DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO"

Transcrição

1 DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO Escola Bíblica Dominical Lição 11-1º trimestre 2014 Para : 16/03/2014 Produção de Slide :

2 TEXTO ÁUREO : E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Apocalípse 5.10).

3 VERDADE PRATICA : Cristo nos fez reis e sacerdotes, para anunciarmos as virtudes do seu Reino.

4 LEITURA BÍBLICA : Êxodo : 1 -Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 2 - E farás vestes santas a Arão, teu irmão, para glória e ornamento. 3 - Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal. 4 - Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal. 5 - E tomarão o ouro, e o pano azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino 6 - e farão o éfode de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. 7 - Terá duas ombreiras que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá. 8 - E o cinto de obra esmerada do éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, da mesma obra de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.

5 LEITURA BÍBLICA : Êxodo : 9 - E tomarás duas pedras sardônicas e lavrarás nelas os nomes dos filhos de Israel, 10 - seis dos seus nomes numa pedra e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações Conforme a obra do lapidário, como o lavor de selos, lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.

6 ESBOÇO DA LIÇÃO : DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO Lição 11 - Para 16/03/2014 LEITURA BÍBLICA : Êxodo INTRODUÇÃO I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) 1. O sacerdote. 2. O ministério dos sacerdotes. 3. O sumo sacerdote. II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE 1. A túnica de linho e o éfode (Êx ). 2. O Urim e Tumim (Êx 28.30). III - MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA 1. Chamados por Deus. 2. Qualificações. 3. Comprometidos com a Palavra. CONCLUSÃO

7 OBJETIVOS DA LIÇÃO : Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: (1) Explicar o sacerdócio em Israel. (2) Elencar (ou listar) os elementos da indumentária sacerdotal. (3) Compreender o papel atual dos ministros da igreja de Cristo. PALAVRA-CHAVE : Sacerdócio : Ofício, o ministério e a função do sacerdote.

8 INTRODUÇÃO O capítulo 28 de Êxodo trata da chamada divina para o sacerdócio em Israel. O povo precisava aprender a adorar a Deus. Era necessário que homens chamados por Deus cuidassem da prática do culto ao Senhor no Tabernáculo e também através da congregação de Israel. Logo, o Senhor separou a tribo de Levi para o serviço no Tabernáculo e para o santo ministério sacerdotal. Os levitas serviam a Deus e auxiliavam os sacerdotes.

9 I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) Deus ordena o ministério sacerdotal por intermédio de Moisés, separando Arão e seus filhos para o santo ofício. 1. O sacerdote. 2. O ministério dos sacerdotes. 3. Os sacerdotes e seu sustento.

10 1. O sacerdote. DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) Deus ordena que Moisés separe Arão e seus filhos para o ministério sacerdotal. O sacerdote deveria não somente pertencer à tribo de Levi, mas era preciso que fosse um descendente de Arão, que teve o privilégio de ser o primeiro sacerdote de Israel. Pertenciam à classe sacerdotal em Israel o sumo sacerdote, os sacerdotes e também os levitas. O sacerdócio de Arão apontava para Cristo, nosso Sumo Sacerdote eterno (Hb 6.20).

11 1. O sacerdote. DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) Arão era um ser humano e, portanto, um pecador que carecia de se apresentar diante de Deus com sacrifícios pelos seus próprios pecados (Hb 13.11). Mas Cristo é perfeito e seu sacrifício por nós foi único, completo e aceito pelo Pai. JESUS... Pode... salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles (Hebreus 7.25)

12 I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) 2. O ministério dos sacerdotes. Quais eram as funções de um sacerdote? Sua principal missão era apresentar o homem pecador diante do Deus santo. Eram, especificamente, três as obrigações básicas do sacerdote: (1º)santificar o povo, (2º)oferecer dons e sacrifícios pelo povo e (3º)interceder pelos transgressores (veja : Hb 13.12; 8.3; 7.25). Eles também atuavam como mestres da lei (Lv 10.10,11).

