GUIA SUNGUARD PARA LEED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA SUNGUARD PARA LEED"

Transcrição

1 GANHE PONTOS LEED ESPECIFICANDO SUNGUARD build with light GUIA SUNGUARD PARA LEED Mais luz, conforto térmico e sustentabilidade Guardian Industries Corp.

2

3 LEED e SunGuard A liderança em edifícios mais verdes Projeto e construção para aumentar o conforto interno e proteger o meio ambiente esse é o objetivo do sistema de avaliação em Liderança em Energia e Projeto Ambiental (LEED), desenvolvido pelo Conselho Americano de Construção Sustentável. O sistema LEED promove construções sustentáveis, premiando com pontos o uso de materiais reciclados, a redução do uso de energia (ambos durante e após a construção) e outras formas de minimizar os impactos no meio ambiente. Na maioria dos casos, a certificação LEED é voluntária, embora cada vez mais clientes dos setores público e privado estejam tornando-a obrigatória. Em qualquer um dos casos, acreditamos que um edifício ecologicamente responsável é simplesmente a opção mais correta. Este catálogo mostra como o vidro de controle solar e eficiência energética SunGuard pode ajudar a ganhar pontos de crédito em quatro das seis categorias LEED. Comprometimento com o meio ambiente A Guardian tem orgulho de ser membro dos Conselhos Americano e Brasileiro de Construção Sustentável GBC e GBC Brasil, coalizões de líderes da indústria da construção. Estes conselhos promovem e criam estruturas responsáveis com o meio ambiente. A Guardian também é parte do programa federal americano ENERGY STAR, que visa ao aumento da eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa. Hearst corporation nova york, NY, EUA ARQUITETO: Foster and Partners CAIXILHEIRO: Permasteelisa PROCESSADOR: Zadra VIDRO: Guardian SunGuard SuperNeutral Series 3.

4 SunGuard melhora o ambiente por dentro e por fora Poucos materiais podem tornar uma edificação mais verde tão rápido quanto os vidros de controle solar e eficiência energética da Série SunGuard. A Guardian, líder mundial na fabricação de vidros especiais, criou a tecnologia SunGuard, que ajuda o seu projeto a ganhar pontos LEED. A Série SunGuard oferece a maior gama de vidros inteligentes de revestimento catódico (sputter) pós-temperáveis que, além de beleza às fachadas, proporcionam conforto, funcionalidade e economia de energia elétrica à edificação. Ganhe pontos LEED em quatro categorias O LEED para Nova Construção v.2.2 é um padrão voluntário. Destina-se ao desenvolvimento de edifícios sustentáveis de alto desempenho. O uso dos vidros SunGuard ajuda a aumentar sua pontuação LEED em até quatro categorias. Algumas são fáceis de identificar; todas podem deixar seu edifício com uma excelente aparência sem comprometer seu desempenho de energia. Distribuição de Pontos por Categoria LEED: 19% 7% 20% 7% 25% 22% 7% Eficiência em Água 7% Processo de Inovação e Projeto 19% Materiais e Recursos 20% Locais Sustentáveis 22% Qualidade Ambiental em Interiores 25% Energia e Atmosfera 4.

5 O Sistema de Pontuação LEED Para ser certificado pelo LEED, a edificação deve marcar pelo menos 26 dos 69 pontos possíveis. Quanto maior a pontuação, melhor a qualificação, como demonstrado abaixo: NÍVEL DE CONFORMIDADE PONTOS LEED CertifiCADO PRATA OURO PLATINA Embora LEED não certifique um produto específico, o uso dos vidros SunGuard ajuda a ganhar até 20 pontos LEED. CategorIA LEED CrÉditO LEED PONTOS POSSÍVEIS ENERGIA E ATMOSFERA Crédito 1: Desempenho Energético 1-10 MATERIAIS E RECURSOS Créditos 4.1 e 4.2: Conteúdo Reciclado Créditos 5.1 e 5.2: Materiais Regionais 1-4 QUALIDADE AMBIENTAL DE INTERIORES Créditos 8.1 e 8.2: Luz do Dia e Vistas 1-2 PROCESSO DE INOVAÇÃO E PROJETO Créditos 1.1 a 1.4: Inovação em Projeto 1-4 Total ATÉ 20 As tabelas a seguir ilustram as categorias LEED e créditos, assim como soluções SunGuard para atingir os padrões LEED. 5.

6 categoria LEED crédito LEED pontos LEED Intenção ENERGIA E ATMOSFERA Crédito 1: Melhora do Desempenho Energético 1-10 pontos LEED Aumentar o desempenho energético acima do padrão pré-requisitado, reduzindo o impacto ambiental do uso excessivo de energia. MATERIAIS E RECURSOS Crédito 4.1: 10% Conteúdo Reciclado (pós-consumidor + ½ pré-consumidor) 1 ponto por crédito Aumentar a demanda para produtos de construção que utilizem materiais reciclados, reduzindo a necessidade de extrair e processar novos materiais. Crédito 4.2: 20% Conteúdo Reciclado (pós-consumidor + ½ pré-consumidor) 6.

7 OS REQUISITOS SOLUÇÕES GUARDIAN SunGuard 1) Reduzir custos com energia comparados à taxa de desempenho inicial pelos padrões ASHRAE/IESNA , como demonstrado por uma simulação de edifício completo usando o Método de Avaliação de Desempenho de Edifício no Apêndice G. 2) Cumprimento das medidas prescritivas do Guia de Projeto de Energia Avançada ASHRAE para Edifícios de Pequenos Escritórios ) Cumprimento dos Critérios Básicos e Medidas Prescritivas do Benchmark de Edifícios Avançados Versão 1.1 (com exceções). Os vidros SunGuard Séries SuperNeutral, High Performance e Solar fornecem diversas soluções de conforto térmico que combinam estética com economia de energia elétrica, capazes de controlar as ondas de calor e ao mesmo tempo permitir a transmissão luminosa natural. Com SunGuard, o ganho de luz visível é pelo menos 1,25 vez maior do que o calor solar. Esse valor representado pela unidade LSG pode chegar a 2,0. SunGuard SuperNeutral 68* e HT* e SuperNeutral 54* e HT* proporcionam alto desempenho. Com uma transmissão de luz visível de 68 e 54%, respectivamente, aplicados na face #2 são soluções ideais para uma aparência neutra com controle solar máximo. Também permitem ser aplicados na face # 3, combinados a um vidro de massa colorida ou sem revestimento externo. Assim, a economia de energia é ainda maior. Se você procura por diferentes opções de cor e resultados estéticos com excelente desempenho de ganho de calor, a série SunGuard High Performance é a solução. Composta pelos vidros Royal Blue 40, Neutral 40, Neutral Plus 50, Light Blue 63 e Neutral 70. Esses vidros combinam desempenho e eficiência energética com baixa média refletividade (externa e interna) com altos índices de transmissão de luz, proporcionando ambientes confortáveis térmica e visualmente e uma edificação mais bonita e sustentável. Com tantas opções de vidros com diferentes substratos, a série SunGuard fornece a flexibilidade que você precisa em seu projeto com o melhor desempenho LEED. Utilizar materiais de forma que a soma de conteúdo reciclado pós-consumidor mais a metade do conteúdo pré-consumidor seja igual a pelo menos 10% do valor total dos materiais no projeto. Uma edificação que leva uma grande quantidade de vidros de controle solar SunGuard contribui para aumentar seu placar LEED, quesito vidro reciclável. Utilizar materiais de forma que a soma de conteúdo reciclado pós-consumidor mais a metade do conteúdo pré-consumidor seja igual a pelo menos 20% do valor total dos materiais no projeto. Os vidros SunGuard da Guardian contêm em torno de 20% de cacos (fragmentados) na composição de sua massa. Esta porcentagem varia conforme sua origem (fábrica que fornece o pagamento) e localização. Para maiores informações sobre vidros reciclados, ligue para ou acesse 7.

8 CategorIA LEED CrÉditO LEED PONTOS LEED INTENÇÃO MATERIAIS E RECURSOS Crédito 5.1: Materiais Regionais: 10% extraídos, processados e fabricados regionalmente 1 ponto por crédito Aumentar a demanda por materiais de construção e produtos extraídos ou fabricados regionalmente, reduzindo a poluição causada por seu transporte. Crédito 5.2: Materiais Regionais: 20% extraídos, processados e fabricados regionalmente QUALIDADE AMBIENTAL DE INTERIORES Crédito 8.1: Luz do dia e área de visão 75% dos espaços 1 ponto por crédito Fornecer aos ocupantes do prédio uma conexão entre espaços internos e externos. Isso significa permitir a entrada da luz do dia e possibilitar a visão do espaço externo dos ambientes normalmente ocupados no edifício. Crédito 8.2: Luz do dia e área de visão 90% dos espaços PROCESSO DE INOVAÇÃO E PROJETO Créditos 1.1 a 1.4: Inovação em Projeto 1 ponto por crédito Dar a oportunidade a equipes e projetos de receber pontos pelo desempenho excepcional, acima dos requisitos LEED-NC e/ou desempenho inovador em categorias de Edifícios Verdes, não especificamente abordadas pelo Sistema. 8.

9 OS REQUISITOS SOLUÇÕES GUARDIAN SUNGUARD Usar materiais de construção ou produtos que foram extraídos, coletados ou reciclados, assim como fabricados, dentro de um raio de 805 km do local do projeto por um mínimo de 10% (baseado em custos) do valor total de materiais. Se apenas uma fração de um produto ou material for extraída/colhida/recuperada e fabricada localmente, então apenas aquela porcentagem (por peso) deve contribuir para o valor da região. Usar materiais de construção ou produtos que foram extraídos, coletados ou reciclados, assim como fabricados, dentro de um raio de 805 km do local do projeto por um mínimo de 20% (baseado em custos) do valor total de materiais. Se apenas uma fração de um produto ou material for extraída/colhida/recuperada e fabricada localmente, então apenas aquela porcentagem (por peso) deverá contribuir para o valor da região. A principal matéria-prima que forma a massa de um vidro SunGuard é a areia. As fábricas Guardian no Brasil estão a menos de 805 km de seus fornecedores de areia, o que reduz a energia gasta em transporte e pode gerar pontos LEED. Da mesma forma, com nossa extensa rede de Processadores Independentes SunGuard Select, as chances de que haja um fornecedor a até 805 km de seu projeto são grandes. Para encontrar um Processador SunGuard Select próximo a você, ligue para ou acesse Atingir a penetração da luz do dia em 75% dos espaços normalmente ocupados. Há três formas de se alcançar isso: 1) Atingir um mínimo de 2% de fator de envidraçamento por método de cálculo; 2) Simulação em computador, demonstrando um nível mínimo de iluminação da luz do dia de 269 lux; 3) Registrar medições de luz interior, indicando um mínimo de 269 lux. Alguns espaços estão excluídos desses requisitos, como copiadoras, áreas de armazenamento, salas mecânicas, lavanderias e outras áreas de apoio de baixa ocupação. Exceções podem ser abertas para áreas cuja funcionalidade possa ser prejudicada pela entrada da luz do dia. As decisões são tomadas baseadas nos méritos de cada caso. A série SunGuard oferece uma ampla variedade de controle de luz e calor e a máxima flexibilidade ao seu projeto. A linha High Performance permite alta transmissão de luz visível e alto desempenho de controle solar. Série SunGuard: Disponível em substratos on Clear e on Green. Estão de acordo com a definição de Espectro Seletivo. Isso significa que o ganho de luz visível é pelo menos 1,25 vez maior do que o de calor solar. Esse valor, representado pela unidade LSG, pode chegar a 2,0 nos vidros SunGuard. Para mais informações ou suporte técnico, ligue para ou acesse Garantir a visão direta do envidraçamento para os ocupantes do edifício em 90% de todos os espaços normalmente ocupados. Exceções incluem copiadoras, áreas de armazenamento, salas mecânicas, lavanderias e outras áreas de apoio de baixa ocupação. Outras exceções serão consideradas nos méritos de cada caso. Por escrito, identificar a intenção do crédito da inovação sugerida, o requisito proposto para a aceitação e as estratégias que podem ser usadas para satisfazer as demandas. Com os vidros da série SunGuard, o seu projeto pode alcançar níveis de desempenho energético que substancialmente excedem os requisitos de código de energia. Para mais informações ou suporte técnico na especificação ligue para ou acesse 9.

10

11 Os vidros SunGuard ajudam a ganhar pontos LEED Nenhuma outra empresa oferece mais opções de vidros especiais com revestimento catódico (sputter) pós-temperável do que a Guardian. Nossos especialistas estão sempre dispostos a ajudá-lo a encontrar as melhores soluções técnicas e de produto para aumentar sua pontuação LEED. Para suporte técnico local, ligue para ou visite www. sunguardglass.com. Edificações Certificadas com LEED com vidros SunGuard Galeria de Arte de Ontario, Toronto, ON BioSquare D, Boston, MA Colaboração 3, Greenville, SC Edifício Central da Fluor World, Irving, TX Corporação Hearst, Nova York, NY Heifer International, Little Rock, AR National Business Park Building, Columbia, MD Hotel e Resort Shangri-La, Vancouver, BC Campus da USAA, Phoenix, AZ Winrock, Little Rock, AR Abaixo, projetos com certificações LEED que usam vidros de controle solar e eficiência energética SunGuard combinados ao vidro Guardian UltraWhite com baixo teor de ferro: Biblioteca Clinton, Little Rock, AR Seven World Trade Center, Nova York, NY Heifer International Little Rock, Ar, EUA Arquiteto: WDSD CAIXILHEIRO: Ace Glass processador: Wholesale Glass Distributors vidro: Guardian SunGuard SuperNeutral

12 SunGuard é uma marca registrada da Guardian Industries Corp 2008 Guardian Industries Corp.

SunGuard Vidros de Controle Solar e Eficiência Energética

SunGuard Vidros de Controle Solar e Eficiência Energética SunGuard Vidros de Controle Solar e Eficiência Energética BUILD WITH LIGHT. É exatamente disso que tratam os Vidros de Controle Solar e Efi ciência Energética da Série SunGuard. Através de uma ampla linha

Leia mais

21/03/2012. Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental

21/03/2012. Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental Prof. João Paulo O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações.

Leia mais

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS Com o objetivo de melhorar a eficiência energética das edificações no país foi criada a etiquetagem de eficiência energética de edificações do INMETRO, como

Leia mais

Automação para desempenho ambiental e desenho universal

Automação para desempenho ambiental e desenho universal Automação para desempenho ambiental e desenho universal 58 pontos providos por sistemas de e equipamentos periféricos Eng. Gabriel Peixoto G. U. e Silva Selos verdes AQUA (selo francês HQE) Alta Qualidade

Leia mais

Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios

Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios A certificação muitas vezes é um incentivo necessário para implementação de práticas sustentáveis pelo mercado. Isso porque quantifica e confere

Leia mais

Vidros de controle solar

Vidros de controle solar Vidros de controle solar ARQ5658 Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br 1 PROPRIEDADES IMPORTANTES FATOR SOLAR E RESISTÊNCIA TÉRMICA

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves CTE CONSULTORIA EM GREEN BUILDING DOS 203 EMPREENDIMENTOS CERTIFICADOS LEED, O CTE PRESTOU CONSULTORIA PARA 95

Leia mais

Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica - estudo de caso: a ampliação do Cenpes

Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica - estudo de caso: a ampliação do Cenpes UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica

Leia mais

Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP. O passo a passo para se obter uma certificação

Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP. O passo a passo para se obter uma certificação Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP O passo a passo para se obter uma certificação Arthur Cursino IEE/USP Abril/ 2015 Estrutura da Apresentação Regulamento PBE Edifica Introdução:

Leia mais

Cool Lite. Proteção solar e liberdade de escolha

Cool Lite. Proteção solar e liberdade de escolha Proteção solar e liberdade de escolha Jatobá Green Building Linha S Afl alo & Gasperini Arquitetos Vidros: uma escolha essencial Os vidros de proteção solar da Cebrace são ideais para os seus projetos,

Leia mais

O Vidro de Controlo Solar e Design VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A. www.vitrochaves.com

O Vidro de Controlo Solar e Design VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A. www.vitrochaves.com O Vidro de Controlo Solar e Design www.vitrochaves.com Polivalente para o uso Eficiente da Energia ISOLAR SOLARLUX proporciona uma temperatura ambiente equilibrada Tanto no verão como no inverno. Isto

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

GREENBUILDING BRASIL 2014:

GREENBUILDING BRASIL 2014: REVISTA ANO1 / Nº2 / 2014 GBCBRASIL CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL GREENBUILDING BRASIL 2014: POSIÇÃO DO BRASIL CONSOLIDA-SE NO CENÁRIO MUNDIAL Centro Empresarial Senado: arquitetura que revitaliza

Leia mais

Deixe a luz entrar em sua vida...não o calor!

Deixe a luz entrar em sua vida...não o calor! Família de chapas Lexan* para controle de transmissão solar Deixe a luz entrar em sua vida...não o calor! 2 SABIC Innovative Plastics Chapa Lexan* Solar Control IR* Novo material de cobertura em polímero

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NOSSOS SERVIÇOS: Serviços de consultoria para Certificação LEED ; Projetos técnicos de sistemas integrados; Produtos e soluções tecnológicas

Leia mais

CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA. empreendimentos já certificados LEED NC e CS

CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA. empreendimentos já certificados LEED NC e CS CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA ü Mais de empreendimentos já certificados LEED NC e CS ü Todos com simulação termo-energética realizada por equipe especializada interna ü Atualmente temos

Leia mais

EDIFÍCIOS MAIS EFICIENTES

EDIFÍCIOS MAIS EFICIENTES UMA UMA BASE BASE FORTE FORTE PARA PARA EDIFÍCIOS MAIS EFICIENTES EDIFÍCIOS MAIS EFICIENTES UMA FUNDAÇÃO SÓLIDA A eficiência energética é o alicerce sobre a qual se constrói edifícios melhores, para hoje

Leia mais

ARQUITETANDO O FUTURO

ARQUITETANDO O FUTURO ARQUITETANDO O FUTURO Arq. Emílio Ambasz T J D F T ASSESSORIA DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA Objetivos do TJDFT Cumprir o mandamento constitucional de defesa e preservação do meio ambiente para as

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 336/2014

RESOLUÇÃO N.º 336/2014 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 336/2014 EMENTA: Estabelece o currículo do Curso de Pós-graduação, nível Especialização, MBA em Desenvolvimento Gerencial

Leia mais

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, às vésperas de completar seu primeiro ano de

Leia mais

Principais benefícios. Aplicação. Fachadas, portas, janelas, coberturas e sacadas.

Principais benefícios. Aplicação. Fachadas, portas, janelas, coberturas e sacadas. Produzimos vidros, entregamos soluções. Nova geração O Emerald, vidro verde intenso, permite excelente passagem de luz e controle térmico, sem usar camadas refletivas em sua composição. Excelente passagem

Leia mais

Categoria Franqueador Pleno

Categoria Franqueador Pleno PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2013 Dados da empresa FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Razão Social: Astra Rio Saneamento Básico Ltda Nome fantasia: Astral Saúde Ambiental

Leia mais

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria AMBIENTE EFICIENTE Consultoria ESCOPO DOS SERVIÇOS CERTIFICAÇÃO LEED A certificação LEED pode ser aplicada no Brasil em oito tipologias: Novas Construções (New Construction) Edifícios Existentes Operação

Leia mais

BLI16086003-Ekoglass_folder_A4.indd 1

BLI16086003-Ekoglass_folder_A4.indd 1 BLI16086003-Ekoglass_folder_A4.indd 1 9/18/14 3:16 PM Vidro duplo termoacústico É uma solução formada por duas placas de vidro plano paralelas, separadas por um espaçador, com as bordas hermeticamente

Leia mais

O nosso compromisso é com soluções ambientalmente sustentáveis. Produtos e serviços inovadores que reduzem custos e o consumo de energia.

O nosso compromisso é com soluções ambientalmente sustentáveis. Produtos e serviços inovadores que reduzem custos e o consumo de energia. O nosso compromisso é com soluções ambientalmente sustentáveis. Produtos e serviços inovadores que reduzem custos e o consumo de energia. A Otis lhe apresenta o The Way To Green. O programa The Way To

Leia mais

Armazenamento de Energia Renovável

Armazenamento de Energia Renovável Solar Eólico Armazenamento de Energia Renovável Biomassa Eficiência Energética Comercial Parques Público Rural Industrial Residencial MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA A ANEEL permitiu aos consumidores através

Leia mais

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas Câmara dos Deputados Grupo de Pesquisa e Extensão - Programa de Pós-Graduação - CEFOR Fabiano Sobreira SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Valéria Maia SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Elcio Gomes NUARQ-CPROJ-DETEC Jacimara

Leia mais

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA CONCEITO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PROMOVE INTERVENÇÕES CONSCIENTES SOBRE O MEIO AMBIENTE, ADAPTANDO-O PARA AS NECESSIDADES

Leia mais

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis A Produção de Empreendimentos Sustentáveis Arq. Daniela Corcuera arq@casaconsciente.com.br www.casaconsciente.com.br A construção sustentável começa a ser praticada no Brasil, ainda com alguns experimentos

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future "Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças Visão de mercado do GBC para conduzir Brasil a adoção (Sonho

Leia mais

Sermos reconhecidos por oferecer serviços de excelência. Visão

Sermos reconhecidos por oferecer serviços de excelência. Visão A EMPRESA O corpo técnico da DANNENGE atua a mais de 34 anos na elaboração e implementação de projetos de engenharia, para os segmentos industrial, comercial e residencial, no comércio e representação

Leia mais

EDISON DOMINGUES JR. RAYMOND KHOE LUIZ ROBERTO SOARES

EDISON DOMINGUES JR. RAYMOND KHOE LUIZ ROBERTO SOARES PROJETOS DE HOSPITAIS SUSTENTÁVEIS EDISON DOMINGUES JR. RAYMOND KHOE LUIZ ROBERTO SOARES É importante destacar os benefícios de um edifício sustentável. Os green buildings podem ser definidos pelas seguintes

Leia mais

Sustentabilidade e conforto ambiental em edificações

Sustentabilidade e conforto ambiental em edificações Sustentabilidade e conforto ambiental em edificações Atualmente, a maior parte da população humana vive em centros urbanos e passa período de tempo significativo no interior de edificações, trabalhando,

Leia mais

Único Membro Pleno Brasileiro da IQNet, que tem mais de 1/3 das certificações de SG do mundo. Em 2008 fundou e tem assento no Board da SBAlliance,

Único Membro Pleno Brasileiro da IQNet, que tem mais de 1/3 das certificações de SG do mundo. Em 2008 fundou e tem assento no Board da SBAlliance, CERTIFICAÇÃO Atua desde 1967 formada e mantida pelos professores da Eng. Produção Escola Politécnica USP Há mais de 15 anos certifica Sistemas de Gestão (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção Civil Único

Leia mais

ADICIONANDO SUSTENTABILIDADE AO PROJETO ARQUITETONICO ECOLATINA- 19 DE OUTUBRO DE 2007

ADICIONANDO SUSTENTABILIDADE AO PROJETO ARQUITETONICO ECOLATINA- 19 DE OUTUBRO DE 2007 ADICIONANDO SUSTENTABILIDADE AO PROJETO ARQUITETONICO ECOLATINA- 19 DE OUTUBRO DE 2007 CURRICULUM Paulo Lisboa, arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 1981, com pós-graduação

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil

ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil Autor: Abdala Carim Nabut Neto, MSc. Modelo de Prova (1) Por

Leia mais

Películas para vidros CATALOGO ELETRÔNICO

Películas para vidros CATALOGO ELETRÔNICO Películas para vidros CATALOGO ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO MaxControl Window Film Atuante no segmento de película de controle solar para vidros, trabalhamos com películas de Alta-Performance, utilizando as

Leia mais

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC UMA MARCA AXALTA COATING SYSTEMS Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC Soluções inovadoras para demandas de E-Coat Um início brilhante de classe mundial com proteção anticorrosiva. O mercado altamente

Leia mais

Shaping the future. Together.

Shaping the future. Together. Shaping the future. Together. 140 anos de inovação 1872 Empreendedores tomam a iniciativa e lançam a DÜV para garantir segurança em fabricas 1918 Atividades nos setores de minas e energia 1957 Compromisso

Leia mais

A inovação não é um luxo, mas sim uma necessidade que poderá ajudar a enfrentar as dificuldades da crise

A inovação não é um luxo, mas sim uma necessidade que poderá ajudar a enfrentar as dificuldades da crise A inovação não é um luxo, mas sim uma necessidade que poderá ajudar a enfrentar as dificuldades da crise A Empresa - No mercado nacional desde 1993 - Localização: Com fábrica em Vale de Cambra (50 km a

Leia mais

+ CONFIABILIDADE + GRANDE RESISTÊNCIA + PLUG & PRINT + PRODUTIVIDADE + FACILIDADE DE USO + OPÇÕES

+ CONFIABILIDADE + GRANDE RESISTÊNCIA + PLUG & PRINT + PRODUTIVIDADE + FACILIDADE DE USO + OPÇÕES + CONFIABILIDADE + GRANDE RESISTÊNCIA + PLUG & PRINT + PRODUTIVIDADE + FACILIDADE DE USO + OPÇÕES As soluções de impressão térmica de código de barras da Printronix mantêm sua operação funcionando sem

Leia mais

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code Dream Energis Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia Dream Code Como podemos ajudá-lo a poupar energia? Estimativa de18% de poupança de energia todos os

Leia mais

Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro

Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro SUMÁRIO PANORAMA GERAL... Aspectos ambientais... Ocupação... INVESTIMENTOS E CUSTOS... USO DO TERRENO... LOCALIZAÇÃO... ÁGUA... ENERGIA E ATMOSFERA...

Leia mais

36% 44% 37% 92% 89% 48% www.interface.com United States Headquarters Canadian Headquarters Latin American Headquarters Brasil México

36% 44% 37% 92% 89% 48% www.interface.com United States Headquarters Canadian Headquarters Latin American Headquarters Brasil México Por que Interface? Quando você pensar em carpetes modulares, pense em Interface. Por definição, somos os maiores designers e fabricantes de carpetes modulares do mundo. Por reputação, somos uma empresa

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Brasil. Resumo - Resultados Parceiros Brasil

Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Brasil. Resumo - Resultados Parceiros Brasil Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Resumo - Resultados Parceiros Agosto de 2011 Introdução A quinta edição da pesquisa anual Energy Efficiency Indicator, analisou a opinião

Leia mais

A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL

A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL Adriano Aldrey Pereira Sousa 2 Diana Bárbara Portela Cruz 2 Magno Pereira Correa 2 Claudemir Gomes 3 RESUMO: A necessidade de preservar o meio

Leia mais

Projetando um. Futuro Sustentável.

Projetando um. Futuro Sustentável. Projetando um Futuro Sustentável. UMA NOVA FORMA DE PENSAR. UMA NOVA FORMA DE PENSAR O TODO. UTILITASfuncional Todo projeto tem a finalidade de transformar ideias e necessidades dos clientes em resultados

Leia mais

Otempo em que se escolhiam produtos baseando-se

Otempo em que se escolhiam produtos baseando-se idros especiais Eles são de arrasar Esbanjando tecnologia, vidros especiais surpreendem até os consumidores mais exigentes Divulgação Schott 22 Robax: ambiente aquecido sem riscos e sem sujeiras Otempo

Leia mais

IntelliPak. Unidades do tipo rooftop comerciais

IntelliPak. Unidades do tipo rooftop comerciais IntelliPak I Unidades do tipo rooftop comerciais Fornecendo eficiência líder na indústria, para atender às demandas comerciais de hoje No mundo dos negócios de hoje, eficiência é tudo. Nunca houve uma

Leia mais

2. Produção Arquitetônica e Eficiência Energética

2. Produção Arquitetônica e Eficiência Energética UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL ECO-EFICIÊNCIA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS EDIFICAÇÕES - Versão Revisada e Resumida

Leia mais

...VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA

...VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA REVISTA AU REFERÊNCIAS DE APLICAÇÃO DE PISO ELEVADO O CHÃO QUE VOCÊ PISA......VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA 1- Quais as principais diferenças entre pisos elevados para áreas internas e externas? E

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL

CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL Introdução: A tendência de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente estão tomando conta de diversos setores

Leia mais

Standard Range TNE 2022/23/35 A escada rolante para o novo milênio. TK Elevadores

Standard Range TNE 2022/23/35 A escada rolante para o novo milênio. TK Elevadores Standard Range TNE 2022/23/35 A escada rolante para o novo milênio TK Elevadores Um projeto inovador... A escada rolante Avante é única devido a suas formas arredondadas características, que rompem com

Leia mais

06 de agosto de 2014. Thomas Diepenbruck. Transformando Visão em Valor.

06 de agosto de 2014. Thomas Diepenbruck. Transformando Visão em Valor. 06 de agosto de 2014 Thomas Diepenbruck 1 2 Expertise em engenharia e construção 3500 colaboradores 400+ projetos realizados 48 anos de atuação no Brasil Foco em edificações, obras industriais e de infraestrutura

Leia mais

Benchmarking e Etiquetagem energética em-uso. Professor Roberto Lamberts Edward Borgstein 16/5/2013

Benchmarking e Etiquetagem energética em-uso. Professor Roberto Lamberts Edward Borgstein 16/5/2013 Benchmarking e Etiquetagem energética em-uso Professor Roberto Lamberts Edward Borgstein 16/5/2013 APRESENTAÇÃO Consumo energético 120.000 Consumo de energia elétrica nos setores comercial e público no

Leia mais

Clean Working Clean Living. Green Paper. O que faz o mundo mudar não são pensamentos, idéias ou palavras... São atitudes! *

Clean Working Clean Living. Green Paper. O que faz o mundo mudar não são pensamentos, idéias ou palavras... São atitudes! * Green Paper O que faz o mundo mudar não são pensamentos, idéias ou palavras... São atitudes! * * Albert Einstein millicare: um parceiro em manutenção para construções já existentes. Operação e Manutenção

Leia mais

LANÇAMENTO. Placo Phonique. Solução acústica para seu conforto e tranquilidade.

LANÇAMENTO. Placo Phonique. Solução acústica para seu conforto e tranquilidade. LANÇAMENTO Placo Phonique Solução acústica para seu conforto e tranquilidade. Ssshhh... o silêncio é ouro. O excesso de ruído é uma das principais queixas das pessoas num ambiente. Os ruídos, além de incomodarem,

Leia mais

AVALIAÇÃO ENERGÉTICA VISANDO CERTIFICAÇÃO DE PRÉDIO VERDE

AVALIAÇÃO ENERGÉTICA VISANDO CERTIFICAÇÃO DE PRÉDIO VERDE AVALIAÇÃO ENERGÉTICA VISANDO CERTIFICAÇÃO DE PRÉDIO VERDE Maria Fernanda Martinez (1); Marta Baltar Alves (2); Paulo Otto Beyer (3) (1) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Universidade Federal

Leia mais

Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia Solar para Aquecimento de Água

Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia Solar para Aquecimento de Água Seminário: COPA DO MUNDO DE 2014 NORMATIZAÇÃO PARA OBRAS SUSTENTÁVEIS Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia

Leia mais

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70%

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% USO DE ENERGIA EMISSÕES DE CO2 USO DE ÁGUA RESÍDUOS SÓLIDOS 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% Certificado Prata Ouro Platina Prevenção de Poluição nas Atividades de Construção: Escolha do terreno Densidade

Leia mais

Economia de Energia. Na Modernização de elevadores

Economia de Energia. Na Modernização de elevadores Economia de Energia Na Modernização de elevadores Importância do Elevador O elevador é o equipamento mais importante do edifício. Moradores de prédios passam em média meia hora por semana dentro do elevador.

Leia mais

Ferramentas de Suporte Normas de Manuseio e Aplicação de Vidros Garantia. Guardian SunGuard

Ferramentas de Suporte Normas de Manuseio e Aplicação de Vidros Garantia. Guardian SunGuard G u a r d i a n I n d u s t r i e s C o r p. M a n u a l T é c n i c o I N T R O D U Ç Ã O _ 5 T I P O S D E V I D R O S _ 7 Vidro Monolítico Vidro Termoendurecido Vidro Temperado Vidro Laminado Vidro

Leia mais

ENERGY EFFICIENCY INDICATOR

ENERGY EFFICIENCY INDICATOR ENERGY EFFICIENCY INDICATOR Resultados 2011 Parceiros Brasil 1 A PESQUISA ENERGY EFFICIENCY INDICATOR Em sua quinta edição, a pesquisa atingiu quase 4 mil respondentes A pesquisa global Energy Efficiency

Leia mais

MUSEU DO AMANHÃ - SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO E PINTURA REFLETIVA IMPERMEABILIZANTE RESUMO

MUSEU DO AMANHÃ - SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO E PINTURA REFLETIVA IMPERMEABILIZANTE RESUMO MUSEU DO AMANHÃ - SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO E PINTURA REFLETIVA IMPERMEABILIZANTE Autores: Flávio de Camargo e Elizangela Marta Struliciuc Apresentador: Flávio de Camargo Palavras Chaves: sustentabilidade;

Leia mais

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades B:mais Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades B:mais:seguro Painéis de Controle de Intrusão da Série B Proteja pessoas e propriedades com a Série B da Bosch. Estes sistemas

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

cidades verdes OUTUBRO 2014

cidades verdes OUTUBRO 2014 cidades verdes ESPAÇOS DE QUALIDADE OUTUBRO 2014 Edifício Cidade Nova Universidade Petrobras 1987 Ano de Fundação Parque Madureira Rio+20 1999 2007 2010 Alinhamento com Agenda 21 1 o LEED NC Core & Shell

Leia mais

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School Escola verde Green School Sobre o Colégio Positivo Início das aulas: 18 de fevereiro de 2013 Lançamento oficial: 26 de março de 2013 Proposta de ensino bilíngue (português/inglês) Cerca de 350 alunos,

Leia mais

Programa Telhados Verdes São Paulo

Programa Telhados Verdes São Paulo Programa Telhados Verdes São Paulo Um telhado pode ter múltiplas funções inovadoras, atuando simultaneamente em diversas frentes de sustentabilidade. Qual a utilidade de um telhado? Prevenção de enchentes

Leia mais

Selo LEED de Construção Sustentável

Selo LEED de Construção Sustentável Página: 1/7 Elaborado por: Rita Toscano Verificado por: Karen Carolina Martins Aprovado por: Plínio Pereira Data Aprovação: 19/08/2014 A Empresa abaixo identificada declara conhecer perfeitamente este

Leia mais

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto Isolamento acústico e poupança de energia com o vidro cria propriedades de isolamento acústico e térmico para uma melhor qualidade de vida. Mais de 80%

Leia mais

Experiências em Sistemas de Cogeração e Climatização. Pedro Luiz M. da Silva Jr. psilva@comgas.com.br

Experiências em Sistemas de Cogeração e Climatização. Pedro Luiz M. da Silva Jr. psilva@comgas.com.br Experiências em Sistemas de Cogeração e Climatização Pedro Luiz M. da Silva Jr. psilva@comgas.com.br Distribuição de gás natural em São Paulo Comgás Gás Brasiliano Gás Natural SPS Citygates Existentes

Leia mais

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo construçãocapítulo1: Capítulo 1 Modelagem de informações de A modelagem de informações de construção (BIM) é um fluxo de trabalho integrado baseado em informações coordenadas e confiáveis sobre um empreendimento,

Leia mais

EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING

EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING Dilmer Rodrigues, Sergio Perensin Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) Av. Príncipe de Gales, 821 - Bairro Príncipe de Gales - Santo André,

Leia mais

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM ILUMINAÇÃO

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM ILUMINAÇÃO CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM ILUMINAÇÃO CENTRO DE TREINAMENTOS EXPER DESCRIÇÃO DOS CURSOS Os cursos oferecidos pela EXPER Soluções Luminotécnicas visam à atualização dos profissionais ligados a área de iluminação

Leia mais

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Texto Preliminar Completo - Agosto 2011 INTRODUÇÃO Começam a existir no Brasil um bom número de edifícios com

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Guia KIP Green Eco A cor da KIP É VERDE A KIP tem um compromisso com o desenvolvimento de projetos de produtos que promovam a saúde e a sustentabilidade ambiental. A nossa meta é melhorar e aprimorar de

Leia mais

6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais

6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais 6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais Os projetos de sistemas prediais elétricos, de ar condicionado e iluminação com foco para atender requisitos de conservação de energia na etiquetagem do PROCEL/

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA ENERGÉTICA

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA ENERGÉTICA 20o. Prêmio Expressão de Ecologia arte: Felipe Cunha 2012-2013 SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA ENERGÉTICA Beirais: amplos, com 1,5 m de largura, além de dar segurança aos trabalhos de manutenção externa, auxiliam

Leia mais

OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO

OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO Leticia Neves Gerente de Eficiência Energética Wagner Oliveira Coordenador de P&D SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CERTIFICAÇÕES

Leia mais

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO ABRAVA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REFRIGERAÇÃO, AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO - APRESENTAÇÃO DA ABRAVA - APRESENTAÇÃO DE CASE - ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO - ENGENHARIA DE SISTEMAS TÉRMICOS

Leia mais

Vidro isolante para mais luz e calor

Vidro isolante para mais luz e calor Vidro isolante para mais luz e calor Vidro isolante para mais luz e calor NEUTRALUX é o vidro de maior isolamento térmico da ISOLAR. Funciona sobre três princípios muito simples: Uma das superfícies do

Leia mais

Apresentação das Peças Catalogo TOP Catalogo TOP O material tem as cores da identidade visual, Azul e Verde que simbolizam a união da Remaster com a tecnologia e a natureza, um produto ambientalmente correto.

Leia mais

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida Soluções inteligentes em energia Energia para a vida O Brasil e o mundo contam com a nossa energia. A Prátil é uma empresa de soluções inteligentes em energia, que atua nos segmentos de infraestrutura

Leia mais

Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável

Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável São Paulo, Nov. 2014 Fernando Resende Gerente Mercado Construção Civil Brasil Head do Programa EcoCommercial Building no Brasil

Leia mais

Disciplina Construção de Edifícios - Engenharia Civil - UFJF. Prof. Pedro Kopschitz Xavier Bastos

Disciplina Construção de Edifícios - Engenharia Civil - UFJF. Prof. Pedro Kopschitz Xavier Bastos Disciplina Construção de Edifícios - Engenharia Civil - UFJF Prof. Pedro Kopschitz Xavier Bastos Uso irresponsável dos recursos naturais: Erosão do solo Contaminação de lençóis de água Extinção de espécies

Leia mais

Disjuntores de média tensão IEC a vácuo de 12kV, 17.5kV e 24kV. Disjuntores W-VACi Uma escolha segura de uma fonte confiável

Disjuntores de média tensão IEC a vácuo de 12kV, 17.5kV e 24kV. Disjuntores W-VACi Uma escolha segura de uma fonte confiável Disjuntores de média tensão IEC a vácuo de 12kV, 17.5kV e 24kV Disjuntores W-VACi Uma escolha segura de uma fonte confiável Potência para os negócios no mundo todo Automotivo A Eaton fornece energia para

Leia mais

Você se lembra da sua primeira experiência com vidro laminado? Como foi e como o vidro o ajudou em seu design?

Você se lembra da sua primeira experiência com vidro laminado? Como foi e como o vidro o ajudou em seu design? Notícias sobre vidro laminado 2014 ENTREVISTA MURPHY & JAHN ARCHITECTS FRANCISCO GONZALEZ-PULIDO: "EU REALMENTE QUERIA SER PARTE DO DESIGN" LGN conversou com Francisco Gonzalez-Pulido, presidente e sócio

Leia mais

Envolventes Tecnologia y Sustentabilidad. VIII Congresso SISTECCER. Rosario Argentina. Arq. Consultor Paulo Duarte. 09/Agosto/2012

Envolventes Tecnologia y Sustentabilidad. VIII Congresso SISTECCER. Rosario Argentina. Arq. Consultor Paulo Duarte. 09/Agosto/2012 Envolventes Tecnologia y Sustentabilidad VIII Congresso SISTECCER Rosario Argentina Arq. Consultor Paulo Duarte 09/Agosto/2012 Requisitos para o Envelope do Edifício O Envelope é formado pelas Fachadas

Leia mais

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade.

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Realização: Parceiro: Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Cesar Ramos - Gerente de projetos da Yuny Incorporadora Daniel Gallo - Gerente

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações

Desempenho Térmico de edificações Desempenho Térmico de edificações PROFESSORES Roberto Lamberts Deivis Luis Marinoski Unidade deportiva Atanasio Girardot - Medellín ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura introdução Tecnologias disponíveis

Leia mais

COMPROMISSO E CONTRIBUIÇÃO DA ULMA COM A CERTIFICAÇÃO LEED

COMPROMISSO E CONTRIBUIÇÃO DA ULMA COM A CERTIFICAÇÃO LEED COMPROMIO E CONTRIBUIÇÃO DA ULMA COM A CERTIFICAÇÃO LEED O QUE É LEED LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de certificação de construção verde reconhecido internacionalmente que

Leia mais

Catálogo de Produtos. ReneSola no mundo. Iluminação eficiente. A ReneSola se preocupa tanto com o meio ambiente...

Catálogo de Produtos. ReneSola no mundo. Iluminação eficiente. A ReneSola se preocupa tanto com o meio ambiente... no mundo Canadá Alemanha Rússia EAU Shenzhen Jiashan China EUA Panamá Chile Índia Deli Tailândia Malásia A se preocupa tanto com o meio ambiente...... que até o edifício onde seu escritório está localizado

Leia mais

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Política Global Novartis 1 de março de 2014 Versão HSE 001.V1.PT 1. Introdução Na Novartis, nossa meta é ser líder em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE).

Leia mais

Sistema IBM PureApplication

Sistema IBM PureApplication Sistema IBM PureApplication Sistema IBM PureApplication Sistemas de plataforma de aplicativos com conhecimento integrado 2 Sistema IBM PureApplication A TI está vindo para o centro estratégico dos negócios

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS EM EDIFÍCIOS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS EM EDIFÍCIOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS EM EDIFÍCIOS Roberto Lamberts, PhD. Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC Laboratório de Eficiência Energética em Edificações LABEEE Conselho Brasileiro

Leia mais