Política, Estado e Educação: crítica de Marx à Educação para Todos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política, Estado e Educação: crítica de Marx à Educação para Todos"

Transcrição

1 1 Política, Estado e Educação: crítica de Marx à Educação para Todos 1 Introdução Antonio Francisco Lopes Dias 1 Política, Estado e Educação. A discussão de temas tão amplos, presentes e com certo grau de complexidade, exige que escolhamos determinada perspectiva de abordagem. Em nosso caso, o recorte que fazemos da História contempla os escritos filosófico-político de Karl Marx do período Dentro deste período, buscamos focar a problemática da articulação Política/Estado e suas implicações para a Educação. Nosso objetivo é apresentar essa articulação tal como Marx a concebe e, com base nisto, analisar, no contexto atual, a validade da tese e dos propósitos representados pelo conteúdo do lema/compromisso/paradigma Educação para Todos. Conforme o pensamento filosóficopolítico de Marx, o Estado capitalista é fruto da atividade política burguesa; portanto, é um Estado que só existe como poder de classe, parcial, logo, antidemocrático. Desta forma, não pode efetivar os direitos e interesses públicos universais. Por conseguinte, o que faz esse tipo de Estado é tão-somente alimentar o discurso de uma democracia meramente formal, abstrata (burguesa); uma democracia eu só se realiza na forma da lei e que, por isso mesmo, é incapaz de concretizar a Educação para Todos. Para Marx, o vigente Estado capitalista não pode cumprir o compromisso de realizar o ideal da Educação para Todos pelo fato de o mesmo não pertencer a Todos As concepções marxianas sobre Educação, Política e Estado não deixam dúvidas de que este último não pode ser o credor da Educação como emancipação humana. O Estado capitalista, tanto o da época de Marx quanto O do início deste século, é antidemocrático, guiado por interesses ideológicos, econômicos e políticos da classe (burguesa) economicamente dominante. O Estado burguês pode até defender e propor, na forma da lei e nos termos de documentos, o compromisso de realizar a Educação para Todos ; quando, porém, tiver que assumir as condições práticas para a realização deste compromisso, Ele revela toda a sua incapacidade e parcialidade. 1 Mestre em Filosofia. Professor da Universidade Estadual (UESPI).

2 2 2 Objetivos 2.1 Objetivo geral Demonstrar, com base no pensamento filosófico-político de Karl Marx, a tese de que o vigente Estado capitalista é fruto da atividade política burguesa, portanto é um Estado que só existe como poder de classe, antidemocrático, e não pode efetivar os direitos e interesses públicos universais; que, por conseguinte, o que faz esse tipo de Estado é apenas alimentar o discurso de uma democracia meramente formal, abstrata (burguesa), sendo, em verdade, incapaz de realizar a proposta de uma Educação para Todos. 2.2 Específicos I. Investigar e analisar, numa perspectiva histórico-filosófica, a concepção marxiana de Política, de Estado e de Educação com o intuito de evidenciar a articulação existente entre a atividade política burguesa, o Estado moderno burguês (capitalista) e a Educação. II. Evidenciar que Marx faz a análise da Educação então existente no interior do Estado capitalista, mas que, também, paralelo, a isso, vislumbra e propõe a Educação como um bem humanizador, constituinte de uma sociedade de homens livres (emancipados); que a Educação, portanto, para além do capital, é um meio que viabiliza a emancipação teórica e a emancipação humana integral. III. Demonstrar que a Educação, tal como Marx a compreende e enquanto atividade teórico-prática, não pode ser realizada pelo Estado capitalista (burguês), considerando que este tipo de Estado é sempre movido por interesses parciais, classistas; que, por isso mesmo, apenas formalmente (legalmente) o Estado pode determinar a Educação para Todos.

3 3 IV. Apresentar sobre o compromisso /paradigma/ideal Educação para Todos e caracterizar seus pretensos valores e objetivos democráticos como parte do discurso e valores que sustentam o capitalismo/(neo)liberalismo. 3 Metodologia O desenvolvimento de uma Pesquisa de natureza científico-filosófica exige um conjunto de procedimentos rigorosos de modo a se alcançar os objetivos propostos. Necessário se faz um proceder metódico e austero nos momentos de captação (leitura), análise, crítica e exposição das informações que irão constituir, ao final, o conteúdo da Pesquisa. É necessário um método. Por um lado, pode-se compreender método como regra para a obtenção das informações para composição da Pesquisa (PAVIANI, 2006); neste sentido, será necessário realizar leituras de caráter exegético para extração dos dados, em virtude de Marx não ter um escrito no qual trate direta e especificamente da relação Estado/Educação. Essa problemática parece se encontrar difusa nos escritos marxianos, especialmente os do período de Por outro lado, método pode se entendido como diferentes modos (básicos) de conhecer interligados com diferentes modalidades de linguagem (PAVIANI, 2006, p. 84); neste sentido, adotaremos a combinação das análises hermenêutica e dialética. A metodologia dialética por ter sido ela utilizada por Marx; ora, certamente pode-se melhor compreender um autor quando se leva em conta o modo pelo qual ele concebeu seu pensamento. Quanto ao método hermenêutico, este se faz necessário na medida em que se mostra como o mais apropriado para investigações onde a tese, a teoria, ou o argumento do autor etc., muitas vezes não está explícito, mas apenas subentendido. Neste caso, as conclusões são obtidas por indução ou dedução Nossa pesquisa é de natureza bibliográfica. Neste sentido, primeiramente, realizamos atividades de leitura exegética mediada pela metodologia hermenêutica e dialética. Em seguida, um trabalho de confronto entre as proposições de Marx e o ideário da Educação para Todos, afim de se poder fazer a composição do corpo do trabalho, do seu conteúdo, sempre sem abrir mão da atitude crítico-reflexiva.

4 4 4 Resultados obtidos Os resultados até aqui obtidos por meio do nosso trabalho de pesquisa demonstram que os fundamentos de natureza histórica e econômico-política são determinantes das contradições entre o Estado e a Educação. As concepções filosófico-políticas de Karl Marx, no que refere a analise que este filósofo faz do papel do Estado burguês (capitalista) e da relação deste com a Educação, mostram que o Estado burguês não pode efetivar a Educação para Todos, pelo simples fato de o Estado não ser de todos. Em meio ao embate Estado versus Educação, o pensamento filosófico político e social de Marx surge como revelador dos fundamentos da ação do Estado, do porquê de sua ação ínfima e muitas vezes omissa quando se trata de concretizar as condições para ofertar a Educação para Todos. Ora, a questão fundamental é que o Estado que temos, guiado pelo ideário e práticas de cunho capitalista, não é democrático, precisamente porque é, no dizer de Marx poder de classe (1998). Para contrapor essa situação, Marx constrói seu pensamento revolucionário tal como uma espécie de projeto de emancipação humano-social, de maneira tal que, no período de , formula e apresenta um conjunto de ideias que formam categorias explicativas da realidade sócio-política e econômica, realidade esta por sua vez determinante do tipo de Educação que se tem. Nossa pesquisa, que se concentra nos escritos de Marx de E, 1843, Marx escreve sua Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, praticamente a obra inaugural da sua filosofia política. Nessa obra Marx (2004) expõe a problemática do Estado evidenciando o quanto esta Instituição se opõe à democracia, à liberdade dos indivíduos. N A Questão Judaica, o Nosso Filósofo inicia a discussão do significado da emancipação humana (MARX, 1989), conceito fundamental no entendimento dos objetivos da educação de outrora e dos dias de hoje. É igualmente nesta época, mais precisamente nos Manuscritos Econômico-filosóficos de 1844, que o Renano apresenta a propriedade privada do tipo burguesa, aliada ao Estado burguês, como o principal obstáculo material à conquista, pelos homens, das condições de

5 5 uma condição de vida social igual e de uma Educação emancipadora (MARX, 2004). Também é neste período que Marx, de início nos Manuscritos de 1844 e depois em A Ideologia Alemã, formula sua concepção de sociedade comunista como lugar da autêntica forma de autonomia dos homens, da prática democrática e, por conseguinte de uma Educação entendida como prática formativa do homem como ser humano (MARX, 2007). Em , em A Miséria da Filosofia, e especialmente no Manifesto do Partido Comunista, Marx reforça a necessidade de uma revolução social radical, já exposta e defendida anteriormente nas Glosas críticas, de 1844, bem como na Introdução à Filosofia do Direito de Hegel, concluída no ano de Conforme pensa Marx (1981, 1998, 1987 e 2005) nestes escritos, a práxis revolucionária é o meio eficaz para a edificação de uma sociedade de homens emancipados. Para tanto, portanto, assevera nas Teses ad Feuerbach, a práxis deve mudar também os rumos da Educação ofertada pelo Estado capitalista (MARX, 2007). Considerando esta breve exposição, com apoio da literatura pertinente, ancorada sobretudo nos escritos de Marx, é possível compreender os fundamentos de natureza histórica e econômico-política determinante das contradições entre Estado e Educação. 5 Conclusões O significado da expressão Educação para Todos, da forma que é assumida pelo Estado capitalista tem sempre um duplo sentido. Primeiramente, numa conotação meramente literal e formal, quando precedida da palavra compromisso, ela é parte do discurso do Estado burguês, na medida em que este precisa aparecer como poder legítimo e defensor da democracia (de todos). Em sentido prático, real, porém, pode-se dizer que o discurso no máximo se transforma em lei, mas nunca em política pública estatal efetiva que possa fazer jus ao conteúdo democrático difundido pela expressão. Assim, a qualificação mais adequada ao discurso da Educação para Todos, quando proclamada por um Estado capitalista, é que se trata de um discurso falacioso, demagógico. Em conformidade com as críticas de Marx, podemos afirmar que o vigente Estado capitalista não pode cumprir o compromisso de realizar o ideal da Educação para Todos, pelo simples fato de O mesmo não pertencer a todos. As análises de Marx sobre o Estado

6 6 capitalista demonstram que, historicamente, esta forma de Estado foi estruturada como esfera de defesa dos interesses da classe economicamente hegemônica. Logo, tal Estado é sempre classista, antidemocrático, sendo por esta razão incapaz de realizar, na prática, os direitos humanos, nos quais está incluída a Educação como bem social universal. A tese marxiana da impossibilidade de o Estado proporcionar a Educação para Todos é verdadeira em duas frentes, teórica e prática (práxis), que na perspectiva dialética de Marx são indissociáveis. De um lado, a incompatibilidade teórica expressa pela seguinte contradição: um agente parcial (o Estado) não pode determinar uma situação plena (a Educação como bem universal). Como correspondente disso, a incompatibilidade prática, ou seja, a impossibilidade de o Estado concretizar a Educação para Todos. Resta ao Estado, então, a condição de só pode oferecer a Educação para Todos de forma abstrata, legal, já que a prática deste direito contraria os interesses da classe que o Estado, efetivamente, representa. Esta situação explica porque o Brasil, caso típico de Estado capitalista, oferece a Educação para Todos apenas na forma abstrata da lei e de documentos; concretamente, o Estado brasileiro não disponibiliza os necessários recursos para essa tarefa para não se opor aos interesses (econômicos, ideológicos, políticos etc.) daqueles que, de fato, o gerenciam. Referências ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, BORON, Atílio A. Filosofia política marxista. Tradução Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: CLACSO, BRASIL. Plano decenal de Educação para Todos: Brasília: MEC, Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Lei n º de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC, CHAGAS, Eduardo. A Comunidade Ilusória: A Teoria do Estado no jovem Marx. Ijuí: CHASIN, J. Ensaios Ad Hominem: tomo III, Política. São Paulo: Estudos e edições Ad Hominem, DIAS, Antonio F. L. O começo da crítica de Marx à sociedade, à política e ao Estado burguês. In: AMORA, Kleber C.; COSTESKI, Evanildo; BRILHANTE, Átila A. (Orgs.). Extratos

7 7 filosóficos: 10 anos do curso de Pós-Gradução em Filosofia da UFC. Fortaleza: Edições UFC, Emancipação e democracia em Marx p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, HOBSBAWM, Eric J. A era do Capital, Tradução Luciano Costa Neto. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do Homem grego. Tradução Artur Parreira. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2 ed. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, LOMBARDI, José C.; SANFELICE, José L. (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José L. (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, LOWY, Michael. Método dialético e teoria política. Tradução Reginaldo Di Piero. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, LUCENA, Carlos. (Org.). Capitalismo, Estado e Educação. Campinas: Alínea, MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. Tradução de Newton Ramos-de- Oliveria. São Paulo: Cortez: Autores Associados, MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução Reginaldo Sant Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, (Livros I, II e II).. Capítulo VI inédito de O Capital: Resultados do processo de produção imediata. [187?]. São Paulo: Moraes, Para a Crítica da Economia Política. In: Karl, MARX. Marx (Os Pensadores). Tradução Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. [1852]. Tradução Silvio D. Chagas. 3 ed. São Paulo: Centauro, Miseria de la Filosofia: respueta a la Filosofia de la Miséria del señor Proudhon. [1847]. Moscou: Editorial Progresso, Manuscritos Econômico-Filosóficos. [1844]. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel - Introdução. [1843]. Tradução Raul Mateos Castell. In: MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005a.

8 8. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. [1843]. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2005b.. A Questão Judaica. [1843]. In: MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. [1875]. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, v. 2, [1988a]. MARX, Karl.. A Guerra civil na França. [1871]. In:. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, v. 2, [1988b].. As lutas de Classes na França de 1848 a [1850]. In:. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, v. 1, [1988c].. Ad Feuerbach. [1845]. In:. A Ideologia Alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã... Tradução Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007b.. Glosas criticas al articulo El rey de Prússia y la reforma social. Por um Prussiano. [1844]. In:. Obras Fundamentales. Traducción Wenceslao Roces. México: Fondo de Cultura Econômica, v. 1, MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. [1848]. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org). Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, A Ideologia Alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. [ ]. Tradução Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007a. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2 ed. São Paulo: Moraes, MÉSZAROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, OLIVEIRA, Júlio F. de. Ethos e Politeia: os fundamentos da concepção marxiana da economia. São Paulo: Editora da UNISINOS, SADER, Emir. Estado e política em Marx. 2 ed. São Paulo: Cortez, SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36 ed. rev. Campinas: Autores Associados, SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, UNESCO. Relatório de monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? Brasília: UNESCO, VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Tradução Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1968.

9 9

CVM CENTRO DE ESTUDOS VICTOR MEYER

CVM CENTRO DE ESTUDOS VICTOR MEYER CVM CENTRO DE ESTUDOS VICTOR MEYER Projeto: Recuperação do acervo da ORM Política Operária PROGRAMAÇÃO DE FORMAÇÃO DE QUADROS Documento da ORM - PO, publicado em: Set/1977 Documento digitalizado em: 20.04.2009

Leia mais

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX. Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB)

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX. Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB) O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB) mariacatarinaan@gmail.com GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia RESUMO: O presente trabalho tem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Bauru

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Bauru PROGRAMA DA PROVA DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Tópicos: 1. Leitura e Produção Textual 2. Sociologia da Educação I 1. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Leia mais

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA Rosevânio de Britto Oliveira UEPB e-mail: rosevaniobritto@hotmail.com Prof. Dr. Valmir Pereira UEPB e-mail: provalmir@gmail.com Introdução Temos consciência de que a educação

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Série Número de aulas semanais 1ª 2 Apresentação da Disciplina Uma das principais características que distinguem o ser humano das outras espécies animais é a sua capacidade

Leia mais

RAYLANE SOUSA * MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO

RAYLANE SOUSA * MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO RAYLANE SOUSA * MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO RESUMO Inicialmente, o nosso objetivo é pensar o impacto e a relevância de Marx para a historiografia a partir da formulação da sua concepção materialista

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FE-191 Seminário I: Leituras Marxistas, Turma C Leituras da obra de Marx e Engels 1 º Semestre de 2011 Prof. Dr. José Claudinei

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

Índice. Fetichismo da mercadoria. A vida. As classes sociais Mais-valia. Materialismo histórico. Comunismo. Estrutura e superestrutura ALIENAÇÃO

Índice. Fetichismo da mercadoria. A vida. As classes sociais Mais-valia. Materialismo histórico. Comunismo. Estrutura e superestrutura ALIENAÇÃO karl marx Índice A vida Materialismo histórico Estrutura e superestrutura As classes sociais Mais-valia ALIENAÇÃO Fetichismo da mercadoria Comunismo Karl Heinrich Marx (1818-1883) foi o terceiro dos 7

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU107 DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR CARGA HORÁRIA:

Leia mais

REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS.

REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS. REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS. Erivânia de Meneses Braga/ Graduanda em Filosofia pela UECE e bolsista

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS GFL00024 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber.

Leia mais

GINÁSTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES NA ESCOLA MARIA LUIZA COSTA E RÊGO.

GINÁSTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES NA ESCOLA MARIA LUIZA COSTA E RÊGO. GINÁSTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES NA ESCOLA MARIA LUIZA COSTA E RÊGO. Autor: Renan Santos Furtado (FURTADO, Renan) UFPA renan.furtado@yahoo.com.br Coautores: Leandro Henrique

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2011 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -

Leia mais

IDEOLOGIAS DA ERA INDUSTRIAL

IDEOLOGIAS DA ERA INDUSTRIAL Com o desenvolvimento industrial surgiram várias correntes ideológicas que pretendiam justificar e apoiar o capitalismo (doutrinas liberais), ou condená-lo e destruí-lo (doutrinas socialistas). CAPITALISMO

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

Fundamentos da Educação Infantil

Fundamentos da Educação Infantil FAAC Faculdade Afonso Cláudio Pólo Tijuca Rio de Janeiro Pós-graduação em Educação Fundamentos da Educação Infantil Rosane Tesch rosanetesch@gmail.com Educação Infantil: Fundamentos e Métodos Zilma Ramos

Leia mais

Instruções. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura, peça imediatamente ao Fiscal que o substitua.

Instruções. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura, peça imediatamente ao Fiscal que o substitua. 1 2 Instruções Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar,

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS FINALIDADE GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR 1 TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA JUSTIFICATIVA 2 PROBLEMAS Sistemas de problematização Formato indagação

Leia mais

O ESPORTE PODE TUDO:

O ESPORTE PODE TUDO: O ESPORTE PODE TUDO: O LIVRO SÍNTESE DO INTELECTUAL VITOR MARINHO DR. ANDRÉ MALINA Doutor em educação física pela Universidade Gama Filho Rio de Janeiro (UGF/RJ). Professor Adjunto II da Universidade Federal

Leia mais

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Enfermeiro Acadêmico de Direito Justificativa: Saúde como responsabilidade do Estado - Participação

Leia mais

MARXISMO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIALISTA

MARXISMO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIALISTA 1 MARXISMO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIALISTA Ivo Tonet * Introdução Se por pedagogia se entende não apenas uma teoria geral da educação ou uma teoria da educação em determinada sociedade ou, ainda, um conjunto

Leia mais

Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução

Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução As pesquisas e os investimentos que influenciaram as mudanças nas propostas para

Leia mais

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação Permanente de Professores. Educação Infantil.

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação Permanente de Professores. Educação Infantil. FORMAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES EM UMA UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA Ilka Campos Amaral Arnholdt Pontifícia Universidade Católica PUC/SP RESUMO Esta pesquisa tem

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. 4º Bimestre

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. 4º Bimestre 1º ano A atividade filosófica -A filosofia como felicidade e um bem. - Atitude Ingênua, Atitude Crítica e Atitude Filosófica. -A dúvida e o diálogo. Pensamento, consciência e Filosofia. -A consciência

Leia mais

TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA.

TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA. CATEGORIA:

Leia mais

Projeto CNPq/CAPES Processo / BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010.

Projeto CNPq/CAPES Processo / BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010. Projeto CNPq/CAPES Processo 471042/2009-9 DVD - CNPQ/CAPES BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010. LIVROS CNPQ/CAPES ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia.

Leia mais

O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS COMO GARANTIA DE CIDADANIA NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA RESUMO

O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS COMO GARANTIA DE CIDADANIA NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA RESUMO O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS COMO GARANTIA DE CIDADANIA NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA RESUMO Bolsista: Rafael Souza Rodrigues 1 Orientadora: Profª Drª Ana Celuta Fulgêncio Taveira 2 O

Leia mais

TÍTULO: PROJETO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) CIDADÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE ESCOLA.

TÍTULO: PROJETO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) CIDADÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE ESCOLA. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROJETO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) CIDADÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE

Leia mais

PRESENÇA E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS

PRESENÇA E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRESENÇA E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS Fernanda Quatorze Voltas USP Resumo Essa pesquisa, em desenvolvimento,

Leia mais

O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias. O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III

O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias. O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III 1 O começo de tudo Em O Capital, Marx começa pela mercadoria, indicada por M. Ele começa pelo objeto da troca

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI RETIFICAÇÃO Nº 0 - EDITAL 00/205 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT

A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT 1 Introdução Profa. Edilene Maria da Conceição O presente resumo trabalha o conceito de Liberdade a partir da leitura de Hannah Arendt. Desta

Leia mais

O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Adriane de Medeiros 1 Daniel Skrsypcsak² Otília Maria Dill Wohlfart³ 1 INTRODUÇÃO A sociedade brasileira busca respostas consistentes para o desafio

Leia mais

NOME DO CANDIDATO TÍTULO DO PRÉ-PROJETO

NOME DO CANDIDATO TÍTULO DO PRÉ-PROJETO 1 NOME DO CANDIDATO TÍTULO DO PRÉ-PROJETO Pré-projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, das Faculdades Integradas de Goiás, como requisito parcial do processo seletivo.

Leia mais

IDEOLOGIA, DISCURSO E LINGUAGEM

IDEOLOGIA, DISCURSO E LINGUAGEM IDEOLOGIA, DISCURSO E LINGUAGEM Se, na história da humanidade, a revolta é contemporânea à extorsão do sobre - trabalho é porque a luta de classe é o motor da história. E se, em outro plano, a revolta

Leia mais

Pré-Requisito: IED I. Professor: Kleber Monteiro Braga Titulação: Mestre

Pré-Requisito: IED I. Professor: Kleber Monteiro Braga Titulação: Mestre CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Civil I - Parte Geral Código: DIR 165 CH Total: 60 h Pré-Requisito: IED I Período Letivo: 2014.2

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-POLÍTICO DE MARX E ENGELS ANTES DE A IDEOLOGIA ALEMÃ

O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-POLÍTICO DE MARX E ENGELS ANTES DE A IDEOLOGIA ALEMÃ A IDEOLOGIA ALEMÃ O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-POLÍTICO DE MARX E ENGELS ANTES DE A IDEOLOGIA ALEMÃ 1837-1841: MARX JÁ HAVIA ESTUDO A FUNDO O SISTEMA FILOSÓFICO DE HEGEL E DEFENDIDO UMA TESE DE DOUTORAMENTO

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE 1 QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE Edmilton Amaro da Hora Filho 1 Irene Kessia das Mercês do Nascimento 2 Maria da Conceição dos Reis 3 RESUMO O trabalho

Leia mais

A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA

A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA Valdezia Izidorio Agripino UFPB 1 Valdezia_amizade@hotmail.com INTRODUÇÃO Sabemos que o ensino-aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais

BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA

BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROCESSO DE INGRESSO NA UPE Sistema Seriado de Avaliação CADERNO DE PROVA - 2ºDIA BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe

Leia mais

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciência Política e Teoria Geral

Leia mais

O SIGNIFICADO DA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES FORMADORES ENS,

O SIGNIFICADO DA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES FORMADORES ENS, O SIGNIFICADO DA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES FORMADORES ENS, Romilda Teodora PUCPR/PUCSP romilda@bruc.com.br GT: Formação de Professores / n. 08 Agência Financiadora: Sem Financiamento Introdução A palavra

Leia mais

RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY. Maria da Graça Marchina Gonçalves *

RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY. Maria da Graça Marchina Gonçalves * RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY Maria da Graça Marchina Gonçalves * O livro de González-Rey, Sujeito e Subjetividade, constitui-se em uma contribuição teórica importante para a

Leia mais

Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado

Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado 1 JEAN-JACQUES ROUSSEAU: A VONTADE GERAL. Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado Rousseau e a democracia direta 2 Assim como os demais pensadores políticos

Leia mais

FORMAS DE PODER E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

FORMAS DE PODER E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO FORMAS DE PODER E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Luiz Carlos Bresser-Pereira Comentários à tese de doutoramento de Marianne Nassuno, Burocracia e Participação: A Experiência do Orçamento Participativo em Porto

Leia mais

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA CursoID 422 - GradeID 520 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que

Leia mais

DESENHO CRÍTICO ANALISANDO A CRITICIDADE DOS ALUNOS NAS SALAS DE AULA DO BRASIL 1

DESENHO CRÍTICO ANALISANDO A CRITICIDADE DOS ALUNOS NAS SALAS DE AULA DO BRASIL 1 - SEPesq DESENHO CRÍTICO ANALISANDO A CRITICIDADE DOS ALUNOS NAS SALAS DE AULA DO BRASIL 1 José Eduardo Guterres Pereira Graduando em Pedagogia joseguterres@live.com Resumo: Precisamos tornar a educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 51 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 51 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 51 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2008. Estabelece critérios para a apresentação, seleção e apoio financeiro

Leia mais

Educação e Constituinte

Educação e Constituinte Educação e Constituinte Presidente da República Federativa do Brasil José Sarney Ministro da Educação Marco Maciel 1 Educação e Constituinte Ministro Marco Maciel Graves e emergenciais são os problemas

Leia mais

Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital

Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital 1 Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital Para a teoria neoclássica, o preço de mercado resulta da lei da oferta e da demanda. Um gráfico ilustrativo é sempre apresentado

Leia mais

as influências do constitucionalismo alemão no constitucionalismo brasileiro,

as influências do constitucionalismo alemão no constitucionalismo brasileiro, A influência do constitucionalismo alemão no constitucionalismo brasileiro CLÁUDIA DE REZENDE MACHADO DE ARAÚJO Advogada, cientista política, mestre em Direito, Analista Judiciária do TRF-1ª Região. INTRODUÇÃO

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico / Resumo Expandido

Categoria Trabalho Acadêmico / Resumo Expandido Categoria Trabalho Acadêmico / Resumo Expandido Eixo Temático - (Mudanças Climáticas) Titulo do Trabalho O Tema Aquecimento Global como instrumento de discussão do Ensino de Ciências, no projeto Casa da

Leia mais

A PRESENÇA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES

A PRESENÇA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES A PRESENÇA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES Tássia Cristina da Silva Pinheiro UEPA/Seduc-PA Fábio José da Costa Alves UEPA/Unama RESUMO:Em

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

INTRODUÇÃO... 16 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA... 21

INTRODUÇÃO... 16 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA... 21 Jacqueline Andréa Furtado de Sousa 15 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 16 Situação problema...18 Justificativa...19 Objetivos da pesquisa...19 Contexto da investigação...20 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA...

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio Gustavo Bertoche Quando a filosofia é apresentada no ensino médio, a primeira dificuldade que os alunos têm é relativa à compreensão do que é a filosofia.

Leia mais

Classificação da Pesquisa:

Classificação da Pesquisa: Classificação da Pesquisa: Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa. Pesquisa Pura: Pesquisa Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos novos

Leia mais

Ética, Moral e Deontologia

Ética, Moral e Deontologia Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Ética, Moral e Deontologia Unidade Curricular: Educação para a Cidadania Docentes:

Leia mais

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA TIPO DE PESQUISA Quanto aos objetivos Segundo Gil (2002), uma pesquisa, tendo em vista seus objetivos, pode ser classificada da seguinte forma: a) Pesquisa exploratória: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. Karina de Oliveira Pinho (PIBIC/ UEL), Ana Esmeralda Carelli (Orientador), e-mail: carelliana@uel.br

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA E PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA E PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA E PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR BORGES, Fabiana Kalil 1 ; OLIVEIRA, Daniel Junior 2 ; SOUSA, Elias Rafael 3 1 Mestranda em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2016 PROFESSOR

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

O iluminismo ou Século das luzes

O iluminismo ou Século das luzes O iluminismo ou Século das luzes Início O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo Burguesia e Iluminismo As luzes da razão O que o iluminismo defendia O que o iluminismo combatia Os pensadores iluministas

Leia mais

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 Os critérios específicos presentes neste documento constituem uma base

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

Normas Gerais para Projetos de Pesquisa

Normas Gerais para Projetos de Pesquisa Elaborado pelo Prof. Ms. Jaime dos Santos da Silva UERN DEC/ASSU-RN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

Leia mais

ROUSSEAU: DA PROPRIEDADE PRIVADA À ALIENAÇÃO

ROUSSEAU: DA PROPRIEDADE PRIVADA À ALIENAÇÃO ROUSSEAU: DA PROPRIEDADE PRIVADA À ALIENAÇÃO Fernando Henrique Ferreira * Resumo: O trabalho aqui apresentado dedica-se à apresentação e discussão do problema da propriedade privada acompanhando as análises

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva

Leia mais

ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO 1

ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO 1 ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO 1 Tatiana Maria Kapelinski 2, Fabiane De Andrade Leite 3. 1 Pesquisa desenvolvida no Programa de Educação Tutorial PET Ciências

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA Características do conhecimento SENSO COMUM: a forma mais amplamente empregada Solução de problemas imediatos Linguagem genérica Não se preocupa com a validade dos

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PÚBLICO

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PÚBLICO Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PÚBLICO Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli. O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade

Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli. O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli O JUIZ e o DIREITO O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade 01_Mazzuoli - O Juiz e o Direito.indd 3 19/04/2016 16:14:11 Capítulo 7 Controle

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

Princípios Gerais da Administração Escolar

Princípios Gerais da Administração Escolar Princípios Gerais da Administração Escolar Professor autor: Celestino Alves da Silva Junior. Professor Titular aposentado do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Como se desenvolve o trabalho filosófico? Como constrói o filósofo esses argumentos?

Como se desenvolve o trabalho filosófico? Como constrói o filósofo esses argumentos? O que é filosofia? A filosofia é uma atividade interrogativa (dimensão teórica) que tenta responder a problemas e questões que nos são comuns, discutindo-os e analisando-os. Questões como O que é o conhecimento?,

Leia mais

MARXISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA: ESTUDOS INICIAIS

MARXISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA: ESTUDOS INICIAIS MARXISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA: ESTUDOS INICIAIS Leiliane Aparecida Alcantara Felix Universidade Estadual de Maringá Resumo: Este artigo pretende apresentar e discutir elementos iniciais afetos a Ciência

Leia mais

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos.

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. PESQUISA CONCEITOS E DEFINIÇÕES A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. A pesquisa parte, então, de uma dúvida ou problema

Leia mais

O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O TRABALHO PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Roseane Soares Almeidai Rroseane Cruz Freire Rodriguesii Palavras-chave: trabalho pedagógico; formação de professor; educação

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO Participação Política e Cidadania Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir O Que é participação política? O conceito de participação política tem seu significado fortemente

Leia mais

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Aula 9 META Apresentar as diferentes possibilidades de trabalhar os temas da geografia na realidade local. OBJETIVOS Ao fi nal

Leia mais

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País?

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? THATIANA SOUZA CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós- Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização em Legislação

Leia mais

O direito à participação juvenil

O direito à participação juvenil O direito à participação juvenil Quem nunca ouviu dizer que os jovens são o futuro do país? Quase todo mundo, não é verdade? Porém a afirmativa merece uma reflexão: se os jovens são o futuro do país, qual

Leia mais

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Logística Coordenador: Prof. Me. Osvaldo Contador Júnior Jaú, 2014.2 NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E DEFINIÇÕES DAS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AOS ALUNOS OBJETIVO redefinir e padronizar as

Leia mais

A PRODUÇÃO OMNILATERAL DO HOMEM NA PERSPECTIVA MARXISTA: A EDUCAÇÃO E O TRABALHO

A PRODUÇÃO OMNILATERAL DO HOMEM NA PERSPECTIVA MARXISTA: A EDUCAÇÃO E O TRABALHO A PRODUÇÃO OMNILATERAL DO HOMEM NA PERSPECTIVA MARXISTA: A EDUCAÇÃO E O TRABALHO Resumo NEVES, Sandra Garcia FECILCAM sandragarcianeves@bol.com.br Área Temática: História da Educação Agência Financiadora:

Leia mais

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado)

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) CAPA ESCOLA ESTADUAL JD. MONTESANO (arial 12, caixa alta, centralizado) NOME DO(AS) ALUNO(AS) (arial 12, caixa alta, centralizado) TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) LOCAL ANO (arial

Leia mais

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA OS 6ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA OS 6ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Ciência econômica conceitos e correntes de pensamento econômico

Resumo Aula-tema 01: Ciência econômica conceitos e correntes de pensamento econômico Resumo Aula-tema 01: Ciência econômica conceitos e correntes de pensamento econômico 1 Nesta aula-tema, vamos estudar alguns conceitos básicos da ciência econômica, suas divisões e evolução história do

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 2013 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Fábio Tomaz Alves (SME/PMF e NUPEIN/UFSC) A ESTRUTURA

Leia mais

O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL SILVA, Maiara Ribeiro maiararibeiro.s@gmail.com FLORES, Vaneça de Almeida vanecaflores2@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Instituto Federal Goiano Palavras-chaves:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Ciências Economicas Disciplina: Ciência Política - SP0 5234 Carga horária

Leia mais

Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica

Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica: resenha do livro Metodologia do Trabalho Científico Por Else

Leia mais