13 I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) 2. O ministério dos sacerdotes. O sacerdócio de Arão apontava para Cristo, nosso único mediador diante de Deus. Como Sumo Sacerdote Eterno, Cristo intercede diante do Pai por nós (1 Tm 2.5; Hb 7.25; 1 Jo 2.1; Is 53.12). Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1 Timóteo 2.5)

14 I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.15) 3. Os sacerdotes e seu sustento. Os sacerdotes não receberam nenhuma herança de terras quando as tribos entraram na Terra Prometida, pois a sua recompensa era servir ao Todo-Poderoso. Eles eram sustentados pelas ofertas e os sacrifícios levados ao tabernáculo. Viviam de modo simples e dependiam única e exclusivamente da obediência e fidelidade do povo ao trazer seus dízimos (Nm ; especialmente vs ).

15 II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE A túnica de linho, o éfode, o Urim e o Tumim eram elementos sagrados que compunham a indumentária sacerdotal. 1. A túnica de linho e o éfode (Êx ). 2. O Urim e Tumim (Êx 28.30).

16 1. A túnica de linho e o éfode (Êx ). As vestes do sacerdote deveriam ser santas (Êx 28.3). Eles não poderiam se apresentar diante do Senhor de qualquer maneira. O linho fino apontava para a pureza, perfeição e justiça de Cristo, nosso sacerdote. II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE

17 II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE 1. A túnica de linho e o éfode (Êx ). Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, o éfode era um tipo esmerado de avental bordado, unido nos ombros e ligados por uma faixa na cintura. No éfode havia duas pedras de ônix com os nomes das doze tribos. Arão deveria levar e apresentar diante de Deus as doze tribos de Israel. Sobre o éfode estava o peitoral contendo doze pedras preciosas com os nomes dos doze filhos de Israel. Esta peça ficava sobre o coração de Arão - o sumo sacerdote (Êx 28.15,17,21,29).

18 II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE 2. O Urim e Tumim (Êx 28.30). Eram pedras que os sacerdotes utilizavam na hora de tomar decisões. Eles deveriam carregar estas peças junto ao coração, mostrando a importância delas. Isso nos mostra que nossas decisões devem ser tomadas de acordo com a Palavra de Deus (veja : Pv 16.1; 1 Sm 23.4). Urim e Tumim Luz e Perfeição

19 III - MINISTROS DE CRISTO PARA A 1. Chamados por Deus. 2. Qualificações. 3. Comprometidos com a Palavra. IGREJA Os ministros de Cristo são dados por Deus à Igreja. Eles devem manifestar um caráter que honre ao Pai e que, igualmente, demonstre o compromisso com o ministério da Palavra.

20 1. Chamados por Deus. III - MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA Os verdadeiros ministros da igreja são chamados e vocacionados pelo Senhor (Ef ; Rm 1.1; 1 Co 1.1; Gl 1.1; At 20.28; Mc 6.7; Lc 6.7). O ministério pastoral não é simplesmente um cargo ou uma forma de se alcançar status seja ele qual for. Muitos querem viver da obra e não para ela. Quem exerce o santo ministério sem a direta chamada do Senhor - o Dono da obra - é um intruso e está profanando a obra de Deus.

21 2. Qualificações. III - MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA O sacerdote não podia se apresentar diante de Deus e da congregação de qualquer maneira. Um pastor deve sempre agir de modo a dar um bom testemunho (1 Tm 3.7). O bom testemunho deve vir não somente dos que estão fora da igreja, mas especialmente pelos irmãos em Cristo. É preciso viver uma vida digna diante dos homens e também diante de Deus (1 Tm 6.11,12). O pastor deve em tudo ser o exemplo (Tt 2.7).

22 III - MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA 3. Comprometidos com a Palavra. Os sacerdotes também tinham a função de ensinar a Palavra de Deus. Da mesma forma, Paulo recomenda que o ministro seja apto para ensinar (1 Tm 3.2). É preciso que seja alguém capacitado na Palavra. Convém, pois, que o bispo seja... apto para ensinar; (1 Tm 3.2) A missão dos ministros de Cristo consiste no serviço (Mt 24.46), na mordomia (Lc 12.42; 1 Co 4.1,2; Tt 1.7a; 1 Pe 4.10), isto é, na administração dos negócios de Deus e, sobretudo, em sua fidelidade (1 Co 4.2) e santidade (Hb 12.14).

23 QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA QUEM DESEJA EXERCER O SANTO MINISTÉRIO: 1 Timóteo (1) Ser irrepreensível; (2) marido de uma só mulher; (3) vigilante; (4) sóbrio; (5) hospitaleiro; (6) apto para ensinar; (7) não dado ao vinho; (8) não espancador; (9) não cobiçoso de torpe ganância; (10) moderado, não contencioso, não avarento; (11) governe bem a própria casa tendo os filhos em sujeição, com toda modéstia; (12) que não seja novo na fé; (13) não soberbo; (14) tenha bom testemunho dos que estão fora da igreja.

24 CONCLUSÃO Os sacerdotes levavam os israelitas até a presença de Deus. O sacerdócio de Arão apontava para o sacerdócio perfeito de Cristo. Atualmente, todos os que creem em Jesus e no seu sacrifício na cruz foram feitos, pela fé, reis e sacerdotes do Deus Altíssimo (1 Pe 2.5,9). Você é um representante de Deus aqui na terra, e nessa posição, você tem levado outros até Cristo?

25 Membro da Igreja Assembléia de Deus do Parque Piauí, em Teresina-PI Brasil. Evangelista e membro da CEMADEPI Convenção Evangélica de Ministros das Assembléia de Deus do Piauí, e com experiência em ministrações da Palavra de Deus. josepereiraoevangelista1@gmail.com yosseph2013@bol.com.br Canais no Youtube : no Página no Facebook :

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto 16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais

Leia mais

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. 1 Capítulo 28 Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio Êx 28:1 Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal;

Leia mais

SOMOS SACERDOTES DE DEUS

SOMOS SACERDOTES DE DEUS ENCONTRO DE HOMENS SOMOS SACERDOTES DE DEUS 28/10/2017 NÓS FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SACEDORTES DE DEUS Isaías 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Leia mais

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é Livrinho 2 Pàgina 53 Lição Sete Servindo a Deus O Propósito da Vida A maioria das nossas lições trataram do que Deus quer fazer por nós. Nesta queremos considerar o que nós podemos fazer para Deus. Quando

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO ORAÇÃO E ADORAÇÃO por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA O Instituto

Leia mais

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus fez uma aliança divina com os israelitas porque Ele os amava. Ensinar que Deus nos promete um lar no céu se obedecermos a seus mandamentos.

Leia mais

L Í D ERES de aliança

L Í D ERES de aliança w w w. l i d e r e s d e a l i a n c a. p r o. b r L Í D ERES de aliança 2 ª e d i ç ã o CAPÍTULOS AVULSOS PARA DOWNLOAD V O C A B U L Á R I O das células de aliança Sandro José Hayakawa Cunha Brasília

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I.E. SOS JESUS

ESCOLA BÍBLICA I.E. SOS JESUS Data: 01/02/09 Aula 01 AS VESTES SACERDOTAIS O Sumo Sacerdote I - O que era um sacerdote: Era um ministro investido da autoridade, isto é, autorizado diante de Deus a interceder em favor do povo. Servia

Leia mais

Liderança Cristã SEFO 2013

Liderança Cristã SEFO 2013 Liderança Cristã SEFO 2013 3ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014 Revelação Progressiva 09 de março de 2014 Hebreus 1.1,2 Estrutura sugerida por Calvino em Exposição de Hebreus, Edições Paracletos, 1997. Deus falou Outrora, pelos profetas Agora, pelo Filho Então, aos

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O meu Trabalho e o meu Patrão Lição 14 (volte para as páginas 4, e 5) Qual deve ser a minha atitude para com o meu serviço e o meu patrão? Desde que a Bíblia é a autoridade final em tudo o que se encontra

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2)

Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2) Escola Bíblica Dominical Lição 04 Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 17/05/2015 Roteiro da Aula Introdução; O advogado Jesus e o seu caráter; O advogado

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O VERDADEIRO MINISTRO DE DEUS Ser ministro de Deus é uma grande responsabilidade na obra confiada pelo Senhor, entretanto,

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

Quando Pecadores Dizem SIM

Quando Pecadores Dizem SIM Quando Pecadores Dizem SIM Objetivos do Curso: 1. Descobrir à luz das Escrituras, como a natureza pecaminosa pode minar, enfraquecer e até destruir o relacionamento conjugal; 2. Entender a indispensabilidade

Leia mais

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5. Deus é o Dono do Universo O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.15)... nada trouxemos para este mundo e dele

Leia mais

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011 Leitura da Bíblia Disciplina 31/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros da Igreja Aliança Evangélica Missionária.

Leia mais

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 Romanos 3:21-26 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória.

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória. Apresentação A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO. I. O Deus Trino

ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO. I. O Deus Trino ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO I. O Deus Trino 1. Cremos num só Deus infinito, eternamente existente, Soberano do universo; que somente Ele é Deus, criador e administrador, santo na Sua natureza,

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

Lição 13 Cristãos Exemplares Texto Bíblico: Romanos 16.1-15

Lição 13 Cristãos Exemplares Texto Bíblico: Romanos 16.1-15 Lição 13 Cristãos Exemplares Texto Bíblico: Romanos 16.1-15 O apóstolo Paulo termina sua Carta aos Romanos citando os nomes de cristãos que se tornaram exemplos e passaram a ser bênçãos, pela maneira como

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO Escola Bíblica Dominical Lição 09 1º trimestre 2014 Para : 02/03/2014 Produção de Slide : TEXTO ÁUREO : E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êxodo

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

Evangelhos (Aula 02) CAPITULO IV Evangelho Segundo Mateus. CAPÍTULO V O Evangelho Segundo Marcos

Evangelhos (Aula 02) CAPITULO IV Evangelho Segundo Mateus. CAPÍTULO V O Evangelho Segundo Marcos Evangelhos (Aula 02) CAPITULO IV Evangelho Segundo Mateus CAPÍTULO V O Evangelho Segundo Marcos Capítulo IV O Evangelho Segundo Mateus Evangelhos (Síntese de Mateus) O livro de Mateus é considerado o Evangelho

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Mordomia ESTUDOS 11. Mordomos fiéis 12. A raiz de todos os males 13. Comprados por alto preço 14. Remindo o tempo 15. A mente de Cristo ESTUDO 11 TEXTO BÍBLICO: Lucas

Leia mais

ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO

ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO Regiões Celestiais JESUS CRISTO BODAS DO CORDEIRO ETERNIDADE ARREBATAMENTO DA IGREJA SEGUNDA VINDA JUÍZO FINAL Regiões Da Terra JUDEUS GENTIOS

Leia mais

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18);

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18); Algumas pessoas creem que Deus está no controle de tudo. Mas se Deus está no controle de tudo, porque temos fome, miséria, doenças cada vez piores, violências até contra crianças inocentes, estupros, pedofilia,

Leia mais

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Objetivo: Aprender porque a História dos Hebreus é importante para nós hoje. Essas coisas aconteceram a eles

Leia mais

Filhos de Deus. O que será que significa ser um filho de Deus? O que a Bíblia fala sobre isso? Quem pode ser chamado filho de Deus?

Filhos de Deus. O que será que significa ser um filho de Deus? O que a Bíblia fala sobre isso? Quem pode ser chamado filho de Deus? Filhos de Deus Fl 2:15 "Para que sejais irrepreensíveis (correto, perfeito, digno, honesto, impecável, íntegro, limpo, exemplar) e sinceros (Antigamente os artistas do teatro romano, passavam cera no rosto

Leia mais

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Deus projetou ter um povo especial para, através dele, concretizar o seu plano salvador. Jesus precisava tomar a forma humana, porque somente

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida

Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida INTRODUÇÃO Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida Esboço n 004 OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO Até a lição passada estudamos sobre as origens e as bases da justificação. Na lição de hoje

Leia mais

06 - O PAPEL DA MULHER

06 - O PAPEL DA MULHER 06 - O PAPEL DA MULHER A mulher é o elo que liga o marido aos filhos. Por esta razão, por muitas vezes, ela é o ponto de equilíbrio no lar. A escritora contemporânea Elizabete Elliot afirma: Nós fomos

Leia mais

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5 O Deus que tudo vê Lc 12:1-5 Pare e pense: será que podemos esconder algo de Deus? Será que tudo aquilo que fazemos não está diante de um Deus onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo)

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

COMO VIVER COM DEUS? O RELACIONAMENTO COM O PAI CELESTIAL EXTRA, EXTRA! EXTRA, EXTRA! COMUNICAÇÃO - Revisão. homem com seu Criador

COMO VIVER COM DEUS? O RELACIONAMENTO COM O PAI CELESTIAL EXTRA, EXTRA! EXTRA, EXTRA! COMUNICAÇÃO - Revisão. homem com seu Criador COMO VIVER COM DEUS? Mitos e Verdades sobre o Relacionamento do Homem com seu Criador Professor: Vlademir Hernandes EXTRA, EXTRA! Parte 1: As Más Notícias Dia 1: O que Deus espera de nós? Dia 2: O que

Leia mais

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre.

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre. A finalidade do homem e as obras vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Breve Catecismo de Westminster, na pergunta número um, diz: PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim

Leia mais

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE 1. OBJETIVO DO ENCONTRO Este encontro tem por objetivo despertar as crianças para a realidade da VOCAÇÃO como o chamado de Deus e a necessidade da resposta humana. 2.

Leia mais

Privilégios Espirituais

Privilégios Espirituais Privilégios Espirituais Vantagens, privilégio, regalia Vantagens que desfrutam pessoas de um grupo Acesso aos privilégios 4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida

Leia mais

Postura do Obreiro nos Cultos

Postura do Obreiro nos Cultos Postura do Obreiro nos Cultos Nossos cultos e reuniões são importantes e solenes, exigindo de nós a mesma postura tanto em um culto de domingo a noite cheio de visitantes quanto em uma madrugada só com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TEANTROPIA NA VIDA DOS SALVOS. Introdução:

A IMPORTÂNCIA DA TEANTROPIA NA VIDA DOS SALVOS. Introdução: Introdução: Evidentemente uma pessoa é um ser, todos os seus atos são os atos desse ser, assim todos os atos de Cristo são os atos de uma pessoa como um todo. Mas, como se observou antes, os atos de uma

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos.

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O A morte física não é senão o início de nossa existência na eternidade. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

Lição 12- O sucesso que faz bem Texto bíblico: Provérbios 3.2

Lição 12- O sucesso que faz bem Texto bíblico: Provérbios 3.2 Lição 12- O sucesso que faz bem Texto bíblico: Provérbios 3.2 INTRODUÇÃO Existem hoje muitos best-sellers (livros que são vendidos em grande quantidade) nas livrarias tentando mostrar como encontrar o

Leia mais

1 A coroa. dos coroas. Então disse Israel a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver os teus filhos também (Gn 48.11).

1 A coroa. dos coroas. Então disse Israel a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver os teus filhos também (Gn 48.11). 1 A coroa dos coroas Não existe brilho maior que aquele refletido no rosto de avós quando passeiam com seus netos. E deve ser assim. Netos são a coroa dos coroas! Foi assim com Jacó (também conhecido como

Leia mais

AS CHUVAS DA PRIMAVERA

AS CHUVAS DA PRIMAVERA 1 AS CHUVAS DA PRIMAVERA Zc 10 1 Peça ao SENHOR chuva de primavera, pois é o SENHOR quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo. INTRODUÇÃO 1. A figura que sucede as

Leia mais

ESTUDO DO LIVRO DE HEBREUS. Capítulo 1 ao 5

ESTUDO DO LIVRO DE HEBREUS. Capítulo 1 ao 5 ESTUDO DO LIVRO DE HEBREUS Capítulo 1 ao 5 Assunto e Objetivos do Livro Demonstrar as falhas da Lei em comparação com o Evangelho e a vida em Jesus Cristo Demonstrar que quaisquer sistemas teológicos são

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITÁRIA MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NÚCLEO DE ENSINO BÁSICO MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS ABDÊNAGO LISBOA JUNIOR MARCELO FELTRIM HENRIQUE BLANDY 2 SUMÁRIO LIÇÃO ASSUNTO PÁGINA

Leia mais

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE Escatologia FATEBENE Valter Borges dos Santos Etimologia da Palavra O termo Escatologia tem origem em duas palavras gregas éschatos (último) e logos (estudo). Portanto, teologicamente a tradução da palavra

Leia mais

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo.

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo. Lição 9 Bênçãos sem medida Texto Bíblico: Romanos 8.31-39 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o quanto o cristão depende da graça de Deus. b-descrever porque pode se afirmar

Leia mais

Lição 4 Pode Ser um Obreiro

Lição 4 Pode Ser um Obreiro Lição 4 Pode Ser um Obreiro Agora o António sabe mais sobre a Igreja e os diferentes dons que Deus deu aos seus membros. Ao observar a Igreja, repara que nem todos os membros têm o mesmo ministério. Há

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Palavra De Deus Lição 5 ( volte para as páginas 4, 5 e 6) Como a Blíblia é importante Uma coisa que separa o cristão de qualquer religião no mundo é clamar uma absoluta autoridade escrita de Deus.

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador

3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Projeto Timóteo Apostila do Orientador Projeto Timóteo Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Coordenador do Projeto Dr. John Barry

Leia mais

NAMORO SEXO E CASAMENTO

NAMORO SEXO E CASAMENTO 1 NAMORO SEXO E CASAMENTO Responsabilidade: Pr. Edson Amaral 2 DESCOBRINDO A VONTADE DE DEUS PARA O NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO 1. Para descobrir considere a Vontade de Deus em três aspectos: A) Vontade

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR:

VERSO PARA MEMORIZAR: VERSO PARA MEMORIZAR: "O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o Céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será reino eterno, e todos os domínios O servirão e

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

O OBREIRO DADO POR DEUS PDF

O OBREIRO DADO POR DEUS PDF O OBREIRO DADO POR DEUS PDF ==> Download: O OBREIRO DADO POR DEUS PDF O OBREIRO DADO POR DEUS PDF - Are you searching for O Obreiro Dado Por Deus Books? Now, you will be happy that at this time O Obreiro

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12- O Sucesso que faz bem Texto Bíblico- Provérbios 3.2 Objetivos

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

ENSÃO E REPRE REPR SÁLIA LIÇÃO IV TRIMESTRE 2015. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

ENSÃO E REPRE REPR SÁLIA LIÇÃO IV TRIMESTRE 2015. Preparado por: Pr. Wellington Almeida ENSÃO E REPRE REPR SÁLIA E 04 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida REPREENSÃO E REPRESÁLIA Nesta semana, começaremos a examinar as provações de Jeremias, cujo ministério pareceu consistir

Leia mais

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito,

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, Música ou Louvor? Isaías 6.1-7 A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, confiar, reconhecer

Leia mais

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto.

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. $$UWH7HDWUDO$6HUYLoR'R0HVWUH Script Peça de Missões Quero Você Moisés! PEÇA IDEAL PARA: Culto de Missões Escola Dominical Retiro Congressos Outras programações

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

OS MANDAMENTOS DE CRISTO

OS MANDAMENTOS DE CRISTO OS MANDAMENTOS DE CRISTO Equipando Discípulos para fazerem discípulos, ensinando-os a obedecer, todas as coisas que Jesus ordenou Uma adaptação de George Patterson 7 Comandos de Cristo (Readaptação de

Leia mais

APOLOGÉTICA. no cotidiano pastoral. Jonas Madureira

APOLOGÉTICA. no cotidiano pastoral. Jonas Madureira APOLOGÉTICA no cotidiano pastoral Jonas Madureira QUESTÃO-CHAVE Por que a apologética é relevante para o cotidiano pastoral? Porque a Bíblia diz que o pastor deve pregar a reta doutrina, bem como defendê-la

Leia mais

Descobrindo o propósito de Deus série: jornada da fé #2

Descobrindo o propósito de Deus série: jornada da fé #2 Texto: Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Intro: Na semana passada iniciamos uma nova série

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO 39 Sétima Lição PAPAI E MAMÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS O relacionamento do parai e da mamãe como casal é de fundamental importância para uma formação adequada dos filhos. Esse relacionamento influenciará

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ASSUME O COMANDO

Bíblia para crianças. apresenta ASSUME O COMANDO Bíblia para crianças apresenta JOSUÉ ASSUME O COMANDO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

A Primeira Epístola a Timóteo

A Primeira Epístola a Timóteo A Primeira Epístola a Timóteo Um Guia de Estudo com Comentários Introdutórios, Resumos, Esboços e Perguntas de Revisão Estudo Preparado por Mark A. Copeland Distribuição Gratuita Venda Proibida A Primeira

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016.

AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016. AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016. Efésios 1.13-14: 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade,

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS Por W. Ernest Pettry LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 RESUMO: SKIT escrita para adolescentes e estudantes de idade universitária. 6 Atores ao mínimo 3 Personagens Principais com várias falas.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. (D. L. Moody)

As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. (D. L. Moody) LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. (D. L. Moody) Neemias compreendeu que não bastava uma cidade

Leia mais

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível -

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - A SOBERANIA DE DEUS A SOBERANIA DE DEUS Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - Desde o começo

Leia mais

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3:

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3: Mensagem Dois A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto Leitura bíblica: Lv 9:24; 6:12-13; 10:1-11; Hb 12:29; Lc 12:49-50; Ap 4:5; Êx 3:2-6 I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais