SERTÕES Devassa, MARANHENSES e povoamento dos. Sertões maranhenses

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERTÕES Devassa, MARANHENSES e povoamento dos. Sertões maranhenses"

Transcrição

1 SERTÕES Devassa, MARANHENSES ocupação e povoamento dos Sertões maranhenses ADALBERTO FRANKLIN Jornalista / historiador / pesquisador / editor literário - Da Academia Imperatrizense de Letras - Da Academia de Letras, Historia e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons - Do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

2 Forte de Tatuapara (Casa da Torre, de Garcia d Ávila) Ruínas da Casa da Torre, na Praia do Forte, em Salvador, Bahia Aqui começa a história do sertão nordestino (e do Sul do Maranhão) TEOREMA

3 A CASA DA TORRE A Casa da Torre de Garcia d Ávila é considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, com acentuada característica de castelo medieval, o único exemplar nas Américas. Construído em 1551 por Garcia d Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral Tomé de Souza, no cargo de almoxarife real. O Castelo foi concluído em 1624 pelo herdeiro e neto Francisco Dias d Ávila, um dos conquistadores do Piauí.

4 Da Casa da Torre partiram as bandeiras dos desbravadores que penetraram, devassaram e conquistaram os sertões atravessando o rio São Francisco com boiadas, prolongando os domínios dos Ávila até o Piauí e o Maranhão. O Morgado da Torre constituiu-se no maior latifúndio do mundo, com 129 fazendas que ocupavam 800 mil quilômetros quadrados um décimo do território brasileiro, desde o litoral baiano e pernambucano até as margens do rio Parnaíba. A Casa da Torre patrocinou a defesa do Brasil contra invasores estrangeiros e piratas. CALMON, João Calmon. História da Casa da Torre: uma dinastia de pioneiros. ABREU, Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. BANDEIRA, Moniz. O feudo: a Casa da Torre de Garcia d Ávila: da conquista dos sertões à independência do Brasil, Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira.

5 Domingos Afonso Sertão e outros seus companheiros que do rio São Francisco, nos sertões da Bahia, vieram atravessando e povoando todo o Piauí, por eles verdadeiramente então descoberto, foram os primeiros que, passando aquém do Parnaíba, estabeleceram as primeiras povoações de Pastos Bons.* Francisco de Paula Ribeiro, Descrição do Território de Pastos Bons, * FRANKLIN, Adalberto; CARVALHO, João Renôr F. de Carvalho. Francisco de Paula Ribeiro: desbravador dos sertões de Pastos Bons. a base humana e geográfica do Sul do Maranhão. Imperatriz: Ética, p.148.

6 Levantada uma casa coberta pela maior parte de palha, feitos uns currais, e introduzidos os gados, estão povoadas três léguas de terra, e estabelecida uma fazenda. [...] Vaqueiro, criador, ou homem de fazenda, são títulos honoríficos entre eles, e sinônimos com que se distinguem àqueles, a cujo cargo está a administração, a economia das fazendas. [...] O uso inalterável dos Sertões de fazer o vaqueiro a sua quarta parte dos gados que cria [...] não só faz com que os vaqueiros se interessem como senhores, no bom trato das fazendas, mas também a estabelecer novas fazendas. Roteiro do Maranhão a Goiás pela Capitania do Piauí Autoria provável de João Pereira Caldas.

7 Primeiras povoações fundadas pela frente de colonização sertaneja Pastos Bons (aprox. 1750) De Pastos Bons partiram as bandeiras de conquista dos sertões maranhenses. Riachão (aprox. 1804) S.Pedro de Alcântara / Carolina (aprox. 1808) Chapada / Grajaú (1811) Elemento povoador: vaqueiro / criador Economia básica: criação de gado Resistência indígena: até metade do séc. XIX (Confederação das tabas timbiras - sudoeste)

8 Nos primeiros anos do século XIX, os bandeirantes de Pastos Bons chegaram às margens dos rios Neves e Manoel Alves Grande, e, por volta de 1808 alcançaram o rio Tocantins. Elias Ferreira Barros, um desses pioneiros, é considerado o fundador de São Pedro de Alcântara. Em 1810, um regatão de Goiás, Francisco Pinto de Magalhães, preador de índios que navegava fazendo comércio entre Porto Imperial e Belém, aí se estabeleceu, ao lado da aldeia dos índios Kraôs, BURCHEL, William John. Embarcação goiana na embocadura do rio Farinha com o Tocantins, no território da Carolina dando notícia ao governador de Goiás ter sido ele o fundador da povoação.

9 Até os primeiros anos do século XIX, o governo do Maranhão não conhecia ainda os exatos limites da Província ao sul. Sequer tinha registro de onde o rio Tocantins margeava seu território. Foi Elias Barros, o fundador de São Pedro de Alcântara, que, por volta de 1808, orientado por um índio, chegou ao rio Tocantins e foi dar essa notícia ao então governador da Província do Maranhão, Dom Francisco de Melo Manuel da Câmara. O coronel Sebastião Gomes da Silva Belfort foi então designado para fazer, em 1809, uma viagem de reconhecimento da região, desde São Luís até o Rio de Janeiro.

10 Morro do Chapéu. Carolina, MA. Foto: Antonio Cunha. Em 1810, o regatão goiano Francisco José Pinto de Magalhães, preador de índios que navegava fazendo comércio entre Porto Imperial e Belém, estabeleceu no lugar de São Pedro de Alcântara, fundado por Elias Barros, onde consegue fazer pactos com os índios Kraôs, que tinham aldeia nas proximidades do Morro do Chapéu, e comunica falsamente ao governador de Goiás ter sido ele o fundador da nova povoação. O governo de Goiás assume como verdadeiras as informações de Pinto de Magalhães, o que dá início a uma disputa entre o governo do Maranhão e o de Goiás que duraria até 1854.

11 SUDOESTE MARANHENSE última área colonizada do Nordeste Navegações no Tocantins e Araguaia Frente de colonização paraense Descoberta das minas de Goiás (séc. XVIII) Frente de colonização goiana Avanço da frente de colonização sertaneja Confederação das tabas timbiras do Grajaú-Tocantins Política de aldeamento do Governo do Pará Contratação do carmelita baiano Frei Manoel Procópio Aldeamento dos Gavião e Krikati e fundação da povoação de Santa Teresa d Ávila 16 de julho de 1852

12 IMPERATRIZ: UMA VILA PARAENSE NO MARANHÃO Nova definição de limites entre Pará e Goiás 12 de junho de 1852 Entrada de fazendeiros de Riachão, Carolina e Grajáu Economia pecuarista / Comércio com Belém e Monção A descoberta do caucho (1898) Ciclo da borracha / Fundação de Marabá O ciclo da castanha-do-pará Ciclo da borracha / Fundação de Marabá A Sibéria maranhense Um cidade isolada do restante do Maranhão

13 ESTRADAS e MIGRANTES A estrada para o Nordeste 1953 Migração Nordestina A construção da Belém-Brasília Migração do Centro-Oeste e Sudeste O ciclo do arroz O ciclo da madeira O inchaço populacional habitantes (1.000 na sede) habitantes (total) habitantes (total) habitantes (total) habitantes (total) habitantes (total) habitantes (total)

14 MUNICÍPIOS DESMEMBRADOS DE IMPERATRIZ Montes Altos 1955 Lajeado Novo Ribamar Fiquene João Lisboa 1961 Buritirana Senador La Rocque Açailândia 1981 Itinga do Maranhão Cidelândia 1997 Governador Edison Lobão 1997 Davinópolis 1997 São Francisco do Brejão 1997 S. Pedro da Água Branca 1997 Vila Nova dos Martírios 1997

15 DEVASSA E POVOAMENTO DOS SERTÕES ABREU, Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O feudo: a Casa da Torre de Garcia d Ávila: da conquista dos sertões à Independência do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, CALMON, João Calmon. História da Casa da Torre: uma dinastia de pioneiros. 2. ed. Rio de Janeiro: LIMA SOBRINHO, Barbosa. O devassamento do Piauí. São Paulo: Cia. Editora Nacional, PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense. SUL DO MARANHÃO (Principais) ALMEIDA, Cândido Mendes de. A Carolina ou a definitiva fixação de limites entre as províncias do Maranhão e de Goiás. 2. ed. Imperatriz: AIL, [1ª ed. 1852] CABRAL, Maria do Socorro Coelho. Caminhos do gado. São Luís: Sioge, CARVALHO, Carlota. O Sertão: subsídios para a história e a geografia do Brasil. 3. ed. Imperatriz: Ética, [1ª ed. 1924] FRANKLIN, Adalberto; CARVALHO, João Renôr F. de Carvalho. Francisco de Paula Ribeiro, desbravador dos sertões de Pastos Bons: a base humana e geográfica do Sul do Maranhão. Imperatriz: Ética, p.148. ROTEIRO do Maranhão a Goiás pela Capitania do Piauí. [1786. Autoria provável de João Pereira Caldas.]

16 SUL DO MARANHÃO (outros) BRANDES, Galeno. Memória das passagens: São Luís: Sioge, [198-]. CARDOSO; Clodoaldo. Pastos Bons. Rio de Janeiro: IBGE, COELHO NETTO, Eloy. História do Sul do Maranhão: terra, vida, homens e acontecimentos. Belo Horizonte: São Vicente, FRANKLIN, Adalberto. Breve história de Imperatriz: Imperatriz: Ética, REIS, Alda; PEREIRA, Maria Rita. Carolina: apogeu, declínio e ressurgência. Imperatriz: Ética, SANTOS NETO, Antonio Fonseca dos. Memória das passagens: Teresina: EDUFPI / Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons, 2006.

17 PARA CONHECER MAIS: ACADEMIA IMPERATRIZENSE DE LETRAS. Imperatriz: 150 anos: Imperatriz, AIL, BARROS, Edelvira Marques M. Eu, Imperatriz. Goiânia: [s/e.], História da fundação de Imperatriz. Imperatriz: Ética /AIL, Imperatriz: memória e registro. Imperatriz: Ética, CARVALHO, Carlota. O Sertão: subsídios para a história e a geografia do Brasil. 3. ed. Imperatriz: Ética, [1ª ed. 1924] COELHO NETO, Eloy. História do Sul do Maranhão: vidas, homens e acontecimentos. Belo Horizonte: São Vicente, COUTINHO, Milson. Imperatriz: subsídios para a história da cidade. São Luís: Sioge, FRANKLIN, Adalberto. Breve história de Imperatriz. Imperatriz: Ética, [Série Ciências Humanas, v. 1] FRANKLIN, Adalberto. Francisco de Paula Ribeiro: desbravador dos sertões de Pastos Bons. Imperatriz: Ética, [Prêmio Literário AIL 2006] FRANKLIN, Adalberto. Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz.. Imperatriz: Ética, [Prêmio Literário AIL 2009] SANCHES, Edmilson (org.). Enciclopédia de Imperatriz. Imperatriz: Instituto Imperatriz, 2003.

MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU UF Município Produção Critérios (UC, TC, Cadeias, AV) Baixa. Baixa MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU

MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU UF Município Produção Critérios (UC, TC, Cadeias, AV) Baixa. Baixa MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU PA (04) Brejo Grande do Araguaia Palestina do Pará São Domingos do Araguaia São João do Araguaia Quadro 1 Municípios priorizados no estado do Pará para as ações do Plano. CE (02) Barbalha Média TC Arari

Leia mais

MARANHÃO CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR

MARANHÃO CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR RANHÃO Açailândia Afonso Cunha Água Doce do Maranhão Alcântara Aldeias Altas Altamira do Maranhão Alto Alegre do Maranhão Alto Alegre do Pindaré Alto Parnaíba Amapá do Maranhão Amarante do Maranhão Anajatuba

Leia mais

1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul.

1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul. 1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul. a) Pinte de amarelo o território brasileiro. b) Escreva no mapa o nome do oceano que banha o litoral brasileiro. c) Contorne com preto

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª Elevação da povoação de A dos Francos a Vila Exposição de motivos I ENQUADRAMENTO HISTÓRICO A origem de A dos Francos é comummente encontrada nos alvores da fundação da nacionalidade.

Leia mais

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP.

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados FEVEREIRO - 216 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. A Consultoria Técnica Especializada da Câmara Municipal de Limeira apresenta os dados do

Leia mais

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras. Bandeiras do Brasil O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

Mapa das Oscs por região e estado

Mapa das Oscs por região e estado Oscs por região e estado O # Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir de bases de dados

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO ALVES, Joselma Ferreira Universidade Estadual da Paraíba Joselmaferreira133@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS 01. OS QUATRO BRASIS Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se

Leia mais

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Napoleão e Portugal 1804 Napoleão dominava a Europa, sendo coroado Imperador 1806 Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental O objetivo:

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Sedentarização Crescimento populacional Revolução Industrial Formação da cidade (melhoria sanitária) Pós Guerra (1945) (avanço médico)

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

O mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador: uma análise retrospectiva de 2009 e as perspectivas para 2010

O mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador: uma análise retrospectiva de 2009 e as perspectivas para 2010 ENCONTROS DE ATUALIDADES ECONÔMICAS O mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador: uma análise retrospectiva de 2009 e as perspectivas para 2010 Prof. Dr. Laumar Neves de Souza Diagrama do

Leia mais

Indicadores IBGE. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI. Julho de 2016

Indicadores IBGE. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI. Julho de 2016 Indicadores IBGE Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI Julho de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Vice-Presidente da República no Exercício

Leia mais

Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador

Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador Cláudia Monteiro Fernandes Por ocasião do Censo de 2000 a Região Metropolitana de Salvador era composta pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias

Leia mais

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço 12_13.indd 12-13 12 1 Orientação e localização no espaço geográfico Prepare-se! Aqui começa a primeira Expedição dessa fantástica viagem pelo planeta. No Percurso 1, você vai descobrir alguns dos principais

Leia mais

Movimento bandeirante (séc XVII):

Movimento bandeirante (séc XVII): 1. O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem: São Vicente (São Paulo). Tipos de bandeiras

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL BRASIL DEIXA DE SER COLÔNIA PARA SE TRANSFORMAR EM REINO COMO ISSO ACONTECEU? Pelo CONGRESSO DE VIENA,

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série Alunos de 1ª a 4ª série O QUE É ARQUEOLOGIA? Ciência que estuda a história humana através dos materiais usadas no dia a dia das pessoas no passado (ferramentas, utensílios e outras coisas antigas). Tipo

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Ciências Sociais Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Objetivos Estudar as origens de América Latina no contexto da consolidação da dominação européia

Leia mais

Retropolação. Tabela 1 - Participação (%) e taxa acumulada (1995-2007) do PIB a preços de mercado, segundo unidades da federação

Retropolação. Tabela 1 - Participação (%) e taxa acumulada (1995-2007) do PIB a preços de mercado, segundo unidades da federação Retropolação O IBGE divulga a retropolação das Contas Regionais do Brasil até 1995, que se junta a divulgação do ano de 2007, assim sendo fica disponível uma série de 1995 a 2007. Os resultados retropolados

Leia mais

REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101

REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101 REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101 Introdução Com 3.853.676,948 km² a região norte do Brasil é a mais extensa das regiões brasileiras, correspondendo a pouco

Leia mais

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa Urbanização Brasileira Professora: Jordana Costa As cidades e a urbanização brasileira. Até os anos 1950 População predominantemente rural. Entre as décadas de 1950 e 1980, milhões de pessoas migraram

Leia mais

JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 006, DE XX DE JANEIRO DE 2014. Senhores Vereadores,

JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 006, DE XX DE JANEIRO DE 2014. Senhores Vereadores, JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 006, DE XX DE JANEIRO DE 2014. PREFEITURA Senhora Presidente, Senhores Vereadores, O presente Projeto de Lei cria a possibilidade de regularização de parcelamento com

Leia mais

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Serviços e Comércio - COSEC PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS PMS

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Serviços e Comércio - COSEC PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS PMS Diretoria de Pesquisas Coordenação de Serviços e Comércio - COSEC PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS PMS 18/07/2013 OBJETIVO Acompanhar o desempenho conjuntural do setor de serviços, através de indicadores mensais,

Leia mais

Departamento de Marketing Rede Mirante de Televisão

Departamento de Marketing Rede Mirante de Televisão Departamento de Marketing Rede Mirante de Televisão REDE MIRANTE DE TELEVISÃO ÁREA DE COBERTURA A Rede Mirante de Televisão é formada por cinco emissoras afiliadas à Rede Globo, com sedes em São Luís,

Leia mais

MÍDIA PETRÓPOLIS - RJ RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) ISO 9001:2008

MÍDIA PETRÓPOLIS - RJ RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) ISO 9001:2008 ISO 9001:2008 RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) PETRÓPOLIS - RJ A única cidade imperial de toda a América do Sul. Hoje todas as construções de época são um grande atrativo, pois além de sua beleza,

Leia mais

CC 27 Título: Instituições e Grupos sociais na Bahia setecentista Coordenadora: Avanete Pereira Sousa

CC 27 Título: Instituições e Grupos sociais na Bahia setecentista Coordenadora: Avanete Pereira Sousa CC 27 Título: Instituições e Grupos sociais na Bahia setecentista Coordenadora: Avanete Pereira Sousa A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL DO VAQUEIRO NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA.

Leia mais

Publicações Municipais

Publicações Municipais Publicações Municipais Caderno da Cultura N.º 1 - Memória Histórico-Topográfica das Caldas do Gerês DIAS, José dos Santos- Caderno da Cultura N.º 1 - Memória Histórico-Topográfica das Caldas do Gerês.

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 10 de julho de 2014. Série. Número 126

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 10 de julho de 2014. Série. Número 126 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 10 de julho de 2014 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Aviso n.º 189/2014 Contratos por tempo indeterminado dos docentes

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE UNIDADES DA FUNAI COM POSTOS DE ESTÁGIO E DOS CURSOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR REQUERIDOS

ANEXO I RELAÇÃO DE UNIDADES DA FUNAI COM POSTOS DE ESTÁGIO E DOS CURSOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR REQUERIDOS ANEXO I RELAÇÃO DE UNIDADES DA FUNAI COM POSTOS DE ESTÁGIO E DOS CURSOS DE E REQUERIDOS ALTO PURUS - RIO BRANCO DO JURUÁ - CRUZEIRO DO SUL FRENTE DE PROTEÇÃO ETNOAMBIENTAL ENVIRA-RIO BRANCO NORDESTE I

Leia mais

OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016

OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e

Leia mais

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Expansão Oficial. 2 Os Tratados de Limites

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Expansão Oficial. 2 Os Tratados de Limites Aula 11 e 12 A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) 1 A Expansão Oficial Setor 1601 2 Os Tratados de Limites 3 A Economia Mineradora do Século XVIII ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Estudar a

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO ABRIL DE 2015 Em abril, valores de precipitação (chuva) acima de 400 mm são normais de ocorrerem

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO CENTRO-OESTE

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO CENTRO-OESTE CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO CENTRO-OESTE São Paulo Outubro de 2009 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1 DISTRITO FEDERAL BRASÍLIA - AEROPORTO PRESIDENTE

Leia mais

S.R. DA AGRICULTURA E FLORESTAS Portaria n.º 621/2008 de 1 de Setembro de 2008

S.R. DA AGRICULTURA E FLORESTAS Portaria n.º 621/2008 de 1 de Setembro de 2008 S.R. DA AGRICULTURA E FLORESTAS Portaria n.º 621/2008 de 1 de Setembro de 2008 Ao abrigo da Portaria n.º 67/2008 de 8 de Agosto, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores, pelo Secretário Regional

Leia mais

CAP. 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995. Quadro 5.1 Estrutura institucional do setor cultural nas capitais 1995

CAP. 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995. Quadro 5.1 Estrutura institucional do setor cultural nas capitais 1995 Capítulo 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995 5.1 Considerações gerais Na sistemática da gestão da despesa pública recai sobre os órgãos centrais do governo federal e dos estados

Leia mais

31.º Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional. 14, 20 e 21 de Março de 2009. Ordem dos Engenheiros - Região Sul.

31.º Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional. 14, 20 e 21 de Março de 2009. Ordem dos Engenheiros - Região Sul. Nome Ana Catarina Almeida Costa Justino de Abreu Ana Catarina Simões Barreira Ana Isabel Côdea Carreira Martins Ana Isabel Marques Amaral Ana Luísa Ferreira Casanova Clemente Ana Margarida Azougado Cesteiro

Leia mais

Projeto de Ferrovias - Parte 1

Projeto de Ferrovias - Parte 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estrada 1 Projeto de Ferrovias - Parte 1 Aula 8 Recife, 2016 Conteúdo 1. Elementos básicos do projeto geométrico 2. Elaboração do

Leia mais

habitavam as terras brasileiras na época da chegada dos portugueses.

habitavam as terras brasileiras na época da chegada dos portugueses. 1 Como se formou o povo brasileiro? 2 Que fatos contribuíram para a vinda de imigrantes europeus para o Brasil a partir da década de 1820? 3 Cite uma semelhança existente entre os diferentes povos indígenas

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Prover o aluno de informações acerca dos fenômenos políticos associados à organização do Estado e do Poder Político.

2. OBJETIVO GERAL Prover o aluno de informações acerca dos fenômenos políticos associados à organização do Estado e do Poder Político. DISCIPLINA: Direito Constitucional II CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR115 1. EMENTA: A Organização do Estado. O Federalismo. Organização político-administrativa

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TORCIDAS NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2003 OPP 231 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA - Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas a torcidas

Leia mais

ANUÁRIO CNT DO TRANSPORTE. Estatísticas consolidadas

ANUÁRIO CNT DO TRANSPORTE. Estatísticas consolidadas ANUÁRIO CNT DO TRANSPORTE Estatísticas consolidadas 2016 ANUÁRIO CNT DO TRANSPORTE Estatísticas consolidadas 2016 Anuário CNT do transporte estatísticas consolidadas 2016. 2ª tiragem. Brasília: CNT, 2016.

Leia mais

Apresentar a formação e Constituição das atividades acessórias no período colonial.

Apresentar a formação e Constituição das atividades acessórias no período colonial. ECONOMIA COLONIAL II META Apresentar a formação e Constituição das atividades acessórias no período colonial. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: discutir a importância da pecuária na formação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2011 INTRODUÇÃO Por convenção, denomina-se Universo, o conjunto de características

Leia mais

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão Setembro de 2013 MUNICÍPIO NOME DA BIBLIOTECA ENDEREÇO BAIRRO CEP Açailândia Biblioteca Pública Municipal de Açailândia Rua São Francisco, 1124 Centro

Leia mais

Programa único de uma empresa brasileira leva valores do montanhismo para o dia a dia dos colaboradores

Programa único de uma empresa brasileira leva valores do montanhismo para o dia a dia dos colaboradores Programa único de uma empresa brasileira leva valores do montanhismo para o dia a dia dos colaboradores Tenco Shopping Centers promove expedição à Chapada Diamantina para comemorar implantação de novo

Leia mais

NOTAS SOBRE A EMERGÊNCIA DO JORNALISMO CULTURAL EM IMPERATRIZ-MA

NOTAS SOBRE A EMERGÊNCIA DO JORNALISMO CULTURAL EM IMPERATRIZ-MA NOTAS SOBRE A EMERGÊNCIA DO JORNALISMO CULTURAL EM IMPERATRIZ-MA Thays Assunção Reis (Mestranda em Jornalismo pela UEPG) Sérgio Luís Gadini (Profº. Dr do Mestrado em Jornalismo da UEPG) Palavras-chave:

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. Tati do Tocantins Cristina Von Quem nasce no estado do Tocantins é tocantinense. O Tocantins fica

Leia mais

POSIÇÃO ESTADO MUNICÍPIO ATIVIDADE QUANTIDADE 1º PA MARABÁ SIDERURGIA

POSIÇÃO ESTADO MUNICÍPIO ATIVIDADE QUANTIDADE 1º PA MARABÁ SIDERURGIA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO SIT/MTE REGISTRA UM AUMENTO DE 10,39% NO NÚMERO DE TRABALHADORES EM SITUAÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO EM 2012 Números finais contabilizados pela Divisão de Fiscalização para

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL. Boa Sorte! Grupo I (A Expansão Marítima Portuguesa)

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL. Boa Sorte! Grupo I (A Expansão Marítima Portuguesa) Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Lista dos órgãos da Justiça com déficits de servidores e as regras para a remoção sem permuta 2015

Lista dos órgãos da Justiça com déficits de servidores e as regras para a remoção sem permuta 2015 Lista dos órgãos da Justiça com déficits de servidores e as regras para a remoção sem permuta 2015 1. A remoção sem permuta é o deslocamento do servidor sem contrapartida para o órgão que possui os claros

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. Pág. 1

QUESTÕES OBJETIVAS. Pág. 1 QUESTÕES OBJETIVAS 1) Leia o gráfico. Fonte: LECIONI, Sandra. Regiões metropolitanas do Brasil in LEMOS, Amália Inês Geraiges de et al. (orgs). América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires: Consejo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO PORTARIA N 022, DE 31 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação e definição da Rede Estadual

Leia mais

Cana-de-açúcar PORTUGAL OPTOU PELA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

Cana-de-açúcar PORTUGAL OPTOU PELA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO BRASIL Cana-de-açúcar PORTUGAL OPTOU PELA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO BRASIL RAZÕES o açúcar gerava alta lucratividade, pois era um produto raro e caríssimo tinha grande aceitação

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 30322 JORGE GABRIEL REBELO GARCIA 1 30345 JOSÉ JOAQUIM MORAIS CANDEIAS 1 30415 LUÍS MIGUEL LEANDRO DOS SANTOS 1 30554 DUARTE NUNO SILVESTRE ANTUNES 1 30585 ARMANDO DA

Leia mais

A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro. Séculos XVI XVII e XVIII.

A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro. Séculos XVI XVII e XVIII. A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro. Séculos XVI XVII e XVIII. Fichamento Lívia Uchôa * Referência Bibliográfica ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indígenas:

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Por que a vegetação brasileira é tão diversificada? 2. Desembaralhe as letras e encontre o nome das principais formações vegetais

Leia mais

MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK /

MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / Período que antecedeu a colonização. Interesse português:índias. Características: - extração predatória do pau-brasil. - mão de obra indígena

Leia mais

Profissionalização da Gestão na Educação. Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

Profissionalização da Gestão na Educação. Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna Profissionalização da Gestão na Educação Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna PDE (2007) IDEB: 5 Ano do Ensino Fundamental IDEB: 3 ano do Ensino Médio PAR: Plano

Leia mais

Pesquisa Anual de Comércio

Pesquisa Anual de Comércio Comunicação Social 06 de maio de 2004 Pesquisa Anual de Comércio Em 2002, Supermercados e Combustíveis faturaram mais Em 2002, os ramos que mais se destacaram em termos de faturamento no comércio varejista

Leia mais

Relatório das metas Nacionais 2014 - Justiça do Trabalho Dados Sigest - Janeiro a Dezembro de 2014

Relatório das metas Nacionais 2014 - Justiça do Trabalho Dados Sigest - Janeiro a Dezembro de 2014 Meta Nacional 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. (1º grau) TRT 1-1ª região Rio de Janeiro 94,55 TRT 2-2ª região São Paulo 95,28 TRT 3-3ª região

Leia mais

Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg

Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg Endereço: Eixo Monumental Via S-1 Tel.: 55 61 344-9955 / Fax: 55 61 343-1487

Leia mais

3.4.1.1 Análise dos dados

3.4.1.1 Análise dos dados 3.4.1.1 Análise dos dados Os dados do período são os seguintes: A realização de procedimentos de alta complexidade em cardiologia teve uma variação positiva no período de 1995 a 2000, da ordem de 40,8%

Leia mais

13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem

13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem 13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem 30/11/2015 08h11 TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam

Leia mais

2016/2017 Lista de Manuais Escolares Adotados

2016/2017 Lista de Manuais Escolares Adotados Escola Básica n.º 1 de Monte da Caparica Endereço: Raposo de Cima -2825-099 Localidade: Monte de Caparica Português 3º Ano 978-989-708-424-9 DESAFIOS Português SANTILLANA Carolina Gonçalves, Marta Xambre

Leia mais

Nota Técnica 1 Déficit Habitacional no Brasil 2011-2012. Resultados Preliminares

Nota Técnica 1 Déficit Habitacional no Brasil 2011-2012. Resultados Preliminares Nota Técnica 1 Déficit Habitacional no Brasil 2011-2012 Resultados Preliminares Centro de Estatística e Informações - CEI Belo Horizonte, junho de 2014 NOTA TÉCNICA 1 DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL 2011-2012:

Leia mais

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4.

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4. QUESTÕES DE REVISÃO VESTIBULAR UFRGS QUESTÕES 2014 MAPA PARA AS QUESTÕES 1 e 2 De acordo com o mapa, assinale a alternativa correta sobre a posição e a orientação geográfica dos países. (A) Os Estados

Leia mais

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Página: 1

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Página: 1 2684 Marta Joana Silva Loureiro DI 3007 Rui Manuel Carneiro Barbosa Caridade ESIPL 3200 Marcos José Lopes Pais IM 3291 Angela Maria dos Santos e Melo DI 3293 Luís André Silva Cunha DGPL 3503 Paulo Jorge

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO PARA O ESTADO DE GOIÁS Helio Suêvo Rodriguez 1

A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO PARA O ESTADO DE GOIÁS Helio Suêvo Rodriguez 1 dossiê FERROVIAS A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO PARA O ESTADO DE GOIÁS Helio Suêvo Rodriguez 1 Este artigo apresenta um breve relato da história da Estrada de Ferro Goiás, do transporte ferroviário

Leia mais

Dicionário da PNAD2003 microdados Arquivo de Domicílios

Dicionário da PNAD2003 microdados Arquivo de Domicílios 1 4 V0101 Ano Referência 5 UF 5 8 V010 Número controle 13 3 V0103 3 Número Série 16 18 0 1 Dicionário da PNAD003 microdados Arquivo Domicílios V0105 5 V0106 6 V0104 4 Tipo Entrevista Total Moradores Total

Leia mais

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA 9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA Povos indígenas Também chamados de pré-colombianos Diversidade cultural e de organização Muitos desaparecidos com a conquista Ocupavam de norte a sul do continente

Leia mais

4º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais

4º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais Júri A Dia 22-06-2016 834 Marco António Correia André 09:30 107 Ana Maria Ribeiro Moita Graça de Macedo 11:00 985 Marta Sofia Neto Morais Pinto 14:00 1240 Sara Almerinda Ferreira Pinto 15:30 388 Cristiana

Leia mais

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 29863P Milene Pinto Anf 101 Sala 201 Anf 101 1º Curso 2012 30849P Cláudia Gomes de Andrade Anf 101 1º Curso 2012 32166P Ana Belém Cardoso Anf 101 Sala 201

Leia mais

Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó

Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó Município de Cametá também é muito procurado pelos veranistas. Praias e lagos marcam a região. Artesanato e culinária são atrativos. Beleza

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE O indivíduo A história de cada indivíduo Documentos de identificação Preferências pessoais Família Outros grupos de convivências Regras de convivência Relações sociais Noções de tempo Organização do tempo

Leia mais

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL),

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO SOLENE REALIZADA EM.../.../..., PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM HOMENAGEM AOS 188 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE ALAGOAS. Senhor

Leia mais

Lista de Agrupamentos/Escolas não Agrupadas Diocese do Porto - 15/16

Lista de Agrupamentos/Escolas não Agrupadas Diocese do Porto - 15/16 Amarante 1 152936 Agrupamento de Escolas de Amadeo de Souza Cardoso x Amarante 2 151099 Agrupamento de Escolas de Amarante x Amarante 3 400828 Escola Secundária de Amarante x Arouca 4 151634 Agrupamento

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 5 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3515.1 CULTURA BRASILEIRA 5ª 02 34 1º/2011 PROFESSOR (A) MIRTES DE MORAES / ROSANA SCHWARTZ

Leia mais

Resenha do Texto Dicionarização no Brasil: condições e processos

Resenha do Texto Dicionarização no Brasil: condições e processos Resenha do Texto Dicionarização no Brasil: condições e processos NUNES, José Horta. "Dicionarização no Brasil: condições e processos" In: NUNES, José Horta e PETTER, Margarida (orgs.). História do Saber

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO Prof. Tácius Fernandes DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo.

Leia mais

3º ANO PROF.: REGINA COSTA

3º ANO PROF.: REGINA COSTA 3º ANO PROF.: REGINA COSTA Aula 43 Conteúdo Gráfico de barras Habilidades Saber analisar e solucionar questões envolvendo gráfico de barras D35: Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas

Leia mais

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ CEPRO DIRETORIA DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÃO

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ CEPRO DIRETORIA DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÃO SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ CEPRO DIRETORIA DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÃO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (CUSTO DE VIDA) TERESINA

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Economia no Brasil Colonial

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Economia no Brasil Colonial Conteúdo: Economia no Brasil Colonial Habilidades: Analisar a produção açucareira como primeiro ciclo econômico no Brasil Colonial. Estabelecer as formas distintas de resistência da mão de obra escrava.

Leia mais

DECRETOS SIMPLES. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E

DECRETOS SIMPLES. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E DECRETOS SIMPLES O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E DECRETOS SIMPLES Salvador, Bahia Quinta-feira 12 e 13 de Janeiro de 2013 Ano XCVII N o 21.041 e 21.042 exonerar

Leia mais

Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada

Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada Julgamos que seria de grande utilidade consolidar as informações

Leia mais

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h Região Centro-Oeste 1 - Universidade de Brasília (UnB) Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1 semestre de 2011 2 - Universidade Federal de Goiás

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - RADAR FIXO QTD

EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - RADAR FIXO QTD EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - RADAR QTD ENDEREÇO SENTIDO FAIXA Av. T4 X Rua T61, St. Bueno NORTE/SUL 3 Av. C4 X Av. Haiti(C-205), Jd. América OESTE/LESTE 3 Av. Mutirão X Av. T9, St. Bueno NORTE/SUL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA PROFA. MAYARA R. GUIMARÃES ATIVIDADE À DISTÂNCIA:

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Guido Mantega INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE Presidente Eduardo Pereira Nunes Diretor

Leia mais

Mulheres de Jataí no século XIX: as vozes silenciadas

Mulheres de Jataí no século XIX: as vozes silenciadas Mulheres de Jataí no século XIX: as vozes silenciadas Divina Maria dos Santos Ceregatti O século XIX no Brasil caracterizou-se por inúmeras transformações, reflexo direto da chegada da família Real à sua

Leia mais