PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BACHARELADO HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BACHARELADO HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGEM"

Transcrição

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BACHARELADO HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGEM A proposta do novo curso de graduação em História, na modalidade Bacharelado, ofertado no período noturno, ganhou corpo em reunião da Plenária do Departamento de História, realizada no dia 12 de setembro de 2007, ocasião em que foi decidida a participação do DEHIS no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) (ver Cópia da Ata nº 233/07-DEHIS). A partir dessa reunião, foram esboçadas as linhas gerais do novo curso, e a proposta foi apresentada à Direção do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Enquanto corriam os trâmites relativos à participação da Universidade Federal do Paraná no REUNI, consubstanciada no Programa REUNI UFPR (2007), a proposta do curso noturno de História foi sendo estruturada, e teve suas linhas gerais apresentadas na reunião da Plenária do DEHIS do dia 27 de fevereiro de 2008, quando foi constituída uma Comissão, composta pelos professores Magnus Roberto de Mello Pereira, José Roberto Braga Portella, Renato Lopes Leite e Antonio Cesar de Almeida Santos e pelos discentes do atual curso de graduação Rafaella Nolli Garcia, Rebecca de Oliveira Freitas, Wagner Tauscheck e Mariana Silveira, 1 com o objetivo de elaborarem o Projeto Pedagógico do novo Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) e definirem uma estrutura curricular e o elenco de disciplinas do curso. No dia 05 de março de 2008, ocorreu nova reunião da Plenária departamental, sendo reiterada, com o voto contrário dos representantes discentes, a proposta de participação no REUNI por intermédio da oferta de Curso de Graduação em História, na modalidade Bacharelado, no período noturno. A proposta inicial do novo curso e os trabalhos da Comissão foram orientados por discussões realizadas no âmbito do Departamento de História. Conforme estas discussões entendia-se a necessidade de oferta de um curso de História no período noturno para a ampliação de vagas; contudo, esta disposição ainda esbarra na carência de docentes e técnicos e de infraestrutura (salas adequadas, mobiliário e equipamentos), elementos estes essenciais para a efetivação da presente proposta. Os professores do DEHIS também entendiam que o curso noturno deveria oferecer uma formação distinta da ofertada pelo curso já existente 1 A Comissão foi assessorada pelo Técnico Administrativo Sérgio Bajerski, secretário da Coordenação do Curso de História.

2 (bacharelado e licenciatura). Neste sentido, definiu-se que o novo Curso de Graduação em História, ofertado no período noturno, seria um bacharelado estruturado em 03 eixos de formação, dadas as novas características de demanda social para os profissionais da História. Estes eixos contemplam: i) as relações entre História e Memória, ii) as relações entre História e Multimeios e iii) as relações entre História e Imagens. A Comissão, portanto, trabalhou embasada nessas proposições gerais, apresentando o Projeto Pedagógico do novo Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) à Plenária do Departamento de História em reunião realizada no dia 25 de abril de 2008, ocasião em que o presente documento foi aprovado (ver Extrato de Ata em anexo). I. Características gerais do Curso: Conforme a Resolução Nº 2, de 18 de junho de 2007, da CES/CNE/MEC, estipulou-se que o curso terá uma carga horária de (duas mil e quatrocentas) horas. Essa carga horária será distribuída por disciplinas de natureza teórica e de natureza prática, além de Atividades Formativas Complementares 2. As cargas horárias das disciplinas e das Atividades Formativas Complementares serão convertidas em créditos, de maneira que o aluno, para obter seu diploma de Bacharel em História, deverá integralizar 136 (cento e trinta e seis) créditos em 08 (oito) períodos letivos semestrais (4 anos), não podendo a graduação ocorrer em menos de 06 (seis) ou mais de 12 (doze) períodos letivos. Neste espaço, também deve ser destacada a flexibilidade do currículo, o qual permite que o aluno construa ênfases em seu processo de formação, a partir de escolhas de atividades nas Disciplinas Práticas Obrigatórias, as chamadas Oficinas. II. Perfil dos formandos: O Currículo do novo Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) está organizado de forma a oferecer ao graduado uma formação que o habilite ao efetivo exercício do ofício de historiador em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e 2 Conforme previsto no Parágrafo Único do Artigo 1º da Resolução Nº 2/2007-CES/CNE/MEC, e nos termos da Resolução Nº 70/04-CEPE.

3 difusão. 3 Nesse sentido, o currículo estrutura-se em torno de três eixos (ou ênfases) distintos, embora integrados, a saber: História e Memória: eixo destinado à formação de conhecimento acerca das relações entre História e Memória, apontando para os usos dos suportes da memória social (arquivos, museus, monumentos), sua preservação e fruição. História e Multimeios: eixo destinado à formação de profissionais que atuem no âmbito das relações entre os conhecimentos produzidos pela prática historiográfica e linguagens multimídias, em que se insere o vídeo digital e outras formas de expressão. História e Imagens: eixo voltado ao estudo das relações entre História e suportes imagéticos, na perspectiva do desenvolvimento de narrativas. Esta formação propiciará, ao lado do domínio das práticas de conteúdos históricos e do fazer historiográfico, o acesso a novas formas da difusão do conhecimento. Deste modo, como proposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de história, estaremos formando um profissional em condições de atender às novas demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento: preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc. 4 III. Competências e habilidades Na medida em que o graduado estará habilitado ao exercício do trabalho de historiador, em todas as suas dimensões, o mesmo deverá ter pleno domínio da natureza do conhecimento histórico, da sua produção e de sua difusão. Assim, pretende-se que o aluno: apreenda as diversas interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distingüir diferentes narrativas, metodologias e teorias, identificando os elementos constituidores do conhecimento histórico; 3 Parecer CNE/CES Nº 492/ Parecer CNE/CES Nº 492/2001.

