Como criar conta de correio eletrónico ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como criar conta de correio eletrónico (email)"

Transcrição

1 Como criar conta de correio eletrónico ( ) - Gmail O correio eletrónico, frequentemente chamado de (nome em inglês), é essencialmente uma caixa de correio virtual, alojada numa nuvem. Este serviço permite escrever, enviar e receber mensagens. Nesta formação aprenderá a criar uma conta de correio eletrónico e a gerir as principais ações dentro do serviço de correio eletrónico, tais como enviar, receber ou apagar mensagens. Nesse sentido, vamos começar mostrar como se cria uma conta de correio eletrónico. Assim, os pontos abordados neste módulo são os seguintes: O que é o correio eletrónico; Como reconhecer um endereço de correio eletrónico; Como criar uma conta de correio eletrónico. O que é o correio eletrónico? O correio eletrónico ( ) é, essencialmente, uma caixa de correio virtua, alojada numa nuveml. Do mesmo modo, o endereço de é como que uma morada virtual que também permite identificar-nos na Internet num conjunto de serviços. Com efeito, muitas aplicações existentes na Internet exigem, no momento da inscrição, a indicação de um endereço de uma conta de correio eletrónico, o que o torna assim um elemento essencial para poder aceder e utilizar essas aplicações. Além disso, várias empresas, como os operadores de televisão e Internet, ou empresas de fornecimento de gás e eletricidade oferecem descontos a quem receber a fatura de forma eletrónica, isto é, por correio eletrónico ( ). Estas são apenas algumas das vantagens de ter uma conta de correio eletrónico. Note que o correio eletrónico é um sistema extremamente seguro e que respeita a privacidade de cada um. Por isso, os seus dados estarão protegidos.

2 Como reconhecer um endereço de correio eletrónico Antes de criar uma conta de correio eletrónico é importante conhecer os elementos que formam os endereços de . Um endereço de correio eletrónico é composto por um nome, seguido do (arroba), seguido do servidor ou serviço de correio eletrónico e, por fim, um ponto final e o que se designa por domínio (pode ser uma indicação de país -como.pt para Portugal -; ou a indicação de uma entidade, como.edu - para educação). Exemplo: pauloduarte@ticsociedade.pt. Neste caso temos o nome "pauloduarte", seguido do seguido da designação de um servidor "ticsociedade" e, por fim, o ponto final e o domínio "pt." O nome que inicia qualquer endereço de correio eletrónico não pode conter espaços em branco, nem caracteres especiais, apenas números, letras e ocasionalmente o caracter. (ponto final), - (hífen) e _ (subtraço - underscore em inglês), dependendo do serviço de correio eletrónico utilizado. O (arroba) é inserido pressionando simultaneamente a tecla Alt gr e a tecla "2" do teclado numérico que se encontra sobre as letras. A designação do serviço de correio eletrónico usado varia consoante o programa de correio eletrónico em que se abre a conta de , ou se esta conta se encontra associada a alguma empresa ou entidade que tenha um domínio de específico. As letras que se seguem ao ponto final são abreviaturas que designam, ou uma entidade ou um país. Alguns exemplos:.pt (Portugal),.es (Espanha),.com (Comercial),.gov (Governo) ou.edu (Educação). Existem vários serviços de correio eletrónico gratuitos pelos quais pode optar. Para este tutorial optámos por utilizar o serviço da Google chamado Gmail, por ser o que apresenta maior compatibilidade, além de ser um dos que tem maior capacidade de alojamento (permite guardar uma maior quantidade de mensagens de correio eletrónico). Neste caso particular um novo endereço de correio eletrónico terá o seguinte formato: nome@gmail.com. Para definir um nome, no caso específico do gmail, poderá utilizar letras, números e o caracter. (ponto final).

3 Como criar uma conta de correio eletrónico VER VÍDEO Sendo o correio eletrónico um serviço que funciona na Internet, necessita de um programa que percorre páginas na Internet. Este tipo de programas são conhecidos como navegadores de Internet (ex: Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Opera, Safari...), se não está familiarizado com estes programas, consulte o módulo navegar na Internet. Para começar deverá abrir o seu navegador de Internet fazendo um clique com o botão esquerdo do rato no ícone do navegador na barra de tarefas (por exemplo para usar o Internet explorer, ou Xinserir imagemx para usar o Firefox) ou um duplo clique com o botão esquerdo do rato se o ícone se encontrar no Ambiente de Trabalho. De seguida deverá deslocar o ponteiro do rato até à barra de endereços do navegador e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, introduzindo, de seguida, o endereço com o teclado. Quando terminar de escrever, pressione a tecla Enter (ver figura 1). Figura 1 - Barra de endereços do navegador de internet com o endereço do Gmail. Surgirá então no ecrã a página do Gmail com um formulário de início de sessão ao centro (ver figura 2). Para registar um novo endereço de correio eletrónico deverá deslocar o ponteiro do rato até à opção Criar uma conta, localizada no centro do ecrã (destaque na figura 2) e fazer sobre essa opção um clique com o botão esquerdo do rato.

4 Figura 2 - Formulário de início de sessão com destaque para a opção "criar uma conta". Surgirá uma nova janela no ecrã com o formulário de registo (ver figura 3). Deve preencher este formulário com os seus dados. Para começar desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto correspondente ao Nome e faça um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, de seguida, o seu primeiro nome com o teclado. Após inserir o seu nome deverá inserir o seu Apelido. Para tal, desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto correspondente ao Apelido e faça um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, de seguida o seu apelido com o teclado. O próximo dado a introduzir será o seu nome de utilizador. Este nome poderá ter letras, números e pontos mas não poderá ter espaços, como vimos anteriormente, e será o texto que surgirá antes

5 Figura 3 - Formulário de registo de uma nova conta

6 Aviso! Tendo em conta que existem milhões de utilizadores a usar o Gmail, é provável que escolha um nome que outro utilizador já tenha. Como não podem existir dois endereços de correio eletrónico iguais, poderá ter de adicionar números ou escolher outro nome. Por exemplo, ao introduzir o texto "ticsociedade" surgirá a informação de que o nome já foi escolhido (ver figura 4). Pode, contudo, escolher um dos nomes sugeridos "ticsociedade997" ou "pd98068" (se testar no seu computador poderão surgir nomes diferentes) deslocando o ponteiro do rato sobre o nome pretendido e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato, ou, em alternativa, escrever um novo nome na caixa de texto. Figura 4 - Indicação de nome de utilizador existente e respetivas sugestões. De seguida deverá introduzir a palavra-passe para a sua conta de correio eletrónico. Para tal desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto por baixo de "Criar uma palavra-passe" e faça um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, de seguida, a sua palavra-passe com o teclado. Para se certificar de que escreveu a palavra que pretendia deverá voltar a escrevê-la na caixa de texto seguinte, para tal repita o procedimento realizado anteriormente, desta feita na caixa de texto por baixo do texto "Confirmar palavra-passe". Aviso! Lembre-se que a palavra-passe é a sua segurança. Ao criar uma nova palavra-passe procure combinar letras, números e caracteres especiais (#, &, -, etc). Ao mesmo tempo deverá memorizá-la e não a partilhar com outras pessoas.

7 Uma vez indicada a palavra-passe, deverá introduzir a sua data de nascimento. Para tal, desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto do dia e faça um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, com o teclado, o dia do seu nascimento. Seguidamente desloque o ponteiro do rato até à caixa de listagem do mês e faça um clique com o botão esquerdo do rato. Surgirá uma lista de opções ao longo da qual deverá deslocar o rato até chegar ao mês pretendido, fazendo então um clique com o botão esquerdo do rato sobre este, para o selecionar. Termine de preencher a data de nascimento deslocando o ponteiro do rato até à caixa de texto referente ao ano e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, por fim, o ano de nascimento. Continue o preenchimento com os seus dados, selecionando o seu género. Para tal, desloque o ponteiro do rato até à caixa de listagem em baixo de Sexo e faça um clique com o botão esquerdo do rato, surgirá, de seguida, uma lista de opções, devendo deslocar o ponteiro do rato até à opção pretendida e fazer um clique com o botão esquerdo do rato para a selecionar. No campo seguinte deverá introduzir o seu número de telemóvel. Não sendo obrigatório, este campo tem utilidade para, por exemplo, recuperar uma palavra-passe esquecida. Assim, se pretender preencher o campo desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto que se encontra por baixo de "Telemóvel" e faça um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, de seguida, o seu número de telemóvel. Outra opção para recuperar uma palavra-passe é através do campo seguinte - O seu endereço de atual. Caso tenha outro correio eletrónico deverá indicá-lo aqui, repetindo os mesmos passos que deu para escrever nas caixas de texto anteriores. Caso não tenha outro endereço de , poderá utilizar um endereço de correio eletrónico de um familiar, mas atenção, deverá ser alguém da sua inteira confiança pois essa pessoa poderá alterar a sua palavrapasse caso pretenda. Note que poderá optar por deixar este campo em branco. Em baixo, existe ainda uma caixa de seleção que, caso esteja selecionada ( ), irá definir o Google como a página inicial predefinida, isto é, sempre que abrir o seu navegador de Internet, este irá diretamente para o Google. Caso não pretenda que isto aconteça deverá remover a seleção deslocando o ponteiro do rato até à caixa de seleção e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato. Existe, de seguida, mais um campo que requer preenchimento. Neste caso, surgirá uma imagem com um número. Deverá deslocar o ponteiro do rato até à caixa de texto em baixo da imagem e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, digitando, de seguida, o número que estiver na imagem com o teclado. Se, por alguma razão, não conseguir ver o número, poderá deslocar o ponteiro do rato até à seta circular ( ) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, deste modo, surgirá um novo número, podendo fazer tantos cliques quantos necessários até que consiga visualizar corretamente o número.

8 A seguir encontra uma caixa de listagem que, por defeito, deverá indicar "Portugal". Se quiser alterar esta localização, deverá deslocar o ponteiro do rato até à mesma e fazer um clique com o botão esquerdo do rato. Surgirá uma lista de opções pela qual pode deslocar o ponteiro do rato até ao país pretendido, finalizando com um clique com o botão esquerdo do rato sobre o nome do país que deseja selecionar. Para terminar este preenchimento deverá ainda selecionar ( ) a caixa de seleção Concordo com os termos de utilização e com a Política de privacidade da Google deslocando o ponteiro do rato até à mesma e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato. Se pretender ler os termos de utilização e a política de privacidade deverá deslocar o ponteiro do rato até à(s) respetiva(s) ligação(ões) (textos a azul) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato sobre as mesmas. Quando terminar, desloque o ponteiro do rato até ao botão Passo seguinte e faça um clique com o botão esquerdo do rato sobre essa opção. Quando se cria uma conta de correio eletrónico no Gmail está-se a criar também um perfil Google, o que lhe permite aceder às diferentes funcionalidades do Google. Este perfil serve também para a rede social Google +. Por isso, após ter clicado no botão "Passo seguinte", surge uma janela que lhe dá acesso à criação do seu perfil público e a adicionar uma fotografia (ver figura 5). Sendo este módulo sobre a criação de uma conta de correio eletrónico (e não sobre a criação de um perfil Googe +), deverá ignorar este passo deslocando o ponteiro do rato até ao botão Não, Obrigado e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato. Mais tarde, se assim o entender, poderá criar o seu perfil Google +.

9 Figura 5 - Janela de criação de perfil Google +. Por fim, verá surgir no ecrã uma janela de boas-vindas (ver figura 6) onde poderá ver o seu endereço de correio eletrónico (destaque 1 na figura 6). Para terminar a criação de conta, deve entrar na sua nova caixa de correio eletrónico. Para tal, deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Continuar para Gmail fazendo seguidamente um clique com o botão esquerdo do rato.

10 Figura 6 - Janela de boas-vindas. Após o último passo, entrará na sua nova conta de correio eletrónico. Na primeira vez que aceder à conta poderá surgir uma janela ao centro idêntica à que observa na figura 7. Esta janela é apenas informativa e dá acesso a um conjunto de páginas sobre algumas funcionalidades do Gmail. Se desejar ler essa informação poderá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Seguinte e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, o que fará surgir uma nova janela com mais informação. Poderá repetir este procedimento por forma a ler toda a informação disponível. Quando terminar, ou caso não pretenda ler a informação disponibilizada, poderá deslocar o ponteiro do rato até à cruz branca no canto superior direito da janela informativa e fazer um clique com o botão esquerdo do rato. Verá que a janela desaparece. Após o desaparecimento da janela, encontra-se, efetivamente, na sua conta de correio eletrónico que pode começar a usar.

