A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO NO TERCEIRO ANO DO CICLO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO NO TERCEIRO ANO DO CICLO"

Transcrição

1 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO NO TERCEIRO ANO DO CICLO Claudia Gomes Araujo Gabriela Barbosa Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação Eixo: Pesquisa e Práticas Educacionais Categoria: Pôster RESUMO: Neste trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa intervencionista que está sendo realizado junto aos alunos do 3º ano do ciclo em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, criamos e analisamos uma intervenção de ensino constituída por jogos visando compreender os procedimentos empregados pelos alunos na resolução de problemas aditivos e colaborando para que os mesmos avancem nesse conhecimento. A intervenção foi precedida por um teste diagnóstico em que foi constatada a necessidade de atividades que integrem a construção do conceito de número e dos principais conceitos pertencentes ao campo aditivo. Entre os resultados obtidos até o momento, destacamos que na medida em que os alunos compreendem as propriedades do sistema de numeração decimal e as empregam efetuando cálculos mentais ocorrem também avanços nos processos de resolução de problemas aditivos. Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais; Problemas Aditivos; Cálculo mental; Sistema de Numeração Decimal. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO NO TERCEIRO ANO DO CICLO Atuando nos últimos anos, como professora e formadora no ensino da matemática, na Rede Municipal de Duque de Caxias em contato professoras e alunos, professoras relatam que os alunos chegam ao terceiro ano do ciclo ainda sem saber ler e escrever e que sua maior preocupação é alfabetizar seus alunos no que diz respeito à Língua Portuguesa. Acreditam que eles só serão capazes de resolver problemas quando já tiverem se apropriado da leitura e da escrita, deixando, por assim dizer, o trabalho de matemática de lado. A escola tem um grande desafio pela frente: trabalhar desde cedo os conhecimentos matemáticos para que no terceiro ano se possam realmente aprofundar os conteúdos em relação ao trabalho com problemas aditivos.

2 Buscamos em nossa pesquisa investigar: Como se caracterizam os processos desenvolvidos pelos alunos do terceiro do ciclo na resolução de problemas do campo aditivo? As intervenções através dos jogos contribuem como ferramentas para a aprendizagem do cálculo mental e, por conseguinte, para resolução das Estruturas Aditivas? Fundamentação teórica: Este trabalho teve como objetivo desenvolver, analisar e avaliar uma proposta de ensino centrada nos problemas de estrutura aditiva (EA) associada aos Campos Conceituais (CC). Para desenvolver este projeto, buscamos apoio importante na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Ela foi desenvolvida na década de 70 pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud e tem uma forte herança da teoria de Piaget. Essa teoria trata da conceitualização no campo da Didática das Ciências. Segundo Vergnaud (1986, p.84), Um campo conceitual pode ser definido como um conjunto de situações cujo domínio requer uma variedade de conceitos, procedimentos e representações simbólicas em estreita conexão. Um Campo Conceitual é, ao mesmo tempo, um conjunto de situações e um conjunto de conceitos. A aquisição do sentido ou significados de um conceito ou conhecimento é realizada a partir da confrontação das situações-problema. As crianças constroem um campo conceitual através de experiências vividas na escola ou no seu meio social, por meio de interações com objetos e sujeitos. A aprendizagem acontece com ou sem a interferência da escola. Como afirma Santana (2010, p.29)...a aprendizagem é um fator que atua na construção do conhecimento da criança. Por exemplo, no âmbito escolar, muitas vezes ela depende diretamente da atuação do professor (suas escolhas, planejamento e desenvolvimento de experimentos didáticos). No âmbito social, depende de fatores alheios à vontade ou interferência do professor ou da escola, dentre eles: a alimentação, a estrutura familiar, o apoio da família. A TCC não é somente uma teoria de ensino de conceitos explícitos e formalizados. Trata-se de uma teoria psicológica do processo de conceitualização do real, que permite localizar e estudar continuidades e rupturas entre conhecimentos do ponto de vista de seu conteúdo conceitual, Vergnaud (1990, p. 133). Segundo Vergnaud (1986), a Terna de sustentação de um conceito se apresenta em três conjuntos: S As situações que tornam os conceitos significativos. (combinação de tarefas)

3 I - Os invariantes (objetos, propriedades e os conhecimentos contidos nos esquemas.) R - As representações simbólicas que podem ser usadas para pontuar e representar esses invariantes e, portanto, representar as situações e os procedimentos. Para que os estudantes se apropriem de um determinado conceito faz-se necessária a apropriação dessa terna. E é por meio das situações a resolver que um conceito adquire significado para a criança. Neste particular Barbosa, (2008, p.45) registrou que: Na verdade, estabelece-se uma relação dialética entre as características específicas do conceito e tais situações e problemas. Afinal, também, podemos afirmar que são justamente as características específicas do conceito a ser construído que irão orientar o trabalho do professor na escolha de situações a serem enfrentadas pela criança. As aprendizagens matemáticas se baseiam nas relações estabelecidas pelos problemas e não em que operação aplicar ao problema proposto. O Campo Conceitual abrange os problemas de estrutura multiplicativa e aditiva. Em nossa pesquisa, analisamos os procedimentos utilizados para resolver problemas aditivos. Vergnaud (2009, p. 197) compreende: Por problemas de tipo aditivo, estamos entendendo todos aqueles cuja solução exige tão somente adições ou subtrações, do mesmo modo pelo qual entendemos por estruturas aditivas as estruturas em que as relações em jogo são formadas exclusivamente por adições ou subtrações. Na escola, muitas vezes, a adição e a subtração são entendidas apenas como operações opostas: ganhar e juntar corresponde à adição; já perder e tirar, à subtração. Os processos de adição e subtração apresentam diversas situações que dão sentido aos conceitos bem como os invariantes e as representações. Vergnaud (2009, p. 200) apresenta seis categorias no Campo Aditivo: Primeira Categoria: Duas medidas se compõem para resultar em uma terceira Segunda Categoria: Uma transformação opera sobre uma medida para resultar em outra medida. Terceira Categoria: Uma relação liga duas medidas. Quarta Categoria: Duas transformações se compõem para resultar em uma transformação.

4 Quinta Categoria: Uma transformação opera sobre um estado relativo (uma relação) para resultar em um estado relativo. Sexta Categoria: Dois estados relativos (relações) se compõem para resultar em um estado relativo. A partir das categorias que Vergnaud estabeleceu, Magina (1997) propôs outra organização: protótipos e mais quatro extensões: 1ª, 2ª, 3ª. e 4ª, cuja ordem é tomada segundo a apropriação que as crianças fazem dos problemas do campo aditivo. Quanto mais complexo o problema, maior o grau de sofisticação de suas estruturas. Seguem os exemplos: Protótipos- São problemas em cuja resolução a maioria das crianças bem novas (5 ou 6 anos) não apresenta dificuldade. Já está relacionada com suas primeiras experiências com a no campo aditivo (juntar, ganhar, perder, dar). São os problemas simples em busca do todo a partir do valor de suas partes (composição), ou em que são dados os estado inicial, uma transformação, e pede-se o estado final (transformação). Seguem exemplos de problemas protótipos. Na gaveta de Antônio tem 6 balas de chocolate e 4 de morango. Quantas balas há na gaveta? (Em busca do todo através da adição) Carol tinha 12 adesivos comprou 4 adesivos. Com quantos adesivos Carol ficou? (Em busca do estado final através da adição) Carol tinha 12 adesivos. Perdeu 4 adesivos na escola. Com quantos adesivos ficou? (Em busca do estado final através da subtração) 1ª extensão Trata dos problemas de transformação, com a transformação desconhecida e composição, com uma das partes desconhecidas. Carol tinha 8 adesivos deu alguns e ficou com 4 adesivos. Quantos adesivos ela deu? (Em busca do valor da transformação, onde o estado inicial é maior que o estado final). Carol tinha 4 adesivos comprou alguns e ficou com 8 adesivos. Quantos adesivos ela comprou? ((Em busca do valor da transformação, onde estado inicial é menor que o estado final)

5 Na gaveta de Antônio tem 12 balas de chocolate e morango. 8 balas são de morango. Quantas são as balas são de chocolate? (Em busca do valor de uma das partes) 2ª extensão São os problemas de comparação, cujas situações são estabelecidas na relação entre uma terna: o referente, o referido e a relação. Nessa extensão é explorada a busca pelo valor do referido. Vicente tem 5 anos. Tais tem 7 anos a mais que ele. Quantos anos tem Tais? (em busca do valor do referido através de uma adição) Taís tem 7 anos e Vicente 5 anos a menos que ela. Quantos anos tem Vicente? (em busca do valor do referido através de uma subtração) 3ª extensão Envolve também problemas de comparação, onde referente e o referido são conhecidos. O que se busca é o valor da relação. Taís tem 7 anos e Vicente tem 5 anos. Quem tem mais anos? Quantos a mais? (em busca do valor da relação através de uma adição) Taís tem 7 anos e Vicente tem 5 anos. Quem tem menos anos? Quantos a menos? (em busca do valor da relação através de uma subtração) 4ª extensão Apresentam-se os problemas que envolvem transformação, em que se desconhece o valor do estado inicial e de comparação, em que se desconhece o valor do referente. Francisca tem alguns chaveiros em sua coleção e ganhou 7 chaveiros de sua filha, ficando com 18. Quantos chaveiros Francisca tinha antes? (Problema de transformação em busca do valor do estado inicial, através de uma subtração) Francisca tem alguns chaveiros em sua coleção deu 7 chaveiros para sua filha, ficando com 18. Quantos chaveiros Francisca tinha antes? (Problema de transformação em busca do valor do estado inicial, através de uma adição) Pedro tem algumas balas e João tem 9 balas a mais que Pedro. Sabendo que João tem 17 balas, quantas balas tem Pedro? (Problema de comparação em busca do valor do referente a partir dos valores do referido e da relação, através de uma subtração.)

6 Pedro tem algumas balas e João tem 9 balas a menos que Pedro. Sabendo que João tem 17 balas, quantas balas tem Pedro? (Problema de comparação em busca do valor do referente a partir dos valores do referido e da relação, através de uma adição.) Para cada um dos tipos de problemas, a escolha sobre a operação a ser usada depende do que é pedido no enunciado. A incógnita pode estar em qualquer parte do enunciado. Não precisamos dar importância ao uso de palavras-chave. As crianças devem analisar os dados do problema para decidir o melhor procedimento a ser usado. Com várias possibilidades de chegar ao valor final, o aluno tem mais autonomia e criatividade. Para resolver os problemas, eles analisam os dados e usam procedimentos próprios. O professor propõe discussões em grupo, o aluno aprende a argumentar para justificar o resultado obtido e mostrando que procedimentos foram utilizados. O percurso do raciocínio é valorizado, seja ele feito por meio de procedimentos próprios ou de algoritmos. Vergnaud (2011, p. 16) afirma que a aquisição das Estruturas Aditivas é um processo que demanda tempo. Longo prazo refere-se inevitavelmente a uma perspectiva de desenvolvimento: não é em alguns dias ou em algumas semanas que uma criança adquire uma competência nova ou compreende um conceito novo, mas, sim, ao longo de vários anos de escola e de experiência. É a esse processo que a teoria dos campos conceituais se refere. Entre as primeiras competências adquiridas pelas crianças de quatro ou cinco anos relativas ao espaço e aos raciocínios sobre grandezas, por exemplo, e as competências que ainda trazem dificuldades à parte dos adolescentes de quinze anos, observam-se numerosas etapas e processos, filiações e rupturas. Optamos por trabalhar com os problemas tipo protótipo e os de 1ª e 2ª extensão, porque que são categorias que os alunos podem levar um tempo mais curto para se apropriar, enquanto que as de 3ª e 4ª extensão exigem mais complexidade e podem ser trabalhadas no 4º e 5º ano. Metodologia A trajetória de nossa pesquisa ajudou-nos a compreender que adotar a pesquisaação como concepção metodológica seria a melhor forma de compreender a realidade, agir sobre ela e envolver ativamente os alunos, pois segundo Thiollent (1994), é um processo que se modifica continuamente pela ação e reflexão da prática do pesquisador. Primeiramente diagnosticamos o problema que pretendemos melhorar, formulamos as estratégias de ação, desenvolvemos essas estratégias, avaliamos sua eficiência, ampliamos a compreensão da nova situação e, por fim, traçamos os mesmos passos para a nova situação prática. A pesquisa-ação tem se constituído um procedimento voltado para a

7 resolução de problemas práticos, tornando o pesquisador um participante que intervém nos rumos da ação de acordo com o decorrer da pesquisa, ajustando, avaliando modificando os procedimentos se necessário. Os dados apresentados neste trabalho foram suscitados a partir de um pré-teste em que participaram 15 alunos do terceiro ano do ciclo, organizados em dois momentos distintos. No primeiro momento os alunos resolveram 8 problemas do campo aditivo do tipo protótipos, 1ª e 2ª extensão (Magina, 2001) com números de ordem de grandeza menor e num segundo momento resolveram problemas do mesmo tipo com números de ordem de grandeza das dezenas. A tabela abaixo mostra o percentual de acertos em cada tipo de problema. Tabela 1- Desempenho dos alunos de acordo de com o tipo de problema Tipo de situação-problema % de acertos Números < % de acertos Números > Protótipo composição (Todo desconhecido) 93% 40% Protótipo transformação ( adição/estado final desconhecido) 93% 47% Protótipo transformação (subtração/ estado final desconhecido 93% 60% Composição ( uma das partes desconhecida) 1ªextensão 87% 27% Transformação desconhecida (adição F>I) 1ª extensão 80% 20% Transformação desconhecida (subtração F<I) 1ª extensão 87% 40% Comparação (adição) Referido desconhecido 2ª extensão 80% 27% Comparação (subtração) Referido desconhecido 2ª extensão 60% 20% Após a aplicação do pré-teste, foi possível verificar que o maior número de acertos está nas situações-problema com números de ordem de grandeza menor, mas quando a ordem de grandeza destes aumentou, o número de acertos diminuiu consideravelmente. Analisando melhor essa questão, foi constatado que os alunos ainda não compreendiam o Sistema de Numeração Decimal e suas propriedades, principalmente o valor posicional dos algarismos, o que dificultava a resolução de problemas na hora de utilizar procedimentos próprios (cálculo mental) ou fazer algoritmos. Percebeu-se que seria necessário um trabalho que desenvolvesse essas habilidades de cálculo, para que fosse possível começar um trabalho com resolução de problemas. Além das dificuldades envolvidas no ensino das Estruturas Aditivas, não foi possível realizar as intervenções com toda a turma, como era nossa primeira intenção, devido ao grande número de falta dos alunos e da estrutura da escola. Selecionamos então, um grupo de quatro alunos que desde então participa de encontros sob nossa intervenção.

8 Nesses encontros buscamos utilizar estratégias que levassem os alunos a autonomia para resolução de problemas, preparando-os para um espaço de diálogo e interação. Facilitando assim a aprendizagem, e permitindo que construíssem seu conhecimento com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos, oferecendo oportunidades para discussão, reflexão e o encorajamento para arriscar e descobrir em grupo. Com esse objetivo, utilizamos o jogo como uma atividade de intervenção na qual os alunos pudessem interagir com as situações vivenciadas, gerando representações simbólicas que os auxiliassem na compreensão das estruturas aditivas. Acreditamos que a dificuldade de compreensão de problemas aditivos tem um forte componente representacional e, por isso, ensinar o aluno a representar problemas aditivos em contextos que lhes são familiares como um jogo pode auxiliá-los na compreensão dos mesmos. Nossa opção pelo trabalho com jogos se dá por seu grande potencial didático, que extrapola o âmbito do conteúdo Matemático propriamente dito, conforme apontado por Macedo (2000, p. 23) [...]a discussão desencadeada a partir de uma situação de jogo, mediada por um profissional, vai além da experiência e possibilita a transposição das aquisições para outros contextos. Isto significa considerar que as atitudes adquiridas no contexto de jogo tendem a tornar-se propriedade do aluno, podendo ser generalizadas para outros âmbitos[...] Esta pesquisa utilizou o jogo Rouba Monte Starepravo (2006) como recurso didático, que provou ser um jogo bastante atrativo para crianças de nove anos e está oportunizando a criação de várias situações-problema. Em nossa versão do jogo, utilizamos baralhos com cartas de Às a 10, retirando as cartas figuradas e mantendo o Às com valor de 1 e confeccionamos também cartas de 11 a 99. No jogo o número de participantes é de quatro alunos. Na mesa ficam dois montes de cartas e cada jogador retira uma carta de cada monte e coloca-as à sua frente com as faces numeradas para baixo. Dando início ao jogo, cada um vira suas cartas e soma ou subtrai os valores (conforme o combinado). Aquele que obtiver o valor mais alto fica com as todas as cartas. Em caso de empate, cada jogador abre mais duas cartas e quem tiver a maior resultado da soma ou subtração na rodada fica com as cartas. Vence aquele que no final do jogo, tiver ganhado mais cartas. O objetivo é que os estudantes desenvolvessem estratégias de cálculos de adições e subtrações, podendo utilizar os dedos para a contagem, decompor os números em diferentes parcelas ou outros procedimentos. Primeiramente, utilizamos as cartas de Às a 10 e, posteriormente, introduzimos as cartas de valor maior (11 a 99) para que se apropriassem gradativamente do cálculo mental, memorizando as somas mais simples para aumentar seu

9 repertório de cálculos simples que servem como base para fazer o cálculo pensado ou refletido. O cálculo mental tem papel importante na construção dos conhecimentos matemáticos. E como Parra (1996, p. 189) afirma: Os procedimentos de cálculo mental se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações, e colocam em ação diferentes tipos de escrita numérica, assim como diferentes relações entre os números. Através do jogo, como situação-problema sugerimos que os alunos tentassem resolver as situações e registrassem seus procedimentos. No decorrer do jogo fazíamos intervenções para que as crianças refletissem sobre seus procedimentos de cálculo e sobre as propriedades dos números envolvidos no jogo.. Resultados Parciais Parra (1996, p. 195) afirma que as aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas. Nossa pesquisa tem demonstrado que o jogo Rouba Monte é recurso valioso para o avanço dos alunos nesse terreno. Durante o jogo os alunos se depararam com várias situações-problema. Nos primeiros encontros, os estudantes calculavam o valor da soma ou da subtração contando os dedos. E agora já se apropriam do cálculo mental para resolver os problemas. Sob nossa intervenção as crianças socializam seus procedimentos e ajudam seus parceiros a avançar no conhecimento da adição e da subtração. Após o jogo, realizam problemas aditivos em outro contexto e discutem seus procedimentos com o grupo. Concordamos com Vergnaud (2011, p.26) quando afirma que: O professor é um mediador essencial, evidentemente, mas seu papel não se limita a acompanhar a atividade dos alunos, tutelando-os: a presente contribuição tenta mostrar que, na profissionalização do professor, são essenciais as duas funções, a da escolha das situações a serem propostas aos alunos, e a da representação de sua estrutura conceitual por meio de formas simbólicas acessíveis. Para que o professor possa ser um mediador eficaz assegurando que seus alunos realmente aprendam a resolver problemas de diversas extensões, seja utilizando procedimentos próprios, é necessário que ele se aproprie desse conhecimento. Estamos constatando que o conhecimento docente em relação aos Campos Conceituais e ao cálculo mental é adstrito e há um longo caminho a ser percorrido, pois a aquisição desses conhecimentos demanda tempo e investimento por parte dos professores.

10 É responsabilidade da escola, criar espaços de auto-formação, onde os professores estudem e troquem experiências com seus pares, instrumentalizando-os a fazer um trabalho consistente na matemática. No cotidiano escolar percebemos que há um divórcio entre os alunos e a matemática, o que nos parece sugerir que a escola não está cumprindo seu papel de promover uma aprendizagem verdadeira nessa área de conhecimento. Acreditamos que a Matemática, além de beneficiar no indivíduo a capacidade de resolver problemas da vida cotidiana, contribui com a construção de conhecimento em outras áreas. Referências BARBOSA, G. O Teorema Fundamental da Aritmética: Jogos e problemas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica São Paulo, São Paulo. MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, MAGINA, S.; CAMPOS,T; NUNES,T., GITIRANA,V. Repensando Adição e Subtração: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais, Ed. PROEM Ltda, São Paulo, 2001 PARRA, C. Cálculo Mental na escola primária. In: PARRA, Cecilia. Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed, 1996, p. 186 a 226. SANTANA, E. Estruturas Aditivas - O suporte didático influencia a aprendizagem do estudante f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica São Paulo, São Paulo. STAREPRAVO, A. Jogos para ensinar e aprender matemática. Curitiba: Coração Brasil, THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, VERGNAUD, G. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas. Um exemplo: as estruturas multiplicativas. Análise Psicológica, 1, 1986, p La théorie de champs conceptuels. Recherches en Didactique de Mathématiques, 1990, vol 10, n 2.3, pp Pensée Sauvage: Grenoble, França. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed UFRP, O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática - Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial, jan Disponível em: < > Acesso em: 25 de março de 2014.

11 .

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES Introdução: Fazendo uma breve retrospectiva O ensino das chamadas quatro operações sempre teve grande destaque no trabalho desenvolvido nas séries

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Teresa Cristina Etcheverria UFRB Agência Financiadora: FAPESB

UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Teresa Cristina Etcheverria UFRB Agência Financiadora: FAPESB UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Teresa Cristina Etcheverria UFRB Agência Financiadora: FAPESB INTRODUÇÃO O tema adição e subtração nos anos iniciais,

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS: Dificuldades enfrentadas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental

INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS: Dificuldades enfrentadas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS: Dificuldades enfrentadas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental Priscila Amâncio de Aquino 1 Isis Thayzi Silva de Souza 2 Cristiane

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional.

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DO RÊGO CAVALCANTI PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. Ipojuca/2012 O uso do Material Dourado como

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA: A COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DE PRIMEIRA SÉRIE

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA: A COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DE PRIMEIRA SÉRIE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA: A COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DE PRIMEIRA SÉRIE Resumo GONÇALVES, Alex Oleandro UFPR clauealex@yahoo.com.br Eixo Temático: Educação Matemática Agência Financiadora:

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA DA PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA EXTENSÃO

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA DA PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA EXTENSÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA DA PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA EXTENSÃO Área Temática: Educação Palavras- Chave: EaD, Extensão, Formação Continuada, Pesquisa.

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 Participação dos Alunos das Redes Municipais Ano/Série Nº de Alunos % de Participação 2º EF 179.705 90,1 3º EF 181.160 90,2 Nº Escolas Nº

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante?

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Universidade Estadual de Santa Cruz GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Jaques Wagner - Governador SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Osvaldo Barreto

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

FORMANDO CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, MEDIÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMANDO CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, MEDIÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL FORMANDO CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, MEDIÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL Zenaide Ribeiro da Silva Universidade Católica de Pernambuco zenribeiro@gmail.com Maria Cecília Antunes Aguiar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

Sistema de Numeração Decimal

Sistema de Numeração Decimal Sistema de Numeração Decimal Leitura deleite: O valor de cada um Os números no dia-a-dia Para refletir... Como trabalhamos o Sistema de Numeração Decimal na escola? Já perceberam que os Livros didáticos

Leia mais

As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática

As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática Fernanda Hart Garcia 1* ; Denis da Silva Garcia 2 1* Professora Mestra de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA

INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA BONFIM, Isabela Prado 1 NETTO, Geisson Fernandes 2 SILVA, Élida Alves da 3 CUNHA, Juliana Bernardes Borges da 4 PALAVRAS-CHAVE: Educação, Matemática, Oficinas, Laboratório.

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA

OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA Resumo: O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem em seu currículo o componente

Leia mais

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA OS 6ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA OS 6ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

DISCUTINDO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO

DISCUTINDO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DISCUTINDO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO Roberta Negrão de Araújo Marília Bazan Blanco João Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná-Campus Cornélio Procópio Flaviane Torres Banaki Colégio

Leia mais

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam

Leia mais

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS ESTUDANTES: A NOÇÃO INTUITIVA DE CONJUNTO.

NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS ESTUDANTES: A NOÇÃO INTUITIVA DE CONJUNTO. NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS ESTUDANTES: A NOÇÃO INTUITIVA DE CONJUNTO. Áureo de Albuquerque Ribeiro 1 -UNICSUL Marlene Alves Dias 2 -UNICSUL Resumo: Este trabalho constituiu-se em uma proposta

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas COMO ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPREENDEM E PRODUZEM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS? Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental GT 09 RESUMO No presente

Leia mais

Recomendada com Ressalvas

Recomendada com Ressalvas MATEMÁTICA Coleção Vitória- Régia - Matemática Maria de Lourdes A. da Cruz Beatriz Alpendre da Silva Editora IBEP Recomendada com Ressalvas Por quê? A coleção apresenta os eixos temáticos habitualmente

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um planejamento das

Leia mais

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde

Leia mais

ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES HETEROGÊNEAS: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE AÇÕES DE MONITORIA 1

ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES HETEROGÊNEAS: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE AÇÕES DE MONITORIA 1 ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES HETEROGÊNEAS: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE AÇÕES DE MONITORIA 1 Joici Lunardi 2, Rafael Da Anunciação Gonçalves 3, Isabel Koltermann Battisti 4. 1 Texto produzido a partir

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS RESUMO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Cristiane Patrícia Genésio da Silva Graduação Pedagogia UEG/Formosa-GO crispati406@gmail.com Maria Isabel Nascimento Ledes Docente Pedagogia

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros.

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros. Unidade 2. Os números inteiros. Enquadramento curricular em Espanha: Objetos de aprendizagem: Introdução aos números inteiros. Expressar situações da vida quotidiana nas que se utilizem os números inteiros.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS Grupo de Estudo Salas de Apoio à Aprendizagem- Matemática - 2009 Prezado (a) Professor(a):

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

Ler, interpretar e resolver problemas

Ler, interpretar e resolver problemas Ler, interpretar e resolver problemas Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em especial, é anunciada por professores como indicação de bons resultados ou como preocupação

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 3º ano Professores: todos os docentes do 3º

Leia mais

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica PPGECE Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica Contextualização Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Fernanda

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 01. O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais? (A) Um documento com leis educacionais. (B) Um livro didático para ser aplicado em sala. (C) Um referencial para

Leia mais

Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais

Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais Neiva Althaus 1, Maria Madalena Dullius 2, Nélia Maria Pontes Amado 3 1 Mestranda em Ensino de Ciências Exatas

Leia mais

Influência dos jogos e desafios na educação matemática

Influência dos jogos e desafios na educação matemática TÍTULO: Influência dos jogos e desafios na educação matemática TEMA Jogos na educação na educação matemática. PROBLEMA Na literatura existente, tem-se que o jogo passa pelo caminho das regras, idéias,

Leia mais

Aulas de Combinatória no Ensino Médio: como estão ocorrendo? GD3- Educação Matemática no Ensino Médio

Aulas de Combinatória no Ensino Médio: como estão ocorrendo? GD3- Educação Matemática no Ensino Médio Aulas de Combinatória no Ensino Médio: como estão ocorrendo? Itatiane Borges Lima 1 GD3- Educação Matemática no Ensino Médio Considerando a Combinatória com um conteúdo importante para o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Uma proposta de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: 8º e 9º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações com números inteiros

Leia mais

Fundamentos da Educação Infantil

Fundamentos da Educação Infantil FAAC Faculdade Afonso Cláudio Pólo Tijuca Rio de Janeiro Pós-graduação em Educação Fundamentos da Educação Infantil Rosane Tesch rosanetesch@gmail.com Educação Infantil: Fundamentos e Métodos Zilma Ramos

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

Em linguagem matemática, essa proprieade pode ser escrita da seguinte maneira: x. 1 = x Onde x representa um número natural qualquer.

Em linguagem matemática, essa proprieade pode ser escrita da seguinte maneira: x. 1 = x Onde x representa um número natural qualquer. MATEMÁTICA BÁSICA 5 EXPRESSÕES ALGÉBRICAS - EQUAÇÕES A expressão numérica é aquela que apresenta uma sequência de operações e de números. Também já sabemos que as letras são usadas em Matemática para representar

Leia mais

TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA.

TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA. CATEGORIA:

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Resumo Alexandre Gonçalves de Lima¹ Amauri Soares da Silva Filho² Este trabalho aborda características do Soroban, e suas funções,

Leia mais

Proporção Simples: um estudo de caso sobre o raciocínio de estudantes brasileiros do Ensino Fundamental

Proporção Simples: um estudo de caso sobre o raciocínio de estudantes brasileiros do Ensino Fundamental Proporção Simples: um estudo de caso sobre o raciocínio de estudantes brasileiros do Ensino Marlí Schmitt Zanella Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual

Leia mais

Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998. ... Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998. Este livro é um convite à transgressão das barreiras

Leia mais

INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ACÚSTICA PARA SURDOS

INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ACÚSTICA PARA SURDOS INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ACÚSTICA PARA SURDOS Jederson Willian Pereira de Castro Helena Libardi Escola Estadual Sinhá Andrade SEE/MG Universidade Federal de Lavras Eixo Temático: Pesquisa e inovação

Leia mais

LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1

LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1 1 LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: um estudo das relações entre as questões de interpretação textual e a proposta de ensino-aprendizagem 1 TARCÍSIO GOMES DA SILVA E DIVANEIDE FERREIRA DA SILVA INTRODUÇÃO O

Leia mais

Palavras chaves: Recurso didático; bioquímica; ensino médio.

Palavras chaves: Recurso didático; bioquímica; ensino médio. A UTILIZAÇÃO DE RERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA BIOQUÌMICA Juliana bezerra dos santos (UFPE/CAV) Valéria Bezerra da Silva (UFPE/CAV) Renata Priscila Alves da Silva (UFPE/CAV) Elis Carla de Moura Lima

Leia mais

O INTÉRPRETE EDUCACIONAL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA REGULAR NO ENSINO DE UM ALUNO SURDO

O INTÉRPRETE EDUCACIONAL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA REGULAR NO ENSINO DE UM ALUNO SURDO O INTÉRPRETE EDUCACIONAL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA REGULAR NO ENSINO DE UM ALUNO SURDO Marialba Mauro Alcantara 1 Escola Estadual Ernesto Monte Luis Mateus da Silva Souza 2 Universidade

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 2013 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Fábio Tomaz Alves (SME/PMF e NUPEIN/UFSC) A ESTRUTURA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Formação Continuada. Alfabetização. Professores. Anos Iniciais.

PALAVRAS-CHAVE Formação Continuada. Alfabetização. Professores. Anos Iniciais. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Palavras chaves: Formação continuada de professores. Resolução de problemas. Campo Aditivo.

Palavras chaves: Formação continuada de professores. Resolução de problemas. Campo Aditivo. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO LOCUS ESCOLAR Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Margarete Fatima Borga Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Roseane Soares Almeidai Rroseane Cruz Freire Rodriguesii Palavras-chave: trabalho pedagógico; formação de professor; educação

Leia mais

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO Alisson Rodrigues da Costa Universidade Federal do Ceará Rodrigues.a1993@gmail.com Marlon Pereira Matos Universidade

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade

O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional

Leia mais

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5 Termos de uma fração FRAÇÃO Para se representar uma fração através de figuras, devemos dividir a figura em partes iguais, em que o numerador representar a parte considera (pintada) e o denominador representar

Leia mais

INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DA SOLUÇÃO DE SISTEMA EQUAÇÃO LINEAR COM O USO GEOGEBRA

INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DA SOLUÇÃO DE SISTEMA EQUAÇÃO LINEAR COM O USO GEOGEBRA INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DA SOLUÇÃO DE SISTEMA EQUAÇÃO LINEAR COM O USO GEOGEBRA Walter Sérvulo Araújo Rangel 1 1 Faculdade Pereira de Freitas/Matemática, wsarangel@yahoo.com.br Resumo Este trabalho tem

