Protocolos de Roteamento de Vetor de Distância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Protocolos de Roteamento de Vetor de Distância"

Transcrição

1 CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolos de Roteamento de Vetor de Distância

2 Cronograma Introdução Tecnologia do vetor de distância Algoritmo do vetor de distância Detecção de rede Atualização periódicas (RIPv1 e IGRP) Atualizações associadas (EIGRP) Atualizações disparadas Atualizações sincronizadas Loop de roteamento RIP e EIGRP Resumo e revisão

3 Introdução

4 Introdução

5 Introdução Os protocolos de roteamento do vetor de distância incluem RIP, IGRP e EIGRP. RIP O protocolo de informações de roteamento (RIP, Routing Information Protocol) foi especificado originalmente em RFC Suas principais características são: A métrica usada para a seleção de caminhos é a contagem de saltos. Se a contagem de saltos de uma rede for maior do que 15, o RIP não poderá fornecer uma rota a essa rede. Por padrão, as atualizações de roteamento são broadcast ou multicast a cada 30 segundos.

6 Introdução IGRP O protocolo de roteamento de gateway interior (IGRP, Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo proprietário desenvolvido pela Cisco. As principais características de design do IGRP são: São usadas largura de banda, atraso, carga e confiabilidade para criar uma métrica composta. Por padrão, as atualizações de roteamento são difundidas a cada 90 segundos. O IGRP é o antecessor do EIGRP e já está obsoleto.

7 Introdução EIGRP O IGRP aprimorado (EIGRP, Enhanced IGRP) é um protocolo de roteamento do vetor de distância de propriedade da cisco. As principais características do EIGRP são: Ele pode fazer o balanceamento de carga de custo desigual. Usa Algoritmo de atualização por broadcast (DUAL) para calcular o caminho mais curto. Não há nenhuma atualização periódica, ao contrário do RIP e do IGRP. As atualizações de roteamento são enviadas quando há uma mudança na topologia.

8 Tecnologia do Vetor de Distância

9 Tecnologia do Vetor de Distância Broadcast = Broadcast Atualização = da tabela inteira Atualização da tabela inteira

10 Algoritmo do Vetor de Distância O algoritmo usado para os protocolos de roteamento define os seguintes processos: Mecanismo para enviar e receber informações de roteamento. Mecanismo para calcular os melhores caminhos e instalar rotas na tabela de roteamento. Mecanismo para detectar e reagir a alterações de topologia.

11 Algoritmo do Vetor de Distância

12 Algoritmo do Vetor de Distância

13 Detecção de rede Preencha o vetor de distância

14 Detecção de rede Os protocolos de roteamento do vetor de distância geralmente implantam uma técnica conhecida como split horizon. O split horizon impede o envio das informações pela mesma interface da qual foram recebidas, evitando assim os loops de roteamento. Por exemplo, o R2 não enviaria uma atualização pela Serial 0/0/0 que contém a rede , pois o R2 aprendeu aquela rede através da Serial 0/0/0.

15 Detecção de rede A velocidade de obtenção da convergência consiste em: Velocidade com a qual os roteadores propagam uma mudança na topologia em uma atualização de roteamento para seus vizinhos. A velocidade do cálculo das melhores rotas usando as novas informações de roteamento coletadas.

16 Atualizações periódicas (RIPv1 e IGRP) As alterações podem ocorrer por várias razões, incluindo: Falha de um link Introdução de um novo link Falha de um roteador Alteração de parâmetros de link

17 Atualizações periódicas (RIPv1 e IGRP) Toda a tabela é enviada a cada intervalo de tempo.

18 Atualizações periódicas (RIPv1 e IGRP) Temporizadores de RIP Além do temporizador de atualização, o IOS implementa três temporizadores adicionais para o RIP: Inválido Se uma atualização não foi recebida para atualizar uma rota existente depois de 180 segundos (o padrão), a rota será marcada como inválida definindo a métrica como 16. A rota será retida na tabela de roteamento até que o temporizador de descarga expire. Descarga Por padrão, o temporizador de descarga é definido para 240 segundos, 60 segundos a mais que o temporizador inválido. Quando o temporizador de descarga expira, a rota é removida da tabela de roteamento. Hold-down Quando uma rota é marcada como inalcançável, ela deve ficar em holddown pelo tempo suficiente para que todos os roteadores na topologia aprendam a rede inalcançável. Por padrão, o temporizador de hold-down é definido para 180 segundos.

19 Atualizações periódicas (RIPv1 e IGRP) Verificando os temporizadores

20 Atualizações associadas (EIGRP) Não periódicas Parciais Limitadas (só pra quem precisa)

21 Atualizações disparadas As atualizações disparadas são enviadas quando: Uma interface alterar seu estado (ativada ou desativada) Uma rota tiver entrado (ou saído) do estado "inalcançável Uma rota é instalada na tabela de roteamento

22 Atualizações sincronizadas O processo de enviar atualizações ao mesmo tempo é conhecido como sincronização de atualizações. Isto pode ocasionar problemas de colisão em ambiente multiacesso. Solução: O IOS subtrai um tempo aleatório (0 a 15%), capturando o valor de uma variável chamada RIP_JITTER. Assim, os roteadores enviam entre 25 e 30 seg.

23 Loop de roteamento 3º Etapa 2º Etapa O Router D comunica que não consegue chegar à rede 1 Este Router não ficou sabendo a tempo que caiu a rede 1 e envia pacote seguindo o caminho B 4º Etapa O Router C avisa ao Router D que existe um caminho pelo Router B. O Router D avisa A que existe um caminho (criase um loop) 1º Etapa caiu a rede 1

24 Loop de roteamento Há vários mecanismos disponíveis para eliminar loop de roteamento, principalmente com protocolos de roteamento do vetor de distância. Esses mecanismos incluem: Definição de uma métrica máxima para impedir a contagem até o infinito Temporizadores de hold-down Split horizon Route poisoning ou poison reverse Atualizações disparadas

25 Loop de roteamento Problema: contagem até o infinito A contagem até o infinito é uma condição que existe quando as atualizações de roteamento imprecisas aumentam o valor da métrica para "infinito" para uma rede que não é mais alcançável. A animação mostra o que acontece com as tabelas de roteamento quando os três roteadores continuam enviando atualizações imprecisas entre si. A contagem até o infinito é uma condição que existe quando as atualizações de roteamento imprecisas aumentam o valor da métrica para "infinito" para uma rede que não é mais alcançável.

26 Loop de roteamento Solução: contagem até o infinito Com a finalidade de parar o aumento da métrica, "infinito" é definido configurando um valor máximo para a métrica. Por exemplo, o RIP define o infinito como 16 saltos uma métrica "inalcançável". Quando os roteadores fizerem a "contagem até o infinito", eles marcarão a rota como inalcançável.

27 Loop de roteamento Contagem até o infinito

28 Loop de roteamento Impedimento de Loop através Holddown (temporizador de retenção) Exemplo: 1. O roteador X recebe atualização de um vizinho indicando que a rede Y falhou 2. O roteador X marca está rede como inacessível e inicia um Holddown 3. Se durante o holddown o roteador X receber uma nova atualização (com a mesma origem da mensagem anterior), agora indicando que a rede Y voltou, ele marcará a rede Y como acessível e removerá o holddown

29 Loop de roteamento Impedimento de Loop através Holddown (temporizador de retenção) 4. Se chegar uma atualização de outro roteador vizinho com métrica melhor, o Roteador X marca a rede como acessível e remove o holddown 5. Se chegar uma atualização com métrica pior (antes de encerrar o Holddown), essa atualização será ignorada Resumidamente, isto evita que se desperdice muito tempo avisando todos os roteadores, deixando uma rota em observação antes de propagá-la.

30 Loop de roteamento Impedimento de Loop através Holddown (temporizador de retenção)

31 Loop de roteamento Slip Horizon (uma rota informada por um Roteador não pode ser recebida por ele mesmo através de outro Roteador)

32 Loop de roteamento Inviabilização de Rota ou Poison Reversa (acelera a convergência, pois não precisa esperar o tempo de atualização da rota)

33 Loop de roteamento Split horizon com poison reverse O poison reverse pode ser combinado com a técnica do split horizon. O método é chamado de split horizon com poison reverse. A regra para o split horizon com o poison reverse determina que, ao enviar atualizações por uma interface específica, designe todas as redes que foram aprendidas nessa interface como inalcançáveis. O conceito de split horizon com poison reverse é: instruir explicitamente um roteador a ignorar uma rota é melhor do que não instruí-lo preventivamente sobre a rota.

34 Loop de roteamento Split horizon com poison reverse O poison reverse pode ser combinado com a técnica do split horizon. O método é chamado de split horizon com poison reverse. A regra para o split horizon com o poison reverse determina que, ao enviar atualizações por uma interface específica, designe todas as redes que foram aprendidas nessa interface como inalcançáveis. O conceito de split horizon com poison reverse é: instruir explicitamente um roteador a ignorar uma rota é melhor do que não instruí-lo preventivamente sobre a rota.

35 RIP e EIGRP Para os protocolos de roteamento do vetor de distância, há apenas duas escolhas: RIP ou EIGRP. A decisão sobre o protocolo de roteamento a ser utilizado em determinada situação é influenciada por vários fatores, incluindo: O tamanho da rede Compatibilidade entre modelos de roteadores Conhecimento administrativo necessário

36 RIP e EIGRP Características do RIP: Suporta split horizon e split horizon com poison reverse para impedir loops. É capaz de fazer o balanceamento de carga de até seis caminhos de custo iguais. O padrão é quatro caminhos de custo iguais. O RIPv2 introduziu seguintes as melhorias no RIPv1: Inclui a máscara de sub-rede nas atualizações de roteamento, tornando-o um protocolo de roteamento classless. Tem mecanismo de autenticação para proteger atualizações da tabela de roteamento. Suporta a máscara de sub-rede de tamanho variável (VLSM). Utiliza endereços de multicast em vez de broadcast. Suporta a sumarização manual de rota.

37 RIP e EIGRP Os recursos do EIGRP incluem: Atualizações disparadas (o EIGRP não tem nenhuma atualização periódica). Uso de uma tabela de topologia para manter todas as rotas recebidas de vizinhos (não só os melhores caminhos). Estabelecimento de adjacências com roteadores vizinhos que usam o protocolo hello EIGRP. Suporte ao VLSM e à sumarização manual de rota. Eles permitem que o EIGRP crie grandes redes hierarquicamente estruturadas.

38 RIP e EIGRP Vantagens do EIGRP: Embora as rotas sejam propagadas como um vetor de distância, a métrica é baseada em largura de banda mínima e atraso cumulativo do caminho, e não na contagem de saltos. Convergência rápida devido ao cálculo de rota do Algoritmo de atualização por broadcast. O DUAL permite a inserção de rotas de backup na tabela de topologia do EIGRP. Elas serão usadas se a rota principal falhar. Como é um procedimento local, a alteração para a rota de backup é imediata e não envolve a ação em nenhum outro roteador. O termo atualizações associadas significa que o EIGRP usa menos largura de banda, principalmente em redes grandes com muitas rotas. O EIGRP suporta vários protocolos de camada de Rede através de módulos dependentes do protocolo, que incluem suporte a IP, IPX e AppleTalk.

39 Resumo e revisão Um modo de classificar os protocolos de roteamento é pelo tipo de algoritmo que eles usam para determinar o melhor caminho para uma rede de destino. Os protocolos de roteamento podem ser classificados como link-state, do vetor de distância ou de vetor de caminho. Vetor de distância significa que as rotas são anunciadas como vetores de distância e direção. A distância é definida em termos de uma métrica como contagem de saltos, e a direção é dada simplesmente pelo roteador do próximo salto ou pela interface de saída. Os protocolos de roteamento do vetor de distância incluem: RIPv1 RIPv2 IGRP EIGRP

40 Resumo e revisão Um modo de classificar os protocolos de roteamento é pelo tipo de algoritmo que eles usam para determinar o melhor caminho para uma rede de destino. Os protocolos de roteamento podem ser classificados como link-state, do vetor de distância ou de vetor de caminho. Vetor de distância significa que as rotas são anunciadas como vetores de distância e direção. A distância é definida em termos de uma métrica como contagem de saltos, e a direção é dada simplesmente pelo roteador do próximo salto ou pela interface de saída. Os protocolos de roteamento do vetor de distância incluem: RIPv1 RIPv2 IGRP EIGRP

41 Resumo e revisão Os roteadores que usam protocolos de roteamento do vetor de distância determinam o melhor caminho para redes remotas com base nas informações que aprendem com seus vizinhos. Se o roteador X aprender dois caminhos para a mesma rede, um através do roteador Y a 7 saltos e outra rota através do roteador Z a 10 saltos, o roteador escolherá o caminho mais curto que usa o roteador Y como roteador do próximo salto. O roteador X não conhece a aparência da rede além dos roteadores Y e Z, e só pode tomar a decisão sobre o melhor caminho com base nas informações enviadas a ele por esses dois roteadores. Os protocolos de roteamento do vetor de distância não têm um mapa da topologia como os protocolos de roteamento link-state. A detecção da rede é um processo importante de qualquer protocolo de roteamento. Alguns protocolos de roteamento do vetor de distância, como o RIP, passam por um processo passo a passo de aprendizado e compartilhamento de informações de roteamento com seus vizinhos. Como as rotas são aprendidas com um vizinho, essas informações são passadas a outros vizinhos com um aumento na métrica de roteamento.

42 Resumo e revisão Os protocolos de roteamento também precisam manter suas tabelas de roteamento para que permaneçam atualizados e precisos. O RIP troca informações da tabela de roteamento com seus vizinhos a cada 30 segundos. O EIGRP, outro protocolo de roteamento do vetor de distância, não envia essas atualizações periódicas. Ele envia somente uma atualização "limitada" quando há uma mudança na topologia e somente aos roteadores que precisam dessas informações. O EIGRP é discutido em um capítulo posterior. O RIP também usa temporizadores para determinar quando um roteador vizinho não está mais disponível, ou quando alguns dos roteadores podem não ter informações de roteamento atuais. Isso ocorre normalmente porque a rede ainda não convergiu devido a uma recente mudança na topologia. Os protocolos de roteamento do vetor de distância também usam atualizações disparadas para ajudar a acelerar o tempo de convergência.

43 Resumo e revisão Uma desvantagem dos protocolos de roteamento do vetor de distância é o potencial para loops de roteamento. Os loops de roteamento podem ocorrer quando a rede não estiver convergida. Os protocolos de roteamento do vetor de distância usam temporizadores de hold-down para impedir o roteador de usar outra rota para uma rede recentemente desativada até que todos os roteadores tenham tempo suficiente para aprender essa mudança na topologia. O split horizon e o split horizon com poison reverse também são utilizados pelos roteadores para ajudar a impedir loops de roteamento. A regra de split horizon diz que um roteador nunca deve anunciar uma rota através da interface da qual veio a atualização. Split horizon com poison reverse significa que é melhor informar explicitamente que esse roteador não tem uma rota para essa rede envenenando a rota com uma métrica que informa que a rota é inalcançável.

44 Resumo e revisão Às vezes, os protocolos de roteamento do vetor de distância são chamados de "roteamento por rumor", embora esse termo possa ser errôneo. Os protocolos de roteamento do vetor de distância são muito populares entre muitos administradores de rede, pois geralmente são entendidos com facilidade e sua implementação é simples. Isso não significa necessariamente que os protocolos de roteamento linkstate são mais complicados ou difíceis de configurar. Infelizmente, os protocolos de roteamento link-state são conhecidos injustamente dessa forma. Você aprenderá em capítulos posteriores que os protocolos de roteamento link-state são tão fáceis de entender e configurar quanto os protocolos de roteamento do vetor de distância.

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 6 - Roteamento e ProtocolosP de Roteamento 1 Objetivos do Capítulo Entender o conceito de protocolo de roteamento; Conhecer o roteamento estático;

Leia mais

AULA 07 Roteamento Dinâmico com Protocolo RIP

AULA 07 Roteamento Dinâmico com Protocolo RIP Disciplina: Dispositivos de Rede I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 3º Semestre AULA 07 Roteamento Dinâmico com Protocolo RIP 2014/1 Roteiro de Aula Introdução a Conceitos de Roteamento Dinâmico Problemas

Leia mais

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente (Resumo)

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente (Resumo) Unisul Sistemas de Informação Redes de Computadores Capítulo 7: Roteando Dinamicamente (Resumo) Protocolos de roteamento Academia Local Cisco UNISUL Instrutora Ana Lúcia Rodrigues Wiggers Presentation_ID

Leia mais

Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco

Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Processos Envolvidos Criando a Tabela de Roteamento Rotas de Backup Ajustando a Distância

Leia mais

Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico

Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico Cronograma Introdução Perspectiva e histórico Classificação de protocolos Métrica Distância administrativa

Leia mais

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente Capítulo 7: Roteando Dinamicamente Protocolos de roteamento Presentation_ID 1 Capítulo 7 7.1 Protocolos de roteamento dinâmico 7.2 Roteamento dinâmico de vetor distância 7.3 Roteamento RIP e RIPng 7.4

Leia mais

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente

Capítulo 7: Roteando Dinamicamente Capítulo 7: Roteando Dinamicamente Protocolos de roteamento 1 Capítulo 7 7.1 Protocolos de roteamento dinâmico 7.2 Roteamento dinâmico de vetor distância 7.3 Roteamento RIP e RIPng 7.4 Roteamento dinâmico

Leia mais

Seleção de Rota em Cisco Routers

Seleção de Rota em Cisco Routers Seleção de Rota em Cisco Routers Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Processos envolvidos Criando a Tabela de Roteamento Rotas de backup Ajustando a distância

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP Cronograma Introdução Formato da mensagem e características do RIP Operação do RIP Habilitando o RIP Verificando, identificando e resolvendo

Leia mais

RIP Routing Information Protocol Versão 1 e 2

RIP Routing Information Protocol Versão 1 e 2 Tecnologia em Redes de Computadores - Profª Ana Lúcia Rodrigues Wiggers RIP Routing Information Protocol Versão 1 e 2 RIP v1 RIP v1 é considerado um IGP(Interior Gateway Protocol) classful; É um protocolo

Leia mais

RIP Routing Information Protocol

RIP Routing Information Protocol Routing Information Protocol Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução O objetivo final de qualquer protocolo de roteamento é automatizar o processo de preenchimento das tabelas de rotas de roteadores Dependendo

Leia mais

CCNA 1 Roteamento e Sub-redes. Kraemer

CCNA 1 Roteamento e Sub-redes. Kraemer CCNA 1 Roteamento e Sub-redes Roteamento e Sub-redes Introdução Protocolo roteado Visão geral de roteamento Endereçamento de sub-redes Introdução IP é o principal protocolo roteado da Internet IP permite

Leia mais

Aula 12 Protocolo de Roteamento EIGRP

Aula 12 Protocolo de Roteamento EIGRP Disciplina: Dispositivos de Rede I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 12 Protocolo de Roteamento EIGRP 2014/1 09/06/14 1 2 de 34 Introdução Em 1985 a Cisco criou o IGRP em razão das

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 7 - Protocolo de Roteamento de Vetor de Distância

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 7 - Protocolo de Roteamento de Vetor de Distância CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 7 - Protocolo de Roteamento de Vetor de Distância 1 Objetivos do Capítulo Entender o funcionamento dos protocolos de roteamento de vetor de

Leia mais

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros ROUTER Alberto Felipe Friderichs Barros Router Um roteador é um dispositivo que provê a comunicação entre duas ou mais LAN s, gerencia o tráfego de uma rede local e controla o acesso aos seus dados, de

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF Cronograma Introdução Encapsulamento de mensagens Protocolos Hello Algoritmo OSPF Distância administrativa Autenticação Configuração básica

Leia mais

Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância)

Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância) Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância) Profª Ana Lúcia L Rodrigues Wiggers 2009, Cisco Systems, Inc. All rights reserved. Profª Ana Lúcia Rodrigues Wiggers 1 Protocolo de roteamento Dinâmico

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do N Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP Prof. Diego Pereira

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede I Aula 14 Protocolo EIGRP Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Enhanced Interior Gateway Routing Protocol (EIGRP) é um protocolo avançado de roteamento

Leia mais

Capítulo 6: Roteamento Estático. Protocolos de roteamento

Capítulo 6: Roteamento Estático. Protocolos de roteamento Capítulo 6: Roteamento Estático Protocolos de roteamento 1 Capítulo 6 6.1 Implementação de roteamento estático 6.2 Configurar rotas estáticas e padrão 6.3 Revisão de CIDR e de VLSM 6.4 Configurar rotas

Leia mais

Capítulo 3 - Sumário. Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP)

Capítulo 3 - Sumário. Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP) 1 Capítulo 3 - Sumário - Conceitos Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Rotas Default Sumarização de Rotas Algoritmos de Roteamento Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP) 2 ROTA é um caminho

Leia mais

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2 Roteamento Estático Capítulo 6 do CCNA2 Protocolos de roteamento 1 Capítulo 6 6.1 Implementação de roteamento estático 6.2 Configuração de rotas estáticas e padrão 6.3 Revisão de CIDR e de VLSM 6.4 Configuração

Leia mais

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla)

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Informações Complementares Configurar

Leia mais

Introdução ao roteamento

Introdução ao roteamento Introdução ao roteamento Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) RIPv2

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) RIPv2 CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) RIPv2 Cronograma Introdução Interface de loopback Distribuição de rota Teste de conectividade Habilitando e verificando o RIP Desabilitando a sumarização

Leia mais

Como funciona o balanceamento de carga em caminhos de custos desiguais (variância) no IGRP e no EIGRP?

Como funciona o balanceamento de carga em caminhos de custos desiguais (variância) no IGRP e no EIGRP? Como funciona o balanceamento de carga em caminhos de custos desiguais (variância) no IGRP e no EIGRP? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Balanceamento de carga

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 9 - Princípios Básicos de Solução de ProblemasP com Roteadores 1 Objetivos do Capítulo Aplicar e compreender os comandos: ping, telnet, show

Leia mais

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP O IGMP é um mecanismo para troca de informações entre um dispositivo e o roteador multicast mais próximo, permitindo determinar se um pacote multicast deve ser

Leia mais

Roteamento e Roteadores. Conceitos Diversos

Roteamento e Roteadores. Conceitos Diversos e Roteadores Conceitos Diversos Um roteador é um dispositivo que provê a comunicação entre duas ou mais LAN s, gerencia o tráfego de uma rede local e controla o acesso aos seus dados, de acordo com as

Leia mais

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE)

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM Roteiro Introdução a TE Operação do MPLS-TE PCALC RSVP Fast Reroute Introdução a TE (Traffic engineering) Introdução a TE Protocolos

Leia mais

# $ % & ' ( ) * ' ( ) *! " " Orientador +, -

# $ % & ' ( ) * ' ( ) *!   Orientador +, - #$ %&'()* '()*!"" Orientador +,- ."%&/0#12 3"/%'0)/))&/ )4506 7" %/0)/))&/ 8906 8)) :"'/0)/))&/ '% '); Um roteador recebe em alguma de suas interfaces um pacote vindo da rede local ou da rede externa.

Leia mais

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução à Mascara de Subrede

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução à Mascara de Subrede Disciplina Fundamentos de Redes Introdução à Mascara de Subrede Professor Airton Ribeiro de Sousa 2015 1 O que é Máscara de Subrede? A máscara de subrede é um endereço de 32 bits que tem como finalidade

Leia mais

Administração de Redes 2014/15. Route Information Protocol (RIP)

Administração de Redes 2014/15. Route Information Protocol (RIP) Administração de Redes 2014/15 Route Information Protocol (RIP) 1 Route Information Protocol (RIP) Protocolo de encaminhamento de vectores de distâncias Vectores enviados a cada 30 segundos (anúncios periódicos)

Leia mais

Redes. DIEGO BARCELOS RODRIGUES Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes. DIEGO BARCELOS RODRIGUES Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes DIEGO BARCELOS RODRIGUES dbarcelos@ifes.edu.br 1 Agenda Correção do Trabalho de Casa Exercício Ponto Extra Roteamento o Estático o Dinâmico 2 Exercício Valendo Ponto Extra Utilize VLSM para distribuir

Leia mais

Interior Gateway Protocols Routing Information Protocol - RIP. Redes de Comunicação de Dados

Interior Gateway Protocols Routing Information Protocol - RIP. Redes de Comunicação de Dados Interior Gateway Protocols Routing Information Protocol - RIP Redes de Comunicação de Dados Routing Information Protocol RIPv1 Características Implementa um algoritmo do tipo vector-distance Incluído na

Leia mais

Protocolos de Roteamento link-state

Protocolos de Roteamento link-state CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolos de Roteamento link-state Cronograma Introdução Introdução ao algoritmo SPF Processo de roteamento link-state Criação de um B.D. link-state

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. ROTEAMENTO...3 1.1 Introdução... 3 1.2 O roteamento e seus componentes... 3 1.3 Tabelas de roteamento... 3 1.4 Protocolos de roteamento... 3

Leia mais

EIGRP. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 9. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved.

EIGRP. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 9. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved. EIGRP Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 9 1 Objetivos Descrever os fundamentos e o histórico do EIGRP. Descrever os recursos e operação do EIGRP. Examinar os comandos de configuração básica

Leia mais

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços - italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia,

Leia mais

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved.

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved. OSPF Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11 1 Objetivos Descrever os recursos fundamentais e básicos do OSPF Identificar e aplicar comandos básicos de configuração do OSPF Descrever, modificar

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Arquitectura de Redes

Arquitectura de Redes Arquitectura de Redes Routing Dinâmico Vectores de distância RIP Algoritmos de encaminhamento vectores de distância Influência no desempenho da rede Alterações na topologia Routers divulgam informação

Leia mais

O que a mensagem de erro EIGRP DUAL-3-SIA significa?

O que a mensagem de erro EIGRP DUAL-3-SIA significa? O que a mensagem de erro EIGRP DUAL-3-SIA significa? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Qual é a causa da mensagem de erro EIGRP DUAL-3-SIA?

Leia mais

Capítulo 8: OSPF de Área Única

Capítulo 8: OSPF de Área Única Capítulo 8: OSPF de Área Única Protocolos de roteamento 1 Capítulo 8 8.1 Características do OSPF 8.2 Configuração da área única do OSPFv2 8.3 Configurar OSPFv3 de área única 2 Capítulo 8: Objetivos 3 8.1

Leia mais

Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF)

Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF) Disciplina: Dispositivos de Rede I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 3º Semestre Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF) 2014/1 Roteiro de Aula Introdução Funcionamento

Leia mais

12/03/2015. Multicast e EIGRP. Prof. Alexandre Beletti. Multicast

12/03/2015. Multicast e EIGRP. Prof. Alexandre Beletti. Multicast Multicast e EIGRP Prof. Alexandre Beletti Multicast 1 Multicast Transmissão seletiva para múltiplos pontos Cada máquina escolhe se deseja ou não participar da transmissão As interfaces de rede são configuradas

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Engenharia Eletrônica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Engenharia Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Aluno: Professor: Otto Duarte Disciplina: Redes I - Introdução Protocolos de Roteamento - RIP Roteamento é um processo que tem como objetivo determinar por onde mandar

Leia mais

Consulte a exposição. Qual declaração descreve corretamente como R1 irá determinar o melhor caminho para R2?

Consulte a exposição. Qual declaração descreve corretamente como R1 irá determinar o melhor caminho para R2? 1. Que duas declarações descrevem corretamente os conceitos de distância administrativa e métrica? (Escolha duas.) a) Distância administrativa refere-se a confiabilidade de uma determinada rota. b) Um

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede COMPONENTES ATIVOS DE REDE Paulo Montenegro paulo.montenegro@simplestec.com.br 04 de fevereiro de 2009 FP.AC.010.00 Sumário Repetidor HUB Pontes Modos de Funcionamento Roteadores Protocolos de Roteamento

Leia mais

Redes de Computadores. Aula: Roteamento Professor: Jefferson Silva

Redes de Computadores. Aula: Roteamento Professor: Jefferson Silva Redes de Computadores Aula: Roteamento Professor: Jefferson Silva Perguntinhas básicas J n O que é rotear? n O que é uma rota? n Porque rotear? n Como sua requisição chega no facebook? Conceitos n Roteamento

Leia mais

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores Parte 1 Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores uma introdução As listas apresentadas na aula anterior formam um conjunto de TADs extremamente importante

Leia mais

Roteamento Prof. Pedro Filho

Roteamento Prof. Pedro Filho Roteamento Prof. Pedro Filho Definição Dispositivo intermediário de rede projetado para realizar switching e roteamento de pacotes O roteador atua apenas na camada 3 (rede) Dentre as tecnologias que podem

Leia mais

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores RCO2 Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores Pontes e switches: ativos de camada de enlace 2 Pontes e switches: aprendem que estações estão em cada porta Mas pode haver problemas! Considere a

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES CISCO. Prof. Dr. Kelvin Lopes Dias Msc. Eng. Diego dos Passos Silva

CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES CISCO. Prof. Dr. Kelvin Lopes Dias Msc. Eng. Diego dos Passos Silva CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES CISCO Prof. Dr. Kelvin Lopes Dias Msc. Eng. Diego dos Passos Silva ROTEADOR Roteador CISCO 2600: INTERFACES DE UM ROTEADOR - Interface p/ WAN - Interface p/ LAN - Interface p/

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede I AULA 07 Roteamento Dinâmico / Protocolo RIP Prof: Jéferson Mendonça de Limas Protocolos de Roteamento Dinâmico Em 1969 a ARPANET utilizava-se de algoritmos

Leia mais

também conhecido como Interior Gateway Protocols (IGP) protocolos de roteamento intra-as mais comuns:

também conhecido como Interior Gateway Protocols (IGP) protocolos de roteamento intra-as mais comuns: Roteamento intra-as também conhecido como Interior Gateway Protocols (IGP) protocolos de roteamento intra-as mais comuns: RIP: Routing Information Protocol OSPF: Open Shortest Path First IGRP: Interior

Leia mais

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Verifique

Leia mais

3º Semestre. Aula 02 Introdução Roteamento

3º Semestre. Aula 02 Introdução Roteamento Disciplina: Dispositivos de Redes I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 3º Semestre Aula 02 Introdução Roteamento 2014/1 Roteiro de Aula O que é Roteamento? IP X Protocolos de Roteamento Roteamento Direto

Leia mais

Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA

Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA Sede em Duque de Caxias / RJ Filial em São João de Meriti / RJ Foco exclusivo fornecimento de links dedicados a empresas. Sempre com

Leia mais

1 Roteamento. Número de saltos (hops - nós intermediários);

1 Roteamento. Número de saltos (hops - nós intermediários); 1 Roteamento Um dos aspectos complexos e cruciais das redes de comutação de pacotes é a seleção da melhor rota para enviar um pacote ao seu destino roteamento. Conforme ilustra a Figura 1, um algoritmo

Leia mais

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Protocolos de roteamento 1 Capítulo 4 4.0 Conceitos de Roteamento 4.1 Configuração inicial de um roteador 4.2 Decisões de roteamento 4.3 Operação de roteamento 4.4 Resumo

Leia mais

Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação Teórica Data Limite de Entrega 06/11/2015

Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação Teórica Data Limite de Entrega 06/11/2015 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (LEIC/LEETC/LEIM) Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação

Leia mais

Protocolo de roteamento EIGRP. kraemer

Protocolo de roteamento EIGRP. kraemer Protocolo de roteamento EIGRP Cronograma Introdução Formato das mensagens Módulos independentes de protocolos Tipos de pacote Protocolo Hello Atualizações associadas Algoritmo DUAL Distância administrativa

Leia mais

Material do instrutor Capítulo 2: Roteamento estático

Material do instrutor Capítulo 2: Roteamento estático Material do instrutor Capítulo 2: Roteamento estático CCNA Routing and Switching Introduction to Networks v6.0 1 Material do instrutor Capítulo 2 Guia de planejamento Esta apresentação de PowerPoint é

Leia mais

Configurando o Network Address Translation: Introdução

Configurando o Network Address Translation: Introdução Configurando o Network Address Translation: Introdução Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Etapas de Início Rápido para Configurar e Implementar o NAT Definindo Interfaces

Leia mais

PTC Aula Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 3450 - Aula 23 5.3 Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP (Kurose, p. 280-306) (Peterson, p. 147-163) 23/06/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose

Leia mais

Tabela de Roteamento

Tabela de Roteamento CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Tabela de Roteamento Cronograma Cenário Rotas Rota primária e rota secundária Etapas do processo de procura de rotas Correspondência mais longa Protocolos

Leia mais

Administração de Sistemas

Administração de Sistemas Administração de Sistemas Orlando Sousa Aula 5 EIGRP VLANs EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) - Protocolo de encaminhamento da Cisco. Uma versão melhorada do IGRP - Pode ser utilizado com

Leia mais

Edições da característica do CallerID do CallManager

Edições da característica do CallerID do CallManager Edições da característica do CallerID do CallManager Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Nome do CallManager e da chamada originada Indicador IE NI2/NI3 CNID (Bellcore

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores por fldotti@inf.pucrs.br Redes de Computadores Nível de Rede Algoritmos de Roteamento - Vetor de Distância Redes de Computadores 2 1 Algoritmo de Bellman-Ford (Vetor de Distância)

Leia mais

O Protocolo RIPv2. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES.

O Protocolo RIPv2. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES. O Protocolo RIPv2 Prof. José Gonçalves Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br RIPv2 Routing Information Protocol Version 2 Definido na RFC 1723 e suplementado nas RFC s 1721 e 1722. Estende

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções O que é uma interface sem número? IP e IP sem número Exemplos de configuração

Leia mais

Redistribuindo Protocolos de Roteamento

Redistribuindo Protocolos de Roteamento Redistribuindo Protocolos de Roteamento Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Métricas Distância Administrativa Sintaxe e Exemplos de Configuração de Redistribuição

Leia mais

O que é a distância administrativa?

O que é a distância administrativa? O que é a distância administrativa? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Selecione o Melhor Caminho Tabela de Valor de Distância Padrão Outras Aplicações da Distância

Leia mais

Listas de controle de acesso e fragmentos IP

Listas de controle de acesso e fragmentos IP Listas de controle de acesso e fragmentos IP Índice Introdução Tipos de entradas de ACL Fluxograna de regras de ACL Como os pacotes podem corresponder a um ACL Exemplo 1 Exemplo 2 fragmenta cenários com

Leia mais

O Protocolo RIP. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES

O Protocolo RIP. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES O Protocolo RIP Prof. José Gonçalves Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br RIP Routing Information Protocol É o protocolo distance vector mais antigo e ainda em grande uso. Possui duas versões:

Leia mais

Faculdade de Ciências Exatas da PUC SP Sistemas de Informação Laboratório de Redes II - Prof. Julio Arakaki

Faculdade de Ciências Exatas da PUC SP Sistemas de Informação Laboratório de Redes II - Prof. Julio Arakaki Faculdade de Ciências Exatas da PUC SP Sistemas de Informação Laboratório de Redes II - Prof. Julio Arakaki Aluno: GABARITO RA: Data 08/05/2017 1- Quais são as funções de um roteador? (Escolha três.) (

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Roteamento www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Roteamento Roteamento é a técnica que define por meio de um conjunto de regras como os dados originados em

Leia mais

Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP

Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Envie e receba atualizações

Leia mais

% & ' ( serviços fornecidos pela camada de rede. roteamento na Internet. princípios de roteamento. funcionamento de um roteador. IPv6.

% & ' ( serviços fornecidos pela camada de rede. roteamento na Internet. princípios de roteamento. funcionamento de um roteador. IPv6. -, % * % % " ) " serviços fornecidos pela camada de rede princípios de roteamento roteamento hierárquico protocolo IP roteamento na Internet intra-domínio inter-domínio funcionamento de um roteador IPv6

Leia mais

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Professor Rene - UNIP 1 Roteamento Dinâmico Perspectiva e histórico Os protocolos de roteamento dinâmico são usados

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II Prof. Celio Trois portal.redes.ufsm.br/~trois/redes2 Roteamento Dinâmico As principais vantagens do roteamento dinâmico são: Simplifica o gerenciamento da rede. Viável em grandes

Leia mais

FormaçãoIPv6-Maputo. Transição Maputo 28 de Agosto de 2008 Carlos Friaças e Pedro Lorga

FormaçãoIPv6-Maputo. Transição Maputo 28 de Agosto de 2008 Carlos Friaças e Pedro Lorga FormaçãoIPv6-Maputo Transição Maputo 28 de Agosto de 2008 Carlos Friaças e Pedro Lorga Transição Agenda/Índice Túneis 6to4 NAT-PT DUAL STACK Conclusões Túneis Inicialmente IPv6 sobre IPv4 (no futuro, IPv4

Leia mais

Introdução ao EIGRP. Índice. Introdução. Antes de Iniciar. O que é IGRP? Convenções. Pré-requisitos. Componentes Usados

Introdução ao EIGRP. Índice. Introdução. Antes de Iniciar. O que é IGRP? Convenções. Pré-requisitos. Componentes Usados Introdução ao EIGRP Índice Introdução Antes de Iniciar Convenções Pré-requisitos Componentes Usados O que é IGRP? O que é EIGRP? Como o EIGRP Funciona? Conceitos de EIGRP Tabela Vizinha Tabela de Topologia

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores por fldotti@inf.pucrs.br Redes de Computadores Nível de Rede Algoritmos de Roteamento Redes de Computadores 2 1 Nível de Rede Roteamento ligação entre redes é realizada por estações

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático Cronograma Introdução Roteadores e rede Examinando as conexões do roteador Examinando as interfaces Interrupção por mensagens

Leia mais

Introdução ao EIGRP. Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos

Introdução ao EIGRP. Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos Introdução ao EIGRP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções O que é IGRP? O que é EIGRP? Como o EIGRP funciona? Conceitos de EIGRP Tabela de vizinhos Tabela de topologias

Leia mais

ROTEAMENTO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

ROTEAMENTO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC ROTEAMENTO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO A comunicação entre nós de uma rede local é realizada a partir da comutação (seja por circuito, seja por pacotes). Quem realiza essa função é o switch

Leia mais

O Protocolo RIPv1. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br

O Protocolo RIPv1. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br O Protocolo RIPv1 Prof. José Gonçalves Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br RIP Routing Information Protocol É o protocolo distance vector mais antigo e ainda em grande uso. Possui duas

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Algoritmos e Programação II

Algoritmos e Programação II Algoritmos e Programação II Agenda Desenvolver Software Objetos Classes Estudo de algumas Classes da API Estudo de algumas Classes da API Pacotes Criando nossa primeira classe Desenvolver SOFTWARE GAP

Leia mais

Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação Teórica Data Limite de Entrega: 06/11/2016

Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação Teórica Data Limite de Entrega: 06/11/2016 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (LEIC/LEETC/LEIM/MEIC) Nome: Nº de aluno: 2ª Ficha de Avaliação

Leia mais

Capítulo 4 A camada de REDE

Capítulo 4 A camada de REDE Capítulo 4 A camada de REDE slide 1 Introdução A camada de rede slide 2 Repasse e roteamento O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Repasse.

Leia mais

Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP

Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções ip default-gateway ip default-network Embandeire uma rede padrão

Leia mais

Keepalives de Túneis GRE

Keepalives de Túneis GRE Keepalives de Túneis GRE Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Mecanismo de Keepalive de Túneis GRE Túneis GRE Mecanismos Comuns de Keepalive Keepalives de Ethernet

Leia mais