Audiência de um só Uma mulher de Samaria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Audiência de um só Uma mulher de Samaria"

Transcrição

1 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 1 Lição 9 Sábado, 29 de Novembro de Audiência de um só Uma mulher de Samaria Os judeus não se comunicam com os samaritanos João 4:9. Só o amor desperta o amor. Reflecting Christ, p. 23 (Reflectindo a Cristo, p. 15). Estudo adicional: O Desejado de Todas as Nações, pp ( Junto ao poço de Jacob ). Domingo, 23 de Novembro Ano bíblico: I Coríntios NO POÇO DE JACOB A O que aconteceu quando Jesus sentou-se para descansar durante uma de Suas viagens? Onde os discípulos estavam? João 4:3-7 (primeira parte). 3 deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia. 4 E era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacob tinha dado a seu filho José. 6 E estava ali a fonte de Jacob. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta. 7 Veio uma mulher de Samaria tirar água... B Se Jesus tivesse Se oferecido para ajudá-la a tirar água, Sua oferta teria sido aceita? João 3:8. O que Ele fez para eliminar o preconceito dela? João 3:7 4:7 (segunda parte). Muitíssimo surpresa, o que ela disse? João 4:9. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)? O ódio existente entre judeus e samaritanos impedia a mulher de oferecer um obséquio 1 a Jesus; o Salvador, porém, buscava a chave para esse coração, e, com o tacto nascido do amor divino, pediu, e não ofereceu, um favor. O oferecimento de uma gentileza poderia haver sido rejeitado; a confiança, no entanto, desperta confiança. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), p Onde existirem amargos sentimentos por diferenças de religião, muito bem pode ser feito pelo serviço pessoal. O serviço amável quebrará os preconceitos e conquistará almas para Deus. Christ s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p Glossário: 1 Obséquio: Favor ou serviço feito a outrem sem interesse pessoal, apenas por gentileza; graça, benefício, benevolência.

2 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 2 Segunda-feira, 24 de Novembro Ano bíblico: I Coríntios COMO JESUS DESPERTOU A CURIOSIDADE DA MULHER A Como Cristo buscou despertar a curiosidade da mulher e desviar-lhe a atenção para algo mais importante? João 4: Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. A mulher não compreendera as palavras de Cristo, mas lhes sentiu a solene importância. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), p B Supondo que Jesus falava do poço de Jacob, o que ela disse? João 4:11 e Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior do que Jacob, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Ela [a mulher samaritana] via diante de si apenas um sedento viajante, exausto e poento. 2 Comparou-O, em seu espírito, com o honrado patriarca Jacob. Ibidem, p C Visto que a mulher ainda não estava preparada para aceitar a resposta à própria pergunta, como Jesus tentou despertar a curiosidade dela ainda mais? João 4:13 e Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Jesus não queria dar a ideia de que um único gole da água da vida bastasse ao que a recebe. O que experimenta o amor de Cristo anelará 3 continuamente mais; mas não busca nenhuma outra coisa. As riquezas, honras e prazeres do mundo não o atraem. O contínuo grito de sua alma é: Mais de Ti. E Aquele que revela à alma sua necessidade está à espera, para lhe saciar a fome e a sede. Falharão todo recurso e dependência humanos. As cisternas 4 esvaziar-se-ão, os poços se hão de secar; nosso Redentor, porém, é uma fonte inesgotável. Podemos beber, e beber mais, e sempre encontraremos novo abastecimento. Aquele em quem Cristo habita tem em si mesmo a fonte da bênção uma fonte de água que salte para a vida eterna (João 4:14). Dessa fonte, poderá tirar forças e graça suficientes para todas as suas necessidades. Ao falar Jesus da água viva, a mulher O olhou com atenta curiosidade. Ele lhe despertara o interesse, e incitara 5 o desejo de receber o dom de que falava. Ibidem, p Poento: Empoeirado. 3 Anelará: Desejará. 4 Cisterna: Depósito, abaixo do nível da terra, para receber e conservar as águas pluviais; poço, cacimba, algibe. 5 Incitara: Do verbo incitar: estimular (alguém) [a realizar algo]; instigar, impelir, encorajar.

3 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 3 Terça-feira, 25 de Novembro Ano bíblico: I Coríntios O GRANDE TACTO DE JESUS A O que a mulher samaritana disse quando percebeu que Jesus estava oferecendo a ela algo melhor do que mera 6 água? João 4: Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. B O que era necessário que ela admitisse? Quão delicado Jesus foi ao apresentar à samaritana fatos íntimos que ela tentava manter em segredo? João 4: Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. 17 A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, 18 porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Antes que essa alma pudesse receber o dom que Ele ansiava conceder-lhe, seria preciso que fosse levada a reconhecer seu pecado e seu Salvador. Disse-lhe Ele: Vai, chama o teu marido, e vem cá. Ela respondeu: Não tenho marido. Assim esperava evitar qualquer interrogação nesse sentido. Mas o Salvador continuou: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. (João 4:16-18). A ouvinte tremeu. Misteriosa mão estava voltando as páginas de sua vida, apresentando aquilo que ela esperava manter sempre oculto. Quem era Esse que podia ler-lhe os segredos da vida? Acudiram-lhe pensamentos da eternidade, do juízo futuro, quando tudo que é agora oculto será revelado. A esse clarão, despertou a consciência. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), pp. 187 e 188. C Como a mulher ainda tentou escapar de toda referência a sua vida passada e presente? João 4:19. Como ela procurou mudar o rumo da conversa? João 4: Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Pacientemente, Jesus permitiu que ela dirigisse a conversa de acordo com a própria vontade. Espreitava, 7 entretanto, a oportunidade de fazer penetrar-lhe a verdade no coração. Nossos pais adoraram neste monte, disse ela, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. (João 4:20). Achava-se mesmo à vista o Monte Gerizim. Seu templo estava demolido, e só o altar restava. O lugar de culto havia sido motivo de rivalidade entre judeus e samaritanos. Ibidem, p Mera: Sem complexidade, sem importância; banal, trivial. 7 Espreitava: Do verbo espreitar: observar ocultamente e com atenção; espiar, espionar, vigiar. Procurar, esperar, aguardar (ocasião, chance etc.).

4 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 4 Quarta-feira, 26 de Novembro Ano bíblico: II Coríntios JESUS NÃO DEMONSTROU PRECONCEITO PÁTRIO A Mostrando que não tinha preconceito contra os samaritanos, o que Jesus disse? João 4: Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Jesus mostrara ser isento do preconceito judaico contra os samaritanos. Agora procurava derribar o preconceito da parte dessa samaritana contra os judeus. Ao mesmo tempo que aludia 8 à corrupção da fé dos samaritanos pela idolatria, declarou que as grandes verdades da redenção haviam sido confiadas aos judeus, e que dentre eles devia aparecer o Messias. Nos Escritos Sagrados, tinham clara apresentação do carácter de Deus e dos princípios de Seu governo. Jesus Se colocou juntamente com os judeus, como sendo aqueles a quem o Senhor outorgara conhecimento a Seu respeito. Era Seu desejo erguer os pensamentos de Sua ouvinte acima de questões de formas, cerimónias e controvérsias 9. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), pp. 188 e 189. B Como essa mulher tentou, com tacto, descobrir se Jesus era verdadeiramente o Messias? João 4:25 e A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. Os homens não são postos em comunhão com o Céu por procurar um monte santo ou um templo sagrado. Religião não é limitar-se a formas e cerimónias exteriores. A religião que vem de Deus é a única que leva a Ele. Para O servirmos devidamente, é mister 10 nascermos do divino Espírito. [...] Se bem que a própria pureza que dele emanava 11 lhe condenasse o pecado [da samaritana], não havia proferido 12 palavra alguma de acusação, mas falara de Sua graça, que lhe podia renovar a alma. Nela se começou a formar a convicção 13 acerca do carácter 8 Aludia: Do verbo aludir: Fazer referência a. 9 Controvérsia: Discussão, disputa, polêmica referente a ação, proposta ou questão sobre a qual muitos divergem. 10 Mister: Necessário. 11 Emanava: Do verbo emanar: Vir de; ter origem em. 12 Proferido: Dito. 13 Convicção: Certeza.

