PROXY COLABORATIVO: um software para auxiliar pequenas empresas a controlar acessos a internet.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROXY COLABORATIVO: um software para auxiliar pequenas empresas a controlar acessos a internet."

Transcrição

1 PROXY COLABORATIVO: um software para auxiliar pequenas empresas a controlar acessos a internet. Rafael Ferroni Mendes 1 Weider Pereira Rodrigues RESUMO Com este trabalho, pretende-se desenvolver um aplicativo que realize a função de um Proxy, permitindo ou bloqueando o acesso à internet, que fique hospedado em um servidor remoto, trabalhe como um webservice através de solicitações ao servidor e verifique se as mesmas são permitidas pelas regras de acesso pré-definidas. Também se propõe a permitir que seja, compartilhado estas regras entre várias pessoas ou empresas que devem se conectar a internet obrigatoriamente pelo navegador desenvolvido especificamente para este trabalho. Assim foi desenvolvida uma área administrativa para controle das regras de acesso e controle de usuários onde os administradores podem criar listas de acesso ou utilizar listas já criadas pelo super usuário Deste modo as empresas aderentes ao projeto podem deixar de se preocupar com a infraestrutura física de proxy da empresa e o processo de filtro de conteúdo web se torna mais rápido devido poder escolher listas já prontas economizando tempo. Ao final podemos concluir que apesar de agilizar no processo de filtro de acessos o sistema ainda não está pronto para o mercado comercial, já ainda não possui um sistema de logs. Palavras-chave: Proxy. Colaboração. Servidor web. Controle de internet. 1 Introdução Este artigo descreve o desenvolvimento de um aplicativo cliente-servidor 2 que funcione como um proxy para conexões a internet através de um navegador desenvolvido para se conectar ao aplicativo servidor que permite gerenciar os acessos através de listas de regras. Tal abordagem se justifica devido a pequenas empresas não possuírem recursos e nem conhecimento para se beneficiar de um sistema proxy fácil de se configurar as permissões e ao mesmo tempo eliminando a necessidade de uma estrutura física dentro da empresa para realizar este monitoramento, pois apenas será necessário instalar o navegador desenvolvido neste projeto. 1 Rafael Ferroni Mendes, graduando em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas. 2 A característica de cliente-servidor descreve a relação de programas em um aplicativo. O componente de servidor fornece uma função ou serviço a um ou muitos clientes, que iniciam os pedidos de serviços.

2 O objetivo deste trabalho é propiciar um ambiente onde pequenas instituições possam criar suas regras de acesso à internet de forma rápida e simples, que com apenas um login seja possível produzir e gerenciar suas regras de bloqueios além de se beneficiar de listas de regras já cadastradas pelo super usuário. A seguir vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas utilizadas e posteriormente o desenvolvimento deste trabalho. 2 Referencial teórico 2.1 Banco de dados Microsoft SQL Server Bancos de dados são usados para armazenar informações digitais para serem posteriormente utilizadas por aplicações diversas. Date (2003) afirma que Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa. Mistry e Misner (2010) consideram que o Microsoft SQL Server 2008 é o mais avançado, confiável e escalável plataforma de dados já lançados até hoje facilitando a colaboração entre administradores de banco de dados e desenvolvedores de aplicativos suportando uma carga de trabalho muito grande, assim conseguindo atender às pressões altas para alcançar as metas exigidas. Abaixo são apresentadas as linguagens que foram utilizadas para o desenvolvimento da codificação do trabalho. 2.2 Microsoft Visual Studio C# É necessário destacar que o Microsoft Visual Studio foi o ambiente de desenvolvimento utilizado para desenvolver o navegador em questão e o webservice e foi escolhido devido o autor já possuir experiência com esta ferramenta. Segundo WATSON et al (2010) C# é uma linguagem relativamente nova, apresentada em julho de 2000 junto com a suíte de desenvolvimento.net 3. É derivada do C++ porém com uma sintaxe mais clara, porém sem perder o poder do seu antecessor e fácil de ser aprendida. A linguagem está em sua quarta versão e traz muitos ajustes e melhorias para facilitar a vida do desenvolvedor. 3 Microsoft.NET é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações.

3 2.3 ASP.NET O ASP.NET é uma evolução do ASP, porém oferece maiores facilidades ao desenvolvedor nos mais variados tipos de projetos, desde sites até webservices. O principal objetivo do ASP.NET é diminuir as barreiras do desenvolvimento de aplicações web. [ ] Ou seja, temos um modelo de programação orientado a eventos no qual os desenvolvedores adicionam controles aos formulários e escrevem códigos para manipular os eventos associados a esses controles. (ARAUJO, 2006). Entre as facilidades oferecidas pelo ASP.NET é a simplicidade em criar aplicativos que utilizem transferência de XML Proxy De acordo com Ricci e Mendonça (2006) O conceito de proxy refere-se a um software que atua como gateway de aplicação entre o cliente e o serviço a ser acessado, interpretando as requisições e repassando-as ao servidor de destino. Empresas frequentemente utilizam este recurso para filtrar o conteúdo acessado pelos usuários de computadores e funcionários, no intuito de impedir o acesso a páginas de internet que não seja de interesse delas. Outro aspecto levantado por Ricci, Mendonça (2006) é que o servidor proxy analisa os pacotes da camada de aplicação do modelo OSI 5 permitindo filtrar o tráfego de dados dos protocolos HTTP e FTP sendo ideal para nosso propósito pois o acesso a internet é realizado principalmente através destes protocolos. 2.5 Webservice Basiura et al (2003) argumenta que Um webservice é uma lógica de aplicação acessível a programas protocolos-padrão da web em uma maneira independente de plataforma, ou seja é considerado um programa que pode realizar qualquer tarefa 4 XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação criada para ser flexível e simples, pois permite ao autor do documento criar suas próprias marcas. 5 É uma arquitetura que divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a que venha obter camadas de abstração, para facilitar a interconexão de computadores, as sete camadas são: Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace e Física.

4 computacional, porém não são utilizados diretamente por nós humanos e sim por outros programas utilizando os protocolos da web para realizar a comunicação entre aplicações distintas, não importando a plataforma da aplicação pois webservice utiliza a linguagem de marcação XML para comunicação entre esses programas. Em nosso caso o webservice é chamado pelo navegador que vamos conhecer abaixo. 2.6 Orientação à Objeto A orientação à objeto foi uma evolução das técnicas de desenvolvimento de sistemas onde seu objeto principal está na representação do mundo real como objetos dentro de um sistema computacional. Os objetos em programação são trechos de códigos que possuem características parecidas com os objetos do mundo real. Por exemplo o objeto do mundo real carro possui a característica cor vermelha e isto pode ser representado através da programação orientada à objetos. Barnes e Kolling (2004) afirmam que se escrever um programa de computador em uma linguagem orientada à objetos, você criará em seu computador um modelo de alguma parte do mundo. Os princípios básicos sobre os quais se apoiam as técnicas de Orientação a Objetos são: Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo Abstração Segundo Sintes (2002) Abstração é o processo de simplificar um problema difícil. Quando começa a resolver um problema, você não se preocupa com cada detalhe., isto quer dizer que por exemplo se você for escrever o código de um programa que controla um semáforo você não precisa se preocupar em representar os cachorros que passam na rua, ou mesmo a marca do carro que passa por ele. Você representa apenas o que é importante para o seu sistema no caso o semáforo e os carros Encapsulamento Encapsulamento é a característica da OO de ocultar partes independentes da implementação. O encapsulamento permite que você construa partes ocultas da implementação do software, que atinjam uma funcionalidade e ocultam os detalhes de implementação do mundo exterior. (SINTES, 2002). O código encapsulado possui uma interface externa que é ela quem realiza toda a

5 comunicação entre o mundo externo e os métodos do objeto, você simplesmente envia a mensagem à interface externa e não precisa saber o que acontece dentro do objeto. Pode ser citado o exemplo de uma televisão, você consegue usa-lá mas você não sabe como funciona a parte eletrônica dela Herança A herança permite que você crie uma classe se baseando em outra classe já existente que herdará todos os métodos, atributos e comportamentos da classe original. Podemos reforçar isto com o que diz Sintes (2002) Herança é um mecanismo que permite a você basear uma nova classe na definição de uma classe previamente existente Polimorfismo O polimorfismo garante que um certo método pode produzir resultados diferentes quando aplicado a objetos pertencentes a classes diferentes. Ainda Sintes (2002) afirma que Polimorfismo significa muitas formas. [ ] Em termos de programação muitas formas, significa que um único nome pode representar um código diferente, selecionado por algum mecanismo automático. 2.7 Navegador Wbrowser Este foi o navegador utilizado para o início do projeto já que o foco do trabalho não era desenvolver o navegador e sim incrementar a área de login em um já existente e desenvolver o proxy, este navegador foi disponibilizado por Claudia Goga no site Ela esclarece que este é seu primeiro projeto em C#, porém o aplicativo possui todas as funções básicas de um navegador, o é que suficiente para a utilização do mesmo neste trabalho. Na figura 1 é exibido o navegador desenvolvido por Claudia junto com a implementação realizada em destaque de vermelho.

6 Figura 1: Navegador Wbroser Fonte: Print do navegador WBrowser Dentro das implementações realizadas no navegador estão as telas de cadastro de regras, que utilizam como filtro a url acessada ou alguma palavra-chave ou o ip do computador, mas é válido dar destaque a tela de cópia de regras, pois é nela que outros usuários/empresas podem se beneficiar das listas de acesso já cadastradas com poucas iterações (Figura 2). Ao pesquisar a classificação que se deseja consultar as regras a ela pertencentes, as mesmas são exibidas no grid da tela, caso o usuário queira utilizar estas regras basta marcar a opção Copiar regras e salvar. Desde modo todas as regras presentes na classificação selecionada serão copiadas para a empresa que o usuário faz parte, permitindo que sejam customizadas sem alterar as regras que são padrões. Figura 2: Tela Copia lista de regras Fonte: Print da tela Copia lista de regras Foi utilizado para o desenvolvimento das telas de cadastros o conceito de orientação a objetos, que permite reaproveitar o código em outras telas e até mesmo outros projetos. O principal recurso de orientação a objetos utilizado neste trabalho além da criação de objetos foi a herança. Foi desenvolvido apenas uma tela de cadastro principal com os botões: salvar, excluir, pesquisar, limpar, e sair e nenhum outro componente a mais nesta tela, as demais telas de cadastros herdam deste cadastro principal essas cinco funcionalidades e foram incrementadas com outros componentes

7 específicos à cada situação. Através da utilização da classe Control, classe à qual derivam todos os componentes gráficos da linguagem C#, foi possível criar a string sql dinamicamente através de uma estrutura de repetição que varre todo o formulário em busca de componentes, onde cada um possui como propriedade name o nome do campo no banco de dados, desde modo a estrutura de repetição se utiliza do nome do componente e do valor na sua propriedade text para montar a string sql passada ao WebService para realizar a inclusão ou exclusão do registro. 2.8 Metodologia de desenvolvimento Extreme Programming Esta metodologia de desenvolvimento se caracteriza pelo desenvolvimento iterativo e a grande quantidade de testes realizados durante o desenvolvimento, isso permite que releases do sistema sejam liberados em um pequeno intervalo de tempo. Sommerville (2007) comenta que a Extreme Programming descarta um preceito fundamental da engenharia de software que é projetar a mudança alegando que isto é inútil, já que as mudanças antecipadas muitas vezes não acontecem. Todos os requisitos são chamados de histórias e cada história pode se dividir em várias tarefas, na figura 3 pode-se verificar um incremento de uma nova funcionalidade em um sistema. Figura 3: Incremento em funcionalidade de sistema Fonte: Sommerville (2007, p. 264) 2.9 Controle de versões Uma versão de um sistema é uma implementação de parte do projeto com o objetivo de somar essas partes até que o projeto seja finalizado, além de garantir versões anteriores que já foram testadas com êxito sofram alterações comprometendo o desenvolvimento do projeto. Cada versão possui pode atribuir uma nova funcionalidade, ao sistema, aumentar o desempenho, realizar reparos no software e também há

