São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores."

Transcrição

1 OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores. A classificação em obrigações divisíveis e indivisíveis só é importante quando existe a multiplicidade de sujeitos, pois, havendo um só credor e um só devedor, a prestação deve ser cumprida por inteiro independentemente se seu objeto é divisível (10 sacas de arroz ou indivisível entregar um animal). Obrigações divisíveis são aquelas cujo objeto da prestação pode ser dividido entre os sujeitos. Nesse caso passam a existir tantas obrigações iguais e distintas quantos forem os devedores ou credores (art.257). A prestação é rateada, repartida entre as partes segundo a regra concursu partes fiunt (as partes se satisfazem pela divisão). Assim, cada devedor só responde por sua quota parte enquanto que cada credor só pode exigir sua quota parte. A insolvência de um devedor não aumenta a quota dos demais. Ex: 3 devedores se comprometem a pagar ,00 para um credor. Cada um será obrigado apenas por Do mesmo modo, tenho 1 devedor se compromete a pagar ,00 a 3 credores. O devedor deverá pagar ,00 para cada credor. Obrigações indivisíveis são aquelas cujo objeto da prestação NÃO pode ser dividido entre os sujeitos. O Código Civil de 2002 conceitua a obrigação indivisível no artigo 258. Essa indivisibilidade do objeto da prestação pode decorrer da Lei (servidões prediais art.1386), da natureza da coisa (indivisibilidade natural Ex.animal) e da vontade das partes (indivisibilidade intelectual).

2 Bens divisíveis são aqueles que se pode fracionar sem que: a) percam a sua substância; b) tenham diminuição considerável de seu valor; c) tenham prejuízo do uso a que se destinam (art.87). Bens indivisíveis: são aqueles que NÃO se pode fracionar sem que: a) percam a sua substância; b) tenham diminuição considerável de seu valor; c) tenham prejuízo do uso a que se destinam. DIVISIBILIDADE E INDIVISIBILIDADE NAS OBRIGAÇÕES DE DAR, FAZER E NÃO FAZER DAR A divisibilidade ou indivisibilidade das obrigações de dar dependerá se o objeto da prestação (dar o quê) for divisível (entregar 10 sacas de café a dois credores) ou indivisível (entregar um animal). FAZER: Pode ser divisível ou não dependendo do objeto da prestação. Serão indivisíveis se o objeto da prestação for uma unidade, um trabalho completo. (construir uma casa, pintar um quadro, fazer uma estátua). São divisíveis se o objeto da prestação for determinado por quantidade ou duração de trabalho. (construir cem metros de muro, pode ser cumprida por dois herdeiros do devedor, fazer 10 estátuas em 10 meses). NÃO FAZER: em geral são indivisíveis (obrigar-se a não construir além de certa altura). Poderá ser divisível se o devedor se obrigar a não praticar determinados atos completamente independentes, como não vender e não alugar, não plantar e não colher.

3 REGRAS DAS OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DIVISÍVEL: Só o art.257. INDIVISÍVEL E PLURALIDADE DE DEVEDORES Neste caso cada um dos devedores será obrigado pela dívida toda (art.259). Aquele devedor que pagar sub-roga-se no direito de credor em relação aos outros coobrigados. (par.único). Dispõe de ação regressiva contra os demais devedores para cobrar a quota parte de cada um. INDIVISÍVEL E PLURALIDADE DE CREDORES Cada credor poderá exigir a dívida inteira, mas o devedor(es) se desobrigará da obrigação pagando: 1) a todos conjuntamente; 2) ou um deles, dando este caução de ratificação dos outros credores. Art.260. Exemplo: Mario deve um carro a alberto e a joão. Chegado o dia do pagamento só comparece alberto exigindo o carro de Mário. Deve Mário pagar? Só se alberto trouxer caução de ratificação de joão que é uma garantia de confirmação de joão autorizando alberto a receber o carro. Outra solução é exigir que ambos credores dêem quitação a Mário. Pago a prestação por inteiro a um só dos credores os outros terão direito de receber sua quota parte. No nosso exemplo se alberto retirasse sozinho o carro, joão teria direito de receber o valor correspondente a metade do carro. Art.261.

4 E se um dos credores remitir a dívida na obrigação indivisível? Remissão é o perdão da dívida. No nosso exemplo se alberto perdoa a dívida de Mário (desincumba Mário de entregar sua parte no carro) como fica joão? João poderá exigir a prestação ou seja o carro desde que pague a Mário o valor correspondente da parte de Alberto. (art262). Par.único: O mesmo caso ocorre se o devedor fizer com um dos credores transação, novação, compensação ou ocorrer confusão. Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos. Art.263 Portanto se o objeto da prestação desaparecer o devedor deverá entregar o equivalente em dinheiro mais perdas e danos. Se houver culpa de todos os devedores responderão todos em partes iguais pelo equivalente mais perdas e danos. Se houver culpa só de um devedor só o culpado responderá por perdas e danos, os demais pelo equivalente em partes iguais. ART.263. OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS São aquelas em que há uma multiplicidade de devedores ou credores ou de ambos, sendo que cada um dos credores tem direito à totalidade da prestação, como se fosse credor único e cada um dos devedores deve cumprir a prestação na sua totalidade como se fosse devedor único. O art.264 do CC define a ocorrência de solidariedade. Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

5 A solidariedade não se presume, decorre da Lei ou da vontade das partes (art.265) e pode ser: ativa (vários credores); passiva( vários devedores) e mista ou recíproca (vários devedores e credores). O CC 2002 regrou somente as duas primeiras deixando de lado as obrigações solidárias recíprocas ou mistas. Raramente se encontram na vida prática sendo aplicáveis a elas a combinação das regras de solidariedade ativa e passiva. Solidariedade decorrente da Lei: art.942 e seu parágrafo único. E decorrente da vontade das partes? Como se dá? Se no contrato em que José e João, por exemplo, obrigam-se a entregar duas sacas de café a outrem (obrigação divisível), incluirse cláusula estabelecendo a solidariedade passiva, o credor pode cobrar de um deles as duas sacas. Como a solidariedade deve resultar da lei ou do contrato, a obrigação não será solidária se tal qualidade não for expressamente estabelecida, mas divisível ou indivisível, dependendo da natureza do objeto. Esses credores ou devedores que se obrigam solidariamente, uns podem se obrigar pura e simplesmente outros podem se obrigar sob condição, ou a termo (prazo). O lugar e o tempo do pagamento podem ser iguais ou diferentes para todos os interessados. Art.266. CARACTERÍSTICAS 1) Pluralidade de credores ou devedores ou de ambos; 2) Integralidade da prestação: devedor responde pela dívida toda e credor pode exigi-la integralmente; 3) Co-responsabilidade dos interessados: o devedor que solve a obrigação por inteiro pode reaver as quotas dos demais. Da

6 mesma forma, o credor que recebe sozinho deve pagar a quota de cada um dos demais. DIFERENÇAS DA SOLIDARIEDADE COM A INDIVISIBILIDADE Em ambas o credor pode exigir de um só dos devedores o pagamento da totalidade do objeto devido. 1) Na solidariedade cada devedor pode ser compelido a pagar a dívida toda por ser devedor do todo. Na indivisibilidade o devedor só é compelido a cumprir toda a prestação porque é impossível fracionar o seu objeto. Não é devedor da dívida toda mas só de sua quota parte. Ex. animal 2) Na solidariedade convertendo-se a obrigação em perdas e danos, subsiste a solidariedade, continuando indivisível seu objeto. (art.271 e 279). O equivalente pode ser exigido integralmente de qualquer um dos codevedores salvo as perdas e danos que só do culpado. Já as obrigações indivisíveis perdem a qualidade de indivisibilidade se resolverem-se em perdas e danos (art.263). O equivalente é rateado entre os codevedores cada qual com sua quota parte e só o culpado responde por perdas e danos.

