Scanner A3. Português. Manual do utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Scanner A3. Português. Manual do utilizador"

Transcrição

1 Scanner A3 Português Manual do utilizador

2 Aquisição do controlador TWAIN do scanner O controlador TWAIN é o módulo de digitalização fornecido juntamente com o scanner. Este controlador é fácil de aceder a partir do software do scanner empacotado ou a partir de um programa compatível com o controlador TWAIN. Antes de iniciar os passos referidos abaixo, verifique se instalou e configurou o software empacotado do scanner. 1. Inicie o Windows. 2. Execute o software compatível com o TWAIN anfitrião (por exemplo, o PhotoExpress). 3. Para activar a fonte de dados TWAIN, seleccione Acquire no menu File. (Em alguns programas, a opção Acquire aparece num submenu sob a opção Import.) A caixa de diálogo TWAIN aparece num submenu sob a opção Import. A caixa de diálogo TWAIN contém definições de controlo, que o utilizador tem de definir antes de digitalizar um documento. Os passos básicos para digitalizar um documento são: 1. Pré-digitalizar o documento. 2. Defina a área da imagem que pretende digitalizar. 3. Selecção da a origem da digitalização. 4. Seleccione o modo de digitalização pretendido. 5. Selecção da resolução pretendida. 6. Clique no botão Scan.

3 A caixa de diálogo A caixa de diálogo TWAIN está dividida em duas secções: a secção da esquerda onde estão localizados a maior parte das definições de controlo e a secção da direita, que é a janela de pré-visualização. Pastas Contém diferentes definições de controlo. Janela de pré-visualização Esta janela é utilizada para visualizar a imagem pré-digitalizada e seleccionar a área de digitalização final.

4 O separador Principal Modo de digitalização Esta opção determina a forma como o scanner lê a imagem e indica a forma como a imagem será reproduzida depois de digitalizada. Origem de digitalização Esta opção define o tipo de suporte do documento a ser digitalizado. Dimensro de digitalização Esta opção refere-se ao tamanho da imagem ou do documento que vai digitalizar. Digitalização JPEG2000 Trata-se da mais recente norma de compressão de imagens que normalmente permite obter ficheiros com um tamanho mais pequeno e uma qualidade de imagem superior à do JPEG original. Largura e Altura Apresenta as dimensões da área da imagem existente dentro do painel de recorte. Resolução Define a resolução em pontos por polegada (dpi). Remoção de trama Define o tipo de suporte do documento a ser digitalizado com o intuito de reduzir o ruído existente na imagem. Controlo de correspondência das cores Esta função faz com que a imagem digitalizada produzida pelo scanner tenha um padrão de cores mais próximo do original. Actualização da fotografia Esta função permite iluminar e focar com maior nitidez a imagem digitalizada clicando neste ícone. Esta função aplica-se quando está a digitalizar imagens a cores de 24 bits. Dimensão de saída Esta função altera as dimensões da saída final. Dimensro da imagem Esta função apresenta a quantidade de espaço existente no computador para mostrar ou guardar a área da imagem seleccionada.

5 A pasta de melhoramentos: Controlo da luminosidade/contraste Controlo da luminosidade/ contraste Controlo de luminosidade Esta função permite ajustar a quantidade total de luz da imagem através de uma gama de valores ( 127~0~ +127). Controlo do contraste Esta função permite ajustar o número total de áreas pretas ou brancas na imagem através de uma gama de valores ( 127~0~+127). Botão Pré-visualizar Este botão permite visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas na imagem antes da digitalização. As alterações realizadas aparecem na janela de pré-visualização. Imagens reduzidas Estas imagens são utilizadas para visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas nas definições de controlo. Selector de canais Esta função permite seleccionar as camadas dos canais (vermelha, verde e azul) que compõem uma imagem a cores. Pode optar por mudar os canais individualmente ou escolher o principal para mudar todos os canais uniformemente e simultaneamente.

