Benefício de Sobrevida dos Esquemas à Base de Taxotere em Pacientes com Câncer de Pulmão de Células Não-Pequenas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Benefício de Sobrevida dos Esquemas à Base de Taxotere em Pacientes com Câncer de Pulmão de Células Não-Pequenas"

Transcrição

1 Benefício de Sobrevida dos Esquemas à Base de Taxotere em Pacientes com Câncer de Pulmão de Células Não-Pequenas - Os esquemas à base de Taxotere demonstraram sobrevida global significativamente superior sobre os esquemas à base de alcalóide da vinca no tratamento de primeira linha do Câncer de Pulmão de Células Não-Pequenas - Paris, França, 04 de Setembro de A sanofi-aventis anunciou hoje que uma meta-análise dos Dados Individuais do Paciente (IPD), incluindo 2867 pacientes de sete estudos clínicos, demonstrou um benefício significativo de Taxotere (Concentrado Injetável de docetaxel) na sobrevida global (OS) frente os esquemas à base de alcalóides da vinca no tratamento de primeira-linha para pacientes com Câncer de Pulmão de Células Não-Pequenas (NSCLC). Os resultados de eficácia dessa análise IPD chamada de DOCMA-LC (Meta-análise DOCetaxel no Câncer de Pulmão) foram apresentados hoje na 12 a Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão em Seul, Coréia do Sul, como uma dissertação submetida à apreciação. O objetivo do DOCMA-LC foi o de avaliar a sobrevida global e a tolerabilidade como também o de validar os desfechos substitutos de todos os estudos clínicos randomizados (RCT) comparando a quimioterapia à base de Taxotere com os esquemas quimioterápicos à base de vinorelbina ou vindesina no tratamento de primeira-linha de NSCLC avançado. Os achados do DOCMA-LC anunciados hoje confirmam a superioridade significativa dos esquemas à base de Taxotere comparados com os esquemas à base de alcalóides da vinca no que se refere à sobrevida global (HR: 0,90; 95%CI [082; 0,98]). Uma análise multivariada confirmou consistentemente esse benefício dos esquemas à base de Taxotere (HR: 0,88; 95%CI [0,80; 0,97]). A tolerabilidade também favoreceu os esquemas à base de Taxotere conforme mencionado em uma meta-análise anteriormente publicada, apresentada no ASCO (American Society of Clinical Oncology) de e atualmente em fase de impressão para o Journal of Thoracic Oncology. Na meta-análise IDP, a tolerabilidade assim como os desfechos substitutos ainda estão sob análise.

2 Esta meta-análise dos dados individuais do paciente oferece a evidência de que um agente de terceira geração - Taxotere - é significativamente superior aos esquemas com alcalóides da vinca no tratamento de primeira-linha de pacientes de NSCLC avançado, disse Jean-Yves Douillard, professor e chefe do Departamento de Oncologia Médica do Centre R Gauducheau em Saint Herblain, França e principal investigador da meta-análise. Sobre o Estudo Histórico Taxanos e alcalóides da vinca são agentes geralmente usados na terapia de primeira-linha de NSCLC avançado. O estudo TAX 326, demonstrando um benefício na Sobrevida global (OS) de docetaxel-cisplatina frente à vinorelbine-cisplatina foi a base do registro europeu e americano de Taxotere no NSCLC avançado de primeira-linha. Como alguns dados em estudos comparativos sugeriram o benefício consistente na sobrevida e na segurança, uma meta-análise foi realizada para avaliar esse benefício potencial dos esquemas à base de Taxotere em comparação com os esquemas à base alcalóides da vinca no que se refere à Sobrevida global (OS) e a tolerabilidade. Objetivo DOCMA-LC teve o objetivo de avaliar a OS e a tolerabilidade e validar os desfechos substitutos de todos os estudos clínicos randomizados (RCT) comparando a quimioterapia à base de Taxotere com a quimioterapia à base de vinorelbina ou vindesina no NSCLC avançado de primeira-linha. Método As buscas MEDLINE, CANCERLIT e Biblioteca Cochrane foram suplementadas pelas informações a partir dos relatórios de estudos clínicos e por pesquisa manual de resumos relevantes em congressos. Todos os dados individuais dos pacientes foram coletados e analisados. Somente estudos clínicos randomizados (RCT) comparando quimioterapia à base de Taxotere com a quimioterapia à base de vinorelbina ou vindesina foram incluídos. Sete estudos RCT produziram um total de 2867 pacientes (esquemas contendo Taxotere: 1638; esquemas à base de alcalóides da vinca: 1229). Taxotere foi combinado com um composto de platina em três esquemas; com gemcitabina em dois estudos e usado como monoterapia em dois estudos. Os esquemas contendo vinorelbina foram os comparadores em seis dos sete estudos e o esquema à base de

3 vindesina em um 2-8. A qualidade metodológica de cada estudo foi classificada de acordo com a pontuação de Jada 10. Análise estatística A análise de eficácia foi realizada em uma base de intenção de tratamento. A análise de sobrevida teve como base a combinação dos logaritmos individuais da Razão de Risco (HR). Os dados foram coletados por meio do método de pesagem de variação inversa. Resultados Os primeiros resultados de sobrevida 1 para todas as combinações de droga foram favoráveis ao Taxotere com um HR de 0,87 (95% CI, 0,79 0,96) para Taxotere combinado com agente platínico; 0.89 (95% CI, 0,82 0,96) para esquemas de Taxotere sem platina; 0,96 (95% CI, 0,81 1,13) para Taxotere combinada com gemcitabina e; 0,87 (95% CI, 0,69 1,09) para monoterapia com Taxotere. A meta-análise dos dados individuais do paciente (DOCMA-LC) confirmou o benefício de Taxotere na OS com uma redução de 10% no risco de morte (HR: 0,90; 95%CI [0,82; 0,98]). A estimativa coletada para sobrevida global demonstrou uma melhora a favor de Taxotere para quaisquer dados usados. A tolerabilidade foi avaliada e também foi favorável aos esquemas à base de Taxotere em metaanálise previamente publicada e em uma não publicada no ASCO 2006, que atualmente está em impressão com o Journal of Thoracic Oncology 9. A tolerabilidade adicional, como também os desfechos substitutos, ainda estão sob análise na meta-análise IDP.

