Apesar de a maior parte da população africana ser constituída por diferentes povos negros, ocorre ainda, uma expressiva quantidade de brancos. A A Áfr

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apesar de a maior parte da população africana ser constituída por diferentes povos negros, ocorre ainda, uma expressiva quantidade de brancos. A A Áfr"

Transcrição

1

2 Apesar de a maior parte da população africana ser constituída por diferentes povos negros, ocorre ainda, uma expressiva quantidade de brancos. A A África Branca situa-se na porção setentrional do continente, tendo como destaque a porção norte do Deserto do Saara, próxima ao Mar Mediterrâneo. Seus habitantes são principalmente árabes e berberes, além dos tuaregues e ainda, embora em menor quantidade,.

3

4 A A África Branca chegou ao norte do continente durante o processo de expansão do islã, no século VII; esse fato justifica o aspecto físico diferenciado dos norte-africanos que são. As línguas dominantes são o árabe e as línguas berberes. A religião é, predominantemente,, embora os povos do sul do Egito e Sudão sejam cristãos.

5

6 A palavra é proveniente do árabe que significa. Trata-se da porção mais ocidental, do norte do continente africano. O relevo dessa área é montanhoso e seu. A O Magreb baseia-se em reservas abundantes de petróleo e gás natural, assim como na agricultura (oliveira e a videira) irrigada e no pastoreio nômade.

7

8

9 A África Negra A maior parte da população africana é constituída por diferentes povos negros ou. Ao sul do Saara estende-se a chamada, povoada por grande variedade de grupos negroides que se diferenciam entre si por diferenças culturais, como as religiões que professam e a grande diversidade de línguas que falam.

10 A África Negra Os grupos mais importantes são: (grupo majoritário); Nilóticos (região do Alto Nilo); Pigmeus (Floresta do Congo); Bosquímanos (Deserto de Kalahari). Todas as, das mais simples às mais complexas, se organizaram a partir da fidelidade ao chefe, das relações de parentesco e do conhecimento dos mais velhos e dos ancestrais (Griôs).

11

12

13

14 A África Negra Assim sendo, dentro do continente africano, suas sociedades são portanto baseadas em uma organização que termina se encontrando e definindo em: Gens (sociedade organizada em famílias e clãs); Patriarcal (figura do pai e chefe masculinizada); Coletividade (sistema de relações sociais); Nômade (usualmente são pastores ou caçadorescoletores).

15

16 Conflitos na África De acordo com a ONU a África é o continente com maior número de conflitos duradouros em todo o planeta. De um total de 54 países que compõem a África, 28 encontram-se atualmente em guerra civil ou em conflitos armados contínuos (warsintheworld.com). Os países em guerra ficam em sua maioria na chamada África Subsaariana.

17 Genocídios As atuais guerras africanas e têm como principais causas a falência do Estado, batalhas pelo controle do governo e a luta por autonomia de grupos étnicos. A brutalidade dessas disputas chama atenção visto que genocídios, massacres, estupros em massa, uso de exércitos de crianças e extermínio de comunidades inteiras com facões e machados compõem a barbárie.

18 Genocídios Diferente das guerras no século 20, os atuais conflitos africanos matam, em 90% dos casos, civis, não militares. São assim caracterizados como, ou seja, o ato de destruir, por meio do assassinato em massa um grupo humano ou etnia.

19 Genocídios Algumas das batalhas mais devastadoras ocorrem, hoje, em: Ruanda; Somália (Al-Shabab, atua ainda no Quênia); Mali; República Centro-africana; Darfur; Congo; Líbia; Nigéria (Boko Haram, atua ainda no Níger e Camarões) Somalilândia e Puntlândia (Estados declarados independentes da Somália em, respectivamente, 1991 e 1998).

20 Terrorismo e Refugiados Na África, mas dentre eles três se destacam: Boko Haram, Al-Shabab e AQUIM (Al Qaeda no Magreb Islâmico atua na Argélia). Eles tem em comum o fato de praticarem a islâmica, ou seja, pregam o fundamentalismo religioso e querem aplicar a nos locais que dominam.

