representação da mulher em: o berro do cordeiro em nova york.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "representação da mulher em: o berro do cordeiro em nova york."

Transcrição

1 representação da mulher em: o berro do cordeiro em nova york. O presente artigo tem como pretensão mostrar, dentro do romance O Berro do Cordeiro em Nova York (1995), da escritora latino-americana matogrossense Tereza Albues a construção da protagonista narradora. Será enfatizado que a personagem colocada em cena é vítima do poder agressor local praticado pelos donos do capital, que tratam seus subalternos com injustiça e preconceito. Conseguintemente, sua trajetória é marcada por apagamentos e migrações. Porém, é configurada, na narrativa, uma situação que serve como ferramenta para emancipá-la Dessa forma a personagem passa por um processo de metamorfose: de objeto transforma-se em sujeito de sua História. PALAVRAS CHAVES: ficção; realidade; poder; migração; memória. Carmelita 1 Tereza Albues escritora mato-grossense nasceu em Várzea Grande em 24 de agosto de Graduou-se, nas décadas de 70, pela UFRJ em Direito, Letras e Jornalismo. Em 1983, mudou-se para os Estados Unidos, onde residiu até 05 de outubro de 2005, data de seu falecimento, quando foi vítima de um câncer. Tereza Albues é autora de uma produção literária que tem o romance como gênero predominante, embora também tenha escrito contos. Sua estréia literária oficial ocorreu em 1980, com a escritura do romance Pedra Canga, que foi publicado no Rio de Janeiro, em Posteriormente, sua produção seguiu com os seguintes romances: Chapada da Palma Roxa (1991), Travessia dos Sempre Vivos, (1993), O Berro do Cordeiro em Nova York, (1995) e a Dança do Jaguar (2000). 1 Mestranda em Letras (Literatura e Práticas Culturais) da Universidade Federal da Grande Dourados.

2 O Berro do Cordeiro em Nova York, caracteristicamente, dilui as fronteiras de gênero, oscilando entre autobiografia/romance, ficção/ memória, realidade/imaginação. Nele é descrito, explicitamente, a trajetória de uma família pobre perambulando de um lugar para o outro no espaço de Mato Grosso em busca de sobrevivência. Destaca-se a narradora personagem Tereza Albues que enfatiza com muita propriedade as várias peripécias que teve que passar, durante sua infância no campo: as opressões, os preconceitos, a fome e as injustiças. Sua vida foi marcada por exílios. Quando criança vivia deslocando-se de um lugar para o outro, quando adulta as migrações continuaram, de Mato Grosso para Rio de Janeiro e deste para Nova York. Um aspecto revelado na estrutura do romance e essencialmente importante é o entrecruzamento entre os dois espaços onde a urdidura se passa: Brasil (o sítio chamado cordeiro em Mato Grosso) e Estados Unidos (Nova York). No título do romance, esses dois espaços estão entrecruzados, mesclados, imbricados. O sitio Cordeiro personifica-se, e berra, em Nova York, através da voz de Tereza Albues. Conforme Leonice Rodrigues Pereira, 2 O berro, presente não só no título do livro mato-grossense, mas em todo o seu texto, apresenta o sentido de rebeldia diante das situações experimentadas pela protagonista, o que contraria o uso convencional do termo cordeiro, carregado da idéia de obediência e de passividade (PEREIRA, 2007, p. 27). O berro pode ser entendido como uma metáfora construída pela escritora para denunciar as injustiças presenciadas durante a sua infância. Através de sua memória, ela traz para o presente os maus tratos praticados pelos donos do capital, a impunidade dos latifundiários, a escravidão branca e o preconceito racial. Embora o romance apresente uma gama bastante extensa de temas, este estudo será focado na trajetória da narradora-personagem Tereza, ressaltando as humilhações, as opressões e os maus tratos vivenciados por ela durante a sua existência, sobretudo, durante sua infância e adolescência. 2 Professora no campus Jane Vanini UNIMAT Cáceres/MT