8 possibilidade de ocorrer um erro durante a codificação que o desenvolvedor não consiga resolver ou que leve muito tempo para resolver. Neste caso basta voltar a versão anterior do software e implementar novamente a última etapa do código, poupando tempo. Este controle é realizado através de uma numeração sempre sequencial que de acordo com Sommerville (2007) Se, por exemplo, a primeira versão for chamada de 1.0, as próximas versões com as alterações serão chamadas de 1.1, 1.2, 1.3, e assim por diante, até que em certo estágio será criado um novo release 6 com o nome 2.0 e seguindo sequência como seu anterior. Neste trabalho cada versão não se divide em decimais como o padrão comercial de desenvolvimento de software, mas são utilizados números inteiros para representar as etapas do desenvolvimento. 3 Desenvolvimento do sistema. 3.1 Principais Funcionalidades do sistema Antes de iniciar o projeto foi necessário desenvolver o diagrama de caso de uso para melhor visualizar as funcionalidades principais do sistema. Com o diagrama apresentado na figura 4 fica claro o que cada ator pode realizar dentro do software. Figura 4: Caso de uso do sistema Fonte: Próprio autor Os atores identificados foram: 6 Refere-se ao lançamento de uma nova versão oficial de um produto de software. A cada vez que um produto de software é modificado, os programadores e a empresa que executam o trabalho decidem sobre como distribuir as modificações ou o produto modificado às pessoas que o utilizam.

9 Usuário: Que acessará a internet através do navegador de acordo com as políticas de acesso da empresa. Administrador: Que realizará o cadastro das regras de acesso dentro da empresa que pertence e também poderá acessar a internet. Super Usuário: Pode cadastrar regras globais e Classificações que todas as empresas podem utilizar cadastrar regras, além de acessar a internet normalmente. 3.2 Banco de dados É no banco de dados onde estão gravados os dados das regras de acesso, tais como ip, url, palavra-chave e permissão, de forma que o Webservice consulte estes dados e de acordo com os valores retorne ao navegador se ele deve ou não liberar o acesso a página solicitada. Através da estrutura simples demonstrada na figura 5 foi possível realizar este controle, de modo que cada empresa possa utilizar as listas de acesso padrão ao mesmo tempo em que customiza a sua lista. Figura 5: Banco de dados do sistema Fonte: Print do diagrama de banco de dados no SQLServer Heuser (2001, p.54) afirma que Um modelo [de banco de dados] deve ser mínimo, isto é não deve conter conceitos redundantes, mas para ser possível compartilhar as regras e customiza-las sem que sejam alteradas as regras padrões conforme citado no item 2.6 foi necessário na tabela Regra utilizar dados redundantes. Nesta tela ao marcar a opção copiar regras as regras presentes na classificação selecionada são gravadas novamente no banco alterando apenas o campo cod_empresa para a empresa do usuário que está ativo.

10 3.3 Proxy WebService O proxy desenvolvido neste trabalho se baseia no conceito de Webservice que pode ser considerado um programa que é utilizado por outro programa, podendo realizar qualquer função de um software independente da plataforma utilizada (BASIURA et al, 2003, p.10). O proxy fica hospedado em um servidor remoto e trabalha recebendo requisições do navegador WBrowser, o navegador realiza uma chamada ao método de consulta do webservice enviando como parâmetros a url, o ip da máquina local e o nome da empresa, o proxy realiza a consulta ao banco analisando se os parâmetros se encontram registrados no banco. Caso sejam encontrados registros, ele analisa o campo permissão e retorna com a resposta ao navegador se a url ou ip de máquina podem navegar ou não. Caso não seja encontrado nenhum registro a navegação é permitida. Foi utilizado webservice no desenvolvimento deste trabalho por que a aplicação principal que é o proxy fica totalmente independente do sistema operacional que o usuário utiliza, bastando apenas possuir um navegador que rode no sistema operacional utilizado e este realize a chamada dos métodos do proxy. Outro aspecto levantado por (BASIURA et al, 2003, p.8) é que os webservices facilitam a centralização de dados, já que existe apenas um ponto de comunicação entre a aplicação que consome recursos e o servidor que provê recursos. Esta implementação portabiliza muito a aplicação que presta o serviço podendo facilmente ser utilizada nas mais variadas plataformas e economizar recursos da máquina local. Esta facilidade de poder utilizar o webservice em qualquer plataforma se deve a utilização do XML como linguagem de comunicação entre a aplicação e o servidor e ao conceito de encapsulamento da Orientação à Objeto que permite utilizarmos os métodos do webservice sem saber como ele funciona internamente, basta saber o que deve ser enviado ao método e o que ele retorna. Através disto podemos realizar os filtros, gravar e consultar as regras de forma fácil. Os métodos que constam hoje no sistema são: Método Entrada Retorno Função RedordDados RedordBool Consulta em SQL; Tabela à ser consultada Consulta em SQL; Tabela à ser consultada Dataset com resultados da consulta Verdadeiro ou Falso Utilizado para retornar dados para um Datagrid por exemplo Consultar se existe algum registro no

11 ConsultaBool CriptografaEmpresa DecriptografaEmpresa CaminhoNomeEmpresa VerificaAcesso Tabela 1: Métodos do Webservice Fonte: Próprio autor Consulta em SQL; Tabela à ser consultada Nome da empresa que é informado na tela de configuração de empresa Nome da empresa criptografado que esta gravado em um arquivo XML na máquina local URL; Conteúdo html da página; Ip da máquina local; Nome da empresa Verdadeiro ou Falso Nome da empresa criptografado Nome da empresa descriptograf ado Caminho onde será armazenado o arquivo com nome da empresa Verdadeiro ou Falso banco de acordo com a consulta passada como parâmetro Consultar se existe algum registro no banco de acordo com a consulta, caso o resultado da consulta retorne um ou mais registro o método retorna Verdadeiro caso contrário retorna Falso Criptografar o nome da empresa para que seja gravado em um arquivo XML na máquina local e dificulte o usuário burlar o proxy alterando o nome da empresa. Descriptografar o nome da empresa para este ser informado ao proxy no momento da solicitação de acesso a internet. Define o caminho onde ficará armazenado o arquivo com nome da empresa que acessara o proxy É responsável por consultar no banco de dados se o site requisitado pode ou não ser acessado conforme as regras cadastradas e baseado nos parâmetros passados

12 As chamadas aos métodos do WebService pode ser verificada através do código exibido abaixo: [WebMethod] public DataSet RedordDados(string Sql, string ptabela) { try { string conexao = "data source=.\\sqlexpress; Initial Catalog=WebService; Integrated Security=SSPI"; SqlConnection sqlconn = new SqlConnection(conexao); sqlconn.open(); SqlDataAdapter objadapter = new SqlDataAdapter(); objadapter.selectcommand = new SqlCommand(Sql, sqlconn); DataSet dset = new DataSet(); objadapter.fill(dset, ptabela); return dset; } catch { } } return null; Este é um exemplo de método utilizado no WebService que após criado, para ser utilizado basta disponibilizá-lo no servidor IIS e será gerado a URL de acesso a todos os métodos, esta URL deve ser adicionada como uma WebReference no projeto de software que pretende consumir recursos do servidor. Neste projeto o WebService ainda não foi disponibilizado no IIS, porém através do Visual Studio e possível executar o serviço, obter a URL e adicioná-la como WebReference em nosso projeto. Após isso basta que seja declarado um objeto para ela e a utilize como um método local do programa que está sendo desenvolvido. Porém ainda há outra grande vantagem em se utilizar esta tecnologia, a utilização de recursos em escala, ou seja, utilizar uma nuvem para hospedar o servidor, pois geralmente qualquer prestação de serviço inicia-se com um fluxo de utilização baixo e posteriormente ele aumenta, muitas vezes obrigando o prestador de serviço a investir valores altos em infraestrutura, mas com esta tecnologia o prestador pode simplesmente hospedar seu serviço na nuvem com um servidor de pequeno porte e com o sucesso do serviço aumentar os recursos sem investir grandes valores ou mesmo adquirir equipamentos físicos diminuindo os custos. Podemos observar na figura 6 como ocorre o acesso a internet através do proxy.

13 Figura 6: Fluxograma de atividades do sistema Fonte: Próprio autor 4 Conclusão Ao final do projeto conclui-se que com a estrutura atual podemos realizar um controle básico de acesso à internet compartilhando recursos entre vários clientes, porém ainda não possui maturidade para ser lançado como um software comercial, já que não possui relatórios para análise de bloqueios ou acessos realizados o que dificulta o monitoramento da rede. Apesar de não ser possível acompanhar os acessos realizados o projeto traz grandes ganhos ao usuário já que agiliza consideravelmente a criação da lista de acesso através do compartilhamento além de oferecer apenas as opções mais utilizadas visto que muitas vezes os softwares existentes no mercado possuem tantas opções que o usuário fica confuso e não consegue utilizá-los. Também foi possível analisar o quanto o orientação a objetos agiliza no desenvolvimento de um projeto ao se reutilizar o mesmo código em várias tarefas além de facilitar o entendimento do código.

14 PROXY COLLABORATIVE: a software to help small businesses control access to the Internet. ABSTRACT With this work, we intend to develop an application that performs the function of a proxy, allowing or blocking access to the internet, that it is hosted on a remote server, work as a webservice through requests to the server and check if they are allowed access rules for pre-defined. It is also proposed to allow it, these rules shared among several people or companies must connect to the internet browser must specifically developed for this work. Once an area has been developed to control the administrative rules of access and control of users where administrators can create access lists or using lists already created by the superuser Thus the project member businesses can stop worrying about the physical infrastructure of proxy business process and web content filter becomes faster because you can choose ready lists save time. At the end we can conclude that although the process of speeding up access filter system is not yet ready for the commercial market, it does not have a logging system. Keywords: Proxy. Collaboration. Web server. Control of the Internet. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAUJO, Anderson Viçoso de. TREINAMENTO AVANÇADO EM.NET. São Paulo: Digerati Books, p. ISBN BARNES, David J.; KOLLING, Michael. Programação Orientada à Objetos com Java: Uma Introdução Prática Utilizando o Blue J. São Paulo: Pearson Education, p. ISBN BASIURA, Russ et al. Professional ASP.NET Web Services. São Paulo: Pearson Education, p. ISBN DATE, C. J. Introdução a sistema de banco de dados. 8.ed Rio de Janeiro: Elsevier, p. ISBN

15 GOGA,Claudia. Download source code Wbrowser. Disponível em: Acesso em 18 fev HEUSER, Carlos. Projeto de banco de dados. 4.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p. ISBN MISTRY, Ross; MISNER, Stacia. Introducing Microsoft SQL Server 2008 R2. Redmond : Microsoft Press, p. RICCI, Bruno; MENDONÇA, Nelson. Squid-Solução definitiva. Rio de Janeiro: Ciência Moderna p. ISBN SINTES, Tony. Aprenda Programação Orientada à Objetos em 21 Dias. São Paulo: Pearson Education, p. ISBN X. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison - Wesley, p. ISBN WATSON, Karli. Beginning Visual C# Indianapolis: Wiley Publishing, Inc, p. ISBN:

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Versão 1.0 Autores Bruna Cirqueira Mariane Dantas Milton Alves Robson Prioli Nova Odessa, 10 de Setembro de 2013 Sumário Apoio 1. Licença deste

Leia mais

Desenvolvendo para WEB

Desenvolvendo para WEB Nível - Básico Desenvolvendo para WEB Por: Evandro Silva Neste nosso primeiro artigo vamos revisar alguns conceitos que envolvem a programação de aplicativos WEB. A ideia aqui é explicarmos a arquitetura

Leia mais

Servidor, Proxy e Firewall. Professor Victor Sotero

Servidor, Proxy e Firewall. Professor Victor Sotero Servidor, Proxy e Firewall Professor Victor Sotero 1 Servidor: Conceito Um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores; Os computadores que acessam

Leia mais

AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP

AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos, que serão importantes para o entendimento mais efetivos dos assuntos que trataremos durante a leitura desta apostila.

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 2014 Manual do AP_Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 0 Sumário 1. Sobre esse manual... 3 2. Habilitando e Configurando o AP_Conta... 4 3. Habilitação e Licenciamento...

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando nossas aulas sobre

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Atualizado em 9 de outubro de 2007

Atualizado em 9 de outubro de 2007 2 Nettion R Copyright 2007 by Nettion Information Security. Este material pode ser livremente reproduzido, desde que mantidas as notas de copyright e o seu conteúdo original. Envie críticas e sugestões

Leia mais

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado Web Services Autor: Rômulo Rosa Furtado Sumário O que é um Web Service. Qual a finalidade de um Web Service. Como funciona o serviço. Motivação para o uso. Como construir um. Referências. Seção: O que

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Amarildo Aparecido Ferreira Junior 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil aapfjr@gmail.com

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE Um estudo sobre os aspectos de desenvolvimento e distribuição do SIE Fernando Pires Barbosa¹, Equipe Técnica do SIE¹ ¹Centro de Processamento de Dados, Universidade Federal de Santa Maria fernando.barbosa@cpd.ufsm.br

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o conceito aplicações orientada a serviços via web Apresentar o papel dos contentores

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Disciplina: Computação Móvel Professor: Mauro Nacif Rocha Data: 27/02/2007 Hadriel Toledo Lima 50290 Juliana Pinheiro Campos 47683 Luis Felipe Hussin Bento

Leia mais

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Informação Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduanda Formação Pedagógica de Professores (FAQI) Conceito de BD Um banco de dados

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e Como funciona a Solução NFC-e ifox Nossa solução é composta por um programa centralizador que chamamos de Servidor de SAT/NFCe. Este programa é responsável pela comunicação com a SEFAZ diretamente no caso

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

4 O Workflow e a Máquina de Regras

4 O Workflow e a Máquina de Regras 4 O Workflow e a Máquina de Regras O objetivo do workflow e da máquina de regras é definir um conjunto de passos e regras configuráveis. Ao longo de sua execução, um usuário consegue simplificar o seu

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR

MANUAL DO ADMINISTRADOR WinShare Proxy admin MANUAL DO ADMINISTRADOR Instalação do WinShare Índice 1. Instalação 2. Licenciamento 3. Atribuindo uma senha de acesso ao sistema. 4. Configurações de rede 5. Configurações do SMTP

Leia mais

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Tiago Peres Souza 1, Jaime Willian Dias 1,2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagop_ti@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS INTERNET - 1 AULA REDE - 2 AULA SEGURANÇA - 1 AULA BANCO DE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SISTEMA GERENCIADOR

Leia mais

AS VERSÕES DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES

AS VERSÕES DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES Controle de Clientes para Servidores Linux O controle de clientes é um programa para controle de clientes, controle de tráfego e de conexões, desenvolvido em plataforma Linux e está disponível nas versões:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4) Serviço de diretório Serviço de diretório é um conjunto

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Renan Azevedo Engenheiro de Produto de Teste e Medição -Américas Aprenda as melhores práticas para construir um completo

Leia mais