4 Do Taxotere Taxotere é atualmente aprovado na Europa e nos Estados Unidos para cinco tipos diferentes de câncer: Câncer de Mama Nos Estados Unidos e na Europa, Taxotere é aprovado para o tratamento de pacientes com câncer de mama metastático ou avançado após falha de quimioterapia anterior. O medicamento é também aprovado na Europa, em combinação com doxorrubicina para pacientes que foram tratados com terapia citotóxica anterior devido a essa condição e em combinação com capecitabina após falha da terapia citotóxica que tenha incluído antraciclina. No contexto adjuvante (pós-cirúrgico), Taxotere é aprovado nos Estados Unidos e na Europa em combinação com doxorrubicina e ciclofosfamida (esquema TAC) para o tratamento de pacientes com câncer de mama operável e linfonodo positivo. Finalmente, na Europa, Taxotere é aprovado em combinação com trastuzumabe no tratamento de pacientes com câncer de mama metastático com super-expressão do receptor HER2. No Câncer de Pulmão Nos Estados Unidos e na Europa, Taxotere, em combinação com cisplatina, é aprovado no tratamento de pacientes com câncer de pulmão metastático de célula não-pequena (NSCLC) e localmente irressecável, que não foram tratados com quimioterapia prévia. Taxotere é também aprovado como agente único, para pacientes de NSCLC metastático ou localmente avançado irressecável, após insucesso de quimioterapia anterior à base de platina. Em Câncer de Próstata Taxotere é aprovado, para o uso em combinação com prednisona, como tratamento de câncer de próstata metastático androgênio-independente (hormônio-refratário) nos Estados Unidos e Europa. Em Câncer Gástrico (Estômago) A FDA e o Comitê para Produtos Medicinais de Uso Humano (CHMP) da Agência Européia para a Avaliação dos Produtos Medicinais (EMEA) aprovaram, em março de 2006, o uso do Concentrado Injetável de Taxotere em combinação com cisplatina e 5-fluorouracil no tratamento de pacientes com câncer avançado de estômago (gástrico), incluindo o câncer da

5 junção gastroesofágica, que não foram tratados com quimioterapia anterior para doença avançada. No Câncer de cabeça e pescoço Em outubro de 2006, a Agência Européia de Medicamentos (EMEA) e a FDA aprovaram o Concentrado Injetável Taxotere (docetaxel) em combinação com cisplatina e fluorouracil para o tratamento de indução para pacientes com carcinoma de célula escamosa localmente avançado inoperável de cabeça e pescoço (SCCHN). Referências 1 Douillard J. Y, Fossela F., Georgoulias V., Pujol J. L.l, Kubota K., Monnier A., Takeda K., Cucherat M., Laporte S. Comparison of docetaxel and vinca alkaloid, alone or in combination with other chemotherapy agents, in the first-line treatment of advanced nonsmall cell lung cancer (NSCLC): A meta-analysis. J Clin Oncol, 2006 ASCO Annual Meeting Proceedings Part I. Vol 24, No. 18S (June 20 Supplement), 2006: Fossella F, Pereira JR, von Pawel J, et al. Randomized, multinational, phase III study of docetaxel plus platinum combinations versus vinorelbine plus cisplatin for advanced nonsmall-cell lung cancer: The TAX 326 study group. J Clin Oncol 2003;21: Douillard JY, Gervais R, Dabouis G, et al. Sequential two-line strategy for stage IV nonsmall-cell lung cancer: docetaxel cisplatin versus vinorelbine cisplatin followed by crossover to single-agent docetaxel or vinorelbine at progression: final results of a randomized phase II study. Ann Oncol 2005;16: Kubota K, Watanabe K, Kunitoh H, et al. Phase III randomized trial of docetaxel plus cisplatin versus vindesine plus cisplatin in patients with stage IV non-small-cell lung cancer: The Japanese Taxotere Lung Cancer Study Group. J Clin Oncol 2004;22:

6 5. Georgoulias V, Ardavanis A, Tsiafaki X, et al. Vinorelbine plus cisplatin versus docetaxel plus gemcitabine in advanced non-small-cell lung cancer: A phase III randomized trial. J Clin Oncol 2005;23: Pujol JL, Breton JL, Gervais R, et al. Gemcitabine docetaxel versus cisplatin vinorelbine in advanced or metastatic non-small-cell lung cancer: A phase III study addressing the case for cisplatin. Ann Oncol 2005;16: Kudoh S, Takeda K, Nakagawa K, et al. Phase III study of docetaxel compared with vinorelbine in elderly patients with advanced non-small-cell lung cancer: Results of the West Japan Thoracic Oncology Group Trial (WJTOG 9904). J Clin Oncol 2006;24: Monnier A, Zatloukal P, Siffnerova H, et al. Docetaxel (D) versus vinorelbine cisplatin (VC) as front-line treatment for patients with advanced non-small cell lung cancer (NSCLC) and with a normal level of serum alpha 1 acid glycoprotein (AAG): Additional data on quality of life (QOL). Preliminary results. Proc Am Soc Clin Oncol 2003 [Abstract 2680]. 9. Cômputo de Jada: Este cômputo incorpora as avaliações de randomização, geração adequada e ocultação da seqüência de alocação do tratamento, cegamento dos pacientes e investigadores e a totalidade do acompanhamento (com base nas informações das interrupções e abandonos). Sobre sanofi-aventis Sanofi-aventis é um dos líderes mundiais da indústria farmacêutica. O Grupo apóia-se em um programa de pesquisa e desenvolvimento internacional para se colocar na liderança de sete campos terapêuticos estratégicos: doenças cardiovasculares, trombose, oncologia, doenças metabólicas, sistema nervoso central, medicina interna e vacinas. Sanofi-aventis está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT : SAN) e na de Nova Iorque (NYSE : SNY). Declarações Prospectivas

7 Esse comunicado contém informações e declarações prospectivas (de acordo com a U.S. Private Securities Litigation Reform Act of 1995). Essas declarações não constituem fatos históricos. Essas declarações abrangem projeções financeiras e estimativas, bem como hipóteses sobre as quais estão baseadas declarações relativas a projetos, objetivos e expectativas relacionadas às operações, produtos e serviços futuros ou performances futuras. Essas declarações prospectivas podem ser identificadas pelas palavras "esperar", "antecipar", "acreditar", "planejar" ou "estimar", bem como por outros termos similares. Apesar da diretoria da sanofi-aventis estimar que essas declarações prospectivas sejam razoáveis, os investidores são alertados para o fato de que as mesmas estão sujeitas a numerosos riscos e incertezas, dificilmente previsíveis e, geralmente, fora do controle da sanofi-aventis, o que pode implicar que os resultados e desenvolvimentos esperados divirjam significativamente daqueles que foram expressos, induzidos ou previstos nas informações e declarações prospectivas. Esses riscos compreendem os citados ou identificados nos documentos públicos registrados por sanofi-aventis junto às Autoridades dos Mercados Financeiros (AMF) e na US Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo os enumerados nas seções "Cautionary Statement Concerning Forward-Looking Statements" e "Risk Factors" do relatório anual constantes no Form 20-F de sanofi-aventis. A empresa não assume qualquer compromisso de publicar atualizações ou revisões dessas previsões, com exceção das obrigações requeridas por lei, principalmente as previstas pelos artigos e seguintes e de acordo com a regulamentação geral da autoridade dos mercados financeiros.

Paris, 22 de outubro de 2007

Paris, 22 de outubro de 2007 Paris, 22 de outubro de 2007 Taxotere recebe parecer positivo do Comitê de Produtos Médicos para Uso Humano (CHMP), que recomenda aprovação na União Européia para o tratamento de indução de câncer de cabeça

Leia mais

Sobre Taxotere Taxotere encontra-se atualmente aprovado em cinco tipos diferentes de câncer, na Europa e nos EUA: Câncer de mama

Sobre Taxotere Taxotere encontra-se atualmente aprovado em cinco tipos diferentes de câncer, na Europa e nos EUA: Câncer de mama Taxotere (docetaxel) consegue revisão prioritária do FDA para tratamento prévio à quimio-radioterapia e cirurgia de carcinoma de Células Escamosas localmente avançado de cabeça e pescoço (CCECP) Revisão

Leia mais

Incorporação na tabela Unimed-BH de medicamentos: Docetaxel (Taxotere ) para tratamento do Câncer Metastático de Mama e Pulmão.

Incorporação na tabela Unimed-BH de medicamentos: Docetaxel (Taxotere ) para tratamento do Câncer Metastático de Mama e Pulmão. Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 039/05 Tema: Docetaxel I Data: 01/11/2005 II Grupo de Estudo: Dr Lucas Barbosa da Silva Dra Lélia Maria de Almeida Carvalho Dra Silvana Márcia Bruschi Kelles

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS SOBRE OS TRATAMENTOS À BASE DE TAXOTERE NOS CANCROS DA CABEÇA E DO PESCOÇO, DO PULMÃO E DA MAMA

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS SOBRE OS TRATAMENTOS À BASE DE TAXOTERE NOS CANCROS DA CABEÇA E DO PESCOÇO, DO PULMÃO E DA MAMA Contacto: Anne Bancillon + 33 (0)6 70 93 75 28 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS SOBRE OS TRATAMENTOS À BASE DE TAXOTERE NOS CANCROS DA CABEÇA E DO PESCOÇO, DO PULMÃO E DA MAMA Resultados chave apresentados por

Leia mais

Tratamento Sistêmico Câncer Gástrico

Tratamento Sistêmico Câncer Gástrico Tratamento Sistêmico Câncer Gástrico Hospital Israelita Albert Einstein Dr. Pedro Luiz S. Usón Jr Tópicos de discussão Câncer Gástrico operável - Quimioterapia perioperatória - Quimioterapia adjuvante

Leia mais

Sobre o Abstract Nº 0890-P:

Sobre o Abstract Nº 0890-P: Resultados de Dois Estudos Comparativos Demonstraram Que a Magnitude da Redução dos Níveis de Ácidos Graxos Livres com Lantus (Insulina de Ação Prolongada) foi Maior ou Igual à das Tiazolidinedionas Paris,

Leia mais

Linfoepitelioma Nasofaringe

Linfoepitelioma Nasofaringe Linfoepitelioma Nasofaringe Quimioterapia + Radioterapia Cisplatina: 100 mg/m 2 IV D1, 22 e 43 durante radioterapia Após o término da quimio e radioterapia a quimioterapia segue com o seguinte protocolo:

Leia mais

Avastin (bevacizumabe)

Avastin (bevacizumabe) Avastin (bevacizumabe) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 25 mg/ml 4 ml e 16 ml Avastin bevacizumabe Roche Antineoplásico APRESENTAÇÕES Solução para diluição para infusão. Caixa

Leia mais

Câncer de Ovário (Epitelial)

Câncer de Ovário (Epitelial) Câncer de Ovário (Epitelial) Ciclofosfamida + Carboplatina Ciclofosfamida: 600mg/m 2 IV D1 Carboplatina: 300mg/m 2 IV D1 a cada 28 dias X 6 ciclos Ref. (1) Ciclofosfamida + Cisplatina Ciclofosfamida: 600mg/m

Leia mais

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)?

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Dr. Ormando Campos Jr. Oncologista Clínico Conflito de Interesses Quimioterapia + Radioterapia.

Leia mais

ONCODOCEL docetaxel MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ONCODOCEL docetaxel

ONCODOCEL docetaxel MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ONCODOCEL docetaxel ONCODOCEL docetaxel MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ONCODOCEL docetaxel FORMA FARMACÊUTICA Solução Injetável APRESENTAÇÕES 20 mg. Embalagem com

Leia mais

CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017

CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017 CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017 Abstract 9000 Progression after the next line of therapy (PFS2) and updated OS among patients (pts) with advanced NSCLC and PD-L1 tumor proportion score (TPS) 50% enrolled

Leia mais

Contacto: Anne Bancillon + 33 (0)6 70 93 75 28

Contacto: Anne Bancillon + 33 (0)6 70 93 75 28 Contacto: Anne Bancillon + 33 (0)6 70 93 75 28 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS REGIMES À BASE DE ELOXATIN NO TRATAMENTO DOS CANCROS GASTRINTESTINAIS NO 42 º CONGRESSO ANUAL DA AMERICAN SOCIETY OF CLINICAL

Leia mais

Qualidade no registo de dados clínicos

Qualidade no registo de dados clínicos Qualidade no registo de dados clínicos Características clínico-patológicas, padrões de tratamento e outcomes clínicos de doentes com cancro da mama no ROR-Sul: estudo prospetivo Jornadas ROR Sul 2016 Arlindo

Leia mais

5-Fluorouracil + Radioterapia 5-Fluorouracil: 500 mg/m 2 /dia IV D1 a 3 e D29 a 31 seguido de 5-Fluorouracil semanal iniciando no D71 Ref.

