TECNOLOGIA EM MARKETING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA EM MARKETING"

Transcrição

1 TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTAS DAS UNIDADES CURRICULARES, E CARGA HORÁRIA. As ementas das unidades curriculares que integram o desenho curricular do Curso Superior de Tecnologia em MARKETING estão descritas abaixo: Unidade Matemática Aplicada C/H: 080 Elaborar relatórios analíticos de interpretação econômico - financeira de custos e despesas de campanhas de marketing, pesquisas de mercado, contratação diversas de mídia, de terceiros e fornecedores, de funcionários e outras não menos importantes. Emitir pareceres sobre cálculos financeiros aplicados às atividades de marketing e vendas na empresa. Propor sistemas de cálculos ou fórmulas que proporcionem meios de calcular adequadamente despesas de marketing e vendas na organização. Elaborar planilhas de cálculos para demonstrar planos financeiros de investimentos ou de receitas sobre as atividades de marketing e vendas na empresa. Programar e apurar despesas diversas relacionadas a eventos e projetos determinados pela área comercial da empresa. Elaborar cálculos de operações diversas aplicados as atividades do segmento comercial (marketing e vendas). Interpretar resultados financeiros e de despesas de marketing. Aplicar fórmulas variadas para a elaboração de planilhas comuns e especiais. Analisar programas orçamentários de despesas de marketing e operacionais de vendas. Aplicar cálculos para a formação de preços, tabelas de financiamento e créditos, descontos e taxas diferenciadas para a comercialização de produtos e / ou serviços. Domínio das quatro operações e execução de cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações com planilha eletrônica. Raciocínio lógico. Operações com números inteiros, decimais e fracionários. TERMINALIDADE/CERTIFICAÇÃO SILVA, Sebastião Medeiros Matemática para os cursos de economia, administração e ciências contábeis, 4ªed Atlas, São Paulo, SAMANEZ,C.P. Matemática Financeira Prentice Hall, São Paulo, CRESPO, Antonio A. A Matemática Comercial e Financeira, 13ªed. São Paulo,Saraiva, FARIA, Rogério Gomes de. Matemática Comercial e Financeira, 3ªed. Makron Book, 1983.

2 Empreendedorismo C/H: 060 Fazer análise e estudo de mercado visando a instalação de uma empresa. Preparar plano de negócios. Conhecer as bases legais para a instalação de uma empresa. Aplicar os conceitos fundamentais para a implantação de uma empresa de micro e pequeno porte. Desenvolver políticas de negócio competitivas. Estabelecer estratégias de atratividade e competitividade para negócios implementados. Aplicar as tecnologias emergentes de gestão e de marketing estratégico, utilizando a ótica de um empresário. Interpretar de variáveis organizacionais em cenários presentes e futuros. Estimar, prever e perceber fatores que levam a turbulências ambientais e impliquem em estudo para a instalação ou manutenção de organizações empresariais de micro e pequeno porte. Desenvolver metodologias e / ou esquemas para a realização de plano de negócios competitivos e / ou diferenciados. Aplicar métodos de cálculo e orçamento para estimação de custos visando à implementação de micro e pequenas empresas. Aplicar a visão estratégica de negócios e promoção de portifólios de produtos e / ou serviços a serem empreendidos. Perceber e compreender o comportamento de consumidores. Compreender legislações diversas: tributária; fiscal; trabalhista; comercial e constitucional, dentre outras não menos importantes de suporte a constituição de empresas. Proceder análise de competidores de ramos de negócio similares visando a busca da realização de melhorias do empreendimento em ação ou da implementação de novos negócios, adaptando e / ou suplantantando às várias concorrências existentes no mercado competidor. Conceituação de empresa e sua forma de atuação. Mercado, suas variáveis e implicações. Legislação específica para a instalação de negócios empresariais. Diferenciação entre produto de serviço e similaridades existentes. Aplicação do pensamento sistêmico, visão estratégica e valores éticos. Planos de trabalho em equipe e individual. Inovação e enfrentamento de diversos riscos empresariais. TERMINALIDADE/CERTIFICAÇÃO BÁSICA DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo Transformando Idéias em Negócios, Rio de Janeiro, Campus, DOLABELA, Fernando, O Segredo de Luíza, SP, Cultura Editores, COMPLEMENTAR DEGEN, Ronald J, O Empreendedor Fundamentos da Iniciativa Empresarial, São Paulo, McGraw-Hill,1998.

3 Introdução à Administração C/H: 080 Aplicar os princípios de administração em uma organização. Observar e instalar estilos e / ou modelos de gestão de empresas centrados nas escolas ou pensamentos de administração. Elaborar diagnósticos de estilos de gestão de empresas e propor mudanças que visem atualização e / ou alinhamento organizacional. Reconhecer, aplicar e efetivar o processo de administração. Reconhecer e aplicar sistemas e dinâmicas atuais estratégicas de administração de empresas. Aplicar a administração de marketing no contexto geral da organização. Interpretar estados de estilos de administração. Resolver problemas organizacionais básicos que afetam à dinâmica de gestão. Compreender os princípios de administração e a sua aplicabilidade. Reconhecer aspectos técnicos de instalação do processo de administração na empresa. Reconhecer aspectos técnicos sobre instrumentos ou ferramentas básicas de administração. Aplicar a visão sistêmica. Conhecimento sobre o conceito de empresa e a sua forma de atuação. Compreensão sobre os estilos de administração (pensamento administrativo) existentes. Princípios da dinâmica organizacional. Entendimento e saber sobre os objetivos e o modo de aplicação dos enfoques de administração, seus princípios, instrumentos ou ferramentas. BÁSICA - STONER, James A. F. Administração. 5ªed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, CHIAVENATO, I. Iniciação a administração geral. 2ªed. São Paulo: MacGraw-Hill, COMPLEMENTAR CHIAVENATO, I. Administração de empresas, abordagem contigencial. 3ªed. São Paulo: MacGrawHill, 1995.

4 Introdução ao Marketing C/H: 080 Perceber e distinguir o marketing como função empresarial. Realizar estudos iniciais de mercado visando a apuração de necessidades e desejos de consumidores. Entender a composição do composto mercadológico e sua forma de estudo e operacionalização. Organizar ou estruturar uma unidade de marketing na empresa de forma sistêmica e integrada às demais funções empresariais. Iniciar estudos básicos para a implementação da dinâmica ou execução do processo de marketing na empresa. Entender a forma de atuação e função do profissional de marketing seja no nível estratégico, tático ou operacional da organização. Traçar o modo de funcionamento básico de uma unidade de marketing. Planejar estudos de mercado introdutórios. Definir o mix de marketing aplicado a empresa. Descrever o cargo ou a função do profissional de marketing a contratar. Implantar, acompanhar e avaliar o processo de marketing. Literatura de administração de marketing. Ferramentas de organização, métodos e processos de trabalho. Metodologia de estudo e levantamento de dados. Estatística e gráficos estatísticos. Comunicação verbal escrita (relatórios, quadros informativos, listas de dados e informações etc). - COBRA, Marcos. Marketing básico. 4ªed. São Paulo: Atlas, LAS CASA, Alexandre. Fundamentos de marketing. São Paulo: Atlas, SANDHUSEN, L. Richard. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 2002 COMPLEMENTAR - KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ªed. São Paulo: Atlas, ROCHA, Ângela da. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, COBRAS, Marcos. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998.

5 Português Instrumental C/H: 080 Elaborar correspondências administrativas e dominar o uso correto de expressões do dia-a-dia das atividades das organizações. Dominar o uso correto de expressões idiomáticas. Desenvolver as habilidades na fluência e desenvolvimento da fala e da escrita Desenvolver técnicas de comunicação administrativa e de apresentação em público. Conhecer peculiaridades do uso da linguagem na escrita administrativa. Noções de redação e escrita Uso correto da língua portuguesa no processo de comunicação Correspondências comerciais BÁSICA BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 11.ed. São Paulo: Ática, CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley.Nova gramática do português contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 COMPLEMENTAR GONÇALVES, José Adriano Ferreira de Jesus; ROSA, José Ricardo da SILVA.Português instrumental. 3.ed. São Paulo: Ao Livro Técnico, MAIA, João Domingues. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: Ática, 2002

6 Economia Empresarial C/H: 060 Aplicar os principais conceitos técnicos da Ciência Econômica. Reconhecer a natureza dos problemas econômicos e do seu funcionamento. Identificar os fatores de Produção Identificar os diferentes mecanismos reguladores da economia e seu impacto nas atividades das organizações Noções de economia empresarial. Métodos para o desenvolvimento de atividades a partir da realidade econômica atual. BÁSICA ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 17ª Edição.São Paulo: Atlas, EQUIPE DE PROFESSORES DA USP, Manual de Economia. 3ª Edição. Saraiva: MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. Rio de Janeiro. Editora Campus: 2001.

