ANEXO I GLOSSÁRIO. AFASTAMENTO FRONTAL: menor distância entre a edificação e o alinhamento medida perpendicularmente a este.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO I GLOSSÁRIO. AFASTAMENTO FRONTAL: menor distância entre a edificação e o alinhamento medida perpendicularmente a este."

Transcrição

1 ANEXO I GLOSSÁRIO ACESSIBILIDADE: Possibilidade e condição de alcance, para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos adequados, sem barreiras arquitetônicas e obstáculos, para todo cidadão, inclusive para as pessoas obesas, portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Termo utilizado para tratar os passeios de forma adequada, sem obstáculos e pisos adequados. AFASTAMENTO FRONTAL: menor distância entre a edificação e o alinhamento medida perpendicularmente a este. AFASTAMENTO LATERAL E DE FUNDO: menor distância entre a edificação e as divisas citadas, medida perpendicularmente às mesmas. ALINHAMENTO: limite entre o terreno e o logradouro público. ALTURA MÁXIMA NA DIVISA: distância máxima vertical, medida do ponto da laje mais alta da edificação na divisa, incluído o muro divisório, até a cota do terreno natural naquela prumada, contada acima do nível do greide (na divisa correspondente) para terrenos em aclive e acima do ponto médio do terreno natural, da face encostada, para terrenos em declive. ALVARÁ: instrumento de licença concedido pelo órgão competente. ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO: licença para edificar, concedida pelo órgão competente do Executivo Municipal. ANDAIME: dispositivo de segurança utilizado para suporte de operários durante a execução de obras. ÁREA DE USO COMUM: área existente no interior de quarteirões, mantida como servidão perene e comum dos edifícios. ÁREA LIVRE: parte do terreno não ocupada pelo edifício. BALANÇO: elemento da construção que se projeta do plano da parede. BAMBINELA: Cortina franjada para o adorno de toldos. BEIRAL: prolongamento do telhado ou cobertura além da prumada da parede, não podendo ser utilizado como piso. CALÇADA: faixa de piso adjacente às paredes externas do edifício. CANTEIRO DE OBRAS: espaço onde são desenvolvidos os trabalhos de uma construção, armazenagem dos materiais e alojamento provisório dos operários. CASAS GEMINADAS: casas que, tendo, pelo menos, em comum a parede de um

2 cômodo de permanência prolongada, formam um conjunto arquitetônico único. CAIXA DE CAPTAÇÃO E DRENAGEM: elemento construtivo destinado ao armazenamento de águas pluviais, para seu reuso ou seu lançamento posterior na rede de drenagem; CERTIDÃO DE BAIXA E HABITE-SE : documento, emitido pelo Executivo Municipal após a certificação de que a edificação está concluída, construída conforme o projeto aprovado e a legislação urbanística vigente. COBERTURA: elemento de coroamento da edificação, destinado a proteger as demais partes componentes da mesma. CONDOMÍNIO: edifício(s) ou conjunto de casas que forma um todo e divide as despesas. COMPARTIMENTO: divisão do pavimento de uma edificação para seu uso e ocupação. COMPARTIMENTO DE PERMANÊNCIA PROLONGADA: aquele utilizado para, pelo menos, uma das seguintes funções ou atividades: dormir ou repousar, estar ou lazer, preparar ou consumir alimentos, tratamento ou recuperação, trabalhar, estudar, reunir. COMPARTIMENTO DE PERMANÊNCIA TRANSITÓRIA: aqueles utilizados para uma das funções ou atividades seguintes: circulação e acesso de pessoas; higiene pessoal, troca ou guarda de roupas, lavagem e serviços de limpeza, guarda de materiais sem a possibilidade de ser exercida qualquer atividade no local. CORRIMÃO: barra instalada junto a paredes, escadas, rampas ou corredores, com altura adequada para servir de apoio aos usuários. COTA ALTIMÉTRICA: ponto referenciado de medição de altura. DEPENDÊNCIA: construção isolada, ou não, do edifício principal, sem formar unidade de habitação independente. DEPÓSITO: compartimento não habitável destinado à guarda de utensílios e provisões. EDIFICAÇÃO: construção destinada a qualquer uso, seja qual for a função; o mesmo que prédio. ESTRUTURA: conjunto de elementos construtivos de sustentação da edificação, abrangendo fundações, pilares, alvenaria estrutural, vigas e lajes. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL: Estudo técnico que deve ser executado de forma a analisar os efeitos diretos e indiretos, positivos e negativos, de um empreendimento ou atividade, a ser implementado, no meio-ambiente físico que se localize.

3 ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA: Estudo técnico que deve ser executado de forma a analisar os efeitos positivos e negativos de um empreendimento ou atividade a ser implementado, quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades. EMBARGO: providência legal adotada pelo Executivo Municipal com a finalidade de sustar o prosseguimento da obra cuja execução esteja em desacordo com a legislação urbanística. ESQUADRIA: elemento construtivo destinado à vedação de vãos. FACHADA: a face exterior da edificação. FACHADA PRINCIPAL: é a que está voltada para a via pública; se a edificação tiver mais de uma fachada voltada para o logradouro público, a fachada principal será a voltada para o logradouro mais importante. FUNDAÇÃO: parte da construção destinada a suportar cargas da mesma, e transmitir as pressões ao solo. GUARDA-CORPO: barreira de proteção vertical, vedada ou não, utilizada para proteção do usuário do espaço edificado. GREIDE: Nível do perfil longitudinal final da via pavimentada. HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR: Implantação de mais de uma unidade habitacional por terreno. HABITAÇÃO UNIFAMILIAR: Implantação de uma unidade habitacional por terreno. HIGROSCOPICIDADE: É a capacidade que certos materiais possuem de absorver água. LOGRADOURO PÚBLICO: Espaço livre destinado à circulação pública de veículos e de pedestres, constituído por ruas, travessas, becos, avenidas, praças, pontes, parques ou jardins, oficialmente reconhecidos e denominados. LOTE: porção de terreno parcelado com frente para a via pública, servido por infraestrutura básica, destinado a receber edificação, e cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo Plano Diretor ou lei municipal para a zona que se situe. MARQUISE: cobertura em balanço destinada exclusivamente à proteção de transeuntes, não podendo ser utilizada como piso. MEIO-FIO OU GUIA: elemento de concreto, destinado a separar o leito da via pública do passeio. MURETA: pequeno muro utilizado para contenção de encostas.

4 MURO: elemento construtivo que serve de vedação de terrenos. MURO DE ARRIMO: obra com o fim de sustentar o empuxo das terras. NIVELAMENTO: determinação do desnível existente em parte do terreno, em relação ao próprio terreno, aos terrenos vizinhos ou ao logradouro. PASSEIO: - Parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso separada por pintura ou elemento físico, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas - Código de Trânsito Brasileiro. PATAMAR: superfície plana de concordância de dois lances sucessivos de uma escada ou rampa. PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO bem de natureza material tomado individualmente ou em conjunto, portador de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. (Baseado no art. 216 da Constituição de 1988) PAVIMENTO: espaço de uma edificação situado entre dois pisos sobrepostos ou entre o piso e a face inferior da cobertura. PAVIMENTO TÉRREO OU PRIMEIRO PAVIMENTO: aquele cujo piso apresente o menor desnível em relação ao ponto mais alto do passeio no alinhamento. Quando o lote tiver testada para mais de uma via, o alinhamento que servirá de referência para o primeiro pavimento será definido mediante escolha do interessado. PÉ-DIREITO: distância vertical entre o piso acabado e o teto de um compartimento. PEITORIL: superfície horizontal de fechamento inferior de uma janela ou paramento superior de uma mureta, parapeito ou guarda-corpo de terraços, balcões e varandas; por extensão, medida vertical entre esta superfície e o piso interno do compartimento onde se acha situada. PÉRGULA: conjunto de elementos horizontais ou inclinados, distanciados regularmente, sem constituir cobertura. POTENCIAL CONSTRUTIVO - Produto resultante da multiplicação da área do lote pelo índice de Aproveitamento. PRISMA: Espaço livre ao longo de toda a altura de um prédio, destinado a garantir a ventilação e iluminação dos compartimentos que se comunicam com ele. RECONSTRUIR: refazer, no mesmo lugar, total ou parcialmente, uma construção, respeitando-se a forma primitiva. PILAR: elemento construtivo de suporte nas edificações. REENTRÂNCIA: espaço aberto que fica recuado do plano da fachada onde se situa.

5 REFERÊNCIA DE NÍVEL DE CONSTRUÇÃO: cota de referência de alinhamento e nivelamento constante nos croquis fornecido pelo Executivo municipal. REFORMA: é o conjunto de reparos efetuados em uma edificação já existente, que não implique em alteração: dos compartimentos, dos vãos de iluminação e ventilação, e da área construída. SALIÊNCIA: elemento construtivo da edificação que se destaca em relação ao plano de uma fachada, como brises, jardineiras, elementos decorativos e/ou estruturais. SOBRELOJA: compartimento situado acima da loja, com acesso exclusivo pela mesma, da qual é parte integrante. SOLEIRA: parte inferior do vão da porta localizada no mesmo plano do piso desta. SUBSOLO: qualquer pavimento construído abaixo do primeiro pavimento da edificação. TAPUME: elemento de vedação provisória que circunscreve um terreno ou construção, visando o seu isolamento ou proteção dos transeuntes, utilizada durante o período da obra. TERRAÇO: local descoberto sobre uma edificação ou ao nível de um de seus pavimentos constituindo piso acessível e utilizável. TERRENO NATURAL: superfície de terreno na situação em que se apresenta ou se apresentava na natureza ou na conformação dada por ocasião da execução do parcelamento. TESTADA: divisa do lote que coincide com o alinhamento. TETO: plano ou superfície acabada de fechamento superior de um compartimento. TAXA DE OCUPAÇÃO: Relação entre a área de projeção horizontal da edificação e a área do terreno. TAXA DE PERMEABILIDADE: Área descoberta e permeável do terreno, dotada de vegetação, calculada em relação a sua área total. Contribui para o equilíbrio climático, propicia alivio para o sistema público de drenagem urbana e permite a recarga de aqüíferos. UNIDADE AUTÔNOMA: parte da edificação destinada ao uso privativo. USO Atividades exercidas nos terrenos. USO COLETIVO: Uso geral, passível de ser usado por todos. USO DO SOLO: Aproveitamento de uma área que implique em uso de terreno.

6 USO MISTO: Exercício concomitante do uso residencial e do não residencial. USO NÃO RESIDENCIAL: O exercício por atividades de comércio varejista e atacadista, de serviços, de serviços de uso coletivo e industriais. USO RESIDENCIAL: O exercício em edificações, unifamiliares e multifamiliares, horizontais ou verticais, destinadas à habitação permanente. VIA: Superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central. VÃOS: espaços entre paredes, pilares, ou colunas, podendo ser livres ou fechados por portas e /ou janelas. VARANDA: área aberta com peitoril ou parapeito de altura máxima de 1,20m (um metro e vinte centímetros). VERGA: elemento de sustentação na parte superior das esquadrias ou vãos.

ANEXO I Glossário: Alinhamento: Afastamento mínimo: Afastamentos: Alvará de construção Alvará de funcionamento Ampliação de edificação

ANEXO I Glossário: Alinhamento: Afastamento mínimo: Afastamentos: Alvará de construção Alvará de funcionamento Ampliação de edificação ANEXO I Glossário: Alinhamento: A linha divisória entre o lote urbano e a via ou logradouro público; Afastamento mínimo: é distância mínima permitida por lei entre a edificação e as divisas frontal, lateral

Leia mais

Folha: Revisão: 1/7. Inicial. Processo:

Folha: Revisão: 1/7. Inicial. Processo: Data para 1/7 1. FINALIDADE Estabelecer os procedimentos para os serviços de vistoria e apreensão de toldos irregulares, com o objetivo de garantir as informações mínimas necessárias para a execução deste

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.

Leia mais

ANEXO GLOSSÁRIO. ACRÉSCIMO - Aumento de uma construção ou edificação em área ou em altura.

ANEXO GLOSSÁRIO. ACRÉSCIMO - Aumento de uma construção ou edificação em área ou em altura. ANEXO GLOSSÁRIO ACESSIBILIDADE - Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ALPHAVILLE SALVADOR 2

ORIENTAÇÕES PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ALPHAVILLE SALVADOR 2 Os documentos exigidos pela Associação Alphaville Salvador 02 para novas construções do tipo residencial Unifamiliar são: 1. Carta de quitação de débitos condominiais, emitida pelo setor financeiro da

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 )

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA PROVA ESCRITA OBJETIVA

Leia mais

LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998.

LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998. LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998. SÚMULA: Dispõe sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras

Leia mais

Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação

Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito e aplicação O Plano de Pormenor da Rua das Flores abrange a área assinalada na planta de zonamento e que

Leia mais

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO Reproduzir as plantas baixa, de cobertura e de localização, cortes e fachada frontal da residência apresentada abaixo. O projeto pode sofrer mudanças,

Leia mais

INSTRUÇÃO N o. 01/2005: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

INSTRUÇÃO N o. 01/2005: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO DEPARTAMENTO DE URBANISMO INSTRUÇÃO N o. 01/2005: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os projetos arquitetônicos a

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa Secretaria Municipal de Administração 1 LEI N 2.862, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o Uso e a Ocupação do Solo Urbano e Rural do Município de Lagoa Santa e dá outras providências. O povo do Município de Lagoa Santa, por seus representantes,

Leia mais

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico fonte: PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las Dimensiones en los Espacios Interiores. Mexico: Gustavo Gili, 1996 [1979]. Pg

Leia mais

Folha: Revisão: Inicial 1/7. Título: MESAS E CADEIRAS EM RUAS, PASSEIOS E PRAÇAS VISTORIA E APREENSÃO. Aprovador: Normatizador

Folha: Revisão: Inicial 1/7. Título: MESAS E CADEIRAS EM RUAS, PASSEIOS E PRAÇAS VISTORIA E APREENSÃO. Aprovador: Normatizador 1/7 1. FINALIDADE Estabelecer os procedimentos para os serviços de vistoria e apreensão de mesas e cadeiras em ruas, passeios e praças, com o objetivo de garantir as informações mínimas necessárias para

Leia mais

JOAO PINHEIRO. Água Esgoto Sanitário Energia Elétrica Telefone Pavimentação Esgoto pluvial Gás canalizado Iluminação pública

JOAO PINHEIRO. Água Esgoto Sanitário Energia Elétrica Telefone Pavimentação Esgoto pluvial Gás canalizado Iluminação pública Laudo Avaliação - LA Nº Solicitação de serviço: Status: Versão: 168316 APROVADO 1 1 IDENTIFICAÇÃO: Número do sinistro: Número IRB: Solicitante: CPF / CNPJ do cliente: 779.950.826-49 Nome do cliente: Conceição

Leia mais

DECRETO Nº 7.654 DE 20 DE MAIO DE 1988

DECRETO Nº 7.654 DE 20 DE MAIO DE 1988 DECRETO Nº 7.654 DE 20 DE MAIO DE 1988 Estabelece condições de Uso e Ocupação do Solo para a área que compreende os bairros da Penha, Penha Circular e Brás de Pina, da XI Região Administrativa - Penha

Leia mais

03 CASAS POPULARES EM SÉRIE 16 AGRUPAMENTOS RESIDENCIAIS CONSTITUÍDOS DE 04 A 20 HABITAÇÕES UNIFAMILIARES IMPLANTADAS EM UM MESMO LOTE,

03 CASAS POPULARES EM SÉRIE 16 AGRUPAMENTOS RESIDENCIAIS CONSTITUÍDOS DE 04 A 20 HABITAÇÕES UNIFAMILIARES IMPLANTADAS EM UM MESMO LOTE, SUMÁRIO CADERNO DE ANEXOS CADERNO DE ANEXOS 01 HABITAÇÃO UNIFAMILIAR 5 EDIFICAÇÃO ISOLADA DESTINADA A SERVIR DE MORADIA A UMA SÓ FAMÍLIA. ATÉ 03 HABITAÇÕES UNIFAMILIARES IMPLANTADAS EM UM MESMO LOTE. AS

Leia mais

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges DEFINIÇÃO Os CORTES são representações de vistas ortográficas

Leia mais

QUADRO 1 GLOSSÁRIO. ATERRO: Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular.

QUADRO 1 GLOSSÁRIO. ATERRO: Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular. QUADRO 1 GLOSSÁRIO ABRIGO: Área coberta, porém sem fechamentos laterais, o que proporciona proteção contra ações do tempo, porém com livre ventilação; ACABAMENTO: Arremate final da obra, podendo utilizar

Leia mais

Alinhamento - Linha divisória legal entre o lote e logradouro público.

Alinhamento - Linha divisória legal entre o lote e logradouro público. ANEXO VI DEFINIÇÕES GLOSSÁRIO Ampliação - Alteração no sentido de tornar maior a construção. Alinhamento - Linha divisória legal entre o lote e logradouro público. Alpendre - Área coberta, saliente da

Leia mais

Calçada de São Francisco

Calçada de São Francisco Calçada de São Francisco Lisboa - portugal Fase do projeto Construção com projeto aprovado para fins residenciais, com 5 pisos acima do solo e licença de construção. Descrição Edifício urbano para apartamentos

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé)

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé) Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem o sistema de Guarda Corpo e Rodapé, o qual destina-se a promover a proteção contra riscos

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO ACESSIBILIDADE

DIRETRIZES BÁSICAS PARA EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO ACESSIBILIDADE DIRETRIZES BÁSICAS PARA EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO ACESSIBILIDADE julho de 2012 APRESENTAÇÃO Neste documento estão reunidas informações extraídas de normas técnicas e legislação vigente em esfera federal

Leia mais

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO Folha 1/3 Nome do Arquivo: 1. OBJETIVOS Estabelecer sistemática de aprovação de projetos para que se enquadrem nas normas estabelecidas, dentro do Regulamento Interno e Restrições Urbanísticas (Cap. VIII

Leia mais

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DA PLANILHA DE CÁLCULO

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DA PLANILHA DE CÁLCULO TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DA PLANILHA DE CÁLCULO A planilha de cálculo a ser apresentada para a abertura do processo de edificação permite a identificação do Coeficiente de Aproveitamento da edificação

Leia mais

SUMÁRIO. 2 Fundações 29. 1 Construindo Edifícios 3. 3 Madeira 85

SUMÁRIO. 2 Fundações 29. 1 Construindo Edifícios 3. 3 Madeira 85 SUMÁRIO 2 Fundações 29 1 Construindo Edifícios 3 Aprendendo a construir 4 Sustentabilidade 4 O trabalho do projetista: a escolha de sistemas construtivos 8 Normas para construção e fontes de informação

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS - LAJES Elementos estruturais Elementos Lajes Elemento plano bidimensional Duas dimensões são da mesma ordem de grandeza

Leia mais

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 Guia_calcadas_01.indd 1 Guia_calcadas_01.indd 2 ÍNDICE O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 O QUE FAZER A RESPEITO DO IMOBILIÁRIO

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA Estado de São Paulo CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA Lei Complementar nº 42, de 28 de setembro de 1992 (Atualizada até a Lei Complementar nº 506, de

Leia mais

Estabelecer as definições dos serviços da Gerência de Fiscalização de Posturas e Vias Urbanas para o guia do cidadão.

Estabelecer as definições dos serviços da Gerência de Fiscalização de Posturas e Vias Urbanas para o guia do cidadão. Data para Descrição da 1/5 1. FINALIDADE Estabelecer as definições dos serviços da Gerência de Fiscalização de Posturas e Vias Urbanas para o guia do cidadão. 2. ABRANGÊNCIA Todas as unidades GERFPAV.

Leia mais

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PONTE - DEFINIÇÃO Construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que serão tratados neste texto,

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Departamento do Patrimônio Histórico Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tatuí

Prefeitura Municipal de Tatuí CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES E CLASSIFICAÇÃO SEÇÃO I DAS DEFINIÇÕES SEÇÃO II DA DIVISÃO TERRITORIAL SEÇÃO III DAS CATEGORIAS DE USO DO SOLO SEÇÃO IV DA CLASSIFICAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES QUANTO A OCUPAÇÃO DO SOLO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos.

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. ÍNDICE O QUE É ABRIGO MODELO? VANTAGENS DO NOVO ABRIGO COMO INSTALAR POSIÇÕES POSSÍVEIS PARA INSTALAÇÃO MATERIAIS

Leia mais

LEI Nº1022/991. Institui o Código de Obras Municipal de Magé e dá outras providencias.

LEI Nº1022/991. Institui o Código de Obras Municipal de Magé e dá outras providencias. LEI Nº1022/991. 1 Institui o Código de Obras Municipal de Magé e dá outras providencias. CAMARA MUNICIPAL DE MAGÉ, por seus representantes legais aprova e eu, Prefeito do Município sancionou a seguinte

Leia mais

155 Anexo B Legislação

155 Anexo B Legislação 155 Anexo B Legislação 156 B.1 Decreto 31.601 de 1992 (HIS) Tabela 71- Coeficientes para uso residencial de acordo com o Decreto 31.601 de 1992 (HIS). Categoria de Uso Zona Taxa de ocupação máxima Coeficiente

Leia mais

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo)

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) LOCALIZAÇÃO BLOCO 04 BLOCO 03 BLOCO 02 BLOCO 01 Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) TÉRREO TOTAL PAVIMENTO: 1.406,98 m² 25,50 m 20,20 m 11,60 m 12,73

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

Prefeitura Municipal de Jaguariaíva Prefeitura Municipal de Jaguariaíva Estado do Paraná CNPJ 76.910.900/0001-38 Praça Getúlio Vargas, 60 Centro Cx Postal 11 CEP 84200-000 Fone (43) 3535-1833 Fax (43) 3535-2130 e-mail: gabinete@pmjaguariaiva.com.br

Leia mais

Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida

Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida Um registro da arquitetura moderna Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida Residência Austregésilo Freitas, 1958. Av. Cabo Branco 2332, Tambaú, João Pessoa-PB.

Leia mais

LEI MUNICIPAL N 4.774, DE 13 DE JUNHO DE 2013.

LEI MUNICIPAL N 4.774, DE 13 DE JUNHO DE 2013. -Dispõe sobre a forma de apresentação de projetos de edificações para aprovação na Prefeitura Municipal de Tatuí, e dá outras providencias. JOSÉ MANOEL CORREA COELHO MANÚ, Prefeito Municipal de Tatuí,

Leia mais

SUMÁRIO. TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES... Art. 3º

SUMÁRIO. TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES... Art. 3º SUMÁRIO TÍTULO I - DOS OBJETIVOS...Art. 1º ao Art. 2º TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES... Art. 3º TÍTULO III - DAS RESPONSABILIDADES...... Art. 4º ao Art.10 TÍTULO IV - NORMAS ADMINISTRATIVAS...... Art.11 ao

Leia mais

ANEXO I. ADENSAMENTO - O mesmo que tornar denso; incentivar a ocupação de pessoas ou negócios; intensificação do uso e ocupação do solo.

ANEXO I. ADENSAMENTO - O mesmo que tornar denso; incentivar a ocupação de pessoas ou negócios; intensificação do uso e ocupação do solo. GLOSSÁRIO ANEXO I ACESSIBILIDADE - Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos

Leia mais

1,00 x 70 1,90. BANHEIRO EMPREG. 1,70 x 1,75. 1,50 x 70 1,90. 65 x 2.10. QUARTO EMPREG. 3,00 x 3,00. 1,80 x 1,50 1,90. GARAGEM 3,00 x 6,40

1,00 x 70 1,90. BANHEIRO EMPREG. 1,70 x 1,75. 1,50 x 70 1,90. 65 x 2.10. QUARTO EMPREG. 3,00 x 3,00. 1,80 x 1,50 1,90. GARAGEM 3,00 x 6,40 Planta Baixa INTRODUÇÃO O projeto de uma instalação elétrica é elaborado sobre a planta baixa da edificação. A obra deverá ser montada, exatamente, como desenhado no projeto. A montagem requer o dominío

Leia mais

Ficha Técnica do Imóvel*

Ficha Técnica do Imóvel* Ficha Técnica do Imóvel* * relativo ao Lote 4 da Resolução n.º 241/2016, de 12 de maio Identificação do imóvel Localização Prédio urbano localizado na freguesia da Sé, concelho do Funchal, inscrito na

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA LEI Nº. 1.372 DE 24 DE SETEMBRO DE 1984 INSTITUI O CÓDIGO DE OBRAS E DISCIPLINA A SUA APLICAÇÃO. O PREFEITO MUNICIPAL DE VALENÇA RJ. Faço saber que Câmara Municipal de Valença aprovou e eu sanciono e promulgo

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A Concrejato A Concrejato tem sua origem na década de 1970, com as primeiras obras de recuperação de

Leia mais

5:1 Vaga de bicicleta por estabelecimento 1:10 Vaga por leito 1:100 Vaga por leito para ônibus (2)

5:1 Vaga de bicicleta por estabelecimento 1:10 Vaga por leito 1:100 Vaga por leito para ônibus (2) ANEXO I RM H Residencial multifamiliar Hotéis Pousada, pensões e albergues. 1:1 Vaga por unidade até 100 m 2 de área privativa 1:1,5 Vaga por unidade de quitinete 2:1 Vaga por unidade > que 100 m 2 de

Leia mais

Ficha Técnica. Descrição. 256 Unidades. 256 Unidades. 16 Unidades. 16 Unidades. 02 QUARTOS (01 suíte) COBERTURA (4Q) (01 suíte) 03 QUARTOS

Ficha Técnica. Descrição. 256 Unidades. 256 Unidades. 16 Unidades. 16 Unidades. 02 QUARTOS (01 suíte) COBERTURA (4Q) (01 suíte) 03 QUARTOS Ficha Técnica Descrição - TERRENO: 16.259,64m² - 04 EDIFÍCIOS (ED. DALÍ, ED. GAUDÍ, ED. PICASSO, ED. MIRÓ) - 2 SUBSOLOS + TÉRREO + MEZANINO + 17 PAVIMENTOS + DEPENDÊNCIA - 977 VAGAS (SENDO 44 PARA VISITANTES)

Leia mais

DECRETO N 3.375, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015

DECRETO N 3.375, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 DECRETO N 3.375, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Estabelece diretrizes e procedimentos para obtenção da Licença Urbanística, Habite-se e Certificado de Mudança de Uso, e dá outras disposições. são conferidas

Leia mais

DIVISÃO DE URBANISMO. Hasta Pública de Terrenos. Do dia 15 de Abril de 2008, pelas 10.00 horas. Condições Gerais

DIVISÃO DE URBANISMO. Hasta Pública de Terrenos. Do dia 15 de Abril de 2008, pelas 10.00 horas. Condições Gerais DIVISÃO DE URBANISMO Hasta Pública de Terrenos Do dia 1 de Abril de 2008, pelas 10.00 horas Condições Gerais 01. De acordo com a deliberação tomada em reunião de 2 de Janeiro de 2008, a Câmara Municipal

Leia mais

Construções e Eletrificação Rural

Construções e Eletrificação Rural Universidade Federal de Goiás Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos Setor de Engenharia Rural Construções e Eletrificação Rural Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br INTRODUÇÃO

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

PEDIDO DE RECEÇÃO PROVISÓRIA DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO E REDUÇÃO DA CAUÇÃO

PEDIDO DE RECEÇÃO PROVISÓRIA DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO E REDUÇÃO DA CAUÇÃO Registo n.º Data / / O Funcionário PEDIDO DE RECEÇÃO PROVISÓRIA DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO E REDUÇÃO DA CAUÇÃO Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Preencher

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15575:2013 aplicada à Construção Civil Prof. André

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. ano. Gráfico População Brasileira 1900-2050. IBGE 1940, 1950, 1960, 1970, 2000 E 2008b. Internet:<http://aplicativos.fipe.org.br>.

PROVA DISCURSIVA. ano. Gráfico População Brasileira 1900-2050. IBGE 1940, 1950, 1960, 1970, 2000 E 2008b. Internet:<http://aplicativos.fipe.org.br>. PROVA DISCURSIVA Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para as respectivas folhas do CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS NORMA TÉCNICA 02/2013 EXIGÊNCIAS DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

AULA 4 ARQUITETURA ENGENHARIA CIVIL PROJETO ARQUITETONICO PROJETO LEGAL

AULA 4 ARQUITETURA ENGENHARIA CIVIL PROJETO ARQUITETONICO PROJETO LEGAL AULA 4 ARQUITETURA ENGENHARIA CIVIL PROJETO ARQUITETONICO 1 PROJETO LEGAL - Ser proprietário de um terreno não significa ter total liberdade de construção, é necessário respeitar as leis que se aplicam

Leia mais

INCORPORAÇÃO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CARAVAGGIO

INCORPORAÇÃO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CARAVAGGIO PINHO INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA. CNPJ: 08.220.002/001-06 Sócio-Proprietário: Joelsio Caetano Pinho CPF: 383.118.520.49 Endereço: Av. Benjamin Constant, 123, Centro, Torres-RS. INCORPORAÇÃO DO EDIFICIO

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO JARDINS NÁPOLES CAPÍTULO I DO OBJETO

REGIMENTO INTERNO JARDINS NÁPOLES CAPÍTULO I DO OBJETO REGIMENTO INTERNO JARDINS NÁPOLES CAPÍTULO I DO OBJETO Artigo 1º - O presente Regimento Interno tem por objetivo estabelecer normas urbanísticas e normas de convivência, no intuito de assegurar o bom uso

Leia mais

LEI 077/2006. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 68, III, da Lei Orgânica do Município,

LEI 077/2006. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 68, III, da Lei Orgânica do Município, LEI 077/2006 INSTITUI O CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 68, III, da Lei Orgânica

Leia mais

PURP 46 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP8 UP7 ÁREA VERDE DE PROTEÇÃO E RESERVA - AVPR ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA

PURP 46 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP8 UP7 ÁREA VERDE DE PROTEÇÃO E RESERVA - AVPR ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA AP8 UP7 Folha 1 / 5 AP8 UP7 Folha 2 / 5 VALOR PATRIMONIAL A ATRIBUTOS DE CONFIGURAÇÃO URBANA: TECIDO (MALHA / PARCELAMENTO DO SOLO / CHEIOS E VAZIOS) Corresponde à parte inferior da Praça dos Três Poderes,

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório Localização: Rua do Morro do Pinto Monte

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

Glossário do Código de Obras de Jaraguá do Sul

Glossário do Código de Obras de Jaraguá do Sul Glossário do Código de Obras de Jaraguá do Sul ACESSO: Chegada, entrada, aproximação, trânsito, passagem; em arquitetura significa o modo pelo qual se chega a um lugar ou se passa de um local a outro,

Leia mais

ÍNDICE 1. ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO 2. 1.2 CORREDORES DE USO ESPECIAL : Z8 CR2, Z8 CR3 e Z8 CR4 3 2. IMPLANTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO 5

ÍNDICE 1. ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO 2. 1.2 CORREDORES DE USO ESPECIAL : Z8 CR2, Z8 CR3 e Z8 CR4 3 2. IMPLANTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO 5 ÍNDICE 1. ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO 2 1.1 OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR 3 1.2 CORREDORES DE USO ESPECIAL : Z8 CR2, Z8 CR3 e Z8 CR4 3 1.3 LARGURA DA RUA 3 1.4 LOTES DE ESQUINA / CANTO

Leia mais

TAXAS MUNICIPAIS ATIVIDADE URBANÍSTICA E OPERAÇÕES CONEXAS - 2014

TAXAS MUNICIPAIS ATIVIDADE URBANÍSTICA E OPERAÇÕES CONEXAS - 2014 CAPÍTULO II - SECÇÃO II - QUADRO I 1 Taxa a cobrar pela análise do requerimento inicial de informação prévia sobre as operações urbanísticas previstas no n.º 1, e n.º 2, para 1 unidade de ocupação, exceção

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA. PROJECTO DE ARQUITECTURA Equipamento com função de apoio de praia

MEMÓRIA DESCRITIVA. PROJECTO DE ARQUITECTURA Equipamento com função de apoio de praia REMODELAÇÃO E ALTERAÇÃO DO EDIFÍCIO A ONDA Praia da Nazaré - Nazaré. MEMÓRIA DESCRITIVA PROJECTO DE ARQUITECTURA Equipamento com função de apoio de praia 1. DESCRIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Refere-se

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2015 Instrução Técnica nº 07/2011 - Separação entre edificações (isolamento de risco) 179 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO

Leia mais

Distribuição de Cargas Verticais

Distribuição de Cargas Verticais Distribuição de Cargas Verticais Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html jean.marie@ufrgs.br Funções das paredes de alvenaria Compressão axial Transmite as cargas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE)

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE) PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE) Acrescenta o inciso XX ao caput do art. 181 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para proibir o

Leia mais

Lei nº. 555/2011. TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS E PRELIMINARES

Lei nº. 555/2011. TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS E PRELIMINARES Lei nº. 555/2011. Cria o Código de Obras e Edificações do Município de Guamaré/RN e dá outras providências. O Prefeito Municipal faz saber: Que a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sanciona a presente

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS MUNICÍPIO DE SAQUAREMA ÍNDICE

CÓDIGO DE OBRAS MUNICÍPIO DE SAQUAREMA ÍNDICE CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA ÍNDICE CAPÍTULO I - Das disposições gerais CAPÍTULO II - Dos profissionais legalmente habilitados e da responsabilidade técnica CAPÍTULO III - Dos projetos e licenças

Leia mais

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência 242 anos São José dos Campos População estimada: 615.000 habitantes Pólo industrial e tecnológico Três fortes segmentos: Automotivo, Petrolífero

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO LEBLON

MEMORIAL DESCRITIVO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO LEBLON MEMORIAL DESCRITIVO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO LEBLON 1. INTRODUÇÃO Este documento caracteriza um empreendimento da VIVA CONSTRUÇÕES LTDA., sito á Rua Projetada, S/N,

Leia mais

LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO ANEXO 02 Glossário. ACRÉSCIMO - Aumento de uma construção ou edificação em área ou em altura.

LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO ANEXO 02 Glossário. ACRÉSCIMO - Aumento de uma construção ou edificação em área ou em altura. LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO ANEXO 02 Glossário ACRÉSCIMO - Aumento de uma construção ou edificação em área ou em altura. AFASTAMENTO - Distancia entre duas edificações ou entre uma edificação e as linhas

Leia mais

1º Este código aplica-se às edificações existentes, quando de suas reformas, aumento, mudança de uso ou demolição, bem como da sua manutenção.

1º Este código aplica-se às edificações existentes, quando de suas reformas, aumento, mudança de uso ou demolição, bem como da sua manutenção. LEI Nº 3083/2010, DE 17 DE AGOSTO DE 2010. INSTITUI O CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE GUAPORÉ O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPORÉ-RS faz saber, em cumprimento ao disposto no artigo 57, inciso IV da Lei Orgânica

Leia mais

BT 34. Boletim Técnico. Montagens. Destaques deste número. Dezembro / 2011. Revisão dos gráficos pressão de ensaio e segurança. Linha Master pag 8

BT 34. Boletim Técnico. Montagens. Destaques deste número. Dezembro / 2011. Revisão dos gráficos pressão de ensaio e segurança. Linha Master pag 8 Montagens BT 34 Boletim Técnico Dezembro / 2011 Destaques deste número inha Master pag 8 Revisão dos gráficos pressão de ensaio e segurança 1700 1500 1300 1100 Ínformações Gerais O Boletim Técnico é editado

Leia mais

Capítulo 1 Planejamento das Construções

Capítulo 1 Planejamento das Construções Capítulo 1 Planejamento das Construções 1. Considerações Gerais O princípio que deve nortear qualquer construção; seja grande ou pequena, residencial, comercial ou industrial, urbana ou rural; é o de fazer

Leia mais

Fazendo referência à Portaria CBMERJ nº 727, de 09.04.2013, publicada no DOE de 11.04.2013, informamos:

Fazendo referência à Portaria CBMERJ nº 727, de 09.04.2013, publicada no DOE de 11.04.2013, informamos: Rio de Janeiro, 15 de abril de 2013 Of. Circ. Nº 117/13 Ref.: Portaria CBMERJ nº 727, de 09.04.2013. Senhor Presidente, Fazendo referência à Portaria CBMERJ nº 727, de 09.04.2013, publicada no DOE de 11.04.2013,

Leia mais

Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós

Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós PROJECTO DE EXECUÇÃO Projecto de Requalificação Urbana outubro 2011 MEMÓRIA DESCRITIVA e JUSTIFICATIVA A presente Memória Descritiva e Justificativa refere-se

Leia mais

Desempenho Lumínico Norma ABNT/NBR 15575 Profa. Dra. Cláudia Torres

Desempenho Lumínico Norma ABNT/NBR 15575 Profa. Dra. Cláudia Torres Desempenho Lumínico Norma ABNT/NBR 15575 Profa. Dra. Cláudia Torres UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Iluminação Natural Um bom projeto de iluminação natural tira proveito e controla a luz disponível, maximizando

Leia mais

Disciplina: Engenharia Civil Integrada

Disciplina: Engenharia Civil Integrada Disciplina: Engenharia Civil Integrada Aula 01 Indústria da Construção Civil Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. Notas de aula (bibliografia consultada) do Prof. Dr. Marcelo Medeiros UFPR 2016. É

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº. 4.280, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009.

LEI MUNICIPAL Nº. 4.280, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009. -Dispõe sobre construção e conservação de muros e passeios públicos, e dá outras providências. LUIZ GONZAGA VIEIRA DE CAMARGO, Prefeito Municipal de Tatuí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS Nº 05 - PARTE 07 PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO: EDIFICAÇÕES EXISTENTES, HISTÓRICAS E TOMBADAS 2014

RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS Nº 05 - PARTE 07 PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO: EDIFICAÇÕES EXISTENTES, HISTÓRICAS E TOMBADAS 2014 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS DIVISÃO TÉCNICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E INVESTIGAÇÃO RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS Nº 05 - PARTE 07 PROCESSO DE SEGURANÇA

Leia mais

Procedimentos. de projetos

Procedimentos. de projetos Procedimentos para aprovação de projetos 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo

Leia mais

(*) LEI N. 1784 DE 29 DE OUTUBRO DE 1991.

(*) LEI N. 1784 DE 29 DE OUTUBRO DE 1991. DO ANO V, N º 160 Rio de Janeiro, Quinta-feira, 31 de outubro de 1991 (*) LEI N. 1784 DE 29 DE OUTUBRO DE 1991. DECLARA AREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL O BAIRRO DO COSME VELHO E PARTE DO BAIRRO DE LARANJEIRAS,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE DEFESA CIVIL Gerência de Segurança Contra Incêndio e Pânico NORMA TÉCNICA n. 09, de 05/03/07 Compartimentação Horizontal

Leia mais

Guia para Análise de Acessibilidade em Projetos Arquitetônicos:

Guia para Análise de Acessibilidade em Projetos Arquitetônicos: Projeto: Solicitante: Guia para Análise de Acessibilidade em Projetos Arquitetônicos: 1. Geral (em todas as reformas e construções) 1.1 - Acesso a todos os espaços, mesmo os destinados apenas a funcionários,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769 PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769 Estabelece critérios para simplificação dos procedimentos relativos à Secretaria Municipal do Urbanismo. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO

Leia mais

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Técnicas Desenho a mão livre De maneira geral é a representação do projeto nas

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. Aprovada Lei que Regulamenta Loteamentos Fechados no Distrito Federal

BOLETIM INFORMATIVO. Aprovada Lei que Regulamenta Loteamentos Fechados no Distrito Federal MATEUS LEANDRO DE OLIVEIRA ANDRÉ PANIZZA DAYANA ANDRADE SUELLEN NASCIMENTO HÉLIO VIRGILIO JÚNIOR ISABELA AMORELLI NATHÁLIA BJAIJE ILKA S. NOZAWA DE OLIVEIRA CONSULTORES: VERA AMORELLI FERNANDO MIL HOMENS

Leia mais

Banheiro. 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha. 7.3.4.1 Área de transferência

Banheiro. 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha. 7.3.4.1 Área de transferência Banheiro 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha 7.3.4.1 Área de transferência Para boxes de chuveiros deve ser prevista área de transferência externa ao boxe, de forma a permitir a aproximação paralela, devendo

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE BINETE DO SECRETÁRIO REPUBLICADA EM 04-06-09 SEÇÃO I PÁG. 44 RESOLUÇÃO SMA Nº 31, DE 19 DE MAIO DE 2009 Dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento

Leia mais

60 a 105 m/min A B AU OPH LU X Y1 (1) Y2 (3) 800 1750 1790 1830 (3) 8 1250 1200 800 1750 1590 1630 (3) 8 1300 1150 800 1750 1540 1580 (3)

60 a 105 m/min A B AU OPH LU X Y1 (1) Y2 (3) 800 1750 1790 1830 (3) 8 1250 1200 800 1750 1590 1630 (3) 8 1300 1150 800 1750 1540 1580 (3) Cabinas export Dimensionamento Elevador com máquinas com engrenagem contrapeso ao fundo Dimensões de cabina com porta abertura central Cap.de Cabina Porta 1 a 1,75 m/s passageiros Largura Profundidade

Leia mais

sistema construtivo Steel Frame

sistema construtivo Steel Frame sistema construtivo Steel Frame A Allmas é uma indústria da construção civil, especializada na fabricação de estruturas e na construção em Steel Frame ou Light Steel Frame (LSF). Atua nos segmentos residenciais,

Leia mais