5-Fluorouracil + Radioterapia 5-Fluorouracil: 500 mg/m 2 /dia IV D1 a 3 e D29 a 31 seguido de 5-Fluorouracil semanal iniciando no D71 Ref. Câncer de Pâncreas 5-Fluorouracil + Radioterapia 5-Fluorouracil: 500 mg/m 2 /dia IV D1 a 3 e D29 a 31 seguido de 5-Fluorouracil semanal iniciando no D71 Ref. (1) 5-Fluorouracil + Leucovorin 5-Fluorouracil:

Leia mais

Estado atual da quimioterapia de indução seguida de radioquimioterapianos tumores de cabeça e pescoço

Estado atual da quimioterapia de indução seguida de radioquimioterapianos tumores de cabeça e pescoço Estado atual da quimioterapia de indução seguida de radioquimioterapianos tumores de cabeça e pescoço Juliana Karassawa R3 Radioterapia Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Divisão de Oncologia

Leia mais

Jevtana (cabazitaxel) aprovado nos Estados Unidos pela FDA após Avaliação Prioritária

Jevtana (cabazitaxel) aprovado nos Estados Unidos pela FDA após Avaliação Prioritária Paris (França), 17 de junho de 2010. Jevtana (cabazitaxel) aprovado nos Estados Unidos pela FDA após Avaliação Prioritária Primeiro tratamento a apresentar melhora significativa da sobrevida no tratamento

Leia mais

- Papel da Quimioterapia Neo e

- Papel da Quimioterapia Neo e Carcinoma Urotelial de Bexiga: Tratamento Sistêmico na Doença Músculo-Invasiva - Papel da Quimioterapia Neo e Adjuvante Igor A. Protzner Morbeck, MD, MSc Prof. Medicina Interna Univ. Católica de Brasília

Leia mais

QUIMIOTERAPIA ADJUVANTE NO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO. QUANDO HÁ EVIDÊNCIAS E QUANDO COMBINÁ-LA COM A RADIOTERAPIA

QUIMIOTERAPIA ADJUVANTE NO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO. QUANDO HÁ EVIDÊNCIAS E QUANDO COMBINÁ-LA COM A RADIOTERAPIA QUIMIOTERAPIA ADJUVANTE NO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO. QUANDO HÁ EVIDÊNCIAS E QUANDO COMBINÁ-LA COM A RADIOTERAPIA Dr. Markus Gifoni Oncologista Clínico Instituto do Câncer do Ceará Fortaleza 01/06/2013 Informações

Leia mais

Declarações Prospectivas da Sanofi 3/4

Declarações Prospectivas da Sanofi 3/4 Sanofi e Regeneron anunciam que Alirocumabe injetável, o primeiro inibidor da PCSK9 nos EUA, foi aprovado pela FDA para o tratamento do colesterol LDL em adultos Paris e Tarrytown, Nova Iorque 24 de julho

Leia mais

Sobre o tromboembolismo venoso (TVE)

Sobre o tromboembolismo venoso (TVE) Novo estudo mostra que a profilaxia estendida com Clexane (enoxaparina sódica injetável) por cinco semanas é mais efetiva que o esquema-padrão de 10 dias para a redução do risco de Tromboembolismo Venoso

Leia mais

Coarsucam TM / ASAQ é tão efetivo no tratamento de Malária Simples quanto Coartem

Coarsucam TM / ASAQ é tão efetivo no tratamento de Malária Simples quanto Coartem Filadélfia, 07 de novembro de 2007 Coarsucam TM / ASAQ é tão efetivo no tratamento de Malária Simples quanto Coartem A descoberta de um estudo comparativo de não-inferioridade, multicêntrico, cego chamado

Leia mais

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA São Paulo, 10 de agosto de 2015. Ao Senhor José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Av. Augusto Severo, 84 20.021-040 Rio de Janeiro - RJ Ref: Posicionamento

Leia mais

Câncer de pulmão. Ellias Magalhães e Abreu Lima Março 2015

Câncer de pulmão. Ellias Magalhães e Abreu Lima Março 2015 Câncer de pulmão Ellias Magalhães e Abreu Lima Março 2015 Objetivos Sintetizar as principais publicações / apresentações de 2014 Apresentação assim dividida: Rastreamento (1) Adjuvância (1) Metastático

Leia mais

Crescimento dinâmico das vendas consolidadas 2005: +9,3% sobre dados comparáveis 1

Crescimento dinâmico das vendas consolidadas 2005: +9,3% sobre dados comparáveis 1 Crescimento dinâmico das vendas consolidadas : +9,3% sobre 1 Setor de vacinas tem excelente desempenho: +26,9% sobre 1 Revisão para cima das previsões de resultado ajustado 1 Plavix é homologado no Japão

Leia mais

Avaliação epidemiológica das pacientes com câncer de mama tratadas com trastuzumabe no Hospital de Base de Brasília

Avaliação epidemiológica das pacientes com câncer de mama tratadas com trastuzumabe no Hospital de Base de Brasília 55 55 Artigo Original Avaliação epidemiológica das pacientes com câncer de mama tratadas com trastuzumabe no Hospital de Base de Brasília Epidemiologic evaluation of patients with breast cancer treated

Leia mais

Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP

Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP Declaração de Conflitos de Interesses Participação do Advisory Board:

Leia mais

Paris, França, e Tarrytown, Nova Iorque, 11 de junho de 2009.

Paris, França, e Tarrytown, Nova Iorque, 11 de junho de 2009. Paris, França, e Tarrytown, Nova Iorque, 11 de junho de 2009. Sanofi-aventis e Regeneron anunciam os resultados do estudo de fase 2 com aflibercept (VEGF Trap) em câncer ovariano avançado com ascite maligna

Leia mais

ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS

ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS ANDRE DEEKE SASSE RACHEL Grupo SOnHe RIECHELMANN Campinas RACHEL RIECHELMANN AC Camargo Cancer Center OBSERVAÇÃO As diretrizes seguem níveis pré-definidos de evidência científica

Leia mais

30/05/2016. Resposta parcial após neoadjuvância: há espaço para quimioterapia adjuvante?

30/05/2016. Resposta parcial após neoadjuvância: há espaço para quimioterapia adjuvante? Resposta parcial após neoadjuvância: há espaço para quimioterapia adjuvante? Resposta parcial após neoadjuvância: há espaço para quimioterapia adjuvante? Estamos num momento de quebra de paradigmas? José

Leia mais

10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE. Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC

10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE. Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC 10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC Declaração de Conflitos de interesse Oncologista Clínico sócio de Serviço de Oncologia

Leia mais

Artigo de Revisão Review Article

Artigo de Revisão Review Article Artigo de Revisão Review Article Pemetrexed em segunda linha no carcinoma do pulmão de não pequenas células Pemetrexed in second line of non-small cell lung cancer Recebido para publicação/received for

Leia mais

CARCINOMA DA ADRENAL, FEOCROMOCITOMA E PARAGANGLIOMA. ANA CAROLINA GUIMARÃES DE CASTRO Faculdade de Medicina da UFMG

CARCINOMA DA ADRENAL, FEOCROMOCITOMA E PARAGANGLIOMA. ANA CAROLINA GUIMARÃES DE CASTRO Faculdade de Medicina da UFMG CARCINOMA DA ADRENAL, FEOCROMOCITOMA E PARAGANGLIOMA ANA CAROLINA GUIMARÃES DE CASTRO Faculdade de Medicina da UFMG Carcinoma do córtex da adrenal Introdução Os carcinomas do córtex da adrenal (CCA) são

Leia mais

Representatividade das MPEs:

Representatividade das MPEs: Representatividade das MPEs: Número de Estabelecimentos Empresarias e Mercado de Trabalho 1 CONTEXTO DAS MPES NO ESTADO DA BAHIA: Estabelecimentos empresariais MPEs: O estado da Bahia possui 174.067 estabelecimentos

Leia mais

Carlos Henrique E. Barrios. Dir. Administrativo & Rel Internacionais

Carlos Henrique E. Barrios. Dir. Administrativo & Rel Internacionais 1 2 Sergio Daniel Simon Carlos Henrique E. Barrios José Bines Jeferson J. F. Vinholes Alessandra M. Morelle Presidente Dir. Administrativo & Rel Internacionais Dir Científico Dir. Comunicação Dir. Financeiro

Leia mais

Linfoma de Hodgkin. 154 Guia Prático para o Oncologista Clínico

Linfoma de Hodgkin. 154 Guia Prático para o Oncologista Clínico Linfoma de Hodgkin BEACOPP escalonado Bleomicina: 10 mg/m² IV D8 Etoposide: 200 mg/m² IV D1 ao D3 Doxorrubicina: 35 mg/m² IV D1 Ciclofosfamida: 1250 mg/m² IV D1 Vincristina: 1,4 mg/m² IV D8 (dose máxima

Leia mais

Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012

Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012 Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012 CÂNCER DE PRÓSTATA Câncer mais comum em homens, exceto pele Segunda

Leia mais

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul.

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS COORDENAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE DOS HOMENS COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

Terapia anti-her2 em pacientes com CA de mama

Terapia anti-her2 em pacientes com CA de mama Terapia anti-her2 em pacientes com CA de mama metastático HER2+ Ingrid A. Mayer, M.D., M.S.C.I. Professora Assistente Diretora, Pesquisa Clínica Programa de Câncer de Mama Vanderbilt-Ingram Cancer Center

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR DCI LAPATINIB N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM Embalagem

Leia mais

Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata

Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata Autoria de Thiago Felizardo dos Santos Tuesday, 10 December 2013 PET - Medicina UFC No Brasil, 20% dos diagnósticos de câncer de próstata são

Leia mais

Câncer Gástrico e Junção Gastroesofágica

Câncer Gástrico e Junção Gastroesofágica Câncer Gástrico e Junção Gastroesofágica Quimioterapia concomitante a radioterapia (Esquema de MacDonald) 5-Fluorouracil: 425 mg/m 2 IV D1 a D5 Leucovorin: 20 mg/m 2 IV D1 a D5 Radioterapia iniciando no

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO TAXOTERE 20 mg/0,5 ml concentrado e solvente para solução para perfusão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco para

Leia mais

CARCINOMAS NEUROENDÓCRINOS

CARCINOMAS NEUROENDÓCRINOS CARCINOMAS NEUROENDÓCRINOS Pouco diferenciados extrapulmonares RUI WESCHENFELDER Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre Introdução A classificação 2010 da Organização Mundial da Saúde (OMS) define

Leia mais

Gaudencio Barbosa R3CCP HUWC

Gaudencio Barbosa R3CCP HUWC Gaudencio Barbosa R3CCP HUWC Pacientes com carcinoma de celulas escamosas (CEC) comumente se apresentam com massa cervical O primario geralmente é revelado após avaliação clínica O primário pode ser desconhecido

Leia mais

Resultados encorajadores no primeiro trimestre de 2008 Novo resultado positivo de Fase III para a eplivanserina

Resultados encorajadores no primeiro trimestre de 2008 Novo resultado positivo de Fase III para a eplivanserina Paris, 30 abril de 2008 ATENÇÃO : TRADUÇÃO LIVRE PARCIAL Ver íntegra do comunicado original nas versões inglesa e francesa no site www.sanofi-aventis.com Resultados encorajadores no primeiro trimestre

Leia mais

Leuprorrelina: 7,5mg IM a cada 28 dias ou 22,5 mg IM a cada 12 semanas Ref. (01) Gosserrelina: 10,8 mg SC a cada 12 semanas Ref.

Leuprorrelina: 7,5mg IM a cada 28 dias ou 22,5 mg IM a cada 12 semanas Ref. (01) Gosserrelina: 10,8 mg SC a cada 12 semanas Ref. Câncer de Próstata Flutamida + Leuprorrelina Flutamida: 250mg VO TID Leuprorrelina: 7,5mg IM a cada 28 dias ou 22,5 mg IM a cada 12 semanas Ref. (01) Flutamida + Gosserrelina Flutamida: 250 mg VO TID Gosserrelina:

Leia mais

CABEÇA E PESCOÇO. GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

CABEÇA E PESCOÇO. GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo CABEÇA E PESCOÇO Metastático e recorrente GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo CHENG TZU YEN Serviço de Oncologia

Leia mais

Incorporação, na tabela Unimed-BH de materiais e medicamentos: Gemcitabina (Gemzar ) para tratamento do câncer avançado de bexiga, mama e pâncreas.

Incorporação, na tabela Unimed-BH de materiais e medicamentos: Gemcitabina (Gemzar ) para tratamento do câncer avançado de bexiga, mama e pâncreas. Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 038/05 Tema: Gemcitabina I Data: 01/11/2005 II Grupo de Estudo: Dr. Lucas Barbosa da Silva Dra. Lélia Maria de Almeida Carvalho Dra. Silvana Márcia Bruschi

Leia mais

Papel da Quimioterapia Paliativa: até onde ir?

Papel da Quimioterapia Paliativa: até onde ir? Papel da Quimioterapia Paliativa: até onde ir? Rodrigo Ughini Villarroel CITO/HCPF Sem conflito de interesse para essa apresentação Tratamento sistêmico paliativo em câncer gástrico Existe vantagem na

Leia mais

QT, RT e Protocolo de Preservação de Órgãos em Cirurgia de Cabeça e Pescoço CEC laringe e faringe. Humberto Brito R3 CCP

QT, RT e Protocolo de Preservação de Órgãos em Cirurgia de Cabeça e Pescoço CEC laringe e faringe. Humberto Brito R3 CCP QT, RT e Protocolo de Preservação de Órgãos em Cirurgia de Cabeça e Pescoço CEC laringe e faringe Humberto Brito R3 CCP INTRODUÇÃO Tratamento tradicional: cir, RT ou cir+rt Estágios iniciais (I e II):

Leia mais

PAPEL ATUAL DA QUIMIOTERAPIA EM CÂNCER DE PRÓSTATA AVANÇADO SENSIVEL a CASTRAÇÃO. Luiz Flávio Coutinho. Tiradentes 13/08/2016

PAPEL ATUAL DA QUIMIOTERAPIA EM CÂNCER DE PRÓSTATA AVANÇADO SENSIVEL a CASTRAÇÃO. Luiz Flávio Coutinho. Tiradentes 13/08/2016 PAPEL ATUAL DA QUIMIOTERAPIA EM CÂNCER DE PRÓSTATA AVANÇADO SENSIVEL a CASTRAÇÃO Luiz Flávio Coutinho Tiradentes 13/08/2016 Até poucos anos atrás, o câncer de Próstata era uma ilha dentro dos tumores sólidos...

Leia mais

Câncer de Corpo de útero operado: Suprimir Radioterapia é seguro?

Câncer de Corpo de útero operado: Suprimir Radioterapia é seguro? Câncer de Corpo de útero operado: Suprimir Radioterapia é seguro? Marlison Caldas R2 Radioterapia Câncer de Corpo de útero operado: suprimir radioterapia é seguro? Marlison Caldas Igor Martinez Rachelle

Leia mais

Leucemia Linfática Crônica

Leucemia Linfática Crônica Leucemia Linfática Crônica CVP Ciclofosfamida: 400 mg/m² VO D1 ao D5 (ou 800 mg/m² IV D1) Vincristina: 1,4 mg/m² IV D1 (dose máxima 2 mg) Prednisona: 100 mg/m² VO D1 ao D5 a cada 21 dias Ref. (1) FC Ciclofosfamida:

Leia mais

Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir)

Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir) Tópicos atuais em câncer de mama Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir) Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências em

Leia mais

Câncer de Pulmão Pequenas Células. Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português

Câncer de Pulmão Pequenas Células. Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português Câncer de Pulmão Pequenas Células Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português Categorias de Potencial Conflito de Interesse Patrocínio de transporte e/ou hospedagem em Congressos Indústria(s)

Leia mais

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Tratamento Sistêmico de Resgate no Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Dr. Marcelo Rocha S. Cruz Oncologia Clínica Hospital São José São Paulo Índice Terapia de Manutenção: Quimioterapia Terapia de

Leia mais

O maior benefício observado foi na redução de AVC, um grave fator de risco para pacientes com fibrilação atrial

O maior benefício observado foi na redução de AVC, um grave fator de risco para pacientes com fibrilação atrial Plavix mais aspirina é mais eficaz do que somente aspirina na prevenção de eventos vasculares maiores em pacientes com fibrilação atrial que não podem tomar anticoagulantes orais O maior benefício observado

Leia mais

Diretrizes Assistenciais

Diretrizes Assistenciais Diretrizes Assistenciais Protocolo de tratamento adjuvante e neoadjuvante do câncer de mama Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Tratamento sistêmico adjuvante A seleção de tratamento sistêmico

Leia mais

CÂNCER DE PULMÃO. Células não-pequenas: doença metastática. Grupo Neotórax/Oncologia D or

CÂNCER DE PULMÃO. Células não-pequenas: doença metastática. Grupo Neotórax/Oncologia D or CÂNCER DE PULMÃO Células não-pequenas: doença metastática TATIANE MONTELLA BRUNA CARVALHO RAFAEL JACOB CARLOS GIL FERREIRA Grupo Neotórax/Oncologia D or OBSERVAÇÃO Não são objetivos dessas diretrizes recomendações

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 09- setembro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

Diretrizes Assistenciais

Diretrizes Assistenciais Diretrizes Assistenciais Câncer de Vias Biliares Versão eletrônica atualizada em Julho 2009 Os colangiocarcinomas e carcinomas de vesícula biliar são tumores originários do epitélio dos ductos biliares

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica:

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica: BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Tutorial de Pesquisa Bibliográfica: Informações baseada no Tutorial da BVS Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Busca Bibliográfica É o levantamento de um determinado

Leia mais

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas?

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Tratamento combinado em câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências

Leia mais

Dacarbazina (DTIC)* Dacarbazina: 250 mg/m²/dia IV durante minutos D1 ao D5 a cada 21 ou 28 dias

Dacarbazina (DTIC)* Dacarbazina: 250 mg/m²/dia IV durante minutos D1 ao D5 a cada 21 ou 28 dias Melanoma Maligno Alfainterferon 2b em altas doses Indução: 20 MUI/m²/dia IV durante 20 min, 5 vezes por semana, durante 4 semanas Consolidação/Manutenção: 10 MUI/m²/dia SC, 3 vezes por semana durante 48

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI nivolumab N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM Frasco de

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

I Data: 22/06/2005. II Grupo de Estudo:

I Data: 22/06/2005. II Grupo de Estudo: Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 037/05 Tema: Doxorrubicina Lipossomal Peguilada I Data: 22/06/2005 II Grupo de Estudo: Dra. Lélia Maria de Almeida Carvalho Dr. Lucas Barbosa da Silva Dra.

Leia mais

E-QP-EIF-076 REV. B 14/Abr/2008 PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO PINTURA INDUSTRIAL - INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL -

E-QP-EIF-076 REV. B 14/Abr/2008 PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO PINTURA INDUSTRIAL - INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL - ENGENHARIA PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO PINTURA INDUSTRIAL - INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL - Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando

Leia mais

TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA PARA PACIENTE COM CÂNCER METASTÁTICO DE PULMÃO, COM MUTAÇÃO DE EGFR.

TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA PARA PACIENTE COM CÂNCER METASTÁTICO DE PULMÃO, COM MUTAÇÃO DE EGFR. NT 24/2012 Solicitante: Juiz Geraldo Claret de Arantes Número do processo: Data: 26/11/2012 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA PARA

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI Pembrolizumab N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM 1 frasco

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 002/2013 CT PRCI n 100.526 e Ticket n 258.403

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 002/2013 CT PRCI n 100.526 e Ticket n 258.403 PARECER COREN-SP 002/2013 CT PRCI n 100.526 e Ticket n 258.403 1. Do fato Assunto: Administração de metotrexato fora do ambiente hospitalar.. Enfermeira questiona se a administração intramuscular do medicamento

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI BEVACIZUMAB Medicamento Avastin Embalagem de 1 frasco contendo 4 ml de solução injectável doseada a 25 mg/ml 5252382

Leia mais

Journal of Thoracic Oncology Volume 3, Number 12, December 2008

Journal of Thoracic Oncology Volume 3, Number 12, December 2008 R1 CIT Vinícius Journal of Thoracic Oncology Volume 3, Number 12, December 2008 Prolongamento na sobrevida em pacientes com Câncer avançado não-pequenas células (CPNPC) Recentemente, 2 estudos randomizados,

Leia mais

ANALYTICAL HIERARCHICAL PROCESS FOR EVALUATION OF FIRST LINE TREATMENT OF METASTATIC HER2 OVEREXPRESSED BREAST CANCER FROM BRAZILIAN HEALTH SYSTEM PERSPECTIVE Valle, PM; Vianna, CM; Mosegui, GBG; Leal,

Leia mais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Giuliano Tosello 1/28 Câncer de mama - Estadio IV Conceitos: TNM Qualquer T (tumor primário), qualquer N (linfonodos

Leia mais

TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA PARA PACIENTE COM CÂNCER METASTÁTICO DE PULMÃO.

TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA PARA PACIENTE COM CÂNCER METASTÁTICO DE PULMÃO. NT 213/2013 Data: 05/11/2013 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Solicitante Dr. Jayme de Oliveira Maia Número do processo: 0058335-95.2013.8.13.0720 TEMA: GEFITINIBE (IRESSA ) NO TRATAMENTO

Leia mais

ASCO 2017 CHICAGO, 05 JUNHO DE 2017

ASCO 2017 CHICAGO, 05 JUNHO DE 2017 ASCO 2017 CHICAGO, 05 JUNHO DE 2017 Abstract 8500 Gefitinib (G) versus vinorelbine+cisplatin (VP) as adjuvant treatment in stage II-IIIA (N1-N2) non-small-cell lung cancer (NSCLC) with EGFRactivating mutation

Leia mais

DOCELIBBS docetaxel tri-hidratado Solução concentrada para infusão 40 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

DOCELIBBS docetaxel tri-hidratado Solução concentrada para infusão 40 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA DOCELIBBS docetaxel tri-hidratado Solução concentrada para infusão 40 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Solução concentrada para infusão com 20 mg de docetaxel

Leia mais

Camila Pepe Ribeiro de Souza 1, Luciano Paladini 2, Roberta Dyonisio Canaveira Monteiro 3, Bernardo Lembo Conde de Paiva 3

Camila Pepe Ribeiro de Souza 1, Luciano Paladini 2, Roberta Dyonisio Canaveira Monteiro 3, Bernardo Lembo Conde de Paiva 3 ARTIGO ORIGINAL ORIGINAL ARTICLE Análise de custo-efetividade de pemetrexede + cisplatina versus paclitaxel + carboplatina versus paclitaxel + carboplatina + bevacizumabe no tratamento de câncer de pulmão

Leia mais

Biblioteca de Ciências da Saúde

Biblioteca de Ciências da Saúde Biblioteca de Ciências da Saúde REVISÃO SISTEMÁTICA: Considerações gerais Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br Fonte: Biblioteca Cochrane www.bireme.br Revisão Sistemática O que é A revisão sistemática

Leia mais

MONITORAMENTO DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS

MONITORAMENTO DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS Superintendência de Fiscalização, Controle e Monitoramento SUCOM MONITORAMENTO DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS Daniel R. Coradi de Freitas Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária Superintendente

Leia mais

Resultados 1T08 (Webcast).

Resultados 1T08 (Webcast). Resultados 1T08 (Webcast). Aviso Importante Este material foi preparado pela Odontoprev S.A. ("Companhia") e pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros. Essas

Leia mais

Câncer de Mama. AC-D Adriamicina: 60 mg/m 2 IV D1. Docetaxel: 35mg/m 2 IV D1 após 4 ciclos de AC. a cada 21 dias X 4 ciclos Ref.

Câncer de Mama. AC-D Adriamicina: 60 mg/m 2 IV D1. Docetaxel: 35mg/m 2 IV D1 após 4 ciclos de AC. a cada 21 dias X 4 ciclos Ref. Câncer de Mama AC-D Adriamicina: 60 mg/m 2 IV D1 Ciclofosfamida: 600 mg/m 2 IV D1 a cada 21 dias X 4 ciclos Docetaxel: 100mg/m 2 IV D1 após 4 ciclos de AC a cada 21 dias X 4 ciclos Ref. (1-3) Ou Doxorrubicina:

Leia mais

Lyxumia (lixisenatido) recebe aprovação para o tratamento da Diabetes tipo 2 na Europa

Lyxumia (lixisenatido) recebe aprovação para o tratamento da Diabetes tipo 2 na Europa Lyxumia (lixisenatido) recebe aprovação para o tratamento da Diabetes tipo 2 na Europa Lisboa, 4 de Fevereiro de 2013 A Sanofi acaba de anunciar que a Comissão Europeia concedeu a autorização de introdução

Leia mais

Sarcomas de Partes Moles

Sarcomas de Partes Moles Sarcomas de Partes Moles AIM- Doxorrubicina, Ifosfamida e Mesna Doxorrubicina: 75 mg/m 2 /ciclo IV em pulso divididos entre D1 a D3 Ifosfamida: IV 6 9g/m 2 /ciclo, divididos entre D1 a D3 Mesna a cada

Leia mais

Processo número: 0040.14.000.969-3 TEMA: IRESSA (GEFITININIBE) OU TARCEVA (ERLOTINIBE) NO TRATAMENTO DO ADENOCARCINOMA DE PULMÃO

Processo número: 0040.14.000.969-3 TEMA: IRESSA (GEFITININIBE) OU TARCEVA (ERLOTINIBE) NO TRATAMENTO DO ADENOCARCINOMA DE PULMÃO NOTA TÉCNICA 18/2014 Solicitante Ilmo Dr. José Aparecido Fausto de Oliveira Juiz de Direito Data: 31/01/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Processo número: 0040.14.000.969-3 TEMA: IRESSA

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Docetaxel Actavis 20 mg/ml concentrado para solução para perfusão Docetaxel

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Docetaxel Actavis 20 mg/ml concentrado para solução para perfusão Docetaxel FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Docetaxel Actavis 20 mg/ml concentrado para solução para perfusão Docetaxel Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este

Leia mais

Gestão de Tecnologias em Saúde na Saúde Suplementar. GRUPO TÉCNICO REVISÃO DO ROL Karla Santa Cruz Coelho Fevereiro/2009

Gestão de Tecnologias em Saúde na Saúde Suplementar. GRUPO TÉCNICO REVISÃO DO ROL Karla Santa Cruz Coelho Fevereiro/2009 Gestão de Tecnologias em Saúde na Saúde Suplementar GRUPO TÉCNICO REVISÃO DO ROL Karla Santa Cruz Coelho Fevereiro/2009 Tecnologias em saúde: considerações iniciais O que é tecnologia em saúde? Medicamentos,

Leia mais

INFARMED. Circular Informativa. N.º 136/CA Data: 2004-12-21

INFARMED. Circular Informativa. N.º 136/CA Data: 2004-12-21 INFARMED Circular Informativa N.º 136/CA Data: 2004-12-21 Assunto: Novos dados farmacocinéticos importantes demonstram que sulfato de atazanavir (REYATAZ) em associação com ritonavir (NORVIR) e omeprazol

Leia mais

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Universidade de Sao Paulo From the SelectedWorks of Paulo A Lotufo May 1, 2010 Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Paulo A Lotufo, Universidade de São Paulo Available at: http://works.bepress.com/paulo_lotufo/47/

Leia mais

PROTOCOLOS DE PRÉ-MEDICAÇÃO EM QUIMIOTERAPIA

PROTOCOLOS DE PRÉ-MEDICAÇÃO EM QUIMIOTERAPIA PROTOCOLOS DE PRÉ-MEDICAÇÃO EM QUIMIOTERAPIA Marta Ferreira, Bebiana Conde, Ana Fernandes, António Araújo I. PROTOCOLO DE HIDRATAÇÃO: a) Cisplatina: - Se dose < 50 mg/m 2 : Pré-Hidratação: 250 ml, PO,

Leia mais

Gustavo Nader Marta, Rachel Riera, Cristiane Rufino Macedo, Gilberto de Castro Junior, André Lopes Carvalho, Luiz Paulo Kowalski

Gustavo Nader Marta, Rachel Riera, Cristiane Rufino Macedo, Gilberto de Castro Junior, André Lopes Carvalho, Luiz Paulo Kowalski Quimioterapia de indução seguida de cirurgia com ou sem radioterapia adjuvante para pacientes com diagnóstico de câncer de cavidade oral: revisão sistemática e metanálise Gustavo Nader Marta, Rachel Riera,

Leia mais

DOCETAXEL. Glenmark Farmacêutica LTDA. Solução injetável 1 frasco-ampola com 20 mg + diluente 1 frasco-ampola com 80 mg + diluente

DOCETAXEL. Glenmark Farmacêutica LTDA. Solução injetável 1 frasco-ampola com 20 mg + diluente 1 frasco-ampola com 80 mg + diluente DOCETAXEL Glenmark Farmacêutica LTDA. Solução injetável 1 frasco-ampola com 20 mg + diluente 1 frasco-ampola com 80 mg + diluente docetaxel_jan_2014 II Página 1 docetaxel MEDICAMENTO GENÉRICO, LEI Nº 9.787,

Leia mais

Vacina candidata contra dengue da Sanofi Pasteur atinge com sucesso o marco final dos estudos de eficácia de fase III na América Latina

Vacina candidata contra dengue da Sanofi Pasteur atinge com sucesso o marco final dos estudos de eficácia de fase III na América Latina COMUNICADO DE IMPRENSA CYD14 study Vacina candidata contra dengue da Sanofi Pasteur atinge com sucesso o marco final dos estudos de eficácia de fase III na América Latina - O segundo estudo em larga escala

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO. Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO. Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Siguler Guff Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. Versão 1.0 Junho / 2016 INTRODUÇÃO A Política de Gestão de Risco tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISAS DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Sistema de Contas Nacionais Brasil Referência 2010. Nota Metodológica nº 11

DIRETORIA DE PESQUISAS DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Sistema de Contas Nacionais Brasil Referência 2010. Nota Metodológica nº 11 DIRETORIA DE PESQUISAS DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC Sistema de Contas Nacionais Brasil Referência 2010 Nota Metodológica nº 11 Atividade de Construção Civil (versão para informação e comentários)

Leia mais

12/10/2015 NT 45/2015

12/10/2015 NT 45/2015 12/10/2015 NT 45/2015 Cisplatina mais docetaxel em carcinoma epidermóide pouco diferenciado, altamente agressivo (carcinoma de seio etmoidal estadio III T3 N1 M0) SOLICITANTE: Juiz Carlos José Cordeiro

Leia mais