ABORDAGEM PRECOCE COM EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO COADJUVANTE DA ENCEFALOPATIA CRONICA NÃO PROGRESSIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABORDAGEM PRECOCE COM EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO COADJUVANTE DA ENCEFALOPATIA CRONICA NÃO PROGRESSIVA"

Transcrição

1 ABORDAGEM PRECOCE COM EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO COADJUVANTE DA ENCEFALOPATIA CRONICA NÃO PROGRESSIVA Os métodos terapêuticos que visam a reabilitação física e mental das pessoas com deficiências ou com necessidades educativas especiais estão cada vez mais apoiados em alcançar um desenvolvimento global desses pacientes. A Equoterapia, é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais Essa forma de terapia vem se destacando como um dos processos terapêuticos, no qual a estimulação proporcionada ocorre de forma lúdica naturalmente.

2 A Equoterapia atua de forma holística através da união de duas vertentes que conciliam-se pelas características que o cavalo apresenta, integrando na terapia seu movimento e a relação afetiva homem-cavalo: a cinesioterapia e a zooterapia. Além dos aspectos psíquicos trabalhados na Equoterapia através da zooterapia, o cavalo proporciona ainda, uma estimulação cinesioterapêutica, já que : A marcha natural do cavalo mostra ciclos de movimentação semelhantes à marcha do ser humano, evidenciando-se os movimentos tridimensionais, que são característicos de ambas

3 . Assim, na Equoterapia utilizam-se os movimentos do cavalo em marcha e a estimulação sensorial proporcionada pelo contato físico do cavaleiro com o dorso do animal, visando a melhora do ajuste tônico, do alinhamento corporal, do equilíbrio postural e da funcionalidade global do praticante. A práxis equoterápica necessita além de um cavalo treinado, com uma boa conformação e com passo simétrico, uma equipe multiprofissional capacitada, formada pelo maior número de profissionais possível: fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, arte terapeutas e profissionais de equitação.

4 A Encefalopatia Crônica não progressiva (ECNP) se caracteriza pela presença de uma lesão cerebral de caráter não progressivo ocorrida no período pré peri ou pós natal, que pode interferir no desenvolvimento motor, mental ou em ambos. A etiologia pode ser variada sendo os acidentes vasculares cerebrais, mal formações congênitas e os processos infecciosos os mais freqüentes.

5 OBJETIVOS Avaliar a resposta terapêutica a um intervenção muito precoce, com a equoterapia em pacientes com encefalopatia crônica não progressiva. MATERIAL Foram selecionadas 12 crianças portadoras de encefalopatia crônica não progressiva na faixa etária entre 16 e 18 meses.todas tinham lesão cerebral definidas pelo exame de imagem, ressonância nuclear magnética de encefalo (RNM) e 6 eram portadoras de epilepsia.

6 METODOLOGIA As 12 crianças foram divididas em dois grupos de seis sendo que cada grupo tinha 3 crianças epilépticas com aproximadamente o mesmo grau de severidade. Os instrumentos de avaliação foram: Exame clinico neurológico, RNM, eletroencefalograma (EEG), escalas de avaliação do desenvolvimento (Heloisa Marinho, Gesell, Dunst). Seis das doze crianças - 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino foram atendidas durante o primeiro ano com duas sessões semanais de equoterapia com duração de 15 minutos e, durante o segundo ano com duas sessões de 20 minutos.elas mantiveram concomitantemente atendimento em estimulação essencial. Quatro tinham hemiparesia, uma tetraparesia, uma hipotonia generalizada. As outras seis crianças 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino foram atendidas com fisioterapia tradicional método Bobath e estimulação essencial. Elas também apresentavam as mesmas características físicas em relação a restrição motora. e alteração do tônus.

7 RESULTADOS: Cinco das seis crianças permaneceram fazendo equoterapia durante os dois anos de seguimento. Uma criança do sexo masculino parou o atendimento após o primeiro ano devido crises convulsivas recorrentes. Ao final do primeiro ano de atendimento 75% dos pacientes em atendimento com equoterapia levantavam-se sem auxilio e se mantinham em pé sem apoio, 50% já haviam conseguido marcha independente. Ao final do segundo ano de atendimento 4 dos 5 pacientes que permaneceram em equoterapia tinha marcha independente.um paciente ainda necessitava de apoio.

