SEMINÁRIO O Legado Mineiro Sustentável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO O Legado Mineiro Sustentável"

Transcrição

1 UM ESPECTO PRIMORDIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O PRINCIPAL DASAFIO ACTUAL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

2 SEMINÁRIO INTRODUÇÃO

3 INTRODUÇÃO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO AFECTADA, O QUE É UM SECTOR MINEIRO SUSTENTÁVEL? A DE MAIO DE 2002, TEVE LUGAR A CONFERÊNCIA GLOBAL MINING INICIATIVE (GMI) EM TORONTO, NO CANADÁ. CONCLUIU-SE, NOMEADAMENTE, QUE AS MINAS CRIAM RIQUEZA. QUE ISSO NÃO ESTAVA EM DÚVIDA. MAS, PARA QUEM? ESSA ERA A QUESTÃO. COMO FOI DITO DURANTE A CONFERÊNCIA, A MENOS QUE A INDÚSTRIA EXTRACTIVA PROTEJA O MEIO AMBIENTE E, AO MESMO TEMPO, (COMO MENCIONADO POR UM ALTO- REPRESENTANTE DE UM PAÍS AFRICANO, O SR. DUMA NKOSI) CONTRIBUA SIGNIFICATIVAMENTE PARA AJUDAR AS POPULAÇÕES LOCAIS A SAIR DA POBREZA E A MELHORAR O SEU BEM-ESTAR, MEDIANTE O PAGAMENTO DE SALÁRIOS ADEQUADOS, NA MELHORIA DAS INFRA-ESTRUTURAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DOS FUNCIONÁRIOS, NA AQUISIÇÃO DE BENS LOCAIS FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO LOCAL, PAGANDO IMPOSTOS E ROYALTIES JUSTAS,TUDO O RESTO NÃO TEM SENTIDO.

4 INTRODUÇÃO Hoje sabemos que, na Indústria Extractiva, um sector mineiro sustentável é aquele em que os investimentos nos projectos, são: financeiramente rentáveis; tecnicamente apropriados; ambientalmente saudáveis, e; socialmente responsáveis.

5 INTRODUÇÃO MAS, NESTE SEMINÁRIO, A QUESTÃO É OUTRA. O QUE É O LEGADO DAS MINAS? A ACTIVIDADE MINEIRA INTEGRA-SE NA INDÚSTRIA EXTRACTIVA, BASEIA-SE NA EXTRACÇÃO DE CONSTITUINTES DA CROSTA TERRESTRE COM VALOR ECONÓMICO, NO FORNECIMENTO DESTAS MATÉRIAS-PRIMAS AOS MERCADOS A JUSANTE E, NO FINAL, AOS CONSUMIDORES E À SOCIEDADE EM GERAL. AS MATÉRIAS PRODUZIDAS NÃO SÃO RENOVÁVEIS, PELO MENOS NUMA ESCALA HUMANA DO TEMPO. TODO O PROCESSO PODE SER DESCRITO COMO A CONVERSÃO DO CAPITAL GEOLÓGICO NATURAL NOUTROS TIPOS DE CAPITAL, PRINCIPALMENTE, ECONÓMICO E SOCIAL. O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APLICADO À ACTIVIDADE MINEIRA EXIGE QUE OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÓMICOS DO PROCESSO MINEIRO SEJAM SUPERIORES AOS CUSTOS INCORRIDOSE SEJAM SUSTENTÁVEIS. ESTE CONJUNTO DE CUSTOS, BENEFÍCIOS, PERDAS E GANHOS DE CAPITAL ÉDESIGNADO, NO SENTIDO MAIS LATO, O LEGADO MINEIRO.

6 INTRODUÇÃO MAS, AQUI, A QUESTÃO É AINDA OUTRA. O QUE É O LEGADO MINEIRO SUSTENTÁVEL? ATREVO-ME A PROPOR, COMO RESPOSTA, QUE É AQUELE QUE, MUITO TEMPO PARA LÁ DOS MINERAIS TEREM SIDO EXPLORADOS E SE TEREM ESGOTADO, SEM SE TEREM COMPROMETIDO AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS LOCAIS E SEM GERAR CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS NEGATIVOS DE LONGA DURAÇÃO, A RIQUEZA GERADA TENHA SIDO UTILIZADA EFICAZ E EFICIENTEMENTE NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONDIÇÕES DE VIDA ALTERNATIVAS E SUSTENTÁVEIS. CASO CONTRÁRIO, O LEGADO DA MINAS PODE E DEVE SER QUESTIONADO.

7 INTRODUÇÃO O QUE ESTÁ A SER FEITO PARA PREVENIR QUE CONTINUEM A SER CRIADOS LEGADOS MINEIROS NEGATIVOS? EM MUITAS JURISDIÇÕES, A CONSTITUIÇÃO DE PROVISÕES FINANCEIRAS PARA O FECHO JÁ CONSIDERA A REMEDIAÇÃO SOCIAL EM VEZ DE TER SÓ EM CONTA A REMEDIAÇÃO BIOFÍSICA, PREOCUPANDO-SE COM OS CUSTOS SOCIOECONÓMICOS QUE ESSE FECHO INEVITAVELMENTE IMPORÁ À COMUNIDADE LOCAL.

8 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O PRINCIPAL DESAFIO ACTUAL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

9 INTRODUÇÃO HOJE SABEMOS QUE: SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA EXTRACTIVA É O PROCESSO DE TRANSFORMAR OS ACTIVOS (CAPITAL) GERADOS NO DECORRER DA EXPLORAÇÃO DA MINA EM OUTRAS FORMAS DE ACTIVOS (CAPITAL) QUE PERSISTEM PARA LÁ DO FECHO DA MESMA E QUE SÃO INSTRUMENTOS DO NECESSÁRIO DESENVOLVIMENTO POSTERIOR À ACTIVIDADE DO SECTOR MINEIRO. ESTA EXPECTATIVA DE QUE UMA MINA DEVE GERAR OS RECURSOS PARA O PROCESSO DE FECHO E PARA A GESTÃO DO PÓS-FECHO É UM REQUISITO PARA QUE A INDÚSTRIA EXTRACTIVA POSSA SER CONSIDERADA UM CONTRIBUINTE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. MINING & SUSTAINABILITY 2010.

10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O PRINCIPAL DESAFIO ACTUAL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA PRINCIPAL PRIORIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA - IMPLEMENTAÇÃO DA BOA GOVERNANÇA NO SECTOR MINEIRO A BOA GOVERNANÇA PODE SER DEFINIDA COMO SENDO O CONJUNTO DOS PROCESSOS QUE DETERMINAM COMO AS DECISÕES SÃO TOMADAS, COMO OS CIDADÃOS PARTICIPAM E COMO O PODER É EXERCIDO. NA INDÚSTRIA EXTRACTIVA EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PARA CRIAR, IMPLEMENTAR E ACOMPANHAR POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA GERIR OS ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E TODOS OS CUSTOS E BENEFÍCIOS ECONÓMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. UM SECTOR MINEIRO SUSTENTÁVEL E BEM GOVERNADO É AQUELE QUE RECOLHE, DISTRIBUI E APLICA EFICAZ E EFECTIVAMENTE AS RENDAS PROVENIENTES DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS E QUE É SEGURO, SAUDÁVEL, INCLUSIVO EM TERMOS DE GÉNERO E DE ETNIAS, AMIGO DO AMBIENTE, SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E APRECIADO PELAS COMUNIDADES VIZINHAS.

11 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O PRINCIPAL DESAFIO ACTUAL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA PRINCIPAL PRIORIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA - IMPLEMENTAÇÃO DA BOA GOVERNANÇA NO SECTOR MINEIRO PARA CONSEGUIR UMA BOA GOVERNANÇA, OS GOVERNOS E AS EMPRESAS NECESSITAM DE: Ter um Ambiente Legal, Político e Institucional adequado; Maximizar os Benefícios Internos, nomeadamente; Maximizar os benefícios financeiros; Maximizar os benefícios económicos, e; Maximizar os benefícios sociais.

12 SEMINÁRIO (RSE)

13 (SER) O WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT (WBCSD) DEFINIU A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS, (RSE), COMO SENDO: O COMPROMETIMENTO CONTÍNUO E EMPENHADO DAS EMPRESAS COM UM DESEMPENHO ETICAMENTE CORRECTO QUE CONTRIBUA, SIMULTANEAMENTE, PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SUSTENTADO E PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES, DAS SUAS FAMÍLIAS, DAS COMUNIDADES LOCAIS E DA SOCIEDADE EM GERAL.

14 SEMINÁRIO PORQUÊ AGORA?

15 (RSE) PORQUÊ AGORA? WHEN THE DRUMBEAT CHANGES, SO MUST THE DANCE. KEVIN D SOUSA WARDELL ARMSTRONG

16 (RSE) PORQUE SE VERIFICA: PORQUÊ AGORA? UMA RESPOSTA Á MODIFICAÇÃO DAS EXPECTATIVAS SOCIAIS DAS POPULAÇÕES REGIONAIS E LOCAIS, BASEADAS NA PERCEPÇÃO (OU, EM ALGUNS CASOS, EM FACTOS REAIS) DE UMA DISTRIBUIÇÃO NÃO EQUITATIVA DOS RENDIMENTOS DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA; UM AUMENTO DE VISIBILIDADE E; EM ALGUNS CASOS E EM ALGUNS PAÍSES, UM AUMENTO DA GRAVIDADE DAS ROTURAS PROVOCADAS NOS EQUILÍBRIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS, NAS COMUNIDADES LOCAIS AFECTADAS.

17 ARMADILHAS

18 (RSE) ARMADILHAS A NÃO ADOPÇÃO DE UMA METODOLOGIA CORRECTA PARA AFLORAR ESTE PROBLEMA, QUE NÃO PROMOVA E PROTEJA A SUSTENTABILIDADE, PODE RESULTAR EM COMUNIDADES PASSIVAS E INDIGENTES, DEPENDENTES DO QUE SE PODERIAM CONSIDERAR SIMPLES DOAÇÕES. POR EXEMPLO, SE AS EMPRESAS, FOREM COLOCADAS PERANTE PEDIDOS DE FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS PÚBLICOS, QUE, NO LIMITE, ESTÃO MUITO PARA LÁ DAS COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS, E SE ESSES PEDIDOS FOREM SATISFEITOS NA AUSÊNCIA DE UMA CORRECTA METODOLOGIA DE RSE, ESSAS EMPRESAS ESTÃO, INADVERTIDAMENTE, A TOMAR UMA POSIÇÃO PRECÁRIA QUÁSI-GOVERNAMENTAL.

19 SEMINÁRIO O QUE FAZER?

20 (RSE) O QUE FAZER? A PRESENÇA DE COMUNIDADES VULNERÁVEIS NA PROXIMIDADE DAS EXPLORAÇÕES MINEIRAS, IMPÕE UMA CONTRIBUIÇÃO DESSAS EMPRESAS (MUITAS VEZES A ÚNICA ACTIVIDADE ECONÓMICA SIGNIFICATIVA NA REGIÃO OU NO MUNICÍPIO), PARA A CRIAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM BENEFÍCIOS LÍQUIDOS EQUITATIVOS PARA AMBAS AS PARTES, DE MODO A CONSTRUIR CAPITAL SOCIAL, TENDO SEMPRE O CUIDADO DE NÃO CRIAR DEPENDÊNCIA E VULNERABILIDADE NESSAS MESMAS COMUNIDADES. COMO TAL, AS MELHORES PRÁTICAS ACTUAIS DEVEM ORIGINAR E TER COMO CONSEQUÊNCIA BENEFÍCIOS LÍQUIDOS POSITIVOS APÓS O FECHO DA OPERAÇÃO EM TODOS OS DOMÍNIOS. NO FUTURO, OS PLANOS DE RSE A SEREM SUBMETIDOS PRINCIPALMENTE ÀS AUTORIDADES NACIONAIS E LOCAIS E AOS STAKEHOLDERS (INCLUINDO AS ONG S) TÊM QUE ANTECIPAR E INTEGRAR OS LEGADOS FUTUROS E TER EM CONTA TODOS OS ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DESDE A ETAPA INICIAL DOS ESTUDOS DE PRÉ- VIABILIDADE.

21 SEMINÁRIO QUANDO?

22 (RSE) QUANDO? A RESPONSABILIDADE SOCIAL PROACTIVA DEVE SER ADOPTADA DESDE OS PRIMEIROS MOMENTOS DE PROSPECÇÃO E RECONHECIMENTO GEOLÓGICO E PROGRESSIVAMENTE APROFUNDADA DURANTE A CONSTRUÇÃO, A EXPLORAÇÃO E, FINALMENTE, DURANTE O ENCERRAMENTO COMPLETO DA OPERAÇÃO, INCLUINDO A REABILITAÇÃO DE TODOS OS TERRENOS AFECTADOS (NO QUE SE CONVENCIONOU DESIGNAR COMO AS MELHORES PRÁTICAS DO BERÇO ATÉAO CAIXÃO). NA ÚLTIMA FASE, EMBORA AS MARCAS FÍSICAS POSSAM SER, NA MAIOR PARTE DOS CASOS, RELATIVAMENTE BEM REABILITADAS, PODEM CONTINUAR A SUBSISTIR, POR VEZES, DURANTE MUITO TEMPO, ALGUNS LEGADOS NEGATIVOS RELATIVOS À GERAÇÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS ÁCIDAS E OUTROS LEGADOS SOCIAIS MENOS TANGÍVEIS, QUE PERDURAM, NORMALMENTE, MUITO PARA LÁDA VIDA DA MINA.

23 SEMINÁRIO REALIDADES ACTUAIS

24 (RSE) REALIDADES ACTUAIS HOJE, COMEÇA A EMERGIR CLARAMENTE, UM MODELO; A DETERMINAÇÃO DE FAZER REVERTER PARTE DOS RESULTADOS DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS PARA AS COMUNIDADES E PARA AS REGIÕES ONDE ESTES SE LOCALIZAM. ESTA PARECE SER A ÚNICA FORMA DE TRANSFORMAR A MALDIÇÃO DOS RECURSOS ( THE RESOURCE CURSE ) NUMA BÊNÇÃO. PARA SE CONSEGUIR ISSO É NECESSÁRIO CRIAR SISTEMAS TRANSPARENTES PARA GERIR A RIQUEZA CRIADA. A TRANSPARÊNCIA AUMENTA A PRESTAÇÃO DE CONTAS POR PARTE DOS PRINCIPAIS DECISORES, TANTO NAS EMPRESAS, COMO A NÍVEL GOVERNAMENTAL E PODE AJUDAR A CRIAR CONFIANÇA.

25 (RSE) REALIDADES ACTUAIS CONCLUINDO, É NECESSÁRIO E PREMENTE QUE OS GOVERNOS RECONHEÇAM QUE TÊM UMA RESPONSABILIDADE CRUCIAL NA REGULAMENTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA E QUE ESSA RESPONSABILIDADE SÓ PODE SER ASSUMIDA E EXERCIDA ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES LEGISLATIVAS E DA CRIAÇÃO DE NORMAS E REGULAMENTOS RELATIVOS A ESTE TÓPICO DE GRANDE ACTUALIDADE PARA ESSA INDÚSTRIA. É NECESSÁRIO QUE TODOS OS STAKEHOLDERS NÃO IGNORAREM ESSA TENDÊNCIA E SE PREPARAREM PARA A MESMA.

26 SEMINÁRIO O FUTURO

27 (RSE) O FUTURO NO FUTURO, APÓS A CRIAÇÃO PELAS AUTORIDADES DE LEGISLAÇÃO E REGULAMENTOS SOBRE ESTES ASPECTOS NA JURISDIÇÃO MINEIRA QUE TENHAM EM CONTA, CLARAMENTE, A SOBERANIA DO ESTADO SOBRE OS RECURSOS MINERAIS NÃO RENOVÁVEIS, AS EMPRESAS NÃO PODERÃO CONTINUAR A ARGUMENTAR OU A DESCULPAR-SE COM O CARÁCTER VOLUNTÁRIO DESSAS INICIATIVAS. DESDE QUE OS GOVERNOS APROVEM E SUPORTEM DETERMINADOS VALORES SOCIAIS E CONSAGREM E TORNEM OBRIGATÓRIAS ALGUMAS PRÁTICAS DA RSE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA LEI, TODOS NÓS PODERÍAMOS E DEVERÍAMOS ASSISTIR A UMA MUDANÇA DE PARADIGMA NO SECTOR.

28 SEMINÁRIO O FUTURO MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO

Medidas de Acolhimento para a População Idosa. Instituto da Segurança Social, I.P. C.D.S.S - Vila Real 26 Setembro 2008

Medidas de Acolhimento para a População Idosa. Instituto da Segurança Social, I.P. C.D.S.S - Vila Real 26 Setembro 2008 Medidas de Acolhimento para a População Idosa Instituto da Segurança Social, I.P. C.D.S.S - Vila Real 26 Setembro 2008 I Feira Social Novos Trilhos para a Participação Social Rede Social de Peso da Régua

Leia mais

Prova Escrita de Avaliação de Capacidade

Prova Escrita de Avaliação de Capacidade Prova Escrita de Avaliação de Capacidade Observações: 19 de Junho de 2 006 1. Antes de começar a responder, leia com atenção toda as questões; 2. Estruture um esquema de resposta para cada questão e só

Leia mais

Emprego e Pobreza nas Zonas Rurais. Yasfir Daudo Ibraimo yasfir.ibraimo@iese.ac.mz

Emprego e Pobreza nas Zonas Rurais. Yasfir Daudo Ibraimo yasfir.ibraimo@iese.ac.mz Emprego e Pobreza nas Zonas Rurais Yasfir Daudo Ibraimo yasfir.ibraimo@iese.ac.mz Iª FEIRA ANUAL DO LIVRO 23 DE FEVEREIRO 2010 1 Estrutura da Apresentação 1. Introdução 2. Quadro Analítico 3. Problemática

Leia mais

Conferencia AQUASHARE 2012

Conferencia AQUASHARE 2012 REPÚBLICA DE MOCAMBIQUE MINISTERIO DA ENERGIA Conferencia AQUASHARE 2012 PERSPECTIVAS DA ENERGIA HIDROELECTRICA EM MOCAMBIQUE PASCOAL ALBERTO BACELA MINISTERIO DA ENERGIA MOCAMBIQUE MAPUTO, 10-11 MAIO

Leia mais

Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias. Participação Cívica dos Jovens

Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias. Participação Cívica dos Jovens Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias Participação Cívica dos Jovens Sr. Presidente Sras. e Srs. Deputados Sr. Presidente do Governo Sras. e Srs. Membros do Governo Está plasmado

Leia mais

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente República de Angola Ministério do Ambiente Seminário Energias Limpas em Angola: Ministério da Energia e das Águas O Impacto das Energias Limpas no Ambiente Direcção Nacional de Tecnologias Ambientais 7

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) 14288/2/08 REV 2 ADD 1. Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD)

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) 14288/2/08 REV 2 ADD 1. Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD) 14288/2/08 REV 2 ADD 1 MAR 175 ENV 687 CODEC 1331 NOTA JUSTIFICATIVA DO CONSELHO Assunto:

Leia mais

Política de Responsabilidade Social

Política de Responsabilidade Social Política de Responsabilidade Social 2014 Versão 1.0 Os direitos de autor deste trabalho pertencem ao Instituto de Informática, I.P. (II, I.P.) e a informação nele contida encontra-se classificada em conformidade

Leia mais

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES. Susana Sousa Consultoria e Formação

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES. Susana Sousa Consultoria e Formação QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES Susana Sousa Consultoria e Formação HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR o Porquê? Consumidor mais exigente Maior qualidade dos produtos Maior qualidade

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A RMRJ NO CONTEXTO NACIONAL: ATUALMENTE EXISTEM 41 REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL, SENDO QUE 21 POSSUEM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES,

Leia mais

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos CAPITULO 6 Rendimentos e repartição dos rendimentos A actividade produtiva e a formação de rendimentos A repartição funcional dos rendimentos A repartição pessoal dos rendimentos A redistribuição dos rendimentos

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Crianças em trabalho perigoso

Crianças em trabalho perigoso Crianças em trabalho perigoso As mais recentes estatísticas globais da OIT estimam que 115 milhões de crianças estão envolvidas em trabalho perigoso. São trabalhos que pela sua natureza ou pelas condições

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Controle Social no Programa Bolsa Família 1

Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Definição É o acompanhamento efetivo da sociedade civil na gestão do Programa Bolsa Família como contribuição para uma maior transparência das ações do Estado

Leia mais

Adaptação às alterações climáticas de uma organização: a LIPOR. Miguel Coutinho

Adaptação às alterações climáticas de uma organização: a LIPOR. Miguel Coutinho Adaptação às alterações climáticas de uma organização: a LIPOR Miguel Coutinho PROJECTO ADAPTAÇÃO efeitos impactos MITIGAÇÃO CLIMA Adaptação: um conceito darwinista Diversidade genética Adaptação: um conceito

Leia mais

A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO

A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO O que é a abordagem ecossistémica? A abordagem ecossistémica surgiu na COP da Convenção Diversidade Biológica, em 2000, em Nairobi, no

Leia mais

Visão, Missão, Estratégia e Valores

Visão, Missão, Estratégia e Valores Visão, Missão, Estratégia e Valores Nossa visão Ser a empresa de revestimentos de liderança mundial, oferecendo, de forma consistente, soluções de alta qualidade, inovadoras e sustentáveis, nas quais os

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 I - Escolha a resposta correcta (ou mais correcta) para cada uma das seguintes questões:

Leia mais

Já conhece o ciclo de Eficiência Energética nos edifícios?

Já conhece o ciclo de Eficiência Energética nos edifícios? Já conhece o ciclo de Eficiência Energética nos edifícios? Encontramo-nos perante o dilema da energia, em que temos de reduzir para metade as emissões de CO2, de modo a evitar o aquecimento global do planeta,

Leia mais

SEMINÁRIO: TRANSPORTE MARÍTIMO ALARGAR HORIZONTES SECTOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO NO LIMIAR DE UMA NOVA ERA?

SEMINÁRIO: TRANSPORTE MARÍTIMO ALARGAR HORIZONTES SECTOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO NO LIMIAR DE UMA NOVA ERA? SEMINÁRIO TRANSPORTE MARÍTIMO ALARGAR HORIZONTES 2016.03.10 SEMINÁRIO: TRANSPORTE MARÍTIMO ALARGAR HORIZONTES SECTOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO NO LIMIAR DE UMA NOVA ERA? 1 ENQUADRAMENTO GERAL Globalização e interdependência

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO INTRODUÇÃO DESAFIOS ACTUAIS DA INDÚSTRIA PRIORIDADES DA UNIÃO EUROPEIA DO TEMA MINAS - RESULTADOS

Leia mais

Pós-graduação Lean Operations Management. Pós-Graduação LEAN OPERATIONS MANAGEMENT

Pós-graduação Lean Operations Management. Pós-Graduação LEAN OPERATIONS MANAGEMENT Pós-Graduação LEAN OPERATIONS MANAGEMENT A Learning Factory tem actualmente como parceiros: 1. Plano curricular (módulos e carga horária) Formação Inicial (4 módulos) Learning Factory Workshop Estágio

Leia mais

MINISTÉRIO DA ENERGIA Gabinete do Ministro DR. SALVADOR NAMBURETE

MINISTÉRIO DA ENERGIA Gabinete do Ministro DR. SALVADOR NAMBURETE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ENERGIA Gabinete do Ministro I EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA SOBRE MINAS E ENERGIA DE MOÇAMBIQUE INTERVENÇÃO DE S.E. O MINISTRO DA ENERGIA DE MOÇAMBIQUE DR. SALVADOR NAMBURETE

Leia mais

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU 1 Quem Somos? 2 Players Iniciativa Realização Patrocínio Parceria Execução Ministério do Trabalho e Previdência Social Ministério do

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 A Responsabilidade UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO 18 de outubro de 2014/ António Oliveira A Responsabilidade 18 de outubro de 2014/

Leia mais

Certificação da Qualidade e da Inovação. Ana Oliveira Preto

Certificação da Qualidade e da Inovação. Ana Oliveira Preto Certificação da Qualidade e da Inovação Ana Oliveira Preto Tópicos Breve apresentação da APCER A norma ISO 9001 A norma NP 4457 Certificação Apresentação APCER A APCER posiciona-se como parceiro global

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA

ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA SITUAÇÃO ACTUAL E PERSPECTIVAS Maria Graciette Cardoso Pitra Engª Química CHEFE DO DPTº Da BIOMASSA MINEA/DNER INTRODUÇÃO Angola, país actualmente com grande crescimento económico,

Leia mais

PROJECTO DE PROGRAMA ESTRATÉGICO CONGRESSO DA CES - 2007

PROJECTO DE PROGRAMA ESTRATÉGICO CONGRESSO DA CES - 2007 PROJECTO DE PROGRAMA ESTRATÉGICO CONGRESSO DA CES - 2007 Porquê passar à ofensiva? 1. PASSAR À OFENSIVA Nos últimos anos, o progresso social não seguiu o ritmo de desenvolvimento do Mercado Único. Necessárias

Leia mais

Evolução histórica da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho

Evolução histórica da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho Evolução histórica da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho Docente: Mestre Jorge Pires Discentes: Adriana Martins nº10378 Ana Carapinha nº 10379 Ana Lopes nº 10334 Raquel Pina nº10404 O que é saúde,

Leia mais

Desafios da Sustentabilidade

Desafios da Sustentabilidade Serviços de Ecossistema em espaços Florestais Contributos para uma Economia Verde Desafios da Sustentabilidade 24-05-2012 Vítor Batista EDP- DSA Direção de Sustentabilidade e Ambiente EDP-DSA (Direção

Leia mais

Contrastes no Desenvolvimento

Contrastes no Desenvolvimento Contrastes no Desenvolvimento Professor António Ervideira 9º Ano Sumário Crescimento e Desenvolvimento Indicadores de desenvolvimento IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Regiões de desenvolvimento homogéneo

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA SAÚDE E NAS INFRAESTRUTURAS SOCIAIS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL, REGIONAL E LOCAL, PARA A REDUÇÃO

Leia mais

Projecto de Lei n.º 437/X

Projecto de Lei n.º 437/X Projecto de Lei n.º 437/X Alteração ao Código do Trabalho e ao seu Regulamento Exposição de motivos A questão demográfica não é, tradicionalmente, um problema político central, mas, na verdade, a demografia

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO. Empenhamento reforçado na Igualdade entre Mulheres e Homens Uma Carta das Mulheres

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO. Empenhamento reforçado na Igualdade entre Mulheres e Homens Uma Carta das Mulheres COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 5.3.2010 COM(2010)78 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO Empenhamento reforçado na Igualdade entre Mulheres e Homens Uma Carta das Mulheres Declaração da Comissão Europeia por ocasião

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL. Agosto/2007

GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL. Agosto/2007 GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL Agosto/2007 Quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos Gerada e Coletada em 2005 (ton/dia) Macroregião RSU gerado (ton/dia) Ìndice de Coleta (%) RSU coletado (ton/dia)

Leia mais

ANTÓNIO CUNHA ABRANTES DELEGADO DOS EMPREGADORES DE PORTUGAL (CTP - Confederação do Turismo Português)

ANTÓNIO CUNHA ABRANTES DELEGADO DOS EMPREGADORES DE PORTUGAL (CTP - Confederação do Turismo Português) 93. a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, GENEBRA, 13 JUNHO 2005 ANTÓNIO CUNHA ABRANTES DELEGADO DOS EMPREGADORES DE PORTUGAL (CTP - Confederação do Turismo Português) Senhor Presidente Senhores Delegados

Leia mais

Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) O contributo dos Diagnósticos In Vitro

Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) O contributo dos Diagnósticos In Vitro Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) O contributo dos Diagnósticos In Vitro IACS - Um problema de Saúde Pública Taxa de IACS em Portugal (2012) Mortes em Portugal ICAS (2012) Custos associados

Leia mais

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes. APFCertifica. (Licença C014488)

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes. APFCertifica. (Licença C014488) Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes APFCertifica (Licença C014488) 1. A Certificação Florestal FSC A Certificação Florestal FSC é uma garantia escrita, dada por uma

Leia mais

MESA REDONDA Atuação em rede. Reflexões sobre o COEP:

MESA REDONDA Atuação em rede. Reflexões sobre o COEP: MESA REDONDA Atuação em rede Reflexões sobre o COEP: Identidade Êxitos O que faz o COEP funcionar? Questões estratégicas John Saxby, pesquisador Ottawa, Canadá 1 Projetos de pesquisa Estudo de caso para

Leia mais

BRIEFING BRASIL. Parceiro:

BRIEFING BRASIL. Parceiro: BRIEFING BRASIL Parceiro: 1 ÍNDICE 1 Índice... 1 2 Introdução... 2 3 Apresentação... 3 3.1 Tema : Segurança nas redes elétricas : A Vida sempre em primeiro lugar... 3 4 Desenvolvimento dos trabalhos/projetos...

Leia mais

Exmos. Senhores Presidentes das Câmaras Municipais e demais autarcas de. Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira

Exmos. Senhores Presidentes das Câmaras Municipais e demais autarcas de. Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira Inauguração do Hospital Vila Franca de Xira 22 de Maio de 2013 Exmo. Sr. Ministro da Saúde Exmo. Sr. Secretário Adjunto do Ministro da Saúde Exmo. Sr. Secretário de Estado da Saúde Exmos. Senhores Presidentes

Leia mais

Vale Inovação. Dezembro de 2011. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME)

Vale Inovação. Dezembro de 2011. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME) 1 Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME) Projecto Simplificado de Inovação Dezembro de 2011 2 Enquadramento: Apoiar de forma simplificada a aquisição de

Leia mais

A PROTECÇÃO SOCIAL NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE.

A PROTECÇÃO SOCIAL NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE. A PROTECÇÃO SOCIAL NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE. 1. AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA SOCIAL SÃO OBJECTO DE CONSTANTES DEBATES, NÃO APENAS DE ESPECIALISTAS DE GRANDES ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos:

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: Proposta de Governo Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: - As Pessoas em Primeiro Lugar - Desenvolvimento Econômico e Identidade Local - Território Ordenado

Leia mais

Convenção sobre Diversidade Biológica: ABS

Convenção sobre Diversidade Biológica: ABS Convenção sobre Diversidade Biológica: ABS TEMA Acesso e Repartição de Benefícios RECURSOS GENÉTICOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS PROVEDORES USOS CONSENTIMENTO PRÉVIO TERMOS MUTUAMENTE ACORDADOS USUÁRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de Bragança nos últimos anos, torna-se necessário estabelecer

Leia mais

Além de sua resposta, é possível seguir com a pesquisa e usar a opção Não Sei/Não Responder (NS/NR) se necessário.

Além de sua resposta, é possível seguir com a pesquisa e usar a opção Não Sei/Não Responder (NS/NR) se necessário. O Estado da RSE na América Latina Perspectivas de executivos e consumidores 2011 A versão em PDF é para aqueles que desejam ler as perguntas antes de respondê-las. Para responder o questionário visite

Leia mais

Visão, Missão, Estratégia e Valores

Visão, Missão, Estratégia e Valores Visão, Missão, Estratégia e Valores A Nossa Visão Ser a empresa líder mundial em revestimentos, continuando a proporcionar soluções de alta qualidade, inovadoras e sustentáveis, nas quais os clientes confiam

Leia mais

Medidas Específicas de Apoio ao Emprego

Medidas Específicas de Apoio ao Emprego Portaria nº 130/2009, de 30 de Janeiro, alterada pela Declaração de Rectificação n.º 13/2009, de 10 de Fevereiro Medidas: 1 Apoio ao emprego em micro e pequenas empresas 2 Apoio à contratação de jovens,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011 A promoção da acessibilidade constitui um direito consagrado constitucionalmente, uma vez que é condição

Leia mais

Centro de Analise de Politicas Faculdade de Letras e Ciências Sociais

Centro de Analise de Politicas Faculdade de Letras e Ciências Sociais ESTIMULAR A REDUÇÃO DA FECUNDIDADE PARA CONQUISTAR O DIVIDENDO DEMOGRÁFICO EM MOÇAMBIQUE: OPÇÕES POLÍTICO-ECONÓMICAS Centro de Analise de Politicas Faculdade de Letras e Ciências Sociais Contextualização

Leia mais

LICENÇA PARENTAL INICIAL

LICENÇA PARENTAL INICIAL Direitos e Deveres da Parentalidade Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (art.º 33º do Código do Trabalho (vs. Da Lei n.º 7/2009, de 12/02) e art. 40º do

Leia mais

Energia Solar em Portugal. Perspectivas e situação actual

Energia Solar em Portugal. Perspectivas e situação actual ALSOLAR, Energia Solar em Portugal Perspectivas e situação actual Condições geral Maior radiação solar de Europa Indústria de Energia Solar com tradição Enorma dependência de importação de energia Um país

Leia mais

Lista de bases jurídicas previstas no Tratado de Lisboa que prescrevem o processo legislativo ordinário1

Lista de bases jurídicas previstas no Tratado de Lisboa que prescrevem o processo legislativo ordinário1 Lista de bases jurídicas previstas no Tratado de Lisboa que prescrevem o processo legislativo ordinário1 O presente anexo contém a lista de bases jurídicas que prescrevem a aplicação do processo legislativo

Leia mais

POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS

POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS SG Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. Versão 1.0 Junho/2016 1

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADOR E TRABALHADOR Noção de TRABALHADOR Pessoa singular que, mediante retribuição, se obriga a prestar serviço a um empregador, incluindo

Leia mais

Observatório Pedagógico. O refluxo das políticas sociais em Portugal: o exemplo do RSI. Carlos Farinha Rodrigues

Observatório Pedagógico. O refluxo das políticas sociais em Portugal: o exemplo do RSI. Carlos Farinha Rodrigues Observatório Pedagógico em Portugal: o exemplo do RSI Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa carlosfr@iseg.utl.pt Principais tópicos: Existe um refluxo das políticas sociais? O

Leia mais

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005 O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY A Importância de Serviço Civil Estruturado Bens e Serviços Públicos Governança Reforma da Política Econômica Gasto Público Sustentabilidade Fiscal Fonte:

Leia mais

O Financiamento de Empresas Inovadoras na Economia do Mar Perspectivas breves de um praticante de Venture Capital

O Financiamento de Empresas Inovadoras na Economia do Mar Perspectivas breves de um praticante de Venture Capital O Financiamento de Empresas Inovadoras na Economia do Mar Perspectivas breves de um praticante de Venture Capital A Espírito Santo Ventures Características principais Solidez e experiência Sociedade gestora

Leia mais

Mercado de Trabalho e Subsídio de Desemprego

Mercado de Trabalho e Subsídio de Desemprego Mercado de Trabalho e Subsídio de Desemprego Mário Centeno Banco de Portugal Repensar a Segurança Social Lisboa, 2 de julho de 2013 A Segurança Social... (i) proteção social; (ii) solidariedade; (iii)

Leia mais

ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE

ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE ÍNDICE 04 CONCEITO 06 OBJETIVOS 08 QUEM RECOMENDA 10 QUEM PRODUZ 12 QUEM COMPRA 14 QUEM USA 16 QUALIDADE 18 RESPONSABILIDADE SOCIAL 19 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Introdução

Leia mais

Capacitação em Monitoria e Avaliação Apresentação. Maputo, Moçambique 2008

Capacitação em Monitoria e Avaliação Apresentação. Maputo, Moçambique 2008 Capacitação em Monitoria e Avaliação Apresentação Maputo, Moçambique 2008 Objectivo Principal Criar e estabelecer capacidade técnica institucional em Monitoria e Avaliação Porque é importante uma capacidade

Leia mais

Análise dos défices hospitalares e formas de superação. Motivação. Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa

Análise dos défices hospitalares e formas de superação. Motivação. Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Análise dos défices hospitalares e formas de superação Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Motivação Há cerca de 4 meses - apresentação sobre o papel das dívidas à indústria

Leia mais

V CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA São Tomé, 26 e 27 de Julho de 2004

V CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA São Tomé, 26 e 27 de Julho de 2004 V CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA São Tomé, 26 e 27 de Julho de 2004 DECLARAÇÃO SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO COMO CONTRIBUTO PARA A BOA GOVERNAÇÃO

Leia mais

O Código foi inicialmente aprovado pelo Conselho de Administração em 2008 e foi posteriormente revisto e atualizado em 2013.

O Código foi inicialmente aprovado pelo Conselho de Administração em 2008 e foi posteriormente revisto e atualizado em 2013. Código de conduta O Código de Conduta do Grupo Husqvarna está comprometido com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, que visa alinhar as empresas com os direitos humanos, laborais, cuidado ambiental

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ABERTURA DA REUNIÃO g7+

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ABERTURA DA REUNIÃO g7+ REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ABERTURA DA REUNIÃO g7+ Díli 08 de Abril de 2010 Excelências Senhoras

Leia mais

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME QUANDO A VIDA DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Esta é Dona Alenita Ferreira da Silva, beneficiária

Leia mais

A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude

A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude 14/02/2013 A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude CLAUDIO SCATENA GERENTE DE COMPLIANCE CORPORATIVO AES BRASIL Agenda Um cenário em transformação Um sistema de Educação

Leia mais

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Aplicação Aérea. Foto: C. Machado

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Aplicação Aérea. Foto: C. Machado Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Aplicação Aérea Foto: C. Machado É proibida a aplicação aérea de produtos fitofarmacêuticos em todo o território nacional São admitidas derrogações

Leia mais

CONTRATO DE PARCERIA

CONTRATO DE PARCERIA CONTRATO DE PARCERIA Entre:, legalmente representada por na qualidade de., legalmente representada por na qualidade de., legalmente representada por na qualidade de., legalmente representada por na qualidade

Leia mais

Anexo E. Questionário de Cultura Organizacional

Anexo E. Questionário de Cultura Organizacional Anexo E Questionário de Cultura Organizacional 156 Caracterização sumária do participante: Função: Departamento/Serviço: Idade: Sexo: M F Nível funcional: Direcção Chefia Intermédia Experiência profissional

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Pela Lei nº 3/2014* de 28 de Janeiro (em vigor desde 27 de Fevereiro), foi alterado o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no

Leia mais

República de Moçambique Ministério da Mulher e da Acção Social

República de Moçambique Ministério da Mulher e da Acção Social República de Moçambique Ministério da Mulher e da Acção Social Intervenção de S.Excia a Ministra da Mulher e da Acção Social na Reunião Consultiva Nacional sobre a Protecção social Maputo, 10 de Março

Leia mais

RESUMO REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E CARGA ORGÂNICA DOS EFLUENTES TRATADOS.

RESUMO REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E CARGA ORGÂNICA DOS EFLUENTES TRATADOS. Angelita Barski Lourival Trimer RESUMO REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E CARGA ORGÂNICA DOS EFLUENTES TRATADOS. Alimentando Pessoas, Alimentando Idéias. Prêmio Preservação e Reuso Edição 2011 1. AUTORES Angelita

Leia mais

Estratégias de Rentabilidade na Vitivinicultura

Estratégias de Rentabilidade na Vitivinicultura Estratégias de Rentabilidade na Vitivinicultura Workshop Como tornar a Vitivinicultura uma actividade rentável Local: CNEMA Santarém Data: 7 de Junho de 2010 VINHOcomMODERAÇÃO.pt Seja responsável. Beba

Leia mais

CAPITULO 11. A intervenção do Estado na Economia. Funções e organização do estado A intervenção do estado na economia

CAPITULO 11. A intervenção do Estado na Economia. Funções e organização do estado A intervenção do estado na economia CAPITULO 11 A intervenção do Estado na Economia Funções e organização do estado A intervenção do estado na economia Funções e organização do Estado O Estado é a forma que a organização do poder politico

Leia mais

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação Victor Nataniel Narciso Brasília 2004 Artigo publicado, em 04 de novembro de 2004, no Observatório da

Leia mais

A POLÍTICA DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO REPRESENTA UM RETROCESSO CIVILIZACIONAL NO DIREITO À SAÚDE DOS PORTUGUESES

A POLÍTICA DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO REPRESENTA UM RETROCESSO CIVILIZACIONAL NO DIREITO À SAÚDE DOS PORTUGUESES A POLÍTICA DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO REPRESENTA UM RETROCESSO CIVILIZACIONAL NO DIREITO À SAÚDE DOS PORTUGUESES Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde. Trata-se de um dia importante para uma necessária

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho. Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006

Organização Internacional do Trabalho. Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006 Organização Internacional do Trabalho Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006 A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR SETEMBRO/2013 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3

Leia mais

Encontro Regional da Medicus Mundi Maputo, 13 de Outubro de 2010 Rogério P. Ossemane (IESE)

Encontro Regional da Medicus Mundi Maputo, 13 de Outubro de 2010 Rogério P. Ossemane (IESE) Encontro Regional da Medicus Mundi Maputo, 13 de Outubro de 2010 Rogério P. Ossemane (IESE) Introdução: Crescimento e Desenvolvimento Características do padrão de crescimento Análise da actual estratégia

Leia mais

Gestão da Informação oportunidade ou necessidade? Luis Borges Gouveia

Gestão da Informação oportunidade ou necessidade? Luis Borges Gouveia Gestão da Informação oportunidade ou necessidade? Luis Borges Gouveia Apresentação no IESF 19:00, 12 de Abril de 2006 Gestão da Informação: oportunidade ou necessidade? As preocupações com a Gestão da

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL. ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 9º. (1ºPeríodo) AULAS (de 45 )

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL. ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 9º. (1ºPeríodo) AULAS (de 45 ) ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 9º Aulas previstas 1º Período: 30 (45 ) 2º Período: 32 (45 ) 3º Período: 20 (45 ) UNIDADE

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Estónia Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Estónia Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Estónia Condições Legais de Acesso ao Mercado Novembro 2009 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 3 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

75% 6 9 de Novembro de 2014 Feira Internacional de Luanda Pavilhão de Portugal ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS

75% 6 9 de Novembro de 2014 Feira Internacional de Luanda Pavilhão de Portugal ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS U M A A P O S T A E S T R A T É G I C A P A R A 2013/2017 UMA OPORTUNIDADE PARA O SEU SECTOR CO-FINANCIADO 75% 1ª PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA DA FILEIRA

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente. Orientação

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente. Orientação Orientação Publicitação dos Projetos Financiados Pelo Programa de da Região Autónoma dos Açores A consulta desta norma não dispensa a leitura da legislação aplicável 2016 ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2.

Leia mais

A REFORMA DO SISTEMA ORÇAMENTAL PORTUGUÊS

A REFORMA DO SISTEMA ORÇAMENTAL PORTUGUÊS A REFORMA DO SISTEMA ORÇAMENTAL PORTUGUÊS Evolução da legislação relevante em matéria orçamental A legislação orçamental portuguesa tem vindo a sofrer ao longo dos últimos anos uma evolução, para a qual

Leia mais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície

Leia mais

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona

Leia mais

PLANO ANUAL AUDITORIA. Serviço de. Auditoria Interna. Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro

PLANO ANUAL AUDITORIA. Serviço de. Auditoria Interna. Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro PLANO ANUAL DE AUDITORIA Serviço de Auditoria Interna Aprovado na reunião n.º 54/2015 do Conselho de Administração, realizada a 30 de dezembro PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA Introdução O presente Plano

Leia mais

Sistema de Indicadores de Sustentabilidade da AML. José Carlos Ferreira, Sofia Cid, José Reis Correia e Paulo Duarte Raposeiro 1 de Outubro 2012

Sistema de Indicadores de Sustentabilidade da AML. José Carlos Ferreira, Sofia Cid, José Reis Correia e Paulo Duarte Raposeiro 1 de Outubro 2012 Sistema de Indicadores de Sustentabilidade da AML José Carlos Ferreira, Sofia Cid, José Reis Correia e Paulo Duarte Raposeiro 1 de Outubro 2012 Centro para a Sustentabilidade Metropolitana O Centro para

Leia mais

EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade

EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade 1 de 7 15/3/2013 17:42 EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade Sexta-feira, 15 de Março de 2013 capa ambiente economia sociedade saúde educação CAPA EXPEDIENTE IPS TERRAMÉRICA VIDEOS AGENDA ARQUIVO CORPORATIVO

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS CNAG SAAS ELECTRA ASSOC. AGRIC. AGUABRAVA

CONSELHO DE MINISTROS CNAG SAAS ELECTRA ASSOC. AGRIC. AGUABRAVA Praia, 22 e 23 de Janeiro de 2010 O Sector da Água em Cabo Verde : Pontos Fortes e Fracos António Pedro B. BORGES Presidente do INGRH Estrutura da apresentação: Arquitectura do sector da água; Historial

Leia mais

Cooperação Sul-Sul em C&T&I

Cooperação Sul-Sul em C&T&I Cooperação Sul-Sul em C&T&I É um prazer dirigir-me aos Membros do Comitê preparatório da Conferência Nacional de C&T&I - Tema: Presença Internacional. Nesta ocasião, ressalto particularmente a gentileza

Leia mais

O DIREITO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS

O DIREITO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS SEMINÁRIO TEMÁTICO O DIREITO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS 1 JUSTIFICAÇÃO: I. O vocábulo transparência está na moda. É fácil validar esta afirmação basta comprar um jornal generalista (em qualquer

Leia mais