21 Outra consequência dos conflitos é a expulsão de milhares de pessoas para campos de refugiados, fato esse que. A calcula em 59 milhões o número de pessoas expulsas de seus países. Terrorismo e Refugiados Na África, a Somália e o Congo se destacam e o continente possui o maior campo de refugiados no mundo, no Quênia, com cerca de 300 mil pessoas.

22

23 A África é o Futuro Em agosto 2010, Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs que criou a tese BRIC, argumenta que. Pesquisadores da organização AidData e do Center for Global Development (CGD), revelaram um constante financiamento oficial juntamente à África feito pela.

24

25 A África é o Futuro Os financiamentos chineses se mostram através de diversos projetos e iniciativas, nas quais o país asiático investiu um total de US$ 75 bilhões na tentativa de assegurar seu poder de influência na África.

26 A África é o Futuro O Estado chinês financiou desde obras de infraestrutura (com o envolvimento de empresas chinesas) até fluxos de comércio, investimentos em petróleo (Sudão) ou telecomunicações,, bolsas de estudo e programas de cooperação militar.

27 Participação brasileira na África Usando países de fala portuguesa como e como ponto de entrada no continente, empresas estatais e privadas brasileiras fizeram grandes incursões em várias partes do continente. Elas operam, sobretudo, em setores estratégicos como infraestrutura, mineração e energia.

28

29 Participação brasileira na África Hoje, o Brasil trata de usar sua afinidade cultural com a África como uma vantagem na competição com as outras potências que estão agindo no continente. 12 países receberão investimentos brasileiros: Congo, Tanzânia, Zâmbia, Senegal, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné, Mauritânia, Sudão, e.

30

Características Naturais

Características Naturais África Características Naturais Características Naturais Duas grandes sub-regiões Duas grandes sub-regiões Período Colonial: XVI e XVII Neocolonialismo: XVIII e XX Conferência de Berlim 1885: divisão

Leia mais

Geografia 8 ano Africa

Geografia 8 ano Africa Geografia 8 ano Africa 1 Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? 2 O grande problema africano é a herança

Leia mais

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA QUADRO FÍSICO F DO CONTINENTE Possui área total de 30,2 milhões de Km² (aproximadamente ¼ de todas as terras emersas do planeta). Encontra-se cortado pelo

Leia mais

Destaque : os dois mundo da áfrica o rico e o pobre

Destaque : os dois mundo da áfrica o rico e o pobre Destaque : os dois mundo da áfrica o rico e o pobre Sumario A pobreza na áfrica... 3 Os governantes da áfrica subsaariana... 4 A áfrica subsaariana... 5 A áfrica do sul... 6 A probreza na áfrica GUERRAS,

Leia mais

Somália Tikatok Preview by dakaa

Somália Tikatok Preview by dakaa Somália by daaa Somália daaa Text and graphics created by author Copyright 2011 daaa. All rights reserved. Layout design, boo template and other graphic elements Copyright ato LLC. All rights reserved.

Leia mais

Ensino Fundamental II. Atividade especial. 6º ao 9º ano. ao 9º ano. Atividade especial Copa do Mundo na África. Atendimento ao professor 0800 770 7653

Ensino Fundamental II. Atividade especial. 6º ao 9º ano. ao 9º ano. Atividade especial Copa do Mundo na África. Atendimento ao professor 0800 770 7653 Atividade especial Atividade especial Copa domundo Mundo na África Copa do na África Ensino Fundamental II 6ºEnsino ao 9º ano Fundamental II 6º ao 9º ano Atividade especial Copa do Mundo na África Editora

Leia mais

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares,

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, palestinianos) Conflitos associados ao controlo do tráfico de droga,

Leia mais

MOÇÃO Nº 51/2010 De Aplauso

MOÇÃO Nº 51/2010 De Aplauso Câmara Municipal de Santa Bárbara d Oeste MOÇÃO Nº 51/2010 De Aplauso Senhor Presidente, Manifesta aplauso ao evento realizado na Igreja Evangélica Ministério Shalom Encontro com os Órfãos do Sudão. Nobres