3 Por isso, cito a seguir vários fragmentos retirados do romance que evidenciam as várias situações de preconceitos raciais, vividas por ela. Tereza costumava ir à casa de Vitor e Gertrudes família tradicionalbrincar com sua amiguinha Eunice, uma das filhas do casal. Ela passava tardes brincando, no quintal, debaixo do imenso pomar, carregado de laranjeiras. Porém, em um desses dias vivenciou um episódio que a deixou marcada para sempre. O fato remói e faz doer seu estômago cada vez que se lembra, e que resolveu imortalizá-lo através desse registro. Um dia ao chegar, na bela mansão, pela porta dos fundos (esta entrada que me era permitida), encontro Dona Gertrudes, a mãe de Eunice, na cozinha, descascando uma laranja. Ela me examina da cabeça aos pés como se estivesse procurando algo, me encolho, o que ela está querendo comigo? Achei, ela grita enquanto arregalo os olhos em fogo, esta presilha é muito minha. Procurei-a na casa inteira, veja só onde a encontro, pendurado nos seus trapos. Avança e arranca da minha blusa vermelha um alfinete de fraldas que eu estava usando pra esconder o rasgão da roupa. Fico com a barriga de fora, envergonhada me defendendo, esse alfinete é meu, por favor, preciso dele. Está me chamando de mentirosa? Era só o que me faltava, ser destratada na minha própria casa por uma molambenta, some da minha frente, infeliz, antes que eu perca a paciência. (B C, 1995, p ). Tereza, mesmo sabendo que era inocente, e que as acusações eram injustas, nada dizia para se defender. Observada pelos colegas e pelos empregados, quase morreu de vergonha. Seu rosto queimava como um fogo. Arrasada e chorando saiu correndo, tapando com as mãos a nudez devido o rasgão na roupa feito por dona Gertrudes. Mal pode esquecer a experiência vergonhosa com Gertrudes, outro episódio semelhante voltou a acontecer, dias depois, porém, dessa vez, com outra antagonista - dona Isabel - no papel principal.

4 Aconteceu. Em plena luz do dia com testemunhas e tudo. Num domingo de sol quando estreei garbosamente um lindo par de sapatos na missa das nove na igreja de São Gonçalo, aconteceu. Dona Isabel me interceptou à saída, dedo em riste no meu peito, furando o vestidinho surrado de opala azul com florzinhas vermelhas. Ei, olha aqui, sua atrevida! Você é pobre, de onde tirou esse sapato tão chic? Foi o tio Guido quem me deu, respondi, intimidada. Mas não pode usá-lo, é calçado de gente rica. Você é pobre! Pobre! Ouviu! Repetiu levantando a voz colérica. Eu sem saber o que fazer olhado pro sapato azul-marinho de camurça com listras vermelhas e laços brancos, salto Anabela, minha vaidade e alegria se desvanecendo num misto de culpa e medo. Dona Isabel, eu ganhei eles, foi presente, repito quase chorando, com vergonha, dos curiosos que começam a se juntar na calçada da igreja ( B C, 1995, p. 156). A menina, de apenas dez anos, não tinha bagagem suficiente para entender que o preconceito era institucionalizado e traçava suas regras. Tinha vontade de revoltar-se, de berrar expor o nó de revolta que comprimia seu estômago, bater o pé e dizer por ex: que os sapatos lhes pertenciam e ninguém poderia lhe impedir de usá-los. Ao invés disso, voltava para casa, escondia- os como se fossem roubados. Sabia que mesmo humilhada, enxotada não poderia berrar a sua dor, porque o poder poderia esmagá-la (BC, 1995, p. 156). (...) Papai vamos unir e berrar nossa dor, protestar contra essa série de violências que há mil anos estão perpetrando entre nós, nossa geração passada, e outras que virão, não vê que o nosso silêncio é cumplicidade? Alguém tem que gritar para que esses abusos terminem. Vamos começar agora. Não minha filha, psiu! Fica quita, eles têm poder, esmagam a gente, com o calcanhar de suas botas, feito baratas (BC, 1995, p.156).

