PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula"

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE Secretaria de Educação Centro de Inclusão Digital Coordenação Pedagógica de Mídias na Educação Projeto de Alfabetização Com O Uso do Software Luz Do Saber PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula Araripe

2 Planejamento Programa Luz do Saber Rotina de Sala de Aula Tema Gerador: Higiene Orientadores: Luiz Carlos O. Galdino Maria Rodrigues de Alencar

3 Rotina Para o Andamento das Aulas Tema: Higiene Planejamento Programa Luz do Saber Intervenções pedagógicas. Tema HIGIENE Rotina da 1ª Semana 1º Dia Primeiramente explore junto com os alunos a imagem da tela fazendo as seguintes perguntas: Quem aparece na imagem? O que ele esta fazendo? Vocês escovam os dentes? Quantas vezes por dia? E na sua escola vocês escovam os dentes? Vocês acham importante escovar os dentes? Por quê? Em seguida diga aos alunos que o tema da próxima atividade é HIGIENE. Veja se os alunos reconhece as quatros formas da letra H (apenas apontando para cada uma delas e pedindo que o aluno diga qual a letra). Atividades Manuais: 1. Apresentação das regras de higiene em cartaz (sem leitura) 2. Solicitação de levantamento de hipóteses sobre a tipologia textual. O que vocês acham que este texto é: uma noticia uma música, uma piada? Por quê?

4 3. Leitura apontada do texto, pelo professor, com ritmo, fluência e entonação. 4. Discussão sobre o entendimento das idéias do texto 5. Releitura do texto com a colaboração dos alunos, com destaque para as regras básicas de higiene. 6. Solicitação para que localizem informações principais do texto. 7. Finalizar a reflexão fechando o conceito de unidade temática: Qual a intenção desse texto? Analise das relações entre grafema x fonema (letra x som) Aquisição do código escrito 1- Solicitar que localizem no texto quais as palavras que já conhecem e as leiam. 2- Encaminhar a escrita dessas palavras de forma que souberem escrever no momento (hipóteses). Fazer a reconstrução do texto junto com os alunos, entregando a cada um uma palavra, e assim cada um tentará descobrir que palavra ficou. 2º Dia Explore junto com os alunos a palavra geradora HIGIENE fazendo as seguintes perguntas: A palavra HIGIENE tem quantas letras? Qual a primeira letra? Qual a ultima letra? A palavra HIGIENE tem quantas silabas? Qual a primeira silaba? Qual a ultima silaba? OBS: Sempre explicar para o aluno o conceito PRIMEIRO (o que vem no começo da palavra) e ÚLTIMO (o que vem no final da palavra). Explicar também que podemos contar silabas (ou pedacinhos da palavra) contando quantas vezes abrimos a boca para falar a palavra ou colocando um dedinho para cada vez que abrir a boca. Em seguida dê exemplos para que o aluno possa compreender.

5 Em seguida pedir para que o aluno escute atentamente as regras de higiene. Diga que vai fazer perguntas a todos eles sobre o que estão ouvindo e pra responderem eles tem que prestar muita atenção. Após o aluno ouvir faça as seguintes perguntas: O texto fala de quê? (explorar o assunto do texto) Qual o título do texto? E o que são regras? Quais as regras básicas de higiene? Porque devemos lavar as mãos antes das refeições? Porque devemos lavar os alimentos antes de comê-los? Porque devemos escovar os dentes depois das refeições? Pergunte aos alunos se eles sabem o que é higiene, e peça para que eles mesmos dêem exemplos de hábitos de higiene que tenham em casa. Atividade Manual: 1- Desenhar ou colar no caderno dos alunos as imagens referentes aos produtos de higiene e logo após pedir para que o aluno faça a correspondência. 3º Dia DECOMPOSIÇÃO DA PALAVRA GERADORA Pedir que os alunos realizem a leitura da palavra e em seguida fazer as seguintes perguntas: A palavra higiene tem quantas letras? Qual a primeira letra? Qual a ultima letra? A palavra higiene tem quantas silabas? Qual a primeira silaba? Qual a ultima silaba?

6 Aproveitar a atividade e explicar para os alunos que o H no início de palavras é mudo, ou seja, não possui som, dessa forma devemos ler o som da letra que vem depois do H. Faça a demonstração fornecendo exemplos para os alunos: higiene, hora, helicóptero, homem, humano (sempre chamando a atenção dos alunos para observar o H no inicio da palavra). Forneça também exemplos onde a letra H forma as sílabas (NHA, NHE, NHI, NHO, NHU) ninho, lenha, passarinho, minhoca e (LHA, LHE, LHI, LHO, LHU) olho, folha, palha, espelho, explorando bem o som dessas sílabas. Lembrar também que na palavra HIGIENE a letra E é lida sozinha no meio da palavra e portanto vale como uma sílaba. Em seguida peça que os alunos digam outras palavras que: Comecem com a mesma silaba inicial de higiene (HI). Comecem com a mesma silaba final de higiene (NE). Comecem com a mesma silaba do meio da palavra higiene (GI) Comecem com a mesma silaba do meio da palavra higiene (E). Atividade Manual: 1- Pedir que o aluno forme palavras com inicial H, N,G,E 2- Fazer um ditado com gravuras dos produtos de higiene. 4º Dia FAMÍLIA SILÁBICA instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender e responder.

7 Após os alunos ouvirem o som de todas as sílabas pergunte aos alunos se eles sabem por que a família silábica do G está incompleta. Em seguida explique que o G com E tem o som GE de GELO, o G com I tem o som GI de GIRAFA, mas o G com A tem o som GA de GATO, o G com O tem o som GO de GOLEIRO, o G com U tem o som GU de GULOSO. Assim usamos as sílabas JA, JO, JU para escrever palavras com esses sons. Em seguida peça que os alunos formem palavras utilizando essas sílabas no começo, no meio ou no fim das palavras. Após cada palavra formada o aluno deverá escrever no seu caderno e realizar a leitura. Ao final veja quem conseguiu formar mais palavras. Caso algum aluno apresente maior dificuldade ajude-o a formar algumas palavras. Para iniciar peça que eles formem as palavras HIGIENE, GELO, ELEFANTE. Contudo o educador deverá incentivar o aluno a realizar a atividade. Aproveitar a atividade para revisar quais são as vogais (a, e, i, o, u, y) e quais são as consoantes. Atividade Manual: 1- Realizar com os alunos um bingo com as vogais, 2- Realizar um bingo com as consoantes, 3- Pedir que o aluno forme palavras de acordo com as famílias silábicas da palavra geradora. 5º Dia BINGO instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade?

8 Como os alunos já jogaram o bingo em outras atividades mude um pouco a regra do jogo da seguinte forma: Primeiro peça para que cada um leia as silabas da sua cartela em voz alta. O educador deverá acompanhar a leitura de cada cartela observando se o aluno realiza a leitura corretamente. Diga aos alunos que só passa de atividade aquele que bater ou disser uma palavra começada com cada silaba que faltou para preencher a cartela, dessa forma o aluno tem mais atenção na atividade. Atividade Manual 1- Realizar um bingo dos amigos na sala de aula Obs; Explicar para o aluno que será realizado um bingo dos amigos, onde eles irão pegar uma folha sem pauta dividirá em quatro espaços e escreverão o nome de apenas 4 colegas da sala. Enquanto isso o professor pegará os nomes de todos da sala presentes. E assim sucessivamente, desenvolverá o jogo. Trabalhando a escrita de nomes próprios. Rotina da 2ª Semana 1º Dia LIGAÇÃO instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender e responder. Em seguida convide os alunos a descobrirem quais palavras estão na atividade.

9 Primeiramente peça que os alunos localizem na atividade a palavra HOMEM. Caso o aluno não consiga o educador devera dar dicas como: a primeira letra é H, a ultima letra é M e tem cinco letras e começa com a silaba HO. (fornecer uma dica por vez, dando tempo para o aluno pensar). Após todos os alunos conseguirem localizar o educador deverá fazer as seguintes perguntas: A palavra HOMEM tem quantas silabas? (pedir que os alunos pronunciem a palavra devagar e contem quantas vezes abrem a boca para falar a palavra. Diga ainda que cada pedacinho falado é uma sílaba da palavra). Qual a primeira sílaba da palavra HOMEM? Diga uma palavra que começa com a mesma sílaba inicial da palavra HOMEM. OBS: Utilizar o mesmo procedimento com as demais palavras da atividade. Em seguida explore junto com os alunos os nomes das figuras. Depois de todas essas intervenções peça que os alunos realizem a atividade. OBS: O educador deverá está sempre circulando próximo aos alunos observando quais precisam de mais explicações para realizar a atividade corretamente. Atividade Manual 1. Realizar essa mesma atividade manual usar o quadro, onde o professor criará uma atividade de ligação de imagem com a palavra referente. E Assim criar inúmeras atividades. 2º Dia

