O USO DO ITIL PARA GOVERNANÇA DE TI Resumo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O USO DO ITIL PARA GOVERNANÇA DE TI Resumo"

Transcrição

1 1ºCONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação de Junho de 2004 USP/São Paulo/SP - Brasil O USO DO ITIL PARA GOVERNANÇA DE TI Resumo Wagner Okida Vieira MBA TI USP Turma 8 A área de Tecnologia da Informação (TI) das Corporações está sofrendo uma grande mudança em sua natureza. Não é mais aceito como excelência operacional de TI, métricas sobre níveis de serviço que estão baseadas na própria percepção daquela área. É necessário estar alinhado com os requerimentos das áreas de negócio da Corporação. Para isto, busca-se a utilização de práticas de Governança de TI para o gerenciamento dos seus níveis de serviço. Este trabalho objetiva descrever os best practices do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que foram desenvolvidos pelo governo britânico através da CCTA (Companhia Telefônica) na década de 80. Aderente a esta práticas que focam o que deve ser feito, foi desenvolvido em 1991, uma metodologia denominada ITSM (IT Services Management). Focada no como deve ser feito, e conta com grandes companhias patrocinadoras, como: a HP, a Computer Associates, a IBM, a SUN, a MICROSOFT, a XANSA e a BMC Software (2003). O objetivo deste trabalho é demonstrar que na adoção desta metodologia de governança, os papéis e responsabilidades de TI recebem uma melhor definição. Consequentemente, há um melhor controle nos custos no fluxo de trabalho providos por esta área, podendo resultar em uma economia de até 30%. Foram realizadas pesquisas de referência em documentos nos principais sites de Internet dos Órgãos Mundiais mantenedores, como a OGC (The Office of Government Commerce) responsável pelo ITIL, o ITSMf (IT Services Management Fórum), o Gartner e experiência da HP, um dos principais players no mercado de Managed Services (Serviços Gerenciados). Palavras Chaves: Governança, Best Practices, Serviços de TI, Gerenciamento de Processos, Business IT Aligment.

2 O USO DO ITIL PARA GOVERNANÇA DE TI Wagner Okida Vieira MBA TI USP Turma 8 Introdução As áreas de Tecnologia da Informação (TI) das Corporações estão sofrendo um grande mudança em sua natureza. Não importa somente possuir a tão desejável excelência operacional, com todos os índices de métricas atingidos, se ela parte da própria perspectiva de TI. Na verdade, TI já não é mais uma área operacional, e sim uma área estratégica das corporações, transformando-se assim em Business (área de Negócio). Com base nisto, é preciso conhecer o Core Business (o coração do negócio) da empresa que faz parte, acompanhando as rápidas mudanças de mercado e atendimento às requisições dos Businesses. Além disso, como toda área de Negócio, TI deve entregar seus níveis de Serviço alinhado às requisições, e a customização de seus custos e investimentos, contribuindo assim, diretamente no resultado das Corporações. Isto só é possível através de processos bem definidos, procedimentos claros e de conhecimento dos times de TI, bem como, os papéis e responsabilidades. Daí o surgimento de várias metodologias objetivando fornecer o conhecimento necessário para gestão de TI. Objetivo O objetivo desta pesquisa é descrever os best practices (melhores práticas) do ITIL (Information Tecnology Infrastrucuture Library Biblioteca da Infra estrutura de TI) desenvolvida pelo governo britânico através da Companhia Telefônica, a CCTA, na década de 80. Estas práticas foram implementadas por todas as áreas de TI das empresas daquele governo. Atualmente, a OGC (The Office of Government Commerce) tem a responsabilidade de manter o ITIL. Aderente a estas práticas, uma metodologia para facilidade de uso e implementação foi criada: o ITSM (IT Service Management Gerenciamento do Serviço de TI). O ITSMf (ITSM Fórum) foi criado em 1991, como organização mundial responsável em

3 manter a metodologia que hoje conta com mais de 1000 membros, em diversos países, através de modelo de referência para os deliveries (entregas) dos serviços de TI sejam implementados com base no ITIL. Justificativa Há uma crescente preocupação nos controles de processos, níveis de serviços e custos que envolvem a área de Tecnologia da Informação (TI). A pressão exercida pelas áreas negócios das empresas quanto a qualidade e disponibilidade da infra estrutura de TI, vem levando à adoção de modelos de Governança. Vários artigos podem ser encontrados nos principais sites de empresas de Tecnologia, como também bibliografias que abordam o Gerenciamento de Serviços de TI, e alinhamento de TI com as áreas de negócio da Companhia. Também é observado que no mercado, a utilização de uma metodologia de Governança, passa a ser um grande diferencial de valor agregado para os players de Serviços Gerenciados, como por exemplo, a HP, a IBM, e a EDS. A metodologia ITIL, uma biblioteca composta de 40 livros, mostra-se bem mais aderente à entrega de serviços por TI em comparação à outras metodologias, principalmente quando aliada ao ITSM. Por exemplo, o Cobit é uma metodologia voltada para Businesses, porém, com foco em auditoria, diferentemente do ITIL que é focado na entrega de serviços. Um outro grande diferencial é quanto às certificações quanto aos processos internos, como por exemplo ISO 9000/2002 (versão) e CMM (Nível de Maturidade). Ambos, reconhecem a utilização de ITIL, facilitando as respectivas certificações. A utilização do ITSM que abrange como deve ser feito facilita a implementação do ITIL que foca no o que deve ser feito. Permitindo a implantação do ITIL por módulo, o que permite eficácia no processo de mudança de TI. A seguir, um quadro descritivo com os módulos do Serviço de Suporte e do Serviço de Entrega que unidos compõem o Gerenciamento de Serviços de TI.

4 Service Support (Serviço de Suporte) Service Delivery (Serviço de Entrega) Service Desk* (Serviço de Atendimento) Service Level Management (Gerência de Nível de Serviço) Incident Management (Gerência de Financial Management for IT Services Incidente) (Gerência de Finanças para Serviços de TI) Problem Management (Gerência de Capacity Management (Gerência de Problema) Capacidade) Configuration Management (Gerência de IT Service Continuity Management Configuração Inventário) (Gerência de Continuidade de Serviço de TI) Change Management ( Gerência de Availability Management ( Gerência de Mudança) Disponibilidade) Release Management (Gerência de Versões) * Service Desk não é um procedimento e sim uma função Com estas disciplinas é possível cobrir os processos de entrega e controle dos serviços prestados pela área de TI. Vale frisar que os principais membros patrocinadores do ITSM (metodologia de Gerência de Serviço de TI) são, entre eles (em 2003): a HP, a Computer Associates, a IBM, a SUN, a MICROSOFT, a XANSA e a BMC Software. A seguir, serão discutidos os processos do modelo de Referência do ITIL, baseados na estruturação da metodologia ITSM.

5 Modelo de Referência ITIL para Service Management Modelo de Referência ITSM

6 Service Support No Service Support (Serviço de Suporte) estão concentrados as rotinas do dia-a-dia. Nela encontraremos o Service Desk, o Incident Management, o Problem Management, o Configuration Management, o Change Management e o Release Management. 1.) Configuration Management Esta disciplina é destinada ao controle total de todos os componentes que estão em TI, como um inventário. Nela, deverão constar os dispositivos de hardware, programas de computadores, serviços contratados (terceirizados), documentações, descrição de atividades, documentação de processos e outros itens relacionados à Infra estrutura de TI. Cada componente é denominado um Item de Configuração (CI Configuration Item). No CI são especificados: - Versão; - Proprietário; - Status de Informação; Além dos controles, nesta disciplina poderemos encontrar: - Relacionamento dos itens; - Manutenção dos registros atualizados; - Controle das mudanças para certificação; - Responsável pela mudança e seu objetivo; - Autorizador da mudança; - Auditoria / Verificação da Infra estrutura de TI para garantir somente CIs autorizados. Todos estes dados são registrados em um base de dados, denominada CMDB (Configuration Management Data Base Base de Dados de Gerência da Configuração). Qualquer atualização na Infra estrutura de TI, após aprovada, será registrada nesta Base de Dados, garantindo assim o conhecimento e controle de todos os CIs.

7 Fluxo do Processo: 2.) Service Desk O Service Desk não é um procedimento, e sim uma função que objetiva o relacionamento com o usuário final, suportando-os nos níveis de serviço entregues por TI. Suas atividades são: - Prover um ponto de contato entre os usuários, clientes, e serviços de TI; - Prover um ponto de contato principal para todos os chamados; - Facilitar a normalização dos serviços de TI, minimizando os impactos nos Businesses (Áreas de Negócios); - Gerar notificações e distribuí-las para comunicação; - Gerar valor para a organização. Fluxo do Processo:

8 3.) Incident Management Na nomenclatura de ITIL, um incidente é todo evento que impacta a operação do dia-a-dia nos serviços de TI, porém de causa conhecida. Consequentemente, as soluções devem estar registradas em um base de dados de conhecimento. O responsável por manter esta base de dados atualizada e íntegra é o Service Desk (Help desk). Atividades: - Recuperar a normalização da operação o mais rápido possível; - Minimizar os impactos nas operações do Business; - Garantir da melhor forma possível a qualidade e disponibilidade dos serviços conforme os SLAs (Service Level Agreement Contrato de Nível de Serviço)

9 Fluxo do Processo: 4.) Problem Management Um problema é todo evento que impacta a operação do dia-a-dia de TI, porém de causa desconhecida, diferentemente de um incidente. Sua função é detectar as causas raízes das falhas que ocorrem, recomendando as devidas alterações nos CIs (Itens de Configuração). Seu foco está nas seguintes áreas: - Controle do Problema: encontrar a causa raíz da falha; - Controle do erro: corrigir os problemas, gerenciar a informação relacionada, e erros conhecidos. Fluxo do Processo:

10 5.) Change Management A experiência comprova que os maiores problemas nos serviços de TI ocorrem quando é realizada uma alteração, como exemplo, uma atualização de sistema. Esta disciplina tem como responsabilidade: - Gerenciar os processos de mudança; - Aceitar, filtrar e registrar as RfCs (Requests for Change Requisições de Mudanças); - Analisar impactos, custos, risco e benefícios; - Manter justificação e aprovação das mudanças; - Gerenciar e controlar as implementações; - Monitorar e reportar as mudanças; - Revisar e fechar as mudanças.

11 Atividade: Atuar somente com as aprovações autorizadas, com custos analisados e riscos aceitados. Fluxo do Processo: 6.) Release Management Com o crescimento constante de hardware, é necessário um controle efetivo do software. Esta disciplina têm como objetivo acompanhar atualização do software. Suas principais atividades são: - Atividade Preventiva (proteção quanto ao uso de licença ilegal); - Atividade Consistente (garantir compatibilidade); - Licenciamento (garantir a quantidade de licenças em uso, conforme quantidade de usuários); - Manter uma biblioteca com os softwares mestre; - Aceitar novas versões de programas; - Implementar novas versões.

12 Fluxo do Processo: Service Delivery No Service Delivery (Serviço de Entrega) estão concentrados os planejamentos e melhoria dos termos de longo prazo da entrega dos serviços. Nele encontramos o Service Level Management, o Financial Management for IT Services, o Capacity Managemet, e o Availability Management.

13 1.) Capacity Management Esta disciplina objetiva controlar a Capacidade de TI no atendimento à demanda de serviços prestados à corporação, garantindo assim, justificativas sobre os custos de crescimento para atendimento da demanda das áreas de negócio. Suas atividades são o gerenciamento de: - Capacidade do Negócio; - Capacidade de Serviço; - Recursos; - Demanda; - Capacidade de Planejamento; - Capacidade da Base de Dados. Fluxo do Processo: 2.) Availability Management Visa gerenciar a otimização dos recursos de TI, antecipando e calculando as falhas esperadas. Implementa política de segurança e monitora os pontos a serem atingidos nos serviços acordados. Atividades: - Disponibilidade; - Recuperação; - Redundância;

14 - Segurança; - Conhecimento das Funções Vitais do Business Fluxo do Processo: 3.) IT Service Continuity Management Esta disciplina cobre a perda de serviços inesperados de IT, buscando o planejamento de alternativas para Recuperação de Desastres, e testes de Planos de Contingência.

15 Fluxo do Processo: 4.) Financial Management for IT Services Responsável pela gestão dos custos efetivos de TI, calculando e gerenciando os custos dos serviços entregues, como exemplo: - Custo de Hardware; - Custo de Software; - Custo de Pessoas; - Custo de Transferência;

16 - Custo de espaço de trabalho; - Custos externos. Fluxo do Processo: 5.) Service Level Management Esta disciplina gerencia a qualidade e quantidade dos serviços que são entregues por TI de acordo com um contrato de prestação de Serviço. Suas atividades são: - Melhorar a qualidade dos serviços; - Medir os níveis de serviço; - Balancear a demando dos clientes e a capacidade de serviços de TI.

17 Fluxo do Processo: Metodologia A pesquisa para o desenvolvimento deste Artigo Científico foi baseada em literaturas bibliográficas a partir de textos disponíveis nas páginas de Internet dos fóruns mundiais sobre o uso de ITIL em Governança de TI, como Gartner, OGC (Mantenedora do ITIL) e na experiência e resultados obtidos da HP, um dos principais membros mundial do ITSM e player de mercado.

18 Revisão da Literatura A utilização do ITIL vem demonstrando que com as definições de papéis, processos e responsabilidades para o staff (time) de TI, inúmeros benefícios estão sendo alcançados. Inicialmente, sem o uso do ITIL, aproximadamente 5% dos problemas tinham sua causa conhecida, a partir do uso destes best practices após um ano, esta porcentagem aumenta para 30%. Consequentemente, a área de TI começa a oferecer uma série de métricas de acordo com os requerimentos de negócio, o denominado Business IT Alignment. Tornando assim, muito mais profissionais os serviços prestados por TI às áreas de negócios de uma companhia. Com base na utilização do ITIL, a área de TI passa a ter total controle sobre seus processos, bem como o controle do fluxo de trabalho. Adicionalmente, passa também, a mensurar sua excelência operacional do ponto de vista das áreas internas de negócio, conseguindo criar um equilíbrio entre a Tecnologia, e o uso por parte daquelas áreas. Com isso, é possível chegar no detalhamento e entendimento dos custos efetivos tangíveis, como também, na economia dos custos de TI. Torna-se visível os custos efetivos intangíveis, como aumento da motivação do time de TI. Por fim, o resultado final é de um controle mais efetivo quanto aos processos, pessoas, ferramentas e custos internos, servindo até como base para um melhor gerenciamento dos serviços internos, como também, dos serviços fornecidos por parceiros ou provedores. Referências: Gartner Group CS Best Practices, Simon Mingay 23 January 2004 ITIL.ORG ed_03_11_e.pdf Editors Note Martim Adenmatten November 2003

19 HP itsm_businesswp.pdf IT Service Management Business Paper EN June 2003 Resultados Esperados À partir da implementação do ITIL, TI passa a realizar a gestão de fato de seus níveis de serviço. O estudos apontaram que pós implementação, a porcentagem dos eventos de causa conhecida subiram para 30%, sendo que antes do uso do ITIL eram de aproximadamente 5%. Metade dos incidentes (50%) passaram a ser resolvidos em menos de uma hora, e em 24 horas, 80% do total de incidentes são solucionados. Outro grande ganho é em relação a economia de custos, aproximadamente 7%. Na Europa, isto significa uma economia em torno de 3,5 milhões (euros) em um ano. Com um controle mais efetivo em seus processos, as empresas passaram a cobrar mais 2% do total das contas relativas aos serviços que eram entregues, mas não eram efetivamente cobrados, resultando em aproximadamente em 1 milhão a mais nas cobranças. Após a implementação do ITIL, verifica-se um aperfeiçoamento no relacionamento com os clientes, decorrente da melhoria dos níveis de serviços recebidos. Fortemente favorecido por um gerenciamento melhor sobre sua infra estrutura, resultando em uma melhor disponibilidade, o índice de Satisfação do Cliente para TI passa de uma média de 6.8 para 7.6 (num total 10). Demonstrando assim que a adoção de uma metodologia de Governança passa a ser crucial para a organização de TI. Com sua profissionalização, seus resultados contribuem diretamente para uma melhor competitividade às Corporações que suporta.

20 Conclusão O uso do ITIL como governança gera uma série de benefícios. E o ponto forte passa a ser o próprio TI, ou seja, seu staff (membros). A mudança pode não ser compreendida do ponto de vista de uma profissionalização dos serviços, ao invés do melhor esforço técnico como gestão. Neste caso, é crítico alguns pontos a serem considerados antes da adoção do ITIL como Governança de TI: Mensurar os níveis de serviço e os custos antes de executar a mudança. Isto é muito importante para comparação do antes da mudança e pós mudança ; Utilizar a experiência externa ao TI para a execução de treinamentos. Isto fará com que o conhecimento seja absorvido pelo o staff de TI; Implementar a iniciativa de gerenciamento de serviços como um Programa de Mudança, resultando num melhor apoio ao membros de TI; Identificar um case para executar o start do uso da Governança, facilitando assim o entendimento da mudança, bem como, a minimizar os impactos decorridos a ela; Envolver os altos executivos da Corporação, certamente pontos chaves para o sucesso da adoção da Metodologia; Treinamentos contínuos e capacitação para os membros de TI, certificando os progressos da mudança, bem como, a motivação do staff. Preparadas estas ações, o resultado final poderá ser utilizado como um case (caso) de sucesso, permitindo a comparação entre o antes e o depois da profissionalização de TI com a adoção do ITIL como governança.

21 Discussão Final Com a implementação desta metodologia, temos um forte controle sobre os processos e procedimentos dos serviços de TI. Com este mapeamento, o controle do custo e de demanda fica claro para os gestores de Informática, inclusive com métricas que refletem a realidade e qualidade dos serviços prestados, não somente a percepção de usuário. Não é uma tarefa fácil a implementação destas práticas, e deve-se trabalhar em módulos para facilitar o aprimoramento das áreas de TI, dos processos, das pessoas e a identificação dos produtos (ferramentas) necessárias para o gerenciamento efetivo das atividades. A gerência sobre o staff de TI é um outro ponto bastante relevante para o sucesso do gerenciamento de serviços de TI. Isto tudo força uma mudança inclusive no trato com os elementos de TI, como pode ser visto no gráfico a seguir. Finalmente, a área de IT passa a ser estratégica no que tange o nível de serviço oferecido mediante a necessidade do uso da tecnologia pelas Corporações. A área de TI deixa de ser somente uma área de Operações, e começa a configurar como uma das principais chaves de alcance nas metas estipulas pelas Corporações.

22 Bibliografia ITSM - GLOBAL MEMBERSHIP, acessado em 15/01/2004: SERVICE MANAGEMENT, acessado em 15/01/2004: WHAT IS ITIL?, acessado em 15/01/2004: SERVICE SUPPORT, acessado em 17/01/2004: SERVICE DELIVERY, acessado em 17/01/2004: THE OFFICE GOVERNMENT COMMERCE, Last Updated 25 March 2004, acessado em 17/01/2004: THE HP IT SERVICE MANAGEMET (ITSM) REFERENCE MODEL, June 2003, acessado em 02/02/2004: THE HP IT SERVICE MANAGEMENT (ITSM), June 2003, acesado em 10/01/2004: THE ITIL AND ITSM DIRECTORY, acessado em 23/01/2004: MINGAY, SIMON HOW MANAGING SERVICES USING ITIL PROFITED AND AN IT DEPARTMENT 23/01/2004, acessado em 23/01/2004:

23 ADENMATTEN, MARTIN OPERATION EXCELLENCE. OR WHAT DO YOU EXPECT FROM YOUR IT SERVICE ORGANISATION? November 2003, acessado em 24/01/2004:

Gerenciamento e Administração de Redes

Gerenciamento e Administração de Redes Gerenciamento e Administração de Redes ITIL 1 O que é ITIL? Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices), de domínio público, desenvolvida

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Desafios das empresas no que se refere à infraestrutura de TI Possuir uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades da empresa Obter

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE5638 Introdução a Projetos Orientador: José Eduardo de Lucca OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

Leia mais

Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação Antes de verificar o escopo da auditoria de Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), é necessário compreender a sua abrangência. A

Leia mais

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS. INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que

Leia mais

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques 1 O que é? O CobiT auxilia as organizações a ter uma Governança de TI mais controlada. Pode dizer-se que se posiciona a um nível superior ao da Gestão de Serviços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES 1. Que atributo está associado a um processo já estabelecido? a. Definição do Processo b. Medida do Processo c. Otimização do Processo d. Gerenciamento de Desempenho 2. Que

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO Certificações O MPF passa por um processo de certificação de qualidade em suas várias instâncias. A certificação pode ser: Por exemplo, Certificação

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do risco operacional

Estrutura de gerenciamento do risco operacional Estrutura de gerenciamento do risco operacional 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 2. Principais competências dos

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Educação Superior de Boituva dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia da Informação com rede de computadores que

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.03.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.03.01.pdf Data: 31/07/2000 STATUS: EM VIGOR A Assessoria

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) Procedimento CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS PR.01 Página 1 de 3 14001: 4.4.5, 4.5.4 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para o processo de elaboração,

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

Categorização, Priorização e Balanceamento de Portfólio

Categorização, Priorização e Balanceamento de Portfólio , e de Gustavo Teixeira Silva 1 Palestrante Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 21 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Perfil das funções dos escritórios de projetos em empresas desenvolvedoras de novos produtos Sanderson César M. Barbalho Setembro,

Leia mais

Documento de Processo

Documento de Processo Documento de Processo versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 2 Histórico de Alterações

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário Sumário Processo de Normalização Histórico da Revisão Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001: 2015 - Principais Alterações - Como se preparar para as mudanças? Whitepaper Processo de Normalização Processo

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias Global Productivity Solutions Treinamento e Consultoria em Seis Sigma Seis Sigma em Serviços: desafios e adequações necessárias São Paulo, 23 de agosto de 2006 A importância do Seis Sigma e da Qualidade

Leia mais

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 SISFOTO Sistema de Gerenciamento de Eventos Fotográficos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 17/10/2014 1.0

Leia mais

Monitorização e Controle de Projeto

Monitorização e Controle de Projeto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Monitorização e Controle de Projeto Ricardo Pereira e Silva, D.Sc. www.inf.ufsc.br/ricardo Disponível em www.inf.ufsc.br/~ricardo/download/projetonpd Treinamento

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 09 Página 1 de 5

PO - Procedimento Operacional Revisão: 09 Página 1 de 5 PO - Procedimento Operacional Revisão: 09 Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir as etapas do processo de elaboração e controle de documentos e registro do Sistema de Gestão da Qualidade. 2. RESPONSÁVEIS Diretores

Leia mais

CA Oblicore Guarantee On Demand

CA Oblicore Guarantee On Demand FOLHA DE PRODUTOS: CA Oblicore Guarantee on Demand CA Oblicore Guarantee On Demand agility made possible O CA Oblicore Guarantee On Demand é uma solução de SaaS (Software as a Service Software como Serviço)

Leia mais

MANUAL Árvore de Indicadores

MANUAL Árvore de Indicadores MANUAL Árvore de Indicadores Revisão do Planejamento Estratégico e desdobramentos Sumário Apresentação Árvore de Indicadores Conceitos e Desafios 03 03 Relação de Causa e Efeito 05 Construção da árvore

Leia mais

Curso de Microsoft Project 2016

Curso de Microsoft Project 2016 Curso de Microsoft Project 2016 Lucas Furlan Enteléquia Gerenciamento de Projetos via PMBOK Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos na prática Preparatório para Certificação

Leia mais

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Introdução ao BPM e ao Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira 1. Conceitos básicos 1.1. Processos É um fluxo coordenado e padronizado de atividades executadas por pessoas ou máquinas, as quais podem

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016

PROVA DISCURSIVA. CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016 PROVA DISCURSIVA CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide Máximo de 2 linhas 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gestão de Projetos de Tecnologia da Ecorodovias Afranio Lamy Spolador Junior, Set, 17, 2013 Título Agenda do

Leia mais

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B Esclarecimento 1. Anexo I - Requisitos Funcionais a. Requisito/Item 1.1.6. Qual o software/tecnologia de gerenciamento de documentos utilizado atualmente

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Unidade II Atividades em PDS: Testes. Unidade III Suporte e Manutenção. Processo Desenvolvimento Software

Unidade II Atividades em PDS: Testes. Unidade III Suporte e Manutenção. Processo Desenvolvimento Software Unidade II Atividades em PDS: Testes Unidade III Suporte e Manutenção Atividades Básicas em um PDS Definição / Especificação: (o quê?) Análise econômica Análise de requisitos Especificação de requisitos

Leia mais

Governança de Processos no Serpro. Palestrante: Adinilson Martins

Governança de Processos no Serpro. Palestrante: Adinilson Martins Governança de Processos no Serpro Palestrante: Adinilson Martins Planejamento Estratégico Ciclo 2009-2010 Tornar claros os principais processos organizacionais identificando todas as conexões interáreas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2 Júlio Nascif Luiz Carlos Dorigo 2 ESQUEMA DE ATRIBUIÇÕES DA MANUTENÇÃO Podemos representar as principais

Leia mais

PLANO ANUAL AUDITORIA. Serviço de. Auditoria Interna. Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro

PLANO ANUAL AUDITORIA. Serviço de. Auditoria Interna. Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro PLANO ANUAL DE AUDITORIA Serviço de Auditoria Interna Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA Introdução O presente Plano

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 ÍNDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. IMPLEMENTAÇÃO...3 4. REFERÊNCIA...3

Leia mais

1 Introdução. 1.1 O Problema

1 Introdução. 1.1 O Problema 14 1 Introdução 1.1 O Problema As organizações, independente do porte ou do ramo de atuação, reconhecem que sua sobrevivência está intimamente relacionada com o conhecimento que elas detêm a cerca de seus

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

PROJETO BÁSICO Contratação de Manutenção Especializada e Atualização de Versão do Sistema ALEPH 500

PROJETO BÁSICO Contratação de Manutenção Especializada e Atualização de Versão do Sistema ALEPH 500 Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Secretaria Judiciária Coordenadoria de Gestão de Documentação Seção de Análise, Seleção e Acompanhamento de Legislação Assistência de Biblioteca PROJETO BÁSICO

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium.

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium. À Fundação Oswaldo Cruz, ICICT Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2009. At: Sr. Christovam Barcellos Ref: Observatório Nacional de

Leia mais

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS FIREWALLS GRATUITOS E SUAS APLICAÇÕES EM UM AMBIENTE DE REDE VIRTUALIZADO Gilmar Maikon Ferreira Silva 1, Marcos Paulo Vigiassi 2 1 Discente em Informática Para Negócios, Faculdade

Leia mais

Cipasa Urbanismo garante estrutura de crescimento com redução de 70% no tempo de backup e restauração

Cipasa Urbanismo garante estrutura de crescimento com redução de 70% no tempo de backup e restauração Cipasa Urbanismo garante estrutura de crescimento com redução de 70% no tempo de backup e restauração Indústria: Construção PERFIL DO CLIENTE Empresa: Cipasa Urbanismo Empregados: 250 EMPRESA DESAFIO BENEFÍCIOS

Leia mais

NORMA GERAL PARA GESTÃO DE CONTENCIOSOS TRABALHISTAS DA CDP

NORMA GERAL PARA GESTÃO DE CONTENCIOSOS TRABALHISTAS DA CDP NORMA GERAL PARA GESTÃO DE CONTENCIOSOS TRABALHISTAS DA CDP Norma Geral TÍTULO Capítulo Seção Nome Revisão 2 Presidência 4 Jurídico 02 Contenciosos 01 Gestão de Contenciosos Trabalhistas 00 Inicial Data

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994:

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: As mudan udanças da NBR ISO9001 / 2008 Referenciado em: 1 Breve Histórico Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: Sistema de Garantia da Qualidade; Visão departamentalizada e a abordagem por requisito

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE TESTE DE SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT... 3 3. DOCUMENTAÇÃO...

Leia mais

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados.

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados. 1 Sistemas de Gestão Integrados Gestão da Qualidade Pós graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial Ribeirão Preto E-mail: crpaiva@faap.br CONTEÚDO Motivações Fundamentos de Gestão da Qualidade Evolução

Leia mais

Indicadores de Desempenho: Desafios da Escolha e do Uso

Indicadores de Desempenho: Desafios da Escolha e do Uso Indicadores de Desempenho: Desafios da Escolha e do Uso por Ronaldo Favero em RevistaRH.com.br Escolha Da mesma forma que no cotidiano das pessoas as medições estão presentes (velocidade dos veículos,

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A universalização da inclusão digital, através do desenvolvimento de uma Política Pública de Inclusão Digital, que contemple a criação de um Sistema Municipal de Inclusão Digital,

Leia mais

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Em vigor a partir de 01 de abril 2012 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel. +39 01053851 Fax: +39 0105351000

Leia mais

Catálogo de Serviços

Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços ID: SN04 Nome: E-mail Descrição: Serviço de e-mail para servidores do GDF Catalogado: 31/07/2013 Última revisão: 14/08/2013 Coordenação: Coordenação Técnica do Centro de Dados - COCED

Leia mais

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação Victor Nataniel Narciso Brasília 2004 Artigo publicado, em 04 de novembro de 2004, no Observatório da

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo 2016.1

Apresentação Processo Seletivo 2016.1 Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão.

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015 A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. O produto agora passa a ser bens e serviços Remoção

Leia mais

Justificativas de alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no site do Cespe)

Justificativas de alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no site do Cespe) MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (MP) ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO,

Leia mais

A Função de Compliance na Banca Comercial

A Função de Compliance na Banca Comercial A Função de Compliance na Banca Comercial Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos de Compliance na Banca Comercial Objetivos Específicos: No

Leia mais

PROCEDIMENTO INTERNO

PROCEDIMENTO INTERNO 1. Objectivo Regulamentar a actividade do Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 2. Aplicação Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 3. Definições

Leia mais

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C.

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. EMENTA Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. Descrição dos Cursos A Hit Soluções Tecnológicas vem através deste documento apresentar a proposta de dois cursos de projetos baseados

Leia mais

Plano de Teste. Arndt von Staa Departamento de Informática PUC-Rio Maio 2014

Plano de Teste. Arndt von Staa Departamento de Informática PUC-Rio Maio 2014 Plano de Teste Arndt von Staa Departamento de Informática PUC-Rio Maio 2014 Especificação Objetivo desse módulo apresentar e discutir planos de teste Justificativa para realizar testes de forma confiável

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), os trabalhos de auditoria realizados pelas unidades de auditoria interna e o Relatório Anual

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM

IV Encontro Pedagógico do IFAM IV Encontro Pedagógico do IFAM Mesa temática III: Órgãos Reguladores e Processos de Auditoria na EPT Palestrante: Samara Santos dos Santos Responsável pela Auditoria Interna do IFAM Manaus, 01 de junho

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (PMF/TO) Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI Automação Comercial e as Aplicações Ligadas ao ERP Os Sistemas de Enterprise Resource Planing ERP ERP (Enterprise Resource Planning, planeamento de Recursos Empresariais)

Leia mais

Recursos Humanos 2007. Recursos Humanos 2007

Recursos Humanos 2007. Recursos Humanos 2007 Recursos Humanos 2007 Descritivo completo Optimize a selecção e recrutamento, proceda à correcta descrição de funções, execute as avaliações de desempenho e avalie as acções de formação. Tenha uma gestão

Leia mais

Capítulo 3: Qualidade de Produto e a ISO 9126

Capítulo 3: Qualidade de Produto e a ISO 9126 Capítulo 3: Qualidade de Produto e a ISO 9126 Capítulo 1: Introdução Capítulo 2: Conceitos Básicos Capítulo 3: Qualidade de Produto (ISO9126) Capítulo 4: ISO9001 e ISO9000-3 Capítulo 5: CMM Capítulo 6:

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO. Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO. Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. Versão 1.0 Junho / 2016 INTRODUÇÃO A Política de Gestão de Risco tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

BABok 2.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio

BABok 2.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio Primeiro Módulo: Parte 2 BABok 2.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais