Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1"

Transcrição

1 Plano de ontas Aplicado ao Setor Público 1 Legenda dos níveis de desdobramento: 1 Nível lasse 2º Nível Grupo 3º Nível Subgrupo 4º Nível Título 5º Nível Subtítulo 6º Nível Item 7º Nível - Subitem As contas poderão conter mais níveis do que os dispostos acima. s planos de contas dos entes da Federação somente poderão ser detalhados nos níveis posteriores ao nível detalhado na relação de contas abaixo. Nova estrutura das contas de consolidação x.x.x.x x.x.x.x x.x.x.x NSLIAÇÃ INTRA FSS INTER-FSS ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS). ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do mesmo ente. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União. 1 Estrutura padronizada para União, Estados, istrito Federal e Municípios, conforme Portaria STN Nº 664, de 30 de novembro de 2010.

2 NTA TÍTUL FUNÇÃ NATUREZA SAL 2 /F ATIV ompreende os recursos controlados por uma entidade como conseqüência de eventos passados e dos quais se espera que fluam benefícios econômicos ou potencial de serviços futuros a unidade ATIV IRULANTE ompreende os ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: sejam caixa ou equivalente de caixa; sejam realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da entidade; sejam mantidos primariamente para negociação; sejam realizáveis até o termino do exercício seguinte AIXA E EQUIVALENTES E AIXA ompreende o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato AIXA E EQUIVALENTES E AIXA EM MEA NAINAL ompreende o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato AIXA E EQUIVALENTES E AIXA EM MEA NAINAL - NSLIAÇÃ ompreende o somatório dos valores de caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS). 2 Natureza do Saldo identifica se a conta tem saldo credor (), devedor () ou misto (/). 3 atributo /F tem como objetivo indicar se, ocorrendo uma transação ou evento, o seu registro contábil é obrigatório ou facultativo.

3 AIXA E EQUIVALENTES E AIXA EM MEA NAINAL - INTRA FSS ompreende o somatório dos valores de caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente AIXA E EQUIVALENTES E AIXA EM MEA ESTRANGEIRA ompreende o somatório dos valores de caixa e equivalentes de caixa em moeda estrangeira AIXA E EQUIVALENTES E AIXA EM MEA ESTRANGEIRA - NSLIAÇÃ ompreende o somatório dos valores de caixa e equivalentes de caixa em moeda estrangeira. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) RÉITS A URT PRAZ ompreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários, dívida ativa, transferências e empréstimos e financiamentos concedidos realizáveis no curso do exercício social subseqüente LIENTES ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorram no curso normal das operações da entidade, representando um direito a cobrar de seus clientes LIENTES- NSLIAÇÃ ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da unidade, representando um direito a cobrar de seus clientes. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) LIENTES-INTRA FSS ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da unidade, representando um direito a cobrar de seus clientes. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente.

4 LIENTES INTER-FSS ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da unidade, representando um direito a cobrar de seus clientes. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER ompreende os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER - NSLIAÇÃ Registra os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório.ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER - INTRA FSS Registra os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER - INTER FSS Registra os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União.

5 IVIA ATIVA TRIBUTARIA ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria inscritos, realizáveis no curso do exercício social subseqüente IVIA ATIVA TRIBUTARIA - NSLIAÇÃ ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria inscritos, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) IVIA ATIVA TRIBUTARIA - INTRA FSS ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria inscritos, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente IVIA ATIVA TRIBUTARIA - INTER FSS ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria inscritos, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES ompreende os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, derivados de clientes, realizáveis até o termino do exercício seguinte IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES - NSLIAÇÃ Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, derivados de clientes, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES - INTRA FSS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, derivados de clientes, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente.

6 IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES - INTER FSS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, derivados de clientes, realizáveis no curso do exercício social subseqüente. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União RÉITS E TRANSFERÊNIAS A REEBER ompreende os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimoniais aumentativas decorrentes de transferências obrigatórias da União, estados, istrito Federal e municípios RÉITS E TRANSFERÊNIAS A REEBER - INTER FSS ompreende os valores relativos a créditos a receber oriundos da variação patrimoniais aumentativas decorrentes de transferências obrigatórias da União, estados, istrito Federal e municípios. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS- NSLIAÇÃ ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS - INTRA FSS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS-INTER FSS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A URT PRAZ ompreende o ajuste para perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a créditos a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras.

7 (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A URT PRAZ- NSLIAÇÃ ompreende o ajuste para perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a créditos a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A URT PRAZ - INTRA FSS ompreende o ajuste para perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a créditos a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A URT PRAZ - INTER FSS ompreende o ajuste para perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a créditos a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União EMAIS RÉITS E VALRES A URT PRAZ ompreende os valores a receber por demais transações realizáveis até o termino do exercício seguinte AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS - NSLIAÇÃ ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS). ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS).

8 AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS - INTRA FSS ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS - INTER FSS ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar/ compensar TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR - NSLIAÇÃ ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar /compensar. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR - INTRA FSS ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar/ compensar. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR- INTER FSS ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar / compensar. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União.

9 RÉITS A REEBER PR ESENTRALIZAÇÃ A PRESTAÇÃ E SERVIÇS PÚBLIS ompreende os créditos a receber decorrentes da descentralização de serviços públicos, tanto por meio de outorga a entidades da administração indireta como por meio de delegação, nas formas de concessão, inclusive parcerias publica-privadas - PPP, permissão ou autorização ao particular do direito de exploração de serviços públicos RÉITS A REEBER PR ESENTRALIZAÇÃ A PRESTAÇÃ E SERVIÇS PÚBLIS - NSLIAÇÃ ompreende os créditos a receber decorrentes da descentralização de serviços públicos, tanto por meio de outorga a entidades da administração indireta, como por meio de delegação, nas formas de concessão, inclusive parcerias publica-privadas - PPP, permissão ou autorização ao particular do direito de exploração de serviços públicos. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) RÉITS PR ANS A PATRIMÔNI ompreende os valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em sindicância, prestação de contas, tomada de contas, processos judiciais e outros RÉITS PR ANS A PATRIMNI- NSLIAÇÃ ompreende os valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em sindicância, prestação de contas, tomada de contas, processos judiciais e outros. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) RÉITS PR ANS A PATRIMNI-INTRA FSS ompreende os valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em sindicância, prestação e tomada de contas e outros. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente.

10 RÉITS PR ANS A PATRIMNI-INTER FSS ompreende os valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em sindicância, prestação e tomada de contas e outros. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis até o termino do exercício seguinte EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS- NSLIAÇÃ ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS-INTRA FSS ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS-INTER FSS ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União.