11 Descrever o menu inicial da caixa de correio?? Figura 7 - Janela informativa do Gmail.

12 Para saber mais sobre como usar a sua caixa de correio eletrónico... Depois de ter criado uma conta de correio eletrónico, para saber como usá-la deve consultar os seguintes tutoriais sobre: - Como Iniciar e Terminar uma sessão de correio eletrónico no Gmail Como utilizar o Gmail Como enviar mensagens - E não esquecer de consultar o nosso módulo "Como enviar e receber mensagens no correio eletrónico". Atenção: Depois de usar a sua conta de correio eletrónico deve sempre terminar a sessão da conta de correio eletrónico. Este procedimento impede que outras pessoas que possam a vir a utilizar este mesmo computador tenham acesso à sua sessão e, portanto, a todos as suas mensagens de correio eletrónico. Este passo é particularmente importante se estiver num computador público. Veja como terminar sessão no módulo Iniciar e Terminar Sessão no Gmail.

13 A Reter: Um endereço de correio eletrónico é composto por vários elementos que dão informações de diferente tipo (nome, dominio, país, etc); Para criar uma nova conta de correio eletrónico, basta aceder, na Internet, a um programa que forneça esse serviço e ir preenchendo os campos apresentados pelo sistema até criar a sua nova conta; Nunca se esqueça de terminar a sua sessão depois de ter usado o correio eletrónico para que ninguém possa ter acesso às suas mensagens.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o

Leia mais

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Unidade de Sistemas de Informação Centro de Informática Prof. Correia de Araújo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Índice

Leia mais

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem Município de Golegã Data: 16/05/2016 Versão: 01 Índice 1 Introdução... 1 2 Área de Encarregado de Educação...

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador: Substituição em escalas Versão 1.0 Julho de 2010 ÍNDICE 1 ESCALAS 1.1 Substituição

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador 22 SET. 2015 Área Cliente Manual do Utilizador Índice 1. O que é a Área Cliente?... 1 2. Quais são as principais funcionalidades disponíveis na Área Cliente?... 2 3. Quais são as condições necessárias

Leia mais

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online - outono de 2013 Primeiro, selecione a área

Leia mais

Criando uma conta no Gmail

Criando uma conta no Gmail Criando uma conta no Gmail 1º Passo: Para acessar a página do Gmail você deve ir em APLICATIVOS / INTERNET / NAVEGADOR e digitar na barra de endereços www.gmail.com; Esta é a página do Gmail (fig. 1).

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE JUNHO 2016 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Índice ACESSO...3 ÁREA CONTA...4 ÁREA DOCUMENTAÇÃO...6 ÁREA DESTAQUE...6 ÁREA VIDEOS...7 ÁREA NOTICIAS...7 ÁREA PERCURSO...8 MENU TOPO...8 HOME...8 CALENDÁRIO

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Iniciação ao TMS Learning

Iniciação ao TMS Learning Talent Management System (TMS) Iniciação ao TMS Learning Iniciar sessão 1. Aceda ao endereço eletrónico TMS (URL): https://performancemanager4.successfactors.com/login?company=borgwarner 2. Insira o seu

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de ?

Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de  ? Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de email? Date : 2 de Agosto de 2012 Com a chegada e a disponibilização do seu mais recente serviço de email, o Outlook.com, a Microsoft dá um passo de gigante,

Leia mais

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação MIMBOÉ de PPs Jul/2014 2016 SICAPP Sistema

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7 Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows 7 Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows 7... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura 1 -

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Processo de Inscrição nos Desafios SeguraNet 1.º Ciclo. Escolas

Processo de Inscrição nos Desafios SeguraNet 1.º Ciclo. Escolas Registo de Escolas 1.º Ciclo Escolas 1. Para que possa participar nos Desafios deve aceder ao portal SeguraNet (http://seguranet.pt) e clicar em registo. 2. Após inserir o email deverá clicar em Criar

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

Alteração do Status da Denúncia

Alteração do Status da Denúncia Alteração do Status da Denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Alterando o status da denúncia... 2 Alteração do Status da Denúncia Pág. 2 1. Introdução Como já vimos em módulos anteriores, uma

Leia mais

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação Guia de Orientação GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra Como usar o Inforestud@nte [pt-br] Âmbito: P120 Acesso e Ingresso Objetivo: orientar os alunos para a realização de todo o processo

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira Manual de Utilização do Mendeley Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira 2014 1 Mendeley O Mendeley é uma rede social académica que permite a criação de um perfil online de grupos nas áreas disciplinares

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Manual de Uso do Aplicativo

Manual de Uso do Aplicativo Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 Brasília/DF, 8 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Prezado(a) Coordenador(a) participante

Leia mais

Serviço de Cópia e Impressão: Como instalar

Serviço de Cópia e Impressão: Como instalar Serviço de Cópia e Impressão: Como instalar Direção de Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 23-01-2015 Índice 1. Instalação de Impressoras... 3 1.1. Instalação do package com os drivers

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do V. projecto.

Leia mais

1 - Enviar e-mail dinâmico

1 - Enviar e-mail dinâmico 1 - Enviar e-mail dinâmico O email dinâmico é um módulo que lhe permite enviar uma mensagem de correio electrónico para vários destinatários em simultâneo de uma forma simples. A primeira etapa do módulo

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

Manual do Usuário Culturi (Android)

Manual do Usuário Culturi (Android) (Android) Esse manual visa informar os procedimentos básicos de utilização do aplicativo Índice 1. Login 2. Menu Principal 3. Cadastro de Eventos 4. Detalhamento dos Eventos 5. Lista de Eventos 6. Mapa

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

TomTom. Suporte Bluetooth para Service Tool

TomTom. Suporte Bluetooth para Service Tool TomTom Suporte Bluetooth para Service Tool Estabelecer ligação a um equipamento LINK 300/310 por Bluetooth Estabelecer ligação a um equipamento LINK 300/310 por Bluetooth Este documento informa-o sobre

Leia mais

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real.

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Os conteúdos disponíveis na área reservada dos Beneficiários da Assistência na Doença aos Militares (ADM), no portal IASFA/ADM na internet,

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

Tutorial para adquirir o institucional

Tutorial para adquirir o  institucional Passo 1: Acesso a Secretaria Escolar Digital (SED) Acessar a página da SED: https://sed.educacao.sp.gov.br pelo navegador de internet google chrome. Passo 2: Forma de Acesso Digitar no campo Usuário o

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI)

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI) Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Gabinete para a Inclusão (GPI) 2013 Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Com este tutorial pretendemos orientá-lo na produção de documentos

Leia mais

Mobilidade de Pessoal Não Docente

Mobilidade de Pessoal Não Docente Mobilidade de Pessoal Não Docente Registo de Novas Entidades Manual de Utilizador junho 2017 Índice 1. Acesso à aplicação eletrónica... 3 2. Criação de novo registo de utilizador... 3 3. Criação de nova

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br)

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br) Descrição Permitir que os usuários remotos autorizados utilizem os recursos corporativos de TIC, a partir de um computador conectado à internet, de forma segura com uma interface amigável, de qualquer

Leia mais

QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL. E-medicar Versão 3.0

QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL. E-medicar Versão 3.0 QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL E-medicar Versão 3.0 JULHO 2016 CARACTERÍSTICAS DO DOCUMENTO Referência: E-MEDICAR 3.0 RECEITA SEM PAPEL Data: JULHO 2016 Versão do documento:

Leia mais

Cadastro na Intranet UNIFESP

Cadastro na Intranet UNIFESP Cadastro na Intranet UNIFESP O que é a Intranet? Intranet é uma forma de disponibilizar informações dentro de uma rede institucional utilizando as tecnologias da Internet. Qual a diferença entre a página

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Telecomando Live-View

Telecomando Live-View Telecomando Live-View RM-LVR1 Este Guia é um suplemento do Manual de Instruções desta unidade. Apresenta algumas funções adicionadas ou modificadas e descreve o respetivo funcionamento. Consulte também

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Sistema Salas - (MRBS¹)

Sistema Salas - (MRBS¹) Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 sti@feliz.ifrs.edu.br http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único

Leia mais

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.0 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 3 2.1. Recuperar palavra-passe... 3 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

Como aceder ao Serviço de Certificação PME

Como aceder ao Serviço de Certificação PME Como aceder ao Serviço de Certificação PME Para se registarem no serviço de Certificação PME, as empresas devem aceder à área do serviço de Certificação PME através da página do IAPMEI (www.iapmei.pt):

Leia mais

Conhecendo Seu Telefone

Conhecendo Seu Telefone Conhecendo Seu Telefone Fone de ouvido Telefone com a função viva-voz Intensidade do Sinal Intensidade da Bateria Porta Celular Anexo Tecla de Ação Y Tecla Enviar N Teclado de Navegação Tecla da Agenda

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Origami.org Manual e Guia de exploração do Origami.org para utilização em contexto de Educação

Leia mais