8 Dos pacientes mantidos em fisioterapia tradicional.a marcha independente foi alcançada por 50% dos pacientes após o segundo ano de atendimento. Apenas um paciente tinha marcha com apoio ao final do primeiro ano da avaliação.

9 Pode a EQUOTERAPIA ser um coadjuvante no tratamento de crianças inseridas no ESPECTRO AUTISTA??? OBJETIVOS O objetivo deste trabalho foi avaliar se utilizando o cavalo como um ser agente de estimulação afetiva, através do relacionamento homem-cavalo ( zooterapia) poderíamos promover uma reorganização psíquica.,proporcionando melhora na autoconfiança, na auto-estima, no enriquecimento da habilidade de brincar e de se relacionar com o mundo.

10 MATERIAL Foram selecionadas 12 crianças na faixa etária entre 3 e 5 anos, do sexo masculino, com diagnostico de TID (transtorno invasivo do desenvolvimento). Os critérios para inclusão foram atraso no desenvolvimento da linguagem, pobre interação social, ausência de lesão cerebral, de epilepsia, de deficiência auditiva e de alteração na investigação para erros inatos do metabolismo.

11 MÉTODOS Os instrumentos de avaliação foram : Exame neurológico evolutivo, realizado pelo mesmo neurologista em todos os pacientes.dois pacientes eram portadores da síndrome de Down. Exames laboratoriais para afastar alterações estruturais, metabólicas, distúrbio genético e metabólico. Avaliação da fonoaudióloga para definir o atraso da linguagem e afastar alterações orgânicas relacionadas a tônus muscular da face, respiração e movimentos de língua Avaliação psicológica para definir a dificuldade de interação social presença de estereotipias, dificuldade de demonstrar afetividade e atitudes repetitivas.

12 80% não tinham comunicação e apresentavam ecolalia 60% não atendia ordens, não sabia fazer uso do brinquedo, não participava das brincadeiras e tinha rigidez postura PACIENTES CONTROLES ATENDIDOS EM TERAPIAS CONVENCIONAIS NO INICIO DA AVALIAÇÃO 100% dos pacientes não tinham comunicação oral e não sabiam usar o brinquedo.

13 A ficha de acompanhamento foi preenchida pelo mediador após cada sessão Os pacientes foram atendidos em duas sessões semanais durante 16 semanas. Ambos os grupos permaneceram em atendimento de fono e psicoterapia como já faziam anteriormente.

14 A analise dos resultados após 4 meses de atendimento mostrou que houve melhora em todos os dados observados, nos pacientes praticantes de equoterapia. 100% em relação as ecolalia 80% na comunicação e no atendimento ao comando verbal. 75% em contato visual, expressão de carinho com a família, com o mediador e o cavalo 60% em relação a atitude de rigidez postural Entre 20 e 40% nas atitudes de interação social, interação com a família, no uso dos brinquedos e participação em brincadeiras Nos pacientes em terapia convencional após 4 meses a melhora observada foi de: 20 % em expressão de carinho, estereotipias e participação nas brincadeiras. Não houve alteração nos outros quesitos avaliados.

15 Diante dos resultados obtidos nas 16 sessões de equoterapia foi possivel concluir que: 1- Houve melhora significativa nos pacientes que apresentavam distúrbio nas áreas de socialização, comunicação, afetividade, abstração e. no contato visual. 2- A melhora ocorreu de forma mais rápida do que nos paciente que mantiveram apenas as terapias convencionais. 3- O uso da zooterapia em pacientes portadores de TID deve ser utilizado.

Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti

Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti Resenha do artigo: Zanon, R. et al. Identificação dos primeiros sintomas do Autismo pelos pais. Psicologia: teoria e pesquisa.

