Orientação aos professores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientação aos professores"

Transcrição

1 Introdução ao Tema: Há muitas coisas que não entendemos sobre equações matemáticas de primeiro e segundo graus e como podem ser usadas na construção de casas, prédios e pontes. Também não conheço tudo sobre as regras do jogo de tênis. Não consigo ler partitura de música, nem entendo como se organiza uma orquestra sinfônica. É provável que vá até o final da vida não entendendo. Todos nós temos coisas que não entendemos, mas que podem não fazer falta na vida. Todavia, um filho de Deus não pode aceitar viver a vida sem conhecer e entender a Palavra de Deus. O salmista nos ensina a fazer esta oração ao Senhor: Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei (Sl ). E o evangelho de Lucas nos informa que o Senhor Jesus abriu o entendimento (aos discípulos) para compreenderem as escrituras (Lc 24.25) Por que você precisa compreender a Bíblia? As razões são muitas, mas quero apenas três. O entendimento da Palavra de Deus: 1- Ilumina o seu caminho (SL ) 2- Ensina como obedecer a Deus (Sl ) 3- Produz alegria no coração (Sl ) Este material que você tem em mãos foi preparado com o objetivo de ajudá-lo a compreender melhor a Bíblia para viver o que ela ensina. Tenho certeza que seu entendimento será aberto e você compreenderá a palavra do Senhor. É muito melhor quando compreendemos o que estamos lendo, não é mesmo? Então dedique-se aos estudos na escola bíblia e perceba o seu crescimento espiritual! Lição 1 A Revelação de Deus Lição 2 Quem é o autor? Lição 3 Antiga, sim. Ultrapassada Jamais! Lição 4 Quem precisa de lei? (Pentateuco) Trabalho Extra Dez leis nota 10 (Mandamentos) - Bônus Lição 5 O diário de Deus (Históricos) Trabalho Extra O preço de uma decisão (Davi) Bônus Lição 6 A escalada. Rumo ao Topo! (Poéticos) Lição 7 Profetas ou impostores (Proféticos) Trabalho Extra profetas maiores Lição 8 Profetas à prova de fogo (Proféticos) Trabalho Extra profetas menores Lição 9 Um é pouco, dois é bom... quatro é demais? (Evangelhos) Lição 10 O livro de Atos em três atos (Histórico NT) Trabalho Extra As primeiras igrejas - Bônus Lição 11 Longe dos olhos, perto do coração (Cartas Paulinas) Lição 12 Abaixo a pirataria! (Cartas Gerais) Lição 13 Duas chaves, uma porta (Apocalipse) Este material foi produzido pela coordenação Plenitude Teen tendo como referência a revista Mega Teen Investigadores da Verdade (10 a 17 anos); Bíblia de Estudos Almeida Revista e Atualizada SBB. O conteúdo foi adaptado conforme metodologia de estudos e visão ministerial da A. D. Plenitude da Fé.

2 Orientação aos professores Antes da Aula: Tenha sempre o cuidado de ler a lição e as referências bíblicas com antecedência, fazendo anotações se necessário. Deste modo estará preparado para tirar as dúvidas dos alunos, além de antever questões polêmicas que possam aparecer na aula (muito comum nas salas teens) e ainda preparar atividades lúdicas que promovam o entrosamento dos alunos e desperta o interesse da classe. Faça também uma lista dos materiais necessários para aula para não ter que improvisar ou cancelar uma atividade devido à falta do material necessário. Tenha sempre em mão uma bíblia na linguagem na linguagem de hoje (os jovens compreendem melhor) e uma bíblia na tradução Almeida, revista e atualizada (utilizada para elaboração deste material) Iniciando a aula: Seja sempre o primeiro a chegar. Esteja atento ao horário de inicio e não deixe os alunos esperando. Se no horário de iniciar tiver poucos ou apenas um aluno, inicie a aula pontualmente em respeito aos que chegaram no horário. Não fique esperando chegar mais gente. Isso torna os alunos preguiçosos e acomodados e continuarão chegando atrasados pois aprenderão que a aula só começará quando ele chegar. Alem de incentivar os que chegavam no horário a atrasar também. Comece a aula com oração! Esta oração pode ser feita por você inicialmente, mas com o passar das aulas convide voluntários para fazer a oração. A aula em andamento: Ao ser questionado sobre um assunto ao qual não tem pleno conhecimento, não tenha medo de dizer a verdade ao aluno. Diga que não sabe ou que não tem certeza (se for este o caso). Mas anote a questão e se prontifique a encontrar a resposta e trazer à classe na próxima aula, sempre com base bíblica e dentro da visão ministerial da Plenitude da Fé. Na dúvida, questione seu pastor. Cuidado com estudos prontos na internet. Eles não foram preparados e aprovados pelo seu ministério e podem conter heresias ou pertencer a seitas. Incentive os alunos a ler em voz alta os textos deste material e compartilhar as respostas dos exercícios para as correções. Contudo não os obrigue a ler. Isso vai afastar o aluno, que com medo de ser exposto, deixará de comparecer as aulas. Ao invés disso solicite voluntários para ler e divida os textos entre os interessados. Dividir a leitura fará com que aula fique mais gostosa e poupará sua voz. Encerrando a aula: É de extrema importância concluir uma lição por dia. Em casos esporádicos onde não for possível devido ao andamento da aula, peça que os alunos concluam em casa e tragam para correção no próximo encontro. Selecione previamente qual parte da lição ficará de lição para casa. Deixe alguns textos bíblicos (relacionados a lição) para os alunos estudarem em casa. Encerre a aula com outra oração, agradeça a presença dos alunos e espere o ultimo sair para ir embora.

3 A Revista: Este material foi produzido pela coordenação Plenitude Teen tendo como referência a revista Mega Teen Investigadores da Verdade (10 a 17 anos); Bíblia de Estudos Almeida Revista e Atualizada SBB. O conteúdo foi adaptado conforme metodologia de estudos e visão ministerial da A. D. Plenitude da Fé. No material para professores você encontrará as respostas para os exercícios. É importante que durante a realização dos exercícios pelo alunos o professor esteja atento, caminhando pela sala e auxiliando os alunos no manuseio da palavra. Prefira usar a bíblia impressa. Juntamente com a bíblia digital em celulares ou tablets há também outros aplicativos como redes sociais e joguinhos que desviarão a atenção do aluno. Além disso, é necessário que os alunos saibam encontrar os livros, capítulos e versículos manualmente. Principalmente ao estudar este tema que trata justamente de conhecer e valorizar a Bíblia Sagrada. Propositalmente não copiamos todos os textos bíblicos utilizados neste material. Deste modo os alunos desenvolverão a habilidade de manusear corretamente a palavra de Deus e saberão identificar os livros pelas referencias abreviadas (Ex 1Co = 1 Epistola aos Coríntios) Boa aula!

4 Lição 1 A Revelação DE Deus Caro professor, Para essa aula imprima duas imagens de pessoas famosas em papel A4, endo uma em cada folha. Cuide para escolher personagens que sejam conhecidos pelos meninos e pelas meninas. Numa terceira folha escreva a palavra DEUS. Inicie a aula apresentando a primeira folha e peça aos alunos que fale algo a respeito da pessoa na foto. Faça o mesmo com a segunda imagem. Incentive os alunos a falar bastante e se possível peça a alguém que vá colocando na lousa. Por ultimo apresente a folha escrito DEUS. Peça para os alunos falar a respeito Dele. Termine perguntando de quem foi mais fácil falar. Faça os refletir sobre quem eles conhecem mais inicie o estudo com a leitura da base bíblica Base Bíblica: Salmo Versículo Chave: Toda escritura é inspirada por Deus 2 Tm 3.16 Muitos pensam que Deus tem se escondido do mundo. Alguns o procuram em lugares errados. Outros pensam que Ele não existe e nem se dão o trabalho de procurá-lo. Mas a verdade é que Deus não se esconde de ninguém. Ele escolheu três maneiras de se revelar ao homem. Chamaremos estas de As três fontes da revelação de Deus 1- Primeira fonte deus se revela por meio da criação: A criação perfeita revela a perfeição do Criador! Abra sua bíblia no Salmo 19.1 e responda: a) O que os céus e o firmamento (criação) revelam de Deus? A gloría e as obras de Deus e as b) Encontre algumas Obras das mãos de Deus citadas no Salmo 104. v.10 fontes no vale v.19 lua e sol v.14 relva para animais e plantas para o homem v.25 mar, animais pequenos e grandes c) Agora, encontre em Romanos 1.20 duas características de Deus que a criação revela: Poder e divindade d) Como Davi reagiu ao pensar em sua própria criação (Sl ) ( ) revoltado ( x ) maravilhado ( )Incrédulo Você tem investido tempo e atenção em buscar a Deus, contemplando a sua criação? Qual tem sido sua reação ao observar a Sua criação? Divida com a classe Segunda Fonte Deus se revela por meio da Bíblia: O conteúdo do livro revela o conteúdo do autor. Faça a correlação conforme Sl

5 A BÍBLIA É A BÍBLIA FAZ ( 1) perfeita ( 5 ) permanece para sempre (2) fiel ( 4 )ilumina os olhos (3) reta ( 3 ) alegra o coração (4) pura ( 2 ) dá sabedoria aos simples (5) límpida ( 1 ) restaura a alma Deus se revela a você à medida que você estuda a palavra Dele, a Bíblia! Isso significa que Se você quer conhecer melhor a Deus, precisa estudar a Sua Palavra; Na bíblia estão escritas as palavras que Deus escolheu para que pudéssemos conhecê-lo. Você conhece a Deus porque Ele tem se revelado à você dia a dia pela sua palavra, ou O conhece apenas de ouvir falar (ouço o pastor, o professor, etc.)? 3- Terceira fonte Deus Se revela por meio do Senhor Jesus Cristo Quem me vê a mim vê o Pai (Jo 14.9) a) Leia Hebreus e coloque V para verdadeiro e F para falso: V V V F V F V F Nos últimos tempos, Deus tem falado por meio de Jesus Jesus é herdeiro de todas as coisas Jesus também fez o universo Jesus encobre a glória de Deus Jesus é a expressão exata de Deus As palavras de Jesus não tem poder Jesus purifica todos os pecados Jesus esta à esquerda da Majestade nas alturas b) Agora Leia João e veja qual das alternativas expressa o que Jesus declarou: ( ) Jesus diz que é um mensageiro de Deus ( ) Jesus diz que é um homem inspirado por Deus ( X ) Jesus diz que Ele e Deus são um Para ser salvo, não basta conhecer a Deus apenas pelas coisas criadas (1ª fonte) É preciso conhecer a Deus por meio de Jesus Cristo (3ª fonte), que está revelado na Bíblia (2ª fonte)! 4- Conclusão Por amor, Deus teve a preocupação e o cuidado de Se revelar a nós. Ele nunca brincou de Se esconder. Para que pudéssemos conhecê-lo e no aproximar Dele. Deus se revelou: 1º pela criação podemos conhecer a Deus observando Sua criação; 2º pela Bíblia podemos conhecer a Deus, estudando a Sua Palavra; 3º por Jesus Cristo podemos nos aproximar de Deus, sendo salvos por Seu Filho. Lição 2 quem é o autor da bíblia?

6 Para esta aula leve livros de diferentes autores e de diferentes gêneros. Podem ser cristão os seculares. Distribua entre os alunos para analisarem e identificar o(s) autor(es) de cada um deles. Base Bíblica: 2 Tm Versículo Chave: Toda escritura é inspirada por Deus 2 Tm3.16 A bíblia está acima de qualquer outro livro: é INCOMPARAVEL, pois é a REVELAÇÃO, A VERDADE, A PALAVRA DE DEUS, para todas as pessoas de todas as épocas! Mas afinal quem é o autor da Bíblia? Se a bíblia é a palavra de Deus, seu autor só pode ser Ele mesmo. Precisamos, então, saber quais as provas de que a bíblia é a palavra de Deus. 1- Primeira prova a bíblia é inspirada por deus Lendo 2 Tm , o que você entende? ( ) qualquer coisa que tenha sido escrita por qualquer pessoa é inspirada por Deus ( ) Parte da Bíblia é inspirada por Deus ( x ) Toda a bíblia é inspirada por Deus A expressão inspirada por Deus vem do grego theopneustos, que quer dizer soprada por Deus. A escritura inspirada é uma revelação escrita, isto é, a bíblia é a revelação escrita das palavras de Deus. Cerca de 40 escritores foram inspirados por Deus para escrever as Suas palavras. (2Pe ). Os livros foram escritos em épocas, países e culturas diferentes e levou mais de 1500 anos para ser completada. A maioria dos escritores escreveram a sua parte sem ter acesso à parte do outro e mesmo assim não há nela contradições. Deus dirigiu escritores humanos para que registrassem, por escrito, as palavras ditas por Ele. O próprio Deus supervisionou para que não houvesse erros. Você tem uma bíblia? Está com ela agora? Você a traz na escola bíblica? Você a lê em casa? Você a leva quando viaja? A lê diariamente? 2- Segunda prova a bíblia é a fala de deus Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse (Jr 30.2) De Genesis a Apocalipse podemos perceber que a Bíblia registra as palavras ditas por Deus. Pesquise nas referências bíblicas abaixo quais citam as expressões da primeira coluna e preencha a tabela: Gn 1.3; Ex. 6.26; Lv11.1; Nm 20.12; Dt5.22; 1Sm 8.22; 2Rs 21.12;2Cr 1.11; Is 29.13; Jr 46.13; Ez 12.28; Rm 14.11; Ap 1.8 Disse Deus Gn.1.3 Lv11.1 2Cr1.11 Falou o Senhor Dt 5.22 Jr Diz o Senhor 2Rs Ez Rm Ap.1.8 O Senhor disse Ex 6.26 Nm Sm 8.22 Is (Respostas acima conforme tradução Almeida Revista e Atualizada) Ao abrir a Bíblia estamos ouvindo as palavras da boca de Deus!

7 No final de cada carta às sete igrejas da Ásia Jesus nos chama a atenção repetindo a seguinte frase: (Ap 2.7, 11,17,29;3.6,13,22) Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas 3- Terceira prova a bíblia é a verdade de deus E aquele que está assentado no trono disse:... Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras (Ap.21.5) Relacione o texto com as palavras: 1 Sl a tua palavra é a verdade 2 Jo Escreve, porque estas palavras são fieis e verdadeiras 3 Ap estas palavras são fiéis e verdadeira 4 Ap As tuas palavras são em tudo verdade Nem um outro livro tem o poder para TRANSFORMAR VIDAS como a Bíblia! Quem examina a bíblia vai encontrar nela, e só nela, a vida eterna (Jo 5.39) Quem obedece à Palavra da Verdade tema vida purificada (1Pe 1.22) Quem crê nas palavras registradas na bíblia é regenerado, isto é, nasce de novo como filho de Deus (1 Pe 1.23) 4- Conclusão Deus escolheu cuidadosamente diversas pessoas para registrar as Suas Palavras nos _39 livros do Antigo Testamento (AT) e nos 27 do Novo Testamento (NT). Cada um desses escritores foram supervisionados pelo próprio Deus para que escrevesse exatamente o que Ele queria. Por isso, ela é a mais pura verdade de Deus, que é o seu Autor Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo dia! (Sl ) Será que você pode falar como o salmista 5- Desafio Pesquise no link quantas vezes aparecem as expressões abaixo: Palavra do senhor Menos de 100 Mais ou menos 200 Aproximadamente 400 vezes Mais de 600 vezes Diz o senhor Menos de 200 vezes Mais ou menos 400 vezes Aproximadamente 800 vezes Mais de 1000 vezes

8 Lição 3 antiga, sim. ultrapassada, jamais! Prepare com antecedência recursos áudio visuais para passar o vídeo sobre a bíblia (Solicite com antecedência à Coordenação Geral dos Teens, o link do vídeo) Inicie a aula com o vídeo e peça aos alunos que observem no filme e anotem: quantos anos levou para a bíblia ser completada, quantos escritores e qual as profissões dos escritores. Base Bíblica: Hebreus Versículo Bíblico: Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino. 2Tm3.16 Um livro tão antigo pode ser atual? O que a bíblia tem a ver comigo que sou um adolescente do século XXI? A bíblia tem tudo a ver com você! Ela é sim um livro atual. Ainda fala às pessoas de hoje porque trata de assuntos essenciais à vida humana. 1- A pior doença O homem da antiguidade não é igual ao de hoje. O tempo passou. O jeito de vestir, de falar e até de pensar mudou. Mas até que ponto as pessoas mudaram? Qual é o principal problema do ser humano? ( ) a destruição da camada de ozônio ( ) a fome no mundo ( ) a violência ( x ) o pecado Segundo Jeremias 17.9, o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto Agora leia João 8.34 e Romanos 3.23 e assinale a alternativa correta: ( x ) Todas as pessoas do mundo são pecadoras e por isso são escravas do pecado ( ) Só as pessoas da época de Jesus eram todas pecadoras e escravas do pecado ( ) Apenas aqueles que gostam de cometer pecados são escravo do pecado. Todos os homens, de todas as épocas (inclusive eu e você), pecaram. As consequências disso são a violência, a fome, a destruição da natureza e tantos outros males. Ligue cada texto, fato e pecado com sua respectiva consequência: Texto Bíblico Fato Pecado Consequência Gn 3.1-7,16-19, Adão e Eva Desobediência Separação da família; 23 desobedeceram a Deus violência na terra. Gn Caim matou seu irmão Abel Assassinato O mundo (homens e natureza) é destruído pelo dilúvio. Gn Na época de Noé, a maldade do homem se multiplicou na terra Maldade, Corrupção, Violência Viver fora do paraíso; dores de parto; trabalho árduo Deus deu ao ser humano um mundo perfeito! O nosso pecado é que trouxe a maldade e a destruição para este mundo. Coisas ruins acontecem por consequência do pecado.

9 A bíblia é o livro que fala sobre a pior doença do mundo: o pecado 2- A única cura Leia Isaias e responda qual é a única cura para o pecado.: Jesus Cristo As pessoas desejam a paz. Campanhas são feitas a favor da paz. Tratados são assinados pela Paz. Tudo isso é bom, mas pode resolver o real problema do ser humano: o pecado causador de violência, dos conflitos e das guerras. A bíblia já diz há mais de 2000anos: enquanto as pessoas rejeitarem o Príncipe da Paz, que é o Senhor Jesus, será impossível ter a verdadeira PAZ Veja Is 9.6-7; Jo e A vida saudável Por toda a história da humanidade o homem procurou maneiras de ter vida saudável em sociedade. Criaram leis, as policias e as prisões. Nada disso conseguiu fazer as pessoas viverem bem umas com as outras Leia 1 Pe e descubra como ter uma vida saudável colocando em prática os ensinamentos do texto bíblico: 1Pe1 O que diz Vers. Colocando em Pratica v.22ª Quem obedece a verdade de Deus é purificado v.22b Se eu estudar a bíblia, ela vai me ensinar como demonstrar verdadeiro amor pelas pessoas v.22b Para ter vida saudável é preciso amar v.22a Só a bíblia pode me ensinar como viver ardentemente uns aos outros v.23 A palavra de Deus é regeneradora, isto é, é capaz de nos fazer nascer de novo e ter uma nova vida v.25 A palavra de Deus é viva e permanece para sempre vida pura e sem pecado v.25 Vou estudar a bíblia porque ela jamais ficará ultrapassada; o que ela diz serve ainda hoje para mim. v.23 Vou estudar a bíblia porque ela ensina como devo viver minha nova vida em Jesus 4- Conclusão 1º - Admitir que sua pior doença é ter o coração pecador 2º - Confessar Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador para ser curado do pecado 3º - Obedecer à Palavra de Deus para poder ter vida saudável. Você já tomou essas decisões? Você pode fazer isso agora, orando ao Pai! Nesse momento de reflexão, faça o apelo e ore por aqueles que aceitarem a Jesus ou se reconciliarem. Se já fez isso, o que tem feito a partir daí? Tenho lutado contra o pecado porque sei que é o pior mal que aflige a humanidade ou Tenho vivido minha vida sem pensar muito sobre esse assunto Tenho buscado testemunhar de Jesus para meus amigos para que eles também sejam curados ou Tenho ficado na minha, afinal ninguém gosta de discutir religião Tenho me esforçado por aprender e praticar tudo o que está escrito na bíblia ou Já falo minha parte frequentando a igreja, ouvindo o pastor e professor da Escola Bíblica.

10 5- Desafio Durante séculos, as cavernas de Qumran esconderam fragmentos da Bíblia que ficaram conhecidos como Manuscritos do Mar Morto. Pesquise na internet e responda: Quando foi essa descoberta teológica? Quem descobriu os primeiros manuscritos? (sugestão de link historiadabiblia/descobertasarqueologicas)

Lição 1 A Revelação DE Deus

Lição 1 A Revelação DE Deus introdução ao Tema: Há muitas coisas que não entendemos sobre equações matemáticas de primeiro e segundo graus e como podem ser usadas na construção de casas, prédios e pontes. Também não conheço tudo

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014 Revelação Progressiva 09 de março de 2014 Hebreus 1.1,2 Estrutura sugerida por Calvino em Exposição de Hebreus, Edições Paracletos, 1997. Deus falou Outrora, pelos profetas Agora, pelo Filho Então, aos

Leia mais

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Objetivo: Aprender porque a História dos Hebreus é importante para nós hoje. Essas coisas aconteceram a eles

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

Entendendo a série...

Entendendo a série... Entendendo a série... Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes Dicas Para Ser Um Ótimo Músico Parte 1/6 Departamento de Música AD Vale das Virtudes Paz do Senhor Jesus! É com muita alegria e satisfação que lhe apresentamos nosso 1º Curso Online ministrado pelo do

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12- O Sucesso que faz bem Texto Bíblico- Provérbios 3.2 Objetivos

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 RESUMO: SKIT escrita para adolescentes e estudantes de idade universitária. 6 Atores ao mínimo 3 Personagens Principais com várias falas.

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória.

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória. Apresentação A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Mordomia ESTUDOS 11. Mordomos fiéis 12. A raiz de todos os males 13. Comprados por alto preço 14. Remindo o tempo 15. A mente de Cristo ESTUDO 11 TEXTO BÍBLICO: Lucas

Leia mais

Descobrindo a Vontade de Deus

Descobrindo a Vontade de Deus Livrinho 2 Pàgina 44 Lição Seis Descobrindo a Vontade de Deus Além de encontrar a Cristo como Salvador, não há coisa mais importante na sua vida do que o poder de determinar a vontade de Deus. A lição

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo.

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo. Lição 9 Bênçãos sem medida Texto Bíblico: Romanos 8.31-39 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o quanto o cristão depende da graça de Deus. b-descrever porque pode se afirmar

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos.

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O A morte física não é senão o início de nossa existência na eternidade. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITÁRIA MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NÚCLEO DE ENSINO BÁSICO MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS ABDÊNAGO LISBOA JUNIOR MARCELO FELTRIM HENRIQUE BLANDY 2 SUMÁRIO LIÇÃO ASSUNTO PÁGINA

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

OS MANDAMENTOS DE CRISTO

OS MANDAMENTOS DE CRISTO OS MANDAMENTOS DE CRISTO Equipando Discípulos para fazerem discípulos, ensinando-os a obedecer, todas as coisas que Jesus ordenou Uma adaptação de George Patterson 7 Comandos de Cristo (Readaptação de

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Palavra De Deus Lição 5 ( volte para as páginas 4, 5 e 6) Como a Blíblia é importante Uma coisa que separa o cristão de qualquer religião no mundo é clamar uma absoluta autoridade escrita de Deus.

Leia mais

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia?

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. Encontro 06 Aconselhamos que você professor, estude e pratique o método de estudo da Bíblia

Leia mais

Por que devo orar se não sei orar como convém?

Por que devo orar se não sei orar como convém? Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 23 de novembro de 2008 igrejabatistaagape.org.br (26) Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo

Leia mais

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito,

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, Música ou Louvor? Isaías 6.1-7 A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, confiar, reconhecer

Leia mais

Quando Pecadores Dizem SIM

Quando Pecadores Dizem SIM Quando Pecadores Dizem SIM Objetivos do Curso: 1. Descobrir à luz das Escrituras, como a natureza pecaminosa pode minar, enfraquecer e até destruir o relacionamento conjugal; 2. Entender a indispensabilidade

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

Lição 9. Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nele.

Lição 9. Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nele. Olhando as peças da História de Deus: Gênesis-Apocalipse Lição 9 4 a 6 anos Novo Testamento - parte 2 A s incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus,

Leia mais

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor!

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! www.facebook.com/mensageiros deanguera Estamos no capítulo 2, do livro de Jeremias. Podemos ver claramente que Israel abandona o Senhor. Isso

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Como sabem nas próximas catequeses (9 e 16 de Fevereiro) vamos ter duas fichas de revisão sobre as catequeses anteriores. Para tal, este guião

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21

Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21 Lição 5 - VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21 O apóstolo Paulo está dizendo que o evangelho precisa ser proclamado, não importa com algema ou sem algema, o evangelho

Leia mais

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE Para muitos, também entre os cristãos, a Palavra de Deus é, hoje, apenas mais uma «palavra» e, não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso

Leia mais

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina Apreciar o Bem Não temos que aceitar tudo sobre uma pessoa para reconhecermos e valorizarmos algo que tenha feito ou dito que seja bom, belo ou a verdade. Podemos escolher o que é bom, apreciarmos, sermos

Leia mais

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo Conhecer melhor a Bíblia, saber como e de que forma foi escrita, como lê-la de forma correta, demonstram amor e respeito pela palavra de Deus. Vamos conhece-la um pouco mais?! 01) Qual o significado da

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O meu Trabalho e o meu Patrão Lição 14 (volte para as páginas 4, e 5) Qual deve ser a minha atitude para com o meu serviço e o meu patrão? Desde que a Bíblia é a autoridade final em tudo o que se encontra

Leia mais

NAMORO SEXO E CASAMENTO

NAMORO SEXO E CASAMENTO 1 NAMORO SEXO E CASAMENTO Responsabilidade: Pr. Edson Amaral 2 DESCOBRINDO A VONTADE DE DEUS PARA O NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO 1. Para descobrir considere a Vontade de Deus em três aspectos: A) Vontade

Leia mais

LIÇÃO 6 Estudo Tópico

LIÇÃO 6 Estudo Tópico LIÇÃO 6 Estudo Tópico Na sua epístola aos Colossenses, Paulo falou sobre a oração. Perseverai em oração, velando nela com acção de graças (Colossenses 4:2). Depois, pediu que orassem por ele e pelos seus

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

Acerte no discurso e dê o seu recado

Acerte no discurso e dê o seu recado Acerte no discurso e dê o seu recado Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM CAMPINAS SP 2010 SUMÁRIO Prólogo Um homem extraordinário...1 Capítulo 1 Ele nasceu em Belém...5 Capítulo 2 Pastores e magos...9 Capítulo 3 Fugindo a Herodes...13

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas

Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas Ministério Família Positiva Como Deus multiplica suas finanças 1 Paulo

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5. Deus é o Dono do Universo O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.15)... nada trouxemos para este mundo e dele

Leia mais

Harmonia sexual entre o casal

Harmonia sexual entre o casal Harmonia sexual entre o casal O ato sexual, para o casal, é a mais intensa manifestação do seu amor O bom relacionamento sexual na vida do casal é de fundamental importância para a sua harmonia. A primeira

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

Postura do Obreiro nos Cultos

Postura do Obreiro nos Cultos Postura do Obreiro nos Cultos Nossos cultos e reuniões são importantes e solenes, exigindo de nós a mesma postura tanto em um culto de domingo a noite cheio de visitantes quanto em uma madrugada só com

Leia mais

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5 O Deus que tudo vê Lc 12:1-5 Pare e pense: será que podemos esconder algo de Deus? Será que tudo aquilo que fazemos não está diante de um Deus onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo)

Leia mais

9. LIÇÃO Como estudar a Palavra

9. LIÇÃO Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender: 9. LIÇÃO Como estudar a Palavra A importância de ouvir a Palavra de Deus. Como estudar e memorizar a Palavra. Como meditar na Palavra para receber as suas riquezas. As pessoas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

JANEIRO. com crescimento.

JANEIRO. com crescimento. JANEIRO com crescimento. Não basta INICIAR tem que ATIVAR. Existem pontos importantes para fazer a diferença na hora da iniciação. 1 Ponto: A paixão pelo nosso negócio. 2 Ponto: Conhecimento da nossa empresa;

Leia mais

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível -

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - A SOBERANIA DE DEUS A SOBERANIA DE DEUS Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - Desde o começo

Leia mais

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA!

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! Sexta-feira, 4 de maio de 2012 BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! FORMAÇÃO BÍBLICA DE LEITORES REUNIÃO DE PAIS - FESTA DA PALAVRA Bíblia na família e familiaridade com a Bíblia! Desde o Concílio

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

Liderança Cristã SEFO 2013

Liderança Cristã SEFO 2013 Liderança Cristã SEFO 2013 3ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

AS CHUVAS DA PRIMAVERA

AS CHUVAS DA PRIMAVERA 1 AS CHUVAS DA PRIMAVERA Zc 10 1 Peça ao SENHOR chuva de primavera, pois é o SENHOR quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo. INTRODUÇÃO 1. A figura que sucede as

Leia mais

Lição 4 Pode Ser um Obreiro

Lição 4 Pode Ser um Obreiro Lição 4 Pode Ser um Obreiro Agora o António sabe mais sobre a Igreja e os diferentes dons que Deus deu aos seus membros. Ao observar a Igreja, repara que nem todos os membros têm o mesmo ministério. Há

Leia mais

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é Livrinho 2 Pàgina 53 Lição Sete Servindo a Deus O Propósito da Vida A maioria das nossas lições trataram do que Deus quer fazer por nós. Nesta queremos considerar o que nós podemos fazer para Deus. Quando

Leia mais

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8 Motivação Os quatro primeiros selos estão estruturalmente relacionados. São quatro assustadores cavaleiros montados em cavalos ainda mais

Leia mais

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011 Leitura da Bíblia Disciplina 31/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros da Igreja Aliança Evangélica Missionária.

Leia mais

LIÇÃO 5 Estudo de um Livro

LIÇÃO 5 Estudo de um Livro LIÇÃO 5 Estudo de um Livro Pode parecer mais fácil conhecer meia dúzia de versículos favoritos para nos guiarem e nos alimentarem espiritualmente. Mas necessitamos de uma dieta completa da Palavra de Deus

Leia mais

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson O CASAMENTO E O LAR O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1 Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1 Na proporção da nossa fé. Tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou 27 28 lhe a veste. Porque,

Leia mais

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Mesa Redonda Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Resgate Editora Mesa Redonda - Copyright 2014 João Cruz 1ª Edição em Português - 2014 Todos os direitos reservados a João Cruz Capa: Ranieri Vieira -

Leia mais

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família Vida pessoal Meu relacionamento com Deus Jesus não desiste de amar você...11 Triunfando sobre a tristeza...19 Como transformar fracassos em vitórias...27 Esperanças renovadas...35 Vida Familiar O relacionamento

Leia mais

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA MARANATA O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA ÍNDICE

Leia mais

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons Na primeira lição, aprendemos que Deus tem dons espirituais para todos os crentes. Também descobrimos que Deus espera que cada crente seja fiel ao usar o seu

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS TEMA CENTRAL da apostila DEUS E EU Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Oração Lição 6 (volte para as páginas 4 e 5) Como é importante a oração na minha vida Alguém uma vez disse que um cristão é apenas tão forte na sua vida de oração. Está uma grande relação da verdade

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

Reflexão. O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo!

Reflexão. O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo! 31 dias de Reflexão O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo! Gosto das coisas simples que dão resultado. Eu poderia elaborar um super treinamento com os principais conceitos para

Leia mais

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO ORAÇÃO E ADORAÇÃO por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA O Instituto

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer:

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer: Temores naturais do nosso tempo que afetam os servos de Deus (Parte 3) Gênesis 15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 28/02/2010 Abrão, pai exaltado, servo de Deus fiel e temente ao Senhor, durante

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral)

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Perguntas 1. Por que partir de um livro? Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Porque o que acontece no mundo tem a ver conosco (aspecto missional) Perguntas

Leia mais

Atraindo o Prover de Deus. Escrito por Tarcisio Carnete Junior Ter, 29 de Dezembro de 2015 16:39

Atraindo o Prover de Deus. Escrito por Tarcisio Carnete Junior Ter, 29 de Dezembro de 2015 16:39 Ao chegarmos próximo do final de Ano é muito comum planejarmos o Novo Ano. Nossa esperança e desejo nos impulsionam a sonhar, isso nos remete a fé de um futuro melhor. É nesta esperança que vamos vencer

Leia mais

RECONECTE. Um novo jeito de viver! BEM-VINDO! Andreza Frasseto www.inspireleveza.com

RECONECTE. Um novo jeito de viver! BEM-VINDO! Andreza Frasseto www.inspireleveza.com BEM-VINDO! Costumo ouvir as pessoas fazendo piadinha reclamando da atual situação. Saiba que um país do outro lado do mundo não será melhor que o seu; assim como a vida do vizinho não é mais fácil que

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta OS MILAGRES DE JESUS

Bíblia para crianças. apresenta OS MILAGRES DE JESUS Bíblia para crianças apresenta OS MILAGRES DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais