EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 02 fundações e elementos da estrutura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 02 fundações e elementos da estrutura"

Transcrição

1 EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 02 fundações e elementos da estrutura 2.1baldrame Começaremos renomeando os níveis. Altere o nível Level1 para Piso Acabado, e o Level2 para Cinta de Amarração.

2 O baldrame segue o mesmo princípio executivo das alvenarias, porém, com uma espessura de três tijolos lado a lado, totalizando 30 cm. A base do baldrame encontra-se 40 cm a baixo do nível Piso Acabado. Iremos criar o nível correspondente, através da ferramenta Level, da aba superior Home. Crie o nível Baldrame, logo abaixo do nível piso acabado. Renomeio para Baldrame e altere sua cota para -0.4 m

3 Criaremos agora o elemento que representará esta fundação. Selecione a opção Structural Wall. Na barra lateral properties, selecione edit type.

4 Duplique o elemento e renomeio para Tijolo Sahara 100mm x 3. No campo Structure, clique em edit, e altere a espessura para 0.3m. Clique em OK.

5

6 Vá para a vista Piso Acabado. Selecione os todas as paredes da residência e clique em copyto clipboard, conforme indicado.

7 Vá para a vista Baldrame e clique em Paste. Selecione a opção Alignedtoselectedlevels.

8 Escolha como referência o nível Piso Acabado e clique OK. Feche o aviso mostrado.

9 Selecione a opção Base Constrainte escolha o nível Baldrame, para escolher o nível como referência ao elemento criado.

10 Escolha como Top Constrainto nível Piso Acabado, para que este seja o nível final do elemento criado.

11 Responda OK ao aviso.

12 Vá para vista East. Com a opção modifyselecionada, clique sobre o ponto indicado e selecione o elemento que representará os baldrames. Selecione o elemento criado previamente, no caso, Tijolo Sahara 100mm x 3.

13 Verifique o resultado na vista 3D.

14 Para prosseguirmos na criação da Sapata Corrida, podemos, previamente, mudar o nome das vista correspondentes, para facilitar o trabalho. Selecione a vista East. Clique com o botão direito sobre o nome da vista e escolha a opção Rename. Mude o nome da vista para a tradução correspondente. Faça o mesmo para as vistas North, South e West, renomeando-as para Norte, Sul e Oeste, respectivamente.

15

16 2.2sapata corrida

17 O baldrame se apoiará sobre uma fundação em sapata corrida, constiuída por um lastro de concreto magro, com dimensões de 15 x 50 cm. Começaremos criando um nível para a sapata na cota, -0.55m. Denomine o novo nível de sapata e acerte sua cota. Antes de prosseguir, vá para a aba manage, e selecione Project units. Selecione Length, e escolha 2 decimal plates, já que para esta etapa precisaremos de um maior nível de precisão geométrica. Vá para o nível Sapatae na aba superior selecionestructure, clique em Wall Foundation no menu Foundation.

18 Clique em edittype, na barra lateral properties, duplique o elemento e nomeio Sapata Corrida 15x50cm. Em Width(largura)preencha 0.5m e em thickness(espessura) preencha 0.15m. Verifique abaixo.

19 Em material, mantenha como opção Concrete Cast in Situ (Concreto moldado in loco) e mantenha StructuralUsagecomo portante (bearing). Essas opções devem ser semanticamente ajustadas para que se possa, por exemplo, através do programa RevitStructure, conceber os detalhes do projeto estrutural do modelo. Clique em OK. Selecione o desenho dos baldrames como referência e complete a fundação em todas as alvenarias.

20 Verifique o desenho ao lado e posteriormente, verifique na vista tridimensional. Iremos conceber a Cinta de Amarração, responsável por dar estabilidade horizontal à casinha, não permitindo que as paredes se movimentem. 2.3cinta de amarração

21 Comece criando um novo nível na cota 2.7m, denominado Topo da Cinta, e renomeie o nível Cinta de Amarração para Base Cinta. Se o nome dos níveis estiverem sobrepostos, clique no ícone em evidência abaixo e arraste os nomes de modo a torna-los visíveis. Abra a vista 3D. Iremos criar agora a família que representará o elemento. Na aba home, selecione Component, Model in Place.

22 Selecione a opção StructuralFraming, já que estamos criando elementos que tem um perfil semelhante a uma viga, trabalhando, porém, de modo diferente à solicitação dos esforços.

23 Nomeie o elemento como cinta_de_amarracao-estrutura-contraventamento_horizontal-concreto_armado_10x20cm-moldado_in_loco. Esta nomenclatura será abordada em um outro tutorial. Clique em OK.

24 Vamos criar este elemento através do comando extrusion, no entanto, precisamos selecionar o nível de referência para este elemento. No submenuwork Plane, clique em Set.

25 Em Specify a new work plane, em nameselecione base da cinta.

26 Abra a vista Base da Cinta e clique no comando Extrusion. Contorne todas as paredes da residência.

27

28 Altere o campo depthpara 0.2m.

29 Verifique a vista 3D.

30 Em Identity Data, na barra lateral properties, escolha Horizontal Bracing.

31 Altere os parâmetros subcategorypara horizontal bracing. Repare que a representação do elemento apresenta linhas tracejadas, precisamos corrigir isto. Vá na aba manage, objectstyles.

32 Selecione horizontal bracinge escolha Solidem LinePatterne em LineWeight, projection, escolha o valor como 1.

33

34 Clique em algum ponto fora do modelo para especificar alguns parâmetros da família criada. Preencha em structural material com Concreto (concrete). Selecione Always export as geometry.

35 Selecione a cinta de amarração e em material, selecione o quadrinho lateral, logo abaixo das setas de recolhimento da aba. A janela abaixo deverá aparecer.

36 Clique em addparameter.

37 Coloque o nome como Material da Cinta. Este parâmetro será adicionado e poderá ser posteriormente mudado. Finalize a criação do elemento. Selecione novamente o elemento e em Constraintsmarque as opções Moves withnearbyelements(move-se com elementos próximo) e coloque como ReferenceLevelo nível Piso Acabado

38 Para uma melhor amarração das paredes, devemos criar uma viga entre a descontinuidade existente entre os dormitórios e a sala. Para isto, iremos carregar uma família preexistente, que obteremos no site da Autodesk em: Vá para a aba insert, load Family. Na pasta Structural, framing, concrete, selecione M_Concrete-RectangularBeam.

39 Na aba Structure, selecione beam. Escolha a viga importada e clique em edittype, na aba lateral properties. Duplique o elemento e renomeio para 100 x 200mm.

40 Em dimensions, altere o valor de b para 0.1m e h para 0.2m.

41 Clique em OK. Vá para o nível Base da Cinta, escolha novamente na aba Structure, a ferramenta beam. Em beam material, escolha Concrete Cast in Situ e altere a representação surfacepatternpara a representação mais comum para o concreto, conforme demonstrado abaixo.

42

43 Crie a viga no local indicado e verifique na Vista 3D.

44 Selecione a Cinta de Amarração e clique em edittype. Especifique o material como concrete cast in situ. Podemos criar um corte para visualizar os elementos criados. No nível Piso Acabado, vá para a aba view, selecione o comando sectione marque os cortes conforme indicado na figura.

45

46 Verifique um dos cortes realizados. Vá para o corte longitudinal. No projeto, convencionou-se que o nível zero é o nível do piso interno acabado. Precisamos, desse modo, abaixar a base da parede e a fundação em 50mm. Desse modo, renomeie o nível Piso Acabado, para Paredes. Em Project Unitsvamos trabalhar com as dimensões em mm, portanto, no campo lenght, selecione a opção mm.

47 Crie um novo nível à Cota 0, denominado Piso Acabado e altere a cota do nível Paredes para -50mm, e do Baldrame e Sapata para -450mm e -600mm respectivamente.

48 2.4sapata do pilar Vamos executar agora a sapata isolada do pilar que se encontra no abrigo da entrada. Para isso, importe o elemento que representará a sapata. Na aba superior insert, load Family, escolha na pasta foundationsa família M_PileCap-Rectangular. Clique em open.

49 Iremos editar o tipo do elemento. Na aba structure, vá em foundation, isolated. Verifique se o elemento selecionado é M-Pile Cap-retangular. 1Clique em edittypee duplique o elemento, do mesmo modo como procedemos anteriormente, nomeie o novo tipo para 600 x 600 x 150 mm.

50 Altere os campos width e lenght para 600mm e a espessura (thickness) para 150mm.

51 Poderíamos ter optado por criar uma família semelhante, do mesmo modo como criamos a cinta de amarração anteriormente, partindo de model in place,...

52 Posicione o elemento alinhado às faces externas das sapatas corridas da casa. Verifique o resultado. Caso os elementos não estejam alinhados, utilize o comando Modify move. 2.5baldrame do pilar

53 Para criar o elemento correspondente ao baldrame que sustentará o pilar, crie um novo tipo de parede, procedendo do mesmo modo quando da criação de novos elementos. Edittype duplicatee nomeie o elemento como Tijolo Sahara 100 mm x 4.Não esqueça de usar como referência Structural Wallnessa criação. Altere a espessura da parede para 400mm, no campo Structure, Edit.

54 Em base constraint escolha o nível Sapata e em top constraint selecione Paredes, para que a base do elemento seja o nível Sapata e o topo o nível Paredes.

55 Desenhe o bloco centralizado no elemento Sapata.

56 Confira o resultado na vista 3D

57 2.6 pilar Criaremos o pilar a partir do elemento Structural Wall, crie um novo tipo de parede com o nome Tijolo Sahara 100mm x 2 (corresponde a 2 fiadas). Altere a espessura do material para 200mm. Selecione o nível Baldrame, em base constraint, selecione o nível Paredes e em Top Constraint, selecione o nível Base Cinta.

58

59 Desenhe uma parede de 200mm sobre o baldrame criado anteriormente. Centralize o elemento. 2.7 vigas do abrigo

60 Vá para a vista Base da Cinta. As vigas da entrada serão do mesmo tipo da viga adicionada como ligação entre os dormitórios. Em structure, selecione o tipo criado 100 x 200mm da família M_ConcreteBeam. Verifique StructuralUsagecomo joist. Trace as duas vigas, partindo da cinta de amarração e passando pelo pilar.

61 Verifique o resultado na vista 3D.

62

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas 5.1portas Antes de inserirmos a porta criada no projeto, podemos realizar um estudo de vãos, sendo este facilmente modificável. O grupo

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engengaria (Guilherme Brito Neves) Criar um arquivo template entendendo o conceito de famílias de sistemas

Leia mais

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda Primeiramente o senhor abre o autopower e insere uma tomada, depois digite list na linha de comando selecione esta tomada e aperte enter, Aparecerá a tela acima, confira o nome da tomada, no caso a parte

Leia mais

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA Prof. Li Chong Lee Bacelar de Castro Brasília (DF), 03 de março de 2012 PILAR E FUNDAÇÃO A. Criando o Pilar B. Criando a sapata isolada; C. Juntando o pórtico; D. Adicionando o relatório;

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

Ferramentas para edição

Ferramentas para edição Ferramentas para edição Edge Fillet (Arredondamento) 1. Selecione o ícone Edge fillet 2. Defina o raio no campo Radius e selecione as bordas do sólido que será aplicado o arredondamento. Para aplicar em

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Para seguir esse tutorial você precisará dos arquivos de dados, Estaueamento.csv e Levantamento Vila Arriete.dgn, que acompanham esse tutorial.

Para seguir esse tutorial você precisará dos arquivos de dados, Estaueamento.csv e Levantamento Vila Arriete.dgn, que acompanham esse tutorial. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Nesse tutorial iremos mostrar como calcular volumes entre dois perfis de seções transversais interpolados a partir de dois MDTs. Para seguir

Leia mais

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView Grazielle Anjos

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação)

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) Bruno Andrade Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer

Leia mais

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis permite o cálculo das curvas de

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). Neste exemplo o diretório selecionado

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Flange transitada Esboço A operação Flange transitada proporciona uma forma de criar seções de transição no modelo. Elas podem ser a única operação (ou a operação

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky www.gismaps.com.br Tutorial Georreferenciamento de Imagens Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS OBJECTIVO: Partindo da imagem da esquerda, pretende-se obter a imagem da direita inserida num ficheiro CAD. A imagem da direita apresenta o efeito da perspectiva removido para o

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 2

Microsoft Excel Ficha prática n. 2 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro c2001_edificiosgrandeporto.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha2. 3. Faça uma cópia da folha c2001_alojamento no mesmo livro. A nova folha deve chamar-se Habitação.

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno Trabalhando com arquivos do AutoCAD Agora que você tem um arquivo DWG representando a planta do apartamento, você pode importá-lo para o 3ds max e começar a construir o modelo 3D. 1. Abrir ou redefinir

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões.

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7. COBERTURA A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7.1 Oitões Os oitões são formados por quatro paredes transversais paralelas apoiados

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje 9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje Sobre o banheiro será construída uma laje de vigotas pré-fabricadas, de concreto armado em treliça, intercaladas com elementos cerâmicos ou de material leve

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2 Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Mário Pimentel Pretende-se analisar um dos pórticos intermédios do Bloco B da Residência Universitária do Campo Alegre no Porto.

Leia mais

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 Manual do Administrador Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 1 Painel de Administração do Joomla...1 Menu Superior...2 Menu de Acesso Rápido...4 Informações...4 Alterando a senha...5 Artigos...7 Criando

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 15/12/2005 Última versão: 18/12/2006. PdP. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 15/12/2005 Última versão: 18/12/2006. PdP. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Buzzer Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 15/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br http://www.automato.com.br

Leia mais

Georreferenciamento no Spring

Georreferenciamento no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte, 2007 O download

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Vamos administrar os artigos que devem aparecer na página inicial. Clique em Conteúdo => Artigos em Destaque. Podemos mudar a ordem dos artigos utilizando as setas ou direto pela numeração. Obs: Para fazer

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow.

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow. Tutorial retirado do site: WikHow. Quando você se depara com vários problemas em um programa do Windows, é muito útil e prático mostrar os erros que você está recebendo da outra pessoa. Felizmente isso

Leia mais

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO Ao digitar os dados na planilha abaixo, observamos que o conteúdo da célula B5 ultrapassa seus limites invadindo os campos das células C5 e D5. Observe que na barra de fórmulas

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes 3. ESTRUTURAS E VEDOS 3.1 Paredes Iniciaremos a construção com paredes genéricas que serão configuradas posteriormente. Em Mapa de Projetos, selecione Piso acabado como piso corrente. Na Caixa de Ferramentas

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engenharia Guilherme Brito Neves MHA Engenharia Orientar os profissionais a trabalhar com um template multidisciplinar controlando visibilidades especificas de cada disciplina.em

Leia mais

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone ALUNO TUTORIAL

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso 4. PISO E CONTRAPISO 4.1 Contrapiso O piso acabado é executado sobre um contrapiso, e esse sobre o terreno compactado. Caso, no lugar do contrapiso houvesse uma laje, as paredes superiores teriam sido

Leia mais

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. 6. ESQUADRIAS 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. Selecione Porta na Caixa de Ferramentas e método de construção pelo canto (Método de Geometria:

Leia mais

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft IIS 5.1 e Internet Explorer

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

ATLAS PLUGIN DIVIDINDO MAPAS EM FOLHAS DISTINTAS.

ATLAS PLUGIN DIVIDINDO MAPAS EM FOLHAS DISTINTAS. ATLAS PLUGIN DIVIDINDO MAPAS EM FOLHAS DISTINTAS. Autor: Eng.º Agrº Israel Ely de Almeida Oliveira Perito Federal Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Superintendência Regional da

Leia mais

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5.

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Introdução Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Como fazer Neste fácil tutorial aprenderemos a

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS

CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS ROTEIRO Prof. Marco Pádua É NECESSÁRIO DEFINIR O TIPO DE CONCRETAGEM. A seguir vamos fornecer os passos necessários para planejar a execução das formas e escoramentos,

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

6.1.1 Portas Configuração de favoritos 6.2 JANELAS 7. COBERTURA p4_cobertura 7.1 Oitões 7.2 Terças 7.3 Caibros 7.4 Telhado 8. LAYERS p4_layers 9.

6.1.1 Portas Configuração de favoritos 6.2 JANELAS 7. COBERTURA p4_cobertura 7.1 Oitões 7.2 Terças 7.3 Caibros 7.4 Telhado 8. LAYERS p4_layers 9. S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO p0_sumario_e_introducao 2. CONFIGURANDO O ARCHICAD p0_sumario_e_introducao 2.1 Iniciar o Aplicativo 2.2 Conhecendo a área de trabalho do ArchiCAD 14 2.3 Configurações das Vistas

Leia mais

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes Modelo 02 Cadastro de Clientes 1 Na aba Plan1 será desenvolvida a planilha abaixo: Formatar a coluna A como texto para que possa receber 00 anterior ao código do cliente. Classificando a planilha por Cidade

Leia mais

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 1. O Dreamweaver exige inicialmente uma configuração de pasta padrão, isso faz com que ao final da implementação do projeto ele resolva

Leia mais

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA Prof. Li Chong Lee Bacelar de Castro Brasília (DF), 02 de março de 2012 CONHECENDO A FERRAMENTA CONHECENDO A FERRAMENTA OBJECT INSPECTOR: Usando o inspetor se tem rápido acesso aos

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 05 IMPRESSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PAPER SPACE 1. Clique em

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Retoque. Anhembi Morumbi. Sérgio Genciauskas

Retoque. Anhembi Morumbi. Sérgio Genciauskas Anhembi Morumbi Retoque Sérgio Genciauskas O Photoshop é, com certeza, a melhor ferramenta para trabalhar imagens. Foi criado pela Adobe em 1989 e já está na versão CS (8.0). Desde que foi criado, o programa

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 05... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 15 1.3. Exercício 2... 16 2 1. Objetivos da Lição 05 Nesta lição serão utilizadas as ferramentas de modelagem

Leia mais

TUTORIAL PRECIFICAÇÃO MYMIX

TUTORIAL PRECIFICAÇÃO MYMIX Apresentação Este tutorial orienta o usuário a precificar produtos por embalagem, conferir, cadastrar a margem ideal e montar lista agilizando na pesquisa dos produtos pré-definidos, auxiliando na manutenção

Leia mais

Instalando o SCI Manager

Instalando o SCI Manager Instalando o SCI Manager Para iniciarmos a instalação do SCI Manager execute o pacote de instalação SCI_Manager.exe, logo após sua execução será apresentada a tela de boas vindas, como na figura logo abaixo.

Leia mais

MINI-CURSO REVIT ARCHITECTURE

MINI-CURSO REVIT ARCHITECTURE DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL MINI-CURSO REVIT ARCHITECTURE INSTRUTORA: PROFª. GILDA LÚCIA BAKKER BATISTA DE MENEZES NATAL DEZEMBRO / 2011 2 SUMÁRIO 1 - O QUE É BIM?... 2 2 - CONFIGURAÇÕES INICIAIS...

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM 1. Introdução Em ambientes GIS as imagens SRTM podem ser usadas para gerar curvas de nível, mapas hipsométricos, mapas de relevo sombreado,

Leia mais

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens Criando um novo projeto 1 Abrir o software TIA Portal V11. Iniciar - > Programas - > TIA Portal

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NBR 6122/1996

Leia mais

ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Entre os muitos problemas interessantes de se estudar encontramse as escadas e, dentre elas, estudaremos dois problemas apresentados pelo Prof.

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Modelando um terreno no Autodesk Revit Architecture a partir de curvas de nivel do AutoCAD

Modelando um terreno no Autodesk Revit Architecture a partir de curvas de nivel do AutoCAD Modelando um terreno no Autodesk Revit Architecture a partir de curvas de nivel do AutoCAD Claudia Campos Lima Consultora Independente de CAD/BIM, instrutora, autora, Coordenadora da Comunidade de Usuários

Leia mais

Importação de DXF/DWG

Importação de DXF/DWG Importação de DXF/DWG 1) Passos prévios à importação de DXF/DWG: É conveniente atribuir diferentes layers ao desenho AutoCAD de cada tipo de elemento estrutural para facilitar a construção do modelo no

Leia mais

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. ebjunior@3darts.com Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Ricardo_Casarino@hotmail.com Impressão Escala Em

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1 Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1 Como fazer um Insert (1) Antes de aprendermos a fazer um Insert vamos alterar a página

Leia mais

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos realizar os passos abaixo.

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos realizar os passos abaixo. TUTORIAL 03 Criando uma base de dados SQL Server com o Visual Studio ETAPA 1: Criando um novo Web Site usando o Visual Studio 2010 NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS *

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * 1. Introdução Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL. - projeto - LUIS ALBERTO CARVALHO 85-3244-3939 9982-4969. la99824969@yahoo.com.br

ALVENARIA ESTRUTURAL. - projeto - LUIS ALBERTO CARVALHO 85-3244-3939 9982-4969. la99824969@yahoo.com.br ALVENARIA ESTRUTURAL - projeto - Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br aspectos estruturais do PROJETO DE ARQUITETURA evitar-se, a todo custo, a arquitetura tipo caixão,

Leia mais

Quantitativo de Revestimento de Parede (3 unidades) Tipo Material: Nome Material: Descrição Material: Área

Quantitativo de Revestimento de Parede (3 unidades) Tipo Material: Nome Material: Descrição Material: Área Quantitativo de Revestimento de Parede (3 unidades) Tipo Nome Descrição Parede Exterior Bloco 14 - Pintura externa e Cerâmica interna Parede Exterior Bloco 14 - Pintura externa e Cerâmica interna Alvenaria

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

O Google Earth, que provavelmente já conheces, permite entender os conceitos básicos de localização absoluta. 1) A Latitude e a Longitude

O Google Earth, que provavelmente já conheces, permite entender os conceitos básicos de localização absoluta. 1) A Latitude e a Longitude Guião do Aluno O Google Earth, que provavelmente já conheces, permite entender os conceitos básicos de localização absoluta. 1) A Latitude e a Longitude Imagem de base do Google, centrada na Península

Leia mais