4 domine as diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a construção de categorias de investigação e análise históricas; identifique a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos; domine informações básicas referentes às diferentes épocas históricas das várias sociedades humanas, assim como suas inter-relações; desenvolva conhecimentos para efetivar o trânsito entre a História e outras áreas do conhecimento; capacite-se para a realização da pesquisa, voltada à produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também em outros ambientes profissionais, como museus, órgãos de preservação cultural, agências e empresas voltadas ao desenvolvimento de políticas e projetos de gestão de patrimônios culturais etc.; aprenda e utilize outras linguagens, que não apenas a escrita, para a expressão do conhecimento produzido. IV. Estrutura curricular: O Currículo do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) está estruturado em torno de disciplinas que tratam de diferentes conteúdos inerentes ao conhecimento histórico, a saber: disciplinas que contemplam os grandes recortes do conhecimento histórico; disciplinas que contemplam conteúdos relativos à Historiografia e às Teorias e Metodologias da História; disciplinas que visam a aprofundar e particularizar os conteúdos históricos, teorias e metodologias historiográficas; disciplinas voltadas ao exercício da prática do ofício de historiador; e atividades complementares. Estas últimas serão responsáveis pela interface com outras áreas de conhecimento e pelo contato com conteúdos profissionalizantes inerentes às atividades profissionais acima indicadas. Aliás, como apontado no início deste documento, não está prevista carga horária para a realização de prática de estágio, na medida em que a experiência profissional será objeto de atenção das disciplinas práticas do currículo (as Oficinas de História, suas congêneres e os Trabalhos de Conclusão de Curso).

5 A estrutura curricular proposta, ao mesmo tempo em que oferecerá uma abordagem especializada, com a necessária verticalidade no tratamento de temas historiográficos, assegurará que o aluno possa obter informações de áreas correlatas, de modo a consolidar a interlocução com outras áreas de conhecimento. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão somente será garantida com efetiva disposição de infra-estrutura material e de recursos humanos ao Departamento de História. Nesse aspecto, os Laboratórios/Núcleos de Pesquisa (existentes e previstos) constituem-se em espaços privilegiados para o desenvolvimento do processo de reflexão e de trocas de experiências, permitindo a interlocução entre universidade e sociedade e o exercício de atividades profissionalizantes. Ademais, a estrutura curricular também propõe a articulação entre teoria e prática no âmbito das Atividades Formativas Complementares, realizadas no ambiente da instituição e/ou fora dela. V. Conteúdo curricular: As disciplinas do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) podem ser divididas em três grandes grupos, distribuídas por sua estrutura curricular, 5 a saber: i) disciplinas problematizadoras dos grandes recortes espaço-temporais e das diferentes matrizes e concepções teórico-metodológicas e histórico/historiográficas; ii) disciplinas voltadas à prática do trabalho histórico, contempladas pelas disciplinas de conclusão de curso e disciplinas Práticas; iii) disciplinas Complementares Optativas, voltadas ao aprofundamento do conhecimento. As Atividades Formativas Complementares, por sua vez, têm a finalidade de capacitação do aluno para o atendimento das demandas sociais para os profissionais da área. As disciplinas do curso terão cargas horárias exclusivamente teóricas ou práticas, e cargas horárias divididas em teóricas e práticas. O Ementário das disciplinas do Currículo e os Planos de Ensino (Fichas 1), anexos a este documento, mostram o alcance desse Projeto Pedagógico. As disciplinas Práticas, de natureza obrigatória, estão subdivididas em livres e em seriadas: em relação a estas últimas, ofertadas a partir do 5º período, o aluno deverá optar por um dos três eixos de formação do curso, a saber i) História e Memória, ii) História e Multimeios e iii) História e Imagem. Algumas disciplinas estão organizadas sob regime de pré- 5 Adiante, apresenta-se uma Sugestão de Grade Horária para o Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno), na qual é possível visualizar uma proposta de distribuição das disciplinas pelo curso.

6 requisito, visando a garantir uma periodização mais adequada: Oficinas seriadas 1 e 2; e, Metodologia e Projeto em História, Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 (ver item VIII. Periodização recomendada). Dada a proposta curricular, deverá funcionar uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso. Essa Comissão, que terá seu funcionamento e composição regulados pelo Colegiado do Curso, ficará responsável pela orientação dos alunos no que respeita à construção da grade curricular. Necessariamente composta por docentes responsáveis por disciplinas vinculadas aos três eixos de formação do curso, a Comissão orientará os alunos conforme as opções pretendidas, informando sobre o conteúdo das disciplinas ofertadas e demais requisitos necessários à formação escolhida pelo aluno. Esta Comissão também estará responsável pela avaliação do curso, desde a fase de sua implantação. A seguir, apresentamos a Relação das disciplinas do Currículo do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno): 6 Disciplinas Obrigatórias (80 créditos) (a maioria cursada nos três primeiros semestres do curso) HH154 - História Antiga HH155 - História Medieval HH156 - História Moderna HH157 - História Contemporânea HH158 - História do Brasil A HH159 - História do Brasil B HH1 - História do Brasil C HH161 - História da África e da Ásia HH162 - História da América HH163 - História das Artes Aplicadas HH164 - Introdução ao Estudo da História HH165 - História e Memória 6 Disciplinas obrigatórias e optativas serão demandadas a outros departamentos. Tal providência ainda não foi efetivada em vista da não publicação de Portaria referida no Artigo 1º, da Resolução 30/90-CEPE; com isso, as tratativas não puderam ser encaminhadas, dada a não oficialização, pela Administração Superior, da Comissão designada pela Plenária do Departamento de História.

7 HH166 - História, Imagem e Narrativa HH167 - História e Multimeios HH168 - Metodologia e Projeto em História HH169 - Teoria da História e Historiografia HH170 - História Ibérica HH171 - História dos Impérios Coloniais HH064 - História do Paraná (*) HH188 - História da Arte Disciplinas Obrigatórias de Conclusão de Curso (10 créditos) (cursadas nos dois últimos semestres do curso estas disciplinas serão objeto de regulamentação específica, definida pelo Colegiado do Curso 7 ) HH172 - Trabalho de Conclusão de Curso 1 HH173 - Trabalho de Conclusão de Curso 2 Disciplinas Práticas Obrigatórias 8 (08 créditos) (cursadas a partir do terceiro semestre do curso) HH174 - Oficina de História e Memória 1 HH175 - Oficina de História e Memória 2 ou HH176 - Oficina de História e Imagem 1 HH177 - Oficina de História e Imagem 2 ou HH178 - Oficina de História e Multimeios 1 HH179 - Oficina de História e Multimeios 2 (e uma das listadas abaixo) HH180 - Oficina de Pesquisa Histórica (*) As disciplinas assinaladas com este sinal já fazem parte do Elenco de disciplinas e práticas profissionais do Departamento de História, constantes da Portaria Nº 091/2007, da PROGRAD, de 27 de novembro de Ver minuta de regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso em anexo. 8 O aluno deverá cursar 240 horas dentre as disciplinas práticas listadas. Disciplinas de outros Departamentos poderão ser incorporadas à presente listagem, ao abrigo do disposto no Artigo 12, da Resolução 30/90-CEPE.

8 HH181 Oficina de Introdução aos Espaços Museológicos HH182 - Oficina de Introdução ao Documentário Histórico HH183 Oficina de Introdução à Multimídia de Conteúdo Histórico HH184 - Oficina de História em Memória e Registros Orais HH185 - Oficina de Organização de Exposições HH186 Oficina de Museu de Rua HH187 Oficina de Reconstituição de Época Disciplinas Complementares Optativas 9 (28 créditos) (cursadas a partir do segundo semestre do curso) HH069 Tópicos Especiais de Teoria da História (*) HH070 Tópicos Especiais de História Antiga (*) HH071 Tópicos Especiais de História Medieval (*) HH072 Tópicos Especiais de História Moderna (*) HH073 Tópicos Especiais de História Contemporânea (*) HH074 Tópicos Especiais de História da América (*) HH075 Tópicos Especiais de História dos E.U.A. (*)) HH076 Tópicos Especiais de História da América Latina (*) HH077 Tópicos Especiais de História do Brasil (*) HH078 Tópicos Especiais de História do Paraná (*) HH079 Tópicos Especiais de Pesquisa Histórica (*) HH080 Tópicos Especiais de Historiografia de História Antiga e Medieval (*) HH081 Tópicos Especiais de Historiografia de História Moderna e Contemporânea (*) HH082 Tópicos Especiais de Historiografia Brasileira (*) HH083 Tópicos Especiais de Tratamento de Dados (*) HH084 Tópicos Especiais de História e Economia (*) HH085 Tópicos Especiais de História do Pensamento Econômico (*) HH086 Tópicos Especiais de História Social (*) HH087 Tópicos Especiais de História e População (*) HH088 Tópicos Especiais de História e Arte (*) HH089 Tópicos Especiais de História e Cultura (*) HH090 Tópicos Especiais de História e Política (*) HH091 Tópicos Especiais de História e Trabalho (*) HH092 Tópicos Especiais de História e Movimentos Sociais (*) HH093 Tópicos Especiais de História e Ciência (*) 9 O aluno deverá cursar 420 horas dentre as disciplinas complementares listadas. Disciplinas de outros Departamentos poderão ser incorporadas à presente listagem, ao abrigo do disposto no Artigo 12, da Resolução 30/90-CEPE.

9 HH094 Tópicos Especiais de História e Multimeios (*) HH095 Tópicos Especiais de História e Saúde (*) HH096 Tópicos Especiais de História e Memória (*) HH097 Tópicos Especiais de História e Cidade (*) HH098 Tópicos Especiais de História e Indústria (*) HH099 Tópicos Especiais de História e Meio Ambiente (*) HH100 Tópicos Especiais de História e Geo-História (*) HH101 Tópicos Especiais de História da África (*) HH102 Tópicos Especiais de História e Ensino (*) HH106 História e Cultura da Alimentação (*) HH114 História, Espaços e Poderes na História Antiga e Medieval (*) HH136 Tópicos Especiais de História e Música HH137 Tópicos Especiais de História e Literatura HH138 Tópicos Especiais de História e Artes Visuais HH139 Tópicos Especiais de História e Escravidão HH140 Tópicos Especiais de História e Sociabilidades HH141 Tópicos Especiais de História do Brasil Colônia HH142 Tópicos Especiais de História do Brasil Império HH143 Tópicos Especiais de História do Brasil República HH144 Tópicos Especiais de História da Arte Antiga e Medieval HH145 Tópicos Especiais Em Pesquisa de História Regional HH146 Tópicos Especiais de História Intelectual HH147 Tópicos Especiais de História da Ásia HH148 Tópicos Especiais de História Ibérica HH149 Tópicos Especiais de Historiografia sobre a Antiguidade HH150 Tópicos Especiais de Historiografia sobre o Mundo Medieval HH151 Tópicos Especiais de Historiografia sobre o Mundo Moderno HH152 Tópicos Especiais de Historiografia sobre o Mundo Contemporâneo HH153 Tópicos Especiais de Historiografia sobre a Pós- Modernidade HH189 Tópicos Especiais em Arqueologia Clássica HH190 Tópicos Especiais em História e Cultura Material HH191 Tópicos Especiais em História e Cartografia HH192 Tópicos Especiais de História e Patrimônio Cultural Atividades Formativas Complementares (10 créditos) (horários disponíveis a partir do quinto semestre do curso) O aluno deverá realizar 300 (trezentas) horas de Atividades Formativas Complementares, conforme o disposto na Resolução Nº 70/04-CEPE. Estas atividades serão convalidadas pelo Colegiado do Curso, atribuindo-se a carga horária e créditos necessários à integralização curricular, mediante comprovação de realização das atividades. Para efeitos de integralização curricular, as 300 horas equivalerão a 10 (dez) créditos (para a definição do número de créditos, considerou-se a

10 proporção atribuída às disciplinas práticas [um crédito a cada 30 horas], conforme definido no Artigo 10 da Resolução 30/90-CEPE). VI. Avaliação: Embora se trate de um curso novo, a Universidade Federal do Paraná já conta com um curso de graduação em História, que oferece a formação integrada de bacharel e licenciado e funciona no período vespertino. Como informado acima, a proposta deste novo curso de graduação em História surgiu de discussões realizadas no Departamento de História, em face das mudanças que têm sido observadas no mercado profissional para os graduados em História. Esta situação foi, aliás, registrada no texto do Parecer que definiu as Diretrizes Curriculares dos Cursos de História. 10 Assim, em atenção às considerações que estiveram na base da formulação da proposta do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno), entende-se que deverá haver por parte do Colegiado do Curso um acompanhamento constante durante a fase de sua implementação, para detectar a ocorrência de possíveis inadequações em relação à distribuição da grade curricular: pretende-se um curso flexível, com o aluno atuando diretamente na escolha das disciplinas que irão propiciar sua formação. Nesse sentido, como indicado acima, está prevista a formação de uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso, que ficará responsável pela orientação discente e por uma avaliação continuada do curso. A composição dessa Comissão será definida pelo Colegiado do Curso. Adiante-se, porém, que após a conclusão da primeira turma de alunos (final de 2012), a estrutura curricular deverá ser objeto de profunda avaliação, ocasião em que será proposta a forma de sua avaliação periódica, em consonância com critérios gerais estabelecidos pela UFPR. Em conclusão a este item, torna-se importante e fundamental recuperar a perspectiva já apresentada de que a operacionalização, e consequente bom funcionamento, do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno) esbarra na atual carência de recursos humanos e materiais previstos para a sua implantação. As condições mínimas necessárias para a efetivação desse curso encontram-se discriminadas na Ata nº 233/2007, da Reunião Extraordinária do Departamento de História desta Universidade, realizada no dia 12 de setembro de 2007, a qual foi anexada à proposta apresentada pelo Departamento de História ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). 10 Parecer CNE/CES Nº 492/2001.

11 VII. Periodização recomendada: Para melhor visualização do currículo do Curso de Graduação em História (Bacharelado Noturno), apresenta-se um Plano de Curso (periodização recomendada). CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA 1º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH154 - História Antiga HH155 - História Medieval HH156 - História Moderna HH157 - História Contemporânea HH164 - Introdução ao Estudo da História Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas

12 2º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH161 - Hist.da África e da Ásia HH158 - História do Brasil A HH162 - História da América HH165 - História e Memória Disciplina Comp. Optativa (1/7) Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas 3º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH159 - História do Brasil B HH169 - Teoria da Hist. e Historiografia HH171 - Hist. Impérios Coloniais HH166 - História, Imagem e Narrativa Disciplina Comp. Optativa (2/7) Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas

13 4º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH1 - História do Brasil C HH064 - História do Paraná HH167 - História e Multimeios Oficina Livre (1/1) Disciplina Comp. Optativa (3/7) Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas 5º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH188 - História da Arte HH168 Met. e Projeto em História Oficina Seriada (1/2) Disciplina Comp. Optativa (4/7) Atividades Formativas Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas

14 6º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH163 - História das Artes Aplicadas HH170 - História Ibérica Oficina Seriada (2/2)* Disciplina Comp. Optativa (5/7) Atividades Formativas Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas * - Pré-requisito: Oficina Seriada 1/2 7º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH172 Trab. de Conclusão de Curso 1* Disciplina Comp. Optativa (6/7) Atividades Formativas Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas * - Pré-requisitos: HH168 Met. e Projeto em História e Oficina seriada (2/2)

15 8º Período: AT AP EST TOT CRED CH/SEM HH173 Trab. de Conclusão de Curso 2* Disciplina Comp. Optativa (7/7) Atividades Formativas Total de horas semanais: 20 semestrais: 300 Total de horas * - Pré-requisito: HH172 Trab. de Conclusão de Curso 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA - NOTURNO Disciplinas Obrigatórias HH154 - HISTÓRIA ANTIGA Estudos de revisão historiográfica sobre a Antiguidade Clássica. HH155 - HISTÓRIA MEDIEVAL Estudos de revisão historiográfica sobre a Baixa Idade Média. HH156 - HISTÓRIA MODERNA Estudos de revisão historiográfica sobre o Antigo Regime, do Renascimento ao Iluminismo. HH157 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA Estudos de revisão historiográfica sobre sociedade contemporânea. HH158 - HISTÓRIA DO BRASIL A Estudos de revisão historiográfica sobre o Brasil colônia. HH159 - HISTÓRIA DO BRASIL B Estudos de revisão historiográfica sobre o Brasil império e a República Velha.

16 HH 1 HISTÓRIA DO BRASIL C Estudos de revisão historiográfica sobre o Brasil a partir da Revolução de 30. HH161 - HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA ÁSIA Estudos de revisão historiográfica sobre a África e a Ásia HH162 - HISTÓRIA DA AMÉRICA Estudos de revisão historiográfica sobre as Américas Hispânica, Anglosaxônica e Francesa. HH163 - HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS Estudos de revisão historiográfica sobre as artes aplicadas, com ênfase na constituição das formas modernas: arquitetura, design e artes gráficas. HH164 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA O documento e a memória documental: bibliotecas, museus, arquivos e fundos. Introdução à pesquisa e ao texto historiográfico. A utilização de sistemas de padronização e referenciamento na construção do texto historiográfico. HH165 - HISTÓRIA E MEMÓRIA Estudos de revisão historiográfica sobre as relações entre história e memória. HH166 - HISTÓRIA, IMAGEM E NARRATIVA Estudos de revisão historiográfica acerca das construções históricas pelas imagens e narrativas. HH167 - HISTÓRIA E MULTIMEIOS Estudos de revisão historiográfica sobre as linguagens áudio-visuais contemporâneas e sua utilização pela história. HH168 - METODOLOGIA E PROJETO EM HISTÓRIA Estudo e treinamento de observação documentária, da crítica histórica, das técnicas de ordenação e elaboração de dados, objetivando a redação e execução de projeto de pesquisa em história. HH169 - TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA

17 Estudo de conceitos fundamentais da história e das tendências atuais da historiografia. HH170 HISTÓRIA DA PENÍNSULA IBÉRICA Estudos de revisão historiográfica sobre a História Ibérica. HH171- HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS COLONIAIS Estudos de revisão historiográfica sobre a expansão colonial européia e a formação das sociedades coloniais. HH064 - HISTÓRIA DO PARANÁ (*) Estudo da formação e das representações da sociedade paranaense. HH188 - HISTÓRIA DA ARTE Estudos de revisão historiográfica sobre história da arte. Disciplinas Obrigatórias de Conclusão de Curso HH172 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 Realização de pesquisa em história, segundo projeto aprovado por professor orientador. HH173 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 Elaboração e realização de apresentação dos resultados obtidos em pesquisa histórica, dando plena e cabal informação sobre a metodologia empregada, conclusões e informações técnicas sobre a linguagem de apresentação do TCC. Disciplinas Práticas Obrigatórias Oficinas Seriadas (90 horas) HH174 - OFICINA DE HISTÓRIA E MEMÓRIA 1 Atividade supervisionada sobre temas museográficos e arquivísticos, desenvolvida em ambiente laboratorial. HH175 - OFICINA DE HISTÓRIA E MEMÓRIA 2 Desenvolvimento de pesquisa e produção autônoma de atividade laboratorial sobre temas museográficos e arquivísticos, em ambiente laboratorial. HH176 - OFICINA DE HISTÓRIA E IMAGEM 1 (*) As disciplinas assinaladas com este sinal já fazem parte do Elenco de disciplinas e práticas profissionais do Departamento de História, constantes da Portaria Nº 091/2007, da PROGRAD, de 27 de novembro de 2007.

18 Atividade supervisionada sobre a produção imagética historiográfica, desenvolvida em ambiente laboratorial. HH177 - OFICINA DE HISTÓRIA E IMAGEM 2 Desenvolvimento de pesquisa e produção autônoma de produto imagético historiográfico, em ambiente laboratorial. HH178 - OFICINA DE HISTÓRIA E MULTIMEIOS 1 Atividade supervisionada sobre a produção de multimídia de conteúdo histórico, desenvolvida em ambiente laboratorial. HH179 - OFICINA DE HISTÓRIA E MULTIMEIOS 2 Desenvolvimento de pesquisa e produção autônoma de multimídia de conteúdo histórico, em ambiente laboratorial. Oficinas Livres ( horas) HH180 - OFICINA DE PESQUISA HISTÓRICA Atividade supervisionada de pesquisa histórica, desenvolvida em ambiente laboratorial. HH181 OFICINA DE INTRODUÇÃO AOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS Aprendizado teórico-prático de introdução aos espaços museológicos e suas possibilidades de atividades museológicas. HH182 - OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO Aprendizado teórico-prático de introdução à realização de vídeodocumentário de conteúdo histórico. HH183 OFICINA DE INTRODUÇÃO À MULTIMÍDIA DE CONTEÚDO HISTÓRICO Aprendizado teórico-prático de introdução à realização de multimídia de conteúdo histórico. HH184 - OFICINA DE HISTÓRIA EM MEMÓRIA E REGISTROS ORAIS Aprendizado teórico-prático das relações entre história e memória e das técnicas referentes à metodologia da História Oral para o registro,

19 guarda e utilização de informações obtidas por intermédio de entrevistas orais. HH185 - OFICINA DE ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES Aprendizado teórico-prático de introdução à organização e realização de exposições de conteúdo histórico. HH186 OFICINA DE MUSEU DE RUA Aprendizado teórico-prático de exploração de espaços não convencionais para atividades museológicas. HH187 OFICINA DE RECONSTITUIÇÃO DE ÉPOCA Aprendizado teórico-prático de pesquisa histórica com vistas a subsidiar a produção cultural de teatro, de cinema, de televisão e de outras atividades culturais. Disciplinas Complementares Optativas HH069 TÓPICOS ESPECIAIS DE TEORIA DA HISTÓRIA (*) Estudo monográfico das correntes do pensamento histórico e seus desdobramentos contemporâneos. HH070 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA ANTIGA (*) Estudo monográfico de temas de história antiga. HH071 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA MEDIEVAL (*) Estudo monográfico de temas de história medieval. HH072 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA MODERNA (*) Estudo monográfico das representações da sociedade moderna. HH073 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (*) Estudo monográfico das representações da sociedade contemporânea. HH074 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA AMÉRICA (*) Estudos monográficos de temas de história da América. HH075 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DOS E.U.A. (*) Estudo monográfico de temas da história dos Estados Unidos. HH076 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA (*) Estudo monográfico de temas de história da América Latina. HH077 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO BRASIL (*) Estudo monográfico de temas de história do Brasil.

20 HH078 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO PARANÁ (*) Estudo monográfico de temas de história do Paraná. HH079 TÓPICOS ESPECIAIS DE PESQUISA HISTÓRICA (*) Estudo monográfico das tendências contemporâneas da pesquisa histórica. HH080 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA DA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL (*) Estudo monográfico da produção historiográfica dedicada ao entendimento das épocas antiga e medieval. HH081 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA DA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA (*) Estudo monográfico da produção historiográfica dedicada ao entendimento das épocas moderna e contemporânea. HH082 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA (*) Estudo monográfico da produção historiográfica brasileira em seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história. HH083 TÓPICOS ESPECIAIS DE TRATAMENTO DE DADOS (*) Estudo monográfico sobre o tratamento de dados pela história. HH084 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E ECONOMIA (*) Estudo monográfico sobre o econômico enquanto forma de constituição do campo epistemológico da história. HH085 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO (*) Estudo monográfico da historiografia do pensamento econômico contemporâneo. HH086 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA SOCIAL (*) Estudo monográfico das relações sociais como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH087 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E POPULAÇÃO (*) Estudo monográfico das populações como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH088 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E ARTE (*) Estudo monográfico das representações artísticas como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH089 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E CULTURA (*) Estudo monográfico de manifestações culturais como forma de constituição do campo epistemológico da história.

21 HH090 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E POLÍTICA (*) Estudo monográfico de temas de história política. HH091 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E TRABALHO (*) Estudo monográfico da organização da sociedade do trabalho como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH092 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS (*) Estudo monográfico de movimentos sociais como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH093 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E CIÊNCIA (*) Estudo monográfico das relações entre o processo de constituição do conhecimento científico em geral e o da história em particular. HH094 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E MULTIMEIOS (*) Estudo monográfico da utilização de linguagens contemporâneas pela história. HH095 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E SAÚDE (*) Estudo monográfico sobre os conceitos de saúde como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH096 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA (*) Estudo monográfico de formas de produção da memória. HH097 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E CIDADE (*) Estudo monográfico das representações da cidade como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH098 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E INDÚSTRIA (*) Estudo monográfico dos processos de industrialização como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH099 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE (*) Estudo monográfico das representações do meio ambiente como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH100 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E GEO-HISTÓRIA (*) Estudo monográfico das representações do tempo e do espaço como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH101 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA ÁFRICA (*) Estudo sobre a formação da sociedade africana até a contemporaneidade. HH102 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E ENSINO (*) Estudo monográfico de historiografia contemporânea relacionada às questões de história e ensino.

22 HH106 HISTÓRIA E CULTURA DA ALIMENTAÇÃO (*) Estudo histórico de padrões de alimentação: beneficiamento, culinária e cultura alimentar. HH114 HISTÓRIA, ESPAÇOS E PODERES NA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL (*) Abordagem histórica dos espaços de poder que constituem o mundo clássico e medieval. HH136 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E MÚSICA Estudos monográficos das representações musicais como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH137 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E LITERATURA Estudo monográfico das representações literárias como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH138 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E ARTES VISUAIS Estudos monográficos das representações das artes visuais como forma de constituição do campo epistemológico da história. HH139 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E ESCRAVIDÃO Estudos monográficos sobre a história da escravidão no período moderno. HH140 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E SOCIABILIDADES Estudos monográficos sobre a configuração histórica de sociabilidades públicas e privadas. HH141 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA Estudos monográficos sobre a história do Brasil no período colonial. HH142 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO Estudos monográficos sobre a história do Brasil no período monárquico. HH143 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA Estudos monográficos sobre a história do Brasil no período republicano. HH144 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA E MEDIEVAL Estudos monográficos sobre a história da arte antiga e medieval. HH145 TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA DE HISTÓRIA REGIONAL Estudos monográficos sobre pesquisa em história regional. HH146 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA INTELECTUAL Estudos monográficos sobre história intelectual.

23 HH147 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA ÁSIA Estudos monográficos sobre a história das sociedades asiática. HH148 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA IBÉRICA Estudos monográficos sobre a história das sociedades ibéricas. HH149 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA SOBRE A ANTIGUIDADE. Estudos monográficos da produção historiográfica sobre o mundo antigo e seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história HH150 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA SOBRE O MUNDO MEDIEVAL Estudos monográficos da produção historiográfica sobre a medievalidade e seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história HH151 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA SOBRE O MUNDO MODERNO Estudos monográficos da produção historiográfica sobre a modernidade e seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história HH152 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA SOBRE O MUNDO CONTEMPORÂNEO Estudos monográficos da produção historiográfica sobre a contemporaneidade e seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história HH153 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTORIOGRAFIA SOBRE A PÓS- MODERNIDADE Estudos monográficos da produção historiográfica sobre a pósmodernidade e sociedade pós-industrial e seus encaminhamentos no repensar dos conceitos e das abordagens da história HH189 TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUEOLOGIA CLÁSSICA Estudos monográficos sobre a cultura material e os espaços físicos (rural e urbano) nos quais se desenvolveram as sociedades grega e romana. HH190 TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL Estudos monográficos sobre a cultura material e os espaços físicos (rural e urbano) nos quais se desenvolveram distintas sociedades no passado. HH191 TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA E CARTOGRAFIA Estudos monográficos sobre o percurso histórico da produção cartográfica no Ocidente.

24 HH192 TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL Estudo monográfico de temas da área do patrimônio cultural.

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

RESOLUÇÃO N o RESOLVE

RESOLUÇÃO N o RESOLVE RESOLUÇÃO N o Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado, do Setor de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná.. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão

Leia mais

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº. 10/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL A política de formação profissional da Faculdade Sul Brasil FASUL, em consonância

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados por uma comissão de avaliação da área de antropologia/arqueologia com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios abaixo relacionados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N.o 2628, DE 08 DE SETEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Complementares nos currículos dos Cursos de Graduação da UNIRIO. o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica Robótica e Automação Industrial CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 A presente norma tem como objetivo regulamentar a

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

Centro Universitário de Araraquara UNIARA

Centro Universitário de Araraquara UNIARA 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Sistemas de Informação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado atualizado em 03/2013 1. Apresentação Este regulamento normatiza as atividades de elaboração do Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB A Diretora da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Brasileiras - FIB, nos termos do artigo 12, inciso XXIII do Regimento Geral

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação Serviço Público Federal RESOLUÇÃO N 01/2012 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com as Diretrizes Curriculares explicitadas na Resolução 06/06 as Atividades Complementares passam a fazer

Leia mais

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de:

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental; Gestão Pública Municipal Integrada; Tecnologia de Informação e Comunicação

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga horária para compor Atividades Complementares

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Osasco 2013 Apresentação O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios Supervisionados Curriculares e

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N 020 /01 Aprova a criação do Curso de Especialização em Direito do Consumidor O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 Assunto: Altera a Resolução CEPE Nº 30/2004, de 30/03/2004, sobre Regulamentação das Atividades Complementares no Centro

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 40.hist@capes.gov.br COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Anexo à Resolução Nº 26 de 21 de junho de 2013. REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL CAPÍTULO I - DO CONCEITO, FINALIDADES E OBJETIVOS CAPÍTULO II - DAS ÁREAS, CAMPOS E ATIVIDADES

Leia mais

MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES APRESENTAÇÃO As atividades complementares têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento das s Complementares Capítulo 1 Diretrizes Preliminares Art. 1º As atividades complementares, constantes nas Diretrizes

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral Regulamento de Programa de Atividades Complementares Abril de 2010 (atualizado em 2012) SUMÁRIO Sumário INTRODUÇÃO... 3 DISPOSIÇÕES

Leia mais

CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA 1º SEMESTRE 1 CID Introdução à Museologia 4 OBR OBR 2 VIS 153699 Fundamentos de Linguagem Visual 6 OBR OBR 3 CID 182010 Introdução à Biblioteconomia

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o XX/0xx-CONSUP Natal (RN), xx de xx de 0xx. Aprova as Normas relativas à carga horária docente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE Aprova as Normas de Atividades Complementares para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/032/2009. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e dá outras providências O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB),

Leia mais

RESOLUÇÃO. Modalidade Tecnólogo em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 50/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Modalidade Tecnólogo em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 50/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE /99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE TURISMO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição que

Leia mais

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS CÂMARAS SETORIAIS PARITÁRIAS EDITAL CSP 01/2012

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS CÂMARAS SETORIAIS PARITÁRIAS EDITAL CSP 01/2012 FUNDO ESTADUAL DE CULTURA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS CÂMARAS SETORIAIS PARITÁRIAS EDITAL CSP 01/2012 O Secretário de Estado de Cultura, no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Lei nº 15.975/2006,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T.C.C) E ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL PRÁTICO MINEIROS - GOIÁS 2014

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 62/2010 ALTERA O REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA, CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 13/2014 Altera a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE Aprova as Normas Específicas do Estágio Curricular

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: NICOLLE MARRA IVANOSKI SIAPE: 2213521 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( X ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES CAPÍTULO I O PROJETO Art. 1o- Ao final do curso, o aluno

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CONCHAS, SP F146m Faculdade de Conchas Manual de Atividades Complementares- FACON, 2010. 12 p.; il. 1. Manual. 2. Atividades Complementares. I. Título CDD:

Leia mais

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação,

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 28/10/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS Art. 1º. O Programa de Iniciação Científica tem como princípios: a) possibilitar os contatos iniciais

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM 1 REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM DISPÕE SOBRE A PROPOSIÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), face

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG RESOLUÇÃO n 004/2013 CCGAU Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno da Escola de Arquitetura da UFMG, alterando dispositivos da Resolução

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM EDITAL Nº. 01, DE 18 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

Formação Complementar

Formação Complementar Formação Complementar Serão consideradas atividades complementares a participação do estudante em atividades tais como: projetos de pesquisa, projetos de extensão, monitorias, participação em congressos,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 Aprova o Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação do CEFET-MG A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3.

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3. PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. Dispõe sobre o Calendário Escolar/2º semestre letivo 2016 do ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nas unidades escolares

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 032 /98 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Jornalismo Cultural - Pós-Graduação lato sensu. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110 Assunto: Altera a Resolução CEPE Nº95/2008, sobre Regulamentação das Atividades Complementares no Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado Ministério da Educação Universidade Federal de Lavras UFLA Colegiado do Curso de Zootecnia Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Projeto Orientado ou Estágio

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de 2010. Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de 2010. Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS RESOLUÇÃO CSA N. 31/2010 APROVA O REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, BACHARELADO, DA. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES,

Leia mais

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 99, DE 23 DE JULHO DE 2013 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 316ª Reunião Ordinária, realizada em 23 de julho de 2013, e o que consta

Leia mais

Concessão de vaga de Professor Titular

Concessão de vaga de Professor Titular Concessão de vaga de Professor Titular Concessão de vaga de Professor Titular RESOLUÇÃO N o 11/2011, DE 22 DE MARÇO DE 2011 Reedita, com alterações, a Resolução n o 11/2005, de 13/12/2005, que estabelece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 2º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Contabilidade Social 0760.130 1.2 Unidade:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de Janeiro, de 2009. Protocolo: nº 07.328.702-2 Interessado: Colégio

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº.040 DE 29 DE SETEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº.040 DE 29 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre regulamentação das Atividades Complementares para o Curso de Bacharelado em Enfermagem da UERR. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO E REITOR PRO TEMPORE DA, no uso das atribuições de seu

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com área de concentração em Fisiologia Vegetal (PPGFV), nos níveis de mestrado e de doutorado,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9 Piracicaba/SP 13418-900 SERVIÇO DE GRADUAÇÃO Fones/Fax: (19) 3429.4158 e 3429.4328 http://www.esalq.usp.br/graduacao

Leia mais

EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL

EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade

Leia mais

A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02

A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02 A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02 DEPOIS DO SUFOCO!!!! PREPARANDO PARA O VÔO. Instruções aos PILOTOS. Começa uma nova etapa na vida e esse caminho deve ser trilhado com determinação e esforço, é como

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

PGH 04 - TÓPICOS EM HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

PGH 04 - TÓPICOS EM HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL DISCIPLINAS DO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA PGH 01 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA O conhecimento histórico e sua produção em diferentes tradições historiográficas. Estratégias de construção dos

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné. RESOLUÇÃO CSA 08/2009 APROVA O REGULAMENTO DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 6º, II, do

Leia mais