11 IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS ompreende os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, exceto as derivadas de clientes, realizáveis até o termino do exercício seguinte IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS - NSLIAÇÃ Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, exceto as derivadas de clientes, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS - INTRA FSS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, exceto as derivadas de clientes, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS - INTER FSS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria inscritos, exceto as derivadas de clientes, realizáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A URT PRAZ ompreende os outros créditos e valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos obtidos junto a diversos devedores UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A URT PRAZ - NSLIAÇÃ ompreende os outros créditos e valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos obtidos junto a diversos devedores. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A URT PRAZ-INTRA FSS ompreende os outros créditos e valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos obtidos junto a diversos devedores. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente.

12 UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A URT PRAZ - INTER FSS ompreende os outros créditos e valores realizáveis até o termino do exercício seguinte, provenientes de direitos obtidos junto a diversos devedores. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União (-) AJUSTE E PERAS EEMAIS RÉITS E VALRES A URT PRAZ ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos e valores a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras (-) AJUSTE E PERAS E EMAIS RÉITS E VALRES A URT PRAZ - NSLIAÇÃ ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos e valores a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) (-) AJUSTE E PERAS E EMAIS RÉITS E VALRES A URT PRAZ-INTRA FSS ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos e valores a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente (-) AJUSTE E PERAS E EMAIS RÉITS E VALRES A URT PRAZ-INTER FSS ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos e valores a curto prazo, por inadimplência de terceiros e outras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União INVESTIMENTS E APLIAÇÕES TEMPRÁRIAS A URT PRAZ ompreendem as aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários, não destinadas à negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis até o termino do exercício seguinte, alem das aplicações temporárias em metais preciosos TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS ompreendem as aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários, não destinadas à negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis até o termino do exercício seguinte.

13 TÍTULS E VALRES MBILIARIS- NSLIAÇÃ ompreendem as aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários, não destinadas à negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis até o final do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) APLIAÇÃ TEMPRÁRIA EM METAIS PREISS ompreende as aplicações de recursos em metais preciosos, não destinados a negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis até o termino do exercício seguinte APLIAÇÃ TEMPRÁRIA EM METAIS PREISS- NSLIAÇÃ ompreende as aplicações de recursos em metais preciosos, não destinados a negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis até o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) (-) AJUSTE E PERAS E INVESTIMENTS E APLIAÇÕES TEMPRÁRIAS ompreende a diferença entre o valor recuperável do ativo e seu valor contábil, quando o primeiro for menor (-) AJUSTE E PERAS E INVESTIMENTS E APLIAÇÕES TEMPRÁRIAS - NSLIAÇÃ ompreende a diferença entre o valor recuperável do ativo e seu valor contábil, quando o primeiro for menor. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) ESTQUES ompreende o valor dos bens adquiridos, produzidos ou em processo de elaboração pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal das atividades MERARIAS PARA REVENA ompreende todos os produtos adquiridos de terceiros para revenda, que não sofrem nenhum processo de transformação na entidade.

14 MERARIAS PARA REVENA - NSLIAÇÃ ompreende todos os produtos adquiridos de terceiros para revenda, que não sofrem nenhum processo de transformação na entidade. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) PRUTS E SERVIÇS AABAS ompreende os produtos já terminados e oriundos da própria produção da entidade e disponíveis para venda, estocados na fabrica, ou em depósitos, ou em filiais, ou ainda com terceiros em consignação PRUTS E SERVIÇS AABAS - NSLIAÇÃ ompreende os produtos já terminados oriundos da própria produção da entidade e disponíveis para venda, estocados na fabrica, ou em depósitos, ou em filiais, ou ainda com terceiros em consignação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) PRUTS E SERVIÇS EM ELABRAÇÃ ompreende a totalidade das matérias-primas já requisitadas que estão em processo de transformação e o montante de custos diretos e indiretos relativos à produção não concluída na data do balanço patrimonial PRUTS E SERVIÇS EM ELABRAÇÃ - NSLIAÇÃ ompreende a totalidade das matérias-primas já requisitadas que estão em processo de transformação e o montante de custos diretos e indiretos relativos à produção não concluída na data do balanço patrimonial. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) MATÉRIAS-PRIMAS ompreende a totalidade das matérias-primas, que são os materiais mais importantes e essenciais que sofrem transformações no processo produtivo.

15 MATÉRIAS-PRIMAS - NSLIAÇÃ ompreende a totalidade das matérias-primas, que são os materiais mais importantes e essenciais que sofrem transformações no processo produtivo. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) MATÉRIAIS EM TRANSIT ompreende o valor dos materiais em processo de transferência para outras unidades da entidade MATÉRIAIS EM TRANSIT - NSLIAÇÃ ompreende o valor dos materiais em processo de transferência para outras unidades da entidade. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) ALMXARIFA ompreende o valor dos materiais destinados ao consumo interno da unidade ALMXARIFA - NSLIAÇÃ ompreende o valor dos materiais destinados ao consumo interno da unidade. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) AIANTAMENTS A FRNEERES ompreende os adiantamentos efetuados pela entidade a fornecedores, vinculados a compras especificas de materiais que serão incorporados aos estoques quando de seu efetivo recebimento AIANTAMENTS A FRNEERES - NSLIAÇÃ Registra os adiantamentos efetuados pela entidade a fornecedores, vinculados a compras especificas de materiais que serão incorporados aos estoques quando de seu efetivo recebimento. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS).

16 UTRS ESTQUES ompreende o valor dos outros bens adquiridos, produzidos ou em processo de elaboração pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal das atividades UTRS ESTQUES - NSLIAÇÃ ompreende o valor dos outros bens adquiridos, produzidos ou em processo de elaboração pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal das atividades. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) (-) AJUSTE E PERAS E ESTQUES ompreende o registro das perdas conhecidas em estoques e calculadas por estimativa, relativas a estoques deteriorados ou obsoletos e para dar cobertura a diferenças físicas, quando tais perdas não puderem ser baixadas das próprias contas, pelo fato de não estarem identificados os itens específicos e por constituírem estimativas, bem como o registro do ajuste de perdas para os estoque que tiverem o valor de mercado inferior ao seu custo (-) AJUSTE E PERAS E ESTQUES - NSLIAÇÃ ompreende o registro das perdas conhecidas em estoques e calculadas por estimativa, relativas a estoques deteriorados ou obsoletos e para dar cobertura a diferenças físicas, quando tais perdas não puderem ser baixadas das próprias contas, pelo fato de não estarem identificados os itens específicos e por constituírem estimativas, bem como o registro do ajuste de perdas para os estoque que tiverem o valor de mercado inferior ao seu custo. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) VARIAÇÕES PATRIMNIAIS IMINUTIVAS PAGAS ANTEIPAAMENTE ompreende pagamentos de variações patrimoniais diminutivas (VP) antecipadas, cujos benefícios ou prestação de serviço a entidade ocorrerão até o termino do exercício seguinte.

17 PRÊMIS E SEGURS A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de prêmios de seguro, pendentes de apropriação PRÊMIS E SEGURS A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de prêmios de seguro, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) VP FINANEIRAS A APRPRIAR ompreende os valores pagos, pendentes de apropriação como VP financeiras VP FINANEIRAS A APRPRIAR - NSLIAÇÃ ompreende os valores pagos, pendentes de apropriação como VP financeiras. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) VP FINANEIRAS A APRPRIAR - INTRA FSS ompreende os valores pagos, pendentes de apropriação como VP financeiras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente VP FINANEIRAS A APRPRIAR - INTER FSS ompreende os valores pagos, pendentes de apropriação como VP financeiras. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União ASSINATURAS E ANUIAES A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de assinaturas e anuidades, pendentes de apropriação ASSINATURAS E ANUIAES A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de assinaturas e anuidades, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) ASSINATURAS E ANUIAES A APRPRIAR - INTRA FSS Registra os valores pagos a titulo de assinaturas e anuidades, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade

18 social (FSS) do mesmo ente publico ASSINATURAS E ANUIAES A APRPRIAR - INTER FSS Registra os valores pagos a titulo de assinaturas e anuidades, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos ALUGUEIS PAGS A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de aluguel, pendentes de apropriação ALUGUEIS PAGS A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de aluguel, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) ALUGUEIS PAGS A APRPRIAR - INTRA FSS Registra os valores pagos a titulo de aluguel, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do mesmo ente publico ALUGUEIS PAGS A APRPRIAR - INTER FSS Registra os valores pagos a titulo de aluguel, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos TRIBUTS PAGS A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de tributos, pendentes de apropriação TRIBUTS PAGS A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de tributos, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) TRIBUTS PAGS A APRPRIAR - INTRA FSS Registra os valores pagos a titulo de tributos, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do mesmo ente publico TRIBUTS PAGS A APRPRIAR - INTER FSS Registra os valores pagos a titulo de tributos, pendentes de apropriação. Registra os valores de operações efetuadas entre duas unidades pertencentes ao orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos.

19 NTRIBUIÇÕES NFEERATIVAS A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de contribuições confederativas, pendentes de apropriação NTRIBUIÇÕES NFEERATIVAS A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de contribuições confederativas, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) BENEFÍIS A PESSAL A APRPRIAR ompreende os valores pagos a titulo de beneficio a pessoal, pendentes de apropriação BENEFÍIS A PESSAL A APRPRIAR - NSLIAÇÃ Registra os valores pagos a titulo de beneficio a pessoal, pendentes de apropriação. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) EMAIS VP A APRPRIAR ompreende os demais valores pagos a apropriar EMAIS VP A APRPRIAR - NSLIAÇÃ ompreende os demais valores pagos a apropriar. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) EMAIS VP A APRPRIAR - INTRA FSS ompreende os demais valores pagos a apropriar. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente EMAIS VP A APRPRIAR - INTER FSS ompreende os demais valores pagos a apropriar. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União ATIV NA-IRULANTE ompreende o ativo não-circulante: o ativo realizável a longo prazo, os investimentos, o imobilizado e o intangível ATIV REALIZÁVEL A LNG PRAZ ompreende os bens, direitos e despesas antecipadas realizáveis apos o termino do exercício seguinte.

20 RÉITS A LNG PRAZ ompreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários, dívida ativa, transferências e empréstimos e financiamentos concedidos e com vencimento apos o termino do exercício seguinte RÉITS A LNG PRAZ - NSLIAÇÃ ompreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários, dívida ativa, transferências e empréstimos e financiamentos concedidos com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) LIENTES ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da entidade (com vencimento apos termino do exercício seguinte), representando um direito a cobrar de seus clientes RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER Registra os valores relativos a créditos a receber com vencimento apos termino exercício seguinte, oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório IVIA ATIVA TRIBUTARIA ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação dos demonstrativos contábeis IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria derivados de clientes, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos o termino do exercício seguinte EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A LNG PRAZ ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a créditos a longo prazo, por inadimplência de terceiros e outras.

21 RÉITS A LNG PRAZ - INTRA FSS ompreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários, dívida ativa, transferências e empréstimos e financiamentos concedidos com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente LIENTES ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da entidade (com vencimento apos termino do exercício seguinte), representando um direito a cobrar de seus clientes RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER Registra os valores relativos a créditos a receber com vencimento apos termino exercício seguinte, oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório IVIA ATIVA TRIBUTARIA ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação dos demonstrativos contábeis IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria derivados de clientes, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos o termino do exercício seguinte EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos (-) PRVISÕES AJUSTE E PERAS E RÉITS A LNG PRAZ ompreende as perdas com o não recebimento de valores referentes a créditos a longo prazo, por inadimplência de terceiros e outras RÉITS A LNG PRAZ - INTER FSS ompreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários, dívida ativa, transferências e empréstimos e financiamentos concedidos com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União.

22 LIENTES ompreende os valores das faturas/duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços que ocorrem no curso normal das operações da entidade, representando um direito a cobrar de seus clientes RÉITS TRIBUTÁRIS A REEBER Registra os valores relativos a créditos a receber com vencimento apos termino exercício seguinte, oriundos da variação patrimonial aumentativa tributarias. s tributos são : impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsório IVIA ATIVA TRIBUTARIA ompreende os valores dos créditos de divida ativa tributaria, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação dos demonstrativos contábeis IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - LIENTES Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria derivados de clientes, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos o termino do exercício seguinte EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos (-) AJUSTE E PERAS E RÉITS A LNG PRAZ ompreende os ajustes de perdas estimadas s com o não recebimento de valores referentes a créditos a longo prazo, por inadimplência de terceiros e outras EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ ompreende os valores a receber por demais transações, com vencimento apos o termino do exercício seguinte EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ - NSLIAÇÃ ompreende os valores a receber por demais transações, com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS).

23 AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar / compensar RÉITS A REEBER PR ESENTRALIZAÇÃ A PRESTAÇÃ E SERVIÇS PÚBLIS ompreende os créditos a receber com realização apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis, decorrentes da descentralização de serviços públicos, tanto por meio de outorga a entidades da administração indireta como por meio de delegação, nas formas de concessão, permissão ou autorização ao particular do direito de exploração de serviços públicos RÉITS PR ANS A PATRIMÔNI PRVENIENTES E RÉITS AMINISTRATIVS ompreende os valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em processos administrativos RÉITS PR ANS A PATRIMÔNI APURAS EM TMAA E NTAS ESPEIAL ompreende os valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em tomada de contas especial EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria, exceto as derivadas de clientes, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação dos demonstrativos contábeis.

24 UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A LNG PRAZ ompreende os outros créditos e valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data da publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos obtidos junto a diversos des (-) AJUSTE E PERAS E EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos a longo prazo, por inadimplência de terceiros e outras EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ-INTRA FSS ompreende os valores a receber por demais transações com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) do ente AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS ompreende as antecipações concedidas à pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar / compensar EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos RÉITS PR ANS A PATRIMÔNI PRVENIENTES E RÉITS AMINISTRATIVS ompreende os valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em processos administrativos RÉITS PR ANS A PATRIMÔNI APURAS EM TMAA E NTAS ESPEIAL ompreende os valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos oriundos de danos ao patrimônio, apurados em tomada de contas especial.

25 EPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINULAS ompreende os valores de depósitos e cauções efetuados e recebidos pela entidade para garantia de contratos, bem como para direito de uso, exploração temporária de bens ou de natureza judicial, depósitos compulsórios e demais recursos vinculados, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação das demonstrações contábeis IVIA ATIVA NÃ TRIBUTARIA - EMAIS RÉITS Registra os valores dos créditos de divida ativa não tributaria, exceto as derivadas de clientes, em processo de inscrição e já inscritos, realizáveis apos os doze meses seguintes a data de publicação dos demonstrativos contábeis UTRS RÉITS A REEBER E VALRES A LNG PRAZ ompreende os outros créditos e valores realizáveis apos os doze meses seguintes a data da publicação das demonstrações contábeis, provenientes de direitos obtidos junto a diversos des (-) AJUSTE E PERAS E EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ ompreende o ajuste de perdas estimadas com o não recebimento de valores referentes a demais créditos a longo prazo, por inadimplência de terceiros e outras EMAIS RÉITS E VALRES A LNG PRAZ-INTER FSS ompreende os valores a receber por demais transações com vencimento apos o termino do exercício seguinte. ompreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (FSS) de entes públicos distintos, para permitir a consolidação nacional realizada pelo Poder Executivo da União AIANTAMENTS NEIS A PESSAL E A TEREIRS ompreende as antecipações concedidas a pessoal, tais como antecipações de salários e ordenados, adiantamentos de 13º salário, adiantamentos de ferias e outros, alem da entrega de numerário a terceiros sem vinculação especifica ao fornecimento de bens ou serviços TRIBUTS A REUPERAR / MPENSAR ompreende o somatório dos valores dos tributos a recuperar / compensar EMPRÉSTIMS E FINANIAMENTS NEIS ompreende o somatório dos valores de empréstimos e financiamentos concedidos por autorizações legais ou vinculações a contratos e acordos.

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1 Plano de ontas Aplicado ao Setor Público 1 Legenda dos níveis de desdobramento: 1 Nível lasse 2º Nível Grupo 3º Nível Subgrupo 4º Nível Título 5º Nível Subtítulo 6º Nível Item 7º Nível - Subitem As contas

Leia mais

PLANO DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

PLANO DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS 1. 0. 0. 0. 0. 00. 00. 00. 00 - ATIVO 1. 1. 0. 0. 0. 00. 00. 00. 00 - ATIVO CIRCULANTE 1. 1. 1. 0. 0. 00. 00. 00. 00 - CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 1. 1. 1. 1. 0. 00. 00. 00. 00 - CAIXA E EQUIVALENTES

Leia mais

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público - DCASP

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público - DCASP Secretaria de Estado da Fazenda Coordenação da Administração Financeira do Estado Divisão de Contabilidade Geral Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público - DCASP III. a) Balanço Orçamentário

Leia mais

PLANO DE CONTAS AUDESP - VERSÃO PARA DEBATES

PLANO DE CONTAS AUDESP - VERSÃO PARA DEBATES 100.000.000 000 ATIVO REGISTRA O SOMATÓRIO DOS VALORES DOS BENS E DIREITOS, AGRUPADOS EM ATIVO CIRCULANTE, REALIZÁVEL A, ATIVO PERMANENTE E ATIVO COMPENSADO. 110.000.000 000 ATIVO CIRCULANTE REGISTRA O

Leia mais

Minicurso TCE/PA. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP. w w w. g e s t a o p u b l i c a..

Minicurso TCE/PA. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP. w w w. g e s t a o p u b l i c a.. Contabilidade Aplicada ao Setor Público Minicurso TCE/PA Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP Paulo Henrique Feijó paulo.feijo@financaspublicas.pro.br Lógica do Registro Contábil 1 Ativo 1.1-

Leia mais

PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO 1.1.1.1.1.01.00 CAIXA D S P F NIS B NENC S N S 1.1.1.1.1.02.00 CONTA ÚNICA D S P F NIS B NENC S N S

PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO 1.1.1.1.1.01.00 CAIXA D S P F NIS B NENC S N S 1.1.1.1.1.02.00 CONTA ÚNICA D S P F NIS B NENC S N S NAT. 1.0.0.0.0.00.00 ATIVO N 1.1.0.0.0.00.00 ATIVO CIRCULANTE N 1.1.1.0.0.00.00 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA N 1.1.1.1.0.00.00 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL N 1.1.1.1.1.00.00 CAIXA E

Leia mais

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2015

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2015 Elekeiroz S.. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2015 Balanço patrimonial 31 de dezembro de 2015 31 de dezembro de 2014 Passivo

Leia mais

CRESS/RJ - 7ª Região Conselho Regional de Serviço Social CNPJ: 33.673.237/0001-92

CRESS/RJ - 7ª Região Conselho Regional de Serviço Social CNPJ: 33.673.237/0001-92 Conselho Regional de Serviço Social CNPJ: 33.673.237/0001-92 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Especificação CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CRÉDITOS A CURTO PRAZO Exercício Atual 1.566.424,19

Leia mais

SEFAZ/PE. Pessoal, vou comentar as questões da prova.

SEFAZ/PE. Pessoal, vou comentar as questões da prova. SEFAZ/PE Pessoal, vou comentar as questões da prova. 61. Sobre os Princípios de Contabilidade sob a Perspectiva do Setor Público, considere: I. O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela

Leia mais

CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI

CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI SECAO 020600 - PLANO DE CONTAS 1 - REFERÊNCIAS 11 - RESPONSABILIDADE - Coordenador-Geral de Contabilidade e Custos

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações,

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF Última Atualização: 28/02/2012 Programa do Módulo Módulo VIII Plano de Contas Aplicado

Leia mais

Impactos Atuais e Futuros das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor PúblicoP

Impactos Atuais e Futuros das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor PúblicoP Impactos Atuais e Futuros das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor PúblicoP Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade Paulo Henrique Feijó 2009 Principais Pontos Orientações

Leia mais

TCE-RS Ciências Contábeis

TCE-RS Ciências Contábeis TCE-RS Ciências Contábeis Pessoal, vou comentar as questões da prova da área contábil. 46. Considere as seguintes informações extraídas de demonstrativos contábeis do primeiro semestre de 2014 de determinada

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO CIRCULANTE ELETRO BRÁS TERM ONUCLEAR S.A. CNPJ: 42. 540.2 11/0001-67 BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO A T I V O Numerário disponível 15.650 27.050 Aplicações financeiras 104.077 36.869 Concessionárias

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - CONTABILIDADE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. Com base nas informações abaixo, responda às questões de nº 26 a 30.

PROFESSOR DOCENTE I - CONTABILIDADE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. Com base nas informações abaixo, responda às questões de nº 26 a 30. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com base nas informações abaixo, responda às questões de nº 26 a 30. ELEMENTOS DE GASTOS VALOR EM R$ Matéria-prima consumida 10.000 Aluguel da loja comercial 5.000 Energia da

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CÓD. 14

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CÓD. 14 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO EM DEMONSTRATIVOS FISCAIS

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO EM DEMONSTRATIVOS FISCAIS Subsecretaria de Contabilidade Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO EM DEMONSTRATIVOS FISCAIS Resultado Primário e Resultado Nominal Programa

Leia mais

ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15

ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15 1 ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15 LEI Nº 10.347 Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2015. PROJETO DE LEI 400/15 Estima

Leia mais

Total 883.647.943,61 Total 883.647.943,61

Total 883.647.943,61 Total 883.647.943,61 Anexo 01 Demonstrativo da Receita e Despesa Segundo as Categorias Econômicas RECEITA DESPESA RECEITAS CORRENTES DESPESAS CORRENTES RECEITA PATRIMONIAL 2.017.196,11 JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA 0,00 RECEITA

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 Brasília, 26 de junho de 2012. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Restos a Pagar Considerando que, de acordo com o art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é vedado ao

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.437/13

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.437/13 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.437/13 Altera, inclui e exclui itens das NBCs T 16.1, 16.2, 16.4, 16.5, 16.6, 16.10 e 16.11 que tratam das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas aplicadas ao Setor Público. O

Leia mais

TCE - MT Eventos Contábeis de Abertura 1

TCE - MT Eventos Contábeis de Abertura 1 TCE - MT Eventos Contábeis de Abertura 1 1.0 EVENTOS DE ABERTURA 1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA D 111XXXXXXXX CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA F 2 ou 8 D 7211XXXXXXX CONTROLE DA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS

Leia mais

Avaliação a Distância AD2. Período - 2012/2º. Disciplina: CONTABILIDADE GERAL II. Coordenadora: TEREZA DE JESUS RAMOS DA SILVA

Avaliação a Distância AD2. Período - 2012/2º. Disciplina: CONTABILIDADE GERAL II. Coordenadora: TEREZA DE JESUS RAMOS DA SILVA Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Avaliação a Distância AD2 Período - 2012/2º Disciplina:

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1 Plano de ontas Aplicado ao Setor Público 1 Legenda dos níveis de desdobramento: 1 Nível lasse 2º Nível Grupo 3º Nível Subgrupo 4º Nível Título 5º Nível Subtítulo 6º Nível Item 7º Nível - Subitem As contas

Leia mais

Relatório da Administração

Relatório da Administração SECULUS CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A Endereço: Rua Paraíba, n.º 330 11º Andar Belo Horizonte - MG CNPJ: 04.787.807/0001-77 Relatório da Administração Senhores acionistas, Cumprindo determinação

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Fonte: Apresentação da Coordenação Geral de Contabilidade STN/CCONT do Tesouro Nacional Executiva da Educação 1 Motivação do Plano de Contas Único Nacional Executiva

Leia mais

TCE-SC Auditor de Controle Externo: Contabilidade

TCE-SC Auditor de Controle Externo: Contabilidade TCE-SC Auditor de Controle Externo: Contabilidade Pessoal, vou comentar as questões da prova referentes à contabilidade pública. A respeito do campo de aplicação e dos objetivos da contabilidade pública,

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstrações do Fluxo de Caixa (Resolução CFC 1296/2010) Março 2012. Elaborado por: Luciano Perrone

Oficina Técnica. Demonstrações do Fluxo de Caixa (Resolução CFC 1296/2010) Março 2012. Elaborado por: Luciano Perrone Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012.

DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012. DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012. Determina ao Poder Executivo Municipal de Alto Garças a adoção obrigatória do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e dos Procedimentos

Leia mais

OS MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO SISTEMA ECONÔMICO

OS MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO SISTEMA ECONÔMICO OS MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO SISTEMA ECONÔMICO As Autoridades Econômicas do Brasil se utilizam de diversos INSTRUMENTOS INSTITUCIONAIS PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE do

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP /2015

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Tratamento contábil para aplicações financeiras

CONTABILIDADE AVANÇADA. Tratamento contábil para aplicações financeiras CONTABILIDADE AVANÇADA Tratamento contábil para aplicações financeiras INTRODUÇÃO Empresas motivadas em aumentar as receitas procedem com aplicações financeiras no mercado de capitais no intuito de que

Leia mais

ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000)

ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000) ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000) Encontram-se neste anexo o conjunto de metas fiscais que deverão nortear

Leia mais

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Dimensão Patrimonial e Ambiente da Convergência. Professor João Eudes Bezerra Filho

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Dimensão Patrimonial e Ambiente da Convergência. Professor João Eudes Bezerra Filho A Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Dimensão Patrimonial e Ambiente da Convergência Professor João Eudes Bezerra Filho DIAGNÓSTICO: CENÁRIO ATUAL DIMENSÃO CONTABILIDADE PATRIMONIAL ATIVO FINANCEIRO

Leia mais

Anexo 14 - Balanço Patrimonial

Anexo 14 - Balanço Patrimonial Página 1 de 5 CIRCULANTE 9.919.946,74 CIRCULANTE 30.835,00 Caixa e Equivalente de Caixa 93.278,58 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a pagar a Curto Créditos a Curto Empréstimos e

Leia mais

USP-FEA Curso de Administração Disciplina: EAC0111 Noções de Contabilidade para Administradores. Quais são os objetivos do tópico...

USP-FEA Curso de Administração Disciplina: EAC0111 Noções de Contabilidade para Administradores. Quais são os objetivos do tópico... USP-FEA Curso de Administração Disciplina: EAC0111 Noções de Contabilidade para Administradores TEMA 09. Dem. Fluxos de Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) 1 Quais são os objetivos do tópico...

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL EM R$ EM R$

BALANÇO PATRIMONIAL EM R$ EM R$ RELATÓRIO DA DIRETORIA Em cumprimento as disposições legais e estatutárias, apraz-nos apresentar para a devida apreciação o Balanço Patrimonial e Demonstrativos Financeiros, relativo ao exercício findo

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE 1. Introdução O IAS 21 The Effects of Changes in Foreign

Leia mais

Randon Brantech Implementos para o Transporte Ltda. Laudo de avaliação a valor contábil do Patrimônio Líquido em 31 de março de 2014

Randon Brantech Implementos para o Transporte Ltda. Laudo de avaliação a valor contábil do Patrimônio Líquido em 31 de março de 2014 Randon Brantech Implementos para o Transporte Ltda. Laudo de avaliação a valor contábil do Patrimônio Líquido em 31 de março de 2014 KPMG Auditores Independentes Av. Borges de Medeiros, 2.233-8º andar

Leia mais

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1)

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) 40- O relatório de gestão fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) conterá,

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Analista de Planejamento e Orçamento/MP

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Analista de Planejamento e Orçamento/MP Contabilidade Aplicada ao Setor Público Pessoal, vou comentar as questões da prova. 81. De acordo com o Decreto n. 93.872, de 1986, a cooperação financeira da União a entidade pública ou privada far-se-á

Leia mais

Nº Conta Contábil Nome da conta contábil Função Natureza

Nº Conta Contábil Nome da conta contábil Função Natureza CONTROLE EXEC PLANEJAM E ORÇAM Nº Conta Contábil Nome da conta contábil Função Natureza 6.0.0.0.0.00.00.00 CONTROLES DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO E ORCAMENTO 6.1.0.0.0.00.00.00 EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO I - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos créditos, tributários

Leia mais

EXERCÍCIOS - ORÇAMENTO/PPA/LOA/LDO FABIO LUCIO EXERCÍCIOS

EXERCÍCIOS - ORÇAMENTO/PPA/LOA/LDO FABIO LUCIO EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS - ORÇAMENTO/PPA/LOA/LDO FABIO LUCIO 1 2 3 4 5 Sugestões, questões de prova e auxilio em seus estudos:fabiomoreira2011@gmail.com SUCESSO PROFISSIONAL!!! 6 54. Analise o seguinte Balanço,

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Gest ão em Cooper at i vi smo Demonstrações Contábeis Dirceu Granado de Souza Dinâmica Patrimonial Consult & Assess Empresarial www.dinamicapatrimonial.com.br 1 A escrituração contábil e a emissão de relatórios,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - PARA Sistema de Contabilidade BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - PATRIMONIAL ATIVO Novembro / 2012.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - PARA Sistema de Contabilidade BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - PATRIMONIAL ATIVO Novembro / 2012. ATIVO Pág. : 1 1 ATIVO 16.611.913,16 1.144.680,78 1.255.841,25 16.500.752,69 D 1.1 ATIVO CIRCULANTE 6.840.495,36 666.073,17 734.945,16 6.771.623,37 D 1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 2.134.620,90 384.925,39

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição PARTE III Procedimentos Contábeis Específicos Aplicado à União, aos Estados, ao Distrito

Leia mais

Siglas deste documento:

Siglas deste documento: O CAUC possui 13 itens a serem observados para a efetivação de uma transferência voluntária. Veja adiante a legislação relativa a cada um desses itens. Siglas deste documento: CADIN Cadastro Informativo

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis Observação: Este Sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado

Leia mais

Orçamento de Caixa. Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr.

Orçamento de Caixa. Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr. Orçamento de Caixa Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr. Orçamento de Caixa Conceito: - Conjunto de ingressos e desembolsos de numerários ao longo do período - Representação dinâmica da situação financeira

Leia mais

APRESENTAÇÃO PORTAL SOLUÇÕES CASP

APRESENTAÇÃO PORTAL SOLUÇÕES CASP APRESENTAÇÃO PORTAL SOLUÇÕES CASP Estrutura da Lei 4.320/1964 TítuloI DaLeidoOrçamento(Artigo2ºao21) TítuloII DaPropostaOrçamentária(Artigo22ao31) TítuloIII DaElaboraçãodaLeidoOrçamento(Artigo32ao33) TítuloIV

Leia mais

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC FUNDOS Nº 02/11 Prazo: 18 de julho de 2011

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC FUNDOS Nº 02/11 Prazo: 18 de julho de 2011 Prazo: 18 de julho de 2011 Objeto: Inclusões de Informações sobre Transações com Partes Relacionadas nas Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras de Fundos de Investimento 1. Introdução A Comissão

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manual de Acesso ao Portal da Transparência do Governo do Estado do Amazonas

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manual de Acesso ao Portal da Transparência do Governo do Estado do Amazonas Manual de Acesso ao Portal da Transparência do Governo do Estado do Amazonas Senhores usuários o objetivo deste manual é tornar acessível para o público em geral as informações disponibilizadas no Portal

Leia mais

Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Serviço Autônomo de Água e Esgoto 1.0.0.0.0.00.00 Ativo 47.847.241,97 2.918.524,45 2.359.963,02 48.442.859,64 1.1.0.0.0.00.00 Ativo Circulante 4.019.462,20 917.703,39 820.794,61 4.116.370,98 1.1.1.0.0.00.00 Disponível 3.018.543,61 497.836,30

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição PARTE IV Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Aplicado à União, aos Estados, ao Distrito

Leia mais

Parcelamento. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional -PGFN Receita Federal do Brasil - RFB

Parcelamento. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional -PGFN Receita Federal do Brasil - RFB Parcelamento Lei nº 11.941/2009 Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional -PGFN Receita Federal do Brasil - RFB Informações Gerais Origem: conversão da MP 449, de 04.12.2008. Publicação: 28.05.2009. Vedação:

Leia mais

RESOLUÇÃO CGPC Nº 04, DE 30 DE JANEIRO DE 2002.

RESOLUÇÃO CGPC Nº 04, DE 30 DE JANEIRO DE 2002. RESOLUÇÃO CGPC Nº 04, DE 30 DE JANEIRO DE 2002. Estabelece critérios para registro e avaliação contábil de títulos e valores mobiliários das entidades fechadas de previdência complementar. O PLENÁRIO DO

Leia mais

GT Contábil Outubro/2012. Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF

GT Contábil Outubro/2012. Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF GT ontábil utubro/2012 oordenação Geral de Normas de ontabilidade Aplicadas à Federação STN/NF Última Atualização: outubro/2012 2 NVÊNIS NVÊNIS ISAS 23 -Receita de Transação sem ontraprestação (Tributos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.137/08. Aprova a NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.137/08. Aprova a NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.137/08 Aprova a NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas

CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas 1 O Ministério da Previdência Social - MPS tem competência para editar normas contábeis para os Regimes Próprios de Previdência Social,

Leia mais

Estágios da Despesa Pública

Estágios da Despesa Pública Professor Luiz Antonio de Carvalho Estágios da Despesa Pública lac.consultoria@gmail.com CONCEITO: A despesa pública consiste na realização de gastos, isto é, na aplicação de recursos financeiros de forma

Leia mais

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2005 e de 2004 e parecer dos auditores independentes

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2005 e de 2004 e parecer dos auditores independentes GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2005 e de 2004 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Administradores

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 (Em milhares de reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 (Em milhares de reais) BANDEPREV - BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 (Em milhares de reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL A Bandeprev

Leia mais

ROSSI RESIDENCIAL S. A. COMENTÁRIOS SOBRE O DESEMPENHO CONSOLIDADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2.003

ROSSI RESIDENCIAL S. A. COMENTÁRIOS SOBRE O DESEMPENHO CONSOLIDADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2.003 ROSSI RESIDENCIAL S. A. COMENTÁRIOS SOBRE O DESEMPENHO CONSOLIDADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2.003 PRODUTOS, LANÇAMENTOS E PERFORMANCE COMERCIAL: Durante o primeiro trimestre de 2003, a Rossi Residencial

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 1.648. DEPARTAMENTO DE NORMAS DO MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Jorge Laboissière Loyola CHEFE

CARTA CIRCULAR Nº 1.648. DEPARTAMENTO DE NORMAS DO MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Jorge Laboissière Loyola CHEFE CARTA CIRCULAR Nº 1.648 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.234, de 19/11/1991. Comunicamos às instituições vinculadas à Área do Mercado de Capitais que, tendo em vista o disposto na alínea

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.658. I - empréstimos e financiamentos; III - operações de arrendamento mercantil; IV - coobrigações e garantias prestadas;

RESOLUÇÃO Nº 3.658. I - empréstimos e financiamentos; III - operações de arrendamento mercantil; IV - coobrigações e garantias prestadas; RESOLUÇÃO Nº 3.658 Altera e consolida a regulamentação relativa ao fornecimento, ao Banco Central do Brasil, de informações sobre operações de crédito. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da

Leia mais

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público DCASP

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público DCASP Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público Demonstrações Contábeis Aplicadas ao

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Janeiro de 2015 Folha: 1 Camara Municipal de Tangua. Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL DE TANGUÁ

Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Janeiro de 2015 Folha: 1 Camara Municipal de Tangua. Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL DE TANGUÁ Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Janeiro de 2015 Folha: 1 1.0.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO 188.517,84D 249.103,95 163.587,81 274.033,98D 1.1.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO CIRCULANTE 22.816,55D

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32. Tributos sobre o Lucro

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32. Tributos sobre o Lucro Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32 Tributos sobre o Lucro Observação: Este Sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado apenas para identificação dos principais pontos tratados,

Leia mais

Confab Anuncia Resultados para o Primeiro Trimestre de 2008

Confab Anuncia Resultados para o Primeiro Trimestre de 2008 Confab Anuncia Resultados para o Primeiro Trimestre de 2008 São Paulo, 30 de abril de 2008. Confab Industrial S.A. (BOVESPA:CNFB4), uma empresa Tenaris, anunciou hoje os resultados correspondentes ao primeiro

Leia mais

Prática - desenvolvimento de sistemas Av. Assis Brasil 1800/302 - Porto Alegre - RS - CEP:91010-001

Prática - desenvolvimento de sistemas Av. Assis Brasil 1800/302 - Porto Alegre - RS - CEP:91010-001 1 ATIVO 1.01 ATIVO CIRCULANTE 1.01.01 DISPONIBILIDADES 1.01.01.01 CAIXA GERAL 1.01.01.01.01 Caixa Matriz 1.01.01.01.02 Caixa Filiais 1.01.01.02 DEPÓSITOS BANCÁRIOS - NO PAÍS 1.01.01.02.01 Bancos Conta

Leia mais

Governo do Estado do Amazonas

Governo do Estado do Amazonas LEI Nº 3.202, de 20 de dezembro de 2007 ESTIMA a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2.008. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS D E C R E T A: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Ministério das Finanças

Ministério das Finanças Ministério das Finanças Lei n.º /06 de de O Orçamento Geral do Estado é o principal instrumento da política económica e financeira que expresso em termos de valores, para um período de tempo definido,

Leia mais

PROVOU 2016. 5. ENTREGA DO MATERIAL E GABARITO: Ao retirar-se da sala, você deverá entregar o cartão de respostas.

PROVOU 2016. 5. ENTREGA DO MATERIAL E GABARITO: Ao retirar-se da sala, você deverá entregar o cartão de respostas. UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2016 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1. PROVAS: Este caderno contém a prova

Leia mais

A NORMA DE CUSTOS DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. João Eudes Bezerra Filho MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc

A NORMA DE CUSTOS DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. João Eudes Bezerra Filho MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc A NORMA DE CUSTOS DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE João Eudes Bezerra Filho MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA IMPLANTAÇÃO DA NOVA CASP NO BRASIL 1º. PASSO: EDIÇÃO

Leia mais

RESOLUCAO N. 003567/2008

RESOLUCAO N. 003567/2008 RESOLUCAO N. 003567/2008 RESOLUCAO 3.567 --------------- Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de sociedades de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte. O BANCO CENTRAL DO BRASIL,

Leia mais

ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Brasília, Dezembro/ 2013 Unidade de Políticas Públicas NOTA TÉCNICA ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Baseado nas Normas Internacionais de Contabilidade IFRS,

Leia mais

ÍNDICE GERAL. CP-cp 1:CP-cp 1.qxd 08-09-2011 15:59 Página 5 1. CONTABILIDADE PÚBLICA... 13

ÍNDICE GERAL. CP-cp 1:CP-cp 1.qxd 08-09-2011 15:59 Página 5 1. CONTABILIDADE PÚBLICA... 13 CP-cp 1:CP-cp 1.qxd 08-09-2011 15:59 Página 5 1. CONTABILIDADE PÚBLICA...................................... 13 1.1 Características......................................... 15 1.2 Princípios contabilísticos..................................

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE CNPJ No. 04.706.954/0001-75

ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE CNPJ No. 04.706.954/0001-75 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE CNPJ No. 04.706.954/0001-75 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE CNPJ No. 04.706.954/0001-75 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União 1) O que é o Regime de Previdência Complementar? É um dos regimes que integram o Sistema

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB Prof. Marcondes Fortaleza Professor Marcondes Fortaleza Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, tendo exercido anteriormente o cargo de Analista-Tributário

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2015 Folha: 1 Camara Municipal de Tangua. Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL DE TANGUÁ

Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2015 Folha: 1 Camara Municipal de Tangua. Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL DE TANGUÁ Estado do Rio de Janeiro Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2015 Folha: 1 1.0.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO 274.420,11D 306.106,05 284.589,88 295.936,28D 1.1.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO CIRCULANTE 108.718,82D

Leia mais

RELATÓRIO DE ENDIVIDAMENTO

RELATÓRIO DE ENDIVIDAMENTO 31 março2013 CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS ÍNDICE Endividamento 3 Capital em Dívida de Empréstimos / Aplicações Financeiras 4 Evolução Mensal da Liquidez do Município 6 Limites do Endividamento 8 Endividamento

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público Carga Horária:50 aulas Semestre Letivo / Turno: 3º semestre Professor: Período: Ementa da disciplina:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2665. II - os créditos destinam-se à reestruturação e capitalização das cooperativas enquadradas no Programa;

RESOLUÇÃO Nº 2665. II - os créditos destinam-se à reestruturação e capitalização das cooperativas enquadradas no Programa; RESOLUÇÃO Nº 2665 Dispõe sobre o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária - RECOOP, de que tratam a Medida Provisória nº 1.898-15, de 1999, e o Decreto nº 2.936, de 1999. O BANCO

Leia mais

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Ponto. Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/2015/2016.

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Ponto. Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/2015/2016. Questões de concursos públicos 2016 Processo de Elaboração e Execução Orçamentária e Financeira Prezado(a) estudante, concursando(a)! Desejo-lhe inspiração para a conquista de seus sonhos e o pleno alcance

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com base nas normas contábeis em vigor, julgue os itens que se seguem. 51 Em situações inflacionárias, a correção integral das demonstrações contábeis facilita a análise dessas

Leia mais

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1 PROVAS DISCURSIVAS P (questões) e P (parecer) Nestas provas, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 CONTEÚDO

Leia mais

Assinale a alternativa que corresponde às afirmações CORRETAS. A) I e II B) I e III C) II e III D) I, II e III E) I, III e IV

Assinale a alternativa que corresponde às afirmações CORRETAS. A) I e II B) I e III C) II e III D) I, II e III E) I, III e IV QUESTÃO 01 PROVA ESPECÍFICA São fins da Contabilidade I - Assegurar o controle do patrimônio. II - Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais. III - Fornecer informações sobre

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73 DECISÃO COREN-RS Nº 133/2013 ESTABELECE NOVA REGULAMENTAÇÃO AO PAGAMENTO DE DÉBITOS DE ANUIDADES JUNTO AO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL - COREN-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Conselho

Leia mais

Valores expressos em reais BALANÇO PATRIMONIAL

Valores expressos em reais BALANÇO PATRIMONIAL CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO CNPJ 63.002.141/0001-63 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS RELATIVAS AO EXERCÍCIO SOCIAL ENCERRADO EM 31/12/2014 Valores expressos em reais BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI / DF SISCONTW - v1.06 Balancete Analítico de Verificação Período: 01/02/2011 a 28/02/2011

Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI / DF SISCONTW - v1.06 Balancete Analítico de Verificação Período: 01/02/2011 a 28/02/2011 Folha: 1 2 SISTEMA FINANCEIRO 1.906.387,90D 1.675.420,32 1.499.489,71 2.082.318,51D 2.1 ATIVO FINANCEIRO 2.510.142,26D 661.967,14 609.867,96 2.562.241,44D 2.1.1 DISPONÍVEL 2.505.864,48D 659.552,76 609.805,77

Leia mais

Notas explicativas da administração às demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2003 e de 2002 Em milhares de reais

Notas explicativas da administração às demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2003 e de 2002 Em milhares de reais 1 Contexto operacional O Banco Triângulo S.A. é uma sociedade privada que opera na forma de banco múltiplo através de suas carteiras comercial, de crédito, financiamento e investimento. As operações são

Leia mais

DISP. DO PERÍODO ANTERIOR 290.698 303.483 DISP. PARA PERÍODO SEGUINTE 445.845 290.698

DISP. DO PERÍODO ANTERIOR 290.698 303.483 DISP. PARA PERÍODO SEGUINTE 445.845 290.698 6.2.2. Balanço Financeiro O Anexo 13 da Lei nº 4.320/64, define a estrutura do Balanço Financeiro, onde a Receita Orçamentária é desdobrada segundo as Categorias Econômicas e a Despesa Orçamentária segundo

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves Com relação ao Quadro Principal, temos os seguintes grupos com seus respectivos conceitos: Ativo Circulante Compreende os ativos que satisfazem

Leia mais

Orçamento de Caixa. Sabrina Alencar Larissa Falcão Adriana Sampaio

Orçamento de Caixa. Sabrina Alencar Larissa Falcão Adriana Sampaio Orçamento de Caixa Sabrina Alencar Larissa Falcão Adriana Sampaio Fortaleza 2011 Fluxo de bens e serviços x Fluxo de caixa Orçamento de Caixa: Projeção de entradas e saídas de caixa; Necessidades de financiamentos;e

Leia mais

MaxBlue Investimentos Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

MaxBlue Investimentos Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. 1 Contexto operacional A MaxBlue Investimentos Distribuidora de Títulos e Valores está autorizada a operar no mercado como agente intermediador de operações financeiras dentro do contexto do sistema financeiro

Leia mais

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Camila & Carlos Augusto

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Camila & Carlos Augusto Fundamentos da Gestão do Capital de Giro Camila & Carlos Augusto Janeiro/2013 O QUE É CAPITAL DE GIRO AUMENTO DAS VENDAS AUMENTO DO FATURAMENTO ENDIVIDAMENTO E SEM DINHEIRO! CAPITAL DE GIRO CURTO PRAZO

Leia mais