ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,"

Transcrição

1 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, EM 26 DE ABRIL DE 2016 SÚMULA PRESIDÊNCIA: Deputados Celina Leão, Raimundo Ribeiro, Juarezão, Bispo Renato Andrade e Julio Cesar SECRETARIA: Deputados Bispo Renato, Rodrigo Delmasso, Julio Cesar e Raimundo Ribeiro LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal INÍCIO: 16 horas e 47 minutos TÉRMINO: 18 horas e 36 minutos PRESENÇA Compareceram os seguintes deputados: Deputado Agaciel Maia PR Deputado Bispo Renato Andrade PR Deputada Celina Leão PPS Deputado Chico Leite Rede Deputado Chico Vigilante PT Deputado Cláudio Abrantes Rede Deputado Cristiano Araújo PSD Deputado Juarezão PSB Deputado Julio Cesar PRB Deputada Liliane Roriz PTB Deputado Lira PHS Deputada Luzia de Paula PSB Deputado Prof. Israel PV Deputado Prof. Reginaldo Veras PDT Deputado Rafael Prudente PMDB Deputado Raimundo Ribeiro PPS Deputado Ricardo Vale PT Deputado Robério Negreiros sem partido Deputado Delmasso PTN Deputado Roosevelt Vilela PSB Deputada Sandra Faraj SD Deputada Telma Rufino sem partido Deputado Wasny de Roure PT Deputado Wellington Luiz PMDB

2 2 1 ABERTURA Presidente (Deputada Celina Leão): Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, são iniciados os trabalhos. 1.1 LEITURA DE ATA Dispensada a leitura, a Presidente considera aprovada, sem observações, a Ata da 31ª Sessão Ordinária. 1.2 LEITURA DE EXPEDIENTE Mensagens n os 86 e 87, de 2016, de autoria do Governador do Distrito Federal. Mensagem nº 88, de 2016, de autoria do Governador do Distrito Federal, que encaminha o Projeto de Lei nº 1.066, de Projetos de Lei n os a 1.062, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão. Projetos de Lei n os e 1.064, de 2016, de autoria do Deputado Robério Negreiros. Projeto de Lei nº 1.065, de 2016, de autoria do Deputado Wasny de Roure. Projeto de Lei nº 1.067, de 2016, de autoria da Deputada Liliane Roriz. Indicações n os a 7.306, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão. Indicações n os e 7.308, de 2016, de autoria do Deputado Prof. Reginaldo Veras. Indicações n os a 7.313, de 2016, de autoria da Deputada Luzia de Paula. Indicações n os a 7.317, de 2016, de autoria do Deputado Raimundo Ribeiro. Indicações n os a 7.320, de 2016, de autoria do Deputado Cristiano Araújo. Indicações n os a 7.329, de 2016, de autoria Deputado Raimundo Ribeiro. Indicações n os a 7.337, de 2016, de autoria do Deputado Cláudio Abrantes. Moção nº 352, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão. Moção nº 353, de 2016, de autoria da Deputada Luzia de Paula. Moção nº 354, de 2016, de autoria do Deputado Julio Cesar. Moção nº 355, de 2016, de autoria do Deputado Wasny de Roure. Requerimento nº 1.689, de 2016, de autoria do Deputado Rafael Prudente. Requerimento nº 1.690, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão. Requerimentos n os e 1692, de 2016, de autoria do Deputado Rodrigo Delmasso. Requerimento nº 1.693, de 2016, de autoria do Deputado Raimundo Ribeiro.

3 3 Requerimento nº 1.694, de 2016, de autoria da Deputada Luzia de Paula. Requerimento nº 1.695, de 2016, de autoria do Deputado Reginaldo Veras. Requerimentos n os e 1.697, de 2016, de autoria do Deputado Cláudio Abrantes. Requerimento nº 1.698, de 2016, de autoria da Deputada Liliane Roriz. Requerimento nº 1.699, de 2016, de autoria do Deputado Lira. Obs.: O expediente lido está anexo à ata. 2 PEQUENO EXPEDIENTE 2.1 COMUNICADOS DE LÍDERES DEPUTADO BISPO RENATO ANDRADE, líder do Bloco da Minoria Saúda os servidores presentes na galeria. Informa que foi realizada uma audiência pública no Paranoá Parque para discutir as dificuldades encontradas pelos moradores da região, e lamenta o descaso da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, por intermédio de sua secretária, Sra. Márcia de Alencar Araújo, que, além de não ter comparecido ao evento, notificou que não enviaria nenhum representante do referido órgão. Agradece a presença dos representantes do GDF na audiência pública. DEPUTADO WASNY DE ROURE, líder do PT Questiona como o GDF poderia ter contratado trezentos novos servidores sem acarretar aumento dos gastos com pessoal, como foi divulgado, e solicita ao Governador que explique de onde serão retirados os recursos para custear essa despesa. Informa ter recebido uma comissão de servidores da Secretaria de Saúde, coordenada pela presidente do sindicato da categoria, que reivindicam do Governo o pagamento das pecúnias devidas aos recentemente aposentados. Cita o caso de uma servidora que alega ter deixado de gozar as licençasprêmio a que tinha direito para garantir o atendimento na emergência pediátrica do hospital em que atuava, e que estaria sendo pressionada pela Secretaria para gozálas antes de se aposentar. Agradece ao Deputado Julio Cesar por ter intermediado a audiência do sindicato com o Governo, a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, no gabinete do Secretário da Casa Civil. DEPUTADO RODRIGO DELMASSO, em nome do PTN Explana o trabalho realizado pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle desta Casa, e informa a pauta de trabalho que será realizada para a próxima quinta-feira.

