REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL"

Transcrição

1 REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS) Mandato 2015/2016 CAPÍTULO I ESTRUTURA Artigo 1. (Estrutura) A Assembleia Geral é o órgão deliberativo máximo da AEICBAS e as suas decisões vinculam todos os órgãos desta Associação, sendo constituído por todos os membros da AEICBAS e por uma Mesa, conforme previsto nos seus Estatutos. Artigo 2.º (Composição) 1. São membros efetivos da AEICBAS todos os estudantes do ICBAS, que neste se encontrem validamente inscritos em qualquer um dos ciclos de estudos, conforme o deposto no artigo 6º e demais artigos do Título II da Parte I dos Estatutos da AEICBAS. 2. Pode também assistir e intervir em Assembleia qualquer pessoa que pelas suas capacidades técnicas ou manifesto interesse para a AEICBAS seja convidada a comparecer, ou assim o solicite, se para tal for autorizado pela Assembleia Geral Esta participação está condicionada pela aprovação por maioria simples dos presentes na Assembleia Geral. Artigo 3. (Deveres dos participantes) 1. Constituem deveres dos membros participantes na Assembleia Geral, de acordo com o artigo 8º dos Estatutos da AEICBAS: a) Participar nas votações; b) Respeitar a dignidade e zelar pelo prestígio e bom nome da AEICBAS e os seus órgãos; Página 1! de 16!

2 c) Cumprir os estatutos e demais regulamentação aprovada em Assembleia Geral de Estudantes do ICBAS; d) Colaborar com a Mesa da Assembleia Geral da AEICBAS (MAG) no desenrolar dos trabalhos. Artigo 4. (Direitos dos participantes) 1. Constituem direitos dos participantes da Assembleia Geral: a) Usar da palavra nos termos do regimento; b) Participar nos debates; c) Participar nas votações e proferir declarações de voto; d) Fazer requerimentos, apresentar projetos, moções, recomendações, propostas e emitir pareceres; e) Invocar o regimento e apresentar reclamações, protestos e contra protestos; f) Apresentar votos de louvor, congratulação, saudação, protesto ou de pesar. CAPÍTULO II ORGANIZAÇÃO Artigo 5.º (Composição e substituição da MAG) 1. A Assembleia Geral é presidida pela MAG, que é composta por um Presidente, dois Vice-Presidentes e dois Secretários. 2. No caso de faltarem membros da MAG, o Presidente pode convidar membros da Assembleia para o coadjuvarem. 3. Faltando o Presidente, a presidência da MAG será assegurada pelo 1º Vice- Presidente ou faltando este, pelo 2º Vice-Presidente, seguindo-se o 1º Secretário e depois o 2º Secretário no caso de o anterior não estar presente. 4. Faltando todos os membros da MAG, a Assembleia elegerá uma MAG Ad hoc para o efeito. Página 2! de 16!

3 Artigo 6.º (Competências da MAG) 1. Compete à MAG, de acordo com o regimento aprovado: a) Convocar, moderar e dirigir os trabalhos da Assembleia; b) Verificar a existência de quórum, de acordo com o artigo 18º dos Estatutos da AEICBAS; c) Integrar as iniciativas orais e escritas dos participantes; d) Decidir as questões de interpretação e integração das lacunas do Regimento da Assembleia Geral da AEICBAS; e) Decidir sobre recursos apresentados em relação às decisões do Presidente da MAG; f) Redigir, aprovar e divulgar as atas das reuniões da AG; g) Providenciar a implementação das deliberações da AG; h) Presidir à Comissão Eleitoral dos Órgãos Sociais da AEICBAS; i) Convocar referendos, quando tal, como disposto no artigo 21º dos Estatutos da AEICBAS. 2. Em caso de demissão da Direção, a MAG assumirá as funções de Comissão de Gestão até à eleição da nova Direção. 3. Cada membro da MAG é pessoalmente responsável pelos seus atos e solidariamente responsável por todas as medidas tomadas de acordo com os restantes membros da MAG. Artigo 7. (Presidente da MAG) 1. Compete ao Presidente da MAG: a) Presidir à Mesa da Assembleia Geral; b) Orientar, dirigir e encaminhar os trabalhos; c) Superintender o funcionamento da MAG; d) Conferir posse à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal democraticamente eleitos; Página 3! de 16!

4 e) Determinar o tempo de cada um dos oradores durante as Assembleias Gerais ou reuniões moderadas por si; f) Retirar a palavra a qualquer orador cuja intervenção ultrapasse o tempo, quando esse tempo é definido, esteja fora do ponto em discussão ou desrespeite o Regimento da Assembleia Geral ou os Estatutos da AEICBAS; g) Admitir e rejeitar propostas, reclamações e requerimentos, verificada a sua regularidade regimental, sem prejuízo do direito de recurso dos seus autores para a MAG e Assembleia em caso de rejeição; h) Velar pelo cumprimento das competências e prazos que lhes forem fixados pelos Estatutos; i) Declarar a abertura, suspensão e encerramento das sessões. 2. As deliberações da MAG são tomadas pela maioria dos seus Membros presentes, tendo o Presidente da MAG voto de qualidade 3. Das decisões tomadas pelo Presidente da AG cabe sempre reclamação e recurso para a Mesa, e desta para a AG. Artigo 8. (1º Vice-Presidente da MAG) 1. Compete ao Vice-Presidente da MAG: a) Coadjuvar o Presidente a dirigir os trabalhos da Assembleia Geral; b) Verificar a existência de quórum; c) Assinar e datar todos os documentos entregues à MAG; d) Ordenar a matéria; e) Organizar as inscrições dos participantes que pretendem usar da palavra. 2. O 1º Vice-Presidente substitui o Presidente nas suas competências, quando este estiver ausente. Artigo 9. (2º Vice-Presidente da MAG) 1. Compete ao 2º Vice-Presidente da MAG: Página 4! de 16!

5 a) Coadjuvar o Presidente a dirigir os trabalhos da Assembleia; b) Registar os resultados das votações; c) Controlar o tempo de intervenção dos participantes e a sua regularidade; d) Compilar os documentos discutidos em cada AG, por forma a poderem ser consultados no futuro por qualquer membro da AEICBAS. 2. O 2º Vice-Presidente substitui o Presidente nas suas competências, quando este e o 1º Vice-Presidente estejam ausentes. Artigo 10. (Secretários da MAG) 1. Compete aos Secretários: a) Coadjuvar o Presidente e Vice-Presidentes no exercício das suas funções e no expediente da MAG; b) Organizar os registos das Assembleias Gerais; c) Lavrar e escrever as atas. 2. O 1º Secretário substitui o Presidente nas suas competências, quando este, o 1º Vice-Presidente e o 2º Vice-Presidente estejam ausentes. 3. O 2º Secretário substitui o Presidente nas suas competências, quando este, o 1º Vice-Presidente, o 2º Vice-Presidente e o 1º Secretário estejam ausentes. Artigo 11.º (Competências da Assembleia Geral) 1. Compete à Assembleia Geral: a) Deliberar sobre todos os assuntos respeitantes à Associação de Estudantes; b) Deliberar sobre a destituição da MAG da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal, por maioria qualificada de três quartos dos membros presentes, de acordo com o artigo 13º dos Estatutos da AEICBAS; c) Decidir sobre alterações dos Estatutos da AEICBAS; d) Deliberar sobre a dissolução da AEICBAS, nos termos do Artigo 49º dos seus Estatutos; Página 5! de 16!

6 e) Apreciar e votar o Plano de Atividades e Orçamento e o Relatório de Atividades e Contas da Direção da AEICBAS, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal; f) Deliberar sobre a expulsão ou suspensão dos membros, baseada em atos que violem os Estatutos ou sejam gravemente lesivos dos interesses desta Associação, de acordo com o previsto nos artigos componentes da Parte II do Capítulo I dos Estatutos da AEICBAS; g) Aprovar o Regimento da Assembleia Geral, de acordo com o artigo 15º dos Estatutos da AEICBAS. CAPÍTULO III FUNCIONAMENTO Artigo 12.º (Marcação e Convocação da AG) 1. De acordo com o artigo 17º dos Estatutos da AEICBAS, a convocação da AG deverá ser devidamente divulgada nos locais de estilo, com indicação da ordem de trabalhos, no mínimo 96 horas antes da hora marcada para a AG. a) A convocatória deverá também ser divulgada nas plataformas eletrónicas disponíveis. b) Da convocatória constarão obrigatoriamente o Local, a Data, a Hora e a Ordem de Trabalhos. 2. A AG reúne ordinariamente quatro vezes por mandato: 2.1 A primeira AG ordinária, a decorrer até 8 dias úteis após o ato eleitoral, tem como ponto único da Ordem de Trabalhos a tomada de posse dos órgãos da AEICBAS e deverá decorrer em sessão pública. 2.2 Na segunda AG ordinária, a decorrer até 15 dias após o início do ano letivo seguinte, constarão da ordem de trabalhos, pelo menos, os seguintes pontos: Apresentação e votação do Regimento da Assembleia Geral; Apresentação e votação do Plano de Atividades e Orçamento da Direção; Apresentação do parecer do Conselho Fiscal relativo ao Plano de Atividades e Orçamento da Direção. Página 6! de 16!

7 2.3 Na terceira AG ordinária, a decorrer entre o 30.º e 20.º dias anteriores ao fim do mandato dos órgãos da AEICBAS, constará da ordem de trabalhos, pelo menos, o seguinte ponto: Apresentação e votação do Calendário Eleitoral para os órgãos da AEICBAS. 2.4 Na quarta AG ordinária, a decorrer até 7 dias anteriores ao fim do mandato dos órgãos da AEICBAS, constarão da ordem de trabalhos, pelo menos, os seguintes pontos: Apresentação e votação do Relatório de Atividades e Contas da Direção; Apresentação do Parecer do Conselho Fiscal relativo ao Relatório de Atividades e Contas da Direção. 4. De acordo com o artigo 17º dos estatutos da AEICBAS, a convocação da AG extraordinária é feita em resultado de: 4.1 Iniciativa do Presidente da MAG; 4.2 Requerimento da Direção ou do Conselho Fiscal da AEICBAS, sobre matérias da sua competência; 4.3 Por decisão da AG anterior; 4.4 O requerimento de pelo menos 10% dos estudantes do ICBAS. 5. Os documentos para discussão devem ser enviados à MAG com uma antecedência mínima de dois dias úteis, devendo ser disponibilizados a todos os estudantes através das plataformas eletrónicas disponíveis com a antecedência mínima de um dia útil previamente ao início dos trabalhos. Artigo 13.º (Quórum e Deliberações) 1. De acordo com o artigo 18º dos estatutos da AEICBAS, a AG possui força deliberativa se estiverem presentes, pelo menos, 25% dos estudantes do ICBAS. Página 7! de 16!

8 a) Caso não se reúna o número suficiente de presenças, a AG reunirá trinta minutos mais tarde, com poderes deliberativos se aprovado por dois terços dos membros presentes. 2. A Assembleia Geral toma as suas decisões por maioria simples, salvo situações devidamente acauteladas nos Estatutos da AEICBAS. 3. As abstenções não contam para o apuramento da maioria. 4. Em caso de empate, abre-se novo período de discussão e procede-se a nova votação. Em caso de segundo empate a proposta é rejeitada. 5. Nenhum membro presente pode deixar de votar, sem prejuízo do direito de abstenção. 6. Não é admitido voto por correspondência ou procuração. Artigo 14.º (Ordem de trabalhos) 1. A Ordem de Trabalhos é fixada pelo Presidente da MAG, que deve integrar na mesma todos os assuntos que lhe sejam solicitados por qualquer outro órgão da AEICBAS ou subscrita por 10% dos estudantes. 2. Das decisões do Presidente que fixam a Ordem de Trabalhos cabe recurso para a Mesa, e desta para a AG, que delibera com caráter definitivo. 3. O recurso da decisão do Presidente da MAG que fixa a Ordem de Trabalhos é votado, podendo ser alvo de debate por parte da AG, não devendo exceder os trinta minutos de discussão sobre esta matéria. Página 8! de 16!

9 4. Após a aprovação da Ordem de Trabalhos pela AG esta não pode ser alterada. CAPÍTULO IV MEIOS DE DISCUSSÃO NA AG Artigo 15.º (Uso da palavra) 1. Pode usar da palavra qualquer participante ao abrigo do artigo 2.º sendo-lhe concedida para efeitos de: a) Intervenção; b) Apresentação de Propostas, Moções, Pontos de Informação; c) Exercer o direito de resposta; d) Ponto de Ordem à Mesa da Assembleia Geral; e) Invocar o regimento ou interpelar a MAG; f) Fazer requerimentos; g) Interpor recursos; h) Formular ou responder a pedidos de esclarecimento; i) Defesa de Honra; j) Fazer protestos e contraprotestos; k) Produzir declarações de voto. 2. A palavra é dada pela MAG segundo a ordem de inscrição, sendo autorizada a troca entre oradores inscritos, quando todos os intervenientes estão devidamente informados. Artigo 16. (Fins e usos da palavra) 1. Quem solicitar a palavra deve informar os presentes qual a finalidade, não podendo usá-la para fim diverso daquele para que lhe foi concedida. Página 9! de 16!

10 2. Quando o orador se afasta da finalidade para que lhe foi concedida a palavra, é advertido pelo Presidente, que pode retirar-lhe se o orador persistir na sua atitude, conforme o previsto no presente Regimento. Artigo 17. (Intervenção) 1. A intervenção destina-se a expor a posição do orador sobre a matéria em debate. 2. Caso o número de inscritos para determinado ponto em discussão seja manifestamente elevado, pode a MAG dividir o tempo disponível, de forma equitativa, entre todos os intervenientes inscritos para tomar a palavra. Artigo 18.º (Proposta) 1. A proposta destina-se a apresentar um assunto para matéria de discussão, ou a solicitar alterações, aditamentos, ou eliminações a determinado texto, documento ou matéria em análise pela AG. 2. A proposta é apresentada oralmente pelo proponente, devendo ficar registada em ata, após autorização por parte da MAG para a explanação devida. i. Caso o proponente pretenda incluir a sua transcrição integral na ata a ser lavrada daquela reunião, deve entrega-la por escrito, em documento assinado e datado, à MAG até ao final da AG em questão. 3. Apresentada a proposta, a MAG deve admitir automaticamente a proposta em questão. Em seguida, esta deve ser analisada pelo autor do documento e, em caso de rejeição, a proposta deve ser submetida a votação por parte da AG. Artigo 19.º (Moção) 1. A Moção destina-se a estabelecer princípios de orientação e de doutrina sobre um determinado assunto ou situação relevante para a AEICBAS. 2. A Moção será escrita, datada e assinada pelo proponente e entregue à MAG. 3. A sua admissão deve ser analisada pela MAG, decidindo sobre a mesma, cabendo recurso para a AG. Página 10! de 16!

11 4. A Moção é posta à discussão finda a qual é votada de imediato. Existindo várias moções sobre o mesmo assunto serão votadas pela ordem de entrada na MAG. Artigo 20.º (Direito de resposta) 1. O direito de resposta pode ser exercido pelos Membros intervenientes na discussão, desde que o objeto versado não seja subvertido. 2. A MAG deve julgar da consistência do pedido de direito de resposta. Artigo 21.º (Ponto de ordem) 1. O ponto de ordem é dirigido à MAG, tem precedência sobre as restantes inscrições e destina-se a contribuir para a proficuidade da condução dos trabalhos. 2. No caso de a MAG rejeitar a admissão de um ponto de ordem, aquele terá de ser colocado à votação pelos Membros da Assembleia Geral. Artigo 22.º (Invocação do regimento e perguntas à MAG) 1. O Membro que pedir a palavra para invocar o regimento indica a norma infringida com as considerações estritamente indispensáveis para o efeito. 2. Os Membros podem interpelar a MAG quando tenham dúvidas sobre as decisões desta ou para a orientação dos trabalhos. a. Não deverá haver discussão sobre as perguntas dirigidas à MAG, salvo indicação expressa da mesma. Artigo 23. (Requerimentos) 1. Os requerimentos são pedidos dirigidos à MAG, respeitantes ao processo da apresentação, discussão e votação de qualquer assunto ou ao funcionamento da Assembleia Geral. Página 11! de 16!

12 2. O requerimento terá de ser escrito e dirigido ao Presidente da MAG prevalecendo sobre todas as restantes inscrições ou figuras regimentais, à exceção do Ponto de Ordem à MAG. 3. Apresentado o requerimento, a MAG deve declarar a sua admissão ou rejeição. No caso de rejeição, o Presidente deve, de imediato, submeter à votação dos membros da Assembleia Geral sobre a admissibilidade deste. 4. Os requerimentos são votados pela ordem da sua apresentação. Artigo 24. (Recursos) 1. Qualquer Membro da AEICBAS pode recorrer das decisões do Presidente ou da MAG, podendo usar da palavra para fundamentar o recurso. Artigo 25. (Pedidos de esclarecimento) 1. A palavra para esclarecimentos limita-se à formulação sintética de perguntas e da respetiva resposta sobre matérias em dúvida enunciadas pelo orador em questão, ou para interpelar a MAG sobre o andamento dos trabalhos. 2. Os Membros que queiram formular pedidos de esclarecimento devem inscrever-se no fim da intervenção que os suscitou, sendo formulados pela ordem de inscrição, caso tenham sido aceites pela MAG. 3. Não são permitidos pedidos de esclarecimento que incidam sobre outro pedido de esclarecimento, por forma a contribuir para a normalidade dos trabalhos. Artigo 26. (Defesa de Honra) 1. Sempre que um Membro considere que foram proferidas expressões ofensivas à sua honra ou consideração pode defender-se usando da palavra, após a concessão do Presidente da MAG. Página 12! de 16!

13 2. O autor das expressões consideradas ofensivas tem o direito de fundamentar a sua intervenção, de acordo com os Regimento da AG e os Estatutos da AEICBAS. Artigo 27. (Protestos e contraprotestos) 1. O protesto incide sobre atitudes consideradas não adequadas ou violadoras da imagem da AEICBAS, tomadas por membros da Assembleia Geral. 2. O protesto deve ser entregue à MAG por escrito e lido por esta. 3. Não são admitidos protestos a pedidos de esclarecimento ou a declarações de voto. Artigo 28.º (Proibição do uso da palavra e de entrada e saída de Membros durante o período de votação) 1. Anunciado o início da votação, nenhum Membro pode usar da palavra (exceto para apresentar ponto de ordem à MAG), e não pode entrar nem sair nenhum Membro, até à proclamação do resultado. Artigo 29. (Justificação e declaração de voto) 1. Cada Membro da AEICBAS tem direito a produzir, no final de cada votação, uma justificação de voto por escrito, esclarecendo o sentido da sua votação. 2. A declaração de voto deve ser lida após o período da votação, para conhecimento público pela AG da fundamentação considerada. 3. As justificações de voto devem ser entregues por escrito e/ou por correio eletrónico à Mesa (mag@aeicbasup.pt) até vinte e quatro horas após o final da AG. 4. A declaração de voto não pode ser considerada para alteração da decisão tomada na AG em que se votou. 5. As declarações e justificações de voto serão anexas às respetivas atas. Artigo 30. Página 13! de 16!

14 (Uso da palavra dos membros da MAG) 1. Os membros da MAG que queiram fazer intervenções poderão fazê-lo, cumprindo a ordem de inscrição para uso da palavra, bem como as normas respeitantes ao presente Regimento da AG e os Estatutos da AEICBAS. Artigo 31. (Modo de usar a palavra) 1. No uso da palavra, os Membros dirigem-se ao Presidente da MAG e à Assembleia Geral. 2. O orador não pode ser interrompido sem o seu consentimento, salvo apresentação de requerimentos e ponto de ordem, não sendo, porém, consideradas interrupções as vozes de concordância ou discordância. 3. O orador em questão é advertido pelo Presidente da MAG quando se desvie do assunto em discussão ou quando o discurso se tome injurioso ou ofensivo. 1. As votações realizar-se-ão: a) Por braço no ar; b) Por escrutínio secreto; c) Nominalmente Artigo 32. (Votações) 2. A votação por escrutínio secreto será obrigatória: a) Quando se realize qualquer eleição; b) Sempre que esteja em causa um Membro da AEICBAS; c) Quando a Assembleia Geral deliberar. 3. A votação nominal realizar-se-á sempre que qualquer Membro da Assembleia Geral o pretenda, bastando um dos presentes para a sua aceitação automática por parte da MAG. Página 14! de 16!

15 4. Os membros da MAG, enquanto Membros da AEICBAS, possuem direito de voto, exceto deliberação contrária por parte da AG em período anterior ao início de determinada votação. Artigo 33. (Atas) 1. Será lavrada ata que registe o que de essencial se tiver passado nas reuniões, nomeadamente: 1.1. Principais intervenções sobre cada tema; 1.2. Deliberações tomadas; 1.3. Votações realizadas; 2. Os Membros que pretendam que as suas intervenções sejam transcritas para a ata, na íntegra, devem apresentá-las por escrito e entregar à MAG até 24h após o final dos trabalhos. CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 34.º (Comunicação) 1. A MAG estará disponível além do período das Assembleias Gerais para o envio de documentos, pedidos de convocatória ou reclamações através do endereço mag@aeicbasup.pt. Artigo 35. (Alterações ao regimento) 1. O presente regimento poderá ser alterado em Assembleia Geral por maioria simples, desde que a Assembleia Geral tenha sido especificamente convocada com o ponto «Alteração do Regimento da Assembleia Geral». Artigo 36. (Entrada em vigor e duração) 1. O regimento ou as suas alterações entrarão em vigor imediatamente após a sua aprovação em Assembleia Geral. Página 15! de 16!

16 2. O Regimento da Assembleia Geral é válido para o mandato correspondente à sua retificação e aprovação. Pela Mesa da Assembleia Geral da AEICBAS, Joana Marinho Silva Presidente da MAG da AEICBAS mag@aeicbasup.pt Página 16! de 16!

Regimento da Assembleia-geral da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria

Regimento da Assembleia-geral da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria Artigo 1º Natureza A Assembleia-geral é o órgão deliberativo máximo da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) e passará a reger-se pelo presente regimento. Artigo 2º Órgãos da Assembleia

Leia mais

Regimento da Reunião Geral de Alunos

Regimento da Reunião Geral de Alunos Regimento da Reunião Geral de Alunos da Associação Académica da Universidade do Minho Título I Reunião Geral de Alunos Artigo 1.º (Geral) A Reunião Geral de Alunos, adiante designada apenas por RGA, é

Leia mais

REGIMENTO DO VII CONGRESSO

REGIMENTO DO VII CONGRESSO Sindicato dos Funcionários Judiciais Av. António Augusto Aguiar 56-4º Esq. 1050-017 Lisboa Portugal 213 514 170 geral@sfj.pt www.sfj.pt/viicongresso REGIMENTO DO VII CONGRESSO Artigo 1.º LEMA O VII Congresso

Leia mais

X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES. Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento)

X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES. Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento) X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento) Artigo 1º Horário de Funcionamento 23 de Abril de 2010 - Sexta-feira 09.00h às 10.45h: Recepção e registo dos delegados

Leia mais

Projecto de Regulamento da Assembleia-geral da Ordem dos Médicos Dentistas. Artigo 1º (Natureza)

Projecto de Regulamento da Assembleia-geral da Ordem dos Médicos Dentistas. Artigo 1º (Natureza) Artigo 1º (Natureza) A Assembleia-geral é o órgão deliberativo máximo da ordem dos Médicos Dentistas e passará a reger-se pelo presente regimento. Artigo 2º (Órgãos da Assembleia) São órgãos da Assembleia-geral

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL PREÂMBULO

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL PREÂMBULO PREÂMBULO O Regimento da Assembleia Geral constitui um importante e fulcral instrumento para a atividade deste órgão da Ordem dos Enfermeiros e, em particular, para o respetivo funcionamento, com respeito

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE MEMBROS

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE MEMBROS REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE MEMBROS Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior Mandato de 2018 CAPÍTULO I ESTRUTURA Artigo 1. (Estrutura) A Assembleia Geral é o órgão deliberativo

Leia mais

Regimento Interno do Plenário de Núcleo. Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra

Regimento Interno do Plenário de Núcleo. Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra Regimento Interno do Plenário de Núcleo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra CAPÍTULO I DO PLENÁRIO DE NÚCLEO Artigo 1º Definição 1. O Plenário de Núcleo é a estrutura deliberativa

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas Regulamento Interno da Comissão para a igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) (n.º 2 alínea a) do artigo 5º da lei nº 134/99, de 28 de Agosto) Artigo 1º Objecto A Comissão para a Igualdade e

Leia mais

REGULAMENTO DO XXVI CONGRESSO DO CDS-PP

REGULAMENTO DO XXVI CONGRESSO DO CDS-PP REGULAMENTO DO XXVI CONGRESSO DO CDS-PP CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º (Data, local e funcionamento) O XXVI Congresso do CDS-Partido Popular, CDS-PP, reunirá, em local a definir pela Comissão

Leia mais

REGULAMENTO DO VII CONGRESSO NACIONAL

REGULAMENTO DO VII CONGRESSO NACIONAL REGULAMENTO DO VII CONGRESSO NACIONAL CAPÍTULO I DO CONGRESSO Art.º 1º Congresso! A realização do Congresso tem origem nos Estatutos do Sindicato dos Funcionários Judiciais, do qual é órgão Nacional. Art.º

Leia mais

Regimento da Assembleia Geral do Núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico

Regimento da Assembleia Geral do Núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico Esta é a versão em html do arquivo http://nebm.ist.utl.pt/docs/regassembleiageral. G o o g l e cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web. Regimento da Assembleia Geral

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA TÍTULO I DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Chaves, Janeiro 2010 REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Secção I Disposições Gerais Artigo 1º 1. Em cumprimento no disposto no Artigo 106º da Lei nº 62/2007 de 10 de

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 9 PROPOSTA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PREÂMBULO A Lei n,º 33/98, de 18 de Julho, veio criar os Conselhos Municipais de Segurança, qualificando-os de entidades de natureza

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE SUPERVISÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE SUPERVISÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO ARTIGO 1º - Este Regimento Interno tem por objetivo disciplinar o funcionamento do Conselho de Supervisão da BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados ( BSM ), sendo as suas disposições

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º Objeto 1. O presente Regulamento estabelece os princípios reguladores da FPDD do processo eleitoral da FPDD. 2. Os casos omissos serão resolvidos

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 1.º Fica aprovado o Regulamento do Colegiado de Curso do Centro Universitário Franciscano do Paraná, em anexo.

RESOLUÇÃO. Artigo 1.º Fica aprovado o Regulamento do Colegiado de Curso do Centro Universitário Franciscano do Paraná, em anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 24/2006 Aprova o Regulamento do Colegiado de Curso do Centro Universitário Franciscano do Paraná. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso das atribuições

Leia mais

Regulamento de realização de referendo interno. Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos.

Regulamento de realização de referendo interno. Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos. Regulamento de realização de referendo interno Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos. Artigo 2.º Tipos de referendos internos 1. Os referendos

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL, DE ESTATUTO, REGIMENTOS E REGULAMENTOS DA SOBED CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO Art. 1º.- A Comissão Eleitoral, de Estatuto, Regimentos e Regulamentos,

Leia mais

MESA DO PLENÁRIO DE NÚCLEO REGIMENTO INTERNO PLENÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

MESA DO PLENÁRIO DE NÚCLEO REGIMENTO INTERNO PLENÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA MESA DO PLENÁRIO DE NÚCLEO REGIMENTO INTERNO PLENÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA CAPÍTULO I DO PLENÁRIO DE NÚCLEO Artigo 1. (Geral) O Plenário de Núcleo, é o órgão

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR O presente regulamento dá cumprimento ao artigo 81º da Lei 62/2007 de 10 de Setembro e ao artigo 12º dos Estatutos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Aveiro Regimento do Conselho Geral

Agrupamento de Escolas de Aveiro Regimento do Conselho Geral Agrupamento de Escolas de Aveiro Regimento do Conselho Geral 2013/17 ÍNDICE Artigo 1º Definição 3 Artigo 2º Objeto 3 Artigo 3º Princípios 3 Artigo 4º Composição do CG 3 Artigo 5º Competências do CG 3 Artigo

Leia mais

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C)

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C) RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C) (Artigo 35º do Decreto - Lei n.º 73/2009, de 31 de Março) O DL 73/2009,de 31 de Março, veio introduzir

Leia mais

! JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES REGULAMENTO DO XII CONGRESSO REGIONAL E DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA JS/AÇORES

! JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES REGULAMENTO DO XII CONGRESSO REGIONAL E DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA JS/AÇORES ! JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES REGULAMENTO DO XII CONGRESSO REGIONAL E DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA JS/AÇORES Capítulo I Eleição do Presidente da JS/Açores Artigo 1.º (Objeto) O presente Regulamento estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Conselho Técnico-científico

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Conselho Técnico-científico UNIVERSIDADE DOS AÇORES Conselho Técnico-científico REGIMENTO (Aprovado pelo Conselho Técnico-Científico a 15 de Março de 2013) (Homologado pelo Reitor a 6 de Junho de 2013) Conselho Técnico-científico

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS ESTUDANTES DO 3.º CICLO NO CONSELHO PEDAGÓGICO

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS ESTUDANTES DO 3.º CICLO NO CONSELHO PEDAGÓGICO REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS ESTUDANTES DO 3.º CICLO NO CONSELHO PEDAGÓGICO Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão 2014-10-23 MO-PR01-03/V06

Leia mais

Proposta Regimento do XVII Congresso

Proposta Regimento do XVII Congresso Proposta Regimento do XVII Congresso REGIMENTO DO CONGRESSO 5 1.º (Mesa do Congresso) 1. A Mesa do Congresso é constituída pelos membros da Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais. 2. A presidência

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA REGIONAL SECÇÃO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA REGIONAL SECÇÃO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES REGIMENTO DA ASSEMBLEIA REGIONAL SECÇÃO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES (Aprovado em Assembleia Regional Ordinária de 19 de Março de 2016) REGIMENTO DA ASSEMBLEIA REGIONAL DA SECÇÃO REGIONAL DA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS RESOLUÇÃO Nº 003 DE 13 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do Regimento do NDE do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal Minas Gerais câmpus Santa Luzia. O PRESIDENTE

Leia mais

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REGIMENTO INTERNO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS GOIÁS 2011 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS REGIMENTO INTERNO Art. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS

REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS DIRECÇÃO DEZEMBRO DE 2009 REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS Secção I Direitos, deveres, área de representação e reuniões Artigo 1.º Delegados Sindicais 1 Os delegados

Leia mais

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS;

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS; A T E N Ç Ã O 1 OS DIRETORES CLÍNICO, TÉCNICO (RESPONSÁVEL TÉCNICO) E ADMINISTRATIVOS, ALÉM DOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL, ESTÃO IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAREM A COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA; 2 A ELEIÇÃO

Leia mais

1. Existem as seguintes categorias de Sócios:

1. Existem as seguintes categorias de Sócios: REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I (Dos Sócios) Artigo 1º (Categorias de Sócios) 1. Existem as seguintes categorias de Sócios: a) Sócios Fundadores; b) Sócios Ordinários (individuais e institucionais); c)

Leia mais

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL REGIMENTO. Capítulo I NATUREZA E COMPETÊNCIAS DA ASSEMBLEIA. Artigo 1º (Natureza e composição)

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL REGIMENTO. Capítulo I NATUREZA E COMPETÊNCIAS DA ASSEMBLEIA. Artigo 1º (Natureza e composição) ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL REGIMENTO Capítulo I NATUREZA E COMPETÊNCIAS DA ASSEMBLEIA Artigo 1º (Natureza e composição) 1. A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é uma pessoa colectiva de direito

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR APROVADO

Leia mais

Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor. (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e confirmado por: Data de Aprovação Inicial Página

Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor. (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e confirmado por: Data de Aprovação Inicial Página REGULAMENTO Eleitoral do Conselho Cientifico Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor 1.3 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e confirmado por: Data de Aprovação Inicial Página Secretário-Geral (José

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO. Secção I. Disposições Gerais. Artigo 1º

REGULAMENTO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO. Secção I. Disposições Gerais. Artigo 1º REGULAMENTO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO Secção I Disposições Gerais Artigo 1º O presente Regulamento pretende completar e objectivar as disposições dos Estatutos da Escola Superior de Enfermagem Dr.

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR

ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR 1 Preâmbulo O presente regimento interno, adiante designado por regimento, é o documento que define o regime de funcionamento

Leia mais

DESPACHO IPP/PR-48/2006

DESPACHO IPP/PR-48/2006 DESPACHO IPP/PR-48/2006 HOMOLOGAÇÃO DO REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO UNIDADE DE APOIO À ESCOLA INCLUSIVA Considerando que: 1- A aprovação pelo Conselho Geral, na sua reunião de 08.03.2006 da criação

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA. Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA. Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente Regulamento estabelece as regras de funcionamento dos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM Capítulo I - Da Natureza Art.1º. A é um órgão consultivo e deliberativo, vinculada à Congregação da Escola Paulista de Enfermagem

Leia mais

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA UNIÃO DAS FREGUESIAS SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA UNIÃO DAS FREGUESIAS SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA REGIMENTO MANDATO 2013/2017 1 CAPÍTULO I MANDATOS E CONDIÇÕES DO SEU EXERCÍCIO ARTIGO 1º (Natureza e âmbito do mandato)

Leia mais

Regimento do Grupo de Recrutamento 520 Biologia Geologia

Regimento do Grupo de Recrutamento 520 Biologia Geologia Regimento do Grupo de Recrutamento 520 Biologia Geologia 1- OBJECTO O presente regimento está conforme a legislação em vigor e o Regulamento Interno da Escola Secundária José Afonso, Loures, e tem como

Leia mais

Regimento da Assembleia Geral de Estudantes. Associação de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Regimento da Assembleia Geral de Estudantes. Associação de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Regimento da Assembleia Geral de Estudantes Associação de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto 1 CAPÍTULO I ASSEMBLEIA GERAL Artigo 1º Natureza e âmbito...4 Artigo 2º Composição...4

Leia mais

Regimento da Assembleia Geral da AAUTAD

Regimento da Assembleia Geral da AAUTAD Regimento da Assembleia Geral da AAUTAD CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Natureza) A Assembleia Geral, também designada por RGA, é o órgão deliberativo máximo da Associação Académica da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Jerónimo Martins, SGPS, S.A.

REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Jerónimo Martins, SGPS, S.A. REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Jerónimo Martins, SGPS, S.A. ARTIGO 1.º (Composição do Conselho de Administração) 1. O Conselho de Administração tem a composição que venha a ser deliberada em

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS

ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E COMPOSIÇÃO Artigo 1º - O FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DO CRACK E OUTRAS

Leia mais

SUGESTÃO DE MODELO DE REGIMENTO INTERNO PARA OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE.

SUGESTÃO DE MODELO DE REGIMENTO INTERNO PARA OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE. SUGESTÃO DE MODELO DE REGIMENTO INTERNO PARA OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE. O Conselho Municipal de Juventude (inserir nome do município) elabora este regimento interno de acordo com o projeto de

Leia mais

Regulamento para a Eleição do Presidente do PS/Açores

Regulamento para a Eleição do Presidente do PS/Açores Regulamento para a Eleição do Presidente do PS/Açores Regulamento para a Eleição do Presidente do PS/Açores (Aprovado por unanimidade em reunião da Comissão Regional do PS/Açores, realizada a 17 de novembro

Leia mais

Regimento da Assembleia Geral de Alunos da

Regimento da Assembleia Geral de Alunos da Regimento da Assembleia Geral de Alunos da Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave pela Assembleia Geral de Alunos da Associação Académica do Instituo Politécnico do Cávado e do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 087/2013 Aprova o Regimento Interno do Fórum Permanente do

Leia mais

REGIMENTO Do CONSELHO GERAL

REGIMENTO Do CONSELHO GERAL REGIMENTO Do CONSELHO GERAL Art.º 1.º CONSTITUIÇÃO E COMPOSIÇÃO 1 O Conselho Geral é o órgão responsável pela definição das linhas orientadoras do Agrupamento e é constituída por 7 representantes dos docentes,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO DE MINISTRAS E ALTAS AUTORIDADES DA MULHER DO MERCOSUL

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO DE MINISTRAS E ALTAS AUTORIDADES DA MULHER DO MERCOSUL MERCOSUL/RMAAM/P.RES. N /12 REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO DE MINISTRAS E ALTAS AUTORIDADES DA MULHER DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Ushuaia

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, nos termos do anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, nos termos do anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 01, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013. Aprova o Regimento Interno do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. O COMITÊ GESTOR DA REDE INTEGRADA DE BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B

PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B 2013/ 2017 Agrupamento de Escolas de António Nobre Regimento dos PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B ao REGULAMENTO INTERNO 2013-2017 [Documento elaborado tendo por base o Decreto Lei

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DA APEL ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO ENSINO LIVRE ESTATUTOS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DA APEL ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO ENSINO LIVRE ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DA APEL ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO ENSINO LIVRE ESTATUTOS Capítulo I Constituição, Natureza e Fins Artigo 1º Constituição A Associação de

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS ATOS DO CONSELHO FISCAL Resolução nº 001/2011 REGIMENTO INTERNO O Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos IPREVSANTOS elaborou e votou o seu REGIMENTO

Leia mais

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO CONSELHO CIENTÍFICO aprovado na reunião plenária de 13 de dezembro de 2012 do Conselho Científico TÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Missão do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DECRETO EXECUTIVO N.º 557, de HOMOLOGA O REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CAE. LAURO MAINARDI, Prefeito do Município de Candelária, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA REGIMENTO da Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora Capítulo I FINALIDADE, ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO Art.

Leia mais

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Assembleia de Representantes

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Assembleia de Representantes Regulamento e Calendário Eleitoral para a Assembleia de Representantes Disposições Gerais A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, criada pelo Decreto-Lei n.º 264/99 de 14 Julho, é uma Unidade

Leia mais

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento das Comissões Estaduais de Residência Médica O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA - CNRM,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015 REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015 TÍTULO I - DO SISTEMA ELEITORAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais para a eleição de renovação das

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SINTRA (CFAES) REGULAMENTO INTERNO

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SINTRA (CFAES) REGULAMENTO INTERNO CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SINTRA (CFAES) REGULAMENTO INTERNO I Princípios gerais Artigo 1. (Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra) 1. O Centro de Formação da Associação

Leia mais

Sede: Rua Conde de Redondo Nº 60 B, LISBOA Tel / Fax Site:

Sede: Rua Conde de Redondo Nº 60 B, LISBOA Tel / Fax Site: SINDETELCO Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media Sede: Rua Conde de Redondo Nº 60 B, 1150 118 LISBOA Tel. 21 3148620 / 21 3145891 Fax. 21 3145826 E-mail: geral@sindetelco.pt

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

Regimento do Conselho Geral do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa

Regimento do Conselho Geral do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa Regimento do Conselho Geral do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Natureza O Conselho Geral é o órgão deliberativo intermédio do Fórum Académico

Leia mais

REGULAMENTO DO XXII CONGRESSO

REGULAMENTO DO XXII CONGRESSO REGULAMENTO DO XXII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES ARTIGO 1.º (LOCAL, DATA E HORA) O XXII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses reúne em Grândola, no Centro

Leia mais

Regulamento das Condições de Ingresso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Regulamento das Condições de Ingresso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais Regulamento das Condições de Ingresso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais Artigo 1.º Objeto e âmbito de aplicação O presente Regulamento, nos termos dos artigos 11º, Condições de Ingresso, e 24º,

Leia mais

Conselho Municipal da Juventude da Covilhã

Conselho Municipal da Juventude da Covilhã Conselho Municipal da Juventude da Covilhã Regimento Interno Aprovado na Reunião do Plenário de 21 de Setembro de 2016 Divisão de Cultura, Juventude e Desporto Conteúdo PREÂMBULO... 3 CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES

Leia mais

ESTATUTOS DOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS (Mínimo obrigatório) TÍTULO I DA NATUREZA E DOS FINS

ESTATUTOS DOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS (Mínimo obrigatório) TÍTULO I DA NATUREZA E DOS FINS ESTATUTOS DOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS (Mínimo obrigatório) TÍTULO I DA NATUREZA E DOS FINS Art. 1º O Conselho Pastoral Paroquial, CPP da Paróquia de..., Diocese de Valença, RJ, é um órgão colegiado

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art 1º - O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

REGULAMENTO DE ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO

REGULAMENTO DE ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO REGULAMENTO DE ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DA ASSEMBLEIA ESTATUTÁRIA Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 172.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovado pela Lei n.º 62/2007,

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL 1 ASSOCIAÇÃO AUTOCARAVANISTA DE PORTUGAL - CPA REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL As Assembleias Gerais ordinárias e extraordinárias funcionam na obediência dos estatutos e das seguintes

Leia mais

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7)

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) 1. REGRAS O Torneio Futebol Total (Futebol 7) será jogado de acordo com as regras em vigor para a época de 2015/2016, na Federação Portuguesa de Futebol.

Leia mais

Regulamento da. Liga dos Amigos do. Centro Social Paroquial da Vera Cruz

Regulamento da. Liga dos Amigos do. Centro Social Paroquial da Vera Cruz Regulamento da Liga dos Amigos do Centro Social Paroquial da Vera Cruz Edição Janeiro/2012 Aprovado em 16/01/2012 Liga dos Amigos do Centro Social Paroquial da Vera Cruz Regulamento Interno Artigo 1.º

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º Objeto O presente Regulamento tem por objeto estabelecer as normas de funcionamento das

Leia mais

Regimento do Grupo de Recrutamento 400 - História

Regimento do Grupo de Recrutamento 400 - História Regimento do Grupo de Recrutamento 400 - História CAPÍTULO I - COMPETÊNCIAS DO GRUPO DE RECRUTAMENTO Art 1º 1. GRUPOS DE RECRUTAMENTO 1.1 Os docentes organizam-se em conselhos de Grupos de Recrutamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

CONSELHO FISCAL REGULAMENTO

CONSELHO FISCAL REGULAMENTO CONSELHO FISCAL REGULAMENTO (Aprovado na reunião do Conselho Fiscal de 5 de Março de 2009, com alterações introduzidas nas reuniões de 21 de Maio de 2009, de 19 de Julho de 2010, 28 de Setembro de 2011

Leia mais

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica Robótica e Automação Industrial CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 A presente norma tem como objetivo regulamentar a

Leia mais

MODELO DE REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA/ INTERFREGUESIA DE...

MODELO DE REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA/ INTERFREGUESIA DE... MODELO DE REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA/ INTERFREGUESIA DE... Aprovado em Plenário do CLAS G de PREÂMBULO (nova redação) O programa Rede Social tem como principal intuito o combate

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Candidatura aos Órgãos Sociais da JUNITEC Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico - Mandado 2012/2013 I.S.T., 27 de Março de 2012 Artigo 1º Objectivos deste Documento Serve

Leia mais

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA.

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Triênio 2017/2019 São Paulo, 22 de julho de 2016. A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE DA ASSOCIAÇÃO

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE DA ASSOCIAÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO I - DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE DA ASSOCIAÇÃO Artigo 1º: A Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro -

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE MUNICÍPIO DE SERRA PRETA - ESTADO DO BAHIA CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE MUNICÍPIO DE SERRA PRETA - ESTADO DO BAHIA CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho de Alimentação Escolar CAE, criado por meio da Lei Municipal nº 192, de 22 de março de 2001 é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento,

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS

REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS TÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Comitê de Responsabilidade Social da FURJ/UNIVILLE foi instituído pela resolução 05/05, de 28 de abril de 2005, vinculado

Leia mais

igual interessam pelos problemas da aprendizagem desta disciplina;

igual interessam pelos problemas da aprendizagem desta disciplina; Estatutos da APM última revisão - 1999 Associação de Professores de Matemática Estatutos Capítulo PRIMEIRO (da Associação) Estatutos da APM proposta de revisão - 2013/2014 Associação de Professores de

Leia mais

Aprova o Regimento Interno do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente - FERFA.

Aprova o Regimento Interno do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente - FERFA. RESOLUÇÃO Nº 001 DE 07 DE OUTUBRO DE 2010. Aprova o Regimento Interno do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente - FERFA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS PARA O MEIO AMBIENTE,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO APROFFLUSO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, ÂMBITO DURAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1.º. Denominação, Sede e Âmbito

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO APROFFLUSO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, ÂMBITO DURAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1.º. Denominação, Sede e Âmbito ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO APROFFLUSO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, ÂMBITO DURAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1.º Denominação, Sede e Âmbito 1. A Associação APROFFLUSO, adiante também abreviadamente designada por Associação,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS Os objetivos deste modelo de regimento visam a padronização de critérios importantes para melhorar o funcionamento da comissão, estabelecer condições mínimas de composição e fortalecer a comissão junto

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA

Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA Entre estes questionamentos estão os feitos na videoconferência O que é CIPA? R: A CIPA é uma comissão constituída por empregados que consiste, basicamente,

Leia mais

ANÚNCIO 1. ENTIDADE ADJUDICANTE

ANÚNCIO 1. ENTIDADE ADJUDICANTE Anúncio Do Procedimento por Negociação, com publicação prévia de Anúncio para celebração de contrato de cedência de utilização de diversos espaços, em edifícios municipais, para instalação e exploração

Leia mais