FACP FACULDADE DE PAULÍNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACP FACULDADE DE PAULÍNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES"

Transcrição

1 FACP FACULDADE DE PAULÍNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES PAULÍNIA 2015

2 1 APRESENTAÇÃO Com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de Pedagogia na realização das atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, a FACULDADE DE PAULÍNIA FACP elaborou o presente documento, proporcionando esclarecimentos sobre as exigências estabelecidas pelas normas legais, regimentais e os procedimentos necessários. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INFORMAÇÕES BÁSICAS A Lei nº , de 25 de setembro de 2008, no seu Art. 1º, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. Conforme as Resoluções CNE/CP 1 e 2, de 19 de fevereiro de 2002, cada Instituição de Ensino Superior deverá incluir no seu projeto pedagógico, como componente curricular obrigatório, o estágio curricular supervisionado. A Resolução CNE/CP 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura, estabelece em seu artigo oitavo item IV que o estágio curricular supervisionado deve ser desenvolvido ao longo do curso...em ambientes escolares e não escolares(...) O Decreto nº 2.080, de 16 de novembro de 1996, Art. 8º, estabelece que A instituição de ensino ou a entidade pública ou privada concedente da oportunidade de estágio curricular, diretamente ou através da atuação conjunta com agentes de integração providenciará seguro de acidentes pessoais em favor do estudante. O Estágio Curricular Supervisionado constitui a fase de treinamento que permite, por meio da vivência prática das atividades docentes, complementar a sua formação acadêmica no aspecto técnico, cultural, científico e humano. É o espaço de consolidação dos conteúdos teóricos das disciplinas pedagógicas e fundamentos da educação. O Art.2º, 1º da Lei nº , estabelece que o estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Dessa forma, é uma atividade obrigatória por exigência legal e não remunerada. De acordo com o Art. 3º da mesma Lei, o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza.

3 2 ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS A operacionalização destas tarefas é de responsabilidade do professor das disciplinas que ancoram o estágio (Didática e Gestão Escolar) que orientará as atividades a serem desenvolvidas. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas, em conformidade com o Art. 65 da Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sendo assim distribuídas: 120h Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (3º. e 5º. Semestres); 110h Planejamento, Execução e Coordenação de Gestão Educacional (4º. e 6º. Semestres); 35h Educação em Saúde (4º. Semestre); 35h Gestão de Pessoas (7º. Semestre). Observações: 1. É sugerido que o estágio seja dedicado, prioritariamente, à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, não há uma determinação rígida em relação à distribuição das horas entre as áreas específicas ficando, portanto, a critério do estudante. 2. As atividades de Estágio, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, deverão ser preferencialmente desenvolvidas em turmas de diferentes faixas etárias. 3. Cada período de Estágio deve ser cumprido com um mínimo de 2 horas e um máximo de 6 horas diárias, ininterruptas. Para exceder às 6 horas, faz-se necessário um intervalo de 1 hora entre dois períodos. As exceções devem ser justificadas ao professor (a) supervisor (a), e por ele (a) autorizado (a). 4. A instituição escolhida para a realização da prática pedagógica poderá aceitar ou não o estudante como estagiário. 5. O discente que tiver atuado em atividades de monitoria, nas modalidades educacionais anteriormente citadas, na educação profissional, na área de serviços e de apoio escolar, bem como na educação não formal, podem ser computadas como até 30% da carga horária destinada ao Estágio no Ensino Fundamental. 6. O discente que atuar como professor e comprovar tempo de docência poderá requisitar a redução da carga horária do estágio, a qual será considerada a partir da seguinte equivalência:

4 3 Tempo de docência Redução de CH 3 meses a 1 ano incompleto 30 horas 1 ano a 3 anos incompletos 50 horas 3 anos a 5 anos incompletos 100 horas 5 anos a 10 anos incompletos 150 horas 10 anos ou mais 200 horas Campo de Atuação O estagiário poderá atuar em Unidades Escolares Públicas ou Privadas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Diretorias Regionais de Ensino (estadual ou municipal). É possível atuar também em Ambientes educativos não escolares onde se desenvolvem atividades por instituições diversas, quer sejam trabalhos de alfabetização de jovens e adultos, de educação especial, atendimento a necessidades sociais, ou outros que possam contribuir para o seu enriquecimento profissional. É importante deixar claro que esses locais só devem ser utilizados na realização do seu estágio, mediante orientação específica do professor. De modo geral, devem-se priorizar as unidades escolares acima referidas. Procedimentos para o Estágio Supervisionado 1. Escolher a Escola; 2. Imprimir a Carta de Apresentação que se encontra no site da FACP e dar para a Professora responsável pelo estágio assinar; 3. Pegar na Secretaria o papel do seguro contra acidentes pessoais; 4. Entregar a Carta de Apresentação na Escola onde vai fazer o estágio e uma cópia do seguro; 5. Para as Escolas da Rede Municipal de Paulínia, pegar na Secretaria da FACP o Termo de Compromisso; 6. Imprimir a folha de frequência para o estágio que se encontra no site da FACP ou utilizar o arquivo disponibilizado pela Professora Supervisora do estágio. Obs.: O estágio somente deverá ser iniciado após a assinatura de todos os documentos e com a vigência do seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário. Ao longo do estágio, o estudante deverá realizar várias atividades que serão sistematizadas em um relatório, denominado Relatório de Estágio Supervisionado (RES).

5 4 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE 120 (CENTO E VINTE) HORAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (3º. e 5º. SEMESTRES). Atividades Pesquisa bibliográfica (leitura de textos diversos para enriquecer as reflexões críticas sobre educação informal e não formal bem como a Lei /2008 sob a orientação do professor da disciplina de Fundamentos da Didática). Sondagem do município onde se localiza a instituição do estágio: identificar diferentes instituições que desenvolvem projetos de educação não formal. Pesquisas sobre a comunidade local (município sondado), a fim de planejar propostas de oficinas pedagógicas para educação não formal. Visita técnica a uma Organização Não Governamental voltada à infância: sondagem dos projetos desenvolvidos. Visita técnica a uma instituição de educação especial: sondagem dos projetos desenvolvidos voltados à infância. Planejamento e elaboração de roteiros didáticos para oficinas pedagógicas direcionadas para a educação não formal. Planejamento e elaboração de projetos de extensão, integrando escola e comunidade. Construção de brinquedos pedagógicos utilizando materiais reciclados voltados à educação infantil. Socialização de experiências pedagógicas na universidade, por meio da realização de oficinas pedagógicas para espaços não formais de educação. Carga Horária 10h 10h 10h 10h 10h 10h 10h 30h 10h Elaboração do diário do estágio e produção do relatório final. 10h Visita técnica a uma brinquedoteca hospitalar: sondagem de atividades realizadas e atuação de profissionais da educação. 10h OBS: Desse conjunto de sugestões o aluno deverá totalizar 120 horas, cujas atividades serão negociadas com o professor da disciplina, considerando-se a realidade do município escolhido para estágio (Paulínia e entorno).

6 5 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE 110 (CENTO E DEZ) HORAS DE ESTÁGIO EM PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL. (4º. E 6º. SEMESTRES). Horas Atividades Observação de atividades de GESTÃO em escolas públicas (estadual e/ou municipal) de ensino fundamental e/ou médio. Se for interesse do aluno, ele poderá cumprir 50% dessa carga horária em escola particular. O que pode ser observado tanto nas escolas públicas quanto nas particulares? Gestão (direção, vice-direção ou assistente de direção): reuniões; tomadas de decisões; atendimentos aos pais; atendimento aos alunos; negociações com fornecedores; prestações de contas; controle de pessoal; pagamento; visitas aos órgãos superiores (diretorias de ensino, secretarias de educação); participação de eventos; acompanhamento de entrada de alunos; visitação pelas dependências da escola; controle 60 de merenda; controle de estoque de merenda; controle do patrimônio da escola; licitações; controle de serviços de terceiros; organização de eventos; etc. Secretaria: preenchimento de formulário; confecção de históricos; preenchimento de documentos diversos de alunos; vida funcional; atendimento ao público; atendimento aos alunos; atendimentos aos órgãos superiores; preenchimento de laudas (publicações o Diário Oficial do Estado ou Município que atualmente tem sido online); demanda com a direção da escola; atendimento aos professores; atendimento aos funcionários; arquivo etc. Há outras possibilidades, pois as atividades de gestão não são rotineiras e variam de acordo com o município ou estado em que a escola está localizada. Portanto, cabe ao estagiário valer-se das oportunidades que o momento lhe oferecer. Observação de atividades de COORDENAÇÃO em escolas públicas (estadual e/ou municipal) de ensino fundamental e/ou médio ou particular. O que pode ser observado tanto nas escolas públicas quanto nas particulares? 10 Coordenação: reuniões; tomadas de decisões; atendimentos aos pais; atendimento aos alunos; visitas aos órgãos superiores (diretorias de ensino, secretarias de educação); participação em eventos; orientações aos professores; planejamento de reuniões pedagógicas; organização de eventos; etc. Há outras possibilidades, pois as atividades de coordenação variam de acordo com o município ou estado em que a escola está localizada. Portanto, cabe ao estagiário valerse das oportunidades que o momento lhe oferecer. Estudo de casos: com base na literatura e na experiência vivida pelo aluno durante os estágios já cumpridos (não só nesse semestre, mas também nos anteriores), o aluno deverá realizar o estudo de situações críticas que exigem uma tomada de decisão 15 por parte dos seguintes profissionais: coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor de ensino. O mesmo procedimento deve ocorrer tendo como foco a tomada de decisão do trio gestor: diretor, coordenador e supervisor. Estes estudos de caso devem ser elaborados fora do horário de aula e apresentados ao grupo classe em forma de oficinas no horário regular de aulas de estágio sob a orientação do professor responsável pela disciplina Gestão Educacional. Cada oficina vale cinco horas que serão registradas em ficha que será assinada pelo professor da disciplina. Além disso, o aluno deverá elaborar um texto descrevendo a ação que fará parte do relatório final de estágio. Relatório Final: elaborar relatório final, conforme orientações do professor responsável. 10 Para tanto, apresentamos neste documento, algumas dicas que poderão ser úteis a você. Total horas de atividades realizadas (Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP 1/2006)

7 6 Competências do estagiário na Escola Observar horários e regras estabelecidas, tanto em relação à administração da escola, quanto ao estágio; Trajar-se com roupas adequadas ao ambiente de trabalho educativo; Apresentar-se ao responsável pelo acompanhamento do estágio e solicitar permissão para acesso a documentos como: Regimento Escolar, Plano Escolar, Projeto ou Proposta Pedagógica, para conhecimento e análise; Recorrer aos profissionais responsáveis da Escola, em caso de dúvidas ou necessidade de orientações e Manter discrição em relação às informações e às ações referentes à participação em atividades da escola e de realização do estágio. Atividades previstas durante o Estágio Supervisionado As atividades que dão suporte ao estágio supervisionado são: A observação é uma prática indispensável ao processo de conhecimento da realidade. Precisa ser conduzida considerando a interferência que pode causar à situação observada e como é condicionada pela história e repertório de quem observa. A participação compreende sua colaboração ativa no planejamento, realização ou avaliação de atividades, tais como: ensino, rotinas de classe, assistência individual ou a pequenos grupos de alunos, reuniões e eventos escolares (festas, gincanas, excursões, visitas, recreio dirigido, entradas e saídas de alunos etc.). A regência de turmas pode ser oportunizada em situações alternativas, sob a coordenação do professor Supervisor de Estágios. Na condição de docência compartilhada, é possível ministrar aulas e desenvolver projetos ou programas, relacionados à docência, com a assistência de professores da Escola campo do estágio e sob a supervisão da escola de formação. As atividades realizadas durante o estágio supervisionado devem ser registradas: a) no Portfólio - trata-se de uma juntada ou coletânea de documentos. Utilizando linguagens diversas, tais como: escrita, imagens, filmes, fotos, músicas gravadas, construir um portfólio que evidencie o trabalho desenvolvido. Este portfólio poderá ser entregue impresso ou em arquivo em CD. b) na ficha de estágio, elaborada a partir de um formulário padrão da Faculdade de Paulínia, que deverá conter um resumo das observações e participações, discriminando local, dia e horário e ser validado pela assinatura, com firma reconhecida, do profissional responsável pela instituição.

8 7 Atribuições do aluno-estagiário a) Frequentar e registrar, sistematicamente, as atividades desenvolvidas no campo de estágio, conforme as orientações deste Regulamento e/ou propostas pelo professor supervisor. b) Realizar as atividades planejadas com o professor supervisor, respeitando os prazos estabelecidos. c) Apresentar, periodicamente, diário de campo ao professor supervisor, mantendo-o informado do andamento das atividades. Relatório de Estágio Supervisionado (RES) Elaboração do Relatório de Estágio O Relatório do estágio deverá conter: Capa, Folha de Aprovação, Sumário, Plano de Estágio, Portfólio, Ficha de Frequência, Declaração de Estágio, Interpretação e Análise dos Dados e Considerações Finais. a) Capa Encadernação: A encadernação será em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso, conforme modelo que segue: NOME DO ALUNO Exemplo: Modelo 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NOME DO ESTÁGIO) Paulínia SP 2015 Exemplo: Modelo 2 FACULDADE DE PAULINIA Curso de Pedagogia ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NOME DO ESTÁGIO) Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina (nome completo da disciplina) Paulínia - SP 2015

9 8 Obs: (As capas de relatórios devem ser resistentes o suficiente para proteger o conteúdo por tempo razoável e a apresentação deve ser de acordo com o indicado pela instituição (vide exemplos). No relatório, o tema ilustra a capa e este, pode converterse em título. Sua localização é no centro da capa com todas as letras maiúsculas) a) Folha de Aprovação Conforme Modelo em anexo b) Sumário Conforme Modelo em anexo c) Plano de Estágio O que, como, com quem, onde, em que tempo. Modelo em anexo d) Portfólio Trata-se de uma juntada ou coletânea de documentos. Utilizando linguagens diversas, tais como: escrita, imagens, filmes, fotos, músicas gravadas, construir um portfólio que evidencie o trabalho desenvolvido com o grupo alvo. Este portfólio poderá ser entregue impresso ou em arquivo em CD. e) Folha de Frequência Deve ser assinada e com firma reconhecida da Diretora da Escola - Modelo no site da faculdade. f) Declaração de Estágio - Assinado pela Diretora da Escola. g) Interpretação e Análise dos Dados - É um texto narrativo olhando para o material coletado ao longo do estágio realizado no semestre. h) Considerações Finais - Esta é a parte final do relatório. Aqui, o aluno deverá responder de que forma o estágio contribuiu para sua formação. Também é possível dar sugestões e recomendações de como lidar com os possíveis problemas encontrados no ambiente educacional. O Relatório de Estágio Supervisionado deve ser apresentado de maneira formal, em uma via original, considerando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e orientações do professor Supervisor de Estágio. Obs: O RES é uma elaboração pessoal, portanto, deve ser realizado individualmente, ainda que o estágio tenha sido realizado em grupo. Disposições Gerais 1 - Sendo o Estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não totalização da carga horária a ser cumprida impossibilita a conclusão do curso; 2 - Os casos omissos neste Regulamento devem ser solucionados pelo Coordenador e pelo Professor Orientador de Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Paulínia, ouvido o Colegiado do Curso, e as partes envolvidas.

10 9 Documentos básicos para realização de estágio Carta de Apresentação deve ser preenchida e assinada pelo aluno e pelo professor responsável pelo Estágio ou pelo Coordenador do Curso de Pedagogia. Deverá ser apresentada à instituição onde você realizar o estágio, devidamente preenchida. É o documento através do qual a FACP o credencia a realizar o estágio. Fichas de Estágio - com registro das atividades, corretamente preenchidas e sem rasuras, assinadas pelo aluno, pelo Professor responsável e pelo Gestor da Unidade. Utilizar tantas fichas quantas forem necessárias para cada instituição onde você realizar seu estágio. As fichas são documentos legais, portanto, não devem ser rasuradas. Ao preencher a ficha, registrar os dados da Instituição onde você for estagiar. Preenchimento da ficha: Data: usar rigorosamente a ordem cronológica Horário - Entrada e Saída: sequencial do dia. Forma correta de registro: Ex: 8h e 30 min. É permitida a forma digital: Ex: 13:00; 8:30. Registrar início e término da sua permanência diária na escola e não aula a aula, cuidando para que o total registrado some horas inteiras (ex: 6h) ou meias horas (ex: 5h e 30 min.). Evite, tanto quanto possível, registrar minutos intermediários (ex: 5h e 20 min.). Isto só deverá ocorrer se for uma exigência da instituição (escola) concedente do estágio. Horas: Registrar o total de horas do período, considerando sempre hora-relógio (1 hora = 60 minutos) e não hora-aula (50 minutos). Cuidados: Conforme Lei nº /08, você pode realizar no máximo 06 (seis) horas de estágio por dia. Não poderá haver conflito de horários entre o estágio em duas ou mais escolas, isto é, não poderá haver registro de atividades diferentes, em locais diferentes, no mesmo dia e mesmo horário. Não é permitido realizar estágios em horários de aula do curso, dentro do período letivo. O estágio não pode ser realizado durante o horário de trabalho do aluno. Atividades básicas: observação de: rotinas da secretaria; reunião de professores; atendimento aos pais; rotina diária do diretor/vice-diretor de escola; elaboração de prestação de conta; visita às dependências da escola etc. OBSERVAÇÃO: em todas as fichas que você preencher, procure cancelar as linhas não utilizadas com um traço transversal, isto é, inutilizar todo espaço em branco.

11 10 CARTA DE APRESENTAÇÃO (Encontra-se no site da FACP) Paulínia, / /. Senhor (a) Diretor (a), Vimos solicitar a V. Sa. autorização para o(a) aluno(a) matriculado(a) no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Paulínia - FACP, realizar horas de Estágio Supervisionado em (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Gestão) nesta Unidade Escolar, em atendimento ao Parecer CNE/CP Nº 5, DE 5/2005 e Resolução CNE 1 de 15/05/2006. Esperando contar com a aquiescência de V. S. agradecemos e colocamo-nos à disposição para a realização de um trabalho integrado que, efetivamente, contribua para o aperfeiçoamento da formação de nossos alunos. Profa. Dra. Neyde Lopes de Souza Coordenadora do Curso de Pedagogia

12 11 Orientações para Elaboração dos Relatórios de Estágio Supervisionado Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Deve-se sugerir ao aluno que adote o Portfolio e o caderno de campo onde todas as anotações de suas observações de estágio poderão ser registradas em ordem cronológica, o que facilitará a organização do material e resgate de informações. Nesse procedimento, compete ao estudante assistir às orientações de estágio e se necessário entrar em contato com o professor supervisor para dirimir dúvidas. Não obstante, há várias maneiras de se pensar um relatório, portanto, acreditamos que ele pode ser considerado uma narrativa do que aconteceu durante o estágio. Nestes termos, é importante verificar e registrar tudo o que for ocorrendo, comparar com o previsto e anotar no caderno de campo para não esquecer detalhes que podem ser relevantes na redação final. Padronização O texto do relatório do Estágio Supervisionado de Práticas da Gestão dos Processos Educativos deverá ser digitado em letra Times ou Arial tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5 justificado. As margens deverão ser configuradas da seguinte forma: superior e esquerda a 3 cm; direita e inferior 2,5 cm. Em anexo Modelo do Relatório de Estágio Supervisionado

13 FACP FACULDADE DE PAULÍNIA DIGITE AQUI O SEU NOME COMPLETO SEM ABREVIAÇÕES RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM... PAULÍNIA FEVEREIRO A JULHO 2015

14 FOLHA DE APROVAÇÃO Identificação: Aprovação do Estágio Supervisionado em... Ementa do Processo: Aprovação do Estágio Supervisionado em...da aluna... Semestre de Pedagogia da Faculdade de Paulínia FACP, no ano de 2015 Professora Responsável: Profa.... Data:.../.../2015 Unidade Proponente: Curso de Pedagogia - FACP Histórico: Trata-se de Relatório de Estágio supervisionado, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Paulínia FACP, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia. Do Mérito: Parecer da Profª Responsável pelo Estágio:... Profª Responsável pelo Estágio

15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PLANO DE ESTÁGIO XX 2. FOLHA DE FREQUENCIA XX 3. DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO XX 4. PORTFÓLIO XX 5. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO XX 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS XX REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS XX.

16 1. PLANO DE ESTÁGIO I - Introdução Aqui será apontado o foco da observação, da análise e da intervenção. Você vai escrever a problematização observada na escola, através de conversa com a Diretora e Professoras ou no TDC, no caso da Rede Municipal de Ensino de Campinas. II - Justificativa Referencial teórico para a sua ação. Referencial teórico refere-se a sua explicitação baseada nos autores estudados para focar o problema e sua intervenção. Utilizem-se todos os autores estudados nas diversas disciplinas. O Porquê de você ter esta proposta para a escola. O Porquê de vc escolher esta escola. Sua argumentação para o seu inserimento, soma na resolução de um determinado problema na escola III - Objetivos O que você espera alcançar com o seu estágio junto ao público alvo. IV - Metodologia Como, quais as estratégias que você vai desenvolver para alcançar os seus objetivos V - Cronograma Data Grupo Ação.../.../....../.../....../.../... VI - Bibliografia 1

17 2. FOLHA DE FREQUÊNCIA FICHA DE ESTÁGIO PEDAGOGIA... Semestre de... NOME DO ALUNO: ANO DE INGRESSO TELEFONE: END. ELETRÔNICO ORIENTADOR: LOCAL DO ESTÁGIO: DATA Entrada Horário Saída DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES Nome da Instituição: Endereço: Telefone: I N F O R M A Ç Õ E S S O B R E A I N S T I U I Ç Ã O 2

18 Carimbo da instituição Assinatura do Aluno: Total Geral: Assinatura do Docente da Disciplina na Facp: 3

19 3. DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO (A Declaração do Estágio Realizado devidamente assinada pelo Diretor ou responsável e carimbada pela escola em duas vias separadas do Relatório. A instituição na qual você estagiou emite esta declaração. Abaixo uma sugestão de declaração) Nome da Escola: Declaro para os devidos fins que... RG nº... realizou atividade de Estágio Supervisionado em..., no período de.../.../... a.../.../... neste estabelecimento escolar, perfazendo o total de... horas. Data: Assinatura 4

20 5 4. PORTFÓLIO Trata-se de uma juntada ou coletânea de documentos. Utilizando linguagens diversas, tais como: escrita, imagens, filmes, fotos, músicas gravadas, construir um portfólio que evidencie o trabalho desenvolvido. Este portfólio poderá ser entregue impresso ou em arquivo em CD.

21 6 5. INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Texto narrativo olhando para o material juntado ao longo do semestre, contanto a experiência vivida, suas impressões, críticas, aprendizagens e tudo que for significativo para você em relação ao período em que realizou o estágio. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta é a parte final do relatório. Aqui, o aluno deverá responder de que forma o estágio contribuiu para sua formação. Também é possível dar sugestões e recomendações de como lidar com os possíveis problemas encontrados no ambiente educacional.

22 7 REFERÊNCIAS É fundamental colocar as referências do material utilizado no período sejam livros, revistas, sites, jornais ou quaisquer outras publicações.

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado Curso de Pedagogia Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado 2012 ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA PRÁTICAS DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS - São Caetano

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Licenciatura Habilitação: Aluno(a): ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO Curso - Habilitação: Nome do(a) Aluno(a): Orientador de Estágio: ESTÁGIO

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), face

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

Orientações para o Estágio

Orientações para o Estágio Orientações para o Estágio DIREC 2015 Câmpus Guarapuava LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Estágio Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/proreitorias/prograd/legislacao/arquivos/lei11788_estagio.pdf

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA O presente

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Professores orientadores de estágio 3. Relatório de estágio 3.1 Apresentação do relatório 4. Roteiro do relatório de estágio 4.1 Estagiário 4.2 Funcionário

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné. RESOLUÇÃO CSA 08/2009 APROVA O REGULAMENTO DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 6º, II, do

Leia mais

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 III ESTAGIÁRIO 3.1 Formulário de Identificação 3.2 Autorização de uso de imagem organizacional 3.3 Autorização de uso de imagem pessoal 3.4 Requisitos e diretrizes para o relatório e evidências 3.5 Avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Osasco 2013 Apresentação O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios Supervisionados Curriculares e

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA. Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA. Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015. Homologa adequações no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO OS-006 /SR-1/2013 01/05 1 - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade modificar a OS-006-/SR-1/08 e regulamentar a operacionalização do Programa de Estágio Interno Complementar. 2 - OBJETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM INSTITUIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a todos os alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Tijucussu.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA GESTÃO ESCOLAR Ilha Solteira SP 2014

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento das s Complementares Capítulo 1 Diretrizes Preliminares Art. 1º As atividades complementares, constantes nas Diretrizes

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação Serviço Público Federal RESOLUÇÃO N 01/2012 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com as Diretrizes Curriculares explicitadas na Resolução 06/06 as Atividades Complementares passam a fazer

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003 / 2015

RESOLUÇÃO Nº 003 / 2015 RESOLUÇÃO Nº 003 / 2015 EMENTA: Dispõe sobre os Planos Individuais de Trabalho (PIT) Docente, o Regimes e Horários de Trabalho e a distribuição da Carga Horária do Docentes da Faculdade de Comunicação

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 Aprova o Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação do CEFET-MG A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Especial. Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento.

Estágio Supervisionado Educação Especial. Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento. Estágio Supervisionado Educação Especial Teleaula 3 Profa. Me. Cristina Rolim Chyczy Bruno tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 69 DE 21 DE JUNHO DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 32/2012

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FZEA/USP) Aprovado na 190ª reunião da C.G de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciências Contábeis o

Leia mais

Manual de Estágio. Gestor

Manual de Estágio. Gestor Manual de Estágio Gestor SUMÁRIO Introdução...3 1. Concepção didático-pedagógica da Escola Técnica Residência Técnica...4 2. Quais as obrigações dos gestores de ensino em relação aos estagiários?...4 3.

Leia mais

Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás

Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás Apresentação Prezados Professores e Acadêmicos Com o objetivo de consolidar a política de estágio da Universidade Federal de Goiás, a Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenação de s, realizou reuniões

Leia mais

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 4 4. ATRIBUIÇÕES... 4 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E AGENTES DE INTEGRAÇÃO...

Leia mais

ANEXO F - DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA

ANEXO F - DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA ANEXO F - DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA 67 68 ANEXO G NORMATIZAÇÃO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES ICED/UFOPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO

Leia mais

MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO

MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1. INTRODUÇÃO Cursos: Técnico em Estética, Segurança do Trabalho, Administração e Logística Os cursos técnicos da Escola

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC POLO ARTE NA ESCOLA EDITAL 01/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC POLO ARTE NA ESCOLA EDITAL 01/2016 EDITAL 01/2016 A Coordenação do Polo Arte na Escola Colégio de Aplicação da UFAC, torna pública a abertura de inscrições às vagas remanescentes ao Curso de Formação Continuada em Artes, para ingresso no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011

Leia mais

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas.

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas. 1. A partir de quando posso estagiar? Alunos dos Cursos Superiores: a partir do segundo período. Alunos dos Cursos Técnicos Integrados: a partir do segundo ano. Alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes:

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga horária para compor Atividades Complementares

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES SÃO PAULO 2016 Pg 1/5 Este conjunto de normas e procedimentos tem por objetivo normalizar as Atividades Complementares como componente curricular dos cursos de

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CONCHAS, SP F146m Faculdade de Conchas Manual de Atividades Complementares- FACON, 2010. 12 p.; il. 1. Manual. 2. Atividades Complementares. I. Título CDD:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL GUIA RESUMIDO DE PROCEDIMENTOS A) PARA MATRICULAR NA DISCIPLINA AA031 E REALIZAR O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO LETIVO: 1 ) O aluno interessado no estágio obrigatório deverá providenciar os seguintes documentos,

Leia mais

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3.

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3. PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. Dispõe sobre o Calendário Escolar/2º semestre letivo 2016 do ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nas unidades escolares

Leia mais

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO CARTILHA DO ESTAGIÁRIO Rua Dr. Alberto Ferreira, 179 - Centro - 13480-074 - Limeira/SP - (19) 3404.9634 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO:... 3 2. PERGUNTAS E RESPOSTAS:... 3 3. SÃO OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Anexo à Resolução Nº 26 de 21 de junho de 2013. REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL CAPÍTULO I - DO CONCEITO, FINALIDADES E OBJETIVOS CAPÍTULO II - DAS ÁREAS, CAMPOS E ATIVIDADES

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Coordenação de Estágio ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS 11-12-1934 FARROUPILHA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS COMISSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESOLUÇÃO nº 03 de 17 de Maio de 2007. Orienta a elaboração de Regimentos Escolares para Escolas de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB A Diretora da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Brasileiras - FIB, nos termos do artigo 12, inciso XXIII do Regimento Geral

Leia mais

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Enfermagem Laboratório de Práticas de Enfermagem Telefone: (31) 3409-9873 Endereço: Av. Professor Alfredo Balena, nº 190 sala 321 - Centro - Belo Horizonte/MG

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos:

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos: EDITAL Nº XXX/2011/PROGRAD/CAPES A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para selecionar acadêmicos

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL A política de formação profissional da Faculdade Sul Brasil FASUL, em consonância

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III I Da Caracterização Art.1 o O Estágio Curricular de Vivência do curso de fisioterapia, a seguir referenciado simplesmente como Estágio de Vivência, das Faculdades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM 1 REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM DISPÕE SOBRE A PROPOSIÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE Aprova as Normas Específicas do Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON Regulamenta o estágio supervisionado obrigatório e

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: NICOLLE MARRA IVANOSKI SIAPE: 2213521 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( X ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 62/2010 ALTERA O REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA, CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO- SEDUC

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO- SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO- SEDUC EDITAL DE CONCURSOS PÚBLICOS N 1/013 DIVULGA O PRAZO E LOCAL DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PARA A PROVA DE TÍTULOS E PRESTA OUTROS ESCLARECIMENTOS O Secretário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 21/2015/ PRG/ UFPB/PROMEB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 21/2015/ PRG/ UFPB/PROMEB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 21/2015/ PRG/ UFPB/PROMEB A Pró-Reitoria de Graduação torna público o presente Edital e convida os professores de Licenciaturas da UFPB

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA NORMATIVA Nº 08/2015 O Diretor-Geral do Instituto Federal Catarinense IFC Campus Concórdia no uso de suas atribuições legais e considerando as resoluções nº 057 /CONSUPER/2012, nº 0584/CONSUPER/2014 RESOLVE:

Leia mais

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto OEI/ BRA/ 10/ 001 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Diretoria

Leia mais

MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Rio de Janeiro 2013

MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Rio de Janeiro 2013 MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Rio de Janeiro 13 1 DOS OBJETIVOS Este documento tem por objetivo orientar os alunos quanto aos critérios e às condições para convalidação dos créditos de atividades

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T.C.C) E ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL PRÁTICO MINEIROS - GOIÁS 2014

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2008

EDITAL Nº 001 / 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS EDITAL Nº 001 / 2008 A comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para seleção simplificada de candidatos(as) para preencher cadastro reserva para contratação

Leia mais

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO Curitiba, 2009. FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO: BIOMEDICINA REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS CAPÍTULO

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 INSCRIÇÕES PARA CEL EDITAL 2015 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Sul-3, em atendimento às disposições da Resolução SE 03, de 28/01/2011, Resolução

Leia mais

167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica

167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica 167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica Prof. Eduardo Stockler Tognetti (coordenador de estágio) Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA DITEC 11 RE-13/11 LEI DE ESTÁGIO Nº 11.788 de 25/09/2008 INTRODUÇÃO Caro aluno, você está iniciando uma atividade de caráter sócio-educativo,

Leia mais

NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA

NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO Facimed/Medicina - 2012. 1 INTRODUÇÃO As disciplinas optativas são períodos de inserção do acadêmico em áreas específicas da prática profissional,

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CURRICULOS E PROGRAMAS PROGRAMA DE LICENCIATURA PROLICEN/ UFPB/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CURRICULOS E PROGRAMAS PROGRAMA DE LICENCIATURA PROLICEN/ UFPB/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CURRICULOS E PROGRAMAS PROGRAMA DE LICENCIATURA PROLICEN/ UFPB/2015 A Pró-Reitoria de Graduação, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA

REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA INTRODUÇÃO A unidade curricular Trabalho Experimental em Biologia Marinha, adiante designada TEBM, é uma unidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica (Escritório de Assistência Jurídica EAJ).

Leia mais