7 Contabilidade Gerencial C/H: 080 Compreensão de conceitos propedêuticos como necessidade, que induzem à formação dos entes ou entidades e a compreensão das aziendas, a fim de permitir a compreensão das funções contábeis nesses organismos. Desenvolver habilidades para elaborar demonstrativos de receitas e despesas, dominar conceitos de Ativos e Passivos Financeiros. Entender a diferença de classificação de bens patrimoniais, exigibilidade de médio e longo prazo. Tornar o aluno capaz de conceituar contabilidade, identificar seu objetivo, definir seu campo de atuação e conceituar patrimônio. Conceituar aspectos qualitativos e quantitativos e o objeto social da contabilidade, da estrutura de patrimônio e sua classificação e elementos Noções de Contabilidade Geral e da importância de seu uso como ferramenta gerencial no apoio às decisões nas organizações. Análise de índices e sua importância para definição dos objetivos estratégicos das organizações BÁSICA IUDÍCIBUS S.; MARION J.C., Curso de Contabilidade para Não Contadores, 3ª ed., São Paulo, Atlas, FEA/USP, Contabilidade Introdutória, 9ªed, São Paulo, Atlas, COMPLEMENTAR LEITE, Hélio de Paula, Contabilidade para Administradores, São Paulo, Atlas, CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade resumo da teoria Exercícios e Questões com respostas. 4ªed. SP: Atlas, FRANCO, Hilário. Contabilidade. SP: Atlas, 1997 MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6ªed. SP: Atlas, 1999 EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA USP, Contabilidade Introdutória. SP: Atlas, 1998.

8 Comportamento Organizacional C/H: 080 Interpretar o modo de funcionamento e da dinâmica organizacional. Reconhecer tipos de desenho e estruturas organizacionais e características de gestão prevalecidas. Perceber e distinguir grupos informais de pessoas no trabalho, sua influência e resistência cultural - Caracterizar culturas e climas organizacionais prevalecidos. Registrar identidade organizacional. Identificar estrutura de poder. Estudar cargos e tarefas. Entender sobre planejamento estratégico. Entender e projetar mudanças organizacionais. Diagnosticar e preparar correções que visem ao aperfeiçoamento/aprimoramento da comunicação organizacional, fatores de estímulo e motivação, estilos de liderança e comportamento gerencial. Aplicar estudos de diagnósticos que visem melhoramento de performance ou desempenho organizacional. Definir quadro básico de recursos organizacionais. Fixar desenhos organizacionais e sua formatação demonstrativa gráfica. Levantar e descrever cultura e clima organizacional. Descrever cargos e funções de trabalho. Desenhar e mapear processos básicos de trabalho. Identificar variáveis ambientais de relevância à eliminação de entropias à organização. Literatura de administração de empresas e comportamento organizacional. Organização, sistemas e métodos. Desenvolvimento organizacional. Estatística aplicada. Normalização. Sistematização. Cargos e Salários. Administração estratégica. Tecnologias de comunicação. Estilos de liderança. Teorias motivacionais - HAMPTON, David R. Administração: comportamento organizacional. São Paulo: Makron, BOWDITCH, James L. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, CHIAVENATO, I. Administração, teoria, processo e prática. São Paulo: Makron, SCHENNERHORN, J.R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Bookman, 1999

9 Gerência de Marketing C/H: 040 Situar uma gerência de marketing na empresa. Descrever as funções e processos de trabalho da gerência de marketing. Planejar e montar os recursos organizacionais necessários à realização de trabalhos operados pela gerência de marketing. Desenvolver competências de equipe de profissionais de marketing. Estudar e avaliar especificação e desempenho do mix de marketing aplicado. Estudar e avaliar concorrência ou competidores. Efetuar controle de gestão do marketing na empresa. Montar uma gerência de marketing na organização. Listar e aplicar os recursos organizacionais necessários ao funcionamento do marketing na empresa. Definir composto mercadológico e a sua forma de administração. Implementar sistemas e processos de trabalho de marketing. Gerenciar equipe de profissionais de marketing em rotinas ou atividades inovativas (projetos de marketing). Acompanhar e avaliar competidores. Propor estratégias competitivas de marketing. Emitir relatórios diversos sobre performance das atividades de marketing na empresa (eficiência e eficácia), lucratividade e posicionamento mercadológico. Auditar marketing e a sua complexidade de operações. Literatura de administração de marketing e administração de vendas. Tecnologia da informação. Legislação comercial, de direito do consumidor e trabalhista. Planos estratégicos de marketing. Processos e métodos de auditoria administrativa e de marketing. Composto mercadológico e a sua formação. Gerenciamento e liderança de equipes. Estrutura organizacional. Aquisição e administração de materiais. Benchmark. Endomarketing. Dinâmica e desenvolvimento organizacional. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ªed. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Fundamentos de marketing. São Paulo: Atlas, GRONROOS, Cristian. Marketing, gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro:Campus, COMPLEMENTAR - ROCHA, Ângela da. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, COBRA, Marcos. Marketing básico. 4ªed. São Paulo: Atlas, SANDHUSEN, L. Richard. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 2002

10 Estatística Aplicada C/H: 040 Aplicar conceitos estatísticos no exercício, da profissão. Conhecer o ferramental básico para tratamento e reconhecimento das análises estatísticas Desenvolver aplicações práticas de métodos quantitativos e estatísticos em uma organização. Capacidade de interpretar os dados obtidos. Noções de Estatística, Fundamentos para definição de tamanhos da amostra, Critérios para coleta de amostras. Tendências da amostra. Apresentação gráfica de dados. Tabelas de distribuição de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Amostragem. BÁSICA BUSSAB, Wilton O.; MORETIN, Pedro Estatística básica, 4ªed. São Paulo. Saraiva, 1987 CRESPO, Antônio Amot. Estatística Fácil. 17ªed. São Paulo. Saraiva 2001

11 Pesquisa de Mercado C/H: 060 Levantar e/ou pesquisar dados de mercado que levem à apreciação de ocorrências e formação de estratégias aplicadas ao mix de marketing. Comparar técnicas ou metodologias de pesquisa; avaliar e selecionar a mais aplicável. Interpretar dados pesquisados, tratá-los e obter informações que auxiliem no processo de tomada de decisões em marketing. Relatar ocorrências mercadológicas que envolvam estudos e intervenção do marketing para a sua compreensão e solução. Fazer pesquisas de mercado e de marketing. Emitir pareceres e análises de mercado. Selecionar metodologias de pesquisas de mercado e de marketing aplicáveis. Gerenciar equipe de pesquisadores. Propor medidas para soluções de problemas de mercado levantados. Metodologia de pesquisas. Estatística aplicada. Tecnologia da informação. Literatura sobre pesquisa mercadológica. Literatura sobre administração de marketing. Português instrumental. Matemática básica. BASICA - KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COBRA, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. São Paulo: Atlas, MATTAR, N. Fauze. Esquisa de marketing. 3ª. Edição. São Paulo: Atlas, 1997 COMPLEMENTAR - CHURCHILL, Gilbert A. Marketing criando valor para o cliente. São Paulo, Saraiva, LÃS CASAS, Alexandre Luzzi. Fundamentos de marketing. São Paulo: Atlas, SANDHUSEN, Richard L. Marketing.São Paulo: Atlas, 1997

12 Análise de Comportamento do Consumidor C/H: 060 Estudar comportamento de consumidores registrando sua forma de ser e de se conduzir diante dos seus desejos e necessidades de compra. Especificar estratégias de retenção de consumidores no sentido de torná-lo cliente da empresa. Diferenciar e segmentar atitudes e comportamentos de compras individualizados ou de grupos de consumidores. Propor medidas diferenciadas de atenção e solução a problemas que afetam a necessidade e escolha pelo cliente de um produto ou serviço ofertado pela empresa. Determinar valor para os clientes. Avaliar rentabilidades de clientes. Elaborar quadros de análise de comportamentos de clientes. Efetuar pesquisas de comportamento e atitudes de clientes. Demonstrar estudos analíticos sobre atitudes e maneiras de decisões de compras partidas dos consumidores. Identificar, por relatórios, razões de baixo interesse de aquisição por parte dos clientes. Medir grau de competitividade e interesse dos produtos/serviços ofertados. Calcular custos de clientes não retidos. Desenvolver, com base em estudos comportamentais, planos de retenção de clientes e sua fidelização. Literatura de administração de marketing. Psicologia social. Relações Humanas. Marketing de relacionamento. Estatística aplicada. Tecnologia da Informação. Antropologia do consumo. Gráficos de administração. Metodologias de preparação de relatórios e/ou pareceres de diagnósticos comportamentais. Certificação de Qualificação Profissional em Gestão de Produtos e Serviços - KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, SCHIFFMAN, G.Leon. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COBRA, Marcos. Marketing básico uma abordagem brasileira. São Paulo: Atlas, GARBER, Rogério. Inteligência competitiva de mercado. São Paulo: Madras, COMPLEMENTAR - LÃS CASAS, Alexandre Luzzi. Fundamentos de marketing. São Paulo: Atlas, 1997

13 Detecção Mercadológica C/H: 060 Entender sobre a economia de mercado e a sua complexidade de dinamização. Destacar concorrentes potenciais de mercado. Desenvolver estudos de demanda de mercado que possibilitem a avaliação de mercados potenciais à introdução e/ou manutenção de produtos/serviços disponibilizados pela empresa. Distinguir mercados potenciais de não potenciais. Analisar elementos de segmentação visando particularizar/massificar mercados possíveis de serem atendidos. Avaliar e estabelecer pontos de diferenciação no mercado. Fixar nível de posicionamento requerido para o produto/serviço já existente ou a ser introduzido no mercado. Administrar ações de avaliação de mercados (introdução, revigoramento, afastamento). Buscar e estudar dados e informações mercadológicas que sirvam para o processo decisório de marketing. Sistematizar informações gerencias de marketing. Desenvolver e manter banco de dados de informações de marketing. Emitir relatórios de suporte à decisões gerenciais de marketing. Estudar e avaliar a implementação de tecnologias de informação aplicáveis ao desenvolvimento de sistemas de inteligência de marketing na empresa. Fazer análises voltadas ao conhecimento da situação ou momento do desempenho da economia global e setorial. Analisar, classificar e registrar concorrentes ou competidores no mercado. Aplicar a segmentação de mercado. Fixar pontos de diferenciação. Elaborar relatórios de indicativos de posicionamento dos produtos ou serviços comercializados. Pesquisar e avaliar novos mercados potenciais. Efetuar pesquisas direcionadas a busca de dados e informações mercadológicas. Conceber e desenvolver sistemas de apoio às decisões de marketing (sistemas de informações gerenciais de marketing). Aplicar e manter banco de dados de marketing. Idealizar relatórios de informações gerenciais de marketing. Elaborar normas e procedimentos para acesso as informações de marketing e sua utilização. Literatura de administração de marketing. Literatura de administração de vendas. Estatística aplicada. Tecnologia da informação. Técnicas e/ou ferramentas de segmentação e análise de mercado. Literatura de Sistemas de informação. Informática básica. Raciocínio lógico. Português instrumental. Certificação de Qualificação Profissional em Gestão de Produtos e Serviços

14 - KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, GARBER, Rogério. Inteligência competitiva de mercado. São Paulo: Madras (Letras e Expressões), COMPLEMENTAR - LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Fundamentos de marketing. São Paulo: Atlas, HOOLEY, Grahan J. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2001.

15 Políticas e Estratégias de Marketing C/H: 080 Definir estratégia organizacional e sua metodologia de implementação. Implementar ações de planejamento estratégico empresarial. Trabalhar dentro do escopo de pensamento e administração estratégica. Entender e linkar as estratégias organizacionais com as estratégias de marketing. Propor, conforme estudos mercadológicos, estratégias de marketing possíveis de serem adotadas na empresa, visando a eficiência e eficácia operacionais e comerciais requeridas. Fazer planejamento estratégico. Elaborar diagnósticos de performance comercial de produtos e/ou serviços introduzidos no mercado. Desenvolver estratégias de marketing para a organização; aplicá-las, avaliá-las, mantê-las e atualizá-las. Avaliar, permanentemente, estratégias focadas na implementação do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) da empresa. Literatura sobre planejamento estratégico e administração estratégica. Literatura de administração de marketing. Tecnologia da informação. Organização, métodos e processos. Literatura sobre gerenciamento de projetos. Gráficos cronograma e fluxograma. Análise de ambiente, negócios e concorrência. Certificação de Qualificação Profissional em Marketing Avançado - GRACIOSO, Francisco.Marketing estatégico.5ªed. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, PAGNONCELLI, Dernizzo. Vasconcelos Filho, Paulo de. Construindo estratégias para vencer. Rio de Janeiro, COMPLEMENTAR - COBRA, Marcos. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, ZACARELLI, Sérgio B. Estratégias e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, HOOLEY, Grahan J. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2003.

16 Desenvolvimento de Produtos e Serviços C/H: 080 Compreender as atividades de geração de produtos e novos produtos processadas pela empresa. Planejar o processo de criação e design de produtos. Participar de todos e quaisquer testes de validação do produto, emitindo parecer de aprovação ou não das avaliações realizadas ( testes de engenharia, preferências do consumidor, marca e embalagem, dentre outros não menos importantes). Propor medidas de atualização/modernização de atributos de produtos existentes e em comercialização. Controlar a produção de protótipos de produtos. Estabelecer análises diversas que compreendam a questão de comercialização do produto, bem como do seu ciclo de vida e da sua recuperação, quando for o caso. Entender a relevância dos serviços como diferencial competitivo às organizações. Desenvolver ações que envolvam a especificações de serviços essenciais à criação de valor para o consumidor. Identificar e selecionar estratégias de serviços. Reconhecer o composto da qualidade de serviços. Agir em função de criar e manter serviços de suporte à produção e comercialização de produtos. Fixar categorias de colocação de produtos no mercado. Estudar desejos e gostos de grupos de consumidores e idealizar produtos que satisfação essas necessidades. Desenvolver políticas de produtos e de novos produtos que possibilitem sua introdução eficaz no mercado. Sugestionar, com base no conhecimento técnico-teórico obtido, dados que possam fixar atributos idéias a engenharia do produto. Elaborar projetos de idealização de serviços e operar as etapas/fases da sua criação. Analisar características de serviços e efetuar melhoria e/ou aprimoramento de sua dinamização. Fazer pesquisas da avaliação da qualidade de serviços. Ativar estratégias de serviço. Estruturar e implementar o marketing de serviços. Elaborar plano de negócios de serviços. Emitir relatórios gerenciais de acompanhamento e avaliação de serviços em operação. Gerenciar serviços. Literatura de administração de marketing. Administração de produtos e serviços. Tecnologia de informação. Empreendedorismo. Estatística básica. Análise de ambiente, concorrência e negócios.

17 Certificação de Qualificação Profissional em Gestão de Produtos e Serviços - SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, CHURCHILL, Gilbert A. Marketing, criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, COMPLEMENTAR - ROCHA, Ângela de Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, MIRANDA, Roberto Lira. Marketing de varejo às alianças estratégicas com a indústria. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

18 Divulgação de Produtos e Serviços C/H: 080 Desenhar e estruturar modelos de comunicação de interesse de operacionalização na empresa. Analisar e selecionar mídias de veiculação. Propor campanhas promocionais permanentes e situacionais. Estabelecer estratégias de comunicação e planos de comunicação. Auditar retidão e ética promocional. Avaliar desempenho de campanhas promocionais. Agir, em função permanente e contínua, para melhoramento ou aperfeiçoamento da comunicação de marketing em realização. Identificar mídias promocionais competitivas. Traçar planos promocionais. Definir composto promocional e/ou mix promocional mais adequado à divulgação de produtos/serviços requisitados. Avaliar e propor contratação de projetos de comunicação dirigidos e ofertados por agências. Montar eventos de comunicação. Medir desempenho promocionais. Literatura de administração de marketing. Propaganda e publicidade. Promoção e promoção de vendas. Merchandising. Marketing direto. Relações públicas. Tecnologia de informação. Agenciamento de veículos de comunicação. Administração de contratos. Português instrumental. Comportamento do consumidor. Certificação de Qualificação Profissional em Gestão de Produtos e Serviços -PINHO, B.J. Comunicação em marketing. São Paulo: Papirus, SANDHUSEN, L. Richard. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, COBRA, Marcos. Marketing básico, uma abordagem brasileira. São Paulo: Atlas, COMPLEMENTAR - KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, GRONROOS, Cristian. Marketing gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

19 Gerência de Força de Vendas C/H: 040 Planejar e obter o conjunto de profissionais de vendas da empresa (efetivo de força de vendas). Planejar, obter e controlar recursos administrativos e operacionais de aplicação às atividades de vendas. Desenvolver programas de capacitação e desenvolvimento de força de vendas própria e terceirizada. Estabelecer formas de estímulos e motivação para equipe de vendas. Planejar estrutura e processos das atividades operacionais e administrativas de vendas na empresa. Propor sistema de remuneração e encarreiramento para equipe de vendas e suporte de vendas. Liderar e supervisionar ética, atitudes e desempenho de força de vendas. Fixar a estrutura da unidade de vendas na empresa. Dimensionar equipe de vendas e de suporte de vendas. Descrever cargos e funções em vendas e de apoio a vendas. Recrutar, selecionar e admitir profissionais de vendas e suporte de vendas. Definir quadros e tabelas de remuneração, promoção encarreiramento de profissionais de vendas e suporte de vendas. Liderar e motivar força de vendas. Levantar e avaliar desempenho de profissionais de venda. Treinar e capacitar profissionais de vendas; Desenvolver profissionais de vendas. Supervisionar comportamentos, atitudes e desempenho de equipe. Literaturas de administração de marketing e administração de vendas. Tecnologia de informação. Gestão de pessoas. Motivação e Liderança. Administração de materiais. Estruturas organizacionais. Desenvolvimento de recursos humanos. Administração de cargos e salários. Logística de transporte e movimentação de pessoal. Ética profissional. Grupos formais e informais. Certificação de Qualificação Profissional em Gestão de Produtos e Serviços

20 - FURNELL, M. Charles. Vendas, fundamentos e novas práticas de gestão. São Paulo: Saraiva, CHIAVENATO, I. Iniciação à administração de vendas. São Paulo: Makron Books, COMPLEMENTAR - KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, STATON, J. Willian. Administração de vendas. 10ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC, JUMONJI, Takechi. Kaisen em vendas: metodologia inovadora de melhoria continuas em vendas: o novo paradigma do vendedor num ambiente de TQM e ISO9000. São Paulo: STS, 1992.

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Ceilândia GESTÃO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ceilândia, Fevereiro de 2014. CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas

MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas Página 1 de 6 MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados: 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas

Leia mais

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora - TGE 2005-2 Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora 1 DADOS LEGAIS: Reconhecido pela

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR 1. INTRODUÇÃO Conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Unida de Suzano

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EMENTA MBA GESTÃO DE VAREJO

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EMENTA MBA GESTÃO DE VAREJO MBA GESTÃO DE VAREJO 1 - FORMAÇÃO DE PREÇO E ANÁLISE DE MARGEM NO VAREJO: Ementa: Conhecer o conceito de lucro na visão da precificação baseada no custo; demonstrar termos utilizados na formação de preço

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING

ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2013 1 ETEC TAKASORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS INDICE

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS Branding Corporativo O que é Branding. O que é uma marca. História da Marcas. Naming. Arquitetura de Marcas. Tipos de Marcas. Brand Equity. Gestão de Marcas/Branding.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Gerenciamento de Projetos Fundamentos Gerenciamento de Fundamentos MBA EM GESTÃO DE PROJETOS - EMENTAS Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de. Areas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMI - PMBoK. Ciclo

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO Anexo II da Resolução nº, de de de 2008. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO 1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Comunicação e linguagem; estrutura do

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mercados

MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mercados MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mercados 1-OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Especializar profissionais com diploma do curso superior, que atuem nos setores empresariais, estratégicos, gerenciais e técnicos

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 64/2011 Altera a Resolução nº. 57/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Administração dos canais

Leia mais

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2 English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ADMINISTRAÇÃO 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Administração PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA Habilidades Computacionais 32 h/a Oferece ao administrador uma visão sobre as potencialidades da tecnologia

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Concepção do Curso de Administração A organização curricular do curso oferece respostas às exigências impostas pela profissão do administrador, exigindo daqueles que integram a instituição

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 1 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Administração

Leia mais

CURSOS: ÁREA ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO

CURSOS: ÁREA ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO CURSOS: ÁREA ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO ELABORANDO O PLANO DE NEGÓCIOS 16h Entendendo o negócio Perfil do Empreendedor de Sucesso Visão e missão do Negócio Características do Plano de Negócios Plano de Investimento

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO

PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO PERFIL DO CURSO Estuda os produtos e serviços da empresa, caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral. Prepara ações de venda. Promove e efetua a venda

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING Sumário Parte um Conceitos e tarefas da administração de marketing CAPITULO I MARKETING PARA 0 SÉCULO XXI A importância do marketing O escopo do marketing 0 que é marketing? Troca e transações A que se

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta.

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta. ESPE/Un SERE plicação: 2014 Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento

Leia mais

Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 -

Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 - Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 - O Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é um curso da área de informática e tem seu desenho curricular estruturado por competências

Leia mais

APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PROMOTOR DE VENDAS. Parte 1 (solicitante)

APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PROMOTOR DE VENDAS. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade IV Marketing Profª. Daniela Menezes Comunicação (Promoção) Mais do que ter uma ideia e desenvolver um produto com qualidade superior é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ ou serviço

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 6 ANEXO II METODOLOGIAS (A) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 7 A) Metodologias utilizadas no Curso de Administração, bacharelado: a) Aulas Expositivas, Fórum de Debates, Dinâmica de Grupo, Seminários, Estudos de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Ementa: Identificar os elementos básicos das organizações: recursos, objetivos e decisões. Desenvolver

Leia mais

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

FACULDADE PASCHOAL DANTAS FACULDADE PASCHOAL DANTAS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SÃO PAULO - SP NOVEMBRO DE 2008 ÍNDICE 1. Visão e Missão da FPD...3 2. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR GESTÃO COMERCIAL (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

ÊNFASE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios Universidade Estácio de Sá Gestão e Negócios A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 1. Comercial e Marketing 1.1 Neurovendas Objetivo: Entender

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Evolução e conceito de geomarketing. 2. Técnicas de geoprocessamento. Geomarketing : Tomada de Decisão no Varejo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro Anexo 3 PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro 1. Capa 2. Sumário 3. Sumário executivo 4. Descrição da empresa 5. Planejamento Estratégico do negócio 6. Produtos e Serviços 7. Análise de Mercado 8. Plano de Marketing

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL INTRODUCAO A GESTAO COMERCIAL Adquirir uma visão integrada dos principais aspectos das atividades de varejo, serviços e vendas,

Leia mais

Plano Educação. www.planoeducacao.com.br LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO. Área Assunto Titulo

Plano Educação. www.planoeducacao.com.br LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO. Área Assunto Titulo Plano Educação LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO 1 Administração Comércio, Vendas e Negociações Administração de Mercado Exterior Administração Comércio, Vendas e Negociações Atendimento ao cliente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES Educação Superior no Brasil: cenários e tendências Conceitos e concepções de universidade; aspectos históricos da educação superior no Brasil; a reforma da educação superior

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES:

DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: A Teoria das Organizações em seu contexto histórico. Conceitos fundamentais. Abordagens contemporâneas da teoria e temas emergentes. Balanço crítico. Fornecer aos mestrandos

Leia mais

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização S QUE VOCÊ ENCONTRA NO INAED Como instituição que se posiciona em seu mercado de atuação na condição de provedora de soluções em gestão empresarial, o INAED disponibiliza para o mercado cursos abertos,

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO O programa irá desenvolver no aluno competências sobre planejamento e força de Vendas, bem como habilidades para liderar, trabalhar em equipe, negociar

Leia mais

METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO

METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO Mauricio João Atamanczuk (UTFPR) atamanczuk@hotmail.com Prof. Dr. João Luiz Kovaleski (UTFPR) kovaleski@pg.cefet.br RESUMO:

Leia mais

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Um jeito Diferente, Inovador e Prático de fazer Educação Corporativa Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Objetivo: Auxiliar o desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

Como fazer o seu primeiro MBA?

Como fazer o seu primeiro MBA? GRADE CURRICULAR Como fazer o seu primeiro MBA? Escolha o MBA desejado no seu escritório virtual e confira a Grade Curricular do curso. Faça um a um, todos os módulos referentes ao MBA escolhido baseando-se

Leia mais

Contadores. Empresários. Empresários. Empresários. GRÁFICO 5: Freqüência com que o contador visita as empresas

Contadores. Empresários. Empresários. Empresários. GRÁFICO 5: Freqüência com que o contador visita as empresas IV Ciclo de Estudos Contábeis UM ESTUDO DA IMAGEM DO CONTADOR NO MUNICÍPIO DE ITAPIRANGA-SC LEONEIDE ERHART RECKZIEGEL Bacharel em Ciências Contábeis; Pós-Graduanda em Controladoria. CARMEM HAAB LUTTE

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM ADMINISTRAÇÃO PARTE TÉCNICA GESTÃO EMPRESARIAL

PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM ADMINISTRAÇÃO PARTE TÉCNICA GESTÃO EMPRESARIAL PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM ADMINISTRAÇÃO PARTE TÉCNICA GESTÃO EMPRESARIAL 1. História da Teoria da Administração: fundamentos da Administração: Era Clássica; Revolução Industrial;

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores

Leia mais

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLEX 2016

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLEX 2016 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLE 2016 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLE 2016 ÁREAS DE NEGÓCIOS E ENGENHARIA O Programa Pós-Flex da Universidade Positivo possui 15 cursos voltados para

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo para

Leia mais

Plano de Negócios PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL. Sumário

Plano de Negócios PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL. Sumário Plano de Negócios Plano de Negócios Sumário Introdução... 3 Plano de Negócios... 3 Etapas do Plano de Negócio... 3 Fase 1... 3 Fase 2... 8 Orientação para entrega da Atividade de Avaliação... 12 Referências

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

Especialização em Comunicação Organizacional e Reputação Corporativa - NOVO

Especialização em Comunicação Organizacional e Reputação Corporativa - NOVO Especialização em Comunicação Organizacional e Reputação Corporativa - NOVO Apresentação Previsão de Início Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Comunicação Organizacional

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas, exponenciais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a:

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a: CURSO: Graduação em Marketing ( graduação) Missão O Curso de Graduação em Marketing tem como missão formar profissionais com capacidade de criar, planejar, executar e controlar processos de marketing que

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Graduação em Administração

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Graduação em Administração Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Administração Educação Presencial 2011 1 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC O curso de Administração visa formar profissionais capacitados tanto para

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler

Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler AULA 5 - PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO Abertura da Aula Uma empresa é formada

Leia mais

METODOLOGIA HSM Centrada nos participantes com professores com experiência executiva, materiais especialmente desenvolvidos e infraestrutura tecnológica privilegiada. O conteúdo exclusivo dos especialistas

Leia mais