5 O preconceito vivenciado pela autora é um traço muito constante na narrativa. Em muitas partes do romance, ela deixa claro que o tratamento desumano que recebia devido à cor de sua pele, tinha origem na sua própria família. Tereza, logo cedo, na sua tenra infância percebeu que sua mãe, dedicava mais atenção ao seu irmão Gabriel, de pele clara. Ela estava sempre em segundo plano. Tratamento semelhante recebia de suas cinco tias e de sua avó Antonina: que se diziam brancas legítimas, não me perdoavam a cor da pele. Racistas ferrenhas, tinham vergonha de ter na família uma negrinha, como me chamavam (BC, 1995, p. 42). A família, de um modo geral, mostrava-se indiferença a sua presença, a ignorava, eram rudes, e frequentemente, a escorraçavam de perto deles, com exceção de seu pai Venâncio que sempre a tratava com carinho e respeito. Tereza, ainda menina, por intermédio de Siá Rumania, descobriu que o motivo dos maus-tratos recebidos tinha raiz e vinha de longa data, estava relacionado ao casamento de seus pais. Seus avôs maternos, brancos e donos de Engenho, não consentiram o casamento porque seus avôs paternos além de não terem posses também eram negros. Diziam filho de negro, negro é. E de todos os filhos do casal, Tereza foi a única que nasceu com as características do pai pele escura, cor de canela, cabelos crespos. Inclusive quando seu irmão Gabriel nasceu, a avó ficou muito feliz por ele ter traços finos e deu graças a Deus por não ter um netinho negro. Um aspecto muito importante a ressaltar na personalidade da Tereza criança oprimida- foi o seu reconhecimento na alteridade. Aos poucos, adquiriu autoconsciência de sua condição de sujeito inferior e começou a agir no sentido da transformar a sua realidade. Então, começou a colocar em prática um projeto quase utópico de libertação: Estudar. Porém, até nisso ela era vedada. Suas próprias tias- hóspedes permanentes a impediam de estudar, criando situações repletas de obstáculos para que Tereza não se aproximasse dos materiais escolares. A luta com as tias redobrava-se, e quase sempre tinha que estudar às escondidas. Em muitas ocasiões, quando era flagrada desempenhando tal tarefa, escondia imediatamente, livro, caderno, lápis e apontador. Mas de acordo com a autora, as dificuldades que eram criadas se tornavam em grande desafio que serviam como motivação para empenhar-se e estudar cada vez mais. Desta maneira, lançava-se com fúria

6 em seus estudos, refugiando-se no misterioso mundo dos livros, revistas e gibis. Estratégia bem sucedida que serviu, de um lado, para distanciar-se de suas tias analfabetas, as quais não admitiam que Tereza - uma criatura inferior soubesse ler e escrever-, dizendo: essa menina é presunçosa, quer imitar os ricos, quem ela pensa que é? (BC, 1995, p. 54). E por outro lado, foi beneficiada em suas notas, que passaram a ser habitualmente dez em todos os conteúdos ministrados na escola. Tereza, mesmo criança, sabia que o estudo poderia ser um subterfúgio para uma possível reviravolta futura. Amadurecimento que fica explícito na afirmação seguinte: (..) Não foi difícil concluir que os estudos era minha arma, só através dele eu me distanciaria da opressão daquelas mulheres, haveria de conseguir respeito, admiração e liberdade para fazer o que quisesse, dispunha de um trunfo poderoso em minhas mãos. Eu tinha apenas oito anos, o amadurecimento madrugando com a visita da dor antecipada, me fazendo crescer interiormente, embora na aparência a menina continuasse feia e desajeitada à medida que caminhava sem pressa para a adolescência (B C, 1995, p. 54). O pai de Tereza, cansado de ser vítima das urdiduras praticadas pelos latifundiários, cansado de servir de mão de obra escrava barata, migrou para Cuiabá. Alugou uma casa no porto, onde de tão pequena a família vivia empilhada. Comprava verduras e revendia na rua para sustentar a família. E nesse novo espaço, Tereza passou por um novo desafio. Apresentou-se no Colégio, particular Imaculado Coração de Maria. Participou do processo seletivo para admissão e foi classificada com excelentes notas. Os pais de Tereza a matricularam nesse Colégio cofiando nas promessas de um famoso deputado local, que garantiu colocar seu nome na lista dos contemplados pela LBA. Porém, a tal promessa nunca foi cumprida. A diretora teve paciência e permitiu que Tereza estudasse, ali, durante um tempo, por conta de suas boas notas, mas, posteriormente a expulsou. O pai de Tereza, ao conversar com o deputado sobre o assunto, cobrando-lhe, a bolsa prometida, este lhe disse:

7 olha, Venâncio, o Colégio Coração de Maria é escola de rico, você é pobre, e pra gente na sua condição, tem o Colégio público, gratuito (BC, 1995, p.152). Passado algum tempo, a jovem mulher Tereza é obrigada a deixar sua família. Vai para o Rio de Janeiro, e lá consegue um emprego como auxiliar de escritório. Tereza estava feliz, a nova vida era tudo o que queria liberdade contudo, adaptar-se a outra cultura não foi um processo fácil. Sofreu a tortura do esmagamento cultural. Seu modo de vestir, de falar, de andar denunciava que era moça do interior, e por conta disso foi motivo de muitas chacotas. Não sabia nem discar os números do telefone, desconhecia as gírias, atrapalhava-se nos bondes, nos ônibus lotado, nos elevadores e nas feiras (BC, 2005, p.145). Tudo piorou quando, ao não ceder ao assedio do patrão foi imediatamente despedida. Mas como a própria escritora afirma: temos muitos rios correndo dentro de nós, cada qual com a sua natureza, podemos submergir ou flutuar, depende de como lidamos com as suas águas. Tem gente que se deixa apanhar pela correnteza bravia e dela jamais se desvencilha por covardia ou conformismo (BC, 1995, p.130). Esse não é o caso de Tereza, que rapidamente refez-se. Saiu a campo a procura de um novo emprego. Teve muita sorte. Foi admitida, em uma empresa numa companhia Italiana de gás engarrafado. Iniciou como auxiliar de secretária do Dr. Giovannoni, mas logo foi promovida para secretária da diretoria. Ganhava muito bem. Não acreditava que ela - de menina do Cordeiro que emergira dum rancho de lacraias estava secretariando um poderoso diretor de uma companhia internacional. Mas era difícil para Tereza suportar a prepotência do Dr. Giovannoni, que a menosprezava afirmando sempre que Tereza era pobre! Pobre! Pobre! Ali estava Dr. Giovannoni, me encarando, olhos escancarados, em pé, se agitando, tomando as proporções de Mussolini, me apontando. Você é pobre, fique no seu lugar (BC, 1995, p.157). Teresa começou a odiar o carcamano fascista que parecia sempre querer determinar o seu lugar na vida. As palavras você é pobre! Pobre! Pobre! Ampliava-se, inflamava-se dentro dela, queimando-a como fogo. Teve vontade de berrar, até tentou desencavar o berro da menina de dois anos que um dia foi ouvido em Nova York, mas não foi capaz: revirei minhas vísceras, busquei-o com as mãos em sangue, mas não consegui arrancá-lo, emperrou, amedrontado que estava por anos de repressão, agora repisado pela bota Italiana (BC, 1995, p.152). Na sua condição de niilização, ela não

8 conseguia exprimir nem um gemido para denunciar. Após cinco anos na empresa, suportando as humilhações, pediu demissão da companhia. Fez vestibular para a Faculdade Nacional de Direito, arranjou um excelente emprego na área de Educação e Cultura, fez economias, comprou carro, apartamento, viajou para a Europa. Fez questão de passar em Milão, porque ali residia seu eis patrão, Dr. Giovannoni. Vejo a passagem por Milão como um projeto pessoal de Tereza, em materializar seu desejo de revide. Seu objetivo era mostrar para o ES patrão que mesmo após tanto opressão, ela tinha conseguido, através de seus esforços, emancipar como sujeito, conseguindo um lugar de destaque e respeito na sociedade. Ao chegar ao aeroporto de Milão, fez questão de ligar par Giovannoni que ficou surpreso com sua presença em Milão. Como um bom cavaleiro, ofereceu a ela e sua irmã hospedagem em sua casa, mas ela gentilmente agradeceu, informando-o que já havia feito reserva em um hotel. Então, o Dr. fez questão de convidá-la para um jantar em sua residência. Nessa noite Tereza esforçou-se o máximo em esbanjar sua riqueza: usou vestido de seda pura, sapatos elegantes, jóias, sua irmã que também estava com ela se vestiu elegantemente. Ao adentrar na mansão do Dr. não pode deixar de perceber seu assombro diante do que via, diante de seu comportamento Tereza tinha certeza que a concepção determinista do Dr. havia desmoronado. Ele e a esposa nos ofereceram um verdadeiro banquete, (servido em mesa finamente decorada, candelabro e talheres de prata, copos de cristais) regado a vinhos e iguarias finas, eu a eis secretária pobretona, convidada de honra, ocupando um lugar de destaque à mesa, nem precisei berrar a minha vitória, pra quê? Ele estava me oferecendo o troféu de mão beijada. (...) Gertrudes e Dona Izabel também me convidariam para um almoço, me receberiam na enorme sala de vistas com móveis de jacarandá, a parede abarrota de quadros da família. A mesma sala que em criança me era vedada a entrada (BC, 1995, p. 159).

9 A ação da Tereza de fingir que aceitava as agressões psicológicas do Dr. Giovannoni durante o tempo que trabalhou em sua companhia faz lembrar a civilidade dissimulada, discutida por Homi Bhabha (2003, p.139), em que o suposto nativo faz aquilo que se espera e age de acordo com as regras estabelecidas. No entanto, dentro do seu ser planeja o revide, o contra-ataque. Logo, Tereza, para poder resistir, faz de conta que aceita o que lhe é imposto para poder negar no momento apropriado. Com a civilidade dissimulada, Tereza, na sua condição de oprimida, ganha tempo e força para a hora do combate. Tudo isso sem que o opressor- Giovannoni - percebesse. Nessa linha de pensamento, também se verifica a cordialidade, mas não a do cortês e sim a cordialidade da sobrevivência Tereza mostrase equilibrada, através da máscara, se ajusta na imposição que vem de cima para baixo para poder sobreviver, na confiança de que haveria uma hora em que poderia agir. De acordo com Silviano Santiago (2006, p. 223), A máscara brasileira mostra o retorno das tradições nativas do mundo contemporâneo para que o homem moderno possa recarregar as baterias da sobrevivência. (...) A máscara é censura velada é recalque. Foi uma forma encontrada por Tereza como estratégia de defesa contra as hostilidades, as transgressões e os maus tratos vividos durante sua existência. Através do disfarce e subterfúgio, ela conseguiu munição para suportar as amarras opressoras vivido durante todos os episódios de sua existência. Santiago apud Otavio Paz (2006, p. 246) menciona que A cordialidade é uma arma, é uma peça de resistência é a defesa do individuo contra a sociedade. Outro aspecto a sublinhar na personalidade da narradora protagonista é seu espírito nômade que sempre a acotovela, não suporta a vida sedentária. Dessa vez, sua viagem alcança vôos mais altos, vai morar em São Francisco, Califórnia, e depois, em Nova York: ali vivi momentos de felicidades indescritíveis. Conhece vários lugares. Vive vários amores. Contudo, continua ligada ao espaço de Mato Grosso, faz questão de não perder sua identidade, de não cortar o cordão umbilical que a liga ao cerrado, ao pantanal. E crítica, ferozmente, a atitude dos vários Severinos que encontrou nos Estados Unidos, brasileiros que, com menos de dois anos de residência, dizem que esqueceram o português, têm vergonha da

10 própria cultura, não querem se relacionar com os patrícios, falam mal do Brasil, tentam desesperadamente se americanizar macaqueando trejeitos e costumes (BN, 1995, p. 136). Tereza possui uma atitude de insurgência, escreve a partir de seu locus de enunciação, faz questão de falar sobre sua cultura, sua geografia, sua história, traz sempre em sua companhia uma pedrinha, que apanhou do sitio do cordeiro. Sempre nos momentos difíceis buscava forças olhando para a pedra, ao tocá-la era como se estivesse tocando o chão de Mato Grosso. Apesar das experiências tortuosas, Tereza sobreviveu. Possui total domínio sobre o passado. Aparenta equilíbrio, e é capaz até de dar risada. E diante dos obstáculos ela era capaz de: armar uma rebelião, arrebentar a casca, sair pela mata adentro ou afora, se desvencilhando dos cipós das teias de aranha que insistem na sua permanência, ganhar o sol, a lua, o fogo, queria estar na circunferência do mundo, e correr o risco de estar viva (BC, 1995, p.236). Enquanto os filhos Jason e Michael estão na escola, sai andar pelas ruas de Nova York, aproveita para dar uma volta no West Village, começando pela Bleecker Street. Atravessa a Washington Square. Em pleno meio dia, dá de cara com várias pessoas que a abordam, oferecendo-lhe drogas, observa que bem do lado tem um parque azulado de policiais, que nada percebem (BC, 2005, p. 19); continua sua caminhada, observa as loja os barzinhos, restaurantes, dá de cara com a transculturação, o hibridismo ao passar por dezenas de babás jamaicanas, latinas, africanas e assim sucessivamente.

11 Bibliografia ALBUES, Tereza. O Berro do Cordeiro em Nova York. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, BHABHA, Homi k. O Local da Cultura. Tradução de Myrian Ávila, Eliana L.L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, PEREIRA, Leonice. Dois espaços dois momentos: Anarquistas Graças a Deus, de Zélia Gattai, e o Berro do Cordeiro em Nova York, de Teresa Albues. In: Revista ECOS, Linguistica e Literatura. Cáceres-MT: Editora Unemat, SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso Latino-Americano. São Paulo: Editora Perspectiva, SANTIAGO, Silviano. As raízes e o Labirinto da América latina. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Narrador Era uma vez um livro de contos de fadas que vivia na biblioteca de uma escola. Chamava-se Sésamo e o e o seu maior desejo era conseguir contar todas as suas histórias até ao fim, porque já ninguém

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Kerr; Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Revista Veja 18 de Fevereiro de 2009 Efésios 6. 1-4! Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

USUÁRIO QUE APANHOU NA PRISÃO, SOFREU

USUÁRIO QUE APANHOU NA PRISÃO, SOFREU NOME LUIS FILIPE PERTENCENTE A ALGUMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL? ESTADO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO (RJ) NOVA FRIBURGO DESCRIÇÃO DO CASO QUALIFICAÇÃO SEXO MASCULINO IDADE 22 25 COR GRAU DE INSTRUÇÃO

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

trou - de deitar. A escrita sempre foi uma descarga de qual vou naquela tarde. Curava feridas velhas como... Suspirou.

trou - de deitar. A escrita sempre foi uma descarga de qual vou naquela tarde. Curava feridas velhas como... Suspirou. ENTRE O AMOR E O SILÊNCIO Capítulo 1 trou de deitar. A escrita sempre foi uma descarga de qual nov vou naquela tarde. Curava feridas velhas como... Suspirou. es ensoparem o rosto, o traves infantilidade.

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

OS DIREITOS DA CRIANÇA. Fanny Abromovich (O mito da Infância Feliz)

OS DIREITOS DA CRIANÇA. Fanny Abromovich (O mito da Infância Feliz) OS DIREITOS DA CRIANÇA Fanny Abromovich (O mito da Infância Feliz) Nós crianças, pedimos que os adultos pensem um pouco nos direitos que temos de viver de um jeito legal com mais atenção para aquilo que

Leia mais

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo.

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo. I Uma vez, quando eu tinha seis anos, vi uma figura magnífica num livro sobre a floresta virgem, chamado Histórias vividas. Representava uma jiboia engolindo uma fera. Esta é a cópia do desenho. O livro

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

SÉRIE 6: MODOS DE VIDA

SÉRIE 6: MODOS DE VIDA 23 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS DE VIDA Gustave Caillebotte Esboço para Paris, um dia chuvoso 1877 Óleo sobre tela. 24 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 Mensagem Pr. Mário Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 VOCÊ RECONHECE ESTES SÍMBOLOS? E ESTES SÍMBOLOS? E ESTES? A BÍBLIA TAMBÉM TEM SEUS SÍMBOLOS ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO AO LONGO DA

Leia mais

Conto n.o 5: A minha mãe é a Iemanjá 24.07.12. Ele ficava olhando o mar, horas se o deixasse. Ele só tinha cinco anos.

Conto n.o 5: A minha mãe é a Iemanjá 24.07.12. Ele ficava olhando o mar, horas se o deixasse. Ele só tinha cinco anos. Contos Místicos 1 Contos luca mac doiss Conto n.o 5: A minha mãe é a Iemanjá 24.07.12 Prefácio A história: esta história foi contada por um velho pescador de Mongaguá conhecido como vô Erson. A origem:

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Edison Mendes. A realidade de uma vida

Edison Mendes. A realidade de uma vida Edison Mendes A realidade de uma vida Rio de Janeiro Barra Livros 2014 Copyright 2014 by Edison Mendes Todos os direitos reservados à Barra Livros Proibida a reprodução desta obra, total ou parcialmente,

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano Roteiro Semanal de Atividades de Casa (13 a 17 de Maio 2013) NA TEIA DA ARANHA Resolva as operações, pinte a trilha que o resultado seja 67 e descubra o inseto que caiu na teia da aranha. O inseto

Leia mais

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa FIM DE SEMANA Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa CENA 1 EXTERIOR / REUNIÃO FAMILIAR (VÍDEOS) LOCUTOR Depois de uma longa semana de serviço, cansaço, demoradas viagens de ônibus lotados...

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel Vamos falar umas poucas palavras sobre nosso pai. Na tradição japonesa nessas horas esquecemos a tristeza e falamos das alegrias, das virtudes de quem foi. O duro é esquecer a tristeza. Hiroshi Watanabe

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais