A gota d água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo...

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A gota d água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo..."

Transcrição

1 Fly na Toscana Por: Rogério Batista Sem dúvida, pescar na toscana é no mínimo diferente. Posicionada no centro norte da Itália o local apresenta um tipo de pesca diferente do que estamos acostumados com a patagônia. Tudo começou com um convite de meu amigo João Paulo Schwerz, companheiro de mais de 15 anos de pesca que se encontrava na Itália. Pois bem, um vôo para Milão, pode-se também ir para Roma, e então para Firenze (Florença). Foram duas semanas de ligações da Itália para o Brasil tentando me convencer. Sempre com tiradas do tipo: Tche, to vendo aqui umas fotos de uns caras com trutas de 3 Kg, etc. A gota d água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo... Bom, foi o tempo que deu para tirar as passagens e fazer o seguro de viagem e lá me fui. O LOCAL. A Itália possui vários rios bons para pesca, na região do Veneto, perto de Verona, e na toscana, existem vários rios com um número bom de trutas. A nossa escolha foi pela Toscana, mais especificamente pelo Tail Tevere River, ou seja, pelo rio Tevere. Mais especificamente em sua nascente na cidade de Anghiari, perto de Arezzo. Este rio é o que banha Roma. O ideal é alugar um carro. Basta pegar um mapa local e seguir, ou usar o GPS que a maioria dos carros já possui. Para quem for de trem, pode-se ir para Firenze (Florença). De Florença, se pega um trem para Arezzo. Em Arezzo, existe um ônibus que sai a poucos metros da estação de trem para Anghiari, no caminho para San Sepulcro.

2 O RIO O Rio é pequeno, cerca de 9 km, bastante encaixado e com muita mata nas margens. Águas limpas e muito geladas exigem do pescador técnica de arremesso, sendo que, em muitos casos só se pode pescar com roll casting. A água é muito gelada, não passando nunca sua temperatura de 10 graus. Desta forma, alguma proteção para o frio embaixo do wader é fudamental. ENTOMOLOGIA DO LOCAL. Como todo rio deste tipo o Tevere tem uma grande quantidade insetos que servem de comida para as trutas. Foi possível observar uma quantidade grande de Mayflies, ninfas, emergentes e adultos. Foto ao lado. Ainda observamos stoneflies, caddis, e pancoras. Mas alimentação básica, nos dias que pescamos parecia ser de ninfas pequenas de mayfly e secas, principalmente de DUN. OS PEIXES O rio é gerido pelo CLUBE DE PESCA DO ALTO TEVERE de forma exemplar com uma política de consciência invejável. As Trutas existentes no rio são basicamente Fario (marron,brown trout,) com um Plus do local, os Temoles (ou Graylings). O Grayling é um peixe típico da região bastante pescado. Foi possível observar nas revistas de fly da Itália uma grande paixão dos pescadores de fly italianos por este peixe.

3 A PESCA O dia amanhece nesta época do ano na Toscana as 5:30 da manha e escurece as 9 da noite. O sol é muito quente no meio do dia. Então é possível dividir o dia em dois, pescando das 6 da manha as 11 e depois das 4 as 9. Ou, para quem esta com fome mesmo, dá para pescar o dia inteiro levando um lanche para comer na beira do rio. Evidentemente, era o que a gente fazia. Em conversa com guias da região ficamos sabendo que este ano esta quente de mais e o rio com pouca água, o que dificulta a pesca, e anula praticamente as chances de se pescar um Temole. As trutas são impressionantemente seletivas, ao ponto de o tamanho do anzol influir no ataque. Em muitas vezes fomos diminuindo o tamanho do anzol ate chegar no #20 para poder pescar uma truta que observávamos que estava comendo. Esta foi uma dica desde o primeiro dia, ninfas pequenas. Numa determinada hora do dia podese observar as trutas se alimentando exclusivamente de Dun, onde a mosca BWO atada por meu amigo Alejandro Antúnez funcionou muito bem. No final do dia era possível ver Caddis grandes voando junto às arvores e sendo atacadas pelas trutas. Neste momento, com Goddard Caddis foi possível sacar grandes trutas. Basicamente nos posicionamos em uma margem do rio e pescávamos arremessando contra a outra margem em baixo das arvores na sombra. Este era o método que funcionava. Como o rio é curto, um passo mal dado e pode-se espantar todas as trutas do tramo. Desta forma, caminhar por fora do rio, ou por dentro da água mas com extrema cautela é fundamental. Existem parte em que ele fica bem largo, podendo pescar nos canais no meio e nas margens.

4 AS MOSCAS. Praticamente usamos de tudo e tivemos ação em diversas moscas. Porem, foi possível definir alguns padrões. Nas secas, a BWO (Anzóis #16 e #18), Goddard Caddis (Anzóis #10 e #12), Adams (Anzol #14), utilizamos também uma mosca dado por um pescador local chamado Giusepe, (foto).

5 Nas ninfas, a Pheasent Tail pequena (#18) foi muito eficiente, seguido por Cooper John na cor vermelha (Anzol #18), e uma duas moscas indicadas pelo pessoal da região. LICENÇA DE PESCA Na Itália, temos que tirar uma licença nacional (15 euros) que é paga nos correios, e depois um licença local. No nosso caso, nossa licença é para pescar no Rio Tevere. Assim, segue a dica, é melhor se filiar ao clube da cidade que custa 20 euros para depois sacar a licença diária. A licença para sócios custa 10 euros por dia. Para não sócios custa 30 euros. Pode-se se associar e sacar a licença no mesmo local. MATERIAL Pescamos com varas 2,3 e 5. Sempre com linhas floating. Leaders de 9 pés e tippets finos. 5x e afinando. Nos últimos dias de pescaria usamos somente varas 2 e 3. Tippets mais finos, 6x e 7x. Muitos pescadores acham um exagero, porém, para águas muito claras e trutas muito desconfiadas, tipe 7x = boa pesca. Wader é claro, e com proteção para o frio em baixo. A água é muito gelada. Bastão de caminhada vai bem quando se quer descer uma corredeira por dentro do rio para aproveitar o ponto de pesca, no mais, pouco foi utilizado. Da mesma forma a net, apenas foi utilizada para as trutas com mais de 1kg pegas na correnteza, o que dificultava o seu manuseio para liberação. Protetor solar indispensável. HOSPEDAGEM Existem algumas opções de HOSPEDAGEM em Anghiari, inclusive no próprio clube de pesca. Nós optamos em ficar no Hotel OLIVER. Este hotel fica 1km passando Anghiari em direção a San sepulcro. É fácil de localizar, basta cuidar o centro histórico de Anghiari, (foto ao lado), depois que se passar por este centro historio, o hotel fica no final da descida. Acho que sempre

6 que se é bem tratado em um hotel é conveniente indicar, agora, quando tu MUITO bem tratado em um hotel é obrigatória a recomendação do hotel. - TRANSPORTE PARA RIO Para quem esta de carro, basta selecionar o ponto do rio que quer pescar e seguir. Estacionar, fardar e pescar. Para quem estiver sem carro esqueça o táxi, ele tem que ser chamado de Arezzo e é muito caro. Pode-se combinar previamente com o pessoal do hotel a possibilidade de eles fazerem este serviço levando e buscando no rio. Ou ainda, pode-se pegar um ônibus que vai para San Sepulcro e descer na parada que tem uma rotula bem grande. Desta parada pose-se ir caminhando para o rio. A parada é na frente de um restaurante, basta descer e voltar caminhando em direção a rotula. Na rotula tem que entrar a direita. Siga caminhando por uma rua asfaltada, e no momento em que ela se bifurca segue a direita. Caminha-se mais umas 2 ou 3 quadras e acaba o asfalto. Por uma estradinha de terra tem que ir ate o final que acaba num entroncamento. Neste entroncamento tem que pegar a direito, andar 50 metros e entrar numa estradinha bem pequena a esquerda. Nesta estradinha mais uns 200 metros esta no rio. O TURISMO Alem da culinária da TOSCANA que é um show a parte, seguida do Gelato italiano, a cidade de Anghiari é de tirar o fôlego. Uma cidade medieval preservada praticamente igual em sua estrutura desde 1400 é uma viagem direta ao medievo europeu. O vinho típico da região é o Chianti e merece uma garrafa. É realmente muito bom, e melhor ainda se acompanhado com uma boa massa com ragu (guisado ou carne moída) de pato. A bisteca fiorentina também merece uma garfada.

7 DICAS LINKS Para ir conhecendo um pouquinho mais sobre o rio Tevere segue alguns links: &Itemid=59 FLY SHOP. Pelo que vimos não existe Fly Shopp em Anghiari ou Arezzo. Desta forma, para aqueles que querem fritar o cartão de crédito como de costume existe as algumas lojas grandes em Milão em Roma, bem como, em Florença. Nesta cidade, o Fly Shopp é bom, bem equipado, completo, e o atendimento é muito bom. Falem com o Nicolo. O é

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Fotos e Texto: Rogério Batista, Alfredo Divani e Alejandro Antúnez Após nossa ultima pescaria em Outubro, prometemos que voltaríamos para este belo

Leia mais

Colorado EUA Março 2014

Colorado EUA Março 2014 Colorado EUA Março 2014 Por: Alfredo Divani - www.viagenscomidaseafins.blogspot.com Aproveitando uma viagem aos EUA, resolvi experimentar a pesca de trutas no Estado do Colorado. Usei para programar a

Leia mais

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados. Relato da pescaria em Porto Xavier - Março de 2013 Texto: Jamanta. Fotos: Jamanta, Klaus, Cristiano e Ike. Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas

I. Informações pessoais e acadêmicas RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS EDIÇÃO 2007 I. Informações pessoais e acadêmicas 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa etc) Adriana E. de Oliveira

Leia mais

Receita infalível para uma boa viagem

Receita infalível para uma boa viagem Receita infalível para uma boa viagem Para que a tão sonhada viagem de férias não se transforme em um pesadelo, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Pensando no seu conforto e na sua segurança nesse

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Dados de identificação: Informações pessoais e acadêmicas: Aline Vieira de Lima +55 83 9986 1705 aline.vieira@gmail.com Programa: PIANI Universidade anfitriã: Instituto Superior

Leia mais

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere

Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere Felceto Cartaz Podere Felceto Coloque as coordenadas no

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA FOTO-AVENTURA Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA Nova Zelândia CADA QUILÓMETRO É UMA POTENCIAL FOTOGRAFIA IR AO OUTRO LADO DO MUNDO APENAS PARA FOTOGRAFAR NÃO É PARA QUALQUER

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Temario Serie 1. Introducción / Lección 1. Competencias: Gramática: Vocabulario: Las Introducciones. Nombres Tudo bem!

Temario Serie 1. Introducción / Lección 1. Competencias: Gramática: Vocabulario: Las Introducciones. Nombres Tudo bem! Temario Serie 1 Introducción / Lección 1 Introducciones Nombres Tudo bem! Las Introducciones > muito prazer, tudo bem, com licença Vocabulario: com licença por favor obrigado, obrigada muito prazer bom

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Identificação Nome: Rodrigo de Oliveira Letras, 5º (de 7) período. 2. Pontos positivos e negativos Um ponto forte de um intercâmbio acadêmico é poder ver outras abordagens ao

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

Do Inferno ao Paraíso - Relato de uma pescaria em Los Roques

Do Inferno ao Paraíso - Relato de uma pescaria em Los Roques Do Inferno ao Paraíso - Relato de uma pescaria em Los Roques Fotos e Texto: Ricardo Becker e Rogério Batista - Edição: Alejandro Antúnez Quando chegamos em LOS ROQUES foi exatamente o que sentimos: chegamos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo Era uma vez a família Rebolo, muito simpática e feliz que vivia na Amadora. Essa família era constituída por quatro pessoas, os pais Miguel e Natália e os seus dois filhos Diana e Nuno. Estávamos nas férias

Leia mais

GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce

GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce Você é do tipo que quer arrancar os cabelos toda vez que um concorrente diminui o preço? Então você precisa ler este guia rápido agora mesmo. Aqui

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

REFERÊNCIAS DE ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES INDIVIDUAIS

REFERÊNCIAS DE ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES INDIVIDUAIS Ana Patricia Da Silva, Turismóloga, guia de turismo na Calábria e responsável comercial do operador Bonjour Italie Partita IVA (CNPJ da Itália): 03187610781 Skype: anapatriciaconsultant www.touristico.it

Leia mais

Lisboa, Londres e agora também Oxford Março de 2016 Lisboa

Lisboa, Londres e agora também Oxford Março de 2016 Lisboa Lisboa, Londres e agora também Oxford Março de 2016 Lisboa Estamos mais uma vez a caminho de Lisboa. Erik mora em Londres há quase 11 anos e uma vez por ano, pelo menos, eu e Sandrinha embarcamos para

Leia mais

http://www.comoorganizarcasamento.com

http://www.comoorganizarcasamento.com Como Planejar seu Casamento Sem Stress Copyright 2014 Este e- book é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), é proibida a reprodução do livro por meio eletrônico ou impresso. O e- book

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

Roteiro para Relatório de Intercâmbio

Roteiro para Relatório de Intercâmbio Roteiro para Relatório de Intercâmbio O relatório de intercâmbio deve conter os itens abaixo 1. Dados de identificação Nome Adriana Galvao Mckinney Telefone 83 88050171 E-mail adriana.mckinney@terra.com.br

Leia mais

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO PORTUGAL Vou Listar as Cidades de Norte a Sul. Porto Tem que comer um prato típico chamado Francesinha. É uma delícia. Não vou colocar foto do prato aqui,

Leia mais

7 PASSOS PARA RESERVAR O HOTEL PERFEITO

7 PASSOS PARA RESERVAR O HOTEL PERFEITO Olá! Queremos deixar aqui o nosso MUITO OBRIGADO! Sim, porque se você está com este e-book em mãos é porque se cadastrou na nossa newsletter e para nós o seu interesse no nosso trabalho é a melhor motivação

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc).

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 2007-2008 Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). Nome: Leonardo Moreira

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Rafael Silva Cruz Martins Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

AGUAS PROFUNDAS. Lc 5

AGUAS PROFUNDAS. Lc 5 1 Lc 5 AGUAS PROFUNDAS 1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos

Leia mais

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar Tempo de pensar no que virá Planejar Hámomentos em nossa vida em que temos duas opções: Desistir Recomeçar Quando a VIDA decepciona João

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Filippe de Camargo Cordeiro Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital Conteúdo PRIMEIROS PASSOS COM BLOG:... 3 Primeiro:... 3 Segundo:... 4 Terceiro:... 5 Quarto:...

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO PARTICIPANTE

GUIA PRÁTICO DO PARTICIPANTE GUIA PRÁTICO DO PARTICIPANTE Santo André 2014 INFORMAÇÕES ÚTEIS: Saiba a melhor maneira de chegar ao Evento e as opções de trajeto utilizando o transporte público. Locais dos Eventos: Universidade Federal

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna.

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. aprendaaviajarbarato.com.br ALINE BALTAZAR 1 Don t let your dreams be dreams... Jack Johnson

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

VIAGENS INESQUECÍVEIS SOB OS CÉUS DA TOSCANA

VIAGENS INESQUECÍVEIS SOB OS CÉUS DA TOSCANA VIAGENS INESQUECÍVEIS SOB OS CÉUS DA TOSCANA QUAL SEU SONHO NA TOSCANA? NÓS TORNAREMOS REALIDADE. BEM VINDO À CIELI DI TOSCANA! Imagine-se em bela companhia, dirigindo a céu aberto pelas paisagens únicas

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito

Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito 03 de Março 2010 Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito Verificada a pressão dos pneus arrancamos. Seguimos pela A7

Leia mais

Maria Melada no Centro Comercial Copacabana

Maria Melada no Centro Comercial Copacabana 1/5 Tanto posso comer quibe cru no Bar do Elias e Cinelândia, como em outro dia ir para um restaurante vegetariano. Depois de um final de semana com amigos potiguares e de ter conhecido 2 restaurantes

Leia mais

Os planos de aula que estão descritos a seguir estão orientados para os seguintes objetivos educacionais: Identificar situações que envolvam risco;

Os planos de aula que estão descritos a seguir estão orientados para os seguintes objetivos educacionais: Identificar situações que envolvam risco; Caro Professor, A BM&FBOVESPA preparou para você algumas sugestões de planos de aula. Compreendem atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula para o tratamento de temas econômicos e financeiros.

Leia mais

Transporte. Deslocamento: Campus São Bernardo do Campo

Transporte. Deslocamento: Campus São Bernardo do Campo Transporte Haverá transporte dos hotéis indicados e do Terminal Santo André ao local do evento. Mais detalhes em breve. De carro Deslocamento: Campus São Bernardo do Campo Via Anchieta Se optar pela via

Leia mais

Limpeza e tratamento de capotas

Limpeza e tratamento de capotas Limpeza e tratamento de capotas A seguir apresento mais um tutorial passo a passo, desta vez é explicado como limpar e tratar (condicionamento) convenientemente a capotas dos descapotáveis. Este tutorial

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

Guia Ilustrado: Região dos Lagos e Vulcões, Chile.

Guia Ilustrado: Região dos Lagos e Vulcões, Chile. Guia Ilustrado: Região dos Lagos e Vulcões, Chile. Fig. 1: Mapa do sul da América do Sul com detalhamento da Região dos Lagos no sul do Chile. Em amarelo as principais estradas e em azul a rota percorrida

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão Santa Cruz de Cabrália-BA, 28 de setembro de 2005 Meu caro governador Paulo Souto, governador do estado da Bahia, Meu querido companheiro Miguel

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A.

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Texto e Fotos : Alejandro Antúnez (Índio) alejandro@moscanagua.com.br Sem dúvidas, pode-se dizer

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Guia da Corrida. Rio de Janeiro. Retirada do Kit. Seja feliz, seja saudável, seja você! Bem Vindo à The Color Run!

Guia da Corrida. Rio de Janeiro. Retirada do Kit. Seja feliz, seja saudável, seja você! Bem Vindo à The Color Run! Seja feliz, seja saudável, seja você! Guia da Corrida Bem Vindo à The Color Run! Rio de Janeiro Agradecemos a você e aos seus novos amigos, por fazerem da The Color Run um dos maiores eventos de 5 km do

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades Rafting no Atibaia Campinas/SP Diversão garantida para todas as idades Definição O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um instrutor, responsável

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal Sobral-CE, 17 de março de 2004 Meu caro governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, Meu caro companheiro

Leia mais

Passos contados. Crônicas na mochila 3/6/2009

Passos contados. Crônicas na mochila 3/6/2009 Passos contados & Crônicas na mochila Acho as certezas muito perigosas, ainda que algumas sejam necessárias e, volta e meia, surpreenda-me por outras sendo algemada.se elas deixam nossos passos firmes,

Leia mais

HARE s EAR (Tamanho #10 #16) Instruções e Dicas Para o Atado. Lista de Materiais:

HARE s EAR (Tamanho #10 #16) Instruções e Dicas Para o Atado. Lista de Materiais: HARE s EAR (Tamanho #10 #16) Lista de Materiais: Anzol Anzol padrão para ninfa #10 ao #16 (Mais comum #14 e #16) Cabeça Metálica, dourada Linha Marrom ou preto, numeração 10/0 até 6/0, dependendo do tamanho

Leia mais

Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009

Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009 Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009 1. No aeroporto Charles de Gaulle Imagino que do aeroporto você vá para Paris. É muito fácil. Há uma linha de trem que liga o aeroporto

Leia mais

Guia do Mochileiro. www.thesimstv.net

Guia do Mochileiro. www.thesimstv.net Guia do Mochileiro O Guia do Mochileiro foi totalmente desenvolvido por mim. Os direitos autorais dele pertem exclusivamente ao LPTS, sendo proibida cópia parcial ou integral do texto e das fotos. Os Sims

Leia mais

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== PASSEIO NO BOSQUE

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com 1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO

1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO BEM VINDO AO GUIA DE 10 PASSOS DE COMO MELHORAR MUITO A SUA VIDA FINANCEIRA! APROVEITE! 1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO Quando se trata do nosso dinheiro, a emoção sempre tende a ser um problema.

Leia mais

PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015

PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015 PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015 1 Dia 04/09 Brasília - Lisboa Saída de Brasília Transfer aéreo com destino a Lisboa (Voo TAP 60 16hs45min) 2 Dia 05/09 Lisboa Chegada em Lisboa (Voo TAP 60 06hs00min)

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES COMPRAR NA PAT BIJOUX É FÁCIL VEJA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES E TIRE SUAS DÚVIDAS: PORQUE SOMOS MAIS BARATOS? POR QUE VOCÊ PODE CONFIAR NA PAT BIJOUX? QUANDO RECEBO MEU PEDIDO? DE

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda.

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda. Viagem de Formatura do 9º ano E. Fundamental II - Bonito MS São Paulo, 10 de abril de 2013. Prezados Pais, O 9º ano do Ensino Fundamental é uma fase de transição: ao mesmo tempo feliz, pois encerra uma

Leia mais

Viajar com Crianças. Sem Stress

Viajar com Crianças. Sem Stress Viajar com Crianças Sem Stress A escolha do DESTINO Nem sempre podemos escolher o local da viagem. Às vezes vamos visitar um parente, por exemplo, ou existe o sonho antigo dos pais de conhecer algum lugar,

Leia mais

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Bilhete Único Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Nós, da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), juntamente com a RioCard, trabalhamos nesta cartilha para

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de início da operação com etanol da Usina Termelétrica Juiz de Fora

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de início da operação com etanol da Usina Termelétrica Juiz de Fora , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de início da operação com etanol da Usina Termelétrica Juiz de Fora Juiz de Fora - MG, 19 de janeiro de 2010 Bem, primeiro, meus companheiros, eu vou passar por

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

personal cool brand anouk pappers & maarten schäfer

personal cool brand anouk pappers & maarten schäfer personal cool brand Os holandeses Anouk Pappers e Maarten Schäfer, da CoolBrands, trabalham há 12 anos fazendo storytelling para marcas, que se trata de extrair histórias sobre elas por meio de conversas

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Dúvidas Frequentes PROMOÇÃO VALE A PENA SER DIGITAL

Dúvidas Frequentes PROMOÇÃO VALE A PENA SER DIGITAL Dúvidas Frequentes PROMOÇÃO VALE A PENA SER DIGITAL 1) Quem pode participar da Promoção VALE A PENA SER DIGITAL? Para participar da Promoção você precisa: - Ser cliente pessoa física, titular de conta

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 6 Desafio by rpolesso - domingo, maio 16, 2010 http://emagrecerdevez.com/desafio Que história é essa de desafio? -> O que as pessoas estão dizendo sobre o Desafio: page

Leia mais

Esterofoto Geoengenharia SA. Álvaro Pombo. Administrtador. (www.estereofoto.pt)

Esterofoto Geoengenharia SA. Álvaro Pombo. Administrtador. (www.estereofoto.pt) Esterofoto Geoengenharia SA Álvaro Pombo Administrtador (www.estereofoto.pt) Q. Conte-nos um pouco da historia da empresa, que já tem mais de 30 anos. R. A Esterofoto é uma empresa de raiz, a base da empresa

Leia mais

VIVE HONG KONG: dia completo (8h)

VIVE HONG KONG: dia completo (8h) VIVE HONG KONG: dia completo (8h) A excursão de dia inteiro irá levá-lo aos lugares mais importantes da Ilha de Hong Kong e Kowloon. Este tour privado combina as atrações populares inevitáveis durante

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Marcos Tolentino revela como se tornou o presidente da Rede Brasil de Televisão - RBTV

Marcos Tolentino revela como se tornou o presidente da Rede Brasil de Televisão - RBTV DINO - Divulgador de Notícias Marcos Tolentino revela como se tornou o presidente da Rede Brasil de Televisão - RBTV Marcos Tolentino conta sua trajetória e revela como o filho de um vendedor de carros

Leia mais

Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central

Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central Bom, esse tutorial não vai ser uma receita de bolo, mais vai ajudar muito a quem se aventurar! Vou postar fotos do processo, algumas medidas,

Leia mais

Datas das próximas viagens da UFMG. Visitas às casas dos moradores de Lagedo e Riacho

Datas das próximas viagens da UFMG. Visitas às casas dos moradores de Lagedo e Riacho Ano 2 Lagedo, Domingo, 25 de janeiro de 2015 N o 8 Datas das próximas viagens da UFMG Data Casa 8 23 a 25 de janeiro de 2015 Lúcia 9 27 de fevereiro a 1 de março de 2015 Irene/Paulo 10 27 de março a 29

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas

I. Informações pessoais e acadêmicas RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL I. Informações pessoais e acadêmicas 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa etc) Nome: Natália de Lima Gadelha

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Lista de Diálogo - Cine Camelô

Lista de Diálogo - Cine Camelô Lista de Diálogo - Cine Camelô Oi amor... tudo bem? Você falou que vinha. É, eu tô aqui esperando. Ah tá, mas você vai vir? Então tá bom vou esperar aqui. Tá bom? Que surpresa boa. Oh mano. Aguá! Bolha!

Leia mais

Capítulo 18 - Distribuição

Capítulo 18 - Distribuição Capítulo 18 - Distribuição A escolha dos canais de distribuição é provavelmente a decisão mais complexa em marketing internacional. Em alguns mercados, o que prevalece é a concentração de grandes hipermercados

Leia mais