10 JOGO DA MEMÓRIA instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender. Em seguida pergunte aos alunos: Vocês gostam de brincar de jogo da memória? Quem lembra como é que se brinca de jogo da memória? Quem lembra porque o jogo tem esse nome? Explore junto com os alunos as palavras que estão na atividade, para isso peça que eles localizem a palavra HORA forneça dicas como: começa com a letra H, termina com a letra A, tem 4 letras, e começa com a sílaba HO. Repetir esse procedimento com as demais palavras da atividade. Em seguida explore o nome das figuras pedindo ainda que os alunos digam qual sílaba inicial. Em seguida convide os alunos a realizarem a atividade observando ainda o tempo gasto na atividade. Atividade Manual 1- Criar frases simples com palavras de preferência dissílabo, e fazer um jogo de memória na sala de aula na prática. 3º Dia

11 FORMAÇÃO DE PALAVRAS instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender. Em seguida explore junto com os alunos os nomes das figuras. Quando os alunos descobrirem o nome da figura GIRAFA questione a escrita da palavra da seguinte forma: Como é que escreve GI? (resposta do aluno: um G com I ). Como é que escreve RA? (resposta do aluno: um R com A ). Como é que escreve FA? (resposta do aluno: um F com A ). OBS: Utilize o mesmo procedimento para todas as outras figuras Peça aos alunos que realizem a atividade. Ao concluírem diga o nome de cada palavra e peça que os alunos contem a quantidade de sílabas (pedir que os alunos pronunciem a palavra devagar e conte quantas vezes abre a boca para falar a palavra. Diga ainda que cada pedacinho falado é uma sílaba da palavra). Observe ainda se algum aluno percebe que as palavras já estão separadas em sílabas, como estratégia ele poderá contar as sílabas na atividade. OBS: o professor poderá também lançar um desafio e pedir que os alunos formem outras palavras utilizando somente as silabas desta atividade. Para isso forneça aos alunos lápis e papel para que escrevam as palavras que conseguirem formar. Atividade Manual 1- Trabalhar a escrita de palavras, formação de sílabas e palavras. 2- Em cada palavra trabalhar a quantidade de silaba através de palmas e assim sucessivamente. 4º Dia

12 SEPARAÇÃO DE SÍLABAS Primeiramente questione com os alunos sobre o que eles acham que deverão fazer nessa atividade. Em seguida convide os alunos a ler e descobrir quais palavras estão na atividade. Para isso pedir que os alunos localizem a palavra HUMANO. Caso não consigam o educador deverá dar dicas como: tem 6 letras, começa com a letra H e termina com a letra O e a primeira sílaba é HU. Quando todos os alunos encontrarem pergunte quantas sílabas tem a palavra (para responder o aluno deverá pronunciar a palavra devagar e contar quantas vezes abre a boca para falar a palavra. Diga ainda que cada pedacinho falado é uma sílaba da palavra). OBS: Utilizar o mesmo procedimento para as demais palavras da atividade. Em seguida peça que os alunos realizem a atividade. Ao concluírem peça ainda que eles realizem a leitura das sílabas formando as palavras. Lance o desafio e veja quem consegue formar mais palavras utilizando as sílabas das palavras dessa atividade. Forneça aos alunos lápis e papel para que anotem as palavras formadas. Depois peça que cada um leia as palavras que conseguiu formar. Atividade Manual 1- Pode-se realizar a atividade anterior. 5º Dia

13 PALAVRA SECRETA instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender. Explore o nome da atividade perguntando aos alunos: porque a palavra é secreta? Em seguida pergunte individualmente qual figura tem na sua atividade. Pergunte quais alunos tem a mesma figura. Caso o aluno não descubra questione sobre a figura ou forneça alguma dica. Logo depois pergunte: Quantas letras tem a palavra TIGELA? (o aluno poderá contar na atividade) Como é que escreve TI? (resposta do aluno: um T com I ) Como é que escreve GE? (resposta do aluno: um G com E ). Como é que escreve LA? (resposta do aluno: um L com A ). Utilizar o mesmo procedimento com os demais alunos. Pedir que os alunos realizem a atividade com bastante atenção. Eles deverão clicar nas letras para escrever a palavra que corresponde a figura tendo ainda cuidado com as cores verde que indica acerto e a cor vermelha que indica erro. Cada letra errada faz com que o sol da imagem ao lado caia até sumir. Caso o sol desapareça o jogo termina, e você perde. Atividade Manual 1- O professor levará uma ou várias palavras e aluno tentará ler e descobrir que palavra é, caso seja de muita dificuldade o professor dará dicas, até o aluno descobrir a palavra. 2- Professor poderá levar musica para o aluno descobrir qual o nome da musica. 3- Professor poderá levar adivinhações de acordo com a realidade do aluno.

14 Rotina da 3ª semana 1º Dia LEIA E COPIE instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender. Em seguida convide os alunos a ler e descobrir quais palavras estão na atividade. Para isso peça que os alunos localizem a palavra GIRAFA. Caso o aluno não consiga, o educador deverá dar dicas como: Começa com a sílaba GI. Como é que escreve o GI? Termina com a sílaba FA. Como é que escreve o FA? A palavra GIRAFA tem quantas sílabas? (pedir que os alunos pronunciem a palavra devagar e conte quantas vezes abre a boca para falar a palavra. Diga ainda que cada pedacinho falado é uma sílaba da palavra). OBS: repetir o mesmo procedimento com todas as outras palavras. Em seguida pedir que os alunos realizem a atividade. Atividade Manual

15 Professor poderá sugerir um trabalho de colagem onde, o aluno cortará e colará palavras que tenham a silaba trabalhadas na atividade do computador. 2º Dia SEGREDO DAS PALAVRAS instrução pergunte: O que nós vamos fazer nessa atividade? Caso o aluno não compreenda a instrução o educador deverá ler a instrução em voz alta e fazer a pergunta novamente até que o aluno consiga compreender. Explique ainda que cada quadrinho possui uma palavra, mas que as sílabas dessa palavra estão todas misturadas. Explique que a palavra só pode ser formada com as sílabas do mesmo quadrinho. Peça que os alunos leiam as sílabas, ordene e descubra qual é a palavra e em seguida digite abaixo. Caso algum aluno tenha muita dificuldade e não consiga realizar indique pelo menos a primeira sílaba e deixe que ele descubra o restante. Em seguida peça individualmente que os alunos realizem a leitura das palavras descobertas. Atividade Manual: Professor deverá confeccionar em papel dupla face um alfabeto móvel para desenvolver diversas atividades, como formação de silabas e de palavras.

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O POEMA INFÂNCIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O POEMA INFÂNCIA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O POEMA INFÂNCIA Infância Aninha pula amarelinha Henrique brinca de pique Marília de mãe e filha Marcelo é o rei do castelo Mariazinha sua rainha RATO Carola brinca de bola Renato

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula mais alguns exercícios para você aplicar as dicas das aulas anteriores. (Mateus Machado) EXERCÍCIOS Faça todos estes desenhos em uma folha A4 usando o lápis HB. 1. LINHAS IMAGINÁRIAS

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

nós na sala de aula - módulo: inglês 1º ao 3º ano - unidade 3

nós na sala de aula - módulo: inglês 1º ao 3º ano - unidade 3 Com o objetivo de praticar o vocabulário sobre as relações familiares e de permitir que os alunos usem sua criatividade, vamos propor que eles montem uma Family Tree do seu avatar (criado da unidade 1).

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA MATERNAL I TARDE - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS S CAIXA DOS CONTOS Construindo um texto coletivo... Em uma caixa fechada são colocados vários objetos de modo que contemple o número de alunos da sala de aula. Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 1º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS TEMA CENTRAL da apostila DEUS E EU Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos

Leia mais

X 2 = Subtrair também é dividir. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Aplicação. Preparação

X 2 = Subtrair também é dividir. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Aplicação. Preparação Para desatar esse nó, deve-se recorrer apenas às operações de subtração como um método alternativo para a divisão. Você verá que é bem simples e requer apenas atenção na hora de subtrair. Uma atividade

Leia mais

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Projeto Alimentação Saudável Brincando com os alimentos Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Descrição: O presente projeto

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

:: NOVA ESCOLA ON-LINE ::

:: NOVA ESCOLA ON-LINE :: Page 1 of 5 Planos de aula Educação Infantil Conhecimento de Mundo Linguagem Verbal Escrita e Linguagem Escrita Plano de trabalho Nomes próprios Introdução Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA

AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA UMA SÉRIE GRATUITA DE 3 VÍDEOS #1 www.comoeducarseusfilhos.com.br O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE PDF 1. CHECKLIST DO VÍDEO #1 2. SEQUÊNCIA FONÉTICA MAIS

Leia mais

Sequência Letra Cursiva

Sequência Letra Cursiva Sequência Letra Cursiva 2º ano Destacamos que na 1º ano os alunos tiveram contato com diferentes tipos de letra, inclusive a letra cursiva. Inicialmente, trabalhar somente com as letras minúsculas, de

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos Objetivos - Identificar informações presentes no texto e produzir respostas baseadas nessas informações. Transcrever trechos do texto para exemplificar a compreensão do seu sentido global. - Identificar,

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS REFERENCIAL DE LINGUAGEM A B C D E ESCRITA NÍVEL DA PALAVRA DESCRIÇÃO DOS SABERES OBJETIVOS

Leia mais

Manual para Lançamento de Notas fiscais no SICON

Manual para Lançamento de Notas fiscais no SICON Manual para Lançamento de Notas fiscais no SICON Antes de iniciar, seguem alguns lembretes: O fiscal do contrato é o responsável por lançar a nota no sistema. Em se tratando de novo fiscal, o mesmo deverá

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde. AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE.

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde. AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0 Hist./Geog.

Leia mais

ABC das vendas de autopeças - 6 - Telemarketing. Telemarketing: usando o poder do telefone

ABC das vendas de autopeças - 6 - Telemarketing. Telemarketing: usando o poder do telefone 1 ABC das vendas de autopeças - 6 - Telemarketing Telemarketing: usando o poder do telefone O setor de telemarketing é um dos que mais tem crescido nos últimos anos. Hoje, praticamente todas as empresas

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo.

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo. Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e no mundo, uma alternativa aos cursos presenciais.

Leia mais

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA Controladoria Regional de Trânsito HELP DESK / CRT 2009 INFORMAÇÕES INICIAIS 1- Que candidatos terão que verificar a biometria e a partir de que momento? Todos os

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

Formas e Fontes de Energia -Energia Solar-

Formas e Fontes de Energia -Energia Solar- FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: Ranling Carvalho de Medeiros COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ano 3º BIMESTRE / 2012 Formas

Leia mais

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica PPGECE Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica Contextualização Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Fernanda

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor?

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor? MAPA DAS QUATRO CORES Um dos mais famosos problemas em Matemática, relacionado com gráfico e regiões, é o problema do mapa das quatro cores. Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade - Livro e caderno do aluno. Procedimentos

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade - Livro e caderno do aluno. Procedimentos Objetivos - Reconhecer as características de uma fábula. - Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir da compreensão do sentido do texto. - Identificar palavras escritas com s inicial

Leia mais

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes Dicas Para Ser Um Ótimo Músico Parte 1/6 Departamento de Música AD Vale das Virtudes Paz do Senhor Jesus! É com muita alegria e satisfação que lhe apresentamos nosso 1º Curso Online ministrado pelo do

Leia mais

Guia do Professor OA Arquitetura das Escadas

Guia do Professor OA Arquitetura das Escadas Guia do Professor OA Arquitetura das Escadas Introdução É patente a dificuldade que os alunos, em geral, apresentam no entendimento de Semelhança de Triângulos, Proporcionalidade e Teorema de Tales, até

Leia mais

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL sua fé. Não deixe de meditar sobre o significado dessa data na TÉCNICA DE REDAÇÃO: Oralização dos numerais / LÍNGUA PORTUGUESA: Exercitação da letra

Leia mais

Uma brincadeira de bola chamada Ordem

Uma brincadeira de bola chamada Ordem Lição 2 Uma brincadeira de bola chamada Ordem Ruth Rocha Dá pra fazer de turma ou até sozinho. Bata a bola na parede e jogue de volta, quem deixar a bola cair sai fora. Ordem! Seu lugar! Enquanto bate

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

ATIVIDADES DE FÉRIAS 3º ANO

ATIVIDADES DE FÉRIAS 3º ANO ATIVIDADES DE FÉRIAS 3º ANO Nome: 3ºano Educadora: Aproveite bem as férias! Reserve uma hora por dia para realizar suas tarefas! Não faça tudo de uma vez!. Faça com paciência, atenção e capricho!! Dicas

Leia mais

Apresentação: Então, ao jogarmos fora estamos jogando algo que pode valer ouro nas mãos de quem tem criatividade. Sugestões Práticas:

Apresentação: Então, ao jogarmos fora estamos jogando algo que pode valer ouro nas mãos de quem tem criatividade. Sugestões Práticas: Apresentação: As Lâmpadas econômicas do tipo apresentadas nesse tutorial tem a tendência natural de em algum momento não ligar mais após certo tempo de uso, pelo mesmo motivo muitas vezes pegamos as mesmas

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

Acerte no discurso e dê o seu recado

Acerte no discurso e dê o seu recado Acerte no discurso e dê o seu recado Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões

Leia mais

Backup. O que é um backup?

Backup. O que é um backup? Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome

Leia mais

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL CAIC ELDORADO PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS NO 1º SEMESTRE/2015

CRECHE MUNICIPAL CAIC ELDORADO PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS NO 1º SEMESTRE/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO CRECHE MUNICIPAL CAIC ELDORADO PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS NO 1º SEMESTRE/2015 EIXO TEMÁTICO: A CRIANÇA CIDADÃ APRENDENDO

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA APLICAÇÃO METODOLÓGICA

ORIENTAÇÃO PARA APLICAÇÃO METODOLÓGICA ALFABETIZAÇÃO (Adaptação do Manual do Professor - Cartilha de Alfabetização das autoras Marilda de Barros Tavares, Valéria Chagas Mitt e Evelin Pereira Renner Félix Editora Provisão) Esta proposta de ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson O CASAMENTO E O LAR O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

RECEITA CULINÁRIA 2º ANO TRABALHAR

RECEITA CULINÁRIA 2º ANO TRABALHAR RECEITA CULINÁRIA 2º ANO TRABALHAR CATTELAN, Alice R. HANSEN, Celaide Lucia OLIVEIRA, Ilda de Fatima de L. BRAGA-NATH, Margarete Aparecida Nath Professor (a): Inicie a apresentação do gênero receita culinária

Leia mais

MÓDULO 4. Aula 4.0 - Bem Vindo...02. Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03. Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07

MÓDULO 4. Aula 4.0 - Bem Vindo...02. Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03. Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07 MÓDULO 4 FLORES ÍNDICE MÓDULO 4 Aula 4.0 - Bem Vindo...02 Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03 Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07 Aula 4.3 - Topiarias de Balões 2 cores...10 Aula 4.4 - Flores frente

Leia mais

Como calcular uma rescisão trabalhista

Como calcular uma rescisão trabalhista Como calcular uma rescisão trabalhista Hoje iremos aprender como elaborar e calcular uma rescisão do contrato de trabalho. O primeiro passo a ser dado será descobrir qual o motivo da rescisão do funcionário,

Leia mais

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar?

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Vamos aos requisitos!! Se formar diretora até 1 de agosto

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO AGENDAMENTO PARA O SUCESSO FICHA DE PLANEJAMENTO SEMANAL SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM 7:00-8:00 8:00-9:00 9:00-10:00 10:00-11:00 11:00-12:00 12:00-13:00 13:00-14:00 14:00-15:00 15:00-16:00 16:00-17:00 17:00-18:00

Leia mais

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO RESUMO BÍBLICO: João 15 Conhecemos uma árvore pelo fruto que ela dá. Assim também é possível conhecer uma pessoa pelo fruto que ela apresenta. O Fruto não é uma produção

Leia mais

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? O E-MAIL MARKETING E-mails são excelentes ferramentas de relacionamento, pois são diretos e pessoais, permitindo que a marca entre

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 PROEST 2105-6458 / 2105-6430 SAE Assistência Estudantil:

Leia mais

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO COMO PENSAR O TEXTO? Muitas pessoas costumam dizer que tem ideias, mas não conseguem passá-las para o papel. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, reestruturar

Leia mais

Atividades de ortografia para imprimir

Atividades de ortografia para imprimir Atividades de ortografia para imprimir Atividades de português com ortografia para imprimir, com as seguintes letras do alfabeto: G e J, P e B, Ch e X, Lh, SS e Sc, entre outros exercícios do tipo: Vamos

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil que possibilitou as pessoas terem acesso a informações que antes estavam somente estavam no conhecimento

