A solução mais econômica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A solução mais econômica"

Transcrição

1

2 Tecnologia comprovada e moderna que supri todas as suas necessidades: rentabilidade, flexibilidade, conveniência e economia. Suas peculiaridades e especificações fazem desse equipamento um analisador para todas as áreas. Pode ser utilizado como equipamento principal, como back-up, para rotina de bioquímica ou para análises delicadas de imunoproteínas e drogas. O Flexor E realiza todo trabalho sem comprometer a qualidade. INTRODUÇÃO A solução mais econômica Com o Flexor E o seu investimento tem retorno garantido: Volume de reagente é 30% menor que em outros equipamentos similares, proporcionando uma economia significativa de reagentes; Cuvetas reutilizáveis e de vida longa são os únicos acessórios requeridos, impedindo o gasto com inúmeros e custosos acessórios, necessários em outros sistemas; Alta rentabilidade e necessidade limitada de peças de reparo, oferecendo um baixo custo em manutenção; Sistema de esgoto concentrado opcional e baixo custo com tratamento do esgoto. Pode ser pelo baixo custo por teste ou pelo baixo custo para a aquisição, as características do Flexor E te ajudam a economizar dinheiro e garantem um rápido retorno.

3 Rotor de Reagentes Basta escolher que o Flexor E faz: Química Clínica; Proteínas Especiais; Drogas de Abuso; Drogas Terapêuticas; Eletrólitos. Sem dúvidas, o Flexor E demonstra um excelente desempenho para quase todas as aplicações. Baixos volumes, baixas concentrações, turbidimetria...o designer óptico superior desse equipamento oferece a exatidão que você precisa. DESCRIÇÃO DO SISTEMA Rotor de Reação e Estação de Lavagem Velocidade e automação O Flexor E combina a velocidade de 180 testes por hora (300 testes por hora com o módulo ISE) com uma completa autonomia de mais de 4 horas e meia, proporcionando um sistema muito mais automatizado que outros que necessitam de atenção contínua. Rotor de Amostras Sistema Inteligente Acesso randômico; Carregamento contínuo; Sensores de nível; Teste de incompatibilidade; Pré-diluição e diluições automáticas; Procedimentos interativos de manutenção; Interfaceamento; Identificação por código de barra. Características normalmente encontradas em sistemas de tecnologia avançadas estão incorporadas como padrão do Flexor E. Proporcionando soluções adequadas e econômicas.

4 Menu de carregamento de amostras Simplicidade Descubra a simplicidade de operação como o novo software na plataforma Windows. Todas as operações desejadas com apenas um click de mouse. Os operadores qualificados do laboratório serão capazes de executar a rotina no Flexor E em uma hora. O sistema de instruções da manutenção também está integrado no software. Menu de avaliação de amostras Controle de Qualidade Os resultados do controle de qualidade são armazenados na memória e são facilmente dispostos na tela principal. O software calcula a média, os desvios padrões e o coeficiente de variação. A validação dos resultados é feita através das regras de Westgard e também são incluídos gráficos de Levey Jenning. Sistema tri-reagentes Essa característica faz do Vitalab Flexor E a plataforma ideal para aplicações especiais que exigem longas incubações. Menu de parâmetros de sistema Interfaceamento e Rede de trabalho A utilização de um sistema externo de operação possibilita a integração do Flexor E a uma rede local de trabalho. Além disso, o software desse equipamento pode facilmente ser operado e os dados podem ser examinados de qualquer lugar. A conexão bidirecional de interfaceamento permite que o sistema receba as instruções e transmita os dados para um sistema de gerenciamento.

5 VELOCIDADE Mais de 180 testes por hora; Mais de 300 testes por hora com o módulo ISE. SISTEMA DE REAGENTES Rotor com 24 posições para frascos de 25ml e 8 posições para frascos de 5ml. Todas as posições podem ser usadas para R1, R2 e R3. Possui adaptadores para frascos de 5ml nas posições de 25ml; Cinco pares de posições de 25ml podem ser usados para frascos de 50ml; Volume de R1 de 110 a 400µl; Volume de R2 de 0 a 180µl; Volume de R3 de 0 a 180µl; Compartimento do disco de reagente é refrigerado a aproximadamente 12 C abaixo da temperatura ambiente; Agulhas de reagente com pré-aquecimento e detecção de nível. Além de mixer integrado; Consumo do reagente aproximadamente de 250 µl por teste. SISTEMA DE AMOSTRA Rotor de amostra com anel externo com 51 posições para amostras e/ou controle. Anel interno com posições para calibradores, controles, amostras de emergência, branco e solução de lavagem; Posições para amostras pediátricas e emergenciais; Carregamento contínuo; Tubos primários de 13 ou 16mm; Todas as posições podem conter tubos primários de 5ml ou cups de amostra; Volume de amostra por teste de 1 a 30µl, programáveis em passos de 0,1 µl; Agulha de amostra com detecção de nível e mixer integrado; Rotor opcional para tubos de amostra Sarstedt e Kabe. PRÉ-DILUIÇÃO DE AMOSTRAS (modo múltiplo de reagentes) Pré-programáveis de 1:2 a 1:100 com três diluentes; Diluição automática do calibrador. SISTEMA DE PIPETAGEM Seringa de reagente 1000µl; Seringa de amostra 100µl. ROTOR DE REAÇÃO Rotor semi-descartáveis com 48 células; Mais de testes por rotor; Volume mínimo de reação: 220µl; Temperatura da reação a 37ºC, controlada por elementos Peltier. UNIDADES DE LAVAGEM Lavagem da cuveta com solução de 4 x 500µl de água. A unidade é equipada com sensor de líquidos. O esgoto é separado em diluído e concentrado (mistura amostra/reagente e unidade ISE opcional). As cuvetas são secas após o uso. FONTE DE LUZ Lâmpada de Quartzoiodo de 12V-20W. COMPRIMENTO DE ONDA Unidade óptica com 8 rodas de filtros; Seleção automática de 8 comprimento de ondas (340, 376, 405, 436, 505, 546, 578 e 620nm); Outros comprimentos programáveis; FAIXA DO FOTÔMETRO Absorbância de -0,1 a 3,0. MÓDULO ANALÍTICO Medição Cinética com análise da linearidade; Medição de Ponto Final bicromática com ou sem branco bi-cromático do reagente e/ou correção do branco de amostra; Medição Dois Pontos; Gráfico com todos os pontos de medição; Diluição automática quando as amostras então acima da linearidade; Curvas de calibração não lineares. TEMPERATURA AMBIENTE 15 a 32 C; Umidade máxima de 80%. CAPACIDADE DE MEDIÇÃO (para modo Uni-reagente) Absorbância (bi-cromática) do reagente antes da adição da amostra; Leitura Cinética de 7 minutos após a adição da amostra; Leitura tipo Ponto Final (bicromático) de 11,5 minutos após a adição da amostra; Leitura Cinética pode conter dois pontos para medições de Dois Pontos.

6 CAPACIDADE DE MEDIÇÃO (para modo Bi-reagente) Absorbância (bi-cromática) do reagente antes da adição da amostra; Leitura Cinética 1 com duração de 4,5 minutos após a adição da amostra (pode ser usado como branco de amostra para Leitura Cinética 2); Leitura Cinética 2 por 4 minutos após a adição do R2; Leitura Cinética 1-2 com duração de 8,5 minutos após a adição de da amostra; Branco bi-cromático de amostra antes da adição do R2; Leitura de Ponto Final bicromática de 4,5 ou 11,5 minutos após a adição da amostra; As leituras Cinéticas 1, 2 e 1-2 podem conter um tempo de medição mínimo ou dois pontos para medições de dois pontos. CAPACIDADE DE MEDIÇÃO (para modo Trireagente) Horários adicionais disponíveis para o sistema com três reagentes. MODOS CALCULADOS Checagem de prozona para testes imunológicos; Cut-off. CONTROLE DE QUALIDADE Mais de 15 controles diferentes podem ser definidos (três por teste); Regras Westgard; Gráficos Levey-Jenning. CERTIFICADOS CE; CB; UL. IDIOMAS Inglês, Alemão, Espanhol. Francês, Italiano, Chinês e Holandês. Outros idiomas podem ser programados, se necessário. PESO 190 kg. DIMENSÕES 117 x 115 x 77 cm (largura, altura e profundidade). OPÇÕES LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS Leitor de Código de Barras Manual que lê todos os códigos de barra comuns. Pode ser usado para requisição de amostra ou para a identificação de reagentes. ESGOTO CONCENTRADO Separação do esgoto concentrado do diluído. COMPUTADOR Requisitos mínimos: Pentium: 800 MHz, RAM 128 MB, Monitor VGA 1024 x 768 pixels, Disco rígido: 2 GB, Disquete: 3,5 (1.44 MB), Drive de CD Room, Windows 2000, USB para análise, uma porta serial para o Interfaceamento, 1 ou 2 postas para a impressora. IMPRESSORA O equipamento suporta duas impressoras simultaneamente. Uma para o relatório de pacientes e outra para dados de calibração e do sistema; A maioria das impressoras apoiadas pelo Windows podem ser conectadas. UNIDADE ISE Medições de Na, K e Cl.

7 A EMPRESA Com mais de 40 anos de experiência na concepção e fabricação de premiados equipamentos científicos e laboratoriais, a Vital Scientific tem comprovado a perícia e o know-how para responder às suas necessidades. Trabalhadores qualificados, poderosas ferramentas de design, engenharia de precisão e de uma política de qualidade superior compõem o cerne de nossas boas práticas de fabricação. Aceitando apenas o melhor, a Vital Scientific uma empresa com o Certificado ISO 9000 e registrada no FDA está muito equipada para satisfazer os padrões mais elevados. Nas últimas décadas, a Vital Scientific estabeleceu uma sólida rede de distribuição que opera em todo o mundo. Mais de vinte mil clientes já experimentaram a qualidade, a comodidade e a confiabilidade dos nossos instrumentos. O apoio local é garantido por dedicados e bem treinados vendedores e distribuidores. Contato: Vital Scientific P.O. Box AC Dieren, Holanda. Telefone: Fax: info@vital.nl M.S. Família Flexor:

Por que escolher o IMMULITE 1000 para atender as suas necessidades de imunoensaios automatizados?

Por que escolher o IMMULITE 1000 para atender as suas necessidades de imunoensaios automatizados? Por que escolher o IMMULITE 1000 para atender as suas necessidades de imunoensaios automatizados? Para maximizar o potencial do seu laboratório e melhorar a qualidade da atenção voltada aos seus pacientes.

Leia mais

Objetivos da disciplina:

Objetivos da disciplina: Aplicar e utilizar princípios de metrologia em calibração de instrumentos e malhas de controle. Objetivos da disciplina: Aplicar e utilizar princípios de metrologia calibração de instrumentos e malhas

Leia mais

ELMAT. Regulação de processos para suportes de fixação e secadores. Regulação da humidade do ar EL-HygroAir. Regulação da humidade EL-Hygromatic Plus

ELMAT. Regulação de processos para suportes de fixação e secadores. Regulação da humidade do ar EL-HygroAir. Regulação da humidade EL-Hygromatic Plus ELMAT Regulação de processos para suportes de fixação e secadores Regulação da humidade do ar EL-HygroAir Regulação da humidade EL-Hygromatic Plus Regulação da temperatura EL-TempMonitoring Erhardt+Leimer

Leia mais

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10 Linha de aplicação A LTM é uma máquina de ensaio eletrodinâmico com acionamento baseado na tecnologia de motor linear. O novo e patenteado conceito Zwick de acionamento possibilita a utilização da LTM

Leia mais

GFD. GVD Condensador Serpentina formato-v. Güntner Info. Flexibilidade para atender todas aplicações!

GFD. GVD Condensador Serpentina formato-v. Güntner Info. Flexibilidade para atender todas aplicações! Güntner Info GFD Resfriador de líquidos (Radiador remoto) Serpentina formato-v GVD Condensador Serpentina formato-v Até 390 TR Flexibilidade para atender todas aplicações! Soluções personalizadas para

Leia mais

A UEAF marca 1 modelo 1.1, proporciona corte e coagulação em saídas monopolares ou bipolares.

A UEAF marca 1 modelo 1.1, proporciona corte e coagulação em saídas monopolares ou bipolares. 53 4 Metodologia No presente trabalho foram realizadas avaliações da confiabilidade metrológica de 14 unidades eletrocirúrgicas de três diferentes marcas, em uso em três hospitais, sendo dois destes da

Leia mais

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo SAFETY Tecnologia de Safety Passivo Fiação SAFETY MVK Metálico Cube67 MASI67 / MASI68 02 O MÓDULO SAFETY Combinados de forma inteligente, módulos de rede de campo e saídas seguras de acordo com as exigências

Leia mais

Transferpette. Leve precisa robusta confiável! S possuem todas as características. As pipetas Transferpette

Transferpette. Leve precisa robusta confiável! S possuem todas as características. As pipetas Transferpette Leve precisa robusta confiável! Transferpette Solutions for S cience F I R S T C L A S S B R A N D As pipetas Transferpette S possuem todas as características necessárias para pipetagens em aplicações

Leia mais

REVOLUÇÃO EM CORTE DE MADEIRA

REVOLUÇÃO EM CORTE DE MADEIRA REVOLUÇÃO EM CORTE DE MADEIRA Única com Alta Tensão de Serra (180 N/mm²) Maior estabilidade de corte Precisão Maior economia de madeira Baixo kerf Maior velocidade de avanço Produtividade Menor tempo de

Leia mais

Luminária LED Albeo Iluminação High Bay

Luminária LED Albeo Iluminação High Bay GE Lighting Luminária LED Albeo Iluminação High Bay (Série ABV) Características do Produto Albeo continua a aprimorar a extraordinária tecnologia em luminária LED para montagem alta a Série ABV. Através

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA CURVA DE TEMPERATURA DE UMA LAVADORA-DESINFETADORA PÓS QUALIFICAÇÃO TÉRMICA

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA CURVA DE TEMPERATURA DE UMA LAVADORA-DESINFETADORA PÓS QUALIFICAÇÃO TÉRMICA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA CURVA DE TEMPERATURA DE UMA LAVADORA-DESINFETADORA PÓS QUALIFICAÇÃO TÉRMICA Introdução Problemas referentes às práticas de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais,

Leia mais

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES A estabilidade de produtos saneantes depende de fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, e de outros inerentes ao produto

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:

Leia mais

Coleta de Sangue Veterinária

Coleta de Sangue Veterinária Coleta de Sangue Veterinária Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte Produtos BD www.grupoalfalab.com Tel: (21) 2557-4590 contato@grupoalfalab.com (21) 2205-6847 Animais de Pequeno Porte Cuidado com a

Leia mais

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica Preparado por Rafael Roque Viana Analista de Sistemas Versão 1.0 01/11/2013 1. INTRODUÇÃO O presente documento tem como objetivo

Leia mais

CONTROLE INTERNO DA QUALIDADE ANÁLISES CLÍNICAS

CONTROLE INTERNO DA QUALIDADE ANÁLISES CLÍNICAS CONTROLE INTERNO DA QUALIDADE EM ANÁLISES CLÍNICAS Programa Nacional de Controle de Qualidade Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC Celso Rubens Loques Mendonça Farmacêutico

Leia mais

Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes

Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes 955 955 A máquina de costurar e bordar 2 em 1 mais completa do mercado. Ecrã Tátil LCD Segmentação automática de Linha Mesa extensível 296 Designs de Bordados 129 Pontos diferentes 955 Uma máquina compacta

Leia mais

Segurança com um toque de sofisticação e conveniência

Segurança com um toque de sofisticação e conveniência Todas as imagens deste catálogo são ilustrativas, não restritivas. As informações contidas neste catálogo estão sujeitas à alteração sem aviso prévio. Versão I SLF 961.212-4 A MARCA YALE, com seu alcance

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 26 de janeiro de 2016

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 26 de janeiro de 2016 4310256 Laboratório de Física I Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos 1 o semestre de 2016 26 de janeiro de 2016 3. Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos

Leia mais

EFICIENERGY EDIFÍCIOS EFICIENTES

EFICIENERGY EDIFÍCIOS EFICIENTES EFICIENERGY EDIFÍCIOS EFICIENTES PLATAFORMA DE GESTÃO ENERGÉTICA Multimedição inteligente. Gerenciamento de energia integrado via web. Orientações de eficiência energética. Onde, quanto, quando e como

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE OXI-REDUÇÃO MODELO OR-2300

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE OXI-REDUÇÃO MODELO OR-2300 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE OXI-REDUÇÃO MODELO OR-2300 Leia cuidadosamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do medidor ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Paletizadoras e despaletizadoras

Paletizadoras e despaletizadoras Paletizadoras e despaletizadoras Paletizadoras e despaletizadoras Intelligrated Com sua marca de equipamentos Alvey, a Intelligrated tem mais de 60 anos de experiência em soluções essenciais de paletização

Leia mais

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON Este case apresenta a utilização do E3 para monitorar os processos de abastecimento de água, tratamento de efluentes, climatização

Leia mais

ANDRITZ Soluções em bombas para a indústria açucareira

ANDRITZ Soluções em bombas para a indústria açucareira ANDRITZ Soluções em bombas para a indústria açucareira www.andritz.com/pumps ANDRITZ na indústria açucareira Soluções personalizadas para bombas Você é responsável pela operação ou manutenção de uma fábrica

Leia mais

3 Dados Técnicos Página 1 de 5 Filtro de auto escurecimento 9002D

3 Dados Técnicos Página 1 de 5 Filtro de auto escurecimento 9002D 3 Dados Técnicos Página 1 de 5 Filtro de auto escurecimento 9002D Para uso com máscaras Speedglas Descrição: O Filtro de Auto Escurecimento para Soldagem de 3M Speedglas 9002D foi projetado para o uso

Leia mais

Linha de produtos ENERCON

Linha de produtos ENERCON Sub MW E-, E-, E- MW E-, E- E, E- E, E-, E-, E- E, E-, E- EP Multi-MW E- Para cada local, o aerogerador adequado Linha de produtos ENERCON Liderança graças à inovação Aerogeradores ENERCON Liderança graças

Leia mais

Linha de produtos VESDAnet VESDAnet é uma rede de comunicação imune a falhas. Ela conecta diversos detectores, displays, programadores e unidades remotas em um circuito em série. A VESDAnet permite realizar

Leia mais

Descritivo de produto. Fornecedor.

Descritivo de produto. Fornecedor. Descritivo de produto Fornecedor www.velp.com/en Agitador Magnético Multiposição Modelo Multistirrer 6 Digital Marca VELP Agitador Magnético com Display Digital e 6 posições de agitação. DESCRIÇÃO O agitador

Leia mais

A ÁLISE TITRIMÉTRICA

A ÁLISE TITRIMÉTRICA A ÁLISE TITRIMÉTRICA Análise titrimétrica - O termo análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão,

Leia mais

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1 Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1. Questões de estudo - Como preparar uma solução aquosa de NaOH 0,1 M? - Como preparar uma solução

Leia mais

Analisador Bioquimico Automático LW C100Plus

Analisador Bioquimico Automático LW C100Plus Analisador Bioquimico Automático LW C100Plus Recursos Recursos Acesso totalmente automatizado, discreto e aleatório Até 150 testes por hora, 225 testes por hora com o ISE Compartment Compartimento de reagentes

Leia mais

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA BASES MAGNÉTICAS BROCAS ANULARES 1 2 Você conhece as brocas A n u l a r e s? 3 Também chamadas de brocas copo ou brocas fresa, possuem enorme capacidade de corte! Devido ao

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e

Leia mais

Guia de seleção de instrumento de leitura e sonda de temperatura industrial

Guia de seleção de instrumento de leitura e sonda de temperatura industrial Guia de seleção de instrumento de leitura e sonda de temperatura industrial 1502A 1504 Os sensores de temperatura industriais normalmente são calibrados com o uso de uma fonte de temperatura estável (bloco

Leia mais

Practum. Inicie pesando corretamente.

Practum. Inicie pesando corretamente. Practum Practum. Inicie pesando corretamente. 3 Obtenha o máximo benefício do seu dinheiro sem comprometer a precisão e a confiabilidade. Confie em leituras estáveis e em uma excelente repetibilidade assegurada

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

SISTEMA DE ENSINO. Sobre a Interasoft

SISTEMA DE ENSINO. Sobre a Interasoft SISTEMA DE ENSINO Sobre a Interasoft Como nasceu a Interasoft? Trabalhando ao longo de anos na área de educação notamos a necessidade de um novo sistema que facilitasse o trabalho em nossas escolas e começamos

Leia mais

fairport@fairport.com.br O sistema

fairport@fairport.com.br O sistema Scanalyzer e software para uso com Daphnia em testes ecotoxicológicos O sistema O LemnaTec HTS com software Daphnia detecta e quantifica a mobilidade de pequenos organismos em microplacas. As placas são

Leia mais

Transferpette Transferpette -8/-12

Transferpette Transferpette -8/-12 Transferpette Transferpette -8/-12 Transferpette Pipetas Mono e Multicanal A pipeta Transferpette da BRAND é ideal para o trabalho rotineiro de laboratório, assim como para o trabalho de pesquisa, por

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS.

PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS. PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS. MATERIAIS Termômetro Erlenmeyer Pipetas volumétricas de 10 e 25 ml Bureta de 25 ml Balão volumétrico de 100 ml Suporte universal e garra para bureta Balanças

Leia mais

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS Manual do Utilizador DA-71814 Introdução Agradecemos por estar a utilizar esta câmara sem fios de nova geração. Pode ser utilizada assim que for inserida. É o produto ideal

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS FIREWALLS GRATUITOS E SUAS APLICAÇÕES EM UM AMBIENTE DE REDE VIRTUALIZADO Gilmar Maikon Ferreira Silva 1, Marcos Paulo Vigiassi 2 1 Discente em Informática Para Negócios, Faculdade

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Autom. Tempo de espera de

Leia mais

Formulas pré-programadas para as calhas e vertedouros mais utilizados, tais como calhas Parshall ou Palmer-Bowlus, vertedouros em V e retangulares.

Formulas pré-programadas para as calhas e vertedouros mais utilizados, tais como calhas Parshall ou Palmer-Bowlus, vertedouros em V e retangulares. Geral O Medidor de Vazão para Canal Aberto 713 mede a vazão de água ou de efluentes em todos os tipos de vertedouros e calhas de medição, exibindo no display o valor da vazão instantânea e da vazão acumulada.

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Menu Configuração 1 Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Automático

Leia mais

PORTA PALETES COM BALANÇA

PORTA PALETES COM BALANÇA Porta Paletes Manuais Porta Paletes Elétricos Porta Paletes de Tesoura Porta Paletes em Inox Porta Paletes com Balança Porta Paletes TODO-O-TERRENO Porta Paletes Aplicações Específicas Compre Produtos

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1

Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1 Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1 OBJETIVOS DO CURSO Apresentar aos participantes os conteúdos do Corpo de Conhecimento necessários à certificação, possibilitando que aprimorem

Leia mais

Revisão de conceitos. Grandezas Algarismos significativos Unidades de medida

Revisão de conceitos. Grandezas Algarismos significativos Unidades de medida Revisão de conceitos Grandezas Algarismos significativos Unidades de medida Grandezas Físicas Define-se grandeza como tudo aquilo que pode ser comparado com um padrão por meio de uma medição. Exemplo:

Leia mais

Controlador Autônomo de Irrigação MRI

Controlador Autônomo de Irrigação MRI Controlador Autônomo de Irrigação MRI O equipamento modelo MRI mede e controla automaticamente a irrigação, através de sensores de umidade Irrigás, oferecendo a exata quantidade de água que a planta precisa,

Leia mais

Simples e prático: A escolha inteligente para aplicações básicas. Disjuntores 3VT. Answers for industry.

Simples e prático: A escolha inteligente para aplicações básicas. Disjuntores 3VT. Answers for industry. Simples e prático: A escolha inteligente para aplicações básicas Disjuntores 3VT Answers for industry. s 1. Disjuntor 3VT1 2. Cobertura para proteção das conexões 3. Conexão frontal 4. Conexão traseira

Leia mais

1. PB 303 Máquina Contadora de Cédulas

1. PB 303 Máquina Contadora de Cédulas 1. PB 303 Máquina Contadora de Cédulas Contagem em papel moeda e polímero; novos e usados Partida automática Detecção de erros (dupla - cédulas coladas; meia cédula rasgada; curta cédula dobrada, etc)

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE ph DA ÁGUA MODELO PH-2100

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE ph DA ÁGUA MODELO PH-2100 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEDIDOR DE ph DA ÁGUA MODELO PH-2100 Leia cuidadosamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do medidor ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...1

Leia mais

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão

Leia mais

Figura 1 Figura 2 Figura 3

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Para uso em salas de aula comuns, a Activboard possibilita a melhor utilização da sala de aula. As seguintes características são próprias de lousas Activboard 78 : 1. Uma marca proactiv em seu canto superior

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,

Leia mais

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

SOLUÇÕES EM GESTÃO Para todos os tamanhos e setores do Mercado

SOLUÇÕES EM GESTÃO Para todos os tamanhos e setores do Mercado Aplicar conhecimento e tecnologia para gerar diferencial competitivo para os nossos Clientes SOLUÇÕES EM GESTÃO Para todos os tamanhos e setores do Mercado MICRO PEQUENA MÉDIA GRANDE Melhor para a sua

Leia mais

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 170001062012 Guia do Disjuntor Aberto de Baixa Tensão - Emax 2 Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 O disjuntor Emax 2 é

Leia mais

Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão. Henrique Costa

Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão. Henrique Costa Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão Henrique Costa Curriculum Autor Henrique Costa Com experiência de mais de 13 anos no mercado de medição de energia água e gás, atualmente

Leia mais

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS 1. OBJETIVOS No final deste experimento o aluno deverá ser capaz de: Ler e usar corretamente termômetros, balanças, provetas e pipetas. Utilizar algarismos significativos.

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

Dell Vostro 5470. Informações sobre configuração e recursos. Vista frontal e traseira. Sobre as Advertências

Dell Vostro 5470. Informações sobre configuração e recursos. Vista frontal e traseira. Sobre as Advertências Dell Vostro 5470 Informações sobre configuração e recursos Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de vida. Vista

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Diagnóstico rápido do desempenho e exatidão das suas máquinas-operatrizes

Diagnóstico rápido do desempenho e exatidão das suas máquinas-operatrizes Sistema Ballbar QC10 Diagnóstico rápido do desempenho e exatidão das suas máquinas-operatrizes Redução dos tempos de parada Redução das paradas das máquinas e custos de manutenção Conformidade com as normas

Leia mais

O sistema de reuso modular AQUALOOP providencia uma diminuição real da conta de água e esgoto para residências e conjuntos comerciais.

O sistema de reuso modular AQUALOOP providencia uma diminuição real da conta de água e esgoto para residências e conjuntos comerciais. O sistema de reuso modular AQUALOOP providencia uma diminuição real da conta de água e esgoto para residências e conjuntos comerciais. Imagem 1: Melhoria da qualidade da água em comparação com o efluente

Leia mais

Histórico e Evolução da Computação

Histórico e Evolução da Computação Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra

Leia mais

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas.

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas. Estequiometria Introdução Estequiometria É derivada da palavra grega STOICHEON (elemento) e METRON (medida) significa medida dos elementos químicos", ou ainda medir algo que não pode ser dividido. É o

Leia mais

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis.

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Operating Manual MA VPU V 7.81_1 2.4.2 Iniciar Acronis nos VPUs com números de série até # 86 VPUs com números de série abaixo de 86

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

RELATÓRIO DE TESTE DE CONFORMIDADE DE FUNCIONALIDADE DE LEITURA AVANÇADA DE DIGITAL

RELATÓRIO DE TESTE DE CONFORMIDADE DE FUNCIONALIDADE DE LEITURA AVANÇADA DE DIGITAL RELATÓRIO DE TESTE DE CONFORMIDADE DE FUNCIONALIDADE DE LEITURA AVANÇADA DE DIGITAL Data do Teste 15/05/2013 Identificação do servidor do DPF responsável Nome Elias Henrique Hamu Matrícula 12.870 Cargo

Leia mais

Vantagens Super Multi-função

Vantagens Super Multi-função Câmera DV MPEG-4 Multi-Função com 5,0 mega pixels Reais É difícil ignorar esta nova câmera da Genius G-Shot DV5133. Ela oferece vídeo clipes de 640 x 480 e 320 x 240 a uma taxa de 30qps com qualidade DVD

Leia mais

SIRENE SEM FIO EXTERNA STK 116 SIRENE SEM FIO EXTERNA STK

SIRENE SEM FIO EXTERNA STK 116 SIRENE SEM FIO EXTERNA STK SIRENE SEM FIO EXTERNA STK 116 www.samtek.com.br SIRENE SEM FIO EXTERNA STK 116 Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais

Leia mais

MANUAIS: Caso sejamos adjudicados forneceremos juntamente com os equipamentos seus respectivos Manuais Técnicos de Instruções de Uso/Operação.

MANUAIS: Caso sejamos adjudicados forneceremos juntamente com os equipamentos seus respectivos Manuais Técnicos de Instruções de Uso/Operação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Sr. Luciano Anchieta Benitez Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125 CEP 96400-590 -Bagé/RS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 71/2010 PROCESSO Nº 23100.001309/2010-74

Leia mais

ENXTV-DIT. ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital. A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital

ENXTV-DIT. ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital. A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital ENXTV-DIT ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital Desfrute da qualidade da TV digital sem o preço da digitalização

Leia mais

Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear.

Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear. 1. (Uerj 2014) Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin. Pontos críticos

Leia mais

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 6 Introdução: As Rodas Laminadas

Leia mais

Volumetria de Neutralização Ácido-Base

Volumetria de Neutralização Ácido-Base Volumetria de Neutralização Ácido-Base 1 O que é um Processo de Titulação? A Titulação é uma operação analítica utilizada em análises volumétricas com o objetivo de determinar a Concentração de soluções.

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

Sobre Sisteme de Iluminação de Emergência

Sobre Sisteme de Iluminação de Emergência SOBRE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA Informativo - Normas Quarta 11 Novembro Sobre Sisteme de Iluminação de Emergência Conjunto de Blocos Autônomos. São aparelhos de iluminação de emergência constituído de um

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

Manual Processos Produção

Manual Processos Produção Manual Processos SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: Revisor: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior Introdução Informática e TIC Prof. Ivo Júnior O que é informática?? É o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e técnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de

Leia mais

EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente

EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente Problemas de Otimização Lineares Em alguns dos enunciados a seguir as variáveis de decisão podem assumir,

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 -

Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 - T e c n o l o g i a Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada de Medidas Elétricas - XE201 - INTRODUÇÃO Os conhecimentos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) 1. Introdução Trabalho Prático nº 1 Medição do volume e massa

Leia mais

4 A Ferramenta Computacional

4 A Ferramenta Computacional 4 A Ferramenta Computacional Para pôr em prática o Modelo Inteligente de Avaliação da Qualidade de Água e da Qualidade Biótica MIAQR-PALADINES programou-se uma ferramenta computacional utilizando a linguagem

Leia mais

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e Seletiva para a Olimpíada Ibero-americana de Química - 2000 Exame aplicado em 27.05.2000 Somente as questões de números 1 a 6 serão consideradas na composição

Leia mais