Leia mais

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa Urbanização Brasileira Professora: Jordana Costa As cidades e a urbanização brasileira. Até os anos 1950 População predominantemente rural. Entre as décadas de 1950 e 1980, milhões de pessoas migraram

Leia mais

Ensinar e Aprender Alcançar a qualidade para todos. Lançamento Brasília, 29 de Janeiro de 2014

Ensinar e Aprender Alcançar a qualidade para todos. Lançamento Brasília, 29 de Janeiro de 2014 Ensinar e Aprender Alcançar a qualidade para todos Lançamento Brasília, 29 de Janeiro de 2014 Mensagens chave Muitos países não conseguirão alcançar os objetivos de EPT até 2015. Há uma crise global de

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

HISTÓRIA DA ÁFRICA. Profª. Maria Auxiliadora

HISTÓRIA DA ÁFRICA. Profª. Maria Auxiliadora HISTÓRIA DA ÁFRICA Profª. Maria Auxiliadora EUROCENTRISMO - A Europa como centro do mundo (inferiorizando as outras culturas) Classificação dos seres humanos segundo Charles Linné (1778) Homem selvagem.

Leia mais

AS CÉDULAS DOS PAÍSES QUE NÃO EXISTEM MAIS II: Comunidade Francesa

AS CÉDULAS DOS PAÍSES QUE NÃO EXISTEM MAIS II: Comunidade Francesa AS CÉDULAS DOS PAÍSES QUE NÃO EXISTEM MAIS II: Comunidade Francesa Goulart Gomes Graduado em Administração de Empresas (UCSAL), especialista em Comunicação (ESPM-RJ) e em Literatura Brasileira (UCSAL),

Leia mais

África - Geografia Física: Espaço natural, relevo, hidrografia, clima e vegetação.

África - Geografia Física: Espaço natural, relevo, hidrografia, clima e vegetação. Aluno(a): PROF.: B - Negão DISCIP.: Geografia DATA: / /2016 ATIVIDADE INSTRUMENTAL 9 º A ( ) B ( ) C ( ) África - Geografia Física: Espaço natural, relevo, hidrografia, clima e vegetação. Espaço natural

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. daniel.san@lasalle.org.br

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. daniel.san@lasalle.org.br GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Primavera Árabe Árabe, Islâmico e Muçulmano Árabe deriva a etnia, entre os povos que detêm a língua árabe. Palestinos, Iraquianos, Egípcios fazem

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A ELEIÇÃO DOS QUINZE (15) MEMBROS DO CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA DA UNIÃO AFRICANA

RELATÓRIO SOBRE A ELEIÇÃO DOS QUINZE (15) MEMBROS DO CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA DA UNIÃO AFRICANA LC 2053 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone +251115-517700 Fax : +251115-517844 Website : www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima-Sexta Sessão

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 28 / 3 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA AFROASIÁTICA

NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA AFROASIÁTICA IMPERIALISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático; NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Fazer face à queda dos preços das matérias-primas

Fazer face à queda dos preços das matérias-primas Fazer face à queda dos preços das matérias-primas Perspetivas Económicas Regionais para a África Subsariana Departamento de África Fundo Monetário Internacional 3 de Maio de 216 Ciclos dos termos de troca

Leia mais

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2009 FUVEST 2009 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2009 FUVEST 2009 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02 / FUVEST 9 ª Fase Geografia ou Biologia (6//9) Geografia LOTE SEQ. BOX / Geografia FUVEST FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR Leia atentamente as instruções abaixo. Aguarde a autorização do fiscal

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

Atividades - III TRIMESTRE - 3º Ano EM

Atividades - III TRIMESTRE - 3º Ano EM Atividades - III TRIMESTRE - 3º Ano EM Aluno(a): Número: Turma: Professor(a): Wagner Oliveira Data: Conceito: Habilidades: - Reconhecer o papel do homem nos acontecimentos internacionais, percebendo as

Leia mais

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO. Profº Marcos Victor CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e

Leia mais

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável:

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável: Nota: Valor: Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Data: / /. Assinatura do responsável: A África no contexto mundial - Exercícios de

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

Contratos Públicos UE nos Países de Língua Portuguesa

Contratos Públicos UE nos Países de Língua Portuguesa Contratos Públicos UE nos Países de Língua Portuguesa Índice 1. Países de Língua Portuguesa/Comunidade de Países de Língua Portuguesa 1.1 Potencialidades da Espaço Lusófono 1.2 Comunidades Económicas Regionais

Leia mais

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Imperialismo Domínio imposto por uma nação poderosa sobre regiões ou países considerados mais fracos sob os aspectos político, militar e econômico. IMPERIALISMO EUROPEU

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

Calendários das religiões O que marca o ano 1

Calendários das religiões O que marca o ano 1 7º História Rafael Av. Mensal 23/03/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Desigualdade ameaça oportunidades de educação de milhões de crianças

Desigualdade ameaça oportunidades de educação de milhões de crianças UNESCO Press release No.2008-119 Desigualdade ameaça oportunidades de educação de milhões de crianças Paris, 25 de novembro A incapacidade de governos do mundo inteiro de combater profundas e persistentes

Leia mais

REFELEXÕES SOBRE DESIGUALDADES REGIONAIS NO MUNDO: O CASO DAS 10 MAIORES E 10 MENORES RENDAS PER CAPITAS 1

REFELEXÕES SOBRE DESIGUALDADES REGIONAIS NO MUNDO: O CASO DAS 10 MAIORES E 10 MENORES RENDAS PER CAPITAS 1 REFELEXÕES SOBRE DESIGUALDADES REGIONAIS NO MUNDO: O CASO DAS 10 MAIORES E 10 MENORES RENDAS PER CAPITAS 1 RESUMO O presente trabalho além de refletir sobre as desigualdades regionais no mundo chama atenção

Leia mais

Obrigatoriedade de visto para estrangeiros que entram na Ucrânia. País Visto obrigatório/não obrigatório Nota *

Obrigatoriedade de visto para estrangeiros que entram na Ucrânia. País Visto obrigatório/não obrigatório Nota * Obrigatoriedade de visto para estrangeiros que entram na Ucrânia País Visto obrigatório/não obrigatório Nota * 1. Áustria Não é obrigatório o Visto para estadia 2. Afganistão PD possuidores de passaporte

Leia mais

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém.

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. José Lino Costa IMPACTO AMBIENTAL Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. Impacto ambiental Conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área, que afectam

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO Como pode cair no enem O Mercosul foi criado em 1991, através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 11/05/2016) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 11/05/2016) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as soluções do cotidiano. Pré-História É dividido em três fases: Paleolítico,

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

África: desafios e oportunidades no novo milênio

África: desafios e oportunidades no novo milênio África: desafios e oportunidades no novo milênio Africa: Challenges and opportunities in the new millennium Pio Penna FILHO 1 Resumo Este artigo busca analisar a inserção internacional do continente africano

Leia mais

Formas de expressão: "ARTE

Formas de expressão: ARTE Arte Africana Segundo a arqueologia, o continente africano é o território habitado a mais tempo no planeta. Assim como o Brasil, a história africana é contada pelos colonizadores europeus, os viajantes,

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Página 1 de 6 Atualizado às 11:04, 28-04-2016 Pesquisar... h cib ENTRAR Destaques Licenciamento ambiental pode deixar de existir Notícias Portos e logística PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8%

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração

Leia mais

As Estatísticas e A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil

As Estatísticas e A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil As Estatísticas e A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil A Situação do Mundo 1. As Cidades Cidades com mais de 1 milhão de pessoas 450 400 350 300 250 200 150 100 50 0 420 161 20 1900

Leia mais

Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm

Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Cooperação Sul-Sul em C&T&I

Cooperação Sul-Sul em C&T&I Cooperação Sul-Sul em C&T&I É um prazer dirigir-me aos Membros do Comitê preparatório da Conferência Nacional de C&T&I - Tema: Presença Internacional. Nesta ocasião, ressalto particularmente a gentileza

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA Urbanização Pouco mais de 50% da população do planeta é considerada urbana hoje, segundo a ONU. No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE, a taxa é de 85%. A ideia do urbano

