Sistemas Dinâmicos Baseados em Metamodelos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Dinâmicos Baseados em Metamodelos"

Transcrição

1 Sistemas Dinâmicos Baseados em Metamodelos Diego Moreira 1, Marcelo Mrack 1 1 Setor de Informática Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Av. Independência, 2293 Bairro Universitário Santa Cruz do Sul - RS Brazil {diego,mrack}@unisc.br Abstract. The information systems have a great dependence of the data model and the processes that in them act. As consequence, any change in these elements implies in modification in the source code of the application. Although some tools help to reduce this work, the systems dependence problem persists. This paper describes a solution where the system is only the consequence of the connection between interface objects, data model and business rules. Resumo. Os sistemas de informação possuem uma grande dependência do modelo de dados e dos processos que neles atuam. Como conseqüência, qualquer modificação nesses elementos implica na alteração do código da aplicação. Embora algumas ferramentas ajudem a reduzir este trabalho, o problema da dependência do sistema continua. Este artigo apresenta uma solução onde o sistema é simplesmente a conseqüência da interligação entre objetos de interface, modelo de dados e regras de negócio. 1. Introdução Entende-se por sistema dinâmico qualquer processo que evolua com o tempo [Alves 2001]. Essa definição confronta com os sistemas construídos na área de informática, pois uma vez que o sistema foi desenvolvido, o comportamento dele durante todo seu ciclo de vida é exatamente o mesmo 1. Esse comportamento está ligado diretamente ao processo de construção do software, onde o código-fonte do sistema é projetado para responder às entradas do usuário com saídas pré-definidas. Essas entradas e saídas, mostradas em uma interface também programada, são baseadas geralmente em um conjunto de processos e dados que interagem mutuamente. Dessa forma, a relação entre o sistema que implementa o modelo de dados e os processos é muito grande. A conseqüência disso é que a cada vez que o modelo de dados ou o processo é alterado, o código-fonte do sistema deve ser modificado para suportar as necessidades das novas entradas e saídas. 1 Os chamados sistemas baseados em inteligência artificial podem apresentar uma certa evolução durante o tempo. Entretanto essa evolução nada mais é do que a inserção de mais informações dentro do sistema, o que, dentro de um intervalo de tempo, faz com que as respostas do sistema sejam modificadas.

2 A abordagem utilizada para minimizar esse problema é a utilização de ferramentas para geração do código ou até mesmo do sistema inteiro. Essas ferramentas, freqüentemente chamadas de RAD (Rapid Application Development), conseguem gerar grande parte do código da aplicação que, com alguns ajustes, rapidamente entra em operação. Entretanto, a utilização destas ferramentas não resolve o problema como um todo, uma vez que a cada modificação no processo ou no modelo de dados, a geração do código deve ser executada novamente, implicando em custos de compilação, testes e distribuição. Este trabalho apresenta uma alternativa para a construção de sistemas, onde a geração de cógido é substituída por um mecanismo de interpretação, que interliga os elementos de interface, as regras de negócio e o modelo de dados durante a execução do programa. A seção 2 faz uma comparação entre os geradores de código e os geradores de aplicação. A seção 3 apresenta a arquitetura e vantagens da solução proposta. A seção 4 situa a arquitetura no contexto do processo de desenvolvimento de sistemas. A seção 5 apresenta um exemplo de uso. 2. Geradores de Código e Geradores Aplicações Neste artigo, é feita uma separação entre dois tipos de ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento de sistemas. Apesar de ambas serem consideradas ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering), cada uma possui ênfase diferente. As duas próximas subseções abordam cada uma delas. 2.1 Geradores de Código Um gerador de código é uma ferramenta de auxílio ao processo de desenvolvimento de sistemas que atua na fase de implementação do projeto, gerando o código-fonte que seria criado pelo programador. De forma geral, esses geradores criam o código-fonte com base nas informações existentes no modelo de dados. Isso significa que os ganhos obtidos ficam restritos à interface de cadastro, listagens de registros ou telas de baixa complexidade. Apesar do código produzido ser correto, algumas características indesejáveis são geralmente encontradas nesse tipo de ferramenta: Funcionamento em uma via: O código é gerado em um único sentido. Assim, uma vez que o modelo de dados é modificado, a geração deve ser reexecutada. Caso o código existente tenha sido modificado pelo programador, essas alterações são perdidas e devem ser refeitas. O padrão de código é dependente da ferramenta: O código produzido geralmente não está de acordo com o padrão de codificação da equipe de desenvolvimento. Código de baixa qualidade: O código gerado não leva em consideração questões de desempenho, otimização, estrutura, integração com outros sistemas ou documentação. Ainda sobre os geradores de código e suas utilizações no processo de desenvolvimento de sistemas, cabe salientar que todo o software está propenso à

3 manutenções. Isso implica em um retrabalho de (i) geração do código, (ii) ajuste do código gerado, (iii) compilação, (iv) testes e (v) distribuição da nova versão do sistema. 2.2 Geradores de Aplicação Um gerador de aplicação é uma ferramenta de automação do processo de desenvolvimento de sistemas, podendo atuar em todo ciclo de vida da aplicação. Por esse motivo, os artefatos produzidos por esta ferramenta são outros. Além do códigofonte, é possível gerar interfaces de aplicação, documentação para o desenvolvedor ou usuário, descrição de processos, métricas, estimativas, especificações de projeto e arquitetura, planos e outros. Ao comparar os dois tipos de geradores, pode-se afirmar que os geradores de aplicação englobam os geradores de código, como mostra a Figura 1: Gerador de aplicação Gerador de código Figura 1. Comparação entre geradores de aplicações e geradores de código Dessa forma, percebe-se que um gerador de código faz parte de um gerador de aplicação e, como conseqüência, os problemas relacionados ao processo de manutenção do software persistem. Em outras palavras, isso quer dizer que, caso os requisitos do sistema mudem, os passos comentados no último parágrafo da subseção anterior devem ser refeitos. 3. Arquitetura Uma alternativa para contornar esse problema é suprimir o processo de geração de código-fonte. Assim, durante o processo de desenvolvimento do sistema, nenhum código de aplicação é gerado. Em outras palavras, a aplicação é construída em tempo de execução - os objetos de interface são criados na inicialização do sistema e as regras de negócio são mapeadas dinamicamente para esses objetos. A conseqüência direta dessa abordagem é que o processo de manutenção pode ocorrer sem alterações de código, exigindo apenas um remapeamento das regras de negócio e os objetos que as utilizam. Outras conseqüências são: Redução dos custos com manutenções: Como não existe código-fonte, não há esforços para ajustá-lo. Agilidade na disponibilização de novas versões: Como o tempo de manutenção do sistema é geralmente proporcional ao tempo de remapeamento das regras de negócio, tão logo esse remapeamento seja feito, a nova versão do sistema entra em funcionamento. Prototipação integrada: Como a aplicação é construída em tempo de execução, basta executar o gerador para que um protótipo totalmente funcional esteja disponível.

4 Não há recompilação: Como não existe modificação no código da aplicação, não existe recompilação do sistema. Não há redistribuição da aplicação: Como o arquivo executável da aplicação não é modificado, e sim apenas as especificações de entrada do gerador, não é necessário redistribuir uma nova versão do sistema. Qualidade do sistema: Como o processo de geração da aplicação é automatizado, pode-se pressupor que a aplicação está correta por natureza. Documentação: Uma vez que o gerador tenha as especificações do sistema, é possível gerar documentos de especificação de telas, manuais de uso, objetos utilizados, mecanismos de auxílio entre outros. Padronização de aplicações: Como as aplicações são geradas pela mesma ferramenta, as interfaces do usuário e a arquitetura dos sistemas seguem o mesmo padrão de interface, teclas de atalho, estilo de janelas, comandos, etc. A arquitetura que implementa essa abordagem é mostrada na Figura 2: Regras de negócio Aplicação Modelo de dados Metagen especificador Elementos de inferface Metagen gerador Metamodelo SGBD Tempo de projeto Tempo de execução Figura 2. Arquitetura do gerador de aplicações dinâmicas Percebe-se na Figura 2 duas separações: Tempo de projeto e Tempo de execução. No tempo de projeto são especificados o modelo de dados, as regras de negócio e os elementos de interface que constituem a aplicação. No tempo de execução está a aplicação final que possui no seu interior um mecanismo de geração. Entre essas duas partes ficam o banco de dados e o metamodelo. O modelo de dados é a representação formal e estruturada dos requisitos de dados do usuário. Ele é definido pelo analista de sistemas e é criado com o uso de uma ferramenta de modelagem de dados, como o AllFusion ERwin. As regras de negócio são os processos que atuam sobre os dados do usuário. Elas definem as relações existentes entre os dados, seus estados válidos, seus ciclos de vida e as transformações que eles podem sofrer. De uma forma geral, as regras de negócio dividem-se em dois grupos:

5 Regras de consistência: Definem a integridade entre estados válidos da base de dados. Regras de atividade: Descrevem seqüências de operações que devem ser realizadas para atender uma determinada função do sistema. O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é o mecanismo responsável pela persistência e controle dos dados, devendo ser capaz de disponibilizar os dados durante todo o tempo de execução do sistema. Na arquitetura proposta, o banco de dados é implementado por um SGBD relacional, como o Microsoft SQL Server e o PostGreSQL. No centro da Figura 2 está a ferramenta de projeto denominada Metagen. O Metagen é responsável pela importação das informações contidas no modelo de dados, pelo armazenamento das regras de negócio e pela definição das interfaces que constituem a aplicação cliente. Como meio de persistência das informações contidas no Metagen está o Metamodelo. A aplicação cliente é o resultado final do processo e é produzida através de um mapeamento de regras de negócio e de geração automática de interfaces. Essas informações estão armazenadas no metamodelo. Com as tecnologias dos SGBD atuais, as regras de consistência podem ser armazenadas dentro do próprio banco de dados na forma de rules, constraints e triggers. Por outro lado, devido à complexidade [Klinger 2000], as regras de atividade devem ser armazenadas em um mecanismo à parte. O mecanismo utilizado na arquitetura proposta é baseado nos trabalhos de [Mrack 2001], [Klinger 2000], [MDC 1999] e [OMG 2001]. 4. Processo de Desenvolvimento Como observado na Figura 3, a relação das etapas do processo forma um ciclo, conhecido como o Ciclo de Vida do sistema - geralmente chamado de modelo espiral [Pressman 1995]. Requisitos Implantação Documentação Análise Modelagem Sistema Projeto Implementação Testes Prototipação Figura 3. Ciclo de vida A ordem da seta indica o fluxo de trabalho, iniciando com a etapa de requisitos e finalizando com a etapa de implantação. A necessidade de alteração de uma determinada etapa implica na revisão ou ajuste das etapas seguintes até a implantação. Como as manutenções geralmente envolvem alteração de requisitos, todo o fluxo deve ser seguido novamente.

6 4.1 Processo de Desenvolvimento no Contexto do Metagen No contexto do Metagen, o grupo de análise é responsável pelo levantamento dos requisitos de dados do usuário e pela tradução das regras de negócio envolvidas. Ambas as informações são armazenadas na base de conhecimento do Metagen o metamodelo. Durante o projeto é feita a relação entre os elementos do sistema, onde são relacionados o modelo de dados, as regras de negócio e os objetos que constituiem a interface da aplicação. A partir desta relação é possível especificar as entradas e saídas dos componentes que implementam as regras de negócio. Estas relações e especificações também são armazenadas na base de conhecimento. Na etapa de implementação são considerados os dois tipos de regras de negócio: de consistência e de atividade. As regras de consistência, por serem formadas basicamente de validações de dados, podem ser automaticamente mapeadas para objetos de interface. Por exemplo, um atributo de unidade federativa (UF) que é ligado a uma caixa de seleção (ComboBox). Por outro lado, devido a sua complexidade, as regras de atividade são implementadas em componentes de software [Szypersky 1998] por um programador. Esta abordagem traz três benefícios: As etapas posteriores podem ocorrer em paralelo: Como as entradas e saídas dos componentes que implementam as regras de negócio já estão definidas, é possível gerar protótipos ou até mesmo liberar módulos da aplicação que não dependem dessas regras. Reusabilidade de componentes: Como existe uma alta acoplabilidade e uma baixa coesão entre o modelo de dados e os componentes que implementam as regras de negócio, é possível reutilizar esses componentes em qualquer outro sistema. Delegação da implementação: Como as regras de negócio estão formalmente especificadas, é possível delegar a tarefa de implementação dos componentes para equipes de desenvolvimento terceirizadas (fábrica de software). A partir da especificação do modelo de dados e das regras negócio, é possível elaborar o plano de testes, que é executado em duas etapas. A primeira compreende a validação do modelo de dados com as regras de consistência. Sendo o gerador do Metagen responsável pela criação dos objetos de interface (que estão ligados diretamente às regras de consistência), pode-se pressupor que estes estão corretos por natureza. Qualquer problema apresentado nessa etapa do teste está relacionado a erros na modelagem dos dados ou no gerador. A segunda envolve a verificação das regras de atividade, através da comparação da especificação da regra de negócio com o componente que a implementa. Essa etapa também pode ser otimizada, delegando parte dos testes para o próprio usuário, que verifica se as operações executadas pelos componentes estão de acordo com suas necessidades. Outra alternativa é delegar tarefas de testes para equipes terceirizadas, uma vez que o componente está implementado e uma especificação detalhada das regras de negócio está disponível.