Leia mais

FABIANA BONILHA. Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta:

FABIANA BONILHA. Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta: FABIANA BONILHA Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta: Ao se deparar com ela, um estudante de piano logo nota que se trata de uma peça constituída

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR(A) ALUNO(A): 1. ANO:. ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR(A) ALUNO(A): 1. ANO:. ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS 1. ANO:. ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS VAMOS CONSTRUIR O CALENDÁRIO DO MÊS. ATENÇÃO ÀS COMANDAS: ESCREVA O NOME DO MÊS E DO ANO EM QUE ESTAMOS. VAMOS CONTAR DE 1 ATÉ 30. VAMOS INICIAR COM O NÚMERO 1,

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!!

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! Denominação Abreviação Porcentagem Equivalente Ótimo OT 100% a 90% Muito bom MB 89% a 81% Bom B 80% a 70% Regular R 69% a 50% Insuficiente I menos de 50% Ficou com

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ELABORADO PELA ASSESSORA TANIJA MARA RIBEIRO - PARCERIA INSTITUTO IBEAC - 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ELABORADO PELA ASSESSORA TANIJA MARA RIBEIRO - PARCERIA INSTITUTO IBEAC - 2014 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ELABORADO PELA ASSESSORA TANIJA MARA RIBEIRO - PARCERIA INSTITUTO IBEAC - 2014 O USOS DAS SINALIZAÇÕES NO COTIDIANO JUNTO COM SEUS COLEGAS

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

Parabéns por estar aqui, você é uma

Parabéns por estar aqui, você é uma Parabéns por estar aqui, você é uma DIRETORA em Qualificação! QUALIFICAÇÃO É UM ESTÁGIO PARA O DIRETORADO ONDE A DIQ APRENDE COMO A DIRETORA FAZ!!! Trabalho duro e constante vão te levar ao topo! EXEMPLO,

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO

FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO INFORME BOLSA FAMÍLIA Nº 142 10 de setembro de 2008 FAMÍLIAS DO PBF COM BENEFICIÁRIOS QUE NUNCA TIVERAM INFORMAÇÃO DE FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO SENARC publica a Instrução

Leia mais

PLANEJAMENTO (Música) Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências

PLANEJAMENTO (Música) Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências PLANEJAMENTO (Música) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências Objetivo Geral Estimular a criatividade

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Conjuntos mecânicos II

Conjuntos mecânicos II A UU L AL A Conjuntos mecânicos II Nesta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto. Introdução Desenho de conjunto Desenho de conjunto é o desenho

Leia mais

PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO

PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS COPEM PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA MAIS PAIC EIXO DE AVALIAÇÃO EXTERNA PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Relações matemáticas entre grandezas físicas Ciências da Natureza Física e Matemática

Leia mais

Instrução para renovação

Instrução para renovação Instrução para renovação Certificado Digital e-cpf A3 Sistemas: Windows XP Windows Vista Windows Seven Internet Explorer 7 Internet Explorer 8 Internet Explorer 9 Abril/2011 Proibida a reprodução total

Leia mais

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada Plano de Aula 16 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 08/06/2015 Horário: 20h as 21h Título: O passe e a água

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [1 a ETAPA] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa?

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa? Venda Fa cil Este E-book tem como objetivo ajudar pessoas comuns que estão iniciando no Marketing Digital a realizar suas primeiras vendas como afiliado sem precisar fazer nenhum investimento. A estratégia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizagem

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Estudaremos, neste capítulo, várias sequências lógicas e buscaremos explorar quais

Leia mais

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles.

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles. Alberto,, Charles e Davi são amigos, e cada um deles é dono de um gato e de um cachorro. O gato e o cachorro de cada um dos quatro amigos têm nomes distintos e escolhidos dentre os nomes dos três amigos

Leia mais

Roseana Murray. Classificados poéticos. In: Zeneide Silva e Célia Passos. Novo Eu gosto integrado, 4ª série/5º ano. Belo Horizonte: Miguilim, 1985.

Roseana Murray. Classificados poéticos. In: Zeneide Silva e Célia Passos. Novo Eu gosto integrado, 4ª série/5º ano. Belo Horizonte: Miguilim, 1985. Avaliação bimestral de Língua Portuguesa Texto: Classificados Poéticos. Menino que mora num planeta azul feito a cauda de um cometa quer se corresponder com alguém de outra galáxia. Neste planeta onde

Leia mais