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

O Petróleo no Mundo RESERVAS PRODUÇÃO CONSUMO

O Petróleo no Mundo RESERVAS PRODUÇÃO CONSUMO O Petróleo ORIGEM DO PETRÓLEO O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90)

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90) EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2010 página 1/6 GRUPO II AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DO TEMPO DA GUERRA FRIA AO MUNDO ACTUAL Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Número de bombas e

Leia mais

Uma visão do Brasil sobre a África

Uma visão do Brasil sobre a África Uma visão do Brasil sobre a África Beluce Bellucci (*) [O texto é uma contribuição pessoal organizado a pedido da Secretaria Internacional do PT, para o III Seminário Brasil e China, ocorrido nos dias

Leia mais

RELAÇÃO DOS DECRETOS EM VIGOR QUE DISPÕEM SOBRE A EXECUÇÃO, NO TERRITÓRIO NACIONAL, DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU)

RELAÇÃO DOS DECRETOS EM VIGOR QUE DISPÕEM SOBRE A EXECUÇÃO, NO TERRITÓRIO NACIONAL, DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU) RELAÇÃO DOS DECRETOS EM VIGOR QUE DISPÕEM SOBRE A EXECUÇÃO, NO TERRITÓRIO NACIONAL, DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU) DIVULGADOS POR MEIO DO COMUNICADO Nº 23.162, DE 27 DE

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

Densidade populacional ou população relativa. Focos populacionais. Vazios humanos. Fatores que influenciam a distribuição da população

Densidade populacional ou população relativa. Focos populacionais. Vazios humanos. Fatores que influenciam a distribuição da população Resumo 1 Densidade populacional ou população relativa 2 Focos populacionais 3 Vazios humanos 4 Fatores que influenciam a distribuição da população 5 Retrato de Portugal Densidade populacional D P = Fórmula

Leia mais

15 anos do Ministério da Defesa. Marinha do Brasil em transformação

15 anos do Ministério da Defesa. Marinha do Brasil em transformação 15 anos do Ministério da Defesa Vídeo sobre os 15 anos do Ministério da Defesa com ênfase na Política Nacional de Defesa e na Estratégia Nacional de Defesa. COLABOROU: Ricardo Marinha do Brasil em transformação

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia o ano Unidade 1

Sugestões de avaliação. Geografia o ano Unidade 1 Sugestões de avaliação Geografia o ano Unidade 1 5 Nome: Data: Unidade 1 1. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos. (A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País ( ) Território politicamente

Leia mais

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6 1. (UFPR) Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a antiga política de equilíbrio europeu deu lugar à constituição de dois blocos de interesses rivais, liderados pelos Estados Unidos e pela União

Leia mais

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Enfermeiro Acadêmico de Direito Justificativa: Saúde como responsabilidade do Estado - Participação

Leia mais

Cenário internacional e desempenho da economia brasileira

Cenário internacional e desempenho da economia brasileira Cenário internacional e desempenho da economia brasileira Marcio José Vargas da Cruz * Marcelo Luiz Curado ** RESUMO - A possibilidade de recessão da economia norte-americana tende a resultar na redução

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China

O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China Um navio da Marinha dos Estados Unidos está gerando dores de cabeça para o governo chinês. O navio se aproximou das ilhas artificiais que

Leia mais

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS 01. OS QUATRO BRASIS Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se

Leia mais

Indicadores socioeconómicos dos Países de Língua Portuguesa

Indicadores socioeconómicos dos Países de Língua Portuguesa Publicação anual Outubro 2014 Indicadores socioeconómicos dos Países de Língua Portuguesa Comunidade em gráficos Área terrestre Milhares de km 2 População Milhões de habitantes, PIB EUR, mil milhões, preços

Leia mais

Bases fundamentais. Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino

Bases fundamentais. Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino Bases fundamentais Lei 10.639/2003 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana O sucesso das políticas

Leia mais

no Estado do Rio de Janeiro

no Estado do Rio de Janeiro MICROEMPREENDEDORES FORMAIS E INFORMAIS NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 no Estado do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 PANORAMA GERAL De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra

Leia mais

A representação de todos os advogados em África em todos os casos que necessitem das opiniões e competências profissionais de advogados.

