As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos!"

Transcrição

1 As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos!

2 As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos! Paz, alegria de viver, aceitação e, consequentemente, serenidade fazem parte dessa nova maneira de viver em, e com A.A.

3 Como conseguir isso? Perseverança, honestidade, apadrinhamento e participação intensa nas reuniões do grupo base, na vivencia dos princípios e nas diversas atividades de A.A., um dia de cada vez.

4 O Programa deve ser praticado com base nos três Legados de A.A.: Recuperação, Unidade e Serviço. Para o legado da Recuperação eu tenho os Doze Passos sugeridos, que me são úteis na reformulação de vida, na busca da humildade, no crescimento espiritual e, enfim, na verdadeira alegria de viver, só por hoje! Para a prática da Unidade, de fazer parte de um Todo, são sugeridas as Doze Tradições de A.A., que servem, também, como uma prática de relações públicas entre os grupos de A.A. e entre estes e a comunidade não-aa. Para a prática do Terceiro Legado Serviço - são sugeridas diversas atividades no Grupo Base, Comitê de Distrito, Comitê de Área e demais Órgãos de Serviço, orientados pelos princípios contidos nos Doze Conceitos. Esse conjunto de ações faz parte da verdadeira Recuperação da doença do alcoolismo, sugerido por A.A.

5 O Início...!

6 Doze Passos de A.A Sobre os Doze Passos de A.A. muito já foi dito e, hoje, extremamente difundido e praticado por dezenas de grupos de autoajuda, não se tem dúvida de sua eficácia na recuperação de diversas enfermidades relacionadas principalmente à dependência química, a doenças incuráveis e, também de distúrbios devido a fatores psicossociais. Os Doze Passos de A.A. são considerados, hoje, um patrimônio da Humanidade. Posso dizer que, sem sombra de dúvida, devo minha vida e minha recuperação a este alicerce espiritual, que são os Doze Passos de A.A.

7 As Doze Tradições Sobre as Doze Tradições, tema central deste artigo, só posso dizer que, se não fossem elas, A.A. não existiria hoje. E se A.A. não existisse eu também não existiria. Sobre elas se diz que funcionam como um Manto Protetor de toda a nossa Irmandade, um destilado de experiências que resultou em um conjunto de princípios que tem mantido a comunidade mundial de A.A. unida em torno de seu propósito único: a transmissão da mensagem ao alcoólico que ainda sofre. Sobre estes princípios, que fornecem uma proteção contínua sobre nosso maior perigo nós mesmos, tentarei, a seguir, dar uma contribuição, sob um ponto de vista pessoal, de sua importância na sobrevivência da nossa Irmandade.

8 O Legado do Serviço e os Doze Conceitos Sobre o Legado do Serviço e os Doze Conceitos só posso adiantar que, para mim, é a parte mais nobre e mais importante de A.A., a nível mundial. Porque estabelece as fundações de uma estrutura de Serviço, sem igual e sem par, em todo o mundo, uma vez que se baseia no conceito espiritual da igualdade universal de todos os seres humanos. Todos os seres humanos, em sendo iguais, têm direito à recuperação esteja ele onde estiver e seja qual for o idioma que ele fale e por isso eu sou responsável.

9 O Legado do Serviço e os Doze Conceitos Através do legado do Serviço o meu grupo base (e nós, os seus membros) está conectado aos demais grupos do mundo e, consequentemente, nós estamos conectados aos demais membros de A.A., em todo o mundo, independentemente de credo, raça e condição social. Através do Serviço, formamos uma verdadeira irmandade mundial, com um único propósito e irmanados pela recuperação de uma doença física, mental e espiritual. O Legado do Serviço é por isso, para mim, tão importante e paradoxal! Ele fecha o círculo da verdadeira recuperação em A.A., unindo o legado da Unidade e da Recuperação ele precisa, além disso, desses dois legados como pré-requisito à sua prática. Por isso mesmo é um complemento e é necessário à verdadeira Recuperação em A.A. Pois se A.A. é um programa de recuperação espiritual e de ação, por outro lado não existe ação sem serviço.

10 Por que as Doze Tradições é uma proteção contra nosso maior inimigo, nós mesmos? Ou, em outras palavras, porque nós mesmos somos nosso maior inimigo?

11 A resposta é, para mim, também paradoxal. Ela é muito simples, porém de solução muito complexa. A resposta é: porque somos muito orgulhosos, eu sou muito orgulhoso. Por isso que, nossa doença pode ser considerada a doença do orgulhismo, como dizem alguns companheiros. Simplesmente porque temos uma doença que pode ser considerada como pura manifestação do orgulho exacerbado.

12 E esse orgulho caracteriza-se e manifesta-se como negação e racionalização. Eu constantemente e instintivamente nego e, consequentemente e constantemente, racionalizo para justificar meu ponto de vista e minhas ações. Eu quase nunca (para não falar nunca) estou errado! Por isso que todo alcoólico para se recuperar tem que chegar ao fundo do poço.

13 E aí, meu amigo, para se recuperar... é preciso se passar por muito sofrimento, só depois de se chegar ao fundo do poço, onde começa a aparente complexidade da solução do problema. A complexidade é aparente só por causa do embotamento mental causado pelo EGO. Quem se dispõe a ser rigorosamente honesto consigo mesmo e com os outros, para admitir sua impotência perante o álcool? Quem se dispõe a entregar sua vontade e sua vida aos cuidados de um Poder Superior a si mesmo? Quem está disposto a fazer de si mesmo? um minucioso e destemido inventário moral

14 Quem se dispõe a fazer as devidas e diretas reparações às pessoas que havia prejudicado? Quem se dispõe a manter um contato constante e consciente com Deus, através da prece e da meditação? Quem se dispõe a transmitir a mensagem a outro alcoólico que ainda sofre? O orgulhoso e prepotente alcoólico da ativa, ou da garrafa tampada? Esse, com certeza, acho que não!

15 Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir essa mensagem a outros alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades. Somente através da prática consciente e constante desses passos, e do trabalho com os outros, é que poderemos nos libertar das armadilhas do ego em busca da verdadeira humildade. E somente através da verdadeira humildade é que poderemos conviver em paz, harmonia e UNIDADE com os outros.

16 E para viver em harmonia e UNIDADE com os outros é que eu preciso das Doze Tradições de A.A. Porque, como posso contribuir com o bem-estar comum se não tenho humildade e aceitação de mim mesmo e dos outros e não consigo calar meus anseios pessoais em detrimento desse bem-estar comum (Primeira Tradição)? Como posso ser um servidor de confiança e respeitar a opinião de todos, numa manifestação da vontade de Deus, através da consciência coletiva (Segunda Tradição)?

17 Como posso aceitar aquele que está chegando, como ele é, através da simples vontade de parar de beber (Terceira Tradição)? Como posso aceitar a autonomia dos outros grupos de agirem e atuarem (dentro de suas quatro paredes) como manda a sua própria consciência coletiva (Quarta Tradição)? Como aceitar que A.A. tenha um só e único fundamental propósito (Quinta Tradição)? Como aceitar que A.A. não tenha sede própria (Sexta Tradição) e que deva pagar aluguel?

18 Como aceitar que A.A. não possa receber ajuda de fora e que somente nós os membros possamos contribuir com a manutenção financeira da Irmandade (Sétima Tradição)? Como transmitir a mensagem de A.A. sem poder receber ajuda financeira para isso (Oitava Tradição)? Como servir ao grupo e a A.A. movido apenas pelo espírito de servir (Nona Tradição)? Como evitar a controvérsia em público e no grupo em assuntos polêmicos (Décima Tradição)? Como manter meu anonimato na mídia e ser atração ao invés de promoção (Décima Primeira Tradição)? Como me sacrificar para colocar os princípios de A.A. acima da minha personalidade e das outras personalidades (12ª Tradição)?

19 A resposta a todas essas perguntas reside em uma única palavra: humildade! E humildade é, penso eu, a mais difícil das qualidades do ser humano de ser obtida. É a completa deflação do ego. É a constante batalha contra o orgulho ferido, que nos cega e nos enraivece.

20 Somente através da prática desses princípios sugeridos Doze Passos e Doze Tradições é que poderemos nos livrar dessas armadilhas do ego. Assim, como tentei demonstrar, não tem como se praticar as Tradições sem uma prática coerente dos Doze Passos. E somente com a prática das Doze Tradições é que poderemos manter a Irmandade protegida contra o nosso maior perigo e nosso maior inimigo: nós mesmos.

21 Como disse Bill:... o anonimato é a verdadeira humildade em ação (...) movidos pelo espírito do anonimato, tentamos deixar de lado os nossos desejos naturais de ganhar distinções pessoais como membros de A.A., tanto entre nossos companheiros como entre o público em geral (...) a humildade, expressa pelo anonimato, é a maior salvaguarda que Alcoólicos Anônimos sempre poderá ter. (Doze & Doze, 2ª ed., p.170).

22 A Humildade na prática: exemplos

23 O Astronauta Prepotente

24 O Astronauta - 2

25 O Astronauta - 3

26 O Astronauta - 4

27 O Astronauta - 5

28 O Nativo Humilde

29 O Nativo Humilde

30 O VerdadeiroHumilde

31 Com amor e humildade agradeço e procuro servir a A.A. Agradeço a todos os companheiros por me ajudarem nessa caminhada, em direção ao Destino Feliz. C.M. / B.H. / MG

Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A.

Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A. Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A. Autor: B. F. Skinner Título: Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A. - Uma abordagem centrada no homem na superação do alcoolismo Fonte: Skinner,

Leia mais

TRANSMITIR A MENSAGEM: UMA DÁDIVA OU UMA DÍVIDA? Cláudio M.

TRANSMITIR A MENSAGEM: UMA DÁDIVA OU UMA DÍVIDA? Cláudio M. Cláudio M. Ao receber esse tema, não foi como das outras vezes em que recebi outros, em que tive que meditar vários dias seguidos para ter uma ideia e poder desenvolvê-los. Neste caso, ao repetir o tema

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL

AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL CAPACIDADE DA PESSOA FÍSICA Capacidade de direito ou capacidade jurídica É a aptidão que a pessoa física possui de exercer direitos e contrair obrigações. O ser humano possui

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS

GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS Wilton Vieira Junior GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS LIVROS Copyright by 2013 Wilton Vieira Jr. Projeto editorial: Wilbett Oliveira

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. O presente plano tem como objetivo estabelecer políticas que contribuam para a democratização e melhoria da escola pública.

PLANO DE AÇÃO. O presente plano tem como objetivo estabelecer políticas que contribuam para a democratização e melhoria da escola pública. PLANO DE AÇÃO Objetivos Gerais: O presente plano tem como objetivo estabelecer políticas que contribuam para a democratização e melhoria da escola pública. Ações Gestão Democrática O gestor deve transmitir

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera dispositivo da lei 8.069 (Estatuto da Criança e do Adolescente) para obrigar a realização da triagem neonatal completa realizada em recém nascidos.

Leia mais

Concurso Natal Ecológico. Regulamento

Concurso Natal Ecológico. Regulamento Concurso Natal Ecológico Regulamento Dos Objetivos 1.1 O Concurso Natal Ecológico, realizado pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental SANEAR, tem por objetivos: a) Sensibilizar

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A.

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA O10/2009 Recebimento de contribuições

Leia mais

Funções Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho Docente, permitindo ao Professor e Escola um ensino de qualidade, evitando

Funções Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho Docente, permitindo ao Professor e Escola um ensino de qualidade, evitando Funções Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho Docente, permitindo ao Professor e Escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina. Explicitar princípios, diretrizes

Leia mais

Cursos Educar [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa

Cursos Educar [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa Cursos Educar Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] O curso tem o objetivo de ensinar aos alunos de graduação e de pós-graduação, as técnicas de produção de artigos científicos, nas

Leia mais

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Pilares das Mídias Sociais Não importa o que você vende, mas como você posiciona e entrega isso Camila Porto 2 3 pilares do sucesso nas mídias sociais

Leia mais

No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área

No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área Em comemoração ao Dia 10 de outubro Dia Mundial de Saúde Mental, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, através da secretaria municipal

Leia mais

Guarulhos, 27 de julho de 2012

Guarulhos, 27 de julho de 2012 Guarulhos, 27 de julho de 2012 Excelentíssima Senhora Vice-Presidente, Desembargadora Federal SALETTE NASCIMENTO, na pessoa de quem peço licença para cumprimentar a todas as demais autoridades, Prezadas

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL sobre o processo licitatório acima relacionado.

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL sobre o processo licitatório acima relacionado. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO CENTRO-OESTE COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA DF Pregão

Leia mais

Qualidades das Cores... 64 Aplicação das cores... 66 Áreas de Vibração das Cores... 67 Combinando Cores... 68 Como Utilizar a Energia das Cores...

Qualidades das Cores... 64 Aplicação das cores... 66 Áreas de Vibração das Cores... 67 Combinando Cores... 68 Como Utilizar a Energia das Cores... 1 3 Índice Introdução... 11 Elementais... 16 Fundamentação e importância específica de cada elemental.... 21 Rituais do Elemental Terra... 22 Rituais do Elemental Água... 23 Rituais do Elemental Fogo...

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS

NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS 10 de maio de 2016 NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS I - Objetivo da Nota 1. Dada a importância de um sistema eficiente de nomeação de árbitros para a arbitragem da

Leia mais

REGULARIDADE x RECONHECIMENTO

REGULARIDADE x RECONHECIMENTO REGULARIDADE RECONHECIMENTO & REGULARIDADE x RECONHECIMENTO Obediência Regular é aquela que tem reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), visto essa ser a 1ª Grande Loja da história, tida

Leia mais

Trabalhador direitos e deveres

Trabalhador direitos e deveres Trabalhador direitos e deveres Carteira de trabalho Garantia de benefícios da Previdência Social Do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Seguro-Desemprego 13º salário Tem direito à gratificação

Leia mais

A sua melhor escolha

A sua melhor escolha A sua melhor escolha Porquê recomendar GRUNDFOS? Gama completa de soluções Garantia de qualidade Apoio técnico eficiente 2 A empresa está muito bem organizada e a qualidade dos produtos é extraordinária.

Leia mais

A Educação no Desporto

A Educação no Desporto A Educação no Desporto Projeto Sports For All Fundação Aragão Pinto Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves - Damaia 3ª Conferência Bento Valente 21 de Novembro de 2012 O QUE É A EDUCAÇÃO Educação engloba

Leia mais

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles.

- o cachorro de Davi e o gato de Charles têm o nome do dono do gato chamado Charles. Alberto,, Charles e Davi são amigos, e cada um deles é dono de um gato e de um cachorro. O gato e o cachorro de cada um dos quatro amigos têm nomes distintos e escolhidos dentre os nomes dos três amigos

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL)

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) A ONU Mulheres Brasil convida organizações e redes da sociedade civil brasileira a apresentar candidaturas para o Grupo Assessor

Leia mais

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: Uma visão crítica A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar,

Leia mais

Dale Carnegie Livro de Ouro. www.br.dalecarnegie.com

Dale Carnegie Livro de Ouro. www.br.dalecarnegie.com Dale Carnegie Livro de Ouro www.br.dalecarnegie.com Princípios de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Torne-se uma pessoa mais amigável 1. Não critique, Não condene, Não se queixe. 2. Aprecie honesta

Leia mais

O CÍRCULO PSICO-ORGÂNICO, O CÍRCULO DA VIDA

O CÍRCULO PSICO-ORGÂNICO, O CÍRCULO DA VIDA O CÍRCULO PSICO-ORGÂNICO, O CÍRCULO DA VIDA Delfina Pimenta Psicóloga, com especialização em Psicomotricidade e psicoterapeuta corporal formada pela EFAPO/CEBRAFAPO O Círculo Psico-Orgânico foi criado

Leia mais

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias Global Productivity Solutions Treinamento e Consultoria em Seis Sigma Seis Sigma em Serviços: desafios e adequações necessárias São Paulo, 23 de agosto de 2006 A importância do Seis Sigma e da Qualidade

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA Características do conhecimento SENSO COMUM: a forma mais amplamente empregada Solução de problemas imediatos Linguagem genérica Não se preocupa com a validade dos

Leia mais

Descobrindo a Vontade de Deus

Descobrindo a Vontade de Deus Livrinho 2 Pàgina 44 Lição Seis Descobrindo a Vontade de Deus Além de encontrar a Cristo como Salvador, não há coisa mais importante na sua vida do que o poder de determinar a vontade de Deus. A lição

Leia mais

Circuitos Aritméticos

Circuitos Aritméticos Circuitos Aritméticos Semi-Somador Quando queremos proceder à realização de uma soma em binário, utilizamos várias somas de dois bits para poderemos chegar ao resultado final da operação. Podemos, então,

Leia mais

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Eu sou Kuthumi! Dá-me uma grande alegria estar hoje aqui e passar esta mensagem para toda a humanidade. Este mês de maio, como vocês o chamam na Terra, é um mês muito

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ALMACO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ALMACO ALMACO A ALMACO ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE MATERIAIS COMPÓSITOS e suas Associadas resolvem estabelecer e consolidar o presente CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA, consoante o estabelecido abaixo : Considerando

Leia mais

Entrevista a Diogo Carvalho

Entrevista a Diogo Carvalho Entrevista a Diogo Carvalho Campeão Nacional de Ténis de Mesa de Juniores: Individual, pares simples e mistos 2009/2010 1. Com que idade começaste a treinar ténis de mesa? R: Comecei a treinar ténis de

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A Concrejato A Concrejato tem sua origem na década de 1970, com as primeiras obras de recuperação de

Leia mais

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral)

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Perguntas 1. Por que partir de um livro? Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Porque o que acontece no mundo tem a ver conosco (aspecto missional) Perguntas

Leia mais

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna Este procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes para a preparação e a realização de auditoria interna, a fim de garantir que o Sistema de Gestão

Leia mais

TERMO DE PARCERIA 2013

TERMO DE PARCERIA 2013 TERMO DE PARCERIA 2013 INFORMAÇÕES IMPORTANTES Sobre nossa VISÃO, MISSÃO E VALORES 1. Visão Multiplicar Discipuladores (2 Tm 2.2). 2. Missão Servir a Igreja Local com um ministério dinâmico de Treinamento,

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador

3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Projeto Timóteo Apostila do Orientador Projeto Timóteo Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Coordenador do Projeto Dr. John Barry

Leia mais

Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários

Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários 1. Gostaríamos como casal de servir missão. Há qualquer limitação e o que devemos fazer? a) Procure o seu bispo. O bispo e o presidente da estaca

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO A humanidade não pode libertarse da violência senão por meio da não-violência. Mahatma Gandhi Em concordância com o Plano Geral de Atuação 2009/2010 do Ministério Público do Estado de Rondônia,

Leia mais

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados.

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. Foi importante conscientizar-se do fato que a escassez é um conceito

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

Rua da Profissionalização. Municipalino:

Rua da Profissionalização. Municipalino: Esta área é muito importante para os adolescentes e jovens da nossa Cidade dos Direitos porque representa a entrada no mundo do trabalho profissional. O acesso a este mundo deve ser garantido a todos e

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

O que é uma Rádio Comunitária?

O que é uma Rádio Comunitária? O que é uma Rádio Comunitária? 3 É uma emissora de rádio FM operada em baixa potência e cobertura restrita. Ela ajuda ao desenvolvimento local mediante a divulgação de eventos culturais e sociais, acontecimentos

Leia mais

Sobre o Grupo Algar. Sobre a Algar Telecom

Sobre o Grupo Algar. Sobre a Algar Telecom Sobre o Grupo Algar É um dos principais grupos empresariais do Brasil, de capital nacional, empreendedor, fundado em 1929 e com atuação em todo o território nacional, Argentina, Colômbia e Chile. No grupo

Leia mais

O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO

O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO 2. A Pessoa, Fundamento e Fim da Ordem Jurídica Noção de personalidade jurídica Todos os sujeitos de direito são necessariamente pessoas em sentido jurídico e, como tal,

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1)

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Gestão Social: Elaboração de Projetos, Indicadores e Avaliação de Políticas Públicas Profa. Simone Jorge UNICASTELO ( 1 ) B A S E A D O EM: K I S I L, R O S

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 4: Negociação financeira Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da negociação financeira como alicerce de conforto, segurança e bem-estar

Leia mais

CAMPANHA LANÇAMENTO MIP (medicamentos sem tarja)

CAMPANHA LANÇAMENTO MIP (medicamentos sem tarja) CAMPANHA LANÇAMENTO MIP (medicamentos sem tarja) Campanhas de Lançamento tem que ser obrigatoriamente um medicamento sem tarja com foco no consumidor final. As campanhas inscritas nesta categoria deverão

Leia mais

MENSAGEM Nº 11/2014. Senhor Presidente Senhores Vereadores PROJETO DE LEI LEGISLATIVA: 11/2014 JUSTIFICATIVA:

MENSAGEM Nº 11/2014. Senhor Presidente Senhores Vereadores PROJETO DE LEI LEGISLATIVA: 11/2014 JUSTIFICATIVA: Guaporé, 25 de Agosto de 2014. MENSAGEM Nº 11/2014 Senhor Presidente Senhores Vereadores dessa Câmara Municipal, a seguinte matéria: Para os efeitos legais estou submetendo à deliberação PROJETO DE LEI

Leia mais

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona

Leia mais

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Muitos pais que procuram tratamento e ajuda para um filho que apresenta problemas com o uso ou abuso de drogas, acreditam que simplesmente porque ele usa drogas, ele é dependente

Leia mais

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica 1 P a g e Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica Trabalho realizado realizado pelo aluno Paulo Joon nº2 da turma 2 do 11º ano do Colégio de S. Teotónio no âmbito da disciplina de Filosofia(2º

Leia mais

orientações sobre Licença Capacitação

orientações sobre Licença Capacitação orientações sobre Licença Capacitação O que é... Licença Capacitação A Licença Capacitação é um direito garantido aos servidores pelo artigo 87 da Lei 8.112/1990. 1 6 A licença capacitação não é cumulativa,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA Ronaldo Fernandes Barbosa* Resumo A matéria abordada no presente artigo refere-se ao processo de Avaliação do Desempenho Humano nas empresas. Procura chamar

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

MANUAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS. Capítulo 1

MANUAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS. Capítulo 1 Capítulo 1 O que significa relações públicas em Narcóticos Anônimos? Para nossos propósitos em Narcóticos Anônimos, relações públicas significa todos os relacionamentos que criamos e mantemos com outros

Leia mais

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE PROTOCOLO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO O manual foi devidamente aprovado através do Decreto 60.334, de 03/04/2014 com o objetivo de PADRONIZAR

Leia mais

Ninguém escapa da misericórdia. Uma despretensiosa entrevista com Deus

Ninguém escapa da misericórdia. Uma despretensiosa entrevista com Deus Ninguém escapa da misericórdia Uma despretensiosa entrevista com Deus Coleção VIDA NOVA Caminho santo mariano, Carlos Sérgio Viana Cinco minutos com Deus, Roque Schneider Dicas para um bom relacionamento

Leia mais

EMENTA ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

EMENTA ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE É EMENTA ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE Ética: conceito e fundamentos. Cidadania: princípios norteadores. Relação Cidadania e Meio ambiente. Ética e cidadania no movimento ambientalista. Responsabilidade

Leia mais

O Sr. JOÃO MAGALHÃES (PMDB-MG) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e. Senhores Deputados, cumprimento, de antemão, a nobre

O Sr. JOÃO MAGALHÃES (PMDB-MG) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e. Senhores Deputados, cumprimento, de antemão, a nobre C Â M A R A D O S D E P U T A D O S O Sr. JOÃO MAGALHÃES (PMDB-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, cumprimento, de antemão, a nobre Colega, Deputada Maria

Leia mais

Planejamento integrado como ferramenta para a eficácia da gestão pública

Planejamento integrado como ferramenta para a eficácia da gestão pública Planejamento integrado como ferramenta para a eficácia da gestão pública Por Eduarda La Rocque* Depois de três anos e meio à frente da Secretaria de Fazenda do Município do Rio de Janeiro (SMF), fui convidada

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS SESI/DRMG Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas BELO HORIZONTE 2015 Serviço

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

12 o ENCONTRO COM OS VETERANOS

12 o ENCONTRO COM OS VETERANOS 10º Passo Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente. Cachoeira do Campo - MG 13 a 15 de novembro de 2015 Na medida em que trabalhamos os primeiros

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 08/03/2006 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados; Quero aproveitar esse momento para registrar a minha solidariedade a uma empresa

Leia mais

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Quanto você quer ter de rendimento mensal trabalhando com vendas diretas? Esta resposta depende de cada pessoa, seus sonhos e interesses pessoais. Para ser

Leia mais

UMUARAMA/PR VENHA ESTAR COM A GENTE

UMUARAMA/PR VENHA ESTAR COM A GENTE UMUARAMA/PR VENHA ESTAR COM A GENTE Tema: UNIDADE Elaborado por: Nelito C. O símbolo de A.A.: um círculo contendo um triângulo. O círculo simboliza A.A. no mundo inteiro e o triângulo simboliza os Três

Leia mais

Da análise à formulação estratégica

Da análise à formulação estratégica Tópicos a serem abordados Definição síntese de estratégia Características de uma empresa de sucesso Empresa com foco na estratégia Empresa perante as ameaças Competências do estratega Perfil de um estratega

Leia mais

Informar os nossos médicos. Medicamentos em recuperação

Informar os nossos médicos. Medicamentos em recuperação Em Tempos de Doença Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA. Copyright 1996 by Narcotics Anonymous World Services, Inc. Todos os direitos reservados. Estarmos em recuperação não significa

Leia mais

As micro e pequenas empresas representam

As micro e pequenas empresas representam 4 AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E O MEIO AMBIENTE As micro e pequenas empresas representam 93,09% de cerca de 4,63 milhões de empresas brasileiras. Empregam aproximadamente 60% da mão-de-obra e participam

Leia mais

THE BLACK BOOK OF FASHION

THE BLACK BOOK OF FASHION RESUMO EXECUTIVO Este relatório apresenta, de forma sucinta, alguns aspectos competitivos que são abordados no recém lançado livro THE BLACK BOOK OF FASHION Como ganhar Dinheiro com Moda, que foi escrito

Leia mais

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Composição de Equipes de Prevenção para a Redução de Agravos e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho em servidores

Leia mais

Uma experiência em Enfermagem Comunitária na Região Autónoma na Madeira. Anália Olim Enfermeira Especialista de Saúde Comunitária CS da Ponta do Sol

Uma experiência em Enfermagem Comunitária na Região Autónoma na Madeira. Anália Olim Enfermeira Especialista de Saúde Comunitária CS da Ponta do Sol Uma experiência em Enfermagem Comunitária na Região Autónoma na Madeira Anália Olim Enfermeira Especialista de Saúde Comunitária CS da Ponta do Sol Programa Menos Álcool Mais Saúde III Encontro de Boas

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO Organização Destinatários: Turmas de alunos do 4º ano - do1º ciclo das redes pública e privada do Inscrições até 31 de Outubro de 2013 Entrega

Leia mais

REGULAMENTO NUGAI - IFSul. Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI)

REGULAMENTO NUGAI - IFSul. Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) REGULAMENTO NUGAI - IFSul Capítulo I Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) Art. 1º. O Núcleo de Gestão Ambiental Integrada, responsável pela implementação e monitoramento do Sistema de Gestão

Leia mais

A ORIGEM E CONCEITO DE BIOSSEGURANÇA. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

A ORIGEM E CONCEITO DE BIOSSEGURANÇA. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira A ORIGEM E CONCEITO DE BIOSSEGURANÇA Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Conceito O significado de Bio (do grego Bios) = Vida e segurança se refere à qualidade de ser ou estar seguro, protegido,

Leia mais

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

INTRODUÇÃO I. A FONTE DOS FRUTOS DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO I. A FONTE DOS FRUTOS DO CRISTÃO INTRODUÇÃO Em Gálatas 5:17, nós encontramos que dentro do crente existem dois poderes contrários. O Espírito de Deus habitando em todos os crentes os conduz (vs. 18) no caminho da retidão. A carne (velha

Leia mais

Ética aplicada à Pesquisa com Seres Humanos

Ética aplicada à Pesquisa com Seres Humanos Ética aplicada à Pesquisa com Seres Humanos Profa. Dra. Laís Záu Serpa de Araújo Pesquisa com Seres Humanos - individual ou coletiva - envolve direta ou indiretamente - totalidade ou partes - manejo de

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR?

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? 8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? Na última vez em que falei com você, disse tão claro quanto me foi possível, através da mente de meu Canal: QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR, CRESCER E CRIAR A CORAGEM DE ABANDONAR

Leia mais