INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial"

Transcrição

1 INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

2 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro de usuários, grupos e impressoras. Emite relatórios de impressão, aplica políticas de cotas, bem como todo o gerenciamento do sistema. A solução PrinterTux se constitui em uma distribuição Linux baseada no Fedora 5 com todo o ambiente de software e configurações pre-definidas para funcionar como um servidor de impressão. Vale lembrar que caso tenha um servidor de autenticação em sua rede, como Active Directory ou Samba, nosso sistema se integra a ele e importa toda a base de usuários. 1.1 Visão Geral do Sistema Interface WEB: Ambiente desenvolvido com a linguagem de programação PHP executado pelo servidor HTTP Apache. Bilhetagem: Conjunto de scripts do tipo Perl que tem como função identificar o trabalho de impressão recém-chegado a fila e extrair todos os campos relevantes para inserção no banco de dados. Interface Sistema Operacional: Conjunto de scripts (BASH) que executam comandos no sistema operacional, seu objetivo é fazer a interface entre a operação WEB e o Linux. Armazenamento: Todos os registros manipulados são armazenados no banco de dados Mysql. Compartilhamento: Disponibiliza acesso às impressoras instaladas no servidor para estações de trabalho Microsoft Windows. Através do software SAMBA, as impressoras recebem comunicação por meio de uma rede TCP/IP utilizando o protocolo NetBios. Nesta camada também é feita a integração do Printertux a uma base de usuários do tipo Active Directory. Impressão: O software CUPS é responsável por enviar o trabalho do usuário para o dispositivo e faz a comunicação via protocolo de rede, porta paralela ou porta USB.

3 3 2. Escopo do Sistema 2.1 Diagrama de Camadas Figura 1: Visão do ambiente de impressão em camadas

4 4 2.2 Diagrama de blocos Figura 2: Sequências do processo de impressão 2.3 Métricas da Qualidade O sistema Printertux deverá atuar na rede de forma transparente, ou seja, sem que o usuário final perceba qualquer diferença no procedimento para envio de impressões. A implantação do sistema não deve alterar a performance do ambiente de impressão; Confiabilidade na contagem de cópias para os formatos suportados (PCL 5, PCL 5e, PCL6, Postscript, Zjstream, ASCII).

5 5 3. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: MD5SUM: f1f e e1fb56caeded1 2 Lembrando que a ISO deverá ser gravada de forma que seja possível efetuar boot com o CD. 4. Pré-Requisitos (Hardware) Um microcomputador que atenda aos requisitos mínimos que seguem abaixo: Processador: 2 Ghz Memória: 512 MB Disco: 80 GB Placa rede: 10/ Instalação O servidor de impressão Printertux, é instalado com o sistema operacional Linux Fedora, o que implica na formatação da máquina. Portanto, fornecemos duas opções: instalar em uma máquina física disponível apenas para o PrinterTux Ou utilizar uma máquina virtual dentro de um computador que pode continuar sendo utilizado normalmente. 5.1 Instalação em Máquina Física - Efetuar download do arquivo de imagem ISO gravar em um CD; - Entre no setup Boot: coloque o CD como primeiro na ordem do boot; - Ligue o computador com o CD de instalação no leitor;

6 6 - A instalação será carregada automaticamente. Na tela a seguir, digite: instalar - O instalador se encarrega de formatar e particionar o disco rígido, além de gravar todos os pacotes do sistema operacional; - Ao término da instalação, será necessário configurar a rede. Configure os parâmetros de acordo com sua rede e continue até o sistema solicitar que reinicie o computador. 5.2 Instalação em Máquina Virtual - Baixar o VirtualBox: - Após instalar o Virtual Box, vá em Novo Próximo Nome: Printertux Sistema operacional: Linux Versão: Linux 2.6; - Defina o espaço da memória RAM que será utilizada pelo servidor (Mínimo recomendado: 512MB). - Defina o espaço para a memória virtual que será utilizada pelo servidor: Disco rígido de boot Criar novo disco rígido Tipo de armazenamento do disco Rígido: Armazenamento dinamicamente expansível Localização do disco virtual e tamanho: Printertux e defina o tamanho do disco (Mínimo recomendado: 8GB) Finalizar - Antes de iniciar a máquina virtual, vá em Configurações Rede na opção conectado a, selecione a opção Placa em Modo Bridge OK.

7 7 - Clique em Iniciar Próximo no driver hospedeiro: selecione o arquivo printertux-20.iso previamente baixado no site e siga até finalizar a instalação; - Na tela da máquina virtual aparecerá dentro do terminal uma solicitação: Digite instalar; - Após este comando, o sistema fará a instalação automaticamente, até chegar na tela de configuração de rede. Você tem duas opções: DHCP (que será uma configuração dinâmica) ou configuração manual. Selecione a configuração manual e defina um IP fixo para o servidor. OBS: O IP do Printertux deve estar liberado para acesso ao host na porta 80/TCP 5.3 Configurações de Rede Após o computador ser reiniciado surgirá uma tela de configuração de rede. Os parâmetros definidos neste momento são pré-requisitos para que posteriormente seja feito o acesso via web. - Deseja configurar a Rede? SIM Pressione <Espaço> para confirmar a opção <SIM>

8 8 - Ao selecionar a opção Utilizar configuração do IP dinâmico BOOTP/DHCP o servidor Printertux receberá os parâmetros fornecidos pelo servidor DHCP da rede. - Para inserir os dados manualmente pressione a tecla <TAB> até o campo Endereço IP Exemplo: Endereço IP Máscara de rede Gateway padrão (IP) Servidor de Nome primário Para confirmar a gravação das informações inseridas, clique em <OK>, e aguarde o sistema ser reiniciado.

9 9 6. Acesso à Interface Web A partir de outro computador da rede, abra um navegador e digite na barra de endereços o IP cadastrado para o PrinterTux ou verifique qual IP foi fornecido caso tenha optado pela configuração via DHCP. - Processo para verificar o IP: Acessar o terminal do servidor Printertux digitar: login root / senha printertux executar o comando ifconfig anotar o IP do servidor Printertux. Segue abaixo a tela que será exibida no momento do primeiro acesso: - Informe os seguintes dados de acesso: Usuário: admin e Senha: admin

10 10 7. Ativação da chave Na tela será exibida uma mensagem solicitando a ativação do sistema.

11 11 - Ao clicar no link Aqui, surgirá uma tela onde deverá ser informado o identificador do cliente. - Para obter o identificador e validar a chave, entre em contato com o suporte da HE Soluções, ou copie a chave gerada automaticamente e envie para: - Será retornado no o ID, copie o mesmo e cole no campo onde é solicitado, e clique em enviar (aguarde pela mensagem: Chave cadastrada com sucesso). É necessário que o servidor Printertux esteja com acesso liberado à internet, para ativação da chave e atualização diária de pacotes. O acesso à internet pode ser concedido de duas maneiras: 1. Através de Proxy Acesse a interface web do Printertux - Menu (Configurações) (Configurações de Rede) (Habilitar acesso a internet via Proxy) - Preencha os campos de acordo com suas configurações da sua rede 2. Através do firewall da rede interna - Altere as regras de NAT do seu firewall de forma que o IP do Printertux tenha o tráfego permitido ao host: na porta 80/TCP.

12 12 - Após ativação da chave é necessário que o sistema seja atualizado. - O processo de atualização é feito pela interface web: Menu Informações Atualizações Agora o sistema de impressão PrinterTux está ativado e atualizado. 8. Assistente de instalação Printertux Após a ativação da chave e atualização do sistema O sistema irá carregar o assistente de configuração.

13 13 Selecione a opção Continuar para o Assistente de Configuração Agora siga os quatro passos para ativar o sistema.

14 14 O primeiro cadastro a ser feito é o cadastro da impressora. Coloque o nome e descrição da impressora e clique em avançar. Na próxima tela, será solicitado o tipo de dispositivo. Os dispositivos mais usados são: rede ou Servidor LPD (para impressoras locais). No exemplo a seguir, usamos uma impressora de rede.

15 15 Informe o IP da impressora. Fabricante. Use sempre o Fabricante Raw. Independente do modelo de impressora que esteja instalando.

16 16 Modelo. O mesmo se aplica ao modelo, sempre selecione Raw Queue

17 17 Caso o equipamento seja multifuncional, selecione a opção: Bilhetar cópias na impressora / Copiadora. Revise os dados e confirme o cadastro.

18 18 Aguarde a confirmação do cadastro. O próximo cadastro será dos grupos. Substitua os exemplos pelos nomes dos grupos (departamentos da empresa).

19 19 Aguarde a confirmação O próximo passo é a integração com o sistema de domínio da rede. O Printertux aplica as políticas de impressão com base no usuário usado no login do Windows. O exemplo a seguir é de uma Integração com o servidor Active Directory. Windows Server, versões: 2000, 2003, 2008 ou 2012

20 20 Selecione a primeira opção (Active Directory) e preencha os campos conforme a figura abaixo.

21 21 Confira a mensagem do LOG de integração. A mensagem deverá apresentar a palavra Joined e o botão Avançar, conforme exemplo abaixo:

22 22 Selecione os usuários e direcione aos seus respectivos grupos, até não restar mais nenhum na coluna da direita. A integração com domínio SAMBA segue a mesma lógica. Caso sua rede trabalhe com grupo de trabalho, basta selecionar a opção Grupo de Trabalho e informar o Workgroup da rede. ATENÇÃO: Nesse caso o cadastro dos usuários deverá ser manual. Acesso: Menu Cadastros Inclusão de usuários

23 23 O Printertux tem o recurso de envio de alertas via , será necessário cadastrar um servidor SMTP para o envio.

24 24 Exemplo de cadastro do servidor SMTP.

25 25 Neste momento, o sistema exibirá a tela inicial com os cadastros. Verifique se os Grupos, Usuários e Impressoras estão com pelo menos um item cadastrado. Outra forma de verificar se o cadastro foi feito corretamente é através do Menu Pesquisa. A busca deve conter o carácter * para exibir todos os usuários, conforme exemplo abaixo.

26 26 O resultado deve conter Grupos, Usuários, Impressora e a quota padrão. Seu sistema Printertux agora estará pronto para receber os documentos impressos.

27 Instalação da impressora na Estação de Trabalho Para que o sistema faça a contagem de páginas, será preciso instalar as impressoras na estação de trabalho apontando para o IP do Printertux. A instalação deverá ser feita usando o protocolo LPD, conforme procedimento: Instalação de impressora USB no Printertux Para contabilizar páginas em impressoras USB, a estação de trabalho onde a impressora está conectada fisicamente deverá trabalhar como um servidor LPD. Segue abaixo procedimento de configuração. Windows 7: Windows XP: Caso haja quaisquer dúvidas, estamos a disposição nos contatos abaixo: Telefones: (31) / (31) Skype: heroseloi Atenciosamente, HE Soluções em Informática Ltda.

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf) e em sistema operacional Windows

Leia mais

SAÚDE. Índice: Pré-requisito para instalação.

SAÚDE. Índice: Pré-requisito para instalação. Índice: Instalação de Impressoras com cabo (conexão) USB; Compartilhamento da impressora instalada; Configuração da GPO do Windows para executar.bat de configuração da impressora na inicialização; Instalação

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET Página 1 de 8 CAGED Net O aplicativo CAGED Net é a solução desktop para o envio de declarações CAGED que contempla as regras de obrigatoriedade

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows 7 (64 bits), Windows 8 ou Windows 10; Navegador Internet Explorer Versão 8

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Seja bem vindo ao manual de configuração da VPN Eletrobras Distribuição Alagoas para o Cliente Palo Alto Global Protect (v2.0).

Seja bem vindo ao manual de configuração da VPN Eletrobras Distribuição Alagoas para o Cliente Palo Alto Global Protect (v2.0). Seja bem vindo ao manual de configuração da VPN Eletrobras Distribuição Alagoas para o Cliente Palo Alto Global Protect (v2.0). São pré-requisitos para utilização da VPN: a) Conexão a Internet; b) Usuário

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft IIS 5.1 e Internet Explorer

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-2100AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Neste manual

Leia mais

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM Atualização do Servidor Este tutorial tem como finalidade a explicação passo-a-passo de como realizar a atualização do SolidWorks enterprise PDM, seja ela para

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 2. 2. Instalar Oracle XE... 3. 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 2. 2. Instalar Oracle XE... 3. 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Instalar Oracle XE... 3 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8 4. Configurar a rotina 2075 para a NFC-e... 12 5. Instalar/Configurar Serviço

Leia mais

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 Título: Código: Manual de Procedimentos de Acesso VPN Área Responsável TIRS-2 Data de Emissão 08/09/2014 Revisão 03 Página 1-17 Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 DGTI/TIRS-2 Manual de Procedimentos

Leia mais

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip

Leia mais

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Ubuntu 1. Instalação do Windows 2. Configurando o Setup 3. Iniciando o boot 4. Iniciando o instalador 5. Escolhendo

Leia mais

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2 Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2 Para o funcionamento do USB eseal Token V2, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área de download no seguinte endereço http://www.locasuporte.com.br/tokenusb.aspx

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. 1. Download da ISO do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. Link: http://www.ubuntu.com/download/server 2. Criação da

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

Instalando o SCI Manager

Instalando o SCI Manager Instalando o SCI Manager Para iniciarmos a instalação do SCI Manager execute o pacote de instalação SCI_Manager.exe, logo após sua execução será apresentada a tela de boas vindas, como na figura logo abaixo.

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT WIN 7 64 BITS

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT WIN 7 64 BITS MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT WIN 7 64 BITS Instalando o SES Client O primeiro passo para utilizarmos o SES Client é instalarmos o Client de Banco de Dados do Oracle. Caso o Client de Banco do Oracle

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro. tutorial

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro.  tutorial Período 14 a 25 de janeiro www.unipe.br tutorial Caro Aluno (a), Esse tutorial irá ajudá-lo (a) no processo de Matrícula para o Semestre 2013.1 do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br)

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Observe o texto a seguir, digitado no MS Word 2003: Muita atenção na hora de marcar o cartão resposta

INFORMÁTICA. 02. Observe o texto a seguir, digitado no MS Word 2003: Muita atenção na hora de marcar o cartão resposta INFORMÁTICA 01. O item que melhor descreve os passos necessários para criar a pasta D1 dentro da pasta D2, usando o Windows Explorer, é: a) Selecionar D1, entrar no menu arquivo, opção novo, item pasta

Leia mais

Instrução para renovação

Instrução para renovação Instrução para renovação Certificado Digital e-cpf A3 Sistemas: Windows XP Windows Vista Windows Seven Internet Explorer 7 Internet Explorer 8 Internet Explorer 9 Abril/2011 Proibida a reprodução total

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

instalação windows Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação windows Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Windows 1. Configurando o SETUP 2. Inciando o programa de instalação 3. Particionamento do disco rígido 4. Personalizando

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

ANEXO: Como conectar a rede

ANEXO: Como conectar a rede ANEXO: Como conectar a rede A. Como ajustar o endereço IP do DVR e abrir a porta TCP do roteador? É necessário configurar redirecionamento da porta para permitir o acesso do DVR através do roteador. 1.

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Informações importantes sobre a emissão do Certificado A1: 1. Todos os certificados do tipo A1 emitidos no computador/usuário são gerados em um único Repositório

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

Monitoramento de Trafego

Monitoramento de Trafego Monitoramento de Trafego Rua Lourdes, 560 - Nova Gerty São Caetano do Sul/SP - 09571-470 comercial@scanchip.com.br 11 4239-5544 / 4238-2555 / TIM: 9827-5675/ ID: 35*41*57566 CLARO : 98966-3232 / VIVO:

Leia mais

01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05 ATUALIZANDO O MAPA

01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05 ATUALIZANDO O MAPA MANUAL DE ATUALIZAÇÃO DO RÁDIO ULC 1.X E 2.X DUSTER, LOGAN E SANDERO. SOFTWARE E MAPAS. DE-SA/ SI/ SM DEZEMBRO 2015 01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br)

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br) Descrição Permitir que os usuários remotos autorizados utilizem os recursos corporativos de TIC, a partir de um computador conectado à internet, de forma segura com uma interface amigável, de qualquer

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

Medical Office Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office Instruções de Instalação e Configuração Medical Office Instruções de Instalação e Configuração 1) Insira o CD ROM de instalação no Drive correspondente; 2) Aguarde alguns segundos para carga do CD; 2.1) Caso seja ativado o menu de instalação,

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

1.1 - Realize download do aplicativo WINVISTA and WINSEVEN - USB DataCable Driver.exe na pagina da Intelbras;

1.1 - Realize download do aplicativo WINVISTA and WINSEVEN - USB DataCable Driver.exe na pagina da Intelbras; TÍTULO: TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO TELEFONE CRC 10 COMO MODEM GPRS WINDOWS VISTA E WINDOWS SEVEN ALTERAÇÕES REALIZADAS NAS REVISÕES Versão Item Detalhes 1 3. CONFIGURAÇÃO DO DISCADOR - Inclusão de uma

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA ASSUNTO: Configuração Bluetooth Família Navigator. OBJETIVO: Orientar configuração do dispositivo Navigator com o computador. DESTINO: Usuários de Scanners Magneti Marelli by Texa Família Navigator. INTRODUÇÃO

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) 1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você

Leia mais

PRÉ-MATRICULA 2015/1

PRÉ-MATRICULA 2015/1 Olá, é um prazer receber você como nosso Aluno!!! Para agilizar seu processo de Matrícula, a Multivix criou a pré-matrícula online, que consiste em você acessar o portal acadêmico da Multivix pela internet,

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Conteúdo Versão2.1 Capítulo 1 : Instalação do PVR-TV USB2.0...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo 2 :

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

A ICP Brasil... 3 Cadeia de Certificação ICP-Brasil CertiSign... 4 Instalando os Certificados a partir do CD-ROM de Drivers CertiSign...

A ICP Brasil... 3 Cadeia de Certificação ICP-Brasil CertiSign... 4 Instalando os Certificados a partir do CD-ROM de Drivers CertiSign... GUIA RAÍZES ICP - BRASIL CERTISIGN 2006 CertiSign Certificadora Digital S.A. Página 1 de 13 versão 2006 ÍNDICE A ICP Brasil... 3 Cadeia de Certificação ICP-Brasil CertiSign... 4 Instalando os Certificados

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Banana Pi. O sistema operacional (SO) da Banana Pi vive no cartão SD. você tem que preparar um cartão SD de inicialização.

Banana Pi. O sistema operacional (SO) da Banana Pi vive no cartão SD. você tem que preparar um cartão SD de inicialização. Banana Pi Banana Pi é um computador de placa única. Tendo como uma das principais características, bastante barato, pequeno e flexível para a vida diária. Construído com ARM Cortex- A7 CPU Dual-core e

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1 Sumário 1. Objetivo... 2 2. Importante:... 2 3. Instalação:... 2 4. Configuração do Endereço de TCP/IP (IPv4) via Painel do Equipamento:... 3 5. Configuração de Sistema:... 3 6. Configuração de Digitalização

Leia mais

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações Credenciamento Configurações Para realizar o cadastro e criar sua conta vendedor no Clickpag Rede, acesse https://www.userede.com.br/clickpag/paginas/cadastro/index.html Durante o credenciamento, será

Leia mais

As orientações contidas neste documento devem ser seguidas para o completo funcionamento dos computadores da Sala do Acessa Escola.

As orientações contidas neste documento devem ser seguidas para o completo funcionamento dos computadores da Sala do Acessa Escola. Procedimentos de Atualização Escolas As orientações contidas neste documento devem ser seguidas para o completo funcionamento dos computadores da Sala do Acessa Escola. LEIA OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS

Leia mais

Manual de Configuração da Rede Wireless do TST no Sistema Operacional Windows 7

Manual de Configuração da Rede Wireless do TST no Sistema Operacional Windows 7 Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Manual de Configuração da Rede Wireless do TST no Sistema Operacional Windows 7 (Versão 4.0 Atualizado em 15/março/2013)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Assessor do Promotor Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos Básicos... 3 Softwares Requeridos... 3 Softwares Úteis... 3 Orientações

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Autom. Tempo de espera de

Leia mais