4 4 Participa que, na apresentação do relatório do Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal, constatou a baixa execução orçamentária em benefício à atenção primária à saúde, ou seja, aos atendimentos realizados nos centros de saúde, no programa Saúde da Família e em UPAs. Discorre sobre o importante programa Saúde da Família, lançado no Governo Cristovam Buarque. Anuncia que as audiências estão sendo realizadas pela Comissão de Fiscalização, Governança e Controle com base em uma emenda da Lei Orgânica, de autoria do Deputado Chico Leite. Acentua que o grave problema da saúde no Distrito Federal hoje é a falta de execução orçamentária e financeira e a falta de prioridade no investimento da atenção primária à saúde da população. Aponta medidas necessárias para a reestruturação dos postos de saúde na cidade. 2.2 COMUNICADOS DE PARLAMENTARES DEPUTADO PROF. REGINALDO VERAS PDT Comenta que, de acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, treze mil pessoas são empregadas como comissionados nas cidades brasileiras, e lista os problemas decorrentes dessas contratações. Participa que os Municípios de Uruanã e Divinópolis lideram o ranking da pesquisa, com 65% e 64% de comissionados, respectivamente, e conclui que, caso constassem do estudo, as administrações regionais do Distrito Federal estariam no topo dessa lista. Sustenta que, ao enviar o projeto de lei que regulamentará as eleições diretas para o cargo de administrador regional, o GDF deve estabelecer um percentual mínimo de servidores concursados para esses órgãos a fim de evitar divergências políticas entre os eleitos e os parlamentares. Finaliza afirmando que a realização de concurso público para preenchimento dos cargos nas administrações regionais é a saída para a prestação de um serviço público de qualidade. DEPUTADO CHICO LEITE Rede Informa que, no passado, foi proposto um projeto de lei obrigando que 75% dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores concursados. Observa que a profissionalização do serviço público é uma das medidas a serem tomadas para a defesa do patrimônio público, do fornecimento de um serviço de qualidade e da valorização do servidor. Solicita aos líderes presentes na sessão que seja levada ao Governador Rodrigo Rollemberg a sugestão de uma emenda ao projeto de lei que dispõe sobre o serviço público.

5 5 DEPUTADO RAFAEL PRUDENTE PMDB Agradece aos colegas a derrubada do veto ao projeto de sua autoria que estende aos vigilantes o pagamento de meia entrada em eventos culturais, e justifica sua proposta. Solidariza-se com a família do vigilante morto em frente a uma estação do Metrô-DF. Narra visita efetuada ao Hospital Regional de Sobradinho, e revela ter ficado extremamente chocado com as condições subumanas em que a instituição se encontra. Apresenta lista de medicamentos e de equipamentos em falta no hospital, e atribui a carência à má-gestão da Secretaria de Saúde, haja vista a existência de verba para as aquisições necessárias. Apela à Presidente da CLDF que solicite, ainda nesta semana, a indicação dos membros dos partidos que irão compor a CPI da Saúde Pública para que a Secretaria de Saúde e seus gestores possam ser responsabilizados pelas mortes decorrentes dessa situação caótica. DEPUTADO CHICO VIGILANTE PT Aborda o grave momento vivido pela segurança pública do Distrito Federal. Informa dados de violência publicados por um jornal da cidade, e lamenta a recente morte de um vigilante na estação do metrô de Ceilândia Norte. Tece críticas à atuação da Secretária de Segurança do Distrito Federal, e faz um apelo ao Governador Rodrigo Rollemberg para que tome as devidas providências. Alude ao número crescente de pessoas que contraíram dengue, e ressalta que a Secretaria de Saúde não está revelando os números reais. Anuncia a inexistência de materiais hospitalares nas unidades de saúde, destacando que o problema é a falta de gestão. Espera que a CLDF não aceite a implantação das organizações sociais para gerir a saúde do Distrito Federal, e lamenta a situação caótica em que esta se encontra. 3 ORDEM DO DIA (1º) Apreciação, em bloco, dos seguintes itens: ITEM 191: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 342, de 2016, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, que apresenta moção de louvor às pessoas que especifica, pelo trabalho social e relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal. ITEM 192: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 343, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão, que manifesta votos de louvor e parabeniza os profissionais que trabalham na inclusão social das pessoas com deficiência.

6 6 ITEM 193: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 344, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão, que manifesta votos de apoio ao Dia sem Tabaco e parabeniza os profissionais de saúde e as instituições públicas e privadas que lutam por esta causa. ITEM 194: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 345, de 2016, de autoria do Deputado Wasny de Roure, que manifesta louvor ao nadador Tiago Sato, que irá realizar a travessia ida e volta do Canal da Mancha. ITEM 195: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 346, de 2016, de autoria do Deputado Raimundo Ribeiro, que manifesta votos de louvor aos membros da Academia Taguatinguense de Letras. ITEM 196: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 347, de 2016, de autoria do Deputado Cláudio Abrantes, que manifesta votos de louvor e regozijo a cada uma e um dos policiais civis do Distrito Federal, relacionados em anexo, pelos relevantes serviços prestados a toda a população do Distrito Federal. ITEM 197: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 348, de 2016, de autoria do Deputado Cláudio Abrantes, que manifesta votos de pesar por mais um caso de intolerância religiosa em nossa Capital, desta feita a imagem de Oxalá, queimada na Praça dos Orixás, no Setor de Clubes Sul. ITEM 198: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.625, de 2016, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, que requer a realização de comissão geral no dia 05 de maio de 2016, para debater a proposta de implantação de organizações sociais no Sistema de Saúde Pública do Distrito Federal. ITEM 199: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.637, de 2016, de autoria do Deputado Roosevelt Vilela, que requer a realização de audiência pública no dia 14 de junho, às 10 horas, para discutir propostas de estabelecimento do chamado Ciclo Completo, unificando as polícias. ITEM 200: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.646, de 2016, de autoria do Deputado Wellington Luiz, que requer a realização de audiência pública no dia 27 de abril de 2016 para debater a necessidade de implantação, no Distrito Federal, de centro de referência no tratamento de autista e pessoas com deficiências na rede de saúde local e o aprimoramento das políticas de atenção à educação e segurança dessa parcela da população. ITEM 201: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.668, de 2016, de autoria do Deputado Roosevelt Vilela, que requer a realização de sessão ordinária externa no dia 27 de abril de 2016, às 15h, na Região Administrativa da Candangolândia, pelo projeto Câmara em Movimento. ITEM 202: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.617, de 2016, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, que requer a realização de audiência pública no dia 09 de maio de 2016, às 9h30 min, no auditório do Instituto

7 7 Federal de Brasília IFB, Campus Samambaia, para debater o fim da isenção da taxa de inscrição (convênio/subsídio) em exames de ingresso nas universidades públicas do Distrito Federal. ITEM 203: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.280, de 2015, de autoria do Deputado Cláudio Abrantes, que requer a retirada do PL nº 843/2012, que inclui o Rodeio Gospel de Brasília no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 352, de 2016, de autoria da Deputada Celina Leão, que manifesta votos de louvor e parabeniza os cidadãos amigos do Guia de Turismo. ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em turno único, da Moção nº 353, de 2016, de autoria da Deputada Luzia de Paula, que manifesta votos de louvor e parabeniza os bombeiros militares que especifica, do 41º Grupamento de Bombeiro Militar do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados à sociedade do Distrito Federal, especialmente a de Ceilândia. ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.677, de 2016, de autoria do Deputado Julio Cesar, que requer a realização de audiência pública no dia 13 de maio de 2016, às 19h, no Plenário, para debater sobre o programa Esporte à Meia-Noite. ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.678, de 2016, de autoria do Deputado Julio Cesar, que requer a realização de audiência pública no dia 09 de maio de 2016 às 19h, no Plenário, para debater sobre o Panorama do Direito Fundamental à Saúde no DF. ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em turno único, do Requerimento nº 1.699, de 2016, de autoria do Deputado Lira, que requer a realização de audiência pública no dia 23 de maio de 2016 para debater a regulamentação da Lei nº 5.309, de 2014, que institui o serviço de mototáxi no Distrito Federal, bem como discutir a implementação de faixas exclusivas para motociclistas. Votação das proposições, em turno único. APROVADAS com 16 votos favoráveis. Houve 8 ausências. (2º) ITEM EXTRAPAUTA: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 961, de 2016, de autoria do Deputado Rodrigo Delmasso, que altera a Lei nº 4.595, de 14 de julho de 2011, que revoga a Lei nº 2.510, de 29 de dezembro de 1999, que institui o Regime Tributário Simplificado do Distrito Federal Simples Candango. Obs.: Em tramitação conjunta com o Projeto de Lei nº 969, de 2016, de autoria dos Deputados Prof. Reginaldo Veras e Agaciel Maia, que altera a Lei nº 4.595, de 14 de julho de 2011, que revoga a Lei nº 2.510, de 29 de dezembro de 1999, que institui o Regime Tributário Simplificado do Distrito Federal Simples Candango ; com o

8 8 Projeto de Lei nº 1.066, de 2016, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.595, de 14 de julho de 2011, que revoga a Lei nº 2.510, de 29 de dezembro de 1999, que institui o Regime Tributário Simplificado do Distrito Federal Simples Candango, e com o Projeto de Lei nº 1.067, de 2016, de autoria da Deputada Liliane Roriz, que altera a Lei nº 4.595, de 14 de julho de 2011, que revoga a Lei nº 2.510, de 29 de dezembro de 1999, que institui o Regime Tributário Simplificado do Distrito Federal Simples Candango. Parecer do relator da CEOF, Deputado Wasny de Roure, favorável ao projeto, com apresentação de substitutivo, rejeitando a emenda apresentada. APROVADO por votação em processo simbólico (17 deputados presentes). Parecer da relatora da CCJ, Deputada Sandra Faraj, favorável ao projeto nos termos do parecer da CEOF. APROVADO por votação em processo simbólico (18 deputados presentes). Votação do substitutivo em 1º turno. APROVADA com 18 votos favoráveis. Houve 6 ausências. (3º) ITEM 176: Discussão e votação, em 2º turno, do Projeto de Lei nº 422, de 2015, de autoria do Deputado Wasny de Roure, que inclui o Festival de Música Popular do Gama-FMPG no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (18 deputados presentes). Apreciação da redação final. APROVADA. (4º) ITEM 177: Discussão e votação, em 2º turno, do Projeto de Lei nº 89, de 2015, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, que institui diretrizes para o Programa de Atendimento Geriátrico nos hospitais e centros de saúde da rede pública do Distrito Federal. Votação da proposição em 2º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (18 deputados presentes). Apreciação da redação final. APROVADA. (5º) ITEM 178: Discussão e votação, em 2º turno, do Projeto de Lei nº 607, de 2015, de autoria do Deputado Julio Cesar, que dispõe sobre a proteção do consumidor, para exigir que utensílios para o acondicionamento de compras, como carrinhos e cestas, oferecidos pelos estabelecimentos comerciais destinados à distribuição de alimentos e bebidas, sejam higienizados com regularidade, e dá outras providências. Votação da proposição em 2º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (13 deputados presentes). Apreciação da redação final. APROVADA.

9 9 (6º) ITEM 179: Discussão e votação, em 2º turno, do Projeto de Lei nº 1.686, de 2013, de autoria da Deputada Liliane Roriz, que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação às gestantes sobre seus direitos previdenciários. NÃO HOUVE QUORUM PARA VOTAÇÃO. Obs.: As folhas de votação nominal serão publicadas na ata circunstanciada. 4 COMUNICADOS DA PRESIDÊNCIA Presidente (Deputada Celina Leão): Esclarece que o requerimento apresentado para prorrogação dos trabalhos da CPI do Transporte Público 2015 por mais trinta dias independe de deliberação do Plenário, devendo apenas ser publicado no Diário da Câmara Legislativa, após sua apresentação e leitura. Comunica que a sessão ordinária da próxima quinta-feira, dia 27, será realizada na Candangolândia, como parte do projeto Câmara em Movimento. Defere requerimento apresentado pela Deputada Liliane Roriz para tramitação conjunta dos Projetos de Lei n os 961, 969, e 1.067, todos de Presidente (Deputado Julio Cesar): Suspende a sessão ordinária e convoca sessão extraordinária para apreciação, em segundo turno, do Projeto de Lei nº 961, de 2016, em tramitação conjunta com os Projetos de Lei n os 969, e 1.067, de ENCERRAMENTO Presidente (Deputado Julio Cesar): Declara encerrada a sessão. Eu, Primeiro(a)-Secretário(a), nos termos do art. 128 do Regimento Interno, lavro a presente Ata. Primeiro(a)-Secretário(a) Expediente lido na 33ª Sessão Ordinária, em 26 de abril de 2016 Ata considerada lida e aprovada na 36ª Sessão Ordinária, de 3/5/2016. (Obs.: a íntegra do expediente lido nesta sessão consta da publicação desta ata no Diário da Câmara Legislativa)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 53ª (QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 53ª (QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 53ª (QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

Geral da CLDF: (61) 3348-8000

Geral da CLDF: (61) 3348-8000 Geral da CLDF: (61) 3348-8000 MESA DIRETORA 1. PRESIDÊNCIA PRESIDENTE: Deputado PATRÍCIO - PT Telefones: (61) 3348-8002/8005/8262/8610 CHEFE DO GABINETE: Telefones: (61) 3348-8766 SECRETÁRIO-GERAL: Telefones:

Leia mais

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

PAPEL DO VEREADOR. Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições. Priscila Lapa Valério Leite

PAPEL DO VEREADOR. Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições. Priscila Lapa Valério Leite PAPEL DO VEREADOR Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições APRESENTAÇÃO A União dos Vereadores de Pernambuco - UVP, comprometida com o fortalecimento e capacitação do Poder Legislativo Municipal, publica

Leia mais

Câmara Municipal de Nova Venécia Estado do Espírito Santo

Câmara Municipal de Nova Venécia Estado do Espírito Santo PAUTA DA 22ª SESSÃO ORDINÁRIA, 4ª SESSÃO LEGISLATIVA, 15ª LEGISLATURA 28 DE JUNHO DE 2016 (TERÇA-FEIRA), ÀS 17 HORAS, PLENÁRIO VEREADOR ANTENOR NARDOTTO EXPEDIENTE: 1. PROJETO DE LEI Nº 38/2016: dispõe

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1 Como é uma sessão ordinária? A Sessão Ordinária da Câmara tem a duração de quatro horas, podendo ser prorrogada por um prazo máximo também de quatro horas. É dividida em: Expediente - nele o 1º secretário

Leia mais

Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior. Avulso 5

Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior. Avulso 5 Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior Avulso 5 COMISSÕES Quadro I Tipos de Comissões Permanentes Temporárias Tem caráter técnico-legislativo ou especializado. Integram

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) Requeremos a convocação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Sr. André Lima, do Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 08 06 2016 16h15m 9ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 9ª (NONA) SESSÃO

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL RESULTADO DE PAUTA DA 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 7ª LEGISLATURA, DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL Local: Data: Sala de Reunião das Comissões 15 de junho de 2016, 14h

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DIA 04.08.2015

PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DIA 04.08.2015 PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DIA 04.08.2015 Pauta trancada por força do 4 do Art. 208 do Regimento Interno, combinado com o 6 do Art. 65 da Lei Orgânica do Município de Manaus. Em discussão e votação o Veto

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 739, de 2011

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 739, de 2011 Autoria: Senador Marcelo Crivella Ementa: Determina a obrigatoriedade de elaboração de planos de sustentabilidade social e econômica para obras e serviços de engenharia financiados, total ou parcialmente,

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 Dispõe sobre a obrigatoriedade de se expressar as dimensões de produto no Sistema Internacional de Unidades e dá outras providências.

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 06 09 2016 16h58min 16ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA)

Leia mais

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL MUNICIPAL Município Município é a unidade territorial e política, componente da ordem federativa que enfeixa a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Tem a sua autonomia administrativa,

Leia mais

PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 47, DE 2015

PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 47, DE 2015 PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 47, DE 2015 (Nº 3.575/2012, NA CASA DE ORIGEM) Altera os arts. 3º, 15 e 71 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 45ª (QUADRAGÉSIMA QUINTA)

Leia mais

MENSAGEM Nº 056/2015. Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

MENSAGEM Nº 056/2015. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, MENSAGEM Nº 056/2015 Senhor Presidente, Senhores Vereadores, É com elevada honra que submeto à apreciação de Vossas Excelências e à superior deliberação do Plenário dessa Augusta Casa Legislativa, o Projeto

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI N o 2.974, DE 2015 (Apenso: PL 3.577, de 2015) Acrescenta o art. 47-A à Lei n 10.741, de 1º de outubro de 2003, e o art. 21-A

Leia mais

DECRETO Nº 4.054/14.

DECRETO Nº 4.054/14. 6 DECRETO Nº 4.054/14. INSTITUI O COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE MOBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE E FEBRE DO CHIKUNGUNYA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, APROVA O REGIMENTO INTERNO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS GOIÁS 2011 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS REGIMENTO INTERNO Art. 1º

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 47.140, DE 05 DE ABRIL DE 2010. (publicado no DOE nº 062, de 05 de abril de 2010 2ª edição) Institui a

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador ANTONIO CARLOS VALADARES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador ANTONIO CARLOS VALADARES I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, sobre o PLS nº 138, de 2011, que Altera a Lei nº 12.351, de 22 de dezembro de 2010, estabelecendo percentual para destinação de recursos

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 08 03 2016 18h50min 2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO

Leia mais

PEC 454/09 - CARREIRA ÚNICA DE MÉDICO DE ESTADO

PEC 454/09 - CARREIRA ÚNICA DE MÉDICO DE ESTADO PEC 454/09 - CARREIRA ÚNICA DE MÉDICO DE ESTADO CRIAÇÃO: 06/12/12 CONSTITUIÇÃO: 05/06/13 INSTALAÇÃO: 05/06/13 MESA DA COMISSÃO PRESIDENTE: Saraiva Felipe (PMDB/MG) 1º VICE-PRESIDENTE: Geraldo Resende (PMDB/MS)

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS DIRETORIA LEGISLATIVA DEPARTAMENTO DE REGISTRO PARLAMENTAR SERVIÇO DE APOIO LEGISLATIVO

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS DIRETORIA LEGISLATIVA DEPARTAMENTO DE REGISTRO PARLAMENTAR SERVIÇO DE APOIO LEGISLATIVO PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DIA 16.03.2016 De volta de vista, sem manifestação por escrito. Em discussão e votação o parecer contrário da 2ª Comissão ao Projeto de Lei n 245/2014, de autoria da Vereadora

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador ACIR GURGACZ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador ACIR GURGACZ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 19, de 2013, primeiro signatário Senador Vital do Rêgo, que altera o art. 42 da Constituição

Leia mais

INFORME LEGISLATIVO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RESULTADO DA AGENDA 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL

INFORME LEGISLATIVO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RESULTADO DA AGENDA 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL Ano 07 Número 2 de 07 de Abril de 2014 INFORME LEGISLATIVO O Núcleo de Assuntos Legislativos da FIEMG envia periodicamente, as sinopses do Diário Oficial do Município - DOM e Imprensa Oficial de Minas

Leia mais

DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE

DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE 2003 (Publicado no Diário Oficial de 12 de março de 2003) com nova redação dada pelo DECRETO Nº 5.263, de 05 de novembro de 2004 (Publicado no Diário Oficial de 06 de

Leia mais

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA Órgão Oficial do Poder Legislativo do Distrito Federal Ano XXVII DCL N º 169 Brasília, quinta-feira, 6 de setembro de 2018 CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL MESA DIRETORA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 1.434, DE 1999 (Apenso o PL nº 1.606/99)

PROJETO DE LEI Nº 1.434, DE 1999 (Apenso o PL nº 1.606/99) PROJETO DE LEI Nº 1.434, DE 1999 (Apenso o PL nº 1.606/99) Dispõe sobre a obrigação de o Poder Executivo dar publicidade sistemática dos dados estatísticos relativos à receita, despesa, carga tributária,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 27ª (VIGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DA OUVIDORIA DO PARLAMENTO. De 01 a 31 de agosto de 2011

RELATÓRIO MENSAL DA OUVIDORIA DO PARLAMENTO. De 01 a 31 de agosto de 2011 RELATÓRIO MENSAL DA OUVIDORIA DO PARLAMENTO De 01 a 31 de agosto de 2011 Foi registrado na Ouvidoria do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo entre 01 e 31 de agosto de 2011, o total de 474 manifestações,

Leia mais

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS 2.5 Condições de Habilitação e Desabilitação dos Municípios I. Da Habilitação Para habilitação dos municípios nos níveis de gestão definidos

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO. PROJETO DE LEI N o 2.711, DE 2007 (Apensado o Projeto de Lei nº 2.

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO. PROJETO DE LEI N o 2.711, DE 2007 (Apensado o Projeto de Lei nº 2. COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 2.711, DE 2007 (Apensado o Projeto de Lei nº 2.983, de 2008) Altera a Lei n.º 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa

Leia mais

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 A Prefeitura Municípal de Erechim/RS, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar

Leia mais

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG Anexo I EDITAL Convocação do Processo Eleitoral para composição das vagas restantes no Plenário do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande Biênio 2012-2014 CBH-BIG O Comitê de Bacias

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 863, de 2015. Emenda nº. Acrescente-se ao Artigo 1º do Projeto de Lei 863 de 20 de março de 2015 a seguinte redação:

PROJETO DE LEI Nº 863, de 2015. Emenda nº. Acrescente-se ao Artigo 1º do Projeto de Lei 863 de 20 de março de 2015 a seguinte redação: PROJETO DE LEI Nº 863, de 2015 Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta; a Lei nº 12.469, de 26 de agosto de 2011, a Lei nº 12.995,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 19/04/2010 PRESIDENTE (Michel Temer) - Solicitação aos Deputados de registro da presença no plenário. IV - BREVES COMUNICAÇÕES ALBERTO FRAGA (DEM, DF - Pela

Leia mais

Volume 120 Número 51 São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010 DECRETO Nº 55.587, DE 17 DE MARÇO DE 2010

Volume 120 Número 51 São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010 DECRETO Nº 55.587, DE 17 DE MARÇO DE 2010 Volume 120 Número 51 São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010 DECRETO Nº 55.587, DE 17 DE MARÇO DE 2010 Institui o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI Nº 1735, DE 06 DE JULHO DE 2007. "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE SÃO GOTARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal da

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. Relator: Senador JOÃO CAPIBERIBE

PARECER Nº, DE 2015. Relator: Senador JOÃO CAPIBERIBE PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, sobre o Aviso (AMA) nº 8, de 2014 (Aviso TCU nº 994, de 2014), que encaminha cópia do Acórdão nº 2176,

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo COMISSÃO DE FINANÇAS, ECONOMIA, ORÇAMENTO, FISCALIZAÇÃO, CONTROLE E TOMADA DE CONTAS RELATÓRIO

Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo COMISSÃO DE FINANÇAS, ECONOMIA, ORÇAMENTO, FISCALIZAÇÃO, CONTROLE E TOMADA DE CONTAS RELATÓRIO RELATÓRIO Através das Mensagens nº 255/15 encaminhada pelo Ex- Governador do Estado do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes. Encaminhada a esta Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 400/15, que

Leia mais

Ata n.º 002/2016. Página 1

Ata n.º 002/2016. Página 1 Ata da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Vera Cruz - RS. Aos onze dias do mês de janeiro de dois mil e dezesseis, na Sala de Sessões, localizada na Avenida Nestor Frederico Henn, 1580,

Leia mais

PORTARIA N 2.632, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2004

PORTARIA N 2.632, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N 2.632, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2004 Aprova o Regimento Interno do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS ATOS DO CONSELHO FISCAL Resolução nº 001/2011 REGIMENTO INTERNO O Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos IPREVSANTOS elaborou e votou o seu REGIMENTO

Leia mais

PORTARIA Nº 53, DE 13 DE JUNHO DE 2008.

PORTARIA Nº 53, DE 13 DE JUNHO DE 2008. PORTARIA Nº 53, DE 13 DE JUNHO DE 2008. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições legais que lhe conferem os incisos I, XII e XIII do art. 19 da Lei nº 9.503, de

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

ESTADO DE SÃO PAULO. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 59.385, DE 26 DE JULHO DE 2013 Institui a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN/SP e dá providências correlatas. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São

Leia mais

Apresentação da Lei de Criação do CMDCA

Apresentação da Lei de Criação do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA Apresentação da Lei de Criação do CMDCA LEI NÚMERO 2.892, DE 09 DE JUNHO DE 1992. CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS Os objetivos deste modelo de regimento visam a padronização de critérios importantes para melhorar o funcionamento da comissão, estabelecer condições mínimas de composição e fortalecer a comissão junto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL

REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL Art. 1º O Colegiado Setorial de Artes Visuais é órgão integrante da estrutura do Conselho Nacional de Política

Leia mais

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA Órgão Oficial do Poder Legislativo do Distrito Federal Ano XXVII DCL N º 100 Brasília, quarta-feira, 30 de maio de 2018 CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL MESA DIRETORA

Leia mais

Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas

Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas Introdução O presente artigo apresenta aos colegas e demais interessados dois tipos de urgência

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO

EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO Pelo presente edital, ficam convocados os servidores municipais, ativos e inativos, interessados em concorrer à eleição para membros titulares e suplentes do Conselho

Leia mais

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05. UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.2013 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Do Poder Legislativo 1 Quais são os tipos de atos

Leia mais

RELATÓRIO DO PROGRAMA EMENDAS PARLAMENTARES EM EVENTOS

RELATÓRIO DO PROGRAMA EMENDAS PARLAMENTARES EM EVENTOS RELATÓRIO DO PROGRAMA EMENDAS PARLAMENTARES EM EVENTOS Período Janeiro a abril de 2016 Assunto Objetivo Observadores Emendas parlamentares que tratam de eventos no Orçamento 2016 do Distrito Federal Verificar

Leia mais

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação,

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 28/10/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de

Leia mais

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo.

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo. Diário Oficial da União, nº 214, Seção I, p. 9, 08.11.2011 Decreto nº 7.602,de 07.11.2011 - Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST. A Presidenta da República, no uso

Leia mais

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO N 126, DE 2014

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO N 126, DE 2014 SUGESTÃO N 126, DE 2014 Sugere a realização de seminário para debater álcool para os adolescentes na sociedade brasileira. Autor: Instutito Igor Carneiro - FICAR. Relator: Deputado Paulo Pimenta I - RELATÓRIO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR APROVADO

Leia mais

O direito humano à água

O direito humano à água Seminário: Democratização da política de serviços de saneamento básico por meio de inovações sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios O direito humano à água Francisco Lopes Secretário Executivo

Leia mais

Lei Municipal nº. 504/2011-AST

Lei Municipal nº. 504/2011-AST Lei Municipal nº. 504/2011-AST Cria o Conselho Gestor do Telecentro Comunitário de Guamaré/RN e dá outras providências. O Prefeito Municipal faz saber que a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ROBERTO CAVALCANTI I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ROBERTO CAVALCANTI I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 161, de 2009, da Senadora Serys Slhessarenko, que altera a Lei nº 8.212, de 24 de julho

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 23 11 2016 16h48min 23ª sessão Extraordinária 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA

Leia mais

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento das Comissões Estaduais de Residência Médica O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA - CNRM,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.366

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.366 Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.366 Estabelece normas de funcionamento e nova composição do Conselho Municipal de Turismo COMTUR, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Vitória, Capital

Leia mais

C.6 REQUERIMENTOS (RQN)

C.6 REQUERIMENTOS (RQN) C.6 REQUERIMENTOS (RQN) Nº Leitura Autor Finalidade Situação 1/2006-CN 11/04/2006 Dep. João Magalhães e da Emenda nº 41040001, apresentada 2/2006-CN 11/04/2006 Dep. Rogério Teófilo e 3/2006-CN 11/04/2006

Leia mais

I Requerimento de Inscrição ou Renovação de Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo COMAS/SP (ANEXO I);

I Requerimento de Inscrição ou Renovação de Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo COMAS/SP (ANEXO I); RESOLUÇÃO COMAS Nº 356/2009 Aprova modelos de requerimentos e formulários de que trata a Resolução COMAS nº 323/2008. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO PAULO, com fulcro no artigo 9º da

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 16, de 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 16, de 2013 Autoria: Senadora Kátia Abreu Ementa: Altera a Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005 e revoga dispositivo da Lei nº 10.814, de 15 de dezembro de 2003, para disciplinar o uso da tecnologia genética de restrição

Leia mais

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo:

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo: LEI MUNICIPAL Nº 1.022, DE 03 DE MAIO DE 2016. Dispõe sobre o Conselho Municipal da Cidade do Município de Tabaporã /MT e dá outras providências. Art. 1º O Conselho Municipal da Cidade de Tabaporã/MT é

Leia mais

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1 PROVAS DISCURSIVAS P (questões) e P (parecer) Nestas provas, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil DECRETO Nº 7.536, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Corumbá, Veríssimo e da porção goiana do Rio

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei Nº 200/2015 REVOGA A LEI Nº 07/1997, DÁ NOVA CONFIGURAÇÃO E ATRIBUIÇÕES AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E DE POLÍTICA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO (COMSPASB) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Art. 1º. Em conformidade

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COTEGIPE CNPJ: 13654.892/0001-96

PREFEITURA MUNICIPAL DE COTEGIPE CNPJ: 13654.892/0001-96 PROJETO DE LEI N 18/2010, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a regulamentação e critérios para a concessão dos benefícios eventuais de Assistência Social em virtude de nascimento, morte, situação de

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N. 3.259/2012

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N. 3.259/2012 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N. 3.259/2012 Dispõe sobre o descarte dos filtros de cigarro e demais componentes de qualquer produto fumígero, derivado ou não do

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO

Leia mais

Cadastro Organizacional/PMS SMS

Cadastro Organizacional/PMS SMS CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Órgão/Sigla: CONSELHOS MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Natureza Jurídica: Vinculação: Finalidade: ÓRGÃO COLEGIADO

Leia mais