COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS ELETRÔNICOS. Maria das Graças Targino Pós-Doutora em Jornalismo Doutora em Ciência da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS ELETRÔNICOS. Maria das Graças Targino Pós-Doutora em Jornalismo Doutora em Ciência da Informação"

Transcrição

1 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS ELETRÔNICOS Maria das Graças Targino Pós-Doutora em Jornalismo Doutora em Ciência da Informação

2 OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS (IMPRESSOS E ELETRÔNICOS)

3 CONTEXTUALIZAÇÃO: CIÊNCIA, PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIÊNCIA X SENSO COMUM INFORMAÇÃO X SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ICT X DESENVOLVIMENTO COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

4 PERIÓDICO: CONCEITO AMPLO E TRAÇOS AUTORIA MÚLTIPLA PERIODICIDADE PREFIXADA (QUE NÃO PERSISTE NO ELETRÔNICO) EDITORAÇÃO POR PERÍODO NÃO DELIMITADO LINHA EDITORIAL DEFINIDA

5 PERIÓDICO: TERMINOLOGIAS DISTINTAS Journal Magazine newspaper periodical primary journal proceedings scholarly journal scientific journal scientific periodical scientific publication serial transactions publicação periódica sobre qualquer assunto revista jornal qualquer publicação periódica periódico primário (divulga pesquisas originais pela primeira vez) proceedings (anais, o correspondente mais próximo, em português) publicação periódica acadêmica com contribuições originais publicação periódica de caráter científico qualquer publicação periódica científica qualquer publicação (livros, periódicos etc.) de caráter científico publicação seriada transactions (anais, o correspondente mais próximo, em português)

6 O QUE É CIENTÍFICO? REVISÕES DE LITERATURA SÃO CIENTÍFICAS? QUANTO DE CONTRIBUIÇÃO ORIGINAL UM PERIÓDICO DEVE TER PARA SER CONSIDERADO CIENTÍFICO? COMO MENSURAR O NÍVEL DE ORIGINALIDADE? O QUE É TER SIGNIFICÂNCIA?

7 PERIÓDICO CATEGORIZAÇÃO (BRAGA; OBERHOFER) PERIÓDICO CIENTÍFICO = MAIS DE 50% DO CONTEÚDO RESULTAM DE INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS PERIÓDICO TÉCNICO-CIENTÍFICO = MAIS DE 50% SÃO COMENTÁRIOS, OPINIÕES, PONTOS DE VISTA PERIÓDICO DE DIVULGAÇÃO = NOTÍCIAS CURTAS, INFORMES E SIMILARES PREVALECEM FONTE: BRAGA, G. M.; OBERHOFER, A. Diretrizes para a avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros. Rev. Lat. Doc., [S.l.], v.2, n.1, p.27-31, ene./jun.1982.

8 PERIÓDICO CIENTÍFICO CATEGORIZAÇÃO (CNPq) TER MAIS DE 80% DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E/OU TÉCNICO-CIENTÍFICOS PUBLICADOS E GERADOS A PARTIR DE PESQUISAS ORIGINAIS, NÃO DIVULGADAS EM OUTRAS REVISTAS. FONTE: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Normas gerais para auxílios. Normas específicas: editoração (AED). Disponível em: < / 25480>. Acesso em: 22 ago

9 PERIÓDICO CIENTÍFICO CATEGORIZAÇÃO (Comissão Qualis, I) Editor responsável. Comissão editorial. Conselho Consultivo (pareceristas ad hoc). ISSN. Linha editorial definida: missão, foco temático, periodicidade e forma de avaliação / revisão. Normas claras de submissão. Periodicidade regular.

10 PERIÓDICO CIENTÍFICO CATEGORIZAÇÃO (Comissão Qualis, II) Contribuições na forma de artigos assinados. Autores: titulação e afiliação institucional. Conselho Consultivo: titulação e afiliação institucional. Título, resumo e palavras-chave em dois idiomas. Datas de recebimento de cada artigo e de aceitação para publicação.

11 A DÚVIDA CONTINUA: O QUE É CIENTÍFICO? COMO SEPARAR O JOIO DO TRIGO? O QUE É PRODUÇÃO CIENTÍFICA? COMO DISCERNIR O CIENTÍFICO DO NÃO CIENTÍFICO? COMO DISCERNIR O TÉCNICO-CIENTÍFICO DO NÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO?

12 PERIÓDICO CATEGORIZAÇÃO PERIÓDICO CIENTÍFICO Periódico científico impresso Periódico científico eletrônico

13 PERIÓDICO EXPANSÃO INTENÇÃO DOS EDITORES EM AUFERIREM LUCROS; CRENÇA DE QUE NOVAS DESCOBERTAS EXIGEM DEBATES PÚBLICOS; PREMÊNCIA DE SABER O QUE ESTÁ OCORRENDO E DE OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DAS INVESTIGAÇÕES EM ANDAMENTO; NECESSIDADE DE OS CIENTISTAS DIFUNDIREM SUAS IDÉIAS: PRESSÃO ACADÊMICA; VOLUME CRESCENTE DE LITERATURA.

14 PERIÓDICO FUNÇÕES ATUAIS DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA OS SEUS RESPECTIVOS PÚBLICOS- ALVOS; REGISTRO PÚBLICO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS; ESPAÇO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO E / OU AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA; IMPOSIÇÃO / FIXAÇÃO DE PADRÕES DE QUALIDADE PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA; ESTABELECIMENTO DE AUTORIDADE CIENTÍFICA... etc. etc...

15 AUTORIA X CO-AUTORIA Concepção da ideia e definição dos objetivos. Utilização da metodologia. Análise e interpretação dos dados. Redação preliminar e final dos textos.

16 EDITOR E DECISÕES O que publicar. O que priorizar. Em que novas especialidades vale investir. Como incentivar as áreas emergentes. Como estimular a diversificação temática. Como assegurar sintonia: oferta e demanda. E, principalmente, COMO FORTALECER OS FILTROS DE QUALIDADE = AVALIAÇÃO.

17 NATUREZA DAS INSTITUIÇÕES EDITORAS Editoras comerciais. Sociedades científicas e associações profissionais. Instituições educacionais. Indústrias e empresas. Agências governamentais. Institutos de pesquisa e instituições que não visam ao lucro. Outras entidades que não se enquadram nessas categorias.

18 ESTRUTURA EDITORIAL Editor-chefe, editor científico. Editores associados, editores adjuntos, editores de seção. Editor executivo / editor consultivo. Conselho Editorial / Corpo Editorial. Avaliadores, consultores ad hoc, etc. Redatores, jornalistas, tradutores. Revisores de texto / revisores gráficos. Designers / programadores visuais. Assessores de comunicação e de marketing. Gerentes / pessoal administrativo / contadores.

19 PRODUÇÃO DOS PERIÓDICOS Captação de originais (NORMAS) junto aos autores Instituições editoras. Gráficas. Distribuidoras. Agências de assinaturas / representantes comerciais. Bibliotecas. Editores e profissionais especializados. Manutenção das instalações, etc.

20 PERIÓDICO CRITÉRIOS DE QUALIDADE / FINANCIAMENTO ANTES (I) Editor responsável. Comissão Editorial que auxilie o Editor na tomada de decisões. Conselho Consultivo formado por pesquisadores de diferentes instituições. Registro de ISSN. Linha editorial definida (expediente: missão, foco temático, periodicidade e forma de avaliação / revisão). Normas de submissão claras. Periodicidade regular definida.

21 PERIÓDICO CRITÉRIOS DE QUALIDADE / FINANCIAMENTO ANTES (II) Avaliação dos originais por membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc. Contribuições na forma de artigos assinados. Indicação da titulação e afiliação institucional dos autores. Indicação da titulação afiliação institucional dos membros do Conselho Consultivo ou dos pareceristas ad hoc. Título, resumo e palavras-chave no mínimo em dois idiomas: um deles na língua da revista. Data de recebimento e aceitação de cada artigo.

22 PERIÓDICO CRITÉRIOS DE QUALIDADE / FINANCIAMENTO Ano 2014 (I) Estar indexado na base de dados SciELO e/ou ter classificação mínima no Qualis da CAPES. Possuir abrangência nacional / internacional quanto a autores, corpo editorial e conselho científico, com afiliação institucional em todos os fascículos e adotar política editorial estrita de revisão por pares. Apresentar a missão, política editorial e instruções aos autores. Ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas.

23 PERIÓDICO CRITÉRIOS DE QUALIDADE / FINANCIAMENTO Ano 2014 (II) Ter circulado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores à data da solicitação. Apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos ao ano. Possuir número internacional normatizado para publicações seriadas ISSN. FONTE: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Normas gerais para auxílios. Normas específicas: editoração (AED). Disponível em: < / 25480>. Acesso em: 22 ago

24 PERIÓDICO CRITÉRIOS DE QUALIDADE: os mais importantes na atualidade Número de autores de diferentes instituições. Titulação dos autores. Atualização da revista. Inclusão em bases de dados e / ou índices.

25 O FENÔMENO DOS PORTAIS - congregam vários sites de distintas editoras e revistas. Portal Scientific Electronic Library Online (Scielo). Portal LivRe (MCT). Portal Revcom. Portal de Periódicos da Capes. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

26 TENDÊNCIAS / MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS: QUALIS / QUALIS LIVROS

27 TENDÊNCIAS / MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS: SEER

28 TENDÊNCIAS / MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS: CREATIVE COMMONS

29 TENDÊNCIAS / MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS: INICIATIVA DOS ARQUIVOS ABERTOS (OAI)

30 TENDÊNCIAS / MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS: MOVIMENTO DO ACESSO ABERTO (OA)

31 DISTINÇÃO ENTRE OAI E OA - SÍNTESE O ARQUIVO ABERTO discute e desenvolve tecnologia que possibilite interoperabilidade dos dados a partir de softwares livres (aqui, o termo aberto - significa de fonte aberta, que é o caso dos softs livres). O ACESSO LIVRE discute a questão dos direitos autorais e novas formas de possibilitar o acesso ao maior número de pessoas.

32 GRATA! CONTATO:

REGULAMENTO REVISTA FORSCIENCE. CAPÍTULO 1 Da Missão, Foco e Escopo

REGULAMENTO REVISTA FORSCIENCE. CAPÍTULO 1 Da Missão, Foco e Escopo REGULAMENTO REVISTA FORSCIENCE CAPÍTULO 1 Da Missão, Foco e Escopo Art. 1º - A Revista ForScience é um periódico técnico-científico de publicação semestral em fluxo contínuo, que tem a Missão de divulgar

Leia mais

Periódicos científicos eletrônicos e critérios de qualificação da comunicação científica Ana Gruszynski

Periódicos científicos eletrônicos e critérios de qualificação da comunicação científica Ana Gruszynski Periódicos científicos eletrônicos e critérios de qualificação da comunicação científica Ana Gruszynski Em fase de consolidação, o processo de edição e publicação on line abrange aspectos particulares

Leia mais

Faculdade de Odontologia de Piracicaba DPQ

Faculdade de Odontologia de Piracicaba DPQ Faculdade de Odontologia de Piracicaba DPQ A QUALIDADE DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO Profa Dra Dagmar de Paula Queluz Professora Associada da FOP - UNICAMP Especialista em Saúde Coletiva - EUA Especialista

Leia mais

LILACS - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PERMANÊNCIA DE PERIÓDICOS

LILACS - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PERMANÊNCIA DE PERIÓDICOS LILACS - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PERMANÊNCIA DE PERIÓDICOS Agosto/2008 A LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, coordenada pela BIREME, é um índice regional que estabelece

Leia mais

Modelo cooperativo de publicação Eletrônica em paises em Desenvolvimento. Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS

Modelo cooperativo de publicação Eletrônica em paises em Desenvolvimento. Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Modelo cooperativo de publicação Eletrônica em paises em Desenvolvimento Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Scientific Electronic Library Online Biblioteca Científica Electrónica em Linha Lançado

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos ARTIGO CIENTÍFICO Metodologia Científica Graduação Tecnológica O conhecimento é público Uma grande descoberta científica não passa a existir apenas por força da autoridade moral ou do talento literário

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL Brasil: um gigante paradiplomático A Revista Trabajos de Investigación en Paradiplomacia, TIP, abre convocatória para

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. Karina de Oliveira Pinho (PIBIC/ UEL), Ana Esmeralda Carelli (Orientador), e-mail: carelliana@uel.br

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016. Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica

TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016. Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016 Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica Área de Concentração em Desenvolvimento Estrutural de CTI Linha de Desenvolvimento de CTI Popularização

Leia mais

1 Responsabilidade e processo de seleção de títulos dentro do Sistema Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

1 Responsabilidade e processo de seleção de títulos dentro do Sistema Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde LILACS - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PERMANÊNCIA DE PERIÓDICOS Abril/2010 A LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, coordenada pela BIREME, é um índice regional que estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO O Pró-Reitor Acadêmico

Leia mais

Mestrados Profissionais em Ensino: Características e Necessidades

Mestrados Profissionais em Ensino: Características e Necessidades Mestrados Profissionais em Ensino: Características e Necessidades Carlos Eduardo Aguiar Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro www.if.ufrj.br/~pef/

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL nº. 01/2016 Inclusão nº. 02 FACULDADE DE - UFBA Áreas de Conhecimento: Patrimônio cultural e políticas de preservação da arquitetura, do urbanismo

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

Instruções para elaboração de Artigo Científico

Instruções para elaboração de Artigo Científico MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Instruções para elaboração de Artigo Científico 1. Definição da temática O aluno deverá definir a temática do TCC do CSTG

Leia mais

3.4 Modelo de avaliação de periódicos científicos on-line

3.4 Modelo de avaliação de periódicos científicos on-line Padronização de periódicos científicos on-line modelos de avaliação de periódicos científicos existentes na literatura, encontrou-se os trabalhos de Devis (2004), Bomfá (2003), Fachin (2002), Sarmento,

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE ISSN 2316-977X CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais, e áreas afins, a encaminharem trabalhos

Leia mais

Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole

Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole Marcia Rosetto (USP) - mrosetto@usp.br

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3653 - Fax: (45) 3036-3638 http://www.univel.br direito@univel.br EDITAL

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

Gestão do processo de peer review na avaliação de manuscritos. Alketa Peci EBAPE/FGV Editora-Chefe

Gestão do processo de peer review na avaliação de manuscritos. Alketa Peci EBAPE/FGV Editora-Chefe Gestão do processo de peer review na avaliação de manuscritos Alketa Peci EBAPE/FGV Editora-Chefe Gestão do processo de peer review na avaliação de manuscritos Mostrar e discutir o processo editorial nos

Leia mais

4º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Chamada de Trabalhos

4º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Chamada de Trabalhos 4º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Chamada de Trabalhos 4º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário O acesso ao conhecimento como política de modernização do Judiciário, Brasília

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS O Coordenador da, no uso de suas atribuições, torna público que está aberta a submissão de originais para avaliação e possível publicação pela Editora UTFPR, em caráter

Leia mais

INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO

INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO CONTEXTO 2010 2007 Crescimento da economia verde 3ª Geração dos Indicadores Ethos: incorporar o aprendizado promovido pelos grupos de trabalho, aumentar a relação com outras

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

EDITAL DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS

EDITAL DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS Edital Nº 01/2014. EDITAL DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS A Editora da UFRN, com vistas a implementar a Política Editorial da UFRN, comunica por meio deste edital as normas para submissão de propostas

Leia mais

C O N C U R S O P Ú B L I C O P AR A D O C E N T E D O M AG I S T É R I O S U P E R I O R E D I T AL 0 1 / 2 013 DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA

C O N C U R S O P Ú B L I C O P AR A D O C E N T E D O M AG I S T É R I O S U P E R I O R E D I T AL 0 1 / 2 013 DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Rua Barão de Jeremoabo s/n Campus Universitário de Ondina Salvador Bahia CEP 40.170-290 Fones [71] 3283 8600 /Telefax [71] 3283 8601 C O N C U R S O P Ú B L I C O P AR A D O C

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PRODUÇÃO ACADÊMICA Piapa A

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino, Faculdade ou

Leia mais

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. eduerj.uerj.br 21 2334-0720 2334-0721.

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. eduerj.uerj.br 21 2334-0720 2334-0721. EdUERJ EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO /eduerj @eduerj 21 2334-0720 2334-0721 eduerj.comercial@gmail.com MANUAL DE PUBLICAÇÃO EDITORA DA UERJ " y / l G Apresentação A Editora da Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO PROGRAMA DE AUXÍLIO À PESQUISA 2014 PROGRAMA DE AUXÍLIO À PESQUISA O objetivo principal do Programa de Auxílio à Pesquisa é propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Área de Concentração: Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Via Washington

Leia mais

EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE LIVROS

EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE LIVROS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE LIVROS 1. OBJETIVO 1.1.

Leia mais

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial.

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial. Nosso DNA... é um grupo inglês e o maior conglomerado de publicações aeronáuticas do mundo. São 35 anos de mercado e mais de 20 títulos/revistas. Juntas ultrapassam mensalmente a marca dos 300.000 exemplares

Leia mais

EDITORA DA UEL. Histórico

EDITORA DA UEL. Histórico EDITORA DA UEL Histórico A Editora da Universidade Estadual de Londrina, denominada EDUEL, é um órgão de Apoio, criado em 1995. Tem como objetivo publicar material de qualidade e relevância científica,

Leia mais

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira).

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Normas para submissão de trabalhos Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão efetivar o pagamento da inscrição impreterivelmente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM 1 REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM DISPÕE SOBRE A PROPOSIÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pesquisa Rua Catequese, 242 Bairro Jardim Santo André - SP CEP 09090-400 Fone: (11) 4437.8560 propes@ufabc.edu.br EDITAL Nº 001/2015

Leia mais

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Braga, 01 de Julho de 2016 Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Eurodesk, o que é? A Agência Erasmus + Juventude em Ação cumpre, para além da sua missão cumprir as responsabilidades delegadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ Edital 08/2016 1. Sobre o Programa A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 8ª edição do Programa Ciência na Sociedade

Leia mais

Escola Superior de Redes

Escola Superior de Redes Escola Superior de Redes Por que uma Escola Superior de Redes? Capacitação em TIC é um dos objetivos do Programa Prioritário de Informática do MCT/SEPIN (PPI RNP). A ESR é um novo instrumento na realização

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

Edital ICESP/PROMOVE: 01/2016 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital ICESP/PROMOVE: 01/2016 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital ICESP/PROMOVE: 0/06 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Faculdade ICESP/Faculdades Integradas Promove de Brasília (ICESP / PROMOVE), por intermédio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS - 2016

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DO 5º FÓRUM CIENTÍFICO DA FHEMIG. Normas de Publicação de Artigos Completos segundo a RMMG Orientações aos autores:

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DO 5º FÓRUM CIENTÍFICO DA FHEMIG. Normas de Publicação de Artigos Completos segundo a RMMG Orientações aos autores: NORMAS DE PUBLICAÇÃO DO 5º FÓRUM CIENTÍFICO DA FHEMIG Normas de Publicação de Artigos Completos segundo a RMMG Orientações aos autores: 1. Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) destina se à publicação

Leia mais

CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010.

CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010. CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010. BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS (Conforme Resolução 11/2010, do Conselho Universitário da UFBA) I. TÍTULOS ACADEMICOS N o DE PONTOS 01. Livre docência na área do

Leia mais

EDITAL Nº01/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES

EDITAL Nº01/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES EDITAL Nº01/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), no uso de suas atribuições e tendo em vista o que estabelece

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CLASSE

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA A Revista Disciplinarum Scientia destina-se a publicar trabalhos de discentes do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA e de outras

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS ANEXO IV TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS Títulos acadêmicos; atividades de ensino; atividades administrativas/profissionais; produção científica, técnica e/ou cultural, literária, filosófica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE ADMINSITRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO O processo de seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) DETALHAMENTO DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO REFERENTE AO ADITIVO DO EDITAL

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 18 à 25/08/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Desenvolvendo Competências dos Alunos de Pós-graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE: da pesquisa a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Desenvolvendo Competências dos Alunos de Pós-graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE: da pesquisa a elaboração de trabalhos acadêmicos. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Desenvolvendo Competências dos Alunos de Pós-graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE: da pesquisa a elaboração de trabalhos acadêmicos. Elisabeth da Silva

Leia mais

O Pesquisador Científico do Estado de São Paulo

O Pesquisador Científico do Estado de São Paulo O Pesquisador Científico do Estado de São Paulo Acesso 2012 CPRTI, junho 2012 INSCRIÇÕES ACESSO 2012 Edital CPRTI 001/2012 DOE 28/4/12 Período: 18/6/2012 a 17/7/2012, Local: Pessoalmente: das 10:00h às

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação O MultiFAAL (Caderno Científico Multidisciplinar da FAAL), publica manuscritos relevantes para o enriquecimento nas diversas áreas

Leia mais

A tramitação dá-se conforme o disposto no art. 24, II do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

A tramitação dá-se conforme o disposto no art. 24, II do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI N o 6.060, DE 2009 Estabelece mecanismos de incentivo para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais. Autor: Deputado VICENTINHO

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003046A - Jornalismo Especializado I Docente(s) Juarez Tadeu de Paula Xavier Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1 O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) tem como meta promover a participação de acadêmicos

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. O Pesquisador e a Comunicação Científica

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. O Pesquisador e a Comunicação Científica FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica O Pesquisador e a Comunicação Científica 24/08/2007 Comunicação Científica Receita de sucesso Clear mind Clearly stated problem

Leia mais

MBA em Mídias Sociais e Comunicação Digital - Inscrições até o dia 26 de fevereiro

MBA em Mídias Sociais e Comunicação Digital - Inscrições até o dia 26 de fevereiro MBA em Mídias Sociais e Comunicação Digital - Inscrições até o dia 26 de fevereiro Enviado por DA REDAÇÃO 25-Jan-2016 PQN - O Portal da Comunicação As inscrições para o processo seletivo para ingressar

Leia mais

1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ALEGRETE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Atividades Complementares de Graduação (ACG): constitui parte do Currículo e caracteriza-se

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão

Leia mais

TABELA ÚNICA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS. Módulo I - Títulos Acadêmicos - Peso 0,5 (meio) Itens Pontuados

TABELA ÚNICA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS. Módulo I - Títulos Acadêmicos - Peso 0,5 (meio) Itens Pontuados SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de Cargos Docentes da Carreira do Magistério Superior (Professor Titular) TABELA ÚNICA DE

Leia mais

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÂO CIENTÌFICA TÍTULO DO PROJETO Duração da bolsa De : / / até / / 2 - ORIENTADOR Nome Completo, sem abreviação Faculdade de vinculação 3 - BOLSISTA Nome Completo,

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO

FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO EDITAL 03/2016 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º. Este

Leia mais

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015)

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Realização: Portal de Periódicos Prazo para submissões: 20 de outubro de 2015 Data das apresentações: 12 de novembro de 2015,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES Instituto Carlos Chagas / FIOCRUZ

PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES Instituto Carlos Chagas / FIOCRUZ PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES / FIOCRUZ O da Fundação Oswaldo Cruz (ICC/FIOCRUZ, Curitiba, PR) torna público, para conhecimento dos interessados, o

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Regulamento 2016 1 - Do Objetivo 1.1 O tem por objetivo o incentivo à pesquisa na área de saúde suplementar, reconhecendo os trabalhos de qualidade

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO 1) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de propostas de cursos

Leia mais

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres)

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONBRADEC II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA. 12 a 14 de novembro de 2012. UNICURITIBA Curitiba/PR. II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONGRESSO

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO 1) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de propostas de cursos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO O Reitor do Centro Universitário UNA, Professor Átila Simões, no uso de suas atribuições faz publicar as normas reguladoras do processo

Leia mais

DOCUMENTO DE ÁREA 2013

DOCUMENTO DE ÁREA 2013 Identificação Área de Avaliação: EDUCAÇÃO Coordenadora de Área: Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP) Coordenadora - Adjunta de Área: Marlucia Menezes de Paiva (UFRN) Coordenadora - Adjunta de Mestrado Profissional

Leia mais

Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions)

Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions) Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions) Roberto A Lotufo Inova Unicamp XXXII Congresso Internacional Propriedade Intelectual ABPI 2012 26 a 28 de agosto de 2012, São Paulo

Leia mais

Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa

Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa Aprovado em sede de reunião de Direção da AAFDL no dia 19 de junho de 2015 CAPITULO I Normas gerais Artigo 1.º Objeto O presente

Leia mais

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES Normas Gerais

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES Normas Gerais V CONGRESSO INTERNACIONAL SESC DE ARTE/EDUCAÇÃO VIDA ARTISTA: DIÁLOGOS ENTRE ARTE/EDUCAÇÃO E FILOSOFIA Homenagem a Ana Mae Barbosa 80 Anos de Vida Artista 60 anos de magistério De 25 a 29 de Julho de 2016

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL DE ABERTURA CPD Nº 08 CONCURSO PÚBLICO, DE 10 DE AGOSTO DE 2016. A Fundação Universidade Federal de São João

Leia mais

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema 1 / 18 ESTRUTURA GERAL DO PRÉ-PROJETO ASSUNTO Gosto pessoal Importância Fonte de dados Meu departamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados por uma comissão de avaliação da área de antropologia/arqueologia com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios abaixo relacionados

Leia mais

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO Citação é o reconhecimento que um documento recebe de outro. Razões que um autor tem para referenciar / citar Indicar leituras para complementação do assunto; Alertar para trabalhos

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art 1º - O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Está em Consulta Pública, até o próximo dia 12 de setembro, o processo de indicação

Leia mais

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS Computação em Nuvem O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais

Leia mais

Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente. Janeiro, 2014

Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente. Janeiro, 2014 Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente Janeiro, 2014 Questão Central Que possibilidades a EAD fornece para o aperfeiçoamento das ações de formação

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 2 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia de Souza Teixeira Fernanda Kamp

Leia mais

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i ANEXO IV MODELO E NORMAS DE FORMATAÇÃO ARTIGO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i RESUMO PRIMEIRO AUTOR 1 SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL DE INSCRIÇÃO - PIBIC FESPSP

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL DE INSCRIÇÃO - PIBIC FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL DE INSCRIÇÃO Inscrição de Projetos para a Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Federação Brasileira de Administradores Hospitalares Federação Brasileira de Administradores Hospitalares Os mais recentes e importantes avanços da administração hospitalar estarão em discussão na Revista Administrador Hospitalar da FBAH, além de melhores

Leia mais