7 A etapa de documentação envolve, entre outras, a especificação da arquitetura, a documentação do sistema, o manual do usuário e o suporte a dúvidas freqüentes. Dentre essas informações, a única que não pode ser extraída da base de conhecimento é o suporte a dúvidas freqüentes. Entretanto, ela pode ser elaborada com base nas regras de negócio armazenadas ou durante o tempo de vida da aplicação. Além disso, uma vez que esta informação seja catalogada na base de conhecimento, ela pode ser usada em futuros desenvolvimentos. A etapa de implantação consiste na disponibilização do acesso ao arquivo executável da aplicação que contém a o mecanismo de geração do Metagen. Este mecanismo é responsável pela (i) interpretação das informações armazenadas no metamodelo, (ii) geração da interface da aplicação e o (iii) mapeamento dos objetos de interface para os componentes que implementam as regras de negócio. 5. Exemplo Esta seção mostra como a arquitetura proposta traduz as informações do metamodelo na aplicação do usuário. O exemplo mostra um sistema simples para cadastro de clientes, onde as informações prestadas são verificadas antes de serem armazenadas no banco de dados. Esta verificação é composta pela execução de uma regra de negócio e pela validação de um domínio de valores de dados. Figura 4. Exemplo do processo de geração Na figura 4, o modelo de dados está representado pela tabela cliente e seus respectivos atributos. Ligada ao atributo cpf da tabela cliente está a especificação de uma regra de negócio. Esta regra de negócio é implementada em um componente à

8 parte, que, com as tecnologias de distribuição de software atuais, pode estar escrito em qualquer linguagem de programação. Na parte superior da figura está a aplicação que o usuário interage. Essa aplicação possui uma implementação do mecanismo gerador do Metagen, o qual é responsável pela leitura e interpretação dos dados contidos no metamodelo. Com base nas propriedades das colunas da tabela cliente é possível cada uma delas para um objeto de tela que neste caso são uma caixa de texto e uma caixa de seleção. Para a caixa de texto cpf existe uma máscara de edição e para a caixa de seleção uf existe um domínio de valores. Essas informações foram obtidas através de um processo de importação de dados da ferramenta de modelagem (ex. AllFusion ERwin). Esses dois objetos de tela representam simplesmente regras de consistência. Por outro lado, o botão Validar CPF possui uma regra de negócio atrelada. Essa regra de negócio representa uma regra de atividade e está implementada em um componente externo. A partir da leitura do metamodelo, o gerador identifica a regra de negócio a ser executada, os parâmetros para sua execução e o objeto de tela a ser criado. Com essas informações o botão Validar CPF é criado e ligado ao componente que implementa a regra de negócio. A partir desse momento a aplicação fica disponível para o usuário utilizá-la. Conclusões Este artigo apresenta uma alternativa para a otimização do processo de desenvolvimento de software, tendo como premissa a geração da aplicação em tempo de execução. A partir desta abordagem, as etapas de desenvolvimento podem ser automatizadas, gerando inúmeras vantagens para o processo como um todo, entre elas: Redução dos tempos e custos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Aplicação de metodologia: O uso desta ferramenta permite a aplicação efetiva de uma metodologia de trabalho em todas as etapas de desenvolvimento. Qualidade: Através da automação de processos manuais, minimizam-se as ocorrências de erros, agregando qualidade e valor ao produto final. Independência de tarefas: As especificações armazenadas no metamodelo permitem que cada colaborador consiga realizar sua tarefa sem a necessidade de compreensão de todo o conjunto. Distribuição de tarefas: É possível delegar os procedimentos de implementação a terceiros e possibilitar que o usuário efetue testes e validações sobre a aplicação. Reusabilidade dos artefatos gerados: Tanto os componentes de software como a documentação armazenados podem ser reutilizados em outros sistemas. Especialização do trabalho: Cada colaborador pode especializar-se na sua área de atuação, pois grande parte das tarefas manuais é executada pela ferramenta. Não obstante as vantagens acima relacionadas, o grande benefício alcançado por esta abordagem está no direcionamento dos esforços para atividades de pesquisa na área processos, tecnologia e engenharia de software.

9 Considerações Finais O projeto Metagen está sendo desenvolvido pelo Setor de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tendo atualmente três aplicações em uso. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de reestruturação, onde estão sendo agregadas novas funcionalidades e recursos que permitam a operação multiplataforma. livre. A médio prazo prevê-se a disponibilização de uma implementação em software Agradecimentos Ao nosso coordenador, Sr. Hilton Dias; aos colegas Cilene, Douglas, Emerson, Julio, Laone e demais integrantes do Setor de Informática da UNISC. Referências Alves, José F.. (2001) Caos: uma perspectiva probabilística, Centro de Matemática da Universidade do Porto, January. Klinger, Daniel A.. (2000) Um Software Assistente para Especificação de Regras de Negócio, Universidade de Santa Cruz do Sul, (Dissertação Bacharelado em Ciência da Computação). MDC Meta Data Coalition. (1999) Business Engineering Model Business Rules, December. Mrack, Marcelo. (2001) Gerador de Componentes de Software Baseado em Regras de Negócio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Dissertação Bacharelado em Ciência da Computação). OMG Object Management Architecture. (2001), htm, October. Pressman, Roger S.. (1995) Engenharia de Software, Editora Makron, São Paulo. Szypersky, Clemens. (1998) Component Software, Addison Wesley, Edinburg Gate.

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Histórico Uso de Metodologias Histórico Uso de Metodologias Era da Pré-Metodologia 1960-1970 Era da Metodologia

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Profª Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Engenharia de O Processo Uma Visão Genérica Capítulo 2 (até item 2.2. inclusive) Engenharia de - Roger Pressman 6ª edição McGrawHill Capítulo

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Software Sequencia de Instruções a serem seguidas ou executadas Dados e rotinas desenvolvidos por computadores Programas

Leia mais

Objetivos. Processos de Software. Tópicos abordados. O processo de software. Modelos genéricos de modelos de processo de software.

Objetivos. Processos de Software. Tópicos abordados. O processo de software. Modelos genéricos de modelos de processo de software. Processos de Software Objetivos Apresentar os modelos de processo de software Conjunto coerente de atividades para especificar, projetar, implementar e testar s de software Descrever os diferentes modelos

Leia mais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva Especialista em Engenharia de Software Jogos Digitais - Computação Gráfica 1 Agenda Vantagens de usar a abordagem

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2 .:: Universidade Estadual de Maringá Bacharelado em Informática Eng. de Software III :. Sistema de Gerenciamento de Eventos - Equipe 09 EPSI Event Programming System Interface Metodologia e Gerenciamento

Leia mais

Wilson Moraes Góes. Novatec

Wilson Moraes Góes. Novatec Wilson Moraes Góes Novatec Copyright 2014 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 08 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM Relembrando... Necessidade de Dados Projeto

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

José Benedito Lopes Junior ¹, Marcello Erick Bonfim 2

José Benedito Lopes Junior ¹, Marcello Erick Bonfim 2 ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 Definição de uma tecnologia de implementação e do repositório de dados para a criação da ferramenta

Leia mais

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 3º PERÍODO - 5º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 23/04/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de software AULA NÚMERO: 08 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos relacionados a modelos e especificações. Nesta aula

Leia mais

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais.

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Tales Henrique José MOREIRA 1 ; Gabriel da SILVA 2 ; 1 Estudante de Tecnologia em Sistemas para

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Processo de software I Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + O que é Engenharia de Software n Definição dada pela IEEE [IEE93]: n Aplicação de uma abordagem sistemática,

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda Objetivo do projeto O projeto de atualização de preços de tabela de venda tem por objetivo permitir que a manutenção de preços de tabela

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Casos de Uso de Alto Nível Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Contexto Na fase de concepção

Leia mais

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd.

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd. Apresentação Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Tópicos de Ambiente Web Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Roteiro Motivação Desenvolvimento de um site Etapas no desenvolvimento de software (software:site) Analise

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

SISTEMA TYR DIAGRAMAS DE CLASSE E SEQUÊNCIA Empresa: Academia Universitária

SISTEMA TYR DIAGRAMAS DE CLASSE E SEQUÊNCIA Empresa: Academia Universitária SISTEMA TYR DIAGRAMAS DE CLASSE E SEQUÊNCIA Empresa: Academia Universitária Cascavel Novembro de 2009 Pedro Patitucci Finamore Daniel Bordignon Cassanelli Marco Antonio da Rosa DIAGRAMAS DE CLASSE E SEQUÊNCIA

Leia mais

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Tiago Peres Souza 1, Jaime Willian Dias 1,2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagop_ti@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE Um estudo sobre os aspectos de desenvolvimento e distribuição do SIE Fernando Pires Barbosa¹, Equipe Técnica do SIE¹ ¹Centro de Processamento de Dados, Universidade Federal de Santa Maria fernando.barbosa@cpd.ufsm.br

Leia mais

Análise de Sistemas. Visão Geral: Orientação a Objetos. Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br

Análise de Sistemas. Visão Geral: Orientação a Objetos. Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Análise de Sistemas Visão Geral: Orientação a Objetos Prof. José Honorato Ferreira Nunes Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Resumo: VISÃO GERAL: Modelagem de sistemas

Leia mais

UNIP Ciência da Computação / Sistemas de Informação TED I - Orientações Gerais para Elaboração dos Documentos

UNIP Ciência da Computação / Sistemas de Informação TED I - Orientações Gerais para Elaboração dos Documentos I - Orientações Gerais para Elaboração dos Documentos A seguir, orientações fundamentais para a elaboração dos documentos do projeto, tendo em vista a complexidade inerente neste processo. Este roteiro

Leia mais

Arquitecturas de Software Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores

Arquitecturas de Software Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Primeiro Teste 21 de Outubro de 2006, 9:00H 10:30H Nome: Número:

Leia mais

Análise de Ponto de Função

Análise de Ponto de Função Complemento para o Curso Análise de Ponto de Função FUNÇÕES DO TIPO DADO O termo Arquivo não significa um arquivo do sistema operacional, como é comum na área de processamento de dados. Se refere a um

Leia mais

Engenharia de Software. Parte I. Introdução. Metodologias para o Desenvolvimento de Sistemas DAS 5312 1

Engenharia de Software. Parte I. Introdução. Metodologias para o Desenvolvimento de Sistemas DAS 5312 1 Engenharia de Software Parte I Introdução Metodologias para o Desenvolvimento de Sistemas DAS 5312 1 Mitos do Desenvolvimento de Software A declaração de objetivos é suficiente para se construir um software.

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

MODELAGEM DE CASOS DE USO PARA UM SISTEMA DE CLÍNICA VETERINÁRIA

MODELAGEM DE CASOS DE USO PARA UM SISTEMA DE CLÍNICA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ADAM DREYTON FERREIRA DOS SANTOS CARLOS ROGÉRIO CAMPOS ANSELMO FELIPE BATISTA CABRAL FRANK GOMES DE AZEVEDO NAGIB

Leia mais

O Rational Unified Process (RUP) é um processo de desenvolvimento de software inspirado no

O Rational Unified Process (RUP) é um processo de desenvolvimento de software inspirado no 1.1 RATIONAL UNIFIED PROCESS (RUP) O Rational Unified Process (RUP) é um processo de desenvolvimento de software inspirado no processo que atende pelo nome de Processo Unificado (ou UP do inglês Unified

Leia mais

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP. Cursos: Sistemas de Informação Disciplina: Administração ADM Prof. Jarbas Avaliação: Prova B1, 5º/6º semestres Data: 27/09/2010 Nome: Gabarito RA: Assinatura: Turma: 1) Segundo as afirmações a seguir,

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR

IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR Jeferson J. S. Boesing 1 ; Manassés Ribeiro 2 1.Aluno do Curso

Leia mais

Figura 1. http://www.personalsoft.com.br (19) 3471-0001. Jhaimilson G. Biscassi. jhaimilson@personalsoft.com.br jay@personalsoft.com.

Figura 1. http://www.personalsoft.com.br (19) 3471-0001. Jhaimilson G. Biscassi. jhaimilson@personalsoft.com.br jay@personalsoft.com. PERSONAL ERP http://www.personalsoft.com.br (19) 3471-0001 I Ciclo de Treinamentos Módulos: CRM e Logística Jhaimilson G. Biscassi jhaimilson@personalsoft.com.br jay@personalsoft.com.br Ramal: 222 Figura

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa GEADA Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa 1 1 Introdução O GEADA (Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos)

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 13 Gerência de Memória Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Sumário

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO 07-05-2013 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO Aula I Docente: Eng. Hercílio Duarte 07-05-2013 2 Objectivo Sistemas Modelos Dados Vs. Informação Introdução aos sistemas de Informação 07-05-2013 3 Introdução

Leia mais

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 02/04/2014 1.0 Versão Inicial Ewertton Bravo 27/08/2014 1.1 Alteração da Imagem

Leia mais

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com.

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com. Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Unidade II ADMINISTRAÇÃO DE. Prof. Luiz Fernando de Lima Santos

Unidade II ADMINISTRAÇÃO DE. Prof. Luiz Fernando de Lima Santos Unidade II ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Prof. Luiz Fernando de Lima Santos Modelagem de Dados Coleção de ferramentas conceituais para descrever dados, suas relações e restrições Modelo Conceitual:

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Prevayler. Perola. André Luís Sales de Moraes Juliana Keiko Yamaguchi Tatiana Yuka Takaki

Prevayler. Perola. André Luís Sales de Moraes Juliana Keiko Yamaguchi Tatiana Yuka Takaki Prevayler Perola André Luís Sales de Moraes Juliana Keiko Yamaguchi Tatiana Yuka Takaki Prevayler Prevayler é a implementação em Java do conceito de Prevalência. É um framework que prega uma JVM invulnerável

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O HIBERNATE Rafael Laurino GUERRA, Dra. Luciana Aparecida Martinez ZAINA Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID 1 RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Luis Gustavo Zandarim Soares 1, Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paraná PR Brasil luisgustavo@live.co.uk,

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1.

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1. Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística Prof. Andre Zanki Cordenonsi Versao 1.0 Março de 2008 Tópicos Abordados Conceitos sobre Banco

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Informação Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduanda Formação Pedagógica de Professores (FAQI) Conceito de BD Um banco de dados

Leia mais

Dicionário da EAP - Software FarmaInfor

Dicionário da EAP - Software FarmaInfor Software FarmaInfor 1.Gerenciamento 2.Iniciação 3.Elaboração 4. Desenvolvimento 5.Trenferência 6. Finalização 6.1 Assinatura 1.1 Montar Equipe 2.1 Levantar Requisitos 3.1 Definir Módulos 4.1 Codificar

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Departamento de Computação GEDAI-Grupo de Estudo e Desenvolvimento em Automação Industrial Documento de Requisitos Sistema WEB

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Slide 05 Modelos de Processos Maurício Archanjo Nunes Coelho mauricio.coelho@ifsudestemg.edu.br Instituto Federal Análise de Sistemas Por que surgiu a Engenharia de Software? Resposta

Leia mais

Rock In Rio - Lisboa

Rock In Rio - Lisboa Curso de Engenharia Informática Industrial Rock In Rio - Lisboa Elaborado por: Ano Lectivo: 2004/05 Tiago Costa N.º 4917 Turma: C Gustavo Graça Patrício N.º 4757 Turma: C Docente: Professora Maria Estalagem

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Engenharia de Software. Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr

Engenharia de Software. Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr Engenharia de Software Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 12/08/2014 1.0 Criação da primeira versão HEngholmJr Agenda Introdução à Engenharia

Leia mais

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 11 Arquitetura do sistema Nada que é visto, é visto de uma vez e por completo. --EUCLIDES

Leia mais