DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital)"

Transcrição

1 DISCIPLINA: SIG GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar o georreferenciamento de uma imagem é determinado pelo estabelecimento do sistema de coordenadas com o qual se irá trabalhar. 1 o : estabelecer a unidade (metros) e o sistema de coordenadas com o qual se irá trabalhar. Clique com o botão direito do mouse sobre LAYERS na subjanela à esquerda da tela e na última opção PROPERTIES. Irá aparecer a janela DATA FRAME PROPERTIES, assinalando COORDINATE SYSTEM. Na repartição SELECT A COORDINATE SYSTEM: abra a pasta PREDEFINED. Clique na opção PROJECTED COORDINATE SYSTEMS para Sistema de Coordenadas Planas (UTM) e em GEOGRAPHIC COORDINATE SYSTEMS para Coordenadas Geográficas (latitude, longitude) e escolha a projeção desejada. Neste exemplo da carta topográfica de Rio Claro (IBGE), clique na pasta UTM. Escolha SOUTH AMERICA e no Córrego Alegre - UTM - Zone 23S, depois confirme em APLICAR e OK. 2 o : Adicione novo Data Frame (ADD DATA) incluindo a planta cadastral de Rio Claro que será a fonte das coordenadas terrestre para o georeferenciamento. A carta utilizada será

2 a Planta Cadastral no formato do Autocad (.DWG). Para visualizar a imagem, sobre o layer Planta Cadastral, botão direito do mouse, selecione ZOOM TO LAYER. Agora vamos inserir um novo layer com a foto aérea de Rio Claro, como queremos fazer o georreferenciamento dessa fotografia, os layers devem ser inseridos separadamente, para isso devemos selecionar a opção Insert data frame.

3 No novo Data Frame adicionado, iremos inserir a fotografia aérea de Rio Claro, esse arquivo está localizado na Pasta da aula com o nome RC tif. Observe que os dois layers ficam separados na Tabela de Conteúdos (table of contents), para mudar de layer de trabalho clique com o botão direito do mouse e selecione a opção activate o layer ativo aparece sempre na table of contents em negrito. Lembre-se de definir a unidade (metro), o Datum e o Sistema de Projeção UTM Córrego Alegre Fuso UTM 23S. Agora deve-se ativar o layer da planta cadastral.dwg e inserir o arquivo localizado na pasta da aula com o nome pontos de controle. Esses pontos de controle serão utilizados para o georreferenciamento da fotografia aérea. IDENTIFICAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DOS PONTOS DE CONTROLE Para identificar e visualizar o nome de cada ponto de controle, clique com o botão direito do mouse no layer de interesse (pontos de controle) e em seguida selecione a opção label features.

4 Agora os pontos possuem uma identificação que irá auxiliar o georreferenciamento da fotografia aérea.

5 Antes de começar o gorreferenciamento, devemos visualizar os dois layer separadamente, para isso devemos primeiramente ativar o data frame onde estão inserido os pontos de controle e a planta cadastral.dwg. Com esse data frame ativo devemos selecionar na aba windows viewer Esse procedimento irá exibir uma janela independente com o data frame ativo. Agora podemos trabalhar com os dois data frames de forma independente, ativando e desativando os diferentes layers. Para continuar nosso trabalho, iremos exibir na janela auxiliar o data frame que contêm a planta cadastral e na janela principal iremos deixar ativo o data frame onde está carregada a fotografia aérea a ser georeferenciada.

6 Agora inicia-se o processo de georreferenciamento. Será necessário o conhecimento das coordenadas geográficas de no mínimo seis pontos na imagem, pois será utilizado um algoritmo mais complexo para realizar esta operação. Isto se deve ao fato de que a fotografia aérea, diferentemente de uma carta topográfica escaneada, não possui o registro da grade de coordenadas disponível na própria imagem para que se faça a seleção de coordenadas terrestres ((latitude, longitude) ou UTM (E,N)). Os pontos de controle sugeridos para o georreferenciamento estão na tabela a seguir. Lembre-se que tais pontos devem ser bem distribuídos, cobrindo toda imagem a ser georreferenciada.