Leia mais

O papel do pedagogo na equoterapia

O papel do pedagogo na equoterapia O papel do pedagogo na equoterapia Daniele Botion 1 Evelyn Monari Belo 2 Resumo O presente trabalho teve como objetivo apresentar ao leitor a importância do papel do pedagogo no desenvolvimento de um trabalho

Leia mais

Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce

Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce REQUERIMENTO Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce Cerca de 100 crianças dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa estão excluídas do Programa de Intervenção Precoce (PIP) por falta de recursos

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

A APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MEDIADA PELA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES

A APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MEDIADA PELA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES A APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MEDIADA PELA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES Simone Gomes Ghedini Departamento de Educação Especial, FFC, Unesp, Marília, SP Thaís Oliveira Bunduki Curso

Leia mais

A perspectiva da Inclusão como Direito Fundamental E Inovações do Estatuto da Pessoa com Deficiência

A perspectiva da Inclusão como Direito Fundamental E Inovações do Estatuto da Pessoa com Deficiência A perspectiva da Inclusão como Direito Fundamental E Inovações do Estatuto da Pessoa com Deficiência INCLUSÃO # O que é? A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS E DE LINGUAGEM DE ALUNOS SURDOS COM IMPLANTE COCLEAR

IDENTIFICAÇÃO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS E DE LINGUAGEM DE ALUNOS SURDOS COM IMPLANTE COCLEAR IDENTIFICAÇÃO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS E DE LINGUAGEM DE ALUNOS SURDOS COM IMPLANTE COCLEAR Ana Claudia Tenor Secretaria Municipal de Educação de Botucatu-SP Eixo Temático: Identificação, encaminhamento,

Leia mais

Processo Seletivo. Para atuar em Equipe NASF. Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva

Processo Seletivo. Para atuar em Equipe NASF. Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Processo Seletivo Para atuar em Equipe NASF Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Categoria Total de vagas Vagas Pessoas com Deficiência Carga Horária Semanal Vencimento Mensal (R$) Pré-Requisito

Leia mais

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento 3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento Para o preenchimento correto das informações referentes à Instituição de Acolhimento que está sendo cadastrada, siga os passos descritos nos

Leia mais

NÚCLEO DE ESPORTETERAPIA AMR SUPERANDO AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DO ESPORTE

NÚCLEO DE ESPORTETERAPIA AMR SUPERANDO AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DO ESPORTE NÚCLEO DE ESPORTETERAPIA AMR SUPERANDO AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DO ESPORTE Relatório de Prestação de Contas 2015 ÍNDICE 03 04 05 08 15 17 23 31 Identificação Descrição dos objetivos do projeto Fotografias

Leia mais

PARCERIA COLABORATIVA ENTRE TERAPEUTA OCUPACIONAL

PARCERIA COLABORATIVA ENTRE TERAPEUTA OCUPACIONAL PARCERIA COLABORATIVA ENTRE TERAPEUTA OCUPACIONAL E PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Juliana Pereira da Matta Pavan Viviane Nunes Silva Veronez Centro Escola de Atendimento Educacional Especi CEMAEE-

Leia mais

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO. Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO. Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN 10 PASSOS 22/04/2010 PARA A ATENÇÃO HOSPITALAR HUMANIZADA À CRIANÇA

Leia mais

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL.

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. CARDOSO, ECA OLIVEIRA, RCP FERREIRA, DF UNIMED LIMEIRA SP INTRODUÇÃO A assistência domiciliar da Unimed

Leia mais

Encefalopatia. Progressiva

Encefalopatia. Progressiva Paralisia Cerebral??? Crônica Infantil Encefalopatia Não Progressiva Tipos de envolvimento neuromuscular: Anormal do tônus: Espasticidade/Hipertonia Velocidade dependente Inspeção * força?? Espasticidade

Leia mais

ANEXO 2 DIGITAIS PUC - CAMPINAS

ANEXO 2 DIGITAIS PUC - CAMPINAS ANEXO 2 DIGITAIS PUC - CAMPINAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Digitais PUC Campinas Um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo Empresas desconhecem potencial de pessoas com deficiência intelectual

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

Categoria Profissional: Técnica de Diagnóstico e Terapêutica Principal. Dezembro de 1999 com a média final de 15 (quinze) valores.

Categoria Profissional: Técnica de Diagnóstico e Terapêutica Principal. Dezembro de 1999 com a média final de 15 (quinze) valores. 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Bárbara Marques Data de Nascimento: 05/02/1978 Naturalidade: São Pedro Funchal Categoria Profissional: Técnica de Diagnóstico e Terapêutica Principal Grau Académico: Licenciatura

Leia mais

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento Curso Intensivo de verão Duração da Formação Destinatários 27,5 horas presenciais Estudantes e profissionais da área da saúde e da educação Local Auditório do CADIn Datas 4, 5, 6, 7 e 8 de julho 2016 (9h30m

Leia mais

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria Serviço de Psicologia Proposta de Parceria Gabinete de Psicologia Liliana Rocha dos Santos Consultas de Psicologia Prestar serviços de qualidade, diversificados e complementares a crianças, adolescentes,

Leia mais

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL Reproduzimos aqui uma parte da entrevista que o Dr. José Renó, médico psiquiatra, concedeu ao Dr. Dráuzio Varella. Nessa entrevista, ele fala com clareza

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NA EQUOTERAPIA

O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NA EQUOTERAPIA ANDE-BRASIL Associação Nacional de Equoterapia O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NA EQUOTERAPIA Claudia da Costa Mota Fonoaudióloga e Psicodramatista Julho de 2009 E-mail: claudiamota@centroqualivida.com.br O PAPEL

Leia mais

ESTUDO DE CASO: EQUOTERAPIA COM UMA CRIANÇA PORTADORA DE DISTÚRBIO AUTISTA ATÍPICO

ESTUDO DE CASO: EQUOTERAPIA COM UMA CRIANÇA PORTADORA DE DISTÚRBIO AUTISTA ATÍPICO ESTUDO DE CASO: EQUOTERAPIA COM UMA CRIANÇA PORTADORA DE DISTÚRBIO AUTISTA ATÍPICO Grubits Freire, H. B. Programa de Equoterapia da Universidade Católica Dom Bosco PROEQUO-UCDB Campo Grande / MS - Brasil

Leia mais

ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL AQUÁTICA PARA BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN: DOMÍNIO SÓCIO AFETIVO

ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL AQUÁTICA PARA BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN: DOMÍNIO SÓCIO AFETIVO ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL AQUÁTICA PARA BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN: DOMÍNIO SÓCIO AFETIVO Bruna Vieira Lesina Luciana Erina Palma Vivianne Costa Koltermann Universidade Federal de Santa Maria Eixo Temático:

Leia mais

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física I - [FICHA DE AVALIAÇÃO SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA] Usar letra de forma É importante considerarmos que o aluno com deficiência física da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro possui características

Leia mais

O USO DO COMPUTADOR COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO AO CONTEÚDO PARA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO

O USO DO COMPUTADOR COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO AO CONTEÚDO PARA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO O USO DO COMPUTADOR COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO AO CONTEÚDO PARA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO Karine Antunes do Prado Ariane Lopes de Araújo Aila Narene Dahwache Criado Rocha

Leia mais

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 O Atletismo jogado O tipo de trabalho proposto destina-se a crianças dos 9 aos 11 anos de ambos os sexos, as sessões de trabalho tem a duração aproximada de 2h

Leia mais

I) CARACTERIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA. Esta é a 1 a

I) CARACTERIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA. Esta é a 1 a EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO ÀS CLASSES ESPECIAIS DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARARAQUARA GISELI BARBIERI DO AMARAL LAUAND 1 I) CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Seminário II. Laboratório de Atenção às Condições Crônicas. Estratificação da Depressão. Gustavo Pradi Adam

Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Seminário II. Laboratório de Atenção às Condições Crônicas. Estratificação da Depressão. Gustavo Pradi Adam Modelo de Atenção às Condições Crônicas Seminário II Laboratório de Atenção às Condições Crônicas Estratificação da Depressão Gustavo Pradi Adam Estratificação Alguns episódios depressivos podem ser acompanhados

Leia mais

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES M MESTRADO INTEGRADO 1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES 1.º CICLO + 2º CICLO/MESTRADO INTEGRADO PSICOLOGIA CLÍNICA > EDUCACIONAL

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 17-10-2015 / 18-10-2015. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 19:00 INVESTIMENTO ALOJAMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 17-10-2015 / 18-10-2015. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 19:00 INVESTIMENTO ALOJAMENTO FORMADOR GERIATRIA - A INTERVENçãO DO FISIOTERAPEUTA (OUT 2015) - LISBOA Geriatria: A Intervenção do Fisioterapeuta é o curso ideal para todos os fisioterapeutas que queiram adquirir competências sólidas para a

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul CME/SCS Rua Coronel Oscar Jost, 1551 Sala 205 Santa Cruz do Sul/RS Tel. 3715 2446 Ramal 227

Leia mais

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade.

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade. RESOLUÇÃO 101/2012 Aprova o Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso em Psicomotricidade O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE, no

Leia mais

A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNISUL REALIZADO NA APAE DE TUBARÃO SC NA VISÃO DOS, PROFESSORES

A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNISUL REALIZADO NA APAE DE TUBARÃO SC NA VISÃO DOS, PROFESSORES A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNISUL REALIZADO NA APAE DE TUBARÃO SC NA VISÃO DOS, PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO, PAIS E ESTAGIÁRIOS ENVOLVIDOS 1 SILVA, Juliano Alves da 2 MEDEIROS,

Leia mais

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Camila de Lima Neves.(UEPB) camila.lima.18@hotmail.com.br Margareth Maria de Melo, orientadora, UEPB, margarethmmelo@yahoo.com.br

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Biomédica Ana Rita Peralta 18.Março.2009. Medicão da actividade eléctrica cortical

Licenciatura em Engenharia Biomédica Ana Rita Peralta 18.Março.2009. Medicão da actividade eléctrica cortical Licenciatura em Engenharia Biomédica Ana Rita Peralta 18.Março.2009 Medicão da actividade eléctrica cortical Objecto de estudo: Córtex Medição da actividade cortical Métodos neurofisiológicos EEG Potenciais

Leia mais

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do fisioterapeuta na intervenção respiratória Marques FO*, Kunrat M*, Maziero LM*, Rush M*, Valduga Filho RA*, Valentim ASL** *Acadêmicos do Curso

Leia mais

COORDENAÇÃO MOTORA. 13% dos idosos têm dificuldade com várias tarefas que exigem coordenação óculo-manual (ex. inserir uma chave na fechadura).

COORDENAÇÃO MOTORA. 13% dos idosos têm dificuldade com várias tarefas que exigem coordenação óculo-manual (ex. inserir uma chave na fechadura). COORDENAÇÃO MOTORA coordenação motora é a ação sinérgica do SNC e da musculatura esquelética dentro de uma determinada seqüência de movimentos. O envelhecimento provoca uma diminuição da velocidades de

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 01-07-2016 / 03-07-2016

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 01-07-2016 / 03-07-2016 ISO STRETCHING (JUL 2016) - PORTO Já ouviu falar de Iso Stretching? Este método de reeducação funcional e de ginástica postural é constituído por exercícios posturais e globais que permitem alongar e fortalecer

Leia mais

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir:

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir: Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica Conforme oferta descrita no quadro a seguir: FUNÇÃO Assistente Social REQUISITOS Completo em Serviço Social; Experiência profissional desejável:

Leia mais

RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I

RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I CONTRATO DE GESTÃO Nº 014/ANA/2010 2015 Sumário Introdução... 3 Portal do

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: --- NOME ATUAL: --- NOVO NOME: SAÚDE MENTAL EM CUIDADOS PRIMÁRIOS

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 9:00-13:00 Tarde - 14:00-18:00. #Outras Saúde, #Fisioterapeuta, #Médico, #Enfermeiro, #Terapeuta Ocupacional

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 9:00-13:00 Tarde - 14:00-18:00. #Outras Saúde, #Fisioterapeuta, #Médico, #Enfermeiro, #Terapeuta Ocupacional PREPARAçãO PARA O NASCIMENTO: PóS PARTO (MAR 2016) - PORTO O Curso de Preparação para o Nascimento: Pós Parto tem como objectivo principal formar o profissional de saúde para acompanhar os casais durante

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company. a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company. a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem b. Área: Ciências e saúde c. Área temática

Leia mais

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde

Leia mais

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL Claudia Regina Mosca GIROTO; Beatriz Aparecida Barboza do NASCIMENTO UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)/ Campus de Marília/SP e Faculdade de Ciências

Leia mais

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Composição de Equipes de Prevenção para a Redução de Agravos e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho em servidores

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO 1 I - História Natural da Doença 1 - Padrões de progressão da 2 - Determinação da História Natural da Doença 3 - Fases da história natural da a) Período de

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL NO MUNÍCIPIO DE TANGARÁ- RN

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL NO MUNÍCIPIO DE TANGARÁ- RN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE LICENCIATUIRA EM MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL

Leia mais

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Andreza Miranda Guzman, UFPB, E-mail: andrezamguzman@gmail.com; Ana Beatriz de Andrade Rangel, UFPB, E-mail:

Leia mais

Cartilha APAE - Passos/ MG

Cartilha APAE - Passos/ MG Cartilha APAE - Passos/ MG 1-APRESENTAÇÃO Através do movimento tridimensional (para cima e p/ baixo, um lado e outro, frente e trás) e multidirecional do cavalo (considerado o mais semelhante ao da marcha

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS INTEGRANTES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CEREST DE GOVERNADOR VALADARES Nívia

Leia mais

Treinamento de Força

Treinamento de Força Treinamento de Força O B J E T I V O Possibilitar aos alunos de educação física uma experiência teórica e prática no estudo generalizado da ciência dos exercícios contra-resistência. Apresentar em linhas

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: as intervenções terapêuticas da equoterapia em pessoas com deficiência

RELATO DE EXPERIÊNCIA: as intervenções terapêuticas da equoterapia em pessoas com deficiência RELATO DE EXPERIÊNCIA: as intervenções terapêuticas da equoterapia em pessoas com deficiência Helyne Quirino de Oliveira 1 ; Neiza de Lourdes Frederico Fumes 2 ; Valdênia Alves Dias Moura 3 Eixo Temático:

Leia mais

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Psicomotricidade e sua relação com a fisioterapia.

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Psicomotricidade e sua relação com a fisioterapia. Psicomotricidade e sua relação com a fisioterapia. Karina Politano Cacemiro Discente do Curso de Fisioterapia Eugênia Rodrigues Pires Professora orientadora do Curso de Fisioterapia Unaerp Universidade

Leia mais

TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP,

Leia mais

PROGRAMA de EDUCAÇÃO ESPECIAL

PROGRAMA de EDUCAÇÃO ESPECIAL . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO Elaborado pelo NEE ESPECIAL 2012-2013 PROGRAMA de EDUCAÇÃO ESPECIAL 1- ORIENTAÇÕES GLOBAIS: O presente documento destina-se a fazer cumprir o disposto no Decreto Legislativo Regional

Leia mais

Sandra Aparecida Lino

Sandra Aparecida Lino CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Reeducação Postural dos Trabalhadores de Saúde da Unidade de Saúde de Cascalho Rico/MG Sandra Aparecida Lino Cascalho

Leia mais

20103328 Lesão nervosa periférica afetando um nervo com alterações sensitivas e/ou motoras SIM PR

20103328 Lesão nervosa periférica afetando um nervo com alterações sensitivas e/ou motoras SIM PR PR VM PRF TA L - LEGENDA Consta no ROL / Consta na TUSS / valores tabela antiga com correções Não consta no ROL / Consta na TUSS / valores tabela antiga com correções Consta no ROL / Consta na TUSS / valores

Leia mais

The Physical Activity Guidelines Advisory Committee

The Physical Activity Guidelines Advisory Committee The Physical Activity Guidelines Advisory Committee (U. S. Department of Health & Human Services) www.hhs.gov Revisão da Literatura sobre Actividade Física e Saúde Um dos principais objectivos do PAGAC

Leia mais

INSTRUÇÃO N. 011/08 - SUED/SEED

INSTRUÇÃO N. 011/08 - SUED/SEED INSTRUÇÃO N. 011/08 - SUED/SEED Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS das séries iniciais do Ensino Fundamental na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. A Superintendente

Leia mais

João Taborda Lopes Terapeuta Ocupacional Treinador de Surf Mestre Educação Física e Desporto SURF ADAPTADO

João Taborda Lopes Terapeuta Ocupacional Treinador de Surf Mestre Educação Física e Desporto SURF ADAPTADO João Taborda Lopes Terapeuta Ocupacional Treinador de Surf Mestre Educação Física e Desporto SURF ADAPTADO Uma Experiência Multi-Sensorial SURF = ACTIVIDADE TERAPÊUTICA Meio Aquático (Propriedades Físicas

Leia mais

Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte O Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria (SE do HSM) do Centro Hospitalar

Leia mais

Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas

Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas Carlos Henrique Silva, Sonia Grubits RESUMO A equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo como um instrumento cinesioterapêutico

Leia mais

RESGATANDO A ATIVIDADE LÚDICA ENTRE PAIS/CUIDADORES E FILHOS. GRUPO OPERATIVO: BRINCANDO COM OS PAIS 1

RESGATANDO A ATIVIDADE LÚDICA ENTRE PAIS/CUIDADORES E FILHOS. GRUPO OPERATIVO: BRINCANDO COM OS PAIS 1 RESGATANDO A ATIVIDADE LÚDICA ENTRE PAIS/CUIDADORES E FILHOS. GRUPO OPERATIVO: BRINCANDO COM OS PAIS 1 Patrícia Feiten Pinto 2, Daniela Pereira Gonzalez 3. 1 Projeto de extensão do curso de psicologia

Leia mais

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? POVO? E SE ALÉM DA SUA CIDADE, TODAS AS CIDADES DO MUNDO PUDESSEM CONHECER SUA RIQUEZA HISTÓRICA E CULTURAL? E SE ESSE LIVRO CONTASSE

Leia mais

A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro.

A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro. A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro.. A adolescência é uma fase de muitas mudanças físicas e emocionais, principalmente, no que se refere às percepções de si mesmo

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE 1 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE SINOP 2010 2 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

CONVULSÕES NEONATAIS

CONVULSÕES NEONATAIS CONVULSÕES NEONATAIS CLASSIFICAÇÃO: TIPO DE CONVULSÃO RN CARACTERÍSTICAS Convulsão sutil T e PT Fenômenos oculares (desvio ocular horizontal tônico, olhar fixo, piscar ou tremular das pálpebras); movimentos

Leia mais

INCLUSÃO E IMAGEM CORPORAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM JUIZ DE FORA, MG.

INCLUSÃO E IMAGEM CORPORAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM JUIZ DE FORA, MG. INCLUSÃO E IMAGEM CORPORAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM JUIZ DE FORA, MG. Emerson Rodrigues Duarte; Fabiane Frota da Rocha Morgado; Maria Elisa Caputo Ferreira. Grupo de Estudos Corpo

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE 2015

CONSELHO DE CLASSE 2015 CONSELHO DE CLASSE 2015 A visão dos professores sobre a educação no Brasil Apoio: Para fortalecer ainda mais seu compromisso com a participação dos professores no debate educacional, a Fundação Lemann

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA - NASF. Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE PÚBLICA - NASF. Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE PÚBLICA - NASF Alexandre de Araújo Pereira Portaria:GM154 de 01/2008 Objetivos: 1. Ampliar o escopo das ações 2. Aumentar a resolubilidade da estratégia 3. Aumentar a integralidade das ações Atuação:

Leia mais

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROTOCOLO DO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência SMS.G Organização do Protocolo: Mirna Reni Marchioni Tedesco Sandra Maria Vieira Tristão de Almeida

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS PROJETO DE INTERVENÇÃO HOSPITALAR CUIDANDO DE QUEM CUIDA

FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS PROJETO DE INTERVENÇÃO HOSPITALAR CUIDANDO DE QUEM CUIDA FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS PROJETO DE INTERVENÇÃO HOSPITALAR CUIDANDO DE QUEM CUIDA Local: Hospital Renascer Numero de Funcionários:800 Endereço: Av. Renascer

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2014/2015 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES NA MINUTA DO PARECER DE REGULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES NA MINUTA DO PARECER DE REGULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES NA MINUTA DO PARECER DE REGULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Art. 3º: A redação constante da minuta visa limitar a oferta da pós-graduação lato sensu, restringindo a oferta desta

Leia mais

O MEU PSICÓLOGO Psicologia Clínica de A a Z

O MEU PSICÓLOGO Psicologia Clínica de A a Z O MEU PSICÓLOGO Psicologia Clínica de A a Z TÍTULO: O Meu Psicólogo: Psicologia Clínica de A a Z AUTOR: Rui Manuel Carreteiro Copyright Autor e PSICLÍNICA 2014 Ilustrações: Rui Manuel Carreteiro Fotografias:

Leia mais

RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA CARLOS CLEITON BEZERRA DOS SANTOS 1, 2 1.Centro de Estudos e Pesquisas Sanny CEPS 2. Grupo de Pesquisa multidisciplinar FACESTA Palmeira

Leia mais

REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO APROVADO POR UNANIMIDADE EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 20 DE NOVEMBRO DE 2010 Proposta apresentada

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA PEDIATRIA EM HOSPITAL GERAL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA PEDIATRIA EM HOSPITAL GERAL A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA PEDIATRIA EM HOSPITAL GERAL SILVA, Elaine Aparecida Discente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde FASU/ACEG Garça/SP - Brasil e-mail: minskla@bol.com.br

Leia mais

TÍTULO: AUTORES INNSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES INNSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES: Aglaê Dias Arruda, Bianca Nunes Guedes(bia.nunesguedes@bol.com.br), Fabiana Rocha Lima, Kátia Suely Q da S. Ribeiro,

Leia mais

ERRATA - EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 03/2015 - SERVIÇOS COMPLEMENTARES

ERRATA - EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 03/2015 - SERVIÇOS COMPLEMENTARES ERRATA - EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 03/2015 - A Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, no uso de suas atribuições legais previstas no Art. 81, VI da Lei Orgânica de Campinas, Decreto

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona

Leia mais

Equoterapia O Enfoque Psicoterapêutico com Crianças Down. Camila S. Campos. Margareth R. G. V. de Faria. Juliany G. G. de Aguiar

Equoterapia O Enfoque Psicoterapêutico com Crianças Down. Camila S. Campos. Margareth R. G. V. de Faria. Juliany G. G. de Aguiar Equoterapia O Enfoque Psicoterapêutico com Crianças Down Camila S. Campos Margareth R. G. V. de Faria Juliany G. G. de Aguiar Universidade Católica de Goiás Cledma P. L. de Almeida Centro de Reabilitação

Leia mais

PONTIFI CIA UNIVERSIDADE CATO LICA DE GOIA S CENTRO DE ESTUDOS AVANC ADOS E FORMAC A O INTEGRADA

PONTIFI CIA UNIVERSIDADE CATO LICA DE GOIA S CENTRO DE ESTUDOS AVANC ADOS E FORMAC A O INTEGRADA PONTIFI CIA UNIVERSIDADE CATO LICA DE GOIA S CENTRO DE ESTUDOS AVANC ADOS E FORMAC A O INTEGRADA ESPECIALIZAC A O EM FISIOTERAPIA PEDIA TRICA E NEONATAL DA UTI A REABILITAC A O NEUROLO GICA A EQUOTERAPIA

Leia mais

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUABIRUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

Leia mais

CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL CER II UNIVALI: IMPACTO NAS POLITICAS PÚBLICAS

CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL CER II UNIVALI: IMPACTO NAS POLITICAS PÚBLICAS 01279 CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL CER II UNIVALI: IMPACTO NAS POLITICAS PÚBLICAS CUNHA, Mayara Ana da. Universidade do Vale do Itajaí. Resumo: Este texto mostra o impacto

Leia mais

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO QUÌMICA: Em busca de uma nova visão

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO QUÌMICA: Em busca de uma nova visão PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO QUÌMICA: Em busca de uma nova visão Ranniery Felix dos Santos (IC) 1 ; Diego Robson das Chagas (IC) 1 ; Maria da Conceição Maciany de Lima (IC) 1

Leia mais

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões Texto de apoio ao Curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões Características do Desenvolvimento do Deficiente

Leia mais

"Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic

Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic "Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic treatment. Results from a multicentre, multinational study

Leia mais