6 A pasta de melhoramentos: Controlo do nível Controlo do nível Histograma O histograma apresenta a distribuição dos níveis de luminosidade na imagem. Ferramentas conta-gotas Estas ferramentas são utilizadas para identificar os realces e as sombras de uma imagem. Controlo do nível Utilize o cursor de deslocamento do nível para ajustar o contraste e a luminosidade de uma imagem. Botão Pré-visualizar Este botão permite visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas na imagem antes da digitalização. As alterações realizadas aparecem na janela de pré-visualização. Imagens reduzidas Estas imagens são utilizadas para visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas nas definições de controlo. Selector de canais Esta função permite seleccionar as camadas dos canais (vermelha, verde e azul) que compõem uma imagem a cores. Pode optar por mudar os canais individualmente ou escolher o principal para mudar todos os canais uniformemente e simultaneamente.

7 A pasta de melhoramentos: Controlo da curva Controlo da curva Controlo da curva A aplicação de uma curva a uma imagem, favorece padrões de luminosidade em detrimento de outras variáveis. Adicionar âncora Para realizar uma curva, basta colocar a âncora sobre a linha diagonal e ajustar a posição. Adicione mais âncoras se tiver de fazer uma curva mais complexa. Remover âncora Também pode remover âncoras. Imagens reduzidas Estas imagens são utilizadas para visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas nas definições de controlo. Selector de canais Esta função permite seleccionar as camadas dos canais (vermelha, verde e azul) que compõem uma imagem a cores. Pode optar por mudar os canais individualmente ou escolher o principal para mudar todos os canais uniformemente e simultaneamente. Botão Pré-visualizar Este botão permite visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas na imagem antes da digitalização. As alterações realizadas aparecem na janela de pré-visualização.

8 A pasta de melhoramentos: Controlo da tonalidade/saturação Controlo da tonalidade/saturação Cursor de deslocamento para a tonalidade Este cursor de deslocamento é formado por duas barras coloridas. O cursor de deslocamento superior é estático e o cursor de deslocamento inferior é móvel. Desloque o segundo cursor, para observar a mudança global das cores. Cursor de deslocamento da saturação Permite ajustar a pureza da(s) cor(es) de uma imagem. Imagens reduzidas Estas imagens são utilizadas para visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas nas definições de controlo. Botão Pré-visualizar Este botão permite visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas na imagem antes da digitalização. As alterações realizadas aparecem na janela de pré-visualização.

9 A pasta Filtros O separador Filtros permite ajustar os efeitos individuais da imagem digitalizada através da aplicação de diversos filtros à imagem, antes da digitalização. Nenhum Não é aplicado qualquer filtro. Esbater Suaviza a imagem. Focar Melhora os detalhes existentes numa imagem. Inverter Inverte uma imagem para o negativo ou complemento. Inverter verticalmente Cria uma imagem espelho do original. Imagens reduzidas Estas imagens são utilizadas para visualizar os efeitos do filtro seleccionado. Botões de controlo dos filtros Utilize estes botões para adicionar/subtrair um grau do filtro de esbatimento ou de focagem. Alto-relevo Faz os elementos da imagem parecerem elevados ou cavados. Máscara de desfocagem Realça a nitidez das extremidades e as fronteiras das cores.

10 A janela de pré-visualização Ferramenta de recorte Esta ferramenta permite seleccionar a área na janela de prévisualização que será utilizada como a digitalização final. Botão da ferramenta de zoom Permite aumentar/diminuir uma área da imagem na janela de prévisualização. Painel de recorte Delineia a área ou a região de digitalização que vai ser incluída na digitalização final. Botão Pré-visualizar Este botão permite visualizar os efeitos de quaisquer alterações realizadas na imagem antes da digitalização. Botão Digitalizar conjunto Permite criar até 30 regiões de digitalização (ou painéis de recorte) para digitalização múltipla. Definição do idioma Permite seleccionar o idioma no qual a caixa de diálogo é apresentada. Botão de ajuda Este botão providência ajuda on-line Botão para sair Clique neste botão para sair (ou fechar) as caixas de diálogo TWAIN ou de digitalização em conjunto. Botão de digitalização Se clicar no botão de digitalização vai processar a imagem prédigitalizada e apresentá-la no software anfitrião (onde abriu a caixa de diálogo TWAIN).

