* Evolução Biológica. Prof. Fernando Stuchi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "* Evolução Biológica. Prof. Fernando Stuchi"

Transcrição

1 Evolução Biológica Prof. Fernando Stuchi

2 O questionamento universal sobre a origem do homem e da terra é talvez o mais antigo de nosso repertório filosófico. Até meados do século XIX, era senso comum que a natureza sempre for a do modo como se apresentava, estável e imutável (FIXISMO), desde o momento que foi criada. Mito, tradição e visão do mundo natural se misturavam, a ponto de a religião influenciar a mentalidade científica. Confiando na versão bíblica da Criação, calculava-se que a Terra tinha apenas 6 mil anos, e por ser tão jovem não seria tempo suficiente para que as espécies sofressem alguma transformação!

3 As primeiras ideias sobre evolução dos seres vivos foram sugeridas por filósofos da Grécia Antiga (Tales de Mileto, Xenófanes, Aristóteles). Em 1756, o sueco Carolus Linnaus surpreendeu a todos ao incluir os seres humanos entre os grandes macacos. Em 1809, o francês Jean-Baptiste Lamarck apresentou sua teoria da evolução. Em 1859, o inglês Charles Darwin publicou sua, A ORIGEM DAS ESPÉCIES, obra que mudaria todos os conceitos sobre o estudo da evolução.

4 Segundo Lamarck o indivíduo chegaria no estágio de evolução depois de se adaptar as mudanças ambientais, surgindo assim a necessidade de modificação. OU SEJA A evolução seria causada pela resposta do organismo às mudanças ambientais rápidas (terremotos, enchentes, erupções). Mudanças Ambientais Necessidades de Adaptação Modificações nos indivíduos Evolução

5 Lei do uso e desuso Um órgão que é muito utilizado se desenvolve, já um órgão não utilizado não desenvolve-se (atrofia). Lei da herança dos caracteres adquiridos Um caráter adquirido (através do ambiente) por um indivíduo pode ser transferido aos seus descendentes. Portanto Lamarck afirmou em suas teorias, que através de alterações ambientais eram provocadas alterações (mutações) nos seres vivos. Essas alterações eram transferidas para as futuras gerações, ocorrendo o processo evolutivo.

6 Portanto a mudança ambiental, promoveu o processo evolutivo. Lamarck cometeu alguns erros primordiais em seus estudos: 1º erro Mudança somática (desenvolvimento muscular) não é transmitida para descendentes. 2º erro A evolução não é causada pela resposta do organismo às mudanças ambientais.

7 Charles Darwin inspirado nos estudos de Lamarck e seu avô Erasmus Darwin, iniciou novos estudos sobre a evolução. Em 1831 partiu no navio HMS Beagle, em uma viajem ao redor do mundo em cinco anos. Ao chegar nas ilhas Galápagos, fez uma grande descoberta evolutiva, que quebraria todos os paradigmas da ciência na história humana. Observando as várias espécies de tentilhões (aves), Darwin concluiu que todas descendiam do mesmo ancestral, porém os diferentes tipos de bicos e características, de acordo com seus hábitos alimentares e de vida, comprovaria a existência de modificações de espécies ao longo do tempo (evolução).

8 A base de estudos de Charles Darwin baseou-se em uma teoria, a SELEÇÃO NATURAL. Essa teoria expressa-se da seguinte maneira: Os organismos mais aptos (adaptados) ao ambiente sobrevivem, e consequentemente as menos adaptadas são eliminadas. OU SEJA O ambiente apenas seleciona os organismos mais aptos a sobrevivência.

9 Portanto o ambiente apenas selecionou a girafa mais apta para a sobrevivência!

10 Na Inglaterra antes da industrialização, as arvores eram cobertas por liquens de cor clara. As mariposas na sua maioria possuíam cor clara para se camuflar nos troncos e as escuras que eram em menor número, pois eram atacadas pelos pássaros. Com o início da Revolução Industrial, as fuligens cobriram os troncos, escurecendoos e matando os liquens. Dessa forma a população de mariposas claras começou a diminuir e aumentar as escuras, que agora possuíam maior adaptação às novas condições ambientais. O meio seleciona variações casuais, visando à adaptação. Os mais aptos ao meio, sobrevivem à luta da vida.

11 Em 1859, reunindo todos seus estudos e esforços, Charles Darwin publica sua obra, A ORIGEM DAS ESPÉCIES. O livro recebeu críticas, a imprensa fez caricaturas de Darwin com aparência de macaco, mas no final do século XIX a teoria da evolução já era bem aceita. Toda a pesquisa de Darwin girou em torno de um único grande tema: a evolução pela seleção natural. Em pelo menos 16 livros e diversos artigos científicos, ele explorou a variação e a adaptação das espécies. Quando faleceu, em 19 de abril de 1882, já havia entrado para a História.

12 Embora a teoria da Evolução tenha sido um sucesso, teve uma pequena falha. Darwin não conseguiu explicar como ocorriam as variações e como eram transmitidas aos descendentes. Esse fenômeno apenas seria explicado com os estudos de Mendel, com o surgimento da GENÉTICA. A interação dos estudos de Darwin e Mendel, chamamos de Neodarwinismo, que se resume da seguinte forma: Seleção Natural Mutações Variabilidade Recombinações Genéticas Adaptação

13 A resistência não é provocada, ela é apenas selecionada. Em 1940, foi produzido o 1º agrotóxico (DDT), considerado o mais eficiente contra as pragas. Com o excesso de seu uso, percebeu-se que não fazia mais efeito. Será que as pragas criaram resistência? O uso intensivo do DDT não promoveu a resistência das pragas e sim selecionou as que possuíam resistência ao agrotóxico. Portanto por meio da seleção natural as pragas que possuíam resistência (aptas) ao agrotóxico viveram, aumentando sua população e inutilizando o DDT. Como essas pragas possuem Resistência? Através do processo de variações (combinações) do material genético que possibilitou sua resistência, ou seja, seu DNA possui a resistência para o DDT.

14

15 Trabalho com fósseis, restos ou vestígios de estruturas orgânicas preservados em rochas e sedimentos. Os fósseis são provas concretas da existência da evolução e por meio desse trabalho nos permite estabelecer sequencias no processo evolutivo das espécies.

16 Órgãos Homólogos Possuem mesma origem embrionária, podendo ou não ter a mesma função. Como podemos perceber na imagem, os quatro animais envolvidos são de mesma espécie (mamíferos). O órgão em questão é o membro superior, que para cada um deles tem uma função diferenciada, mas a origem embrionária é igual.

17 Órgãos Análogos Possuem formação embrionária diferente, porém mesma função. Como podemos perceber na imagem, os três animais envolvidos são de espécies diferentes ( Morcego mamífero, inseto artrópode, ave pássaro). O órgão em questão é o membro superior (asa), que para cada um deles tem a mesma função (voar), mas a origem embrionária é diferenciada.

18 Convergência Adaptativa Espécies diferentes, adaptam-se às mesmas condições ambientais (seleções naturais), apresentando órgãos análogos para a adaptação dos mesmos.

19 Irradiação adaptativa espécies iguais, adaptam-se às condições ambientais (seleções naturais) diferentes, apresentando órgãos homólogos para a adaptação dos mesmos.

20 Semelhanças dos processos bioquímicos e fisiológicos que mantêm a vida em espécies diferentes. Quando se compara embriões de espécies diferentes, porém do mesmo grupo (exemplovertebrados), observa-se que nos estágios iniciais do desenvolvimento à grande semelhança entre eles.

21 Estruturas reduzidas e não funcionais, ou seja, órgãos que perderam sua importância durante o processo evolutivo e deixaram de sofrer seleção. Quando uma característica deixa de ser importante, ela tende a desaparecer, pois sua atrofia não afeta a vida do portador. Órgãos vestigiais decorrem da ação da seleção natural que pode alterar a direção evolutiva de uma espécie. Indivíduos que possuem essa característica atrofiada, se forem eficientes na reprodução, o caráter não desenvolvido será transmitido aos descendentes.

22

23 OBRIGADO!!!

Aula 25 Teorias da evolução

Aula 25 Teorias da evolução Aula 25 Teorias da evolução A grande variabilidade dos seres vivos e o grande número de espécies atuais, segundo a teoria evolucionista, originaram-se de espécies preexistentes mais simples, que evoluíram,

Leia mais

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 1) Escreva em cada afirmativa abaixo se é da teoria segundo o Criacionismo ou segundo Lamarck ou Darwin: a) A espécie

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA. Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN

Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA. Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN INTRODUÇÃO As variedades de seres vivos em nosso planeta têm fascinado a humanidade ao longo da história.

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

Os inseticidas sempre funcionam?

Os inseticidas sempre funcionam? Os inseticidas sempre funcionam? A UU L AL A Márcio costuma acampar. Aquelas praias! Aquelas cachoeiras! Mas não consegue se acostumar com os mosquitos. Ele usa repelente, mas mesmo assim parece que alguns

Leia mais

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Evolução 1. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller

Leia mais

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam Biogeografia de Ilhas Vida e morte nas ilhas Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 12/04/2012 Isolamento e Evolução

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ.

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ. COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Problematização O homem descende do macaco? Quem nasceu 1º o ovo

Leia mais

Teorias Evolutivas e Especiação

Teorias Evolutivas e Especiação Teorias Evolutivas e Especiação Material de Apoio para Monitoria 1. (G1 2014) Em 1831 a bordo do navio Beagle, Charles Darwin, naturalista inglês, iniciou uma viagem de exploração científica pelo mundo,

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ

Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ Há aproximadamente 150 anos... Em julho de 1858, foram lidos na Sociedade Lineana de Londres os trabalhos de Wallace e Darwin Os textos apresentavam uma nova

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos

Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Biodiversidade x Organizar, Classificar os Seres Vivos SISTEMÁTICA TAXONOMIA (TÁXONS) Origem da Classificação Biológica Lineu 1707 1778 Pai da

Leia mais

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita;

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita; 1. Surgimento das idéias ias Evolutivas Acreditava-se que as espécies eram imutáveis Fixismo; No século XX a evolução passou a ser mais aceita; Fixismo começou a ser quebrado por Jean Baptiste Lamarck

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução.

As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução. TEORIAS EXPLICATIVAS: FIXISMO vs EVOLUCIONISMO As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução. As espécies actuais

Leia mais

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco?

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? Charles Darwin Chevalier de Lamarck Figura 1 Lei do uso e desuso Figura 2 - Lei da Transmissão de Caracteres

Leia mais

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D?

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? ATIVIDADES 1. (UEL 2006) Analise o gráfico a seguir. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? 3. (UFSC 2005-adaptada) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos,

Leia mais

RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO

RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO Prof. Ricardo Montes Ano Lectivo 2009/2010 Nota aos meus alunos do 11.ºC: Este resumo não dispensa a leitura do manual adoptado nem permite substituir a matéria leccionada

Leia mais

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Biologia Evolução Tema: Evolução Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais Evolução Prof. Fernando Belan - Biologia Mais O pensamento evolucionista Desde o surgimento da revolução cientfca (XVII) as ideias cientfcas entraram em confitos com as religiosas. Nicolau Copérnico derrubou

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1. Histórico: Sociedade primitiva Aristóteles, Hipócrates e outros gregos van Leeuwenhoek (1632 1723): cadeias alimentares e regulação da população Gaunt (séc. XVI): pioneiro da

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO:EVOLUÇÃO

PLANO DE TRABALHO TÍTULO:EVOLUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: MÁRCIA MARIA LACERDA COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 1ª ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE /ANO: 2012

Leia mais

A Teoria da evolução

A Teoria da evolução Museu de Topografia prof. Laureano ibrahim Chaffe Departamento De GeoDésia UFRGS A Teoria da evolução Texto original de: http://www.portalplanetasedna.com.ar/teoria_evolucion.htm Teoria de la evolución

Leia mais

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações Evolução A palavra evolução vem do Latim evolvere que significa Desenvolver ou Estender. A Def. usual: progresso, desenvolvimento, melhora. Biologicamente: evolução é a mudança nas propriedades (frequências

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas.

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Reprodução selectiva tradicional É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Em cada geração, são promovidos os cruzamentos

Leia mais

Atividade Complementar

Atividade Complementar Atividade Complementar Setor de Educação de Jovens e Adultos Ciências da Natureza Ensino Médio Tema: Evolução Sistemática (Uso do Cladograma) Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar

Leia mais

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: 25 Q U E S T Ã O 4 6 A figura a seguir esquematiza a circulação sanguínea humana passando por vários órgãos onde o sangue pode sofrer alterações. Na figura os números indicam alguns vasos sanguíneos. V

Leia mais

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram

Leia mais

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. 1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.

Leia mais

ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas

ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas E.E. PROFESSOR CHICO DIAS PROF. THIAGO MOURA BIOLOGIA ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas 01) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.

Leia mais

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica

Leia mais

História Natural da Doença

História Natural da Doença História Natural da Doença Agente - Entidade biológica, física ou química capaz de causar doença. Agente Biológico de Controle - O organismo vivo, de ocorrência natural ou obtido através de manipulação

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto

Leia mais

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série C E E S V O Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Biologia Ensino Médio 2ª série Principais assuntos abordados: Ácidos nucléicos, DNA e RNA. Evolução. Teoria de Lamarck e Darwin. Moderna

Leia mais

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista ***

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** 1)Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada? a) Diferenciação

Leia mais

Plano de Trabalho - Evolução

Plano de Trabalho - Evolução FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: SIMONE CORREA DOS SANTOS MEDEIROS COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 1ª Ensino Médio ANO 2012

Leia mais

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI Noções básicas de hereditariedade Os seres humanos apresentam características que os distinguem dos seres vivos de outras espécies mas também apresentam características que os distinguem dos outros indivíduos

Leia mais

Os Mecanismos da Evolução. Evolução: uma questão de adaptação

Os Mecanismos da Evolução. Evolução: uma questão de adaptação A Evolução Biológica Os Mecanismos da Evolução Evolução: uma questão de adaptação Os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem. Esta frase corriqueira revela que entre os seres vivos

Leia mais

Biologia QUESTÕES de 01 a 06

Biologia QUESTÕES de 01 a 06 Biologia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE

Leia mais

Biologia. Disciplina Curso Bimestre Série. Biologia Ensino Médio 3 1ª. Habilidades Associadas

Biologia. Disciplina Curso Bimestre Série. Biologia Ensino Médio 3 1ª. Habilidades Associadas Biologia Aluno Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada - 03 1ª Série 3 Bimestre Disciplina Curso Bimestre Série Biologia Ensino Médio 3 1ª Habilidades Associadas 1. Reconhecer a

Leia mais

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN A história entre Darwin (1809-1882) e a biologia começou quando o mesmo foi convidado a embarcar numa expedição de estudo promovida pela Inglaterra. Então, com 22 anos de

Leia mais

O Espaço do Geógrafo. Hildebert Isnard. O Espaço do Geógrafo. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, 36(258-259): 5-16, jul./dez.

O Espaço do Geógrafo. Hildebert Isnard. O Espaço do Geógrafo. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, 36(258-259): 5-16, jul./dez. O Espaço do Geógrafo Hildebert Isnard O Espaço do Geógrafo. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, 36(258-259): 5-16, jul./dez., 1978 1 Hildebert Isnard (1904 1983) francês geógrafo e professor enquanto Isnard

Leia mais

2 Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes Fanly Fungyi Chow Ho

2 Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes Fanly Fungyi Chow Ho 2 Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes Fanly Fungyi Chow Ho Noções de evolução biológica TÓPICO 2.1 Introdução: Por que estudar evolução biológica? 2.2 Evolução antes de Darwin e a Teoria de Lamarck 2.3 A

Leia mais

BIOLOGIA 10º. Módulo inicial Diversidade na Biosfera

BIOLOGIA 10º. Módulo inicial Diversidade na Biosfera BIOLOGIA 10º Módulo inicial Diversidade na Biosfera Biologia 2 Ciência que se dedica ao estudo da vida e dos fenómenos que com ela estão intimamente relacionados. 3 Biologia 4 A vida e os seres vivos Questão

Leia mais

Teoria da Seleção natural. Victor Martin Quintana Flores

Teoria da Seleção natural. Victor Martin Quintana Flores Teoria da Seleção natural Victor Martin Quintana Flores Supondo a seguinte população de 8 indivíduos duos Aa AA aa aa AA Aa AA Aa Freqüência de AA = 3/8 = 0,375 Freqüência de Aa = 3/8 = 0,375 Freqüência

Leia mais

O conceito de evolução biológica

O conceito de evolução biológica O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos. A enorme diversidade de seres atuais é resultado de um

Leia mais

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Colégio Estadual Julio de Castilhos Disciplina: Biologia Ano: 2ª Ensino Médio Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Profª.Msc. Brenda Fürstenau Introdução

Leia mais

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo:

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: TEORIAS EVOLUTIVAS gustavosimas@gmail.com FIXISMO (CRIACIONISMO) X EVOLUCIONISMO Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: Criadas por Ato Divino. O número de espécies é fixo e foi determinado por Deus

Leia mais

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase Aula 6 Mitose A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, devido ao aumento do número de células e reposição das células mortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA Geologia Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. GEO =

Leia mais

As concepções sobre as teorias evolutivas em licenciandos do quinto semestre em ciências biológicas

As concepções sobre as teorias evolutivas em licenciandos do quinto semestre em ciências biológicas As concepções sobre as teorias evolutivas em licenciandos do quinto semestre em ciências biológicas 277 Danilo Seithi Kato¹, Rúbia Amanda Guimarães Franco² katosdan@yahoo.com.br, rubiaag_franco@hotmail.com

Leia mais

Evolução e Filogenia dos Insetos

Evolução e Filogenia dos Insetos Evolução e Filogenia dos Insetos Prof. Og DeSouza ENT 160 Entomologia Geral Resumo 1 Objetivos e definições Objetivos instrucionais O que é evolução O que é filogenia 2 Por que há tantas spp de organismos?

Leia mais

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento

Leia mais

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas TEORIA DA EVOLUÇÃO O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas Histórico Como Darwin explica? Os primeiros a falarem: Antiguidade/Idade

Leia mais

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários:

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Aneuromiários: Placentários: Deuterostomado: Ovíparos: Protostomado: Pseudocelomado: Parazoário:

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE BIOLOGIA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE BIOLOGIA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Bactérias foram colocadas para crescer em uma placa de Petri, que contém meio de cultura adequado. Posteriormente, as colônias que cresceram foram transferidas

Leia mais

01/04/2011. Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin

01/04/2011. Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 1 Epidemiologia do HIV revela

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA Idade relativa e idade radiométrica A medida do tempo geológico e a idade da Terra Qual a idade da Terra? Qual a sequência de acontecimentos? Como se agrupam

Leia mais

Teorias sobre a origem e evolução da vida

Teorias sobre a origem e evolução da vida Simpósio Estadual de Biologia 19 e 20/10/2011 A ORIGEM DA VIDA NA TERRA Prof. Danislei Bertoni PPGE/UFPR/SEED danislei@seed.pr.gov.br PENSAMENTO BIOLÓGICO EVOLUTIVO BIODIVERSIDADE Teorias sobre a origem

Leia mais

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem

Leia mais

Lista de exercícios sobre Evolução 3º ano/ Prof. Karina-Bio/ CFNP

Lista de exercícios sobre Evolução 3º ano/ Prof. Karina-Bio/ CFNP 1. (Unesp 2014) A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Diversidade e Origem Das Espécies

Diversidade e Origem Das Espécies Diversidade e Origem Das Espécies Toda a mentalidade científica é hoje inevitavelmente evolucionista. Ao nível bioquímico e molecular, os mecanismos fundamentais são os mesmos, da bactéria ao Homem Luis

Leia mais

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza Indústria e Industrialização Prof. Melk Souza A Evolução da Indústria Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi acabado (matéria-prima para outros

Leia mais

Émile Durkheim e a sociologia da educação

Émile Durkheim e a sociologia da educação Émile Durkheim e a sociologia da educação Graduandos: Augusto Patzlaff; Camilo de Oliveira; Isis Petrocelli; Leonardo de Alexandria; Italo Noan Sociologia da Educação I - A Émile Durkheim (1858-1917) Vida

Leia mais

A teoria Evolucionista de Darwin: A Origem das Espécies de 1859.

A teoria Evolucionista de Darwin: A Origem das Espécies de 1859. A teoria Evolucionista de Darwin: A Origem das Espécies de 1859. *Charge retirada do site Quadrinhos de História, de autoria de Scabini e Bernard. Alunos: Millena Souza Farias Camila Carreira Alves Batista

Leia mais

Ciência Antártica Brasileira

Ciência Antártica Brasileira Ciência Antártica Brasileira Jefferson Cardia Simões CENTRO POLAR E CLIMÁTICO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) E-mail: jefferson.simoes@ufrgs.br Região Antártica e o Brasil ANTÁRTICA E

Leia mais

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao a) fixismo. b) darwinismo. c) mendelismo. d) criacionismo. e) lamarckismo. LISTA DE EXERCÍCIO

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao a) fixismo. b) darwinismo. c) mendelismo. d) criacionismo. e) lamarckismo. LISTA DE EXERCÍCIO LISTA DE EXERCÍCIO Questão 1 Lamarck foi um evolucionista que formulou uma famosa teoria a respeito de como as espécies mudam ao longo do tempo. Para explicar as mudanças, ele propôs duas leis. Qual é

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE BIOLOGIA 12º ANO Hereditariedade Humana

FICHA DE TRABALHO DE BIOLOGIA 12º ANO Hereditariedade Humana FICHA DE TRABALHO DE BIOLOGIA 12º ANO Hereditariedade Humana Exercício 1 O Sr. José da Silva, um pequeno criador de porcos do Alentejo, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase 1- O tecido muscular cardíaco apresenta fibras a) lisas, de contração voluntária e aeróbia. b) lisas, de contração involuntária e anaeróbia. c) estriadas, de contração involuntária e aeróbia. d) estriadas,

Leia mais

2. Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema:

2. Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema: 3º EM Biologia B Pedro Verdan Av. Trimestral 2 09/11/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos).

Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos). Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos). Em um determinado indivíduo da espécie referida, o número máximo de alelos representados

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO:

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Disciplina: Biologia Segmento: Fundamental II Ano/Série: 9º Turma: FA/FX Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Valor: 5,0 Pontos Querido (a)

Leia mais

Filosofia Medieval e Moderna

Filosofia Medieval e Moderna Medieval e Moderna 1. Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível? I. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas II.

Leia mais

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Resumo Francisco Brenzam Filho - UEL 1 Diego Armando Lopes Colman - UEL 2 Paula da Costa Van Dal UEL 3 Mariana A. Bologna Soares de

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: Você sabe o que é teoria criacionista? E teoria evolucionista? As respostas para a maioria das nossas perguntas estão nos livros. Há uma

Leia mais

Prova Escrita de Biologia e Geologia

Prova Escrita de Biologia e Geologia Exame Nacional do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Biologia e Geologia 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 702/2.ª Fase 11 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS EXTRA GENÉTICA 3º A/B PROFª CLAUDIA LOBO

LISTA DE EXERCÍCIOS EXTRA GENÉTICA 3º A/B PROFª CLAUDIA LOBO LISTA DE EXERCÍCIOS EXTRA GENÉTICA 3º A/B PROFª CLAUDIA LOBO 1. (Unesp) Observe as cenas do filme A perigosa ideia de Charles Darwin. Neste trecho do filme, Darwin, desolado com a doença de sua filha Annie,

Leia mais

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba LITOSFERA Tempo Geológico Página 1 Considera-se tempo geológico aquele transcorrido através de fenômenos naturais desde a formação da Terra até os dias de hoje, o tempo histórico se inicia com o surgimento

Leia mais

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Índice A Origem da Vida...1 Teorias de Evolução Biológica...2 Exercícios...3 Gabarito...5 A Origem da Vida 01. O que diz, em linhas gerais, a teoria da geração

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º. ANO ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 2º. ANO ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 2º. ANO ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA SOCIOLOGIA Funções sintáticas (sujeito, complemento, adjunto). Vozes verbais Verbo (revisão: tempos simples) Verbo + se (indeterminação

Leia mais

Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de A Origem das Espécies

Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de A Origem das Espécies 132 Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de A Origem das Espécies Clícia Grativol Gaspar - UFRJ Wellington Rodrigues de Matos - UNIGRANRIO Resumo: Considerando as teorias evolucionistas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA

BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROCESSO DE INGRESSO NA UPE Sistema Seriado de Avaliação CADERNO DE PROVA - 2ºDIA BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe

Leia mais

Fundamentos da Genética

Fundamentos da Genética Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências Naturais Fundamentos da Genética Hereditariedade é a transferência de informações sobre as características próprias

Leia mais

BIOLOGIA Teorias evolucionistas

BIOLOGIA Teorias evolucionistas Módulo 40 Página 1 à 7 De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual o propósito para a existência? Para onde vamos? Evolucionismo x Criacionismo Idéias de Lamarck Jean Baptiste Pierre Antonie de Monet Conde

Leia mais

ORIGEM E EVOLUÇÃO. ideias evolucionistas e evolução biológica

ORIGEM E EVOLUÇÃO. ideias evolucionistas e evolução biológica ORIGEM E EVOLUÇÃO da VIDA ideias evolucionistas e evolução biológica GUIA DO PROFESSOR (Áudios) BIOGRAFIAS: Darwin, o pai da evolução biológica ENTREVISTAS: Evolução 1 Evolução 2 Evolução 3 Evolução 4

Leia mais

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies.

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Seleção Natural e Evolução As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Anote em seu caderno! O que significa, para você...... evolução?... seleção natural?... seleção artificial?

Leia mais

Evolucionismo vs Criacionismo

Evolucionismo vs Criacionismo Evolucionismo vs Criacionismo uma perspectiva filosófica fica M. Patrão Neves Filosofia fisiólogos e filósofos sistemáticos multiplicidade do real: ordem? unidade da multiplicidade diversidade dos seres:

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

3 - Material para consulta: Fonte: USBERCO, João et al. Companhia das Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Saraiva, p. 181

3 - Material para consulta: Fonte: USBERCO, João et al. Companhia das Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Saraiva, p. 181 Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 7º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Classificação - Critérios de agrupamentos - Sistema Natural de

Leia mais