REABILITAÇÃO CARDÍACA O QUE É O CORAÇÃO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REABILITAÇÃO CARDÍACA O QUE É O CORAÇÃO?"

Transcrição

1 REABILITAÇÃO CARDÍACA O QUE É O CORAÇÃO? O CORAÇÃO É O ORGÃO QUE BOMBEIA O SANGUE PARA TODO O CORPO. Para trabalhar necessita de alimento (NUTRIENTES E OXIGÉNIO). Esta energia é- lhe fornecida através do sangue. AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS SÃO AS ARTÉRIAS (tubos de irrigação de sangue) que fornecem o sangue ao coração. As necessidades do coração não são sempre as mesmas. Ao realizar um exercício físico ou com emoções fortes há maior necessidade de fornecimento de sangue ao coração já que este tem de trabalhar mais. O QUE É A DOENÇA CORONÁRIA? É o mau funcionamento deste sistema de irrigação do coração. Os vasos podem endurecer e sofrer depósitos de substâncias (como colesterol) que vão estreitando e obstruindo a circulação. Quando uma área está mal irrigada dizemos que está isquémica; por isto se chama a esta doença cardiopatia isquémica. O QUE É A ANGINA DE PEITO? É uma dor que resulta da falta de irrigação ao coração. A dor dura em geral uns minutos e desaparece com o repouso e/ou com um comprimido de nitroglicerina sublingual. Geralmente aparece com exercício, nervosismo ou ingestão abundante de comida. O QUE É UM ENFARTE DO MIOCÁRDIO? O enfarte do miocárdio ocorre quando uma área do coração morre devido a falta grave de irrigação. É urgente o internamento hospitalar e nessa área vai ocorrer uma cicatrização. COMO POSSO TRATAR OU PREVENIR ESTA DOENÇA?

2 CONTROLANDO OS FACTORES DE RISCO CUMPRINDO AS MEDICAÇÕES PRESCRITAS. Muitos doentes controlam a doença verificando os factores de risco e cumprindo a medicação adequada. Por vezes é necessária intervenção tal como angioplastia (dilatação de artéria) ou cirurgia de By-pass coronário (reconstrução de novas artérias) O QUE SÃO OS FACTORES DE RISCO? São características ou hábitos nocivos que favorecem o aparecimento e desenvolvimento de doença. O seu controlo leva à prevenção de doença, controlo da sua evolução e mesmo à regressão da mesma. São factores de risco controláveis com mudança de hábitos de vida: TABAGISMO COLESTEROL ELEVADO HIPERTENSÃO ARTERIAL SEDENTARISMO (FALTA DE EXERCÍCIO REGULAR) STRESS OU ANSIEDADE OBESIDADE (EXCESSO DE PESO) DIABETES Existem factores de risco dificilmente controláveis tais como predisposição familiar, embora parte deste factor de risco se deva ao partilhar de hábitos nocivos. O conhecimento destes factores de risco e da sua importância na origem e desenvolvimento da doença dá a possibilidade de cada pessoa a poder combater. Se não fumar, efectuar uma alimentação saudável, efectuar exercício regularmente e tiver uma vida mais tranquila, fará diminuir a doença. TABACO Os fumadores têm um risco elevado de adquirirem aterosclerose (não só doença cardíaca como também trombose cerebral, dor nas pernas por má circulação e mesmo amputação), cancros (pulmão, garganta, outros), e doenças pulmonares crónicas (levando a tosse, falta de ar e mesmo necessidade de oxigénio permanente). O risco de contrair Doença Coronária é proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos de fumador. Aumenta ainda se associado a outros factores de risco. Também o fumador passivo (o que respira o ar contaminado por outros) aumenta o seu risco. O uso de filtros ou de tabaco com baixo teor de nicotina não diminuiu o risco. A MANUTENÇÃO DO HÁBITO DE FUMAR ESTÁ ASSOCIADO A UM RISCO ELEVADO DE NOVOS PROBLEMAS EM DOENTES APÓS ENFARTE DO MIOCÁRDIO. Também se sabe que os efeitos nocivos são, pelo menos em parte, reversíveis.

3 Os doentes após doença (exemplo após um enfarte) que deixam de fumar têm menos recaídas e vivem mais anos e melhor que os que mantém o hábito. Este é o factor de risco com mais importância no seu controlo. Assim não se deve preocupar por nos primeiros tempos de abandono deste hábito poder aumentar ligeiramente de peso ou andar mais nervoso. O benefício para a sua saúde do deixar de fumar supera em muito estes transitórios problemas. Saiba também que qualquer que seja a sua habituação o cessar brusco não tem efeitos prejudiciais. A DECISÃO DE DEIXAR DE FUMAR DEVE SER ABSOLUTA. Existem estratégias que o podem ajudar a deixar de fumar, incluindo o Programa de Reabilitação. COLESTEROL ELEVADO E ALIMENTAÇÃO: Baixe a quantidade de gorduras saturadas na sua alimentação: Retire toda a gordura das carnes (antes mesmo de as cozinhar); opte por carnes magras e aves (extraindo-lhes as peles): frango, peru, coelho. Não coma fígado, rim, outros miúdos e enchidos. Consuma mais peixe do que carne, reduzindo a menos vezes e não mais de 100g bacalhau, moluscos e mariscos. Pode e deve usar peixes gordos como sardinha, cavala, atum e salmão, ricos em ómega 3 uma gordura protectora. Deve consumir estes peixes gordos pelo menos 2 vezes/semana. Consuma em abundância hortaliças e vegetais. Use leguminosas como o feijão. Prefira cereais não finos (exemplo pão não branco: integral, de mistura, centeio). Coma fruta como sobremesa. Não coma bolos (ricos em manteiga e ovos e logo gordura). Use azeite para confecção dos alimentos, preferindo o tempero a cru (exemplo ponha o azeite após confecção da sopa). Faça cozinhados simples: cozidos e grelhados, jardineiras, caldeiradas com pouca gordura. Pode efectuar assados, estufados e grelhados com mínimo de gordura, e a sua utilização apenas no final da cozedura. Use leite, queijo e manteigas magras. Beba água em abundância. Não use refrigerantes ou bebidas com açúcar. Mesmo que o seu colesterol seja normal deve seguir estas normas de alimentação saudável. Desconhece-se os eventuais benefícios dos alimentos ricos em fitoesteróis e sabe-se que até poderão ser prejudiciais. Acautele-se. Procure uma alimentação que seja próxima dos produtos da terra e não os alimentos processados mesmo que publicitados como benéficos. HIPERTENSÃO: Reduza a quantidade de sal na sua alimentação: opte por limão, ervas aromáticas e especiarias para temperar. Cuidado com o sal escondido: comida enlatada ou pré-confeccionada, cubos de caldo, algum pão. Modere o consumo de cafeína, diminua a ingestão de álcool.

4 Aumente o seu exercício: faça caminhadas diariamente. Controle o seu peso. DIABETES Aumente o consumo de vegetais e hortaliças. Reparta os hidratos de carbono (pão, batata, arroz, massa) ao longo das refeições. Faça 6 refeições/dia. Elimine açúcar, refrigerantes, doces, compotas. Coma fruta como sobremesa. Faça exercício: caminhar diariamente (vigie os pés, beba água). Controle o seu peso. Vigie os valores do seu açúcar no sangue. OBESIDADE Reduza o total de calorias da dieta (nomeadamente gorduras, doces, álcool). Reduza a quantidade dos alimentos com excepção dos vegetais, mantendo a alimentação equilibrada nos diversos nutrientes. Não faça dietas disparatadas. Mesmo os alimentos saudáveis engordam se comidos em excesso. Coma 6 a 7 refeições mas em pequenas quantidades. Aumente o consumo de hortaliças, legumes (cozidos) e saladas. Use sopa de legumes sem farináceos (sem batata ou arroz, engrossada com cenoura, nabo ou outros). Faça exercício físico: caminhe diariamente, 1 hora. Note: uma alimentação saudável e uma boa dose de actividade física traz benefícios para a saúde mesmo que o peso se mantenha igual. SEDENTARISMO A actividade física moderada tem efeitos benéficos sobre a Doença Coronária: - Ajuda a controlar outros factores de risco: hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade, stress; facilita o abandono do tabagismo. - Melhora a capacidade física e bem-estar. - Adapta o coração e os músculos ao esforço com menor necessidade de trabalho do coração. Diminui as complicações e melhora a sobrevivência. Recomenda-se caminhadas. Deve ser progressivo. Nos primeiros 15 dias caminhe em plano. Inicie por exemplo por 10 minutos e aumente progressivamente o tempo até 1 hora/ dia. Esta hora pode ser seguida ou em períodos (ex: 6 vezes 10 minutos, 4 vezes 15 minutos, 3 vezes 20 minutos, 2vezes 30 minutos). Só depois deve acelerar o passo ou usar inclinações de terreno. Conselhos: Após 2 horas de refeição principal.

5 Aqueça nos primeiros 10 minutos e arrefeça nos últimos 10 minutos com exercício leve. Hidrate-se bebendo água. Use roupa e calçado apropriado. Se é diabético vigie o seu nível de açúcar e vigie os pés. Não deve continuar se sentir dor, falta de ar, cansaço intenso, tonturas, mal-estar Deve sentir que não está ofegante, falando com facilidade. Evite exercícios de força (levantar, empurrar e lançar pesos; serrar madeira,...) ou esforços prolongados com os braços no ar (ex: pintar paredes). Evite o espírito competitivo. Não utilize saunas, banhos-turcos ou jacuzzis. STRESS Há factores de ordem psicológica que predispõem à doença: - Sentimento de urgência no tempo (o tempo não chega para tudo que há a fazer) - Envolvimento no trabalho; noção de bom trabalhador. - Exigência em relação a si mesmo - Hostilidade (agressividade nem sempre manifesta). Dificuldade em expressar sentimentos. - Isolamento social Deve aprender a relaxar-se. Procure uma vida tranquila. ADIRA A UMA VIDA CALMA E ALEGRE. Não se esqueça que: - O trabalho é útil e necessário mas não é o único objectivo na vida - Partilhe com prazer a companhia de amigos, colegas e familiares, sem exigir que façam sempre o que você quer. - Treine-se a fazer relaxamento diariamente. Mereça alguns períodos de repouso ao longo do dia. Concentre-se na respiração calma, ampla lenta, rítmica. Sinta o ar fluir pelas narinas, entrando fresco e saindo aquecido. Deixe a sua mente relaxar. Os pensamentos vêm à mente, deixe-os sair com suavidade focando a sua atenção na respiração. Visualize algo que o acalme: uma chama, um pôr-do-sol, uma montanha serena, um rio a fluir, e deixe a serenidade e o relaxamento estender-se ao longo do seu corpo.

6

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador Hipertensão Arterial Promoção para a saúde Prevenção da doença Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador O que é a Pressão Arterial? É a pressão que o sangue exerce nas paredes das

Leia mais

enfarte agudo do miocárdio

enfarte agudo do miocárdio enfarte agudo do miocárdio O que é o enfarte agudo do miocárdio (EAM)? Qual é o tratamento no Enfarte Agudo do Miocárdio? O Enfarte Agudo do Miocárdio é a morte de parte do músculo O tratamento depende

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos 19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas,

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal. No entanto, a taxa de mortalidade

Leia mais

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR JANEIRO 2 GUIA PRÁTICO OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER O estilo de vida levou a que as refeições tradicionais fossem substituídas por snacks (refeições ligeiras e apressadas

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco POR QUE LARGAR O CIGARRO? Parar de fumar é um problema matemático! Basta contabilizar as mais de 5.000 substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro (incluindo: acetona, amônia, arsênico, benzeno, etc.),

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T4 Nesta aula iremos estudar a circulação sanguínea (circulação pulmonar e circulação sistémica), a linfa (constituição e funções) e as doenças cardiovasculares (enfarte do

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Mulher Ativa. Mantendo uma vida ativa, vai ver uma taxa de perda de peso muito boa e vai-se manter saudável ao mesmo tempo.

Mulher Ativa. Mantendo uma vida ativa, vai ver uma taxa de perda de peso muito boa e vai-se manter saudável ao mesmo tempo. Mulher Ativa Abaixo irá encontrar planos de dieta para ter sucesso. Cada um desses planos foi especificamente formatado com um número preciso de calorias, proteínas e hidratos de carbono para manter o

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

2. Como atua o SAL no nosso organismo. 3. De onde vem o SAL da nossa alimentação. 4. Como diminuir o SAL na alimentação

2. Como atua o SAL no nosso organismo. 3. De onde vem o SAL da nossa alimentação. 4. Como diminuir o SAL na alimentação 1. O que é o SAL? 2. Como atua o SAL no nosso organismo 3. De onde vem o SAL da nossa alimentação 4. Como diminuir o SAL na alimentação 1. O que é o SAL? O SAL existe sob diversas formas no globo terrestre.

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA O TAMANHO DO PROBLEMA Doenças cardiovasculares Total de mortes: 281.695/ano AVC 89.489 80% DAC 84.798 40% Outras DCV 107.408 Hipertensão Fonte: Datasus 2001 Dados Mundiais Mortes em 2000 atribuíveis a

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

DOENÇAS CARDIO VASCULARES. O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13

DOENÇAS CARDIO VASCULARES. O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13 DOENÇAS CARDIO VASCULARES O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM) INTRODUÇÃO EPIDEMIOLOGIA FATORES DE RISCO COMPLICAÇÕES

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Menopausa É uma fase NORMAL na vida da mulher Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Quando surge a Menopausa? A menopausa, normalmente, surge por volta da 5ª década

Leia mais

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Formadores: L.B Enfermeira UCC P.P Enfermeira UCC T.F Enfermeira UCC N.A Aluno de Mestrado em Enf.Com. E Saúde Publica Como

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50 Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa. Quando o clima esquenta, o desafio é maior: água, sucos naturais e outros

Leia mais

Emagrecer Natural. Dieta da Proteína Cardápio Completo. Fase 1: Indução - Menos de 10g de Carboidratos por dia.

Emagrecer Natural. Dieta da Proteína Cardápio Completo. Fase 1: Indução - Menos de 10g de Carboidratos por dia. Dieta da Proteína Cardápio Completo Fase 1: Indução - Menos de 10g de Carboidratos por dia. Este cardápio é uma das sugestões possíveis, se preferir pode combinar os diferentes alimentos permitidos na

Leia mais

Indicadores do Estado de Saúde de uma população

Indicadores do Estado de Saúde de uma população Indicadores do Estado de Saúde de uma população O que é a Saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bemestar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de

Leia mais

EMENTA - Colaboradores Valência de Infância

EMENTA - Colaboradores Valência de Infância Dia Prato EMENTA - Colaboradores Valência de Infância 5 a 9 de setembro de 2016 Colaboradores Segunda-feira 05 Terça-feira 06 Quarta-feira 07 Quinta-feira 08 Sexta-feira 09 Creme de legumes 9,12 Fêveras

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA... 2 SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...10 MONITORAÇÃO AMBULATORIAL...12 CRISE HIPERTENSIVA...13

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL Maio, 2011 Saúde, Paz e Bem-Estar em um ambiente cercado pela natureza Saúde e você Como encarar a pressão alta? por Dr. Manfred Krusche 1 Quando vamos ao consultório médico

Leia mais

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares.

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares. obesidade O que é a obesidade? A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século XXI! O excesso de peso e a obesidade são diferentes graus de uma doença em que se verifica

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Sopa Sopa de abóbora com peru 4 Peru assado com esparguete e salada 1,3,12 Dieta Peru assado ao natural com esparguete e salada 1,3,5,6,12 Sopa Juliana de legumes com

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

CSP ENTRONCAMENTO RESTAURANTE Semana de 1 a 1 de julho de 2016 Almoço

CSP ENTRONCAMENTO RESTAURANTE Semana de 1 a 1 de julho de 2016 Almoço CSP ENTRONCAMENTO RESTAURANTE Semana de 1 a 1 de julho de 2016 Almoço Sopa Sopa de agrião 1,3,5,6,7,8,12 Prato Bifinhos de frango com cogumelos, arroz de sultanas e salada mista 5,6,7,8 Dieta Bife de frango

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos

Leia mais

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010. semana

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010. semana DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010 semana 1 chávena almoçadeira de leite meio-gordo 1 pão 1 fatia de fiambre de peru 1 iogurte líquido 6 bolachas maria 0,33 0,40 1 prato de sopa de abóbora

Leia mais

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR HIPERCOLESTEROLÉMIA FAMILIAR INFORMAÇÃO PARA O UTENTE, PAIS OU ACOMPANHANTES NOME DO MEDICO DE REFERÊNCIA: CONTATO: NOME DO ENFERMEIRO DE REFERÊNCIA: CONTATO: HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR DIETOTERAPIA

Leia mais

Conheça os principais grupos de alimentos e suas quantidades diárias

Conheça os principais grupos de alimentos e suas quantidades diárias Para garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes na nossa dieta, precisamos saber quais são os alimentos e as porções adequadas para colocarmos no nosso prato, seja ele das

Leia mais

Infarto Agudo do Miocárdio

Infarto Agudo do Miocárdio Infarto Agudo do Miocárdio PROGRAMA DE CUIDADOS CLÍNICOS O que é Programa de Cuidados Clínicos? Programa de Cuidados Clínicos é uma forma organizada de acompanhar o paciente com infarto agudo do miocárdio,

Leia mais

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia!

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir no máximo 5gr = 6 de sal (2gr de sódio) por dia!!! gr de Sal!!! 1 colher de chá O que é

Leia mais

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite.

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. SEMANA 1 PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. Pequeno - Almoço: Iogurte de aromas, bolacha água e sal. Lanche: Sandes (pão de trigo)

Leia mais

EMENTA - VALENCIA TERCEIRA IDADE

EMENTA - VALENCIA TERCEIRA IDADE 21 22 23 24 25 26 27 Abrótea grelhada com arroz de tomate e legumes 5,6 Mousse de chocolate 1,7,8 fruta Filetes de pescada fritos com salada russa e feijão verde 1,3,4,5,6 Filetes de pescada escalfados

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Segunda Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de aves estufadas com molho

Leia mais

Salmão em 20 minutos? www.mardanoruega.com

Salmão em 20 minutos? www.mardanoruega.com Salmão em 20 minutos? RECEITAS SIMPLES, DE AROMA DELICADO Com Salmão da Noruega. Das águas frias e cristalinas da Noruega chega-nos o melhor salmão. De aroma delicado e carne rosada é ideal para confeccionar

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

Módulo 4. Princípios de nutrição

Módulo 4. Princípios de nutrição Módulo 4 Princípios de nutrição O que é a nutrição? Nutrição é um acto involuntário e inconsciente e abrange toda uma série de processos que se realizam independentemente da vontade do indivíduo. É um

Leia mais

Obesidade: panorama brasileiro

Obesidade: panorama brasileiro Mesa Redonda Publicidade de alimentos dirigida ao público infantil IDEC e Instituto Alana São Paulo, 10 de março de 2009 Obesidade: panorama brasileiro Carlos A. Monteiro carlosam@usp.br Departamento de

Leia mais

Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega

Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Verdadeiros Clássicos? www.mardanoruega.com Salmão da Noruega O verdadeiro sabor da Noruega Reconhecido pela sua qualidade superior e aroma delicado,

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

6 RECEITAS SAUDÁVEIS

6 RECEITAS SAUDÁVEIS 1) Polvo assado no forno Preparação: 1 hora e 50 minutos 6 RECEITAS SAUDÁVEIS Calorias: 144 kcal/pessoa Interesse nutricional: O polvo é pobre em calorias e constitui boa fonte de proteínas, e de outros

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO!

MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO! MAIO, MÊS DO CORAÇÃO MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO! 12 A 31 DE MAIO DE 2008 EXPOSIÇÃO ELABORADA PELA EQUIPA DO SERVIÇO DE CARDIOLOGIA, COORDENADA PELA ENFERMEIRA MARIA JOÃO PINHEIRO. B A R R

Leia mais

OS 8 COMPROMISSOS PARA UMA FAMÍLIA MAIS SAUDÁVEL E POSITIVA

OS 8 COMPROMISSOS PARA UMA FAMÍLIA MAIS SAUDÁVEL E POSITIVA OS 8 COMPROMISSOS PARA UMA FAMÍLIA MAIS SAUDÁVEL E POSITIVA 1. Tomamos sempre o pequeno-almoço A ausência da primeira refeição da manhã ou a toma de um pequeno-almoço inadequado tem consequências que vão

Leia mais

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho!

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! Alimentação Complementar após 6 meses Estagiárias-Nutrição UFMA A alimentação complementar, serve para complementar e não substituir o leite

Leia mais

Fundação CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 2 a 6 de julho de 2018

Fundação CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Sopa Creme ervilhas 367 127 30,3 4,4 10,7 2,4 0,0 0,9 Prato Arroz de aves 1095 262 13,7 2,4 22,1 11,9 0,1 0,0 Sopa Sopa de couve-flor 557 420 42,1 6,0 8,8 1,3 0,0 0,5 Prato

Leia mais

Merenda Escolar - Educação Nutricional

Merenda Escolar - Educação Nutricional Merenda Escolar - Educação Nutricional O serviço da merenda escolar é valioso para suplementar a alimentação que a criança recebe em casa e para propiciar educação nutricional na escola. O serviço da merenda

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Almoço Faixa Etária (anos)

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Almoço Faixa Etária (anos) Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Sopa Creme de Legumes 3-15 493,8 118,0 3,7 5,5 0,7 13,3 3,5 4,1 Atum à bolonhesa com esparguete e couve-de-bruxelas cozida 1,4,5,6 3-6 2399,3 573,4 39,4 21,0 1,9 57,7

Leia mais

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano. 1. A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano.

Leia mais

Bacalhau da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega

Bacalhau da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Bacalhau da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Verdadeiros Clássicos? www.mardanoruega.com Bacalhau da Noruega Verdadeiro clássico à mesa dos portugueses Das águas frias e cristalinas da

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

Semana de08/09/2014 a 12/09/2014. Terça-Feira 0 Kcal

Semana de08/09/2014 a 12/09/2014. Terça-Feira 0 Kcal 815 Kcal 670 Kcal 0 Kcal 0 Kcal 0 Kcal FT 0 0 0 0 0 Sopa Semana de08/09/2014 a 12/09/2014 08/set Vegetais Sobremesa Pão 0 09/set Sopa Vegetais Sobremesa Pão 0 10/set Sopa Vegetais Sobremesa Pão 0 11/set

Leia mais

Salada de fusilli com queijo, ovo, cogumelos, cenoura e milho 619 148 4,5 1,5 1,5 0,1 19,9

Salada de fusilli com queijo, ovo, cogumelos, cenoura e milho 619 148 4,5 1,5 1,5 0,1 19,9 0 0 0 Semana 04/04/2016 a 08/04/2016 Segunda-Feira Sopa Feijão verde 253 61 2,4 0,4 2,2 0,1 8,1 Almôndegas estufadas com puré Milho, Pepino e Tomate de mistura 546 131 6,1 2,5 0,5 0,2 23,7 Terça-Feira

Leia mais

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA DIRECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE ARGANIL Escola Básica nº2 de Arganil CEF TIPO 3 (NÍVEL 2) Assistente / Práticas Administrativas - Ano Lectivo - 2009/2010 Módulo 1: Introdução

Leia mais

Sopa Feijão verde 253 61 2,4 0,4 2,2 0,1 8,1 1,6. Segunda-Feira. Almôndegas estufadas com puré. Prato e Vegetais. Milho, Pepino e Tomate

Sopa Feijão verde 253 61 2,4 0,4 2,2 0,1 8,1 1,6. Segunda-Feira. Almôndegas estufadas com puré. Prato e Vegetais. Milho, Pepino e Tomate Sexta-Feira Quinta-Feira Quarta-Feira Terça-Feira Segunda-Feira DGEstE Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares 0 0 0 Semana 04/04/2016 a 08/04/2016 Sopa Feijão verde 253 61 2,4 0,4 2,2 0,1 8,1 1,6

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza ALIMENTAÇÃO A alimentação é um processo de seleção de alimentos, fruto das preferências, das disponibilidades e

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 A recente recomendação do Conselho Nacional de Segurança

Leia mais

Malnutrição Conceitos gerais

Malnutrição Conceitos gerais Malnutrição Conceitos gerais Desnutrição proteico-calórica (primária) taxas de mortalidade elevadas entre 1 e 4 anos. Kwashiorkor ocorre na 1ª infância durante e/ou após o desmame. Marasmo situação de

Leia mais

Barriguinha Para que te quero?

Barriguinha Para que te quero? Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura

Leia mais

Segunda-feira 31 de julho. Terça-feira 1 de agosto. Quarta-feira 2 de agosto. Quinta-feira 3 de agosto. Sexta-feira 4 de agosto. Sábado 5 de agosto

Segunda-feira 31 de julho. Terça-feira 1 de agosto. Quarta-feira 2 de agosto. Quinta-feira 3 de agosto. Sexta-feira 4 de agosto. Sábado 5 de agosto EMENTA Segunda-feira 31 de julho Empadão de Carne Terça-feira 1 de agosto Bacalhau à Gomes de Sá Jardineira de novilho Quarta-feira 2 de agosto Salada de Feijão Frade c/atum Carne de Porco à Primavera

Leia mais

FEVEREIRO. Leite, bolinha de mistura com chourição ou manteiga

FEVEREIRO. Leite, bolinha de mistura com chourição ou manteiga Sopa Agrião 73 3,0 1,4 11,9 Lulas estufadas com arroz branco e salada 253 17,4 8,1 26,8 1 Peixe cozido com batata e 244 21,0 8,5 20,2 Sobremesa Mousse de chocolate ou fruta da época 209 / 81 7,1 / 1,1

Leia mais

Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar. Normas de Utilização do Serviço

Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar. Normas de Utilização do Serviço Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar Normas de Utilização do Serviço Considerando a necessidade de adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric Impacto Global das Doenças Cardiovasculares Digestive 4% Respiratory 7% Neuropsychiatric 2% Injury 9% Other 3% Infectious & Parasitic 19% Respiratory Infections 7% Maternal & Perinatal 5% Cardiovascular

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Sopa Feriado 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Prato 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 ada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa Sopa de abóbora

Leia mais

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto.

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto. COLESTEROL ALTO Colesterol é uma substância essencial ao organismo, mas quando em excesso, pode prejudicar. Cerca de 40% da população tem colesterol alto. MAS O Colesterol Total não é o valor perigoso,

Leia mais

COLÉGIO CASTANHEIRO Semana de 1 a 2 de setembro de 2016 Almoço

COLÉGIO CASTANHEIRO Semana de 1 a 2 de setembro de 2016 Almoço Semana de 1 a 2 de setembro de 2016 Sopa Hortícolas Opção Sobremesa Sopa Hortícolas Opção Sobremesa Sopa Prato Hortícolas Opção Sobremesa Sopa Alho Francês 5,6 Croquetes de carne no forno com arroz de

Leia mais

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA Refeições Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Pequeno Almoço/

Leia mais

III POR QUE ENGORDAMOS?

III POR QUE ENGORDAMOS? Dr. Marcos Sandoval Medeiros de Freitas III POR QUE ENGORDAMOS? A resposta a esta pergunta não é fácil e simples como parece, e a maioria das colocações quase sempre vão sugerir e apontar em direção a

Leia mais

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org g olf or w. coo n lf o o d p l a et. g or co w w et. ww w.efa d.o.eufic.org w ww rg Lembras-te de quando aprendeste a andar de bicicleta? A parte mais importante foi conseguir o equilíbrio certo. Quando

Leia mais

PESQUISA RECENTE DEMONSTROU QUE OS CONSUMIDORES CONSIDERAM A CARNE SUÍNA : PONTOS FORTES : É SABOROSA ( 92% das respostas )

PESQUISA RECENTE DEMONSTROU QUE OS CONSUMIDORES CONSIDERAM A CARNE SUÍNA : PONTOS FORTES : É SABOROSA ( 92% das respostas ) CARNE SUÍNA : MITOS E VERDADES Renata Segismundo Med.Veterinária rsnutron@terra.com.br PESQUISA RECENTE DEMONSTROU QUE OS CONSUMIDORES CONSIDERAM A CARNE SUÍNA : PONTOS FRACOS : FAZ MAL E É PERIGOSA (35%)

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

Ementa 01 a 07 Fev 2016

Ementa 01 a 07 Fev 2016 Ementa 01 a 07 Fev 2016 Segunda - 1Fev 2Fev 3Fev Cenoura com nabiças Lombinhos no forno com arroz de grão. Feijão-verde cozido Lombinhos no forno simples com arroz de grão. Feijão-verde cozido + Pão de

Leia mais

Ementa Geral Sala: Lilás Laranja - Azul CATL Semana de 02 a 06 de Abril Leite simples + Pão com Creme Vegetal

Ementa Geral Sala: Lilás Laranja - Azul CATL Semana de 02 a 06 de Abril Leite simples + Pão com Creme Vegetal 02/04 03/04 04/04 05/04 06/04 Semana de 02 a 06 de Abril 2018 Fechado Iogurte Líquido Aromas + Bolachas Maria Sopa: Couve Lombarda (Batata, nabo, abóbora, curgete, couve lombarda) Prato: Perca à lagareiro

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

COLÉGIO D. JOSÉ I SEMANA DE 1 A 5 DE ABRIL

COLÉGIO D. JOSÉ I SEMANA DE 1 A 5 DE ABRIL SEMANA DE 1 A 5 DE ABRIL Energia (a) SEGUNDA (Kcal) Sopa Sopa de letras (batata, cebola, massa, cenoura) 109 Prato Peixe (badejo) assado com arroz branco 264 Salada Alface, couve roxa, tomate 54 Sobremesa

Leia mais