7 Ponto E N Descrição , ,709 Triangulo do canteiro na beira da estrada, 3ª entrada da Washington Luiz (Jardim São Paulo) , ,77 Canto inferior esquerdo do estádio do velo clube , ,156 Esquina inferior esquerdo da primeira quadra completa no jd. Vila Paulista próximo ao Shopping Rio Claro , ,226 2ª entrada (rotatória da Washington Luiz) canto de quadra do Residencial Benjamim de Castro , ,458 Próximo a UNESP rua 24-A, esquina da primeira quadra completa (antecede a UNESP) , ,574 Esquina inferior esquerda no Conj. Hab. Oreste Giovanni (Pé no Chão), na beira do Horto Florestal , ,22 Canto superior de uma quadra na forma de pentágono na Vila Industrial , ,122 Esquina superior direita da terceira quadra abaixo de conjunto de praça e quadras na forma de pirâmide na Vila Martins (próximo ao Floridiana Tênis Clube) , ,168 Esquina superior direita de uma área aberta no Jardim Cheverzon, próximo à pirâmide , ,855 A esquerda do ponto 9, ponta inferior, à direita, no Recanto do Paraíso (divisa entre o recanto do paraíso e o Jd. Araucária) Na fotografia aérea localize o mesmo ponto de controle do mapa e da planta cadastral, conforme mostra a figura a seguir: Faça o mesmo procedimento para os demais pontos de controle buscando identificá-los

8 antes de iniciar o georreferenciamento. PROCEDIMENTO PARA O GEORREFERENCIAMENTO Na barra de georreferenciamento GEOREFERENCING abra a aba GEOREFERENCING e desabilite a opção AUTO AJUST. Clique na opção ADD CONTROL POINTS para iniciar a marcação dos pontos de controle na imagem (ligação entre o sistema de coordenadas da foto aérea (x,y) e da Terra (E,N)) Obs.: Indica-se aumentar bastante o zoom para que se marque o ponto exatamente dentro e no meio dele. Lembre-se que não se deve chegar ao nível do pixel, pois isso comprometerá os resultados do georreferenciamento. Ao clicar sobre um ponto, uma cruz verde irá indicar a marcação e, puxando a seta para outro lugar, o ponto ainda continua assinalado. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção INPUT X AND Y... e insira os valores das coordenas do ponto que você poderá copiar dos valores que podem ser visualizados no mapa. Outra alternativa é recortar e colar o valor de coordenada disponível na tabela apresentada anteriormente. Se cometer algum erro no posicionamento de pontos na foto, poderá acionar o botão direito do mouse e selecionar a função CANCEL POINT para cancelar o ponto escolhido. Obs.: Quanto mais pontos forem determinados, maior será a precisão e melhor será o resultado do georreferenciamento. Repetir o procedimento para todos os demais pontos de controle. Para conferir os pontos marcados e os respectivos erros residuais do georeferenciamento, clique na opção VIEW LINK TABLE. Observe que aparecem as coordenadas de imagem (x source, y source ) e de mapa (X map, Y map ) sem os valores dos erros residuais (desvio-padrão). Ao selecionar o algoritmo de transformação (Polinômio de Primeira Ordem Equação Afim) aparecerão os resíduos conforme quadro a seguir. Os valores dos resíduos dependem da precisão no posicionamento do ponto, no momento do georeferenciamento. Lembre-se de realizar a tarefa com precisão para que a qualidade seja garantida.

9 Nesta janela LINK TABLE, os pontos são listados com as respectivas coordenadas. É possível editá-las clicando sobre os números e para apagar um ponto, clique sobre o X no canto superior da janela. Na última coluna a direita se encontra o erro residual ou desvio-padrão dos pontos de controle do georeferenciamento. No inferior da tabela se encontra o erro médio quadrático (EMQ) do georreferenciamento sob o nome de Total RMS Error. A variação máxima aceitável para cada ponto de controle deve estar abaixo do erro padrão (ou desvio padrão): 0,3mm na escala do mapa. No exemplo, a escala da imagem é 1:10.000, então o desvio máximo aceitável deve ser inferior a 3 metros. Isto significa trabalhar com o padrão de exatidão cartográfica (PEC) Classe A (0,5 mm na escala do mapa). Na escala 1:10.000, 1 mm no mapa significa 10 metros da realidade (no terreno), de modo que 0,5 mm no mapa significa 5 metros da realidade. Veja que no exemplo dessa oficina (Link Table) o EMQ está acima do aceitável com o uso da transformação de 1ª ordem. O número de pontos de controle disponíveis permite que apliquemos uma transformação de 2ª ordem. Desta forma, observe que a precisão desejada foi alcançada em termos de EMQ.

10 Para confirmar toda a operação do georeferenciamento clique em GEOREFERENCIG e depois em UPDATE GEOREFERENCING, concluindo o processo. Agora sua imagem fotográfica está georeferenciada e pronta para ser utilizada nas análise em SIG. Fonte: CARVALHO, G. A. e ROSSI, P. Georeferenciamento de arquivos raster em Arcgis. Belo Horizonte, UFMG, 2007.

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM)

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar

Leia mais

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Definição do Sistema de Referência (Datum SIRGAS 2000) e do Sistema de Coordenadas (UTM Zona 23S)

Definição do Sistema de Referência (Datum SIRGAS 2000) e do Sistema de Coordenadas (UTM Zona 23S) Oficina PEC Avaliação de Imagem Georeferenciada Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Katia Cristina Bortoletto Iniciar o ArcGIS 1. Inicie o Programa através do ícone ArcMap.

Leia mais

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE) DISCIPLINA SIG OFICINA: MODELO NUMÉRICO DE TERRENO (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO KATIA CRISTINA BORTOLETTO EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky www.gismaps.com.br Tutorial Georreferenciamento de Imagens Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView Grazielle Anjos

Leia mais

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS *

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * 1. Introdução Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude

Leia mais

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Georreferenciamento da Carta Topográfica Digitalizada de Rio Claro (Imagem Escaneada ) ArcGIS 10.0 Iniciar

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Georreferenciamento no Spring

Georreferenciamento no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte, 2007 O download

Leia mais

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas 1.Objetivos da aula: Georreferenciamento de cartas topográficas com grid de coordenadas; Georreferenciamento de imagens aéreas através

Leia mais

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Geociências Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) GE 804 Sistema de Informações Georreferenciadas Prof. Carlos Roberto de Souza Filho PREPARAÇÃO

Leia mais

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS 1.Objetivos da aula: Aprendizagem dos conceitos básicos necessários para a utilização do ArcGIS; Utilização do ArcCatalog: - Criando um geodatabase; - Criando

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Aula 1 SIG Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Nessa aula veremos um pouco do funcionamento de um SIG, faremos algumas visualizações básicas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM 1. Introdução Em ambientes GIS as imagens SRTM podem ser usadas para gerar curvas de nível, mapas hipsométricos, mapas de relevo sombreado,

Leia mais

Projeto DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo

Projeto DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo PROJETO DATAGEO MANUAL DO VISUALIZADOR Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Projetos DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo IDEA-SP 12/12/2013

Leia mais

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO BRUNO ZUCHERATO Para a finalização do

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a importar um arquivo DWG no programa ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Comunicado Técnico Agosto, 52 ISSN 1517-5685 Rio de Janeiro, RJ 2009 Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Mário Luiz Diamante Áglio 1 Elaine Cristina

Leia mais

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL DISCIPLINA SIG OFICINA: Modelo Numérico de Terreno (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO e KATIA CRISITNA BORTOLETTO EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. SOBRE O PAINT... 3 2. USANDO O PAINT... 3 2.1.

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO 1. Unificar as informações de interesse em uma única planilha Neste exemplo, temos os seguintes dados da Capital de São Paulo: Coluna A Código

Leia mais

APLICAÇÕES EM ARC VIEW

APLICAÇÕES EM ARC VIEW Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) Área de Concentração: Análise Ambiental APLICAÇÕES EM ARC VIEW PRODUÇÃO: CARLA ARÁUJO SIMÕES

Leia mais

Consulta a banco de Dados no MapInfo

Consulta a banco de Dados no MapInfo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Renata Hungari Belo Horizonte, 2008 SELEÇÃO DE DADOS NO

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 ASSUNTO: ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE Objetivos: I. Visualização e interpretação de imagens II. Geração de mapas temáticos com dados de interpretação

Leia mais

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO de Mobilidade 1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO TUTORIAL APLICATIVOS MAIO. 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Prezado ciclista, Os aplicativos apresentados a seguir são sugestões daqueles mais usados

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação)

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) Bruno Andrade Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Paulo Rafael Alves Goiânia, 2016 Acesso ao Conjunto de Imagens Landsat de 1989 a 2014 via WMS (Web Map Service) no QGIS 2.12 Inicie o programa através do ícone

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA 1 INSERINDO RECURSOS SOBRE A SUA IMAGEM SALVA 1. Clique em Aplicações

Leia mais

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas Antes de fazer a sua jogada, atualize os resultados e a programação de jogos, clicando nos botões Atualiza. É necessário estar conectado à Internet. Faça muitos

Leia mais

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO Ao digitar os dados na planilha abaixo, observamos que o conteúdo da célula B5 ultrapassa seus limites invadindo os campos das células C5 e D5. Observe que na barra de fórmulas

Leia mais

Tutorial 1. Introdução

Tutorial 1. Introdução Tutorial 1 Introdução Os dados espaciais são codificados em relação a algum Sistema de Coordenadas Geográficas. Neste caso, cada posição sobre o modelo de referência, utilizado para representar a superfície

Leia mais

Edição de Tabelas no QGIS

Edição de Tabelas no QGIS Edição de Tabelas no QGIS 1. Introdução O formato Shapefile, desenvolvido pela empresa ESRI, é o formato mais popular de dados vetoriais geoespaciais para softwares de Sistema de Informações Geográficas

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização.

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação da central Impacta. Clique

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Noções Básicas. Capítulo 2: Noções Básicas. Funções básicas. Familiarizando com o software

Noções Básicas. Capítulo 2: Noções Básicas. Funções básicas. Familiarizando com o software Capítulo 2: Noções Básicas Noções Básicas Familiarizando com o software Funções básicas Vamos aprender a acessar as principais ferramentas do software através da Barra de Ferramentas do CAMPO DE ENTRADA.

Leia mais

Ponto Secullum 4 Extras. Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras:

Ponto Secullum 4 Extras. Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Ponto Secullum 4 Extras Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Nesta tela, configuramos como serão pagas as horas extras, que os funcionários

Leia mais

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis.

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Operating Manual MA VPU V 7.81_1 2.4.2 Iniciar Acronis nos VPUs com números de série até # 86 VPUs com números de série abaixo de 86

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TOPOGRÁFICAS EM GEODÉSICAS E VICE- VERSA GUIA PRÁTICO

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TOPOGRÁFICAS EM GEODÉSICAS E VICE- VERSA GUIA PRÁTICO GUIA PRÁTICO TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TOPOGRÁFICAS EM GEODÉSICAS E VICE- VERSA Gabriela Gomes Vajda Engenheira Agrimensora Treinamento e Suporte Técnico 1. Introdução Este guia tem o objetivo de orientar

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows 7 (64 bits), Windows 8 ou Windows 10; Navegador Internet Explorer Versão 8

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira Proximidade é uma medida de distância entre elementos existente em um mapa. Essa distância pode ser medida em outras unidades, que não em comprimento.

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow.

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow. Tutorial retirado do site: WikHow. Quando você se depara com vários problemas em um programa do Windows, é muito útil e prático mostrar os erros que você está recebendo da outra pessoa. Felizmente isso

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

MEDIÇÃO DE ÁREAS E CONFIGURAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO

MEDIÇÃO DE ÁREAS E CONFIGURAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 MEDIÇÃO DE ÁREAS E CONFIGURAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO Com a nova Lei

Leia mais

Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016

Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016 1 Manual Tutorial Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016 01 MÓDULO DE PCP + ENTREGAS U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares 2 01.01 Agora é possível efetuar o controle dos itens atuais,

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Passo-a-passo EUROSTAT

Passo-a-passo EUROSTAT Passo-a-passo EUROSTAT Para elaborar estatísticas de importação e exportação da União Européia, acesse o seguinte site: http://fd.comext.eurostat.cec.eu.int/xtweb/ Na home page, entre em login no canto

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

Nº Nome Telefone e-mail

Nº Nome Telefone e-mail PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0032 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) COBRANÇA/FINANCEIRO MÓDULO/MENU FINANCEIRO Versão do Documento Nº 1.1 Data da Revisão 11/03/2016

Leia mais

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Para efetuar a parametrização da DMPL, deverá clicar no menu Cadastro, e em seguida clicar na opção Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

Manutenção do Sistema

Manutenção do Sistema Manutenção do Sistema Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Histórico das versões VER DATA AUTOR DESCRIÇÃO DA MODIFICAÇÃO 1.0 03/08/2010 MT Versão Inicial Índice

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Manual de Vendas Off line Mobile

Manual de Vendas Off line Mobile Manual de Vendas Off line Mobile O Aplicativo de venda off line é muito prático e simples de utilizar, você pode realizar cadastros de cliente, consulta do cadastros, realizar vendas estando off line(sem

Leia mais

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Correção Geométrica Elaboração: Cláudia Soares Machado Eduardo Jun Shinohara Mariana Giannotti Colaboração: André Luiz da Silva Daniel Ayres Nunes de Castro e

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 1. Objeto Contratação de serviço especializado de topografia plani-altimétrica

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes Modelo 02 Cadastro de Clientes 1 Na aba Plan1 será desenvolvida a planilha abaixo: Formatar a coluna A como texto para que possa receber 00 anterior ao código do cliente. Classificando a planilha por Cidade

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais