INFRAESTRUTURA. Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFRAESTRUTURA. Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006."

Transcrição

1 1 INFRAESTRUTURA Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006.

2 Roteiro 2 Propriedades Desafios Ferramentas Estado da Arte

3 3 Propriedades

4 Propriedades 4 Nesta seção são revistas as propriedades importantes da infraestrutura da Internet. Nossa abordagem será bottom-up : Propriedades físicas dos componentes Topologia (interconexão dos componentes) Caminhos na Internet (rotas) Interação do tráfego com a infraestrutura física

5 Links 5 Visto da camada IP, o progresso de um pacote através da rede consiste da passagem de nó para nó por uma sequência de etapas. Cada etapa pode ser considerada um link. Um link pode ser: Um meio de transmissão ponto a ponto Sequência de conexões comutadas abaixo da camada IP Meio de difusão Propriedades de interesse: Atraso de propagação Capacidade Propriedades de desempenho: Atraso dos pacotes Perda de pacotes Jitter (variação do atraso)

6 Roteadores 6 Roteadores movem pacotes de um link de entrada para um link de saída.

7 Roteadores 7 Organização interna do motor de encaminhamento: Estratégias para os buffers de saída: Disciplina de serviço drop-tail Gerenciamento ativo de filas

8 Roteadores 8 Muitas técnicas de medição de rede dependem da obtenção de respostas dos roteadores. Os detalhes da arquitetura interna podem afetar o tempo gasto para a geração de respostas. Em particular, o tempo necessário para um roteador responder a uma mensagem de um protocolo como um pacote ICMP pode ser substancialmente diferente do tempo que ele leva para repassar um pacote.

9 Roteadores 9 Propriedades que temos interesse de medir: Ponto de vista estático: Endereços IP usados nas interfaces dos roteadores Localização geográfica do roteador Tipo particular do roteador Variantes dos protocolos suportados Ponto de vista dinâmico: Tempo necessário para responder a uma mensagem ICMP Tempo necessário para repassar um pacote.

10 Sem Fio 10 As conexões sem fio normalmente são usadas apenas como tecnologias de acesso e não fim-afim. A escolha da tecnologia sem fio determina: Alcance máximo, Taxa de transferência de dados, Confiabilidade Interferência potencial Número de usuários concorrentes

11 Tecnologias Sem Fio 11 Família 802.x Wi-fi Bluetooth PAN Personal Area Network WiMAX

12 12 Medições envolvendo Comunicação Sem Fio Força do sinal Potência consumida Taxa de transferência de bits Grau de cobertura Informações relacionada com a sessão: Duração Tempo de estabelecimento da conexão Lista das aplicações usadas Handoffs entre pontos de acesso (caso haja algum) Taxas de erros

13 Medições Tradicionais 13 Capacidade do link: Em rede sem fio ela muda com o tempo devido a mobilidade do usuário, obstruções físicas, tráfego cruzado na mesma frequência, etc. Largura de banda disponível e efetiva Identificação de links gargalo Etc. As medições tendem a ser complicadas pela combinação de redes cabeadas e sem fio.

14 Propriedades da Topologia 14 A interconexão de componentes da Internet pode ser visualizada em quatro níveis: Sistema autônomo (AS) Ponto de presença (PoP) Roteador Interface

15 Topologia: Interconexão de ASes 15 A interconexão de ASes forma um grafo conhecido como grafo AS. Neste grafo os vértices são os ASes e As arestas conectam ASes que trocam tráfego diretamente. Esta é a visão mais grosseira da topologia da Internet.

16 Topologia: Interconexão de PoPs 16 Dentro de um AS, os roteadores são frequentemente reunidos em localidades físicas identificáveis, chamadas de pontos de presença (PoPs). Um PoP consiste de um ou mais roteadores num único local. Um grafo neste nível (PoP) é normalmente a visão mais detalhada que um ISP disponibiliza publicamente.

17 Topologia: Grafo de roteadores 17 Neste grafo: Os vértices são roteadores, e As arestas são conexões de uma etapa entre roteadores. É importante distinguir entre uma conexão em uma etapa de um link físico ponto a ponto. Pode-se associar a cada aresta (link) o seu atraso de propagação e capacidade. E os vértices podem ser rotulados com sua localização física e AS proprietário. Pode ser útil rotulá-los também com a identificação do PoP correspondente.

18 Topologia: Grafo de interfaces 18 Fornece a visão mais detalhada. Neste grafo: Vértices são interfaces de roteadores e Arestas são conexões de uma etapa. Este grafo é importante por ser diretamente medido pela ferramenta traceroute Um grafo de roteador pode ser obtido do grafo de interfaces agrupando os vértices de interfaces associados a cada roteador.

19 Interação do Tráfego com a Rede 19 Certos aspectos da estrutura da rede restringem as propriedades de tráfego: Menor atraso possível Vazão máxima possível

20 Atraso de Pacotes 20 O atraso experimentado por um pacote ao passar pela rede corresponde à soma da contribuição de diversos fenômenos: Atraso de Roteamento Atraso de processamento do pacote Atraso de enfileiramento Outros atrasos Atraso de Transmissão s/t onde s é o tamanho do pacote e t é a capacidade do link Atraso de Propagação d/v onde d é a distância física e v é a velocidade de propagação

21 Atraso de Pacotes 21 O atraso de pacotes é uma métrica aditiva. Cada um dos fenômenos listados anteriormente potencialmente ocorrem em cada etapa ao longo de um caminho. Os atrasos por etapa são aditivos ao longo de um caminho. Dado um conjunto de atrasos por etapa d (h) e uma matriz de roteamento G = A T, podemos expressar o conjunto de atrasos por caminho d (p) como sendo d (p) =Gd (h).

22 Perda de Pacotes 22 Causas: Descarte explícito por um elemento de rede, ou Descarte por erro de transmissão identificado pela verificação de erros. A fonte mais significativa de perda de pacotes é o congestionamento. A perda explícita de pacotes poderia ser caracterizada como um processo de chegada de eventos de descarte. No entanto, normalmente é difícil obter informações sobre os instantes das perdas. Portanto, as perdas são normalmente caracterizadas como uma série temporal de contagens. E a quantidade de perdas por unidade de tempo podem ser interpretadas como estimativas das taxas de perdas de pacotes.

23 Perda de Pacotes 23 A medida mais comum é a taxa relativa de perda de pacotes: fração de pacotes perdidos durante um certo intervalo de tempo: l n = L n /C n onde C n é o número de pacotes que entraram no elemento de rede no período de tempo n e L n é o número de pacotes perdidos neste mesmo intervalo de tempo. A perda relativa de pacotes ao longo de um caminho (assumindo independência das perdas) é dada por: l n = 1 i (1 l n,i ) Que pode ser convertida para uma relação linear usando logaritmos: Seja l (h) = log 1 l (h) Então log 1 l (p) = l (p) = Gl (h)

24 Vazão (Throughput) 24 Taxa na qual o tráfego pode fluir através da rede. Limitada pelos limites de capacidade dos elementos de rede e pelo congestionamento. Considerando um intervalo de tempo T grande o suficiente em relação ao tempo necessário para atravessar um caminho da rede, então a vazão do caminho durante o período n pode ser estimado como C n /T, onde C n corresponde ao número de pacotes que atravessam o caminho sem perdas. O recíproco da vazão é o T/C n é o intervalo de tempo médio entre chegadas de pacotes durante o intervalo n.

25 Vazão 25 A vazão pode ser expressa também em bytes por unidade de tempo: B n /T A vazão através de uma sequência de etapas é determinada pelo elemento com a menor capacidade disponível. O gargalo pode ser um sistema final ou um dos elementos internos à rede. Limitando a restrição aos elementos internos, a vazão em um conjunto de caminhos t (p) é determinada pela capacidade por etapa t (h) por t (p) = Gt (h), onde a multiplicação da matriz é efetuada usando a álgebra (min, )

26 Jitter de Pacotes 26 É uma medida da suavidade do processo de chegada de pacotes e pode ser expresso como a variabilidade do intervalo de tempo entre chegada de pacotes. O jitter pode ocorrer devido à variação no tempo dos atrasos das filas nos roteadores ao longo do caminho. Chegada de pacotes com baixo jitter são mais previsíveis e leva a um desempenho na camada de aplicação mais confiável.

27 Jitter 27 A caracterização do jitter requer medições dos intervalos entre chegadas. Uma caracterização completa é dada pelo processo entre chegadas I n Medidas mais econômicas e mais usadas são os momentos da distribuição I n, a variância dos intervalos entre chegadas, por exemplo.

28 Conexões 28 Podem ser importantes medidas de taxa de perda de pacotes, atraso de pacotes e vazão para conexões individuais, por exemplo para o TCP. Como a taxa média de pacotes do TCP depende do tamanho da sua janela e do tempo de ida e volta (RTT), medidas de RTT de uma conexão pode ser muito valiosa. Como há retransmissões, nem todos os bytes recebidos são repassados para a aplicação. Chamamos de goodput à taxa na qual a aplicação recebe dados com sucesso.

29 29 Desafios

30 Desafios 30 Simplicidade do Núcleo Camadas Escondidas Pedaços Escondidos Barreiras Administrativas

31 Simplicidade do Núcleo 31 Os elementos de comutação da Internet são projetados para ser sem estados em relação às conexões e fluxos que passam por eles. Este princípio de projeto permitiu aos roteadores Internet ser muito simples. Qualquer forma de instrumentação, mesmo simples contadores por pacote ou por byte, adicionam custo e complexidade ao projeto. Isto prejudica a observabilidade em muitos pontos da rede. Medições de atraso e perda de pacotes assim como vazão são fornecidos apenas de forma agregada através do SNMP. Para a obtenção de medições detalhadas seria necessária uma captura de pacotes.

32 Camadas Escondidas 32 Abaixo da camada IP a transmissão de pacotes pode ser implementada de formas muito diferentes. Estes detalhes estão escondidos no nível do IP. Nem mesmo a captura de pacotes pode detectar estas diferenças. Pacotes que passam por uma etapa do IP podem na verdade estar passando por: Um enlace sem fio com sinalização complexa e retransmissões na camada de enlace Caminho comutado por rótulos envolvendo diversos elementos de comutação de nível 2. Redes ópticas...

33 Pedaços Escondidos 33 O argumento fim-a-fim indica que certas funções devem ser executadas apenas nos sistemas finais. No entanto, há diversos dispositivos que desviam deste princípio: Coletivamente chamados de middleboxes: firewalls, tradutores de endereços e proxies Razões para o uso de middleboxes: Segurança Gerenciamento Desempenho Tradução de endereços

34 Pedaços Escondidos 34 Cada um destes tipos de middleboxes impede a visibilidade de alguns componentes da rede. Firewalls bloqueiam pacotes UDP ou ICMP usados pelo traceroute. NAT pode impedir a descoberta de sistemas finais via ping.

35 Barreiras Administrativas 35 ISPs normalmente escondem os detalhes de suas redes do público externo. Detalhes de configuração de roteadores individuais, padrões de interconexão, e a quantidade de tráfego transportado nos links são todos considerados sensíveis à competição.

36 Barreiras Administrativas 36 Os ISPs bloqueiam tráfego que possa ser usado para medir a infraestrutura: Pacotes de eco ICMP são bloqueados nos roteadores de entrada Tentativas de estabelecer conexões SNMP são bloqueadas. Informações fornecidas como as de topologia são normalmente simplificadas. Portanto, pode ser difícil obter uma figura detalhada de porções da infraestrutura da Internet simplesmente porque os ISPs procuram ativamente esconder estes detalhes.

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

Trabalho sobre Topologia de Redes

Trabalho sobre Topologia de Redes Trabalho sobre Topologia de Redes Emerson Baptista da Silva 27 de Janeiro de 2013 Topologia das Redes A topologia de rede descreve como o fica a sua situação física através do qual os dados, imagens e

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 6 - Roteamento e ProtocolosP de Roteamento 1 Objetivos do Capítulo Entender o conceito de protocolo de roteamento; Conhecer o roteamento estático;

Leia mais

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs 1 Camada Física de Rede Local Uma rede de computador pode ser montada utilizando-se vários tipos de meios físicos, representados pelos símbolos abaixo:

Leia mais

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Neste laboratório, vamos explorar aspectos do protocolo ICMP e do ARP: As mensagens ICMP geradas pelo programa Ping; As mensagens ICMP geradas pelo programa traceroute;

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Conceitos Básicos sobre Comunicação de Dados Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.1M Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Conceitos básicos sobre comunicação de dados

Leia mais

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE)

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM Roteiro Introdução a TE Operação do MPLS-TE PCALC RSVP Fast Reroute Introdução a TE (Traffic engineering) Introdução a TE Protocolos

Leia mais

1 Roteamento. Número de saltos (hops - nós intermediários);

1 Roteamento. Número de saltos (hops - nós intermediários); 1 Roteamento Um dos aspectos complexos e cruciais das redes de comutação de pacotes é a seleção da melhor rota para enviar um pacote ao seu destino roteamento. Conforme ilustra a Figura 1, um algoritmo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 4.4 IP (Internet Protocol) Prof. Jó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 A camada de rede da Internet SSC0641-2011 2 Protocolo Internet (IP) IP v4 RFC 791 em uso na Internet.

Leia mais

BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO

BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO Jhonatan Ríchard Raphael¹; Fabrício Sérgio de Paula² ¹Estudante do Curso de Ciência da Computação da UEMS; e-mail: 017362@comp.uems.br

Leia mais

Internet e TCP/IP. Arquitetura TCP/IP. Encapsulamento. A camada de Rede. Camada de Rede: Objetivos. Redes de Computadores.

Internet e TCP/IP. Arquitetura TCP/IP. Encapsulamento. A camada de Rede. Camada de Rede: Objetivos. Redes de Computadores. Camada de Rede Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Redes de Computadores Conceitos Básicos Internet e /IP Internet Conjunto de redes de escala mundial, ligadas pelo protocolo IP /IP Família de protocolos

Leia mais

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução.

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Aula 2 Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Modos de transmissão Eletronicamente falando, existem 3 tipos

Leia mais

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde 15 1 Introdução A utilização e a popularidade dos dispositivos móveis crescem a cada dia. Mobilidade, flexibilidade, facilidade de comunicação e entretenimento proporcionado por dispositivos, como laptops,

Leia mais

INFRAESTRUTURA. Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006.

INFRAESTRUTURA. Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006. 1 INFRAESTRUTURA Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons, 2006. Roteiro 2 Propriedades Desafios Ferramentas Estado da Arte

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 5 Camada de Enlace e Redes Locais Prof. Jó Ueyama Junho/2013 slide 1 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Modelo Internet Aplicação: suporta as aplicações

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

Configurando o Network Address Translation: Introdução

Configurando o Network Address Translation: Introdução Configurando o Network Address Translation: Introdução Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Etapas de Início Rápido para Configurar e Implementar o NAT Definindo Interfaces

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Sistemas xdsl

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Sistemas xdsl PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Sistemas xdsl Disciplina: Redes de Acesso (EL85A) Prof. Luis C. Vieira Departamento Acadêmico de Eletrônica -DAELN 1 Introdução xdsl x Digital Subscriber Line

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Camada de Enlace Cap.6 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. César Melo

Redes de Computadores. Prof. César Melo Redes de Computadores Prof. César Melo 1 Onde +Detalhes 2 Parte I: Introdução Objetivos: Introduzir conceitos básicos em redes Abordagem: descritiva Internet como exemplo Ler capítulo 1 do livro texto

Leia mais

FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET

FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET 1. Fatores que influenciam o débito de transferência de dados IP 2. Largura de banda e débito de transferência IP 3. Recomendações e verificações a efetuar

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO GESTÃO DE ESTOQUES (Parte 1) Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.

Leia mais

Introdução ao roteamento

Introdução ao roteamento Introdução ao roteamento Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Tecnologias de Redes Informáticas (6620)

Tecnologias de Redes Informáticas (6620) Tecnologias de Redes Informáticas (6620) Ano Lectivo 2013/2014 * 1º Semestre Licenciatura em Tecnologias e Sistemas da Informação Aula 7 Agenda Comunicação na camada de Rede (adaptado de Kurose, Computer

Leia mais

Prof. Daniel Oliveira

Prof. Daniel Oliveira A camada física Prof. Daniel Oliveira Base teórica da comunicação de dados As informações podem ser transmitidas por fios, fazendo-se variar alguma propriedade física: voltagem (tensão elétrica) ou corrente

Leia mais

Passagens de Mensagens

Passagens de Mensagens Passagens de Mensagens Felipe A. Cavani Caio Scaramucci Orientador: Prof. Norian Marranghello 11/04/2002 1 Sumário 1 Introdução 2 2 Primitivas básicas de comunicação 2 2.1 Serviço de transporte.......................

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Desempenho de Redes de Computadores Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Parâmetros de Desempenho Largura de Banda (bandwidth) Throughput Latência Jitter Escalabilidade parâmetro típico de sistemas distribuídos

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede COMPONENTES ATIVOS DE REDE Paulo Montenegro paulo.montenegro@simplestec.com.br 04 de fevereiro de 2009 FP.AC.010.00 Sumário Repetidor HUB Pontes Modos de Funcionamento Roteadores Protocolos de Roteamento

Leia mais

Terminal Ad Hoc para viabilizar a comunicação das aplicações de automação das Utilities

Terminal Ad Hoc para viabilizar a comunicação das aplicações de automação das Utilities Terminal Ad Hoc para viabilizar a comunicação das aplicações de automação das Utilities Iran Lima Gonçalves (*) Fabrício Lira Figueiredo Álvaro Augusto Machado de Medeiros Fundação CPqD Brasil RESUMO Neste

Leia mais

UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES

UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES Professor: Leandro M. Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br 29/10/2010 Colégio Politécnico da UFSM 1 Arquitetura de Rede 29/10/2010 Colégio Politécnico da UFSM 2 Arquiteturas

Leia mais

Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel.

Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel. Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel. Lógica: Ethenet, Token Ring, FDDI. Topologia de Rede O layout lógico

Leia mais

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP O IGMP é um mecanismo para troca de informações entre um dispositivo e o roteador multicast mais próximo, permitindo determinar se um pacote multicast deve ser

Leia mais

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Fundamentos de Transmissão de Dados Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Fundamentos da Transmissão de Dados Tipos de Transmissão Analógica

Leia mais

Capítulo 4 A camada de REDE

Capítulo 4 A camada de REDE Capítulo 4 A camada de REDE slide 1 Introdução A camada de rede slide 2 Repasse e roteamento O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Repasse.

Leia mais

Edições da característica do CallerID do CallManager

Edições da característica do CallerID do CallManager Edições da característica do CallerID do CallManager Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Nome do CallManager e da chamada originada Indicador IE NI2/NI3 CNID (Bellcore

Leia mais

3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona

3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona 3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona A padronização da Hierarquia Digital Síncrona SDH sinaliza o começo da revolução nas redes de comunicações em todo o mundo. A SDH, quando empregada

Leia mais

Capítulo 4: Camada de rede

Capítulo 4: Camada de rede Capítulo 4: Camada de Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de : modelos de serviço da camada de repasse versus roteamento como funciona um roteador roteamento (seleção

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Projeto de endereçamento 2 ClassLess Objetivo Conhecer o conceito de super-redes da arquitetura de endereçamento classless Entender os princípios de subdivisão, agregação e alocação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Rede Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores Camada

Leia mais

Camadas de protocolos e seus modelos de serviço

Camadas de protocolos e seus modelos de serviço UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS - UEMG amadas de protocolos e seus modelos de serviço Referências: - Redes de omputadores e a Internet. J. Kurose e K. Ross. Ed. Pearson, 2010 - Seção 1.5 - Redes

Leia mais

II-6 Análise de ruído e capacidade de canal

II-6 Análise de ruído e capacidade de canal II-6 Análise de ruído e capacidade de canal (28 de janeiro de 2013) 1 Sumário 1. Causa dos erros na transmissão 1. Modelo AWGN e ISI 2. Modelo BSC 3. Efeito do ruído 4. Relação sinal/ruído 2. Curvas de

Leia mais

Redes de Alta Velocidade

Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE 802.3z Gigabit Ethernet Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE

Leia mais

BC-0506: Comunicação e Redes Introdução aos Grafos

BC-0506: Comunicação e Redes Introdução aos Grafos BC-0506: Comunicação e Redes Introdução aos Grafos Santo André, 2Q2011 1 Roteiro da Aula Motivação: Pontes de Königsberg Definições, Propriedades e Exemplos Aplicações de Grafos Caixeiro viajante Caminho

Leia mais

Linux Essentials. Network Configuration

Linux Essentials. Network Configuration Linux Essentials Network Configuration Tópicos abordados: 4.4 Conectando o computador na rede Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux. Iniciaremos

Leia mais

TOKEN RING & TOKEN BUS

TOKEN RING & TOKEN BUS TOKEN RING & TOKEN BUS Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes de Comunicação 10º Ano Nome: Diogo Martins Rodrigues Ferreira 2013/2014 ÍNDICE Introdução...2 Token

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE TESTE DE SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT... 3 3. DOCUMENTAÇÃO...

Leia mais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais João Marques Salomão Rodrigo Varejão Andreão Arquitetura e composição das RNAs Uma rede neural artificial é composta

Leia mais

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Cabeamento Estruturado 03. Introdução a comunicação de dados Prof. Ronaldo Introdução n A transmissão da informação através

Leia mais

Circuito Elétrico - I

Circuito Elétrico - I 1 1. Um resistor de 32 ohms é ligado em paralelo a outro resistor de 20 ohms e o conjunto é ligado a uma fonte de tensão de 12VDC. a) Qual é a resistência da ligação em paralelo? b) Qual é a corrente total

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Aplicação n Introdução n Visão Geral n Aplicações de Rede n Desenvolvimento n Arquiteturas

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

APOSTILA DE REDES. Equipamentos mais Usuais. Prof. Alejandro

APOSTILA DE REDES. Equipamentos mais Usuais. Prof. Alejandro APOSTILA DE REDES Equipamentos mais Usuais Prof. Alejandro INTRODUÇÃO Hoje não faz muito sentido criar uma LAN isolada do resto do mundo. A necessidade de transferência de dados fruto da redução de custos

Leia mais

Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento

Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento Desempenho Latência (comprimento, tempo) Tempo de

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Redes de Computadores Prof. Gilberto B. Oliveira Conceitos Redes: Cadeias, grupos ou sistemas interconectados. A utilidade de uma rede é igual ao número

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

Computadores. Redes de. redes de computadores. Exemplo: Grécia antiga. O problema básico de. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro. Exemplo: Grécia antiga

Computadores. Redes de. redes de computadores. Exemplo: Grécia antiga. O problema básico de. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro. Exemplo: Grécia antiga Redes de Computadores Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Exemplo: Grécia antiga Peça Agamemnon, escrita por Aeschylus em 458 A.C.,

Leia mais

4 Serviços Integrados e Diferenciados

4 Serviços Integrados e Diferenciados 4 Serviços Integrados e Diferenciados 31 4 Serviços Integrados e Diferenciados As diversas aplicações utilizadas na Internet possuem diferentes requisitos de QoS. Para permitir que a pilha de protocolos

Leia mais

Capítulo 4 A camada de REDE

Capítulo 4 A camada de REDE Capítulo 4 A camada de REDE slide 1 Introdução A camada de rede slide 2 Repasse e roteamento O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Repasse.

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio VoIP Voice over IP Cap.16 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla)

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Informações Complementares Configurar

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (agosto/13) setembro de 2013 Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda

Leia mais

TM 1. Manuel P. Ricardo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

TM 1. Manuel P. Ricardo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TM 1 Tráfego e Medidas em Redes IP Manuel P. Ricardo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TM 2 Bibliografia» Aula preparada com base nos seguintes documentos Joachim Charzinski, Internet Traffic

Leia mais

Normas de Utilização dos Recursos Computacionais

Normas de Utilização dos Recursos Computacionais Normas de Utilização dos Recursos Computacionais Norma da UniNet - 01/1997 de dezembro/1997 - Utilização da Rede 1. Normas para a distribuição de blocos de endereços IP alocados à UNICAMP pelo órgão competente

Leia mais

Teoria de Jogos. Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002

Teoria de Jogos. Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002 Teoria de Jogos Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002 Conceptualização do Problema Jogar pode ser visto como uma generalização do problema de procura em espaço de estados, em que existem agentes hostis

Leia mais

Professor(a):Claudio Cavalcante Data: /06/2015. Lista de Exercícios

Professor(a):Claudio Cavalcante Data: /06/2015. Lista de Exercícios Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Professor(a):Claudio Cavalcante Data: /06/2015 Alunos(as): Lista de Exercícios 1) O Firewall do linux conhecido como netfilter/iptables atua em qual nível do

Leia mais

Aula 09 Firewall (Configuração) Prof. Roitier Campos Gonçalves

Aula 09 Firewall (Configuração) Prof. Roitier Campos Gonçalves Aula 09 Firewall (Configuração) Prof. Roitier Campos Gonçalves O que filtrar? Duas abordagens: Política padrão DROP e regras específicas para os serviços permitidos; Política padrão ACCEPT e regras para

Leia mais

Reduzindo os Efeitos do Bufferbloat sobre Multi-Caminhos em Redes Sem Fio Heterogêneas

Reduzindo os Efeitos do Bufferbloat sobre Multi-Caminhos em Redes Sem Fio Heterogêneas Reduzindo os Efeitos do Bufferbloat sobre Multi-Caminhos em Redes Sem Fio Heterogêneas XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC2016) Benevid Felix, Aldri Santos,

Leia mais

FILAS DE ESPERA 256 kbit/s 75% 4000 bits 256 320 kbit/s 512 kbit/s 384 kbit/s 256 octetos 384 kbit/s 512 kbit/s 2048 kbit/s

FILAS DE ESPERA 256 kbit/s 75% 4000 bits 256 320 kbit/s  512 kbit/s 384 kbit/s 256 octetos 384 kbit/s 512 kbit/s 2048 kbit/s PROBLEMAS PROTOCOLOS DE LIGAÇÃO DE DADOS 1. Duas estações comunicam usando uma ligação de dados baseada num protocolo do tipo Go-Back-N ARQ. A capacidade do canal (em cada sentido) é de 2048 kbit/s, a

Leia mais

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor: M.Sc. Carlos Oberdan Rolim

Leia mais

SSC0641 Redes de Computadores

SSC0641 Redes de Computadores SSC0641 Redes de Computadores Capítulo 4 Camada de Rede 4.1 a 4.3 Prof. J ó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 Objetivos do Capítulo 4 Camada de Rede Entender os princípios dos serviços da camada de rede:

Leia mais

7.1 Estimativa de custos

7.1 Estimativa de custos .1 Estimativa de custos A estimativa de custos da atividade do cronograma envolve o desenvolvimento de uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade do cronograma. Na

Leia mais

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014 Objetivos 7. Funções de Lógica Combinacional Fazer distinção entre meio-somadores e somadores-completos Usar somadores-completos para implementar somadores binários em paralelo Explicar as diferenças entre

Leia mais

Funções para limitação de velocidade do veículo

Funções para limitação de velocidade do veículo Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece três funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

Conceito de Filtragem de Pacotes e Firewall

Conceito de Filtragem de Pacotes e Firewall Conceito de Filtragem de Pacotes e Firewall Os primeiros firewalls usavam a filtragem de pacote somente para proteger a rede interna de usuários externos. O firewall verificava o cabeçalho de cada pacote

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010 Questão 21 Conhecimentos Específicos - Técnico em Instrumentação São elementos primários utilizados na medida indireta de vazão, exceto: A. Placa de orifício e tubo de Venturi. B. Placa de orifício e tubo

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações

Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações 1 Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações TL-016 - Redes IP Evandro Luís Brandão Gomes ( evandro@inatel.br ) 2016 2 Capítulo 1 Introdução ao Protocolo TCP/IP Padronização do

Leia mais

Árvores UFES. Teoria dos Grafos. CC/EC/Mestrado

Árvores UFES. Teoria dos Grafos. CC/EC/Mestrado Árvores Árvores Grafo Acíclico: não possui ciclos Árvores Grafo Acíclico: não possui ciclos Uma árvore é um grafo conexo acíclico Árvores Grafo Acíclico: não possui ciclos Uma árvore é um grafo conexo

Leia mais

2) Em relação aos algoritmos de sincronização de relógios:

2) Em relação aos algoritmos de sincronização de relógios: Curso: REDES Disciplina: SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Professor (a): MARCELA SANTOS Data da Aplicação: 23 de maio de 2010 Teste referente à AV2 Nota: Visto do Professor (a): Nome: 1) Sistemas monoprocessados

Leia mais

Redes sem Fio 2016.1. Sistemas de Telefonia Celular Evolução. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio 2016.1. Sistemas de Telefonia Celular Evolução. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Sistemas de Telefonia Celular Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

Sessão Saber profundo Combinação de incertezas (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp)

Sessão Saber profundo Combinação de incertezas (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp) Sessão Saber profundo Combinação de incertezas (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp) Manoel Telhada Consultor da M. I. Domenech Em 50 palavras ou menos O estudo de Repe & Repro é utilizado para avaliar

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1

Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1 Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1 Aula 5 Sistemas Biométricos 1. Sistema Biométrico Típico Qualquer que seja a característica

Leia mais

A f e r i ç ã o da Qu a l i d a d e de Se r v i ç o

A f e r i ç ã o da Qu a l i d a d e de Se r v i ç o Redes Móveis GSM A f e r i ç ã o da Qu a l i d a d e de Se r v i ç o SMS Serviço de Mensagens Curtas Maio/Junho de 2005 DFI2 Índice I Sumário Executivo...3 I.I Enquadramento Geral...3 I.II Principais Conclusões...5

Leia mais

Geração de energia elétrica

Geração de energia elétrica Geração de energia elétrica Capítulo 5 Sistemas eólicos de geração de energia elétrica Lineu Belico dos Reis O vento, movimento do ar na atmosfera terrestre, é principalmente gerado pelo maior aquecimento

Leia mais

Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas

Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Exemplos de Configuração Permitir que um Host Selecionado Acesse a Rede Negar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA (1) Determine o valor da tensão na saída V o. LISTA DE EXERCICIOS

Leia mais

CONTROLE DE FLUXO. Redes de Computadores

CONTROLE DE FLUXO. Redes de Computadores CONTROLE DE FLUXO Redes de Computadores Agenda Conceito de Framing Protocolos Para meio físico sem ruído Para meio físico com ruído Conceito de Piggybacking Perguntas Framing Camada física gera sincronização

Leia mais

HISTÓRICO. 1983 1985, o TCP/IP é integrado ao BSD/UNIX e disponibilizado a baixo custo;

HISTÓRICO. 1983 1985, o TCP/IP é integrado ao BSD/UNIX e disponibilizado a baixo custo; HISTÓRICO 969, Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) cria um projeto de pesquisa para criar uma experimental de comutação de pacotes ARPANET que deveria prover: robustez; confiabilidade; e

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Cabeamento Estruturado e Infraestrutura Profº Luiz Cláudio Buzeti. Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado

Cabeamento Estruturado e Infraestrutura Profº Luiz Cláudio Buzeti. Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado 1 Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado Devem ser baseados em normas da indústria Há quatro classes de gerenciamento Essas normas definem: procedimentos e classes de gerenciamento para a manutenção

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução. Histograma do 1o Sorteio da Nota Fiscal Paraná 152/15. 1º Sorteio Eletrônico da Nota Fiscal Paraná

Conteúdo. 1 Introdução. Histograma do 1o Sorteio da Nota Fiscal Paraná 152/15. 1º Sorteio Eletrônico da Nota Fiscal Paraná 1º Sorteio Eletrônico da Nota Fiscal Paraná Relatório parcial contendo resultados 1 da análise estatística dos bilhetes premiados Conteúdo 1 Introdução Este relatório apresenta uma análise estatística

Leia mais