A representação de todos os advogados em África em todos os casos que necessitem das opiniões e competências profissionais de advogados. ÍNDICE Preâmbulo 2 Definições 3 Artigo 1. Nome 6 Artigo 2. Secretariado, etc. 6 Artigo 3. Desígnios e Objectivos 6 Artigo 4. Continentalidade 8 Artigo 5. Filiação 8 Artigo 6. Órgãos da União 10 Artigo

Leia mais

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS 1 A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS O detalhamento da distribuição das crianças de 0 a 5 anos de idade nas regiões paulistas ressalta a contribuição do Índice Paulista da Primeira Infância

Leia mais

O direito humano à água

O direito humano à água Seminário: Democratização da política de serviços de saneamento básico por meio de inovações sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios O direito humano à água Francisco Lopes Secretário Executivo

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS Organismo criada para impedir a ocorrência de novos conflitos na proporção da Primeira Guerra. Responsável por aplicar as cláusulas

Leia mais

Água para o Desenvolvimento Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa

Água para o Desenvolvimento Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Água para o Desenvolvimento Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Mário Sousa - Director Geral da EMAE - Empresa de Água e Electricidade de São 1 CONTEÚDO 1. Recursos Hídricos em São, quantidade

Leia mais

Ancestrais: uma introdução à História da África Atlântica, Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio

Ancestrais: uma introdução à História da África Atlântica, Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio Ancestrais: uma introdução à História da África Atlântica, Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio José Alexandre da Silva Professor de História da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Brasil E-mail:

Leia mais

Visão. O efeito China sobre as importações brasileiras. do Desenvolvimento. nº 89 20 dez 2010

Visão. O efeito China sobre as importações brasileiras. do Desenvolvimento. nº 89 20 dez 2010 Visão do Desenvolvimento nº 89 20 dez 2010 O efeito China sobre as importações brasileiras Por Fernando Puga e Marcelo Nascimento Economistas da APE País asiático vende cada vez mais produtos intensivos

Leia mais

BANGLADESH INTERCÂMBIO COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO --- BANGLADESH --- Brasil: Bangladesh:

BANGLADESH INTERCÂMBIO COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO --- BANGLADESH --- Brasil: Bangladesh: BANGLADESH Bangladesh: Capital: Daca População 1 : 158,2 milhões de habitantes PIB (2014) 2 : US$ 185,4 bilhões PIB per capita (2014) 2 : US$ 1.172 PIB por setor 3 : Agricultura: 15,1% Indústria: 26,5%

Leia mais

nálise de Mercado: Oriente Médio Serviços de Arquitetura

nálise de Mercado: Oriente Médio Serviços de Arquitetura nálise de Mercado: Oriente Médio Serviços de Arquitetura Sumário: Cenário Operativo Cenário Competitivo Mercado das Construções Tendências e Oportunidades Doing Business e Legislação para Operar Constituído

Leia mais

A sociologia e o espaço urbano. Por: Eugénio Brás

A sociologia e o espaço urbano. Por: Eugénio Brás A sociologia e o espaço urbano Por: Eugénio Brás Planeamento Participativo (PP) Cultura Urbana Etnografia aplicada Os custos potenciais Tempo Recursos Ideologia Política O PP precisa de uma metodologia:

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE --------------- MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES GABINETE DO MINISTRO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE --------------- MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES GABINETE DO MINISTRO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE --------------- MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES GABINETE DO MINISTRO Intervenção de Sua Excelência Paulo Francisco Zucula, Ministro dos Transportes e Comunicações, por

Leia mais

Pergunta: Qual a situação atual da epidemia do vírus Ebola e porque se estendeu temporal e geograficamente?

Pergunta: Qual a situação atual da epidemia do vírus Ebola e porque se estendeu temporal e geograficamente? Pergunta: Qual a situação atual da epidemia do vírus Ebola e porque se estendeu temporal e geograficamente? Resposta: ANÁLISE DA EPIDEMIA DE 2014 Desde a identificação do vírus Ebola há aproximadamente

Leia mais

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA 2015 FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA Nº 32 abril 2016 (página em branco) Índice 1. Sumário Executivo 2. Mercados Petrolíferos 2.1 Preços 2.2 Origens do Petróleo Bruto 3. Saldo Importador 4. Importação de

Leia mais

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO, AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU, AO CONSELHO E AO BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO, AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU, AO CONSELHO E AO BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO COMISSÃO OPEIA Bruxelas, 7.6.2016 COM(2016) 385 final ANNEX 3 ANEXO da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO, AO PARLAMENTO OPEU, AO CONSELHO OPEU, AO CONSELHO E AO BANCO OPEU DE INVESTIMENTO relativa ao estabelecimento

Leia mais

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015 Dinâmica populacional Porto Alegre 2015 Conceitos demográficos fundamentais a distribuição mundial Os diferentes aspectos demográficos, tais como população absoluta, densidade demográfica, crescimento

Leia mais

CHINA potência do século XXI

CHINA potência do século XXI OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 36 CHINA potência do século XXI O DOMÍNIO ESTRANGEIRO - No século XIX e início do XX: neocolonialismo e o imperialismo já haviam submetido a China aos interesses capitalistas

Leia mais

A Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos 2011 faz parte do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial desenvolvido pela

A Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos 2011 faz parte do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial desenvolvido pela A Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos 2011 faz parte do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial desenvolvido pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios da

Leia mais

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil Profa. Dra. Adriana A. Marques Décadas de 1960 e 1970: América Latina a maioria dos países da região era governada por militares; Quadro institucional

Leia mais

BNDES. Financiamento de Infra-estrutura Roberto Timotheo da Costa BUENOS AIRES, 15 DE ABRIL DE 2004. www.bndes.gov.br 1

BNDES. Financiamento de Infra-estrutura Roberto Timotheo da Costa BUENOS AIRES, 15 DE ABRIL DE 2004. www.bndes.gov.br 1 BNDES Financiamento de Infra-estrutura Roberto Timotheo da Costa BUENOS AIRES, 15 DE ABRIL DE 2004 www.bndes.gov.br 1 INVESTIR EM INFRA-ESTRUTURA, PARA QUE? Para melhorar a atual infra-estrutura nacional,

Leia mais

Reino Unido divulga Malvinas a brasileiros

Reino Unido divulga Malvinas a brasileiros Reino Unido divulga Malvinas a brasileiros Por Rodrigo Vizeu Programa da embaixada britânica já levou mais de 20 às ilhas, entre deputado federal, servidores e acadêmicos Segundo embaixador, intenção é

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF PROFESSOR: Flávio Alexander Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 1º PARTE 1- OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Leia mais

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 1 Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 Boletim de Pesquisa n. 2, outubro de 2009. Um projeto do Centro Internacional de Estudos

Leia mais

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JUNHO DE 2012 12 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

OPERAÇÕES DO CICV EM 2011: ALGUNS FATOS, CIFRAS E RESULTADOS

OPERAÇÕES DO CICV EM 2011: ALGUNS FATOS, CIFRAS E RESULTADOS OPERAÇÕES DO CICV EM 2011: ALGUNS FATOS, CIFRAS E RESULTADOS PRESENÇA Em 2011, o CICV esteve presente em mais de 80 países representado por delegações, subdelegações, escritórios e missões. Assim estavam

Leia mais

ÁFRICA DIVISÃO POLITICA

ÁFRICA DIVISÃO POLITICA ÁFRICA AULA 20 África é o continente mais pobre do mundo, onde estão quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Média, Mediana e Moda 1 Coletando Dados A coleta de dados produz um conjunto de escores de uma ou mais variáveis Para chegar à distribuição dos escores, estes têm de ser arrumados / ordenados do menor

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO.

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO. INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE ÊXODO RURAL NA CIDADE: AUMENTA A OFERTA DE EMPREGOS

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Sedentarização Crescimento populacional Revolução Industrial Formação da cidade (melhoria sanitária) Pós Guerra (1945) (avanço médico)

Leia mais