AS FIGURAS DE LINGUAGEM E SEU PAPEL NA CONTRUÇÃO DO SLOGAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS FIGURAS DE LINGUAGEM E SEU PAPEL NA CONTRUÇÃO DO SLOGAN"

Transcrição

1 AS FIGURAS DE LINGUAGEM E SEU PAPEL NA CONTRUÇÃO DO SLOGAN CAMPOS, Ludmila e VIANA, Flávia 1 Resumo: O texto publicitário tem por objetivo convencer e persuadir um determinado público, fazendo-o adotar uma postura positiva com relação ao produto, serviço ou ideia que está sendo anunciado. Por isso, os profissionais da área de propaganda procuram ter grande domínio da Língua para que possam utilizar seus diversos artifícios de forma a construir a mensagem mais adequada ao seu públicoalvo. O presente trabalho tem por objetivo analisar um desses artifícios - as figuras de linguagem - aplicado aos slogans publicitários. Para isso, foram utilizadas referências de autores da área e exemplos de anúncios publicitários, alguns veiculados recentemente, e outros que, apesar de antigos e não mais utilizados, permanecem ainda na lembrança do público. Através do estudo realizado, pôde-se concluir que as figuras de linguagem contribuem de diferentes maneiras na redação dos slogans, produzindo diferentes efeitos nos mesmos, e, quando bem utilizadas, são de grande valia para os profissionais da aérea. Palavras-chave: slogan; publicidade; figuras de linguagem. Fundamental para construção da identidade de uma marca, o slogan traduz em poucas palavras os conceitos-chave que o produto ou serviço deseja passar e, principalmente, fixar na mente de seu público. Para que a mensagem seja a mais eficiente possível, o publicitário deve saber combinar a habilidade em usar a Língua a um profundo conhecimento da mesma. Alguns recursos linguísticos são recorrentes na construção dos slogans. Neste trabalho, serão abordadas as figuras de palavras, pensamento e construção, utilizadas para conferir dinamismo, expressividade, ritmo etc a essa frase tão importante nos anúncios. As figuras de palavras são também chamadas de figuras metafóricas. A metáfora consiste em empregar uma palavra em um contexto que lhe atribua um sentido diferente de seu sentido próprio, literal. Essa figura de linguagem pode ser ainda subdividida em diversos tópicos, sendo eles a comparação, a metonímia, a 1 Alunas regularmente matriculadas no terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense sob a orientação da Profª. Drª. Arlete Eni Granero.

2 2 catacrese e a perífrase. Todos eles são diferentes formas de aplicação da metáfora (IASBECK, 2002). As figuras de pensamento, ou figuras de significação, tem por efeito chamar a atenção do receptor da mensagem, já que se tratam da utilização de construções curiosas e impactantes, podendo até mesmo causar, em certos casos, a quebra de um pensamento linear. Podem ser citadas como exemplo de figuras de pensamento as antíteses, as hipérboles, as ironias, os eufemismos e as prosopopéias (IASBECK, 2002). Por fim, as figuras de construção são aquelas que se relacionam a funções sintagmáticas, extrapolando o âmbito da produção de sentido e abrangendo também o âmbito sintático-gramatical. São exemplos disso: a silepse; o pleonasmo; a elipse; o zeugma e o anacoluto. Para a realização desse trabalho foram consultadas obras de Luiz Carlos Iasbeck, Rafael Sampaio, Dieno Castanho, William Sunners e entre outros. A partir do embasamento teórico fornecido por esses autores, foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos em diversas peças publicitárias, realizando assim variadas análises de slogans com relação aos recursos utilizados em sua elaboração. 1 O slogan De acordo com sua origem, o termo slogan designava o grito de guerra de um clã. Oriundo do idioma gaélico, língua do povo céltico, a expressão Slaugh- Ghairm era utilizada pra reunir guerreiros para batalha. Com o passar dos anos, esse grito de guerra foi se transformando e recebendo diferentes significados. Segundo Sunners (1953), o termo já representou o lema que identificava certas famílias nobres, que o faziam gravar em seus brasões e insígnias. Complementando, Iasbeck (2002) mostra que na França, sob uma carga pejorativa, a palavra significava doutrinamento, propaganda, reclame, se aproximando então, do seu significado atual. Porém, durante o século XIX, na Inglaterra, utilizava-se a palavra slogan para designar a divisa de um partido político, de uma ideologia ou de uma linha filosófica. Somente mais tarde, ainda no século XIX, coube aos Estados Unidos o papel de, realmente, tornar o slogan um termo intrínseco à área da propaganda mercadológica.

3 3 Atualmente, conforme define Dieno Castanho (1957), slogan pode ser definido como uma frase pequena e marcante com que um industrial, comerciante ou uma instituição procura fixar seu produto, serviço ou marca na mente do público. Portanto, assim como afirma Sant anna (1998), ele deve consistir de uma frase curta, concisa e eufônica; deve ser simples, claro, apropriado e distinto, com um toque de originalidade, se possível. Deste modo, a publicidade desenvolveu a arte dos slogans usando-os como um meio eficaz da retórica persuasiva, utilizando para este fim diversos recursos, elementos e técnicas da Língua, como as figuras de linguagem, os recursos fônicos, os provérbios e os trocadilhos, por exemplo. Para a realização do presente trabalho foi considerada a definição de Sampaio (2003), segundo o qual o slogan é uma frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. 2 Figuras de Palavras Iasbeck (2002) cita em uma de suas obras a definição de metáfora concebida por Jakobson. Segundo ele, as metáforas são construções sintagmáticas que acionam procedimentos paradigmatizantes. De uma perspectiva mais didática, pode-se dizer que a metáfora consiste em deslocar um termo de seu contexto habitual atribuindo-lhe dessa forma um sentido diferente, já que há entre o determinado termo e a ideia que se quer passar uma relação de semelhança. A metáfora é, então, uma comparação subentendida (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Tal recurso estilístico é muito utilizado, tanto no dia-a-dia quanto na produção de textos literários. Os textos publicitários não são diferentes, e também se utilizam dos diversos tipos de metáforas existentes pelos mais variados motivos, seja para causar uma maior aproximação com o consumidor através de uma linguagem cotidiana e informal ou até mesmo explicar de maneira simplificada atributos do produto que está sendo anunciado. No entanto, com relação aos slogans, o uso de metáforas exige maior cuidado. Devido a sua natureza, essa figura de linguagem, se mal aplicada, pode prejudicar ou até mesmo impossibilitar o entendimento da mensagem que se quer passar. Segundo Iasbeck (2002), o uso errôneo da metáfora nos slogans pode prejudicar uma de suas principais funções: a de ser memorizado

4 4 pelo receptor. De acordo com autor, é por este motivo que os publicitários recorrem a estereótipos, chavões e clichês: por seus sentidos já estarem cristalizados no entendimento coletivo, a possibilidade de que haja um mau entendimento da mensagem é reduzida. Um exemplo que ilustra o que foi acima exposto é o slogan utilizado pelo inseticida Rodasol: Figura 1: Slogan Rodasol Antes de dormir, não esqueça de apagar os insetos Fonte: COMUNICCA. Disponível em: < Acesso em 20/10/2009 às 15h06. Analisando-o, vemos que nele a palavra apagar está sendo empregada de forma metafórica, significando, na verdade, matar. Neste caso, não há nenhum prejuízo de entendimento, já que o verbo apagar utilizado com este sentido já é de uso corriqueiro na linguagem coloquial. A comparação também é muito utilizada no discurso publicitário. Porém, seu uso deve atentar para certas exigências feitas pelo Código de Auto-regulamentação Publicitária: caso a comparação feita seja com um outro produto concorrente, devese manter uma postura ética para com ele e o consumidor. Por esse motivo, as comparações entre produtos são feitas, grande parte das vezes, através de insinuações, evitando confrontos diretos que possam ser considerados inapropriados (IASBECK, 2002). Como um exemplo, temos o slogan da companhia de detetização Insetisan: Figura 2: Slogan Insetisan É um pouco mais cara, mas é muito melhor Fonte: IASBECK, Luiz Carlos. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito do texto publicitário. São Paulo: Annablume, 2002, p. 84. A frase realiza uma comparação com a concorrência, sem, no entanto, citar nomes, o que torna o confrontamento entre os serviços bastante sutil. Com essa observação, é possível perceber que ela é uma versão menos agressiva do que poderia ser um slogan vetado pelo CONAR: é um pouco mais cara que a Empresa X, mas é muito melhor. A marca de vestimentas de malhas Malwee também se utiliza de um slogan comparativo:

5 5 Figura 3: Slogan Malwee Malwee. Gostosa como um abraço Fonte: MÍDIA INTERESSANTE. Disponível em: < slogans-que-fixaram-na-mente-dos.html> Acesso em 20/10/2009 às 14h56. Contudo, examinando tal frase, percebe-se que a marca não compara seus produtos a nenhum concorrente. Nesse caso, foi feita uma associação com uma ação positiva através da frase tema. Dessa forma, o slogan conquista a simpatia do público através de um sentimento de ternura atrelado diretamente a uma qualidade do produto oferecido, e é um exemplo perfeito do que seria considerado um slogan eficiente por Sandage. Para ele, o primeiro requisito para um bom lema é a seleção de uma idéia que toque a corda sensível do consumidor e inclua uma qualidade meritória do produto (apud CASTANHO, 1957, p.77). Já a metonímia é um recurso através do qual há a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma relação lógica (PASCHOALIN & SPADOTO, 1996). Segundo Iasbeck (2002), através da metonímia pode-se conhecer traços culturais do interlocutor, já que a escolha e a substituição de determinados termos numa frase evidencia características e valores que acredita-se que devam ser destacados em detrimento de outros. Observe alguns exemplos: Figura 4: Slogan Caloi Não esqueça a minha Caloi Fonte: CALOI. Disponível em: < Acesso em 20/10/2009 às 15h30. Tendo sido veiculado entre as décadas de 1970 e 1980, tal slogan fez parte do dia-a-dia de milhares de crianças ávidas por ganharem de presente a tão desejada bicicleta. Neste slogan a palavra Caloi substitui o genérico bicicleta. Esse recurso funciona de forma a atribuir grande valor à marca, já que o locutor a estaria exigindo enfaticamente. Indo mais fundo, a frase ainda nos induz ao raciocínio de que não sendo uma Caloi, não é uma bicicleta. O mesmo foi feito em outro slogan brasileiro extremamente aclamado: Figura 5: Slogan Valisère O primeiro Valisère a gente nunca esquece

6 6 Fonte: NETLOG. Disponível em: < Acesso em 20/10/2009 às 15h51. Tal frase até hoje emociona o público. Nela, o nome da marca vem substituindo o substantivo comum sutiã. Para ilustrar com um exemplo atual, pode-se citar o slogan de uma recente promoção da Coca-Cola: Figura 6: Slogan Coca-Cola Mãe, você é essa Coca-Cola toda Fonte: COCA-COLA. Disponível em: < Acesso em 20/10/2009 às 15h55. É interessante observar que, diferentemente dos casos acima, o substantivo próprio da marca veio substituindo um adjetivo, e não outro nome, o que remete ao caráter intangível da marca, que está associada a aspectos positivos. Com relação à perífrase, outra modalidade de metáfora, pode-se dizer que é uma expressão utilizada na substituição de um substantivo. Essa expressão contém características do nome que foi substituído ou um fato que o tornou conhecido (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Para exemplificar, podem ser citadas as expressões Cidade Luz, referindo-se a Paris, ou Bruxo do Cosme Velho, referindo-se ao escritor realista brasileiro Machado de Assis. Um caso famoso de uso de perífrase no slogan é das sandálias Havaianas. Após a mudança de posicionamento da marca, a assinatura utilizada pela mesma passou a ser: Figura 7: Slogan Havaianas As legítimas Fonte: WIKIPÉDIA. Disponível em:< 1rias> Acesso em 20/10/2009 às 16h13. Nesse caso, a utilização desse artifício conferiu à marca maior status e diferenciação com relação à concorrência. Ainda relacionado ao emprego de metáforas, é interessante observar a função da catacrese. Essa figura de linguagem consiste na utilização de termos aos quais são atribuídos sentidos conotados, devido a inexistência de um termo próprio para

7 7 designar determinados objetos. Alguns exemplos de catacrese são asa da xícara ou maçãs do rosto (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Para exemplificar, analisemos o slogan dos cinemas Cinemark: Figura 8: Slogan Cinemark É mais que cinema. É Cinemark. Fonte: MUNDO DAS MARCAS. Disponível em < s-brasileiros.html> Acesso em: 14/11/2009 às 13h30. Essa frase exprime o conceito de que os serviços oferecidos pelo Cinemark não são como os outros serviços de cinemas e, por terem qualidade tão diferenciada, não poderiam ser encaixados numa mesma categoria. Por ser tão superior àqueles que seriam apenas cinemas, não haveria termos que poderiam definir os serviços do Cinemark de maneira adequada, sendo necessária, portanto, uma nomenclatura própria para eles. A campanha criou para a marca uma catacrese, elevando-a ao máximo da diferenciação e originalidade. Da mesma forma fez o canal de televisão HBO, que assumiu características de exclusividade e singularidade, ao adotar o slogan: Figura 9: Slogan HBO Não é TV, é HBO Fonte: MUNDO DAS MARCAS. Disponível em < s-brasileiros.html> Acesso em: 14/11/2009 às 13h38. 3 Figuras de pensamento São agrupadas sob essa denominação algumas técnicas estilísticas pelas quais lingüisticamente se expressa algo de forma contraditória, exagerada, incongruente, suavizada ou atribuindo anima a existentes inanimados. Pelo aparente absurdo ou por mera curiosidade, essas figuras tem a competência de explicitar o inconfessável ou o não-previsto, criando novidade ou interrompendo, de certa forma, a linearidade do pensamento. Pelo fato de serem concisas, compactas e curiosas, elas têm uma grande receptividade nos slogans que pretendem criar impacto (IASBECK, 2002, p.91). Tendo como base a explicação de Iasbeck (2002) referente às figuras de pensamento (ou figuras de significação), será analisada nesse momento a utilização dos seguintes recursos na construção dos slogans: antítese, hipérbole, ironia, eufemismo e prosopopéia.

8 8 A antítese consiste em utilizar na mensagem palavras que tenham sentidos opostos, criando dessa forma um conflito na mente de seu receptor. Ela rompe com os padrões convencionais e instiga o interlocutor (IASBECK, 2002). Por esses motivos, sua aplicação nos slogans publicitários deve ter parcimônia: Iasbeck (2002) explica que a dosagem ideal será definida por fatores referentes às características do que está sendo anunciado e do público-alvo. Com relação a este último, devem ser consideradas suas expectativas, suportabilidade e referências culturais. Como exemplo de slogan que utiliza a antítese em sua composição, temos o da marca de lingeries Valisère: Figura 10: Slogan Valisère Quando uma menina vira mulher, os homens viram meninos Fonte: PORTAL DA PROPAGANDA. Disponível em < g/meu_conceito/2003/08/0001/index_html?pagina=1> Acesso em: 14/11/09 às 13:45. Nessa frase, há a contraposição entre os termos menina / meninos; homens / mulher; meninos / homens e menina / mulher. Com a utilização desse recurso, a frase foi capaz de expressar sensualidade, através de conceitos que vêm embutidos implicitamente nas palavras que se opõem. Em se tratando de hipérbole exagero utilizado de forma a conferir mais expressividade a mensagem, Iasbeck (2002) comenta que é difícil encontrá-la em bons slogans, já que ela acabaria por tornar o enunciado ridículo e, até mesmo, contribuiria para que o consumidor percebesse uma possível tentativa de o enganar. No entanto, alguns slogans com hipérboles se tornaram célebres e caíram no gosto do público, como, por exemplo, o da palha de aço Bombril: Figura 11: Slogan Bombril Tem 1001 utilidades Fonte: MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: < mbril-1001-utilidades.html> Acesso em 14/11/2009 às 13h17. Criada pela agência DPZ em 1978, a determinada frase obteve grande aceitação. Os motivos que possibilitaram tal resultado podem ser desde a clareza da hipérbole (o consumidor não a entende como uma forma de enganá-lo, mas sim um modo de dizer comum no dia-a-dia, o que acaba por gerar uma aproximação entre

9 9 ele e o produto) até o carisma do garoto propaganda que o enunciava, Carlos Moreno. Com relação à ironia, esta é uma figura de linguagem através da qual se diz uma coisa querendo dizer outra (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Considerando um sentido mais amplo, pode-se considerar tal figura de pensamento como qualquer expressão que visa à ridicularização ou à sátira (SAVIOLI, 1995). Esse recurso lingüístico, além de chamar atenção do interlocutor, muitas vezes tem um resultado que tangencia o cômico. Observe o exemplo do slogan da empresa Sinaf enquanto prestava serviços de assistência funerária: Figura 12: Slogan Sinaf Nossos clientes nunca voltaram para reclamar Fonte: SINAF SEGUROS. Disponível em: < Acesso em 14/11/2009 às 13h20. Nesse caso, a ironia se dá quando a frase é associada ao serviço que a enuncia. Caso a associação não seja feita, perde-se a essência do slogan, que acaba por não ter um diferencial. A empresa Sinaf, que lida com questões delicadas associadas diretamente a sentimentos desagradáveis, utilizou-se da leveza trazida pelo humor para associar a sua marca a aspectos mais positivos. Um outro recurso que também poderia ter sido utilizado pela empresa com esse fim é o eufemismo. Geralmente empregado para apaziguar diferenças que dificilmente seriam suportadas pela cultura, ele é utilizado como um meio de suavizar expressões chocantes, rudes ou de forte impacto emocional (IASBECK, 2002). Conforme cita Iasbeck (2002), eufemismos são, portanto, mais recorrentes quando se trata de assuntos delicados, tais como: a morte, as enfermidades, a ameaça de violência, ou quando se discute temas que envolvem tabus, crenças e dogmas da sociedade, como a sexualidade, por exemplo. Sendo assim, os slogans que mais utilizam esse artifício são os de empresas que anunciam produtos ligados a tais questões, como é o caso da indústria farmacêutica, dos seguros de vida, das empresas de assistência médica e das marcas de produtos pessoais como lingeries, absorventes etc.

10 10 Um exemplo de slogan que utiliza eufemismo em sua construção é o da marca de absorventes íntimos Always: Figura 13: Slogan Always Seja feliz também naqueles dias Fonte: ALWAYS. Disponível em: < Acesso em 14/11/2009 às 13h45. Nesse slogan a expressão naqueles dias é utilizada como uma forma de referencia ao período menstrual da mulher. Deste modo, evitou-se o emprego do termo original, mais direto - associado diretamente às sensações de desconforto e incômodo pela maioria das mulheres - substituindo-o por uma expressão mais agradável e já conhecida pelo público, passando perfeitamente a ideia que se deseja transmitir. Com relação à prosopopéia também chamada de personificação -, sabe-se que se trata de uma figura de linguagem através da qual se atribuem características animadas a seres inanimados (SAVIOLI, 1995), ou mais especificamente, qualidades referentes aos humanos a outros seres (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Aplicando a teoria à redação publicitária, Iasbeck (2002) explica que, por conferirem certa poeticidade às frases, a personificação é utilizada quando se está anunciando produtos através de aspectos intangíveis do mesmo, embora sejam ainda captados pelos sentidos humanos. Observe o slogan do desodorante Rexona: Figura 14: Slogan Rexona Rexona não te abandona Fonte: REXONA. Disponível em < Acesso em 21/11/2009 às 14h08. Pode-se perceber que a prosopopéia humaniza o produto, e confere a ele características que o homem considera como virtuosas (IASBECK, 2002). No exemplo apresentado, ela acaba por transformar o produto anunciado num amigo do consumidor, já que não o abandonaria em nenhum momento, contribuindo para sua segurança e bem-estar. Assim, é possível se observar um uso claro da prosopopéia, pois a marca (Rexona) torna-se algo vivo.

11 11 4 Figuras de construção As chamadas figuras de construção surgem de recursos técnicos de operações sintagmáticas que provocam efeitos pela supressão de tratamento, pela redundância enfática, pela omissão de certos termos apenas insinuados ou que se localizam em orações anteriores, pela inversão de ordenamento da frase ou pela quebra do pensamento (IASBECK, 2002, p.98). As figuras de construção, comuns em poesias, quando utilizadas em slogans, transmitem grande valor, facilitando a brevidade e a condensação (ou dispersão controlada) de idéias (IASBECK, 2002). A seguir, serão explicitadas, através da análise de slogans, cada uma dessas figuras. Sendo assim, será observado o uso da silepse, do pleonasmo, da elipse, do zeugma e do anacoluto. A silepse é uma figura que consiste em se efetuar a concordância com palavras ou noções pressupostas na frase, e não com as palavras explícitas (SAVIOLI, 1995). Ou seja, o enunciado denota concordância ideológica ao nível do sintagma, e não com a natureza dos termos efetivamente expressos (IASBECK, 2002). Podem ocorrer três formas de silepse: de número (um termo no plural concordando com outro no singular, ou vice-versa), de gênero (masculino concordando com feminino) e de pessoa (verbo no singular e sujeito no plural, ou vice-versa) (IASBECK, 2002). Em slogans, esse recurso não é muito utilizado, já que pode ser malinterpretado, e assim, visto como um erro de concordância gramatical, o que poderia acabar prejudicando a imagem da marca anunciante. Deste modo, a maioria das empresas optam por evitar o seu uso. Como exemplo de silepse em slogan, temos o do Governo Federal: Figura 15: Slogan Governo Federal O Brasil somos todos nós Fonte: IASBECK, Luiz Carlos. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito do texto publicitário. São Paulo: Annablume, 2002, p. 99. Nesse slogan o verbo somos não concorda com o sujeito Brasil mas sim com a ideia de que o país é composto por todas as pessoas que vivem nele (nós). Dessa forma, a frase promove uma aproximação entre o anunciante o Governo

12 12 Federal e o público, pois a figura de linguagem utilizada acaba por dar mais destaque ao pronome nós. Já o pleonasmo é a repetição de um termo, ou reforço do seu significado (PASCHOALIN & SPADOTO, 1996). Ele, segundo Iasbeck (2002), corresponde a uma redundância enfática de idéias, o que funciona como um meio indicado para reforçar conceitos através de formas diferenciadas, mas que mantêm entre si um significativo grau de identidade. Conforme Arlindo Machado, teórico da informação, a redundância serve para garantir que a comunicação vai ocorrer, apesar de todos os ruídos degeneradores do ambiente (apud IASBECK, 2002, p.99). Portanto, no texto publicitário devido a toda a interferência que existe entre o emissor e o receptor da mensagem, a redundância torna-se um elemento muito valorizado. Porém, como lembra Iasbeck (2002), deve ser tratada de forma ponderada, para que o texto não fique desagradável e acabe por afastar o interesse do leitor. Logo, é recomendável que a redundância seja distribuída por toda a peça publicitária, na interação entre imagem, texto e slogan, por exemplo. Existe ainda, o que Olivier Reboul denomina como slogans-legenda. Estes seriam os slogans que funcionam pleonasticamente em relação à mensagem contida na ilustração (apud IASBECK, 2002, p.100). Essa ênfase criada em torno do conceito-chave de uma propaganda, conforme diz Iasbeck (2002), tem a finalidade de não deixar dúvidas ou de aparar possíveis interpretações consideradas indevidas porque não previstas pelo criador do anuncio ou não desejadas pelo anunciante. Danette: Servindo como exemplo de uso do pleonasmo, temos o slogan da sobremesa Figura 16: Slogan Danette O creme cremoso da Danone Fonte: MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: < danette.html> Acesso em 14/11/2009 às 14h20. Na frase, o adjetivo cremoso funciona como uma redundância que reitera a ideia de cremosidade da sobremesa. Além disso, a repetição do mesmo radical (crem-) nas duas palavras torna o slogan simples e fácil de ser lembrado.

13 13 No caso da elipse, há o ocultamento de um termo que fica subentendido pelo contexto e que é facilmente identificado (PASCHOALIN & SPADOTO, 1996). Segundo Iasbeck (2002), seja pelo contexto da peça publicitária como um todo, seja por informações culturais preexistentes, adquiridas em experiências colaterais com a natureza ou alguns dos atributos do produto anunciado, os termos omitidos podem ser subentendidos. Assim sendo, a elipse gera um espaço a ser preenchido pelo leitor, convocando-o a completar o sentido da frase, o que acaba por produzir uma aproximação entre o consumidor e o produto ou serviço (IASBECK, 2002). Além disso, Iasbeck (2002) afirma que ao dar sua contribuição para que o slogan ganhe sentido, o receptor pode, de certa forma, sentir-se cúmplice do enunciado e, por decorrência, oferecerá menor resistência à persuasão. Utilizando esse recurso da elipse, temos o exemplo do slogan do Sedex: Figura 16: Slogan Sedex Mandou, chegou. Fonte: CORREIOS. Disponível em: < Acesso em 14/11/2009 às 14h25. Nesse caso, fica subentendido na mente do leitor o objeto da frase. Mesmo não estando explícito, fica fácil identificar que se trata da correspondência enviada. Logo, não há prejuízo no entendimento do slogan, pelo contrário: como o termo está oculto e é facilmente reconhecível, ele contribui para que a frase se torne breve e concisa. Já a figura de linguagem denominada zeugma é aquela na qual há a omissão de um termo que já fora citado anteriormente (PASCHOALIN E SPADOTO, 1996). Esse recurso, portanto, não é muito apropriado quando o autor busca a fácil memorização um dos principais objetivos do slogan já que pressupõe, em grande parte dos casos, a existência de mais de uma oração (IASBECK, 2002). Um exemplo da presença de zeugma no slogan é o que atualmente ilustra as campanhas do Neston: Figura 18: Slogan Neston Existem mil maneiras de mixar Neston. Invente uma! Fonte: NESTON. Disponível em: < Acesso em 20/11/2009, às 17h33.

14 14 No segundo período da frase acima foi omitida toda a expressão maneira de preparar Neston, que pode ser facilmente subentendida por já ter sido enunciada antes. O sentido expresso no segundo período é, portanto, dependente do primeiro, não sendo possível que este seja enunciado separadamente sem que haja um prejuízo da mensagem. Nesse caso, o zeugma, apesar de exigir que o slogan seja composto por duas frases, imprime maior agilidade à segunda delas, já que evita a repetição desnecessária. O mesmo acontece com o serviço de plano de saúde UNIMED, que tem por slogan a frase: Figura 19: Slogan UNIMED O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é UNIMED. Fonte: UNIMED. Disponível em: < Acesso em 20/11/2009 às 20h48. Em seu segundo período, foi omitida a expressão plano de saúde, que viria logo após a palavra melhor. Já o anacoluto, segundo Savioli (1995), é um termo solto na frase (sem função sintática), em vista da troca de uma construção sintática por outra. Iasbeck (2002) explica que, se bem utilizado, tal recurso lingüístico contribui de diversas formas para a construção do slogan já que a ele confere força, novidade e compactação. Como exemplo a ser analisado pode ser citado o slogan da Rede Globo: Figura 20: Slogan Rede Globo Globo, a gente se vê por aqui Fonte: WIKIPÉDIA. Disponível em < Acesso em 21/11/2009 às 13h44. Nele, a palavra Globo fica isolada, sem função sintática definida, funcionando apenas como uma chamada e uma identificação da empresa que enuncia a frase.

15 15 Considerações Finais Com base no que foi exposto, pode-se perceber que o bom conhecimento da Língua é indispensável aos redatores publicitários. A Língua Portuguesa oferece diversos recursos, que contribuem das mais variadas maneiras para conferir ao texto características que o diferenciam e enriquecem. As figuras de linguagem, uma das ferramentas que podem ser utilizadas na produção de um texto criativo e original, podem gerar grande valor, desde que usadas adequadamente. Em se tratando da redação de um slogan, elas podem ser o ponto crucial que definirá seu sucesso ou sua falha, por isso devem ser usadas com atenção e prudência. Sendo a frase-tema um dos elementos mais importantes na construção da imagem de uma campanha ou marca, é fundamental que ela seja muito bem pensada para que atinja o objetivo desejado, seja ele qual for: ser memorizado, fazer rir, ou até emocionar. O Slogan dispensa explicações, teorias, exegeses. Um bom slogan basta-se a si mesmo, por si só. (...) Inútil divagar. Só há uma força capaz de enfrentar um bom slogan: outro Slogan melhor (CID PACHECO apud MAGALHÃES, 1991, p.7).

16 16 Referências CASTANHO, Dieno. Museu Virtual Memória da Propaganda, 20/11/2009, < IASBECK, Luiz Carlos. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito do texto publicitário. São Paulo: Annablume, MAGALHÃES, Cláudio et al. Slogans. Rio de Janeiro: Letter, PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: FTD, SAMPAIO, Rafael. Propaganda de a a z:como usar a propagada para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, SANT ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Cengage Learning, SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições com mais de 1770 exercícios. São Paulo: Ática, SUNNERS, William. American Slogans. American Newspaper Syndicate, 1952.

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

1 Briefing de Criação

1 Briefing de Criação 1 Briefing de Criação Antecedentes do processo de criação Para se criar uma campanha ou mesmo uma única peça é imprescindível que antes seja feito um briefing para orientar o trabalho do planejamento,

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

uma representação sintética do texto que será resumido

uma representação sintética do texto que será resumido Resumo e Resenha Resumo Ao pesquisar sobre as práticas de linguagem nos gêneros escolares, Schneuwly e Dolz (1999: 14), voltando seus estudos para o nível fundamental de ensino, revelam que a cultura do

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 OBJETO: Contratação, sob demanda, de serviços de publicidade e atividades complementares, a serem prestados por intermédio de agência de propaganda. SEGUE

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 11 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público O que é Relato de Experiência? Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização

Leia mais

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito Verifique se este caderno contém: INSTRUÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL. 1. Artigos científicos e técnicos

SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL. 1. Artigos científicos e técnicos SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL 1. Artigos científicos e técnicos Textos que tratam áreas específicas do saber, sendo normalmente escritos por especialistas, o

Leia mais

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE X PROPAGANDA PUBLICIDADE Deriva de público (latim: publicus) Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail.

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail. CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO WINCK, João Aloísio 1 RISKE, Marcelo Augusto 2 AVOZANI, Mariel 3 CAMBRAIA, Adão Caron 4 FINK, Marcia 5 1 IF Farroupilha Campus

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Elementos para construção de um briefing

Elementos para construção de um briefing Elementos para construção de um briefing O que é briefing? Briefing é a reunião das ideias captadas com o cliente, possibilitando assim que a equipe ou o designer consigam compreender e mensurar o projeto

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO Amanda Luiza Vizoto de Oliveira Jhonatas Garagnani de Souza Juliano Cesar Teixeira Paula Fernanda Leite de Carvalho Robson Aparecido

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

O USO DA METÁFORA NOS SLOGANS

O USO DA METÁFORA NOS SLOGANS O USO DA METÁFORA NOS SLOGANS CARNEIRO, Carla Maria Bessa e STANCATO, Francine Teles 1 RESUMO: Este estudo tem como objetivo mostrar a eficácia da metáfora nos slogans para a construção de um anúncio.

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha - e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos. Página

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 BOGUSZEWSKI, Luiza. 2 SCHETTERT, Gabriela Antunes. 3 MENEZES, Sérgio. 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR. 2013 RESUMO Com a disseminação da cultura norte-americana

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10.

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10. Question 1 Question Question LETRA: E Fácil Question 4 LETRA: A Fácil Question 5 Gabarito de Inglês Question 6 LETRA: D Difícil Question 7 LETRA: A Média Question 8 LETRA: C Difícil Question 9 Question

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

O segredo é começar com um grande título.

O segredo é começar com um grande título. Qual estratégia inicial que o redator deve lançar mão para amarrar o receptor na leitura do anúncio impresso? O segredo é começar com um grande título. Vanessa Ribeiro Redação Publicitária I 2010 Universidade

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda

introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda professor Rafael Ho mann Setores envolvidos Anunciante também conhecido como cliente, é a empresa, pessoa ou

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

JAKOBSON, DUCHAMP E O ENSINO DE ARTE

JAKOBSON, DUCHAMP E O ENSINO DE ARTE JAKOBSON, DUCHAMP E O ENSINO DE ARTE Terezinha Losada Resumo: A obra Fonte de Marcel Duchamp é normalmente apontada pela crítica de arte como a síntese e a expressão mais radical da ruptura com a tradição

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

A importância do branding

A importância do branding A importância do branding Reflexões para o gerenciamento de marcas em instituições de ensino Profª Ligia Rizzo Branding? Branding não é marca Não é propaganda Mas é sentimento E quantos sentimentos carregamos

Leia mais

Conceitos Importantes:

Conceitos Importantes: Conceitos Importantes: Variáveis: Por Flávia Pereira de Carvalho, 2007 i O bom entendimento do conceito de variável é fundamental para elaboração de algoritmos, consequentemente de programas. Uma variável

Leia mais

A Resolução CFM nº 1.974/2011

A Resolução CFM nº 1.974/2011 A Resolução CFM nº 1.974/2011 A Resolução CFM nº 1.974/2011 Publicada no Diário Oficial da União em 19/8/2011. Entra em vigor 180 dias após sua publicação. Ementa: Estabelece os critérios norteadores da

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas. Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem

Leia mais

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL RESUMO Caroline Ferreira 1 O objetivo deste artigo é falar sobre Noticia institucional e o interesse cada vez maior das empresas em cuidar da sua imagem institucional.

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Marcas Marcas Introdução...3 O que é marca?...4 Marcas x produtos...4 Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Exemplo de diferentes níveis de produto...6 Desafios do branding...8 Conceito de

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa

Leia mais

OBJETIVOS DE MARKETING

OBJETIVOS DE MARKETING CASE Banco do Brasil Todo Seu O Banco do Brasil é a mais antiga instituição bancária brasileira. Reconhecido como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, é também o maior banco da

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

"O valor emocional das marcas."

O valor emocional das marcas. DOMINGO, FEVEREIRO 24, 2008 "O valor emocional das marcas." Por Thales Brandão Atualmente as empresas estão buscando cada vez mais gerir suas marcas com conjunto de valores completamente diferentes dos

Leia mais

Olá, amigo concurseiro. Após uma certa ausência, vamos a mais um tópico importante de Raciocínio Lógico.

Olá, amigo concurseiro. Após uma certa ausência, vamos a mais um tópico importante de Raciocínio Lógico. Olá, amigo concurseiro. Após uma certa ausência, vamos a mais um tópico importante de Raciocínio Lógico. Haverá momentos em que a Lógica Proposicional sofrerá algumas limitações. Quando certos tipos de

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO BEM FEITO (prof: Gabriela Droichi, Gustavo Rossi e Victor Falasca)

A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO BEM FEITO (prof: Gabriela Droichi, Gustavo Rossi e Victor Falasca) A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO BEM FEITO (prof: Gabriela Droichi, Gustavo Rossi e Victor Falasca) Um trabalho escolar necessita esforço. Poderíamos resumir simplesmente assim, afinal quando um professor

Leia mais

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Franquia pressupõe uma parceria entre Franqueador e sua rede de Franqueados, visando benefícios recíprocos. Nesta

Leia mais

SLOGAN E INTERAÇÃO DE TEMPO, SUJEITO E ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DO GUARANÁ ANTÁRTICA

SLOGAN E INTERAÇÃO DE TEMPO, SUJEITO E ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DO GUARANÁ ANTÁRTICA 1 SLOGAN E INTERAÇÃO DE TEMPO, SUJEITO E ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DO GUARANÁ ANTÁRTICA Bruna Carreira Barcaroli Jéssica Gonçalves Evangelista¹ Orientadora: Profª. Drª. Sheila F. P. de Oliveira Resumo:

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905)

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Textos / Seminário de Orientação - 12 de Março de 2005 - Fernando Janeiro Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Assume-se que o objecto de uma teoria semântica é constituído

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais