Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI. PARABÉNS!!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI. PARABÉNS!!"

Transcrição

1

2

3 Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI. PARABÉNS!! Agora, além de cidadão, você passa a ser também um Servidor do Poder Executivo Federal. Além de ansioso, acreditamos que você deva estar com uma série de dúvidas a respeito de seu papel nesta Universidade Federal de Itajubá. Por isso, nosso objetivo com esta cartilha é fornecer, de forma simples e objetiva, condições para que você conheça uma pouco da UNIFEI, bem como sobre seus direitos, deveres e obrigações. Leia-a com atenção e consulte-a quando precisar. Desejamos-lhe sucesso e esperamos que juntos possamos escrever uma verdadeira história de conquista profissional. Seja Bem Vindo à Universidade Federal de Itajubá!

4 Conheça nossa Diretoria de Pessoal DIRETORIA Rita de Cássia Guimarães Araujo Diretora de Pessoal Contato: ou ramal: 1679 Cátia Emiliana Paes Diretora Adjunta de Pessoal Contato: ou ramal: 1764 Secretaria Lúcia Helena Sandy Coelho Secretária da DPE Atribuições Agendamento de reunião; Recebimento e entrega de documentos; Encaminhamento de serviços; Entrega das carteirinhas funcionais; Correspondências. Compradora da DPE. Contato: lucinha@unifei.edu.brou ramal: 1113 Comunicação e Atendimento ao Servidor Cenira Mota Pereira Chefe de Divulgação e Atendimento ao servidor Atribuições: Divulgação; Gestora de atendimento ao servidor no SIGRH; Responsável pelos eventos da DPE; Responsável pela atualização da página da DPE; Atendimento ao público interno e externo; Orientadora de procedimentos e processos aos servidores. Contato:cenira@unifei.edu.brou ramal: 1762

5 DRS DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Ramal: 1277 Aliny Cristina dos Santos Chefe de Provimento e Movimentação de Pessoal. aliny@unifei.edu.br ramal 1277 Atribuições: Movimentação de pessoal Controle do banco de docentes e quadro de servidores; Redistribuição de servidores da UNIFEI; Cessão de servidores aos órgãos da Administração Federal; Portaria de progressão funcional dos servidores docentes; Serviço voluntário. Jonas Marcelo de Carvalho Simão Chefe de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento. jonasmarcelo@unifei.edu.br ramal 1813 Atribuições: Concurso público; Processo seletivo para contratação de professor substituto e temporário; Avaliação por mérito dos STAEs; Progressão por capacitação e incentivo à qualificação dos STAEs. Daila dos Passos Vitorino daila@unifei.edu.br ramal 1277 Atribuições: Portaria de estágio probatório do servidor ingressante no quadro permanente de pessoal docente; Licença para capacitação Afastamento de docentes no país e do país; Márcia Maria Ribeiro Andrade Administradora márciaandrade@unifei.edu.br- ramal 1277 Atribuições: Mapeamento de processos; Elaboração de procedimentos; Política de estagiários Programa de qualidade de vida no trabalho Programa de logística sustentável; Gestão patrimonial da DPE. Maria de Fátima da Silva mfsilva@unifei.edu.br ramal 1277 Atribuições: Estágio probatório do servidor ingressante no quadro permanente de pessoal TAE; Contratação de estagiários na UNIFEI. Compradora substituta da DPE. Secretária substituta da DPE.

6 DLD DIVISAO DE LEGISLAÇÃO, DIREITOS E DEVERES Ramal: 1276 Claudio José Brito Chefe de Legislação, Direitos e Deveres claudiojb@unifei.edu.br ramal 1276 Atribuições: Gestor de férias no SIGRH e SIAPE; Processo de Isenção de Imposto de Renda; Término de contrato de Professores Substitutos; Licenças e afastamentos constantes da Lei nº 8.112/1990; Auxílio Funeral; Horário especial para servidor estudante Ajuda de custo; Redução de Jornada de Trabalho. José Ivanildo de Almeida ivanildo@unifei.edu.br ramal 1276 Atribuições: Controle de atestados médicos e Perícia Médica; Gratificação de encargos de curso/concurso; Serviço Extraordinário; Controle da Substituição; Adicional Noturno; Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição à comunidade externa; Apontamento de frequência. Verbênia Mendonça Fernandes Silva Ribeiro verbenia@unifei.edu.br ramal 1276 Atribuições: Emissão de Portarias; Gestora de frequência no SIGRH. Daniella Ribeiro Lopes de Oliveira daniella@unifei.edu.br ramal 1276 Atribuições: Acompanhamento da legislação e das publicações no Diário Oficial da União; Análise das alterações na legislação de pessoal; Publicação dos relatórios de diárias no Boletim Interno Semanal BIS; Assessoramento na elaboração da proposta de regimento de Pró- Reitoria. Valdíveo Ferreira Campos Filho valdiveo@unifei.edu.br ramal 1276 Atribuições: Contagem de Tempo de Serviço para Previsão de Aposentadoria ou Abono de Permanência; Instrução dos processos de pensões, aposentadorias e demais vacâncias; Ofício aos órgãos; Cadastramento de aposentadorias e pensões no SISAC.

7 DCF DIVISÃO DE CADASTRO E FINANCEIRA Eider Batista Pereira Chefe Financeiro Ramal: 1232 ebpereira@unifei.edu.br ramal 1763 Atribuições: Folha de pagamento e suas alterações mensais (ativos, aposentados, pensionistas e estagiários); Processos de exercícios anteriores; Emissão do comprovante de rendimento anual aos servidores. Elenice Xavier Soares Chefe de Cadastro elenice@unifei.edu.br ramal 1232 Atribuições: Gestora de Implantação do SIGRH; Cadastramento e atualizações dos servidores ativos no SIAPE e no SIGRH; Controle do cadastro de aposentados e pensionistas; Controle de dependentes; Controle do recadastramento de aposentados e pensionistas; Controle de dados de monitores; Controle das pastas funcionais; Emissão da Carteira Funcional; Adriana Cristina Alves adriana_dep@unifei.edu.br ramal 1232 Atribuições: Cadastramento e atualizações dos servidores ativos no SIAPE e no SIGRH; Controle do cadastro de aposentados e pensionistas; Controle de dependentes; Controle de usuários do plano de saúde para ressarcimento; Controle das pastas funcionais; Controle de despesas mensais com auxílio transporte, auxílio pré-escolar e Plano de Saúde; Orientação aos servidores que acessam o SIAPENET Patrícia Kelli Silva de Oliveira patriciak@unifei.edu.br ramal 1232 Atribuições: Controle das pastas funcionais; Emissão da Carteira Funcional; Atividades financeiras de monitores e estagiários, bolsa diversas.

8 Cristina Silva Secretária DAC DIVISAO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ramal 1768 Atribuições: Recebimento e entrega de documentos; Encaminhamento de serviços; Responsável pela organização de Contracheques e Notificações de Férias. Instrução de processo de compra. Carlos Henrique Silveira Engenheiro de Segurança do Trabalho cahesilveira@unifei.edu.br ramal 1766 Atribuições: Supervisão, coordenação e orientação técnica dos serviços de Engenharia de Segurança; Levantamento de Riscos Ambientais; Realização de perícias, emissão de pareceres e Laudos Técnicos; Dimensionamento de Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios; Inspeciona locais de trabalho fazendo análise de riscos; Investiga acidentes do trabalho, propondo medidas preventivas. Rosemeire de Oliveira Silvério Garrett Técnica de Segurança do Trabalho rosemeiregarrett@unifei.edu.br ramal 1780 Atribuições: Levantamento, aquisição, fiscalização e treinamento dos servidores,referente ao uso de EPI's; Elaboração PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); Levantamento e Implementação de um Sistema e Combate à Incêndio; Emissão da Comunicação de Acidente em Serviço, efetuando sua Investigação; Análise de risco dos ambientes laborais; Avaliação Ambiental; Fiscalização dos contratos de Empresas Terceirizadas no tocante a Segurança do Trabalho. Tiago Vitoi Esaú Ribeiro - Enfermeiro do Trabalho tiagovitoi@unifei.edu.br ramal 1657 Atribuições: Elabora e executa plano e programas de promoção e proteção à saúde dos servidores, como a Campanha de Vacinação; Executa e avalia programas de prevenção de acidentes e de doenças; Presta primeiros socorros no local de trabalho; Elabora e executa e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores; Organiza e administra o setor de enfermagem; Registra dados estatísticos de acidentes e doenças profissionais; Execução dos Exames Periódicos; Aquisição de materiais e equipamentos de saúde.

9 JORNADA DE TRABALHO DO SERVIDOR De acordo com o Art. 19 da Lei nº 8.112/1990: Máxima de 40 horas semanais (de acordo com o respectivo cargo); Mínimo de 6 horas e máximo de 8 horas diárias; Mínimo 1 horas e máximo de 3 horas para repouso e alimentação; Horário de trabalho estabelecido pela Chefia Imediata e de acordo com o tipo de trabalho; HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE - Campus de Itajubá: das 06h00min às 23h30min; - Campus de Itabira: das 07h00min às 22h40min.

10 A Lei nº /2005 dispõe da estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativo em Educação. Incentivo à Qualificação: concedido aos servidores que possuem certificado, diploma ou titulação que exceda a exigência de escolaridade mínima para ingresso no cargo do qual é titular.

11 Atualizada pela Lei nº /2012.

12

13 VENCIMENTO/REMUNERAÇÃO Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, fixado em lei. (Art. 40 da Lei nº 8.112/1990). Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. (Art. 41 da Lei nº 8.112/1990) O PAGAMENTO DE SUA REMUNERAÇÃO É CREDITADO EM CONTA CORRENTE BANCÁRIA A PARTIR DO 2º DIA ÚTIL DE CADA MÊS.

14 Seu demonstrativo de pagamento (contracheque) é disponibilizado para consulta on-line no Portal Siapenet. O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, ele é um sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal. O SIAPEnet foi implantado como sítio oficial das informações do SIAPE. AUXÍLIOS Auxílio Alimentação (valor fixo de R$ 373,00); Auxílio Transporte (Decreto nº 2880/1998); Auxílio Natalidade (Art. 196 da Lei nº 8.112/1990) Auxílio Pré-escolar (Decreto nº 977/1993). GRATIFICAÇÃO NATALINA A Gratificação Natalina corresponde à 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano. (Art. 63 da Lei nº 8.112/1990) Ela pode ser antecipada em 50% de seu total mediante opção do servidor no mês de férias, se estas forem anteriores a JUNHO, ou o servidor receberá esses 50% automaticamente no mês de JULHO. A segunda parte (sobre a qual incidem descontos) será paga na folha de pagamento do mês de NOVEMBRO. FÉRIAS+ADICIONALDE1/3 Período anual de descanso remunerado com duração prevista em lei, que poderá ser parcelado em até 03 (três) vezes. Após 12 meses de serviço, você terá direito a 30 (trinta) dias de férias que deverão ser concedidas e usufruídas de uma só vez ou em 3 (três) períodos de no mínimo 10 dias, conforme escala de férias previamente definida com sua Chefia Imediata. Independente de solicitação será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias. Informações Gerais:

15 A portaria Normativa SRH/MARE nº 2/1998apresenta as normas e procedimentos a serem adotados nas férias do servidor federal; o art. 2º, inciso II, ratifica o direito do docente a 45 (quarenta e cinco) dias de férias; A interrupção do período de férias dá-se quando este já tiver iniciado somente no interesse da Administração, mediante pedido da Chefia Imediata, através de formulário próprio, mediante autorização da autoridade máxima da UNIFEI; O servidor afastado fará jus às férias relativas ao exercício em que retornar. O cancelamento de férias, integrais ou de uma parcela, somente será possível caso ainda não tenha iniciado, devendo ser requerido com no mínimo 15 dias de antecedência ao fechamento da folha de pagamento do mês anterior ao seu início; Quando se trata de cancelamento de período integral ou da primeira parcela de férias, no caso de parcelamento, implicará a devolução do adicional de 103 de férias e adiantamento da Gratificação Natalina, quando for o caso, percebido no mês anterior ao seu inicio. As férias dos servidores da UNIFEI são incluídas, alteradas e excluídas pelo SIGRH Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. PARA CADASTRAR FÉRIAS NO SIGRH Esta operação possibilita que o servidor cadastre o período em que deseja obter férias. Se o próprio servidor tiver realizado seu cadastro de férias, o chefe do órgão de lotação deverá ainda homologá-la. Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH Módulos Portal do Servidor Férias Inclusão de Férias. O sistema exibirá a tela que permite a Identificação do Servidor. Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na caixa de diálogo que será gerada posteriormente. Para retornar para a página inicial do módulo, clique em.

16 Se desejar consultar as férias marcadas, clique no link exibida a tela que permite a busca por servidor cujas férias deseja consultar.. Desta forma, será Caso queira realizar a inclusão de férias nos Dados do Exercício, o usuário deverá informar os Dados do Parcelamento fornecendo o Número de Parcelas para dividir o benefício. Para isso, selecione dentre as opções 1, 2 ou 3 parcelas. Exemplificaremos ao informar o Número de Parcelas 1. Os Períodos estarão disponíveis para seleção conforme o Número de Parcelas informado anteriormente. Para cada período das férias, o usuário deverá informar a quantidade de Diasque deseja (mínimo 10 dias). Será necessário ainda informar a data de Início de cada período, fornecendo a data ou clicando no ícone para selecioná-la no calendário virtual. Deste modo, ao informar a data de Início, o sistema calculará a data de Término com base no número de Dias informado em cada período. O usuário poderá optar se deseja o adiantamento salarial ou a gratificação natalina, selecionando Adiant. Salarial e/ou Grat. Natalina, respectivamente. Se a data de Início das férias para o 1º Período for a partir da segunda metade do ano, não será possível a marcação da Grat. Natalina como adiantamento do 13º salário, pois a petição deverá ser feita até o último mês do primeiro semestre. Ao informar todos os dados, clique em Cadastrar. O sistema exibirá uma mensagem de sucesso confirmando a inclusão das férias do servidor. Consulta/Alteração/Exclusão de Férias Esta operação possibilita que o usuário consulte ou modifique as informações referentes às férias previamente registradas. Durante a consulta, será possível visualizar detalhadamente as informações das férias assim como alterá-las ou removê-las. Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH Módulos Portal do Servidor Férias Consulta/Alteração/Exclusão de Férias. O sistema exibirá a tela que permite a busca por férias cadastradas:

17 Ao colocar o cursor sobre o ícone, o sistema possibilitará ao usuário Visualizar Crítica SIAPE de Férias Negadas pelo SIAPE. É importante salientar que a exibição da informação apenas poderá ser visualizada enquanto o cursor estiver sobre este ícone. Caso as férias solicitadas já tenham sido homologadas pela chefia da unidade, serão destacadas pelo ícone. Se durante a homologação, a chefia negou a solicitação de férias do usuário, o seguinte ícone será exibido. Nas solicitações pendentes de homologação, o ícone estará presente. Além disso, o usuário poderá visualizar as alterações realizadas no processo. Para isso, será preciso colocar o cursor sobre o Status da requisição de férias destacada na cor vermelha. Assim, as informações sobre a alteração serão exibidas e poderão ser visualizadas somente enquanto o cursor estiver sobre o Status destacado. Para visualizar detalhadamente as informações da requisição de férias do usuário, clique no ícone. Deste modo, serão exibidos os dados detalhados sobre as férias consultadas e o período em que serão usufruídas.

18 Após visualizar os dados das férias do servidor, caso queira ocultar as informações exibidas pelo sistema, clique no ícone. Então, os dados serão omitidos e deixarão de ser visualizados na tela. Será possível consultar detalhadamente os dados registrados das férias do servidor incluindo o mapa de férias cadastrado no sistema. PARA ALTERAR FÉRIAS O sistema possibilitará que o usuário realize a modificação dos dados das férias registrados, ao clicar no ícone. Em seguida, será exibida a Identificação do Servidor incluindo os Dados das Férias disponíveis para alteração.

19 PARA VER HISTÓRICO DE MODIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO Ao clicar no ícone, o usuário poderá visualizar o histórico de modificação do exercício. Neste histórico, constarão as informações sobre as alterações realizadas sobre o exercício das funções do usuário. O documento será exibido em formato de relatório para impressão, conforme a figura a seguir: Se desejar voltar à página principal do módulo Portal do Servidor, clique no link. Clique em Voltar, para retornar à tela anterior. Caso queira imprimir o histórico, clique no ícone.

20 PARA HOMOLOGAÇÃO DAS FÉRIAS (CHEFIAS IMEDIATAS) Esta funcionalidade permite que seja realizada a homologação das férias do servidor em questão. A homologação de férias condiz com a aprovação do pedido de férias feito pelo servidor. Essa é uma ação que só pode ser realizada pelos gestores de unidade em relação aos servidores de sua unidade. Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH Módulos Portal do Servidor Chefia de Unidade Férias Homologar Férias. Caso o usuário possua permissão para homologar as férias de mais de uma unidade, será exibida tela referente à seleção da unidade que será tomada como base para a homologação das férias dos servidores, conforme demonstrado na imagem a seguir. Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente. Após escolher a unidade desejada, clique em Continuar. Exemplificamos com PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS (11.65). Em seguida, será apresentada página contendo as informações sobre a homologação, as legendas dos ícones necessários para validar a ação e uma lista com os servidores da unidade e as suas situações em relação às férias, como representado na figura abaixo: Existem ícones que servem para sinalizar o status das férias: O ícone homologadas e a presença do ícone indica que as férias foram negadas. indica que as férias foram Caso deseje acessar o relatório de homologação, clique em Gerar Relatório, localizado na Lista de Férias. O relatório será apresentado conforme a imagem a seguir.

21 Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone. Para retornar para a página inicial do módulo, clique em. Visualizar Mapa de Férias Clicando no ícone para os servidores com as férias já cadastradas e homologadas, será exibido o Mapa de Férias, como mostrado a seguir:

22 Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone. Para retornar para a página inicial do módulo, clique em. Negar Homologação de Férias Para Negar Homologação de Férias o usuário deverá clicar no ícone fornecida solicitando a confirmação da ação.. A caixa de diálogo a seguir será Clique em OK para confirmar a negação das férias do servidor. Logo em seguida, a mensagem de sucesso da ação será exibida, conforme a imagem abaixo. Homologar Férias Para realizar a homologação das férias do servidor desejado, clique no ícone. Outra forma de homologar as férias de um servidor é selecionando os campos referentes aos servidores pendentes de homologação e em seguida clicar em Homologar. A mensagem de sucesso da ação será fornecida pelo sistema, de acordo com a imagem a seguir. HORÁRIO ESPECIAL AO SERVIDOR ESTUDANTE

23 ASSISTENCIA À SAÚDE O valor do ressarcimento fica limitado ao total despendido pelo servidor ou pensionista com plano privado de assistência à saúde (Art. 230 da Lei 8.112/1990)

24 TIPOS DE LICENÇASE AFASTAMENTOS Conforme Lei nº 8.112/1990 Licença à Gestante (Art. 207) Será concedida licença à servidora gestante por 180 dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. Licença à Adotante (Art. 210) O servidor que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 01 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada. Licença Paternidade O servidor terá direito à licença de 05 (cinco) dias consecutivos pelo nascimento ou adoção de filhos. Licença por motivo de doença em pessoa da família (Art. 83) Concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial. Licença por motivo de afastamento do cônjuge (Art.84) Concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. Licença para serviço militar (Art. 85) Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas nalegislação específica. Licença para atividade política (Art. 86) O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

25 Licença para tratar de interesses particulares (Art. 91) Concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. Licença para o desemprenho de mandato classista (Art. 92) É assegurado ao servidor o direito à licença sem remuneração para o desempenho de mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão ou, ainda, para participar de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores públicos para prestar serviços a seus membros. Licença para tratamento da saúde (Art. 102) Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus,até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo. AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO É o registro, na pasta funcional do servidor, do tempo de contribuição decorrente de vínculo de trabalho prestado a outras instituições, público ou privadas, desde que este período não tenha sido aproveitado para outros quaisquer benefícios (de natureza previdenciária) em quaisquer outras entidades (públicas ou privadas). (Arts. 100 a 103 da Lei nº 8.112/1990). CONCESSÕES Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: Para doação de sangue: 01 dia. Para se alistar como eleitor: 02 dias. Por motivo de Casamento: 08 dias corridos. Por motivo de falecimento de pessoa da família: 08 dias corridos.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 RESPONSABILIDADES Como membros de uma comunidade, todos nós temos responsabilidade. Como servidor público também. Sigilo Os assuntos e informações pertinentes ao seu trabalho na UNIFEI não devem ser divulgados a ninguém. A retirada de papéis e documentos de seu local de trabalho é expressamente proibida, salvo autorização por escrito. Cuide de seus arquivos eletrônicos para que não sejam disponibilizados em rede. Preservação do material e equipamentos Cuide bem do material e equipamentos disponibilizados para seu trabalho. Comunique a Diretoria de Suporte à Informática sempre que encontrar algum defeito. Não é permitida a saída de qualquer equipamento ou material sem a prévia autorização. Conservação do Ambiente de Trabalho Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo, isto reflete quem você é. Desperdício de Material Não desperdice nem use indevidamente materiais. Além de impactar no custo dos cofres públicos, o uso indiscriminado impacta negativamente o meio ambiente. Lembre-se também de que aquilo que não lhe serve mais poderá ser útil a outro órgão da UNIFEI. Devolva ou encaminhe os materiais sobressalentes. Atendimento Ao ser acionado por um chefe, colega de trabalho ou público externo, é de sua responsabilidade atendê-lo bem, de maneira polida, ainda que nãoseja o responsável pelo assunto solicitado. ATENÇÃO: O servidor deve sempre observar os Arts. nº 116 e 117 da Lei nº 8.112/1990. Telefone As linhas telefônicas devem estar sempre à disposição do público e da UNIFEI. O uso para telefone celular particular deve ser de forma moderada, lembrando sempre que, neste caso, preferir o modo silencioso de toque. Para o bom uso do telefone, siga as instruções: Atenda ao primeiro toque, com gentileza e presteza; Fale o nome de sua área e o seu, seguidos de saudações; Não confie na memória, tenha sempre em mãos papel e caneta; Não deixe esperando quem o chamou. Se necessário, anote o nome e o ramal para posterior retorno; Fale somente o necessário, seja claro, breve e objetivo; Encerre a conversa cordialmente; Planeje sempre o que você vai tratar antes de fazer uma ligação telefônica; Possua a listagem de ramais de seu setor sempre à mão.

42 Computadores O computador deve ser utilizado para fins profissionais, evitando-se arquivar ou baixar material de cunho particular, incluindo músicas, vídeos, fotos e arquivos pessoais. O corporativo deve ser utilizado somente para os mesmos fins, lembrando que a redação e conteúdo utilizados em sua mensagem devem ser condizentes com as normas da UNIFEI. Ao definir seu institucional utilize os formatos: nome + sobrenome ou nome + órgão de lotação, evitando o uso de apelidos, nomes de time de futebol ou outros nomes de cunho particular. Fumantes Se você é fumante, lembre-se de que é proibido fumar dentro de repartições públicas. SÃO DEVERES FUNDAMENTAIS DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL: (Conforme Art. nº 116 da Lei nº 8.112/1990) Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; Ser leal às instituições a que servir; Observar as normas legais e regulamentares; Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; Atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas às protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública. Levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; Guardar sigilo sobre assunto da repartição; Manter conduta compatível com a moralidade administrativa; Ser assíduo e pontual ao serviço; Tratar com urbanidade as pessoas; Representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

43 Estamos certo que você não terá dificuldade nesta sua nova vida profissional. Nossa Diretoria de Pessoal encontra-se à disposição para ajuda-los no que for preciso. A partir de agora seu sucesso profissional depende muito de você, ou seja, de seu conhecimento, iniciativa, zelo, dedicação e, por fim, de sua capacidade de assumir maiores responsabilidades. Que este seja o início de uma trajetória de muito sucesso! Seja bem-vindo e boa sorte! Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal 2014

PARABÉNS!! Seja Bem Vindo à Universidade Federal de Itajubá! Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI.

PARABÉNS!! Seja Bem Vindo à Universidade Federal de Itajubá! Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI. Após concurso público de rigorosa seleção, você passa a integrar o quadro da UNIFEI. PARABÉNS!! Agora, além de cidadão, você passa a ser também um Servidor do Poder Executivo Federal. Além de ansioso,

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I SIGRH - FÉRIAS Manual de Solicitação de Férias Portal do Servidor Perfil Chefe de Unidade 1 Perfis Envolvidos Chefe de Unidade: Servidor responsável pela unidade. 2 Operações 2.1 Operações com Perfil Chefe

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I SIGRH - FÉRIAS Manual de Solicitação de Férias Portal do Servidor Perfil Usuário, Servidores Ativos e Chefe de Unidade 1 Perfis Envolvidos Servidor: Qualquer servidor ativo da Universidade Federal de Roraima

Leia mais

MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS

MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Janeiro/2015 Prezadas Chefias e Secretárias, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PROGRAMAÇÃO, REPROGRAMAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE FÉRIAS. Servidores docentes e técnico-administrativos da UFTM.

NORMA PROCEDIMENTAL PROGRAMAÇÃO, REPROGRAMAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE FÉRIAS. Servidores docentes e técnico-administrativos da UFTM. 50.05.009 1/7 1. FINALIDADE Regulamentar os procedimentos relacionados à programação, reprogramação e homologação de férias dos servidores da UFTM. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Servidores docentes e técnico-administrativos

Leia mais

PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS

PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DIVISÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE REGISTRO DE INFORMAÇÃO Sistema Integrado de Administração de

Leia mais

www.unifap.br Serviços SIGRH

www.unifap.br Serviços SIGRH MANUAL PARA INCLUSÃO DE FÉRIAS (Servidor) Esta operação possibilita que o servidor cadastre o período em que deseja obter férias. As férias representam um período anual de descanso remunerado com duração

Leia mais

Manual de Férias do Servidor

Manual de Férias do Servidor Manual de Férias do Servidor Sumario: 1 - Acessando o Sistema 1 2 - Auto Cadastro 3 3 - Marcando suas férias 5 4 - Consulta/Alteração/Exclusão de Férias 9 5 - Cronograma de Férias da Unidade 13 1 Acessando

Leia mais

Manual do Usuário SIG

Manual do Usuário SIG Universidade Federal do Pará Manual do Usuário SIG Belém 2011 Manual para Marcação de Férias no SIGRH Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores da UFPA na realização do seu registro de férias

Leia mais

Secretaria de Recursos Humanos

Secretaria de Recursos Humanos FÉRIAS CONCESSÃO/PAGAMENTO/INTERRUPÇÃO 1 - A cada exercício correspondente ao ano civil, os servidores fazem jus a trinta dias de férias? Resposta: sim, ressalvados os seguintes casos: I - o servidor que

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ORIENTAÇÕES SOBRE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ORIENTAÇÕES SOBRE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NO ÂMBITO DA 1-OBJETIVO Estabelecer critérios e uniformizar os procedimentos relativos à programação de férias, garantindo o funcionamento adequado das atividades

Leia mais

Coordenação de Cadastro/DP

Coordenação de Cadastro/DP CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenação de Cadastro/DP SEÇÃO DE CADASTRO Controle

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 372, DE 31 DE JULHO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 372, DE 31 DE JULHO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 372, DE 31 DE JULHO DE 2008 Dispõe sobre as férias dos servidores do Supremo Tribunal Federal. O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 363,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015 Publicada no DJE/STF, n. 122, p. 1-2 em 24/6/2015. RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre as férias dos servidores do Supremo Tribunal Federal. O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos

Leia mais

Boletim Interno. Edição Extraordinária nº 19

Boletim Interno. Edição Extraordinária nº 19 Boletim Interno Edição Extraordinária nº 19 Fundação Escola Nacional de Administração Pública SAIS Área 2-A 70610-900 Brasília, DF Tel.: (61) 2020-3000 Miriam Aparecida Belchior Ministra de Estado do Planejamento,

Leia mais

FÉRIAS DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

FÉRIAS DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES FÉRIAS DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei (Lei 8.112/90 artigos 77 a 80).

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DA UNIDADE

MANUAL DO GESTOR DA UNIDADE Homologar Férias Sistema SIGP Módulo Portal do Servidor Usuários Chefe de Unidade Perfil GESTOR_UNIDADE MANUAL DO GESTOR DA UNIDADE A homologação de férias condiz com a aprovação do pedido de férias feito

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 395/2012 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 395/2012 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 395/2012 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais e tendo em vista o que dispõem os artigos

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

Conheça nossa Diretoria de Pessoal

Conheça nossa Diretoria de Pessoal Conheça nossa Diretoria de Pessoal DIRETORIA Secretaria Lúcia Helena Sandy Coelho Rita de Cássia Guimarães Araujo Diretora de Pessoal Contato: rita@unifei.edu.br ou ramal: 1679 Cátia Emiliana Paes Diretora

Leia mais

MANUAL PARA MARCAÇÃO DE FÉRIAS PELO SIAPENET

MANUAL PARA MARCAÇÃO DE FÉRIAS PELO SIAPENET MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE REGISTROS E DOCUMENTOS MANUAL PARA MARCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INFORMATIVO SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE FÉRIAS NA UFPB O presente informativo tem como objetivo disseminar e divulgar

Leia mais

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO 1. Apresentação O Programa de Avaliação de Desempenho constitui um processo pedagógico, coletivo

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Controle de Férias Lei N 8112 de 11 de dezembro de 1990 Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013.

REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013. REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013. Dispõe acerca da Política de uso do PONTO ELETRÔNICO E DA JORNADA DE TRABALHO dos servidores do Instituto

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0 SST - PPP 11.8.x abril de 2015 Versão: 4.0 1 Sumário 1 Objetivo... 4 2 Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 4 3 Introdução... 5 4 PPP... 6 4.1 Principais botões do sistema...

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe acerca da Política de uso do ponto eletrônico e da jornada de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo município de Querência - MT. atribuições,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Parágrafo único. Os servidores docentes podem candidatar-se somente em caso de formação de mestrado ou doutorado.

Parágrafo único. Os servidores docentes podem candidatar-se somente em caso de formação de mestrado ou doutorado. RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de 2009. Regulamenta o Programa de Incentivo à Formação dos Servidores (PROSER) da UFSJ. O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ Art. 1 O presente Regimento Interno estabelece diretrizes para disciplinar

Leia mais

Em 21 de agosto de 2014, a Reitora da Universidade Federal de São João del- Rei UFSJ, usando de suas atribuições, e considerando:

Em 21 de agosto de 2014, a Reitora da Universidade Federal de São João del- Rei UFSJ, usando de suas atribuições, e considerando: ORDEM DE SERVIÇO N o 062/2014 Em 21 de agosto de 2014, a Reitora da Universidade Federal de São João del- Rei UFSJ, usando de suas atribuições, e considerando: - a Lei n o 8.112 de 11 de dezembro de 1990,

Leia mais

ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Para o preenchimento da Escala de Férias, o servidor deverá acessar o Portal do Servidor por meio do endereço http://10.9.16.23/csp/tcdf/portal/index.csp

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 06/2003 DG/DNIT DO DIREITO E DA CONCESSÃO

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 06/2003 DG/DNIT DO DIREITO E DA CONCESSÃO INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 06/2003 DG/DNIT O GESTOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos 7 - C e 19 da Estrutura Regimental

Leia mais

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO ATO Nº 20/2005 (Revogado pelo Ato nº 56/2012) Dispõe sobre a concessão da gratificação natalina aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Leia mais

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015 Abono de permanência se aplica A partir do dia seguinte ao do cumprimento de TODOS os requisitos necessários para aposentadoria Acidente de Trabalho 24 horas 5 dias corridos Atestado Médico Adicional de

Leia mais

RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01

RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01 RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01 A Superintendência de Administração de Recursos Humanos/SEDUC, em consonância com a política de gestão e valorização de pessoas, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação,

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Licença e afastamento SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO. Licenças não remuneradas: Licenças: 12/11/2012

Licença e afastamento SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO. Licenças não remuneradas: Licenças: 12/11/2012 Licença e afastamento Hipóteses em que o servidor não presta serviço, sem perder o cargo. Há 7 hipóteses de licença e 4 hipóteses de afastamento. SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO Paula Freire Licenças:

Leia mais

FÉRIAS WEB PARA O SERVIDOR

FÉRIAS WEB PARA O SERVIDOR Tutorial ACESSO AO APLICATIVO OBJETIVO PROCEDIMENTOS PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS QUANTIDADE DE PARCELAS ADIANTAMENTO SALARIAL E DE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO OBJETIVO O aplicativo de Férias Web possibilita

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal FÉRIAS Cód.: FER Nº: 55 Versão: 10 Data: 05/12/2014 DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS 1. Servidor efetivo: - Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício

Leia mais

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Regulamenta o inciso II do 4 do art. 40 da Constituição Federal, que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial ao servidor público titular de cargo efetivo

Leia mais

Férias Web. Como utilizar este recurso do MarteWeb. Universidade de São Paulo

Férias Web. Como utilizar este recurso do MarteWeb. Universidade de São Paulo Como utilizar este recurso do MarteWeb Cartilha destinada aos servidores docentes e técnicos-administrativos da Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Sumário Apresentação 03 Férias Web 04

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

REGULAMENTO/DIGEP Nº 002, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014.

REGULAMENTO/DIGEP Nº 002, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014. REGULAMENTO/DIGEP Nº 002, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014. Dispõe acerca das regras e procedimentos para a concessão, indenização, parcelamento e pagamento da remuneração de férias dos servidores do Instituto

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 590/DILEP.CIF.SEGPES.GDGSET.GP, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 590/DILEP.CIF.SEGPES.GDGSET.GP, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 590/DILEP.CIF.SEGPES.GDGSET.GP, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre as regras e procedimentos adotados para concessão, indenização, parcelamento e pagamento

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e, DECRETO N.º 2297 R, DE 15 DE JULHO DE 2009. (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 16/07/2009) Dispõe sobre procedimentos para concessão de licenças médicas para os servidores públicos

Leia mais

ESTÁGIO PROBATÓRIO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

ESTÁGIO PROBATÓRIO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO PROBATÓRIO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Período de avaliação do servidor recém-nomeado para cargo efetivo, correspondente

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL RESOLUÇÃO Nº- CF-RES-2012/00221, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL RESOLUÇÃO Nº- CF-RES-2012/00221, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL RESOLUÇÃO Nº- CF-RES-2012/00221, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a concessão de férias no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de primeiro

Leia mais

UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE. acesse www.unimedbh.com.br/cooperados

UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE. acesse www.unimedbh.com.br/cooperados UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE acesse www.unimedbh.com.br/cooperados ÍNDICE Preparando para usar o sistema Como acessar o sistema 4 Inclusão de foto e currículo do médico cooperado (opcional)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 194, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2000.

RESOLUÇÃO Nº 194, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2000. RESOLUÇÃO Nº 194, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2000. Dispõe sobre as férias dos servidores do Supremo Tribunal Federal. O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

APROVAR as normas para concessão de afastamento para pós-graduação aos servidores do IF-SC. CAPÍTULO I DOS TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

APROVAR as normas para concessão de afastamento para pós-graduação aos servidores do IF-SC. CAPÍTULO I DOS TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO N o 019/2012/CDP Florianópolis, 03 de maio de 2012. A PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Regimento Geral do IF-SC e pelo

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002 Rev./ VALEC INDICAR NESTE QUADRO EM QUE REVISÃO ESTÁ CADA FOLHA Rev. / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1-1 1 1 1 0 0 0 16 2 17 3 18 4 19 5 20 6 21 7 22 8 23 9 24 10 25 11 26 12 27 13 28 14 29

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC)

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) EDITAL 01, de 29 de maio de 2014 Processo Seletivo de Avaliadores

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 6 DE JULHO DE 1993 I - DAS REGRAS GERAIS SOBRE A CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 6 DE JULHO DE 1993 I - DAS REGRAS GERAIS SOBRE A CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 6 DE JULHO DE 1993 O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei nº 8.490, de

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08

AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08 AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08 PORTARIA Nº. 17, DE 23 DE JANEIRO DE 2015. Aprova

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL ESTÁGIO PROBATÓRIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 EMENTA: Dispõe sobre a participação de servidores ocupantes de cargos

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

PORTARIA PROGEP/GAB Nº 2119/2015, de 23 de outubro de 2015. Considerando o disposto nos artigos: 76 a 80, da Lei nº 8.112/90;

PORTARIA PROGEP/GAB Nº 2119/2015, de 23 de outubro de 2015. Considerando o disposto nos artigos: 76 a 80, da Lei nº 8.112/90; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS GABINETE DO PRÓ-REITOR Cidade Universitária Prédio da Reitoria 1º andar CEP 58059-900 Fones: (83) 3216-7110/7161

Leia mais

CARTILHA: DIREITOS E VANTAGENS DOS SERVIDORES PÚBLICOS UNIDADE ADMINISTRATIVO FINANCEIRA - UNAFIN

CARTILHA: DIREITOS E VANTAGENS DOS SERVIDORES PÚBLICOS UNIDADE ADMINISTRATIVO FINANCEIRA - UNAFIN CARTILHA: DIREITOS E VANTAGENS DOS SERVIDORES PÚBLICOS UNIDADE ADMINISTRATIVO FINANCEIRA - UNAFIN 1. Que vantagens além do vencimento podem ser pagas ao servidor? a) indenizações, que não se incorporam

Leia mais

ATO Nº 56/2012. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

ATO Nº 56/2012. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, ATO Nº 56/2012 Dispõe sobre a concessão da gratificação natalina aos magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO SERVIDOR/ESTAGIÁRIO O endereço eletrônico para acesso ao sistema é: https://sistemas.ufscar.br/ferias Para utilizar o Sistema de Controle de Férias você deverá estar cadastrado previamente no Banco de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 012, DE 20 DE MAIO DE 2014 Estabelece normas para o afastamento de servidores

Leia mais

Manual usuario sipon. Índice. Introdução. Características do Sistema. De Wiki Intranet. 1 Introdução 1.1 Características do Sistema

Manual usuario sipon. Índice. Introdução. Características do Sistema. De Wiki Intranet. 1 Introdução 1.1 Características do Sistema Manual usuario sipon De Wiki Intranet Índice 1 Introdução 1.1 Características do Sistema 1.2 Regras Gerais (Tipos de Jornada, Prazos, Tolerância, Justificativas, Limites do Banco de Horas etc) 1.2.1 Tipos

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

NORMA DE FÉRIAS. RES. nº 1628/09. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

NORMA DE FÉRIAS. RES. nº 1628/09. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Vinculada ao Ministério da Integração Nacional - M I. nº 1628/09 FOR-101 1/5 S U M Á R I O 1 Objetivo, 2/5 2 Definição, 2/5 3 Competências,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ORIENTAÇÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL Apresentação A Prefeitura Municipal de Goiânia realizará a atualização cadastral dos Servidores

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP.

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento do DAP

Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento do DAP Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento do DAP LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais Lei nº. 8.112/90 Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Tutorial: SIGRH Para o Servidor ou Seu Chefe Fazerem Consultas, Alterações ou Exclusões de Férias

Tutorial: SIGRH Para o Servidor ou Seu Chefe Fazerem Consultas, Alterações ou Exclusões de Férias Tutorial: SIGRH Para o Servidor ou Seu Chefe Fazerem Consultas, Alterações ou Exclusões de Férias Orientação para o Servidor e também para o Chefe da Unidade, fazerem consultas, alterações e exclusões

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Diretoria-Geral edifício-sede do Ministério Público sala 225 62 3243-8312 diretoria@mpgo.mp.br

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura 1 Finalidade: Disponibilizar princípios básicos de gestão de pessoal que devem

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS Março/2008 Sumário Sistema Automatizado de Consignação...3 PRconsig...3 Orientações

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

PORTARIA PROGEP/GAB Nº 1814/2014, de 15 de SETEMBRO de 2014. Considerando o disposto nos artigos: 76 a 80, da Lei nº 8.112/90;

PORTARIA PROGEP/GAB Nº 1814/2014, de 15 de SETEMBRO de 2014. Considerando o disposto nos artigos: 76 a 80, da Lei nº 8.112/90; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS GABINETE DO PRÓ-REITOR Cidade Universitária Prédio da Reitoria 1º andar CEP 58059-900 Fones: (83) 3216-7110/7161

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR (CANCELADA)

CONSELHO SUPERIOR (CANCELADA) CONSELHO SUPERIOR (CANCELADA) Resolução-CSDP nº 062, de 10 de setembro de 2010 Dispõe sobre a concessão de férias aos Defensores Públicos do Estado do Tocantins e dá outras providências. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais