Fazer parceria junto ao Governo do Estado de São Paulo para regularizar o fornecimento de medicamentos de alto custo. Promover esportes e lazer como meio de prevenção e melhoria da saúde e das condições físicas do ser humano e da integração social. Intensificar as políticas públicas de prevenção às drogas e apoio as famílias na recuperação de seus filhos. Manter e ampliar, conforme a demanda, o Transporte da Saúde para as pessoas que necessitam de atendimento nas diversas especialidades da região. Realizar projetos (seminários, oficinas, cursos) em parcerias com organizações sociais e demais setores da sociedade, visando articular a política de promoção da saúde. TAPIRAÍ - MUITO MAIS PRAZER EM VIVER AQUI

8 5. INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO E POLÍTICA URBANA Elaborar o Plano Municipal de Eliminação das Áreas de Risco. Construir casas populares através dos programas habitacionais do Governo Estadual (CDHU) e/ou do Governo Federal (Minha Casa Minha Vida), garantindo o acesso da população de baixa renda aos programas habitacionais. Aperfeiçoar e ampliar o sistema de coleta seletiva de lixo, coleta de resíduos e limpeza urbana. Ampliar as canalizações de córregos que cortam as áreas urbanas. Ampliar os pontos de iluminação pública nas ruas que se encontram sem ou mal iluminadas. Reformar e revitalizar o Terminal Rodoviário e praças públicas. Promover a renovação urbana e a revitalização do Centro da cidade, buscando recursos junto a Secretária de Habitação do Governo do Estado de São Paulo para revitalizar a Av. Natan Chaves, dotando-a de calçamento padrão, obedecendo às normas de acessibilidade. Estabelecer parcerias com os proprietários dos imóveis e comerciantes do Centro para revitalização de suas fachadas, para melhorar as condições paisagísticas da cidade e auxiliar na promoção do Turismo. Fazer convenio junto ao Governo Federal e ou Estadual para pavimentação com lajotas nos bairros da cidade,do Turvo e Quresmal e demais bairros, priorizando empreiteiros e mão de obra local, para garantir que os recursos investidos permaneçam no município. Estabelecer parcerias com empresas do município para revitalizar a Praça Central, dotando-a de fonte luminosa, equipamentos de ginástica ao ar livre e mais iluminação, para melhorar as condições de uso desse espaço público e auxiliar na promoção de eventos e do Turismo. Implantar o Projeto Cidade Limpa e Mais Bonita para conscientizar a população para preservar e embelezar a cidade, com plantios de flores e folhagens, propícias ao clima, respeitando a flora do município. Restaurar o Prédio da Antiga Câmara para transformá-lo num espaço de cultura do município. Reestruturar o prédio do Espaço Cultural Diosne Miguel Batista, da Av. Natan Chaves, atendendo às determinações de segurança do Corpo de Bombeiro. Dotar os bairros de infraestrutura de lazer e recreação para crianças e adolescentes, como por exemplo: campinho do Jardim Primavera, B Quaresmal, Vila Nádia, Nova Conquista e demais bairros. Reestruturar e ampliar o Velório Municipal, tornando-o mais condizente e adequado às necessidades da população. Reformar o Cemitério Municipal e fazer sua manutenção periodicamente.

9 Construir a Praça Pública do Distrito do Rio Turvo em parceria com a comunidade e iniciativa privada. 6. SANEAMENTO Fazer parceria com a SABESP para agilizar a implantação da caixa d água na Vila Nádia, da Estação de Tratamento de Esgoto do Juquiazinho e do Rio Turvo, que constam no cronograma de investimentos da SABESP no município. Saneamento urbano: ampliar a rede de esgoto, visando à meta de 100% de esgoto coletado e tratado, priorizando as casas que ainda despejam seus esgotos no córrego que passa pelo centro da cidade e ampliar a rede de fornecimento de água para todas as residências urbanas. Saneamento rural: desenvolver programas de tratamento de esgoto com fossas ecológicas, para as comunidades rurais, através da Casa Da Agricultura pelos programas de micro bacias. 7. SEGURANÇA Firmar o Convênio Atividade Delegada, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para os policiais trabalharem no município nos dias de folga, melhorando seus subsídios e aumentando o efetivo, dando maior cobertura no policiamento dos bairros. Fazer gestão junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para ampliar a presença da Patrulha Rural, fortalecendo o policiamento intensivo na área rural e organizar Conselhos Comunitários Rurais de Segurança. Motivar a participação da sociedade civil organizada no Conselho de Segurança. 8. MEIO AMBIENTE Buscar parcerias com as demais esferas de governo para promover atividades de lazer, educação ambiental e iniciativas econômicas compatíveis com a preservação ambiental, como ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural. Criação de um Parque Ecológico Municipal para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo. Destinar de forma adequada os resíduos sólidos urbanos e rurais, implantando políticas de coleta seletiva do lixo. Promover caminhadas ecológicas Conhecer, Admirar e Preservar, voltadas aos alunos do município e demais instituição de ensino da região. Estabelecer parcerias com universidades e faculdades, para que as mesmas desenvolvam projetos de pesquisas no município, voltados para turismo, meio ambiente, flora e fauna e demais temas, utilizando pousadas, hotéis, restaurantes e demais infraestrutura do município.

10 TAPIRAÍ COM OPORTUNIDADES E DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO 9. DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL Criar e desenvolver uma política rural com a participação efetiva do Conselho do Desenvolvimento Rural. Realizar a manutenção constante das estradas rurais para que a comunidade rural tenha condições adequadas de mobilidade e o Turismo nessas áreas possa se desenvolver. Buscar recurso junto ao governo federal através do BNDS para aquisição de uma patrol (motoniveladora), necessária para manutenção constante das estradas rurais. Fornecer suporte técnico aos produtores rurais, restabelecendo o Convênio da Casa da Agricultura, das Microbacias e demais programas voltados à agricultura familiar com a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Disponibilizar maquinários para suporte aos produtores rurais, buscando junto a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo recurso para aquisição de trator agrícola. O Conselho de Desenvolvimento Rural deve organizar o agendamento de uso do maquinário, priorizando o pequeno agricultor que não dispõe de maquinário agrícola. Buscar convênios que visem modernização em técnicas produtivas para as lavouras. Estabelecer parcerias com Sindicato Rural e outras associações para realização de eventos e cursos e executar o programa de Qualificação de Mão de obra Rural e Urbana. Apoiar os produtores familiares por meio da execução do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Realizar a regularização fundiária por meio do ITESP, voltado aos agricultores, cuja falta de regularização do imóvel impede o acesso às políticas públicas de incentivo à agricultura e outras atividades. 10. CULTURA, TURISMO E EVENTOS Implantar a Casa da Cultura, espaço destinado à realização de aulas de música, teatro, pintura, leitura e demais atividades artísticas, sendo um espaço de encontro e exposição. Fortalecer e dinamizar as ações culturais, objetivando maior participação dos artistas do município, das mais diversas áreas. Criar Pontos de Cultura no município, com apoio do Ministério da Cultura. Implantar o Departamento de Cultura, Turismo e Eventos com profissionais qualificados. Realizar um diagnóstico turístico completo do município, em parceria com universidades e cursos de turismo, para desenvolver um plano de ação e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no município, principalmente nas

11 seguintes modalidades: ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura e turismo esportivo, utilizando de forma adequada, sob os princípios da sustentabilidade social, ambiental e econômica, os espaços com potencialidade, tais como cachoeiras, rios, sítios e mirantes, tornando o turismo uma realidade de modo a gerar renda e emprego. Desenvolvimento Sustentável do Turismo: obter assessoramento técnico na elaboração de projetos e estabelecer mecanismos de proteção ao patrimônio natural, histórico e cultural. Buscar parcerias com empresas da região, visando à implantação de Colônia de Férias e divulgação das pousadas e atrativos do município. Incentivar o desenvolvimento das infraestruturas turísticas já existentes na cidade, oferecendo as condições favoráveis para seu crescimento econômico, buscando parceria com SEBRAE e demais instituições competentes. Buscar recurso nas esferas federal e estadual para a criação do Parque Ecológico Municipal, dotado de infraestrutura para receber o visitante para atividades de ecoturismo, aventura e esporte. Criar roteiros turísticos, credenciar os taxistas e fornecer cursos de guia turístico, para que possam oferecer passeios turísticos no município, visando maior rentabilidade em seus serviços. Fazer parceria com universidades com curso de turismo e hotelaria, SESC e SEBRAE, buscando o fortalecimento do turismo, qualificação da mão de obra e o fortalecimento do comércio, pousadas, restaurantes e demais setores. Estabelecer um Calendário de Eventos, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com ampla divulgação das festas, de modo a agradar e proporcionar diversão e entretenimento à população de Tapiraí e atrair o público da região, fomentando o comércio e os serviços na área do turismo. Atrair e sediar no município eventos esportivos e campeonatos, tais como bicicross,motocross,trekking, rally de jipes, corrida de aventura, campeonatos regionais, entre outros. Incluir as festividades de Tapiraí no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Fortalecer o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), destinando recursos financeiros ao Fundo do Desenvolvimento do Turismo (FUNTUR), para que os membros do CONTUR elaborem e organizem as festividades do município, obtendo maior participação da sociedade civil organizada. 11. GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA Criar incentivos para que pequenas e médias empresas se estabeleçam no município. Buscar junto ao governo federal e estadual recursos para dotar o município de área industrial com saneamento e energia para que as empresas possam se instalar no município. Fazer parcerias e apoiar o Sindicato Rural nos cursos do SENNAR, para que um maior número de produtores rurais e a população possam usufruir dos cursos de capacitação.

12 Fazer parcerias para fornecer cursos de capacitação da mão de obra local, para que os jovens possam se inserir no mercado de trabalho. Apoiar o comércio local através de incentivos fiscais e técnicos, para revitalização de seu empreendimento objetivando a geração de emprego. Promover a capacitação e o treinamento da mão de obra local, articulando com as demais esferas de governo, sindicatos, Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP) e Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP). Elaborar políticas públicas de estímulo, incentivo e apoio técnico à agricultura, ao comércio, ao turismo e à indústria. Estimular o empreendedorismo e buscar a capacitação gerencial de pequenos negócios com fortalecimento do microcrédito. Estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produção, comercialização, associações e cooperativas nos diversos setores da economia, enfocando o Turismo como a principal fonte de desenvolvimento econômico da cidade. Executar os gastos dos recursos do orçamento municipal na própria cidade, priorizando a mão de obra e prestadores de serviços do município e comprar sempre que possível no comércio local, de modo a fortalecer a economia e gerar mais emprego em Tapiraí. TAPIRAÍ - GESTÃO EFICIENTE, TRANSPARENTE E PARTICIPATIVA 12. ADMINISTRAÇÃO Digitalizar documentos e plantas, garantindo maior agilidade na consulta e preservação dos documentos originais. Promover e valorizar o funcionalismo público através de Plano de Carreira, objetivando uma administração moderna, ágil e eficiente. Criar um Departamento de Criação e Assessoramento de Projetos para busca de recursos junto ao Governo Estadual e Federal. Fornecer aos funcionários públicos melhores condições de trabalho. Reestruturar a Garagem Municipal e Implantar refeitório e vestiário para os funcionários Articular e promover múltiplas formas de participação da sociedade no controle social e a transparência. Incentivar e apoiar a criação de Conselhos através de Câmaras Temáticas, que possam realizar estudos e discutir políticas públicas sobre temas como habitação, educação, saúde e mobilidade das áreas rurais e urbanas. Implantar um processo de planejamento com a participação da sociedade civil e ampliar e qualificar as instâncias de intervenção e controle social. Realizar a transparência nos gastos públicos, de acordo com Lei complementar 131/2009, de autoria do Senador Capiberibe do PSB.

ESPORTE, CULTURA E LAZER

ESPORTE, CULTURA E LAZER SAÚDE Contratação de equipe médica para atendimento especializado, com demanda suficiente para atender toda a população; Atendimento médico diário no distrito de Claudinápolis; Firmar Convênios laboratoriais,

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG 1 Implantação de um governo com planejamento, participação popular, ética e transparência. I- EDUCAÇÃO: Potencializar

Leia mais

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE Valorização dos profissionais dentro disso; analisar a possibilidade da criação de plano de carreira de todos os profissionais da prefeitura;

Leia mais

Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta.

Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta. JAGUARAÇU NO CAMINHO CERTO Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta. Apresentamos a você, morador(a) de Jaguaraçu, o nosso plano de Governo, elaborado de forma participativa, escutando pessoas

Leia mais

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS 01 EDUCAÇÃO Aderir à municipalização do Ensino Fundamental, conforme programa da Secretaria de Estado da Educação; Adquirir e ampliar o uso de laptops

Leia mais

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 1.FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, QUALIFICADOS, BEM REMUNERADOS, E FELIZES: Fortalecer e estruturar uma equipe de Controle Interno para

Leia mais

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos:

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: Proposta de Governo Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: - As Pessoas em Primeiro Lugar - Desenvolvimento Econômico e Identidade Local - Território Ordenado

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO. Todos por Abaeté.

PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO. Todos por Abaeté. PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO Todos por Abaeté. Queremos um Abaeté onde todos possam participar das decisões sobre os investimentos públicos e fiscalizar os serviços prestados. Uma cidade

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA

PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA 14 EIXOS PARA A CONTINUIDADE DA TRANSFORMAÇÃO DE SABÁUDIA 1º EIXO RELIGIÃO Apoio a todas as denominações religiosas Incentivo ao crescimento e estrutural.

Leia mais

INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE

INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE GRUPO: Desenvolvimento Econômico INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO: Desenvolvimento Econômico, Turismo, Economia Solidária, Trabalho, Emprego, Indústria,

Leia mais

Plano de Governo. Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras

Plano de Governo. Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras Plano de Governo Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras Silveiras, julho de 2012 Índice 1 Introdução 2 Saúde 3 Educação 4 Turismo e Cultura 5 Esporte e Lazer 6 Desenvolvimento social 7 Agricultura

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO A Gestão Participativa, com a construção de múltiplos canais de consulta, com a participação em decisões, com o controle Social,

Leia mais

Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES:

Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES: Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES: 1 Continuar investindo pesado na saúde e no emprego 2 Dar continuidade ao processo de emancipação do Distrito de Santa

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE AÇÕES DO PLANO DE GOVERNO PARA ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 NO MUNICÍPIO DE INHAPIM. PREFEITO : Grimaldo de Oliveira Bicalho

APRESENTAÇÃO DE AÇÕES DO PLANO DE GOVERNO PARA ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 NO MUNICÍPIO DE INHAPIM. PREFEITO : Grimaldo de Oliveira Bicalho APRESENTAÇÃO DE AÇÕES DO PLANO DE GOVERNO PARA ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 NO MUNICÍPIO DE INHAPIM PREFEITO : Grimaldo de Oliveira Bicalho Vice prefeita : Leilamar Pires Gonçalves Santos SAÚDE Garantir o atendimento

Leia mais

Oportunidade. para quem mais precisa

Oportunidade. para quem mais precisa Oportunidade para quem mais precisa 1.1 Estratégia de atuação 1 O que é o Programa Vida Melhor? Até 2015, um conjunto de ações será trabalhado com 120 mil famílias na área urbana e 280 mil famílias no

Leia mais

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento Jorge Abrahão de Castro Diretor de Temas Sociais da SPI/MPOG Brasília-DF, 26 de agosto de 2015 1 Inovações para o PPA 2016-2019 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INTEGRADA EXERCÍCIO 2015

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INTEGRADA EXERCÍCIO 2015 01 Legislativa 12.481.878,92 455.614.427,68 468.096.306,60 01 031 Ação Legislativa 0,00 186.049.391,21 186.049.391,21 01 031 3282 ATUAÇÃO LEGISLATIVA 0,00 186.049.391,21 186.049.391,21 01 032 Controle

Leia mais

MUNICÍPIO DE BELÉM PROJETO DELEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS E PRIORIDADES 2008

MUNICÍPIO DE BELÉM PROJETO DELEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS E PRIORIDADES 2008 Gestão do Poder Legislativo Aquisição de Veículos para o Legislativo 1 Unid. Construção do Anexo do Prédio da Cãmara Municipal Aquisição de Equipamentos e Mobiliário Informatização e Modernização Tecnológica

Leia mais

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO 15 Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO FRANCISCO COELHO FILHO PREFEITO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 Educação Reforma e ampliação das escolas municipais.

Leia mais

PSB, PC do B, PR, PSC, PRB.

PSB, PC do B, PR, PSC, PRB. PROGRAMA DE GOVERNO 2013 2016 SANTA FILOMENA CADA VEZ MELHOR PREFEITA: EVANEIDE MELO VICE PREFEITA: ALCILENE DO SINDICATO COLIGAÇÃO: PSB, PC do B, PR, PSC, PRB. Apresentação: Agora, com a experiência de

Leia mais

PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO - Aprimorar o funcionamento da Central de Projetos; - Fortalecer os Conselhos Municipais, para seu melhor funcionamento;

Leia mais

Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos

Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos Poderão Receber Recursos do Ministério do Turismo: Órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, direta

Leia mais

Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016

Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016 Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016 SAÚDE Atendimento na saúde humanizado. Secretário de saúde capacitado para atender a população e

Leia mais

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2013 A 2016. CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ OTAVIO CHIAPATI RIGIERI TAVINHO

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2013 A 2016. CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ OTAVIO CHIAPATI RIGIERI TAVINHO PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2013 A 2016. CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ OTAVIO CHIAPATI RIGIERI TAVINHO CANDIDATO A VICE-PREFEITO DENZIL JUNIO DA COSTA SAÚDE - Manter

Leia mais

PESQUISA AÇÃO A SOCIAL SOCIAL

PESQUISA AÇÃO A SOCIAL SOCIAL IPEA / COEP/Oficina Social GRÁFICO 1 - DISTRIBUIÇÃO DAS 561 ASSOCIADAS DO COEP POR CARACTERÍSTICA DA ENTIDADE Empresa Privada 3,2 Universidade Pública 3,4 4,3 Associação de Classe 3,2 Sistema S 2,7 Universidade

Leia mais

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios O PAPEL DO INSTITUTO AGROPOLOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL Caracterização e Desafios leodilma@institutoagropolos.org.br Abril de 2012 Objetivos da Apresentação Constituição da Organização Social - Instituto

Leia mais

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência 242 anos São José dos Campos População estimada: 615.000 habitantes Pólo industrial e tecnológico Três fortes segmentos: Automotivo, Petrolífero

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Página 1 de 18 Eixo: DHC - Direitos Humanos, Cidadania, Segurança e Proteção Area: ASS - Assistência 1000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOCIAIS 1011 - FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 123 -

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME QUANDO A VIDA DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Esta é Dona Alenita Ferreira da Silva, beneficiária

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

PC do B - 65 Prefeito para Lassance MG. PLANO DE GOVERNO DR IDSON - 2013 a 2016

PC do B - 65 Prefeito para Lassance MG. PLANO DE GOVERNO DR IDSON - 2013 a 2016 PC do B - 65 Prefeito para Lassance MG PLANO DE GOVERNO DR IDSON - 2013 a 2016 INTRODUÇÃO As eleições são o momento máximo da democracia, onde os eleitores tem o direito e o dever de escolher seus lideres,

Leia mais

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017. Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017. Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade Crédito Pronaf R$ 30 bilhões para financiamento da produção de Alimentos Saudáveis Juros mais baixos, redução de

Leia mais

Propostas aprovadas em plenária:

Propostas aprovadas em plenária: SEMINARIO PRÓ-CATADOR DO ESTADO DE RONDONIA ENCERRAMENTO DOS LIXÕES E A INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DAS CATADORAS E DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS 13 e 14 de novembro de 2014 Porto Velho - RO Propostas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER LEGISLAÇÃO: Lei Municipal nº 8.834 de 01/07/2002 e Decreto nº 525 de 09/08/2002. ATRIBUIÇÕES: 1500 - SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER Compete propor, coordenar e acompanhar

Leia mais

Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e

Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e implantar novos programas para a cidade crescer ainda mais.

Leia mais

JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO

JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO DE 2013 a 2016 Coligação TRINDADE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ - Partido Socialista Brasileiro PSB (40), Partido Progressista PP (11),

Leia mais

Plano Plurianual - Fundo Municipal de Saúde (art. 165, 1º da Constituição Federal )

Plano Plurianual - Fundo Municipal de Saúde (art. 165, 1º da Constituição Federal ) PROGRAMA: ADMINISTRAÇÃO GERAL OBJETIVO: Manter as atividades administrativas e operacionais dos órgãos para melhoria da prestação de serviços ao público. Manutenção das Atividades Administrativas Fundo

Leia mais

PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS. Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES. Loca e Data aqui

PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS. Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES. Loca e Data aqui Região Metropolitana de Belo Horizonte. Maio de 2010 PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES Uma RMBH melhor hoje e no futuro Qual é a metrópole

Leia mais

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Redesenho/Reestruturação Orgânica da Política de Assistência Social estão Estabelecidos em 4 Instrumentos Básicos: Política Nacional de

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.º 001/2016 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

econômica e socialmente sustentáveis. (Artigo 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de 15 de setembro de 2006)

econômica e socialmente sustentáveis. (Artigo 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de 15 de setembro de 2006) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional SESAN Audiência Pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal

Leia mais

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Fundação Municipal de Esportes e Lazer QUADRA VIVA Fundação Municipal de Esportes e Lazer PREFEITO MUNICIPAL Carlos Amastha PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO Tenente Cleyton Alen EQUIPE TÉCNICA Allan de Brito Dutra Fabion Giorggio Rego de Arruda Lúcio

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco SIGAS/PE CADASTRO DE ENTIDADE

Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco SIGAS/PE CADASTRO DE ENTIDADE Cadastro de Entidades no Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco SIGAS/PE SEDSDH 1 Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco SIGAS/PE Tipo de entidade:

Leia mais

PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP

PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP INVESTIMENTOS NO SETOR DA SAÚDE Implantação PSF nos Distritos de Igaraí, São Benedito das Areias e outros bairros do município;

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO OBJETIVOS DO GOVERNO: Consolidar e aprofundar os projetos e ações

Leia mais

O que é o CMDCA O Que é o FUMCAD Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovados pelo CMDCA O que faz o CMDCA

O que é o CMDCA O Que é o FUMCAD Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovados pelo CMDCA O que faz o CMDCA O que é o CMDCA O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei Federal 8.069 de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, criado no município pela Lei nº 780 de 1991,

Leia mais

PLANO DE GOVERNO 2013-2016. Armando e Djavan COLIGAÇÃO: PSDB/PT/PTB/PMN/PHS/PDT/PSB UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS

PLANO DE GOVERNO 2013-2016. Armando e Djavan COLIGAÇÃO: PSDB/PT/PTB/PMN/PHS/PDT/PSB UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS PLANO DE GOVERNO 2013-2016 Armando e Djavan COLIGAÇÃO: PSDB/PT/PTB/PMN/PHS/PDT/PSB UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS Educação de qualidade em todos os níveis Projeto de Humanização Educacional - Implantação

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Demonstrativo de Despesas por e 01000 - SECRETARIA DE GOVERNO 01110 - SECRETARIA DE GOVERNO Página: 1 Administração 8.411.772,32 Segurança Pública 1.213.074,60 Trabalho 57.000,00 Direitos da Cidadania

Leia mais

LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015.

LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015. LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no Orçamento vigente no valor de R$ 6.227.000,00. Faço saber, em cumprimento

Leia mais

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Desenvolvimento Social Ampla e Coelce Os Programas Sociais das empresas de distribuição integram uma plataforma

Leia mais

Controle Social no Programa Bolsa Família 1

Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Definição É o acompanhamento efetivo da sociedade civil na gestão do Programa Bolsa Família como contribuição para uma maior transparência das ações do Estado

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OBRAS DE SANEAMENTO: Um olhar do Rio ao Rio

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OBRAS DE SANEAMENTO: Um olhar do Rio ao Rio EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OBRAS DE SANEAMENTO: Um olhar do Rio ao Rio SANEPAR OBJETIVO DA PRÁTICA Sensibilizar os atores sociais para questões e práticas socioambientais que promovam a sustentabilidade por

Leia mais

Plano de Governo para o Município de Taubaté SP. 2013 a 2016. Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55

Plano de Governo para o Município de Taubaté SP. 2013 a 2016. Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55 Plano de Governo para o Município de Taubaté SP 2013 a 2016 Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55 Antonio Mário Ortiz Mattos Esse plano de governo para o quadriênio 2013, 2014,

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS (UNIFIMES) PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS COMUNITÁRIOS, ESTUDANTIS E CULTURAIS REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A RMRJ NO CONTEXTO NACIONAL: ATUALMENTE EXISTEM 41 REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL, SENDO QUE 21 POSSUEM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES,

Leia mais

LEI Nº 127/2009. que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e é sancionada e promulgada a Lei:

LEI Nº 127/2009. que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e é sancionada e promulgada a Lei: LEI Nº 127/2009 ALTERA PROGRAMA DE GOVERNO NA PPA 2010-2013, LDO E LOA/2010, ABRE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Orgão: 01000 SECRETARIA DE GOVERNO UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 01110 SECRETARIA DE GOVERNO Página: 1 Codificação Especificação Fonte Conta Elem.Despesa Cat.Economica 04 Administração 04.031 Ação Legislativa

Leia mais

Superintendência de Infra-Estrutura da UFRN Divisão de Meio Ambiente DMA dmaeduca@infra.ufrn.br Divisão de Meio Ambiente A Divisão de Meio Ambiente DMA - integra a Superintendência de Infra-estrutura da

Leia mais

SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE VENCIMENTO

SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE VENCIMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTRUTURA BÁSICA E ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRUTURA E CARGOS A N E X O I SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE Casa Civil Assessoria Especial Jurídica

Leia mais

PLANO DE GOVERNO COLIGAÇÃO PINHEIRO PRETO AINDA MELHOR (PP PMDB PSDB)

PLANO DE GOVERNO COLIGAÇÃO PINHEIRO PRETO AINDA MELHOR (PP PMDB PSDB) PLANO DE GOVERNO COLIGAÇÃO PINHEIRO PRETO AINDA MELHOR 2013 2016 (PP PMDB PSDB) INTRODUÇÃO A legislação eleitoral estabeleceu neste ano, que ao registrar candidatura, os postulantes ao cargo de Prefeito

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI

POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI FATORES DE RISCO 1. Política econômica: Geração de Renda e Trabalho: Disparidade mão de obra qualificada e mercado de trabalho acessível; Ausência de um

Leia mais

Glossário Indicadores PPA 2010-2013

Glossário Indicadores PPA 2010-2013 Glossário Indicadores PPA 2010-2013 CIDADE DE DIREITOS 1111 1112 1113 1114 1121 1122 1127 1128 Acesso à saúde e qualidade no atendimento - Integralidade da atenção Acesso à saúde e qualidade no atendimento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade Índice Futuridade Plano Futuridade O FUTURIDADE: Plano Estadual para a Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads que objetiva fortalecer a rede

Leia mais

PLANO DE GOVERNO. Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS

PLANO DE GOVERNO. Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS PLANO DE GOVERNO Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Saúde e Assistência Social: - Fomentar a construção do Hospital Municipal, através de convênio entre o Município e o Ministério

Leia mais

Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação

Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação Área de intervenção do PAC em Natal-RN Objetivo geral do Programa Mais Cultura Contribuir para a qualificação

Leia mais

METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS

METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS METAS E AÇÕES PARA A SAÚDE: - Atendimento Humanizado; - Mobilizar a Região da AMFRI para a Instalação de um Hospital Regional em Itapema;

Leia mais

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE.

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. A LEI BRASILEIRA DE PROTEÇÃO AOS AUTISTAS Fruto da luta das famílias pelos direitos dos seus filhos com autismo,

Leia mais

ILHABELA. Destino Indutor

ILHABELA. Destino Indutor ILHABELA Destino Indutor Como Chegamos a Município Indutor Programa de Regionalização indicou 87 roteiros em estágio avançado de organização; Destes roteiros, foram selecionados pelo Ministério, 65 municípios,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia A SIT Secretaria da Informação e Tecnologia Restabelecer a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Municipal

Leia mais

MAIS EDUCAÇÃO. Brasília, 2008. Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007

MAIS EDUCAÇÃO. Brasília, 2008. Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007 Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007 -Ministério da Educação -Ministério do Esporte -Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome -Ministério da Cultura -Ministério

Leia mais

Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa

Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa 1 Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa de Farmácia Popular; Ampliação do Programa de atendimento

Leia mais

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria?

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? Ministério do esenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia mais

FÓRUM: o SNA em debate - 15 e 16 de dezembro de 2006 Brasília - DF

FÓRUM: o SNA em debate - 15 e 16 de dezembro de 2006 Brasília - DF Apresentadas no Fórum: o SNA em debate, realizado entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2006, em Brasília/DF Implantação da Política Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, definindo o financiamento

Leia mais

Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem

Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem Nós, representantes de Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB Economia Solidária Atividades Econômicas Produção de bens Prestação

Leia mais

PLANO DE GOVERNO REVIVA PEIXE PARTIDO DEMOCRATAS CHAPA FICHA LIMPA

PLANO DE GOVERNO REVIVA PEIXE PARTIDO DEMOCRATAS CHAPA FICHA LIMPA PLANO DE GOVERNO REVIVA PEIXE PARTIDO DEMOCRATAS CHAPA FICHA LIMPA Descrição A decisão de elaborar um Plano de Governo de Desenvolvimento para o município de Peixe fundamenta-se na necessidade de implantar

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS E FISCALIZ SISTEMA DE ELABOR DE EMENDAS ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS Página: 1 de 28 A EMENDA 1 COMISSÃO Participação da União na implantação do PRODETUR NACIONAL 10X0 Participação

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS CERTIFICAÇÃO SELO SOCIAL. Ivan Cezar Moura ÁGUAS DE PARANAGUÁ S/A. 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS

I ENCONTRO DAS ÁGUAS CERTIFICAÇÃO SELO SOCIAL. Ivan Cezar Moura ÁGUAS DE PARANAGUÁ S/A. 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão de Comunicação e Rec. Humanos Título da Palestra: CERTIFICAÇÃO SELO SOCIAL Palestrante: Empresa: Ivan

Leia mais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização)

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização) 2 ANÁLISE AMBIENTAL 2.1 A organização, Centro Referência e Assistência Social (CRAS) senvolveu um plano ação, o qual tem como base três serviços que são fundamentais para a existência da instituição; Serviço

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS CHAGAS - MG PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013 Cria os cargos de Coordenador de Programas Sociais, com base na Lei Complementar 1835, de 19 de janeiro de 2012, e dá outras

Leia mais

AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016

AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016 AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016 Coligação : GARÇA LIVRE 1 Construção de parques lineares na praia artificial, córrego do patrimônio e córrego feira livre 2 Construção de Centro Olímpico

Leia mais

PLANO BÁSICO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 2013/2016. Coligação UNIÃO, TRABALHO, PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO PT PTB PPS PDT - PT

PLANO BÁSICO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 2013/2016. Coligação UNIÃO, TRABALHO, PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO PT PTB PPS PDT - PT PLANO BÁSICO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 2013/2016 Coligação UNIÃO, TRABALHO, PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO PT PTB PPS PDT - PT APARICIO MENDES DE FIGUEIREDO e ROGÉRIO GARCIA DUTRA, candidatos, respectivamente,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 02/05/2016 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Diretrizes... 4 5 Responsabilidades... 6 6 Disposições Gerais...

Leia mais

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010.

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. 1/7 LEI Nº 3810 APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. Art. 1º Fica aprovado o Plano Municipal de Educação para o ano de 2010, constante do Anexo Único que fará parte integrante desta

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs Governo do Estado do Rio Grande do Sul Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs Base e referência legal Ementa Constitucional 19/98 Lei nº 9.637/98 Lei n.º 9.790/99 Lei n 846/98 Lei nº 14.870/2003

Leia mais

COLIGAÇÃO UNIÃO E TRABALHO

COLIGAÇÃO UNIÃO E TRABALHO COLIGAÇÃO UNIÃO E TRABALHO PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO UNIÃO E COMPOSTA PELOS PARTIDOS POLITICOS: PP, PR, PSD, PTN, DEM, PV, PSDB, PT, PRTB, PPS ELEIÇOES 2012 CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ OTACÍLIO DA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios

Leia mais

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal PLANO REGIONAL DE SAUDE DA PESSOA IDOSA DRS V Barretos EIXOS COLEGIADOS DE GESTÃO REGIONAL CGR NORTE E SUL PRIORIDADE 01: EIXO 1 Melhoria da cobertura vacinal VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE - Sensibilizar

Leia mais

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir:

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir: Plano de Governo 1 Educação de qualidade em tempo integral 2 Saúde humanizada, ágil e resoluta 3 Respeito ao cidadão e democratização do poder 4 Gestão administrativa eficiente, honesta e transparente

Leia mais

Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte

Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte Este relatório consolida as propostas debatidas, votadas e aprovadas em cada um dos

Leia mais

GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL

GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL Nº PROPOSTA UF e Nº Original da Proposta 01 Propor alterações na LOAS de modo a garantir a necessária revisão dos critérios Concessão do Benefício de Prestação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA POLÍTICA E FILOSOFIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA POLÍTICA E FILOSOFIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA POLÍTICA E FILOSOFIA OFICINA DE TRABALHO Aldo Benedito Pierri Alexandre C. A. Silva Amauri

Leia mais

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo.

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo. Diário Oficial da União, nº 214, Seção I, p. 9, 08.11.2011 Decreto nº 7.602,de 07.11.2011 - Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST. A Presidenta da República, no uso

Leia mais

Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed. Heloisa Covolan

Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed. Heloisa Covolan Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed Heloisa Covolan A mulher representa 52% da população brasileira. Quase 4 milhões a mais que os homens. 3 Metade das

Leia mais