Leia mais

Um pouco da História dos Logaritmos

Um pouco da História dos Logaritmos Um pouco da História dos Logaritmos Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA. Palavras-chave: Matemática; Aluno surdo; Educação de Jovens e Adultos.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA. Palavras-chave: Matemática; Aluno surdo; Educação de Jovens e Adultos. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA Área Temática: Educação Susimeire Vivien Rosotti de Andrade (Coordenadora da Ação de Extensão) 1 Elisemare Viapiana 2 Palavras-chave: Matemática; Aluno surdo;

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2015 MATRÍCULAS: DE 25 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2015 MATRÍCULAS: DE 25 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2015 MATRÍCULAS: DE 25 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Prof.ª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio Pedro Fabro, Sala 303 Unidade

Leia mais

O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula?

O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula? RENILSON ANDRADE COSTA¹ O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula? Dezembro/ 2014 SUMÁRIO 1- Introdução 2 - Motivação em sala de aula

Leia mais

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS Ana Paula Cabral Couto Pereira Universidade Federal Fluminense anaperei@hotmail.com Vinicius Mendes Couto Pereira Universidade Federal Fluminense

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

Eixo Temático: (Resolução de Problemas e Investigação Matemática) TRABALHANDO COM A TRIGONOMETRIA

Eixo Temático: (Resolução de Problemas e Investigação Matemática) TRABALHANDO COM A TRIGONOMETRIA (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático: (Resolução de Problemas e Investigação Matemática) TRABALHANDO COM A TRIGONOMETRIA Ana Rita DOMINGUES UNESP SP (anarita_smiley@hotmail.com) Jaime Edmundo Apaza

Leia mais

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Luciane Berto Benedetti (GHC) - lucianeberto@yahoo.com.br Resumo: Relata a experiência

Leia mais

Formas de abordagem dramática na educação

Formas de abordagem dramática na educação 1 Formas de abordagem dramática na educação Ana Carolina Müller Fuchs O teatro no contexto escolar possui diversas abordagens que se modificaram conforme a transformação da própria educação. Inicialmente

Leia mais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais NAPE Núcleo de Apoio PsicoEducativo Divisão de Assuntos Sociais Missão A missão do NAPE centra-se no combate ao insucesso e abandono escolar com intervenção dirigida preferencialmente aos alunos do pré-escolar

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: APRIMORANDO O DESENPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES

MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: APRIMORANDO O DESENPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: APRIMORANDO O DESENPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES Lílian Nasser (CETIQT/SENAI) - lnasser@im.ufrj.br Rosa Cordelia Novellino de Novaes (CEAN) - rsnovellino@yahoo.com.br

Leia mais

Palavras Chave: Ambientes Virtuais, Conhecimento, Informação

Palavras Chave: Ambientes Virtuais, Conhecimento, Informação AMBIENTES COMPLEXOS E VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Ivete Picarelli PUC/SP 2010 Resumo A Internet de um modo geral está abrindo espaços para novas formas de comunicação e de buscas de informação, permitindo

Leia mais

Aula 7 Projeto integrador e laboratório.

Aula 7 Projeto integrador e laboratório. Projeto integrador e laboratório Conteúdos da aula 2. Laboratório 2 O Projeto integrador: uma forma de evidenciar o saber Ao ingressar no ensino técnico, os alunos se deparam com a questão da formatação

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. G1 - Formação de professores

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. G1 - Formação de professores UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS G1 - Formação de professores Cleusiane Vieira Silva - cleusianesilva@gmail.com Saddo Ag Almouloud - saddoag@gmail.com Pontifícia

Leia mais

Professores - 2º ano. 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi

Professores - 2º ano. 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Formação Continuada - Matemática DIFERENTES FORMAS DE RESOLVER PROBLEMAS Professores - 2º ano 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Como você tem trabalhado com as operações

Leia mais

MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA.

MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA. 1 MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA. CAÔN FILHO, Osmar 1 DEL PINO, Kristiane Fanti 2 OLIVEIRA, Larissa Nayara de 3 BRITO, Tainá Mendonça 4 INTRODUÇÃO A disciplina de

Leia mais

O PROBLEMA DE ESTUDO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

O PROBLEMA DE ESTUDO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO O PROBLEMA DE ESTUDO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO Neusi Aparecida Navas Berbel Este breve texto tem a finalidade de contribuir com aqueles que se interessam em aplicar a Metodologia da Problematização

Leia mais

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais

Leia mais