11 Pré-digitalização de uma imagem Botão Carregar Este botão permite carregar as definições da imagem previamente carregadas. Botão Guardar Guarda as definições da imagem. Botão Anterior Repõe a definição anterior da selecção mais recente. (Recarrega as últimas definições da imagem guardadas.) Botão Repor Repõe os valores predefinidos das definições. Botão Informações Lista informação acerca das definições que está a utilizar. Uma pré-visualização é uma digitalização rápida a baixa resolução de toda a imagem original. A partir desta digitalização a baixa resolução pode ficar com uma ideia clara da área da imagem que pretende incluir quando clica em Digitalizar. Para pré-visualizar uma imagem: 1. Coloque o documento com a face virada para baixo sobre o vidro da janela de digitalização. 2. Clique no botão Pré-visualizar existente na caixa de diálogo. Depois do scanner ter digitalizado o documento, a imagem digitalizada aparece na janela de pré-visualização. A partir da imagem pré-visualizada, pode agora definir a área exacta da imagem a incluir na digitalização final.

12 Configuração dos parâmetros de digitalização 1. Defina a área da imagem que pretende digitalizar. Utilize a opção Painel de recorte existente na janela de pré-visualização para delinear a área da imagem que pretende digitalizar. Clique num dos lados ou cantos do painel de recorte e arraste-o para o comprimento e largura pretendida. Para mover o painel de recorte todo, posicione o cursor do rato dentro do painel de recorte e arraste-o premindo o botão Painel de recorte esquerdo do rato. Apenas a área existente na parte de dentro do painel de recorte e que será incluída na imagem digitalizada resultante quando clica em Digitalizar. As informações relativas à dimensão existentes na parte debaixo da caixa de diálogo são automaticamente actualizadas quando o painel de recorte é redimensionado. 2. Selecção da a origem da digitalização. Como vai digitalizar uma fotografia a cores, seleccione a opção Por reflexão. Por reflexão: utilize esta opção quando pretender digitalizar documentos à base de papel, como por exemplo fotografias (revistas, livros ou imagens). 3. Seleccione o modo de digitalização pretendido. O modo de digitalização determina a forma como o scanner vais ler a imagem.

13 A cor de 48 bits captura imagens em 281 triliões de cores. A cor de 24 bits captura imagens em 16,7 milhões de cores. O modelo de cores CMYK ( Cyan-Magenta-Yellow-Black - Turquesa-Magenta-Amarelo-Preto) captura imagens para uma impressora a cores. 256 cores capturam imagens numa palete óptima. 256 cinzentos capturam imagens em 256 tons de cinzentos. Cinzento (16 bits) captura 16 bits de informações de imagens em tons de cinzentos para cada pixel que aparece na imagem do ecrã. Texto/Line Art é utilizado para documentos de texto ou para imagens a preto e branco. 4. Selecção da resolução pretendida. A resolução consiste numa medida da quantidade de informações detalhadas relativas a uma imagem que podem ser capturadas numa digitalização. Uma resolução mais elevada tem um resultado a obtenção de uma imagem com uma maior nitidez, mas necessita de mais espaço no disco para guardar ficheiros. Para esta sessão, defina a resolução para 300 dpi. Execução da opção de digitalização Quando tiver concluído as definições dos controlos, clique no botão Digitalizar. O scanner inicia a digitalização do documento e aparece uma caixa de mensagem no ecrã que apresenta o progresso da digitalização. Quando a digitalização estiver concluída, a imagem vai ser apresentada no ecrã principal do software anfitrião.

14 Utilização da digitalização de conjunto A digitalização de conjunto é uma forma fácil de digitalizar diversas vezes qualquer parte de um documento utilizando modos e definições de digitalização diferentes. Na digitalização de conjuntos, pode especificar até um máximo de 30 regiões de digitalização ou pode digitalizar uma única região diversas vezes, utilizando combinações de modos de digitalização e resoluções diferentes. A caixa de diálogo Digitalizar conjunto A caixa de diálogo Digitalizar conjunto contém diversos controlos que tornam a digitalização de conjunto simples e fácil de utilizar. Também apresenta o número de trabalhos de conjunto que realizou quando criou as regiões de digitalização. Para activar a digitalização de conjunto, clique no botão Digitalizar de conjunto. Esta operação fará aparecer a caixa de diálogo Digitalizar conjunto.

15 Botão Novo conjunto Clique neste botão para criar uma nova região de digitalização da imagem na janela de pré-visualização. Botão Duplicar conjunto Clique neste botão para duplicar um trabalho de conjunto. A seguir, pode especificar diferentes definições de controlo para este trabalho de conjunto específico. Botão Lixo do conjunto Clique neste botão para eliminar o trabalho de conjunto seleccionado ou realçado. Botão Cancelar conjunto Clique neste botão para cancelar um trabalho de conjunto e sair da caixa de diálogo de digitalização de conjunto.

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Bem-Vindo ao ZoomText Express O ZoomText Express é um programa simples de ampliação para o seu computador.

Leia mais

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: NOTA As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Guia do Controlador Universal de Impressão

Guia do Controlador Universal de Impressão Guia do Controlador Universal de Impressão Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B POR 1 Visão geral

Leia mais

TomTom. Suporte Bluetooth para Service Tool

TomTom. Suporte Bluetooth para Service Tool TomTom Suporte Bluetooth para Service Tool Estabelecer ligação a um equipamento LINK 300/310 por Bluetooth Estabelecer ligação a um equipamento LINK 300/310 por Bluetooth Este documento informa-o sobre

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP

Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP v4.2.pt Part number: 5992-2507 Copyright 2007 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação deste documento está sujeita a alterações

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER VAMOS APRENDER Operações elementares numa folha de cálculo: Movimentação na folha de trabalho Inserção de dados numa célula Inserção de Comentários numa célula Eliminar o conteúdo de uma célula Formatação

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Este Manual do Utilizador diz respeito aos modelos seguintes: MFC-J650DW/J670DW/J690DW/J695DW Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste

Leia mais

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 AllianzNet Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 Software Requisitos para o correcto funcionamento com o AllianzNet - Browser Internet Explorer, mínimo versão 8 - Pode ser instalado

Leia mais

O Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: José Pires

O Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: José Pires Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o Skanlite 6 2.1 Selecção do Scanner.................................... 6 3 Janela Principal do Skanlite 8 3.1 Digitalização.........................................

Leia mais

Guia de Instalação do StarBoard Software 1

Guia de Instalação do StarBoard Software 1 Centro de Formação de Penalva e Azurara Guia de Instalação do StarBoard Software 1 1 Iniciar a Configuração Introduza o CD-ROM do StarBoard Software na unidade de CD-ROM/DVD. O Assistente de Configuração

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DA CÂMARA WEB HP

MANUAL DO UTILIZADOR DA CÂMARA WEB HP MANUAL DO UTILIZADOR DA CÂMARA WEB HP Direitos de Autor 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A Microsoft, Windows e Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registadas nos Estados

Leia mais

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro Introdução ao Kosmo Janeiro 2011 Formador: Catarina Pinheiro 1 Índice Introdução...3 Interface...3 Barra de Ferramentas Principal...3 Criar um projecto novo...5 Simbologia...5 Relações...6 Edição...6 Impressão...7

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

Manual do Administrador

Manual do Administrador RePe Repositório de e-portefólios Educativos Manual do Administrador Janeiro de 2008 1. O Módulo portefolioaluno O Módulo portefolioaluno, actualmente na versão 1.0, funciona no ambiente Moodle. Utiliza

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Studio Primary Descrição

Studio Primary Descrição Mostrar Home > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas Esta secção fornece uma descrição geral das ferramentas e funções disponíveis nas caixas de

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Nota As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação ou

Leia mais

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe. Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede

Leia mais

Manual do Utilizador de Software

Manual do Utilizador de Software Manual do Utilizador de Software Versão 0 POR Modelo aplicável Este Manual do Utilizador aplica-se ao modelo DCP-J140W. Definições de notas Neste Manual do Utilizador, são utilizados os ícones seguintes:

