Pirelli: apresentado em Nova Iorque, o Calendário 2012 realizado por Mario Sorrenti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pirelli: apresentado em Nova Iorque, o Calendário 2012 realizado por Mario Sorrenti"

Transcrição

1 Pirelli: apresentado em Nova Iorque, o Calendário 2012 realizado por Mario Sorrenti Nova Iorque, 6 de dezembro de 2011 Hoje, em Nova Iorque, o Calendário Pirelli 2012 foi apresentado em pré-estreia mundial à imprensa, aos convidados e aos colecionadores do mundo inteiro. O evento aconteceu no The Armory, edifício militar do começo do século XIX e monumento histórico. A trigésima nona edição do The Cal foi fotografada por Mario Sorrenti, primeiro fotógrafo italiano a contribuir para a história de um objeto que se tornou um verdadeiro cult. Napolitano de nascimento, mas novaiorquino de adoção, Sorrenti escolheu a Córsega e suas paisagens selvagens para dar vida a swoon, o êxtase capturado pelas imagens. O grande laço entre o fotógrafo e a sua musa constitui a essência para criar um diálogo estético forte que leva à sublimação da beleza natural. Ao realizar The Cal, aproximei-me dos sujeitos dos meus cliques construindo uma relação simples, íntima, real que possibilitou transferir a pureza às imagens. Em swoon, portanto, coloquei os corpos em contato direto com a natureza que os recebe como se fossem um prolongamento, em uma série de imagens nas quais rochedos e pedras, terra e troncos, céu e mar transformam-se em cenografias que abrigam os corpos, explicou Mario Sorrenti, artista que se tornou famoso graças à sua extraordinária capacidade de retratar nus. As 25 imagens do Calendário Pirelli 2012 das quais 18 em preto e branco e 7 a cores são apresentadas de forma inédita, dentro de uma pasta para desenhos com acabamento de pano. As protagonistas desta edição são 12: 9 modelos e 3 atrizes. Entre as modelos, menciona-se: a brasileira Isabeli Fontana (retratada no Calendário Pirelli 2003 por Bruce Weber, em 2005 por Patrick Demarchelier, em 2009 por Peter Beard e em 2011 por Karl Lagerfeld), a russa Natasha Poly (presente no Calendário Pirelli 2011 por Karl Lagerfeld), as holandesas Saskia de Brauw e Lara Stone (imortalada em 2009 por Peter Beard e em 2011 por Karl Lagerfeld), as americanas Joan Small e Guinevere Van Seenus (retratadas em 2006 por Mert e Marcus), a polonesa Malgosia (Calendário 2009 por Peter Beard), a lituana Edita Vilkeviciute, a britânica Kate Moss (Calendário Pirelli 1994 por Herb Ritts e 2006 por Mert e Marcus). Entre as atrizes, a ucraniana Milla Jovovich (no Calendário Pirelli 1998 por Bruce Weber), a italiana Margareth Madè e a japonesa Rinko Kikuchi.

2 Mario Sorrenti para o Calendário Pirelli 2012 Vinte e cinco instantes capturados pela Pirelli para criar Swoon O nu é uma das expressões mais bonitas da Natureza e a maneira mais pura de que dispomos para revelar a nossa humanidade perante a Arte. Nasci em Nápoles, Itália, e, desde criança, fui influenciado pelas grandes obras de arte dos artistas da renascença e do esforço desmedido em expressar a própria visão da beleza, na Arte. Hoje em dia, tudo isso tem um papel fundamental na minha forma de criar imagens. As imagens do Calendário Pirelli representam o clímax da minha energia criativa, voltada a materializar a emoção que compartilho com o sujeito das minhas fotografias, respeitando a beleza, a natureza e a presença de ambos como elementos integrantes do universo. swoon; ser raptado por... ser esmagado pela felicidade; desfalecer pela alegria súbita; sentimento inundante de amor e tranquilidade. Eis o título da minha coleção de imagens. Mario Sorrenti Mario Sorrenti entrevistado por Glenn O Brien Glenn O Brien: Você já tinha visto o Calendário Pirelli antes de fazê-lo? Mario Sorrenti: Você já tinha visto o Calendário Pirelli antes de fazê-lo? Cada Calendário é publicado em edição limitadíssima. Na realidade fiquei um pouco surpreso em saber que você é o primeiro fotógrafo italiano a fazer este Calendário lendário, realizado por uma grande empresa italiana. MS: Bom, eu também. Agora todos me perguntam: Porque você não fez na Itália? Porque foi para a Córsega? Afinal, é quase Itália, não? MS: Muito próxima. É sempre Mediterrâneo. Pelo o que eu ouvi, parece que os franceses dizem que a população é meio italiana, verdade? MS: São meio italianos e meio franceses, não? Lógico. Mas eles são justamente como a própria identidade cultural. Eles têm muitas vibrações no sangue. Lindo! Incrível! Bonito mesmo! Foi você que escolheu a Córsega? MS: Olha, escolhi por dedução: tinha que achar lugares onde havia o clima que eu queria, tendo em vista a época do ano, e depois achar os lugares que eu desejava; achar as árvores certas, os rochedos, as pedras... As árvores são realmente surpreendentes.

3 MS: São lindas, verdade. E os rochedos são incríveis. Incríveis! Poderia ter usado ainda mais aqueles rochedos, são realmente inacreditáveis. Você já conhecia a Córsega? MS: Nunca estive antes. Andamos bastante, procuramos e depois bastou ver algumas fotos e resolvemos ir para lá. Um lugar surpreendente. Vou voltar. Há uma afirmação divertida na sua página da Wikipedia. É assim: Mario Sorrenti, famoso principalmente pelos seus nus. MS: Ah, ah, sim! De que jeito você ficou famoso com os nus? Não há muitas fotos de nus na moda MS: Veja, para mim é natural porque é uma coisa que eu gosto mesmo de fazer. Nem nunca me passou pela cabeça, se não muito mais tarde. E sempre pensei de tirar a roupa das pessoas, mas para ficar mais próximo do sujeito, das pessoas para achar maior veridicidade e pureza. Acho que isso tudo aconteceu porque o meu pai era pintor e eu via-o sempre pintar mulheres nuas. Eu fui criado assim e achei que era a maneira para aproximar o mais possível à arte o que eu fazia. E nunca deixou você constrangido. MS: Não, absolutamente, nunca tive problemas. Quer mental quer fisicamente. Nunca fiquei constrangido de ficar nu, mesmo porque quando eu era modelo aconteceu de tirar muitas fotos nu com outros fotógrafos. Naquela época, portanto, eu achava que era o que mais de próximo havia da expressão artística, a máxima aspiração intelectual. Não tinha interiorizado a fotografia como arte feita de ideias, ou considerado o que era possível obter por meio de sua conceitualização, ou coisas semelhantes. O que mais me aproximava da fotografia artística era fazer um nu e, portanto, continuei. Foi fácil colocar à vontade as pessoas enquanto você tirava fotos nuas? Acho que há diferenças entre uma pessoa e outra, óbvio, mas... MS: Eu lembro que, na época, achava que era fácil por ter sido modelo eu mesmo e achava que eu sabia o que a modelo sente na frente de uma máquina fotográfica. E muitos dos meus sujeitos eram amigas, ou amigos, pessoas que eu tinha conhecido durante a minha carreira de modelo. Situações assim. Mas eu tinha a sensação de que era possível derrubar algumas das barreiras, pois já nos conhecíamos profundamente e, de certa forma, nos entendíamos. É sempre difícil se desvendar completamente na frente de uma outra pessoa. Mas eu sempre fui um fotógrafo que gosta de compartilhar o próprio trabalho com os outros e adora mostrar o que está fazendo. Quero que as modelos entendam o meu trabalho, que o apreciem e possam repetir a experiência no futuro justamente porque trabalhar comigo foi bom. Não quero que se sintam constrangidas. Olha, eu gosto da ideia que os meus retratados, depois desta experiência, sintam-se mais fortes. Você conseguiu fazer exatamente o que queria? MS: Sem dúvida. Sim.. Então, você escolheu as modelos pessoalmente?

4 MS: Sim. Eu fiz tudo. Mas, naturalmente, com alguns limites ligados aos compromissos anteriores das modelos ou a tudo aquilo que você não pode controlar. Mas, sim, sim, eu escolhi tudo. Trabalhei com a casting agent, ou seja, trocamos algumas ideias a respeito das modelos. Ela comentou: Muitas delas já trabalharam nas edições anteriores do Calendário, e eu respondi Não faz mal. Estas são as modelos que eu prefiro e que quero fotografar e que estarão no Calendário. São modelos que eu conheço há dez anos, algumas dela há mais ainda, quase vinte anos. Portanto, devem ser elas, pois elas me representam mesmo, em um certo sentido. E também procurei escolher algumas novas, simplesmente para ter mais novidades, um ar mais fresco, acho. Acredito que uma das melhores coisas que você fez tenha sido conseguir uma mistura fantástica de várias idades. Milla e Kate, e depois as modelos mais novas. Bela mistura mesmo. MS: Eu queria que, em todo o meu trabalho, desse para entender que nós nos conhecemos bem. Achei que quanto mais essa sensação de familiaridade pudesse ser percebida mais ele teria se aproximado da verdade, para mim. Quantas pessoas ficam no set quando você tira fotos nuas? Você reduz ao máximo as presenças? MS: Olha, ficamos eu e o assistente. Todos os outros ficam fora do set. Faço um programa muito simples do dia e das fotos que eu quero tirar. Normalmente, eu passava as primeiras duas ou três horas sozinho com a modelo, clicava e tentava conhecê-la. A seguir, eu chamava para o set todos aqueles que trabalham atrás dos bastidores. Não queria que as modelos se distraíssem. Muitas delas nem queriam ser filmadas nuas para o vídeo dos bastidores. Então, resolvemos usar umas roupas que ficavam bem e deixamos trabalhar os operadores. Mas, naquela altura, eu já tinha o que queria, ou seja, um relacionamento bem próximo. Na realidade, a coisa boa é que eu consegui ter um bom relacionamento, de profunda intimidade, como eu não conseguia ter há muito tempo como fotógrafo. E temos mesmo esta sensação. Lembra-me as fotos dos anos Quarenta, aquelas fotos em que havia somente o fotógrafo e a modelo e a natureza. Quase como o Weston* fazia. MS: Pois é. Do ponto de vista da fotografia, era o que eu queria. Como se eu dissesse: Quero te levar de volta à fotografia; quero te levar de novo para Edward Weston e Bill Brandt (fotógrafos famosos do começo do século XX, ndr) e me concentrar, daquela forma, na fotografia. Foi lindo porque, ao longo do tempo, tornei-me impermeável a esta situação de multidão, até ao ponto que, quando eu trabalho, pode haver até 20 pessoas atrás de mim e nem me dou conta. Acho que, às vezes, também pode acontecer com a modelo. Parece que ela está olhando para um grupo de pessoas ao redor, mas não enxerga ninguém. Quando comecei a tirar fotos, eu mandava todo mundo embora do set. Ficava extremamente influenciado pelos os que assistiam, mas agora nem me dou conta se eles estão lá. Portanto, voltar para trás de repente foi ótimo, ótimo mesmo. Pensei como é bom estar ai, sozinho com o seu sujeito, você e a sua modelo. Intimidade completa, nada e ninguém para interromper aquela comunicação, aquela troca, porque um processo, uma experiência assim você compartilha mesmo. Acho que muitas pessoas nem sabem como trabalha uma grande modelo. Não é um objeto, uma pessoa que faz uma pose como se fosse uma fruta em cima da mesa. Há muito trabalho, concentração e reação. MS: Há muitas emoções entre o fotógrafo e a modelo. As melhores modelos são as que conseguem ficar naquela situação emocional e que, dia após dia, devolvem aquelas emoções. Às vezes, quando você está tirando uma foto de alguém, você está comunicando sem palavras. Você

5 começa imitando, e elas imitam você, e te olham nos olhos e, de repente, você começa a comunicar sem se dar conta de como está acontecendo. Como uma osmose ou algo de paranormal. As melhores modelos são as que deixam isso acontecer. E assim criam-se os melhores trabalhos. Depois de chegar no set, quando foi que você entendeu que ia usar preto e branco e cor? Preto e branco dá um sentido de dramático. MS: Estranha essa coisa e, ao mesmo tempo, divertida; normalmente, a minha postura profissional é pensar que tudo tenha que ser parecido, que tudo tenha que ter uma linguagem constante e não desordenada. Quando cliquei, mesmo havendo uma coerência na linguagem, não queria os mesmos enquadres ou as mesmas angulações. Tampouco uma série de fotos iguais em preto e branco. Não queria colocar à força um estilo específico. Queria que a foto se animasse, vivesse uma vida independente. Eu penso que o Calendário tem um formato maravilhoso. O que você acha? MS: Penso que uma das coisas interessantes deste Calendário seja justamente o seu formato e assim como foi concebido. O fato que Karl Lagerfeld tenha criado um formato próprio no ano passado contribuiu a enriquecer a experiência do Calendário Pirelli. E eu quis continuar e aprofundar ainda mais esta tendência. Penso que o seu Calendário seja uma das melhores obras fotográficas, mesmo por que gosto dos mitos gregos... MS: Estranho, mas não conheço muito Karl como fotógrafo. Sim, já vi algumas fotos que ele tirou nas paredes da sua casa e comentei: Puxa, bem bonita! Foi você que fez?,e ele, Sim, sim, é uma foto que eu tirei. Pensei que assim como estava apresentada teria sido mesmo uma surpresa. Acabei me concentrando, portanto, no fato que o meu trabalho também tinha que ser um pouco assim, pelo menos para mim. O design é maravilhoso. Foi sua a ideia de tornar o Calendário interativo para poder escolher a imagem que ia ser associada com o mês? MS: No começo, eu queria que fossem somente 12 imagens. E não estava interessado em saber qual o mês que a modelo ia ser. Digamos que a questão foi a seguinte: Como fazer um objeto que seja um calendário e ao mesmo tempo uma coletânea. O diretor criativo, então, achou uma solução, a ideia da interatividade. Bom, o preto opaco contribui mesmo para dar uma sensação de clássico e destaca as imagens. MS: Lógico, sim. Muito clássico. Fala das fotos e as fotos também falam.

6 Pirelli A Pirelli é ao quintao fabricante de pneus por faturamento ao mundo. Presente em mais de 160 países, conta com 19 plantas produtivas em quatro continentes e mais de funcionários no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, a Pirelli está presente na Geórgia, com a fábrica de Rome e com escritórios em Nova Iorque. No âmbito da estratégia de expansão internacional, a empresa começou as obras de construção de uma nova planta industrial no México, país este destinado a atender a área NAFTA. Este ano foi assinado um acordo com um parceiro russo que irá permitir que a Pirelli desenvolva presença industrial no mercado local. A companhia anunciou, ainda, um novo projeto para a construção de uma fábrica de pneus radiais Truck na Argentina e uma de pneus motos na Indonésia. A Pirelli é um dos principais fabricantes de pneus de alta e altíssima gama e projeta assumir a liderança mundial no segmento Premium em 2015, por meio do grande incentivo à inovação tecnológica conjugada com a estratégia Green Performance, que alia segurança e meio ambiente. Presente nas competições esportivas desde 1907, a partir deste ano, a Pirelli tornou-se a fornecedora exclusiva do campeonato mundial de F1, no triênio e dos campeonatos GP2 e GP3. A Pirelli também é a fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Superbike e de prestigiados campeonatos monomarca, tais como o Ferrari Challenge, o Lamborghini Blancpain Super Troféu e o troféu Maserati. O portfolio de pneus Pirelli abrange segmento Consumer (automóvel e moto) e Industrial (veículos comerciais e máquinas agrícolas). Entre os produtos de maior sucesso dos últimos dez anos, estão a família de pneus Cinturato para automóveis, Diablo para motos e a Série 01 para veículos comerciais. A qualidade dos produtos, a fama do Calendário Pirelli, o prestígio da presença na Fórmula 1 e, ainda, a presença do Grupo na indústria da moda com o projeto de design industrial PZero contribuem ao sucesso da Pirelli. Atualmente, a marca Pirelli é uma das mais conhecidas no mundo inteiro e o seu valor, segundo uma avaliação de Interbrand, equivale a 2.27 bilhões de Euros.

7 Calendário Pirelli 2012: o fotógrafo Mario Sorrenti Nasceu em Nápoles em Aos dez anos, muda-se com os pais para Nova Iorque, cidade com mil oportunidades para uma família criativa. O pai era um artista e a mãe trabalhava com moda. Desde menino, Mario começa a documentar a própria vida com cliques e diários elaborados, cheios de fotos, desenhos, imagens e anotações. Sem ainda ter chegado aos vinte anos, começa a elaborar profissionalmente imagens fotográficas em Londres para The Face e, logo após, entra para a equipe de colaboradores da Elle e da Harper s Bazaar. O seu trabalho chama a atenção de Kalvin Klein e, aos 21 anos, cria a campanha e os comerciais para a televisão do perfume Obsession do Kalvin Klein, com a jovem modelo Kate Moss. Após ter voltado para Nova Iorque, Mario torna-se imediatamente uma estrela da fotografia e trabalha com a Harper s Bazaar, a edição francesa e italiana da Vogue, V Magazine, W Magazine, Vanity Fair, Self Service, Another Magazine, Arena Homme Plus e Vogue Hommes International. Além do Calvin Klein, Mario Sorrenti trabalha com as principais grifes e clientes importantes da área Beauty e Fragrance, tais como Giorgio Armani, Barney s New York, Hugo Boss, Chloe, Dolce e Gabbana, Hermes, Kenzo, Lancome, Longchamp, Max Mara, Missoni, Yves Saint Laurent, Jil Sander, Shiseido e Prada. Sorrenti é também diretor de comerciais e clipes do Calvin Klein, Emporio Armani, DSquared, John Mayer e Usher, entre outros. Publica The Machine, (Steidl/edições Stromboli, 2001), um estudo fotográfico do irmão menor e colega Davide que falece em 1997 e Mario Sorrenti: Blood for Work (Steidl, 2011). As suas fotos aparecem em outras publicações, tais como Kate, (Pavilion Books Ltd., 1995); Fashion, (Scalo 1996); The Imperfect Beauty, (V&A Publications 2000); Tomo (in memory of Davide), (Sartorial Communication 2001); Archeology of Elegance, (Thames & Hudson and Shirmer/Mosel 2002); Water Culture, (Trolly Ltd., 2003); Fashioning Fiction: Photography since 1990, (The Museum of Modern Art, 2004), e Face of Fashion, (National Portrait Gallery, 2007). Suas exposições na Gallery 213, Paris, em outubro de 1997; Ferrini e Biondi (fotos e diários) em Los Angeles, em Novembro de 2002; e Draw Blood, Roth Horowitz, Nova Iorque, em maio de Participa de exposições coletivas, tais como Festival de la Mode, Monaco, 1995; The Imperfect Beauty (the making of contemporary fashion photographs) no Victoria & Albert Museum, Londres, em setembro de 2000; Attitude, a story of posing, no Victoria & Albert Museum em Londres, em setembro de 2000; Copy, Roth Horowitz, Nova Iorque, em Maio de 2002; Archeology of Elegance, em Paris em 2002; Chasing its Tale, Sara Meltzer Gallery, Nova Iorque, em Abril de 2004; e Face of Fashion, National Portrait Gallery, Londres, em Fevereiro de Em julho de 2008, Sorrenti é escolhido para participar de uma mostra internacional de grupo Fashion in Motion, e ganha o Prêmio 2008 Martell Artist of the Year. A Mostra vai de Guandong a Shanghai, e chega em Pequim no Today Museum.

8 As obras de Mario Sorrenti fazem parte de muitas coleções importantes, públicas e privadas, tais como: The Victoria & Albert Museum, The New York Public Library e The National Portrait Gallery, Londres. Mario Sorrenti mora em Nova Iorque junto com a esposa e os filhos.

9 O Calendário Pirelli 2012: as protagonistas Isabeli Fontana Nascida: Brasil Fotógrafos: Steven Meisel, Mario Sorrenti, David Sims, Mario Testino, Mert Alas & Marcus Piggott, Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matadin, Mikael Jansson, Sølve Sundsbø, Peter Lindbergh, Alasdair McLellan, Patrick Demarchelier, e Bert Stern Campanhas: Roberto Cavalli, Balenciaga, Versace, Chanel, Louis Vuitton, Valentino, Hermes, Missoni, Moschino, Hussein Chalayan, Armani Jeans, Oscar de la Renta, MaxMara, Roberto Cavalli, Nicole Farhi, Donna Karan, Flowerbomb by Viktor & Rolf fragrance campaign, Estee Lauder Sensuous Nude Fragrance, Bottega Veneta, Escada, Mango, Dolce & Gabbana e Hermes Editoriais: Vogue (Americana, Francesa, Japonesa, Alemã, Turca e Brasileira), Self Service, Numero (French and Japanese), V, i-d, W Korea, W Jewelry, Muse, Doingbird, Rebel and Time Milla Jovovich Nascida: Ucrânia Campanhas: Banana Republic, Chanel, Dior, DKNY, Donna Karan, Donna Karan Cashmere Mist, Escada, Etro, Gap, Isabel Marant, Mercedes Benz, Tiffany & Co, Tommy Hilfiger, Versace e L Oreal Paris Filmes: Night Train to Kathmandu, Two Moon Junction, Return to the Blue Lagoon, Kuffs, Chaplin, Dazed and Confused, The Fifth Element, He Got Game, The Messenger: The Story of Joan of Arc, The Million Dollar Hotel, The Claim, Zoolander, No Good Deed, Ultraviolet e o seriado Resident Evil. Rinko Kikuchi Nascida: Japão Campanhas: Chanel, Yves San Laurent, Tom Ford Editoriais: Vogue, T Magazine, Harper s Bazaar e outras Filmes: Ikitai (To Live), Hole In The Sky (2002) and The Taste of Tea (2004), Babel (2006), The Brothers Bloom (2008), Map of the Sounds of Tokyo (2009) e Norwegian Wood (2010) Margareth Madè Nascida: Itália Filmes/TV: Baarìa, La mia casa é piena di specchi, Buoi, Una donna per la vita, Donna sotto le stelle, La Kore (2002), Editoriais: Corriere Magazine, io Donna, Grazia, Gioia, Ladies, Cosmopolitan, Max

10 Malgosia Nascida: Polônia Fotógrafos: Steven Meisel, Inez & Vinoodh, Mark Segal, Paolo Roversi, Mario Sorrenti, Mert & Marcus, Tim Walker, Camilla Akrans, Cedric Buchet, Solve Sundsbo, Terry Tsiolis, Josh Olins, Alasdair McLellan, Greg Kadel, Paolo Roversi, Mario Sorrenti, Peter Lindberg, Willy Vanderperre, Emma Summerton, David Sims, Glen Luchford, Kataj Rahlwes Campanhas: Gianfranco Ferré, Malo, Chanel Beauty, Jill Sander, Aquascutum, BGN, H&M, Chloe, Max Mara, Club Monaco, Pucci, Givenchy, Roberto Cavalli, Stella McCartney, Iceberg, Nina Ricci, DSquared2, Theory, Rock & Republic, Ermanno Scervino Editoriais: Vogue Paris, Vogue Itália, British Vogue, Vogue Espana, Vogue Japan, i-d, Self Service, V Magazine, Acne, Purple, Numero, Interview, Muse Passarelas: Givenchy, Michael Kors, Anna Sui, Jill Stuart, Donna Karan, MaxMara, Moschino, Jil Sander, Fendi, Balmain, YSL, Louis Vuitton, Dior, Chloe, Lanvin, Celine, Balenciaga, Christian Lacroix, Calvin klein, Prada, Alberta Ferretti, Ann Demeulemeester, Marc Jacobs, Carolina Herrera, Oscar De La renta, Ralph Lauren, Giles, John Galliano, Jean Paul Gaultier Filmes: Bez Tajemnic (2011), Prawdziwa historia (2009), Chrystusami (2006, também conhecido como We re All Christs), Un Papa rimasto uomo (2006, também conhecido como Karol - The Pope, the Man), Ono (2004, também conhecido como Stranger) Kate Moss Nascida: Reino Unido Campanhas: Gucci, Dolce & Gabbana, Calvin Klein, Chanel, Rimmel, Bulgari, Rimmel Editoriais: Vogue UK, US, França, Another Man, Vanity Fair, the Face, W. Fotógrafos: Mario Testino, Mario Sorrenti, Steven Klein, Juergen Teller, Peter Lindbergh, Agent Provocateur, Calvin Klein Jeans e Burberry Retratos: Lucien Freud, Chuck Close Natasha Poly Nascida: Rússia Fotógrafos: Steven Meisel, Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matadin, Mario Sorrenti, David Sims, Mert Alas + Marcus Piggott, Mario Testino, Craig McDean, Peter Lindbergh, e Helmut Newton Campanhas: Gucci, Louis Vuitton, Givenchy, Ralph Lauren, MaxMara, Roberto Cavalli, Lanvin, Jimmy Choo e Balmain Editoriais: Vogue França, Vogue Americana, V Magazine, i-d Magazine, Vogue Japonesa, Vogue Russa, Vogue Chinesa, Vogue Alemã, Japanese Numero & Korean W Magazine, Vogue Espanhola Passarelas: Prada, Miu Miu, Balenciaga, Anna Sui, Calvin Klein, Alexander Wang e Gucci Joan Smalls Nascida: Porto Rico Fotógrafos: Steven Meisel, Mert Alas & Marcus Piggott, Terry Richardson, Craig McDean e Peter Lindbergh, Mario Sorrenti Campanhas: Gucci, David Yurman, H&M, Givenchy, Roberto Cavalli, Stella McCartney, Gap, e Estée Lauder Editoriais: V Magazine, New York Times, Vogue, Elle UK, W, i-d, Last Magazine Passarelas: Marc Jacobs, Chanel, Prada, Gucci, Jil Sander, Givenchy, Louis Vuitton e Victoria s Secret

11 Lara Stone Nascida: Holanda Fotógrafos: Steven Meisel, Mert & Marcus, Mario Testino, Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matidan, Davis Sims, Craig McDean, Mario Sorrenti, e Terry Richardson Campanhas: Calvin Klein, Givenchy, Jil Sander, Louis Vuitton, Hugo Boss, Max Mara, Jean Paul Gaultier, Nicole Farhi, Versace, Calvin Klein cosmetics, Prada, DKNY e Tom Ford fragrances Editoriais: Vogue, Vogue França, Vogue Itália, Vogue Reino Unido, W, Vogue Japão, Interview, Self Service, V, Numero, e I-D. Passarelas: Chanel, Lanvin, Givenchy, Louis Vuitton, Miu Miu, Balmain, Marc Jacobs, Missoni, Hermes, Karl Lagerfeld, Jean Paul Gaultier, Christian Dior e Prada. Guinevere Van Seenus Nascida: EUA Fotógrafos: Steven Meisel, Craig McDean, Nick Knight, Steven Klein, David Sims, Terry Richardson, Mario Sorrenti, Mert & Marcus, Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matadin, Paolo Roversi, Richard Avedon Campanhas: Jil Sander, Versace, Dolce & Gabbana, Chanel, Belstaff, Yohji Yamamoto, Dries Van Noten, DKNY, Tse, Moschino, Kenzo, Jimmy Choo, the Gap, Swarovski, Armani Cosmetics, e Shiseido. Marc Jacob s fragrance Blush, Alexander McQueen s fragrance MyQueen, John Galliano s fragrance Editoriais: Vogue (Italiana, Francesa, Americana, Inglesa, Japonesa), LOVE, Interview, W, Numero, i-d, Another e V magazine. Passarelas: Nova Iorque, Paris, Londres para as grifes mais prestigiadas. Edita Vilkeviciute Nascida: Lituânia Fotógrafos: Steven Meisel, Mario Testino, Steven Klein, Solve, Sundsbo, Patrick Demarchelier e Terry Richardson Campanhas: Calvin Klein White Label e Calvin Klein Jeans, Karl Lagerfeld, Emporio Armani, D&G, Pringle of Scotland Blumarine, YSL Beauty, Versace Perfume and Christian Dior Escale a Portofino. Editoriais: American Vogue, Vogue Paris, Vogue Italia, German Vogue, W, Numero, V, i.d, Harper s Bazaar e Interview. Passarelas: Chanel, Valentino, Givenchy, Lanvin, Yves Saint Laurent, e Hermes, e ainda Balenciaga, Burberry Prorsum, Michael Kors, e Miu Miu. Filmes: Karl Lagerfeld s Chanel-The Silent Filmes

12 Calendário Pirelli: fotógrafos e lugares 1964 Robert Freeman em Maiorca 1965 Brian Duffy no Sul da França 1966 Peter Knapp em Al Hoceima, Marrocos 1967 Não publicado 1968 Harry Peccinotti na Tunísia 1969 Harry Peccinotti em Big Sur, Califórnia 1970 Francis Giacobetti em Paradise Island, Bahamas 1971 Francis Giacobetti na Jamaica 1972 Sarah Moon em Villa Les Tilleuls, Paris 1973 Allen Jones em Londres 1974 Hans Feurer nas Seychelles Não publicado 1984 Uwe Ommer nas Bahamas 1985 Norman Parkinson em Edimburgo, Escócia 1986 Bert Stern nei Cotswolds, Inglaterra 1987 Terence Donovan a Bath, Inglaterra 1988 Barry Lategan em Londres 1989 Joyce Tennyson nos Polaroid Studios, Nova Iorque 1990 Arthur Elgort em Sevilha, Espanha 1991 Clive Arrowsmith na França 1992 Clive Arrowsmith em Almeria, Espanha 1993 John Claridge nas Seychelles 1994 Herb Ritts em Paradise Island, Bahamas 1995 Richard Avedon em Nova Iorque 1996 Peter Lindberg em El Mirage, Califórnia 1997 Richard Avedon em Nova Iorque 1998 Bruce Weber em Miami 1999 Herb Ritts em Los Angeles 2000 Annie Leibovitz em Rhinebeck, Nova Iorque 2001 Mario Testino em Nápoles 2002 Peter Lindbergh em Los Angeles 2003 Bruce Weber no Sul da Itália 2004 Nick Knight em Londres 2005 Patrick Demarchelier no Rio de Janeiro 2006 Mert and Marcus em Cap d Antibes, França 2007 Inez and Vinoodh na California 2008 Patrick Demarchelier em Shanghai, China 2009 Peter Beard em Abu Camp/Jack s Camp, Botsuana 2010 Terry Richardson no Brasil 2011 Karl Lagerfeld em Paris 2012 Mario Sorrenti em Murtoli, Córsega

CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS

CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS PAULA MARTINS Formada em jornalismo e estilismo, Paula Martins tem um escritório que funciona como uma agência geradora de conteúdo

Leia mais

TENDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS PARA O INVERNO 2009: REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS PARA A MODA BRASILEIRA EM CALÇADOS E ACESSÓRIOS

TENDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS PARA O INVERNO 2009: REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS PARA A MODA BRASILEIRA EM CALÇADOS E ACESSÓRIOS TENDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS PARA O INVERNO 2009: REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS PARA A MODA BRASILEIRA EM CALÇADOS E ACESSÓRIOS Cleon Gostinski RESUMO Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Administração de

Leia mais

Projeto CAPAZ Banana Republic - Exclusividade

Projeto CAPAZ Banana Republic - Exclusividade 1 Introdução Ao assistir ao vídeo sobre a parceria exclusiva Safilo-Coopesp, você pôde ver um pouco da história inicial dessa grande empresa que é a Safilo, bem como os benefícios trazidos com a exclusividade

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Ima. Sempre. em Frente. Eric Peleias

Ima. Sempre. em Frente. Eric Peleias Ima Sempre em Frente Eric Peleias Baseado em uma história real CAPÍTULO 1 LETÔNIA, DÉCADA DE 1940. 8 PODEM PARAR DE CAVAR! QUERO TODOS ENFILEIRADOS! O QUE ESTÃO ESPERANDO? ENFILEIRADOS, ANDEM LOGO! MUITO

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Pierre Bergé, o companheiro de sua vida

Pierre Bergé, o companheiro de sua vida Yves Saint Laurent Quando criança, Yves Saint Laurent tinha uma característica que saltava aos olhos: a imaginação. Era muito inteligente e usava a timidez como um recurso a ser aproveitado, e não um problema

Leia mais

por ano para trocar o sangue. Page leu todos os livros do Aleister Crowley. Em 1977, eles já tinham se tornado a banda definitiva de iniciação.

por ano para trocar o sangue. Page leu todos os livros do Aleister Crowley. Em 1977, eles já tinham se tornado a banda definitiva de iniciação. O Led Zeppelin sempre foi complicado. Esse era o problema inicial deles. Os shows deles sempre tinham violência masculina. Isso foi um desvio nos anos 1970, que foi uma época muito estranha. Era uma anarquia

Leia mais

VERÃO 2017. Preview. Feiras; Desfiles Resort; Análise.

VERÃO 2017. Preview. Feiras; Desfiles Resort; Análise. VERÃO 2017 Preview Feiras; Desfiles Resort; Análise. ESTAMPAS Verão 2017 Preview ESTAMPAS Preview ESTAMPAS Designers utilizaram listras da camisa clássica do vestuário masculino, para no feminino. Linhas

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

Concurso Literário. O amor

Concurso Literário. O amor Concurso Literário O Amor foi o tema do Concurso Literário da Escola Nova do segundo semestre. Durante o período do Concurso, o tema foi discutido em sala e trabalhado principalmente nas aulas de Língua

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956).

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956). 1. INTRODUÇÃO 1.1. MINHA RELAÇÃO COM A FOTOGRAFIA Meu pai tinha uma câmara fotográfica. Ele não era fotógrafo profissional, apenas gostava de fotografar a família e os amigos (vide Foto 1). Nunca estudou

Leia mais

E ntrevista. Raphael Lacoste. por Alberto Andrich

E ntrevista. Raphael Lacoste. por Alberto Andrich E ntrevista por Alberto Andrich Raphael Lacoste R aphael Lacoste nasceu em Paris em 1974, onde morou até os seis anos de idade. Após ter vivido na Argélia por dois anos, acompanhando seu pai no serviço

Leia mais

CONQUISTA. + Ronaldo Fraga, Summer Trends Hits do Verão 2015/16. Moda Catarina

CONQUISTA. + Ronaldo Fraga, Summer Trends Hits do Verão 2015/16. Moda Catarina A GRANDE CONQUISTA SC Trade Show celebra 10 anos Summer Trends Hits do Verão 2015/16 + Ronaldo Fraga, Saberes Manuais e Moda Catarina chanel CHLOé emilio pucci louis vuitton Tendências Primavera/Verão

Leia mais

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas?????

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas????? Há 16 anos quando entrou na MK, a consagrada Diretora Nacional, Gloria Mayfield, não sabia como chegar ao topo, hoje ela dá o seguinte conselho. As lições que eu aprendi na Mary Kay para me tornar uma

Leia mais

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin Fotos: Luís Antônio Rodrigues No Perfil & Perfil Em meio às gravações no estúdio Brothers da Lua do músico, juntamente com o gravamos uma entrevista, onde eles nos contam como começou essa amizade e parceria,

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

6ª EXPOSIÇÃO EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA E PINTURA VANESSA CRYSTIE 25 DE JUNHO A 23 JULHO DE 2014

6ª EXPOSIÇÃO EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA E PINTURA VANESSA CRYSTIE 25 DE JUNHO A 23 JULHO DE 2014 Tenho memórias de infância muito bonitas da minha Avó, uma jardineira apaixonada a ouvir bem alto a sua coleção de Gardening Classics - Música Clássica para Jardinar, enquanto tratava do seu jardim. Ela

Leia mais

Sejam Bem Vindos!!! Iniciaremos em alguns instantes

Sejam Bem Vindos!!! Iniciaremos em alguns instantes Sejam Bem Vindos!!! Iniciaremos em alguns instantes www.luciluci.com.br AGRADECEMOS A SUA ATENÇÃO! DESLIGUE SEU CELULAR ANOTE SUAS DÚVIDAS FAÇA SILÊNCIO E PRESTE ATENÇÃO CONTEÚDO A EMPRESA MERCADO DE PERFUMARIA

Leia mais

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar CATEGORIAS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS S. C. Sim, porque vou para a beira de um amigo, o Y. P5/E1/UR1 Vou jogar à bola, vou aprender coisas. E,

Leia mais

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim 17% não 83% 2. O que achou da transformação do Largo de Pinheiros? Diferente, muito

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

História Para as Crianças. A menina que caçoou

História Para as Crianças. A menina que caçoou História Para as Crianças A menina que caçoou Bom dia crianças, feliz sábado! Uma vez, do outro lado do mundo, em um lugar chamado Austrália vivia uma menina. Ela não era tão alta como algumas meninas

Leia mais

#38. FeedForward. O e a caminho de Ser. Ser Feliz. Márcia Pinho COACH e Fundadora da believe IN (ICC 10410)

#38. FeedForward. O e a caminho de Ser. Ser Feliz. Márcia Pinho COACH e Fundadora da believe IN (ICC 10410) O e a caminho de Ser. Ser Feliz. Alexandra Lemos International Executive Coach Coach Trainer da ICC para Portugal www.mindcoach.pt O e a caminho de Ser. Ser Feliz. E de repente estava tudo errado. A minha

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

2014 Agosto Ed. 15 1

2014 Agosto Ed. 15 1 2014 Agosto Ed. 15 1 2 2014 Agosto Ed. 15 Editorial Caros assinantes, Como sinalizamos na edição de julho, esta edição fala sobre Felicidade. Começar a construir uma edição abordando um tema tão profundo

Leia mais

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207 OLHAR GLOBAL Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas A poeira do renascimento 36 Fotografe Melhor n o 207 Olivier convida pessoas que encontra na rua ou na internet para posarem

Leia mais

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra?

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra? Rádio Web Saúde dos estudantes de Saúde Coletiva da UnB em parceria com Rádio Web Saúde da UFRGS em entrevista com: Sarah Donetto pesquisadora Inglesa falando sobre o NHS - National Health Service, Sistema

Leia mais

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo:

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo: Quem é quem? Um investigador deve ter um conhecimento sólido não apenas das obras, mas também dos artistas. Lê as frases e identifica o pintor a quem se referem. 1. Foi ordenado cavaleiro da Ordem de Santiago.

Leia mais

É verdade que só começo um livro quando descubro uma pluma branca. Isso é um ritual que me impus apesar se só escrever uma vez cada dois anos.

É verdade que só começo um livro quando descubro uma pluma branca. Isso é um ritual que me impus apesar se só escrever uma vez cada dois anos. 1) Como está sendo a expectativa do escritor no lançamento do livro Ser como um rio que flui? Ele foi lançado em 2006 mas ainda não tinha sido publicado na língua portuguesa, a espera do livro pelos fãs

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE Por: Alexandre Maldonado Autor do site Marketing para E- commerce www.marketingparaecommerce.com.br TERMOS DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

Autor (a): Januária Alves

Autor (a): Januária Alves Nome do livro: Crescer não é perigoso Editora: Gaivota Autor (a): Januária Alves Ilustrações: Nireuda Maria Joana COMEÇO DO LIVRO Sempre no fim da tarde ela ouvia no volume máximo uma musica, pois queria

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

O Grande Dia. Patrícia Engel Secco. Ilustrado por Daniel Kondo. "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.

O Grande Dia. Patrícia Engel Secco. Ilustrado por Daniel Kondo. O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las. Patrícia Engel Secco "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon O Grande Dia Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 85-7694-007-8 Ilustrado por

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer]

as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer] as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer] colagem, remix narrativa em banco de dados remix de referências de várias áreas novas tecnologias a maneira que eu trabalho Eu acredito, na verdade,

Leia mais

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23.

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23. Tema: DEUS CUIDA DE MIM. Texto: Salmos 23:1-6 Introdução: Eu estava pesando, Deus um salmo tão poderoso até quem não está nem ai prá Deus conhece uns dos versículos, mas poderosos da bíblia e o Salmo 23,

Leia mais

PHELIPE AGNELLI. Baterista Percussionista Compositor. Músico Brasileiro!

PHELIPE AGNELLI. Baterista Percussionista Compositor. Músico Brasileiro! PHELIPE AGNELLI Baterista Percussionista Compositor Músico Brasileiro 1 ENTREVISTA "Inspirando e sendo inspirado" Phelipe Agnelli é músico e compositor, nascido a 50 minutos de São Paulo, na cidade de

Leia mais

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 2 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Ivo Barcelos Assumpção, nasci dia 13 do doze de 1954 em Rezende, Estado do Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu estudei engenharia química na UFRJ, entrei

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Lista de Diálogo - Cine Camelô

Lista de Diálogo - Cine Camelô Lista de Diálogo - Cine Camelô Oi amor... tudo bem? Você falou que vinha. É, eu tô aqui esperando. Ah tá, mas você vai vir? Então tá bom vou esperar aqui. Tá bom? Que surpresa boa. Oh mano. Aguá! Bolha!

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

Tyll, o mestre das artes

Tyll, o mestre das artes Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 10/8/09 Língua Por ortuguesa Tyll, o mestre das artes Tyll era um herói malandro que viajava pela antiga Alemanha inventando golpes para ganhar dinheiro

Leia mais

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO)

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) Explorando a obra EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) INTRODUÇÃO Antes da leitura Peça para que seus alunos observem a capa por alguns instantes e faça perguntas: Qual é o título desse livro?

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com Tema:Humor Você vai ler a seguir um fragmento da peça teatral Lua nua, de Leilah Assunção, que foi encenada em várias cidades do país entre 1986 e 1989, sempre com grande sucesso de público e de crítica.

Leia mais

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido.

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Assim que ela entrou, eu era qual um menino, tão alegre. bilhete, eu não estaria aqui. Demorei a vida toda para encontrá-lo. Se não fosse o

Leia mais

Mestre Jelon Vieira: ... eu colaborei com a panela cultural de Nova York.

Mestre Jelon Vieira: ... eu colaborei com a panela cultural de Nova York. Mestre Jelon Vieira:... eu colaborei com a panela cultural de Nova York. Eu tenho que fazer uma volta muito grande. Eu estava morando na Europa, recebi um convite para participar de um show, em 1975, e

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão

ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão Zeca Camargo foi o convidado da segunda edição do RBS Debates, dia 23 de Julho, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil estudantes e

Leia mais

O NASCIMENTO DA MARCA: DESEJO REALIZADO:

O NASCIMENTO DA MARCA: DESEJO REALIZADO: O NASCIMENTO DA MARCA: Antes mesmo de criar a Carmen Steffens, o economista Mario Spaniol já era famoso no mercado de couro. Presidente do curtume Couroquímica, localizado na cidade de Franca, em São Paulo,

Leia mais

INTENSE Perfumes Importados

INTENSE Perfumes Importados PERFUMES FEMININOS Amor Amor Cacharel 100ml Arsenal 100ml Believe Britney Spears 100ml R$200,00 R$90,00 R$140,00 Beyonce - Heat Vip 50ml Carolina Herrera 212 NYC 100ml Carolina Herrera - 212 Vip 80ml R$143,00

Leia mais

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar Acho que criatividade não é uma qualidade exclusiva dos artistas. Viver é um exercício de criatividade. Por Marialba

Leia mais

Lição. História Bíblica II Timóteo 3:16; II Pedro 1:20, 21; Salmos 119:4 Na lição de hoje, as crianças aprenderão que a

Lição. História Bíblica II Timóteo 3:16; II Pedro 1:20, 21; Salmos 119:4 Na lição de hoje, as crianças aprenderão que a FRUTOS-1 Descoberta Lição 1 4-6 Anos História Bíblica II Timóteo 3:16; II Pedro 1:20, 21; Salmos 119:4 Na lição de hoje, as crianças aprenderão que a CONCEITO CHAVE A Bíblia é o livro de Deus e nós sabemos

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

PESADELOS DE MARIANNA GARTNER PUBLICADO EM ARTES E IDEIAS POR CAROLINA CARETTIN

PESADELOS DE MARIANNA GARTNER PUBLICADO EM ARTES E IDEIAS POR CAROLINA CARETTIN PESADELOS DE MARIANNA GARTNER PUBLICADO EM ARTES E IDEIAS POR CAROLINA CARETTIN Pintura e fotografia numa inspiradora mistura artística Marianna Gartner, "Diablo Baby" (óleo sobre tela). A arte é capaz

Leia mais

Uma do norte e outra do sul 3. Glória e Lúcia moram em partes diferentes da cidade. Depois de ouvi-las, complete as lacunas.

Uma do norte e outra do sul 3. Glória e Lúcia moram em partes diferentes da cidade. Depois de ouvi-las, complete as lacunas. Rio, de norte a sul Aproximando o foco: atividades Moradores da Zona Norte e da Zona Sul O din-dim 1. Ouça Kedma e complete as lacunas: Quem mora na Zona Norte na Zona Sul é quem tem mais. Na Zona Su na

Leia mais

A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine. publicação impressa

A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine. publicação impressa Capas de revista A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine principal de uma publicação impressa Capa: Uma definição CAPA: reunião das notícias mais importantes da edição, com destaque

Leia mais

2007 Para Francisco livro em 2008 cinemas em 2015 Hoje Vou Assim 2013, lançou o livro Moda Intuitiva

2007 Para Francisco livro em 2008 cinemas em 2015 Hoje Vou Assim 2013, lançou o livro Moda Intuitiva CR I S G U E R R A p u b l i c i tá r i a, e s c r i to r a e pa l e s t r a N t e PERFIL Começou sua trajetória na internet em 2007, escrevendo o blog Para Francisco, que virou livro em 2008 e irá para

Leia mais

Keyla Ferrari. Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. Leon Tolstoi. ilustrado por: Maria Isabel Vaz Guimarães

Keyla Ferrari. Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. Leon Tolstoi. ilustrado por: Maria Isabel Vaz Guimarães Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. Leon Tolstoi Keyla Ferrari ilustrado por: Maria Isabel Vaz Guimarães Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto.

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. depenna05@yahoo.com.br

Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. depenna05@yahoo.com.br Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 799 INTERVENÇÃO EM ARTE COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE PHOTOSHOP Denise Penna Quintanilha Programa de Pós Graduação em

Leia mais

O Livro de informática do Menino Maluquinho

O Livro de informática do Menino Maluquinho Coleção ABCD - Lição 1 Lição 1 O Livro de informática do Menino Maluquinho 1 2 3 4 5 6 7 8 Algumas dicas para escrever e-mails: 1. Aprender português. Não adianta fi car orgulhoso por mandar um e-mail

Leia mais

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária.

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. POR ONDE COMEÇAR??? 1. Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. Vai ganhar confiança, aprender

Leia mais

DIAS 94. de Claudio Simões (1990 / 94)

DIAS 94. de Claudio Simões (1990 / 94) DIAS 94 de Claudio Simões (1990 / 94) 2 PERSONAGENS São cinco personagens identificadas apenas por números. Não têm gênero definido, podendo ser feitas por atores ou atrizes. As frases em que falam de

Leia mais

Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto

Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto 1 Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto eram também os únicos que passavam horas a ler, nos tempos

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR É o sonho de consumo de qualquer pessoa ter uma máquina dessa, inclusive o meu. Com o equipamento vou poder ajudar as pessoas a terem o sorriso como o meu e a praticidade também. O que você achou de ser

Leia mais

www.thesimstv.net Não foi fácil chegar ao topo. Mas ela irá mostrar como.

www.thesimstv.net Não foi fácil chegar ao topo. Mas ela irá mostrar como. Não foi fácil chegar ao topo. Mas ela irá mostrar como. Querido Diário, hoje começo uma nova vida. Nem acredito, parece que foi ontem que entrei pela primeira vez naquele karaokê... Minha vida mudou completamente

Leia mais

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Os últimos meses chegaram e já passaram. No geral, aconteceram muitos encontros com os intercambistas

Leia mais

HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com

HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com TRECHO: A VOLTA POR CIMA Após me formar aos vinte e seis anos de idade em engenharia civil, e já com uma

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho Roteiro para curta-metragem Karen Mudarak Braga 6º ano Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho O GAROTO PERFEITO SINOPSE Bianca se apaixona pelo aluno novo, em seu primeiro dia de aula, sem saber

Leia mais

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira Como criar um artigo em 1h ou menos Por Natanael Oliveira 1 Como escrever um artigo em 1h ou menos Primeira parte do Texto: Gancho Inicie o texto com perguntas ou promessas, algo que prenda atenção do

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados

Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados POR ENTRETEMPOS, JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, 04.10.2015 Tião, como é chamado pelos amigos, não toma café. Ainda assim, motivado

Leia mais