5 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 5 dele. Surgiu-lhe no espírito a indagação 14 : Não poderia Este ser o tão longamente esperado Messias? Ibidem, pp. 189 e 190. O Salvador continua ainda a fazer a mesma obra que realizou quando ofereceu água da vida à mulher de Samaria. Os que se chamam Seus seguidores podem desprezar e evitar os párias 15 da sociedade; porém, circunstância alguma de nascimento ou nacionalidade, nenhuma condição de vida, podem desviar Seu amor dos filhos dos homens. Ibidem, p Quinta-feira, 27 de Novembro Ano bíblico: II Coríntios O PAI BUSCA TAIS ADORADORES A O que aconteceu quando a mulher samaritana, cheia de grande alegria, agiu como missionária inteiramente convencida? João 4: Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29 Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele. Para O servirmos devidamente 16, é mister nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos-á voluntária obediência a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate 17 em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores ele busca. Espera recebê-los e torná-los Seus filhos e filhas. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), p A mulher enchera-se de alegria ao escutar as palavras de Cristo. A maravilhosa revelação fora quase demasiado forte para ela. Deixando o cântaro 18, voltou à cidade, para levar a outros a mensagem. Jesus sabia por que ela se fora. O cântaro esquecido revelava eloquentemente 19 o efeito de Suas palavras. O veemente 20 desejo da alma da mulher era obter a água da vida; e olvidou 21 seu objectivo em ir ao poço, esquecendo a sede do Salvador, que se propusera a satisfazer. Coração transbordante de alegria, apressou-se em ir comunicar a outros a preciosa luz que recebera. Ibidem, p Indagação: Pergunta. 15 Pária: Pessoa mantida à margem da sociedade ou excluída do convívio social por causa de sua origem, de preconceitos étnicos e raciais, por problemas criminais ou por qualquer motivação negativa de ordem social que atraia sobre essa pessoa a aversão coletiva. 16 Devidamente: Da forma correta; corretamente. 17 Dilate: Do verbo dilatar: Estender-se para mais longe, alongar-se, prolongar-se. 18 Cântaro: Espécie de vaso de barro ou metal, de bojo largo e gargalo, com duas asas, usado para conter e transportar líquidos. 19 Eloquentemente: Algo expresso de forma convincente, persuasiva, com muita convicção. 20 Veemente: Impetuoso, vigoroso, com intensidade e ardor. 21 Olvidar: Esquecer.

6 29, Novembro, 2014 Lição 9 Audiência de um só Uma mulher de Samaria Pag. 6 Sexta-feira, 28 de Novembro Ano bíblico: II Coríntios 8-10 RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL 1. Como Jesus tentou quebrar o preconceito existente entre judeus e samaritanos? 2. O que Cristo explicou à mulher samaritana a respeito da água viva? 3. Por que o tacto é tão importante quando compartilhamos o evangelho? 4. O que todos nós precisamos compreender sobre a natureza dúbia do preconceito? 5. O que a mulher fez assim que ficou totalmente convencida? Sábado, 29 de Novembro Ano bíblico: II Coríntios 11-13

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 2 O AUTO- ENCONTRO AMOROSO E O TRABALHO ENCONTRO DA SAMARITANA COM JESUS João Capítulo 4 vv. 7 a 24 Jesus chega em uma cidade da Samaria chamada Sicar. Lá se encontra

Leia mais

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e MÓDULO V ITINERÁRIO do Acto CATEQUÉTICO = COMO Fazer Catequese Recordar: CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42) 3º DOMINGO DA QUARESMA (ANO A) 23 de Março de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42) 5 Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacob

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA 115 DOMINGO III DA QUARESMA LEITURA I Ex 17, 3-7 «Dá-nos água para beber» Leitura do Livro do Êxodo Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque

Leia mais

Nº18A Domingo III da Quaresma

Nº18A Domingo III da Quaresma Nº18A Domingo III da Quaresma-23.3.2014 Conduz-me Jesus aos poços do teu Evangelho Conduz-me, Jesus, aos poços do teu Evangelho para beber junto de ti a água que mata a sede de felicidade. a água que me

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma (Ano C)

Leia mais

Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor.

Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor. (João 4:1-30) Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor. O que a gente percebe através desta passagem é que todo mundo

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA LEITURA I Ex 17, 3-7 «Dá-nos água para beber» Leitura do Livro do Êxodo Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque nos

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Adorar em Espírito e Verdade

Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade João 4.1-24 Quando chegamos aos cultos, ou em especial nos cultos de domingo, ouvimos sempre das pessoas que estão dirigindo o culto, vamos ouvir

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

LEITURAS EUCARISTIA DOMINGO 19 MARÇO. 3º Domingo da Quaresma Ano A. LEITURA I Ex 17,3-7. Leitura do Livro do Êxodo. Naqueles dias,

LEITURAS EUCARISTIA DOMINGO 19 MARÇO. 3º Domingo da Quaresma Ano A. LEITURA I Ex 17,3-7. Leitura do Livro do Êxodo. Naqueles dias, LEITURAS EUCARISTIA DOMINGO 19 MARÇO 3º Domingo da Quaresma Ano A LEITURA I Ex 17,3-7 Leitura do Livro do Êxodo Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo:

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) A Ação do Espírito Santo no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) O Espírito Santo, uma promessa de Jesus Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará a força e sereis minhas testemunhas

Leia mais

Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos).

Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos). JO Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que Ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) deixou a Judeia

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Vamos de Férias Com Jesus Que bom! Começaram as férias! Não há aulas, vamos para a praia, para o campo, para o estrangeiro... mas vamos com Jesus. Ouvimos no

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42) 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO A 19 de Março de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 4, 5-42) Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO I Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana Esperamos que o encontro de Jesus com a samaritana ilumine nossas reflexões sobre

Leia mais

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA MARANATA O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA ÍNDICE

Leia mais

EVANGELHO Lc 17,11-19

EVANGELHO Lc 17,11-19 1 Ambiente: O leproso é, no tempo de Jesus, o protótipo do marginalizado Além de causar naturalmente repugnância pela sua aparência e de infundir medo de contágio, o leproso é um impuro ritual (Lev 13-14),

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE Para muitos, também entre os cristãos, a Palavra de Deus é, hoje, apenas mais uma «palavra» e, não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais

4ª Aula TEMA: JESUS, ÚNICO SALVADOR.

4ª Aula TEMA: JESUS, ÚNICO SALVADOR. Data: 26/10/2014 4ª Aula TEMA: JESUS, ÚNICO SALVADOR. Assunto: Jesus, Único Salvador A mulher Samaritana Texto: João 4:3-42 Sl 49:7 - Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» 243 ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos «Elevou-Se à vista deles» No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,

Leia mais

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8 Ambiente: Costuma-se chamar ao texto que vai dos v.9,36 a 11,1, o discurso da missão : nele, Jesus envia os discípulos e define a missão desses discípulos anunciar a chegada do Reino. Este discurso da

Leia mais

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família Vida pessoal Meu relacionamento com Deus Jesus não desiste de amar você...11 Triunfando sobre a tristeza...19 Como transformar fracassos em vitórias...27 Esperanças renovadas...35 Vida Familiar O relacionamento

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Sex, 30 de Setembro de 2011 06:53 - Última atualização Ter, 29 de Novembro de 2011 06:35

Escrito por Hélio Clemente Sex, 30 de Setembro de 2011 06:53 - Última atualização Ter, 29 de Novembro de 2011 06:35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 6 PERGUNTA 6: Quantas pessoas há na Divindade? RESPOSTA: Há três pessoas na Divindade: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

João 3,3: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3,3: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Todo mundo fala em "nascer de novo". Mas o que isso significa? O que acontece se você nascer de novo? Como essa idéia se aplica a você? VOCÊ precisa nascer de novo? Vejamos o que Jesus disse à mulher samaritana:

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Em certa ocasião um jovem perguntou a Jesus: Bom Mestre que hei de fazer para ser salvo? Esta pergunta está registrada em Mateus. Este jovem desejava que Jesus lhes

Leia mais

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Um programa para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, com quadros de informação, formação e evangelização. Traz ainda músicas de mensagem

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM A SAMARITANA.

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM A SAMARITANA. ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM A SAMARITANA Estudaremos, agora, o encontro de Jesus com a samaritana narrado por João no capítulo 4, versículos 7 a 29 e 39 a 42: Jesus chega em uma cidade da Samaria

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

Nicodemos. Sob o manto da escuridão. João 3, 7 e 19

Nicodemos. Sob o manto da escuridão. João 3, 7 e 19 Nicodemos João 3, 7 e 19 Sob o manto da escuridão Nicodemos era um judeu cujo nome em grego significa conquistador do povo. Talvez ele tenha nascido em alguma parte de um país ao longo do Mar Mediterrâneo

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ:

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS 1º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTOS DA CNBB 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente DE ONDE NASCEU A IDEIA

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus fez uma aliança divina com os israelitas porque Ele os amava. Ensinar que Deus nos promete um lar no céu se obedecermos a seus mandamentos.

Leia mais

Estudos na Palavra de Deus

Estudos na Palavra de Deus Estudos na Palavra de Deus ORAÇÃO COMO MEIO DE GRAÇA Lucas 18:1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: (...) 2 Reis 2 1 Timóteo 2.8 Quero, portanto, que os varões

Leia mais

Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21

Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21 Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21 O apóstolo Paulo está dizendo que o evangelho precisa ser proclamado, não importa com algema ou sem algema, o evangelho

Leia mais

CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Crescimento da igreja nunca é o produto de estratégias humanas ou planejamento; 2. Nosso alvo é a fidelidade e o crescimento da igreja é o efeito colateral divino da

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

OS MANDAMENTOS DE CRISTO

OS MANDAMENTOS DE CRISTO OS MANDAMENTOS DE CRISTO Equipando Discípulos para fazerem discípulos, ensinando-os a obedecer, todas as coisas que Jesus ordenou Uma adaptação de George Patterson 7 Comandos de Cristo (Readaptação de

Leia mais

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO ORAÇÃO E ADORAÇÃO por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA O Instituto

Leia mais

COMO VENCER O MUNDO. O meu desejo é que nesta hora vocês recebam o poder para vencer o mundo e vivam como filhos de Deus, separados do mundo.

COMO VENCER O MUNDO. O meu desejo é que nesta hora vocês recebam o poder para vencer o mundo e vivam como filhos de Deus, separados do mundo. COMO VENCER O MUNDO Muitas pessoas depois de terem um encontro com Deus, sentem um forte desejo em seguir o Senhor e em serem radicais em todas as áreas das suas vidas. Declaram que nunca mais vão pecar

Leia mais

Evangelho. Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11

Evangelho. Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11 Evangelho Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11 Mateus 6 1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso

Leia mais

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus D. José da Cruz Policarpo Actualidade da Palavra de Deus U n i v e r s i da d e C at ó l i c a E d i to r a Lisboa 2009 Sumário I. Descobrir a fecundidade da Palavra, caminhando com Paulo II. Aprofundar

Leia mais

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre.

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre. A finalidade do homem e as obras vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Breve Catecismo de Westminster, na pergunta número um, diz: PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim

Leia mais

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Festa do Acolhimento 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Introdução à Eucaristia Hoje vamos festejar o acolhimento. Acolher é receber bem, encaminhar, proteger, ajudar. Este ano estamos a acolher

Leia mais

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Deus projetou ter um povo especial para, através dele, concretizar o seu plano salvador. Jesus precisava tomar a forma humana, porque somente

Leia mais

Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a

Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a A Bíblia deixa claro para nós que Deus é um ser pessoal. Ele ama, se alegra, fica triste, fala, ouve, tem emoções, etc.

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Harmonia sexual entre o casal

Harmonia sexual entre o casal Harmonia sexual entre o casal O ato sexual, para o casal, é a mais intensa manifestação do seu amor O bom relacionamento sexual na vida do casal é de fundamental importância para a sua harmonia. A primeira

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor!

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! www.facebook.com/mensageiros deanguera Estamos no capítulo 2, do livro de Jeremias. Podemos ver claramente que Israel abandona o Senhor. Isso

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 Romanos 3:21-26 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante

Leia mais

ÉTICA É JESUS E SEU AMOR: SERMÃO

ÉTICA É JESUS E SEU AMOR: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU ÉTICA É JESUS E SEU AMOR: SERMÃO Cachoeira 2006 ÉTICA É JESUS E SEU

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

Programação de Segunda à Sexta. Com a Mãe Aparecida Meia Noite

Programação de Segunda à Sexta. Com a Mãe Aparecida Meia Noite Programação de Segunda à Sexta Com a Mãe Aparecida Meia Noite Um programa para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, com quadros de informação, formação e evangelização. Traz ainda músicas de mensagem

Leia mais

Lição 4 Pode Ser um Obreiro

Lição 4 Pode Ser um Obreiro Lição 4 Pode Ser um Obreiro Agora o António sabe mais sobre a Igreja e os diferentes dons que Deus deu aos seus membros. Ao observar a Igreja, repara que nem todos os membros têm o mesmo ministério. Há

Leia mais

JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS

JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS Profeta 1º Samuel Cap.16, Ver. 11 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver. 01 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver. 04 / Josué Cap. 11, Vers. 22-23 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver.

Leia mais

Série: Encontros com Jesus O ENCONTRO DE JESUS COM A MULHER SAMARITANA (01/07) O REAL EVANGELHO João

Série: Encontros com Jesus O ENCONTRO DE JESUS COM A MULHER SAMARITANA (01/07) O REAL EVANGELHO João Série: Encontros com Jesus O ENCONTRO DE JESUS COM A MULHER SAMARITANA (01/07) O REAL EVANGELHO João 4.1-30 Disse Jesus: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 RESUMO: SKIT escrita para adolescentes e estudantes de idade universitária. 6 Atores ao mínimo 3 Personagens Principais com várias falas.

Leia mais

MINHA ALMA ENGRANDECE ESPÍRITO ENCHE A MINHA VIDA

MINHA ALMA ENGRANDECE ESPÍRITO ENCHE A MINHA VIDA MINHA ALMA NRANDC D F#m Bm Minh'alma engrandece ao Senhor m A7 Meu espírito se alegra D A7 m Deus meu Salvador. D F#m Bm Pois com poder tem feito grandes coisas m A7 com misericórdia D D7 Demonstrado amor.

Leia mais

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral)

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Perguntas 1. Por que partir de um livro? Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Porque o que acontece no mundo tem a ver conosco (aspecto missional) Perguntas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Terça-feira da 24ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Lição 3. Como surgiu o povo de Deus? Texto bíblico: Gênesis 12.1-8

Lição 3. Como surgiu o povo de Deus? Texto bíblico: Gênesis 12.1-8 Lição 3 Como surgiu o povo de Deus? Texto bíblico: Gênesis 12.1-8 Introdução: De modo geral, todas as pessoas cultivam uma certa curiosidade sobre a sua história. Como gênero humano, a nossa história tem

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Oração Lição 6 (volte para as páginas 4 e 5) Como é importante a oração na minha vida Alguém uma vez disse que um cristão é apenas tão forte na sua vida de oração. Está uma grande relação da verdade

Leia mais

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está PRA TE LOUVAR Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está Tudo que eu preciso é estar bem junto a ti Viver a alegria

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 3º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DO RELIGARE Objetivo refletir sobre o significado

Leia mais

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade.

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Valores: Competências -chave: Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Ser capaz de gerir a frustração; Resistir à tentação e esperar pela recompensa; Reduzir riscos praticando o auto-controlo;

Leia mais

30 de agosto a 6 de setembro. Mulheres em Missão

30 de agosto a 6 de setembro. Mulheres em Missão Lição 10 30 de agosto a 6 de setembro Mulheres em Missão Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Esclarecer a respeito da afirmativa de Pedro: Tu és o Cristo,

Leia mais

AS BOAS-NOVAS POR UM HOMEM CHAMADO JOÃO

AS BOAS-NOVAS POR UM HOMEM CHAMADO JOÃO João 1 Nesta Lição Estudará... As Boas-Novas por um Homem Chamado João João ouve as Boas-Novas João compartilha as Boas-Novas A Palavra da Vida A Palavra eterna Luz e vida A Palavra faz-se Homem A Mensagem

Leia mais

Aprendendo a Confiar em Deus

Aprendendo a Confiar em Deus Livrinho 2 Pàgina 68 Lição Nove Aprendendo a Confiar em Deus A Base da Confiança em Deus Você quer realmente confiar em Deus? Confiar completamente em Deus quer dizer: Crer que a Sua Palavra é verdadeira;

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

#63. O batismo do Espírito Santo (final)

#63. O batismo do Espírito Santo (final) O batismo do Espírito Santo (final) #63 O mundo está cansado de religiões; as pessoas vão às igrejas aos domingos, sentam e esperam receberem as bênçãos. Você acha que a Igreja de Jesus Cristo foi feita

Leia mais

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8 Motivação Os quatro primeiros selos estão estruturalmente relacionados. São quatro assustadores cavaleiros montados em cavalos ainda mais

Leia mais