Direito das Obrigações (7.ª Aula)

Direito das Obrigações (7.ª Aula) Direito das Obrigações (7.ª Aula) 1) Classificação das Obrigações IV: Obrigações Divisíveis e Indivisíveis Ao lado das obrigações de dar, fazer, não fazer e alternativas o Código Civil também regulamenta

Leia mais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 23 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 23 Direito das Obrigações IV - Modalidades Obrigacionais 5. Obrigações indivisíveis

Leia mais

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Espécies de Obrigações Prof. Marcio Pereira Obrigações Alternativas ou Disjuntivas São aquelas que embora existam diversos objetos da prestação, o devedor se exonera satisfazendo um deles.

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações b) Obrigação de Fazer (arts.247 a 249,CC.) -Conceito: Ex: Obrigação de fazer é aquela em que o devedor compromete-se a prestar um fato em favor do credor,

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

- Obrigações COMPOSTAS, PLURAIS ou COMPLEXAS, que poderão ser: - Fracionárias divisíveis ou indivisíveis - Solidárias

- Obrigações COMPOSTAS, PLURAIS ou COMPLEXAS, que poderão ser: - Fracionárias divisíveis ou indivisíveis - Solidárias 1.6.2 Classificação quanto aos elementos: - Obrigações SIMPLES - Obrigações COMPOSTAS, PLURAIS ou COMPLEXAS, que poderão ser: - Objetivas: - Cumulativas - Alternativas - Facultativas - Subjetivas: Obrigação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS Definição de Obrigações Solidárias: é aquela resultante de lei ou da vontade das partes em que havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou de uns e outros, cada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

AULA 04. OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER.

AULA 04. OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER. AULA 04 OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER. 1. DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER 1.1. DEFINIÇÃO A obrigação de fazer (obligatio faciendi) abrange o serviço humano em geral, seja material ou imaterial,

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS REAIS O conteúdo

Leia mais

EXEX AME AME DDE E OORDEMRDEM DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL ISBN

EXEX AME AME DDE E OORDEMRDEM DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL ISBN DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL 2.ª Edição 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Leia mais

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS Diogo Barbi da SILVA¹ RESUMO: O solidarismo é uma expressão no campo do direito, inserida no direito das obrigações, divida em solidariedade ativa e passiva, em que duas

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Extinção dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 INTRODUÇÃO As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório. A obrigação

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Disciplina: Direito Civil II Departamento I Direito Privado Carga Horária Anual: 105 h/a Tipo: Anual 2º ano Docente Responsável: Prof. William Bedone Objetivos:

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Divisível: 1.1. Conceito: 1.2. Reflexos jurídicos: 2. Obrigação Indivisível: 2.1. Conceito: 2.2. Reflexos

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito,

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE 1 A NOTA PROMISSÓRIA 1.1 O CONCEITO É uma promessa solene, direta e unilateral de pagamento, à vista ou a prazo, efetuada pelo promitente-devedor ao promissário-credor,

Leia mais

http://www.webx.ubi.pt/~fantunes Contabilidade Financeira I Francisco Antunes

http://www.webx.ubi.pt/~fantunes Contabilidade Financeira I Francisco Antunes Aula 03 http://www.webx.ubi.pt/~fantunes Início Património Definições: Luís Fontela e Pinheiro Henriques: Entende-se por património todo o conjunto de valores que se destinam a determinado fim e estão

Leia mais

Direitos das Obrigações - Civil II

Direitos das Obrigações - Civil II Direitos das Obrigações - Civil II OBRIGAÇÕES: Não patrimonial: Não se quantifica o não cumprimento da obrigação. Ex: se um pai deixar de proteger um filho, maltratá-lo, pode perder o pátrio poder, o poder

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O examinando deverá elaborar uma petição simples cuja nomenclatura e/ou conteúdo deve remeter à ideia de refutação à contestação, sendo, contudo, consideradas

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Obrigações 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJPA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE DIREITOS. Quadro Resumo

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE DIREITOS. Quadro Resumo INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE DIREITOS Quadro Resumo BANCO CNPJ /MF: Banco Bradesco S.A. 60.746.948/0001 12 Sede Cidade de Deus, Município e Comarca de Osasco, Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO CRA-ES Nº 009/2012. ASSUNTO: Dispõe sobre o Programa de Conciliação de Recebíveis do CRA-ES, e dá outras providências.

RESOLUÇÃO CRA-ES Nº 009/2012. ASSUNTO: Dispõe sobre o Programa de Conciliação de Recebíveis do CRA-ES, e dá outras providências. RESOLUÇÃO CRA-ES Nº 009/2012. ASSUNTO: Dispõe sobre o Programa de Conciliação de Recebíveis do CRA-ES, e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da competência

Leia mais

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS AULA 09 PONTO: 09 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Dano Indenizável na esfera criminal Aldo Paim Horta* CONCEITO E PRESSUPOSTOS DO DANO INDENIZÁVEL O termo dano no sentido amplo, vem a ser a lesão de qualquer bem jurídico, incluindo-se

Leia mais

5.8 Direito Civil Das Obrigações

5.8 Direito Civil Das Obrigações Divisão do Estudo 5.8.1 Conceito de Direito das Obrigações 5.8.2 Elementos da obrigação 5.8.3 Fontes ou causas das obrigações 5.8.4 Classificação das obrigações 5.8.5 Cláusula Penal 5.8.6 Efeitos das Obrigações

Leia mais

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1 OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA Jéssica Araujo REINOL 1 RESUMO: A obrigação solidária trabalha com a multiplicidade de credores e/ou devedores e esta é usada como uma forma de facilitar a solução ou cumprimento de

Leia mais

1. DIREITO DAS OBRIGAÇÕES - INTRODUÇÃO.

1. DIREITO DAS OBRIGAÇÕES - INTRODUÇÃO. 1. DIREITO DAS OBRIGAÇÕES - INTRODUÇÃO. Ao observar os dois lados da obrigação, notamos que há um direito e um dever. Ainda assim, prevalece a visão dos direitos da obrigação, voltada ao devedor. Num primeiro

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CONTRATOS

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CONTRATOS QTO AOS EFEITOS: unilaterais, bilaterais,plurilaterais; gratuitos ou onerosos; comutativos ou aleatórios QTO À FORMAÇÃO: paritários, de adesão; QTO AO MOMENTO DA EXECUÇÃO: de execução instantânea, diferida

Leia mais

ESQUEMA DIREITO CIVIL PARTE GERAL Prof. Letícia Hesseling

ESQUEMA DIREITO CIVIL PARTE GERAL Prof. Letícia Hesseling ESQUEMA DIREITO CIVIL PARTE GERAL Prof. Letícia Hesseling Prescrição e Decadência Prescrição: São características da prescrição: o interesse é particular (do devedor); o objeto é a perda da pretensão;

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/PA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

AULA 21 FALÊNCIA. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade do devedor de arcar com a satisfação de seus débitos.

AULA 21 FALÊNCIA. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade do devedor de arcar com a satisfação de seus débitos. 1 AULA 21 FALÊNCIA Aspectos históricos A palavra falência vem do verbo falir (fallere lat.) que exprime a ideia de faltar com o prometido, falha, omissão. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade

Leia mais

Dos Bens. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Dos Bens. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Dos Bens Bens Considerados em si Mesmos São bens considerados em si mesmos: bens imóveis, bens móveis, bens corpóreos e incorpóreos, bens fungíveis e consumíveis, bens divisíveis e indivisíveis e bens

Leia mais

Teoria Geral da Execução

Teoria Geral da Execução Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 Teoria Geral da Execução 1 REALIDADE PROCESSO Certificação Efetivação REALIDADE

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO PL 4330/2004: PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES E SEGURANÇA JURÍDICA PARA AS EMPRESAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO PL 4330/2004: PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES E SEGURANÇA JURÍDICA PARA AS EMPRESAS PERGUNTAS E RESPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO PL 4330/2004: PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES E SEGURANÇA JURÍDICA PARA AS EMPRESAS NO CONGRESSO NACIONAL HÁ ALGUNS PROJETOS DE LEI (PL) PROPONDO REGULAMENTAR A TERCEIRIZAÇÃO.

Leia mais

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA Legislação aplicável: Decr. nº 57.663/1966 Lei Uniforme de Genebra (LU) Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) SUBSCRITOR (EMITENTE) 1. O TÍTULO NÃO FOI PROTESTADO A prescrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

Contrato de empréstimo:

Contrato de empréstimo: Contrato de empréstimo: Esse contrato comporta duas espécies, a saber, o comodato e o mútuo. Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas 1 3.1. Comodato: É empréstimo gratuito de bens não fungíveis. É empréstimo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva

O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva 1 O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva Maria Bernadete Miranda 1 1. Introdução A morte, fato jurídico de alta relevância desencadeia uma série de efeitos que afetam profundamente as relações jurídicas

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução

Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 39 Financial Instruments: Recognition and Measurement Derecognition of a Financial Asset (parágrafos 15 a 37) Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. Elementos estruturais do direito obrigacional. 1 Tempo Vencimento

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Direito Civil III Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 INVESTIMENTOS PERMANENTES Avaliados pelo método de método de custo e de valor justo 1 BALANÇO

Leia mais

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE.

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. CIRCULAR GEPE N.º 007/2005 De: Para: Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. ASSUNTOS 1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL - ENDEREÇAMENTO: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 90ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS/SP - Processo Nº 1598-73.2012.5.15.0090

Leia mais

PPR SÉNIOR - 2ª Série

PPR SÉNIOR - 2ª Série Plano Poupança Reforma TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se essencialmente a Clientes, com perfil conservador, com idade igual ou superior a 55 anos,

Leia mais

Vejam, pois, que se trata de questão recente e que pode, perfeitamente, ser explorada no concurso do ISS SP no domingo.

Vejam, pois, que se trata de questão recente e que pode, perfeitamente, ser explorada no concurso do ISS SP no domingo. Olá, pessoal. Como estão? A seguir, uma questão interessante apresentada pela CETRO neste final de semana, na prova de Especialista em Administração, Orçamento e Finanças da Prefeitura de São Paulo. Vejam,

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E AS SUAS MODALIDADES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E AS SUAS MODALIDADES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E AS SUAS MODALIDADES GARCIA, Elaini Luvisari 1 FERNANDES, João Paulo Pires 2 AGUIAR, Carolina Montreiro de 3 BORGES, Amanda Cristina 4 RESUMO O estudo do direito civil no ramo das

Leia mais

CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V

CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V DIREITO DAS SUCESSÕES TÍTULO I DAS SUCESSÕES EM GERAL CAPÍTULO I Disposições gerais ARTIGO 2024º (Noção) Diz-se sucessão o chamamento de uma ou mais pessoas à titularidade

Leia mais

SMUP Sociedade Musical União Paredense ARRENDAMENTO COMERCIAL DE UM ESPAÇO DESTINADO AO RAMO DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS

SMUP Sociedade Musical União Paredense ARRENDAMENTO COMERCIAL DE UM ESPAÇO DESTINADO AO RAMO DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS SMUP Sociedade Musical União Paredense ARRENDAMENTO COMERCIAL DE UM ESPAÇO DESTINADO AO RAMO DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS Atendendo a que se encontra disponível para arrendamento, um espaço que se

Leia mais

TERMO DE ACORDO DE PARCELAMENTO JUDICIAL

TERMO DE ACORDO DE PARCELAMENTO JUDICIAL TERMO DE ACORDO DE PARCELAMENTO JUDICIAL IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO: Nome: Endereço: CNPJ: Inscrição Estadual: Aos...dias do mês de... de 20..., compareceu à Procuradoria-Geral do Estado o representante

Leia mais

DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS. DECRETO Nº 364, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS. O Senhor SATURNINO MASSON, Prefeito Municipal

Leia mais

PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Sergio, domiciliado em Volta Redonda/RJ, foi comunicado pela empresa de telefonia ALFA, com sede em São Paulo/SP, que sua fatura, vencida no mês de julho de 2011, constava em

Leia mais

Sumário. Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção...

Sumário. Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção... Sumário Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção... 21 Capítulo I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

Leia mais

O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição

O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição Prof. MSc. Fábio Zabot Holthausen Assistente Acadêmico do Curso de Direito Coordenação do Curso de Direito Universidade do Sul

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 Brasília, 26 de junho de 2012. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Restos a Pagar Considerando que, de acordo com o art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é vedado ao

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador VITAL DO RÊGO RELATOR: Ad hoc Senador SÉRGIO SOUZA

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador VITAL DO RÊGO RELATOR: Ad hoc Senador SÉRGIO SOUZA PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei do Senado, nº 264, de 2012, do Senador Antonio Carlos Valadares que Altera o art. 120 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991,

Leia mais

PPR Taxa Garantida 2% + O PPR Taxa Garantida 2%+ é um plano de poupança que assegura:

PPR Taxa Garantida 2% + O PPR Taxa Garantida 2%+ é um plano de poupança que assegura: Característi cas PPR Taxa Garantida 2% + O PPR Taxa Garantida 2%+ é um plano de poupança que assegura: Capital e rendimento mínimo garantido a uma taxa mínima garantida de 2% em cada ano durante o prazo

Leia mais

Referência Legislativa: artigos 40 ao 69 da Lei n. 10.406/02 (Código Civil) Personalidade jurídica das pessoas jurídicas.

Referência Legislativa: artigos 40 ao 69 da Lei n. 10.406/02 (Código Civil) Personalidade jurídica das pessoas jurídicas. AULA 09 PONTO: 11/12 Objetivo da aula: Pessoa Jurídica. Conceito. Início e fim. Natureza Jurídica. Teorias. Desconsideração da personalidade jurídica. Pessoas jurídicas. Classificação. Associações. Sociedades

Leia mais

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013 15 NOVEMBRO / 2013 REGIME EXCEPCIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS FISCAIS E À SEGURANÇA SOCIAL (RERD) Foi recentemente aprovado o Decreto-Lei n.º 151-A/2013, de 31 de Outubro, mencionado na nossa última

Leia mais

OUTRAS MODALIDADES DE OBRIGAÇÕES

OUTRAS MODALIDADES DE OBRIGAÇÕES OUTRAS MODALIDADES DE OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS Espécie de Obrigação Complexa ou Composta; Tem por conteúdo duas ou mais prestações, das quais uma somente será escolhida para pagamento ao credor

Leia mais

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANEXO 6 DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANTÔNIO CARLOS JOBIM MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Curso de Tecnologia em Disciplina: Volume 10: Gestão do Parte 3 2013 Este documento é para uso exclusivo da FATEC-ID. Nenhuma de suas partes pode ser veiculada,

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

Regulamento de Atendimento, Cobrança e Oferta Conjunta dos Serviços de Telecomunicações. Superintende Executiva (SUE)

Regulamento de Atendimento, Cobrança e Oferta Conjunta dos Serviços de Telecomunicações. Superintende Executiva (SUE) Regulamento de Atendimento, Cobrança e Oferta Conjunta dos Serviços de Telecomunicações Diretrizes do Regulamento i. Enunciação de regras harmônicas de atendimento e cobrança; ii. Facilitar a compreensão

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Morte do Empregado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Morte do Empregado Morte do Empregado 08/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares... 6 6.

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E DEPRECIAÇÃO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E DEPRECIAÇÃO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E! Definições e mudanças propostas no Projeto de Lei 3.741 que altera a Lei 6.404/76.! O que é AMORTIZAÇÃO? Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

SUMÁRIO. Doutrina. 1. Contrato de administração... 19 Das prestações de serviços "... 19

SUMÁRIO. Doutrina. 1. Contrato de administração... 19 Das prestações de serviços ... 19 SUMÁRIO Doutrina Capítulo I Das Partes Contrat ntes na Administração de Imóveis e Bens.. 17 1. Contrato de administração............... 19 Das prestações de serviços "........ 19 2. Obrigações do proprietário...

Leia mais

a) Todo o serviço de alimentação, incluindo catering, passa a estar sujeito à taxa

a) Todo o serviço de alimentação, incluindo catering, passa a estar sujeito à taxa FAQ sobre IVA nos serviços de alimentação e bebidas 1. O que muda a partir de 1 de julho de 2016? R: De acordo com a Lei do Orçamento de Estado para 2016 (Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março), a partir de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS Trabalho 1 análise de acórdãos. Constitui elemento de avaliação na disciplina Teoria Geral do

Leia mais

Os objetivos do IAP estabelecidos no artigo 6, incisos III, VIII, IX e XXIII, da Lei Estadual n 10.066/1992;

Os objetivos do IAP estabelecidos no artigo 6, incisos III, VIII, IX e XXIII, da Lei Estadual n 10.066/1992; TERMO DE COMPROMISSO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL QUE FIRMAM INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ IAP E PETRÓLEO BRASILEIRO S/A PETROBRAS UN-REPAR, DECORRENTE DE LICENCIAMENTO PARA AMPLIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE NOVOS

Leia mais

Município de Bragança Câmara Municipal

Município de Bragança Câmara Municipal Publique-se no Diário da República O Presidente da Câmara DIVISÃO DE OBRAS ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO 1- IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE Designação da entidade adjudicante: Município

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1

A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1 A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1 Carine Pes Wisneski 2, Fabiana Fachinetto Padoin 3, Tobias Damião Corrêa 4. 1 Projeto

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Atendimento Ação Social (31 A V4.07) PROPRIEDADE

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

DNA, o nosso código secreto

DNA, o nosso código secreto Ciências Naturais 9ºAno Texto de apoio DNA, o nosso código secreto Nome: Data: Imagina que poderias ter nas mãos uma célula e abrir o seu núcleo como se abre um baú. Lá dentro, encontrarias uma sequência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS AULA 07 PONTO: 09 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Defeitos dos negócios jurídicos (vícios do negócio): Fraude contra credores e simulação Roteiro de aula DEFEITOS DO NEGÓCIO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL O QUE É RESPONSABILIDADE? S.f. 1. Qualidade de responsável. 2. Dir. Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. (Michaelis)

Leia mais

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 O que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA precisam saber a respeito do Registro da Entidade e a Inscrição dos Programas

Leia mais

Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas. Classificação. I II Total: Informações

Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas. Classificação. I II Total: Informações CONTABILIDADE FINANCEIRA I Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas NOME (completo) Nº de aluno(a) Licenciatura Turma Nº da Prova Classificação Grupos I II Total:

Leia mais

Contratos: Fiança. Resumo: 1) Introdução: 2) Conceitos: 2.1) Fiança:

Contratos: Fiança. Resumo: 1) Introdução: 2) Conceitos: 2.1) Fiança: Contratos: Fiança Resumo: A fiança é umas das espécies de contratos previstos no Código Civil/2002 (CC/2002), em que uma pessoa (fiador) se obriga pelo afiançado (devedor), para com seu credor, assumindo

Leia mais

Sumário AGRADECIMENTOS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO... 19 (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)... 19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

Sumário AGRADECIMENTOS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO... 19 (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)... 19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... Sumário AGRADECIMENTOS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO... 19 (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)... 19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 21 Capítulo I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

2 - As classes de risco a que se refere o número precedente são as seguintes:

2 - As classes de risco a que se refere o número precedente são as seguintes: Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 3/95 Os arts. 76.º e 195.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras obrigam os responsáveis pelas entidades por eles abrangidas a proceder

Leia mais