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DE SOFTWARE

MANUAL DO UTILIZADOR DE SOFTWARE MANUAL DO UTILIZADOR DE SOFTWARE Série RJ O conteúdo deste manual e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva o direito de alterar sem aviso prévio as

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DA HP WEBCAM 2100

MANUAL DO UTILIZADOR DA HP WEBCAM 2100 MANUAL DO UTILIZADOR DA HP WEBCAM 2100 Version 1.0.PT Copyright 2010 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação deste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Manual do Utilizador do Scanner. Apêndices

Manual do Utilizador do Scanner. Apêndices Manual do Utilizador do Scanner A caixa de diálogo TWAIN Apêndices Índice 2 A caixa de diálogo TWAIN... 3 Obter (Adquirir) e utilizar a caixa de diálogo TWAIN... 4 Desempenhar uma digitalização simples...

Leia mais

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 Agrupamento de Escolas Elias Garcia NUNCA É TARDE PARA APRENDER!!... FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 A Equipa do Plano Tecnológico Informática para Séniores 1 Esta formação em como objectivo proporcionar aos

Leia mais

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Pré-requisitos: Windows, Word Software utilizado: Windows XP, Word 2003 Uma outra versão de software menos actual ou mais actual pod, contudo, ser utilizada.

Leia mais

Manual do SecurDisc Viewer

Manual do SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado

Dispositivos apontadores e teclado Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui

Leia mais

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios)

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Índice Antes de utilizar o equipamento Brother... Definições de notas... Marcas registadas... Introdução... Transferir a aplicação

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS Manual do Utilizador DA-71814 Introdução Agradecemos por estar a utilizar esta câmara sem fios de nova geração. Pode ser utilizada assim que for inserida. É o produto ideal

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER Capítulo 1: Iniciação da digitalização Capítulo 2: A caixa de diálogo TWAIN Apêndices Índice 2 Iniciação da digitalização Get (Acquire) and Use the Scan Dialog Box... 3

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

Carregando o alimentador multiuso

Carregando o alimentador multiuso O alimentador multiuso pode reter diversos tamanhos e tipos, como transparências e envelopes. Ele é útil para impressão em uma página timbrado, papel colorido ou outro tipo especial. Consulte a Guia de

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

Elaboração e manipulação de gráficos

Elaboração e manipulação de gráficos Elaboração e manipulação de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes facilitando uma melhor comparação, de padrões e de tendências dos dados. Por exemplo, em vez de analisar diferentes colunas de

Leia mais

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT)

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7 Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows 7 Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows 7... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura 1 -

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Dispositivos externos

Dispositivos externos Dispositivos externos Número de publicação do documento: 406856-131 Abril de 2006 Este manual explica como utilizar os dispositivos externos opcionais com o computador. Conteúdo 1 Utilizar dispositivos

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

Cartões Multimédia Externos Manual do utilizador

Cartões Multimédia Externos Manual do utilizador Cartões Multimédia Externos Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Java é uma marca comercial da Sun Microsystems, Inc. nos E.U.A. O logótipo SD é uma marca comercial

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 430227-131 Janeiro de 2007 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado. Conteúdo 1 Dispositivos indicadores

Leia mais

Módulo de Aprendizagem I

Módulo de Aprendizagem I Módulo de Aprendizagem I Digitalizar fotografias para a base de dados do SiFEUP Notas: No decorrer deste módulo de aprendizagem, pressupõe-se que o utilizador já tem o scanner devidamente instalado no

Leia mais

Georreferenciamento no Spring

Georreferenciamento no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte, 2007 O download

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO Índice Introdução...2 Como utilizar o XCONFIG...3 A interface da aplicação...3 Ecrã Impressão...5 Ecrã Comunicação...7 Ecrã Sistema Operativo...8 Ecrã Utilizador...9 Ecrã

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

O Microsoft Word 2003 é um dos programas que constituem o Microsoft Office 2003.

O Microsoft Word 2003 é um dos programas que constituem o Microsoft Office 2003. Microsoft Word 2003 Área de Trabalho... 04 Criar documentos... 06 Guardar Documentos... 08 Abrir documentos... 09 Seleccionar texto... 10 Copiar, Cortar e colar texto... 11 Localizar e Substituir... 12

Leia mais

Migrar para o Word 2010

Migrar para o Word 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Word 2010 é muito diferente do Word 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Índice. Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3

Índice. Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3 PT Índice Identificação dos componentes Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3 Definições da câmara Modo de gravação... 4 Botão da resolução...

Leia mais

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS OBJECTIVO: Partindo da imagem da esquerda, pretende-se obter a imagem da direita inserida num ficheiro CAD. A imagem da direita apresenta o efeito da perspectiva removido para o

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações ." Xerox WorkCentre /0// Como fazer uma cópia. Coloque os documentos originais com a face para cima na bandeja. Pressione o botão Limpar tudo (C) para cancelar todas as seleções 88 ##. Pressione o botão

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min Ficha orientada nº2 Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Objectivos: Criar uma apresentação Inserir um novo diapositivo Formatar texto Guardar uma apresentação Correr uma apresentação 1. Criar um

Leia mais

Manual do utilizador do representado da Bomgar

Manual do utilizador do representado da Bomgar Manual do utilizador do representado da Bomgar Índice remissivo Introdução 2 Cliente representante 2 Descrição geral do cliente representante 4 Configurações 5 Painel 6 Teclas de sessão 6 Filas 6 Jumpoint

Leia mais

DIF Freedom Web Computador, Tablet e SmartPhone

DIF Freedom Web Computador, Tablet e SmartPhone Pág. 1/14 DIF Freedom Web Simplicidade e rapidez Projetado para ser rápido e tão fácil de usar quanto possível, a nova plataforma DIF Freedom Web da DIF Broker é uma plataforma baseada numa ligação Web,

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Telecomando Live-View

Telecomando Live-View Telecomando Live-View RM-LVR1 Este Guia é um suplemento do Manual de Instruções desta unidade. Apresenta algumas funções adicionadas ou modificadas e descreve o respetivo funcionamento. Consulte também

Leia mais

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes WebQuestion 2.0 A concepção de um questionário passo a passo Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes 1 Índice de conteúdos A configuração do programa...3 Elaborar um

Leia mais

1 - Enviar e-mail dinâmico

1 - Enviar e-mail dinâmico 1 - Enviar e-mail dinâmico O email dinâmico é um módulo que lhe permite enviar uma mensagem de correio electrónico para vários destinatários em simultâneo de uma forma simples. A primeira etapa do módulo

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação de Hardware. Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação de Hardware. Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps Introdução Não exponha o Adaptador Ethernet Powerline da Sweex de 200 Mbps a temperaturas extremas. Não exponha o equipamento a luz solar directa

Leia mais

Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes

Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes 955 955 A máquina de costurar e bordar 2 em 1 mais completa do mercado. Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes 955 Uma máquina compacta

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 ASSUNTO: ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE Objetivos: I. Visualização e interpretação de imagens II. Geração de mapas temáticos com dados de interpretação

Leia mais

O alimentador multiuso aceita papel dentro das seguintes dimensões:

O alimentador multiuso aceita papel dentro das seguintes dimensões: O alimentador multiuso pode suportar diversos tamanhos e tipos de papel, como, transparências, cartões postais, cartões de anotação e envelopes. Ele é útil para impressão de uma única página em papel timbrado,

Leia mais

Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo. Índice. Harmony

Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo. Índice. Harmony Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo Índice Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo... 1 Harmony... 1 Lenovo Companion 3.0... 2 Lenovo Customer Engagement Service... 3 Lenovo Experience Improvement (apenas

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

SAFT-T para SISPOC. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 01.12.2007

SAFT-T para SISPOC. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 01.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para sispoc Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 01.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Índice Padronização de cores para os módulos RIVED... 1 Padronização para os módulos educacionais (páginas web) e animações/simulações do Projeto

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Manual de Utilizador

Manual de Utilizador Manual de Utilizador Instruções Básicas Painel Frontal Painel Traseiro LNB IN: ligue à parabólica LNB OUT: ligue a outro recetor AUDIO R/L: ligue à TV ou aparelho de áudio CVBS: ligue à TV via RCA RS-232:

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador 22 SET. 2015 Área Cliente Manual do Utilizador Índice 1. O que é a Área Cliente?... 1 2. Quais são as principais funcionalidades disponíveis na Área Cliente?... 2 3. Quais são as condições necessárias

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Atenção: este guião e o próximo trabalho implicam a utilização de auriculares. Deves trazer de casa este material. Cria um diretório (pasta) na tua pen de

Leia mais

Receptor AV Multicanal. Comece aqui Bem-vindo, este é o seu Guia de configuração rápida

Receptor AV Multicanal. Comece aqui Bem-vindo, este é o seu Guia de configuração rápida Receptor AV Multicanal STR-DN1040 Comece aqui Bem-vindo, este é o seu Guia de configuração rápida 1 Configurar os altifalantes 2 Ligar o seu televisor e outros dispositivos 3 Outras ligações 4 Optimização

Leia mais

Disk Station. DS209j, DS209, DS209+, DS209+II. Guia de Instalação Rápida

Disk Station. DS209j, DS209, DS209+, DS209+II. Guia de Instalação Rápida Disk Station DS209j, DS209, DS209+, DS209+II Guia de Instalação Rápida INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este manual em local seguro,

Leia mais

Manual. De Consulta Rápida. Versão 2.0; 06.03.2012. Table of contents

Manual. De Consulta Rápida. Versão 2.0; 06.03.2012. Table of contents Table of contents Manual Versão 2.0; 06.03.2012 De Consulta Rápida CD LAB AG, Irisweg 12, CH-3280 Murten, Tel. +41 (0)26 672 37 37, Fax +41 (0)26 672 37 38, www.wincan.com Conteúdo 1 Introdução 3 2 Execução

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação do Software. MP502FM / MP504FM Sweex Black Onyx MP4 Player

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação do Software. MP502FM / MP504FM Sweex Black Onyx MP4 Player MP502FM / MP504FM Sweex Black Onyx MP4 Player Introdução Não exponha o Sweex Black Onyx MP4 Player a temperaturas extremas. Não coloque o dispositivo directamente ao sol ou perto de elementos de aquecimento.

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Manual do utilizador do Cisco Unified Communications Manager Assistant para o Cisco Unified Communications Manager 6.0

Manual do utilizador do Cisco Unified Communications Manager Assistant para o Cisco Unified Communications Manager 6.0 Manual do utilizador do Cisco Unified Communications Manager Assistant para o Cisco Unified Communications Manager 6.0 Sede nas Américas Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

XEROX Security Bulletin XRX05-003 Documento versão 1.1 Última revisão: 14/03/05

XEROX Security Bulletin XRX05-003 Documento versão 1.1 Última revisão: 14/03/05 BOLETIM DE SEGURANÇA XEROX XRX05-003 A vulnerabilidade no servidor http no Controlador de Rede/ESS pode portencialmente permitir o acesso não autorizado. A seguinte solução de software e instruções de

Leia mais

JUP JANELA ÚNICA PORTUÁRIA

JUP JANELA ÚNICA PORTUÁRIA Administração do Porto de Douro e Leixões JUP JANELA ÚNICA PORTUÁRIA Equipa PIPe Kick Off JUP / APDL / 00-06-6 ÍNDICE 0 Objectivo 0 Conceitos Gerais 0 Escalas de Navios 04 Área Pessoal 05 Funcionalidades

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO DA HP WEBCAM 2100

GUIA DO USUÁRIO DA HP WEBCAM 2100 GUIA DO USUÁRIO DA HP WEBCAM 2100 v1.0.br Copyright 2010 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias

Leia mais

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo WINDOWS XP Autor: Amarildo Correia de Melo COLEÇÃO NAVEGANDO NO WINDOWS XP INFORMÁTICA Editora Melo LTDA 1ª EDIÇÃO 2015 DEDICATÓRIA: À minha família, pelo o incentivo e companheirismo. " O Senhor é meu

Leia mais